Cleber Santos Vieira
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Programa de Pós-Graduação: Ensino de História
E-Mail: cleber.vieira@unifesp.br
Resumo
Possui Graduação (1997) e Mestrado (2001) em História pela UNESP/Franca; Doutorado em Educação pela USP (2008). Professor Associado da UNIFESP Campus Guarulhos. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. Membro do NEAB-Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unifesp. Foi membro do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Guarulhos-SP (2020-2022). Coordenador do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Grupos Correlatos (CONNEABs) entre 2018-2020; Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) (2018-2020); .E Presidente da ABPN (2020-2022). Atua nas seguintes áreas: história do livro e dos manuais didáticos; ensino de história e cultura afro-brasileira e africana; educação das relações étnico-raciais
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
VIEIRA, Cleber Santos.
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Espanhol
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve pouco
Francês
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco
Inglês
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Educação
Entre as coisas do mundo e o mundo dos livros: prefácios cívicos e os impressos escolares no Brasil Republicano
Orientação: Nelson Schapochnik
Universidade de São Paulo
Mestrado em História
Ensino Superior e regime Militar no Brasil: a trajetória da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Franca (1963-1976)
História do Brasil República
História do Brasil
Orientação: Teresa Maria Malatian
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
1999 a 2001
Graduação em História
Movimento Estudantil na Faculdade de Filosofia Ciêcias e Letras de Franca: Sinais de Uma Formação Social
Orientação: Teresa Maria Malatian
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
1994 a 1997
Produção
2022
-
-
-
-
-
A prorrogação das cotas e o eterno enredo em torno do 13 de maio... Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/justica/a-prorrogacao-das-cotas-e-o-eterno-enredo-em-torno-do-13-de-maio/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todos (2022)
Textos em jornais de notícias/revistas
Autores: Cleber Santos Vieira; Rita Cristina de Oliveira
Fonte: Carta Capital
2021
-
Políticas de Ações Afirmativas: subsídios para o debate de aprimoramento (2021)
Artigo publicado
Autores: Cleber Santos Vieira
Fonte: Revista ABPN , v. 13 , p. 361 - Extrato QUALIS: A4
-
-
2020
-
Afrodescendência e africanidade na Escola Municipal Monsenhor Mateus Rufino. Teresina-PI, TERESINA/PI (2020)
Artigo publicado
Autores: Tiago Souza de Jesus; Cleber Santos Vieira
Fonte: @RQUIVO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO , v. 8 , p. 137 - Extrato QUALIS: B1
-
FRANTZ FANON E AS MÁSCARAS BRANCAS DA SAÚDE MENTAL: SUBSÍDIOS PARA UMA ABORDAGEM PSICOSSOCIAL (2020)
Artigo publicado
Autores: Deivison Mendes Faustino; DOS SANTOS OLIVEIRA, MARIA CLARA
Fonte: Revista ABPN , v. 12 , p. 06 - Extrato QUALIS: A4
-
-
2019
-
-
-
-
-
APRESENTAÇÃO | RAÇA NEGRA E EDUCAÇÃO 30 ANOS DEPOIS: E AGORA, DO QUE MAIS PRECISAMOS FALAR? (2019)
Artigo publicado
Autores: Cleber Santos Vieira; Anna Maria Canavarro Benite; Sandra Unbehaum; Ivair Augusto Alves dos Santos; Nicéa Quintino Amauro; João do Prado Ferraz de Carvalho; Amélia Artes
Fonte: Revista ABPN , v. 11 , p. 03 - Extrato QUALIS: A4
2018
2017
2016
2015
2013
2012
2011
2010
2009
-
Pelos prelos da civilização: propaganda republicana e educação, Campinas-SP (1870-1889) (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Cleber Santos Vieira; Sandra Chedid Racy
Fonte: X Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste. Pesquisa em educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI , p. 411
-
-
-
-
-
Pelos prelos da civilização: propaganda republicana e educação em Campinas-SP (1870-1889) (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Cleber Santos Vieira; Sandra Chedid Racy
Fonte: IX Encontro de PEsquisa em Educação da Região Sudeste. Pesquisa e Educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI , p. 01
2007
2006
2005
-
História e cidadania nos livros escolares de Organização Social e Política do Brasil (2005)
Trabalhos em eventos
Autores: Cleber Santos Vieira
Fonte: Simpósio Nacional de História (23: 2005: Londrina, PR) Programas & Resumos do XXIII Simpósio Nacional de História: história: guerra e paz / Associação Nacional de História - ANPUH , p. 170
-
-
-
2002
2000
Atuações
Universidade Presidente Antônio Carlos
-
Professor
2002 a 2003
Fundação Para o Desenvolvimento da Universidade Estadual Paulista "
-
Professor
2003 a 2005
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo
-
2000 a 2004
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
-
Bolsista - CAPES
Bolsista
1999 a 1999
Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo
-
Professor Substituto
Contrato de Subsitituição de P
2006 a 2008
Universidade São Francisco
-
Professor Auxiliar Doutor
Celetista formal
2008 a 2010
Universidade Metodista de São Paulo
-
Professor
Prestação de Serviço
2004 a 2004
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto
Desde 2010
Horizontes (EDUSF)
-
Membro de corpo editorial
2010 a 2010
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
A decolonialidade no ensino de história com a a contribuição da intelectual Beatriz Nascimento
Mestrado Profissional em Ensino de História
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2020
-
O Menelick: existência, permanência e resistência negra no ensino de História
Mestrado Profissional em Ensino de História
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2020
-
Promoção de saúde para a juventude: a cultura como redução de danos
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2018
Tese de doutorado concluídas
-
Representações do Movimento Escola Sem Partido na Folha de S. Paulo (2014-2019)
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Volta ao mundo com o Projeto Bantu: A Capoeira Angola como instrumento de emancipação de jovens africanos refugiados na Austrália
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
Dissertação de mestrado concluídas
-
Ensino de História entre rimas e ressignificações: História da República Brasileira através do RAP
Mestrado Profissional em Ensino de História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
A Escola Pública como Palco de uma Guerra Não Declarada: o discurso anticordial do rap e da Literatura Periférica no Ensino de História
Mestrado Profissional em Ensino de História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Intelectuais afro-periféricos e os coletivos de quebrada: a lei 10.639/03 na pegada Valandi à moda bandoleira
Mestrado Profissional em Ensino de História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Faces da morte do ensino de História: a sala de aula e as letras de Rap
Mestrado Profissional em Ensino de História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Muito além do currículo prescritivo: as práticas de combate ao racismo no contexto da rede estadual de ensino paulista
Mestrado Profissional em Ensino de História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Políticas de Igualdade Racial nos Cadernos de Orientação do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem - Adolescente) em Itapevi de 2012 a 2014
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Os caminhos para universidade: dos percursos traçados por estudantes às trilhas deixadas pelos movimentos populares de luta pelo direito ao ensino superior
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação de Jovens e Adultos: a trajetória do livro Para entender o Negro no Brasil de Hoje, de Nilma Lino Gomes e Kabengele Munanga
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Circulação das ideias educacionais de Tsunessaburo Makiguti no Brasil: a educação Soka Gakkai e as publicações da editora Brasil Seikyo
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
-
Diego Sávio da Costa Fernandes
Representações do Hip Hop em Livros Didáticos
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2013
-
Ensino Técnico e Industrialização em Itatiba: a História da Escola Técnica Estadual Rosa Perrone Scavone (1948-1994)
Educação
Universidade São Francisco
Concluído em 2011
Gestão
Pesquisa
Universidade São Francisco
Universidade Federal de São Paulo
-
Educação Escolar Quilombola: livros e materiais didáticos-pedagógicos
Identificar e analisar livros, livros didáticos e materiais didático-pedagógicos produzidos e/ou distribuídos pelas secrectarais municipais, estaduais, MEC e órgãos vinvulados às essas instotuições destinados à valorização e respeito da história e a cultura das comunidades quilombolas conforme estabelecido no artigo 14 parágrafo 2º da Resolução 8/2012 do Conselho NAcional de Educação que instituiu as Diretrizes Curriculares da Educação Escolar Quilombola no Brasil.
Autores: Cleber Santos Vieira
Desde 2023
-
A Cozinha da Vó Amélia: sabores e saberes afro-brasileiros no Quilombo Brotas
O objetivo desse projeto é o de contribuir para o fortalecimento da comunidade Quilombo Brotas na medida em que se desdobrará em aspectos de sua história afro-brasileira pelo eixo dos saberes e sabores constitutivos das práticas sociais e da memória de seus moradores/as. Objetivos específicos: construir elementos que impactem na formação cultural de crianças e adolescentes, jovens e adultos que compõem a Comunidade Quilombo Brotas. Pretende ainda situar a história dos quilombos e de comunidades quilombolas atuais em suas interfaces com o ensino de história, a educação das relações étnico-raciais.; e a Educação Escolar Quilombola em particular.
Autores: Cleber Santos Vieira, Julio Moracen Naranjo, José Roberto BArbosa, Aline Guedes, Gerson Brandão
Desde 2020
-
Clóvis Moura, das Rebeliões da Senzala ao Dicionário da Escravidão Negra: história, sociabilidades e militância (1959-2004)
Neste trabalho pretende-se unir o estudo da vida à análise da obra de Clóvis Moura tendo como diretriz sua interpretação da História do Brasil e da inserção dos escravos nessa perspectiva. Estudar sua trajetória pessoal e intelectual significa desvendar também articulações tecidas com correntes , partidos e organizações. Pretende-se abordar o percurso intelectual e político de Clóvis Moura e sua inserção na Historiografia brasileira. Perseguir tal objetivo significa verificar de que maneira as obras de Clóvis Moura foram influenciadas por seus compromissos e vinculações políticas e por outro lado, como se deu o diálogo com intelectuais e ativistas no que se refere à chamada questão negra no Brasil. Na abordagem serão privilegiados os diálogos que estabeleceu com a produção histórica, sociológica e antropológica bem como com intelectuais do Brasil e do exterior para coletar documentação e material para seus estudos, discutir suas interpretações, desenvolver estratégias editoriais. A análise terá como fios condutores a construção de sua identidade associada à negritude e os posicionamentos em relação à interpretação marxista da História., que tem como eixo sua inserção na cultura política de esquerda no século XX.
Autores: Cleber Santos Vieira, Teresa Maria Malatian
2017 a 2019
-
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unifesp
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros na Universidade Federal de São Paulo (NEAB-Unifesp) insere-se no contexto das políticas públicas de promoção da igualdade racial planejadas em âmbito nacional nos últimos anos. Neste processo, a educação foi abordada de forma especial tendo como marco maior a Lei 10.639/2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos educacionais. A resolução CNE 01/2004 Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro?Brasileira e Africana instituiu a Uniafro- Ações Afirmativas para a População Negra no Ensino Superior, a qual passou a apoiar os grupos já existentes e a estimular a criação de outros comprometidos com a produção e difusão de conhecimento pertinente a temática étnico-racial. Esses grupos foram denominados Núcleos de Estudos Afro-Brassileiros (NEABs) e/ou correlatos, que têm a missão de articular atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da estrutura organizacional das instituições públicas de ensino superior. De acordo com o catálogo de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros elaborado pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros existem 94 NEAB?s ou órgãos correlatos, criados antes ou depois da lei 10.639/2003. Além de colocar a instituição em sintonia com os marcos legais que regulamentam o tema para as atividades meios e fim no âmbito do ensino superior, a criação do NEAB/Unifesp coloca a instituição na rota das políticas de ações afirmativas, igualdade racial e combate ao racismo já trilhada por outras instituições de ensino superior.
Autores: Cleber Santos Vieira, João do Prado Ferraz de Carvalho, Edna Martins, José Carlos Gomes da Silva, Carlos José Lírio, Julio Moracen Naranjo
Desde 2015
-
Universidade, Cultura e Periferia
O diálogo entre o saberes acadêmico e popular (sobretudo a cultura urbana, mas também a indígena, a afro-brasileiro e as tradicionais) em cursos universitários regulares configura-se hoje como um mecanismo de inclusão de saberes na universidade. Nesse sentido, o projeto apresenta e debate o tema " encontro de saberes" como um paradigma no qual a produção de conhecimento nas atividades de ensino, pesquisa e extensão assumem por fio condutor o intercâmbio de saberes entre universidade e sociedade. Tem por finalidade conhecer e discutir experiências praticadas em diferentes instituições de ensino superior na diversidade de suas metodologias e conceitos, bem como conhecer experiências praticadas em diferentes lugares interagindo com ativistas e grupos culturais, escolas e CEUs no sentido de atrair jovens para um processo de formação continuada mediada pela cultura e educação.
Autores: Cleber Santos Vieira, Sebastião José Soares
2016 a 2016
-
OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E CENTRO DE MEMÓRIA DA ZONA LESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO
O Observatório de Políticas Públicas e Centro de Memória da Zona Leste tem como missão reunir dados da Zona Leste da cidade de São Paulo e da Região Metropolitana na qual se encontra inserida e sem a qual não pode ser compreendida, promover estudos de problemas sociais, urbanísticos e ambientais (oferta de empregos, precariedade das moradias, insuficiência dos transportes, oferta precária de serviços públicos de saúde e educação e cultura, grau de desmatamento, degradação dos rios, etc, ), elaborar propostas de políticas públicas, preservar a memória e o patrimônio da Zona Leste, promover ações que garantam o aprimoramento educacional e profissional dos moradores da região.
Autores: Cleber Santos Vieira, Sebastião José Soares, Cleber Santos Vieira, Janes Jorge
Desde 2013
-
Escola de Cidadania de Mogi das Cruzes
Escola da Cidadania é um curso destinado À formação de líderes comunitários, conselheiros municipais, representantes de entidades da sociedade civil, dirigentes de associações de moradores, gestores públicos, parlamentares, assessores, entre outros. O objetivo é oferecer aos participantes princípios da educação popular, cidadania, participação e cultura política, proporcionando conhecimentos específicos que capacitem aos participantes elaborar, acompanhar e fiscalizar políticas públicas.
2013 a 2013
-
Direitos Humanos, História e Educação
A pesquisa investiga as relações entre direitos humanos, história e educação na perspectiva da reflexão sobre o passado e sua relação com o presente. Parte-se do pressuposto de que o conhecimento da história pela desconstrução de esquecimentos é uma forma de fortalecer a democracia. Nesse sentido, a estratégia consiste em investigar alguns caminhos pelos quais três diferentes culturas pertencentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) converteram reflexões sobre o passado em instrumentos de educação para a cidadania. Mais precisamente, prioriza a investigação ?do como? a história das ditaduras, lutas de libertação nacional e/ou por liberdades democráticas foram ? e têm sido - ensinadas às crianças de Angola, Brasil e Portugal.
Autores: Cleber Santos Vieira
2012 a 2022
-
Akoni: História e Memória: A lei 10639/03 e seus desdobramentos - acompanhando o trabalho de gestores e educadores da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos
O projeto focaliza o Prêmio Akoni de Promoção da Igualdade Racial promovido pelo Grupo de Trabalho pela Promoção da Igualdade Racial (GTPIR) da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos-SP. Lançado em 2008 o Prêmio Akoni é destinado a todas as modalidades e níveis de ensino da Rede Municipal de (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos) e tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar as práticas dos(as) educadores(as) e produções dos(as) educandos(as) com enfoque nas atividades de promoção da igualdade racial desenvolvidas durante o ano.Acompanhar e atuar em processos institucionais que perpassam a promoção da igualdade racial e ações afirmativas desenvolvidas no âmbito da Prefeitura Municipal de Guarulhos, sobretudo no que se refere a temas relacionados ao antes e depois da Lei 10.639/03 que trata da inclusão da história e cultura da África e dos afro-brasileiros no currículo escolar.
Autores: Cleber Santos Vieira, João do Prado Ferraz de Carvalho, Edna Martins
2011 a 2013
-
A Coleção de Educação Cívica da Divisão de Educação Extra-Escolar: concepções e história
O propósito desta pesquisa é investigar a história da Coleção de Educação Cívica publicada em 1966 pela Divisão de Educação Extra Escolar (DEE), órgão subordinado ao Departamento Nacional de Educação. Busca-se demonstrar que a concepção de educação cívica veiculada pelos títulos que compuseram esta coletânea relaciona-se mais estreitamente aos discursos cívicos, experiências escolares, práticas educacionais ou projetos políticos delineados em períodos históricos anteriores ao Golpe Militar de 1964. Analisa ainda as formulações de educação cívica inscritas no período de transição política no país, ou seja, de 1959 e 1966, desde a criação da DEE pelo Decreto 43.170 de 04 de fevereiro de 1959, até o Decreto Nº 58.23, de 21 de março de 1966, responsável por instituir o Setor de Educação Cívica e por estabelecer a publicação de monografias cívicas como meta da DEE.
Autores: Cleber Santos Vieira
2010 a 2012
Atualização Lattes em 2023-02
Processado em 2024-07-22