Ivan Rodrigues Martin nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Letras

E-Mail: ivan.martin@unifesp.br


50
6
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

O professor e pesquisador possui graduação, bacharelado e licenciatura, em Letras, com habilitações em Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo (1994); mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americana pela Universidade de São Paulo (2006) e pós-doutorado em Letras, pela Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é professor no curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Desenvolve pesquisas sobre representações literárias e artísticas da Guerra Civil Espanhola e sobre ensino e aprendizagem da leitura do texto literário em castelhano. Atuou também como autor de livros didáticos de espanhol, publicados pela Editora Ática, de São Paulo.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

MARTIN, I. R.


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Espanhol

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Inglês

Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente

Italiano

Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco


Formação

  • Doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)

    Locus e ecos da ética libertária - a novela ideal e a propaganda anarquista espanhola

    Literaturas Estrangeiras Modernas

    Orientação: Valéria de Marco

    Universidade de São Paulo

      Desde 2006

  • Mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)

    Um ditado às avessas: uma leitura do romance Cristina Guzmán, profesora de idiomas

    Literaturas Estrangeiras Modernas

    Orientação: Valéria de Marco

    Universidade de São Paulo

    1995 a 1999

  • Graduação em Licenciatura Em Letras Habil Português e Espanhol

    Universidade de São Paulo

    1991 a 1994

  • Graduação em Bacharelado Em Letras Português e Espanhol

    Universidade de São Paulo

    1989 a 1993

  • Produção


    2022


    • Estamos todas bem (2022)

      Tradução

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte:


    2021


    • LA AUTOCENSURA Y LA MEMORIA EN LA NOVELA GRÁFICA SOBRE EL FRANQUISMO Y LA GUERRA CIVIL ESPAÑOLA (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte: A Literatura e suas Inter(faces) com a Cultura, História e Sociedade , p. 242

    • A divisão azul (2021)

      Tradução

      Autores: Ivan Rodrigues Martin; Graciela Alicia Foglia

      Fonte:


    2020


    • 1939 o ano que não terminou (2020)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Elcio Loureiro Cornelsen; Elisa Maria Amorim Vieira; Ivan Rodrigues Martin

      Fonte:

    • Mosaico narrativo: la Guerra Civil Española y el franquismo (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte: Narrativa gráfica de la Guerra Civil , p. 265

    • Paracuellos: as origens do cómic sobre o franquismo (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte: 1939 o ano que não terminou , p. 87


    2019


    • Mario González: textos reunidos (2019)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin; Graciela Alicia Foglia; Joana de Fátima Rodrigues

      Fonte:

    • Mario González: um hispanista da balbúrdia (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin; Graciela Alicia Foglia; Joana de Fátima Rodrigues

      Fonte: Mario González: textos reunidos , p. 7


    2018


    • Romance gráfico e hispanismo (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte: CARACOL , v. 1 , p. 16

    • Língua Espanhola (2018)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin; Fabiana Lima; Flávia de Abreu Oliveira

      Fonte:

    • Manual do Professor - Língua Espanhola (2018)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin; Fabiana Lima; Flávia de Abreu Oliveira

      Fonte:

    • Li Min uma criança de Chimel (2018)

      Tradução

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte:


    2017


    • Mosaico poético: la novela gráfica y la memoria de la Guerra Civil Española y del franquismo (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte: ALETRIA: REVISTA DE ESTUDOS DE LITERATURA , v. 1 , p. 12

    • Diga Trinta e Três... em Português (2017)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin; Fernanda Castelano Rodrigues; Ana Cecília Bizon; Cícero Alberto de Andrade Oliveira; Jorge Hernán Yerro; Leandro Rodrigues Alves Diniz; Wilson Alves-Bezerra

      Fonte:

    • Língua Espanhola: Ensino Médio, Primeira Série - PH (2017)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte:

    • Língua Espanhola: Ensino Médio Segunda Série - PH (2017)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte:

    • Mais amor, seu doutor! Os médicos cubanos entre nós (2017)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin; Iara Rosa Farias; Amanda Belón; Bruno Maniuc; Edson Lopes; Vinícius Nonato; Jéssica Donegá Barreto; Juliane dos Santos Sousa; Maria Celeste Soares Ribeiro

      Fonte:

    • Entre vozes e gestos: acolhida às médicas e aos médicos cubanos na cidade de Guarulhos (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Iara Rosa Farias; Ivan Rodrigues Martin

      Fonte: Mais amor, seu doutor! Os médicos cubanos entre nós , p. 5


    2016


    • As linhas de força do romance gráfico sobre a Guerra Civil Espanhola (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte: Caracol , v. 1 , p. 176


    2014


    • Síntesis curso de lengua española (2014)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte:

    • Ética libertária: a (2014)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte:


    2013


    • Dezplazamiento de miradas: la Guerra Civil Española en la obra de Jorge Amado (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte: Diálogos Transatlánticos: memorias del II Congreso Internacional de Literatura y Cultura españolas contemporáneas

    • Hola, ¿qué tal? é muito pouco: a leitura do texto literário e a formação crítica nas aulas de espanhol língua estrangeira (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte: Anais do XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol


    2012


    • Saludos - curso de lengua española (2012)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte:

    • Narrativa anarquista e Guerra Civil Espanhola (2012)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte: Narrativa Espanhola Contemporânea. Leituras (do lado de cá...) , p. 183


    2011


    • EJA Educação de Jovens e Adultos: espanhol (2011)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte:

    • Síntesis curso de lengua española: ensino médio (2011)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte:

    • Espanhol Ensino Fundamental - Sistema de Ensino SER (2011)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte:

    • Espanhol Ensino Médio - Sistema de Ensino SER (2011)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte:

    • Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias - LEM - Espanhol (2011)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin; Neide Therezinha Maia González; Margareth dos Santos; Isabel Gretel Eres Fernández; Ana María López Ramírez

      Fonte:


    2010


    • Entre tensões e intenções: a Guerra Civil Espanhola em Subterrâneos da Liberdade, de Jorge Amado (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte: Hispanismo & fronteira. VI Congresso Brasileiro de Hispanistas. II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas

    • Saludos: curso de lengua española (2010)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte:


    2009


    • Terra e liberdade: o resgate de um testemunho silenciado (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte: Cultura Crítica , v. 9 , p. 73

    • Síntesis curso de lengua española (2009)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte:


    2008


    • Han pasado los bárbaros: a violência de Estado sob a perspectiva irônica dos anarquistas (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte: Anais do ... Congresso Brasileiro de Hispanistas

    • O debate em cartaz (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte: Anais do V Congresso Brasileiro de Hispanistas e I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas

    • Saludos Curso de Lengua Española (2008)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte:


    2007


    • Espanhol Série Novo Ensino Médio (2007)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte:

    • Língua Espanhola (2007)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte:


    2006


    • Homenagem à liberdade: o papel da ficção na Guerra da Espanha (2006)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte: Hispanismo 2004 - Literatura Espanhola , p. 127

    • Terra e Liberdade: o resgate de um testemunho silenciado (2006)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte: Revista Cultura Crítica , p. 78


    2005


    • El uso de textos literarios en la enseñanza de español a alumnos brasileños: una propuesta de inclusión social (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte: Actas del II Simposio José Carlos Lisboa de Didáctica

    • Saludos Curso de Lengua Española (2005)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte:

    • Síntesis Curso de Lengua Española (2005)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte:


    2004


    • O Curto Verão da Anarquia: uma obra libertária (2004)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte: Hispanismo 2002 , p. 114


    2003


    • Espanhol - Série Brasil (2003)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte:


    2002


    • Companheira: o statuda da mulher na literatura anarquista espanhola (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte: Gênero e Representação em Literaturas de Línguas Românicas , p. 257

    • Companheira: o status da mulher na literatura anarquista espanhola (2002)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte: Gênero e representação em literaturas de línguas românicas , p. 257


    2001


    • O bem versus o mal: uma leitura do espaço em Cristina Guzmán, profesora de idiomas (2001)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte: Hispanismo 2000 , p. 376


    1994


    • Da pátria amada idolatrada à consciência da nação subdesenvolvida (1994)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ivan Rodrigues Martin

      Fonte: 2º Simpósio de Iniciação Científica , p. HOJ07

    Atuações

    Universidade São Judas Tadeu

    • Professor

      1999 a 2003

    Colégio São Luís

    • Professor

      1999 a 1999

    Universidade Braz Cubas

    • Professor

      2000 a 2001

    Colégio Dante Alighieri

    • Professor

      1996 a 1999

    Colégio Saint Hilaire

    • Outro (especifique) Coordenador pedagógico

      1995 a 1996

    Governo do Estado de São Paulo

    • Professor

      1989 a 1995

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • Professor

      2003 a 2009

    Faculdade Oswaldo Cruz

    • Prestação de serviço

      2002 a 2002

    Revista Integração Ensino Pesquisa Extensão

    • Revisor de periódico

      2001 a 2002

    Revista Cultura Crítica

    • Membro de corpo editorial

      2008 a 2009

    Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulh

    • Professor Associado

      Desde 2009

    Abehache - Revista da Associação Brasileira de Hispanistas

    • Membro de corpo editorial

      2011 a 2012

    Ministério da Educação

    • Livre

      Bolsista

      2013 a 2014

    CuCo Cuadernos de Cómic

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2017

    CARACOL

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2017

    Universidad Complutense de Madrid

    • Investigador visitante

      Pesquisador visitante

      2023 a 2023

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Henrique Gomes da Silva

      A Violência do Estado e a Resistência: Uma Alegoria Na Novela Gráfica O Eternauta

      Pós graduação em Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2020

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Maria Celeste Soares Ribeiro

      ?MARCAS DE FICÇÃO EM CHICAS MUERTAS, DE SELVA ALMADA?

      Pós graduação em Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Edson Lopes da Silva

      : Literatura periférica aqui, lá, acolá: as aproximações e os distanciamentos na literatura marginal e periférica na América Latina

      Pós graduação em Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • Daisy Mota da Silveira

      A representação do trauma na novela gráfica El arte de volar, de Antonio altarriba

      Pós graduação em Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    • David Aparecido de Melo

      Militância política e ficção: uma análise de La voz de la Sangre, de Vicente Ballester e Agonia da Noite, de Jorge Amado

      Pós graduação em Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Ana Lúcia Mendes Antonio

      O voo onírico. Sonhos e representação na obra de Antonio Altarriba

      Pós graduação em Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    Gestão

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • Vice coordenação do curso de Espanhol

      Curso de Espanhol

        Desde 2007

    Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulh

    • Departamento de Letras

        Desde 2019

    • Vice-coordenador do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão - NAI

      Campus Guarulhos

        Desde 2022

    Pesquisa

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • Da leitura à escritura do mundo: o texto literário nas aulas de espanhol para brasileiros

      As Orientações Curriculares para o ensino da disciplina Língua Espanhola nas escolas regulares de Ensino Médio prevêem que o estudo do idioma esteja relacionado à formação geral do educando. Neste projeto, busca-se investigar de que modo o ensino de leitura de textos literários em espanhol, produzidos em diferentes contextos geográficos e sociais, pode contribuir efetivamente para que a aula de espanhol como língua estrangeira em uma escola regular de ensino médio contribua substancialmente para a formação geral do educando. Prevê-se, como desdobramento deste projeto, investigar se as questões de leitura de textos e de produção escrita das provas de espanhol dos exames vestibulares das universidades públicas refletem as determinações dos documentos oficiais (Orientações Curriculares e Parâmetros Curriculares Nacionais) sobre o tema.

      2008 a 2011

    Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulh

    • Charlas de cineclub

      O projeto tem por objetivo a exibição e a discussão, conduzida por um professor ou pesquisador convidado, sobre filmes falados em espanhol. O debate, levado a cabo preferentemente em língua espanhola, poderá focalizar diferentes aspectos ensejados pelos filmes, tais como históricos, filosóficos, sociais, literários ou linguísticos. Trata-se de uma parceria entre o Memorial da América Latina, o Cineclube Latino-americano e a área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Esta se encarregará de auxiliar na divulgação do evento, bem como de convidar os professores e pesquisadores que encabeçarão as discussões, que, por sua vez, selecionarão os filmes dentre os que constam no catálogo do acervo do Memorial; já aqueles se responsabilizarão pelo espaço físico e pela divulgação do evento. As sessões terão periodicidade mensal e seu público-alvo principal são os alunos do curso de Letras-Espanhol da EFLCH-Unifesp, professores e estudantes da rede pública e privada de ensino, bem como o público em geral.

      Autores: Ivan Rodrigues Martin, Juliana dos Reis Domingues, Estrela de Albuquerque e Silva, Ivan Rodrigues Martin, Graciela Alicia Foglia, Neide Elias, Rosângela Dantas, Silvia Etel Gutiérrez Bottaro, Greice Nóbrega e Souza, Joana de Fátima Rodrigues, Andréia Menezes

      Desde 2014

    • Violência de Estado e exílio: memória e testemunho

      O grupo se dedica a examinar a literatura e outras manifestações artísticas bem como documentos primários de arquivos públicos ou de imprensa do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. ? Estética e política: representações da violência de Estado e do exílio na literatura e outras artes. Objetivo da linha de pesquisa: A linha se dedica a examinar a literatura e outras manifestações artísticas do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. Palavras Chaves: Violência de Estado / Exílio / Ditaduras cívico-militares / Memória / Literatura e outras artes ? História e política: a construção da memória social em arquivos públicos, imprensa e outros meios de comunicação. Objetivo da linha de pesquisa: A linha se dedica a examinar documentos primários de arquivos públicos ou de imprensa do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. Palavras chaves: políticas de memória / política / memória / história.

      Autores: Ivan Rodrigues Martin, Margareth dos Santos, Valeria de Marco, Graciela Alicia Foglia, Diego Santos Sánchez, Maria Celeste Soares Ribeiro

      Desde 2014

    • MemoRef - cultura, memória e identidade

      Curso de língua portuguesa dirigido a refugiados e organização de Memorial do Refugiado

      Autores: Ivan Rodrigues Martin, Marina Reinoldes

      2015 a 2018

    • O romance gráfico: representações ficcionais e artísticas da Guerra Civil Espanhola na contemporaneidade

      Passados quase setenta anos do início da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), ainda continuam a ser produzidas obras ficcionais e artísticas que buscam representar, sob diferentes perspectivas e em distintos contextos sociais e geográficos, este conflito bélico, cujas tensões ideológicas não se restringiram àquele país e ao seu povo. A fim de ampliar e a aprofundar as pesquisas realizadas anteriormente, este projeto busca incorporar aos estudos literários sobre a GCE, novos gêneros e formas de expressão artísticas que, mais recentemente, têm sido produzidos tanto na Espanha como em outros países.

      Autores: Ivan Rodrigues Martin, Marcelo Brito de Sousa Júnior

      Desde 2015

    • Médicos cubanos no Brasil: outras vozes sobre contatos linguísticos e culturais

      O objetivo desta pesquisa é realizar um estudo qualitativo sobre os contatos linguísticos e culturais resultantes da presença e da atuação dos médicos cubanos no Brasil, vinculados ao Programa Mais Médicos. Para tanto, buscaremos, num primeiro momento, resgatar e registrar as vozes de médicos e pacientes, em alguns territórios sociais para, num segundo momento, confrontar tais discursos com os veiculados pela mídia, a fim de observar de que modo eles refletem as tensões de classes.

      Autores: Ivan Rodrigues Martin, Amanda Belón, Bruno Maniuc, Edson Lopes, Vinícius Nonato, Jéssica Donegá Barreto, Juliane dos Santos Sousa, Maria Celeste Soares Ribeiro

      2014 a 2017

    • Cultura brasileira e redação acadêmica em Português Brasileiro para falantes nativos do castelhano

      Atividades de língua, texto e cultura Brasileira para médicos cubanos, numa perspec-tiva contrastiva entre o castelhano e o português brasileiro.

      Autores: Ivan Rodrigues Martin, Neide Elias, Amanda Belón, Bruno Maniuc, Edson Lopes, Rafaela Gomes, Vinícius Nonato, Iara Rosa Farias, Greice Nóbrega e Souza, Carlos José Lírio, Hosana dos Santos Silva, Joana de Fátima Rodrigues, Sueli Sales Fidalgo

      2014 a 2016

    • Representação das tensões ideológicas da Guerra Civil Espanhola na literatura brasileira

      O objetivo deste projeto de pesquisa é rastrear as marcas das tensões ideológicas que caracterizaram a Guerra Civil Espanhola, em obras da literatura brasileira em que o tema foi referido.Num primeiro momento serão analisadas as obras do escritor Jorge Amado que compõem a trilogia Subterrâneos da Liberdade. Posteriormente, serão investigadas e analisadas obras de outros autores brasileiros que entre os anos de 1936 e 1975, expuseram em sua produção literária o intenso debate ideológico que caracterizou o conflito e que alimentou uma vasta produção ficcional tanto na Espanha quanto em outros países.

      2011 a 2014

    Ministério da Educação

    Atualização Lattes em 2024-01

    Processado em 2024-06-21