Henry Martin Burnett Junior nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Filosofia

E-Mail: henry.burnett@unifesp.br


104
29
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Professor livre-docente do Departamento de Filosofia da UNIFESP. Graduação em Filosofia pela UFPA (1997). Mestrado e Doutorado em Filosofia pela UNICAMP (2000 e 2004) - com estágio de pesquisa na Universidade de Leipzig/Alemanha (2003-4). Pós-Doutorado pela USP (2006). Pós-doutorado no CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical) (Portugal, 2013-2014), Pós-doutorado pela Universität Leipzig (2015-2016). Pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa (2024). Atua nas áreas de Estética, História Cultural e Fundamentos e Crítica das Artes. Publicou Cinco prefácios para cinco livros escritos: uma autobiografia filosófica de Nietzsche (Belo Horizonte: Tessitura Editora, 2008); Nietzsche, Adorno e um pouquinho de Brasil (São Paulo: Unifesp, 2011); Para ler O nascimento da tragédia de Nietzsche (São Paulo: Loyola, 2012), Para ler O caso Wagner de Nietzsche (São Paulo: Loyola, 2018); Espelho musical do mundo (Campinas: PHI, 2021); Meio-dia (7letras, 2021) e Música só: uma travessia filosófica entre a Europa e o Brasil (Edusp, 2024, no prelo). É membro do Conselho Editorial da Editora PHI e das revistas Limiar, Anãnsi e Apoena. Integra o grupo de pesquisa Crítica e Modernidade (CRIM) da UNICAMP, é membro da Red Iberoamericana de Estudios Nietzscheanos (RIEN). Integra o corpo permanente de docentes dos PPG em Filosofia da Unifesp e da UFPa. Atualmente é pesquisador 1D do CNPq.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

BURNETT, HENRY


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Formação

  • Livre Docência

    Espelho musical do mundo: considerações sobre a canção popular do Brasil

    Estética e Filosofia da Arte

    Universidade Federal de São Paulo

    Concluído em 2018

  • Doutorado em Filosofia

    A recriação do mundo: a dimensão redentora da música na filosofia de Nietzsche

    Filosofia contemporânea

    Orientação: Oswaldo Giacoia Junior

    Universidade Estadual de Campinas

      Desde 2004

  • Mestrado em Filosofia

    Cinco Prefácio Para Cinco Livros Escritos. Nietzsche: uma autobiografia filosófica

    História da Filosofia Contemporânea

    História da Filosofia

    Orientação: Oswaldo Giacoia Junior

    Universidade Estadual de Campinas

    1998 a 2000

  • Graduação em Filosofia

    Nietzsche e o olhar sobre si mesmo: o Prefácio de 1886 ao Nascimento da Tragédia

    Orientação: Ernani Pinheiro Chaves

    Universidade Federal do Pará

    1991 a 1997

  • Produção


    2024


    • Os sertões: incipt tragoedia (2024)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Conteúdo completo

      Fonte: ARTCULTURA (UFU) , v. 25 , p. 26 - Extrato QUALIS: B1

    • A frase de Lula (2024)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: A terra é redonda


    2023


    • Ensaio de autocrítica, -ante um olhar mais velho, cem vezes mais exigente, mas não mais frio- (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Conteúdo completo

      Fonte: Cadernos Nietzsche , v. 44 , p. 77 - Extrato QUALIS: A1

    • Metafísica, Linguagem, Arte E Ciência: Ecos Nietzscheanos, Pensamentos Nacionais (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: A história nas artes , p. 93

    • A última lição de Roberto Machado (2023)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Revista Cult

    • Arrabalde, uma leitura (2023)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Revista Cult

    • Proust e as artes (2023)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Medium

    • Janio de Freitas (2023)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: A terra é redonda

    • A paciência da crítica musical (2023)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: A terra é redonda


    2022


    • Filosofia como paixão e tarefa (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Conteúdo completo

      Fonte: ARGUMENTOS: REVISTA DE FILOSOFIA (ONLINE) , v. 1 , p. 45 - Extrato QUALIS: A2

    • Metaphysics, Language, Art and Science: Nietzschean Echoes, National Thoughts (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Conteúdo completo

      Fonte: NOVOS ESTUDOS CEBRAP (ONLINE) , v. 1 , p. 83 - Extrato QUALIS: A1

    • Nara Leão (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: A terra é redonda


    2021


    • O que resta de Nietzsche ou Narizinho no espelho / What’s Left of Nietzsche or Little Nose in the Mirror (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Conteúdo completo

      Fonte: O EIXO E A RODA (UFMG) , v. 30 , p. 6 - Extrato QUALIS: A2

    • Ten (Anti-) Theses for a Brazilian Popular Musical Aesthetic (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Conteúdo completo

      Fonte: Am Journal Of Art And Media Studies , v. 1 , p. 53

    • Espelho musical do mundo (2021)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte:

    • Meio-dia (2021)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte:

    • O trem que não partiu (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Pandemia crítica: inverno 2020 , p. 52

    • 10 (anti-)teses para uma estética musical popular (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Dossiê de pesquisa do PPGFIL UFPA , p. 57

    • Obatalá (2021)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: A terra é redonda

    • Elza Soares (2021)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: a


    2020


    • A era do streaming (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 14 , p. 231 - Extrato QUALIS: A2

    • O que resta de Nietzsche ou Narizinho no espelho ? Parte II (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: ESTUDOS NIETZSCHE , v. 12 , p. 71 - Extrato QUALIS: A4

    • De Wagner a Bizet: o longo caminho de Nietzsche ao Sul (2020)

      Tradução

      Autores: Óscar Quejido Alonso; Ernani Chaves; Henry Martin Burnett Junior

      Fonte:


    2019


    • João Gilberto e o Japão (2019)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Calibam


    2018


    • NIETZSCHE, ADORNO E O WAGNERISMO (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Conteúdo completo

      Fonte: KRITERION , v. 59 , p. 157 - Extrato QUALIS: A1

    • Para ler O Caso Wagner de Nietzsche (2018)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte:

    • Nietzsche e o drama wagneriano (2018)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Os filósofos e seus repertórios , p. 114

    • Sobre O tropo tropicalista de João Camillo Penna (2018)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior; João Camillo Penna

      Fonte: Caliban

    • Nietzsche e o carnaval (2018)

      Tradução

      Autores: Carlotta Santini; Henry Martin Burnett Junior

      Fonte:


    2017


    • KAFKA, NIETZSCHE E DUAS PARÁBOLAS (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Conteúdo completo

      Fonte: Philosóphos , v. 21 , p. 69 - Extrato QUALIS: A2

    • O protofacismo dos Wagner, por Theodor Adorno (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA IDEIAS , v. 8 , p. 65 - Extrato QUALIS: B3

    • Mário de Andrade e a Alemanha: aproximações (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 11 , p. 91 - Extrato QUALIS: A2


    2016


    • Dez (anti-)teses sobre canção popular (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Filosofemas vol. II , p. 83


    2015


    • Canções em busca do absoluto (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Rapsódia (USP) , v. 8 , p. 24 - Extrato QUALIS: B4

    • PALAVRA E MÚSICA NA ESTÉTICA FINAL DE NIETZSCHE (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Conteúdo completo

      Fonte: Philosóphos , v. 20 , p. 145 - Extrato QUALIS: A2

    • Consagrados e proscritos (2015)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Folha de S.Paulo


    2014


    • Música e identidade na cidade plural (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Revista Estudos Amazônicos , v. X , p. 46

    • Notas sobre a recepção de Nietzsche em Sérgio Buarque de Holanda: o caso Elisabeth Foerster (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Tempo Brasileiro , v. 1 , p. 79/87


    2013


    • Nietzsche-poeta (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 6 , p. 61 - Extrato QUALIS: A2

    • Belém: música e identidade na cidade plural (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Artefilosofia (UFOP) , v. 1 , p. 72 - Extrato QUALIS: A3

    • Exortação aos alemães (2013)

      Tradução

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte:

    • Nietzsche entre Tristão e Carmen (2013)

      Tradução

      Autores: Henry Martin Burnett Junior; Ernani Chaves

      Fonte:


    2012


    • A metafísica da música de Arthur Schopenhauer (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Conteúdo completo

      Fonte: Veritas (Porto Alegre) , v. 57 , p. 143 - Extrato QUALIS: A1

    • Para ler O Nascimento da Tragédia de Nietzsche (2012)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte:

    • O deus que devasta mas também cura - Lucas Santtana (2012)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Overmundo


    2011


    • O silêncio das musas: a música em Humano, Demasiado Humano (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: ESTUDOS NIETZSCHE , v. 1 , p. 311 - Extrato QUALIS: A4

    • Nietzsche, Adorno e um pouquinho de Brasil (2011)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte:

    • Nietzsche e os pré-românticos: visões do popular (2011)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: As ilusões do eu: Spinoza e Nietzche , p. 77

    • Necessidade artística de segunda ordem: sobre o aforismo 169 de Humano, demasiado humano II (2011)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Nietzsche/Deleuze, Natureza/Cultura , p. 335

    • A impressão de vazio (2011)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: O Liberal , p. 08

    • Tinhorão desvela origem da música do povo (2011)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Folha de São Paulo , p. 9

    • O erro de diagnóstico da Unifesp (2011)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Folha de São Paulo , p. 3


    2010


    • Adorno e Mário de Andrade: duas visões da criação pela música (2010)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 4 , p. 85 - Extrato QUALIS: A2

    • 10 (anti-) teses sobre cultura popular (2010)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Conteúdo completo

      Fonte: ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 12 , p. 303 - Extrato QUALIS: A1

    • Theodor Adorno: Sobre música popular... brasileira (2010)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Filosofemas: ética, arte, existência , p. 165

    • Autenticidade, Comunidade, Povo: a canção popular no Nascimento da tragédia (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Lúcia Lana Nemi; Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Atas do VII Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibéro-Americano

    • XIV Encontro Nacional da ANPOF: Livro de atas (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Edgar Marques (org.); Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: XIV Encontro Nacional da ANPOF: Livro de atas , p. 241

    • Nietzsche e o Volkslied: uma teoria da canção (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Anais do II Encontro de Egressos e Estudantes de Filosofia da UEL

    • O lugar de Gilberto Gil (2010)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Trópico: idéias de norte a sul

    • Hernenêutica da arte (resenha) (2010)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Cult (São Paulo)

    • Arte e Redenção: O Nascimento da Tragédia como um livro autônomo (2010)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Cult (São Paulo)

    • Saudades do sertão (2010)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Trópico: ideias de norte a sul


    2009


    • Indústria cultural e canção popular brasileira (2009)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Teoria Crítica e sociedade contemporânea , p. 137

    • O Beethoven-Schrift: Richard Wagner teórico (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Conteúdo completo

      Fonte: Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso) , v. 32 , p. 159 - Extrato QUALIS: A1

    • O lugar do tecnobrega (2009)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Trópico: idéias de norte a sul

    • Wagner em Bayreuth: uma revolução? (resenha) (2009)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Cult (São Paulo) , p. 32

    • Roberto Carlos, o Redentor (2009)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Trópico: idéias de norte a sul

    • Walter Bandeira ou da arte se ser mortal (2009)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Portal Cultura - Funtelpa/TV e Rádio Cultura

    • Na trilha da história (2009)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Trópico: idéias de Norte a Sul

    • O violão popular sem nostalgia (2009)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Trópico: idéias de Norte a Sul

    • E quem ouve canção? (2009)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Trópico: idéias de norte a sul


    2008


    • Cinco prefácios para cinco livros escritos: uma autobiografia filosófica de Nietzsche (2008)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte:

    • Nietzsche e a música popular (2008)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Nietzsche/Deleuze: Jogo e Música , p. 109

    • Canção popular e pensamento trágico no jovem Nietzsche (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Livro de Atas - XIII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF , p. 300

    • Cultura popular, música popular, música de entretenimento: o que é isso, a MPB? (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: ARTEFILOSOFIA (UFOP) , v. 4 , p. 105 - Extrato QUALIS: A3

    • Novos ricos da música (2008)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Trópico: idéias de norte a sul (revista eletrônica)

    • A mais bela prosa (2008)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Letras (Belo Horizonte) , p. 3

    • A bossa também vem do povo (2008)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Trópico: idéias de norte a sul

    • Adorno (e sempre) o jazz (2008)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Letras (Belo Horizonte) , p. 7

    • Crítica musical da melancolia (2008)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Trópico: idéias de norte a sul

    • Alex Fleming and the new lost world (2008)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: ART.ES - International Contemporary Art


    2007


    • Nietzsche em Bayreuth (2007)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Conteúdo completo

      Fonte: DISCURSO , p. 217 - Extrato QUALIS: A1

    • O êxtase liberador (2007)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Trópico: idéias de norte a sul (revista eletrônica)

    • O falso movimento (2007)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Trópico: idéias de norte a sul (revista eletrônica)

    • Mário de Andrade visita Adorno (2007)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Trópico: idéias de norte a sul (revista eletrônica)

    • Brega paraense: memória afetiva (2007)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Cultura e Mercado (revista eletrônica)

    • Tropicália ainda orienta o carnaval (entrevista) (2007)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: O Liberal

    • Música e liberdade num mercado mutante (2007)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Cultura e mercado (revista eletrônica)


    2006


    • Cultura popular, música popular, música de entretenimento: a MPB sob o foco da teoria crítica (2006)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: I encontro nacional de pesquisadores em filosofia da música

    • Chega de saudade (2006)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior; Rúrion Soares Melo; Marcos Nobre; José Roberto Zan

      Fonte: Trópico: idéias de norte a sul (revista eletrônica)

    • Viva o Tecnobrega (2006)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Jornal O Liberal

    • Tião Carvalho revive João do Vale (2006)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Jornal O Liberal


    2005


    • A morte e a morte da canção (2005)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Henry Martin Burnett Junior; José Roberto Zan; Marcos Nobre; Rúrion Soares Melo

      Fonte: Trópico: idéias de norte a sul (revista eletrônica)

    • Música Popular do Brasil: Mário de Andrade Visita Adorno (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Dimensão Estética , p. 21

    • Adorno e a música popular (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: XXVIII Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas: Teoria Crítica, Política e Educação , p. 20

    • Cultura popular, música popular, música de entretenimento: a MPB sob o foco da Teoria Crítica (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: II Fórum de Filosofia Contemporânea-Krisis , p. 76

    • Cultura popular, música popular, música de entretenimento: a MPB sob o foco da teoria crítica (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: I Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música (CD-ROM)

    • Povos e Pátrias: Wagner e a política (2005)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Conteúdo completo

      Fonte: Cadernos Nietzsche , v. 18 , p. 69 - Extrato QUALIS: A1


    2003


    • Música e poesia na Grécia: uma leitura dO nascimento da tragédia (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Krisis: I Fórum de Filosofia Contemporânea , p. 50


    2002


    • O artista e o filósofo: sobre a 3ª Consideração Extemporânea, Schopenhauer como Educador (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Anais do II Simpósio Sul-Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia , p. 106

    • A visão dionisíaca do mundo: a ante-sala do vulcão (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: VII Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da UNIOESTE , p. 59


    2001


    • Dionísio contra o pessimismo romântico (2001)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: Assim falou Nietzsche III , p. 242

    • Sócrates e a tragédia: um sonho indecifrável? (2001)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Fonte: VI Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da Unioeste , p. 60


    2000


    • Humano Demasiado Humano, livro 1. Nice, primavera de 1886 (2000)

      Artigo publicado

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      Conteúdo completo

      Fonte: Cadernos Nietzsche , v. 8 , p. 55 - Extrato QUALIS: A1

    Atuações

    Instituto de Pastoral Regional

    • Professor

      Professor

      1996 a 1996

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Associado

      Desde 2006

    Philósophos (UFG)

    • Revisor de periódico

      Desde 2009

    Revista Limiar

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2013

    Universität Leipzig

    • Professor Visitante

      2015 a 2016

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    • Revisor de projeto de fomento

      Desde 2006

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

    • Revisor de projeto de fomento

      Desde 2014

    Universidade Federal do Pará

    • Professor permanente da pós-graduação

      Desde 2014

    Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

    • Revisor de projeto de fomento

      Desde 2021

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    • Revisor de projeto de fomento

      Desde 2023

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Supervisão de pós-doutorado em andamento

    Tese de doutorado em andamento

    • Gabriel Marotti Ricardo

      Máquina de ritmo: subjetivações tecnológicas na música popular brasileira

      Doutorado em filosofia

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Hugo Vedovato

      Ordenamento de registros no eterno retorno Nietzsche

      Doutorado em filosofia

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    • Marcia Regina Carvalho da Silva

      A canção na história da filosofia

      Doutorado em filosofia

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2020

    • Vinicius Souza de Paulo

      Subjetividades ilusórias: gênero, linguagem e poesia na crítica nietzschiana do

      Doutorado em filosofia

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2020

    • Luan José Silva Remígio

      A concepção de arte na segunda fase de Nietzsche

      Doutorado em filosofia

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2019

    Dissertação de mestrado em andamento

    • France D'Arc Cícera Costa de França

      O conceito de arte e desartificação da arte em Adorno

      Mestrado em filosofia

      Universidade Federal do Pará

      Desde 2024

    • Ana Beatriz Santos Oliveira

      Xamanismo e literatura brasileira: perspectivismo ameríndio e incorporação do outro na ficção literária

      Mestrado em filosofia

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    Tese de doutorado concluídas

    • Marcelo Ribeiro Rosa

      A visão da tragédia e do trágico em Schopenhauer como chave para a interpretação do significado da história, da vida e do mundo

      Doutorado em filosofia

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Ivan de Bruyn Ferraz

      A estética do vil: pensando a canção, do Brasil. Tatit, Wisnik e O fim da canção

      Doutorado em filosofia

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Marco Antonio Sabatini Ribeiro

      A pequena política em Nietzsche

      Doutorado em filosofia

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Philippe Curimbaba Freitas

      Autonomia e engajamento no pensamento musical de Mário de Andrade

      Doutorado em filosofia

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2015

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Hugo José Henrici Vedovato

      Da interpretação do eterno retorno do mesmo de nietzsche como antidoutrina

      Mestrado em filosofia

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Alexandre Squara Neto

      A ilustração do genial: uma leitura do conto 'O perseguidor', de Júlio Cortázar a partir da filosofia de Arthur Schopenhauer.

      Mestrado em filosofia

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Lucas Carvalho Lima Teixeira

      Entre o Tejo e o Reno ? linguagem, poesia e pensamento em Martin heidegger e Alberto Caeiro

      Mestrado em filosofia

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Leonardo Silva

      Redução da moral à estética: arte e gaia ciência na filosofia do espírito livre, de Friedrich Nietzsche

      Mestrado em filosofia

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Carlos Henrique Hildebrando dos Santos

      Arte e natureza na Teoria Estética de Theodor W. Adorno

      Mestrado em filosofia

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal do Pará

      Concluído em 2019

    • Sérgio Carvalho da Fonseca

      Nietzsche e o teatro: os apontamentos, peças e a atualidade teatral presentes em "O nascimento da tragédia"

      Mestrado em filosofia

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Vinicius Souza de Paulo

      NIETZSCHE E O "ETERNO-FEMININO": A POSIÇÃO DA MULHER E O DIAGNÓSTICO NIETZSCHIANO DA CULTURA

      Mestrado em filosofia

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • Ramon Correa da Costa

      Nietzsche e o 'Grande Estilo' em Crepúsculo dos Ídolos

      Mestrado em filosofia

      Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa

      Universidade Federal do Pará

      Concluído em 2015

    • Luiz Fernando dos Santos

      O soterramento da autonomia: suas implicações na música e as possibilidades de resistência, segundo Theodor Adorno

      Mestrado em filosofia

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2015

    • Mayra Rafaela C. B. Barros Peterlevitz

      Wagner e Nietzsche: estações de um encontro

      Mestrado em filosofia

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2015

    • Marco Antonio Sabatini Ribeiro

      A Medida do Êxtase: Entre a Aniquilação e a Patologia Onírica da Vida em O Nascimento da Tragédia

      Filosofia

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2013

    • Ivan de Bruyn Ferraz

      Música como missão: experiência e expressão em Itamar Assumpção

      Filosofia

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2013

    • Sidnei de Oliveira

      O Beethoven de Wagner em O Nascimento da Tragédia de Nietzsche

      Filosofia

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2013

    • Luciane Candido Rodrigues

      A construção do conceito de popular em Theodor Adorno

      Mestrado em filosofia

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2012

    • Hildon Vital de Melo

      Nietzsche e a grande política: dos objetivos ecumênicos à formação do vocabulário bélico

      Filosofia

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2011

    Gestão

    Pesquisa

    Universidade Federal de São Paulo

    • Nietzsche, Wagner, Primo Levi e o legado de Bayreuth

      Este projeto de pesquisa pretende discutir o significado mais amplo do primeiro Festival de Bayreuth, organizado pelos Wagner em 1876, tanto do ponto de vista este#769;tico quando da perspectiva e#769;tica. Ao propor uma vinculac#807;a#771;o estreita entre mu#769;sica, cultura, poli#769;tica e sociedade, o wagnerismo propo#771;e um revigoramento nacionalista da Alemanha a partir de um programa redentor que buscava nas fontes das narrativas mi#769;ticas, e em um vigoroso avanc#807;o da linguagem musical, uma justificativa para transformar o Festival em um nu#769;cleo concentrado de poder. Nietzsche, que num primeiro momento aderiu de maneira irrestrita ao programa, percebeu uma profunda contradic#807;a#771;o ao notar que Wagner se aproximava do cristianismo histo#769;rico e do antissemitismo de maneira integrada. Algumas de#769;cadas depois, Leni-Riefensthal incorpora e#769;tica e esteticamente dispositivos nascidos do projeto de Bayreuth: concentrac#807;a#771;o de poder, isolamento, nacionalismo, monumentalidade e redenc#807;a#771;o. Na obra de Primo Levi, todos esses elementos va#771;o ser repassados a#768; luz de uma e#769;tica singular, no interior da qual o conceito de eterno retorno implode pela primeira vez, ja#769; que tudo era possi#769;vel, menos que Auschwitz se repetisse. Como pensar o wagnerismo hoje descolado de sua assimilac#807;a#771;o ao nacional-socialismo e aos ideais do nazismo? A cri#769;tica de Nietzsche na IV Considerac#807;a#771;o Extempora#770;nea e#769; ainda capaz de nos auxiliar a pensar no wagnerismo como um dos grandes feitos da cultura alema#771;? Como a obra de Primo Levi cria um no#769; go#769;rdio na discussa#771;o sobre as conexo#771;es entre e#769;tica e este#769;tica no se#769;culo XX?

      Desde 2023

    • Filosofia e Literatura. Ecos nietzscheanos, pensamentos nacionais

      A pesquisa constitui a segunda e última parte do projeto Metafísica, Linguagem, Arte e Ciência: Ecos Nietzscheanos, Pensamentos Nacionais. Neste segundo momento, apõe aos nomes de Monteiro Lobato, Euclides da Cunha e Oswald de Andrade, os de Guimara#771;es Rosa, Clarice Lispector, Eduardo Viveiros de Castro e Davi Kopenawa. O projeto tenta estabelecer uma proposta de leitura de obras nacionais que, direta ou indiretamente, se inserem no programa e#769;tico de Nietzsche e sua cri#769;tica da modernidade. Como esse conjunto de autores cobre mais de um se#769;culo, considera-se que uma teia cri#769;tica vem se desenvolvendo na mesma linha aberta por Nietzsche. Um programa e#769;tico e este#769;tico tendo em comum uma suspeita basilar contra a modernidade po#769;s Revoluc#807;a#771;o Industrial e que se desenvolve tanto no a#770;mbito da literatura e da linguagem, quanto no de uma epistemologia dos saberes acade#770;micos, sem falar na pro#769;pria e#769;tica como pressuposto de ac#807;a#771;o poli#769;tica dilui#769;da nessas obras. Seguindo a mesma metodologia ate#769; aqui empregada, o projeto avanc#807;a sobre as obras de Guimara#771;es Rosa, Clarice Lispector e Davi Kopenawa, considerando em primeiro plano suas abrange#770;ncias e multi-perspectivas, ampliando os estudos sobre o Brasil tomando na#771;o apenas o ca#770;none filoso#769;fico como refere#770;ncia, mas tambe#769;m a literatura e seus movimentos autocri#769;ticos.

      Desde 2023

    • Modernidade e História Cultural

      O projeto discute questões de ordem estética, política e cultural no âmbito da modernidade. Envolve temas múltiplos a partir do horizonte filosófico, musical e literário, sobretudo a partir da experiência ibérica e latino-americana, num exercício de filosofia comparada multidisciplinar que agrega áreas afins como a crítica literária, a antropologia, a história e a sociologia.

      2018 a 2022

    • Metafísica, linguagem, arte e ciência: ecos nietzscheanos, pensamentos nacionais

      A pesquisa se desenvolve em frentes distintas, interconectadas a partir da obra crítica de Nietzsche e seus reflexos sobre alguns escritores e obras, sobretudo no campo literário, mas também nos chamados estudos brasileiros, e também, por outro lado e não menos importante, sobre sua herança no interior de perspectivas científicas recentemente propostas a partir do que podemos chamar de uma epistemologia dos saberes etnocêntricos. Trata-se de investigar autores aparentemente desconectados, ou aproximados de modo tangencial, que guardam laços de afinidade que precisam ser compreendidos não apenas a partir do que comumente chamamos de recepção de Nietzsche no Brasil, mas ligados a um movimento de revisão e formação crítica que vem se construindo ao longo do século XX, mormente depois do modernismo, e que alcança o século XXI com um vigor que não pode ser ignorado pela filosofia, pois lhe é em grande medida devedor, como pretendo demonstrar. Partindo do início do século XX, quando as obras de Nietzsche começam a ser lidas no Brasil, a pesquisa distingue quatro pares de autores: Monteiro Lobato e Oswald de Andrade, Sérgio Buarque de Holanda e Euclides da Cunha, Guimarães Rosa e Clarice Lispector e alcança tanto a antropologia filosófica de Eduardo Viveiros de Castro quanto a cosmogonia de Davi Kopenawa. Como seria possível defender alguma forma influência de Nietzsche sobre esses nomes diversos? Ou, dito de outro modo, como a filosofia, a literatura, a sociologia, a ciências e as artes do Brasil fazem ressoar direta ou indiretamente a ética, a estética e a gaia ciência nietzscheana no interior de seus deslocamentos ibéricos? O trabalho pretende mostrar que influência não é apenas a leitura e a citação direta de uma obra por determinados autores, mas sobretudo sua assimilação ética e programática sobre uma época. O projeto parte de uma premissa e de uma questão inquietante: 1. [a premissa] no final do século XIX Nietzsche forjou a primeira grande suspeita sobre a modernidade, prognósticos que vieram a se realizar de modo peremptório com o advento do Terceiro Reich, realização total do niilismo por ele mesmo diagnosticado, com desdobramentos sobre a cena política internacional ainda hoje sentidos de modo efetivo; e 2. [a questão] não estaríamos às margens de uma segunda catástrofe internacional, gestando o ambiente ideal para a reedição de uma desagregação de alcance mundial e cujas consequências são imprevisíveis ou, o que parece mais grave, insondáveis? Este projeto de pesquisa visa incorporar a uma discussão mais ampla sobre o legado de Nietzsche algumas questões internas sobre sua particular recepção brasileira, não para destacar essa leitura periférica como algo fora da Pesquisa-Nietzsche, mas dentro e eventualmente para além dela. A finalidade é tentar contribuir para um debate atual necessário e urgente, sem descuidar das implicações histórico-filosóficas de algumas obras brasileiras, que podem ser relidas nesse quadro onde o niilismo se reinscreve como uma contribuição rediviva de um programa filosófico multiculturalista.

      Autores: Henry Martin Burnett Junior, Luan José da Silva Remígio, Hugo José de Carvalho Vedovato, Marcelo Ribeiro Rosa, Ademar Soares de Albuquerque Junior, Lucas Carvalho Lima Teixeira, Leonardo Camargo da Silva

      2019 a 2022

    • Crítica cultural e crítica estética em F. Nietzsche e T. Adorno

      A pesquisa investiga algumas questões estéticas exploradas na obra de Theodor Adorno a partir da recepção de obras como O caso Wagner e similares, de Nietzsche, principalmente aquelas dedicadas aos temas culturais na passagem do século XIX para o século XX, entre eles o wagnerismo, a indústria cultural nascente e a cultura de massas. Deste modo, este estudo não pretende apenas pôr em relevo os eventuais limites da crítica nietzscheana, mas, sobretudo, apontar para a dimensão ?inatual? e ?extemporânea? de sua obra. Assim, pretende-se apresentar as linhas gerais de uma análise de O caso Wagner indicando sua herança e sua influência sobre as reflexões estéticas, filosóficas e sociológicas da arte no século XX. Pretende-se, por fim, de modo secundário, explorar alguns aspectos da crítica de arte nos séculos 20 e 21, privilegiando autores como Clement Greenberg, Arthur Danto, Alex Ross e Lorenzo Mammì, cujas reflexões dialogam direta ou indiretamente com Nietzsche e Adorno.

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      2017 a 2019

    • Palavra e música na estética final de Nietzsche

      Tomando como eixo fundamental O caso Wagner (1888), este estudo se desenvolverá a partir da relação entre palavra e música na estética musical tardia de Nietzsche. A utilização da ópera Carmen, de George Bizet, como possibilidade de antítese irônica ao programa da Obra de arte total, do compositor Richard Wagner, permite que se reflita sobre a estética-musical nietzschiana de um ponto de vista privilegiado, onde diversos fatores estão em jogo, como esse suposto uso irônico da ópera de Bizet num momento em que sua estrutura formal, se comparada à forma musical wagneriana, já poderia ser considerada anacrônica; por que Nietzsche teria se servido de uma obra que ele próprio considerou menor quando comparada ao drama musical de Wagner? A resposta a essa pergunta exige que se compreenda a fundo o valor nem sempre claro da palavra nas composições musicais retomadas por Nietzsche em diversos momentos de sua obra. Afinal, sua estética musical privilegiava a palavra significante ou a considerava mero aparato da música absoluta?

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      2013 a 2015

    • Autenticidade, comunidade, povo: a canção popular no Nascimento da Tragédia

      Ao desenvolver, em seus escritos de juventude, uma teoria da canção popular, Nietzsche ecoava uma discussão que remontava pelo menos até os pré-românticos do movimento Tempestade e Ímpeto, a respeito do princípio gerador da arte. A discussão sobre o traço instintivo e o desenvolvimento consciente das criações artísticas havia sido alvo de grandes debates na Alemanha e na Europa. Neste projeto, pretendemos retomar não apenas essa discussão em seu momento histórico, focada nas questões estéticas do século XIX e na herança de autores como Hamann e Herder sobre Nietzsche, mas pretendemos também deslocar essas clássicas reflexões estéticas para uma discussão sobre a hegemonia da canção popular no Brasil. Tomando como ponto de partida as reflexões de Nietzsche sobre o vínculo entre palavra e música, além dos exemplos retirados por ele do que chamaríamos ainda hoje, pelo menos no Brasil e na América Latina, de cultura popular, este projeto tem como objetivo fornecer subsídios teóricos e críticos para o estabelecimento de uma estética musical popular. A permanência de elementos míticos nas referências de Nietzsche é o liame principal por onde podemos discutir conceitualmente esferas culturais hoje tão apartadas como a música tradicional, a música comercial e a música sinfônica. Propõe-se uma interpenetração crítica do conceito de canção popular em Nietzsche com a história e a dinâmica do cancioneiro brasileiro. A ideia central é que o conceito de popular utilizado por Nietzsche está diretamente ligado à herança folclórica de nosso cancioneiro moderno. A partir dessa confrontação de fontes, pretendemos verificar as possíveis aproximações com domínios da formação e da história da música popular do Brasil.

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      2009 a 2012

    • Indústria cultural e canção popular no Brasil

      Este projeto constituia-se numa análise da dinâmica da canção popular no Brasil sob o ponto de vista de uma filosofia contemporânea da música. Como fonte primária da pesquisa foram tomadas as categorias de análise estético-musicais do filósofo alemão Theodor Adorno, principalmente nos textos onde ele refletiu sobre a música comercial e a indústria cultural. Salvaguardando que não se tratava de uma aplicação metodológica das conclusões adornianas sobre a realidade cultural brasileira, mas da utilização de suas análises como um suporte a partir do qual outros autores poderiam ser mobilizados. Portanto, não se tratava de um estudo específico sobre a Teoria Crítica ? no sentido de uma análise de seus pressupostos teóricos e de uma discussão interna de seus resultados ?, o objetivo que estava em primeiro plano era a análise da canção popular no Brasil em aliança com a filosofia e as ciências humanas, acreditando que estas possam revelar ? na trilha aberta por Adorno ? os efeitos da penetração da indústria cultural na produção do cancioneiro nacional. A intenção em plano de fundo era a tentativa de mostrar como a canção popular gerou um dos momentos mais reveladores da identidade nacional e uma elevação do seu estatuto para além dos limites do entretenimento.

      Autores: Henry Martin Burnett Junior

      2005 a 2006

    Universität Leipzig

    Atualização Lattes em 2024-05

    Processado em 2024-07-22