Isabel Melero Bello
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
E-Mail: isabel.bello@unifesp.br
Resumo
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutorado em Educação: Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo (2008). Realizou estágio de doutoramento em Paris no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP) em 2007. Concluiu em 2020 estágio de pós-doutoramento na Unesp/Rio Claro. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Formação de Professores, Currículo Escolar e Políticas Educacionais. É professora associada da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo atuando na pós-graduação em Educação (stricto sensu) na área de Currículo Escolar e Formação de Professores. É Líder do grupo de pesquisa Políticas Educacionais, Formação de Professores e Saberes Escolares - PEFProSE criado em 11/06/2018. Certificado pela Universidade Federal de São Paulo. dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3668279461660378.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
BELLO, I. M.;BELLO, ISABEL MELERO
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Espanhol
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente
Francês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Inglês
Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
Formação
Doutorado em Educação
Formação superior de professores em serviço: um estudo sobre o processo de certificação do magistério brasileiro
Orientação: Belmira Oliveira Bueno
Universidade de São Paulo
Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade
Trajetórias do curso normal superior em São Paulo: das propostas oficiais de formação de professores ao cotidiano das instituições de ensino superior
Educação Superior
Tópicos Específicos de Educação
Orientação: Alda Junqueira Marin
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
2001 a 2003
Mestrado em Ensino Superior e Formação de Docentes
Formação de professores, profissionalidade e prática docente: relatos de vida de professores
Orientação: Maria Cecília Sanchez Teixeira
Universidade Paulista
1997 a 2000
Graduação em Pedagogia
Universidade de São Paulo
1987 a 1994
Produção
2024
-
Políticas Curriculares para o Ensino de Inglês no Estado de São Paulo (1931-1971): expectativas e limites do contexto escolar (2024)
Artigo publicado
Autores: Luiz Ricardo Gonçalves Rabello; Isabel Melero Bello
Fonte: REVISTA DE EDUCAÇÃO PUC-CAMPINAS , v. 29 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
2022
-
A SOCIEDADE PUNITIVA EM PERSPECTIVA NEOLIBERAL: engendrar ilegalismos, moralizar as subjetividades e normalizar a exclusão social (2022)
Artigo publicado
Autores: Alexandre Filordi de Carvalho
Fonte: CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS , v. 22 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
-
A educação de jovens e adultos e seu atendimento pela rede estadual de ensino paulista (1995-2018) (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Isabel Melero Bello; ana carolina colacioppo rodrigues; Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
Fonte: Políticas curriculares na rede estadual paulista (1995-2018) , p. 111
-
2021
-
-
-
Educação em espaços de privação de liberdade no estado de São Paulo (2021)
Artigo publicado
Autores: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna; Isabel Melero Bello; ana carolina colacioppo rodrigues
Fonte: REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 45 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
2019
-
-
As atuais políticas de formação e certificação de professores e gestores: um estudo a partir das facetas da formação do pedagogo (2019)
Trabalhos em eventos
Autores: ana carolina colacioppo rodrigues; Isabel Melero Bello
Fonte: Políticas e práticas de formação dos docentes e dirigentes escolares , p. 34
-
-
2018
-
-
A política de reestruturação das universidades federais e a instituição de modelos formativos inovadores: a UNIFESP em análise (2018)
Artigo publicado
Autores: MINHOTO, MARIA ANGÉLICA PEDRA; Isabel Melero Bello
Fonte: REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR , v. 5 , p. e019013 - Extrato QUALIS: A3
-
Levantamento de teses e dissertações sobre políticas de formação inicial de professores em cursos de Pedagogia (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Isabel Melero Bello; ana carolina colacioppo rodrigues; Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
Fonte: Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências , p. 1
-
Qualidade da educação na produção da pós-graduação brasileira no período 2000-2010 (2018)
Artigo publicado
Autores: PENNA, MARIETA GOUVÊA DE OLIVEIRA; JACOMINI, MÁRCIA APARECIDA; Isabel Melero Bello
Fonte: Revista @mbienteeducação , v. 11 , p. 210 - Extrato QUALIS: A2
-
ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 ? 2010) (2018)
Artigo publicado
Autores: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna; Isabel Melero Bello; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 6 , p. 35 - Extrato QUALIS: A4
2017
-
A INFLUÊNCIA DOS DISCURSOS DOS ORGANISMOS E DAS ENTIDADES INTERNACIONAIS NO CURRÍCULO BRASILEIRO E A RELAÇÃO COM A ALFABETIZAÇÃO COMO DIREITO DE APRENDIZAGEM (1990-2012) (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Vanessa Santana dos Santos; Isabel Melero Bello
Fonte: Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação Estado, Políticas e gestão da educação: Tensões e agendas em (des)construção (Publicação Eletrônica) , p. 1150
-
A escola fundamental e a didática: a produção acadêmica e sua contribuição para o ensino (2017)
Capítulo de livro publicado
Autores: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna; ana carolina colacioppo rodrigues; Isabel Melero Bello
Fonte: Didática, investigações sobre a Prática pedagógica e contribuições para o ensino , p. 115
-
GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA (2000- 2010) (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Isabel Melero Bello; Marieta Gouvêa de Oliveira Penna; Márcia Aparecida Jacomini
Fonte: Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação Estado, Políticas e gestão da educação: Tensões e agendas em (des)construção (Publicação Eletrônica) , p. 456
-
O papel do coordenador pedagógico nas escolas públicas paulistanas: entre as questões pedagógicas e o gerencialismo (2017)
Artigo publicado
Autores: Isabel Melero Bello; Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
Fonte: EDUCAR EM REVISTA (IMPRESSO) , v. 1 , p. 69 - Extrato QUALIS: A1
-
Relação teoria-prática na percepção de alunas-professoras de um programa especial de formação (2017)
Artigo publicado
Autores: Isabel Melero Bello; PENNA, MARIETA GOUVÊA DE OLIVEIRA
Fonte: REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 11 , p. 938 - Extrato QUALIS: A2
-
2016
-
-
Políticas de formação de professores e carreira docente no Brasil: a produção do conhecimento e o posicionamento epistemológico dos pesquisadores na área (2016)
Capítulo de livro publicado
Autores: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna; Isabel Melero Bello
Fonte: Mudanças atuais na sociedade brasileira e o sistema nacional de educação: Qualidade da educação pública como direito humano , p. 800
-
Políticas de formação de professores e carreira docente: a produção do conhecimento e o posicionamento epistemológico dos pesquisadores na área (2016)
Capítulo de livro publicado
Autores: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna; Isabel Melero Bello
Fonte: Pesquisa em políticas educacionais: características e tendências , p. 155
-
Saberes docentes, formação profissional e prática pedagógica de professores dos anos iniciais da escolarização básica (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Isabel Melero Bello; Alda Junqueira Marin; ana carolina colacioppo rodrigues; Maria Regina Guarnieri; Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
Fonte: Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira , p. 197
-
-
-
2015
-
-
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CARREIRA DOCENTE NO BRASIL: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E O POSICIONAMENTO EPISTEMOLÓGICO DOS PESQUISADORES NA ÁREA (2015)
Trabalhos em eventos
Autores: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna; Isabel Melero Bello
Fonte: Caderno de programação e resumos do V Seminário de Educação Brasileira ? Mudanças atuais na Sociedade Brasileira e o Sistema Nacional de Educação: qualidade da educação pública como direito humano , p. 72
-
-
Gestão e participação: um estudo sobre os modos de organização do trabalho pedagógico em duas escolas públicas paulistas (2015)
Artigo publicado
Autores: PENNA, MARIETA DE OLIVEIRA GOUVÊA; Isabel Melero Bello
Fonte: Revista Eletrônica de Educação (São Carlos) , v. 9 , p. 90 - Extrato QUALIS: A2
-
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE POLÍTICAS PARA FORMAÇÃO E CARREIRA DOCENTES NO BRASIL (2015)
Artigo publicado
Autores: Isabel Melero Bello; Marieta Gouvêa de Oliveira Penna; Mirna Ribeiro Lima da Silva
Fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação , v. 31 , p. 545 - Extrato QUALIS: A1
2014
-
-
-
As pesquisas sobre políticas de formação de professores no Brasil: análises de teses e dissertações sobre a temática (2000-2010) (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Isabel Melero Bello; Marieta Gouvêa de Oliveira Penna; Mirna Ribeiro Lima da Silva
Fonte: II Jornadas Latinoamericanas de Estudios Epistemológicos en Política Educativa
2013
-
O Plano de Ações Articuladas (PAR) e a política nacional de formação de docentes para a educação básica: aspectos das demandas formativas de professores do ensino fundamental I (2013)
Capítulo de livro publicado
Autores: Isabel Melero Bello; Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
Fonte: PNE em foco: Políticas de responsabilização, regime de colaboração e Sistema Nacional de Educação , p. 408
-
O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) E A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: ASPECTOS DAS DEMANDAS FORMATIVAS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS (2013)
Trabalhos em eventos
Autores: Isabel Melero Bello; marieta gouvêa de oliveira penna
Fonte: PNE em Foco: políticas de responsabilização, regime de colaboração e sistema nacional de educação , p. 81
-
-
2012
-
Programas especiais de formação superior de professores no Brasil: a universitarização do magistério em questão (2012)
Artigo publicado
Autores: Isabel Melero Bello; Belmira Oliveira Bueno
Fonte: Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives , v. 20 , p. 1/20 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
THE CIRCULATION OF PEDAGOGICAL MODELS BETWEEN FRANCE AND BRAZIL IN THE LATE 20TH CENTURY: TEACHER EDUCATION AND THE ROLE OF THE INSTITUTS UNIVERSITAIRES DE FORMATION DE MAÎTRES (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Belmira Amélia Oliveira Bueno; Denise T. R. Souza; Isabel Melero Bello
Fonte: International Standing Conference for the History of Education 34 Society for the History of Children and Youth Disability History Association , p. 289
-
2011
-
-
Personal and professional development of teacher of the early years of schooling in higher education distance: reflections from brazilian´s researches (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Isabel Melero Bello; Ana Carolina Colacioppo
Fonte: Back to the future: legacies, continuities and changes in educational policy, practice and research , p. 130
2010
-
A profissão docente em tempos neoliberais: influências das reformas educacionais sobre a formação e o trabalho do professor (painel) (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Isabel Melero Bello
Fonte: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais , p. 3
2009
2008
2007
2006
-
-
New Technologies, literacy and the teachers reading and writing (2006)
Trabalhos em eventos
Autores: Belmira Amélia Oliveira Bueno; Denise T. R. Souza; Isabel Melero Bello
Fonte: Technologies of the Word: Literacies in the History of Education. 28th International Standing Conference for the History of Education , p. 33
2005
2004
2003
2002
Atuações
Ministério da Educação
-
técnico em assuntos educacionais
1994 a 2004
Universidade de São Paulo
-
colaborador
aluno
2004 a 2007
Instituto de Educação da Faculdade de Música Carlos Gomes
-
Professora
Autônomo
2004 a 2009
Faculdade de Música Carlos Gomes
-
Professora
2002 a 2002
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
-
CLT
Professor substituto
2008 a 2008
Representação do MEC no Estado de São Paulo
-
técnico em assuntos educacionais
2009 a 2011
Universidade Federal de São Paulo
-
professora adjunta
2011 a 2019
-
Líder de grupo de pesquisa
Pesquisa e desenvolvimento
Desde 2018
-
Coordenadora de projetos pedagógicos Prograd
2013 a 2017
-
membro da comissão regimento Dep.Educação
2011 a 2012
-
Coordenadora Residência Pedagógica Gestão
2011 a 2013
-
professora pós-graduação
Desde 2014
-
membro da comissão Regimento EFLCH
2011 a 2014
-
Membro titular do NDE curso de Pedagogia
2013 a 2018
-
membro suplente comissão curso Pedagogia
2018 a 2019
-
membro da comissão processo seletivo pós-grad
Desde 2018
-
membro da comissão de bolsas da pós-graduação
Desde 2020
-
membro do colegiado de curso
Desde 2011
-
membro do departamento de educação
Desde 2011
-
Professora Associada
Desde 2019
-
preceptora da residência pedagógica em gestão
Desde 2011
-
Coordenadora da RP em Gestão Escolar
2022 a 2023
Universidade Nove de Julho
-
professora de Currículos e Programas I e II
Celetista formal
2009 a 2010
Escola Estadual de Primeiro Grau Ludovina Credídio Peixoto
-
Professor II
Contrato temporário
1995 a 1997
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
colaborador
2012 a 2014
Universidade Estadual de Feira de Santana
-
colaborador
2012 a 2014
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES DE EJA NO BRASIL
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
O DISCURSO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SEUS IMPACTOS NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO DOCENTE NA AMÉRICA LATINA
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Edvaldo dos Reis Oliveira Filho
Os lírios não nascem da lei: a luta do magistério pela aplicação da Lei Federal 11.738/2008 nos 26 estados e no DF
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
TRABALHO DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO: DESVALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA, FORMAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Dissertação de mestrado em andamento
-
PROJETOS ESPECIAIS DE AÇÃO (PEA) - UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO EM SERVIÇO DOS PROFESSORES DA PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
Dissertação de mestrado concluídas
-
O coordenador pedagógico no sudeste brasileiro: um diagnóstico dos aspectos legais que regulamentam a função
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Reformas curriculares e o livro didático de educação física em cena
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Do formal ao real: o currículo em ação da EJA na rede estadual de São Paulo (1995-2020)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Luiz Ricardo Gonçalves Rabello
A trajetória do ensino de inglês na rede pública de ensino do Estado de São Paulo
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Edvaldo dos Reis Oliveira Filho
A Política de formação continuada docente da Rede Municipal de Educação de Guarulhos/SP (2001-2020)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e formação continuada de professores da rede municipal de educação de São Paulo: entre apropriações e práticas
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
MARILENE APARECIDA BARBOSA DANTAS
Formação de professores para a educação infantil: um estudo a partir dos projetos pedagógicos do curso de Pedagogia das Universidades Federais do sul e sudeste do Brasil
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
JAMES PEREIRA RUIZ SANCHES DOS SANTOS
Políticas educacionais para o ensino médio - confrontando perspectivas
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Movimentos feministas: um estudo de caso sobre as relações de gênero em uma universidade pública
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Reforma curricular da rede municipal de ensino de São Paulo (2013): concepções de alfabetização e letramento em duas escolas localizadas em territórios vulneráveis
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenadora de Projetos e Acompanhamento Pedagógico na Pró-reitoria de Graduação
campus Guarulhos
Pesquisa
Universidade de São Paulo
-
Programas Especiais de Formação de Professores, Educação a Distância e Escolarização: pesquisas sobre novos modelos de formação em serviço
A proposta tem por objetivo analisar os programas especiais de formação de professores em serviço que emergiram no período pós LDB 9394/96, bem como o modelo pedagógico que se configura em tais propostas por meio da educação a distância. Análises de diferentes escopos, inclusive comparativas, serão desenvolvidas com vistas a caracterizar esses programas e examinar o lugar que ocupam nas atuais reformas educativas. Nessa perspectiva, buscará também, com o apoio de projetos de pós-doutorado, analisar cursos e experiências de concepções similares desenvolvidos em países da América Latina. O projeto compreende dois eixos investigativos. O primeiro, de escopo mais abrangente, propõe-se a analisar o contexto em que surgem os programas especiais, a estrutura e funcionamento dos programas, suas concepções, pressupostos e modus operandi. Nessa linha busca examinar o currículo, os dispositivos e materiais de ensino (impressos e virtuais), o perfil dos alunos-professores, a divisão das funções docentes, o surgimento de novos agentes educacionais e os conhecimentos sobre escola veiculados nesses novos contextos. Um segundo eixo se detém no exame das implicações e repercussões desses programas nos processos de escolarização e na prática pedagógica dos professores egressos de programas especiais. Considerando que uma das ênfases desses programas recai sobre a prática dos professores, com o endosso do discurso das competências, os temas desse eixo focalizam: os limites e potencialidades desse modelo de formação, os saberes docentes construídos pelos professores, suas representações e apropriações, inclusive das tecnologias, a questão da leitura dos professores. Volta-se ainda para o exame de processos suscitados no contexto da formação em serviço, notadamente, o mercado da formação e as práticas de consumo dos professores.
2009 a 2013
-
A Circulação Internacional de Modelos Educacionais. Perspectivas Comparadas (Brasil e França)
O objetivo do projeto é identificar modelos de educação que circularam/circulam entre a França e o Brasil. No primeiro eixo serão focalizados modelos veiculados historicamente por meio de impressos e objetos escolares. No segundo, modelos veiculados por meio de instituições de formação de professores. As duas temáticas abordadas gozam da mesma pertinência social nos dois países e ensejam debates igualmente importantes, na escola e na opinião pública. Tanto para os materiais que circularam no Brasil no final do século XIX, quanto para as atuais propostas da formação docente (com inspiração nos IUFM), a menção à educação francesa é uma constante. No que concerne ao Oitocentos e às décadas iniciais do Novecentos, a França emerge sob a pena dos educadores e políticos brasileiros como aquilo que Schriewer denominou por sociedade de referência. As viagens de professores comissionados destinavam-se prioritariamente a Paris, com o objetivo de observar o sistema educacional e colher subsídios para a implantação de reformas educacionais no território brasileiro. Um século depois, a França continua a ser uma cultura de referência para o Brasil, mas, seguramente, as formas que caracterizam as relações entre os dois países se diversificaram com o advento dos processos de globalização. Tal é o que se pode observar nos modelos de formação de professores que se configuram, do lado francês, nos IUFM e, no Brasil, nas experiências que se multiplicam após a LDB de 1996. Ao se debruçar sobre dois períodos históricos distintos e ao investigar práticas diferentes de circulação social de saberes, o atual projeto retoma a questão do modelo educacional francês, explorando as formas de disseminação e apropriação desse modelo no território brasileiro. Acautela-se, contudo, contra o imediatismo do estabelecimento de relações de continuidade seja no tempo (entre o passado e o presente), seja no espaço (entre o Brasil e a França), considerando a ruptura e a diferença como problema de método.
Autores: Isabel Melero Bello, Belmira Oliveira Bueno, Flavia Sarti, Adolfo de Oliveira, Denise T. R. Souza, Marilene Proença Rebello de Souza, André Bochetti, Alda Junqueira Marin, Mônica Fátima Valenzi Mendes, Flávia da Silva Ferreira Asbah, Noemi Bianchini, Carla Ariela Rios Vilaronga, Daniela Alfredo Sene, Daniele Kohomoto Amaral, Luciano Nunes Sanchez Cores, Eliana Scaravelli Arnoldi, Andressa Christina Trevisan, André Toreli, Marcela Oliveira Soga
2009 a 2012
-
Educação a distância, tecnologias de informação e comunicação e formação de professores: abordagens socioculturais
Trata-se de um projeto integrado. A pesquisas versam sobre a questão da EAD, das tecnologias de informação de comunicação e sua utilização na formação de professores, estruturadas em torno de 3 eixos temáticos: a) políticas públicas de formação de professores; b) programas e práticas de formação; c) leitura e escrita de professores.
Autores: Isabel Melero Bello, Flavia Sarti, Denise T. R. Souza, André Bochetti, Belmira Amélia Oliveira Bueno, Diana G Vidal, Maurilane de Souza Biccas, Anne Marie Chartier
2003 a 2006
-
Programas Especiais de Formação de Professores, Escolarização e Tecnologias
O objeto de estudo do projeto inscreve-se na convergência de três linhas de pesquisa: formação de professores em serviço, tecnologias e escolarização. A proposta tem em vista analisar modelos diversos de Cursos Especiais de formação de professores em serviço que fazem uso da EaD, com ou sem o suporte das TICs, com vistas a compreender como tais experiências traduzem as políticas globais engendradas pelo neoliberalismo. Para tanto, busca-se adotar perspectivas de análise em escalas de maior e menor abrangência, de modo a analisar: a) o lugar que tais cursos ocupam nas atuais reformas educativas e suas conseqüências para o sistema escolar, focalizando-se a formação e atuação dos professores, bem como processos de escolarização relacionados sobretudo às aprendizagens da leitura e da escrita; b) de que modo tais modelos se traduzem em mercados ou quase-mercados no setor da educação, refletindo a busca de um (re)equilíbrio entre o Estado e o mercado, levando em conta os processos de privatização envolvidos na implantação das atuais políticas de formação de professores.
Autores: Isabel Melero Bello, Belmira Oliveira Bueno, Flavia Sarti, Adolfo de Oliveira, Lia Mara dos Santos, Andressa de Andrade, José A. dos Santos, Daniele K. Amaral, Denise T. R. Souza, Claudia Varanese, Marcela O. Soga
2004 a 2009
Universidade Federal de São Paulo
-
Os professores iniciantes nas escolas de educação básica: os desafios da profissão docente na interface com a formação inicial
Este projeto tem como objetivo principal analisar as percepções de professores iniciantes oriundos das licenciaturas sobre a sua formação acadêmica inicial na interface com suas práticas pedagógicas. Para tanto, serão contatados por e-mail egressos dos diversos cursos de licenciatura oferecidos pela Unifesp a fim de formar um banco de dados com informações sobre os professores iniciantes e suas impressões sobre sua formação. Os instrumentos de pesquisa a serem empregados são: questionários e entrevistas. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo. A participação dos indivíduos na pesquisa seguirá todos os protocolos estabelecidos pelo Comitê de Ética da Unifesp e demais instâncias responsáveis. Os principais aportes teóricos têm como base os trabalhos de Apple (1991), Contreras (2012), Nóvoa (2013), Oliveira (2004) e silva Jr. (2015). espera-se, com esta pesquisa, obter subsídios que auxiliem a compreender e a pensar no papel da universidade na formação de professores da educação básica.
Autores: Isabel Melero Bello, Belmira Oliveira Bueno, Adolfo de Oliveira, Lia Mara dos Santos, Daniele K. Amaral, Denise T. R. Souza, Marcela O. Soga, Marilene Proença Rebello de Souza, André Bochetti
Desde 2022
-
Democracia na escola: reflexões e práticas
A democratização da sociedade como um valor e a realização de práticas democráticas demandam a educação política da população, requer esforço permanente de reflexão sobre o ser, o pensar e o agir individuais e coletivos, e exige a criação de espaços para isso. A gestão democrática da escola pública alçou status de princípio constitucional após muita luta e certo consenso de que uma sociedade democrática se faz com base numa educação democrática. Contudo, muitas vezes, a ideia e a prática de gestão democrática nas escolas públicas de educação básica, bem como nas instituições de ensino superior, ficaram restritas a um funcionamento formal das instâncias instituídas. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de estudo e reflexão sobre democracia, com vistas à construção de práticas educativas democráticas numa escola da rede estadual de São Paulo, situada no município de Guarulhos. Trata-se de um projeto que visa o trabalho colaborativo no qual todas as etapas serão realizadas com base na participação, no debate de ideias e na construção coletiva. Nessa perspectiva, a participação democrática será tomada como método, para a construção de uma compreensão de democracia que norteará as práticas da comunidade escolar.
Autores: Isabel Melero Bello, Umberto de Andrade Pinto, Jorge Luiz Barcellos da Silva, Barbara de Souza Orlandin, Célia Regina Batista Serrão, Ítale Cericato, Andressa Baldini da Silva, Fábio dos Santos Bouças, Renata Nassralla Kassis, Oliveira, Luz Heli Maria de
2017 a 2017
-
CONSTRUINDO PROPOSTAS EDUCACIONAIS: REFLEXÕES E PRÁTICAS
Este projeto de extensão trata das políticas educacionais do governo do estado de São Paulo para a rede estadual de ensino, mais precisamente o Método de Melhoria de Resultado, como forma de gestão da escola e do trabalho pedagógico, e o Projeto Inova Educação, proposto pela Secretaria de Educação (Seduc ). O objetivo é analisar criticamente estes programas e projetos educacionais e construir propostas de gestão e ação pedagógica com base nos pressupostos da gestão democrática da escola e do trabalho pedagógico e da oferta de uma educação de qualidade, visando à formação integral dos estudantes. Adota-se como referencial teórico uma perspectiva crítica de educação e das políticas educacionais que assumem paradigmas do setor privado para a gestão da escola pública. Trata-se de projeto colaborativo entre escola pública de educação básica e universidade, com o desenvolvimento de metodologia da pesquisa-ação. Espera-se que as escolas participantes desenvolvam propostas pedagógicas, educativas e de gestão alternativas aquelas que vêm sendo propostas nos programas e projetos do governo paulista.
Autores: Isabel Melero Bello, Márcia Aparecida Jacomini, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Cileda dos Santos Sant' Anna Perrella
Desde 2019
-
Formação de professores para a docência no ensino superior: desafios e aprendizagens
Trata-se de um programa de desenvolvimento docente para alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) da Universidade Federal de São Paulo. O objetivo foi promover oprtunidades para os estagiários vivenciarem a experiência de docentes no ensino superior, sob a supervisão de um docente experiente, nas aulas de graduação do curso de Pedagogia - unidade curricular Teorias do Currículo. Estagiários envolvidos: Edvaldo dos Reis Oliveira Filho, Nathalie Emanuelle Pigoretti Lousan e Victor dos Santos Moraes.
Autores: Isabel Melero Bello, Márcia Aparecida Jacomini, Maria José Silva Fernandes, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, OZANI MARTINIANO, Débora Cristina Goulart, Cileda dos Santos Sant´Anna Perrella, Felipe Willian Ferreira de Alencar, Ingrid Costa Ribeiro Souza, Andreza Barbosa, Ana Paula Pascarelli dos Santos, Antonio de Jesus Rocha, Bruna Alves Prado, Francisca Jane Furtado Marinho, Gabriel Meneses Barros, Iracema Valquíria Ferrarezi Guerra, Isaac Oliveira Moutinho Júnior, Janaína Paulieli Lavado, Lilian Santos de Carvalho, Luís Renato Silva Maldonado, Marcos Cesar da Costa, Márcia Regina da Silva, Maria Lúcia Salgado Cordeiro dos Santos, Marisa Aparecida de Sá Lima, Ordelan Pereira de Souza, Priscila Damasceno Arce, Sinhá Carvalho de Oliveira Silva, Tatiana Ricci, Viviane Aparecida Vieira, Weverson Marques de Andrade
2019 a 2019
-
Estudos de Revisão em Educação: tipologias e tendências metodológicas (2000-2016)
A consolidação de uma área ou campo de conhecimento requer atenção constante dos pesquisadores sobre sua produção científico-acadêmica. Nesse sentido, estudos de revisão são importantes fontes de informação sobre o estado do conhecimento, das tendências de pesquisas, suas contribuições para os avanços da área, como também suas possíveis fragilidades. Os estudos de revisão englobam todo tipo de pesquisa que tem como objeto a produção acadêmica de uma área, um campo de conhecimento ou uma temática específica, dentro de um recorte temporal e espacial. Um número significativo de pesquisas sobre a produção acadêmica em educação tem sido realizado nos últimos anos, contudo, ainda são poucas as investigações sobre as características dos estudos de revisão nesta área e os modos como eles vêm sendo apropriados ou até mesmo ressignificados. São diversas as denominações atribuídas as esses estudos: estado da arte, estado do conhecimento, revisão bibliografica, revisão de literatura, levantamento bibliográfico, revisão de produção acadêmica, revisão sistemática, metanálise, metapesquisa, estudo bibliométrico etc. Também em relação à abordagem metodológica os estudos dessa natureza guardam semelhanças e especificidades. Todavia, não dispomos de análises sistemáticas, resultantes de investigação, que informem quais abordagens e procedimentos têm caracterizado esse tipo de estudo em educação e que contribuições tem trazido para o campo. Face a isto, este projeto elegeu como objeto de pesquisa estudos de revisão na área de educação, no período de 2000-2016. Para o seu desenvolvimento foi definido como corpus a produção publicada em formato de livro, artigos das revistas de educação nacionais registradas no scielo e a Série Estado do Conhecimento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anício Teixeira (INEP). O objetivo é estudar os trabalhos que pesquisam a produção acadêmica (estudos de revisão), a partir de um conjunto específico de trabalhos selecionados, identificando e analisando as diferentes denominações e enfoques metodológicos, suas apropriações ou ressignificações e indicar as tendências, as potencialidades e os desafios que se apresentam à área de educação, frente a esse tipo de pesquisa. Para tal, será realizada uma revisão sistemática, com foco na abordagem metodológica, elemento essencial para caracterizar os diversos tipos de estudos de revisão, assim como na contribuição dos trabalhos sobre a produção acadêmica. Pretende-se, ao final da pesquisa, ter construído um panorama sobre os estudos de revisão, com a apresentação dos diferentes tipos de pesquisa, os aspectos metodológicos que os caracterizam e o que os diferencia entre si, de forma a indicar as potencialidades e os desafios que se apresentam para esse tipo de pesquisa na área de educação.
Autores: Isabel Melero Bello
2018 a 2021
-
Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018)
Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulista. A temática que o circunscreve é a análise longitudinal da política educacional paulista, de forma a abranger os últimos 23 anos (1995-2018), em termos de formulação, implementação e resultados, expressas nas reformas, programas e projetos, considerando um espectro que engloba da implantação às formas de resistência. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a política educacional do estado de São Paulo no período indicado, com base nos elementos que perpassam o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação paulista, visando apreender suas orientações, avanços e formas de resistências. Consideramos que a apreensão das políticas públicas e da forma como elas são concebidas, formuladas e executadas exige um entendimento sobre o modo de operar do Estado, à medida que a concepção de Estado orienta a análise dos formatos da ação estatal e o seu nível de intervenção na sociedade. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de pesquisa quali-quantitativa, posto que visam abarcar análises estatística e documental e pesquisa de campo. Os dados serão coletados e examinados com base nos pressupostos da análise de políticas públicas que consideram as relações de determinada política ou programa com os arranjos sociais, econômicos e políticos mais gerais (LASSWELL, 1951), adotando-se a perspectiva da Teoria do Equilíbrio Pontuado de Baumgartner e Jones (1993), que propicia uma forte integração entre estudos qualitativos e quantitativos, adequada à compreensão das variações de longo prazo em um mesmo campo de políticas públicas, enfoque metodológico. .
Autores: Isabel Melero Bello, Márcia Aparecida Jacomini, Héricka Karla Alencar de Medeiros Wellen, Valdelaine da Rosa Mendes, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Antonia Almeida Silva, Maria Aparecida Monção, Syomara Assuite Trindade, fernando xavier silva, alexandre viana araújo, Alfredo Macedo Gomes, Ana Lúcia Félix dos Santos, Ângelo Ricardo de Souza, Cileda dos Santos Sant´Anna Perrella, Elisabete Barbosa, Janete Maria Lins de Azevedo
2019 a 2021
-
Democracia na escola: implementando o contrato pedagógico
A democratização da sociedade como um valor e a realização de práticas democráticas demandam a educação política da população, requer esforço permanente de reflexão sobre o ser, o pensar e o agir individuais e coletivos, e exige a criação de espaços para isso. . Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de estudo e reflexão sobre democracia, com vistas à construção de práticas educativas democráticas numa escola da rede estadual de São Paulo, situada no município de Guarulhos. Trata-se de um projeto que visa o trabalho colaborativo no qual todas as etapas serão realizadas com base na participação, no debate de ideias e na construção coletiva. Nessa perspectiva, a participação democrática será tomada como método, para a construção de uma compreensão de democracia que norteará as práticas da comunidade escolar.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Autores: Isabel Melero Bello, Márcia Aparecida Jacomini, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, João Batista da Silva Santos, Cileda Parrella, Luiz Carlos Novaes, José Alves da Silva, Débora Cristina Goulart, Ana Paula de Oliveira Corti, Sérgio Stoco, Silvio Carneiro, Carmen Sylvia Vidigal Moraes, Lisete Regina Gomes Arelaro, Theresa Adrião, Fernando Luiz Cássio Silva, Eduardo Donizeti Girotto, Evaldo Piolli, Leonardo Crochik, Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Rodrigo Travitzki Teixeira de Oliveira, Salomão Ximenes, Selma Borghi Venco
2018 a 2018
-
Questões epistemológicas e metodológicas da produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil (2000-2010)
Este projeto tem como objetivo analisar as características epistemológicas e metodológicas de teses e dissertações sobre políticas educacionais produzidas no período de 2000 a 2010 nos programas de pós-graduação em educação e identificar as principais tendências dessa produção, indicando possíveis contribuições e lacunas em relação às perspectivas de constituição do campo de estudo em políticas educacionais. O projeto terá por base pesquisa anterior realizada sobre a produção acadêmica em políticas educacionais que resultou na organização de um banco de dados com 1.305 teses e dissertações coletadas no Banco de Teses da CAPES. Esse banco foi utilizado para a análise de diversas características gerais dessa produção, tais como: titulação dos trabalhos por ano de defesa e Instituição de Ensino Superior (IES), número de teses e dissertações por eixo e por natureza (mestrado e doutorado), produção das IES por eixo, número de linhas de pesquisa por IES, relação linhas de pesquisas versus número de trabalhos produzidos, relação linhas de pesquisa/instituição, relação de orientadores com 10 (dez) ou mais orientações por IES e eixo, número de trabalhos por país e estado estudados. Além da análise das características gerais foram realizados estudos sobre questões teóricas e metodológicas dos trabalhos de alguns eixos, sendo necessárias para isso análises mais qualitativas dos resumos. A pesquisa ora proposta é de natureza qualitativa, com foco na base teórica e nos procedimentos metodológicos dos trabalhos coletados. A opção feita por um estudo qualitativo deve-se à possibilidade de produzir descrições mais densas e profundas do objeto de estudo. Também serão analisados os resultados das pesquisas apresentadas e a qualidade dos resumos, tendo como referência critérios preestabelecidos pelo grupo de pesquisadoras. Para ampliar as análises relacionadas aos aspectos teóricos e metodológicos da produção acadêmica brasileira será feita análise do texto integral de 22 teses e dissertações produzidas entre os anos de 2000 e 2010 que pertencem ao conjunto geral do banco construído, ou seja, fazem parte dos 1.305 trabalhos selecionados, mas apresentam uma peculiaridade importante: tiveram, assim como este projeto, como objeto de estudo as abordagens teórico-metodológicas das pesquisas em políticas educacionais e daí a razão de se propor aqui um estudo ampliado desse conjunto. Ao somar os conhecimentos produzidos por esses trabalhos visa-se ampliar a compreensão sobre as características e os contornos que a produção acadêmica em políticas educacionais vem assumindo nas últimas décadas, no Brasil. Para a análise desses 22 trabalhos na íntegra será construído um protocolo específico que possibilite a extração de dados relevantes sobre os seguintes aspectos: base teórica, posicionamento e perspectiva epistemológica, procedimentos metodológicos e articulação teórico-metodológica. Isso possibilitará sistematizar as principais contribuições desses trabalhos sobre abordagens teórico-metodológicas das pesquisas em políticas educacionais. A proposta pretende contribuir para a elucidação das principais características epistemológicas e metodológicas de pesquisas de mestrado e doutorado sobre políticas educacionais, com vistas à construção desse campo de estudo, podendo constituir-se como uma referência para novas pesquisas sobre a temática.
Autores: Isabel Melero Bello, Márcia Aparecida Jacomini, Cileda dos Santos Sant' Anna Perrella, Eliane Martiniano, OZANI MARTINIANO, Isabel Melero Bello, Márcia Aparecida Jacomini, Valdelaine da Rosa Mendes, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Antonia Almeida Silva, Rosana Evangelista da Cruz, Maria Aparecida Monção, Cileda Parrella, Syomara Assuite Trindade, Fani Quitéria Nascimento Rehem
2014 a 2017
-
Estudo sobre condições de trabalho de professores do Ensino Fundamental I em Guarulhos e suas relações com as práticas pedagógicas e o ensino
O objetivo desta pesquisa é investigar as condições de trabalho dos professores dos anos iniciais da rede pública municipal de Guarulhos e suas relações com as práticas pedagógicas. Os objetivos específicos são: mapear a produção discente em cursos de Pós-Graduação no país sobre a temática do exercício docente; levantar aspectos das condições de trabalho dos professores da rede pública municipal de Guarulhos; estabelecer perfil sociocultural dos professores entrevistados; compreender as percepções dos professores sobre suas condições de trabalho.
Autores: Isabel Melero Bello, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Maria Angélica Pedra Minhoto
2014 a 2016
-
Escola, currículo e práticas pedagógicas
Esta proposta do programa de monitoria tem como objetivo estimular a iniciação à docência por meio de práticas de assessoramento e cooperação entre jovens graduandos e docentes no âmbito de Unidades Curriculares (UC) do curso de Pedagogia com vistas a contribuir para a melhoria da qualidade do referido curso. Para tanto, as seguintes atividades serão promovidas durante a realização do programa de Monitoria: planejamento contínuo das atividades específicas da monitoria com cada um dos docentes responsáveis; acompanhamento e assessoria ao docente em sala de aula e nas atividades relacionadas às Práticas Pedagógicas Programadas; leituras e debates com os docentes responsáveis; atendimento a alunos fora do horário de aula; avaliação periódica do programa de Monitoria para ajustes necessários; avaliação das ações de monitoria, por todos os envolvidos: monitores, docentes e alunos beneficiários. Participam do programa os seguintes professores: Dra. Isabel Melero Bello (UC: Teorias do Currículo, RP: Gestão Escolar, PPPI: O currículo da rede municipal de ensino de Guarulhos: da proposta oficial às práticas pedagógicas) e Drª Marieta Gouvêa de Oliveira Penna (UC: Estudo Sociológico da Escola, RP: Gestão Escolar, PPP II: Condições de trabalho docente na rede pública municipal de Guarulhos e o ensino).
2013 a 2014
-
Projeto Coletivo de Monitoria: Pedagogia 2011-2012
Este projeto contou com a participação de vários professores e alunos do curso de Pedagogia que, de forma conjunta, produziram conhecimentos sobre a docência do ensino superior. Espaços diversos foram palco desse processo que procurou preparar o monitor para a docência e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade do curso.
Autores: Isabel Melero Bello, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
2011 a 2012
-
Projeto de Cursos de Formação Continuada da UNIFESP- Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica
O projeto insere-se na proposição da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores, prevista no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Trata-se da articulação de cinco subprojetos de cursos propostos por professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), direcionados aos docentes das redes públicas de educação infantil, ensino fundamental e médio. O sub-projeto "Avaliação institucional: contribuições para o acompanhamento e o avanço do trabalho escolar" tem a finalidade de discutir a avaliação institucional como componente estruturante de um projeto de escola que vise a melhoria da qualidade do ensino. Pretende fomentar o debate acerca das dimensões a serem avaliadas e das formas de organização da avaliação institucional.
Autores: Isabel Melero Bello, marieta gouvêa de oliveira penna, Magali Aparecida Silvestre, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Alexandre Filordi de Carvalho, Betania Libanio Dantas de Araújo, Jorge Luiz Barcellos da Silva, Maria de Fátima Carvalho, Vanessa Dias Moretti, Vera Lucia Gomes Jardim
2010 a 2013
-
Avaliação de Políticas Educacionais
Nesta linha, são examinadas as práticas políticas, sociais e econômicas que configuram a carreira do magistério, tanto no âmbito nacional, quanto nos âmbitos regionais e locais. No momento em que se define uma nova política de financiamento da educação, mediante a instituição do Fundeb, são necessários estudos que permitam aprofundar a investigação sobre a remuneração, a carreira e a valorização do magistério.
Autores: Isabel Melero Bello, Maria Angélica Minhoto, marieta gouvêa de oliveira penna, Márcia Aparecida Jacomini, Umberto de Andrade Pinto, Célia Maria Benedicto Giglio, Magali Aparecida Silvestre, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Marineide de Oliveira Gomes
2009 a 2018
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
A Didática proposta para formar professores no Brasil na atualidade
Há quase quarenta anos, professores e pesquisadores da área da Didática iniciaram um movimento de análise e revisão do que ocorria nos cursos de formações de professores com essa disciplina obrigatória dos currículos. Desde então, muitos eventos e publicações divulgaram produções pelo país com enorme contribuição de pesquisadores com estudos de diversa natureza para acompanhar esse movimento. Este estudo, com a pretensão de ser abrangente, retoma a mesma temática inicial, ou seja, a da análise das propostas de didática vigentes no país nos cursos de licenciatura, sobretudo em um período de várias alterações a partir das políticas de educação.
Autores: Isabel Melero Bello, Maria Angélica Minhoto, marieta gouvêa de oliveira penna
2017 a 2020
-
A DIDÁTICA: a produção acadêmica e sua contribuição para o ensino
Ao longo das três últimas décadas diversos autores no Brasil e no exterior dedicaram-se a análises sobre a Didática quer como área acadêmica de investigação, quer como disciplina componente dos currículos de formação de professores. Nesse período diversas análises da produção acadêmica trouxeram contribuições para o acompanhamento de seus avanços, dilemas, problemas, inocuidade dos estudos para alterações entre outras questões. Este projeto tem como problematização identificar quais as questões postas por pesquisas e quais as bases de construção do conhecimento em outras esferas fora do Endipe e do GT Didática da Anped ao considerar a existência de outras fontes e outros GTs que também focalizam a educação, o professor e o seu trabalho de ensinar
Autores: Isabel Melero Bello, Alda Junqueira Marin, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Maria Cecília Sanches, ana carolina colacioppo rodrigues
2012 a 2014
Universidade Estadual de Feira de Santana
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22