Cleber Santos Vieira nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Educação e Saúde na Infância e Adolescência

Programa de Pós-Graduação: Ensino de História

E-Mail: cleber.vieira@unifesp.br


57
16
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Possui Graduação (1997) e Mestrado (2001) em História pela UNESP/Franca; Doutorado em Educação pela USP (2008). Professor Associado da UNIFESP Campus Guarulhos. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. Membro do NEAB-Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unifesp. Foi membro do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Guarulhos-SP (2020-2022). Coordenador do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Grupos Correlatos (CONNEABs) entre 2018-2020; Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) (2018-2020); .E Presidente da ABPN (2020-2022). Atua nas seguintes áreas: história do livro e dos manuais didáticos; ensino de história e cultura afro-brasileira e africana; educação das relações étnico-raciais

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

VIEIRA, Cleber Santos.


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Espanhol

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve pouco

Francês

Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco

Inglês

Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco


Formação

  • Doutorado em Educação

    Entre as coisas do mundo e o mundo dos livros: prefácios cívicos e os impressos escolares no Brasil Republicano

    Orientação: Nelson Schapochnik

    Universidade de São Paulo

      Desde 2008

  • Mestrado em História

    Ensino Superior e regime Militar no Brasil: a trajetória da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Franca (1963-1976)

    História do Brasil República

    História do Brasil

    Orientação: Teresa Maria Malatian

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    1999 a 2001

  • Graduação em História

    Movimento Estudantil na Faculdade de Filosofia Ciêcias e Letras de Franca: Sinais de Uma Formação Social

    Orientação: Teresa Maria Malatian

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    1994 a 1997

  • Produção


    2022


    • Abolição, abolicionismo e abolicionistas no Dicionário da Escravisão Negra, de Clóvis Moura (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Escravidão e Pós-Abolição no Vale do Paraíba Paulista , p. 121

    • HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: DA INSTITUCIONALIDADE DAS LUTAS ÀS LUTAS DE NOSSO TEMPO (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Cadernos Teoria e Debate. Igualdade racial e combate ao racismo , p. 93

    • Lei de Cotas: vigência, avaliação e revisão (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Cleber Santos Vieira; Paulo Vinicius Baptista da Silva

      Fonte: Agência Fundação Perseu Abramo

    • Lei de Cotas na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados: uma batalha decisiva (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Agência Fundação Perseu Abramo

    • A prorrogação das cotas e o eterno enredo em torno do 13 de maio... Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/justica/a-prorrogacao-das-cotas-e-o-eterno-enredo-em-torno-do-13-de-maio/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todos (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Cleber Santos Vieira; Rita Cristina de Oliveira

      Fonte: Carta Capital


    2021


    • Políticas de Ações Afirmativas: subsídios para o debate de aprimoramento (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Conteúdo completo

      Fonte: Revista ABPN , v. 13 , p. 361 - Extrato QUALIS: A4

    • Representatividade negra e democracia: caminhos possíveis (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Cleber Santos Vieira; Jaqueline Gomes de Jesus; Lorena Silva Santos; Renísia Cristina Garcia Filice; Vercilene Francis Dias

      Fonte: ESTUDOS ELEITORAIS , v. 15 , p. 327 - Extrato QUALIS: B2

    • Apresentação (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Cleber Santos Vieira; Suzane Jardim Malanga

      Fonte: Quilombos: resistência ao escravismo , p. 11


    2020


    • Afrodescendência e africanidade na Escola Municipal Monsenhor Mateus Rufino. Teresina-PI, TERESINA/PI (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Tiago Souza de Jesus; Cleber Santos Vieira

      Conteúdo completo

      Fonte: @RQUIVO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO , v. 8 , p. 137 - Extrato QUALIS: B1

    • FRANTZ FANON E AS MÁSCARAS BRANCAS DA SAÚDE MENTAL: SUBSÍDIOS PARA UMA ABORDAGEM PSICOSSOCIAL (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Deivison Mendes Faustino; DOS SANTOS OLIVEIRA, MARIA CLARA

      Conteúdo completo

      Fonte: Revista ABPN , v. 12 , p. 06 - Extrato QUALIS: A4

    • História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Franca (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: História da Educação no Nordeste Paulista , p. 15

    • Ensino de História e Direitos Humanos (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos ? Memória e Cidadania 2020 , p. 34


    2019


    • Sociologia do Negro Brasileiro (2019)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Cleber Santos Vieira; Deivison Faustino; Clélia Prestes; Fabiana Villas Boas; Dennis de Oliveira

      Fonte:

    • Teoria feminsta: da margem ao centro (2019)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Clélia Prestes; Cleber Santos Vieira; Deivison Faustino; Dennis de Oliveira; Fabiana Villas Boas

      Fonte:

    • Por um Ensino de História Antirracista: Clóvis Moura e o Dicionário da Escravidão Negra no Brasil (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Sim, o racismo existe! reflexões, ações e iniciativas para combater o racismo e os seus simulacros , p. 209

    • Um Rosário de Lutas: Clóvis Moura e o Centenário da Abolição (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Sociologia do Negro Brasileiro , p. 15

    • APRESENTAÇÃO | RAÇA NEGRA E EDUCAÇÃO 30 ANOS DEPOIS: E AGORA, DO QUE MAIS PRECISAMOS FALAR? (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Cleber Santos Vieira; Anna Maria Canavarro Benite; Sandra Unbehaum; Ivair Augusto Alves dos Santos; Nicéa Quintino Amauro; João do Prado Ferraz de Carvalho; Amélia Artes

      Conteúdo completo

      Fonte: Revista ABPN , v. 11 , p. 03 - Extrato QUALIS: A4


    2018


    • IMPRENSA E RESISTÊNCIA NEGRA EM CLÓVIS MOURA: de documento histórico a grupo específico de autodefesa (1959-1983) (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: PATRIMÔNIO E MEMÓRIA (UNESP) , v. 14 , p. 365 - Extrato QUALIS: A3

    • Memórias de Sparkenbroke: Fora do Tempo (2018)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Cleber Santos Vieira; Teresa Maria Malatian; Sonia Troitiño

      Fonte:

    • Fora do tempo, mas em sincronia com a diáspora negra em São Carlos (2018)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Memórias de Sparkenbroke: Fora do Tempo , p. 15


    2017


    • Clóvis Moura e a fundação do IBEA - Instituto Brasileiro de Estudos Africanistas (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Revista ABPN , v. 9 , p. 349-368 - Extrato QUALIS: A4

    • Letrados e plebeus (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: SER Social (Online) , v. 19 , p. 537 - Extrato QUALIS: A2

    • A introdução dos Estudos Sobre as Relações Étnico-raciais e Cultura Afro-Brasileira no ICT UNIFESP (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Revista ABPN , v. 09 , p. 29 - Extrato QUALIS: A4


    2016


    • A escolarização do civismo (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Revista da Biblioteca Mário de Andrade , v. 70 , p. 56

    • A criança e o direito à memória (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos , v. 04 , p. 83 - Extrato QUALIS: B1


    2015


    • Histórias de ditaduras e lutas de resistências contadas para crianças (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Anais Eletrônicos do XXVIII Simpósio Nacional de História: lugares dos historiadores: velhos e novos desafios , p. 01

    • História de ditaduras para crianças (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Anais do VI Coloquio Latinoamericano de Educación em Derechos Humanos


    2013


    • História e Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental (2013)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Cleber Santos Vieira; João do Prado Ferraz de Carvalho; Jorge Luiz Barcellos da Silva

      Fonte:


    2012


    • Civismo, República e Manuais Escolares (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA (ONLINE) , v. 32 , p. 325 - Extrato QUALIS: A1

    • "cotas nas universidades": um grande debate público (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: ComCiência (UNICAMP) , v. 135 , p. 1 - Extrato QUALIS: B2


    2011


    • A Divisão de Educação Extra-Escolar e o Ensino de História (1963-1966) (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: III Colóquio de Humanas da UNIFESP / Guarulhos - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas , p. 15

    • A COLEÇÃO DE EDUCAÇÃO CÍVICA DA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO EXTRA-ESCOLAR (1966) (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Anais Livro de Resumos - VI Congresso Brasileiro de História da Educação: Invenção, Tradi~]ao e Escritas da História da Educação no Brasil , p. 1168

    • Da História Nova do Brasil à Coleção de Educação Cívica: Histórias da Divisão de Educação Extra-Escolar do MEC (1963-1966) (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Anais Eletrônico do XXVI Simpósio Nacional da ANPUH: ANPUH 50 Anos , p. 1

    • A (Des)Construção dos Símbolos Nacionais (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Anais do I Circuito de Debates Acadêmicos - IPEA e Associações de Pós-Graduação em Ciências Humanas / 2ª CODe/IPEA , p. 1

    • Livros Didáticos e Cultura Política: OSPB em Tempos de Nova República (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (UFU. IMPRESSO) , v. 10 , p. 71 - Extrato QUALIS: A2


    2010


    • A imaginação histórica de Joel Rufino dos Santos (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica: Espaço (auto)biográfico: artes de viver, conhecer e formar

    • História, Literatura e a Imaginação Histórica de Joel Rufino dos Santos (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Anais do XX Encontro Regional de História

    • Transfigurações Cívicas: A Terra Fluminense, Contos Pátrios e A Pátria Brasileira (2010)

      Artigo publicado

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros , v. 50 , p. 79 - Extrato QUALIS: A2

    • A ausência do Congresso do Mundo Português no ensaio História do Brasil, (2010)

      Artigo publicado

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: História (UNESP. Impresso) (Cessou em 2004) , v. 29 , p. 289 - Extrato QUALIS: A1

    • A Proclamação da República e o 29 de abril em Itatiba-SP: lembranças e esquecimentos (2010)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Brotas: um quilombo em Itatiba-SP , p. 34


    2009


    • Pelos prelos da civilização: propaganda republicana e educação, Campinas-SP (1870-1889) (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cleber Santos Vieira; Sandra Chedid Racy

      Fonte: X Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste. Pesquisa em educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI , p. 411

    • Das biografias dos grandes heróis às biografias dos republicanos paulistas (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Anais do IX CIHELA - Congresso Iberoamericano de HIstória da Educação Latino-Americana

    • Educação e cultura política no contexto de redemocratização: considerações sobre o livro OSPB: introdução à política brasileira, de Frei Betto (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil , p. 01

    • A tradução como ato político: dr. Domingos Jaguaribe e o Manual de Instrução Cívica, de Numa Droz (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Revista de História (USP) , v. 161 , p. 165 - Extrato QUALIS: A1

    • Repensar o Decreto-Lei 869/69: livros didáticos de OSPB e a formação do cidadão (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Anais do II Seminário Brasileiro Livro e História Editorial , p. 01

    • Pelos prelos da civilização: propaganda republicana e educação em Campinas-SP (1870-1889) (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cleber Santos Vieira; Sandra Chedid Racy

      Fonte: IX Encontro de PEsquisa em Educação da Região Sudeste. Pesquisa e Educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI , p. 01


    2007


    • Através dos Prefácios: História da Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo (1967-1978) (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste

    • Através dos Prefácios: História da Pquena Enciclopédia de Moral e Civismo (1967-1978) (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Encontro de Pesquisa em Pós Graduação em Educação , p. 272

    • Transfigurações Cívicas: Terra Fluminense, Contos Pátrios e Pátria Brasileira (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Simpósio Internacional , p. 2069


    2006


    • Símbolos nacionais: representações em conflito (2006)

      Artigo publicado

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Sinergia (CEFETSP) , v. 07 , p. 70 - Extrato QUALIS: C

    • História: Ensino Médio, 3ª Série (2006)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Cleber Santos Vieira; Cleber Santos colaborador Vieira; Ronilde Rocha Machado; Cândido Domingues Grangeiro

      Fonte:


    2005


    • História e cidadania nos livros escolares de Organização Social e Política do Brasil (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Simpósio Nacional de História (23: 2005: Londrina, PR) Programas & Resumos do XXIII Simpósio Nacional de História: história: guerra e paz / Associação Nacional de História - ANPUH , p. 170

    • Paratextos cívicos: livros escolares e a formação do cidadão no Brasil (1889-1930) (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Cadernos de resumos 15º Congresso de Leiitura do Brasil , p. 142

    • História, cidadania e livros escolares de OSPB (1962-1964) (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Anais Suplementar do XIII Simposio Nacional de História: Guerra e PAz , p. 01

    • Paratextos Cívicos: livros escolares e a formação do cidadão no Brasil (1889-1930) (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Anais do 15º Cole


    2002


    • O olhar vigilante do DEOPS/SP (2002)

      Artigo publicado

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: Histórica (São Paulo) , v. 7 , p. 26


    2000


    • Repressão e Violência Simbólica na FFCL de Franca (1968-1978) (2000)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Fonte: XV Encontro Regional de História: História no ano 2000: Perspectivas , p. 292

    Atuações

    Universidade Presidente Antônio Carlos

    • Professor

      2002 a 2003

    Fundação Para o Desenvolvimento da Universidade Estadual Paulista "

    • Professor

      2003 a 2005

    Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

    • 2000 a 2004

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    • Bolsista - CAPES

      Bolsista

      1999 a 1999

    Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo

    • Professor Substituto

      Contrato de Subsitituição de P

      2006 a 2008

    Universidade São Francisco

    • Professor Auxiliar Doutor

      Celetista formal

      2008 a 2010

    Universidade Metodista de São Paulo

    • Professor

      Prestação de Serviço

      2004 a 2004

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Adjunto

      Desde 2010

    Horizontes (EDUSF)

    • Membro de corpo editorial

      2010 a 2010

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Paloma Pereira Lacerda

      A decolonialidade no ensino de história com a a contribuição da intelectual Beatriz Nascimento

      Mestrado Profissional em Ensino de História

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2020

    • Robson Rodrigues da Silva

      O Menelick: existência, permanência e resistência negra no ensino de História

      Mestrado Profissional em Ensino de História

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2020

    • Tayná Bezerra de Carvalho

      Promoção de saúde para a juventude: a cultura como redução de danos

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2018

    Tese de doutorado concluídas

    • Fátima Modesto de Oliveira

      Representações do Movimento Escola Sem Partido na Folha de S. Paulo (2014-2019)

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Mariana Castro Teixeira

      Volta ao mundo com o Projeto Bantu: A Capoeira Angola como instrumento de emancipação de jovens africanos refugiados na Austrália

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Zenildo LEal

      Ensino de História entre rimas e ressignificações: História da República Brasileira através do RAP

      Mestrado Profissional em Ensino de História

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Cristiano Aparecido Mendes

      A Escola Pública como Palco de uma Guerra Não Declarada: o discurso anticordial do rap e da Literatura Periférica no Ensino de História

      Mestrado Profissional em Ensino de História

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Thiago Lima dos Santos

      Intelectuais afro-periféricos e os coletivos de quebrada: a lei 10.639/03 na pegada Valandi à moda bandoleira

      Mestrado Profissional em Ensino de História

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Grazielly Alves Pereira

      Faces da morte do ensino de História: a sala de aula e as letras de Rap

      Mestrado Profissional em Ensino de História

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Suzane Jardim Malanga

      Muito além do currículo prescritivo: as práticas de combate ao racismo no contexto da rede estadual de ensino paulista

      Mestrado Profissional em Ensino de História

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Guilherme Bispo

      Políticas de Igualdade Racial nos Cadernos de Orientação do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem - Adolescente) em Itapevi de 2012 a 2014

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Marcelo Barreto da Fonseca

      Os caminhos para universidade: dos percursos traçados por estudantes às trilhas deixadas pelos movimentos populares de luta pelo direito ao ensino superior

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Mariana Castro Teixeira

      Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação de Jovens e Adultos: a trajetória do livro Para entender o Negro no Brasil de Hoje, de Nilma Lino Gomes e Kabengele Munanga

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Marcos Roberto dos Santos

      Circulação das ideias educacionais de Tsunessaburo Makiguti no Brasil: a educação Soka Gakkai e as publicações da editora Brasil Seikyo

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2014

    • Diego Sávio da Costa Fernandes

      Representações do Hip Hop em Livros Didáticos

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2013

    • Anderson Wilker Sanfins

      Ensino Técnico e Industrialização em Itatiba: a História da Escola Técnica Estadual Rosa Perrone Scavone (1948-1994)

      Educação

      Universidade São Francisco

      Concluído em 2011

    Gestão

    Pesquisa

    Universidade São Francisco

    Universidade Federal de São Paulo

    • Educação Escolar Quilombola: livros e materiais didáticos-pedagógicos

      Identificar e analisar livros, livros didáticos e materiais didático-pedagógicos produzidos e/ou distribuídos pelas secrectarais municipais, estaduais, MEC e órgãos vinvulados às essas instotuições destinados à valorização e respeito da história e a cultura das comunidades quilombolas conforme estabelecido no artigo 14 parágrafo 2º da Resolução 8/2012 do Conselho NAcional de Educação que instituiu as Diretrizes Curriculares da Educação Escolar Quilombola no Brasil.

      Autores: Cleber Santos Vieira

      Desde 2023

    • A Cozinha da Vó Amélia: sabores e saberes afro-brasileiros no Quilombo Brotas

      O objetivo desse projeto é o de contribuir para o fortalecimento da comunidade Quilombo Brotas na medida em que se desdobrará em aspectos de sua história afro-brasileira pelo eixo dos saberes e sabores constitutivos das práticas sociais e da memória de seus moradores/as. Objetivos específicos: construir elementos que impactem na formação cultural de crianças e adolescentes, jovens e adultos que compõem a Comunidade Quilombo Brotas. Pretende ainda situar a história dos quilombos e de comunidades quilombolas atuais em suas interfaces com o ensino de história, a educação das relações étnico-raciais.; e a Educação Escolar Quilombola em particular.

      Autores: Cleber Santos Vieira, Julio Moracen Naranjo, José Roberto BArbosa, Aline Guedes, Gerson Brandão

      Desde 2020

    • Clóvis Moura, das Rebeliões da Senzala ao Dicionário da Escravidão Negra: história, sociabilidades e militância (1959-2004)

      Neste trabalho pretende-se unir o estudo da vida à análise da obra de Clóvis Moura tendo como diretriz sua interpretação da História do Brasil e da inserção dos escravos nessa perspectiva. Estudar sua trajetória pessoal e intelectual significa desvendar também articulações tecidas com correntes , partidos e organizações. Pretende-se abordar o percurso intelectual e político de Clóvis Moura e sua inserção na Historiografia brasileira. Perseguir tal objetivo significa verificar de que maneira as obras de Clóvis Moura foram influenciadas por seus compromissos e vinculações políticas e por outro lado, como se deu o diálogo com intelectuais e ativistas no que se refere à chamada questão negra no Brasil. Na abordagem serão privilegiados os diálogos que estabeleceu com a produção histórica, sociológica e antropológica bem como com intelectuais do Brasil e do exterior para coletar documentação e material para seus estudos, discutir suas interpretações, desenvolver estratégias editoriais. A análise terá como fios condutores a construção de sua identidade associada à negritude e os posicionamentos em relação à interpretação marxista da História., que tem como eixo sua inserção na cultura política de esquerda no século XX.

      Autores: Cleber Santos Vieira, Teresa Maria Malatian

      2017 a 2019

    • Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unifesp

      O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros na Universidade Federal de São Paulo (NEAB-Unifesp) insere-se no contexto das políticas públicas de promoção da igualdade racial planejadas em âmbito nacional nos últimos anos. Neste processo, a educação foi abordada de forma especial tendo como marco maior a Lei 10.639/2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos educacionais. A resolução CNE 01/2004 Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro?Brasileira e Africana instituiu a Uniafro- Ações Afirmativas para a População Negra no Ensino Superior, a qual passou a apoiar os grupos já existentes e a estimular a criação de outros comprometidos com a produção e difusão de conhecimento pertinente a temática étnico-racial. Esses grupos foram denominados Núcleos de Estudos Afro-Brassileiros (NEABs) e/ou correlatos, que têm a missão de articular atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da estrutura organizacional das instituições públicas de ensino superior. De acordo com o catálogo de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros elaborado pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros existem 94 NEAB?s ou órgãos correlatos, criados antes ou depois da lei 10.639/2003. Além de colocar a instituição em sintonia com os marcos legais que regulamentam o tema para as atividades meios e fim no âmbito do ensino superior, a criação do NEAB/Unifesp coloca a instituição na rota das políticas de ações afirmativas, igualdade racial e combate ao racismo já trilhada por outras instituições de ensino superior.

      Autores: Cleber Santos Vieira, João do Prado Ferraz de Carvalho, Edna Martins, José Carlos Gomes da Silva, Carlos José Lírio, Julio Moracen Naranjo

      Desde 2015

    • Universidade, Cultura e Periferia

      O diálogo entre o saberes acadêmico e popular (sobretudo a cultura urbana, mas também a indígena, a afro-brasileiro e as tradicionais) em cursos universitários regulares configura-se hoje como um mecanismo de inclusão de saberes na universidade. Nesse sentido, o projeto apresenta e debate o tema " encontro de saberes" como um paradigma no qual a produção de conhecimento nas atividades de ensino, pesquisa e extensão assumem por fio condutor o intercâmbio de saberes entre universidade e sociedade. Tem por finalidade conhecer e discutir experiências praticadas em diferentes instituições de ensino superior na diversidade de suas metodologias e conceitos, bem como conhecer experiências praticadas em diferentes lugares interagindo com ativistas e grupos culturais, escolas e CEUs no sentido de atrair jovens para um processo de formação continuada mediada pela cultura e educação.

      Autores: Cleber Santos Vieira, Sebastião José Soares

      2016 a 2016

    • OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E CENTRO DE MEMÓRIA DA ZONA LESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO

      O Observatório de Políticas Públicas e Centro de Memória da Zona Leste tem como missão reunir dados da Zona Leste da cidade de São Paulo e da Região Metropolitana na qual se encontra inserida e sem a qual não pode ser compreendida, promover estudos de problemas sociais, urbanísticos e ambientais (oferta de empregos, precariedade das moradias, insuficiência dos transportes, oferta precária de serviços públicos de saúde e educação e cultura, grau de desmatamento, degradação dos rios, etc, ), elaborar propostas de políticas públicas, preservar a memória e o patrimônio da Zona Leste, promover ações que garantam o aprimoramento educacional e profissional dos moradores da região.

      Autores: Cleber Santos Vieira, Sebastião José Soares, Cleber Santos Vieira, Janes Jorge

      Desde 2013

    • Escola de Cidadania de Mogi das Cruzes

      Escola da Cidadania é um curso destinado À formação de líderes comunitários, conselheiros municipais, representantes de entidades da sociedade civil, dirigentes de associações de moradores, gestores públicos, parlamentares, assessores, entre outros. O objetivo é oferecer aos participantes princípios da educação popular, cidadania, participação e cultura política, proporcionando conhecimentos específicos que capacitem aos participantes elaborar, acompanhar e fiscalizar políticas públicas.

      2013 a 2013

    • Direitos Humanos, História e Educação

      A pesquisa investiga as relações entre direitos humanos, história e educação na perspectiva da reflexão sobre o passado e sua relação com o presente. Parte-se do pressuposto de que o conhecimento da história pela desconstrução de esquecimentos é uma forma de fortalecer a democracia. Nesse sentido, a estratégia consiste em investigar alguns caminhos pelos quais três diferentes culturas pertencentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) converteram reflexões sobre o passado em instrumentos de educação para a cidadania. Mais precisamente, prioriza a investigação ?do como? a história das ditaduras, lutas de libertação nacional e/ou por liberdades democráticas foram ? e têm sido - ensinadas às crianças de Angola, Brasil e Portugal.

      Autores: Cleber Santos Vieira

      2012 a 2022

    • Akoni: História e Memória: A lei 10639/03 e seus desdobramentos - acompanhando o trabalho de gestores e educadores da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos

      O projeto focaliza o Prêmio Akoni de Promoção da Igualdade Racial promovido pelo Grupo de Trabalho pela Promoção da Igualdade Racial (GTPIR) da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos-SP. Lançado em 2008 o Prêmio Akoni é destinado a todas as modalidades e níveis de ensino da Rede Municipal de (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos) e tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar as práticas dos(as) educadores(as) e produções dos(as) educandos(as) com enfoque nas atividades de promoção da igualdade racial desenvolvidas durante o ano.Acompanhar e atuar em processos institucionais que perpassam a promoção da igualdade racial e ações afirmativas desenvolvidas no âmbito da Prefeitura Municipal de Guarulhos, sobretudo no que se refere a temas relacionados ao antes e depois da Lei 10.639/03 que trata da inclusão da história e cultura da África e dos afro-brasileiros no currículo escolar.

      Autores: Cleber Santos Vieira, João do Prado Ferraz de Carvalho, Edna Martins

      2011 a 2013

    • A Coleção de Educação Cívica da Divisão de Educação Extra-Escolar: concepções e história

      O propósito desta pesquisa é investigar a história da Coleção de Educação Cívica publicada em 1966 pela Divisão de Educação Extra Escolar (DEE), órgão subordinado ao Departamento Nacional de Educação. Busca-se demonstrar que a concepção de educação cívica veiculada pelos títulos que compuseram esta coletânea relaciona-se mais estreitamente aos discursos cívicos, experiências escolares, práticas educacionais ou projetos políticos delineados em períodos históricos anteriores ao Golpe Militar de 1964. Analisa ainda as formulações de educação cívica inscritas no período de transição política no país, ou seja, de 1959 e 1966, desde a criação da DEE pelo Decreto 43.170 de 04 de fevereiro de 1959, até o Decreto Nº 58.23, de 21 de março de 1966, responsável por instituir o Setor de Educação Cívica e por estabelecer a publicação de monografias cívicas como meta da DEE.

      Autores: Cleber Santos Vieira

      2010 a 2012

    Atualização Lattes em 2023-02

    Processado em 2024-07-22