Paulo Eduardo Ramos
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Letras
E-Mail: paulo.ramos@unifesp.br
Resumo
Professor associado IV do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2007). Possui pós-doutorados em Linguística (Universidade Estadual de Campinas, 2009-2011), em Comunicação (Universidade de São Paulo, 2012-2013) e em Tecnologia (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2016-2017). É graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1995) e em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Na imprensa, trabalhou na "Folha de S.Paulo" (1994-1995), na TV Tribuna, afiliada da TV Globo (1996-2001) e na TV Cultura (2001-2003). Foi também consultor de língua portuguesa da "Folha de S.Paulo" e do portal UOL (2006-2008). Como docente, atuou na USP-Leste (2004), no cursinho Singular-Anglo (1991-2009) e nos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo (2004-2009). É autor de "Tiras no Ensino" (Parábola Editorial, 2017), "Tiras Livres - Um Novo Gênero dos Quadrinhos" (Marca de Fantasia, 2014), "Revolução do Gibi - A Nova Cara dos Quadrinhos no Brasil" (Devir, 2012), "Faces do Humor - Uma Aproximação entre Piadas e Tiras" (Zarabatana Books, 2011), "Bienvenido - Um Passeio pelos Quadrinhos Argentinos" (Zarabatana Books, 2010, premiado com o Troféu HQMix de melhor livro teórico sobre quadrinhos), "A Leitura dos Quadrinhos" (Contexto, 2009, também premiado com o Troféu HQMix), co-organizador de "Muito Além dos Quadrinhos - Análises e Reflexões sobre a Nona Arte" (Devir, 2009), "Quadrinhos na Educação - Da Rejeição à Prática" (Contexto, 2009), "Quadrinhos e Literatura: Diálogos Possíveis" (Criativo, 2014) e "Enquadrando o Real: Ensaios sobre Quadrinhos (Auto)Biográficos, Históricos e Jornalísticos" (Criativo, 2016). Também é coautor de "Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula" (Contexto, 2010, 4 ed.). Atua nas linhas de pesquisa: Leituras Críticas de Histórias em Quadrinhos; Linguagem em Novos Contextos; Linguagem e Comunicação.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
RAMOS, Paulo
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Inglês
Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
Espanhol
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Francês
Compreende pouco, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa
Tiras cômicas e piadas: duas leituras, um efeito de humor
Orientação: Hudinilson Urbano
Universidade de São Paulo
Graduação em Letras
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
2001 a 2003
Graduação em Jornalismo
Universidade Metodista de São Paulo
1992 a 1995
Produção
2023
2022
2021
-
Relações Paratextuais em Os Santos: Focalização de um Conceito (2021)
Artigo publicado
Autores: Paulo Eduardo Ramos; Elisa Ribeiro da Silva
Fonte: CADERNOS DE LINGUAGEM E SOCIEDADE , v. 22 , p. 204 - Extrato QUALIS: B2
-
-
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
-
-
-
-
-
Os Limites da Liberdade de Expressão: o Processo de Redemocratização do Brasil sob a Ótica das Tiras Cômicas de Geraldão (2013)
Trabalhos em eventos
Autores: Paulo Eduardo Ramos
Fonte: XIV Annual Conference of the International Society for Luso-Hispanic Humor Studies - Abstracts, Propuestas, Resumos , p. 51
-
Uma Aliança entre Brasil e Argentina: as Experiências Comuns do Humor Gráfico para Combater a Ditadura Militar dos Dois Países (2013)
Trabalhos em eventos
Autores: Paulo Eduardo Ramos; Waldomiro Vergueiro
Fonte: XIV Annual Conference of the International Society for Luso-Hispanic Humor Studies - Abstracts, Propuestas, Resumos , p. 52
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
2012
2011
2010
-
-
-
-
-
-
Conte-me tua vida e dir-te-ei - linguisticamente - quem és (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Paulo Eduardo Ramos; Márcia Mendonça; Fernanda Miranda da Cruz; Iara Rosa Farias
Fonte: Anais do III Colóquio da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso - ALED: Discurso e Práticas Sociais , p. 427
-
-
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2002
Atuações
Singular-Anglo Vestibulares
-
Professor
Professor de língua portuguesa
1993 a 2009
Universidade Metodista de São Paulo
-
Professor
Professor
2004 a 2009
TV Tribuna
-
Repórter
Repórter
1996 a 1997
-
Editor assistente/apresentador
Editor assistente/apresentador
1997 a 1999
-
Repórter especial
Repórter especial
1999 a 2001
TV Cultura
-
Editor executivo/apresentador
Editor executivo/apresentador
2001 a 2003
Folha de S.Paulo
-
Consultor de língua portuguesa
Consultor de língua portuguesa
2006 a 2008
UOL
-
Consultor de língua portuguesa
Consultor de língua portuguesa
2006 a 2008
-
Colunista
Colunista
2006 a 2008
USP-Leste
-
Professor estagiário
Professor-estagiário
2005 a 2005
Universidade de São Paulo
-
Estagiário
Estagiário
2002 a 2003
-
Estagiário
Estagiário
2004 a 2004
-
Estagiário
Estagiário
2004 a 2004
-
Estagiário
Estagiário
2003 a 2003
-
Professor colaborador
2010 a 2010
-
Professor colaborador
Professor colaborador
2011 a 2011
-
Professor colaborador
2012 a 2012
-
Professor colaborador
2013 a 2013
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulh
-
Professor adjunto
Desde 2009
Universidade Estadual de Campinas
-
Pesquisador colaborador
2009 a 2011
Nona Arte: Revista Brasileira de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos
-
Membro de corpo editorial
Desde 2012
Comunicação & Inovação (Online)
-
Membro de corpo editorial
Desde 2013
Linguagens Gráficas
-
Membro de corpo editorial
Desde 2014
De Letra em Letra
-
Membro de corpo editorial
Desde 2014
Discursos Fotográficos
-
Membro de corpo editorial
Desde 2015
Universidade Federal de São Carlos
-
Professor convidado
Professor convidado
2016 a 2016
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
-
Professor visitante
2016 a 2017
Anais das Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos
-
Membro de corpo editorial
Desde 2011
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
Katherine Cristine Costa Camargo
A cor nos quadrinhos: processos de produção de sentidos
Programa de Pós-Graduação em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Klaus Wagner Saglauskas Gambarini
Quadrinhos e as redes sociais: como a mídia funciona no aspecto de formação de sentido na produção de histórias em quadrinhos no Brasil
Programa de Pós-Graduação em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
"Eu sou o Messias": a (des)construção do "mito" em charges sobre Bolsonaro
Letras
Universidade Estadual de Maringá
Desde 2022
-
Representação de povos indígenas na produção contemporânea de quadrinhos nacionais
Programa de Pós-Graduação em História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Dissertação de mestrado em andamento
-
Charges e Memes na Internet
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
Tese de doutorado concluídas
-
Por Que Me Vestem com Roupas Emprestadas? As Adaptações de Macbeth para os Quadrinhos
Letras
Universidade Federal do Paraná
Concluído em 2019
Dissertação de mestrado concluídas
-
Leitura e Histórias em Quadrinhos: Tiras no Livro Didático e Suas Potencialidades em Processos Inferenciais
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Tiras Cômicas: Como Podem ser Lidas?
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Epistemologia da Linguagem em Contextos Midiáticos
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Histórias em Quadrinhos nos Livros Didáticos do PNLD 2020
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
O Formato nos Quadrinhos: um Estudo sobre as Revistas de Mauricio de Sousa
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
De Verme a Sobrevivente: o Sujeito Discursivo em Maus
Letras
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Focalizando Paratextos na Tira Digital "Os Santos": Sentidos Possíveis
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
A Apropriação da Linguagem dos Quadrinhos em Novos Contextos: uma Análise de Memes
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Klaus Wagner Saglauskas Gambarini
Bear: O Que Acontece Quando uma Webcomic Migra para o Papel
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Luiz Fernando Nascimento Menezes
Gêneros do Discurso no Jornalismo em Quadrinhos Brasileiro
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
O Menino com Cabeça de Urubu: Processos de Recategorização Multimodal em Castanha do Pará, de Gidalti Jr.
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
O Processo Inferencial nos Quadrinhos: um Estudo dos Diferentes Tipos de Hiato em Narrativas Gráficas
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Vanessa Yamaguti do Nascimento
A Efetivação dos Quadrinhos no PNBE (2006-2014): da Caixa ao Leitor
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Paratextos Ficcionais em Watchmen
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Thiago de Almeida Castor do Amaral
Explorações em Onomatopeias e Quadrinhos
Mestrado em Letras
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Quadrinhos nas Salas de Aula? Por que Não? O Ponto de Vista do Professor sobre as Adaptações Literárias em Quadrinhos
Mestrado em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
A Tira Cômica no Livro Didático de Língua Portuguesa e no Caderno de Apoio da Prefeitura de São Paulo
Mestrado em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
Gestão
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulh
-
Vice-Chefe de Departamento
Departamento de Letras
Pesquisa
Universidade de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulh
-
PAPEL - Programa de Ações e Pesquisas para Ensino de Leitura
O programa PAPEL dedica-se à promoção de ações e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à consecução de dois objetivos centrais: 1) contribuir com a qualificação e a capacitação de professores de ensino básico no que diz respeito ao trabalho com a leitura; 2) contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas voltadas para bibliotecas e arquivos, em contexto escolar, contemplando-se ações que se dediquem à formação, utilização e otimização de acervos e bibliotecas existentes ou novos. O programa prevê a integração de escolas e professores de escolas públicas aos trabalhos do grupo, bem como de alunos de graduação dos cursos de Letras da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos.
Desde 2016
-
Tiras e Ensino: Investigação acerca da Apropriação de Quadrinhos no Processo de Ensino-Aprendizagem
As tiras cômicas são o gênero das histórias em quadrinhos mais presente nos materiais educacionais brasileiros. Percebe-se a alta incidência delas em livros didáticos, materiais de apoio ao docente, provas avaliativas, vestibulares, no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Este projeto pretende trabalhar o tema junto aos professores. O objetivo do estudo é investigar o grau de conhecimento do docente a respeito das tiras e de como se dá o (eventual) uso delas em sala de aula. A metodologia de pesquisa será ancorada em questionários a serem aplicados em escolas estaduais dos ensinos Fundamental II e Médio da rede estadual de Guarulhos, segunda cidade mais populosa do estado de São Paulo e onde se situa o Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo, entidade que abriga esta investigação. Para além de uma melhor compreensão a respeito da realidade docente e do uso de materiais recomendados pelos documentos oficiais brasileiros, caso específico dos quadrinhos, o estudo pretende trazer também como contribuição a publicação de artigos e de comunicações em congressos científicos, abordando os diferentes aspectos relacionados ao tema central da pesquisa.
Autores: Paulo Eduardo Ramos, Ana Cristina Carmelino, Sandro Luis da Silva, Juliana Silva Loyola, Luís Fernando Prado Telles, Pedro Marques Neto, Rita Jover-Faleiros, Francine Fernandes Weiss Ricieri
Desde 2015
-
Impactos da Leitura de Adaptações - Análise de Clássicos Literários em Quadrinhos no Ensino
O projeto tem como objetivo central estudar o comportamento de leitura de estudantes do Ensino Básico a respeito de adaptações literárias em quadrinhos. A relevância do estudo é aferir o impacto de tais produções no circuito educacional. Desde 2006, o gênero tem sido comprado por programas de fomento à leitura e de formação de bibliotecas escolares. Paralelamente, não houve nenhum estudo que respondesse como o aluno se relaciona com essas obras baseadas em cânones literários e se, a partir da leitura, o estudante iria migrar para outras formas de leitura. O estudo foi aplicado em quatro escolas públicas de Guarulhos, segundo maior município paulista. O corpus foi composto por alunos dos anos finais dos ensinos Fundamental II e Médio.
Autores: Paulo Eduardo Ramos
2014 a 2014
-
Leituras Críticas de Histórias em Quadrinhos
Este projeto de pesquisa objetiva fazer abordagens críticas de histórias em quadrinhos. O enfoque central é trabalhar tais textos articulando teorias das ciências da linguagem com as referentes ao âmbito quadrinístico. Alguns dos interesses de estudo procuram analisar a relação entre quadrinhos e: 1) estratégias de produção de sentido; 2) gêneros; 3) processos de leitura; 4) multimodalidade; 5) suporte; 6) comunicação; 7) circulação editorial; 8) ensino; 9) interdisciplinaridade; 10) linguagem.
Autores: Paulo Eduardo Ramos
Desde 2014
-
Diálogos Ilustrados
A proposta dos Diálogos Ilustrados é a de fomentar leituras críticas de histórias em quadrinhos entre o público interno e externo da universidade. O projeto se ancora em dois eixos centrais, devidamente articulados. O primeiro é a realização de encontros para discussão e aprofundamento de obras quadrinísticas, com particular interesse na produção brasileira. O segundo eixo se pauta na presença de autores das referidas obras para debate presencial com o grupo leitor.
Autores: Paulo Eduardo Ramos
Desde 2013
-
Projeto Vidas
O Projeto Vidas objetiva criar um corpora de depoimentos orais de moradores da região de Pimentas, área onde está localizado o campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo, instituição sede do curso de Letras. Com base nos dados, busca-se analisar e pesquisar os diferentes falares dos entrevistados, de modo a melhor compreender a produção oral dos moradores em seus diferentes aspectos teóricos: fonético-fonológico, morfossintático, sociointeracional e discursivo. O projeto está diretamente vinculado às disciplinas de Linguística e Língua Portuguesa ministradas no 3o termo da graduação do curso de Letras, de modo a habilitar o aluno a dominar os aspectos teóricos e práticos de processo de constituição de corpus oral e de análise dos dados coletados. Além disso, o projeto objetiva servir de base para iniciações científicas tanto de discentes da área de Letras como de outros cursos de humanidades do campo Guarulhos.
Autores: Paulo Eduardo Ramos
2010 a 2012
-
Análise de Textos Multimodais
A proposta deste trabalho de pesquisa é desenvolver uma metodologia teórica, ancorada no escopo da Linguística Textual, que permita analisar textos produzidos em diferentes modalidades. A sistematização de um mecanismo de leitura de gêneros verbo-visuais ou híbridos tem ganhado corpo no país como reflexo da difusão de textos que não se restringem mais apenas ao uso da letra e da palavra. A relevância exercida hoje pela imagem e o crescente papel desempenhado pelas mídias digitais têm ajudado na popularização de produções mistas que lançam novos desafios analíticos ao campo do texto. Até então restrito à palavra, o campo das investigações textuais de ordem sociocognitiva interacional se vê diante da necessidade de trazer respostas a tais demandas, um dos objetivos centrais deste projeto de pesquisa. Entre as respostas esperadas, podem-se elencar: 1) uma releitura crítica das premissas fundadoras da Linguística Textual sob o viés da multimodalidade; 2) uma proposta de aplicação dos conceitos desse escopo teórico em textos visuais (imagem) e multimodais (imagem + palavra); 3) um eventual diálogo com outros campos do saber que já tenham desenvolvido estudos a respeito do tema; 4) o desenvolvimento de uma metodologia a ser utilizada em gêneros compostos por uma (fotografia, por exemplo) ou mais cenas (caso específico das histórias em quadrinhos); 5) desenvolvimento de análises de textos produzidos em gêneros multimodais sob variados ângulos de interesse. Entende-se que encontrar tais respostas atenda a uma demanda teórico-prática presente e real nos corpora textuais pesquisados hoje no país, assim como contribua para alargar o próprio campo de atuação da Linguística Textual.
Autores: Paulo Eduardo Ramos, Márcia Rodrigues de Souza Mendonça, Fernanda Miranda da Cruz, Iara Rosa Farias
2009 a 2018
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Atualização Lattes em 2024-06
Processado em 2024-07-22