Fernando Rodrigues de Oliveira nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Educação

E-Mail: fernando.oliveira13@unifesp.br


106
20
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pós-Doutorado em História da Educação junto à Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, campus Araraquara (2019-2020). Doutor em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília, com estágio de Doutorado Sanduíche (bolsa PDSE-CAPES) junto ao Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal; Mestre em Educação pela FFC-UNESP-Marília (2010); graduado em Pedagogia pela FFC-UNESP-Marília (2009); graduado em Letras pela Faculdade da Alta Paulista (2006). Líder do NIPELL - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura. Em 2023, atuou como professor visitante junto à Université Lumière Lyon 2 (UFR des Langues), na França. Coordenador estadual do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil - LEEI, junto ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (MEC). Atua com pesquisas sobre: Literatura infantil e juvenil; Ensino de Literatura; Ensino de Língua Portuguesa; Alfabetização, Leitura e Escrita; Livro e Edições didáticas; e Culturas escolares. Coordenador Institucional do Programa de Residência Pedagógica CAPES na UNIFESP (2022-2024), tendo também atuado como coordenador do Subprojeto do curso de Pedagogia do Programa de Residência Pedagógica da CAPES / UNIFESP (2020-2022). Experiência em diferentes funções do processo avaliativo de obras literárias e didáticas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Pesquisador junto ao Ceale - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, da FaE-UFMG. É autor e organizador de livros; autor de artigos e autor de capítulos de livros.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

OLIVEIRA, F. R.;Rodrigues de Oliveira, Fernando;Oliveira, Fernando R. de


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Inglês

Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente

Espanhol

Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco

Francês

Compreende pouco, Fala pouco, Lê pouco, Escreve pouco


Formação

  • Doutorado em Educação

    História do ensino da literatura infantil nos cursos de formação de professores primários no estado de São Paulo, Brasil (1947-2003)

    Orientação: Maria do Rosário Longo Mortatti

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

      Desde 2014

  • Mestrado em Educação

    O ensino da literatura infantil em 'Compêndio de literatura infantil: para o 3º ano normal' (1959), de Bárbara Vasconcelos de Carvalho

    Orientação: Maria do Rosário Longo Mortatti

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    2009 a 2010

  • Graduação em Letras

    Aspectos da Psicanálise em 'A bolsa amarela', de Lygia Bojunga Nunes

    Orientação: Luciana Ferreira Leal

    Faculdade da Alta Paulista

    2004 a 2006

  • Graduação em Pedagogia

    Manuais de ensino de literatura infantil no Brasil (1923-1991): autores, produção e circulação

    Orientação: Maria do Rosário Longo Mortatti

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    2006 a 2010

  • Produção


    2024


    • O ensino da língua na Corte Imperial: estudo da Grammatica Analytica e explicativa da língua portuguesa, de Ortiz e Pardal (1871) (2024)

      Artigo publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira; Márcia Antonia Guedes Molina

      Conteúdo completo

      Fonte: ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE) , v. 46 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2

    • Olivia tem dois papais (2010) - Márcia Leite - História de uma intrigante família (2024)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Literatura infantil e juvenil na fogueira , p. 389


    2023


    • Magda Soares, professora e orientadora: a atuação de uma intelectual a partir da FaE/UFMG (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Juliano Guerra Rocha; Fernando Rodrigues de Oliveira; Francisca Izabel Pereira Maciel

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO , v. 1 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2


    2022


    • Entre a Escola Nova e a Escola Básica (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 22 , p. e232 - Extrato QUALIS: A1

    • Benedito Maria Tolosa e a defesa do ensino da leitura pelo método analítico (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO , v. 18 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2

    • Entrevista com a pesquisadora Maria do Rosário Longo Mortatti (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Maria do Rosário Longo Mortatti; Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE) , v. 23 , p. 1-15 - Extrato QUALIS: A2

    • O Ensino da Língua Portuguesa sob a Racionalidade Técnico-Instrumental: as orientações curriculares para a escola de 1º grau no estado de São Paulo (1975-1977) (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Conteúdo completo

      Fonte: CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS , v. 22 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1

    • Literatura, letramento escolar e alfabetização: história & atualidade (2022)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira; Claudia Lemos Vóvio

      Fonte:

    • Nelly Novaes Coelho: 100 anos dedicados à literatura (2022)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira; Laís Silva Casimiro dos Santos

      Fonte:

    • Instruir a infância pelas lições morais e religiosas: Contos brazileiros (1881), de Gabriella de Jesus Ferreira França (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: História da Educação: sujeitos, objetos e práticas , p. 155

    • A história dos bandeirantes contada aos jovens brasileiros: um estudo de O gigante de botas (1941), de Ofélia e Narbal Fontes (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Mariana de Cássia Medrano; Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Literatura, letramento escolar e alfabetização: história & atualidade , p. 57

    • Um folclorista adapta a tradição popular para as crianças: Novas aventuras de Pedro Malasartes (1950), de Hernani Donato (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elizangela Moraes Ferreira; Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Literatura, letramento escolar e alfabetização: história & atualidade , p. 73

    • Localizar, reunir, selecionar e ordenar: os instrumentos de pesquisa na investigação sobre História da Educação no município de São Paulo (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Memórias arquivadas e o patrimônio histórico da rede municipal de São Paulo: desafios e possibilidades das pesquisas em História da Educação , p. 147

    • Práticas de leitura literária no ensino remoto: experiências no município de Guarulhos-SP (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira; Renata Junqueira de Souza

      Fonte: Literatura nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19 , p. 315

    • História da Educação: sujeitos, objetos e práticas (2022)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Mirian Jorge Warde; Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte:


    2021


    • Do patético à catarse: a experiência leitora formativa em Catálogo de perdas (2017), de João Anzanello Carrascoza (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira; Luciana Ferreira Leal

      Fonte: Livro juvenil: estética, crítica e experiência literária , p. 191

    • QUACKENBOS COMO ANTÍDOTO A ORTIZ & PARDAL: O ENSINO DA GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO PARECER DE RUY BARBOSA, 1882 (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Mirian Jorge Warde; Fernando Rodrigues de Oliveira

      Conteúdo completo

      Fonte: EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE) , v. 37 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1


    2020


    • A implentação do construtivismo em alfabetização na perspectiva de Ferreiro e Teberosky na rede municipal de ensino de São Paulo (1983-1988) (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira; Diego Benjamim Neves

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO , v. 1 , p. 172 - Extrato QUALIS: A2

    • Clássicos brasileiros sobre Literatura Infantil (1943-1986) (2020)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Maria do Rosário Longo Mortatti; Estela Natalina Mantovani Bertoletti; Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte:

    • A literatura infantil: história, teoria, análise (1981), de Nelly Novaes Coelho: um discurso de fronteira (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Clássicos brasileiros sobre Literatura Infantil (1943-1986) , p. 207

    • Literatura infantil e ideologia (1985), de Fúlvia Rosemberg: um ?maio de 68? nos estudos sobre o gênero (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Clássicos brasileiros sobre Literatura Infantil (1943-1986) , p. 275


    2018


    • Ensino de língua materna na escola primária no advento da República: das propostas de Rui Barbosa à reforma da Instrução Pública paulista (2018)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Pesquisas em História da Educação e Linguística Aplicada: novos olhares para o ensino de línguas no Brasil , p. 15

    • Sobre a formação da literatura juvenil brasileira: as edições de A ilha perdida, de Maria José Dupré (2018)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Literatura de recepção infantil e juvenil: modos de emancipar , p. 197


    2017


    • Literatura de cordel na Educação de Jovens e Adultos: reflexões e possibilidades sobre a formação de leitores (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira; Francisca Izabel Pereira Maciel

      Fonte: Direitos, diversidade, práticas e experiências educativas na Educação de Jovens e Adultos , p. 85

    • Produção acadêmica brasileira sobre literatura infantil (1970-2016): desafios de um campo em constituição (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Mortatti, Maria do Rosário L.; Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Literatura, leitura e educação , p. 21

    • Prescriptions for Teaching Portuguese in the Advent of the Republic in São Paulo State, Brazil (1882-1905) (2017)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Online Book of Abstracts - ISCHE 39 - 2017

    • O menino no sapatinho, de Mia Couto e a função humanizadora da arte (2017)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciana Ferreira Leal; Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Caderno de Resumos , p. 161

    • Juracy Silveira e o ensino da leitura na escola primária: a ?tradução? do ideário escolanovista em recomendações práticas para professores e normalistas (1960) (2017)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Anais do IX CBHE , p. 1

    • O menino no sapatinho, de Mia Couto e a função humanizadora da arte (2017)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciana Ferreira Leal; Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Anais , p. 1


    2016


    • Notas para uma história do ensino da literatura infantil na formação de professores primários no Brasil e em Portugal (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Conteúdo completo

      Fonte: ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE) , v. 38 , p. 11 - Extrato QUALIS: A2

    • A reforma do ensino da língua portuguesa na escola primária paulista sob a égide da escola ativa (1949-1950) (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: História da Educação: estudos sobre fontes, diversidade e formação escolar , p. 237

    • A língua como sustentáculo da nação: a reforma do ensino de língua portuguesa na escola primária paulista (1949-1950) (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira; Luciana Ferreira Leal

      Fonte: XI COLUBHE: Investigar, intervir e preservar: caminhos da história da educação luso-brasileira , p. 202

    • A língua como sustentáculo da nação: a reforma do ensino de língua portuguesa na escola primária paulista (1949-1950) (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira; Luciana Ferreira Leal

      Fonte: Atas do XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação , p. 1

    • Concepções de alfabetização nas políticas públicas para o ensino de leitura e escrita no estado de São Paulo nas últimas três décadas: quais sentidos? (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Anais do 20° COLE , p. 63


    2015


    • História da disciplina -literatura infantil- nos cursos de formação de professores no estado de São Paulo (1947-2003) (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Conteúdo completo

      Fonte: Revista HISTEDBR On-line , v. 14 , p. 198 - Extrato QUALIS: A3

    • Medidas de controle da circulação do livro didático para o ensino de leitura e escrita em São Paulo: atuação da commissão revisora de 1918 (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira; Thabatha Aline Trevisan

      Fonte: História da Educação , v. 19 , p. 103 - Extrato QUALIS: A1

    • Quatro décadas de produção acadêmica brasileira sobre literatura infantil: apontamentos para um balanço (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Maria do Rosário Longo Mortatti; Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Revista Teias (UERJ. Online) , v. 16 , p. 10 - Extrato QUALIS: A2

    • COMPREENDER O PASSADO PARA REPENSAR O PRESENTE: A LITERATURA INFANTIL NA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Conteúdo completo

      Fonte: NUANCES , v. 26 , p. 283 - Extrato QUALIS: A3

    • História do ensino da literatura infantil na formação de professores no estado de São Paulo (1947-2003) (2015)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Conteúdo completo

      Fonte:

    • Bárbara V. de Carvalho (1915-2008) na história do ensino da literatura infantil (2015)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Sujeitos da História do Ensino de Leitura e Escrita no Brasil , p. 221

    • A literatura infantil no Ensino Normal: o Curso Intensivo promovido pelo Departamento de Educação de São Paulo (1957) (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Anais do VIII CBHE , p. 349

    • No divan com Raquel: aspectos da Psicanálise em A bolsa amarela, de Lygia Bojunga (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira; Luciana Ferreira Leal

      Fonte: IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil - Caderno de Resumos , p. 204

    • No divan com Raquel: aspectos da Psicanálise em A bolsa amarela, de Lygia Bojunga (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira; Luciana Ferreira Leal

      Fonte: IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil - Anais , p. 3042

    • A literatura infantil no Ensino Normal: o Curso Intensivo promovido pelo Departamento de Educação de São Paulo (1957) (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Anais do VIII Congresso Brasileiro de História da Educação , p. 1


    2014


    • Ética, estética e psicopedagogia no ensino da literatura infantil: a circulação do pensamento do uruguaio Jesualdo Sosa no Brasil do século XX (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: HISTORIA DE LA EDUCACIÓN ANUARIO , v. 15 , p. 29

    • 50 anos de produção acadêmica brasileira sobre alfabetização: avanços, contradições e desafios (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Maria do Rosário Longo Mortatti; Fernando Rodrigues de Oliveira; Franciele Ruiz Pasquim

      Fonte: Interfaces da Educação , v. 5 , p. 6 - Extrato QUALIS: A2

    • Sujeitos da história do ensino de leitura e escrita no Brasil (2014)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Mortatti, Maria do Rosário L.; Bertoletti, Estela N. M.; Fernando Rodrigues de Oliveira; Mello, Márcia C. de Oliveira; Trevisan, Thabatha A.

      Conteúdo completo

      Fonte:

    • Nelly Novaes Coelho na História do ensino da literatura infantil no Brasil (2014)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Sujeitos, poder y disputas por la educación: textos de historiografía de la educación latinoamericana , p. 3413

    • A trajetória editorial de Tchau, de Lygia Bojunga, e a relação com o leitor previsto (2014)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Literatura infantojuvenil & leitura: novas dimensões e configurações , p. 145

    • Um Robinson à brasileira - A ilha perdida (1944), de Maria José Dupré (2014)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Narrativas juvenis: literatura sem fronteiras , p. 27

    • História do ensino da literatura infantil na formação de professores na segunda metade do século XX: estudo comparado Brasil/Portugal (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação , p. 1

    • História do ensino da literatura infantil na formação de professores na segunda metade do século XX: estudo comparado Brasil/Portugal (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação , p. 1

    • Maria Antonieta Antunes Cunha e o ensino da literatura infantil no Brasil (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Caderno de Atividades e Resumos 19º COLE , p. 217

    • Nelly Novaes Coelho na História do Ensino da Literatura infantil no Brasil (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Sujetos, poder y disputas por la educacíon - Libro de resúmenes , p. 180

    • Uma televisão recomendável: Sidónio Muralha e a Televisão da bicharada (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Anais da XIII Semana de Educação , p. 1


    2013


    • Bárbara Vasconcelos de Carvalho e o ensino da literatura infantil no Brasil (2013)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte:

    • A literatura infantil e a imprensa periódica educacional brasileira na primeira metade do século XX: a didática e os requisitos psicológicos (2013)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Prensa Pedagógica y Patrimonio Histórico Educativo , p. 349

    • As prescrições de Lourenço Filho, na década de 1950, para o ensino da literatura infantil nos Cursos Normais paulistas (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: VI Congresso Brasileiro de História da Educação , p. 1

    • A produção de conhecimento sobre alfabetização no Brasil: reflexões a partir das teses e dissertações (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira; Franciele Ruiz Pasquim

      Fonte: Anais do I Congresso Brasileiro de Alfabetização e II Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita , p. 1

    • Livros recomendados para o ensino de leitura e escrita na escola primária paulista: a Comissão do Livro Didático de 1918 (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira; Thabatha Aline Trevisan

      Fonte: Anais do I Congresso Brasileiro de Alfabetização e II Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita , p. 1

    • Reflexões sobre a formação da literatura juvenil brasileira: um estudo da trajetória editorial de A ilha perdida, de Maria José Dupré (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Anais do IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários , p. 504


    2012


    • A literatura infantil na formação de professores primários no Brasil: contribuições de Bárbara V.de Carvalho (1959) e Antônio D?Ávila (1961) (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Thabatha Aline Trevisan; Fernando Rodrigues de Oliveira

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL (PUCPR. IMPRESSO) , v. 12 , p. 359 - Extrato QUALIS: A1

    • A produção acadêmico-científica brasileira sobre literatura infantil e juvenil e a constituição de um campo de investigação (2012)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Formación de Élites y Educación Superior em Iberoamérica (SS. XVI-XXI) , p. 739

    • Magda Soares na história da alfabetização no Brasil (2012)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Maria do Rosário Longo Mortatti; Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Alfabetização no Brasil: uma história de sua história , p. 23

    • The influence and the circulation of the thought about childrens literature of Urugayan Jesualdo Sosa (1944) in Brazil (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Internationalisation dans le champ éducatif (18e - 20e siécles) Résumés , p. 57

    • Organização dos currículos para o ensino da literatura infantil nos cursos de formação de professores primários no estado de São Paulo, Brasil (1947-2003) (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Rituais, espaços & patrimónios escolares - IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (Livro do Congresso) , p. 151

    • A instituição da disciplina Literatura infantil, nos Cursos Normais do estado de São Paulo, e a sistematização de um campo de conhecimento (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI , p. 1

    • Organização dos currículos para o ensino da literatura infantil nos cursos de formação de professores primários no estado de São Paulo, Brasil (1947-2003) (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Atas do IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação , p. 4493

    • A trajetória editorial de Tchau, de Lygia Bojunga Nunes, e a leitura literária no Brasil (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira; Luciana Ferreira Leal

      Fonte: I Congresso Internacional do Grupo de Pesquisa , p. 667

    • Entre a estética e a moralidade: a literatura para crianças segundo Afrânio Peixoto (1923) (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: I Congresso Internacional do Grupo de Pesquisa , p. 703

    • A função humanizadora em Isto é um poema que cura os peixes, de Jean-Pierre Simeon (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciana Ferreira Leal; Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Anais do IV Seminário Leituras da Modernidade: entornos da poesia , p. 319

    • A função humanizadora em Isto é um poema que cura os peixes, de Jean-Pierre Seméon (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciana Ferreira Leal; Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Anais do IV Seminário Leituras da Modernidade: entornos da poesia , p. 1


    2011


    • Um estudo sobre Compêndio de literatura infantil: para o 3º. ano normal (1959), de Bárbara Vasconcelos de Carvalho (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Leitura. Teoria & Prática , v. 1 , p. 52 - Extrato QUALIS: A4

    • Considerações sobre a história do ensino da literatura infantil nos Cursos Normais no Brasil: o pioneirismo de Bárbara Vasconcelos de Carvalho (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: História da Educação (UFPel) , v. 15 , p. 123 - Extrato QUALIS: A1

    • Magda Soares na história da alfabetização no Brasil (2011)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Maria do Rosário Longo Mortatti; Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Alfabetização no Brasil: uma história de sua história , p. 23

    • Considerações sobre autores de manuais de ensino de literatura infantil no Brasil (1923-1991) (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: VI Congresso Brasileiro de História da Educação , p. 1

    • Magda Soares na História da Alfabetização no Brasil (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria do Rosário Longo Mortatti; Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: VI Congresso Brasileiro de História da Educação , p. 1

    • Considerações sobre autores de manuais de ensino de litertura infantil no Brasil (1923-1991) (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: VI Congresso Brasileiro de História da Educação , p. 1

    • Magda Soares na história da Alfabetização no Brasil (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria do Rosário Longo Mortatti; Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: VI Congresso Brasileiro de História da Educação , p. 1

    • Compêndio de literatura infantil (1959), de B. V. Carvalho, e os programas de ensino dos cursos normais paulistas (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Anais do 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste , p. 1

    • Compêndio de literatura infantil (1959), de B. V. Carvalho, e os programas de ensino dos cursos normais paulistas (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Anais do 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste , p. 1

    • Compêndio de literatura infantil (1959), by Bárbara V. de Carvalho, and the dissemination of teaching practices of childrens literature in the Normal Courses of State of São Paulo, Brazil (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: 33 International Standing Conference for the History of Education , p. 1

    • Compêndio de literatura infantil (1959), by Bárbara V. de Carvalho, and the dissemination of teaching practices of childrens literature in the Normal Courses of State of São Paulo, Brazil (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: 33 International Standing Conference for the History of Education , p. 181

    • História do ensino da literatura infantil nos cursos de formação de professores primários no estado de São Paulo, Brasil (1943-1981) (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Anais do XIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação , p. 1


    2010


    • A concepção de ensino da literatura infantil para a formação de professores primários no Brasil segundo Bárbara V. de Carvalho (1959) (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Resumos e Textos completos do VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação , p. 1

    • A concepção de ensino da literatura infantil para a formação de professores primários no Brasil segundo Bárbara V. de Carvalho (1959) (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Resumos e Textos do VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação , p. 1

    • Contribuições de B. V. Carvalho (1959) e A. dÁvila (1961) para o ensino da literatura e da leitura (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira; Thabatha Aline Trevisan

      Fonte: FUNDEPE EDITORA , p. 1

    • Fontes para o estudo das disciplinas Pedagogia e Literatura infantil nos cursos de formação de professores no Brasil (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Thabatha Aline Trevisan; Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: FUNDEPE EDITORA , p. 1

    • Considerações sobre a história do ensino da literatura infantil nos cursos normais no Brasil (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: VII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação , p. 1

    • Considerações sobre a história do ensino da literatura infantil nos cursos normais no Brasil (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: VII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação , p. 1


    2009


    • A produção e circulação de manuais de ensino de literatura infantil no Brasil (1923-1989) (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: II Seminário Lihed: resumo dos autores , p. 1

    • A produção e circulação de manuais de ensino de literatura infantil no Brasil (1923-1989) (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Livro do II Lihed , p. 109

    • Manuais para a formação de professores primários (1940-1960) e a conformação de práticas do ensino da leitura e escrita no Brasil (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria do Rosário Longo Mortatti; Thabatha Aline Trevisan; Fernando Rodrigues de Oliveira; Gizelma Guimarães Pereira Sales

      Fonte: II Seminário Lihed: resumo das exposições , p. 1

    • Manuais para a formação de professores primários (1940-1960) e a conformação de práticas de ensino de leitura e escrita no Brasil (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria do Rosário Longo Mortatti; Thabatha Aline Trevisan; Fernando Rodrigues de Oliveira; Gizelma Guimarães Pereira Sales

      Fonte: II Livro do Lihed , p. 163

    • Compêndio de literatura infantil (1959), de Bárbara Vasconcelos de Carvalho, e o ensino da literatura infantil no Brasil (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Sessões de comunicação

    • Bárbara Vasconcelos de Carvalho (1915-2008): uma pioneira no ensino da literatura infantil no Brasil (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Anais do VII Congresso Internacional da Sociedade de história da Educação Latinoamericana , p. 1

    • Compêndio de literatura infantil (1959), de Bárbara Vasconcelos de Carvalho, e o ensino da literatura infantil no Brasil (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Anais do 17°. Congresso de Leitura do Brasil , p. 1

    • O ensino da literatura infantil em Compêndio de literatura infantil: para o 3º. ano normal (1959), de Bárbara Vasconcelos de Carvalho (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: XI Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em Educação , p. 1


    2008


    • Manuais de ensino de literatura infantil: um instrumento de pesquisa (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Revista de Iniciação Científica da F.F.C. , v. 8 , p. 174 - Extrato QUALIS: C

    • Manuais de ensino de literatura infantil: um instrumento de pesquisa (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: III Seminário Internacional: Escola e cultura: anais , p. 01

    • Manuais de ensino de literatura infantil: um instrumento de pesquisa (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: III Seminário Internacional: Escola e cultura: resumos , p. 81

    • Manuais de ensino de literatura infantil: um instrumento de pesquisa (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Caderno de Resumos , p. 4

    • Um estudo sobre a matéria literatura infantil na formação de professores primários no Brasil (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Anais de Eventos da UFSCar , p. 845

    • Manuais de ensino de literatura infantil e formação de professores primários (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: 16º SIICUSP , p. 1

    • Literatura infantil e formação de professores primários no Brasil (1923-1989) (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: CIC da UNESP , p. 1


    2007


    • Infância versus Literatura Infantil Brasileira: Uma crise conceitual ou a literatura a serviço de um Aparelho Ideológico? (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      Fonte: Revista OMNIA - Suplemento Anais do I Congresso de Iniciação Científica da FAI , p. 133

    Atuações

    Fundação Carlos Alberto Vanzolini

    E. E. Maestro Nelson de Castro

    • Professor de Educação Básica I

      2007 a 2008

    • Professor PEB II

      2011 a 2011

    • Professor de Educação Básica I

      2008 a 2008

    • Professor de Educação Básica I e II

      2009 a 2009

    FACULDADES FACCAT

    • 2011 a 2016

    Grupo Seletivo de Ensino - Sistema Anglo

    • Professor de Ensino Fundamental e Médio

      2014 a 2016

    Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

    • Bolsista PROEX - Professor de Literatura CAUM

      Bolsista

      2007 a 2007

    • Bolsista de Iniciação Científica

      Bolsista

      2008 a 2009

    • Bolsista de Mestrado - FAPESP

      Mestrado em Educação

      2009 a 2010

    • Bolsista de Doutorado - FAPESP

      Doutorado em Educação

      2011 a 2014

    • Professor Substituto

      2014 a 2014

    • Professor Voluntário do CAUM

      Professor Voluntário

      2010 a 2010

    • Professor Substituto

      2015 a 2016

    Instituto de Educação - Universidade de Lisboa

    • Programa Intercalar de Doutoramento (DSW)

      Bolsista CAPES

      2013 a 2014

    Instituto Nacional de Pós-graduação, Pesquisa e Educação Continuada

    • Professor de Pós-Graduação

      Professor Horista

      2014 a 2014

    Ensino Qualis - Sistema Poliedro

    • Professor

      Professor Horista

      2015 a 2016

    Universidade Federal de Minas Gerais

    • Professor Adjunto

      2016 a 2016

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Adjunto

      Desde 2016

    Associação Brasileira de Alfabetização

    • Membro da Diretoria

      Membro da Diretoria

      Desde 2017

    Revista Brasileira de Alfabetização

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2020

    Olhares - Revista do Departamento de Educação da Unifesp

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2017

    Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP

    • Membro de corpo editorial

      2020 a 2022

    Universidade Virtual do Estado de São Paulo

    • Contrato temporário

      Professor Conteudista

      2022 a 2023

    Universidade de São Paulo

    • Editor da Revista Educação Pesquisa - FEUSP

      Editor de periódico

      2020 a 2022

    Université de Lyon

    • Professor Visitante

      2023 a 2023

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Supervisão de pós-doutorado em andamento

    Tese de doutorado em andamento

    • Laís Silva Cassimiro dos Santos

      A especialização editorial no mercado de livros para crianças: o caso da Melhoramentos

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Diego Benjamim Neves

      História da alfabetização de crianças negras: "a minha, até aqui, tem sido preta" (título provisório)

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Floriza Garcia Chagas

      Leituras que educam, agradam, formam o gosto e distraem sem inquietar: um estudo da produção literária e educativa de Anália Franco (1853 a 1919). (título provisório)

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Glauber Machado

      A presença do texto literário na coleção didática ?Aprender juntos?: uma análise de perspectiva histórica (2010-2023)

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Leonardo Laguna Betfuer

      A trajetória de Charles H. Thompson como editor do Journal of Negro Education (1932-1963)

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    • Bruno Marini Bruneri

      O método da fonação condicionada e repetida de Iracema Meireles e Eloisa Meireles: uma contribuição à história da alfabetização no Brasil

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    • Amanda Topic Ebizero

      Virgínia Mele Da Silva Lefèvre (1907-1987): contribuições de uma intelectual para a história da literatura infantil brasileira

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Elizangela Maria Esteves de Barros

      A literatura infantil de Maria José Dupré (1905-1984):um projeto literário de sucesso

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Mariana Delpech Fonteles

      Instruir e divertir: a estética literária das primeiras obras destinadas ao público infantil e juvenil, de Lúcia Machado de Almeida

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    Tese de doutorado concluídas

    • Eduardo Bezerra de Souza

      Culturas escolares: legislação, materialidades e práticas nas escolas paulistas oitocentistas (1822-1889)

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Leandro da Silva

      A Biblioteca Infantil ?Caetano de Campos?: organização, funcionamento e ações pedagógicas (1925-1978)

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Elias Moraes dos Santos Junior

      A arte de manifestar os afetos da alma: os livros didáticos para a educação musical na formação do professor de música (1889 - 1920)

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Amanda Aparecida Puppim

      Geni Guimarães: voz negra na literatura infantil e juvenil (1989-2019)

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Larissa Santos Cordeiro da Silva

      Mulheres escritoras: um panorama da autoria feminina na literatura infantil brasileira (1881-1970)

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Laís Silva Cassimiro dos Santos

      Nelly Novaes Coelho (1922-2017): uma intelectual no campo da literatura infantil e juvenil

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Vanessa do Nascimento Vicentini

      A Leitura Dirigida por Fichas no Ensino de Primeiro Grau no Município de São Paulo: o Programa Escola - Biblioteca (1972 - 1983).

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Amanda Topic Ebizero

      'Aos meninos do Brasil': a estética literária para crianças em 'Histórias da velha Totônia', de José Lins do Rego (1936)

      Educação

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Diego Benjamim Neves

      O construtivismo em alfabetização na rede municipal de ensino de São Paulo (1985-1996)

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    Gestão

    Universidade Federal de São Paulo

    • Membro titular da Comissão do Curso de Pedagogia

      Campus Guarulhos

      Comissão de Curso

        Desde 2021

    • Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia

      Campus Guarulhos

      Departamento de Educação

        Desde 2021

    • Coordenador da Modalidade Educação Infantil do Programa de Residência Pedagógica

      Campus Guarulhos

      Departamento de Educação

        Desde 2021

    • Presidente da Câmara de Graduação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Unifesp-Guarulhos

      Campus Guarulhos

      Câmara de Graduação

    • Coordenador Institucional do Programa de Residência Pedagógica da CAPES

      Pro-Reitoria de Graduação

    • Coordenador do Curso de Pedagogia

      Campus Guarulhos

      Departamento de Educação

        Desde 2021

    Associação Brasileira de Alfabetização

    • Representação da Região Sudeste na Diretoria - Suplente

      Diretoria ABAlf

        Desde 2016

    • Conselho Fiscal da Diretoria - Titular

      Diretoria Abalf

        Desde 2018

    • Secretário

      Diretoria Abalf

    Pesquisa

    FACULDADES FACCAT

    Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

    • História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil

      Em decorrência das atividades do Programa de Pesquisa e do Grupo de Pesquisa "História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil", ambos em funcionamento desde 1994, e visando a contribuir para a produção de uma história desse ensino, elaborou-se, em 1995, este projeto integrado de pesquisa, cujo objetivo é produzir uma história do ensino de língua e literatura no Brasil, elegendo como objetos de investigação aspectos pontuais, no âmbito de cada uma das cinco linhas de pesquisa em que se subdivide a temática geral, com base em fontes documentais produzidas por brasileiros, desde o período colonial brasileiro até os dias atuais, com ênfase na situação do estado de São Paulo, a partir do final do século XIX. Tais opções justificam-se pelo fato de que são ainda escassas as que abordam, de uma perspectiva histórica e lastreadas em fontes documentais, o ensino de língua e literatura, nos níveis de ensino e período histórico aqui proposto. A equipe executora é constituída de pesquisadores e estudantes, além da coordenadora, todos desenvolvendo projetos de pesquisa individuais, vinculados à temática geral e ao método de abordagem proposto. E, devido a suas características e dinâmica de funcionamento, este projeto integrado de pesquisa tem duração prevista para um período relativamente longo, comportando cronograma relativamente aberto, organizado em etapas trienais, cada uma delas, por sua vez, comportando seis etapas semestrais. Até o ano de 2012 foram concluídas sete etapas trienais, correspondentes aos seguintes períodos: 1995-1997 (I); 1998-2000 (II); 2001-2003 (III); 2004-2006 (IV); 2007-2009 (V); 2010-2012 (VI); 2013-2015. Como principais resultados, foram e serão concluídos trabalhos acadêmicos de graduação, especialização, mestrado e doutorado assim como foram e serão publicados livros, capítulos, artigos e trabalhos resultantes de apresentação em eventos.

      2016 a 2019

    • História do ensino da literatura infantil nos cursos de formação de professores primários no estado de São Paulo, Brasil (1943-1981)

      Nesse projeto de pesquisa, apresentam-se etapas para o desenvolvimento de pesquisa de Doutorado em Educação vinculada ao Grupo de Pesquisa e aos Projetos Integrados de Pesquisa ?História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil?, coordenado por Maria do Rosário Longo Mortatti. Com os objetivos de contribuir para a produção uma história do ensino de língua e literatura no Brasil e de contribuir para a compreensão da história do ensino da literatura infantil, no Brasil, e de aspectos não explorados sobre a história da formação de professores, enfocam-se, neste projeto, aspectos relacionados ao ?ensinar a ensinar? literatura infantil nos cursos de formação de professores primários no estado de São Paulo, no período compreendido entre 1947 e 2003, data, respectivamente, da primeira e da última vez que se constata a presença da matéria/disciplina ?literatura infantil? nos programas de ensino dos cursos de formação de professores primários no estado de São Paulo. Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio da utilização dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e leitura de bibliografia especializada, vem-se reunindo referências de diferentes tipos de textos relacionados ao ensino da literatura infantil no estado de São Paulo. Dentre os textos localizados, serão selecionados os mais representativos em relação aos objetivos da pesquisa, para serem analisados de acordo com o método de análise da configuração textual. Até o momento, os resultados parciais da pesquisa tem propiciado compreender aspectos importantes da história do ensino da literatura infantil no Brasil, em especial nos cursos de formação de professores primários no estado de São Paulo.

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira, Maria do Rosário Longo Mortatti, Thabatha Aline Trevisan, Franciele Ruiz Pasquim, Vivianny Bessão de Assis

      2011 a 2014

    • O ensino da literatura infantil em 'Compêndio de literatura infantil: para o 3º. ano normal' (1959), de Bárbara Vasconcelos de Carvalho

      Esse projeto de pesquisa de Mestrado em Educação vincula-se às linhas ?Literatura infantil e juvenil? e ?Formação de professores? do Grupo de Pesquisa e dos Projetos Integrados de Pesquisa ?História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil? ?Bibliografia brasileira sobre história do ensino de língua e literatura no Brasil (2003-2011) (CNPq), todos coordenados por Maria do Rosário Longo Mortatti. Com o objetivo de contribuir para a produção de uma história do ensino de língua e literatura no Brasil e contribuir para a compreensão da história da formação de professores e do ensino da literatura infantil no Brasil, enfoca-se, nesse projeto, a proposta para o ensino da literatura infantil apresentada em Compêndio de literatura infantil: para o 3º. ano normal (1959), de Bárbara Vasconcelos de Carvalho (1915-2008), publicado pela Companhia Editora Nacional (SP). Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e leitura de bibliografia especializada, elaborou-se instrumento de pesquisa contendo a bibliografia de e sobre Bárbara Vasconcelos de Carvalho e analisou-se a configuração textual desse manual de ensino, a qual consistiu em enfocar os diferentes aspectos constitutivos de seu sentido. Essa análise possibilitou concluir que, nesse manual, encontra-se um conjunto de saberes relativos à literatura infantil considerados necessários para a formação do professor primário, no momento histórico em que foi publicado e utilizado; esses saberes foram sendo gradativamente estruturados de acordo com os programas oficiais de ensino, contribuindo para a constituição da literatura infantil como disciplina dos cursos de formação de professores primários no Brasil.

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      2009 a 2010

    • Bibliografia Brasileira sobre História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil (2003-2011)- BBHELLB

      Como decorrência das atividades do Grupo de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil e visando a contribuir para a produção de uma história desse ensino assim como para subsidiar pesquisas históricas sobre o tema, objetiva-se com este projeto de pesquisa dar continuidade ao projeto de pesquisa Ensino de língua e literatura no Brasil: repertório documental republicano , desenvolvido entre 1999 e 2003, com apoio e auxílio CNPq e auxílio FAPESP. Do desenvolvimento desse projeto resultou documento contendo um total de 2025 referências bibliográficas de documentos escritos impressos e/ou publicados, produzidos por autores brasileiros, entre 1874 e 2002, e relativos a cada uma das cinco linhas de pesquisa em que se subdivide o tema ensino de língua e literatura no Brasil . No presente projeto, objetiva-se, portanto, elaborar uma obra de referência contendo: introdução; nota metodológica; relação de referências bibliográficas relativas a cada linha de pesquisa do GPHELLB e produzidas por brasileiros entre 2003 e 2011 (ano previsto para o encerramento da pesquisa aqui proposta); e relação de instituições e sites consultados. Como principais resultados, serão concluídos trabalhos acadêmicos em nível de graduação, especialização, mestrado e doutorado assim como serão publicados livros, capítulos e artigos, além da apresentação de trabalhos em eventos nacionais e internacionais, com a publicação dos respectivos resumos e textos completos em anais desses eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira

      2009 a 2011

    • História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil - HELLB V

      Em decorrência das atividades do Programa de Pesquisa e do Grupo de Pesquisa "História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil", ambos em funcionamento desde 1994, e visando a contribuir para a produção de uma história desse ensino, elaborou-se, em 1995, este projeto integrado de pesquisa, cujo objetivo é produzir uma história do ensino de língua e literatura no Brasil, elegendo como objetos de investigação aspectos pontuais, no âmbito de cada uma das cinco linhas de pesquisa em que se subdivide a temática geral, com base em fontes documentais produzidas por brasileiros, desde o período colonial brasileiro até os dias atuais, com ênfase na situação do estado de São Paulo, a partir do final do século XIX. Tais opções justificam-se pelo fato de que são ainda escassas as que abordam, de uma perspectiva histórica e lastreadas em fontes documentais, o ensino de língua e literatura, nos níveis de ensino e período histórico aqui proposto. A equipe executora é constituída de pesquisadores e estudantes, além da coordenadora, todos desenvolvendo projetos de pesquisa individuais, vinculados à temática geral e ao método de abordagem proposto. E, devido a suas características e dinâmica de funcionamento, este projeto integrado de pesquisa tem duração prevista para um período relativamente longo, comportando cronograma relativamente aberto, organizado em etapas trienais, cada uma delas, por sua vez, comportando seis etapas semestrais. Até o ano de 2006 foram concluídas quatro etapas trienais, correspondentes aos seguintes períodos: 1995-1997 (I); 1998-2000 (II); 2001-2003 (III); 2004-2006 (IV). Neste projeto, propõem-se, como continuidade, outras três etapas trienais: 2007-2009 (V); 2010-2012 (VI); 2013-2015 (VII). Como principais resultados, foram e serão concluídos trabalhos acadêmicos de graduação, especialização, mestrado e doutorado assim como foram e serão publicados livros, capítulos, artigos e trabalhos resultantes de apresentação em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira, Maria do Rosário Longo Mortatti, Thabatha Aline Trevisan, Gizelma Guimarães Pereira Sales, Franciele Ruiz Pasquim, Cyntia Grizzo Messenberg, Bárbara Cortella Pereira, Márcia Cristina de Oliveira Mello, Rosane Michelli de Castro, Angélica Pall Oriani, Leoneide Maria Brito Martins, Estela Natalina Mantovani Bertoletti, Monalisa Renata Gazoli, Rosimeiri Darc Cardoso, Luzia de Fátima Paula

      2007 a 2009

    • História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil - HELLB VI

      Em decorrência das atividades do Programa de Pesquisa e do Grupo de Pesquisa "História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil", ambos em funcionamento desde 1994, e visando a contribuir para a produção de uma história desse ensino, elaborou-se, em 1995, este projeto integrado de pesquisa, cujo objetivo é produzir uma história do ensino de língua e literatura no Brasil, elegendo como objetos de investigação aspectos pontuais, no âmbito de cada uma das cinco linhas de pesquisa em que se subdivide a temática geral, com base em fontes documentais produzidas por brasileiros, desde o período colonial brasileiro até os dias atuais, com ênfase na situação do estado de São Paulo, a partir do final do século XIX. Tais opções justificam-se pelo fato de que são ainda escassas as que abordam, de uma perspectiva histórica e lastreadas em fontes documentais, o ensino de língua e literatura, nos níveis de ensino e período histórico aqui proposto. A equipe executora é constituída de pesquisadores e estudantes, além da coordenadora, todos desenvolvendo projetos de pesquisa individuais, vinculados à temática geral e ao método de abordagem proposto. E, devido a suas características e dinâmica de funcionamento, este projeto integrado de pesquisa tem duração prevista para um período relativamente longo, comportando cronograma relativamente aberto, organizado em etapas trienais, cada uma delas, por sua vez, comportando seis etapas semestrais. Até o ano de 2009 foram concluídas cinco etapas trienais, correspondentes aos seguintes períodos: 1995-1997 (I); 1998-2000 (II); 2001-2003 (III); 2004-2006 (IV); 2007-2009 (V). Neste projeto, propõem-se, como continuidade, outras três etapas trienais: 2010-2012 (VI); 2013-2015 (VII); 2016-2018 (VIII). Como principais resultados, foram e serão concluídos trabalhos acadêmicos de graduação, especialização, mestrado e doutorado assim como foram e serão publicados livros, capítulos, artigos e trabalhos resultantes de apresentação em eventos

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira, Maria do Rosário Longo Mortatti, Thabatha Aline Trevisan, Gizelma Guimarães Pereira Sales, Franciele Ruiz Pasquim, Cyntia Grizzo Messenberg, Bárbara Cortella Pereira, Agnes Iara Domingos Moraes, Angélica Pall Oriani, Leoneide Maria Brito Martins, Monalisa Renata Gazoli, Rosimeiri Darc Cardoso, Luzia de Fátima Paula, Luana Grazielle dos Santos

      2010 a 2012

    • História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil - HELLB VII

      Em decorrência das atividades do Programa de Pesquisa e do Grupo de Pesquisa "História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil", ambos em funcionamento desde 1994, e visando a contribuir para a produção de uma história desse ensino, elaborou-se, em 1995, este projeto integrado de pesquisa, cujo objetivo é produzir uma história do ensino de língua e literatura no Brasil, elegendo como objetos de investigação aspectos pontuais, no âmbito de cada uma das cinco linhas de pesquisa em que se subdivide a temática geral, com base em fontes documentais produzidas por brasileiros, desde o período colonial brasileiro até os dias atuais, com ênfase na situação do estado de São Paulo, a partir do final do século XIX. Tais opções justificam-se pelo fato de que são ainda escassas as que abordam, de uma perspectiva histórica e lastreadas em fontes documentais, o ensino de língua e literatura, nos níveis de ensino e período histórico aqui proposto. A equipe executora é constituída de pesquisadores e estudantes, além da coordenadora, todos desenvolvendo projetos de pesquisa individuais, vinculados à temática geral e ao método de abordagem proposto. E, devido a suas características e dinâmica de funcionamento, este projeto integrado de pesquisa tem duração prevista para um período relativamente longo, comportando cronograma relativamente aberto, organizado em etapas trienais, cada uma delas, por sua vez, comportando seis etapas semestrais. Até o ano de 2012 foram concluídas seis etapas trienais, correspondentes aos seguintes períodos: 1995-1997 (I); 1998-2000 (II); 2001-2003 (III); 2004-2006 (IV); 2007-2009 (V); 2010-2012 (VI). Como principais resultados, foram e serão concluídos trabalhos acadêmicos de graduação, especialização, mestrado e doutorado assim como foram e serão publicados livros, capítulos, artigos e trabalhos resultantes de apresentação em eventos.

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira, Maria do Rosário Longo Mortatti, Gizelma Guimarães Pereira Sales, Franciele Ruiz Pasquim, Cyntia Grizzo Messenberg, Bárbara Cortella Pereira, Angélica Pall Oriani, Thabatha Aline Trevisan

      2013 a 2015

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Universidade Federal de São Paulo

    • Métodos, materiais e práticas de ensino: estudos em história das culturas escolares

      Decorrente das atividades do NIPELL (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura) e de dois projetos de pesquisa desenvolvidos entre 2018 e 2022 ("O ensino de língua e de literatura em perspectiva histórica (séculos XX e XXI): prescrições práticas, materiais didáticos, projetos político-educacionais e saberes em circulação" e "Literatura infantil e juvenil brasileira: temas, formas, finalidades e valor histórico, cultural e estético da produção literária nos séculos XIX e XX") este Projeto Integrado de Pesquisa se destina à investigação de abordagem histórica sobre os métodos, os materiais didáticos e as práticas de ensino, com especial atenção para o ensino de língua e de literatura, na escolarização formação de crianças e jovens entre os séculos XIX e XX. Objetiva-se contribuir para os estudos em história das culturas escolares a partir de quatro eixos temáticos: prescrições curriculares e metodológicas;  produção, circulação e utilização de materiais didáticos; propostas e projetos político-educacionais; e circulação de saberes teóricos e pedagógicos para a educação elementar/básica. Do ponto de vista teórico-metodológico, este Projeto Integrado de Pesquisa se pauta nas contribuições da Nova História Cultural, a partir de procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção, ordenação e análise da configuração textual de fontes documentais. Dada a amplitude deste Projeto Integrado de Pesquisa, prevê-se o seu desenvolvimento em etapas quadrienais, mediante a integração de pesquisas em nível de Iniciação Científica, de Mestrado, de Doutorado e de Pós-Doutorado vinculadas ao NIPELL. Espera-se, portanto, contribuir de maneira integradora e sistemática com o conhecimento já acumulado sobre a história da cultura escolar no Brasil, favorecendo também a formação de novos pesquisadores no campo da História da Educação e o desenvolvimento de pesquisas com temas correlatos.

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira, Maria do Rosário Longo Mortatti, Franciele Ruiz Pasquim, Vivanny Bessão de Assis, Laís Silva Casimiro dos Santos, Ana Paula Lopes Galante, Karina Cássia Oliveira Reis, Ingrid Torquato Oliveira, Janaína Rédua Madeira Barão, Fernando Rodrigues de Oliveira, Larissa Santos Cordeiro da Silva, Amanda Topic Ebizero, Diego Benjamim Neves, Bruno Marini Bruneri, Eduardo Bezerra de Souza, Glauber Machado, Laís Silva Cassimiro dos Santos, Mariana Delpech Fonteles, Amanda Puppim, Leandro da Silva, Elizangela Maria Esteves de Barros, Floriza Garcia, Elias Moraes dos Santos Junior

      Desde 2023

    • Por uma História revisitada da Literatura Infantil brasileira (séculos XIX e XX)

      O projeto tem como objetivo central revisitar aspectos da história da literatura infantil brasileira, entre o final do século XIX e década de 70 do século XX, de modo a compreender as características marcantes de seu desenvolvimento não apenas como fenômeno artístico-literário, mas também como fenômeno cultural e educacional intimamente ligado aos processos de aculturação em massa. Tem como base os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa em História, mediante uso dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção, ordenação e análise de fontes documentais relacionadas à produção literária para crianças em circulação no Brasil no período enfocado. Pretende-se realizar levantamento desses livros, cotejar aspectos relativos à sua constituição, analisar as obras mais representativas dessa história revisitada e disponibilizar instrumento de pesquisa para pesquisas correlatas.

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira, Franciele Ruiz Pasquim, Renata Marcílio Cândido, Larissa Santos Cordeiro da Silva, Amanda Topic Ebizero, Eduardo Bezerra de Souza, Laís Silva Cassimiro dos Santos, Amanda Puppim, Leandro da Silva

      Desde 2023

    • LINGUALAB - Laboratório de produção e implementação de dispositivos didáticos para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica

      O presente projeto de extensão universitária tem por finalidade a implementação do laboratório de produção de dispositivos didáticos para o ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, denominado LINGUALAB, no âmbito da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos, voltado à reflexão e proposição de soluções para o problema persistente do fracasso da escola em ensinar língua portuguesa e proporcionar a todas as crianças o desenvolvimento e domínio de competências leitoras, produtoras de texto e linguísticas. Conforme apontam pesquisas e avaliações em larga escala sobre proficiência em leitura e escrita no Brasil, parcela significativa dos alunos apresentam níveis de proficiência abaixo dos esperados para os anos/ciclo em que estão e ?carregam? na escolarização dificuldades em relação ao domínio da modalidade escrita da língua e à participação autônoma em práticas de leitura e de escrita. Em face disso, este projeto de extensão pretende, de um lado, compreender as dinâmicas e fatores internos às escolas da rede municipal de Guarulhos, de modo simultâneo e articulado, incidir positivamente na melhoria das oportunidades educacionais em Língua Portuguesa, por meio do incremento da reflexão, proposição e sistematização de práticas pedagógicas pelos professores alfabetizadores e de Língua Portuguesa. Trata-se de um projeto de extensão que se orienta para ação e adota a abordagem da pesquisa-ação colaborativa, propondo compromissos entre docentes, gestores escolares e pesquisadores em relação à adoção de novos modos de ação. O projeto concentra-se no plano metodológico e na didática de Língua Portuguesa para turmas de 1º ao 6º ano (ciclo de alfabetização e interdisciplinar nessas redes de ensino) e propõe-se a reduzir disparidades quanto ao aprendizado da língua escrita e seus usos sociais.

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira, Cláudia Lemos Vóvio

      Desde 2020

    • Programa de Residência Pedagógica - CAPES - Subprojeto Alfabetização

      O presente projeto destina-se à formação de graduandos/as da Pedagogia e de professores/as alfabetizadores/as de escolas públicas, de modo a articular conhecimento teórico e prática, a partir do cotidiano vivenciado nas escolas-campo. Seu foco concentra-se no plano metodológico e na didática de ensino inicial da leitura e da escrita (alfabetização), com base nos novos Estudos do Letramento, no Interacionismo em articulação com a Linguística Textual, nos Conhecimentos Linguísticos (fonêmico e fonológico) e Sistema Ortográfico, tendo o/a professor/a como ator responsável por instanciar um sistema didático voltado ao processo de ensino e aprendizagem das crianças. Atua, de modo articulado, com a inclusão escolar de alunos surdos que contam com a Língua Brasileira de sinais (Libras) como primeira língua e o português como segunda língua. Dado o fracasso persistente da escola pública brasileira em propiciar o domínio da leitura e da escrita de forma plena, competente e fluente, pretende-se com as ações previstas no Projeto, responder a duas demandas: a) a alfabetização de todas as crianças; b) a inclusão escolar de alunos surdos. Pretende-se, a partir das ações que integram teoria e prática, incidir positivamente na melhoria das oportunidades educacionais em alfabetização e no entendimento da Libras como código linguístico de acesso ao currículo, mediante o incremento da reflexão, proposição e sistematização de práticas pedagógicas, subsidiando a formação inicial e continuada de professores/as alfabetizadores/as. Trata-se de um projeto que articula as bases científicas sobre a alfabetização, sobre a aquisição da linguagem por alunos/as surdos/as, com a realidade da escola pública, propondo compromissos em relação à adoção de novos modos de formação de professores/as alfabetizadores/as, que concorram para a equidade e a inclusão escolar.

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira, Cláudia Lemos Vóvio, Érica Aparecida Garruti de Lourenço

      2020 a 2022

    • Literatura infantil e juvenil brasileira: temas, formas, finalidades e valor histórico, cultural e estético da produção literária nos séculos XIX e XX

      O projeto tem como objetivo compreender aspectos da literatura infantil brasileira mediante a compreensão dos temas, formas, finalidades e valor histórico, cultural e estético dos livros desse gênero produzidos no país entre os séculos XIX e XX. Trata-se de uma pesquisa pautada no estudo de autores e obras que ainda se encontram inexplorados do ponto de vista da investigação acadêmico-científica ou que são comumente consideradas pela historiografia corrente como parte de uma produção literária de valor estético menor ou questionável (seja pelas marcas de vinculação a determinados projetos de escola e de sociedade, seja pelas marcas de uma produção artística na lógica da indústria cultural). Pretende-se com esse projeto: propor análise de livros de literatura infantil brasileira, a fim de se compreender aspectos ainda não tocados pela produção sobre esse gênero; promover a compreensão do sentido estético das obras produzidas entre os séculos XIX e XX na sua relação com determinadas concepções de infância, sociedade e de leitura; contribuir para o levantamento dos diferentes tipos de livros que circularam e/ou ?funcionaram? como literatura infantil e juvenil no país; promover a formação de pesquisadores interessados no estudo da história desse gênero literário; e colaborar para o desenvolvimento de pesquisas correlatas. Para o desenvolvimento deste projeto de pesquisa tem-se com fundamento as contribuições da História Cultural, especialmente a História do Livro e das Edições, e a Análise do Discurso, mediante o uso de procedimentos, como: localização, recuperação, reunião, seleção, ordenação e análise da configuração textual de livros que integram o patrimônio histórico da literatura infantil e juvenil brasileira e de outras fontes documentais que possibilitem (re)pensar a história desse gênero. Devido a amplitude das possibilidades investigativas com relação à produção de livros de literatura infantil e juvenil, a pesquisa tem como base privilegiada, mas não restrita, o acervo da Biblioteca Infantil do Instituto de Educação ?Caetano de Campos?, biblioteca essa criada em 1925 e que se pretendeu exemplar na constituição de bibliotecas infantis e escolares por estar vinculada a uma das principais instituições de formação de professores do país. Para se consolidar o objetivo deste projeto, vinculam-se a ele pesquisas individuais de autoria dos integrantes da equipe executora, todas associadas à temática, ao objetivo geral e às opções teórico-metodológicas aqui delimitados.

      2018 a 2022

    • O ensino de língua e de literatura em perspectiva histórica (séculos XX e XXI): prescrições práticas, materiais didáticos, projetos político-educacionais e saberes em circulação

      Este projeto de pesquisa consiste numa investigação de abordagem histórica sobre as tematizações, normatizações e concretizações relativas ao ensinar e aprender língua portuguesa e literatura no Brasil, a partir da instauração da República. A pesquisa objetiva contribuir para a produção de uma história do ensino de língua portuguesa e de literatura na escolarização brasileira, centrando-se em aspectos ainda inexplorados dessa história mediante quatro eixos temáticos e investigativos: o das prescrições curriculares e metodológicas; o da produção, circulação e utilização de materiais didáticos destinados aos diferentes níveis e modalidades de ensino; o dos processos de elaboração e execução de projetos político-educacionais voltados ou que tangenciam a formação de usuários da língua portuguesa, como língua materna, e de leitores do texto literário; e o da circulação de saberes teóricos e pedagógicos aplicados ao campo do ensino e aprendizagem da língua e da literatura. O projeto tem como base fontes documentais produzidas no Brasil ao longo do século XX e início do século XXI e fundamenta-se nas contribuições da História Cultural e da Nova História Política, com especial atenção para a História do Livro e das Edições, História do Currículo e das Disciplinas escolares e História dos Intelectuais. A amplitude do projeto se justifica por sua composição decorrente de pesquisa individuais, produzidas por seus integrantes e coordenador, e todas elas vinculadas à temática, ao objetivo geral e à perspectiva teórico-metodológica aqui explicitados. Em diálogo direto com outros projetos de pesquisa de mesma temática, espera-se colaborar com a produção de uma análise sistemática e integradora da história do ensino e da aprendizagem da língua portuguesa e da literatura no país, incidindo, também, na formação de pesquisadores sensíveis a esse campo investigativo.

      Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira, Larissa Santos Cordeiro da Silva, Amanda Topic Ebizero, Laís Silva Cassimiro dos Santos, Mariana Delpech Fonteles, Amanda Puppim, Leandro da Silva, Elizangela Maria Esteves de Barros, Floriza Garcia

      2018 a 2022

    Universidade de São Paulo

    Atualização Lattes em 2024-06

    Processado em 2024-07-22