Leonardo Garcia Santos Gandolfi
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Letras
E-Mail: leonardo.gandolfi@unifesp.br
Resumo
É professor de Literatura Portuguesa na Universidade Federal de São Paulo. Possui graduação em Letras (Português-Literaturas) pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestrado em Literatura Portuguesa (2007) e doutorado em Literatura Comparada (2012) na mesma universidade. Tem publicações na área de Literatura Comparada, com ênfase em Literatura Portuguesa e Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia e narrativa portuguesa, poesia brasileira e artes plásticas. É autor dos livros de poemas "No entanto d'água" (2006), "A morte de Tony Bennett" (2010), "Escala Richter" (2015) e "Minhas férias" (2016).
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
GANDOLFI, L.;GANDOLFI, LEONARDO
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Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
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Compreende pouco, Fala nao_informado, Lê pouco, Escreve nao_informado
Espanhol
Compreende bem, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Literatura Comparada
Entre Carlos de Oliveira e João Cabral de Melo Neto -- Errar a paisagem
Literatura Portuguesa
Orientação: Ida Maria Santos Ferreira Alves
Universidade Federal Fluminense
Mestrado em Letras
Mundo comum e povoamento da paisagem: ler com "O Aprendiz de feiticeiro" de Carlos de Oliveira
Orientação: Ida Maria Santos Ferreira Alves
Universidade Federal Fluminense
2005 a 2007
Graduação em Letras Português Literaturas
Diálogos e Silêncios na Poesia Portuguesa do Século XX: décadas de 10 a 60 (2001-2003); Poetas-críticos: modos de ver e escrever a cultura portuguesa (2003-2004)
Orientação: Ida Maria Santos Ferreira Alves
Universidade Federal Fluminense
2000 a 2004
Produção
2024
-
Florbela Espanca e as noções de poesia moderna (2024)
Artigo publicado
Autores: Leonardo Garcia Santos Gandolfi
Fonte: TEXTO POÉTICO , v. 20 , p. 38 - Extrato QUALIS: B1
2023
-
Enterrem meu coração no Ramelau e outros poemas de Jorge Lauten do Timor-Leste (2023)
Artigo publicado
Autores: Leonardo Garcia Santos Gandolfi
Fonte: ELYRA: REVISTA DA REDE INTERNACIONAL LYRACOMPOETICS , v. 21 , p. 189 - Extrato QUALIS: B1
-
2022
2021
2020
-
-Esta dolorosa fruição-: a escrita de si no diário íntimo Ana de Amsterdam, de Ana Cássia Rebelo (2020)
Artigo publicado
Autores: Leonardo Garcia Santos Gandolfi; Maíra Ribeiro Maximiano dos Santos
Fonte: Pós-Limiar , v. 3 , p. 1 - Extrato QUALIS: B4
-
Apresentação (2020)
Artigo publicado
Autores: ALVES, IDA; Leonardo Garcia Santos Gandolfi
Fonte: CADERNOS DE LETRAS DA UFF , v. 31 , p. 8 - Extrato QUALIS: A3
-
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2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2001
Atuações
Universidade Federal do Rio de Janeiro
-
Contrato temporário
Professor Substituto
2006 a 2007
Universidade Federal Fluminense
-
Bolsa Reuni
Doutorando bolsista Reuni e
2009 a 2009
-
Bolsa Reuni
Doutorando bolsista Reuni
2010 a 2010
Editora da Casa
-
Membro de corpo editorial
Desde 2008
Revista Ensaios
-
Membro de corpo editorial
Desde 2010
Escola Nova
-
Professor
2012 a 2013
Escola Parque
-
Professor
2012 a 2013
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto IA
Desde 2013
Ensino
Orientações e supervisões
Supervisão de pós-doutorado em andamento
Tese de doutorado em andamento
-
Judaísmo nos romances de Gonçalo M. Tavares
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
Dissertação de mestrado em andamento
-
A REPRESENTATIVIDADE DE AUTORAS/ES NEGRAS/OS NO CONTEÚDO DE LITERATURA BRASILEIRA NOS VESTIBULARES
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Um Esconjuro do Esquecimento: a memória enquanto procedimento nas crônicas de Victor Heringer
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Um teto só delas: a figuração da casa, do privado e do público na escrita de Maria Teresa Horta durante o regime salazarista
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
Tese de doutorado concluídas
-
?A linguagem não pertence?: fantasmas da propriedade e da comunicação em escritas contemporâneas (Copistas de Jorge Luis Borges, a Escrita Não Criativa e a poesia brasileira de apropriação)
Comunicação e Informação
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Concluído em 2022
Dissertação de mestrado concluídas
-
A poética de Daniel Faria
Letras
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Matheus Gabriel de Castro Freire Oliveira
Encontro entre Alberto Caeiro e Carlos Drummond de Andrade
Letras
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
tripla metamorfose: Florbela Espanca, Adília Lopes e Filipa Leal
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Francini Rijo de Oliveira Silva
AS FIGURAÇÕES DO FEMININO NAS CARTAS PORTUGUESAS E NA POESIA DE FLORBELA ESPANCA
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Loucura na literatura
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Murilo Mendes, poeta prosador em Portugal: um estudo sobre Janelas Verdes
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
O PERCURSO DO SILÊNCIO NA AUTOFICÇÃO ?LA CASA DE LOS CONEJOS?
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Patricia Anunciada de Oliveira
Por uma poética de Cristiane Sobral
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
Gestão
Pesquisa
Universidade Federal Fluminense
-
Poesia e contemporaneidade; Poesia e visualidade
: Pesquisa comparatista sobre poesia contemporânea brasileira e portuguesa, envolvendo professores da UFF, da Universidade do Porto, da Universidade de Utrecht e da Sorbonne. A primeira reunião do grupo deu-se em Colóquio realizado em 2007 na Universidade. de Utrech: a segunda se dará em fevereiro de 2009 na Sorbonne. Nesse ínterim, começamos a preparar material para a construção do site LYRA, que sediará os trabalhos comuns do grupo. Como primeiro objetivo a ser desenvolvido está o das relações entre poesia, forografia e cinema. Este projeto se constui em desdobramento do projeto Poesia contemporânea: subjetividades e identidades em devir, coordenado por mim, no âmbito de convênio internacional entre a UFF e a Universidade do Porto, com apoio CAPES e FCT (Portugal).
2007 a 2009
-
Configurações / desfigurações da paisagem na poesia portuguesa contemporânea
Leitura de um conjunto de obras poéticas portuguesas publicadas nas décadas de 70 a 90, com o objetivo de demonstrar a produtividade crítica do tema da paisagem, tão recorrente nessa produção, como elemento figurado ou desfigurado de acordo com experiências específicas que articulam espaço e visualidade, paisagem e cultura, paisagem e subjetividade na contemporaneidade. O conceito de paisagem é formulado a partir de uma compreensão teórico-crítica interdisciplinar entre literatura, poética, filosofia, psicologia e geografia cultural, a partir da perspectiva da crítica temática francesa que privilegia a relação entre sujeito, palavra e mundo. Em consonância com trajetória anterior de leituras e trabalho crítico, pretendemos intensificar a interlocução entre obras poéticas contemporâneas portuguesas, nosso principal foco de atenção, com obras brasileiras e africanas de língua portuguesa, de acordo com nossa participação no Núcleo de Estudos de Literaturas Portuguesa e Africana NEPA UFF e no Projeto de Pesquisa CAPES GRICES intitulado Poéticas da Modernidade e da Contemporaneidade: Subjetividades e Identidades em Devir, reunindo estudos de poesia portuguesa e brasileira na contemporaneidade.
Autores: Leonardo Garcia Santos Gandolfi, Ida Alves, Celia Pedrosa
2008 a 2011
-
Poetas-críticos: modos de ver e escrever a cultura portuguesa
Projeto apresentado para seleção PIBIC/CNPq 2003-2004. Constitui-se num recorte do projeto anterior intituldo "Olhares Oblíquos". O corpus examinado pelos bolsistas foi formado por um conjunto de poetas pré-selecionados que têm desenvolvido seus trabalhos poéticos com declarada intenção crítica sobre o lugar da poesia, a constituição do discurso literário, o questionamento da identidade nacional e a necessidade do compromisso ético entre Arte e mundo, constituindo o perfil do que chamamos de poetas-críticos.: David Mourão Ferreira, Gastão Cruz, Ruy Belo, Nuno Júdice, João Miguel Fernandes Jorge e Joaquim Manuel Magalhães. A fundamentação teórica foi interdisciplinar, considerando-se a diversidade de estudos sobre a criação poética, a crítica literária sobre modernidade e pós-modernidade, a discussão sobre a cultura portuguesa (História e Sociologia) e a reflexão filosófica sobre a relação linguagem, arte e humanismo, além de estudos específicos sobre as obras poéticas analisadas. Saliente-se, porém, a importância da abordagem teórica sobre a intertextualidade e práticas de citação, atividades fundamentais nas obras dos poetas-críticos selecionados.
Autores: Leonardo Garcia Santos Gandolfi, Ida Alves
2003 a 2005
-
Olhares oblíquos: modos de ver e escrever, na poesia, a cultura portuguesa contemporânea.
: Pretendeu-se com esta pesquisa investigar fundamentalmente como a poesia portuguesa contemporânea produzida a partir da década de 60 pensa a criação estética e a cultura nacional em relação com as culturas estrangeiras, com ênfase, a brasileira. Consideramos que a poesia portuguesa contemporânea é marcada por um discurso fortemente crítico, ou seja, muitos poetas portugueses da contemporaneidade são poetas-críticos, pois a) produzem, em paralelo com a escrita poética, uma escrita ensaística reconhecida por seus pares e/ou b) configuram sua escrita poética como discurso metapoético e metacultural. Por isso, este projeto de pesquisa se elabora em torno de olhares oblíquos, entendendo esses olhares como modos de ver e escrever a realidade portuguesa nos seus deslocamentos culturais e estéticos. Muitas vezes, é no silenciar de vozes ou no apagamento de imagens que se revelam de forma oblíqua visões de mundo e de culturas. Assim, o desenvolvimento da pesquisa buscou demarcar não só as principais linhas temáticas e críticas que estruturam essa poesia, como também possibilitou compreender que diálogos estéticos ou silêncios culturais persistem na relação entre Portugal, Brasil e a África de expressão portuguesa. O corpus examinado foi constituído por um conjunto de poetas pré-selecionados que têm desenvolvido seus trabalhos poéticos com declarada intenção crítica sobre o lugar da poesia, a constituição do discurso literário, o questionamento da identidade nacional e a necessidade do compromisso ético entre Arte e mundo, constituindo o perfil do que chamamos de poetas-críticos. Nesse conjunto estão poetas nascidos nas décadas de 30 ou 40 que começam a publicar nos anos 60 ou 70: Ruy Belo, Fiama Hasse Paes Brandão, Gastão Cruz, Nuno Júdice, eco, Vasco Graça Moura, João Miguel Fernandes Jorge, António Franco Alexandre, Joaquim Manuel Magalhães, Luís Miguel Nava..
Autores: Leonardo Garcia Santos Gandolfi, Ida Alves
2003 a 2003
-
Diálogos e silêncios na poesia portuguesa: décadas de 10 a 60
Investigação das relações de leitura e crítica que a poesia portuguesa do século XX manteve com a poesia brasileira, no período: décadas de dez a sessenta, com o recorte cronológico em duas datas fundamentais: 1915, quando ocorreu a publicação da revista ORPHEU, marco do modernismo português e 1961, quando ocorreu a publicação conjunta intitulada POESIA 61 e a publicação das primeiras obras dos poetas Herberto Helder e Ruy Belo, que se transformariam em nomes paradigmáticos para os jovens poetas de 70 a 90, além da divulgação da poesia experimental. Rastreamento e análise dos diálogos literários e culturais mantidos pelos poetas portugueses com os poetas brasileiros e que silêncios se percebem, delineando-se, com maior segurança, qual a extensão ou intensidade de uma comunidade poética lusófona no século XX. Levantamento e análise das obras de poetas que se destacaram também por sua contribuição crítica, traçando com suas avaliações estéticas um quadro determinado da tradição poética que fundamentou a poesia moderna portuguesa até a década de sessenta. Tais poetas são: Fernando Pessoa, Almada Negreiros, José Régio, Adolfo Casais Monteiro, Mário Dionísio, Jorge de Sena, António Ramos Rosa e David Mourão Ferreira. O corpus a ser analisado é constituído pela produção crítica desses poetas (artigos, ensaios, resenhas, prefácios, etc reunidos em livros publicados) que desenvolveram, ao lado do trabalho poético, seja por motivação de magistério, seja por presença ativa em jornais e revistas da maior relevância para os caminhos da poesia portuguesa no século XX. A investigação proposta contribuirá com dados, exemplos e informações quantitativa e qualitativamente necessárias para discussão mais aprofundada e segura das relações culturais de Portugal com os outros países de Língua Portuguesa, enfatizando-se, nos limites deste projeto, a relação literária com o Brasil.
Autores: Leonardo Garcia Santos Gandolfi, Ida Alves
2001 a 2003
Universidade Federal de São Paulo
Atualização Lattes em 2024-04
Processado em 2024-07-22