Ivan Rodrigues Martin
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Letras
E-Mail: ivan.martin@unifesp.br
Resumo
O professor e pesquisador possui graduação, bacharelado e licenciatura, em Letras, com habilitações em Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo (1994); mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americana pela Universidade de São Paulo (2006) e pós-doutorado em Letras, pela Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é professor no curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Desenvolve pesquisas sobre representações literárias e artísticas da Guerra Civil Espanhola e sobre ensino e aprendizagem da leitura do texto literário em castelhano. Atuou também como autor de livros didáticos de espanhol, publicados pela Editora Ática, de São Paulo.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
MARTIN, I. R.
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Espanhol
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Inglês
Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente
Italiano
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
Locus e ecos da ética libertária - a novela ideal e a propaganda anarquista espanhola
Literaturas Estrangeiras Modernas
Orientação: Valéria de Marco
Universidade de São Paulo
Mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
Um ditado às avessas: uma leitura do romance Cristina Guzmán, profesora de idiomas
Literaturas Estrangeiras Modernas
Orientação: Valéria de Marco
Universidade de São Paulo
1995 a 1999
Graduação em Licenciatura Em Letras Habil Português e Espanhol
Universidade de São Paulo
1991 a 1994
Graduação em Bacharelado Em Letras Português e Espanhol
Universidade de São Paulo
1989 a 1993
Produção
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
1994
Atuações
Universidade São Judas Tadeu
-
Professor
1999 a 2003
Colégio São Luís
-
Professor
1999 a 1999
Universidade Braz Cubas
-
Professor
2000 a 2001
Colégio Dante Alighieri
-
Professor
1996 a 1999
Colégio Saint Hilaire
-
Outro (especifique) Coordenador pedagógico
1995 a 1996
Governo do Estado de São Paulo
-
Professor
1989 a 1995
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
Professor
2003 a 2009
Faculdade Oswaldo Cruz
-
Prestação de serviço
2002 a 2002
Revista Integração Ensino Pesquisa Extensão
-
Revisor de periódico
2001 a 2002
Revista Cultura Crítica
-
Membro de corpo editorial
2008 a 2009
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulh
-
Professor Associado
Desde 2009
Abehache - Revista da Associação Brasileira de Hispanistas
-
Membro de corpo editorial
2011 a 2012
Ministério da Educação
-
Livre
Bolsista
2013 a 2014
CuCo Cuadernos de Cómic
-
Membro de corpo editorial
Desde 2017
CARACOL
-
Membro de corpo editorial
Desde 2017
Universidad Complutense de Madrid
-
Investigador visitante
Pesquisador visitante
2023 a 2023
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
A Violência do Estado e a Resistência: Uma Alegoria Na Novela Gráfica O Eternauta
Pós graduação em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2020
Dissertação de mestrado concluídas
-
?MARCAS DE FICÇÃO EM CHICAS MUERTAS, DE SELVA ALMADA?
Pós graduação em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
: Literatura periférica aqui, lá, acolá: as aproximações e os distanciamentos na literatura marginal e periférica na América Latina
Pós graduação em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
A representação do trauma na novela gráfica El arte de volar, de Antonio altarriba
Pós graduação em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Militância política e ficção: uma análise de La voz de la Sangre, de Vicente Ballester e Agonia da Noite, de Jorge Amado
Pós graduação em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
O voo onírico. Sonhos e representação na obra de Antonio Altarriba
Pós graduação em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
Gestão
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
Vice coordenação do curso de Espanhol
Curso de Espanhol
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulh
-
Departamento de Letras
-
Vice-coordenador do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão - NAI
Campus Guarulhos
Pesquisa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
Da leitura à escritura do mundo: o texto literário nas aulas de espanhol para brasileiros
As Orientações Curriculares para o ensino da disciplina Língua Espanhola nas escolas regulares de Ensino Médio prevêem que o estudo do idioma esteja relacionado à formação geral do educando. Neste projeto, busca-se investigar de que modo o ensino de leitura de textos literários em espanhol, produzidos em diferentes contextos geográficos e sociais, pode contribuir efetivamente para que a aula de espanhol como língua estrangeira em uma escola regular de ensino médio contribua substancialmente para a formação geral do educando. Prevê-se, como desdobramento deste projeto, investigar se as questões de leitura de textos e de produção escrita das provas de espanhol dos exames vestibulares das universidades públicas refletem as determinações dos documentos oficiais (Orientações Curriculares e Parâmetros Curriculares Nacionais) sobre o tema.
2008 a 2011
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulh
-
Charlas de cineclub
O projeto tem por objetivo a exibição e a discussão, conduzida por um professor ou pesquisador convidado, sobre filmes falados em espanhol. O debate, levado a cabo preferentemente em língua espanhola, poderá focalizar diferentes aspectos ensejados pelos filmes, tais como históricos, filosóficos, sociais, literários ou linguísticos. Trata-se de uma parceria entre o Memorial da América Latina, o Cineclube Latino-americano e a área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Esta se encarregará de auxiliar na divulgação do evento, bem como de convidar os professores e pesquisadores que encabeçarão as discussões, que, por sua vez, selecionarão os filmes dentre os que constam no catálogo do acervo do Memorial; já aqueles se responsabilizarão pelo espaço físico e pela divulgação do evento. As sessões terão periodicidade mensal e seu público-alvo principal são os alunos do curso de Letras-Espanhol da EFLCH-Unifesp, professores e estudantes da rede pública e privada de ensino, bem como o público em geral.
Autores: Ivan Rodrigues Martin, Juliana dos Reis Domingues, Estrela de Albuquerque e Silva, Ivan Rodrigues Martin, Graciela Alicia Foglia, Neide Elias, Rosângela Dantas, Silvia Etel Gutiérrez Bottaro, Greice Nóbrega e Souza, Joana de Fátima Rodrigues, Andréia Menezes
Desde 2014
-
Violência de Estado e exílio: memória e testemunho
O grupo se dedica a examinar a literatura e outras manifestações artísticas bem como documentos primários de arquivos públicos ou de imprensa do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. ? Estética e política: representações da violência de Estado e do exílio na literatura e outras artes. Objetivo da linha de pesquisa: A linha se dedica a examinar a literatura e outras manifestações artísticas do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. Palavras Chaves: Violência de Estado / Exílio / Ditaduras cívico-militares / Memória / Literatura e outras artes ? História e política: a construção da memória social em arquivos públicos, imprensa e outros meios de comunicação. Objetivo da linha de pesquisa: A linha se dedica a examinar documentos primários de arquivos públicos ou de imprensa do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. Palavras chaves: políticas de memória / política / memória / história.
Autores: Ivan Rodrigues Martin, Margareth dos Santos, Valeria de Marco, Graciela Alicia Foglia, Diego Santos Sánchez, Maria Celeste Soares Ribeiro
Desde 2014
-
MemoRef - cultura, memória e identidade
Curso de língua portuguesa dirigido a refugiados e organização de Memorial do Refugiado
Autores: Ivan Rodrigues Martin, Marina Reinoldes
2015 a 2018
-
O romance gráfico: representações ficcionais e artísticas da Guerra Civil Espanhola na contemporaneidade
Passados quase setenta anos do início da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), ainda continuam a ser produzidas obras ficcionais e artísticas que buscam representar, sob diferentes perspectivas e em distintos contextos sociais e geográficos, este conflito bélico, cujas tensões ideológicas não se restringiram àquele país e ao seu povo. A fim de ampliar e a aprofundar as pesquisas realizadas anteriormente, este projeto busca incorporar aos estudos literários sobre a GCE, novos gêneros e formas de expressão artísticas que, mais recentemente, têm sido produzidos tanto na Espanha como em outros países.
Autores: Ivan Rodrigues Martin, Marcelo Brito de Sousa Júnior
Desde 2015
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Médicos cubanos no Brasil: outras vozes sobre contatos linguísticos e culturais
O objetivo desta pesquisa é realizar um estudo qualitativo sobre os contatos linguísticos e culturais resultantes da presença e da atuação dos médicos cubanos no Brasil, vinculados ao Programa Mais Médicos. Para tanto, buscaremos, num primeiro momento, resgatar e registrar as vozes de médicos e pacientes, em alguns territórios sociais para, num segundo momento, confrontar tais discursos com os veiculados pela mídia, a fim de observar de que modo eles refletem as tensões de classes.
Autores: Ivan Rodrigues Martin, Amanda Belón, Bruno Maniuc, Edson Lopes, Vinícius Nonato, Jéssica Donegá Barreto, Juliane dos Santos Sousa, Maria Celeste Soares Ribeiro
2014 a 2017
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Cultura brasileira e redação acadêmica em Português Brasileiro para falantes nativos do castelhano
Atividades de língua, texto e cultura Brasileira para médicos cubanos, numa perspec-tiva contrastiva entre o castelhano e o português brasileiro.
Autores: Ivan Rodrigues Martin, Neide Elias, Amanda Belón, Bruno Maniuc, Edson Lopes, Rafaela Gomes, Vinícius Nonato, Iara Rosa Farias, Greice Nóbrega e Souza, Carlos José Lírio, Hosana dos Santos Silva, Joana de Fátima Rodrigues, Sueli Sales Fidalgo
2014 a 2016
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Representação das tensões ideológicas da Guerra Civil Espanhola na literatura brasileira
O objetivo deste projeto de pesquisa é rastrear as marcas das tensões ideológicas que caracterizaram a Guerra Civil Espanhola, em obras da literatura brasileira em que o tema foi referido.Num primeiro momento serão analisadas as obras do escritor Jorge Amado que compõem a trilogia Subterrâneos da Liberdade. Posteriormente, serão investigadas e analisadas obras de outros autores brasileiros que entre os anos de 1936 e 1975, expuseram em sua produção literária o intenso debate ideológico que caracterizou o conflito e que alimentou uma vasta produção ficcional tanto na Espanha quanto em outros países.
2011 a 2014
Ministério da Educação
Atualização Lattes em 2024-01
Processado em 2024-07-22