Maria Angélica Pedra Minhoto nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Educação

E-Mail: mminhoto@unifesp.br


97
21
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

possui graduação em Pedagogia (1987) e Economia (1990) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestrado (2003) e doutorado (2007) em Educação: História, Política, Sociedade, pela mesma instituição. Atualmente é professora do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no curso de Pedagogia do Campus Guarulhos. É Coordenadora de Pesquisa do Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência - SoU_Ciência e Diretora de Publicações da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Foi Pró-Reitora de Graduação da UNIFESP (2013-2017) e Diretora Financeira da ANPAE (2019-2023). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Políticas, Sistemas e Instituições Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional; sistemas de avaliação; educação superior, ciência e tecnologia.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

MINHOTO, M. A. P.;MINHOTO, MARIA ANGÉLICA PEDRA;PEDRA MINHOTO, MARIA ANGÉLICA


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Inglês

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente

Espanhol

Compreende bem, Fala nao_informado, Lê bem, Escreve nao_informado

Francês

Compreende nao_informado, Fala nao_informado, Lê razoavelmente, Escreve nao_informado


Formação

  • Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade

    Da Progressão do Ensino Elementar ao Ensino Secundário (1931-1945): crítica do exame de admissão ao ginásio

    Fundamentos da Educação

    Orientação: Alda Junqueira Marin

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Desde 2007

  • Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade

    Avaliação Educacional no Brasil: crítica do Exame Nacional do Ensino Médio

    Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais

    Política, Planejamento e Avaliação Educacional

    Orientação: Odair Sass

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    2001 a 2003

  • Graduação em Pedagogia

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    1984 a 1987

  • Graduação em Economia

    A formação da burguesia brasileira segundo Florestan Fernandes

    Orientação: Professor José Renato

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    1986 a 1990

  • Produção


    2024


    • A importância das cotas raciais e sociais no Brasil: uma reparação histórica necessária. (2024)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; André Luiz Vieira Dias; Claudia Guedes Araújo Silva; Carlos Eduardo Bielchowsky

      Fonte:

    • A mudança do perfil estudantil nas Instituições Federais de Educação Superior: uma análise a partir da Lei: 12.711/2012 (2024)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Claudia Guedes Araújo Silva; Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte:

    • Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios (2024)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Maria Nilza da Silva; Maria Angélica Pedra Minhoto; André Luiz Vieira Dias; Gabriel Gustavo dos Santos

      Fonte:


    2023


    • BRANCO TAMBÉM É COTISTA: A abrangência da Lei 12.711/2012 e a reversão da invisibilidade do estudante cotista branco (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Claudia Guedes Araújo Silva; Thaís Cavalcante

      Fonte: Anais do Evento: I JORNADA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS , p. 1

    • Como a CT&I pode contribuir com os problemas enfrentados no Brasil hoje? (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Paula Gomes; Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: CIÊNCIA E CULTURA , v. 1 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1

    • A universidade brasileira ampliou e diversificou suas vagas, tornando seu acesso mais democrático. (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Chris Bueno; Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: CIÊNCIA E CULTURA , v. 1 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1

    • Formação docente em cursos EAD de instituições privadas: implicações aos cursinhos populares (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Saulo Monteiro dos Santos

      Conteúdo completo

      Fonte: JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS , v. 17 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2

    • RESERVA DE VAGAS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS E DESEMPENHO ESTUDANTIL: OS IMPACTOS DA LEI 12.711/2012 (2023)

      Artigo publicado

      Autores: BIELSCHOWSKY, CARLOS EDUARDO; Maria Angélica Pedra Minhoto; DIAS, ANDRÉ LUIZ VIEIRA; SILVA, CLÁUDIA GUEDES DE ARAÚJO

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO , v. 39 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1


    2022


    • Experiências na graduação da Unifesp: A avaliação de egressos (2022)

      Artigo publicado

      Autores: MINHOTO, MARIA ANGÉLICA PEDRA; Magali Aparecida Silvestre; SOUZA, DEISE LOPES DE; REIS, REGINA CÉLIA

      Conteúdo completo

      Fonte: ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES , v. 30 , p. 65 - Extrato QUALIS: A1

    • Onda pró-ciência barra o avanço do negacionismo no Brasil (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Soraya Smaili; Maria Angélica Pedra Minhoto; Pedro Fiori Arantes

      Fonte: Folha de S. Paulo , p. 1

    • Cotas nas universidades públicas completam 10 anos (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: Folha de S. Paulo , p. 1

    • Mulheres e Meninas Fazem Ciência! (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Soraya Smaili; Maria Angélica Pedra Minhoto; Pedro Fiori Arantes

      Fonte: Folha de S. Paulo , p. 1

    • Por que a Universidade Pública e a Ciência estão à míngua? (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Soraya Smaili; Maria Angélica Pedra Minhoto; Pedro Fiori Arantes

      Fonte: Folha de S. Paulo , p. 1

    • A quem interessa impedir o acesso aos microdados do Inep? (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Soraya Smaili; Pedro Fiori Arantes

      Fonte: Folha de S. Paulo , p. 1

    • Guerra na Ucrânia compromete cooperação científica mundial (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Soraya Smaili; Pedro Fiori Arantes

      Fonte: Folha de S. Paulo , p. 1

    • A igualdade de gênero e o papel das universidade (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Soraya Smaili; Pedro Fiori Arantes

      Fonte: Folha de S. Paulo , p. 1

    • Brasil perde Lisete Arelaro, uma de suas maiores professoras (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Soraya Smaili; Pedro Fiori Arantes

      Fonte: Folha de S. Paulo , p. 1

    • Educação que Brasil precisa não inclui bíblias, nem desmonte (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Soraya Smaili; Pedro Fiori Arantes

      Fonte: Folha de S. Paulo , p. 1

    • Por mais Helenas na Ciência (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Soraya Smaili; Pedro Fiori Arantes

      Fonte: Folha de S. Paulo , p. 1

    • Sociedade brasileira desperta para ciência (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Soraya Smaili; Pedro Fiori Arantes

      Fonte: Folha de S. Paulo , p. 1

    • Bilhões ceifados da educação interditam futuros (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Soraya Smaili; Pedro Fiori Arantes

      Fonte: Folha de S. Paulo , p. 1

    • Coibir fraudes e garantir direitos da Lei de Cotas (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Soraya Smaili; Pedro Fiori Arantes

      Fonte: Folha de S. Paulo , p. 1

    • Um legado de perdas e danos (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Soraya Smaili; Maria Angélica Pedra Minhoto; Pedro Fiori Arantes

      Fonte: Le Mond Diplomatique , p. 8

    • A pandemia acabou? Onde estamos e os cuidados que devemos ter (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Soraya Smaili; Pedro Fiori Arantes

      Fonte: Folha de S. Paulo

    • O cientista e o inimigo do povo (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Soraya Smaili; Pedro Fiori Arantes

      Fonte: Folha de S. Paulo

    • Eleições 2022 e o financiamento da ciência. (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Soraya Smaili; Pedro Fiori Arantes

      Fonte: Folha de S. Paulo

    • Universidades em defesa da vida. (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Soraya Smaili; Pedro Fiori Arantes

      Fonte: Folha de S. Paulo

    • O financiamento da Educação Superior e da Ciência no Brasil. (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Soraya Smaili; Pedro Fiori Arantes

      Fonte: Folha de S. Paulo

    • MEC: o ministério que se tornou palco de escândalos. (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Soraya Smaili; Pedro Fiori Arantes

      Fonte: Folha de S. Paulo


    2021


    • n. 51 - O ADOECIMENTO DOCENTE NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; VITORINO, ALESSANDRA MIRNA; BOCK, KAREN CRISTINA SOBRAL

      Conteúdo completo

      Fonte: JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS , v. 15 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2

    • Paradoxos da política de avaliação no capitalismo escolar - o caso Ideb (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Laurindo Dias Minhoto

      Fonte: Sistemas sociais e regimes punitivos na constelação neoliberal , p. 99

    • Desafios da Qualidade da Educação no Brasil (2021)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Soraya Smaili; Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: SoU_Ciência , p. 1

    • A redução nas inscrições para o ENEM 2021 (2021)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Deise Lopes de Souza

      Fonte: SoU_Ciência , p. 1

    • Passando a boiada na educação superior (2021)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Soraya Smaili; Pedro Fiori Arantes

      Fonte: Folha de S. Paulo , p. A3

    • Avaliação de impacto do Programa de Permanência Estudantil da Universidade Federal de São Paulo (2021)

      Artigo publicado

      Autores: CESPEDES, JULIANA GARCIA; Maria Angélica Pedra Minhoto; OLIVEIRA, SUZANA CRISTINA PEREIRA DE; ROSA, ANDERSON DA SILVA

      Conteúdo completo

      Fonte: ENSAIO (RIO DE JANEIRO. ONLINE) , v. 29 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1


    2020


    • Exame Nacional do Ensino Médio: análise dos usos e objetivos do exame (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Deise Lopes de Souza; Maria Angélica Pedra Minhoto

      Conteúdo completo

      Fonte: CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE) , v. 63 , p. 156 - Extrato QUALIS: A2

    • Unifesp 25 Anos: Histórias e Reflexões (2020)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ana Lucia Lana Nemi; Dante Gallian; Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte:

    • Formação de Professores para a Educação Básica na Unifesp: desafios de um projeto em construção (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Celia Maria Benedicto Giglio; Maria Angélica Pedra Minhoto; Verilda Speridião Kluth

      Fonte: Unifesp 25 Anos: Histórias e Reflexões , p. 1


    2019


    • Política de avaliação do desempenho docente nas redes estaduais de ensino do Brasil (2019)

      Artigo publicado

      Autores: ZATTI, ANTONIO MARCOS; Maria Angélica Pedra Minhoto

      Conteúdo completo

      Fonte: EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 45 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1

    • n. 24 - AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS DE EXPANSÃO E DE RESERVA DE VAGAS NA REDE FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: UNIFESP EM ANÁLISE (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Celia Maria Benedicto Giglio

      Conteúdo completo

      Fonte: JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS , v. 13 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2


    2018


    • A política de reestruturação das universidades federais e a instituição de modelos formativos inovadores: a UNIFESP em análise (2018)

      Artigo publicado

      Autores: MINHOTO, MARIA ANGÉLICA PEDRA; Isabel Melero Bello

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR , v. 5 , p. e019013 - Extrato QUALIS: A3

    • Plano de cargos, carreira e remuneração em Boa Vista (RR): análise da valorização do trabalho docente (2018)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: Valorização docente na educação básica: análise dos planos de carreira , p. 1


    2017


    • PERFIL DE INGRESSANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIFESP: ANÁLISE DA POLÍTICA DE EXPANSÃO DA REDE FEDERAL E DA LEI DE COTAS (2017)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação Estado, Políticas e gestão da educação: Tensões e agendas em (des)construção , p. 1513

    • INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ENEM EM PERSPECTIVA CRÍTICA (2017)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte:

    • Precisamos nos indignar pelo futuro (2017)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: DCI - diário comércio indústria & serviços , p. 2


    2016


    • Política de avaliação da educação Brasileira: limites e perspectivas (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Conteúdo completo

      Fonte: JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS , v. 10 , p. 77 - Extrato QUALIS: A2

    • Política de Avaliação da Educação Brasileira: limites e perspectivas (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: Políticas Educacionais: conceitos e debates , p. 1

    • Produção acadêmica em política educacional no Brasil: análise de teses e dissertações (2000-2010) (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Isabel Melero Bello; Márcia Aparecida Jacomini; Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: Pesquisa em políticas educacionais: características e tendências , p. 63

    • Análise do Perfil de estudantes ingressantes da Universidade Federal de São Paulo. Universidade Federal de São Paulo (2016)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Andréa Rabinovici; fabricio leonardi; joel machado jr; Carine Savalli; Rogério Schlegel

      Fonte:


    2015


    • Vencimento, Remuneração e Condições de Trabalho de Professores da Rede Municipal de São Paulo (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Márcia Aparecida Jacomini; Maria Angélica Pedra Minhoto

      Conteúdo completo

      Fonte: EDucação e Realidade Edição eletrônica , v. 40 , p. 1235 - Extrato QUALIS: A1

    • Políticas de avaliação em larga escala e institucional: perfil da produção na pós-graduação (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Conteúdo completo

      Fonte: Estudos em Avaliação Educacional (Online) , v. 26 , p. 294 - Extrato QUALIS: A1

    • Vencimento e remuneração docente em São Paulo (SP): 1996-2010 (2015)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Marcia Aparecida Jacomini

      Fonte: Vencimento e remuneração docente no Brasil: resultados de pesquisa , p. 143


    2014


    • Precarização docente: professores não‐efetivos na rede estadual de São Paulo (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Rubens Barbosa de Camargo; João Batista Silva dos Santos

      Fonte: Direito à educação, políticas educativas e trabalho docente na América Latina: experiências e propostas em disputa , p. 1

    • Carreira e remuneração do magistério no município de São Paulo: análise legislativa em perspectiva histórica (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Rubens Barbosa de Camargo; Maria Angélica Pedra Minhoto; Márcia Aparecida Jacomini

      Conteúdo completo

      Fonte: Educação & Sociedade (Impresso) , v. 35 , p. 215 - Extrato QUALIS: A1

    • Pesquisa em política educacional no Brasil (2000-2010): uma análise de teses e dissertações. (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Isabel Merelo Bello; Márcia Aparecida Jacomini; Maria Angélica Pedra Minhoto

      Conteúdo completo

      Fonte: PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE) , v. 9 , p. 369 - Extrato QUALIS: A1

    • Financiamento da educação e remuneração docente na educação básica (2014)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcia Aparecida Jacomini; Maria Angélica Pedra Minhoto; Rubens Barbosa de Camargo

      Fonte: Para onde vai o dinheiro? Caminhos e descaminhos do finciamento da educação , p. 169


    2013


    • NOTAS SOBRE A AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SISTEMAS EDUCACIONAIS (2013)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: Vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: Origem e pressupostos , p. 137

    • Ingresso na Universidade Federal de São Paulo: análise comparativa de dois modelos (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Rejane Figueiredo; Lidiane Cristina da Silva; Miguel Roberto Jorge

      Fonte: Avaliação e Currículo: um diálogo necessário , p. 365

    • Pós-graduação e educação básica: dos vieses políticos à produção acadêmica (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Antonia Almeida Silva; Márcia Aparecida Jacomini; Maria Ângelica Pedra Minhoto

      Fonte: Mesa Temática: Articulações entre Pós-Graduação e Educação Básica


    2012


    • IMPACTOS DA ?EDUCAÇÃO DE RESULTADOS? NO OFÍCIO DOCENTE (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES , p. 2854

    • Plano de cargos, carreira e remuneração do magistério público municipal de Boa Vista (RR): uma análise da valorização e do estímulo ao trabalho docente (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Celia Maria Benedicto Giglio

      Fonte: Jornal de Políticas Educacionais , v. 5 , p. 36 - Extrato QUALIS: A2

    • Ensino secundário e psicologia na década de 1930: a perspectiva de Antônio Carneiro Leão (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Odair Sass

      Fonte: Revista Brasileira de História da Educação , v. 12 , p. 193 - Extrato QUALIS: A1

    • PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS: ANÁLISE DE DADOS DO CENSO DO PROFESSOR (2003) E DA PESQUISA PRODOCÊNCIA (2007) (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Celia Maria Benedicto Giglio

      Fonte: Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 6 , p. 343 - Extrato QUALIS: A3

    • POLÍTICA DE ADMISSÃO AO GINÁSIO (1931-1945): CONTEÚDOS E FORMA REVELAM SEGMENTAÇÃO DO PRIMÁRIO (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Geysa Spitz Alcoforado de Abreu

      Fonte: Revista HISTEDBR On-line , v. 12 , p. 107 - Extrato QUALIS: A3

    • PLANO DE CARGOS, CARREIRA E REMUNERAÇÃO EM BOA VISTA (RR): ANÁLISE DA VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENT (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: Educação em Foco (Juiz de Fora) , v. 15 , p. 189 - Extrato QUALIS: A3

    • Financiamento da educação e remuneração docente na educação básica: uma abordagem a partir de planos de carreira, vencimentos e composição remuneratória em 2010 (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Rubens Barbosa de Camargo; Marcia Aparecida Jacomini

      Fonte: Revista Fineduca , v. 2 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3

    • REMUNERAÇÃO DOS DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO (1996-2010): CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Marcia Aparecida Jacomini

      Fonte: Cadernos ANPAE , p. 1


    2011


    • Indicadores e educaçâo no Brasil: A avaliaçâo como tecnologia (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Odair Sass

      Fonte: Constelaciones: Revista de Teoria Crítica , v. 2 , p. 232 - Extrato QUALIS: B1

    • A avaliaçâo como tecnologia (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Odair Sass

      Fonte: Intermeio (UFMS) , v. 17 , p. 63 - Extrato QUALIS: A3

    • Valorização do magistério ou darwinismo profissional? (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Marieta Gouveia de Oliveira Penna

      Conteúdo completo

      Fonte: Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso) , v. 19 , p. 149 - Extrato QUALIS: A1


    2010


    • REMUNERAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: ANTECEDENTES DO PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Rubens Barbosa de Camargo; I-Juca Pirama Gil; Maria Angélica Pedra Minhoto; Andréa Barbosa Gouveia

      Fonte: Educacion y trabajo docente en el nuevo escenario latinoamericano , p. 1


    2009


    • Financiamento da educação e remuneração docente: um começo de conversa em tempos de Piso Salarial Profissional Nacional (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; I-Juca Pirama Gil; Rubens Barbosa de Camargo; Andréa Barbosa Gouveia

      Fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação , v. 25 , p. 341 - Extrato QUALIS: A1

    • Modelação Curricular do Ensino Médio: análise de prescrições legais e do papel da avaliação dos sistemas de ensino (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: Jornal de Políticas Educacionais , v. n. 5 , p. 27 - Extrato QUALIS: A2

    • Professor(a) da Educação Basica no Município de Guarulhos: estudo dos dados do Censo do Professor (2003) e da Pesquisa Prodocência (2007) (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Celia Maria Benedicto Giglio

      Fonte: XI Seminário Estadual da Anpae - SP

    • VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO OU DARWINISMO PROFISSIONAL? (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Marieta Gouveia de Oliveira Penna

      Fonte: Educação & Sociedade (Impresso) , p. 1


    2008


    • DA DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: ESTUDO SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ENEM (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: Poiésis (Tubarão) , v. 1 , p. 67 - Extrato QUALIS: A4

    • Articulação entre primário e secundário na era Vargas: crítica do papel do estado (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Maria Angélica Pedra Minhoto

      Conteúdo completo

      Fonte: Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 34 , p. 10.1590/S1517-9 - Extrato QUALIS: A1

    • Consolodação do ensino secundário brasileiro (1931-1945): currículo e práticas institucionais como instrumentos de modelação do sujeito (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas

    • ARTICULAÇÃO ENTRE PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO, NA ERA VARGAS: CRÍTICA DO PAPEL DO ESTADO (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: III Seminário Internacional: escola e cultura

    • ARTICULAÇÃO ENTRE PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO, NA ERA VARGAS: CRÍTICA DO PAPEL DO ESTADO (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: III Seminário Internacional: escola e cultura , p. 25

    • (Des)Articulação entre os ensinos primário e secundário na cidade de São Paulo (1931-1945): a função social do exame de admissão ao ginásio (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: Cultura Escolar, migrações e cidadania , p. 514

    • (Des)Articulação entre os ensinos primário e secundário na cidade de São Paulo (1931-1945): a função social do exame de admissão ao ginásio (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: Cultura Escolar, migrações e cidadania

    • Política de admissão ao ginásio (1931-1945): conteúdos e forma revelam segmentação do primário (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Geysa Spitz Alcoforado de Abreu

      Fonte: Currícul, teorias, métodos , p. 147

    • Política de admissão ao ginásio (1931-1945): conteúdos e forma revelam segmentação do primário (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Geysa Spitz Alcoforado de Abreu

      Fonte: Currículo, teorias, métodos

    • As práticas pedagógicas realizadas em escolas militares brasileiras, no final do século XIX e início do século XX (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Geysa Spitz Alcoforado de Abreu; Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: Currículo, teorias, métodos , p. 190

    • As práticas pedagógicas realizadas em escolas militares brasileiras, no final do século XIX e início do século XX (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Geysa Spitz Alcoforado de Abreu; Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: Currículo, teorias, métodos


    2007


    • Teoria Crítica e Formação do Indivíduo (2007)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: José Leon Crochik; Maria Angélica Pedra Minhoto; vários

      Fonte:


    2005


    • Modelação Curricular do Ensino Médio: análise de prescrições legais e do papel da avaliação dos sistemas de ensino (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: Resumo das Comunicações , p. 17

    • Da organização racional da escola paulista, décadas de 1920 e 1930: utilização de testes para a racionalização da instituição escolar (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: VII Congreso Iberoamericano de Historia de la educación Latinoamericana

    • Da organização racional da escola paulista, décadas de 1920 e 1930: utilização de testes para a racionalização da instituição escolar (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: Libro de resumens , p. 35

    • Modelação curricular do ensino médio: análise de prescrições legais e do papel da avaliação dos sistemas de ensino (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: Educação e Trabalho: Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais , p. 1

    • ? Da Disseminação da Cultura de Avaliação Educacional: estudo sobre a institucionalização de ENEM (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: Educação: Direito ou Serviço?


    2004


    • Avaliação educacional no Brasil: crítica do ENEM (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: Colóquio Internacional Teoria Crítica e Educação

    • Investigação empírica em educação: contribuições da Teoria Crítica da Sociedade (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: XII Endipe - Conhecimento Local e Conhecimento Universal

    • A Política Pública de Avaliação Educaional no Brasil: caso ENEM (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Odair Sass

      Fonte: Política Conhecimento e Cidadania

    • Investigação empírica em educação: contribuições da Teoria Crítica da Sociedade (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: Conhecimento local e conhecimento universal


    2001


    • Anotações sobre a palestra Literatura e Sociedade em Machado de Assis de Roberto Schwarz (2001)

      Artigo publicado

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto

      Fonte: Projeto Cidade do Conhecimento , v. 1 , p. 1

    Atuações

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • participação em projeto de pesquisa

      doutoranda

      2001 a 2007

    FIZO - Faculdade Integração Zona Oeste

    • RTP

      2004 a 2008

    Universidade de São Paulo

    • Professor Doutor

      2007 a 2008

    Universidade Federal de Alfenas

    • Professor Adjunto

      2008 a 2009

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Associado

      Desde 2009

    Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Sede

    • Diretora Financeira

      2019 a 2023

    • Diretora de Publicações

      Desde 2023

    Educação Básica em Foco

    • Membro de corpo editorial

      2020 a 2023

    FINEDUCA: REVISTA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2020

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Supervisão de pós-doutorado em andamento

    Tese de doutorado em andamento

    • Fernanda Ramalho de Oliveira

      A educação profissional no estado do Ceará: integração curricular no novo ensino médio

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • ANDRÉ LUIZ PESTANA CARNEIRO

      O ACESSO E A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS NA UNIR E NA UFPB APÓS A LEI DE COTAS (2013-2022)

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Cláudia Guedes Araújo Silva

      A produção acadêmica dos psicólogos egressos da UNIFESP Baixada Santista: possibilidades de uma psicologia à contrapêlo

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    • Andréia de Almeida

      Invisibilidade ou protagonismo: a relação entre a atuação da equipe sociopedagógica e a gestão escolar do IFSP, espaços pedagógicos em debate

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Josete Lima dos Santos

      Da Proposta Curricular do Estado de SP (2008) ao Novo Currículo Paulista (2020): a construção de um currículo

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Rafael Lee Namba

      A UNIFESP nas narrativas de egressos: fatores determinantes para a (não-) continuidade de estudos na pós-graduação da instituição

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    Tese de doutorado concluídas

    • Ana Marcia Lima Costa

      As expectativas de estudantes do Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia sobre a própria formação: o que revelam as teses e dissertações (2008-2022)

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2024

    • Deise Lopes de Souza

      Política Educacional Contemporânea: análise da atividade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (2000 a 2019)

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Daniel Vieira da Silva

      Adorno e a violência contra o professor: a sala de aula entre a crise de autoridade e a fragilidade da razão

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Saulo Monteiro dos Santos

      Cursinhos pré-vestibulares populares: um estudo sobre o acesso ao ensino superior e construção da cidadania

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Maira Ferreira Martins

      ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO: Um estudo sobre a implementação da modalidade de ensino no IFSP a partir da Lei nº 11.892/2008

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Anete Silva dos Santos Ferreira

      Perspectivas dos coordenadores de cursos de licenciatura em matemática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) sobre a avaliação externa

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Karen Cristina Sobral Bock

      Trabalho e Saúde Docente nas EMEIs de São Paulo: efeitos da implementação do ensino fundamental de nove ano

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Alessandra Mirna Vitorino

      O Programa Mais Educação São Paulo: análise do fluxo e da trajetória escolar da primeira turma do ciclo autoral

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Elenita Santana de Almeida

      A crise na educação estadual paulista como forma de administração - uma leitura a partir da relação entre a política de avaliação e a imprensa

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Cicera Aparecida Escoura Bueno

      Qualidade da educação na agenda global: análise da educação para todos da UNESCO

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Deise Lopes de Souza

      Exame Nacional Do Ensino Médio: Análise Da Reorganização Estrutural Do Exame

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Antonio Marcos Zatti

      Avaliação Do Desempenho Docente Nas Redes Públicas Estaduais De Ensino Do Brasil E Sua Relação Com A Remuneração

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • JOÃO BATISTA SILVA DOS SANTOS

      Professores temporários da rede estadual de São Paulo: análise da política de pessoal da perspectiva orçamentária

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    Gestão

    Universidade Federal de São Paulo

    • Assessora Acadêmica do Gabinete da Reitora

      Reitoria

        Desde 2018

    • Pró-Reitora

      Pró-reitoria de Graduação

        Desde 2017

    Pesquisa

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • Fins da Universidade Pública e Formação no Brasil: análise baseada na produção científica sobre o tema

      Este projeto de pesquisa de pós-doutoramento tem o objetivo de analisar os fins da universidade pública e o conceito de formação superior contemporâneos, tendo como ponto de partida o mapeamento da produção acadêmica voltada ao tema, em artigos publicados entre os anos de 2010 e 2019 em periódicos científicos brasileiros. A pesquisa vincula-se ao Projeto Temático Formação e educação, tecnologia e profissionalização, na sociedade industrial do capitalismo tardio, coordenado pelo Prof. Dr. Odair Sass, professor e pesquisador do Programa de estudos pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no âmbito da linha de pesquisa Teoria crítica da sociedade e formação: função social da educação e da escola.

      2020 a 2022

    • Internacionalização-Nacionalização de padrões pedagógicos e escolares do ensino secundário e profissional (SP, meados so séc. XIX ao pré 2° Gerra Mundial)

      Os objetivos gerais deste projeto são: 1) reconstruir o processo complementar de configuração dos padrões pedagógicos e escolares do ensino secundário e do ensino profissional no Brasil, entre meados do século XIX ao pré-Segunda Guerra Mundial; 2) examinar a relação complementar do ensino secundário e profissional face ao ensino primário e superior; 3) situar esse processo no movimento de internacionalização-nacionalização dos padrões referidos; 4) introduzir novos referentes interpretativos quer para o ensino secundário quer para o ensino profissional que permita entendê-los no ambiente cultural inclusivo. Quanto aos objetivos específicos deste subprojeto, destacam-se: 1) reconstruir o processo complementar de configuração dos padrões pedagógicos e escolares do ensino secundário e do ensino profissional em São Paulo, entre meados do século XIX ao pré-Segunda Guerra Mundial; 2) examinar as iniciativas dos governos paulistas no período indicado no que tange à modelação do ensino secundário e profissional; 3) examinar as proposições de configuração das duas modalidades de ensino indicadas oriundas de redes intelectuais e políticas paulistas (jornais, associações profissionais e científicas, agremiações operárias e outros) e 4) rastrear as instituições de ensino secundário e profissional criadas ou existentes em São Paulo no período de 1890 a 1971, para fins de estudos verticalizados.

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto, Odair Sass, CARLOS ANTONIO GIOVINAZZO JR, Luiz Alberto Neves Filho, Cristiane Regina Fairbanks Russo, Deise Lopes de Souza

      2003 a 2006

    • Psicologia e a estrutura do ensino secundário brasileiro

      Como desdobramento de projeto anterior(Psicologia social e a educação escolar brasileira) e dos estudos acerca da relação entre psicologia e educação evidenciou-se que aquela ciência influenciou e influencia fortemente as proposições educacionais voltadas para a infância e as primeiras etapas da escolarização. Tal ênfase acaba por descurar relativamente as investigações acerca das repercussões da psicologia e da psicologia social sobre a juventude e as etapas de escolarização ou graus de ensino posteriores ao ensino fundamental das primeiras séries. Explorar as funções que a psicologia desempenhou, da perspectiva histórica, e desempenha na organização e nas práticas escolares, após as primeiras séries do ensino fundamental ou o que já foi denominado na educação brasileira de ensino secundário, constitui o objetivo precípuo desse projeto.

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto, Odair Sass, mirian Jorge Warde, Bruno Bontempi Jr

      2005 a 2021

    Universidade de São Paulo

    Universidade Federal de São Paulo

    • PROEXT UNIFESP - Projeto Educação Pública em debate: fundamentos, políticas e práticas

      Objetivo geral do Projeto: articular a pesquisa, o ensino e a extensão, com foco nas políticas educacionais e processos educativos em espaços formais e não-formais no estado de São Paulo, e em várias temporalidades, com o objetivo de fortalecer a formação acadêmico-científica e contribuir para o desenvolvimento sustentável, a convivência cidadã e a melhoria da qualidade de vida.

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto, Odair Sass, Maria Angélica Pedra Minhoto, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Daniela Finco, Claudia Panizzolo, Marcia Aparecida Jacomini, Marian Avila de Lima e Dias, Ellen Gonzaga Lima Souza, SILVESTRE, MAGALI APARECIDA, Edna Martins, Emerson Izidoro dos Santos, Fernando Rodrigues de Oliveira, Jorge Barcellos da Silva

      Desde 2023

    • Afirmando pela diferença: as Ações Afirmativas nos Programas de Pós-graduação no Brasil

      Como em todos os setores sociais, na educação as desigualdades representam uma realidade histórica e desafiadora, em especial relativas à população negra, indígena, pessoas com deficiências, ourelativas às questões de gênero. Essas desigualdades e diferenças impactam profundamente os Programas de PósGraduação (PPGs) no Brasil, que se caracterizam notadamente pela segregação degrupos historicamente excluídos na sociedade brasileira. A Pós-Graduação Stricto Sensu das IES públicas é caracterizada pela formação de altos quadros da educação nacional, entretanto, segundo osdados da CAPES (2018) o número de pós-graduandos pretos e pardos é significativamente menor que os número de brancos, num contexto de exclusão dessa população, conforme expresso em quadroCAPES 2018, colocado em anexo, que afere os percentuais de estudantes de pós graduação stricto sensu na categoria raça/cor. Entre mestrandos/as e doutorandos/as das Instituições Federais deEducação Superior (IFES) declarados/as a população negra (preta+parda) representa 15,1; a indígena 0,2, a amarela 0,5 e a branca 29,7. Entretanto, chama a atenção a proporção de NãoDeclarado e Não Dispõe de Informação", nas IFES representam 54,4. Esse contexto, sem informações consolidadas, dificulta o diagnóstico mais profundo sobre a realidade negra e dos demais gruposmencionados na formação de professores e pesquisadores nos PPGs das Universidades Federais. Este projeto se justifica, pois tem como objetivo produzir uma modelagem de diagnóstico visando superaressa dificuldade. Para tanto, vamos mapear o acesso, a permanência e a titulação de discentes de todos os PPGs da Unifesp, formandos entre 2019 e 2023 considerando os aspectos étnico-raciais, degênero e de deficiências; a constituição do corpo docente desses programas, entre 2019 e 2023, considerando os aspectos étnico-raciais, de gênero e de deficiências; vamos analisar a produção dosdiscentes, entre 2019 e 2023, observando a inclusão de temas étnico-raciais, de gênero e PCDs nas diferentes áreas do conhecimento. Considerando o nível de desigualdade na composição do corpodiscente dos programas de pós-graduação, destaca-se que foi elaborado, na Unifesp, por meio do Neab e em parceria com o PDAAN, em 2018, o projeto de formação Abdias do Nascimento com o objetivode propiciar a formação e capacitação de estudantes que se autodeclaravam preto(a)s e pardo(a)s) e indígenas ou pessoas com deficiência para concorrerem em iguais condições aos processos seletivosde pós-graduação na área de Ciências Humanas em IES no Brasil e no exterior.O projeto analisará a composição étnica, racial, de gênero, e deficiências de discentes e docentes dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Paulo, observando o acesso,permanência, titulação e produção científica. Visa mapear possibilidades e limites das políticas afirmativas

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto, Isabel Melero Bello, Daniela Finco, Ellen Gonzaga Lima Souza, Thaís Cavalcante, Maria Nilza da Silva, alexandre filordi de carvalho, sandra regina leite de campos, bruno konder comparato, roniberto morato do amaral, deivison mendes faustino

      Desde 2023

    • Análise da Educação Superior brasileira em duas chaves analíticas: 1) Inserção laboral de egressos dos cursos de graduação e 2) Análise dos cursos de graduação na modalidade EaD e metodologia para construção de indicadores para a sua avaliação

      O Projeto tem dois objetivos principais: 1) Investigar a inserção laboral no mercado formal de trabalho de egressos de cursos presenciais da educação superior, formados entre os anos de 2012 e 2022 e 2) Estudar os indicadores de Avaliação da Educação Superior, presentes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), com foco na modalidade a distância, especialmente na oferta de EaD em grande escala. As principais fontes da pesquisa são os microdados dos Censos da Educação Superior (CES 2012-2022), os microdados do Exame Nacional do Desempenho do Estudante (Enade 2012-2022), do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Censo da Educação Básica (CEB), produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Relação Anual de Informações Sociais (Rais 2012-2022) do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como, no caso do segundo objetivo, os indicadores de avaliação do Sinaes em suas diferentes dimensões, produzidos igualmente pelo Inep.

      Desde 2023

    • Inserção laboral de egressos das universidades federais e sua contribuição ao desenvolvimento nacional

      O projeto investiga a inserção laboral de egressos dos cursos de graduação das 69 Universidades Federais, que foram formados entre 2010 e 2019. A hipótese é de que a expansão das Universidades Federais foi uma importante política de promoção de mobilidade social e redução de desvantagens históricas e contribuiu para o desenvolvimento e social e econômico do Brasil. As principais fontes são os microdados do Censo da Educação Superior (2010-2019) e do Exame Nacional do Desempenho do Estudante (2010-2019), produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e a Relação Anual de Informações Sociais (2019) do Ministério do Trabalho e Emprego.

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto, Pedro Fiori Arantes, Soraya Smaili, Rogerio Schlegel, Ellen Gonzaga Lima Souza, Carlos Eduardo Bielchowsky, Gabriela de Brelàz, Veneziano de Castro Araújo, Alexsandro Carvalho, Danilo Braun Santos, Claudia Guedes Araújo Silva, André Luiz Vieira Dias, Thiago Borges de Aguiar, Ecila Laves de Oliveira Migliori, Thaís Cavalcante, Débora Foguel, Daniela Leal Musa, Daniela Verzola Vaz, Marina Mendes da Costa, Alcides Eleutério da Rocha Junior, Décio Luís Semensatto Junior, Fabiana Yumi Sato Kayanoki, Fabio Alvarez Predolim, Flavio Alex de Oliveira Carvalhaes, Marcelo Knobel, Sérgio Roberto Kieling Franco, Solange Ledi Gonçalves

      Desde 2023

    • Políticas para Educação Superior, Ciência e Tecnologia e seus Financiamento

      O projeto tem como objetivo analisar o impacto das políticas públicas de expansão e financiamento da Educação Superior e da ciência e tecnologia no desenvolvimento econômico e social e na competitividade do Brasil, partindo da premissa de que o desenvolvimento econômico e social e a redução das desigualdades são influenciados pelo fortalecimento dessas políticas. Será desenvolvido em dois eixos articulados, a saber: 1) Políticas para educação superior, ciência e tecnologia: passado, presente e futuro, que irá caracterizar a expansão da Educação Superior, o perfil e a trajetória estudantil na Educação Superior e as trajetórias após Educação Superior, analisando egressos e 2) Financiamento da educação superior, ciência e tecnologia: elementos para a retomada da expansão e do desenvolvimento soberano, dedicando-se ao financiamento da Educação Superior pública e Ciência e Tecnologia. As análises visam a elaboração de projeções futuras e de perspectivas e ações no contexto das próximas décadas do século XXI.

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto, Odair Sass, CARLOS ANTONIO GIOVINAZZO JR, Lidiane Cristina da Silva, Pedro Fiori Arantes, Deise Lopes de Souza, Cristiane Regina Fairbanks Russo, Carlos Eduardo Bielchowsky, Gabriela de Brelàz, Alexsandro Carvalho, Danilo Braun Santos, André Luiz Vieira Dias, Ecila Laves de Oliveira Migliori, Daniela Leal Musa, Daniela Verzola Vaz, Kazuhiro Daiti Kojio, Ligia Andreussi Chrisostomo, Luisa Brito Rodrigues, Marina Mendes da Costa

      Desde 2021

    • Perfil dos egressos dos cursos de graduação e pós-graduação da Unifesp

      Essa pesquisa consiste em estabelecer parâmetros e mecanismos para o acompanhamento dos egressos dos cursos de graduação e pós-graduação da Unifesp com a finalidade de fortalecer as relações entre a Escola e seus egressos, gerando subsídios para a avaliação, planejamento e o aprimoramento de ações institucionais. Visa à contribuir para a avaliação crítica permanente frente à dinâmica e mudanças macroeconômicas, políticas, sociais e culturais, ao mesmo tempo em que poderá servir de parâmetro para o incentivo à participação dos egressos em atividades de ensino, pesquisa e extensão promovidas pela Universidade, como público e como colaboradores.

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto, Romualdo Portela de Oliveira, Lidiane Cristina da Silva, Pedro Fiori Arantes, Soraya Smaili, Rogerio Schlegel, Carlos Eduardo Bielchowsky, Gabriela de Brelàz, Isabel Marian Hartmann de Quadros, Marcos Xavier, Mirhiane Mendes de Abreu, Nelson Cardoso Amaral, Veneziano de Castro Araújo, Alexsandro Carvalho, Danilo Braun Santos, Claudia Guedes Araújo Silva, André Luiz Vieira Dias, Thiago Borges de Aguiar, Paola Gomes Ribeiro, Rafael Nascimento de Andrade, Victória Lopes da Silva, Vitória Beatriz Rocha Benedito, Evilasio da Silva Salvador, Maurício Ernica, Úrsula Peres, Carlos Eduardo Teles de Oliveira, Ecila Laves de Oliveira Migliori, Gercina Rodrigues Pereira, Juliana Duarte Lacerda, Mariana Nunes de Moura Souza, Meyrele Torres Nascimento, Monizy Borges Pires, Roberta Kelly Amorim de França, Thaís Cavalcante

      2019 a 2023

    • Formação e trabalho em tempos de avaliação: impactos dos indicadores na educação

      A presente pesquisa investiga como os indicadores de qualidade educacional e as avaliações em larga escala interferem na formação de estudantes e de professores e no trabalho de educadorer em todas as etapas da educação no Brasil e em diferentes países do mundo.

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto, Magali Aparecida Silvestre, Deise Lopes de Souza, Claudia Guedes Araújo Silva, Bianca Cristina Xavier, Talita Souza Delfino, Joana de Fátima Rodrigues, Juliana Marcondes de Morais, Maria Eduarda Novais Pereira, Carolina Ferreira da Silva, Roberta Ferreira Morais, Natália Aparecida Nazário

      2018 a 2022

    • A Produção Acadêmica em Políticas Educacionais no Brasil: características e tendências (2000-2010)

      Este projeto problematiza a produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil no período de 2000 a 2010. A pesquisa tem como objetivo central identificar e analisar as possíveis mudanças nas características da produção em políticas educacionais no período em tela, confrontando-a ao debate mais amplo sobre a produção em políticas públicas. Estas são compreendidas como movimentos complexos que arregimentam esforços de diferentes agentes para dar corpo a séries de ações e comportamentos que produzem repercussões na vida social. Tal compreensão busca, simultaneamente, destacar o Estado além do aparelho de governo e as políticas públicas como movimentos que disputam as agendas de Estado e sua hegemonia. A metodologia da pesquisa, de natureza qualitativa, será pautada pela análise de conteúdo baseada em categorias temáticas, procurando explorar o repertório dos textos selecionados, suas características argumentativas, opções teórico-metodológicas e o contexto que circunstanciou as produções. O corpus será constituído por teses e dissertações produzidas no âmbito de programas de pós-graduação em educação e que alcançaram no período do estudo nota igual ou superior a cinco.

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto, Elenita Santana de Almeida, Alessandra Mirna Vitorino, Deise Lopes de Souza, Karen Cristina Sobral Bock, Anete Silva dos Santos Ferreira, Cicera Aparecida Escoura Bueno

      2011 a 2014

    • Diálogos Pertinentes - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica

      Esse projeto está localizado no âmbito do Programa de melhoria da qualidade das licenciaturas - PRODOCÊNCIA - CAPES, edital 028/2010. O projeto reúne seis cursos de Licenciatura da Unifesp: Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). Em continuidade ao Projeto de Residência Pedagógica aprovado em 2007, a proposta atual pretende agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica PRP - no Curso de Pedagogia e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores na perspectiva da "valorização da formação e a relevância social dos profissionais do magistério . O projeto envolve o desenvolvimento de estudos de aprofundamento relativos à metodologia de formação prática instituída pelo Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Unifesp e a construção de um núcleo de estudos sistemáticos sobre formação inicial de professores para produzirmos, coletivamente, proposições para um projeto institucional de formação de professores para a Educação Básica.

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto, Isabel Melero Bello, Marieta Gouveia de Oliveira Penna, Antonia Almeida Silva, Márcia Aparecida Jacomini, Elisângela Alves da Silva Scaff, Héricka Karla Alencar de Medeiros Wellen, Valdelaine da Rosa Mendes, Mirna Ribeiro Lima da Silva, Dirce Nei Teixeira de Freitas

      2010 a 2019

    • Usos da Estatística e de Indicadores em Educação: o impacto do IDEB no Sistema Municipal de Educação de Guarulhos

      O objetivo geral deste projeto de pesquisa é o de analisar os impactos produzidos pelo uso das estatísticas e de indicadores educacionais na realidade escolar e na gestão do sistema municipal de ensino de Guarulhos, tendo como foco central a implementação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) pelo governo federal. Para tanto, coletará e analisará informações provenientes de diferentes fontes, tais como: bancos de dados elaborados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) - Censo Escolar, resultados da Prova Brasil, IDEB e suas projeções e metas, entre outros; entrevistas semi-estruturadas com dirigentes municipais de educação, diretores, coordenadores e professores de escolas da rede pública de ensino; observação estruturada de uma amostra de escola (estudos de caso); artigos publicados em jornais de grande circulação e que tratam sobre o tema (IDEB e estatísticas educacionais). Como referência teórica será adotada a perspectiva dos estudos desenvolvidos por pensadores da Teoria Crítica da Sociedade, entre eles Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse, especialmente os que tratam da ideologia da racionalidade tecnológica e da educação.

      Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto, Isabel Melero Bello, Celia Maria Benedicto Giglio, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Umberto de Andrade Pinto, Marineide de Oliveira Gomes, Magali Aparecida Silvestre, Daniela Finco, Claudia Lemos Vóvio, Claudia Barcelos de Moura Abreu, Clecio dos Santos Bunzen Júnior, Daniel Revah, Márcia Cristina Romero Lopes, Izilda Cristina Johanson, Verilda Speridião Kluth, Maria Rita Toledo, Henrique Parra, Lucila Pesce, Maria Rita Tarcia, Marieta Gouveia de Oliveira Penna, Vera Lucia Gomes Jardim, Betania Libanio Dantas de Araujo, Marcia Aparecida Jacomini

      2009 a 2019

    Atualização Lattes em 2024-07

    Processado em 2024-07-22