Luís Fernando Prado Telles
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Letras
E-Mail: luis.telles@unifesp.br
Resumo
Professor de Teoria Literária da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui bacharelado e licenciatura em Letras (1997), mestrado (2000) e doutorado (2009) em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo (USP) durante os anos de 2013 e 2014. Possui especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É orientador credenciado junto ao programa de Pós-Graduação em Letras da Unifesp e líder do Grupo de Estudos de Narrativas em Situações Interdisciplinares (GENESIs), credenciado pelo CNPq, vinculado ao projeto de pesquisa Narratologia crítica: estudos narrativos interdisciplinares. É coordenador, desde 2019, do curso de Especialização em Literaturas de Língua Portuguesa: Identidades, territórios e deslocamentos- Brasil, Moçambique e Portugal, diferentes olhares (UNIFESP/UAB/CAPES), voltado à formação de professores da educação básica, do qual resultou uma coleção de dez livros. É coordenador, desde 2019, do projeto Lendo ComPaixão, destinado ao desenvolvimento de práticas de leitura compartilhada de literatura. É coordenador, desde 2020, do projeto intitulado Literatura Brasileira no XXI, desenvolvido em parceria com a SP Leituras, da qual resultou a criação do site www.lbxxi.org.br destinado à produção, circulação e crítica de literatura contemporânea e da revista Cadernos Acadêmicos: conexões literárias (ISSSN:2764-8192), da qual é editor. Desde de 2021, é membro relator do Comitê de Ética em Pesquisa da Unifesp. Tem experiências de gestão, de ensino e pesquisa nas áreas de Letras, atuando, principalmente, nos seguintes temas: teoria da literatura, teoria do romance, teoria da narrativa, narrativa contemporânea em literaturas de língua portuguesa, leitura compartilhada de narrativas literárias; narrativas em situações interdisciplinares.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
TELLES, L. F. P.;TELLES, LUÍS FERNANDO PRADO
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Inglês
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco
Francês
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Espanhol
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco
Italiano
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Teoria e História Literária
Narrativa sobre narrativas: uma interpretação sobre o romance e a modernidade (com uma leitura da obra de António Lobo Antunes)
Orientação: Fabio Akcelrud Durão
Universidade Estadual de Campinas
Mestrado em Teoria e História Literária
O ensaísmo romanesco de José Régio (uma leitura do Jogo da Cabra Cega e do ciclo A Velha Casa)
Orientação: Haquira Osakabe
Universidade Estadual de Campinas
1998 a 2000
Graduação em Bacharelado em Letras
A Poética do Individualismo na Presença e a Teoria Literária de José Régio
Orientação: Prof. Dr. Paulo Elias Allane Franchetti
Universidade Estadual de Campinas
1994 a 1997
Graduação em Licenciatura em Letras
Universidade Estadual de Campinas
1994 a 1997
Produção
2022
2021
-
-
Lendo ComPaixão: depoimentos sobre um projeto de leitura compartilhada de literatura (2021)
Artigo publicado
Autores: Luís Fernando Prado Telles; Adriara Ferraz de Oliveira Nunes; Cristiane Batista Periago; Isabella Alves Candido do Sacramento
Fonte: Cadernos Acadêmicos: conexões literárias , v. 1 , p. 316
-
-
2020
2019
-
Sobre como não ir embora: memória e metanarrativa em Ainda estou aqui, de Marcelo Rubens Paiva (2019)
Artigo publicado
Autores: SILVA, MARICELMA DA; Luís Fernando Prado Telles
Fonte: RAÍDO (ONLINE) , v. 13 , p. 130 - Extrato QUALIS: A4
2018
-
AUTORIA, COMUNIDADE E A NOÇÃO DE PERTENCIMENTO: PRÁTICAS DE ESCRITA LITERÁRIA E SUAS INSTÂNCIAS DE LEGITIMAÇÃO SOCIAL (2018)
Artigo publicado
Autores: Luís Fernando Prado Telles
Fonte: CADERNOS CEDES (IMPRESSO) , v. 38 , p. 189 - Extrato QUALIS: A1
2017
2016
2015
2014
2012
2010
2009
2008
2004
2003
2001
2000
1997
Atuações
Escola Ápice S/C. LTDA.
-
Professor de Gramática
Celetista formal
2001 a 2001
Curso e Colégio Integral - Campinas
-
Corretor de redação
Prestador de serviço
2001 a 2001
Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal
-
Professor
Celetista formal
2001 a 2003
Faculdades de Campinas
-
Professor Assistente
Celetista formal
2002 a 2009
Universidade de Taubaté
-
Professor de Literatura
Autônomo
2005 a 2005
Universidade Estadual de Campinas
-
Professor
2005 a 2006
-
Professor
Bolsista PED-A
2009 a 2009
Anhaguera Educacional
-
Professor de Pós Graduação FAC3
Celetista formal
2009 a 2011
-
Supervisor Acadêmico de Pós Graduação-AESA
Celetista formal
2009 a 2011
Falla dos Pinhaes
-
Membro de corpo editorial
Desde 2004
Fundação Cesgranrio
-
Corretor de Redação
Livre presatação de serviços
1999 a 1999
Universidade do Estado de Santa Catarina
-
Professor
2011 a 2012
Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP
-
Orientador Educacional de Língua Portuguesa
Celetista formal
2011 a 2012
Etapa Educacional
-
Gerente de Produção Editorial
2013 a 2013
Universidade de São Paulo
-
Pesquisador
Bolsista
2013 a 2014
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
-
Professor Adjunto III
Desde 2014
Remate de Males
-
Membro de corpo editorial
2013 a 2014
Revista Letras Raras
-
Revisor de periódico
2015 a 2015
Raído (UFGD)
-
Revisor de periódico
2016 a 2016
FRONTEIRAZ
-
Revisor de periódico
Desde 2018
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Revisor de projeto de fomento
2018 a 2018
RAÍDO (ONLINE)
-
Revisor de periódico
2019 a 2019
Revista Brasileira de Educação RBE
-
Revisor de periódico
2019 a 2019
Revista Claraboia
-
Revisor de periódico
2019 a 2019
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto III
Desde 2014
CERRADOS (UNB. IMPRESSO)
-
Revisor de periódico
2020 a 2020
VEREDAS. REVISTA DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LUSITANISTAS
-
Revisor de periódico
2020 a 2020
REVELL ? REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
-
Revisor de periódico
2020 a 2020
SCRIPTA (PUCMG)
-
Revisor de periódico
2020 a 2020
Cadernos Acadêmicos: conexões literárias
-
Membro de corpo editorial
Desde 2021
ALETRIA: REVISTA DE ESTUDOS DE LITERATURA
-
Revisor de periódico
2021 a 2021
Acta Scientiarum (UEM)
-
Revisor de periódico
Desde 2021
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
Talytha Cristine Ribeiro Duarte
A simbologia da morte e do luto em A Desumanização, de Valter Hugo Mãe
Mestrado em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Vozes, silenciamentos e subjetividade em A hora da estrela, de Clarice Lispector, e Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus
Mestrado em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Fantasmas, Monumentalidade, Iconoclastia e Reconstrução da História em As Naus, de António Lobo Antunes
Mestrado em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
Insubmissas Vozes de Mulheres: as falas da subalternidade
Mestrado em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
Isabel Cristina Furtado de Medeiros Sampaio
Literatura identitária nas séries iniciais do ensino fundamental: por um letramento literário antirracista
Mestrado em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado concluídas
-
Performances autorais nas crônicas de António Lobo Antunes
Mestrado em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
O lugar da adaptação na formação de leitores de literatura: o caso de Dom Casmurro adaptado para HQ
Mestrado em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
?Mulher bonita, onde vais??: a construção do feminino em Niketche
Mestrado em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Da terra ao inferno: uma viagem pelas narrativas e Almeida Garrett e António Lobo Antunes
Mestrado em Letras
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Memória e metanarrativa em Ainda estou aqui, de Marcelo Rubens Paiva
Mestrado em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
A meta-memoria na obra memorialista de Pedro Nava
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
Gestão
Faculdades de Campinas
-
Coordenador do Curso de Redação e Linguagem Jurídica do curso de Direito das Faculdades de Campinas -FACAMP . De 2004 a 2007.
Centro de Línguas
-
Coordenador do Curso de Língua Portuguesa das Faculdades de Campinas - FACAMP durante o segundo semestre de 2003
Centro de Línguas
Anhaguera Educacional
-
Supervisor do curso de Especialização Lato Sensu em Didática e Metodologia do Ensino Superior - Modalidade EAD
Departamento de Pós Graduação e Extensão
-
Gestor Acadêmico de Conteúdo dos cursos de Pós-graduação na modalidade EAD
Departamento de Pós Graduação e Extensão
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
-
Coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu ? Curso Literaturas de Língua Portuguesa: Identidades, territórios e deslocamentos ? Brasil, Moçambique e Portugal, diferentes olhares
UAB
-
Vice-Chefe do Departamento de Letras
UNIFESP
Pesquisa
Universidade Estadual de Campinas
-
A recorrência ensaística na prosa ficcional de José Régio.
Projeto de pesquisa vinculado ao mestrado financiado pela Fapesp, sob a orientação do Prof. Dr. Haquira Osakabe
1998 a 2000
-
A poética do individualismo na Presença
Projeto de iniciação científica desenvolvido na área de Literatura Portuguesa sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Franchetti.
Autores: Luís Fernando Prado Telles
1996 a 1997
-
Projeto Leia
Projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Campinas juntamente com a Faculdade de Educação da Unicamp. O projeto propunha a realização de um trabalho de leitura e produção de textos utilizando os recursos das salas de computação das escolas da rede pública da cidade de Campinas.
Autores: Luís Fernando Prado Telles
1997 a 1997
Universidade de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
-
Texto e Contexto: línguas, literaturas e sociedades africanas de países de língua oficial portuguesa, francesa e inglesa
A promoção da Leitura, em amplo aspecto, constitui princípio, meio e fim deste projeto de extensão. A partir da relação Texto/Contexto, isto é, partindo da abordagem de variados tipos de textos e obras, literárias ou não, buscar-se-á a discussão de questões antropológicas estreitamente ligadas à ficção, à arte e aos fundamentos da comunicação humana que estejam relacionadas ao contexto póscolonial bem como a problemas atuais nos países africanos. Propõe-se, dessa forma, a promoção de leituras como "leituras de mundo" (Freire, 2015), a serem desenvolvidas com diferentes grupos sociais em diferentes espaços, tais como bibliotecas públicas, museus, instituições culturais, escolas públicas de educação básica etc. Levando-se em conta a proposta Texto/Contexto, e considerando o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, este projeto visa ao diálogo interdisciplinar entre diversas áreas do saber (Linguística, Teoria Literária, Ciências Sociais, História, Educação, Artes, Filosofia) a fim de contribuir para o fomento de reflexões e difusão de conhecimentos sobre a literatura, a cultura, a história e sociedade dos países africanos de língua portuguesa numa relação dialógica com a história, a cultura, a língua e a literatura no Brasil. No entanto, como os cursos de Letras da UNIFESP oferecem formação em língua inglesa e francesa e suas respectivas literaturas, poderão, ainda, integrar este projeto atividades relacionadas aos países africanos anglófonos e francófanos, quando alinhadas ao eixo central do projeto. Este projeto é coordenado por docentes do Departamento de Letras da UNIFESP, está integrado ao NEAB/UNIFESP (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros) e consiste também em um projeto de curricularização da extensão
Autores: Luís Fernando Prado Telles
Desde 2018
-
Especialização em Literaturas de Língua Portuguesa: Identidades, territórios e deslocamentos ? Brasil, Moçambique e Portugal, diferentes olhares
O curso de Especialização em Literaturas de Língua Portuguesa: Identidades, Territórios e Deslocamentos: Brasil, Moçambique e Portugal, diferentes olhares é um curso de pós-graduação lato sensu que conta com a participação de professores de instituições de ensino superior públicas brasileiras e de professores de instituições de ensino superior estrangeiras pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em especial, de Portugal e Moçambique. O curso é desenvolvido no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e é coordenado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O curso foi selecionado pela CAPES, por meio do Edital No. 05/2018, destinado a receber propostas das Instituições Públicas de Ensino Superior integrantes do Programa Sistema Universidade Aberta do Brasil ? UAB para ofertas de cursos superiores na modalidade a distância, com vagas prioritárias para cursos na área de Formação de Professores, em atendimento à Política Nacional de Formação Professores conforme Decreto 8.752, de 9 de maio de 2016. O curso encontra-se devidamente cadastrado no Sistema Integrado de Informações Universitárias (SIIU) da UNIFESP, tendo sido credenciado junto à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, cuja homologação se deu em reunião do Conselho de Extensão e Cultura da ProEC realizada no dia 16 de abril de 2020.
Autores: Luís Fernando Prado Telles, leonardo gandolfi, Ligia Fonseca Ferreira, Simone Nacaguma, Rodrigo Soares Cerqueira, GUSTAVO SCUDELLER, HOSANA DOS SANTOS SILVA, CLEBER SANTOS VIEIRA, DEBORA GALVANI, BIANCA PEREIRA ARAUJO, RODRIGO CERQUEIRA DE SOUZA, ANA CLAUDIA ROMANO RIBEIRO, IARA ROSA FARIAS, MAIRA RIBEIRO MAXIMIANO DOS SANTOS, SUZANA DISIDERIO DA SILVA, CARLOS JOSE LIRIO
Desde 2020
-
Literatura Brasileira no XXI: criação literária
Este projeto está sob o guarda-chuva do convênio de cooperação técnica entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a SP Leituras (Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura), gerida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL). Contando com os docentes escritores do Departamento de Letras (Campus Guarulhos), a parceria intenta promover a leitura e análise críticas da Literatura Brasileira Contemporânea com vistas à própria escrita. Para que a criação literária aconteça, propõe-se oficinas de invenção sustentada em três enfoques integrados: 1) a ampliação do repertório dos leitores acerca da produção literária atual; 2) o estímulo à escolha e seleção refletidas desses textos; 3) a prática da escrita criativa como instrumento para formação de leitores críticos, não raro formadores de outros leitores, talvez, estimulando mesmo a profissionalização de novos autores.
Autores: Luís Fernando Prado Telles, Pedro Marques Neto, leonardo gandolfi, Ligia Fonseca Ferreira, Júlio de Souza Vale Neto, Simone Nacaguma, Nataniel Ngomane, Juliana Silva Loyola, Ana Maria Machado, Maurina Lima Silva, Marcelo Lachat, Carina Carvalho, Luís Fernando Prado Telles, Francine Fernandes Weiss Ricieri, Simone Nacaguma, Rodrigo Soares Cerqueira, Pedro Marques Neto, Pierre André Ruprecht, Genésio Manoel e Silva, Sueli Regina Marcondes Motta, Acácia Berlese de Matos Dourado, Manuel da Costa Pinto
Desde 2020
-
Literatura Brasileira no XXI: oficinas de crítica
O presente projeto é parte do convênio de cooperação técnica estabelecido entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a SP Leituras (Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura), gerida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL). A parceria busca, por meio da expertise dos professores do Departamento de Letras (campus Guarulhos), formas de trabalhar e divulgar o acervo de Literatura Brasileira Contemporânea, composto pelos mais vários gêneros, disponível nas unidades da rede de bibliotecas do Estado. O ¿Projeto Literatura Brasileira no XXI: Crítica Literária¿ é uma das diversas frentes a partir das quais esse acervo será trabalhado. Seu objetivo principal é fomentar, através de oficinas e eventos de naturezas diversas, as habilidades críticas (ensaios e resenhas, principalmente) seja do público discente (graduação e pós-graduação), seja do público geral. Nesse sentido, o projeto não deixa de ser uma maneira de se pensar criticamente o país por meio da sua produção literária contemporânea. Apesar do seu caráter eminentemente extensionista, o projeto ainda está ligado à pesquisa. Faz parte do conjunto de objetivos o incentivo à produção de pesquisas (de Iniciação Científica e Mestrado) que tenham a Literatura Brasileira contemporânea como objeto. Dessa forma, com o acesso a um acervo tão variado, abre-se a possibilidade de diversificação das frentes de pesquisa, as quais, por meio de oficinas, seminários e apresentações as mais diversas, se converterão, por sua vez, em atividades de extensão e produção de conteúdo crítico para o site Literatura Brasileira no XXI, que já está no ar e pode ser acessado no seguinte endereço: http://lbxxi.org.br/
Autores: Luís Fernando Prado Telles, Francine Fernandes Weiss Ricieri, Simone Nacaguma, Rodrigo Soares Cerqueira, Pedro Marques Neto, Pierre André Ruprecht, Genésio Manoel e Silva, Sueli Regina Marcondes Motta, Acácia Berlese de Matos Dourado, Manuel da Costa Pinto
Desde 2020
-
Literatura Brasileira no XXI: cadernos acadêmicos
O presente projeto é fruto do convênio de cooperação técnica estabelecido entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a SP Leituras - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, órgão de natureza cultural voltado à viabilização de políticas destinadas ao incentivo à leitura, tendo como principal papel gerir iniciativas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL). Vale salientar que o presente projeto articula-se a outros dois, intitulados, respectivamente, Literatura Brasileira no XXI: oficinas de crítica e Literatura Brasileira no XXI: oficinas de criação. Os três projetos têm como principal veículo de divulgação de suas ações o site que leva como nome a primeira parte do nome de cada projeto e que pode ser acessado no seguinte endereço: https://lbxxi.org.br No cômputo geral, os três projetos preveem um trabalho integrado entre Unifesp e SP Leituras no sentido da construção de uma curadoria do acervo sobre Literatura Brasileira atinente ao século XXI, disponível nas duas bibliotecas acima mencionadas, tendo como tripé básico a promoção da divulgação e do acesso ao acervo, bem como a produção e criação que possa ser fomentada pelo acervo. O presente projeto propõe um conjunto de ações de extensão que têm por finalidade fomentar a produção sobre determinado acervo compreendido pelo recorte ora proposto, bem como promover a divulgação da articulação entre ensino, pesquisa e extensão na universidade. O projeto prevê a participação ativa dos alunos das Unidades Curriculares de Literatura do Curso de Letras da Unifesp e a veiculação da produção dos resultados de pesquisa discente em nível de Graduação e Pós-Graduação em uma publicação de caráter periódico, que se constitui numa revista acadêmica intitulada Cadernos Acadêmicos. Sendo um projeto fruto da parceria entre Unifesp e SP Leituras, a relação com a sociedade se estabelece como base constitutiva do projeto, uma vez que atende duplamente as demandas da universidade e aquelas veiculadas pelos órgãos geridos pela SP Leituras, a saber as duas bibliotecas acima mencionadas e o público a elas vinculado.
Autores: Luís Fernando Prado Telles, Simone Nacaguma, Rodrigo Soares Cerqueira, Pedro Marques Neto
Desde 2020
-
Narratologia Crítica: estudos narrativos interdisciplinares
O presente projeto de pesquisa toma como campo geral de investigação a narrativa e propõe-se a pensá-la em situações interdisciplinares, considerando-a em seus diversos modos de manifestação, seja como fenômeno verbal, materializado textualmente, ou como fenômeno audiovisual, veiculado em distintos suportes e mídias. São aqui consideradas situações de interdisciplinaridade aquelas em que se promovem relações entre a narrativa literária e demais tipos de narrativas presentes em outros universos discursivos fora do campo da literatura e que, portanto, se configuram como objetos de disciplinas de outras áreas. A pesquisa tem como objetivo geral, portanto, investigar a pertinência e a funcionalidade da narrativa literária em discursos outros, não literários; para tanto, procura investigar em que medida os elementos constitutivos da narrativa literária podem ser vistos como constitutivos de narrativas de outros campos discursivos, tais como os campos jurídico, jornalístico, publicitário, ou ainda os campos da mitologia, da religião, da história, da política, da saúde dentre vários possíveis. Para tanto, o projeto utiliza-se do aparato teórico que teve sua origem na análise da narrativa literária, a narratologia, em seus desdobramentos contemporâneos. O projeto considera, pois, a revitalização interdisciplinar dos estudos narrativos na contemporaneidade que levou a uma pluralidade de abordagens que tem suas raízes naquela teoria, mas que ao mesmo tempo rompem com seus limites. Assim, o interesse de investigação sobre os universais narrativos que caracterizou a narratologia em suas fases iniciais passou a ser ampliada no sentido de se dar mais relevância ao caráter histórico e contextual dos modos narrativos, bem como a promoção da investigação sobre suas funções cognitivas e epistemológicas. Sendo assim, o projeto estabelece a narrativa como objeto de investigação num sentido amplo, na medida em que esta pode se constituir como estratégia de construção teórica e argumentativa. A esse projeto de pesquisa está vinculado o Grupo de Estudos de Narrativas em Situações Interdisciplinares (GENESIs), reconhecido pela instituição e credenciado pelo CNPq.
Desde 2019
-
A constituição da área de estudos literários nos cursos de Letras das primeiras universidades brasileiras
Este projeto propõe a realização de um estudo sobre a constituição da área de estudos literários l como campo de ensino e de pesquisa nas primeiras universidades brasileiras, por meio da investigação de suas formas, instrumentos e veículos de expressão, documentação e divulgação, tais como programas de ensino, teses e dissertações produzidas, centros de estudos e associações constituídos, revistas acadêmicas especializadas. O projeto prevê a compilação e a centralização de informações e de documentos que possam revelar o percurso histórico de constituição dos estudos literários como área de ensino e de investigação acadêmica.
Desde 2019
-
Lendo Compaixão
Lendo com paixão constitui-se num projeto destinado à criação de espaços de leitura compartilhada de textos literários dentro do ambiente universitário e fora dele que tem como objetivo resgatar e desenvolver a experiência da leitura de fruição, em que os participantes possam travar um contato com o texto literário de forma genuína, que proporcione um envolvimento passional do leitor com o texto, provocando-o a expressar suas visões de mundo e suas experiências particulares de leitura. O presente projeto toma como pressuposto que o prazer da leitura do texto literário e o envolvimento passional do leitor com o texto é fundamental para a criação de oportunidades de reflexão, construção de análises mais plenas de sentido e que possam fazer diferença na vida do indivíduo. A construção do conhecimento proporcionada pelo texto literário, aqui, é entendida como indissociável do envolvimento passional do leitor com o texto.
Autores: Luís Fernando Prado Telles, Simone Nacaguma
Desde 2019
Atualização Lattes em 2022-09
Processado em 2024-07-22