Marcos Cezar de Freitas
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
E-Mail: marcos.cezar@unifesp.br
Resumo
Sou Professor Titular do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo. Mestrado em Educação (1993, PUC-SP); Doutorado em Educação (1997, PUC-SP); Pós-Doutorado em Educação (USP-2000), Livre-Docente em Educação (Unifesp, 2008). Fui professor na Educação Básica de 1981 a 1987 e desde 1988 sou professor no Ensino Superior. No curso de Pedagogia da EFLCH-Unifesp sou responsável pela UC Fundamentos Antropológicos da Educação Inclusiva e no Programa de Pós-Graduação em Educação oriento mestrados, doutorados e supervisiono pós-doutorados com temáticas relacionadas ao universo da Educação Inclusiva. Sou coordenador do Projeto EDUCINEP: Educação Inclusiva na Escola Pública e dirijo o Laboratório de Pesquisa e Escuta do Atendimento Educacional Especializado (LAPEAEE). Fui Diretor Acadêmico da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp (2009-2012); Coordenador do PPG Educação e Saúde da EFLCH-Unifesp (2009-2012, 2012-2015); Chefe do Departamento de Educação da EFLCH/Unifesp (2015-2018); Coordenador da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da EFLCH-Unifesp (2019-2022); Coordenador do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes, IEAC, da EFLCH-Unifesp (2020-2021); Coordenador da Residência Pedagógica Modalidade Ensino Fundamental (2022-2023) Coordeno o Projeto de Extensão Escola Livre para Formação Inclusiva desenvolvido em parceria com a rede pública de ensino de Guarulhos. Sou pesquisador do CNPq desde 2003.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
FREITAS, M. C.;FREITAS, MARCOS CEZAR DE
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Formação
Livre Docência
Arcaísmos & Pensamento Social: a criança pobre e as mãos vazias de seus pais (in)cultos. Ou: das incompletudes do alfabeto, da rua, da casa e da escola.
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2008
Doutorado em Educação: História e Filosofia da Educação
A personagem histórica em sua trama: Álvaro Vieira Pinto.
Antropologia Educacional
Fundamentos da Educação
Orientação: Mirian Jorge Warde
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mestrado em Educação: História e Filosofia da Educação
Educação e contra-revolução no Brasil.
Antropologia Educacional
Fundamentos da Educação
Orientação: Maria Elizabete Sampaio Prado Xavier
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1990 a 1993
Graduação em História
Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista
1984 a 1986
Produção
2024
-
Famílias de crianças autistas questionam o atendimento educacional especializado: contribuição da pesquisa etnográfica para um debate (in)tenso (2024)
Artigo publicado
Autores: Marcos Cezar de Freitas
Fonte: Horizontes , v. 42 , p. e023108 - Extrato QUALIS: A2
2023
-
Educação Inclusiva: diferenças entre acesso, acessibilidade e inclusão (2023)
Artigo publicado
Autores: Marcos Cezar de Freitas
Fonte: CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE) , v. 53 , p. e10084 - Extrato QUALIS: A1
-
A PRESENÇA DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TEA EM ESCOLAS PÚBLICAS: CONTRADIÇÕES NA OFERTA DE SERVIÇOS TERAPÊUTICOS (2023)
Artigo publicado
Autores: Marcos Cezar de Freitas; Raelen Brandino Gonçalves
Fonte: ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB) , v. 18 , p. e11133 - Extrato QUALIS: A3
2022
2021
-
Interseccionalidades e a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2021)
Artigo publicado
Autores: Marcos Cezar de Freitas; Larissa Xavier dos Santos
Fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso) , v. 51 , p. e07896
-
Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias (2021)
Artigo publicado
Autores: Marcos Cezar de Freitas; GONÇALVES, RAELEN BRANDINO
Fonte: Horizontes , v. 39 , p. e021018 - Extrato QUALIS: A2
-
-
Crianças bolivianas na educação pública: medicalização, enquadramentos deficientizadores e estigmatizações com base no Transtorno do Espectro Autista (2021)
Artigo publicado
Autores: Marcos Cezar de Freitas
Fonte: INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE) , v. 46 , p. 984 - Extrato QUALIS: A2
-
Diversidades culturais, deficiências e inclusão: a potência curricular da educação infantil (2021)
Artigo publicado
Autores: Marcos Cezar de Freitas
Fonte: DEBATES EM EDUCAÇÃO , v. 13 , p. 333 - Extrato QUALIS: A2
-
-
2020
-
Normas éticas traduzem-se em ética na pesquisa? Pesquisas com crianças em instituições e nas cidades (2020)
Artigo publicado
Autores: Renata Lopes Costa Prado; Marcos Cezar de Freitas
Fonte: PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 16 , p. 25 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
Reflexões sobre a esportivização nas práticas de educação física escolar e o desafio da inclusão de crianças com deficiência (2020)
Artigo publicado
Autores: Marcus Vinícius Palmeira; Marcos Cezar de Freitas
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR , v. 02 , p. 51
-
-
-
-
2019
-
Inclusão educacional de crianças com deficiências: notas do chão da escola. (2019)
Artigo publicado
Autores: Marcos Cezar de Freitas; Rosângela Nezeiro Fonseca Jacob
Fonte: Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 45 , p. e186303 - Extrato QUALIS: A1
-
Relato de experiência com crianças surdas na escola pública: a importância estratégica da Língua de Sinais (2019)
Artigo publicado
Autores: Marcos Cezar de Freitas; Nina Rosa Silva de Araujo
Fonte: Horizontes , v. 37 , p. e019016 - Extrato QUALIS: A2
-
-
DE DIAGNÓSTICOS E PROGNÓSTICOS: LAUDOS NA CONFIGURAÇÃO DE MUITAS EXPERIÊNCIAS DE ESCOLARIZAÇÃO (2019)
Artigo publicado
Autores: Marcos Cezar de Freitas; Eduardo de Campos garcia
Fonte: CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE) , v. 49 , p. 316 - Extrato QUALIS: A1
-
Mulheres na escuta de crianças: considerações acerca do perfil de quem pesquisa com crianças nas ciências humanas e sociais brasileiras. (2019)
Artigo publicado
Autores: Renata Lopes Costa Prado; Marcos Cezar de Freitas
Fonte: ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (IMPRESSO) , v. 1 , p. e8427 - Extrato QUALIS: A3
-
-
2018
-
Mercadores de Eficiências e Resultados: Alta Performance Contra a Escola Pública e seu Esforço para Inclusão de Crianças com Deficiências (2018)
Artigo publicado
Autores: Marcos Cezar de Freitas
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO , v. 23 , p. e230074 - Extrato QUALIS: A1
-
-
2017
2016
2015
-
-
-
A infância em disputa: escolarização e socialização na reforma do ensino primário em MInas Gerais - 1927. (2015)
Capítulo de livro publicado
Autores: Cleide Maria Maciel de Melo; Luciano Mendes de Faria Filho; Marcos Cezar de Freitas
Fonte: Histórias da Educação. Instâncias educativas: políticas, instituições e cultura material , p. 269
2014
-
Desempenho e adaptação da criança pobre à escola: o padrão de pesquisa do CRPE-SP (2014)
Artigo publicado
Autores: Marcos Cezar de Freitas
Fonte: Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 40 , p. 683 - Extrato QUALIS: A1
-
2013
2012
2011
2010
-
-
-
Os temas história e religião na configuração dos debates sobre as reformas educacionais das décadas de 1950-1960: a singularidade de uma situação-pessoa (2010)
Capítulo de livro publicado
Autores: Marcos Cezar de Freitas
Fonte: Reformas educacionais no Brasil: democratização e qualidade da escola pública , p. 27
-
2009
2008
2007
2006
-
-
-
-
Escolarização, trabalho e sociabilidade em situação de risco: apontamentos para uma antropologia da infância e da juventude sob severa pobreza. (2006)
Capítulo de livro publicado
Autores: Marcos Cezar de Freitas; Ana Paula Ferreira da Silva
Fonte: Desigualdade social e diversidade cultural na infância e na juventude. , p. 17
-
-
2005
-
Escolarização, pobreza e socialização na infância e na juventude: uma proposta de plataforma de pesquisa interdisciplinar para a educação. (2005)
Artigo publicado
Autores: Marcos Cezar de Freitas; Ana Paula Ferreira da Silva
Fonte: Eccos Revista Científica (Impresso) , v. 7 , n. 1 , p. 57 - Extrato QUALIS: A3
-
-
-
-
2004
2003
-
-
-
-
Na história de um campo de pesquisa ou no campo da história? Brevíssimas memórias de um editor de história da educação (2003)
Artigo publicado
Autores: Marcos Cezar de Freitas
Fonte: Revista do Mestrado em Educação (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1983-6597 Revista Tempos e Espaços em Educação) , v. 05 , p. 125
2002
2001
2000
1999
1998
1997
1996
1994
1992
Atuações
Universidade São Francisco
-
1988 a 2003
-
Coordenador de Centro de Pesquisa- CDAPH
1996 a 2003
-
Editor Centro Documentação e Apoio à Pesquisa
1996 a 2003
-
Pesquisador Inst. Franciscano de Antropologia
1988 a 2003
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
Professor Doutor
2003 a 2006
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2005
-
Membro de comitê assessor
Desde 2017
Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais
-
Pesquisador colaborador
2004 a 2005
Revista do mestrado em educação
-
Membro de corpo editorial
Desde 2003
Revista brasileira de história da educação (1519-5902)
-
Membro de corpo editorial
2000 a 2006
Universidade Federal de São Paulo
-
Desde 2006
Fundação Casa em Revista
-
Membro de corpo editorial
Desde 2010
Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso)
-
Membro de corpo editorial
Desde 2003
Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP
-
Revisor de periódico
Desde 2013
Revista Brasileira de Educação (Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2013
Desidades
-
Revisor de periódico
Desde 2012
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
-
Revisor de projeto de fomento
2011 a 2013
-
Membro de comitê assessor
Desde 2019
-
Membro de comitê assessor
2021 a 2021
Revista de Educação PUC-Campinas
-
Revisor de periódico
Desde 2014
Pensar a Educação em Revista
-
Membro de corpo editorial
Desde 2015
Revista de Historia (USP)
-
Revisor de periódico
2015 a 2015
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Revisor de projeto de fomento
2015 a 2015
Universidad de la Republica Uruguay
-
visitante
2016 a 2016
Sociedad e Infancias Universidad Complutense de Madrid
-
Revisor de periódico
Desde 2017
HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS (IMPRESSO)
-
Revisor de periódico
2018 a 2018
LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE)
-
Revisor de periódico
Desde 2018
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
-
Revisor de periódico
Desde 2019
AGENCIA NACIONAL DE INVESTIGACIÓN E INOVACIÓN URUGUAY
-
Membro de comitê assessor
Desde 2019
Universiteit van Amsterdam
-
Mission of the inclusive knowledge platform
2016 a 2016
REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE)
-
Revisor de periódico
Desde 2021
REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE)
-
Membro de corpo editorial
Desde 2021
Pro Posições
-
Revisor de periódico
Desde 2021
Universidad Nacional de Quilmes
-
Professor visitante
2001 a 2001
Universidade de Lisboa
-
Professor visitante
2003 a 2003
Universidade do Porto
-
Professor visitante
2003 a 2003
CAPES PRINT UFMG
-
Membro de comitê assessor
Desde 2022
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
Professor surdo e sua identidade docente
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado em andamento
-
Ana Carolina Alves Batista da Silva
A criança autista abordada como gamer: representações da singularidade humana nos aplicativos pedagógicos.
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
A presença de pessoas com deficiência em escola de tempo integral
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Arte, Movimento e Deficiência: perspectivas da dança para educação inclusiva.
Programa de Pós-Graduação em Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Tese de doutorado concluídas
-
Alunos com doenças crônicas nas escolas da região metropolitana de São Paulo
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2024
-
A comercialização de serviços pedagógicos e terapêuticos para educação de crianças com diagnóstico em transtorno do espectro autista
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Paloma Roberta Euzebio Rodrigues
A educação inclusiva na escola pública: identidades e saberes docentes
PPG Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
A criança em abrigos: a proteção e o cuidado de bebês em acolhimento institucional
PPG Educação e Saúde na Infância e na Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Marcelo Oliveira do Nascimento
Presença das relações de gênero no currículo da escola pública: opiniões de professoras e professores
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Tempo, corpo e interações face a face: corporeidades de crianças com doenças crônicas neurológicas. Uma etnografia entre o hospital e a escola
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Marcus Vinicius Palmeira Silva
A Escolarização dos corpos na escola pública: o desafio da inclusão frente à esportivização das aulas de educação física.
PPG Educação e Saúde na Infância e na Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Interação da criança surda no ambiente escolar: um olhar microsociológico sobre a chegada ao ciclo I do ensino fundamental
Educação e Saúde na Infância e na Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Rosangela Nezeiro da Fonseca Jacob
Tempos e espaços escolares: as experiências de duas alunas com deficiência múltipla em escola da rede municipal de ensino de São Paulo
Educação e Saúde na Infância e na Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Processo de escolarização e formas de socialização em Minas Gerais: anos 20/30 séc. XX
Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F
Universidade Federal de Minas Gerais
Concluído em 2010
-
Intelectuais, padrões de cientificidade e a escola como objeto de pesquisa: o lugar da produção e a produção do lugar em Luiz Pereira
Educação: História, Política e Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2007
Dissertação de mestrado concluídas
-
A sala de recursos multifuncionais nos processos de inclusão escolar: percepções sobre suas (im)possibilidades
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Ações educativas em museus e suas conexões com a educação inclusiva
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Natália Cristine Oliveira Novo Felix
A formação de professores e a educação escolar indígena: Análise da proposta de formação pela Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação em Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Carla Augusta Seixas Carneiro Silvestre
Deficiências e diversidade cultural: experiências educacionais de migrantes estrangeiros em São Paulo, no contexto da pandemia
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Desafios, contradições e possibilidades da permanência de crianças com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Regular
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Experiências da pessoa com deficiência visual em Santo André: perspectivas de familiares e profissionais da educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Expectativas de aproveitamento da perspectiva histórico-cultural no âmbito da Educação Inclusiva
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Pessoas com deficiência e institucionalizadas: desafios da educação de jovens e adultos
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Crianças negras com deficiência: representações de sucesso e fracasso na opinião das personagens do cotidiano institucional e não institucional de alunas(os) da escola pública.
Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Expectativa de escolarização de crianças cegas após aquisição do Braille
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Rosangela Miranda de Souza e Silva
O tema avaliação escolar na escolarização de crianças com deficiência intelectual
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
A presença de crianças diagnosticadas com autismo na rede pública de ensino: expectativas e opiniões de pais, professores e profissionais de saúde.
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
A produção de conhecimento sobre a escolarização de crianças cronicamente enfermas: redes e repertórios acadêmicos.
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Suzana Maria de Andrade Oliveira
Os bebês como tema na formação docente: um estudo sobre currículos dos cursos de pedagogia do Estado de São Paulo
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
O brincar na formação do pedagogo/professor da educação infantil e dos anos iniciais no Estado de São Paulo
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
A criança e sua pele: um estudo etnográfico sobre as estratégias de viver com dermatite atópica.
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2015
-
Gabriela Milenka Arraya Villareal
El significado de la sexualidad enla opinión de adolescentes bolivianas que inmigrarán para São Paulo
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2015
-
A internação compulsória para crianças e adolescentes dependentes químicos: a ótica dos atores do sistema de justiça
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
-
As formas de divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente e a relevância de sua circulação na escola
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
-
Crianças e a memória do confinamento
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
-
No hablamos español: crianças bolivianas na educação infantil
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
-
O significado do confinamento
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
-
A construção da pedagogia da infância no Brasil: um novo olhar para a educação da criança pequena
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2013
-
Diagnóstico do TDAH: concepções de professoras de atendimento especializado, outros profissionais da educação e profissionais da saúde.
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2013
-
O olhar etnográfico e o contato intersubjetivo: uma análise da criança surda como objeto de estudos nas ciências humanas das universidades do Estado de São Paulo
Educação e Saúde na Infância e na Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2012
-
Os alunos adolescentes das periferias: personagens dos impressos governamentais para a escola pública
Educação e Saúde na Infância e na Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2012
-
O desempenho escolar de crianças da periferia: elementos para uma etnografia da percepção local do fracasso escolar
Educação e Saúde na Infância e na Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2011
-
Opiniões sobre os direitos da criança e do adolescente no Distrito de Lajeado/São Paulo
Educação e Saúde na Infância e na Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2011
-
A gestão da escola na formação de pedagogos: aprender a administrar ou aprender a resistir?
Educação: História, Política e Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2006
-
Maria do Carmo Gonzales Borges
A prática educativa e a proposta de formação acadêmica para as educadoras que trabalham diretamente com crianças em creches.
Educação: História, Política e Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2006
-
Isabel Cristina Santos de Paula
A violência na escola na opinão dos docentes do ensino médio
Educação: História, Política e Sociedade
Secretaria de Estado de Educação
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2006
-
Ensino médio e preparação da juventude para o mercado de trabalho: contradições.
Educação: História, Política e Sociedade
Secretaria de Estado de Educação
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2006
-
Waldete Tristão Farias Oliveira
Trajetórias de mulheres negras na educação de crianças pequenas no distrito do Jaraguá, em São Paulo: processos diferenciados de formação e de introdução no mercado de trabalho
Educação: História, Política e Sociedade
Fundação Ford
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2006
-
A construção ideológica da escola como antídoto ao estigma situação de risco atribuído a crianças e jovens: elementos para uma crítica
Educação: História, Política e Sociedade
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2005
-
A progressão escolar de alunos deficientes em classes comuns.
Educação: História, Política e Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2005
-
As regularidades e as singularidades dos processos educacionais no interior de duas instituições prisionais e suas repercussões na escolarização de prisioneiros: um contraponto à noção de sistema penitenciário?
Educação: História, Política e Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2005
-
Fanzine: expressão cultural de jovens ns escolas da perifieria de São Paulo
Educação: História, Política e Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2005
-
Integralismo e Ação Católica: sistematizando as propostas polítcas e educacionais de Plínio Salgado, Jackson de Figueiredo e Alceu Amoroso Lima
Educação: História, Política e Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2005
-
Antônia Fernanda da Silva Santos
O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária e a importância da escolarização na opinião de assentados rurais do sertão do Estado de Sergipe
Educação: História, Política e Sociedade
Fundação Ford
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2005
-
O resgate da imagem do público: o caso da Fundação Educacional de Gurupi
Mestrado em Educação
Universidade São Francisco
Concluído em 2003
-
Descentralização no Brasil, uma abaordagem histórica com enfoque em Anísio Teixeira
Programa de Estudos Pós Graduados em Educação
Universidade São Francisco
Concluído em 2002
-
As políticas educacionais brasileiras em face das orientações do Banco Mundial
Mestrado em Educação
Universidade São Francisco
Concluído em 2000
-
Contribuição para uma história do ensino superior brasileiro
Mestrado em Educação
Universidade São Francisco
Concluído em 2000
-
Liana Epinghaus Barbalho Silva Telles
Retrato inacabado: Montaigne e a formação do indivíduo na renascença
Mestrado em Educação
Universidade São Francisco
Concluído em 2000
Gestão
Universidade São Francisco
-
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão
-
Pró-Reitoria Acadêmica
-
Faculdade de Economia e Administração
-
Programa de Pós-Graduação em Educação
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
Editora PUC-SP EDUC
Universidade Federal de São Paulo
-
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
-
Coordenador do Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência
Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência
-
Coordenador do Programa
Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência
-
Chefe do Departamento de Educação
Departamento de Educação
-
COORDENADOR DA CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DA EFLCH
Campus Guarulhos
-
Coordenador da Residência Pedagógica Ensino Fundamental
Campus Guarulhos
Departamento de Educação
-
Diretoria Acadêmica Campus Guarulhos
Pesquisa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
-
Pensamento social e a educação da infância e da juventude: diagnósticos culturais, pesquisa educacional, experimentos e novos padrões de ensino em face à reelaboração brasileira do conceito de subdesenvolvimento econômico (1945-1971).
2005 a 2007
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Cuidar da infância: secularização e republicanismo na construção da nova criança. Estudo sobre os argumentos intelectuais sobre as instituições adequadas à infância em Portugal e no Brasil (1850-1950)
Autores: Marcos Cezar de Freitas
2003 a 2005
Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais
Universidade Federal de São Paulo
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Inclusive Knowledges Platform
Inclusive Knowledges Platform is a research project that aims to identify and analyze experiences of reorganization of school work in order to raise systemic alternatives for the schooling of children with disabilities or chronically ill. Its repertoire is obtained from ethnographies that make it possible to identify from within the transformation in the ways of doing things characteristic of the school, with specific interventions in school times and spaces.
Autores: Marcos Cezar de Freitas
2008 a 2018
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Educação Inclusiva e a presença de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O objeto de pesquisa deste projeto se configura nas conexões entre os temas deficiências e diversidades, e diz respeito à escolarização de crianças diagnosticadas com o Transtorno de Espectro do Autismo (TEA), no âmbito do ensino fundamental. Sua estrutura operacional toma como ponto de referência, observação, levantamento documental e coleta de dados escolas públicas das cidades de São Paulo e Guarulhos. Neste projeto, de modo específico, diversidade alude ao modo como se tornou observável no mundo escolar a circulação de novas abordagens sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), abordagens essas que muitas vezes relativizam sua inserção no conjunto das deficiências contempladas no rol do Público Alvo da Educação Especial e buscam referências explicativas no plano da diversidade neurológica.O projeto contempla dois movimentos de investigação e análise.O primeiro movimento diz respeito a retomar um período recente, vivido entre 2012 e 2022, para compreender com as personagens do cotidiano escolar o que foi levado a efeito em termos de estratégias para responder à complexidade de uma presença até então diluída nas descrições do Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), mas que ganhou visibilidade própria com a estabilização das referências ao autismo ou ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no mundo escolar a partir de 2012. O segundo movimento é, efetivamente, aquilo que este projeto formula como contribuição à pauta da Educação Inclusiva, e diz respeito a imergir na complexidade do atual momento, no triênio 2023-2026, para compreender como têm sido manejadas as categorias deficiência e diversidade para abordar esta presença, a da pessoa precedida por um laudo que se torna uma carteira de identidade, a identidade TEA.
Autores: Marcos Cezar de Freitas, Maria de Lourdes Huiracocha, Stuart Blume, Maria Fernanda Olarte Sierra
Desde 2023
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LAPEAEE em REDE
Formação continuada para professores do Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Educação da cidade de Guarulhos, com atividades síncronas e assíncronas desenvolvidas no âmbito do Laboratório de Pesquisa e Escuta do Atendimento Educacional Especializado, LAPEAEE.
Autores: Marcos Cezar de Freitas
2021 a 2022
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Educação inclusiva: conexões entre diversidades, deficiências e migrações.
Este projeto de pesquisa diz respeito à presença de crianças bolivianas e haitianas com deficiência matriculadas em escolas públicas de São Paulo e de Guarulhos. Esta é uma proposta que se configurou após intenso trabalho de campo exigido na pesquisa que investigava a referência a laudos e perícias médicas no cotidiano escolar. Nessa experiência, tornou-se evidente que diversidade e deficiências eram palavras que, naquele universo, passavam por um processo semelhante àquele que Paulo Arantes denominou de ?deslizamento semântico?, referindo-se ao modo como palavras chave de um campo político estavam presentes nas narrativas de sujeitos com diferentes perspectivas. Tudo sugeria que, em dadas circunstâncias, diversidade tornava-se palavra usada 2000 como sinônimo de deficiência. Tornou-se plausível explicitar tais intenções de pesquisa porque, antes, foi possível identificar em situações presenciadas de perto, a associação entre os temas migração e deficiência, associação essa reiteradamente usada para exemplificar problemas do encontro entre escola e diversidade. Este projeto, portanto, decorre e se beneficia de outras pesquisas realizadas, no âmbito das quais se percebia que a palavra diversidade havia sido apropriada e ?refeita?. Esta pesquisa se realiza em escolas públicas do Bairro do Brás, da Vila Fanton do Distrito de Perus, todas na cidade de São Paulo e do Bairro dos Pimentas, da cidade de Guarulhos. A base territorial do projeto foi definida considerando o expressivo número de bolivianos e haitianos matriculados e porque foi possível registrar nesses locais o uso e apropriação da palavra diversidade como unidade significativa, ou seja, como um discurso contra o discurso da inclusão. Diversidade, neste projeto, diz respeito ao modo como a palavra tem sido apropriada de dentro para fora da escola. Portanto, está relacionada ao uso ordinário que adquire para ?sinalizar um sentido de diverso?, sentido esse marcado pela distância que se projeta entre quem aponta e quem é apontado. Foi possível recolher indícios consistentes de que em muitas situações crianças bolivianas e haitianas têm sido interpeladas com um pressuposto, o de que são crianças com ?algum tipo de deficiência?. Como há uma prévia base empírica formada em observações anteriores, o que se propõe neste projeto é uma investigação detida que expanda e adense essa base, com pelo menos cinco semestres de observação contínua, de modo a reconhecer como, em circunstâncias específicas, os repertórios descritivos das dificuldades inerentes à condição de migrante se tornam os mesmos repertórios utilizados para descrever dificuldades na escolarização de crianças com deficiência.
Autores: Marcos Cezar de Freitas, Luiz Carlos Novaes, Rebeca Kwiatkosk
2020 a 2023
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De diagnósticos e prognósticos: crianças com experiências de escolarização em processos de isolamento, internação e hospitalização.
O projeto de pesquisa diz respeito ao registro de práticas de escolarização: 1) levadas a efeito junto às crianças isoladas em decorrência do diagnóstico de doença de pele contagiosa (diagnóstico próprio ou dos pais); 2) levadas a efeito junto às crianças frequentemente internadas a partir do momento em que foram diagnosticadas como cronicamente enfermas ou com severas restrições de mobilidade; 3) levadas a efeito junto às crianças hospitalizadas e que conheceram a experiência das classes hospitalares. Diz respeito à história da escolarização de crianças cujas vidas foram destrutivamente transformadas após a vinculação de cada uma à palavra diagnóstico, palavra omnipresente na história da educação brasileira. A pesquisa tem um movimento que mais uma vez se depara com as crianças improváveis nos ritos de escolarização, mas que são localizadas em territórios próprios para suas impropriedades, como ensina Goffman. Portanto, diz respeito às situações nas quais a escola, a pedagogia e o professor foram deslocados para os condomínios da doença e das diferentes experiências de internação e isolamento.
Autores: Marcos Cezar de Freitas
2017 a 2020
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EDUCINEP: Educação Inclusiva na Escola Pública.
O projeto Educação Inclusiva na Escola Pública (EDUCINEP) investiga, em perspectiva antropológica, a escolarização de crianças com deficiências e cronicamente enfermas no âmbito da escola pública. Porque a perspectiva de investigação e análise tem base antropológica esses temas têm intersecções com questões associadas à diversidade cultural e assimetrias sociais. Desenvolve seguidamente etnografias em escolas públicas, atentas não somente ao universo das deficiências, mas também às vulnerabilidades infantis. Na interação entre escola pública e seu entorno o projeto analisa sistematicamente experiências de adultos com crianças com deficiência; crônica ou gravemente enfermas; com crianças que vivem experiências de internação e confinamento; com crianças cujas particularidades do corpo são associadas ao fracasso escolar. É registrada etnograficamente a construção de saberes cotidianos inclusivos. A noção de saberes inclusivos é expressão dessa perspectiva antropológica do projeto e diz respeito aos processos que modificam sistemicamente a escola no seu todo ou os modos de fazer com todas as crianças, de modo a estruturar ecossistemas inclusivos. No âmbito do Projeto Educinep, a troca de informações sobre a modificação sistêmica de procedimentos escolares e institucionais, e a indicação de etnografias que identificaram processos relevantes para o projeto é denominada Plataforma de Saberes Inclusivos.
Autores: Marcos Cezar de Freitas
Desde 2010
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A adaptação cultural da criança pobre à escola: o lugar da pesquisa antropológica na história da educação
O projeto investiga a presença da pesquisa antropológica nos momentos de definição das vulnerabilidades de crianças pobres em processo de adaptação à escola.
Autores: Marcos Cezar de Freitas, Maria de Lourdes Huiracocha, Stuart Blume, Renata Lopes Costa Prado, Nina Rosa Silva de Araujo, Marli Amélia Lucas de Oliveira
2014 a 2017
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Escola Livre para a Formação Inclusiva
Este é um projeto de extensão que tem por objetivo oferecer formação continuada para os professores das escolas municipais da cidade de Guarulhos, articuladas ao Programa de Residência Pedagógica do Departamento de Educação da Unifesp. É oferecido duas vezes por ano, uma em cada semestre, necessariamente no âmbito da preceptoria de Residência Pedagógica de Ensino Fundamental. A educação básica brasileira tem sido beneficiada com expressivos processos de inclusão, especialmente no que diz respeito à presença de crianças com deficiências ou cronicamente enfermas em escolas regulares, expressão da conquista de novos marcos legais a respeito dos direitos educacionais, no Brasil. Todavia, a presença de crianças em cujas singularidades de seus corpos se inscrevem características construídas socialmente como deficiências, tem suscitado forte demanda por discutir, estudar, analisar e compreender as situações daqueles que são identificados (e muitas vezes estigmatizados) como diferentes e marcados por suas reiteradas experiências de fracasso escolar, nem sempre diretamente relacionadas às limitações corporais e intelectuais. Esse projeto visa promover o diálogo entre universidade e escolas públicas com o objetivo de compartilhar com professores de escolas públicas do município de Guarulhos que participam da formação dos alunos do Curso de Pedagogia recebendo-os nas atividades da Residência Pedagógica, uma formação específica sobre o tema vulnerabilidades infantis, necessário para que a integridade física, emocional e intelectual da criança seja levada em consideração nas dinâmicas de avaliação dos chamados problemas de desempenho insatisfatório. O projeto compartilha com todos os protagonistas do cotidiano escolar o resultado de pesquisas que têm por objeto de investigação vulnerabilidades infantis relacionadas ao corpo e ao intelecto, especialmente aquelas que têm sido associadas às chamadas impossibilidades e insucessos escolares. Simultaneamente, o projeto de extensão tem o objetivo paralelo de registrar, sistematizar e dar publicidade às muitas experiências positivas de reorganização do cotidiano escolar com a intenção de levar a efeito práticas de inclusão. O material que complementa o projeto serve de base e fundamentação teórica para discutir as chamadas deficiências em perspectiva relacional, evitando reduzir a complexidade do tema à dimensão patológica da questão. Trata-se também de identificar e reconhecer nas práticas docentes as estratégias e táticas de reinvenção do cotidiano, com as quais se consolidam, em circunstâncias bastante específicas, saberes verdadeiramente inclusivos. O registro desses saberes, mais do que configurar um banco de dados, é referenciado na Plataforma de Saberes Inclusivos, que é um projeto integrado à pós-graduação em educação. Ou seja, a dinâmica de extensão participa do processo que recolhe conhecimentos construídos na escola e não somente para a escola. A partir de 2022 o Projeto Escola Livre para a Formação Inclusiva passou a organizar encontros interdisciplinares para gerar vídeos e materiais voltados à disseminação de resultados de pesquisa com crianças com redução de mobilidade ou com deficiências múltiplas.
Desde 2014
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Programa Escola que Protege: Interação comunitária, inclusão e prevenção de violências contra crianças e adolescentes
Programa baseado na montagem de rede envolvendo escolas públicas,equipamentos de saúde, conselhos tutelares e centros de referência em assistência social com o objetivo de oferecer oficinas temáticas voltadas para a prevenção de violências contra crianças e adolescentes. Proposta baseada na produção e utilização de metodologia própria para qualificar projetos de inclusão baseado na "plataforma de saberes" e nos "sinalizadores de direitos humanos". É desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Guarulhos e com a Diretoria Regional Leste 3 da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo
2009 a 2013
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De encontros e desencontros: a pesquisa social com alunos pobres
Projeto subsidiário do projeto maior Da cultura política do Brasil Moderno, com vigência até 2011. Organizado para a investigação específica de crianças da cidade de São Paulo abordadas no projeto do Centro Regional de Pesquisas Educacionais Queiroz Filho
Autores: Marcos Cezar de Freitas, Deise Fernandes Nascimento
2008 a 2010
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A criança pobre na economia das trocas incompletas: as formas sociais do tempo escolar nos velhos e novos urbanismos
São muitas as evidências de que no Rio de Janeiro e em São Paulo os temas pobreza urbana e escola pública foram discutidos inúmeras vezes com base na autoridade de médicos que se aproximaram de questões educacionais e com base na opinião de intelectuais (muitos com formação médica também) que se ocuparam com intelecto da criança escolar. Quando se tem a intenção de estabelecer linhagens argumentativas é bastante importante perceber as situações nas quais o argumento clínico se contrapôs a outro argumento clínico para tratar do mesmo objeto. Igualmente importante é identificar as situações que geraram a oportunidade histórica, tal como a teorizou Rosenvallon (1985, 2003), para falar ?em nome da criança? com base na posse de outros repertórios analíticos que se propunham a reorientar roteiros e resgatar instrumentos de avaliação considerados desvirtuados pelas intervenções estritamente médicas. Quando se percebe a apropriação dos temas periferia, subúrbio ou favela no bojo de representações que sustentaram os debates sobre ?ambientes propícios ou não-propícios à escolarização? vislumbra-se também um tabuleiro com peças em constante movimento, perfilando estratégias de ataque e contra-ataque, disparando a circulação de imagens sobre o corpo, o intelecto e o comportamento da criança de modo a prover o cotidiano das práticas de escolarização com uma espécie de ?estoque de idéias? (Chartier 1990) ao alcance da mão quando se apresenta a oportunidade de comparar crianças. Este é um projeto de pesquisa sobre o tema da criança da cidade metropolitana, voltado para a análise das palavras-chave através das quais os lugares das crianças foram convertidos em representações de sucesso e insucesso escolar, repercutindo na forma social que o tempo escolar adquire quando projetado nas zonas periféricas dos grandes centros.
Autores: Marcos Cezar de Freitas
2011 a 2014
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Da cultura política do Brasil moderno: itinerários intelectuais na pesquisa social com alunos pobres
Estudar historicamente a construção social dos argumentos que buscaram alternativas comuntirárias para o atendimento escolar de crianças pobres. Estudar a circulação do tema "criança favelada" no pensamento educacional da segunda metade do século XX. Inventariar pesquisas que produziram "estudos de caso", nas décadas de 1950 e 1960 sobre a escolarização em zonas de preterição social.
Autores: Marcos Cezar de Freitas
2007 a 2011
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História da economia política da educação: cultura política e diagnósticos culturais nos argumentos favoráveis ao financiamento público da educação, no Brasil (palavras chave de 1800 a 2000)
O projeto investiga a construção social dos vínculos entre educação e desenvolvimento econômico diferenciando as bases históricas e conceptuais entre "progresso" e "desenvolvimento". Empreende, para realizar seus objetivos, a identificação dos repertórios de análise e opinião com os quais o financiamento público da educação foi defendido como "necessário". O projeto lidera dois sub-projetos desdobrados desse tema em realização simultânea na Faculdade de Educação da UFMG e na Faculdade de Educação da UFPR.
Autores: Marcos Cezar de Freitas
2007 a 2011
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22