Maria Angélica Pedra Minhoto
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
E-Mail: mminhoto@unifesp.br
Resumo
possui graduação em Pedagogia (1987) e Economia (1990) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestrado (2003) e doutorado (2007) em Educação: História, Política, Sociedade, pela mesma instituição. Atualmente é professora do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no curso de Pedagogia do Campus Guarulhos. É Coordenadora de Pesquisa do Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência - SoU_Ciência e Diretora de Publicações da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Foi Pró-Reitora de Graduação da UNIFESP (2013-2017) e Diretora Financeira da ANPAE (2019-2023). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Políticas, Sistemas e Instituições Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional; sistemas de avaliação; educação superior, ciência e tecnologia.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
MINHOTO, M. A. P.;MINHOTO, MARIA ANGÉLICA PEDRA;PEDRA MINHOTO, MARIA ANGÉLICA
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Inglês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente
Espanhol
Compreende bem, Fala nao_informado, Lê bem, Escreve nao_informado
Francês
Compreende nao_informado, Fala nao_informado, Lê razoavelmente, Escreve nao_informado
Formação
Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade
Da Progressão do Ensino Elementar ao Ensino Secundário (1931-1945): crítica do exame de admissão ao ginásio
Fundamentos da Educação
Orientação: Alda Junqueira Marin
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade
Avaliação Educacional no Brasil: crítica do Exame Nacional do Ensino Médio
Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
Política, Planejamento e Avaliação Educacional
Orientação: Odair Sass
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
2001 a 2003
Graduação em Pedagogia
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1984 a 1987
Graduação em Economia
A formação da burguesia brasileira segundo Florestan Fernandes
Orientação: Professor José Renato
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1986 a 1990
Produção
2024
2023
-
BRANCO TAMBÉM É COTISTA: A abrangência da Lei 12.711/2012 e a reversão da invisibilidade do estudante cotista branco (2023)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Claudia Guedes Araújo Silva; Thaís Cavalcante
Fonte: Anais do Evento: I JORNADA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS , p. 1
-
-
-
Formação docente em cursos EAD de instituições privadas: implicações aos cursinhos populares (2023)
Artigo publicado
Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Saulo Monteiro dos Santos
Fonte: JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS , v. 17 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
RESERVA DE VAGAS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS E DESEMPENHO ESTUDANTIL: OS IMPACTOS DA LEI 12.711/2012 (2023)
Artigo publicado
Autores: BIELSCHOWSKY, CARLOS EDUARDO; Maria Angélica Pedra Minhoto; DIAS, ANDRÉ LUIZ VIEIRA; SILVA, CLÁUDIA GUEDES DE ARAÚJO
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO , v. 39 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
2022
-
Experiências na graduação da Unifesp: A avaliação de egressos (2022)
Artigo publicado
Autores: MINHOTO, MARIA ANGÉLICA PEDRA; Magali Aparecida Silvestre; SOUZA, DEISE LOPES DE; REIS, REGINA CÉLIA
Fonte: ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES , v. 30 , p. 65 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
2021
-
n. 51 - O ADOECIMENTO DOCENTE NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (2021)
Artigo publicado
Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; VITORINO, ALESSANDRA MIRNA; BOCK, KAREN CRISTINA SOBRAL
Fonte: JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS , v. 15 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
-
-
Avaliação de impacto do Programa de Permanência Estudantil da Universidade Federal de São Paulo (2021)
Artigo publicado
Autores: CESPEDES, JULIANA GARCIA; Maria Angélica Pedra Minhoto; OLIVEIRA, SUZANA CRISTINA PEREIRA DE; ROSA, ANDERSON DA SILVA
Fonte: ENSAIO (RIO DE JANEIRO. ONLINE) , v. 29 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
2020
-
Exame Nacional do Ensino Médio: análise dos usos e objetivos do exame (2020)
Artigo publicado
Autores: Deise Lopes de Souza; Maria Angélica Pedra Minhoto
Fonte: CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE) , v. 63 , p. 156 - Extrato QUALIS: A2
-
-
2019
-
Política de avaliação do desempenho docente nas redes estaduais de ensino do Brasil (2019)
Artigo publicado
Autores: ZATTI, ANTONIO MARCOS; Maria Angélica Pedra Minhoto
Fonte: EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 45 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
n. 24 - AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS DE EXPANSÃO E DE RESERVA DE VAGAS NA REDE FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: UNIFESP EM ANÁLISE (2019)
Artigo publicado
Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Celia Maria Benedicto Giglio
Fonte: JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS , v. 13 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
2018
-
A política de reestruturação das universidades federais e a instituição de modelos formativos inovadores: a UNIFESP em análise (2018)
Artigo publicado
Autores: MINHOTO, MARIA ANGÉLICA PEDRA; Isabel Melero Bello
Fonte: REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR , v. 5 , p. e019013 - Extrato QUALIS: A3
-
2017
-
PERFIL DE INGRESSANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIFESP: ANÁLISE DA POLÍTICA DE EXPANSÃO DA REDE FEDERAL E DA LEI DE COTAS (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto
Fonte: Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação Estado, Políticas e gestão da educação: Tensões e agendas em (des)construção , p. 1513
-
-
2016
-
Política de avaliação da educação Brasileira: limites e perspectivas (2016)
Artigo publicado
Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto
Fonte: JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS , v. 10 , p. 77 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
2015
-
Vencimento, Remuneração e Condições de Trabalho de Professores da Rede Municipal de São Paulo (2015)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini; Maria Angélica Pedra Minhoto
Fonte: EDucação e Realidade Edição eletrônica , v. 40 , p. 1235 - Extrato QUALIS: A1
-
Políticas de avaliação em larga escala e institucional: perfil da produção na pós-graduação (2015)
Artigo publicado
Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto
Fonte: Estudos em Avaliação Educacional (Online) , v. 26 , p. 294 - Extrato QUALIS: A1
-
2014
-
Precarização docente: professores não‐efetivos na rede estadual de São Paulo (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Rubens Barbosa de Camargo; João Batista Silva dos Santos
Fonte: Direito à educação, políticas educativas e trabalho docente na América Latina: experiências e propostas em disputa , p. 1
-
Carreira e remuneração do magistério no município de São Paulo: análise legislativa em perspectiva histórica (2014)
Artigo publicado
Autores: Rubens Barbosa de Camargo; Maria Angélica Pedra Minhoto; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: Educação & Sociedade (Impresso) , v. 35 , p. 215 - Extrato QUALIS: A1
-
Pesquisa em política educacional no Brasil (2000-2010): uma análise de teses e dissertações. (2014)
Artigo publicado
Autores: Isabel Merelo Bello; Márcia Aparecida Jacomini; Maria Angélica Pedra Minhoto
Fonte: PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE) , v. 9 , p. 369 - Extrato QUALIS: A1
-
2013
2012
-
-
Plano de cargos, carreira e remuneração do magistério público municipal de Boa Vista (RR): uma análise da valorização e do estímulo ao trabalho docente (2012)
Artigo publicado
Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Celia Maria Benedicto Giglio
Fonte: Jornal de Políticas Educacionais , v. 5 , p. 36 - Extrato QUALIS: A2
-
-
PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS: ANÁLISE DE DADOS DO CENSO DO PROFESSOR (2003) E DA PESQUISA PRODOCÊNCIA (2007) (2012)
Artigo publicado
Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Celia Maria Benedicto Giglio
Fonte: Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 6 , p. 343 - Extrato QUALIS: A3
-
-
-
Financiamento da educação e remuneração docente na educação básica: uma abordagem a partir de planos de carreira, vencimentos e composição remuneratória em 2010 (2012)
Artigo publicado
Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Rubens Barbosa de Camargo; Marcia Aparecida Jacomini
Fonte: Revista Fineduca , v. 2 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
-
2011
-
-
-
Valorização do magistério ou darwinismo profissional? (2011)
Artigo publicado
Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Marieta Gouveia de Oliveira Penna
Fonte: Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso) , v. 19 , p. 149 - Extrato QUALIS: A1
2010
2009
-
Financiamento da educação e remuneração docente: um começo de conversa em tempos de Piso Salarial Profissional Nacional (2009)
Artigo publicado
Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; I-Juca Pirama Gil; Rubens Barbosa de Camargo; Andréa Barbosa Gouveia
Fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação , v. 25 , p. 341 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
2008
-
-
Articulação entre primário e secundário na era Vargas: crítica do papel do estado (2008)
Artigo publicado
Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto; Maria Angélica Pedra Minhoto
Fonte: Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 34 , p. 10.1590/S1517-9 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
-
-
-
-
-
-
2007
2005
2004
2001
Atuações
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
participação em projeto de pesquisa
doutoranda
2001 a 2007
FIZO - Faculdade Integração Zona Oeste
-
RTP
2004 a 2008
Universidade de São Paulo
-
Professor Doutor
2007 a 2008
Universidade Federal de Alfenas
-
Professor Adjunto
2008 a 2009
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Associado
Desde 2009
Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Sede
-
Diretora Financeira
2019 a 2023
-
Diretora de Publicações
Desde 2023
Educação Básica em Foco
-
Membro de corpo editorial
2020 a 2023
FINEDUCA: REVISTA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
-
Membro de corpo editorial
Desde 2020
Ensino
Orientações e supervisões
Supervisão de pós-doutorado em andamento
Tese de doutorado em andamento
-
A educação profissional no estado do Ceará: integração curricular no novo ensino médio
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
O ACESSO E A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS NA UNIR E NA UFPB APÓS A LEI DE COTAS (2013-2022)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
A produção acadêmica dos psicólogos egressos da UNIFESP Baixada Santista: possibilidades de uma psicologia à contrapêlo
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
Invisibilidade ou protagonismo: a relação entre a atuação da equipe sociopedagógica e a gestão escolar do IFSP, espaços pedagógicos em debate
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado em andamento
-
Da Proposta Curricular do Estado de SP (2008) ao Novo Currículo Paulista (2020): a construção de um currículo
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
A UNIFESP nas narrativas de egressos: fatores determinantes para a (não-) continuidade de estudos na pós-graduação da instituição
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Tese de doutorado concluídas
-
As expectativas de estudantes do Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia sobre a própria formação: o que revelam as teses e dissertações (2008-2022)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2024
-
Política Educacional Contemporânea: análise da atividade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (2000 a 2019)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
Dissertação de mestrado concluídas
-
Adorno e a violência contra o professor: a sala de aula entre a crise de autoridade e a fragilidade da razão
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Cursinhos pré-vestibulares populares: um estudo sobre o acesso ao ensino superior e construção da cidadania
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO: Um estudo sobre a implementação da modalidade de ensino no IFSP a partir da Lei nº 11.892/2008
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Anete Silva dos Santos Ferreira
Perspectivas dos coordenadores de cursos de licenciatura em matemática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) sobre a avaliação externa
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Trabalho e Saúde Docente nas EMEIs de São Paulo: efeitos da implementação do ensino fundamental de nove ano
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
O Programa Mais Educação São Paulo: análise do fluxo e da trajetória escolar da primeira turma do ciclo autoral
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
A crise na educação estadual paulista como forma de administração - uma leitura a partir da relação entre a política de avaliação e a imprensa
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Cicera Aparecida Escoura Bueno
Qualidade da educação na agenda global: análise da educação para todos da UNESCO
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Exame Nacional Do Ensino Médio: Análise Da Reorganização Estrutural Do Exame
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Avaliação Do Desempenho Docente Nas Redes Públicas Estaduais De Ensino Do Brasil E Sua Relação Com A Remuneração
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Professores temporários da rede estadual de São Paulo: análise da política de pessoal da perspectiva orçamentária
Programa de Pós-Graduação em Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Assessora Acadêmica do Gabinete da Reitora
Reitoria
-
Pró-Reitora
Pró-reitoria de Graduação
Pesquisa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
Fins da Universidade Pública e Formação no Brasil: análise baseada na produção científica sobre o tema
Este projeto de pesquisa de pós-doutoramento tem o objetivo de analisar os fins da universidade pública e o conceito de formação superior contemporâneos, tendo como ponto de partida o mapeamento da produção acadêmica voltada ao tema, em artigos publicados entre os anos de 2010 e 2019 em periódicos científicos brasileiros. A pesquisa vincula-se ao Projeto Temático Formação e educação, tecnologia e profissionalização, na sociedade industrial do capitalismo tardio, coordenado pelo Prof. Dr. Odair Sass, professor e pesquisador do Programa de estudos pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no âmbito da linha de pesquisa Teoria crítica da sociedade e formação: função social da educação e da escola.
2020 a 2022
-
Internacionalização-Nacionalização de padrões pedagógicos e escolares do ensino secundário e profissional (SP, meados so séc. XIX ao pré 2° Gerra Mundial)
Os objetivos gerais deste projeto são: 1) reconstruir o processo complementar de configuração dos padrões pedagógicos e escolares do ensino secundário e do ensino profissional no Brasil, entre meados do século XIX ao pré-Segunda Guerra Mundial; 2) examinar a relação complementar do ensino secundário e profissional face ao ensino primário e superior; 3) situar esse processo no movimento de internacionalização-nacionalização dos padrões referidos; 4) introduzir novos referentes interpretativos quer para o ensino secundário quer para o ensino profissional que permita entendê-los no ambiente cultural inclusivo. Quanto aos objetivos específicos deste subprojeto, destacam-se: 1) reconstruir o processo complementar de configuração dos padrões pedagógicos e escolares do ensino secundário e do ensino profissional em São Paulo, entre meados do século XIX ao pré-Segunda Guerra Mundial; 2) examinar as iniciativas dos governos paulistas no período indicado no que tange à modelação do ensino secundário e profissional; 3) examinar as proposições de configuração das duas modalidades de ensino indicadas oriundas de redes intelectuais e políticas paulistas (jornais, associações profissionais e científicas, agremiações operárias e outros) e 4) rastrear as instituições de ensino secundário e profissional criadas ou existentes em São Paulo no período de 1890 a 1971, para fins de estudos verticalizados.
Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto, Odair Sass, CARLOS ANTONIO GIOVINAZZO JR, Luiz Alberto Neves Filho, Cristiane Regina Fairbanks Russo, Deise Lopes de Souza
2003 a 2006
-
Psicologia e a estrutura do ensino secundário brasileiro
Como desdobramento de projeto anterior(Psicologia social e a educação escolar brasileira) e dos estudos acerca da relação entre psicologia e educação evidenciou-se que aquela ciência influenciou e influencia fortemente as proposições educacionais voltadas para a infância e as primeiras etapas da escolarização. Tal ênfase acaba por descurar relativamente as investigações acerca das repercussões da psicologia e da psicologia social sobre a juventude e as etapas de escolarização ou graus de ensino posteriores ao ensino fundamental das primeiras séries. Explorar as funções que a psicologia desempenhou, da perspectiva histórica, e desempenha na organização e nas práticas escolares, após as primeiras séries do ensino fundamental ou o que já foi denominado na educação brasileira de ensino secundário, constitui o objetivo precípuo desse projeto.
Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto, Odair Sass, mirian Jorge Warde, Bruno Bontempi Jr
2005 a 2021
Universidade de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
-
PROEXT UNIFESP - Projeto Educação Pública em debate: fundamentos, políticas e práticas
Objetivo geral do Projeto: articular a pesquisa, o ensino e a extensão, com foco nas políticas educacionais e processos educativos em espaços formais e não-formais no estado de São Paulo, e em várias temporalidades, com o objetivo de fortalecer a formação acadêmico-científica e contribuir para o desenvolvimento sustentável, a convivência cidadã e a melhoria da qualidade de vida.
Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto, Odair Sass, Maria Angélica Pedra Minhoto, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Daniela Finco, Claudia Panizzolo, Marcia Aparecida Jacomini, Marian Avila de Lima e Dias, Ellen Gonzaga Lima Souza, SILVESTRE, MAGALI APARECIDA, Edna Martins, Emerson Izidoro dos Santos, Fernando Rodrigues de Oliveira, Jorge Barcellos da Silva
Desde 2023
-
Afirmando pela diferença: as Ações Afirmativas nos Programas de Pós-graduação no Brasil
Como em todos os setores sociais, na educação as desigualdades representam uma realidade histórica e desafiadora, em especial relativas à população negra, indígena, pessoas com deficiências, ourelativas às questões de gênero. Essas desigualdades e diferenças impactam profundamente os Programas de PósGraduação (PPGs) no Brasil, que se caracterizam notadamente pela segregação degrupos historicamente excluídos na sociedade brasileira. A Pós-Graduação Stricto Sensu das IES públicas é caracterizada pela formação de altos quadros da educação nacional, entretanto, segundo osdados da CAPES (2018) o número de pós-graduandos pretos e pardos é significativamente menor que os número de brancos, num contexto de exclusão dessa população, conforme expresso em quadroCAPES 2018, colocado em anexo, que afere os percentuais de estudantes de pós graduação stricto sensu na categoria raça/cor. Entre mestrandos/as e doutorandos/as das Instituições Federais deEducação Superior (IFES) declarados/as a população negra (preta+parda) representa 15,1; a indígena 0,2, a amarela 0,5 e a branca 29,7. Entretanto, chama a atenção a proporção de NãoDeclarado e Não Dispõe de Informação", nas IFES representam 54,4. Esse contexto, sem informações consolidadas, dificulta o diagnóstico mais profundo sobre a realidade negra e dos demais gruposmencionados na formação de professores e pesquisadores nos PPGs das Universidades Federais. Este projeto se justifica, pois tem como objetivo produzir uma modelagem de diagnóstico visando superaressa dificuldade. Para tanto, vamos mapear o acesso, a permanência e a titulação de discentes de todos os PPGs da Unifesp, formandos entre 2019 e 2023 considerando os aspectos étnico-raciais, degênero e de deficiências; a constituição do corpo docente desses programas, entre 2019 e 2023, considerando os aspectos étnico-raciais, de gênero e de deficiências; vamos analisar a produção dosdiscentes, entre 2019 e 2023, observando a inclusão de temas étnico-raciais, de gênero e PCDs nas diferentes áreas do conhecimento. Considerando o nível de desigualdade na composição do corpodiscente dos programas de pós-graduação, destaca-se que foi elaborado, na Unifesp, por meio do Neab e em parceria com o PDAAN, em 2018, o projeto de formação Abdias do Nascimento com o objetivode propiciar a formação e capacitação de estudantes que se autodeclaravam preto(a)s e pardo(a)s) e indígenas ou pessoas com deficiência para concorrerem em iguais condições aos processos seletivosde pós-graduação na área de Ciências Humanas em IES no Brasil e no exterior.O projeto analisará a composição étnica, racial, de gênero, e deficiências de discentes e docentes dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Paulo, observando o acesso,permanência, titulação e produção científica. Visa mapear possibilidades e limites das políticas afirmativas
Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto, Isabel Melero Bello, Daniela Finco, Ellen Gonzaga Lima Souza, Thaís Cavalcante, Maria Nilza da Silva, alexandre filordi de carvalho, sandra regina leite de campos, bruno konder comparato, roniberto morato do amaral, deivison mendes faustino
Desde 2023
-
Análise da Educação Superior brasileira em duas chaves analíticas: 1) Inserção laboral de egressos dos cursos de graduação e 2) Análise dos cursos de graduação na modalidade EaD e metodologia para construção de indicadores para a sua avaliação
O Projeto tem dois objetivos principais: 1) Investigar a inserção laboral no mercado formal de trabalho de egressos de cursos presenciais da educação superior, formados entre os anos de 2012 e 2022 e 2) Estudar os indicadores de Avaliação da Educação Superior, presentes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), com foco na modalidade a distância, especialmente na oferta de EaD em grande escala. As principais fontes da pesquisa são os microdados dos Censos da Educação Superior (CES 2012-2022), os microdados do Exame Nacional do Desempenho do Estudante (Enade 2012-2022), do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Censo da Educação Básica (CEB), produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Relação Anual de Informações Sociais (Rais 2012-2022) do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como, no caso do segundo objetivo, os indicadores de avaliação do Sinaes em suas diferentes dimensões, produzidos igualmente pelo Inep.
Desde 2023
-
Inserção laboral de egressos das universidades federais e sua contribuição ao desenvolvimento nacional
O projeto investiga a inserção laboral de egressos dos cursos de graduação das 69 Universidades Federais, que foram formados entre 2010 e 2019. A hipótese é de que a expansão das Universidades Federais foi uma importante política de promoção de mobilidade social e redução de desvantagens históricas e contribuiu para o desenvolvimento e social e econômico do Brasil. As principais fontes são os microdados do Censo da Educação Superior (2010-2019) e do Exame Nacional do Desempenho do Estudante (2010-2019), produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e a Relação Anual de Informações Sociais (2019) do Ministério do Trabalho e Emprego.
Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto, Pedro Fiori Arantes, Soraya Smaili, Rogerio Schlegel, Ellen Gonzaga Lima Souza, Carlos Eduardo Bielchowsky, Gabriela de Brelàz, Veneziano de Castro Araújo, Alexsandro Carvalho, Danilo Braun Santos, Claudia Guedes Araújo Silva, André Luiz Vieira Dias, Thiago Borges de Aguiar, Ecila Laves de Oliveira Migliori, Thaís Cavalcante, Débora Foguel, Daniela Leal Musa, Daniela Verzola Vaz, Marina Mendes da Costa, Alcides Eleutério da Rocha Junior, Décio Luís Semensatto Junior, Fabiana Yumi Sato Kayanoki, Fabio Alvarez Predolim, Flavio Alex de Oliveira Carvalhaes, Marcelo Knobel, Sérgio Roberto Kieling Franco, Solange Ledi Gonçalves
Desde 2023
-
Políticas para Educação Superior, Ciência e Tecnologia e seus Financiamento
O projeto tem como objetivo analisar o impacto das políticas públicas de expansão e financiamento da Educação Superior e da ciência e tecnologia no desenvolvimento econômico e social e na competitividade do Brasil, partindo da premissa de que o desenvolvimento econômico e social e a redução das desigualdades são influenciados pelo fortalecimento dessas políticas. Será desenvolvido em dois eixos articulados, a saber: 1) Políticas para educação superior, ciência e tecnologia: passado, presente e futuro, que irá caracterizar a expansão da Educação Superior, o perfil e a trajetória estudantil na Educação Superior e as trajetórias após Educação Superior, analisando egressos e 2) Financiamento da educação superior, ciência e tecnologia: elementos para a retomada da expansão e do desenvolvimento soberano, dedicando-se ao financiamento da Educação Superior pública e Ciência e Tecnologia. As análises visam a elaboração de projeções futuras e de perspectivas e ações no contexto das próximas décadas do século XXI.
Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto, Odair Sass, CARLOS ANTONIO GIOVINAZZO JR, Lidiane Cristina da Silva, Pedro Fiori Arantes, Deise Lopes de Souza, Cristiane Regina Fairbanks Russo, Carlos Eduardo Bielchowsky, Gabriela de Brelàz, Alexsandro Carvalho, Danilo Braun Santos, André Luiz Vieira Dias, Ecila Laves de Oliveira Migliori, Daniela Leal Musa, Daniela Verzola Vaz, Kazuhiro Daiti Kojio, Ligia Andreussi Chrisostomo, Luisa Brito Rodrigues, Marina Mendes da Costa
Desde 2021
-
Perfil dos egressos dos cursos de graduação e pós-graduação da Unifesp
Essa pesquisa consiste em estabelecer parâmetros e mecanismos para o acompanhamento dos egressos dos cursos de graduação e pós-graduação da Unifesp com a finalidade de fortalecer as relações entre a Escola e seus egressos, gerando subsídios para a avaliação, planejamento e o aprimoramento de ações institucionais. Visa à contribuir para a avaliação crítica permanente frente à dinâmica e mudanças macroeconômicas, políticas, sociais e culturais, ao mesmo tempo em que poderá servir de parâmetro para o incentivo à participação dos egressos em atividades de ensino, pesquisa e extensão promovidas pela Universidade, como público e como colaboradores.
Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto, Romualdo Portela de Oliveira, Lidiane Cristina da Silva, Pedro Fiori Arantes, Soraya Smaili, Rogerio Schlegel, Carlos Eduardo Bielchowsky, Gabriela de Brelàz, Isabel Marian Hartmann de Quadros, Marcos Xavier, Mirhiane Mendes de Abreu, Nelson Cardoso Amaral, Veneziano de Castro Araújo, Alexsandro Carvalho, Danilo Braun Santos, Claudia Guedes Araújo Silva, André Luiz Vieira Dias, Thiago Borges de Aguiar, Paola Gomes Ribeiro, Rafael Nascimento de Andrade, Victória Lopes da Silva, Vitória Beatriz Rocha Benedito, Evilasio da Silva Salvador, Maurício Ernica, Úrsula Peres, Carlos Eduardo Teles de Oliveira, Ecila Laves de Oliveira Migliori, Gercina Rodrigues Pereira, Juliana Duarte Lacerda, Mariana Nunes de Moura Souza, Meyrele Torres Nascimento, Monizy Borges Pires, Roberta Kelly Amorim de França, Thaís Cavalcante
2019 a 2023
-
Formação e trabalho em tempos de avaliação: impactos dos indicadores na educação
A presente pesquisa investiga como os indicadores de qualidade educacional e as avaliações em larga escala interferem na formação de estudantes e de professores e no trabalho de educadorer em todas as etapas da educação no Brasil e em diferentes países do mundo.
Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto, Magali Aparecida Silvestre, Deise Lopes de Souza, Claudia Guedes Araújo Silva, Bianca Cristina Xavier, Talita Souza Delfino, Joana de Fátima Rodrigues, Juliana Marcondes de Morais, Maria Eduarda Novais Pereira, Carolina Ferreira da Silva, Roberta Ferreira Morais, Natália Aparecida Nazário
2018 a 2022
-
A Produção Acadêmica em Políticas Educacionais no Brasil: características e tendências (2000-2010)
Este projeto problematiza a produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil no período de 2000 a 2010. A pesquisa tem como objetivo central identificar e analisar as possíveis mudanças nas características da produção em políticas educacionais no período em tela, confrontando-a ao debate mais amplo sobre a produção em políticas públicas. Estas são compreendidas como movimentos complexos que arregimentam esforços de diferentes agentes para dar corpo a séries de ações e comportamentos que produzem repercussões na vida social. Tal compreensão busca, simultaneamente, destacar o Estado além do aparelho de governo e as políticas públicas como movimentos que disputam as agendas de Estado e sua hegemonia. A metodologia da pesquisa, de natureza qualitativa, será pautada pela análise de conteúdo baseada em categorias temáticas, procurando explorar o repertório dos textos selecionados, suas características argumentativas, opções teórico-metodológicas e o contexto que circunstanciou as produções. O corpus será constituído por teses e dissertações produzidas no âmbito de programas de pós-graduação em educação e que alcançaram no período do estudo nota igual ou superior a cinco.
Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto, Elenita Santana de Almeida, Alessandra Mirna Vitorino, Deise Lopes de Souza, Karen Cristina Sobral Bock, Anete Silva dos Santos Ferreira, Cicera Aparecida Escoura Bueno
2011 a 2014
-
Diálogos Pertinentes - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica
Esse projeto está localizado no âmbito do Programa de melhoria da qualidade das licenciaturas - PRODOCÊNCIA - CAPES, edital 028/2010. O projeto reúne seis cursos de Licenciatura da Unifesp: Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). Em continuidade ao Projeto de Residência Pedagógica aprovado em 2007, a proposta atual pretende agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica PRP - no Curso de Pedagogia e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores na perspectiva da "valorização da formação e a relevância social dos profissionais do magistério . O projeto envolve o desenvolvimento de estudos de aprofundamento relativos à metodologia de formação prática instituída pelo Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Unifesp e a construção de um núcleo de estudos sistemáticos sobre formação inicial de professores para produzirmos, coletivamente, proposições para um projeto institucional de formação de professores para a Educação Básica.
Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto, Isabel Melero Bello, Marieta Gouveia de Oliveira Penna, Antonia Almeida Silva, Márcia Aparecida Jacomini, Elisângela Alves da Silva Scaff, Héricka Karla Alencar de Medeiros Wellen, Valdelaine da Rosa Mendes, Mirna Ribeiro Lima da Silva, Dirce Nei Teixeira de Freitas
2010 a 2019
-
Usos da Estatística e de Indicadores em Educação: o impacto do IDEB no Sistema Municipal de Educação de Guarulhos
O objetivo geral deste projeto de pesquisa é o de analisar os impactos produzidos pelo uso das estatísticas e de indicadores educacionais na realidade escolar e na gestão do sistema municipal de ensino de Guarulhos, tendo como foco central a implementação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) pelo governo federal. Para tanto, coletará e analisará informações provenientes de diferentes fontes, tais como: bancos de dados elaborados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) - Censo Escolar, resultados da Prova Brasil, IDEB e suas projeções e metas, entre outros; entrevistas semi-estruturadas com dirigentes municipais de educação, diretores, coordenadores e professores de escolas da rede pública de ensino; observação estruturada de uma amostra de escola (estudos de caso); artigos publicados em jornais de grande circulação e que tratam sobre o tema (IDEB e estatísticas educacionais). Como referência teórica será adotada a perspectiva dos estudos desenvolvidos por pensadores da Teoria Crítica da Sociedade, entre eles Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse, especialmente os que tratam da ideologia da racionalidade tecnológica e da educação.
Autores: Maria Angélica Pedra Minhoto, Isabel Melero Bello, Celia Maria Benedicto Giglio, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Umberto de Andrade Pinto, Marineide de Oliveira Gomes, Magali Aparecida Silvestre, Daniela Finco, Claudia Lemos Vóvio, Claudia Barcelos de Moura Abreu, Clecio dos Santos Bunzen Júnior, Daniel Revah, Márcia Cristina Romero Lopes, Izilda Cristina Johanson, Verilda Speridião Kluth, Maria Rita Toledo, Henrique Parra, Lucila Pesce, Maria Rita Tarcia, Marieta Gouveia de Oliveira Penna, Vera Lucia Gomes Jardim, Betania Libanio Dantas de Araujo, Marcia Aparecida Jacomini
2009 a 2019
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22