Debora Cristina Goulart nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Educação

E-Mail: debora.goulart@unifesp.br


55
3
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Pós-doutorado na Université Paris Nanterre (2022-2023), doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP, com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris. Atualmente é professora do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, campus Guarulhos e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE - Unifesp) na linha Educação, Estado e Trabalho. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Classes Sociais (GEPECSO) - Unifesp e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (GEPPEGE) onde desenvolve pesquisa sobre educação e classes sociais, política educacional, movimentos sociais e ensino de Sociologia. É membro da Rede Escola Pública e Universidade (REPU) e do Laboratório de Estudos da Força de Trabalho.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

GOULART, D. C.;GOULART, DÉBORA CRISTINA;GOULART, DÉBORA


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Francês

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente

Espanhol

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve pouco


Formação

  • Doutorado em Ciências Sociais

    O Anticapitalismo do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto

    Orientação: Marcos Tadeu Del Roio

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

      Desde 2011

  • Mestrado em Sociologia

    Entre a denuncia e a renuncia: a APEOESP frente às reformas na educação pública paulista na gestão Mário Covas (1995-1998)

    Orientação: Marcio Bilharinho Naves

    Universidade Estadual de Campinas

    2001 a 2004

  • Graduação em bacharelado em Ciências Sociais

    Violência e produção cultural no movimento hip-hop

    Orientação: Edmilson Antonio Bizelli

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    1993 a 1998

  • Graduação em Pedagogia

    Universidade Nove de Julho

    2002 a 2003

  • Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    1993 a 1998

  • Produção


    2023


    • Experiências, percepções e expectativas de estudantes na escola gerencialista da rede estadual paulista (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Rubia de Araujo Ramos; Márcia Aparecida Jacomini; Debora Cristina Goulart

      Fonte: PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE) , v. 1 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1

    • Neoliberalismo em análise: entrevista com Christian Laval (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 17 , p. e6113044 - Extrato QUALIS: A2

    • Avaliações externas: quem avalia quem? (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart

      Fonte: Escola Pública: práticas e pesquisas em educação , p. 69

    • Experiências, percepções e expectativas de estudantes na escola gerencialista da rede estadual de São Paulo (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart; Rubia de Araujo Ramos; Márcia Aparecida Jacomini; Marcelo Paziano da Silva

      Fonte: Ensino Médio e Juventude em Luta: política educacional e ação estudantil em São Paulo , p. 125

    • O conceito de projeto de vida na política curricular da rede estadual paulista (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart; José Alves da Silva; Raphael Bueno Bernardo da Silva; SILVIO RICARDO GOMES CARNEIRO

      Fonte: Ensino Médio e Juventude em Luta: política educacional e ação estudantil em São Paulo , p. 167

    • Projeto de vida e a política empresarial para a educação paulista (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart; Gisele Aparecida e Sousa Augusto

      Fonte: Questões Epistemológicas da Pesquisa em Educação e Ensino , p. 33

    • Privatização e Novo Ensino Médio (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart; Vanessa Ferreira da Silveira

      Fonte: Questões Epistemológicas da Pesquisa em Educação e Ensino , p. 65

    • Mudança no ensino médio valida como aula trabalho juvenil (2023)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Debora Cristina Goulart; CÁSSIO, FERNANDO

      Fonte: Le Monde Diplomatique


    2022


    • Profissionalização e a reforma do ensino médio: dispositivos institucionais na política pública paulista (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Sueli S dos S Batista; Daniel C. Pereira; Claudia Barcelos de Moura Abreu; Monique Rufino Silva Pessôa

      Conteúdo completo

      Fonte: RETRATOS DA ESCOLA , v. 16 , p. 483 - Extrato QUALIS: A2

    • Itinerários formativos e `liberdade de escolha? (2022)

      Artigo publicado

      Autores: CÁSSIO, FERNANDO; Debora Cristina Goulart

      Conteúdo completo

      Fonte: RETRATOS DA ESCOLA , v. 16 , p. 509 - Extrato QUALIS: A2


    2021


    • Inova Educação na rede estadual paulista: programa empresarial para formação do novo trabalhador (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart; Felipe Alencar

      Fonte: GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE , v. 13 , p. 337 - Extrato QUALIS: A2

    • O Currículo Paulista Etapa Ensino Médio: educação pública, interesses empresariais e implicações (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart; Rodolfo Soares Moimaz

      Conteúdo completo

      Fonte: Pensata ? Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNIFESP , v. 10 , p. 13 - Extrato QUALIS: B4

    • Inova Educação (livro eletrônico): leitura crítica sobre a proposta de reforma educacional dirigida à juventude paulista/ (2021)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Debora Cristina Goulart; Gabriel Di Pierro Siqueira; Vanessa Cândida Lourenço; Thais Fernanda Martins Nascimento

      Fonte:

    • Movimiento de los Trabajadores Sin Techo de Brasil: una historia de autonomía amenazada (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart

      Fonte: Pensar las autonomías. Experiencias de autogestión, poder popular y autonomía , p. 107

    • Ensino Médio - Nem-Nem: o governo de São Paulo aproveita a pandemia e passa a boiada com a reforma do Ensino Médio (2021)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Débora Cristina Goulart; Fernando Cássio; José Alves da Silva

      Fonte: Carta Capital

    • A farsa do ensino médio self-service (2021)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Debora Cristina Goulart; Fernando Luiz Cássio Silva

      Fonte: Le monde diplomatique Brasil

    • Inova Educação na rede estadual paulista: programa empresarial para formação do novo trabalhador (2021)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Debora Cristina Goulart; Felipe Willian Ferreira de Alencar

      Fonte: Anais do XVII Encontro Nacional da ABET

    • A relação trabalho e educação no Programa Inova Educação de São Paulo (2021)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Debora Cristina Goulart; Thais Fernanda Martins Nascimento

      Fonte: Anais do I Seminário EMPesquisa - A reforma neoliberal do Ensino Médio: Tempos difíceis para a escola pública , p. 60


    2020


    • Movimentos Sociais, e o ensino de Sociologia (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart

      Fonte: Dicionário de ensino de Sociologia , p. 242


    2019


    • School occupations, knowledge production and new strategies in defence of public education in Brazil (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart; CÁSSIO, FERNANDO L.; XIMENES, SALOMÃO BARROS

      Fonte: International Education Journal: Comparative Perspectives , v. 18 , p. 34 - Extrato QUALIS: B1

    • Rede Escola Pública e Universidade: Produção do conhecimento para/com as lutas educacionais (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart; Salomão Barros Ximenes; Fernando Luiz Cássio Silva

      Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO , v. 24 , p. e240048 - Extrato QUALIS: A1

    • A sociologia da BNCC: nem estudos, nem práticas (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart

      Fonte: Educação é a Base? 24 educadores discutem a BNCC , p. 221

    • O livro didático de Ciências Sociais: contribuições e disputas na construção do campo do ensino de Ciências Sociais (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart; Diogo Tourino de Sousa

      Fonte: Rumos da Sociologia na Educação Básica: reformas, resistências e experiências de ensino , p. 147


    2018


    • Contratos de Impacto Social na rede estadual de São Paulo: Nova modalidade de parceria público-privada no Brasil (2018)

      Artigo publicado

      Autores: CÁSSIO, FERNANDO L.; Debora Cristina Goulart; XIMENES, SALOMÃO BARROS

      Conteúdo completo

      Fonte: ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES , v. 26 , p. 130 - Extrato QUALIS: A1

    • Sociologia: formação de conceitos e problematização das práticas sociais (2018)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Debora Cristina Goulart; Davisson Charles Cangussu de Souza

      Fonte:

    • O Pibid e a Sociologia no ensino médio: um diálogo sobre seus avanços, limites e desafios (2018)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart; Davisson Charles Cangussu de Souza; Mario Bispo dos Santos

      Fonte: Pibid Unifesp em diálogo: trajetórias e indagações sobre práticas de formação inicial de professores , p. 59


    2017


    • Formação no Movimento dos Trabalhadores Sem Teto: uma análise acerca de seu projeto político (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Paulo Henrique Alves dos Santos; Debora Cristina Goulart

      Fonte: LUTAS SOCIAIS (PUCSP) , v. 1 , p. 142 - Extrato QUALIS: B1

    • Duas reorganizações (1995 e 2015): do esvaziamento da rede estadual paulista à ocupação das escolas (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart; PINTO, JOSÉ MARCELINO REZENDE; CAMARGO, RUBENS BARBOSA DE

      Conteúdo completo

      Fonte: ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 19 , p. 109 - Extrato QUALIS: A1

    • Práticas de ensino de Sociologia: o uso de tecnologias digitais de comunicação e do cinema pelo subprojeto do Pibid ? Ciências Sociais/Unifesp (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart; Henrique Zoqui Martins Parra; Davisson Charles Cangussu de Souza

      Fonte: Desafios da Formação Inicial Docente no Contexto do Pibid: Experiências de Formação de Professores nos Arrabaldes das Cidades de Diadema e Guarulhos , p. 13

    • Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto: projeto político, avanços e limites (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart

      Fonte: Sob os olhos da crítica: reflexões sobre democracia, capitalismo e movimentos sociais , p. 435

    • A Rede estadual paulista sob fogo cerrado: as reorganizações de 1995 e 2015 e a reação da comunidade escolar (2017)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Debora Cristina Goulart

      Fonte: Reformas do ensino e movimentos de resistência: diálogos entre Brasil e América Latina , p. 140


    2016


    • Os Professores da Rede Publica Estadual frente a política educacional neoliberal (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart

      Fonte: CRÍTICA E SOCIEDADE: revista de cultura política , v. v. 6 , p. 48 - Extrato QUALIS: B1

    • Movimentos sociais no Brasil: da ditadura ao neoliberalismo (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart

      Fonte: Questões da Ditadura: vigilância, repressão, projetos e contestações , p. 383


    2015


    • Subproletarização Como Categoria Para Uma Análise Sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (2015)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart

      Fonte: Desemprego e Protestos Sociais no Brasil , p. 173


    2014


    • Para onde marcham os manifestantes? (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart

      Fonte: LUTAS SOCIAIS (PUCSP) , v. I , p. 166 - Extrato QUALIS: B1

    • A formação dos licenciandos em Ciências Sociais os conflitos entre a Universidade e a escola básica (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart

      Fonte: O PÚBLICO E O PRIVADO , v. I , p. 81 - Extrato QUALIS: B2


    2013


    • Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto e subproletarização: elementos para um debate sobre a classe trabalhadora no Brasil (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart

      Fonte: LUTAS SOCIAIS (PUCSP) , v. I , p. 160 - Extrato QUALIS: B1

    • A culpa é dos professores! Um diagnóstico que engendra uma política neoliberal de formação docente (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart

      Fonte: Revista Café com Sociologia , v. 2 , p. 68

    • Os conflitos entre a Universidade e a Escola Básica: PIBID e estágio supervisionado no curso de Ciências Sociais (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Debora Cristina Goulart

      Fonte: 12ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília "Os processos de ensinar e aprender na escola básica"


    2012


    • A greve dos professores das Universidades Federais. Uma Lua contra a Universidade Pública para o capital e a Universidade do Capital (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart

      Fonte: Debates , v. I , p. 13

    • Do barracão à nacionalização: o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) (2012)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart

      Fonte: História e Representações: Cultura, Política e Gênero , p. 29

    • Os professores e a greve (2012)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Debora Cristina Goulart; Daniela Alves de Alves

      Fonte: Café Expresso , p. 8

    • Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto e subproletarização: elementos para um debate sobre a classe trabalhadora no Brasil (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Debora Cristina Goulart

      Fonte: VII Colóquio Internacional Marx e Engles

    • MTST: um velho movimento em tempos de novos movimentos sociais? (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Debora Cristina Goulart

      Fonte: 54 International Congress of Americanists


    2011


    • As mulheres na Comuna de Paris. Qual é a luta? (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart; Lilian Marta Grisolio Mendes

      Fonte: PUCviva Revista , v. I , p. 76 - Extrato QUALIS: B4

    • Fábrica ocupada dá emprego, cultura, diversão, arte e... revolução (2011)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Debora Cristina Goulart; Lilian Marta Grisolio Mendes

      Fonte: PUCViva , p. 8

    • Gramsci e a Sociedade Civil: uma reposição necessária (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Debora Cristina Goulart; Patrícia Sposito Mechi; Lilian Marta Grisolio Mendes

      Fonte: Antonio Gramsci: A periferia e os subalternos

    • Gramsci e a sociedade civil: uma reposição necessária (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Debora Cristina Goulart; Lilian Marta Grisolio Mendes; Patrícia Sposito Mechi

      Fonte: IV Seminário Científico Teoria Política do Socialismo


    2009


    • As ciências sociais em duas tentativas de análise dos movimentos sociais no Brasil (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart

      Fonte: Lutas Sociais (PUCSP) , v. I , p. 21 - Extrato QUALIS: B1


    2008


    • Opostos que não se atraem: a sociedade civil para Gramsci e os neoliberais (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart

      Fonte: LUTAS SOCIAIS (PUCSP) , v. I , p. 66 - Extrato QUALIS: B1

    • Os princípios neoliberais na formação da reforma educacional proposta pelo Banco Mundial para os países dependentes (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Debora Cristina Goulart

      Fonte: VII Simposio Internacional sobre Educación y Cultura em Iberoamerica

    • Um caminho para os movimentos sociais delineado pelas Ciências Sociais: participação ou enfrentamento? (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Debora Cristina Goulart

      Fonte: Anais do III Simpósio Lutas Sociais na América Latina , p. 186


    2006


    • Os quatro pilares da política educacional neoliberal: diagnóstico e estratégias (2006)

      Artigo publicado

      Autores: Debora Cristina Goulart

      Fonte: Revista Acadêmica Torricelli , v. I , p. 17


    2005


    • Marx, a tradição liberal e a construção histórica do conceito universal de homem (2005)

      Tradução

      Autores: Debora Cristina Goulart; Domenico Losurdo; Egle Bartoli; Lúcio Flávio de Almeida

      Fonte:

    • O sindicalismo de participação da APEOESP frente as reformas neoliberais na educação no Estado de São Paulo (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Debora Cristina Goulart

      Fonte: Anais do XII Congresso Brasileiro de Sociologia

    Atuações

    Centro Universitário Fundação Santo André

    • professor contratado

      2005 a 2005

    Faculdades Torricelli

    • professor

      2006 a 2008

    Prefeitura Municipal de São Paulo

    • Diretor de escola

      2005 a 2007

    • Professor

      1999 a 2002

    Instituto mairiporã de Ensino Superior

    • professor

      2002 a 2004

    Universidade Nove de Julho

    • professor contratado

      2007 a 2007

    Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

    • professor

      1996 a 2004

    Companhia do Metropolitano de São Paulo

    • Pesquisador

      Estagiario

      1996 a 1996

    Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação

    • pesquisador de campo

      Estágio

      1996 a 1996

    Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho

    • Pesquisador

      Estágio

      1998 a 1998

    Instituto Paulo Freire

    • Pesquisador

      2007 a 2008

    Lutas Sociais (PUCSP)

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2005

    Centro Universitário Sant'Anna

    • professor

      Celetista formal

      2007 a 2011

    • coordenador de curso

      Coordenador de curso

      2009 a 2011

    • membro de colegiado de curso

      2009 a 2011

    • membro do Núcleo docente estruturante

      2009 a 2011

    Universidade Federal de Viçosa

    • Professor Adjunto I

      2011 a 2012

    Fazendo Antropologia no Alto Solimões

    • Membro de corpo editorial

      2012 a 2012

    Antropologia no Alto Solimões

    • Membro de corpo editorial

      2012 a 2012

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    • Professor Assistente Doutor

      2012 a 2014

    Opsis (UFG)

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2012

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Universidade Federal de São Paulo

    • adjunto III

      Desde 2014

    Fazendo Antropologia no Alto Solimões II

    • Membro de corpo editorial

      2015 a 2015

    Territórios Transversais

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2014

    Pensata ? Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Socia

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2020

    Université Paris-Ouest Nanterre la Défense

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Vanessa Ferreira da Silveira

      A implementação do Novo Ensino Médio na Rede Estadual de São Paulo: observação e análise de uma comunidade na periferia da capital.

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    Dissertação de mestrado concluídas

    • José Walber Ferreira Monteiro

      O neoliberalismo e as transformações do trabalho do professor(a) coordenador(a) pedagógico na educação estadual paulista.

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Gisele Aparecida e Sousa Augusto

      Programa Inova Educação: implementação e perspectivas em escolas públicas de tempo parcial do ensino médio paulista.

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    Gestão

    Prefeitura Municipal de São Paulo

    • Diretor de Escola

      Secretaria Municipal de Educação

        Desde 2007

    Centro Universitário Sant'Anna

    • Campus Santanna

        Desde 2011

    Pesquisa

    Universidade Federal de Viçosa

    • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID

      O Projeto Institucional da UFV para o PIBID-2012 está composto por 12 (doze) subprojetos de licenciaturas, sendo 7 subprojetos remanescentes do PIBID-2009, com pequenas alterações no número de bolsistas de Iniciação à Docência e de escolas de atuação. A licenciatura em Ciências Sociais esteve presente em duas escolas da rede estadual de Minas Gerais com atuação de 25 bolsistas e 2 supervisores-professores da rede.

      2012 a 2012

    • Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência

      O Projeto pretende conhecer a realidade educacional do Município de Viçosa e aproximar o licenciando dessa realidade, formando-o a partir de metodologias ativas. Busca ainda construir coletivamente propostas metodológicas de ensino para a educação básica e intervir nos diferenciados espaços educativos que compõem as escolas, oportunizando o diálogo multidisciplinar.

      Autores: Debora Cristina Goulart, Diogo Tourino de Sousa

      2011 a 2012

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Universidade Federal de São Paulo

    • As reformas do ensino secundário: Brasil e França

      Esta pesquisa analisa as convergências e distanciamentos entre as reformas implementadas na França e no Brasil nos anos de 2017 em ambos os países. A partir de análise documental de leis e documentos de agentes privados e públicos, construímos um paralelo entre as proposições de mudança nos sistemas educativos nesta etapa escolar. Utilizando a pesquisa qualitativa, pautada em entrevistas semiestruturadas em escolas com realidades socioculturais diversas, buscamos conhecer as percepções e estratégias de estudantes frente às mudanças realizadas pela nova política educacional.

      Autores: Debora Cristina Goulart, Maria Veranilda Soares Mota, Aparecida de Fátima Andrade da Silva, Cristiane Cataldi dos Santos Paes, Caroline Mendes dos Passos, Leci Soares de Moura e Dias, Ranah Manezenco Rodrigues

      Desde 2023

    • Trabalho e Empreendedorismo: trabalho, educação e políticas públicas no centro do debate no Brasil contemporâneo

      As sociedades contemporâneas passaram por mudanças que demandaram um novo perfil de classe trabalhadora,caracterizada, sobretudo, por qualificações e habilidades sócio-profissionais pautadas pelo empreendedorismo. Trataseda constituição de um novo perfil de trabalhador/a, produtivo e reprodutivo, que, para ser estruturado, impõe anecessidade de reconfiguração da formação educacional básica e profissional, das leis que regulam o trabalho, doincentivo a práticas laborais autônomas e de responsabilização individual pelos riscos físicos e mentaisprovenientes do trabalho e da reconfiguração dos processos de gestão e controle, como também das tecnologias(sobretudo baseadas nas TICs) que incidem sobre o trabalho e sobre modo de vida da classe trabalhadora. Esseconjunto de transformações sociais envolvem necessariamente a reestruturação do Estado brasileiro como mobilizador eator central inserido em uma relação de dependência, como um país de economia periférica, com os países do Norteglobal. Esse contexto histórico, no qual nossa pesquisa se insere, é, dessa forma, o das duas primeiras décadas doséculo XXI, momento no qual as políticas estatais, sobretudo fomentadas pelo Banco Mundial, e que marcam essarelação entre trabalho e empreendedorismo, começam a ganhar mais força e materialidade, formalizando oempreendedorismo como um modo de vida para o conjunto da sociedade brasileira. Nesses termos, o objetivo geral desseprojeto de pesquisa é o de analisar a relação entre trabalho e empreendedorismo (com base em uma análise documental,empírica e teórica) que investigará as causas e consequências dessa relação ao enfatizar a dinâmica entre trabalho,educação, políticas públicas e ideologia. Analisar a relação entre o trabalho e o empreendedorismo permitirá portanto, realizar uma pesquisa interdisciplinar baseada no entrecruzamento entre a Sociologia, a Ciência Política,o Direito e a Economia, resultando em um rico quadro analítico da sociedade brasileira.

      Autores: Debora Cristina Goulart, Davisson Charles Cangussu de Souza, Leandro de Oliveira Galastri, Henrique José Domiciano Amorim, Santiane Arias, Daniel Arias Vazquez, Alexandre Barbosa Pereira

      Desde 2023

    • Rede Escola Pública e Universidade

      A Rede Escola Pública e Universidade foi criada por um grupo de professores e pesquisadores de universidades públicas e do Instituto Federal do estado de São Paulo (Unicamp, UFSCar, UFABC, USP, Unifesp e IFSP) em fevereiro de 2016, motivada pelos acontecimentos envolvendo a proposta de reorganização da rede escolar estadual em 2015 e pelo movimento secundarista de ocupação às escolas. A Rede tem como objetivo realizar estudos, pesquisas e intervenções visando colaborar com o direito à educação de qualidade e socialmente referenciada na rede estadual de ensino. Acredita que a produção de conhecimento sobre educação deve estar em permanente diálogo com o cotidiano das escolas públicas, e a serviço do monitoramento e do controle social das políticas educacionais.

      Autores: Debora Cristina Goulart, José Alves da Silva, Márcia Aparecida Jacomini, Ana Paula de Oliveira Corti, MARIA CARLA CARROCHANO, Salomão Barros Ximenes, Fernando Luiz Cássio Silva, sergio stoco, Eduardo Donizeti Girotto, Leonardo Crochik, SILVIO RICARDO GOMES CARNEIRO, Felipe Willian Ferreira de Alencar, Raphael Bueno Bernardo da Silva, Maria Clara Di Pierro, Regina Miyeko Oshiro

      Desde 2022

    • Residência Pedagógica - Subprojeto Sociologia

      Este projeto tem como eixos centrais a contribuição da sociologia e antropologia para pensar a juventude brasileira com ênfase em duas abordagens: culturas juvenis (diversidade, identidade, agrupamentos, manifestações), escola (expectativa com a continuidade dos estudos, relação com a escola e o conhecimento) e trabalho (inserção no mercado de trabalho, formação escolar e laboral, relações de trabalho na juventude, expectativas e estratégias).

      Autores: Debora Cristina Goulart, Amanda Merss dos Santos, Ananda Medeiros, Anderson Fabricio dos Santos Junior, Ariane Moreno da Silva Reis, Daiana Stefanny Machado Araujo, Elita Ribeiro de Oliveira, Guilherme do Rosário Jerônimo, Gustavo Benassi, Isabelle Luisa Amorim da Silva, Izabela Damasceno Ramos, Jéssica da Silva Santos, Tailane Gomes Santos, Vinícius Luccas de Oliveira, Raphael Rangel da Costa, Rebeca Amaral de Oliveira, Glauber Guimarães Feitosa, José Henrique de Araujo Dantas, Larissa Lima de Freitas

      Desde 2022

    • Programa Inova Educação e a Reforma do Ensino Médio em São Paulo

      A pesquisa busca investigar as origens e as redes de sujeitos privados e públicos que instituiram as bases para a reforma do ensino médio em São Paulo em suas conexões nacionais e internacionais, buscando compreender quais são os propositos para a formação escolar como força de trabalho e componentes ideológicos desta construção curricular

      2019 a 2023

    • Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018)

      Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulista. A temática que o circunscreve é a análise longitudinal da política educacional paulista, de forma a abranger os últimos 23 anos (1995-2018), em termos de formulação, implementação e resultados, expressas nas reformas, programas e projetos, considerando um espectro que engloba da implantação às formas de resistência. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a política educacional do estado de São Paulo no período indicado, com base nos elementos que perpassam o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação paulista, visando apreender suas orientações, avanços e formas de resistências. Consideramos que a apreensão das políticas públicas e da forma como elas são concebidas, formuladas e executadas exige um entendimento sobre o modo de operar do Estado, à medida que a concepção de Estado orienta a análise dos formatos da ação estatal e o seu nível de intervenção na sociedade. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de pesquisa quali-quantitativa, posto que visam abarcar análises estatística e documental e pesquisa de campo. Os dados serão coletados e examinados com base nos pressupostos da análise de políticas públicas que consideram as relações de determinada política ou programa com os arranjos sociais, econômicos e políticos mais gerais (LASSWELL, 1951), adotando-se a perspectiva da Teoria do Equilíbrio Pontuado de Baumgartner e Jones (1993), que propicia uma forte integração entre estudos qualitativos e quantitativos, adequada à compreensão das variações de longo prazo em um mesmo campo de políticas públicas, enfoque metodológico.

      Autores: Debora Cristina Goulart, Gisele Aparecida e Sousa Augusto

      2019 a 2021

    • Condições de trabalho e relações de classe dos docentes da rede básica de ensino no município de Guarulhos-SP

      Este projeto tem como principal objetivo analisar a posição e as relações de classe dos docentes na cidade de Guarulhos-SP. Para tanto, buscará articular a discussão teórica sobre o tema com uma pesquisa empírica que possibilite aplicar os principais critérios utilizados para a definição das classes e para a estratificação dos grupos sócio-profissionais. Primeiramente, será feito um levantamento bibliográfico da literatura que trata o conceito, localizando como as diferentes interpretações inserem os professores. Em seguida, será feita um levantamento de dados sobre as lutas do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). Por fim, será aplicado um questionário com uma amostra representativa aos docentes das escolas estaduais da cidade de Guarulhos. O objetivo desta enquete é problematizar a posição e as relações de classe dos professores, tomando como principais indicadores suas condições de vida e trabalho, sua atuação política e suas representações ideológicas. Com base em uma discussão sobre as transformações no trabalho e na profissão que a categoria vivenciou nas últimas décadas, pretende-se debater as teses da precarização, desqualificação, desprofissionalização e proletarização. Nesse sentido, o projeto pretende contribuir para o debate sobre a problemática das classes sociais na categoria docente a partir do aprimoramento dos recursos metodológicos para o desenvolvimento de pesquisas quantitativas sobre o tema.

      Autores: Debora Cristina Goulart, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Selma Borghi Venco, José Alves da Silva, Márcia Aparecida Jacomini, Ana Paula de Oliveira Corti, Rubens Barbosa de Camargo, Evaldo Piolli, Silvio Carneiro, Salomão Barros Ximenes, Fernando Luiz Cássio Silva, joão batista da Silva Santos, sergio stoco, Carmen Sylvia Vidigal Moraes, Lisete Regina Gomes Arelaro, Theresa Adrião, Eduardo Donizeti Girotto, Leonardo Crochik, Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Rodrigo Travitzki Teixeira de Oliveira, Felipe Willian Ferreira de Alencar, João Victor Pavesi de Oliveira, Andreza Barbosa, Isabel Melero Bello, José Roberto Montes Heloani, Teise de Oliveira Guaranha Garcia, Luiz Carlos Novaes, Sonia Maria Portella Kruppa, Ana Paula Santiago do Nascimento, Ingrid Costa Ribeiro Souza, Beatriz Fortunato da Silva, Beatriz Garcia Sanchez, Eliane da Costa Bruini, Erick Dantas da Gama, Flávia Vitor Longo dos Santos, Iracema Santos do Nascimento, Isabel Furlan Jorge, Joice Melo Vieira, Marcelo Paziano da Silva, Maria José da Silva Fernandes, Maria José dos Santos, Marina Avelar, Rafael Antunes Seleznevas, Raphael Bueno Bernardo da Silva, Regina Mieyeko Oshiro, Rita de Cássia Vereda, Rosemary Mattos, Rubia de Araujo Ramos, Maria Lucia Lanza, Ana Carolina Colacioppo Rodrigues, Renata Rodrigues de Amorim Medina, Régis Henrique dos Reis Silva, Sarh Maria de Freitas Machado Silva, Thiago Moreira Melo e Silva, Julia Brito da Conceição, Gabriel Morgato Marques, Matheus Henrique Furtado, Alessandro Paulino Pereira, Andressa Nunes Vasconcellos, Barbara de Souza Orlandin, Cesar Augusto Minto, Daniela Aparecida Guedes de Paula, Edvaldo dos Reis Oliveira Filho, Heloisa Coli Bizzoto, Luiz Ricardo Gonçalves Rabello, Marcilene Seles de Araújo, Ozani Martiniano de Souza, Roberta Kelly Amorim de França, Vanessa Santana dos Santos, Claudia Alves Pereira, Dilma Antunes Silva, Paulo Vitor dos Santos Cardoso, Lucas Andrade de Souza, Juliana Salles Madeira, Marilya Mariany Carnaval, Raquel Gomes D Alexandre, José Walber Ferreira Monteiro, Fábio dos Santos Bouças, Thais Andrea Furigo Novaes, Felipe Garcia Passos, José Quibão Neto, Caio Cabral de Silva

      2014 a 2017

    • Construindo propostas educacionais: reflexões e práticas

      Este projeto de extensão trata das políticas educacionais do governo do estado de São Paulo para a rede estadual de ensino, mais precisamente o Método de Melhoria de Resultado, como forma de gestão da escola e do trabalho pedagógico, e o Projeto Inova Educação, proposto pela Secretaria de Educação (Seduc ). O objetivo é analisar criticamente estes programas e projetos educacionais e construir propostas de gestão e ação pedagógica com base nos pressupostos da gestão democrática da escola e do trabalho pedagógico e da oferta de uma educação de qualidade, visando à formação integral dos estudantes. Adota-se como referencial teórico uma perspectiva crítica de educação e das políticas educacionais que assumem paradigmas do setor privado para a gestão da escola pública. Trata-se de projeto colaborativo entre escola pública de educação básica e universidade, com o desenvolvimento de metodologia da pesquisa-ação. Espera-se que as escolas participantes desenvolvam propostas pedagógicas, educativas e de gestão alternativas aquelas que vêm sendo propostas nos programas e projetos do governo paulista..

      Autores: Debora Cristina Goulart, Davisson Charles Cangussu de Souza, Patrícia Vieira Trópia, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Anita Handfas

      2019 a 2023

    • Curso de Extensão: Metodologias no Ensino de Sociologia

      Coordenação do curso de 35 horas em que se discute teórica e metodologicamente abordagens no ensino de Sociologia e está voltado para licenciandos e licenciados em Ciências Sociais e professores de Sociologia das redes pública e privada.

      Autores: Debora Cristina Goulart, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Márcia Aparecida Jacomini, cileda perrela, Ozani Martiniano, Felipe Willian Ferreira de Alencar, Ana Paula Pascarelli dos Santos, Antonio de Jesus Rocha, Bruna Alves Pradro, rancisca Jane Furtado Marinho, Gabriel Meneses Barros, Iracema Valquíria Ferrarezi Guerra, Isaac Oliveira Moutinho Júnior, Janaína Paulieli Lavado, Lilian Santos de Carvalho, Luís Renato Silva Maldonado, Marcos Cesar da Costa, Márcia Regina da Silva, Maria Lúcia Salgado Cordeiro dos Santos, Marisa Aparecida de Sá Lima, Ordelan Pereira de Souza, Priscila Damasceno Arce, Sinhá Carvalho de Oliveira Silva, Tatiana Ricci, Viviane Aparecida Vieira, Weverson Marques de Andrade

      2016 a 2016

    • Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência Unifesp

      Elevação da qualidade dos cursos de formação para o magistério da Educação Básica, na perspectiva de valorização da carreira docente. Na Unifesp, o projeto tem o objetivo central de dar continuidade ao desenvolvimento do Programa de Residência Pedagógica no Curso de Pedagogia, apoiar e consolidar as experiências de formação prática de todas as licenciaturas da Unifesp, além de implantar estrutura de gestão acadêmica das Licenciaturas na Universidade

      Autores: Debora Cristina Goulart, Davisson Charles Cangussu de Souza, José Alves da Silva, Ana Paula de Oliveira Corti, Henrique Zoqui Martins Parra, Andréa Cláudia Miguel Marques Barbosa, Rodrigo Barbosa Ribeiro

      2015 a 2018

    • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docencia - PIBID

      Pretende-se capacitar os bolsistas para o desenvolvimento de projetos nas escolas a partir de ampla fundamentação teórico-metodológica. A idéia é estimular a pesquisa como fonte do trabalho em sala de aula. Esta ação é o eixo articulador das demais ações e visa integrar questões que vem sendo tratadas de maneira dissociada: a teoria sociológica e a prática social; a pesquisa, o ensino e a extensão; o bacharelado e a licenciatura; o conhecimento científico e o escolar, a escola e a universidade.

      Autores: Debora Cristina Goulart, Henrique Henrique Zoqui Martins Parra, Celia Maria Benedicto Giglio, Rosario Silvana Genta Lugli, Adriana Regina Braga, Claudia Barcelos de Moura Abreu, Claudia Lemos Vóvio, Claudia Panizzolo, Daniela Finco, Érica Aparecida Garrutti de Lourenço, Edna Martins, Jorge Luiz Barcellos da Silva, João do Prado Ferraz de Carvalho, Lucila Pesce, Maria Angélica Pedra Minhoto, Márcia Aparecida Jacomini, Marineide de Oliveira Gomes, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Umberto de Andrade Pinto, André Medina Carone, Henry Burnett

      2015 a 2016

    Université Paris-Ouest Nanterre la Défense

    Atualização Lattes em 2024-07

    Processado em 2024-07-22