Debora Cristina Goulart
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
E-Mail: debora.goulart@unifesp.br
Resumo
Pós-doutorado na Université Paris Nanterre (2022-2023), doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP, com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris. Atualmente é professora do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, campus Guarulhos e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE - Unifesp) na linha Educação, Estado e Trabalho. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Classes Sociais (GEPECSO) - Unifesp e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (GEPPEGE) onde desenvolve pesquisa sobre educação e classes sociais, política educacional, movimentos sociais e ensino de Sociologia. É membro da Rede Escola Pública e Universidade (REPU) e do Laboratório de Estudos da Força de Trabalho.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
GOULART, D. C.;GOULART, DÉBORA CRISTINA;GOULART, DÉBORA
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Francês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente
Espanhol
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Ciências Sociais
O Anticapitalismo do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto
Orientação: Marcos Tadeu Del Roio
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Mestrado em Sociologia
Entre a denuncia e a renuncia: a APEOESP frente às reformas na educação pública paulista na gestão Mário Covas (1995-1998)
Orientação: Marcio Bilharinho Naves
Universidade Estadual de Campinas
2001 a 2004
Graduação em bacharelado em Ciências Sociais
Violência e produção cultural no movimento hip-hop
Orientação: Edmilson Antonio Bizelli
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1993 a 1998
Graduação em Pedagogia
Universidade Nove de Julho
2002 a 2003
Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1993 a 1998
Produção
2023
-
-
Neoliberalismo em análise: entrevista com Christian Laval (2023)
Artigo publicado
Autores: Debora Cristina Goulart
Fonte: REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 17 , p. e6113044 - Extrato QUALIS: A2
-
-
Experiências, percepções e expectativas de estudantes na escola gerencialista da rede estadual de São Paulo (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Debora Cristina Goulart; Rubia de Araujo Ramos; Márcia Aparecida Jacomini; Marcelo Paziano da Silva
Fonte: Ensino Médio e Juventude em Luta: política educacional e ação estudantil em São Paulo , p. 125
-
O conceito de projeto de vida na política curricular da rede estadual paulista (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Debora Cristina Goulart; José Alves da Silva; Raphael Bueno Bernardo da Silva; SILVIO RICARDO GOMES CARNEIRO
Fonte: Ensino Médio e Juventude em Luta: política educacional e ação estudantil em São Paulo , p. 167
-
-
-
2022
-
Profissionalização e a reforma do ensino médio: dispositivos institucionais na política pública paulista (2022)
Artigo publicado
Autores: Sueli S dos S Batista; Daniel C. Pereira; Claudia Barcelos de Moura Abreu; Monique Rufino Silva Pessôa
Fonte: RETRATOS DA ESCOLA , v. 16 , p. 483 - Extrato QUALIS: A2
-
Itinerários formativos e `liberdade de escolha? (2022)
Artigo publicado
Autores: CÁSSIO, FERNANDO; Debora Cristina Goulart
Fonte: RETRATOS DA ESCOLA , v. 16 , p. 509 - Extrato QUALIS: A2
2021
-
-
O Currículo Paulista Etapa Ensino Médio: educação pública, interesses empresariais e implicações (2021)
Artigo publicado
Autores: Debora Cristina Goulart; Rodolfo Soares Moimaz
Fonte: Pensata ? Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNIFESP , v. 10 , p. 13 - Extrato QUALIS: B4
-
-
-
-
-
-
2020
2019
-
School occupations, knowledge production and new strategies in defence of public education in Brazil (2019)
Artigo publicado
Autores: Debora Cristina Goulart; CÁSSIO, FERNANDO L.; XIMENES, SALOMÃO BARROS
Fonte: International Education Journal: Comparative Perspectives , v. 18 , p. 34 - Extrato QUALIS: B1
-
-
-
O livro didático de Ciências Sociais: contribuições e disputas na construção do campo do ensino de Ciências Sociais (2019)
Capítulo de livro publicado
Autores: Debora Cristina Goulart; Diogo Tourino de Sousa
Fonte: Rumos da Sociologia na Educação Básica: reformas, resistências e experiências de ensino , p. 147
2018
-
Contratos de Impacto Social na rede estadual de São Paulo: Nova modalidade de parceria público-privada no Brasil (2018)
Artigo publicado
Autores: CÁSSIO, FERNANDO L.; Debora Cristina Goulart; XIMENES, SALOMÃO BARROS
Fonte: ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES , v. 26 , p. 130 - Extrato QUALIS: A1
-
-
O Pibid e a Sociologia no ensino médio: um diálogo sobre seus avanços, limites e desafios (2018)
Capítulo de livro publicado
Autores: Debora Cristina Goulart; Davisson Charles Cangussu de Souza; Mario Bispo dos Santos
Fonte: Pibid Unifesp em diálogo: trajetórias e indagações sobre práticas de formação inicial de professores , p. 59
2017
-
-
Duas reorganizações (1995 e 2015): do esvaziamento da rede estadual paulista à ocupação das escolas (2017)
Artigo publicado
Autores: Debora Cristina Goulart; PINTO, JOSÉ MARCELINO REZENDE; CAMARGO, RUBENS BARBOSA DE
Fonte: ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 19 , p. 109 - Extrato QUALIS: A1
-
Práticas de ensino de Sociologia: o uso de tecnologias digitais de comunicação e do cinema pelo subprojeto do Pibid ? Ciências Sociais/Unifesp (2017)
Capítulo de livro publicado
Autores: Debora Cristina Goulart; Henrique Zoqui Martins Parra; Davisson Charles Cangussu de Souza
Fonte: Desafios da Formação Inicial Docente no Contexto do Pibid: Experiências de Formação de Professores nos Arrabaldes das Cidades de Diadema e Guarulhos , p. 13
-
-
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2009
2008
2006
2005
Atuações
Centro Universitário Fundação Santo André
-
professor contratado
2005 a 2005
Faculdades Torricelli
-
professor
2006 a 2008
Prefeitura Municipal de São Paulo
-
Diretor de escola
2005 a 2007
-
Professor
1999 a 2002
Instituto mairiporã de Ensino Superior
-
professor
2002 a 2004
Universidade Nove de Julho
-
professor contratado
2007 a 2007
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo
-
professor
1996 a 2004
Companhia do Metropolitano de São Paulo
-
Pesquisador
Estagiario
1996 a 1996
Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação
-
pesquisador de campo
Estágio
1996 a 1996
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
-
Pesquisador
Estágio
1998 a 1998
Instituto Paulo Freire
-
Pesquisador
2007 a 2008
Lutas Sociais (PUCSP)
-
Membro de corpo editorial
Desde 2005
Centro Universitário Sant'Anna
-
professor
Celetista formal
2007 a 2011
-
coordenador de curso
Coordenador de curso
2009 a 2011
-
membro de colegiado de curso
2009 a 2011
-
membro do Núcleo docente estruturante
2009 a 2011
Universidade Federal de Viçosa
-
Professor Adjunto I
2011 a 2012
Fazendo Antropologia no Alto Solimões
-
Membro de corpo editorial
2012 a 2012
Antropologia no Alto Solimões
-
Membro de corpo editorial
2012 a 2012
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
-
Professor Assistente Doutor
2012 a 2014
Opsis (UFG)
-
Membro de corpo editorial
Desde 2012
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
-
adjunto III
Desde 2014
Fazendo Antropologia no Alto Solimões II
-
Membro de corpo editorial
2015 a 2015
Territórios Transversais
-
Membro de corpo editorial
Desde 2014
Pensata ? Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Socia
-
Membro de corpo editorial
Desde 2020
Université Paris-Ouest Nanterre la Défense
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
A implementação do Novo Ensino Médio na Rede Estadual de São Paulo: observação e análise de uma comunidade na periferia da capital.
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Dissertação de mestrado concluídas
-
O neoliberalismo e as transformações do trabalho do professor(a) coordenador(a) pedagógico na educação estadual paulista.
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Gisele Aparecida e Sousa Augusto
Programa Inova Educação: implementação e perspectivas em escolas públicas de tempo parcial do ensino médio paulista.
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
Gestão
Prefeitura Municipal de São Paulo
-
Diretor de Escola
Secretaria Municipal de Educação
Centro Universitário Sant'Anna
-
Campus Santanna
Pesquisa
Universidade Federal de Viçosa
-
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
O Projeto Institucional da UFV para o PIBID-2012 está composto por 12 (doze) subprojetos de licenciaturas, sendo 7 subprojetos remanescentes do PIBID-2009, com pequenas alterações no número de bolsistas de Iniciação à Docência e de escolas de atuação. A licenciatura em Ciências Sociais esteve presente em duas escolas da rede estadual de Minas Gerais com atuação de 25 bolsistas e 2 supervisores-professores da rede.
2012 a 2012
-
Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência
O Projeto pretende conhecer a realidade educacional do Município de Viçosa e aproximar o licenciando dessa realidade, formando-o a partir de metodologias ativas. Busca ainda construir coletivamente propostas metodológicas de ensino para a educação básica e intervir nos diferenciados espaços educativos que compõem as escolas, oportunizando o diálogo multidisciplinar.
Autores: Debora Cristina Goulart, Diogo Tourino de Sousa
2011 a 2012
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Universidade Federal de São Paulo
-
As reformas do ensino secundário: Brasil e França
Esta pesquisa analisa as convergências e distanciamentos entre as reformas implementadas na França e no Brasil nos anos de 2017 em ambos os países. A partir de análise documental de leis e documentos de agentes privados e públicos, construímos um paralelo entre as proposições de mudança nos sistemas educativos nesta etapa escolar. Utilizando a pesquisa qualitativa, pautada em entrevistas semiestruturadas em escolas com realidades socioculturais diversas, buscamos conhecer as percepções e estratégias de estudantes frente às mudanças realizadas pela nova política educacional.
Autores: Debora Cristina Goulart, Maria Veranilda Soares Mota, Aparecida de Fátima Andrade da Silva, Cristiane Cataldi dos Santos Paes, Caroline Mendes dos Passos, Leci Soares de Moura e Dias, Ranah Manezenco Rodrigues
Desde 2023
-
Trabalho e Empreendedorismo: trabalho, educação e políticas públicas no centro do debate no Brasil contemporâneo
As sociedades contemporâneas passaram por mudanças que demandaram um novo perfil de classe trabalhadora,caracterizada, sobretudo, por qualificações e habilidades sócio-profissionais pautadas pelo empreendedorismo. Trataseda constituição de um novo perfil de trabalhador/a, produtivo e reprodutivo, que, para ser estruturado, impõe anecessidade de reconfiguração da formação educacional básica e profissional, das leis que regulam o trabalho, doincentivo a práticas laborais autônomas e de responsabilização individual pelos riscos físicos e mentaisprovenientes do trabalho e da reconfiguração dos processos de gestão e controle, como também das tecnologias(sobretudo baseadas nas TICs) que incidem sobre o trabalho e sobre modo de vida da classe trabalhadora. Esseconjunto de transformações sociais envolvem necessariamente a reestruturação do Estado brasileiro como mobilizador eator central inserido em uma relação de dependência, como um país de economia periférica, com os países do Norteglobal. Esse contexto histórico, no qual nossa pesquisa se insere, é, dessa forma, o das duas primeiras décadas doséculo XXI, momento no qual as políticas estatais, sobretudo fomentadas pelo Banco Mundial, e que marcam essarelação entre trabalho e empreendedorismo, começam a ganhar mais força e materialidade, formalizando oempreendedorismo como um modo de vida para o conjunto da sociedade brasileira. Nesses termos, o objetivo geral desseprojeto de pesquisa é o de analisar a relação entre trabalho e empreendedorismo (com base em uma análise documental,empírica e teórica) que investigará as causas e consequências dessa relação ao enfatizar a dinâmica entre trabalho,educação, políticas públicas e ideologia. Analisar a relação entre o trabalho e o empreendedorismo permitirá portanto, realizar uma pesquisa interdisciplinar baseada no entrecruzamento entre a Sociologia, a Ciência Política,o Direito e a Economia, resultando em um rico quadro analítico da sociedade brasileira.
Autores: Debora Cristina Goulart, Davisson Charles Cangussu de Souza, Leandro de Oliveira Galastri, Henrique José Domiciano Amorim, Santiane Arias, Daniel Arias Vazquez, Alexandre Barbosa Pereira
Desde 2023
-
Rede Escola Pública e Universidade
A Rede Escola Pública e Universidade foi criada por um grupo de professores e pesquisadores de universidades públicas e do Instituto Federal do estado de São Paulo (Unicamp, UFSCar, UFABC, USP, Unifesp e IFSP) em fevereiro de 2016, motivada pelos acontecimentos envolvendo a proposta de reorganização da rede escolar estadual em 2015 e pelo movimento secundarista de ocupação às escolas. A Rede tem como objetivo realizar estudos, pesquisas e intervenções visando colaborar com o direito à educação de qualidade e socialmente referenciada na rede estadual de ensino. Acredita que a produção de conhecimento sobre educação deve estar em permanente diálogo com o cotidiano das escolas públicas, e a serviço do monitoramento e do controle social das políticas educacionais.
Autores: Debora Cristina Goulart, José Alves da Silva, Márcia Aparecida Jacomini, Ana Paula de Oliveira Corti, MARIA CARLA CARROCHANO, Salomão Barros Ximenes, Fernando Luiz Cássio Silva, sergio stoco, Eduardo Donizeti Girotto, Leonardo Crochik, SILVIO RICARDO GOMES CARNEIRO, Felipe Willian Ferreira de Alencar, Raphael Bueno Bernardo da Silva, Maria Clara Di Pierro, Regina Miyeko Oshiro
Desde 2022
-
Residência Pedagógica - Subprojeto Sociologia
Este projeto tem como eixos centrais a contribuição da sociologia e antropologia para pensar a juventude brasileira com ênfase em duas abordagens: culturas juvenis (diversidade, identidade, agrupamentos, manifestações), escola (expectativa com a continuidade dos estudos, relação com a escola e o conhecimento) e trabalho (inserção no mercado de trabalho, formação escolar e laboral, relações de trabalho na juventude, expectativas e estratégias).
Autores: Debora Cristina Goulart, Amanda Merss dos Santos, Ananda Medeiros, Anderson Fabricio dos Santos Junior, Ariane Moreno da Silva Reis, Daiana Stefanny Machado Araujo, Elita Ribeiro de Oliveira, Guilherme do Rosário Jerônimo, Gustavo Benassi, Isabelle Luisa Amorim da Silva, Izabela Damasceno Ramos, Jéssica da Silva Santos, Tailane Gomes Santos, Vinícius Luccas de Oliveira, Raphael Rangel da Costa, Rebeca Amaral de Oliveira, Glauber Guimarães Feitosa, José Henrique de Araujo Dantas, Larissa Lima de Freitas
Desde 2022
-
Programa Inova Educação e a Reforma do Ensino Médio em São Paulo
A pesquisa busca investigar as origens e as redes de sujeitos privados e públicos que instituiram as bases para a reforma do ensino médio em São Paulo em suas conexões nacionais e internacionais, buscando compreender quais são os propositos para a formação escolar como força de trabalho e componentes ideológicos desta construção curricular
2019 a 2023
-
Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018)
Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulista. A temática que o circunscreve é a análise longitudinal da política educacional paulista, de forma a abranger os últimos 23 anos (1995-2018), em termos de formulação, implementação e resultados, expressas nas reformas, programas e projetos, considerando um espectro que engloba da implantação às formas de resistência. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a política educacional do estado de São Paulo no período indicado, com base nos elementos que perpassam o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação paulista, visando apreender suas orientações, avanços e formas de resistências. Consideramos que a apreensão das políticas públicas e da forma como elas são concebidas, formuladas e executadas exige um entendimento sobre o modo de operar do Estado, à medida que a concepção de Estado orienta a análise dos formatos da ação estatal e o seu nível de intervenção na sociedade. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de pesquisa quali-quantitativa, posto que visam abarcar análises estatística e documental e pesquisa de campo. Os dados serão coletados e examinados com base nos pressupostos da análise de políticas públicas que consideram as relações de determinada política ou programa com os arranjos sociais, econômicos e políticos mais gerais (LASSWELL, 1951), adotando-se a perspectiva da Teoria do Equilíbrio Pontuado de Baumgartner e Jones (1993), que propicia uma forte integração entre estudos qualitativos e quantitativos, adequada à compreensão das variações de longo prazo em um mesmo campo de políticas públicas, enfoque metodológico.
Autores: Debora Cristina Goulart, Gisele Aparecida e Sousa Augusto
2019 a 2021
-
Condições de trabalho e relações de classe dos docentes da rede básica de ensino no município de Guarulhos-SP
Este projeto tem como principal objetivo analisar a posição e as relações de classe dos docentes na cidade de Guarulhos-SP. Para tanto, buscará articular a discussão teórica sobre o tema com uma pesquisa empírica que possibilite aplicar os principais critérios utilizados para a definição das classes e para a estratificação dos grupos sócio-profissionais. Primeiramente, será feito um levantamento bibliográfico da literatura que trata o conceito, localizando como as diferentes interpretações inserem os professores. Em seguida, será feita um levantamento de dados sobre as lutas do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). Por fim, será aplicado um questionário com uma amostra representativa aos docentes das escolas estaduais da cidade de Guarulhos. O objetivo desta enquete é problematizar a posição e as relações de classe dos professores, tomando como principais indicadores suas condições de vida e trabalho, sua atuação política e suas representações ideológicas. Com base em uma discussão sobre as transformações no trabalho e na profissão que a categoria vivenciou nas últimas décadas, pretende-se debater as teses da precarização, desqualificação, desprofissionalização e proletarização. Nesse sentido, o projeto pretende contribuir para o debate sobre a problemática das classes sociais na categoria docente a partir do aprimoramento dos recursos metodológicos para o desenvolvimento de pesquisas quantitativas sobre o tema.
Autores: Debora Cristina Goulart, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Selma Borghi Venco, José Alves da Silva, Márcia Aparecida Jacomini, Ana Paula de Oliveira Corti, Rubens Barbosa de Camargo, Evaldo Piolli, Silvio Carneiro, Salomão Barros Ximenes, Fernando Luiz Cássio Silva, joão batista da Silva Santos, sergio stoco, Carmen Sylvia Vidigal Moraes, Lisete Regina Gomes Arelaro, Theresa Adrião, Eduardo Donizeti Girotto, Leonardo Crochik, Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Rodrigo Travitzki Teixeira de Oliveira, Felipe Willian Ferreira de Alencar, João Victor Pavesi de Oliveira, Andreza Barbosa, Isabel Melero Bello, José Roberto Montes Heloani, Teise de Oliveira Guaranha Garcia, Luiz Carlos Novaes, Sonia Maria Portella Kruppa, Ana Paula Santiago do Nascimento, Ingrid Costa Ribeiro Souza, Beatriz Fortunato da Silva, Beatriz Garcia Sanchez, Eliane da Costa Bruini, Erick Dantas da Gama, Flávia Vitor Longo dos Santos, Iracema Santos do Nascimento, Isabel Furlan Jorge, Joice Melo Vieira, Marcelo Paziano da Silva, Maria José da Silva Fernandes, Maria José dos Santos, Marina Avelar, Rafael Antunes Seleznevas, Raphael Bueno Bernardo da Silva, Regina Mieyeko Oshiro, Rita de Cássia Vereda, Rosemary Mattos, Rubia de Araujo Ramos, Maria Lucia Lanza, Ana Carolina Colacioppo Rodrigues, Renata Rodrigues de Amorim Medina, Régis Henrique dos Reis Silva, Sarh Maria de Freitas Machado Silva, Thiago Moreira Melo e Silva, Julia Brito da Conceição, Gabriel Morgato Marques, Matheus Henrique Furtado, Alessandro Paulino Pereira, Andressa Nunes Vasconcellos, Barbara de Souza Orlandin, Cesar Augusto Minto, Daniela Aparecida Guedes de Paula, Edvaldo dos Reis Oliveira Filho, Heloisa Coli Bizzoto, Luiz Ricardo Gonçalves Rabello, Marcilene Seles de Araújo, Ozani Martiniano de Souza, Roberta Kelly Amorim de França, Vanessa Santana dos Santos, Claudia Alves Pereira, Dilma Antunes Silva, Paulo Vitor dos Santos Cardoso, Lucas Andrade de Souza, Juliana Salles Madeira, Marilya Mariany Carnaval, Raquel Gomes D Alexandre, José Walber Ferreira Monteiro, Fábio dos Santos Bouças, Thais Andrea Furigo Novaes, Felipe Garcia Passos, José Quibão Neto, Caio Cabral de Silva
2014 a 2017
-
Construindo propostas educacionais: reflexões e práticas
Este projeto de extensão trata das políticas educacionais do governo do estado de São Paulo para a rede estadual de ensino, mais precisamente o Método de Melhoria de Resultado, como forma de gestão da escola e do trabalho pedagógico, e o Projeto Inova Educação, proposto pela Secretaria de Educação (Seduc ). O objetivo é analisar criticamente estes programas e projetos educacionais e construir propostas de gestão e ação pedagógica com base nos pressupostos da gestão democrática da escola e do trabalho pedagógico e da oferta de uma educação de qualidade, visando à formação integral dos estudantes. Adota-se como referencial teórico uma perspectiva crítica de educação e das políticas educacionais que assumem paradigmas do setor privado para a gestão da escola pública. Trata-se de projeto colaborativo entre escola pública de educação básica e universidade, com o desenvolvimento de metodologia da pesquisa-ação. Espera-se que as escolas participantes desenvolvam propostas pedagógicas, educativas e de gestão alternativas aquelas que vêm sendo propostas nos programas e projetos do governo paulista..
Autores: Debora Cristina Goulart, Davisson Charles Cangussu de Souza, Patrícia Vieira Trópia, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Anita Handfas
2019 a 2023
-
Curso de Extensão: Metodologias no Ensino de Sociologia
Coordenação do curso de 35 horas em que se discute teórica e metodologicamente abordagens no ensino de Sociologia e está voltado para licenciandos e licenciados em Ciências Sociais e professores de Sociologia das redes pública e privada.
Autores: Debora Cristina Goulart, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Márcia Aparecida Jacomini, cileda perrela, Ozani Martiniano, Felipe Willian Ferreira de Alencar, Ana Paula Pascarelli dos Santos, Antonio de Jesus Rocha, Bruna Alves Pradro, rancisca Jane Furtado Marinho, Gabriel Meneses Barros, Iracema Valquíria Ferrarezi Guerra, Isaac Oliveira Moutinho Júnior, Janaína Paulieli Lavado, Lilian Santos de Carvalho, Luís Renato Silva Maldonado, Marcos Cesar da Costa, Márcia Regina da Silva, Maria Lúcia Salgado Cordeiro dos Santos, Marisa Aparecida de Sá Lima, Ordelan Pereira de Souza, Priscila Damasceno Arce, Sinhá Carvalho de Oliveira Silva, Tatiana Ricci, Viviane Aparecida Vieira, Weverson Marques de Andrade
2016 a 2016
-
Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência Unifesp
Elevação da qualidade dos cursos de formação para o magistério da Educação Básica, na perspectiva de valorização da carreira docente. Na Unifesp, o projeto tem o objetivo central de dar continuidade ao desenvolvimento do Programa de Residência Pedagógica no Curso de Pedagogia, apoiar e consolidar as experiências de formação prática de todas as licenciaturas da Unifesp, além de implantar estrutura de gestão acadêmica das Licenciaturas na Universidade
Autores: Debora Cristina Goulart, Davisson Charles Cangussu de Souza, José Alves da Silva, Ana Paula de Oliveira Corti, Henrique Zoqui Martins Parra, Andréa Cláudia Miguel Marques Barbosa, Rodrigo Barbosa Ribeiro
2015 a 2018
-
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docencia - PIBID
Pretende-se capacitar os bolsistas para o desenvolvimento de projetos nas escolas a partir de ampla fundamentação teórico-metodológica. A idéia é estimular a pesquisa como fonte do trabalho em sala de aula. Esta ação é o eixo articulador das demais ações e visa integrar questões que vem sendo tratadas de maneira dissociada: a teoria sociológica e a prática social; a pesquisa, o ensino e a extensão; o bacharelado e a licenciatura; o conhecimento científico e o escolar, a escola e a universidade.
Autores: Debora Cristina Goulart, Henrique Henrique Zoqui Martins Parra, Celia Maria Benedicto Giglio, Rosario Silvana Genta Lugli, Adriana Regina Braga, Claudia Barcelos de Moura Abreu, Claudia Lemos Vóvio, Claudia Panizzolo, Daniela Finco, Érica Aparecida Garrutti de Lourenço, Edna Martins, Jorge Luiz Barcellos da Silva, João do Prado Ferraz de Carvalho, Lucila Pesce, Maria Angélica Pedra Minhoto, Márcia Aparecida Jacomini, Marineide de Oliveira Gomes, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Umberto de Andrade Pinto, André Medina Carone, Henry Burnett
2015 a 2016
Université Paris-Ouest Nanterre la Défense
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22