Marcos Cezar de Freitas nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Educação

E-Mail: marcos.cezar@unifesp.br


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De 2020 a 2024
Trabalhos publicados

Resumo

Sou Professor Titular do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo. Mestrado em Educação (1993, PUC-SP); Doutorado em Educação (1997, PUC-SP); Pós-Doutorado em Educação (USP-2000), Livre-Docente em Educação (Unifesp, 2008). Fui professor na Educação Básica de 1981 a 1987 e desde 1988 sou professor no Ensino Superior. No curso de Pedagogia da EFLCH-Unifesp sou responsável pela UC Fundamentos Antropológicos da Educação Inclusiva e no Programa de Pós-Graduação em Educação oriento mestrados, doutorados e supervisiono pós-doutorados com temáticas relacionadas ao universo da Educação Inclusiva. Sou coordenador do Projeto EDUCINEP: Educação Inclusiva na Escola Pública e dirijo o Laboratório de Pesquisa e Escuta do Atendimento Educacional Especializado (LAPEAEE). Fui Diretor Acadêmico da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp (2009-2012); Coordenador do PPG Educação e Saúde da EFLCH-Unifesp (2009-2012, 2012-2015); Chefe do Departamento de Educação da EFLCH/Unifesp (2015-2018); Coordenador da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da EFLCH-Unifesp (2019-2022); Coordenador do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes, IEAC, da EFLCH-Unifesp (2020-2021). Coordeno o Projeto de Extensão Escola Livre para Formação Inclusiva desenvolvido em parceria com a rede pública de ensino de Guarulhos. Sou pesquisador do CNPq desde 2003.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

FREITAS, M. C.;FREITAS, MARCOS CEZAR DE


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Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem


Formação

  • Livre Docência

    Arcaísmos & Pensamento Social: a criança pobre e as mãos vazias de seus pais (in)cultos. Ou: das incompletudes do alfabeto, da rua, da casa e da escola.

    Universidade Federal de São Paulo

    Concluído em 2008

  • Doutorado em Educação: História e Filosofia da Educação

    A personagem histórica em sua trama: Álvaro Vieira Pinto.

    Antropologia Educacional

    Fundamentos da Educação

    Orientação: Mirian Jorge Warde

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Desde 1997

  • Mestrado em Educação: História e Filosofia da Educação

    Educação e contra-revolução no Brasil.

    Antropologia Educacional

    Fundamentos da Educação

    Orientação: Maria Elizabete Sampaio Prado Xavier

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    1990 a 1993

  • Graduação em História

    Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista

    1984 a 1986

  • Produção


    2023


    • Educação Inclusiva: diferenças entre acesso, acessibilidade e inclusão

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      Conteúdo completo

      2023

      Fonte: CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE) , v. 53 , p. e10084

    • A PRESENÇA DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TEA EM ESCOLAS PÚBLICAS: CONTRADIÇÕES NA OFERTA DE SERVIÇOS TERAPÊUTICOS

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas; Raelen Brandino Gonçalves

      Conteúdo completo

      2023

      Fonte: ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB) , v. 18 , p. e11133


    2022


    • Deficiências e diversidades: educação inclusiva e o chão da escola.

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2022

      Fonte:

    • Contribuição para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2022

      Fonte:

    • A categoria diferença como desafio para o Atendimento Educacional Especializado

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2022

      Fonte: Contribuição para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva , p. 205

    • O Atendimento Educacional Especializado: para além de um direito, um atual e necessário objeto de pesquisa

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2022

      Fonte: Desigualdades, diferenças e inclusão: desafios atuais para a pesquisa em educação , p. 45


    2021


    • Interseccionalidades e a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas; Larissa Xavier dos Santos

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso) , v. 51 , p. e07896

    • Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas; GONÇALVES, RAELEN BRANDINO

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte: Horizontes , v. 39 , p. e021018

    • Escolarização de crianças crônica ou gravemente enfermas: (in)visibilidades

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas; Cristiane Flores dos Santos

      2021

      Fonte: Cadernos de Pesquisa , v. 28 , p. 1

    • Crianças bolivianas na educação pública: medicalização, enquadramentos deficientizadores e estigmatizações com base no Transtorno do Espectro Autista

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte: INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE) , v. 46 , p. 984

    • Diversidades culturais, deficiências e inclusão: a potência curricular da educação infantil

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte: DEBATES EM EDUCAÇÃO , v. 13 , p. 333

    • A Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas: presença comprometida, conhecimento transformador.

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Janes Jorge; Magali Aparecida Silvestre; Marcos Cezar de Freitas

      2021

      Fonte: Unifesp 25 anos: histórias e reflexões. , p. 135

    • Freirean perspectives for inclusive education in Brazil and Portugal

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2021

      Fonte: Paulo Freire: voices from Brazil and Portugal , p. 117


    2020


    • Expectativas de escolarização de crianças cegas após aquisição do Braille

      Trabalhos em eventos

      Autores: Karina da Silva Cavalcanti; Marcos Cezar de Freitas

      2020

      Fonte: Anais do Congresso Nacional de Educação , p. 01

    • Inclusão nas escola públicas: identidades e saberes docentes

      Trabalhos em eventos

      Autores: Paloma Roberta Euzébio Rodrigues; Marcos Cezar de Freitas

      2020

      Fonte: Anais do Encontro Nacional de Movimentos Docentes , p. 01

    • Normas éticas traduzem-se em ética na pesquisa? Pesquisas com crianças em instituições e nas cidades

      Artigo publicado

      Autores: Renata Lopes Costa Prado; Marcos Cezar de Freitas

      Conteúdo completo

      2020

      Fonte: PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 16 , p. 25

    • A antropologia reversa de Paulo Freire: um ensaio na lâmina do microscópio.

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2020

      Fonte: REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO , v. 44 , p. 109

    • Presença das relações de gênero no currículo da escola pública: opiniões de professoras e professores

      Artigo publicado

      Autores: Marcelo Oliveira do Nascimento; Marcos Cezar de Freitas

      2020

      Fonte: REVISTA ÁRTEMIS , v. XXIX , p. 188

    • Reflexões sobre a esportivização nas práticas de educação física escolar e o desafio da inclusão de crianças com deficiência

      Artigo publicado

      Autores: Marcus Vinícius Palmeira; Marcos Cezar de Freitas

      Conteúdo completo

      2020

      Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR , v. 02 , p. 51

    • Palavras-chave da educação especial e da educação inclusiva: ressignificações.

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2020

      Fonte: REVISTA DO CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO , v. 11 , p. 245

    • Reconhecimento e identidade no âmbito da educação inclusiva: desafios para os direitos humanos no século XXI

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2020

      Fonte: Disrupturas: a ressignificação e a pluralidade dos direitos humanos , p. 157


    2019


    • Inclusão educacional de crianças com deficiências: notas do chão da escola.

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas; Rosângela Nezeiro Fonseca Jacob

      Conteúdo completo

      2019

      Fonte: Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 45 , p. e186303

    • Relato de experiência com crianças surdas na escola pública: a importância estratégica da Língua de Sinais

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas; Nina Rosa Silva de Araujo

      Conteúdo completo

      2019

      Fonte: Horizontes , v. 37 , p. e019016

    • O cansaço como nova categoria de análise para os estudos críticos da deficiência

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2019

      Fonte: REVISTA ESTUDOS CULTURAIS , v. 4 , p. 23

    • DE DIAGNÓSTICOS E PROGNÓSTICOS: LAUDOS NA CONFIGURAÇÃO DE MUITAS EXPERIÊNCIAS DE ESCOLARIZAÇÃO

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas; Eduardo de Campos garcia

      Conteúdo completo

      2019

      Fonte: CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE) , v. 49 , p. 316

    • Mulheres na escuta de crianças: considerações acerca do perfil de quem pesquisa com crianças nas ciências humanas e sociais brasileiras.

      Artigo publicado

      Autores: Renata Lopes Costa Prado; Marcos Cezar de Freitas

      Conteúdo completo

      2019

      Fonte: ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (IMPRESSO) , v. 1 , p. e8427

    • Da creche à internação hospitalar: as categorias de Erving Goffman para a pesquisa com bebês em instituições.

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2019

      Fonte: Estudos de bebês e diálogos com a sociologia , p. 129

    • A educação inclusiva como dimensão dos direitos humanos

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2019

      Fonte: Educação e direitos humanos: um perspectiva crítica , p. 155


    2018


    • Mercadores de Eficiências e Resultados: Alta Performance Contra a Escola Pública e seu Esforço para Inclusão de Crianças com Deficiências

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      Conteúdo completo

      2018

      Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO , v. 23 , p. e230074

    • Anísio Teixeira: a educação da folha contra a raiz

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2018

      Fonte: Educadores brasileiros: ideias e ações de nomes que marcaram a educação nacional. , p. 113

    • Concepções de infância, vulnerabilidades e ética na pesquisa com crianças

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Renata Lopes Costa Prado; Marcos Cezar de Freitas

      2018

      Fonte: Pesquisas sobre família e infância no mundo contemporâneo , p. 66


    2017


    • A educação nas contemporâneas interpretações do Brasil 2000-2015

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciano Mendes de Faria Filho; Marcos Cezar de Freitas

      2017

      Fonte: Global, Nacional, Regional , p. 264

    • O aluno cronicamente enfermo: vulnerabilidades infantis entre a sala de espera e a escola.

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas; Bruna Zaninetti

      2017

      Fonte: Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE.UFES , v. 44 , p. 181

    • Antropologia e educação no Brasil: notícia histórica sobre a presença de alunos fora do padrão

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2017

      Fonte: Revista Uruguaya de Antropologia y Etnografia , v. 2 , p. 73

    • Em busca de um tema esquecido: o lugar da educação nas recentes interpretações do Brasil

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas; Luciano Mendes de Faria Filho

      2017

      Fonte: ARAUCARIA (MADRID) , v. 19 , p. 345

    • Educação e asma: pressupostos para um diálogo interdisciplinas

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas; Marly Sarmanho de Freitas

      2017

      Fonte: Asma no lactente, na criança, no adolescente , p. 343

    • Inclusive Knowledge Platform

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2017

      Fonte: Innovia Foudantion News Letter , p. 12


    2016


    • Vulnerabilidades infantis: aspectos da medicalização da vida escolar e suas personagens diferentes

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2016

      Fonte: Revista Uruguaya de Antropología y Etnografía , v. 1 , p. 117

    • O professor e as vulnerabilidades infantis

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas; Renata Lopes Costa Prado

      2016

      Fonte:

    • História social da infância no Brasil 9ª edição revista e ampliada

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2016

      Fonte:

    • A quase história de os três porquinhos

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2016

      Fonte:

    • História da Infância no pensamento social brasileiro. Ou: fugindo de Gilberto Freyre pelas mãos de Mário de Andrade

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2016

      Fonte: História social da infância no Brasil, 9ª edição revista e ampliada. , p. 349

    • Notas sobre tempos sombrios

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2016

      Fonte: Pensar Educação, Pensar Brasil, edição 119, 2016.


    2015


    • Crianças bolivianas na educação infantil de São Paulo: adaptação, vulnerabilidades e tensões.

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas; Ana Paula Silva

      2015

      Fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso) , v. 45 , p. 680

    • The right hand of the child in the body of the nation: eugenic proposals and fascist culture in Brazil

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2015

      Fonte: Bereginya , v. 26 , p. 227

    • A infância em disputa: escolarização e socialização na reforma do ensino primário em MInas Gerais - 1927.

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Cleide Maria Maciel de Melo; Luciano Mendes de Faria Filho; Marcos Cezar de Freitas

      2015

      Fonte: Histórias da Educação. Instâncias educativas: políticas, instituições e cultura material , p. 269


    2014


    • Desempenho e adaptação da criança pobre à escola: o padrão de pesquisa do CRPE-SP

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      Conteúdo completo

      2014

      Fonte: Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 40 , p. 683

    • Crianças desatentas e hiperativas? Controvérsias e a opinião de professores sobre os diagnósticos de TDHA na escola.

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas; Kelly Cristina Santos Silva

      2014

      Fonte: Revista Travessias , v. 8 , p. 376


    2013


    • Brincando de ser adulto

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2013

      Fonte: Revista de História (Rio de Janeiro) , v. 89 , p. 30

    • Percepção de professores sobre o bullying entre crianças e adolescentes. Dimensões do fracasso escolar

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2013

      Fonte: Olh@ares , v. 01 , p. 31

    • O aluno incluído na educação básica: avaliação e permanência

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2013

      Fonte:

    • A construção histórica do conceito de criança como sujeito de direito: o Estatuto da Criança e do Adolescente

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2013

      Fonte: Pediatria: diagnóstico e tratamento , p. 1729

    • Fragmentos de história da pesquisa social na história da educação brasileira

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2013

      Fonte: História da Educação Brasileira , p. 153


    2012


    • Vulnerabilidades de crianças que nascem e crescem em periferias metropolitanas: notícias do Brasil

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas; Elizane Henrique de Mecena

      2012

      Fonte: REVISTA LATINOAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES , v. 10 , p. 195

    • A linguagem da criança nas representações da infância - percursos etnográficos de Anísio Teixeira

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2012

      Fonte: Na língua do outro: estudos interdisciplinares em aquisição de linguagens , p. 291


    2011


    • As asas do burro de Einstein: memórias de um sobrevivente do bullying

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2011

      Fonte:

    • O aluno-problema: forma social, ética e inclusão

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2011

      Fonte:

    • O centenário de Sergio Buarque de Holanda diz respeito à história da educação brasileira

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2011

      Fonte: História da Educação no Brasil: matrizes interpretativas, abordagem e fontes predominantes na primeira década do século XXI , p. 43


    2010


    • Anísio Teixeira 1900-1971

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2010

      Fonte: EDUCAÇÃO (SÃO PAULO) , v. 1 , p. 48

    • A criança problema: formas de coesão contra o pobre e formas partilhadas de preterição social

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2010

      Fonte: Infância & Saúde: perspectivas históricas , p. 60

    • Os temas história e religião na configuração dos debates sobre as reformas educacionais das décadas de 1950-1960: a singularidade de uma situação-pessoa

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2010

      Fonte: Reformas educacionais no Brasil: democratização e qualidade da escola pública , p. 27

    • A escola numa área metropolitana de Luiz Pereira

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2010

      Fonte: Clássicos da Educação Brasileira , p. 175


    2009


    • História Social da Educação no Brasil (1926-1996)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas; Maurilane de Souza Biccas

      2009

      Fonte:

    • Memórias de relíquias nem um pouco acadêmicas: os debates sobre educação nos anos 1950-1960

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2009

      Fonte: Intelectuais e escola pública no Brasil: séculos XIX e XX , p. 147

    • Juventudes do nordeste do Brasil

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas; Vania T Reis

      2009

      Fonte: Juventudes do nordeste do Brasil, da América Latina e do Caribe , p. 383

    • Memórias de um menino que se tornou estrangeiro - edição Programa Nacional Biblioteca da Escola PNBE/2009

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2009

      Fonte:


    2008


    • Conexão com a periferia. Todos nós queremos uma sociedade mais justa?

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2008

      Fonte: Em Dia. , p. 5

    • Conexão com a periferia: por que tanta indiferença?

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2008

      Fonte: Jornal em Dia , p. 3

    • Combater a lei do mais forte: um desafio para o educador da educação infantil.

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2008

      Fonte: Direcional Educador (Impresso) , p. 14


    2007


    • A criança pobre e suas desvantagens: o pensamento social no mundo dos apetrechos

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2007

      Fonte: A criança em perspectiva: olhares dp mundo sobre o tempo infância. , p. 85

    • Dia do professor: algumas questões sobre a (des)valorização da escola pública em São Paulo

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2007

      Fonte: Jornal Em Dia , p. 3


    2006


    • Economia e educação: a contribuição de Álvaro Vieira Pinto para o estudo histórico da tecnologia.

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2006

      Fonte: Revista Brasileira de Educação , v. 11 , p. 80

    • Desigualdade social e diversidade cultural na infância e na juventude

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2006

      Fonte:

    • História da escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas; Marta Maria Chagas de Carvalho; Joaquim Pintassilgo; Maria João Mogarro

      2006

      Fonte:

    • Escolarização, trabalho e sociabilidade em situação de risco: apontamentos para uma antropologia da infância e da juventude sob severa pobreza.

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas; Ana Paula Ferreira da Silva

      2006

      Fonte: Desigualdade social e diversidade cultural na infância e na juventude. , p. 17

    • Cenas históricas da antropologia portuguesa e a cultura mental do analfabeto

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2006

      Fonte: História da escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais , p. 41

    • Os intelectuais da educação, o espelho de próspero e suas instabilidades conceituais

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2006

      Fonte: Intelectuais, estado e educação , p. 85


    2005


    • Pensamento social, história da infância e deficiência: alegorias do apetrecho e do protocolo.

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2005

      Fonte: 40 anos da pós-graduação em educação no Brasil , p. [01]

    • Escolarização, pobreza e socialização na infância e na juventude: uma proposta de plataforma de pesquisa interdisciplinar para a educação.

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas; Ana Paula Ferreira da Silva

      2005

      Fonte: Eccos Revista Científica (Impresso) , v. 7 , n. 1 , p. 57

    • Alunos rústicos, arcaicos &primitivos: o pensamento social no campo da educação

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2005

      Fonte:

    • Educação brasileira: dilemas republicanos nas entrelinhas de seus manifestos.

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2005

      Fonte: Histórias e memórias da educação no Brasil , p. 165

    • Fazer história da educação com Gilberto Freyre: achegas para pensar o aluno com os repertórios da antropologia.

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2005

      Fonte: Pensadores sociais e história da educação , p. 167


    2004


    • Circulação de representações da infância rústica e do arcaico em Portugal e no Brasil

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2004

      Fonte: Centro de Memória da Educação FE/USP

    • Sociedade Civil: instância promotora de ensino. Um lugar conceitual para o político e um lugar político para o conceitual.

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2004

      Fonte: Igreja, estado e sociedade civil: instâncias promotoras do ensino.

    • Um curioso objeto de pesquisa: a infância rústica. Memórias da aproximação dos intelectuais em relação ao tema diversidade cultural na escola.

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2004

      Fonte: Política, conhecimento e cidadania

    • Cuidar da infância rústica: um estudo comparado sobre estratégias educacionais direcionadas às crianças de lugares considerados arcaicos (Portugal e Brasil, 1860-1935)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2004

      Fonte: A educação escolar em perspectiva histórica , p. 01

    • Pensamento social e educação: alguns desafios interpretativos.

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2004

      Fonte: Educativa (UCG) , v. 7 , n. jan/jun , p. 157

    • Política social e racismo: desafios para os historiadores da educação

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2004

      Fonte: HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS (IMPRESSO) , v. 11 , n. 3 , p. 797

    • Pensamento republicano e reconstrução social no(s) Manifesto(s): formas e falas.

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2004

      Fonte: Manifesto dos pioneiros da educação: um legado educacional em debate. , p. 205


    2003


    • Na história de um campo de pesquisa ou no campo da história? Brevíssimas memórias de um editor de história da educação

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2003

      Fonte: Revista do Mestrado em Educação (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1983-6597 Revista Tempos e Espaços em Educação) , v. 05 , p. 125

    • A escrita da história da educação e a formação dos professores. Ou: quando mestres foram promovidos a antropólogos.

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2003

      Fonte: Educação no Brasil: história, cultura e política , p. 29

    • Why the archaic childhood brought about a melting point between anthropologists and historiography inside out of school

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2003

      Fonte: XXV International Standing Conference for the History of Education - ISCHE , p. 231

    • Civilizar a criança ou quando a circulação de idéias antropológicas era a circulação de teorias da história.

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2003

      Fonte: História, acontecimento e narrativa , p. 276


    2002


    • Novos objetos para a história da educação: os cadernos de campo.

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2002

      Fonte: Educativa (UCG) , v. 5/1 , p. 47

    • Os intelectuais na história da infância

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas; Moyses Kuhlmann Jr.

      2002

      Fonte:

    • Da idéia de estudar a criança no pensamento social brasileiro: a contraface de um paradigma

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2002

      Fonte: Os intelectuais na história da infância , p. 345

    • Por quem os sinos dobram? As cartas pastorais e a contribuição da história da educação à história das mentalidades.

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2002

      Fonte: Destino das letras , p. 57

    • Os intelectuais da educação no espelho de próspero: secularizar a república e converter a ciência para fazer um homem novo

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2002

      Fonte: História da Educação: história e memória

    • Cadernos de Campo e testes de inteligência: objetos para os historiadores da educação no Brasil? Um pouco da relação entre história e antropologia na experiência intelectual dos educadores brasileiros

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2002

      Fonte: O digital, o oral, o escrito


    2001


    • História, antropologia e pesquisa educacional: itinerários intelectuais

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2001

      Fonte:

    • História Social da Infância no Brasil edição revista e ampliada

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2001

      Fonte:


    2000


    • O impacto das nova tecnologias para a pesquisa em história da educação

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2000

      Fonte: A pesquisa em história da educação e as novas tecnologias

    • De metáforas, memórias e inconclusões: Anísio Teixeira leitor da história do Brasil

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2000

      Fonte: Cultura Vozes , v. 94 , p. 39

    • Pensamento social, ciência e imagens do Brasil: tradições revisitadas pelos educadores brasileiros.

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2000

      Fonte: Revista Brasileira de Educação , v. 15 , p. 41

    • História, interpretações e identidade nacional

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2000

      Fonte: Anísio Teixeira: 1900-2000 provocações em educação , p. 37

    • A pesquisa em história da educação e o impacto das novas tecnologias

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2000

      Fonte: Arquivos, fontes e novas tecnologias , p. 117

    • As metáforas de Anísio Teixeira

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2000

      Fonte: Veredas Revista do Centro Cultural Banco do Brasil , p. 27

    • História, interpretações e identidade nacional: os encontros de Anísio Teixeira.

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2000

      Fonte: Provocações em Educação

    • Sabedoria mestiça sob o olhar da micro história: o mestiço encontrado em Sérgio Buarque de Holanda

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2000

      Fonte: página da web BRASA

    • História da infância no pensamento social brasileiro. Ou: escapar de Gilberto Freyre pelas mãos de Mário de Andrade

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2000

      Fonte: Educação, cultura e cognição.

    • Estado versus nação

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2000

      Fonte: História 2000 Perspectivas , p. 144

    • História da Educação e Antropologia: o diálogo prolífico dos intelectuais dos anos conqüentas

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2000

      Fonte: Educação no Brasil: História e Historiografia cd room , p. 01


    1999


    • Da micro - história à história das idéias

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      1999

      Fonte:


    1998


    • Infância e sociedade: intelectuais representando a infância no Brasil

      Artigo publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      1998

      Fonte: Boletim CDAPH , v. 2 , n. 2 , p. 1

    • Álvaro Vieira Pinto: a personagem histórica e sua trama

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      1998

      Fonte:

    • Integralismo: fascismo caboclo

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      1998

      Fonte:

    • Historiografia Brasileira em Perspectiva

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      1998

      Fonte:

    • O tema da história política e a problemática do sujeito: a personagem histórica e sua trama.

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      1998

      Fonte: Resumo

    • Elementos para uma história da infância no Brasil

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      1998

      Fonte: Resumos

    • O analfabetismo e os diversos modos de apreensão da realidade.

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      1998

      Fonte: Resumos


    1997


    • História social da infância no Brasil

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      1997

      Fonte:

    • Para uma história da historiografia brasileira

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      1997

      Fonte: Historiografia brasileira em perspectiva , p. 7

    • Memória da Educação

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      1997

      Fonte: Correio Braziliense , p. 21

    • O passado como nação - imagens do império no discurso reacionário dos anos 30 e 40 do século XX: representações da cidadania

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      1997

      Fonte: Resumo

    • A aliança política e o liberalismo como civilização.

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      1997

      Fonte: Resumos


    1996


    • A reinvenção do futuro

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      1996

      Fonte:


    1994


    • História das idéias educacionais no Brasil - problemas conceituais e problemas políticos

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      1994

      Fonte: Resumos do II Congresso Ibero Americano de História da Educação Latino Americana


    1992


    • Cultura e ensino superior na missionação portuguesa.

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      1992

      Fonte: Actas: Igreja, sociedade e missionação , p. 161

    Atuações

    Universidade São Francisco

    • 1988 a 2003

    • Coordenador de Centro de Pesquisa- CDAPH

      1996 a 2003

    • Editor Centro Documentação e Apoio à Pesquisa

      1996 a 2003

    • Pesquisador Inst. Franciscano de Antropologia

      1988 a 2003

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • Professor Doutor

      2003 a 2006

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

    • Revisor de projeto de fomento

      Desde 2005

    • Membro de comitê assessor

      Desde 2017

    Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais

    • Pesquisador colaborador

      2004 a 2005

    Revista do mestrado em educação

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2003

    Revista brasileira de história da educação (1519-5902)

    • Membro de corpo editorial

      2000 a 2006

    Universidade Federal de São Paulo

    • Desde 2006

    Fundação Casa em Revista

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2010

    Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso)

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2003

    Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP

    • Revisor de periódico

      Desde 2013

    Revista Brasileira de Educação (Impresso)

    • Revisor de periódico

      Desde 2013

    Desidades

    • Revisor de periódico

      Desde 2012

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    • Revisor de projeto de fomento

      2011 a 2013

    • Membro de comitê assessor

      Desde 2019

    • Membro de comitê assessor

      2021 a 2021

    Revista de Educação PUC-Campinas

    • Revisor de periódico

      Desde 2014

    Pensar a Educação em Revista

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2015

    Revista de Historia (USP)

    • Revisor de periódico

      2015 a 2015

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    • Revisor de projeto de fomento

      2015 a 2015

    Universidad de la Republica Uruguay

    • visitante

      2016 a 2016

    Sociedad e Infancias Universidad Complutense de Madrid

    • Revisor de periódico

      Desde 2017

    HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS (IMPRESSO)

    • Revisor de periódico

      2018 a 2018

    LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE)

    • Revisor de periódico

      Desde 2018

    REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

    • Revisor de periódico

      Desde 2019

    AGENCIA NACIONAL DE INVESTIGACIÓN E INOVACIÓN URUGUAY

    • Membro de comitê assessor

      Desde 2019

    Universiteit van Amsterdam

    • Mission of the inclusive knowledge platform

      2016 a 2016

    REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE)

    • Revisor de periódico

      Desde 2021

    REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE)

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2021

    Pro Posições

    • Revisor de periódico

      Desde 2021

    Universidad Nacional de Quilmes

    • Professor visitante

      2001 a 2001

    Universidade de Lisboa

    • Professor visitante

      2003 a 2003

    Universidade do Porto

    • Professor visitante

      2003 a 2003

    CAPES PRINT UFMG

    • Membro de comitê assessor

      Desde 2022

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Tese de doutorado em andamento

    • Sheila Ferreira Gonçalo

      Professor surdo e sua identidade docente

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    • Cristiane Flores dos Santos

      Percepções docentes no AEE sobre alunos cronicamente enfermos

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2020

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Aline Oliveira Silveira

      A presença de pessoas com deficiência em escola de tempo integral

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Ana Carolina Alves Batista da Silva

      A criança autista abordada como gamer: representações da singularidade humana nos aplicativos pedagógicos.

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Suellen da Costa Souza

      Arte, Movimento e Deficiência: perspectivas da dança para educação inclusiva.

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    Tese de doutorado concluídas

    • Raelen Brandino Gonçalves

      A comercialização de serviços pedagógicos e terapêuticos para educação de crianças com diagnóstico em transtorno do espectro autista

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Paloma Roberta Euzebio Rodrigues

      A educação inclusiva na escola pública: identidades e saberes docentes

      PPG Educação

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Marcelo Oliveira do Nascimento

      Presença das relações de gênero no currículo da escola pública: opiniões de professoras e professores

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Mariana Parro Lima

      A criança em abrigos: a proteção e o cuidado de bebês em acolhimento institucional

      PPG Educação e Saúde na Infância e na Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Mariana Pasqual Marques

      Tempo, corpo e interações face a face: corporeidades de crianças com doenças crônicas neurológicas. Uma etnografia entre o hospital e a escola

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Marcus Vinicius Palmeira Silva

      A Escolarização dos corpos na escola pública: o desafio da inclusão frente à esportivização das aulas de educação física.

      PPG Educação e Saúde na Infância e na Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Nina Rosa Silva de Araújo

      Interação da criança surda no ambiente escolar: um olhar microsociológico sobre a chegada ao ciclo I do ensino fundamental

      Educação e Saúde na Infância e na Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • Rosangela Nezeiro da Fonseca Jacob

      Tempos e espaços escolares: as experiências de duas alunas com deficiência múltipla em escola da rede municipal de ensino de São Paulo

      Educação e Saúde na Infância e na Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • Cleide Maria Maciel de Mello

      Processo de escolarização e formas de socialização em Minas Gerais: anos 20/30 séc. XX

      Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F

      Universidade Federal de Minas Gerais

      Concluído em 2010

    • Núbia Ferreira Ribeiro

      Intelectuais, padrões de cientificidade e a escola como objeto de pesquisa: o lugar da produção e a produção do lugar em Luiz Pereira

      Educação: História, Política e Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2007

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Carina Nascimento Bessa

      Ações educativas em museus e suas conexões com a educação inclusiva

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Lorayne Cristina do Vale

      A sala de recursos multifuncionais nos processos de inclusão escolar: percepções sobre suas (im)possibilidades

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Carla Augusta Seixas Carneiro Silvestre

      Deficiências e diversidade cultural: experiências educacionais de migrantes estrangeiros em São Paulo, no contexto da pandemia

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Mariana Tavares

      Experiências da pessoa com deficiência visual em Santo André: perspectivas de familiares e profissionais da educação

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Silvana da Silva e Silva

      Desafios, contradições e possibilidades da permanência de crianças com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Regular

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Natália Cristine Oliveira Novo Felix

      A formação de professores e a educação escolar indígena: Análise da proposta de formação pela Universidade Federal de São Paulo

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Dayane Camporeze Rodrigues

      Pessoas com deficiência e institucionalizadas: desafios da educação de jovens e adultos

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Natália de Amorim Soares

      Expectativas de aproveitamento da perspectiva histórico-cultural no âmbito da Educação Inclusiva

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Karina da Silva Cavalcanti

      Expectativa de escolarização de crianças cegas após aquisição do Braille

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Rosangela Miranda de Souza e Silva

      O tema avaliação escolar na escolarização de crianças com deficiência intelectual

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Larissa Xavier dos Santos

      Crianças negras com deficiência: representações de sucesso e fracasso na opinião das personagens do cotidiano institucional e não institucional de alunas(os) da escola pública.

      Educação

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Cristiane Flores dos Santos

      A produção de conhecimento sobre a escolarização de crianças cronicamente enfermas: redes e repertórios acadêmicos.

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Raelen Brandino Gonçalves

      A presença de crianças diagnosticadas com autismo na rede pública de ensino: expectativas e opiniões de pais, professores e profissionais de saúde.

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Suzana Maria de Andrade Oliveira

      Os bebês como tema na formação docente: um estudo sobre currículos dos cursos de pedagogia do Estado de São Paulo

      Programa de Pós-Graduação em Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Nathalia Venâncio dos Santos

      O brincar na formação do pedagogo/professor da educação infantil e dos anos iniciais no Estado de São Paulo

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • Bruna Zaninetti

      A criança e sua pele: um estudo etnográfico sobre as estratégias de viver com dermatite atópica.

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2015

    • Gabriela Milenka Arraya Villareal

      El significado de la sexualidad enla opinión de adolescentes bolivianas que inmigrarán para São Paulo

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2015

    • Claudia Maria Guarino

      As formas de divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente e a relevância de sua circulação na escola

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2014

    • Izete Pereira de Sá

      O significado do confinamento

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2014

    • Reinaldo Antonio de Carvalho

      A internação compulsória para crianças e adolescentes dependentes químicos: a ótica dos atores do sistema de justiça

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2014

    • Ana Paula Silva

      No hablamos español: crianças bolivianas na educação infantil

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2014

    • Patricia da Silva Costa

      Crianças e a memória do confinamento

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2014

    • Janaina Cacia Cavalcante

      A construção da pedagogia da infância no Brasil: um novo olhar para a educação da criança pequena

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2013

    • Kelly Cristina dos Santos

      Diagnóstico do TDAH: concepções de professoras de atendimento especializado, outros profissionais da educação e profissionais da saúde.

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2013

    • Ivo Dias Alves

      O olhar etnográfico e o contato intersubjetivo: uma análise da criança surda como objeto de estudos nas ciências humanas das universidades do Estado de São Paulo

      Educação e Saúde na Infância e na Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2012

    • Suzana Iris Bezerra

      Os alunos adolescentes das periferias: personagens dos impressos governamentais para a escola pública

      Educação e Saúde na Infância e na Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2012

    • Deise Fernandes do Nascimento

      Opiniões sobre os direitos da criança e do adolescente no Distrito de Lajeado/São Paulo

      Educação e Saúde na Infância e na Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2011

    • Elizane Henrique de Mecena

      O desempenho escolar de crianças da periferia: elementos para uma etnografia da percepção local do fracasso escolar

      Educação e Saúde na Infância e na Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2011

    • Maria do Carmo Gonzales Borges

      A prática educativa e a proposta de formação acadêmica para as educadoras que trabalham diretamente com crianças em creches.

      Educação: História, Política e Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2006

    • Virgínia Pires da Silva

      A gestão da escola na formação de pedagogos: aprender a administrar ou aprender a resistir?

      Educação: História, Política e Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2006

    • Waldete Tristão Farias Oliveira

      Trajetórias de mulheres negras na educação de crianças pequenas no distrito do Jaraguá, em São Paulo: processos diferenciados de formação e de introdução no mercado de trabalho

      Educação: História, Política e Sociedade

      Fundação Ford

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2006

    • Isabel Cristina Santos de Paula

      A violência na escola na opinão dos docentes do ensino médio

      Educação: História, Política e Sociedade

      Secretaria de Estado de Educação

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2006

    • Roberto Ferraz

      Ensino médio e preparação da juventude para o mercado de trabalho: contradições.

      Educação: História, Política e Sociedade

      Secretaria de Estado de Educação

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2006

    • Ana Paula Ferreira da Silva

      A construção ideológica da escola como antídoto ao estigma situação de risco atribuído a crianças e jovens: elementos para uma crítica

      Educação: História, Política e Sociedade

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2005

    • Hildebrando Cesário Penteado

      Fanzine: expressão cultural de jovens ns escolas da perifieria de São Paulo

      Educação: História, Política e Sociedade

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2005

    • Renata Duarte Simões

      Integralismo e Ação Católica: sistematizando as propostas polítcas e educacionais de Plínio Salgado, Jackson de Figueiredo e Alceu Amoroso Lima

      Educação: História, Política e Sociedade

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2005

    • Alberto Alves de Souza

      A progressão escolar de alunos deficientes em classes comuns.

      Educação: História, Política e Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2005

    • Arlindo da Silva Lourenço

      As regularidades e as singularidades dos processos educacionais no interior de duas instituições prisionais e suas repercussões na escolarização de prisioneiros: um contraponto à noção de sistema penitenciário?

      Educação: História, Política e Sociedade

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2005

    • Antônia Fernanda da Silva Santos

      O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária e a importância da escolarização na opinião de assentados rurais do sertão do Estado de Sergipe

      Educação: História, Política e Sociedade

      Fundação Ford

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Concluído em 2005

    • Joel Moisés Silva Pinto

      O resgate da imagem do público: o caso da Fundação Educacional de Gurupi

      Mestrado em Educação

      Universidade São Francisco

      Concluído em 2003

    • Armando Tedeschi Filho

      Descentralização no Brasil, uma abaordagem histórica com enfoque em Anísio Teixeira

      Programa de Estudos Pós Graduados em Educação

      Universidade São Francisco

      Concluído em 2002

    • Carl Pomeranz

      Contribuição para uma história do ensino superior brasileiro

      Mestrado em Educação

      Universidade São Francisco

      Concluído em 2000

    • Liana Epinghaus Barbalho Silva Telles

      Retrato inacabado: Montaigne e a formação do indivíduo na renascença

      Mestrado em Educação

      Universidade São Francisco

      Concluído em 2000

    • Renata Zerbine

      As políticas educacionais brasileiras em face das orientações do Banco Mundial

      Mestrado em Educação

      Universidade São Francisco

      Concluído em 2000

    Gestão

    Universidade São Francisco

    • Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão

        Desde 2002

    • Pró-Reitoria Acadêmica

        Desde 1991

    • Faculdade de Economia e Administração

        Desde 1991

    • Programa de Pós-Graduação em Educação

        Desde 1998

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • Editora PUC-SP EDUC

        Desde 2006

    Universidade Federal de São Paulo

    • Diretoria Acadêmica Campus Guarulhos

        Desde 2011

    • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

        Desde 2012

    • Coordenador do Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência

      Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência

        Desde 2015

    • Coordenador do Programa

      Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência

        Desde 2015

    • COORDENADOR DA CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DA EFLCH

      Campus Guarulhos

        Desde 2022

    • Coordenador da Residência Pedagógica Ensino Fundamental

      Campus Guarulhos

      Departamento de Educação

        Desde 2023

    • Chefe do Departamento de Educação

      Departamento de Educação

        Desde 2018

    Pesquisa

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

    • Pensamento social e a educação da infância e da juventude: diagnósticos culturais, pesquisa educacional, experimentos e novos padrões de ensino em face à reelaboração brasileira do conceito de subdesenvolvimento econômico (1945-1971).

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2005 a 2007

    • Cuidar da infância: secularização e republicanismo na construção da nova criança. Estudo sobre os argumentos intelectuais sobre as instituições adequadas à infância em Portugal e no Brasil (1850-1950)

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2003 a 2005

    Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais

    Universidade Federal de São Paulo

    • Inclusive Knowledges Platform

      Inclusive Knowledges Platform is a research project that aims to identify and analyze experiences of reorganization of school work in order to raise systemic alternatives for the schooling of children with disabilities or chronically ill. Its repertoire is obtained from ethnographies that make it possible to identify from within the transformation in the ways of doing things characteristic of the school, with specific interventions in school times and spaces.

      Autores: Marcos Cezar de Freitas, Maria de Lourdes Huiracocha, Stuart Blume, Maria Fernanda Olarte Sierra

      2008 a 2018

    • Educação Inclusiva e a presença de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

      O objeto de pesquisa deste projeto se configura nas conexões entre os temas deficiências e diversidades, e diz respeito à escolarização de crianças diagnosticadas com o Transtorno de Espectro do Autismo (TEA), no âmbito do ensino fundamental. Sua estrutura operacional toma como ponto de referência, observação, levantamento documental e coleta de dados escolas públicas das cidades de São Paulo e Guarulhos. Neste projeto, de modo específico, diversidade alude ao modo como se tornou observável no mundo escolar a circulação de novas abordagens sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), abordagens essas que muitas vezes relativizam sua inserção no conjunto das deficiências contempladas no rol do Público Alvo da Educação Especial e buscam referências explicativas no plano da diversidade neurológica.O projeto contempla dois movimentos de investigação e análise.O primeiro movimento diz respeito a retomar um período recente, vivido entre 2012 e 2022, para compreender com as personagens do cotidiano escolar o que foi levado a efeito em termos de estratégias para responder à complexidade de uma presença até então diluída nas descrições do Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), mas que ganhou visibilidade própria com a estabilização das referências ao autismo ou ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no mundo escolar a partir de 2012. O segundo movimento é, efetivamente, aquilo que este projeto formula como contribuição à pauta da Educação Inclusiva, e diz respeito a imergir na complexidade do atual momento, no triênio 2023-2026, para compreender como têm sido manejadas as categorias deficiência e diversidade para abordar esta presença, a da pessoa precedida por um laudo que se torna uma carteira de identidade, a identidade TEA.

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      Desde 2023

    • LAPEAEE em REDE

      Formação continuada para professores do Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Educação da cidade de Guarulhos, com atividades síncronas e assíncronas desenvolvidas no âmbito do Laboratório de Pesquisa e Escuta do Atendimento Educacional Especializado, LAPEAEE.

      Autores: Marcos Cezar de Freitas, Luiz Carlos Novaes, Rebeca Kwiatkosk

      2021 a 2022

    • Educação inclusiva: conexões entre diversidades, deficiências e migrações.

      Este projeto de pesquisa diz respeito à presença de crianças bolivianas e haitianas com deficiência matriculadas em escolas públicas de São Paulo e de Guarulhos. Esta é uma proposta que se configurou após intenso trabalho de campo exigido na pesquisa que investigava a referência a laudos e perícias médicas no cotidiano escolar. Nessa experiência, tornou-se evidente que diversidade e deficiências eram palavras que, naquele universo, passavam por um processo semelhante àquele que Paulo Arantes denominou de ?deslizamento semântico?, referindo-se ao modo como palavras chave de um campo político estavam presentes nas narrativas de sujeitos com diferentes perspectivas. Tudo sugeria que, em dadas circunstâncias, diversidade tornava-se palavra usada 2000 como sinônimo de deficiência. Tornou-se plausível explicitar tais intenções de pesquisa porque, antes, foi possível identificar em situações presenciadas de perto, a associação entre os temas migração e deficiência, associação essa reiteradamente usada para exemplificar problemas do encontro entre escola e diversidade. Este projeto, portanto, decorre e se beneficia de outras pesquisas realizadas, no âmbito das quais se percebia que a palavra diversidade havia sido apropriada e ?refeita?. Esta pesquisa se realiza em escolas públicas do Bairro do Brás, da Vila Fanton do Distrito de Perus, todas na cidade de São Paulo e do Bairro dos Pimentas, da cidade de Guarulhos. A base territorial do projeto foi definida considerando o expressivo número de bolivianos e haitianos matriculados e porque foi possível registrar nesses locais o uso e apropriação da palavra diversidade como unidade significativa, ou seja, como um discurso contra o discurso da inclusão. Diversidade, neste projeto, diz respeito ao modo como a palavra tem sido apropriada de dentro para fora da escola. Portanto, está relacionada ao uso ordinário que adquire para ?sinalizar um sentido de diverso?, sentido esse marcado pela distância que se projeta entre quem aponta e quem é apontado. Foi possível recolher indícios consistentes de que em muitas situações crianças bolivianas e haitianas têm sido interpeladas com um pressuposto, o de que são crianças com ?algum tipo de deficiência?. Como há uma prévia base empírica formada em observações anteriores, o que se propõe neste projeto é uma investigação detida que expanda e adense essa base, com pelo menos cinco semestres de observação contínua, de modo a reconhecer como, em circunstâncias específicas, os repertórios descritivos das dificuldades inerentes à condição de migrante se tornam os mesmos repertórios utilizados para descrever dificuldades na escolarização de crianças com deficiência.

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2020 a 2023

    • De diagnósticos e prognósticos: crianças com experiências de escolarização em processos de isolamento, internação e hospitalização.

      O projeto de pesquisa diz respeito ao registro de práticas de escolarização: 1) levadas a efeito junto às crianças isoladas em decorrência do diagnóstico de doença de pele contagiosa (diagnóstico próprio ou dos pais); 2) levadas a efeito junto às crianças frequentemente internadas a partir do momento em que foram diagnosticadas como cronicamente enfermas ou com severas restrições de mobilidade; 3) levadas a efeito junto às crianças hospitalizadas e que conheceram a experiência das classes hospitalares. Diz respeito à história da escolarização de crianças cujas vidas foram destrutivamente transformadas após a vinculação de cada uma à palavra diagnóstico, palavra omnipresente na história da educação brasileira. A pesquisa tem um movimento que mais uma vez se depara com as crianças improváveis nos ritos de escolarização, mas que são localizadas em territórios próprios para suas impropriedades, como ensina Goffman. Portanto, diz respeito às situações nas quais a escola, a pedagogia e o professor foram deslocados para os condomínios da doença e das diferentes experiências de internação e isolamento.

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2017 a 2020

    • EDUCINEP: Educação Inclusiva na Escola Pública.

      O projeto Educação Inclusiva na Escola Pública (EDUCINEP) investiga, em perspectiva antropológica, a escolarização de crianças com deficiências e cronicamente enfermas no âmbito da escola pública. Porque a perspectiva de investigação e análise tem base antropológica esses temas têm intersecções com questões associadas à diversidade cultural e assimetrias sociais. Desenvolve seguidamente etnografias em escolas públicas, atentas não somente ao universo das deficiências, mas também às vulnerabilidades infantis. Na interação entre escola pública e seu entorno o projeto analisa sistematicamente experiências de adultos com crianças com deficiência; crônica ou gravemente enfermas; com crianças que vivem experiências de internação e confinamento; com crianças cujas particularidades do corpo são associadas ao fracasso escolar. É registrada etnograficamente a construção de saberes cotidianos inclusivos. A noção de saberes inclusivos é expressão dessa perspectiva antropológica do projeto e diz respeito aos processos que modificam sistemicamente a escola no seu todo ou os modos de fazer com todas as crianças, de modo a estruturar ecossistemas inclusivos. No âmbito do Projeto Educinep, a troca de informações sobre a modificação sistêmica de procedimentos escolares e institucionais, e a indicação de etnografias que identificaram processos relevantes para o projeto é denominada Plataforma de Saberes Inclusivos.

      Autores: Marcos Cezar de Freitas, Maria de Lourdes Huiracocha, Stuart Blume, Renata Lopes Costa Prado, Nina Rosa Silva de Araujo, Marli Amélia Lucas de Oliveira

      Desde 2010

    • A adaptação cultural da criança pobre à escola: o lugar da pesquisa antropológica na história da educação

      O projeto investiga a presença da pesquisa antropológica nos momentos de definição das vulnerabilidades de crianças pobres em processo de adaptação à escola.

      Autores: Marcos Cezar de Freitas, Maria de Lourdes Huiracocha, Stuart Blume, Renata Lopes Costa Prado, Nina Rosa Silva de Araujo, Marli Amélia Lucas de Oliveira

      2014 a 2017

    • Escola Livre para a Formação Inclusiva

      Este é um projeto de extensão que tem por objetivo oferecer formação continuada para os professores das escolas municipais da cidade de Guarulhos, articuladas ao Programa de Residência Pedagógica do Departamento de Educação da Unifesp. É oferecido duas vezes por ano, uma em cada semestre, necessariamente no âmbito da preceptoria de Residência Pedagógica de Ensino Fundamental. A educação básica brasileira tem sido beneficiada com expressivos processos de inclusão, especialmente no que diz respeito à presença de crianças com deficiências ou cronicamente enfermas em escolas regulares, expressão da conquista de novos marcos legais a respeito dos direitos educacionais, no Brasil. Todavia, a presença de crianças em cujas singularidades de seus corpos se inscrevem características construídas socialmente como deficiências, tem suscitado forte demanda por discutir, estudar, analisar e compreender as situações daqueles que são identificados (e muitas vezes estigmatizados) como diferentes e marcados por suas reiteradas experiências de fracasso escolar, nem sempre diretamente relacionadas às limitações corporais e intelectuais. Esse projeto visa promover o diálogo entre universidade e escolas públicas com o objetivo de compartilhar com professores de escolas públicas do município de Guarulhos que participam da formação dos alunos do Curso de Pedagogia recebendo-os nas atividades da Residência Pedagógica, uma formação específica sobre o tema vulnerabilidades infantis, necessário para que a integridade física, emocional e intelectual da criança seja levada em consideração nas dinâmicas de avaliação dos chamados problemas de desempenho insatisfatório. O projeto compartilha com todos os protagonistas do cotidiano escolar o resultado de pesquisas que têm por objeto de investigação vulnerabilidades infantis relacionadas ao corpo e ao intelecto, especialmente aquelas que têm sido associadas às chamadas impossibilidades e insucessos escolares. Simultaneamente, o projeto de extensão tem o objetivo paralelo de registrar, sistematizar e dar publicidade às muitas experiências positivas de reorganização do cotidiano escolar com a intenção de levar a efeito práticas de inclusão. O material que complementa o projeto serve de base e fundamentação teórica para discutir as chamadas deficiências em perspectiva relacional, evitando reduzir a complexidade do tema à dimensão patológica da questão. Trata-se também de identificar e reconhecer nas práticas docentes as estratégias e táticas de reinvenção do cotidiano, com as quais se consolidam, em circunstâncias bastante específicas, saberes verdadeiramente inclusivos. O registro desses saberes, mais do que configurar um banco de dados, é referenciado na Plataforma de Saberes Inclusivos, que é um projeto integrado à pós-graduação em educação. Ou seja, a dinâmica de extensão participa do processo que recolhe conhecimentos construídos na escola e não somente para a escola. A partir de 2022 o Projeto Escola Livre para a Formação Inclusiva passou a organizar encontros interdisciplinares para gerar vídeos e materiais voltados à disseminação de resultados de pesquisa com crianças com redução de mobilidade ou com deficiências múltiplas.

      Desde 2014

    • Programa Escola que Protege: Interação comunitária, inclusão e prevenção de violências contra crianças e adolescentes

      Programa baseado na montagem de rede envolvendo escolas públicas,equipamentos de saúde, conselhos tutelares e centros de referência em assistência social com o objetivo de oferecer oficinas temáticas voltadas para a prevenção de violências contra crianças e adolescentes. Proposta baseada na produção e utilização de metodologia própria para qualificar projetos de inclusão baseado na "plataforma de saberes" e nos "sinalizadores de direitos humanos". É desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Guarulhos e com a Diretoria Regional Leste 3 da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo

      Autores: Marcos Cezar de Freitas, Deise Fernandes Nascimento

      2009 a 2013

    • De encontros e desencontros: a pesquisa social com alunos pobres

      Projeto subsidiário do projeto maior Da cultura política do Brasil Moderno, com vigência até 2011. Organizado para a investigação específica de crianças da cidade de São Paulo abordadas no projeto do Centro Regional de Pesquisas Educacionais Queiroz Filho

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2008 a 2010

    • A criança pobre na economia das trocas incompletas: as formas sociais do tempo escolar nos velhos e novos urbanismos

      São muitas as evidências de que no Rio de Janeiro e em São Paulo os temas pobreza urbana e escola pública foram discutidos inúmeras vezes com base na autoridade de médicos que se aproximaram de questões educacionais e com base na opinião de intelectuais (muitos com formação médica também) que se ocuparam com intelecto da criança escolar. Quando se tem a intenção de estabelecer linhagens argumentativas é bastante importante perceber as situações nas quais o argumento clínico se contrapôs a outro argumento clínico para tratar do mesmo objeto. Igualmente importante é identificar as situações que geraram a oportunidade histórica, tal como a teorizou Rosenvallon (1985, 2003), para falar ?em nome da criança? com base na posse de outros repertórios analíticos que se propunham a reorientar roteiros e resgatar instrumentos de avaliação considerados desvirtuados pelas intervenções estritamente médicas. Quando se percebe a apropriação dos temas periferia, subúrbio ou favela no bojo de representações que sustentaram os debates sobre ?ambientes propícios ou não-propícios à escolarização? vislumbra-se também um tabuleiro com peças em constante movimento, perfilando estratégias de ataque e contra-ataque, disparando a circulação de imagens sobre o corpo, o intelecto e o comportamento da criança de modo a prover o cotidiano das práticas de escolarização com uma espécie de ?estoque de idéias? (Chartier 1990) ao alcance da mão quando se apresenta a oportunidade de comparar crianças. Este é um projeto de pesquisa sobre o tema da criança da cidade metropolitana, voltado para a análise das palavras-chave através das quais os lugares das crianças foram convertidos em representações de sucesso e insucesso escolar, repercutindo na forma social que o tempo escolar adquire quando projetado nas zonas periféricas dos grandes centros.

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2011 a 2014

    • Da cultura política do Brasil moderno: itinerários intelectuais na pesquisa social com alunos pobres

      Estudar historicamente a construção social dos argumentos que buscaram alternativas comuntirárias para o atendimento escolar de crianças pobres. Estudar a circulação do tema "criança favelada" no pensamento educacional da segunda metade do século XX. Inventariar pesquisas que produziram "estudos de caso", nas décadas de 1950 e 1960 sobre a escolarização em zonas de preterição social.

      Autores: Marcos Cezar de Freitas

      2007 a 2011

    • História da economia política da educação: cultura política e diagnósticos culturais nos argumentos favoráveis ao financiamento público da educação, no Brasil (palavras chave de 1800 a 2000)

      O projeto investiga a construção social dos vínculos entre educação e desenvolvimento econômico diferenciando as bases históricas e conceptuais entre "progresso" e "desenvolvimento". Empreende, para realizar seus objetivos, a identificação dos repertórios de análise e opinião com os quais o financiamento público da educação foi defendido como "necessário". O projeto lidera dois sub-projetos desdobrados desse tema em realização simultânea na Faculdade de Educação da UFMG e na Faculdade de Educação da UFPR.

      Autores: Marcos Cezar de Freitas, Rosario Silvana Genta Lugli, Patricia da Silva Costa, CLEIDE MELO

      2007 a 2011

    Outras atividades técnico científicas

    Atualização Lattes em 2024-04

    Processado em 2024-04-22