Fernando Rodrigues de Oliveira
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
E-Mail: fernando.oliveira13@unifesp.br
Resumo
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pós-Doutorado em História da Educação junto à Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, campus Araraquara (2019-2020). Doutor em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília, com estágio de Doutorado Sanduíche (bolsa PDSE-CAPES) junto ao Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal; Mestre em Educação pela FFC-UNESP-Marília (2010); graduado em Pedagogia pela FFC-UNESP-Marília (2009); graduado em Letras pela Faculdade da Alta Paulista (2006). Líder do NIPELL - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura. Em 2023, atuou como professor visitante junto à Université Lumière Lyon 2 (UFR des Langues), na França. Coordenador estadual do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil - LEEI, junto ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (MEC). Atua com pesquisas sobre: Literatura infantil e juvenil; Ensino de Literatura; Ensino de Língua Portuguesa; Alfabetização, Leitura e Escrita; Livro e Edições didáticas; e Culturas escolares. Coordenador Institucional do Programa de Residência Pedagógica CAPES na UNIFESP (2022-2024), tendo também atuado como coordenador do Subprojeto do curso de Pedagogia do Programa de Residência Pedagógica da CAPES / UNIFESP (2020-2022). Experiência em diferentes funções do processo avaliativo de obras literárias e didáticas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Pesquisador junto ao Ceale - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, da FaE-UFMG. É autor e organizador de livros; autor de artigos e autor de capítulos de livros.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
OLIVEIRA, F. R.;Rodrigues de Oliveira, Fernando;Oliveira, Fernando R. de
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Inglês
Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
Espanhol
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Francês
Compreende pouco, Fala pouco, Lê pouco, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Educação
História do ensino da literatura infantil nos cursos de formação de professores primários no estado de São Paulo, Brasil (1947-2003)
Orientação: Maria do Rosário Longo Mortatti
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Mestrado em Educação
O ensino da literatura infantil em 'Compêndio de literatura infantil: para o 3º ano normal' (1959), de Bárbara Vasconcelos de Carvalho
Orientação: Maria do Rosário Longo Mortatti
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
2009 a 2010
Graduação em Letras
Aspectos da Psicanálise em 'A bolsa amarela', de Lygia Bojunga Nunes
Orientação: Luciana Ferreira Leal
Faculdade da Alta Paulista
2004 a 2006
Graduação em Pedagogia
Manuais de ensino de literatura infantil no Brasil (1923-1991): autores, produção e circulação
Orientação: Maria do Rosário Longo Mortatti
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
2006 a 2010
Produção
2024
-
O ensino da língua na Corte Imperial: estudo da Grammatica Analytica e explicativa da língua portuguesa, de Ortiz e Pardal (1871) (2024)
Artigo publicado
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira; Márcia Antonia Guedes Molina
Fonte: ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE) , v. 46 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
2023
-
Magda Soares, professora e orientadora: a atuação de uma intelectual a partir da FaE/UFMG (2023)
Artigo publicado
Autores: Juliano Guerra Rocha; Fernando Rodrigues de Oliveira; Francisca Izabel Pereira Maciel
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO , v. 1 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
2022
-
Entre a Escola Nova e a Escola Básica (2022)
Artigo publicado
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 22 , p. e232 - Extrato QUALIS: A1
-
Benedito Maria Tolosa e a defesa do ensino da leitura pelo método analítico (2022)
Artigo publicado
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO , v. 18 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
-
O Ensino da Língua Portuguesa sob a Racionalidade Técnico-Instrumental: as orientações curriculares para a escola de 1º grau no estado de São Paulo (1975-1977) (2022)
Artigo publicado
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira
Fonte: CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS , v. 22 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
-
A história dos bandeirantes contada aos jovens brasileiros: um estudo de O gigante de botas (1941), de Ofélia e Narbal Fontes (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Mariana de Cássia Medrano; Fernando Rodrigues de Oliveira
Fonte: Literatura, letramento escolar e alfabetização: história & atualidade , p. 57
-
Um folclorista adapta a tradição popular para as crianças: Novas aventuras de Pedro Malasartes (1950), de Hernani Donato (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Elizangela Moraes Ferreira; Fernando Rodrigues de Oliveira
Fonte: Literatura, letramento escolar e alfabetização: história & atualidade , p. 73
-
Localizar, reunir, selecionar e ordenar: os instrumentos de pesquisa na investigação sobre História da Educação no município de São Paulo (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira
Fonte: Memórias arquivadas e o patrimônio histórico da rede municipal de São Paulo: desafios e possibilidades das pesquisas em História da Educação , p. 147
-
-
2021
-
-
QUACKENBOS COMO ANTÍDOTO A ORTIZ & PARDAL: O ENSINO DA GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO PARECER DE RUY BARBOSA, 1882 (2021)
Artigo publicado
Autores: Mirian Jorge Warde; Fernando Rodrigues de Oliveira
Fonte: EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE) , v. 37 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
2020
-
A implentação do construtivismo em alfabetização na perspectiva de Ferreiro e Teberosky na rede municipal de ensino de São Paulo (1983-1988) (2020)
Artigo publicado
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira; Diego Benjamim Neves
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO , v. 1 , p. 172 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
2018
-
Ensino de língua materna na escola primária no advento da República: das propostas de Rui Barbosa à reforma da Instrução Pública paulista (2018)
Capítulo de livro publicado
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira
Fonte: Pesquisas em História da Educação e Linguística Aplicada: novos olhares para o ensino de línguas no Brasil , p. 15
-
2017
-
Literatura de cordel na Educação de Jovens e Adultos: reflexões e possibilidades sobre a formação de leitores (2017)
Capítulo de livro publicado
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira; Francisca Izabel Pereira Maciel
Fonte: Direitos, diversidade, práticas e experiências educativas na Educação de Jovens e Adultos , p. 85
-
-
-
-
-
2016
-
Notas para uma história do ensino da literatura infantil na formação de professores primários no Brasil e em Portugal (2016)
Artigo publicado
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira
Fonte: ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE) , v. 38 , p. 11 - Extrato QUALIS: A2
-
-
A língua como sustentáculo da nação: a reforma do ensino de língua portuguesa na escola primária paulista (1949-1950) (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira; Luciana Ferreira Leal
Fonte: XI COLUBHE: Investigar, intervir e preservar: caminhos da história da educação luso-brasileira , p. 202
-
-
2015
-
História da disciplina -literatura infantil- nos cursos de formação de professores no estado de São Paulo (1947-2003) (2015)
Artigo publicado
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira
Fonte: Revista HISTEDBR On-line , v. 14 , p. 198 - Extrato QUALIS: A3
-
-
-
COMPREENDER O PASSADO PARA REPENSAR O PRESENTE: A LITERATURA INFANTIL NA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2015)
Artigo publicado
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira
Fonte: NUANCES , v. 26 , p. 283 - Extrato QUALIS: A3
-
História do ensino da literatura infantil na formação de professores no estado de São Paulo (1947-2003) (2015)
Livro publicado ou organizado
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira
Fonte:
-
-
-
-
-
2014
-
-
-
Sujeitos da história do ensino de leitura e escrita no Brasil (2014)
Livro publicado ou organizado
Autores: Mortatti, Maria do Rosário L.; Bertoletti, Estela N. M.; Fernando Rodrigues de Oliveira; Mello, Márcia C. de Oliveira; Trevisan, Thabatha A.
Fonte:
-
-
-
-
-
-
-
-
2013
-
-
-
-
A produção de conhecimento sobre alfabetização no Brasil: reflexões a partir das teses e dissertações (2013)
Trabalhos em eventos
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira; Franciele Ruiz Pasquim
Fonte: Anais do I Congresso Brasileiro de Alfabetização e II Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita , p. 1
-
Livros recomendados para o ensino de leitura e escrita na escola primária paulista: a Comissão do Livro Didático de 1918 (2013)
Trabalhos em eventos
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira; Thabatha Aline Trevisan
Fonte: Anais do I Congresso Brasileiro de Alfabetização e II Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita , p. 1
-
2012
-
A literatura infantil na formação de professores primários no Brasil: contribuições de Bárbara V.de Carvalho (1959) e Antônio D?Ávila (1961) (2012)
Artigo publicado
Autores: Thabatha Aline Trevisan; Fernando Rodrigues de Oliveira
Fonte: REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL (PUCPR. IMPRESSO) , v. 12 , p. 359 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
-
Organização dos currículos para o ensino da literatura infantil nos cursos de formação de professores primários no estado de São Paulo, Brasil (1947-2003) (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira
Fonte: Rituais, espaços & patrimónios escolares - IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (Livro do Congresso) , p. 151
-
A instituição da disciplina Literatura infantil, nos Cursos Normais do estado de São Paulo, e a sistematização de um campo de conhecimento (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira
Fonte: Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI , p. 1
-
Organização dos currículos para o ensino da literatura infantil nos cursos de formação de professores primários no estado de São Paulo, Brasil (1947-2003) (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira
Fonte: Atas do IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação , p. 4493
-
-
-
-
2011
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Compêndio de literatura infantil (1959), by Bárbara V. de Carvalho, and the dissemination of teaching practices of childrens literature in the Normal Courses of State of São Paulo, Brazil (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira
Fonte: 33 International Standing Conference for the History of Education , p. 1
-
Compêndio de literatura infantil (1959), by Bárbara V. de Carvalho, and the dissemination of teaching practices of childrens literature in the Normal Courses of State of São Paulo, Brazil (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira
Fonte: 33 International Standing Conference for the History of Education , p. 181
-
2010
-
A concepção de ensino da literatura infantil para a formação de professores primários no Brasil segundo Bárbara V. de Carvalho (1959) (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira
Fonte: Resumos e Textos completos do VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação , p. 1
-
-
-
-
-
2009
-
-
-
Manuais para a formação de professores primários (1940-1960) e a conformação de práticas do ensino da leitura e escrita no Brasil (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria do Rosário Longo Mortatti; Thabatha Aline Trevisan; Fernando Rodrigues de Oliveira; Gizelma Guimarães Pereira Sales
Fonte: II Seminário Lihed: resumo das exposições , p. 1
-
Manuais para a formação de professores primários (1940-1960) e a conformação de práticas de ensino de leitura e escrita no Brasil (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria do Rosário Longo Mortatti; Thabatha Aline Trevisan; Fernando Rodrigues de Oliveira; Gizelma Guimarães Pereira Sales
Fonte: II Livro do Lihed , p. 163
-
-
-
-
2008
2007
Atuações
Fundação Carlos Alberto Vanzolini
E. E. Maestro Nelson de Castro
-
Professor de Educação Básica I
2007 a 2008
-
Professor PEB II
2011 a 2011
-
Professor de Educação Básica I
2008 a 2008
-
Professor de Educação Básica I e II
2009 a 2009
FACULDADES FACCAT
-
2011 a 2016
Grupo Seletivo de Ensino - Sistema Anglo
-
Professor de Ensino Fundamental e Médio
2014 a 2016
Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"
-
Bolsista PROEX - Professor de Literatura CAUM
Bolsista
2007 a 2007
-
Bolsista de Iniciação Científica
Bolsista
2008 a 2009
-
Bolsista de Mestrado - FAPESP
Mestrado em Educação
2009 a 2010
-
Bolsista de Doutorado - FAPESP
Doutorado em Educação
2011 a 2014
-
Professor Substituto
2014 a 2014
-
Professor Voluntário do CAUM
Professor Voluntário
2010 a 2010
-
Professor Substituto
2015 a 2016
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa
-
Programa Intercalar de Doutoramento (DSW)
Bolsista CAPES
2013 a 2014
Instituto Nacional de Pós-graduação, Pesquisa e Educação Continuada
-
Professor de Pós-Graduação
Professor Horista
2014 a 2014
Ensino Qualis - Sistema Poliedro
-
Professor
Professor Horista
2015 a 2016
Universidade Federal de Minas Gerais
-
Professor Adjunto
2016 a 2016
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto
Desde 2016
Associação Brasileira de Alfabetização
-
Membro da Diretoria
Membro da Diretoria
Desde 2017
Revista Brasileira de Alfabetização
-
Membro de corpo editorial
Desde 2020
Olhares - Revista do Departamento de Educação da Unifesp
-
Membro de corpo editorial
Desde 2017
Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP
-
Membro de corpo editorial
2020 a 2022
Universidade Virtual do Estado de São Paulo
-
Contrato temporário
Professor Conteudista
2022 a 2023
Universidade de São Paulo
-
Editor da Revista Educação Pesquisa - FEUSP
Editor de periódico
2020 a 2022
Université de Lyon
-
Professor Visitante
2023 a 2023
Ensino
Orientações e supervisões
Supervisão de pós-doutorado em andamento
Tese de doutorado em andamento
-
Laís Silva Cassimiro dos Santos
A especialização editorial no mercado de livros para crianças: o caso da Melhoramentos
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
História da alfabetização de crianças negras: "a minha, até aqui, tem sido preta" (título provisório)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Leituras que educam, agradam, formam o gosto e distraem sem inquietar: um estudo da produção literária e educativa de Anália Franco (1853 a 1919). (título provisório)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
A presença do texto literário na coleção didática ?Aprender juntos?: uma análise de perspectiva histórica (2010-2023)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
A trajetória de Charles H. Thompson como editor do Journal of Negro Education (1932-1963)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
O método da fonação condicionada e repetida de Iracema Meireles e Eloisa Meireles: uma contribuição à história da alfabetização no Brasil
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
Virgínia Mele Da Silva Lefèvre (1907-1987): contribuições de uma intelectual para a história da literatura infantil brasileira
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado em andamento
-
Elizangela Maria Esteves de Barros
A literatura infantil de Maria José Dupré (1905-1984):um projeto literário de sucesso
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Instruir e divertir: a estética literária das primeiras obras destinadas ao público infantil e juvenil, de Lúcia Machado de Almeida
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Tese de doutorado concluídas
-
Culturas escolares: legislação, materialidades e práticas nas escolas paulistas oitocentistas (1822-1889)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
Dissertação de mestrado concluídas
-
A Biblioteca Infantil ?Caetano de Campos?: organização, funcionamento e ações pedagógicas (1925-1978)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Elias Moraes dos Santos Junior
A arte de manifestar os afetos da alma: os livros didáticos para a educação musical na formação do professor de música (1889 - 1920)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Geni Guimarães: voz negra na literatura infantil e juvenil (1989-2019)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Larissa Santos Cordeiro da Silva
Mulheres escritoras: um panorama da autoria feminina na literatura infantil brasileira (1881-1970)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Laís Silva Cassimiro dos Santos
Nelly Novaes Coelho (1922-2017): uma intelectual no campo da literatura infantil e juvenil
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Vanessa do Nascimento Vicentini
A Leitura Dirigida por Fichas no Ensino de Primeiro Grau no Município de São Paulo: o Programa Escola - Biblioteca (1972 - 1983).
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
'Aos meninos do Brasil': a estética literária para crianças em 'Histórias da velha Totônia', de José Lins do Rego (1936)
Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
O construtivismo em alfabetização na rede municipal de ensino de São Paulo (1985-1996)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Membro titular da Comissão do Curso de Pedagogia
Campus Guarulhos
Comissão de Curso
-
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia
Campus Guarulhos
Departamento de Educação
-
Coordenador da Modalidade Educação Infantil do Programa de Residência Pedagógica
Campus Guarulhos
Departamento de Educação
-
Presidente da Câmara de Graduação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Unifesp-Guarulhos
Campus Guarulhos
Câmara de Graduação
-
Coordenador Institucional do Programa de Residência Pedagógica da CAPES
Pro-Reitoria de Graduação
-
Coordenador do Curso de Pedagogia
Campus Guarulhos
Departamento de Educação
Associação Brasileira de Alfabetização
-
Representação da Região Sudeste na Diretoria - Suplente
Diretoria ABAlf
-
Conselho Fiscal da Diretoria - Titular
Diretoria Abalf
-
Secretário
Diretoria Abalf
Pesquisa
FACULDADES FACCAT
Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"
-
História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil
Em decorrência das atividades do Programa de Pesquisa e do Grupo de Pesquisa "História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil", ambos em funcionamento desde 1994, e visando a contribuir para a produção de uma história desse ensino, elaborou-se, em 1995, este projeto integrado de pesquisa, cujo objetivo é produzir uma história do ensino de língua e literatura no Brasil, elegendo como objetos de investigação aspectos pontuais, no âmbito de cada uma das cinco linhas de pesquisa em que se subdivide a temática geral, com base em fontes documentais produzidas por brasileiros, desde o período colonial brasileiro até os dias atuais, com ênfase na situação do estado de São Paulo, a partir do final do século XIX. Tais opções justificam-se pelo fato de que são ainda escassas as que abordam, de uma perspectiva histórica e lastreadas em fontes documentais, o ensino de língua e literatura, nos níveis de ensino e período histórico aqui proposto. A equipe executora é constituída de pesquisadores e estudantes, além da coordenadora, todos desenvolvendo projetos de pesquisa individuais, vinculados à temática geral e ao método de abordagem proposto. E, devido a suas características e dinâmica de funcionamento, este projeto integrado de pesquisa tem duração prevista para um período relativamente longo, comportando cronograma relativamente aberto, organizado em etapas trienais, cada uma delas, por sua vez, comportando seis etapas semestrais. Até o ano de 2012 foram concluídas sete etapas trienais, correspondentes aos seguintes períodos: 1995-1997 (I); 1998-2000 (II); 2001-2003 (III); 2004-2006 (IV); 2007-2009 (V); 2010-2012 (VI); 2013-2015. Como principais resultados, foram e serão concluídos trabalhos acadêmicos de graduação, especialização, mestrado e doutorado assim como foram e serão publicados livros, capítulos, artigos e trabalhos resultantes de apresentação em eventos.
2016 a 2019
-
História do ensino da literatura infantil nos cursos de formação de professores primários no estado de São Paulo, Brasil (1943-1981)
Nesse projeto de pesquisa, apresentam-se etapas para o desenvolvimento de pesquisa de Doutorado em Educação vinculada ao Grupo de Pesquisa e aos Projetos Integrados de Pesquisa ?História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil?, coordenado por Maria do Rosário Longo Mortatti. Com os objetivos de contribuir para a produção uma história do ensino de língua e literatura no Brasil e de contribuir para a compreensão da história do ensino da literatura infantil, no Brasil, e de aspectos não explorados sobre a história da formação de professores, enfocam-se, neste projeto, aspectos relacionados ao ?ensinar a ensinar? literatura infantil nos cursos de formação de professores primários no estado de São Paulo, no período compreendido entre 1947 e 2003, data, respectivamente, da primeira e da última vez que se constata a presença da matéria/disciplina ?literatura infantil? nos programas de ensino dos cursos de formação de professores primários no estado de São Paulo. Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio da utilização dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e leitura de bibliografia especializada, vem-se reunindo referências de diferentes tipos de textos relacionados ao ensino da literatura infantil no estado de São Paulo. Dentre os textos localizados, serão selecionados os mais representativos em relação aos objetivos da pesquisa, para serem analisados de acordo com o método de análise da configuração textual. Até o momento, os resultados parciais da pesquisa tem propiciado compreender aspectos importantes da história do ensino da literatura infantil no Brasil, em especial nos cursos de formação de professores primários no estado de São Paulo.
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira, Maria do Rosário Longo Mortatti, Thabatha Aline Trevisan, Franciele Ruiz Pasquim, Vivianny Bessão de Assis
2011 a 2014
-
O ensino da literatura infantil em 'Compêndio de literatura infantil: para o 3º. ano normal' (1959), de Bárbara Vasconcelos de Carvalho
Esse projeto de pesquisa de Mestrado em Educação vincula-se às linhas ?Literatura infantil e juvenil? e ?Formação de professores? do Grupo de Pesquisa e dos Projetos Integrados de Pesquisa ?História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil? ?Bibliografia brasileira sobre história do ensino de língua e literatura no Brasil (2003-2011) (CNPq), todos coordenados por Maria do Rosário Longo Mortatti. Com o objetivo de contribuir para a produção de uma história do ensino de língua e literatura no Brasil e contribuir para a compreensão da história da formação de professores e do ensino da literatura infantil no Brasil, enfoca-se, nesse projeto, a proposta para o ensino da literatura infantil apresentada em Compêndio de literatura infantil: para o 3º. ano normal (1959), de Bárbara Vasconcelos de Carvalho (1915-2008), publicado pela Companhia Editora Nacional (SP). Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e leitura de bibliografia especializada, elaborou-se instrumento de pesquisa contendo a bibliografia de e sobre Bárbara Vasconcelos de Carvalho e analisou-se a configuração textual desse manual de ensino, a qual consistiu em enfocar os diferentes aspectos constitutivos de seu sentido. Essa análise possibilitou concluir que, nesse manual, encontra-se um conjunto de saberes relativos à literatura infantil considerados necessários para a formação do professor primário, no momento histórico em que foi publicado e utilizado; esses saberes foram sendo gradativamente estruturados de acordo com os programas oficiais de ensino, contribuindo para a constituição da literatura infantil como disciplina dos cursos de formação de professores primários no Brasil.
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira
2009 a 2010
-
Bibliografia Brasileira sobre História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil (2003-2011)- BBHELLB
Como decorrência das atividades do Grupo de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil e visando a contribuir para a produção de uma história desse ensino assim como para subsidiar pesquisas históricas sobre o tema, objetiva-se com este projeto de pesquisa dar continuidade ao projeto de pesquisa Ensino de língua e literatura no Brasil: repertório documental republicano , desenvolvido entre 1999 e 2003, com apoio e auxílio CNPq e auxílio FAPESP. Do desenvolvimento desse projeto resultou documento contendo um total de 2025 referências bibliográficas de documentos escritos impressos e/ou publicados, produzidos por autores brasileiros, entre 1874 e 2002, e relativos a cada uma das cinco linhas de pesquisa em que se subdivide o tema ensino de língua e literatura no Brasil . No presente projeto, objetiva-se, portanto, elaborar uma obra de referência contendo: introdução; nota metodológica; relação de referências bibliográficas relativas a cada linha de pesquisa do GPHELLB e produzidas por brasileiros entre 2003 e 2011 (ano previsto para o encerramento da pesquisa aqui proposta); e relação de instituições e sites consultados. Como principais resultados, serão concluídos trabalhos acadêmicos em nível de graduação, especialização, mestrado e doutorado assim como serão publicados livros, capítulos e artigos, além da apresentação de trabalhos em eventos nacionais e internacionais, com a publicação dos respectivos resumos e textos completos em anais desses eventos
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira
2009 a 2011
-
História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil - HELLB V
Em decorrência das atividades do Programa de Pesquisa e do Grupo de Pesquisa "História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil", ambos em funcionamento desde 1994, e visando a contribuir para a produção de uma história desse ensino, elaborou-se, em 1995, este projeto integrado de pesquisa, cujo objetivo é produzir uma história do ensino de língua e literatura no Brasil, elegendo como objetos de investigação aspectos pontuais, no âmbito de cada uma das cinco linhas de pesquisa em que se subdivide a temática geral, com base em fontes documentais produzidas por brasileiros, desde o período colonial brasileiro até os dias atuais, com ênfase na situação do estado de São Paulo, a partir do final do século XIX. Tais opções justificam-se pelo fato de que são ainda escassas as que abordam, de uma perspectiva histórica e lastreadas em fontes documentais, o ensino de língua e literatura, nos níveis de ensino e período histórico aqui proposto. A equipe executora é constituída de pesquisadores e estudantes, além da coordenadora, todos desenvolvendo projetos de pesquisa individuais, vinculados à temática geral e ao método de abordagem proposto. E, devido a suas características e dinâmica de funcionamento, este projeto integrado de pesquisa tem duração prevista para um período relativamente longo, comportando cronograma relativamente aberto, organizado em etapas trienais, cada uma delas, por sua vez, comportando seis etapas semestrais. Até o ano de 2006 foram concluídas quatro etapas trienais, correspondentes aos seguintes períodos: 1995-1997 (I); 1998-2000 (II); 2001-2003 (III); 2004-2006 (IV). Neste projeto, propõem-se, como continuidade, outras três etapas trienais: 2007-2009 (V); 2010-2012 (VI); 2013-2015 (VII). Como principais resultados, foram e serão concluídos trabalhos acadêmicos de graduação, especialização, mestrado e doutorado assim como foram e serão publicados livros, capítulos, artigos e trabalhos resultantes de apresentação em eventos
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira, Maria do Rosário Longo Mortatti, Thabatha Aline Trevisan, Gizelma Guimarães Pereira Sales, Franciele Ruiz Pasquim, Cyntia Grizzo Messenberg, Bárbara Cortella Pereira, Márcia Cristina de Oliveira Mello, Rosane Michelli de Castro, Angélica Pall Oriani, Leoneide Maria Brito Martins, Estela Natalina Mantovani Bertoletti, Monalisa Renata Gazoli, Rosimeiri Darc Cardoso, Luzia de Fátima Paula
2007 a 2009
-
História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil - HELLB VI
Em decorrência das atividades do Programa de Pesquisa e do Grupo de Pesquisa "História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil", ambos em funcionamento desde 1994, e visando a contribuir para a produção de uma história desse ensino, elaborou-se, em 1995, este projeto integrado de pesquisa, cujo objetivo é produzir uma história do ensino de língua e literatura no Brasil, elegendo como objetos de investigação aspectos pontuais, no âmbito de cada uma das cinco linhas de pesquisa em que se subdivide a temática geral, com base em fontes documentais produzidas por brasileiros, desde o período colonial brasileiro até os dias atuais, com ênfase na situação do estado de São Paulo, a partir do final do século XIX. Tais opções justificam-se pelo fato de que são ainda escassas as que abordam, de uma perspectiva histórica e lastreadas em fontes documentais, o ensino de língua e literatura, nos níveis de ensino e período histórico aqui proposto. A equipe executora é constituída de pesquisadores e estudantes, além da coordenadora, todos desenvolvendo projetos de pesquisa individuais, vinculados à temática geral e ao método de abordagem proposto. E, devido a suas características e dinâmica de funcionamento, este projeto integrado de pesquisa tem duração prevista para um período relativamente longo, comportando cronograma relativamente aberto, organizado em etapas trienais, cada uma delas, por sua vez, comportando seis etapas semestrais. Até o ano de 2009 foram concluídas cinco etapas trienais, correspondentes aos seguintes períodos: 1995-1997 (I); 1998-2000 (II); 2001-2003 (III); 2004-2006 (IV); 2007-2009 (V). Neste projeto, propõem-se, como continuidade, outras três etapas trienais: 2010-2012 (VI); 2013-2015 (VII); 2016-2018 (VIII). Como principais resultados, foram e serão concluídos trabalhos acadêmicos de graduação, especialização, mestrado e doutorado assim como foram e serão publicados livros, capítulos, artigos e trabalhos resultantes de apresentação em eventos
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira, Maria do Rosário Longo Mortatti, Thabatha Aline Trevisan, Gizelma Guimarães Pereira Sales, Franciele Ruiz Pasquim, Cyntia Grizzo Messenberg, Bárbara Cortella Pereira, Agnes Iara Domingos Moraes, Angélica Pall Oriani, Leoneide Maria Brito Martins, Monalisa Renata Gazoli, Rosimeiri Darc Cardoso, Luzia de Fátima Paula, Luana Grazielle dos Santos
2010 a 2012
-
História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil - HELLB VII
Em decorrência das atividades do Programa de Pesquisa e do Grupo de Pesquisa "História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil", ambos em funcionamento desde 1994, e visando a contribuir para a produção de uma história desse ensino, elaborou-se, em 1995, este projeto integrado de pesquisa, cujo objetivo é produzir uma história do ensino de língua e literatura no Brasil, elegendo como objetos de investigação aspectos pontuais, no âmbito de cada uma das cinco linhas de pesquisa em que se subdivide a temática geral, com base em fontes documentais produzidas por brasileiros, desde o período colonial brasileiro até os dias atuais, com ênfase na situação do estado de São Paulo, a partir do final do século XIX. Tais opções justificam-se pelo fato de que são ainda escassas as que abordam, de uma perspectiva histórica e lastreadas em fontes documentais, o ensino de língua e literatura, nos níveis de ensino e período histórico aqui proposto. A equipe executora é constituída de pesquisadores e estudantes, além da coordenadora, todos desenvolvendo projetos de pesquisa individuais, vinculados à temática geral e ao método de abordagem proposto. E, devido a suas características e dinâmica de funcionamento, este projeto integrado de pesquisa tem duração prevista para um período relativamente longo, comportando cronograma relativamente aberto, organizado em etapas trienais, cada uma delas, por sua vez, comportando seis etapas semestrais. Até o ano de 2012 foram concluídas seis etapas trienais, correspondentes aos seguintes períodos: 1995-1997 (I); 1998-2000 (II); 2001-2003 (III); 2004-2006 (IV); 2007-2009 (V); 2010-2012 (VI). Como principais resultados, foram e serão concluídos trabalhos acadêmicos de graduação, especialização, mestrado e doutorado assim como foram e serão publicados livros, capítulos, artigos e trabalhos resultantes de apresentação em eventos.
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira, Maria do Rosário Longo Mortatti, Gizelma Guimarães Pereira Sales, Franciele Ruiz Pasquim, Cyntia Grizzo Messenberg, Bárbara Cortella Pereira, Angélica Pall Oriani, Thabatha Aline Trevisan
2013 a 2015
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de São Paulo
-
Métodos, materiais e práticas de ensino: estudos em história das culturas escolares
Decorrente das atividades do NIPELL (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura) e de dois projetos de pesquisa desenvolvidos entre 2018 e 2022 ("O ensino de língua e de literatura em perspectiva histórica (séculos XX e XXI): prescrições práticas, materiais didáticos, projetos político-educacionais e saberes em circulação" e "Literatura infantil e juvenil brasileira: temas, formas, finalidades e valor histórico, cultural e estético da produção literária nos séculos XIX e XX") este Projeto Integrado de Pesquisa se destina à investigação de abordagem histórica sobre os métodos, os materiais didáticos e as práticas de ensino, com especial atenção para o ensino de língua e de literatura, na escolarização formação de crianças e jovens entre os séculos XIX e XX. Objetiva-se contribuir para os estudos em história das culturas escolares a partir de quatro eixos temáticos: prescrições curriculares e metodológicas; produção, circulação e utilização de materiais didáticos; propostas e projetos político-educacionais; e circulação de saberes teóricos e pedagógicos para a educação elementar/básica. Do ponto de vista teórico-metodológico, este Projeto Integrado de Pesquisa se pauta nas contribuições da Nova História Cultural, a partir de procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção, ordenação e análise da configuração textual de fontes documentais. Dada a amplitude deste Projeto Integrado de Pesquisa, prevê-se o seu desenvolvimento em etapas quadrienais, mediante a integração de pesquisas em nível de Iniciação Científica, de Mestrado, de Doutorado e de Pós-Doutorado vinculadas ao NIPELL. Espera-se, portanto, contribuir de maneira integradora e sistemática com o conhecimento já acumulado sobre a história da cultura escolar no Brasil, favorecendo também a formação de novos pesquisadores no campo da História da Educação e o desenvolvimento de pesquisas com temas correlatos.
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira, Maria do Rosário Longo Mortatti, Franciele Ruiz Pasquim, Vivanny Bessão de Assis, Laís Silva Casimiro dos Santos, Ana Paula Lopes Galante, Karina Cássia Oliveira Reis, Ingrid Torquato Oliveira, Janaína Rédua Madeira Barão, Fernando Rodrigues de Oliveira, Larissa Santos Cordeiro da Silva, Amanda Topic Ebizero, Diego Benjamim Neves, Bruno Marini Bruneri, Eduardo Bezerra de Souza, Glauber Machado, Laís Silva Cassimiro dos Santos, Mariana Delpech Fonteles, Amanda Puppim, Leandro da Silva, Elizangela Maria Esteves de Barros, Floriza Garcia, Elias Moraes dos Santos Junior
Desde 2023
-
Por uma História revisitada da Literatura Infantil brasileira (séculos XIX e XX)
O projeto tem como objetivo central revisitar aspectos da história da literatura infantil brasileira, entre o final do século XIX e década de 70 do século XX, de modo a compreender as características marcantes de seu desenvolvimento não apenas como fenômeno artístico-literário, mas também como fenômeno cultural e educacional intimamente ligado aos processos de aculturação em massa. Tem como base os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa em História, mediante uso dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção, ordenação e análise de fontes documentais relacionadas à produção literária para crianças em circulação no Brasil no período enfocado. Pretende-se realizar levantamento desses livros, cotejar aspectos relativos à sua constituição, analisar as obras mais representativas dessa história revisitada e disponibilizar instrumento de pesquisa para pesquisas correlatas.
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira, Franciele Ruiz Pasquim, Renata Marcílio Cândido, Larissa Santos Cordeiro da Silva, Amanda Topic Ebizero, Eduardo Bezerra de Souza, Laís Silva Cassimiro dos Santos, Amanda Puppim, Leandro da Silva
Desde 2023
-
LINGUALAB - Laboratório de produção e implementação de dispositivos didáticos para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica
O presente projeto de extensão universitária tem por finalidade a implementação do laboratório de produção de dispositivos didáticos para o ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, denominado LINGUALAB, no âmbito da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos, voltado à reflexão e proposição de soluções para o problema persistente do fracasso da escola em ensinar língua portuguesa e proporcionar a todas as crianças o desenvolvimento e domínio de competências leitoras, produtoras de texto e linguísticas. Conforme apontam pesquisas e avaliações em larga escala sobre proficiência em leitura e escrita no Brasil, parcela significativa dos alunos apresentam níveis de proficiência abaixo dos esperados para os anos/ciclo em que estão e ?carregam? na escolarização dificuldades em relação ao domínio da modalidade escrita da língua e à participação autônoma em práticas de leitura e de escrita. Em face disso, este projeto de extensão pretende, de um lado, compreender as dinâmicas e fatores internos às escolas da rede municipal de Guarulhos, de modo simultâneo e articulado, incidir positivamente na melhoria das oportunidades educacionais em Língua Portuguesa, por meio do incremento da reflexão, proposição e sistematização de práticas pedagógicas pelos professores alfabetizadores e de Língua Portuguesa. Trata-se de um projeto de extensão que se orienta para ação e adota a abordagem da pesquisa-ação colaborativa, propondo compromissos entre docentes, gestores escolares e pesquisadores em relação à adoção de novos modos de ação. O projeto concentra-se no plano metodológico e na didática de Língua Portuguesa para turmas de 1º ao 6º ano (ciclo de alfabetização e interdisciplinar nessas redes de ensino) e propõe-se a reduzir disparidades quanto ao aprendizado da língua escrita e seus usos sociais.
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira, Cláudia Lemos Vóvio
Desde 2020
-
Programa de Residência Pedagógica - CAPES - Subprojeto Alfabetização
O presente projeto destina-se à formação de graduandos/as da Pedagogia e de professores/as alfabetizadores/as de escolas públicas, de modo a articular conhecimento teórico e prática, a partir do cotidiano vivenciado nas escolas-campo. Seu foco concentra-se no plano metodológico e na didática de ensino inicial da leitura e da escrita (alfabetização), com base nos novos Estudos do Letramento, no Interacionismo em articulação com a Linguística Textual, nos Conhecimentos Linguísticos (fonêmico e fonológico) e Sistema Ortográfico, tendo o/a professor/a como ator responsável por instanciar um sistema didático voltado ao processo de ensino e aprendizagem das crianças. Atua, de modo articulado, com a inclusão escolar de alunos surdos que contam com a Língua Brasileira de sinais (Libras) como primeira língua e o português como segunda língua. Dado o fracasso persistente da escola pública brasileira em propiciar o domínio da leitura e da escrita de forma plena, competente e fluente, pretende-se com as ações previstas no Projeto, responder a duas demandas: a) a alfabetização de todas as crianças; b) a inclusão escolar de alunos surdos. Pretende-se, a partir das ações que integram teoria e prática, incidir positivamente na melhoria das oportunidades educacionais em alfabetização e no entendimento da Libras como código linguístico de acesso ao currículo, mediante o incremento da reflexão, proposição e sistematização de práticas pedagógicas, subsidiando a formação inicial e continuada de professores/as alfabetizadores/as. Trata-se de um projeto que articula as bases científicas sobre a alfabetização, sobre a aquisição da linguagem por alunos/as surdos/as, com a realidade da escola pública, propondo compromissos em relação à adoção de novos modos de formação de professores/as alfabetizadores/as, que concorram para a equidade e a inclusão escolar.
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira, Cláudia Lemos Vóvio, Érica Aparecida Garruti de Lourenço
2020 a 2022
-
Literatura infantil e juvenil brasileira: temas, formas, finalidades e valor histórico, cultural e estético da produção literária nos séculos XIX e XX
O projeto tem como objetivo compreender aspectos da literatura infantil brasileira mediante a compreensão dos temas, formas, finalidades e valor histórico, cultural e estético dos livros desse gênero produzidos no país entre os séculos XIX e XX. Trata-se de uma pesquisa pautada no estudo de autores e obras que ainda se encontram inexplorados do ponto de vista da investigação acadêmico-científica ou que são comumente consideradas pela historiografia corrente como parte de uma produção literária de valor estético menor ou questionável (seja pelas marcas de vinculação a determinados projetos de escola e de sociedade, seja pelas marcas de uma produção artística na lógica da indústria cultural). Pretende-se com esse projeto: propor análise de livros de literatura infantil brasileira, a fim de se compreender aspectos ainda não tocados pela produção sobre esse gênero; promover a compreensão do sentido estético das obras produzidas entre os séculos XIX e XX na sua relação com determinadas concepções de infância, sociedade e de leitura; contribuir para o levantamento dos diferentes tipos de livros que circularam e/ou ?funcionaram? como literatura infantil e juvenil no país; promover a formação de pesquisadores interessados no estudo da história desse gênero literário; e colaborar para o desenvolvimento de pesquisas correlatas. Para o desenvolvimento deste projeto de pesquisa tem-se com fundamento as contribuições da História Cultural, especialmente a História do Livro e das Edições, e a Análise do Discurso, mediante o uso de procedimentos, como: localização, recuperação, reunião, seleção, ordenação e análise da configuração textual de livros que integram o patrimônio histórico da literatura infantil e juvenil brasileira e de outras fontes documentais que possibilitem (re)pensar a história desse gênero. Devido a amplitude das possibilidades investigativas com relação à produção de livros de literatura infantil e juvenil, a pesquisa tem como base privilegiada, mas não restrita, o acervo da Biblioteca Infantil do Instituto de Educação ?Caetano de Campos?, biblioteca essa criada em 1925 e que se pretendeu exemplar na constituição de bibliotecas infantis e escolares por estar vinculada a uma das principais instituições de formação de professores do país. Para se consolidar o objetivo deste projeto, vinculam-se a ele pesquisas individuais de autoria dos integrantes da equipe executora, todas associadas à temática, ao objetivo geral e às opções teórico-metodológicas aqui delimitados.
2018 a 2022
-
O ensino de língua e de literatura em perspectiva histórica (séculos XX e XXI): prescrições práticas, materiais didáticos, projetos político-educacionais e saberes em circulação
Este projeto de pesquisa consiste numa investigação de abordagem histórica sobre as tematizações, normatizações e concretizações relativas ao ensinar e aprender língua portuguesa e literatura no Brasil, a partir da instauração da República. A pesquisa objetiva contribuir para a produção de uma história do ensino de língua portuguesa e de literatura na escolarização brasileira, centrando-se em aspectos ainda inexplorados dessa história mediante quatro eixos temáticos e investigativos: o das prescrições curriculares e metodológicas; o da produção, circulação e utilização de materiais didáticos destinados aos diferentes níveis e modalidades de ensino; o dos processos de elaboração e execução de projetos político-educacionais voltados ou que tangenciam a formação de usuários da língua portuguesa, como língua materna, e de leitores do texto literário; e o da circulação de saberes teóricos e pedagógicos aplicados ao campo do ensino e aprendizagem da língua e da literatura. O projeto tem como base fontes documentais produzidas no Brasil ao longo do século XX e início do século XXI e fundamenta-se nas contribuições da História Cultural e da Nova História Política, com especial atenção para a História do Livro e das Edições, História do Currículo e das Disciplinas escolares e História dos Intelectuais. A amplitude do projeto se justifica por sua composição decorrente de pesquisa individuais, produzidas por seus integrantes e coordenador, e todas elas vinculadas à temática, ao objetivo geral e à perspectiva teórico-metodológica aqui explicitados. Em diálogo direto com outros projetos de pesquisa de mesma temática, espera-se colaborar com a produção de uma análise sistemática e integradora da história do ensino e da aprendizagem da língua portuguesa e da literatura no país, incidindo, também, na formação de pesquisadores sensíveis a esse campo investigativo.
Autores: Fernando Rodrigues de Oliveira, Larissa Santos Cordeiro da Silva, Amanda Topic Ebizero, Laís Silva Cassimiro dos Santos, Mariana Delpech Fonteles, Amanda Puppim, Leandro da Silva, Elizangela Maria Esteves de Barros, Floriza Garcia
2018 a 2022
Universidade de São Paulo
Atualização Lattes em 2024-06
Processado em 2024-07-22