Angela Brandão nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: História da Arte

E-Mail: angela.brandao@unifesp.br


155
19
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Paraná (1993), especialização em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (1998), mestrado em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em História da Arte - Historiografia, Metodologia e Conservação de Patrimônio pela Universidad de Granada, Espanha (2002). Realizou estudos de pós-doutorado junto à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP entre 2008 e 2010. Foi professora no Departamento de Desenho Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná entre 1999 e 2009 e no Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG entre 2009 e 2010. Foi professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em História do Departamento de História do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora até 2012. Atualmente é professora Associada III no Curso de Bacharelado em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Arte na UNIFESP, do qual foi coordenadora entre 2013 e 2017. Foi coordenadora do Polo Guarulhos do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC) e atualmente, vice-coordenadora.Tem experiência na área de História da Arte, com ênfase em História da Arte Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: história do mobiliário e do mobiliário brasileiro, arte barroca e rococó, barroco e rococó mineiro. É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte desde 2012 e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Pq2) a partir de 2018.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

BRANDÃO, Angela;BRANDÃO, ANGELA


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Espanhol

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Francês

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Inglês

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente

Italiano

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem


Formação

  • Doutorado em História da Arte

    La Invención del Barroco por el Modernismo Brasileño: las propuestas de Tarsila do Amaral y Mário de Andrade

    Orientação: Rafael López Guzmán

    Universidad de Granada

      Desde 2002

  • Mestrado em História

    Desenhos de Tarsila do Amaral: barroco mineiro através do olhar modernista

    Orientação: Jorge Sidney Coli Junior

    Universidade Estadual de Campinas

    1997 a 1999

  • Graduação em Licenciatura e Bacharelado Em História

    A Fábrica de Ilusão: o espetáculo das máquinas num parque de diversões e a modernização de Curitiba, 1905-1913

    Orientação: Francisco Moraes Paz

    Universidade Federal do Paraná

    1988 a 1993

  • Produção


    2023


    • Dossiê América Latina Séculos XVIII - XIX: de Colônias a Nações (2023)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte:

    • A tradição clássica e seu legado: permanências, transformações e recepções (2023)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Angela Brandão; Cássio da Silva Fernandes; José Geraldo Costa Grillo

      Fonte:

    • Os cinco sentidos e as contradições do rococó colonial (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Conteúdo completo

      Fonte: Anais do 42° Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte , p. 533

    • O OLFATO, A INCONFIDÊNCIA E UM VESTIDO-CAMISA (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: 43. Colóquio do CBHA URDIDURAS METODOLÓGICAS: ESCOLHAS E DISPOSIÇÕES NA PESQUISA EM HISTÓRIA DA ARTE Caderno de Resumos , p. 86

    • PROJETO COLETIVO ARTE: CONTEXTOS E MATERIALIDADES (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão; Giulia Baitz Marques da Silva; Luiz Henrique Otto de S. Filho

      Fonte: Actas Completas da Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária (Textos Completos) , p. 1635

    • PROJETO COLETIVO ARTE: CONTEXTOS E MATERIALIDADES (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão; Giulia Baitz Marques da Silva; Luiz Henrique Otto de S. Filho

      Fonte: Livro de Resumos da Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária , p. 56

    • Os Cinco Sentidos: uma trajetória iconográfica (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Diálogos sobre história, cultura e imagem: 10 anos do Laboratório de História da Arte , p. 16

    • Saborear com os olhos: arte e alimentação (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Cadernos da Fundação Klabin: Dicotomias , p. 89


    2022


    • Arts and Diplomacy (2022)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Stefano Cracolici; Angela Brandão

      Fonte:

    • Sabedoria em Tempos de Escravidão: o teto de Paracatu no Palácio do Itamaraty (2022)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Anais do 41. Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte em Tempos Sombrios

    • Os Cinco Sentidos e as Contradições do Rococó Colonial (2022)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Caderno de Resumos 42. Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Futuros da História da Arte , p. 162

    • A Fonte da Samaritana e as águas no Seminário de Nossa Senhora da Boa Morte (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Seminário de Mariana. Memória dos 270 anos. , p. 211

    • THE CRAFTSMEN IN THE PORTUGUESE- BRAZILIAN CONTEXT OF THE 18TH CENTURY (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Arts and Diplomacy , p. 61


    2021


    • Vignola em Português: anotações a partir das Regras das Cinco Ordens de 1787 (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Conteúdo completo

      Fonte: Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (on line) , v. 1 , p. 80 - Extrato QUALIS: A3

    • Das Ruínas à Reconstrução: o Terremoto de Lisboa de 1755 (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Conteúdo completo

      Fonte: Revista da Universidade Federal de Minas Gerais , v. 27 , p. 232 - Extrato QUALIS: A4

    • Los Estudios Arquitectónicos de la Biblioteca Nacional de Portugal: el saber y el hacer en el arte colonial luso-brasileño (2021)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Identidades y Redes Culturales - V Congreso Internacional de Barroco Iberoamericano , p. 91

    • A CARICATURA E A LIBERDADE DE (REPRESSÃO) EXPRESSÃO. UM OLHAR SOBRE CARICATURA A PARTIR DA LIVRO ARTE E AGÊNCIA DE ALFRED GELL. (2021)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Daniel R de Souza; Angela Brandão

      Fonte: Anais do VII Congresso Acadêmico Unifesp 2021: Universidade em defesa da vida , p. 25

    • A FUNDAÇÃO CULTURAL EMA GORDON KLABIN: ESTUDO DA DECORAÇÃO E MOBILIÁRIO. (2021)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Renata Guimarães Puig; Angela Brandão

      Fonte: Anais do VII Congresso Acadêmico Unifesp 2021: Universidade em defesa da vida , p. 72

    • A SOBREVIVÊNCIA DE UM CÂNONE: AS ESCULTURAS AFRICANAS DE SANTOS-AMULETOS NO TERRITÓRIO PAULISTA. (2021)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Joyce Farias de Oliveira; Angela Brandão

      Fonte: Anais do VII Congresso Acadêmico Unifesp 2021: Universidade em defesa da vida , p. 179

    • DESENHOS DE FIGURINOS TEATRAIS (RIO DE JANEIRO, PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX) (2021)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Paula Alvares Ampessan; Angela Brandão

      Fonte: Anais do VII Congresso Acadêmico Unifesp 2021: Universidade em defesa da vida , p. 710

    • NOSSA SENHORA DA PENHA DE FRANÇA: HISTÓRIA E ARTE DA PADROEIRA DA CIDADE DE SÃO PAULO (2021)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Leonardo Caetano de Almeida; Angela Brandão

      Fonte: Anais do VII Congresso Acadêmico Unifesp 2021: Universidade em defesa da vida , p. 1432

    • Artefactos Symmetriacos e Geometricos, de Ignacio da Piedade Vasconcellos (1733): uma leitura (2021)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Conteúdo completo

      Fonte: Anais do 40º Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte Pesquisas em diálogo (evento online), 7-11 nov. 2020 , p. 21

    • SABEDORIA EM TEMPOS DE ESCRAVIDÃO: O TETO DE PARACATU NO PALÁCIO DO ITAMARATY (2021)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Caderno de Resumos: 41. Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte em Tempos Sombrios , p. 194

    • Os Cinco Sentidos na Coleção Ema Klabin (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Cadernos da Casa Museu Ema Klabin 2020: Casa Museu em Casa , p. 5


    2020


    • EL RETRATO DE LA REINA DOÑA MARÍA I Y LA DERROTA DE LA «INCONFIDÊNCIA MINEIRA» (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Intus-Legere Historia , v. 14.2 , p. 77-90 - Extrato QUALIS: B4

    • As Fronteiras na História da Arte (2020)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Angela Brandão; Fernando Guzmán; Josefina Schenke

      Fonte:

    • ARTEFACTOS SYMMETRIACOS E GEOMETRICOS, DE IGNACIO DA PIEDADE VASCONCELLOS (1733): UMA LEITURA - (2020)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Resumo do 40. Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - Pesquisas em Diálogo , p. 1

    • Os Estudos Arquitetônicos na Coleção de Desenhos da Biblioteca Nacional de Portugal (2020)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Anais do XXXIX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Inquietações e estratégias na história da arte , p. 53

    • Uma fronteira entre Londres e Lisboa: Castástrofes e Reconstruções (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: As Fronteiras na História da Arte , p. 50

    • O Palácio de Queluz e a Casa de Padre Toledo: um exercício comparativo (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: No embalo da rede. Trocas culturais, história e geografia artística do Barroco na América Portuguesa , p. 37

    • GARCÍA LORCA Y MURILO MENDES: POÉTICAS PARA EL BARROCO ENTRE ANDALUCÍA Y BRASIL (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: INTERCAMBIOS CULTURAS - ANDALUCIA BRASIL ESTADOS UNIDOS , p. 417

    • Apresentação (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão; Fernando Guzmán; Josefina Schenke

      Fonte: As Fronteiras na História da Arte , p. 5


    2019


    • Anotações sobre a centralidade do artista na história da arte (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Revista PHILIA , v. 1 , p. 2 - Extrato QUALIS: B3

    • História da Arte: Fronteiras (2019)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Angela Brandão; Fernando Guzmán; Josefina Schenke

      Fonte:

    • Um Vignola Português? Anotações a partir das Regras das Sinco Ordens de 1787 (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Caderno de Resumos Colóquio Internacional Tratados de Arte: Leituras e Desdobramentos , p. 23

    • Os Cinco Sentidos e a Cultura Libertina do Século XVIII (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Anais do XXXVIII Colóquio do CBHA arte & erotismo P R A Z E R E T R A N S G R E S S Ã O N A H I S T Ó R I A D A A R T E Comitê Brasileiro de História da Arte , p. 654

    • Uma fronteiras entre Londres e Lisboa: catástrofes e reconstruções (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: História da Arte: Fronteiras , p. 49


    2018


    • Moda, Poder e Loucura (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: COMCIÊNCIA (UNICAMP) , v. 202 , p. 5 - Extrato QUALIS: B2

    • Os Cinco Sentidos e a Cultura Libertina do Século XVIII (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Caderno de Resumos do XXXVIII Colóquio do CBHA: Arte e Erotismo: Prazer e Transgressão na História da Arte , p. 106

    • As estações e os sentidos: um convite aos  prazeres no Palácio de Queluz  (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Anais do XXXVII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: História da Arte em Transe (i) materialidades na história da arte , p. 160


    2017


    • Miniaturas de móveis: a demonstração de um saber fazer (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Anais do Museu Paulista (Impresso) , v. 25 , p. 169

    • Uma história de roupas e de moda para a história da arte (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Modos: revista de história da arte , v. 1 , p. 40 - Extrato QUALIS: A2

    • Móveis em miniatura: a demonstração de um saber fazer (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Conteúdo completo

      Fonte: ANAIS DO MUSEU PAULISTA: HISTÓRIA, CULTURA E MATERIAL (IMPRESSO) , v. 25 , p. 169 - Extrato QUALIS: A1

    • Entre o saber e o fazer: Vredeman de Vries e os artesãos de ofícios no contexto luso-brasileiro do século XVIII. (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Conteúdo completo

      Fonte: CIRCUMSCRIBERE (PUCSP) , v. 20 , p. 43 - Extrato QUALIS: B2

    • José Viegas de Menezes e os retratos do Palácio Episcopal de Mariana (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Revista Nava , v. 2 , p. 278 - Extrato QUALIS: A4

    • Política(s) na História da Arte: redes, contextos e discursos de mudança (2017)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Angela Brandão; Flavia Galli Tatsch; Marcela Drien

      Fonte:

    • Política(s) na História da Arte: redes, contextos e discursos de mudança (2017)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Angela Brandão; Flavia Galli Tatsch; Marcela Drien

      Fonte:

    • Apresentação (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão; Flavia Galli Tatsch; Marcela Drien

      Fonte: Apresentação , p. 11

    • Apresentação (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão; Marcela Drien; Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Política(s) na História da Arte: redes, contextos e discursos de mudança , p. 11

    • Antônio Francisco Lisboa: da redenção dos mulatos ao Museu de Arte Moderna (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Política(s) na História da Arte: redes, contextos e discursos de mudança , p. 300

    • Uma história do mobiliário na Coleção Ema Klabin (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: A coleção Ema Klabin , p. 63

    • A history of the furniture in the Ema Klabin collection (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: A coleção Ema Klabin , p. 205


    2016


    • O Livro dos Regimentos dos Oficiais Mecânicos e os estudos arquitetônicos da Biblioteca Nacional de Portugal: uma interpretação (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Revista VIS (UnB) , v. 15 , p. 8

    • História da Arte: Coleções, Arquivos e Narrativas (2016)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Angela Brandão; Ana Hoffmann; Macarena Carrozza; Fernando Guzmán

      Fonte:

    • La Historia del Arte en diálogo con otras disciplinas (2016)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Angela Brandão; Fernando Guzmán; Raquel Abella

      Fonte:

    • Do Pecado da Gula ao Douceur de Vivre: fontes escritas para uma natureza-morta (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: História da Arte: Coleções, Arquivos e Narrativas , p. 427

    • Apresentação (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: História da Arte: Coleções, Arquivos e Narrativas , p. 12

    • Artesanos y Esclavos en Brasil Colonial: una historia social para el arte (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Historia del Arte en diálogo con otras disciplinas , p. 78


    2015


    • Inventários de artífices fontes para a compreensão do fazer artístico no Brasil colonial (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: IMAGEM BRASILEIRA , v. 8 , p. 168 - Extrato QUALIS: B3

    • História da Arte: Coleções, Arquivos e Narrativas (2015)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Angela Brandão; Ana Hoffmann; Fernando Guzmán; Macarena Carrozza

      Fonte:

    • A contenda entre um carpinteiro de móveis e o escrivão de seu ofício na Lisboa do século XVIII (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Resumos XXXV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Novos Mundos, Fronteiras, Inclusões e Utopias , p. 14

    • Inventários de Artífices: fontes para compreensão do fazer artístico (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: IX Congresso Internacional do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira - Caderno de Resumos , p. 37

    • Do Pecado da Gula ao Douceur de Vivre: fontes escritas para uma natureza-morta (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Caderno de Resumos das VIII Jornadas de História da Arte: Coleções, Arquivos e Narrativas , p. 12

    • A contenda entre um carpinteiro de móveis e o escrivão de seu ofício na Lisboa do Século XVIII (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Anais do XXXV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Novos Mundos: Fronteiras, Inclusão, Utopias , p. 209

    • Do Pecado da Gula ao Douceur de Vivre: fontes escritas para uma natureza-morta (2015)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: História da Arte: Coleções, Arquivos e Narrativas , p. 415


    2014


    • Dos seres alados da Antiguidade aos Anjos do Rococó (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: História. Questões e Debates , v. 1 , p. 133 - Extrato QUALIS: A1

    • Anotações a Lápis para uma História do Desgin (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Visualidades (UFG) , v. 1 , p. 197 - Extrato QUALIS: A1

    • El Sistema de las Artes: VII Jornadas de Historia del Arte (2014)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Angela Brandão; André Luiz Tavares Pereira; Fernando Guzmán; Raquel Abella; Carla Miranda

      Fonte:

    • A Procissão do Santíssimo de Tarsila do Amaral: um muralismo inusitado (2014)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Arte e política no Brasil: modernidades. Série Estudos. , p. 101

    • Um Oriente para Tarsila do Amaral (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Encontro Internacional de Pesquisadores em Arte Oriental Oriente-se Ampliando Fronteiras , p. 26

    • Um Oriente para Tarsila do Amaral (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Anais do Encontro Internacional de Pesquisadores em Arte Oriental. Oriente-se: Ampliando Fronteiras , p. 237

    • Tratados de Arquitetura no Livro dos Regimentos: uma sutil referência (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Caderno de Resumos do XXXIV Colóquio do CBHA , p. 140

    • Casa de Padre Toledo: natureza-morta, livros de receita e culinária como arte (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Caderno de Resumos - II Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte , p. 2

    • Casa de Padre Toledo: natureza-morta, livros de receita e culinária como arte (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Caderno de Resumos - II Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte - História da Arte no Brasil: problemas e fronteiras , p. 2

    • Antônio Francisco Lisboa e um Ebanismo de Jacarandá (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: IX Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte em Homenagem aos 200 Anos de Morte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho , p. 1

    • Tratados de Arquitetura e o Livro dos Regimentos: uma sutil referência (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Anais do XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte Territórios da História da Arte , p. 429

    • O açúcar nas festas barrocas: a arte efêmera nos séculos XVII e XVIII (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernanda Domenech; Klency Kakazu de Brito Yang; Angela Brandão

      Fonte: Atas do X Encontro de História da Arte - Estudos Transdisciplinares e métodos de análise , p. 305


    2013


    • Mobiliário Atribuído a Antônio Francisco Lisboa (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Revista de História da Arte e Arqueologia (Online) , v. 1 , p. 81 - Extrato QUALIS: B2

    • Sobreposição de Tarefas: uma Leitura do Dicionário de Judith Martins (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Anais do Colóquio do CBHA: A Arte e suas Instituições , p. 395

    • O Livro dos Regimentos dos officiaes mecanicos: A transposição de modelos de trabalho artístico e artesanal entre Portugal e Brasil. (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: 16th Annual Mediterranean Studies Association Congress. Abstracts. , p. 14

    • Sobreposição de Tarefas: uma leitura do Dicionário de Judith Martins (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Resumos XXXIII Colóquio do CBHA: Arte e suas Instituições


    2012


    • Figuras de Presépio do Museu da Inconfidência: uma hipótese de datação (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Imagem Brasileira , v. 5 , p. 999 - Extrato QUALIS: B3

    • Olhares Oitocentistas para a Arte Barroca e Rococó (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: 19&20 (Rio de Janeiro) , v. VII , p. 2 - Extrato QUALIS: C

    • Miradas Decimonónicas hacia el Arte Barroro y Rococó (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: 19&20 (Rio de Janeiro) , v. VII , p. 2 - Extrato QUALIS: C

    • O Bispado em Mariana e a Afirmação de um Aparato Simbólico-Decorativo (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Anais do XXXII Colóquio do CBHA - Direções e Sentidos da História da Arte , p. 1562

    • Modelos de Mecenato e Colecionismo Artístico entre Portugal e Brasil (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão; Maraliz de Castro Vieira Christo

      Fonte: Atas do 6o. Colóquio do Real Gabinete Português de Leitura - Portugal no Brasil, pontes para o presente , p. 1

    • Modelos de Mecenato e Colecionismo Artístico entre Portugal e Brasil (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão; Maraliz de Castro Vieira Christo

      Fonte: Caderno de Resumos 6o Colóquio do PPRLB , p. 1

    • O Bispado em Mariana (1780-1793) e a Afirmação de um Aparato Simbólico-Decorativo (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Resumos

    • O uso e o luxo: as artes decorativas num inventário do século XVIII (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Anais Conferências Mesas-Redondas Comunicações , p. 72

    • Lo simbólico y lo decorativo: modelos italianos de ángeles en la escultura brasileña del siglo XVIII (2012)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Vínculos artísticos entre Italia y América: Silencio historiográfico , p. 23


    2011


    • Um Barroco no Museu de Arte Moderna (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Resumos XXVI Simpósio Nacional de História Anpuh 50 Anos

    • O Murmúrio dos Inventários (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Resumos do XXXI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte

    • Cidade com Bondinho: um Ideograma para a Modernidade (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Resumos do IV Simpósio Nacional Tecnologia e Sociedade

    • Cidade com Bondinho: um ideograma para a modernidade (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: IV Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade: Ciência e Tecnologia construindo a igualdade na diversidade , p. 1

    • Um barroco no Museu de Arte Moderna (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Anais do XXVI Simpósio Nacional da ANPUH , p. 1


    2010


    • Áureo Trono Episcopal e um cadeirão de jacarandá (2010)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Escritos (Fundação Casa de Rui Barbosa) , v. 1 , p. 169

    • Inventários como fontes para a história da arte e do mobiliário brasileiro (2010)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Cultura Visual , v. 13 , p. 11

    • Tronos do Império: Anotações para uma história do mobiliário artístico brasileiro do século XIX (2010)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Arte Americano e Independencia: Nuevas Iconografías , p. 83

    • O Revivalismo barroco e rococó no mobiliário brasileiro oitocentista (2010)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Oitocentos: Arte Brasileira do Império à Primeira República

    • O revivalismo barroco e rococó no mobiliário oitocentista brasileiro (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Resumos - II Colóquio de Estudos sobre Arte Brasileira do Século XIX

    • Habilidade Artesanal e Ausência de Cor: o papel dos escravos e libertos nas tendas, oficinas e canteiros de obras no Brasil colonial. (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão; Lucas Baptista da Gama Júnior

      Fonte: Anais da XXVII Semana de História da UFJF. Conflitos Armados, Guerras, Revoltas e Revoluções , p. 395

    • Santana mestra e seu trono em miniatura (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Resumos do XXX Colóquio do CBHA

    • Quarto Bispo de Mariana: mecenato e colecionismo artístico (1780-1793) (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Caderno de Resumos , p. 48

    • Pequenas mãos que falam: anjos portadores de símbolos nas Minas Gerais do século XVIII (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Resumos. I Congresso Internacional Texto-Imagem.

    • Santana Mestra e seu trono em miniatura (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte

    • Tarsila do Amaral: la construcción de una imagen para Brasil (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: IX Jornadas Estudios e Investigaciones. El arte de dos siglos: balance y futuros desafíos , p. 295


    2009


    • Das pontes aos castiçais: a produção de mobiliário artístico em Minas Gerais do século XVIII e os ofícios mecânicos (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Revista Científica/FAP (Curitiba. Impresso) , v. 4 , p. 50

    • Anotações para uma história do mobiliário brasileiro do século XVIII (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Revista CPC (USP) , v. 9 , p. 42 - Extrato QUALIS: A2

    • Quatro figuras de presépio do Museu da Inconfidência de Ouro Preto: uma hipótese de datação (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Imagem Brasileira , v. 5 , p. 126 - Extrato QUALIS: B3

    • Atribuição de Mobiliário Artístico a Antônio Francisco Lisboa (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Caderno de Resumo do V EHA , p. 10

    • A História de um Edifício Fabril na Memória de seus Trabalhadores (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Caderino de Resumos II Sempre , p. 28

    • Estudos em torno do mobiliário mineiro do século XVIII: resultados parciais (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: II SIPAD - Resumos

    • Prefácio (2009)

      Tradução

      Autores: Angela Brandão

      Fonte:

    • Economia Camponesa e Mercado de Terra no Piemonte (Capítulo do Livro "Exercícios de micro-história") (2009)

      Tradução

      Autores: Angela Brandão

      Fonte:


    2008


    • Anotações para uma história da cultura em Curitiba: de finais do século XIX a 1930 (2008)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Histórias de Curitiba , p. 104

    • Un estudio sobre los Nacimientos en Minas Gerais del siglo XVIII (2008)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: América: territorio de transferencias , p. 195

    • Dom Frei Domingos da Encarnação Pontével: um exemplo de mecenato diocesano (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: II Colóquio LAHES, Micro História e os caminhos da história social - Caderno de Resumos e Programação , p. 32

    • O objeto e o monumento: um trono episcopal do século XVIII (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: IV Simpósio Internacional de Estudos sobre América Colonial _CASO Caderno de Resumos , p. 143

    • O objeto e o monumento: um trono epsicopal do século XVIII (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: IV Simpósio Internacional de Estudo sobre América Colonial - Anais

    • O Trono e as cinco cadeiras episcopais do século XVIII: uma trajetória museológica (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: IV Encontro de História da Arte EHA A Arte e a História da Arte, entre a Produção e a Reflexão" , p. 46


    2007


    • Memórias: Frigorífico das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo em Jaguariaíva (2007)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte:

    • A Ode a Salvador Dalí e O mel é mais doce que o sangue (2007)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Locus (Juiz de Fora) , v. 1 , p. 185 - Extrato QUALIS: B2

    • Dom Domingos da Encarnação Pontével: um exemplo de mecenato diocesano (2007)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Revista Eletrônica de História do Brasil , v. 9 , p. 1

    • História da Arte para Crianças: um comentário bibliográfico (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: III Encontro de História da Arte. História da Arte e Instituições Culturais: perspectivas em debate

    • Contemplação de Ouro Preto: Murilo Mendes e uma poética para o barroco mineiro (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Anais - XXIV Simpósio Nacional de História. História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos.

    • História da Arte para Crianças: um comentário bibliográfico (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: III Encontro de História da Arte IFCH- UNICAMP - História da Arte e Instituições Culturais: perspectivas em debate

    • Contemplação de Ouro Preto (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: XXIV Simpósio Nacional de História: História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos , p. 32


    2006


    • La Recepción Decimonónica del Arte Barroco y Rococó en Minas Gerais, Brasil (2006)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Arte Americano: contextos y formas de ver , p. 223

    • O MUSEU CASA LACERDA (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Rossana Meiko Manaka; Angela Brandão

      Fonte: ANAIS IV FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA EM ARTE Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Curitiba, 2006 , p. 62

    • A arte e a imagem das máquinas (2006)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Revista Tecnologia e Sociedade , v. 1 , p. 41 - Extrato QUALIS: A4

    • José Wasth Rodrigues e uma história da cultura material (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: I Seminário de História do ICHS: caminhos da historiografia brasileira contemporânea

    • Interpretações da Arte Barroca (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Anais do II Encontro de História da Arte

    • Os últimos anos de Tarsila do Amaral (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Anais do IV Fórum de Pesquisa Científica em Arte

    • A invenção da escrita: Drummond e Tarsila (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Anais doSimpósio Nacional Trans-Posições e Trans-Formações. O texto da imagem e a imagem no texto

    • José Wasth Rodrigues e uma história do mobiliário brasileiro (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Design P&D Paraná 2006. VII Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Programa , p. 183

    • José Wasth Rodrigues e uma história do mobiliário brasileiro (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: P&D - 7. Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design , p. 183

    • A Viagem de Dom Pedro II a Minas Gerais: um olhar oitocentista para a arte barroca e rococó (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Anais do IV Congresso Internacional do Barroco Iberoamericano , p. 2

    • Anotações para uma história da arte: Goya e Dalí: sonhos da razão e da desrazão (2006)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Preto no Branco , p. 15

    • A Arte da Pintura (II,2) (2006)

      Tradução

      Autores: Angela Brandão

      Fonte:


    2005


    • De la Europa de vanguardias a las entrañas de Brasil: el redescubrimiento del barroco minero (2005)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Arte Latinoamericano del siglo XX: otras historias de la Historia , p. 193

    • A Representação das Máquinas na Arte (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade

    • A Invenção da Escrita: Drummond e Tarsila (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Anais do Simpósio Nacional Trans-Posições e Transformações: o texto da imagem e a imagem no texto


    2004


    • A imagem de São Francisco na Arte Brasileira (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Anais - II Fórum de Pesquisa Científica em Arte , p. 31

    • A Duquesa e as Lavadeiras: dois momentos da imagem feminina na obra de Francisco de Goya y Lucientes (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Anais do III Fórum de Pesquisa Científica em Arte


    2002


    • Frenesi Urbano (2002)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Imagens da Evolução de Curitiba , p. 96


    2000


    • Memórias: Frigorífico das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo em Jaguariaíva (2000)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte:

    • Os Desenhos das cidade históricas de Minas Gerais por Tarsila do Amaral (2000)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Coletânea Paisagem e Arte: a invenção da natureza, a evolução do olhar. , p. 415

    • Modernismo e Nostalgia (2000)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Anais do VII Encontro do Mestrado em História da Arte da Escola de Belas Artes da UFRJ - , p. 133

    • Os Bodegones de Sánchez Cotán (2000)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: A Fontes: Arte & Crítica& Opinião & etc


    1998


    • Os Desenhos de Tarsila do Amaral e a Invenção da Escrita (1998)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Anais do VI Encontro do Mestrado em História da Arte da Escola de Belas Artes da UFRJ , p. 61


    1997


    • Pintura do Gótico Tardio no Museu de Arte de São Paulo (Brasil) com uma vista da cidade de Munster ao fundo (1997)

      Tradução

      Autores: Angela Brandão; Pablo de la Riestra

      Fonte:


    1996


    • Goya e Grassman: o jogo entre o contexto e a transcendência (1996)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: Diálogo Iberoamericano


    1994


    • A Fábrica de Ilusão: o espetáculo das máquinas num parque de diversões e a modernização de Curitiba, 1905-1913 (1994)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte:


    1990


    • Uma cidade em Rimbaud (1990)

      Artigo publicado

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: História. Questões e Debates , v. 1 , p. 174 - Extrato QUALIS: A1

    • Uma Cidade em Rimbaud (1990)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Angela Brandão

      Fonte: História: Questões e Debates

    Atuações

    Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    • professor de 1 e 2 graus

      1999 a 2000

    • professor de 1 e 2 graus

      2001 a 2009

    • professor convidado

      2004 a 2004

    Universidade Federal do Paraná

    • bolsista

      bolsista

      1991 a 1991

    • palestrante

      palestrante

      1999 a 1999

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

    • bolsista iniciação científica

      bolsista

      1992 a 1992

    • bolsista aperfeiçoamento científico

      bolsista

      1994 a 1994

    • bosista mestrado

      bolsista mestrado

      1997 a 1998

    Escola Estadual Amâncio Moura

    • estagiário

      estagiário

      1992 a 1992

    Colégio Estadual Pedro Macedo

    • estagiário

      estágio

      1993 a 1993

    Escola Estadual Dezenove de Dezembro

    • professor de ensino fundamentál

      1993 a 1994

    Instituto de Coperación Iberoamericana

    • bolsista doutorado

      bolsista doutorado

      1994 a 1996

    Universidad de Granada

    • bolsista

      1995 a 1996

    Galeria de Arte Vera Ferro - Campinas

    • professora de história da arte

      professora de história da arte

      1998 a 1998

    Fundação Bradesco

    • professor

      1998 a 1998

    Museu de Arte de Sao Paulo

    • professor

      1998 a 2000

    • palestrante

      palestrante

      1998 a 1998

    Sindicato do Ensino Particular de Curitiba

    • professor

      1999 a 1999

    Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

    • pesquisa e publicação

      contrato de serviço

      1999 a 1999

    Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná

    • professor

      2000 a 2000

    Faculdade de Artes do Paraná

    • professor convidado

      2003 a 2003

    Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    • professor

      2005 a 2005

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    • Professor

      2008 a 2008

    • Professor Adjunto

      2009 a 2011

    • professora colaborador

      2009 a 2013

    Diálogo Iberoamericano

    • Membro de corpo editorial

      1996 a 1996

    Preto no Branco

    • Membro de corpo editorial

      2005 a 2005

    Universidade Estadual de Campinas

    • bolsista

      mestranda bolsista

      1997 a 1999

    Universidade Estadual de Campinas

    • bolsista

      mestranda bolsista

      1997 a 1999

    Universidade Federal de Ouro Preto

    • aluna

      aluna de especialização

      1997 a 1998

    Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz

    • pesquisadora

      2000 a 2002

    Universidade de São Paulo

    • pesquisador

      pesquisador

      2008 a 2010

    Revista Científica/FAP (Curitiba. Impresso)

    • Membro de corpo editorial

      2010 a 2010

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professora Associada III

      Desde 2011

    University of Zurich

    • professora visitante

      2013 a 2013

    Clio Editora

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2014

    ARTE E ENSAIOS

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2020

    Quiroga. Revista de patrimonio iberoamericano

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2020

    Rocalha - Revista eletrônica do CEPHAP - UFSJ

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2021

    Colección Arte y Arqueología

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2023

    Instituto Território das Vertentes

    • sócia eletiva

      sócia eletiva

      Desde 2024

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Supervisão de pós-doutorado em andamento

    Tese de doutorado em andamento

    • Maria Tereza Guimarães Côrtes Elias

      A presença e a influência feminina nos Castelos da Renascença

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Daniel R. de Souza

      A alegoria da Paz nas charges de J. Carlos durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) na revista Careta: Narrativa Visual, Agência e Caricatura.

      História da Arte

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Joyce Farias de Oliveira

      A sobrevivência de um cânone: as esculturas africanas de santos-amuletos no território paulista

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    • Paula Alvares Ampessan

      Desenhos de Figurinos no Brasil (primeira metade do século XX)

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Bianca de Cássia Begliomini

      SÃO JOÃO BATISTA DE LEONARDO DA VINCI: UM ESTUDO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE SÃO JOÃO BATISTA ADOLESCENTE NA FLORENÇA RENASCENTISTA

      História da Arte

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Maria Cristina Loureiro Achcar

      Dama de Honore e Maestra de Pittura de la Regina: a (anônima)leitura imagética de Sofonisba Anguissola sobre a corte espanhola de Felipe II

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Leonardo Caetano de Almeida

      NOSSA SENHORA DA PENHA DE FRANÇA: HISTÓRIA E ARTE DA PADROEIRA DA CIDADE DE SÃO PAULO

      História da Arte

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Isabela Torres Rodrigues

      Um olhar sobre os ofícios da madeira, entre os séculos XVIII-XIX, no contexto Luso-brasileiro.

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Maria Tereza Guimarães Côrtes Elias

      As obras de recepção das quinze mulheres que fizeram parte da Academia Real de Pintura e Escultura de Paris (1648-1793)

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Daniel Rodrigues de Souza

      A narrativa visual nas charges J. Carlos: estilo, humor e ideologias na primeira metade do século XX

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Paula Alvares Ampessan

      PINTORES NA PRODUÇÃO DE FIGURINOS DE BAILADOS - ESTUDO SOBRE CÍCERO DIAS E FLÁVIO DE CARVALHO NA DÉCADA DE 1930

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Maria Eneida Barreira

      CULTURA DE PRESERVAÇÃO: O PATRIMÔNIO HISTÓRICO NA CIDADE DE CAÇAPAVA ? SP

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • Joyce Farias de Oliveira

      Niger, sed formosus ? A construção da imagem de São Benedito.

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2015

    • Henrique Gonçalves Oliveira

      Um conto entre duas cidades: diálogo arquitetônico entre Braga e Diamantina do século XVIII

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2015

    • Stéfanie Fanelli Casellato

      ?Da Igreja ao Museu: significados da obra de Jesuíno do Monte Carmelo?

      Mestrado em História da Arte

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2014

    • Beatriz Pinheiro de Campos

      Quirino Campofiorito e Mário Pedrosa: entre a figuração e a abstração. A crítica de arte e a formação de uma identidade artística brasileira entre 1940 e 1960

      História

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de Juiz de Fora

      Concluído em 2013

    • Ilton José de Cerqueira Filho

      Interconexões entre pintura, vida e religião: a obra mural sacra moderna de Emeric Marcier

      História

      Universidade Federal de Juiz de Fora

      Concluído em 2010

    • Renata Oliveira

      O Retrato de Murilo Mendes por Flávio de Carvalho

      História

      Universidade Federal de Juiz de Fora

      Concluído em 2010

    Gestão

    Universidade Federal de São Paulo

    • Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da Arte

      Departamento de História da Arte

        Desde 2017

    • Coordenadora do Polo Guarulhos do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes

      Campus Guarulhos

        Desde 2024

    • Vice-coordenadora do Polo Guarulhos do Instituto de Estudps Avançados e Convergentes IEAC

      Campus Guarulhos

    Pesquisa

    Universidade Federal do Paraná

    • A Fábrica de Ilusão: o espetáculo das máquinas num parque de diversões em Curitiba (1905-1913)

      Trabalho de conclusão da graduação em Bacharelado em História junto ao Departamento de História da Universidade Federal do Paraná, sobre um parque de diversões em Curitiba no início do século XX, onde se instalou o primeiro cinematógrafo da cidade e espaço de manifestação do encantamento pelos artifícios das máquinas e da técnica, a partir de crônicas dos jornais locais.

      1993 a 1993

    • Uma Avaliação da Produção Científica do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (1959-1989)

      Como auxiliar de pesquisa do professor Euclides Marchi, o projeto consistia na leitura e organização dos trabalhos publicados pelo Departamento de História da UFPR. Coube-me especialmente a tarefa de leitura e análise dos discursos do governador Bento Munhoz da Rocha.

      Autores: Angela Brandão

      1994 a 1994

    • Curitiba século XVIII e início do XIX: estrutura domiciliar e organização familiar

      Bolsista de iniciação científica junto ao projeto da Professora Ana Maria Burmester, dentro da tendência de história demográfica que caracterizara, com excelência, a produção acadêmica do departamento de história da UFPR nos anos 1970 e 1980.

      Autores: Angela Brandão, Euclides Marchi

      1992 a 1992

    • Uma Utopia Oitocentista: A Construção de um Modelo de População

      Participação como bolsista de iniciação científica do projeto que investigava a imigração européia para o sul do Brasil, durante o século XIX, como construção de um modelo de população "morigerada", de "bons trabalhadores". Coube-me o levantamento dos discursos dos presidentes da província do Paraná, durante o XIX, a respeito da política de imigração, assim como a tradução do livro do viajante francês Paul Walle

      Autores: Angela Brandão, Ana Maria Burmester

      1991 a 1991

    Universidad de Granada

    • Patrimonio Cultural y Literatura de Viajes: artistas y escritores americanos en Andalucía (1850-1950)

      Este projeto coletivo, coordenado por Rafael Lopez Guzmán e Yolanda Guasch Marí (Universidade de Granada), envolve vários pesquisadores de diferentes universidades da Espanha e das Américas, em torno da temática do "tornaviaje" a partir do estudo de artistas e literatos, viajantes latino e norte americanos, que cruzaram o Oceano em direção à Espanha e deixaram registros textuais, literários ou artísticos sobre esta experiência, estabelecendo percepções e trocas culturais, no arco temporal de 1850 a 1950. O projeto foi desenvolvido em 2021 e aprovado em 2022 junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Universidades da Espanha para ter início em 2023.

      Autores: Angela Brandão, Francisco Moraes Paz

      Desde 2021

    • Relaciones entre Andalucía y América: los territorios periféricos ? EEUU y Brasil.

      Este projeto está centrado no estudo da presença artística andaluza em territórios denominados periféricos da América hispânica; ou seja, Brasil e Estados Unidos. Com o primeiro deles, integrado à coroa portuguesa, dividem-se bases culturais com Espanha e com Andaluzia. Porém, além disso, temos um período de alto valor histórico-artístico (1580-1640) no qual ambas coroas estiveram unidas. No que se refere aos Estados Unidos, boa parte do território sul, da Flórida à Califórnia, fez parte da monarquia hispânica, com ocupação populacional e cultural variável ao longo da Idade Moderna, o que implicou na fundação de cidades, construções civis e religiosas e bens móveis para sua dotação. Já na época contemporânea, os Estados Unidos se tornaram principais receptores de obras de arte espanholas, seja mediante compra ou expólio, que serviriam para dotar seus museus; sem esquecer as arquiteturas emigradas. Parte desse patrimônio procede da Andaluzia. https://www.andaluciayamerica.com/?lang=pt-pt

      Autores: Angela Brandão, Rafael Lopez Guzmán, Yolanda Guasch Marí

      2017 a 2020

    • Tese de Doutorado: La Invención del Barroco por el Modernismo Brasileño

      Pesquisa para tese de doutoramento junto à Universidad de Granada - Espanha, tratou da interpretação da arte barroca no Brasil, sobretudo no contexto da mineração, pelos modernistas brasileiros.

      Autores: Angela Brandão, André Luiz Tavares Pereira, Rafael Lopez Guzmán

      1994 a 2002

    Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    • Mecenato e Colecionismo Artístico em Mariana (1780-1793)

      A partir do estudo do inventário de bens do Bispo Dom Domingos da Encarnação Pontével, bispo de Mariana entre 1780 e 1793, pretende-se confirmar a importância do papel mecenático e artístico diocesano, considerando inúmeros trabalhos artísticos realizados a partir desses encargos.

      Autores: Angela Brandão

      2010 a 2011

    • Resgate dos Móveis Cimo do Patrimônio da UFJF: design, reciclagem e sustentabilidade.

      A Universidade Federal de Juiz de Fora conta, em algumas unidades de suas dependências, com um importante acervo de mobiliário proveniente da Indústria Cimo. Como grande parte do Campus passa por um processo de mudanças e reformulações de engenharia e arquitetura, teme-se que parte desse acervo histórico de mobiliário seja dispersado e dispensado do uso sem um destinação conveniente. A CIMO - Companhia Industrial de Móveis Santa Catarina, surgiu na década de 1920, desenvolveu-se pelo esforço da família de austríacos Zipperer, instalada em Santa Catarina. e chegou a ser a maior indústria de móveis da América Latina. Controlando desde o plantio da madeira até a embalagem, a indústria de móveis CIMO criou peças padronizadas de madeira maciça vergada (imbuia) com modelos importados (design inglês e austríaco). Marcados pela simplicidade, ergonomia, funcionalidade e economia, foram empregados em escolas, escritórios, teatros e cinemas em todo o Brasil e em diversos países da América Latina. A importância histórica da mobília CIMO vem sendo compreendida por diversos estudiosos do design no Brasil, dando origem a muitas análises em dissertações de mestrado e monografias de especialização. Com este projeto de resgate do mobiliário CIMO das dependências da UFJF pretende-se localizar, catalogar, reconhecer este acervo e, nas situações em que estas peças cairão em desuso, quer-se encontrar uma destinação própria à sua importância, um espaço de uso-expositivo.

      Autores: Angela Brandão

      2010 a 2010

    • Estudos em torno do mobiliário mineiro do século XVIII

      Desdobramento das pesquisas realizadas durante o pós-doutorado na USP, este projeto foi apresentado junto à PROPESQ - UFJF e aguarda aprovação de financiamento junto à FAPEMIG

      Autores: Angela Brandão

      2009 a 2011

    Universidade Estadual de Campinas

    Universidade Estadual de Campinas

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz

    Universidade de São Paulo

    • Plus ultra: a recepção e a transferência da tradução artística clássica entre a Europa Mediterrânea e a América Latina.

      Iniciativa das linhas de pesquisa estudos sobre a tradição clássica e história do programa de pós-graduação do Departamento de História -IFCH/UNICAMP - O Programa Cicognara. A constituição da tradição clássica é um projeto temático que articula pesquisadores da Unicamp, Universidade de São Paulo, Universidade de Brasília, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e outras Universidades. Trata-se de um projeto atuante em três áreas emergentes na universidade brasileira: I - história da arte e historiografia artística dos séc. XIV a XIX; II - história da retórica e das poéticas (séculos XIV-XIX); III - pesquisas em iconografia as quatro metas do projeto cicognaral - adesão ao Programa Cicognara, promovido conjuntamente pela University of Illinois, nos Estados Unidos, e pela Biblioteca Vaticana, mediante a aquisição de um jogo completo de microfichas dos cinco mil títulos da Biblioteca Cicognara, pertencente à Biblioteca Apostólica Vaticana. 2 - desenvolvimento de quatro dossiês de pesquisas: (2A) projeto Giorgio Vasari (publicação em português da monumental obra de Giorgio Vasari, Le Vire de' piu eccellenti pittori, scultori e architettori da Cimabue insino a' tempi nostri. Firenze: Giuntina, 1568; oito volumes na edição de Gaetano Milanesi, Firenze,1878-1885); (2B) A difusão da escultura renascentista italiana na Europa e em especial nas sociedades ibéricas (publicação de textos com(mais)preendendo uma antologia da Storia de lia scultura dal suo risorgimento in Italia sino al secolo di Napoleone, per servire di continuazione alle opere di Winckelmann e di d'Agincourt (Veneza, 1813-1818, 3 volumes), de autoria do Conde Leopoldo Cicognara, bem como das fontes fundamentais desta obra, notadamente atinentes às relações entre a escultura italiana e ibérica entre os séculos XVI e XVIII; (2C) A difusão da arquitetura renascentista italiana na Europa e em especial nas sociedades Ibéricas, (2D) O desenvolvimento das preceptísticas.

      Autores: Angela Brandão

      2008 a 2012

    • Pós-Doutorado - As Artes Decorativas em Minas Gerais do Século XVIII: um estudo acerca do mobiliário e dos presépios

      A partir do Trono Episcopal do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana e suas cadeiras, atribuídos a Antônio Francisco Lisboa; e a partir das quatro peças de presépio do Museu da Inconfidência, também atribuídas a Aleijadinho, vem-se discutindo a produção de mobília, de oratórios e presépios no contexto do mecenato leigo e diocesano em Minas Gerais.

      Autores: Angela Brandão, Luciano Migliaccio

      2008 a 2010

    Universidade Federal de São Paulo

    • As Quatro Estações do Ano na Arte Luso-Brasileira do Século XVIII

      Este projeto está focado na representação das Quatro Estações do Ano na arte, com especial atenção ao século XVIII luso-brasileiro, tomando como ponto de partida duas obras relacionada à temática: as pinturas parietais da Matriz de Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto, em Minas Gerais, Brasil; e as pinturas da Sala de Merendas do Palácio de Queluz em Portugal. A intenção é investigar aspectos formais das pinturas, relacionando-as com outras obras que apresentam a mesma temática, nestes dois contextos, a partir das ambiguidades da arte rococó, entre suas funções religiosas e seu caráter laico. Tais alegorias constituirão um disparo para compreender a iconografia das Quatro Estações, à luz dos aspectos culturais e de escritos coetâneos, os quais permitiram compreender os períodos do ano e as formas de percepção das mudanças cíclicas da natureza.

      Autores: Angela Brandão, Luciano Migliaccio

      Desde 2023

    • Paraty: levantamento fotográfico e documental

      A cidade de Paraty - RJ foi considerada patrimônio ambiental e histórico pela UNESCO. Localizada próxima à divisa do Estado do Rio de Janeiro com o Estado de São Paulo, a cidade ainda carece de muitos estudos com relação a seu patrimônio histórico material, arquitetura e objetos de devoção em estatuária religiosa. De traçado colonial e relevantes elementos urbanísticos, arquitetônicos e artísticos a cidade ainda apresenta lacunas em estudos histórico-artísticos. Este projeto prevê o levantamento fotográfico de aspectos urbanos, arquitetônicos e artísticos de Paraty, bem como o levantamento documental de fontes primárias e bibliográficas.

      Autores: Angela Brandão

      Desde 2022

    • Arte: Contextos e Materialidades

      Este projeto reúne múltiplas pesquisas que tratam dos limites dos objetos artísticos, em direção a manifestações estéticas que tensionam e problematizam a ideia de arte, propondo reflexões sobre sua materialidade, seus contextos sociais e políticos, além de discussões historiográficas e do colecionismo por eles suscitadas. É composto por três eixos temáticos, que poderão estar articulados entre si: a) Papéis. Abrange pesquisas sobre desenho e artes gráficas: onde se inserem questões sobre autonomia, história, suportes e técnicas do desenho e das artes gráficas, humor gráfico, gravura, cartazes e imagens que se colocam nos limites do artístico, no campo mais amplo de uma cultural visual. b) Madeiras: trata dos fazeres artesanais sobre madeira e do sentido simbólico dos materiais, questões ligadas aos ofícios mecânicos, ateliês e objetos em madeira considerados como não artísticos c) Têxteis. Agrupa pesquisas relacionadas à história dos tecidos, das roupas e da moda no âmbito da história da arte. Compreende estudos sobre figurinos de teatro e balé. Roupas e figurinos de artistas e para artistas.

      Autores: Angela Brandão

      Desde 2021

    • Os Cinco Sentidos na Arte

      Os Cinco Sentidos na Arte Luso-Brasileira do Século XVIII. Este projeto de pesquisa analisa a representação dos Cinco Sentidos na arte, especialmente do século XVIII luso-brasileiro, a partir de obras relacionadas à temática, tais como aquelas presentes nas cidades de Salvador-BA e Tiradentes e Conceição do Mato Dentro em MG, no Brasil, e em Portugal. A intenção é investigar não apenas a iconografia relacionada aos Cinco Sentidos, mas também aspectos filosóficos e culturais que permitiram que os sentidos fossem compreendidos não mais como indutores aos pecados, mas como forma de elevação espiritual e conhecimento do mundo, portanto como elementos positivos. Também formam parte deste projeto as questões teórico-metodológicas sobre arte colonial e decolonial, arte sacra e arte profana, rococó religioso e análise iconográfico-iconológica.

      Autores: Angela Brandão, Isabela Torres Rodrigues, Paula Alvares Ampessan, Daniel R de Souza, Joyce Farias de Oliveira, Caroline Aparecida Cardoso Muniz, Luiz Henrique Otto de S. Filho, Giulia Baitz Marques da Silva, Luciana Braga Giovannini, Amanda de Sousa Ferreira, BEATRIZ APARECIDA DOS SANTOS PORFIRIO

      Desde 2019

    • Diplomacia e as Artes: recepção clássica como encontro civilizacional

      Projeto de Colaboração Internacional de Pesquisa em Rede entre a Universidade Federal de São Paulo e a Universidade de Durham, Inglaterra, por meio do Edital Sprint da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de um quadro colaborativo para estudar a recepção clássica como um encontro civilizacional transnacional. Pretendemos enquadrar nossa análise civilizatória no campo da história da arte e da arquitetura, focalizando principalmente a produção cultural da Grã-Bretanha e do Brasil ao longo dos séculos XVIII e XIX. Durante este período, novas matrizes de natureza cultural, social, política, científica e econômica forjaram novas imagens simbólicas do mundo, fomentadas pelo surgimento da modernidade, o aumento da secularização da sociedade, o surgimento do liberalismo, o progresso da tecnologia e o sucesso do modelo capitalista. As artes visuais tornaram-se o campo em que essas imagens simbólicas encontraram sua expressão mais emblemática. Nosso ponto de partida será a reavaliação de categorias historiográficas de referência, como como o gótico, o renascimento, o classicismo, o barroco, o romantismo e como os estudiosos das tradições subentendem seu estudo, prestando atenção especial aos fenômenos culturais, como imitação, adaptação, emulação, exploração, recepção e avivamento como práticas artísticas. Nossas discussões serão sempre informadas por um minucioso exame de fontes materiais. Será dada especial atenção às práticas de transferência cultural e eclética. Nosso objetivo final é refletir sobre as formas em que as implicações transnacionais desses encontros civilizatórios poderiam nos ajudar a revisar as narrativas nacionalistas ainda apresentadas, predominante e estereotipadamente, nas trocas diplomáticas culturais atuais.

      Autores: Angela Brandão, Leonardo Caetano de Almeida, Maria Tereza Guimarães Côrtes, Bianca de Cássia Begliomini, CRISTINA LOUREIRO ACHCAR, Angela Brandão, Cássio da Silva Fernandes, Elaine Dias, José Geraldo Costa Grillo, André Luiz Tavares Pereira, Flavia Galli Tatsch, Stefano Cracolici

      2018 a 2020

    • Diplomacia e as Artes: Recepção Clássica como Encontro Civilizacional

      O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de um quadro colaborativo para estudar a Recepção clássica como um encontro civilizacional transnacional. Pretendemos enquadrar nossa análise civilizatória no campo da história da arte e da arquitetura, focalizando principalmente a produção cultural da Grã-Bretanha e do Brasil ao longo dos séculos XVIII e XIX. Durante este período, novas matrizes de natureza cultural, social, política, científica e econômica forjaram novas imagens simbólicas do mundo, fomentadas pelo surgimento da modernidade, o aumento da secularização da sociedade, o surgimento do liberalismo, o progresso da tecnologia e o sucesso do modelo capitalista. As artes visuais tornaram-se o campo em que essas imagens simbólicas encontraram sua expressão mais emblemática. Nosso ponto de partida será a reavaliação de categorias historiográficas de referência, como como o gótico, o renascimento, o classicismo, o barroco, o romantismo e como os estudiosos das tradições subentendem seu estudo, prestando atenção especial aos fenômenos culturais, como imitação, adaptação, emulação, exploração, recepção e avivamento como práticas artísticas. Nossas discussões serão sempre informadas por um minucioso exame de fontes materiais. Será dada especial atenção às práticas de transferência cultural e eclética. Nosso objetivo final é refletir sobre as formas em que as implicações transnacionais desses encontros civilizatórios poderiam nos ajudar a revisar as narrativas nacionalistas ainda apresentadas, predominante e estereotipadamente, nas trocas diplomáticas culturais atuais.

      Autores: Angela Brandão, Cássio da Silva Fernandes, Elaine Dias, José Geraldo Costa Grillo, André Luiz Tavares Pereira, Flavia Galli Tatsch, Stefano Cracolici

      Desde 2018

    • Dos Tratados Artísticos aos Regimentos dos Ofícios: os estudos arquitetônicos da Biblioteca Nacional de Portugal

      Este projeto de pesquisa está focado no fazer artístico no período colonial brasileiro. Partimos do estudo do Livro dos Regimentos dos Oficiais Mecânicos (especialmente dos ofícios relacionados à madeira, durante a segunda metade do século XVIII), procurando reconhecer a longevidade e a importância do saber teórico-prático dos tratados artísticos do Renascimento tardio europeu, sobre a matéria exigida pelos exames, a partir dos critérios presentes no Livro dos Regimentos e do estudo da coleção de desenhos da Biblioteca Nacional de Portugal.

      2017 a 2020

    • Os Anjos na Arte Brasileira: um estudo tipológico, iconográfico e interpretativo.

      A iconografia dos anjos e outros seres espirituais no conjunto da chamada ?hierarquia celestial? percorre os caminhos da História da Arte Sacra ocidental de modo contundente. No âmbito desta pesquisa, interessa averiguar este universo de representação, com foco centralizado aos modelos de anjos dos séculos XVI ao XVIII. Este degrau da pesquisa representa um direcionamento cronológico com intuito aproximativo do objeto da pesquisa, qual seja, a representação dos anjos na escultura brasileira do período colonial, visando o desenvolvimento de um sistema tipológico para o estudo dos anjos, com base nos materiais utilizados, funções e localizações das peças, assim como na iconografia. Mesmo focado especialmente no século XVIII, cabem aqui estudos comparativos com a representação, de modo mais geral, dos anjos na arte sacra brasileira dos séculos XIX e XX.

      Autores: Angela Brandão, Cássio da Silva Fernandes, Elaine Dias, José Geraldo Costa Grillo, André Luiz Tavares Pereira, Flavia Galli Tatsch, Maria Eneida Barreira

      Desde 2015

    • Dos Regimentos dos Ofícios aos Tratados Artísticos: um estudo sobre os conhecimentos teóricos nos exames de ofício em Mariana (1750-1808)

      Este projeto de pesquisa está focado no fazer artístico no período colonial brasileiro. Partiremos do estudo dos Regimentos dos Oficiais Mecânicos e dos Exames de Ofício da Câmara de Mariana (especialmente os ofícios relacionados à madeira durante a segunda metade do século XVIII), procurando reconhecer a importância do conhecimento teórico-prático dos tratados artísticos do Renascimento Tardio europeu, sobre a matéria exigida pelos exames, a partir da análise das ilustrações e critérios presentes nos Regimentos, assim como na presença dos tratados nos inventários de bens de artífices do século XVIII. O recorte cronológico-geográfico de nossa pesquisa limita-a aos exames de ofício registrados na Câmara de Mariana, assim como nos inventários de bens de oficiais mecânicos compilados na mesma cidade, sempre na segunda metade do século XVIII. Questões metodológicas sobre os limites do que é arte e artesanato, arte e artes aplicadas, arte e outros fazeres artísticos são contempladas por este projeto, assim como aspectos diversos sobre história do mobiliário.

      Autores: Angela Brandão, Luís Alberto Esteves dos Santos Casimiro, Karin Philippov, Angela Brandão, Henrique Oliveira, Isabela Torres Rodrigues, Paula Alvares Ampessan, Daniel R de Souza, Renata Guimarães Puig

      2013 a 2021

    • ?Arte efêmera nos séculos XVII e XVIII: a estética da alimentação?

      A partir de um livro de receitas encontrado entre os livros do inventário do quarto Bispo de Mariana, Dom Domingos da Encarnação Pontével, "O Cozinheiro Moderno", procuramos compreender a presença das profissões relacionadas à alimentação, descritas no Livro dos Regimentos dos Oficiais Mecânicos e, portanto, regidas por leis semelhantes a outras profissões de caráter artístico e artesanal, como os entalhadores, no contexto das transformações do sentido dos alimentos no século XVIII . As práticas alimentares deixam de ser entendidas com base em preceitos médicos e passam a compor a ideia estética da mesa como obra de arte. Trata-se de compreender ainda a presença da alimentação entre os elementos das armações efêmeras descritas nas festividades do Brasil Colonial.

      Autores: Angela Brandão, Klency Kakazu de Brito Yang, Fernanda Domenech

      2013 a 2017

    • História da Arte e Educação: Programa de Formação de Professores da Região de Pimentas e seu entorno

      Projeto de extensão e pesquisa, vinculado à Linha de Pesquisa "Conexões em História da Arte" do futuro Mestrado em História da Arte da UNIFESP, voltado à formação de professores da educação infantil, do ensino fundamental e médio, especialmente do Bairro dos Pimentas, em Guarulhos, onde se localiza a Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - UNFESP, para a aplicação da imagem em sala de aula.

      2011 a 2012

    • Do Objeto ao Monumento: estudos sobre o mobiliário artístico do século XVIII no Brasil.

      Ampliação e aprofundamento do estudo do mobiliário atribuído a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, como exemplos da totalidade artística do período rococó, bem como representação do papel de mecenato desempenhado pelas dioceses. Implicações de pesquisa comparativa formal com outras obras do escultor e de caráter iconográfico, especialmente sobre o sentido simbólico e decorativo de anjos portadores de emblemas e querubins. Projeto vinculado à Linha de Pesquisa "Circulações e Transferências " do Projeto para o Mestrado em História da Arte da UNIFESP. O projeto inclui a Iniciação Científica com o título?Artistas, artífices, oficiais mecânicos ? a sobreposição das tarefas na Arte Brasileira Colonial?.

      Autores: Angela Brandão, PEREIRA, André L. Tavares, Marina Soler Jorge, Elaine Dias, Pedro Fiori Arantes, Virgínia Gil Araujo, Michiko Okano, Youssef Cherem, Osvaldo Fontes Filho, Ana Hoffmann, Letícia Coelho Squeff, Manoela Rufinoni

      2011 a 2013

    • New Art Histories: Relating Ideas, Objects and Institutions in the Latin American World

      O projeto Novas Histórias da Arte: Relatando ideias, objetos e Instituições no Mundo Latinoamericano (EMERGE) contribui para o debate internacional nos seguintes termos: ?dicutindo identidades passadas, presentes e futuras da emergência da disciplina de História da Arte no mundo latinoamericano. ?Promovendo um debate internacional sobre a história da arte no mundo global, contectando pessoas e instituições na América Latina fora dela. ?Focando relações entre ideias, objetos e instituições como agentes históricos e contemporâneos para um intercâmbio global da disciplina. ?Implementando estas discussões em práticas em conjunção com a recente implantação de um dos mais amplos departamentos de história da arte na América Latina (junto à UNIFESP)

      Autores: Angela Brandão, Klency Kakazu de Brito Yang, Angela Brandão, Cássio da Silva Fernandes, PEREIRA, André L. Tavares, Jens Baumgarten

      2011 a 2013

    • New Art Histories: Relating Ideas, Objects and Institutions in the Latin American World

      O projeto Novas Histórias da Arte: Relatando ideias, objetos e Instituições no Mundo Latinoamericano contribui para o debate internacional nos seguintes termos: ?discutindo identidades passadas, presentes e futuras da emergência da disciplina de História da Arte no mundo latinoamericano. ?Promovendo um debate internacional sobre a história da arte no mundo global, contectando pessoas e instituições na América Latina fora dela. ?Focando relações entre ideias, objetos e instituições como agentes históricos e contemporâneos para um intercâmbio global da disciplina. ?Implementando estas discussões em práticas em conjunção com a recente implantação de um dos mais amplos departamentos de história da arte na América Latina (junto à UNIFESP) Este projeto se vincula à Linha de Pesquisa "Conexões em História da Arte" do Projeto do Mestrado em História da Arte da UNIFESP

      Autores: Angela Brandão, Cássio da Silva Fernandes, Jens Baumgarten, Tristan Weddigen

      2011 a 2016

    Atualização Lattes em 2024-07

    Processado em 2024-07-22