Angela Brandão
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: História da Arte
E-Mail: angela.brandao@unifesp.br
Resumo
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Paraná (1993), especialização em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (1998), mestrado em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em História da Arte - Historiografia, Metodologia e Conservação de Patrimônio pela Universidad de Granada, Espanha (2002). Realizou estudos de pós-doutorado junto à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP entre 2008 e 2010. Foi professora no Departamento de Desenho Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná entre 1999 e 2009 e no Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG entre 2009 e 2010. Foi professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em História do Departamento de História do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora até 2012. Atualmente é professora Associada III no Curso de Bacharelado em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Arte na UNIFESP, do qual foi coordenadora entre 2013 e 2017. Foi coordenadora do Polo Guarulhos do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC) e atualmente, vice-coordenadora.Tem experiência na área de História da Arte, com ênfase em História da Arte Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: história do mobiliário e do mobiliário brasileiro, arte barroca e rococó, barroco e rococó mineiro. É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte desde 2012 e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Pq2) a partir de 2018.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
BRANDÃO, Angela;BRANDÃO, ANGELA
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Formação
Doutorado em História da Arte
La Invención del Barroco por el Modernismo Brasileño: las propuestas de Tarsila do Amaral y Mário de Andrade
Orientação: Rafael López Guzmán
Universidad de Granada
Mestrado em História
Desenhos de Tarsila do Amaral: barroco mineiro através do olhar modernista
Orientação: Jorge Sidney Coli Junior
Universidade Estadual de Campinas
1997 a 1999
Graduação em Licenciatura e Bacharelado Em História
A Fábrica de Ilusão: o espetáculo das máquinas num parque de diversões e a modernização de Curitiba, 1905-1913
Orientação: Francisco Moraes Paz
Universidade Federal do Paraná
1988 a 1993
Produção
2023
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Os cinco sentidos e as contradições do rococó colonial (2023)
Trabalhos em eventos
Autores: Angela Brandão
Fonte: Anais do 42° Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte , p. 533
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2022
2021
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Vignola em Português: anotações a partir das Regras das Cinco Ordens de 1787 (2021)
Artigo publicado
Autores: Angela Brandão
Fonte: Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (on line) , v. 1 , p. 80 - Extrato QUALIS: A3
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Das Ruínas à Reconstrução: o Terremoto de Lisboa de 1755 (2021)
Artigo publicado
Autores: Angela Brandão
Fonte: Revista da Universidade Federal de Minas Gerais , v. 27 , p. 232 - Extrato QUALIS: A4
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Artefactos Symmetriacos e Geometricos, de Ignacio da Piedade Vasconcellos (1733): uma leitura (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Angela Brandão
Fonte: Anais do 40º Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte Pesquisas em diálogo (evento online), 7-11 nov. 2020 , p. 21
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2020
2019
2018
2017
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Móveis em miniatura: a demonstração de um saber fazer (2017)
Artigo publicado
Autores: Angela Brandão
Fonte: ANAIS DO MUSEU PAULISTA: HISTÓRIA, CULTURA E MATERIAL (IMPRESSO) , v. 25 , p. 169 - Extrato QUALIS: A1
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Entre o saber e o fazer: Vredeman de Vries e os artesãos de ofícios no contexto luso-brasileiro do século XVIII. (2017)
Artigo publicado
Autores: Angela Brandão
Fonte: CIRCUMSCRIBERE (PUCSP) , v. 20 , p. 43 - Extrato QUALIS: B2
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2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
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Habilidade Artesanal e Ausência de Cor: o papel dos escravos e libertos nas tendas, oficinas e canteiros de obras no Brasil colonial. (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Angela Brandão; Lucas Baptista da Gama Júnior
Fonte: Anais da XXVII Semana de História da UFJF. Conflitos Armados, Guerras, Revoltas e Revoluções , p. 395
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2009
2008
2007
2006
2005
2004
2002
2000
1998
1997
1996
1994
1990
Atuações
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
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professor de 1 e 2 graus
1999 a 2000
-
professor de 1 e 2 graus
2001 a 2009
-
professor convidado
2004 a 2004
Universidade Federal do Paraná
-
bolsista
bolsista
1991 a 1991
-
palestrante
palestrante
1999 a 1999
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
-
bolsista iniciação científica
bolsista
1992 a 1992
-
bolsista aperfeiçoamento científico
bolsista
1994 a 1994
-
bosista mestrado
bolsista mestrado
1997 a 1998
Escola Estadual Amâncio Moura
-
estagiário
estagiário
1992 a 1992
Colégio Estadual Pedro Macedo
-
estagiário
estágio
1993 a 1993
Escola Estadual Dezenove de Dezembro
-
professor de ensino fundamentál
1993 a 1994
Instituto de Coperación Iberoamericana
-
bolsista doutorado
bolsista doutorado
1994 a 1996
Universidad de Granada
-
bolsista
1995 a 1996
Galeria de Arte Vera Ferro - Campinas
-
professora de história da arte
professora de história da arte
1998 a 1998
Fundação Bradesco
-
professor
1998 a 1998
Museu de Arte de Sao Paulo
-
professor
1998 a 2000
-
palestrante
palestrante
1998 a 1998
Sindicato do Ensino Particular de Curitiba
-
professor
1999 a 1999
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
-
pesquisa e publicação
contrato de serviço
1999 a 1999
Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná
-
professor
2000 a 2000
Faculdade de Artes do Paraná
-
professor convidado
2003 a 2003
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
-
professor
2005 a 2005
Universidade Federal de Juiz de Fora
-
Professor
2008 a 2008
-
Professor Adjunto
2009 a 2011
-
professora colaborador
2009 a 2013
Diálogo Iberoamericano
-
Membro de corpo editorial
1996 a 1996
Preto no Branco
-
Membro de corpo editorial
2005 a 2005
Universidade Estadual de Campinas
-
bolsista
mestranda bolsista
1997 a 1999
Universidade Estadual de Campinas
-
bolsista
mestranda bolsista
1997 a 1999
Universidade Federal de Ouro Preto
-
aluna
aluna de especialização
1997 a 1998
Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz
-
pesquisadora
2000 a 2002
Universidade de São Paulo
-
pesquisador
pesquisador
2008 a 2010
Revista Científica/FAP (Curitiba. Impresso)
-
Membro de corpo editorial
2010 a 2010
Universidade Federal de São Paulo
-
Professora Associada III
Desde 2011
University of Zurich
-
professora visitante
2013 a 2013
Clio Editora
-
Membro de corpo editorial
Desde 2014
ARTE E ENSAIOS
-
Membro de corpo editorial
Desde 2020
Quiroga. Revista de patrimonio iberoamericano
-
Membro de corpo editorial
Desde 2020
Rocalha - Revista eletrônica do CEPHAP - UFSJ
-
Membro de corpo editorial
Desde 2021
Colección Arte y Arqueología
-
Membro de corpo editorial
Desde 2023
Instituto Território das Vertentes
-
sócia eletiva
sócia eletiva
Desde 2024
Ensino
Orientações e supervisões
Supervisão de pós-doutorado em andamento
Tese de doutorado em andamento
-
Maria Tereza Guimarães Côrtes Elias
A presença e a influência feminina nos Castelos da Renascença
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
A alegoria da Paz nas charges de J. Carlos durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) na revista Careta: Narrativa Visual, Agência e Caricatura.
História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
A sobrevivência de um cânone: as esculturas africanas de santos-amuletos no território paulista
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
Desenhos de Figurinos no Brasil (primeira metade do século XX)
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado em andamento
-
SÃO JOÃO BATISTA DE LEONARDO DA VINCI: UM ESTUDO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE SÃO JOÃO BATISTA ADOLESCENTE NA FLORENÇA RENASCENTISTA
História da Arte
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Dissertação de mestrado concluídas
-
Maria Cristina Loureiro Achcar
Dama de Honore e Maestra de Pittura de la Regina: a (anônima)leitura imagética de Sofonisba Anguissola sobre a corte espanhola de Felipe II
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
NOSSA SENHORA DA PENHA DE FRANÇA: HISTÓRIA E ARTE DA PADROEIRA DA CIDADE DE SÃO PAULO
História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Um olhar sobre os ofícios da madeira, entre os séculos XVIII-XIX, no contexto Luso-brasileiro.
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Maria Tereza Guimarães Côrtes Elias
As obras de recepção das quinze mulheres que fizeram parte da Academia Real de Pintura e Escultura de Paris (1648-1793)
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
A narrativa visual nas charges J. Carlos: estilo, humor e ideologias na primeira metade do século XX
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
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PINTORES NA PRODUÇÃO DE FIGURINOS DE BAILADOS - ESTUDO SOBRE CÍCERO DIAS E FLÁVIO DE CARVALHO NA DÉCADA DE 1930
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
CULTURA DE PRESERVAÇÃO: O PATRIMÔNIO HISTÓRICO NA CIDADE DE CAÇAPAVA ? SP
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Niger, sed formosus ? A construção da imagem de São Benedito.
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2015
-
Um conto entre duas cidades: diálogo arquitetônico entre Braga e Diamantina do século XVIII
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2015
-
?Da Igreja ao Museu: significados da obra de Jesuíno do Monte Carmelo?
Mestrado em História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
-
Quirino Campofiorito e Mário Pedrosa: entre a figuração e a abstração. A crítica de arte e a formação de uma identidade artística brasileira entre 1940 e 1960
História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de Juiz de Fora
Concluído em 2013
-
Interconexões entre pintura, vida e religião: a obra mural sacra moderna de Emeric Marcier
História
Universidade Federal de Juiz de Fora
Concluído em 2010
-
O Retrato de Murilo Mendes por Flávio de Carvalho
História
Universidade Federal de Juiz de Fora
Concluído em 2010
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da Arte
Departamento de História da Arte
-
Coordenadora do Polo Guarulhos do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes
Campus Guarulhos
-
Vice-coordenadora do Polo Guarulhos do Instituto de Estudps Avançados e Convergentes IEAC
Campus Guarulhos
Pesquisa
Universidade Federal do Paraná
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A Fábrica de Ilusão: o espetáculo das máquinas num parque de diversões em Curitiba (1905-1913)
Trabalho de conclusão da graduação em Bacharelado em História junto ao Departamento de História da Universidade Federal do Paraná, sobre um parque de diversões em Curitiba no início do século XX, onde se instalou o primeiro cinematógrafo da cidade e espaço de manifestação do encantamento pelos artifícios das máquinas e da técnica, a partir de crônicas dos jornais locais.
1993 a 1993
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Uma Avaliação da Produção Científica do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (1959-1989)
Como auxiliar de pesquisa do professor Euclides Marchi, o projeto consistia na leitura e organização dos trabalhos publicados pelo Departamento de História da UFPR. Coube-me especialmente a tarefa de leitura e análise dos discursos do governador Bento Munhoz da Rocha.
Autores: Angela Brandão
1994 a 1994
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Curitiba século XVIII e início do XIX: estrutura domiciliar e organização familiar
Bolsista de iniciação científica junto ao projeto da Professora Ana Maria Burmester, dentro da tendência de história demográfica que caracterizara, com excelência, a produção acadêmica do departamento de história da UFPR nos anos 1970 e 1980.
Autores: Angela Brandão, Euclides Marchi
1992 a 1992
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Uma Utopia Oitocentista: A Construção de um Modelo de População
Participação como bolsista de iniciação científica do projeto que investigava a imigração européia para o sul do Brasil, durante o século XIX, como construção de um modelo de população "morigerada", de "bons trabalhadores". Coube-me o levantamento dos discursos dos presidentes da província do Paraná, durante o XIX, a respeito da política de imigração, assim como a tradução do livro do viajante francês Paul Walle
Autores: Angela Brandão, Ana Maria Burmester
1991 a 1991
Universidad de Granada
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Patrimonio Cultural y Literatura de Viajes: artistas y escritores americanos en Andalucía (1850-1950)
Este projeto coletivo, coordenado por Rafael Lopez Guzmán e Yolanda Guasch Marí (Universidade de Granada), envolve vários pesquisadores de diferentes universidades da Espanha e das Américas, em torno da temática do "tornaviaje" a partir do estudo de artistas e literatos, viajantes latino e norte americanos, que cruzaram o Oceano em direção à Espanha e deixaram registros textuais, literários ou artísticos sobre esta experiência, estabelecendo percepções e trocas culturais, no arco temporal de 1850 a 1950. O projeto foi desenvolvido em 2021 e aprovado em 2022 junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Universidades da Espanha para ter início em 2023.
Autores: Angela Brandão, Francisco Moraes Paz
Desde 2021
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Relaciones entre Andalucía y América: los territorios periféricos ? EEUU y Brasil.
Este projeto está centrado no estudo da presença artística andaluza em territórios denominados periféricos da América hispânica; ou seja, Brasil e Estados Unidos. Com o primeiro deles, integrado à coroa portuguesa, dividem-se bases culturais com Espanha e com Andaluzia. Porém, além disso, temos um período de alto valor histórico-artístico (1580-1640) no qual ambas coroas estiveram unidas. No que se refere aos Estados Unidos, boa parte do território sul, da Flórida à Califórnia, fez parte da monarquia hispânica, com ocupação populacional e cultural variável ao longo da Idade Moderna, o que implicou na fundação de cidades, construções civis e religiosas e bens móveis para sua dotação. Já na época contemporânea, os Estados Unidos se tornaram principais receptores de obras de arte espanholas, seja mediante compra ou expólio, que serviriam para dotar seus museus; sem esquecer as arquiteturas emigradas. Parte desse patrimônio procede da Andaluzia. https://www.andaluciayamerica.com/?lang=pt-pt
Autores: Angela Brandão, Rafael Lopez Guzmán, Yolanda Guasch Marí
2017 a 2020
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Tese de Doutorado: La Invención del Barroco por el Modernismo Brasileño
Pesquisa para tese de doutoramento junto à Universidad de Granada - Espanha, tratou da interpretação da arte barroca no Brasil, sobretudo no contexto da mineração, pelos modernistas brasileiros.
Autores: Angela Brandão, André Luiz Tavares Pereira, Rafael Lopez Guzmán
1994 a 2002
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
Universidade Federal de Juiz de Fora
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Mecenato e Colecionismo Artístico em Mariana (1780-1793)
A partir do estudo do inventário de bens do Bispo Dom Domingos da Encarnação Pontével, bispo de Mariana entre 1780 e 1793, pretende-se confirmar a importância do papel mecenático e artístico diocesano, considerando inúmeros trabalhos artísticos realizados a partir desses encargos.
Autores: Angela Brandão
2010 a 2011
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Resgate dos Móveis Cimo do Patrimônio da UFJF: design, reciclagem e sustentabilidade.
A Universidade Federal de Juiz de Fora conta, em algumas unidades de suas dependências, com um importante acervo de mobiliário proveniente da Indústria Cimo. Como grande parte do Campus passa por um processo de mudanças e reformulações de engenharia e arquitetura, teme-se que parte desse acervo histórico de mobiliário seja dispersado e dispensado do uso sem um destinação conveniente. A CIMO - Companhia Industrial de Móveis Santa Catarina, surgiu na década de 1920, desenvolveu-se pelo esforço da família de austríacos Zipperer, instalada em Santa Catarina. e chegou a ser a maior indústria de móveis da América Latina. Controlando desde o plantio da madeira até a embalagem, a indústria de móveis CIMO criou peças padronizadas de madeira maciça vergada (imbuia) com modelos importados (design inglês e austríaco). Marcados pela simplicidade, ergonomia, funcionalidade e economia, foram empregados em escolas, escritórios, teatros e cinemas em todo o Brasil e em diversos países da América Latina. A importância histórica da mobília CIMO vem sendo compreendida por diversos estudiosos do design no Brasil, dando origem a muitas análises em dissertações de mestrado e monografias de especialização. Com este projeto de resgate do mobiliário CIMO das dependências da UFJF pretende-se localizar, catalogar, reconhecer este acervo e, nas situações em que estas peças cairão em desuso, quer-se encontrar uma destinação própria à sua importância, um espaço de uso-expositivo.
Autores: Angela Brandão
2010 a 2010
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Estudos em torno do mobiliário mineiro do século XVIII
Desdobramento das pesquisas realizadas durante o pós-doutorado na USP, este projeto foi apresentado junto à PROPESQ - UFJF e aguarda aprovação de financiamento junto à FAPEMIG
Autores: Angela Brandão
2009 a 2011
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Federal de Ouro Preto
Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz
Universidade de São Paulo
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Plus ultra: a recepção e a transferência da tradução artística clássica entre a Europa Mediterrânea e a América Latina.
Iniciativa das linhas de pesquisa estudos sobre a tradição clássica e história do programa de pós-graduação do Departamento de História -IFCH/UNICAMP - O Programa Cicognara. A constituição da tradição clássica é um projeto temático que articula pesquisadores da Unicamp, Universidade de São Paulo, Universidade de Brasília, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e outras Universidades. Trata-se de um projeto atuante em três áreas emergentes na universidade brasileira: I - história da arte e historiografia artística dos séc. XIV a XIX; II - história da retórica e das poéticas (séculos XIV-XIX); III - pesquisas em iconografia as quatro metas do projeto cicognaral - adesão ao Programa Cicognara, promovido conjuntamente pela University of Illinois, nos Estados Unidos, e pela Biblioteca Vaticana, mediante a aquisição de um jogo completo de microfichas dos cinco mil títulos da Biblioteca Cicognara, pertencente à Biblioteca Apostólica Vaticana. 2 - desenvolvimento de quatro dossiês de pesquisas: (2A) projeto Giorgio Vasari (publicação em português da monumental obra de Giorgio Vasari, Le Vire de' piu eccellenti pittori, scultori e architettori da Cimabue insino a' tempi nostri. Firenze: Giuntina, 1568; oito volumes na edição de Gaetano Milanesi, Firenze,1878-1885); (2B) A difusão da escultura renascentista italiana na Europa e em especial nas sociedades ibéricas (publicação de textos com(mais)preendendo uma antologia da Storia de lia scultura dal suo risorgimento in Italia sino al secolo di Napoleone, per servire di continuazione alle opere di Winckelmann e di d'Agincourt (Veneza, 1813-1818, 3 volumes), de autoria do Conde Leopoldo Cicognara, bem como das fontes fundamentais desta obra, notadamente atinentes às relações entre a escultura italiana e ibérica entre os séculos XVI e XVIII; (2C) A difusão da arquitetura renascentista italiana na Europa e em especial nas sociedades Ibéricas, (2D) O desenvolvimento das preceptísticas.
Autores: Angela Brandão
2008 a 2012
-
Pós-Doutorado - As Artes Decorativas em Minas Gerais do Século XVIII: um estudo acerca do mobiliário e dos presépios
A partir do Trono Episcopal do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana e suas cadeiras, atribuídos a Antônio Francisco Lisboa; e a partir das quatro peças de presépio do Museu da Inconfidência, também atribuídas a Aleijadinho, vem-se discutindo a produção de mobília, de oratórios e presépios no contexto do mecenato leigo e diocesano em Minas Gerais.
Autores: Angela Brandão, Luciano Migliaccio
2008 a 2010
Universidade Federal de São Paulo
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As Quatro Estações do Ano na Arte Luso-Brasileira do Século XVIII
Este projeto está focado na representação das Quatro Estações do Ano na arte, com especial atenção ao século XVIII luso-brasileiro, tomando como ponto de partida duas obras relacionada à temática: as pinturas parietais da Matriz de Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto, em Minas Gerais, Brasil; e as pinturas da Sala de Merendas do Palácio de Queluz em Portugal. A intenção é investigar aspectos formais das pinturas, relacionando-as com outras obras que apresentam a mesma temática, nestes dois contextos, a partir das ambiguidades da arte rococó, entre suas funções religiosas e seu caráter laico. Tais alegorias constituirão um disparo para compreender a iconografia das Quatro Estações, à luz dos aspectos culturais e de escritos coetâneos, os quais permitiram compreender os períodos do ano e as formas de percepção das mudanças cíclicas da natureza.
Autores: Angela Brandão, Luciano Migliaccio
Desde 2023
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Paraty: levantamento fotográfico e documental
A cidade de Paraty - RJ foi considerada patrimônio ambiental e histórico pela UNESCO. Localizada próxima à divisa do Estado do Rio de Janeiro com o Estado de São Paulo, a cidade ainda carece de muitos estudos com relação a seu patrimônio histórico material, arquitetura e objetos de devoção em estatuária religiosa. De traçado colonial e relevantes elementos urbanísticos, arquitetônicos e artísticos a cidade ainda apresenta lacunas em estudos histórico-artísticos. Este projeto prevê o levantamento fotográfico de aspectos urbanos, arquitetônicos e artísticos de Paraty, bem como o levantamento documental de fontes primárias e bibliográficas.
Autores: Angela Brandão
Desde 2022
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Arte: Contextos e Materialidades
Este projeto reúne múltiplas pesquisas que tratam dos limites dos objetos artísticos, em direção a manifestações estéticas que tensionam e problematizam a ideia de arte, propondo reflexões sobre sua materialidade, seus contextos sociais e políticos, além de discussões historiográficas e do colecionismo por eles suscitadas. É composto por três eixos temáticos, que poderão estar articulados entre si: a) Papéis. Abrange pesquisas sobre desenho e artes gráficas: onde se inserem questões sobre autonomia, história, suportes e técnicas do desenho e das artes gráficas, humor gráfico, gravura, cartazes e imagens que se colocam nos limites do artístico, no campo mais amplo de uma cultural visual. b) Madeiras: trata dos fazeres artesanais sobre madeira e do sentido simbólico dos materiais, questões ligadas aos ofícios mecânicos, ateliês e objetos em madeira considerados como não artísticos c) Têxteis. Agrupa pesquisas relacionadas à história dos tecidos, das roupas e da moda no âmbito da história da arte. Compreende estudos sobre figurinos de teatro e balé. Roupas e figurinos de artistas e para artistas.
Autores: Angela Brandão
Desde 2021
-
Os Cinco Sentidos na Arte
Os Cinco Sentidos na Arte Luso-Brasileira do Século XVIII. Este projeto de pesquisa analisa a representação dos Cinco Sentidos na arte, especialmente do século XVIII luso-brasileiro, a partir de obras relacionadas à temática, tais como aquelas presentes nas cidades de Salvador-BA e Tiradentes e Conceição do Mato Dentro em MG, no Brasil, e em Portugal. A intenção é investigar não apenas a iconografia relacionada aos Cinco Sentidos, mas também aspectos filosóficos e culturais que permitiram que os sentidos fossem compreendidos não mais como indutores aos pecados, mas como forma de elevação espiritual e conhecimento do mundo, portanto como elementos positivos. Também formam parte deste projeto as questões teórico-metodológicas sobre arte colonial e decolonial, arte sacra e arte profana, rococó religioso e análise iconográfico-iconológica.
Autores: Angela Brandão, Isabela Torres Rodrigues, Paula Alvares Ampessan, Daniel R de Souza, Joyce Farias de Oliveira, Caroline Aparecida Cardoso Muniz, Luiz Henrique Otto de S. Filho, Giulia Baitz Marques da Silva, Luciana Braga Giovannini, Amanda de Sousa Ferreira, BEATRIZ APARECIDA DOS SANTOS PORFIRIO
Desde 2019
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Diplomacia e as Artes: recepção clássica como encontro civilizacional
Projeto de Colaboração Internacional de Pesquisa em Rede entre a Universidade Federal de São Paulo e a Universidade de Durham, Inglaterra, por meio do Edital Sprint da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de um quadro colaborativo para estudar a recepção clássica como um encontro civilizacional transnacional. Pretendemos enquadrar nossa análise civilizatória no campo da história da arte e da arquitetura, focalizando principalmente a produção cultural da Grã-Bretanha e do Brasil ao longo dos séculos XVIII e XIX. Durante este período, novas matrizes de natureza cultural, social, política, científica e econômica forjaram novas imagens simbólicas do mundo, fomentadas pelo surgimento da modernidade, o aumento da secularização da sociedade, o surgimento do liberalismo, o progresso da tecnologia e o sucesso do modelo capitalista. As artes visuais tornaram-se o campo em que essas imagens simbólicas encontraram sua expressão mais emblemática. Nosso ponto de partida será a reavaliação de categorias historiográficas de referência, como como o gótico, o renascimento, o classicismo, o barroco, o romantismo e como os estudiosos das tradições subentendem seu estudo, prestando atenção especial aos fenômenos culturais, como imitação, adaptação, emulação, exploração, recepção e avivamento como práticas artísticas. Nossas discussões serão sempre informadas por um minucioso exame de fontes materiais. Será dada especial atenção às práticas de transferência cultural e eclética. Nosso objetivo final é refletir sobre as formas em que as implicações transnacionais desses encontros civilizatórios poderiam nos ajudar a revisar as narrativas nacionalistas ainda apresentadas, predominante e estereotipadamente, nas trocas diplomáticas culturais atuais.
Autores: Angela Brandão, Leonardo Caetano de Almeida, Maria Tereza Guimarães Côrtes, Bianca de Cássia Begliomini, CRISTINA LOUREIRO ACHCAR, Angela Brandão, Cássio da Silva Fernandes, Elaine Dias, José Geraldo Costa Grillo, André Luiz Tavares Pereira, Flavia Galli Tatsch, Stefano Cracolici
2018 a 2020
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Diplomacia e as Artes: Recepção Clássica como Encontro Civilizacional
O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de um quadro colaborativo para estudar a Recepção clássica como um encontro civilizacional transnacional. Pretendemos enquadrar nossa análise civilizatória no campo da história da arte e da arquitetura, focalizando principalmente a produção cultural da Grã-Bretanha e do Brasil ao longo dos séculos XVIII e XIX. Durante este período, novas matrizes de natureza cultural, social, política, científica e econômica forjaram novas imagens simbólicas do mundo, fomentadas pelo surgimento da modernidade, o aumento da secularização da sociedade, o surgimento do liberalismo, o progresso da tecnologia e o sucesso do modelo capitalista. As artes visuais tornaram-se o campo em que essas imagens simbólicas encontraram sua expressão mais emblemática. Nosso ponto de partida será a reavaliação de categorias historiográficas de referência, como como o gótico, o renascimento, o classicismo, o barroco, o romantismo e como os estudiosos das tradições subentendem seu estudo, prestando atenção especial aos fenômenos culturais, como imitação, adaptação, emulação, exploração, recepção e avivamento como práticas artísticas. Nossas discussões serão sempre informadas por um minucioso exame de fontes materiais. Será dada especial atenção às práticas de transferência cultural e eclética. Nosso objetivo final é refletir sobre as formas em que as implicações transnacionais desses encontros civilizatórios poderiam nos ajudar a revisar as narrativas nacionalistas ainda apresentadas, predominante e estereotipadamente, nas trocas diplomáticas culturais atuais.
Autores: Angela Brandão, Cássio da Silva Fernandes, Elaine Dias, José Geraldo Costa Grillo, André Luiz Tavares Pereira, Flavia Galli Tatsch, Stefano Cracolici
Desde 2018
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Dos Tratados Artísticos aos Regimentos dos Ofícios: os estudos arquitetônicos da Biblioteca Nacional de Portugal
Este projeto de pesquisa está focado no fazer artístico no período colonial brasileiro. Partimos do estudo do Livro dos Regimentos dos Oficiais Mecânicos (especialmente dos ofícios relacionados à madeira, durante a segunda metade do século XVIII), procurando reconhecer a longevidade e a importância do saber teórico-prático dos tratados artísticos do Renascimento tardio europeu, sobre a matéria exigida pelos exames, a partir dos critérios presentes no Livro dos Regimentos e do estudo da coleção de desenhos da Biblioteca Nacional de Portugal.
2017 a 2020
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Os Anjos na Arte Brasileira: um estudo tipológico, iconográfico e interpretativo.
A iconografia dos anjos e outros seres espirituais no conjunto da chamada ?hierarquia celestial? percorre os caminhos da História da Arte Sacra ocidental de modo contundente. No âmbito desta pesquisa, interessa averiguar este universo de representação, com foco centralizado aos modelos de anjos dos séculos XVI ao XVIII. Este degrau da pesquisa representa um direcionamento cronológico com intuito aproximativo do objeto da pesquisa, qual seja, a representação dos anjos na escultura brasileira do período colonial, visando o desenvolvimento de um sistema tipológico para o estudo dos anjos, com base nos materiais utilizados, funções e localizações das peças, assim como na iconografia. Mesmo focado especialmente no século XVIII, cabem aqui estudos comparativos com a representação, de modo mais geral, dos anjos na arte sacra brasileira dos séculos XIX e XX.
Autores: Angela Brandão, Cássio da Silva Fernandes, Elaine Dias, José Geraldo Costa Grillo, André Luiz Tavares Pereira, Flavia Galli Tatsch, Maria Eneida Barreira
Desde 2015
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Dos Regimentos dos Ofícios aos Tratados Artísticos: um estudo sobre os conhecimentos teóricos nos exames de ofício em Mariana (1750-1808)
Este projeto de pesquisa está focado no fazer artístico no período colonial brasileiro. Partiremos do estudo dos Regimentos dos Oficiais Mecânicos e dos Exames de Ofício da Câmara de Mariana (especialmente os ofícios relacionados à madeira durante a segunda metade do século XVIII), procurando reconhecer a importância do conhecimento teórico-prático dos tratados artísticos do Renascimento Tardio europeu, sobre a matéria exigida pelos exames, a partir da análise das ilustrações e critérios presentes nos Regimentos, assim como na presença dos tratados nos inventários de bens de artífices do século XVIII. O recorte cronológico-geográfico de nossa pesquisa limita-a aos exames de ofício registrados na Câmara de Mariana, assim como nos inventários de bens de oficiais mecânicos compilados na mesma cidade, sempre na segunda metade do século XVIII. Questões metodológicas sobre os limites do que é arte e artesanato, arte e artes aplicadas, arte e outros fazeres artísticos são contempladas por este projeto, assim como aspectos diversos sobre história do mobiliário.
Autores: Angela Brandão, Luís Alberto Esteves dos Santos Casimiro, Karin Philippov, Angela Brandão, Henrique Oliveira, Isabela Torres Rodrigues, Paula Alvares Ampessan, Daniel R de Souza, Renata Guimarães Puig
2013 a 2021
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?Arte efêmera nos séculos XVII e XVIII: a estética da alimentação?
A partir de um livro de receitas encontrado entre os livros do inventário do quarto Bispo de Mariana, Dom Domingos da Encarnação Pontével, "O Cozinheiro Moderno", procuramos compreender a presença das profissões relacionadas à alimentação, descritas no Livro dos Regimentos dos Oficiais Mecânicos e, portanto, regidas por leis semelhantes a outras profissões de caráter artístico e artesanal, como os entalhadores, no contexto das transformações do sentido dos alimentos no século XVIII . As práticas alimentares deixam de ser entendidas com base em preceitos médicos e passam a compor a ideia estética da mesa como obra de arte. Trata-se de compreender ainda a presença da alimentação entre os elementos das armações efêmeras descritas nas festividades do Brasil Colonial.
Autores: Angela Brandão, Klency Kakazu de Brito Yang, Fernanda Domenech
2013 a 2017
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História da Arte e Educação: Programa de Formação de Professores da Região de Pimentas e seu entorno
Projeto de extensão e pesquisa, vinculado à Linha de Pesquisa "Conexões em História da Arte" do futuro Mestrado em História da Arte da UNIFESP, voltado à formação de professores da educação infantil, do ensino fundamental e médio, especialmente do Bairro dos Pimentas, em Guarulhos, onde se localiza a Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - UNFESP, para a aplicação da imagem em sala de aula.
2011 a 2012
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Do Objeto ao Monumento: estudos sobre o mobiliário artístico do século XVIII no Brasil.
Ampliação e aprofundamento do estudo do mobiliário atribuído a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, como exemplos da totalidade artística do período rococó, bem como representação do papel de mecenato desempenhado pelas dioceses. Implicações de pesquisa comparativa formal com outras obras do escultor e de caráter iconográfico, especialmente sobre o sentido simbólico e decorativo de anjos portadores de emblemas e querubins. Projeto vinculado à Linha de Pesquisa "Circulações e Transferências " do Projeto para o Mestrado em História da Arte da UNIFESP. O projeto inclui a Iniciação Científica com o título?Artistas, artífices, oficiais mecânicos ? a sobreposição das tarefas na Arte Brasileira Colonial?.
Autores: Angela Brandão, PEREIRA, André L. Tavares, Marina Soler Jorge, Elaine Dias, Pedro Fiori Arantes, Virgínia Gil Araujo, Michiko Okano, Youssef Cherem, Osvaldo Fontes Filho, Ana Hoffmann, Letícia Coelho Squeff, Manoela Rufinoni
2011 a 2013
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New Art Histories: Relating Ideas, Objects and Institutions in the Latin American World
O projeto Novas Histórias da Arte: Relatando ideias, objetos e Instituições no Mundo Latinoamericano (EMERGE) contribui para o debate internacional nos seguintes termos: ?dicutindo identidades passadas, presentes e futuras da emergência da disciplina de História da Arte no mundo latinoamericano. ?Promovendo um debate internacional sobre a história da arte no mundo global, contectando pessoas e instituições na América Latina fora dela. ?Focando relações entre ideias, objetos e instituições como agentes históricos e contemporâneos para um intercâmbio global da disciplina. ?Implementando estas discussões em práticas em conjunção com a recente implantação de um dos mais amplos departamentos de história da arte na América Latina (junto à UNIFESP)
Autores: Angela Brandão, Klency Kakazu de Brito Yang, Angela Brandão, Cássio da Silva Fernandes, PEREIRA, André L. Tavares, Jens Baumgarten
2011 a 2013
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New Art Histories: Relating Ideas, Objects and Institutions in the Latin American World
O projeto Novas Histórias da Arte: Relatando ideias, objetos e Instituições no Mundo Latinoamericano contribui para o debate internacional nos seguintes termos: ?discutindo identidades passadas, presentes e futuras da emergência da disciplina de História da Arte no mundo latinoamericano. ?Promovendo um debate internacional sobre a história da arte no mundo global, contectando pessoas e instituições na América Latina fora dela. ?Focando relações entre ideias, objetos e instituições como agentes históricos e contemporâneos para um intercâmbio global da disciplina. ?Implementando estas discussões em práticas em conjunção com a recente implantação de um dos mais amplos departamentos de história da arte na América Latina (junto à UNIFESP) Este projeto se vincula à Linha de Pesquisa "Conexões em História da Arte" do Projeto do Mestrado em História da Arte da UNIFESP
Autores: Angela Brandão, Cássio da Silva Fernandes, Jens Baumgarten, Tristan Weddigen
2011 a 2016
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22