Regina Cláudia Barbosa da Silva nacionalidade brasileira

Instituto de Saúde e Sociedade

Programa de Pós-Graduação: Bioprodutos e Bioprocessos

Programa de Pós-Graduação: Interdisciplinar em Ciências da Saúde

E-Mail: rcb.silva@unifesp.br


62
16
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1997), mestrado (1999) e doutorado (2003) em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (USP) campus de Ribeirão Preto e pós-doutorado (2004) pela Universidade Louis Pasteur em Estrasburgo, França. Atualmente, é professora associada na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Baixada Santista, no curso de Psicologia onde leciona as seguintes disciplinas: Psicologia Experimental: Aprendizagem; Análise do Comportamento: Aplicabilidade Clínica; Psicobiologia dos Transtornos Psicóticos. Tem experiência na área de Neurociências, com ênfase em neuropsicofarmacologia, pesquisando o substrato neural e a psicofarmacologia da esquizofrenia. Para tal, utiliza os modelos de inibição por pré-pulso (IPP) do reflexo de sobressalto acústico, reconhecimento de objetos novos e interação social. Orienta mestrado e doutorado na Unifesp nos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Bioprodutos e Bioprocessos. É membro da Sociedade Brasileira de Neurociências (SBNeC), do Instituto de Neurociências e Comportamento (INeC) e da Society for Neuroscience (SfN). E.mail: rcb.silva@unifesp.br

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

SILVA, RC;Barbosa Silva, Regina;Barbosa-Silva, R;BARBOSA SILVA, REGINA CLAUDIA;Regina C. B. Silva;BARBOSA-SILVA, REGINA C.;Barbosa-Silva, R.C.;Silva, RCB;BARBOSA-SILVA, REGINA;SILVA, REGINA CLÁUDIA BARBOSA DA;BARBOSA SILVA, REGINA CLÁUDIA;da Silva, RC;da Silva RC;da Silva R.C.B.;DA SILVA, REGINA CLÁUDIA BARBOSA;da Silva Regina Barbosa;DA SILVA, REGINA BARBOSA;Regina C B da Silva;DA SILVA, REGINA CLAUDIA BARBOSA


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Inglês

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Francês

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Espanhol

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente


Formação

  • Doutorado em Psicobiologia

    Envolvimento do núcleo mediano da rafe no sistema motivacional do medo avaliado através da resposta de congelamento e do sobressalto potencializado pelo medo

    Psicobiologia

    Psicologia Fisiológica

    Orientação: MARCUS LIRA BRANDÃO

    Universidade de São Paulo

      Desde 2003

  • Mestrado em Psicobiologia

    Efeitos agudo e crônico da gepirona e fluoxetina no teste do labirinto em cruz-elevado para ratos

    Psicobiologia

    Psicologia Fisiológica

    Orientação: MARCUS LIRA BRANDÃO

    Universidade de São Paulo

    1997 a 1999

  • Graduação em Psicologia

    O sistema de passos em

    Orientação: Marcelo Galvão

    Universidade Federal do Pará

    1992 a 1997

  • Produção


    2023


    • Prepulse inhibition of the acoustic startle reflex impairment by 5-HT2A receptor activation in the inferior colliculus is prevented by GABAA receptor blockade in the pedunculopontine tegmental nucleus (2023)

      Artigo publicado

      Autores: DE OLIVEIRA, RODOLPHO PEREIRA; Fabio Carodoso Cruz; Norberto Cysne Coimbra; Regina Cláudia Barbosa da Silva; Thais Yokoyama; Lucas Thomaz; José Simões de Andrade; Alexia dos Anjos Santos; Vinicius de Carvalho Mendonça; Tatiana Rosenstock; Marinete Pinheiro Carrera; Priscila Medeiros

      Fonte: Behavioural Brain Research , v. 448 , p. 114436

    • Perspectivas sobre a Esquizofrenia: da medicina psiquiátrica à terapia psicanalítica (2023)

      Artigo publicado

      Autores: NOGUEIRA, ROSELI DE CASSIA; CARVALHEDO, LIGIA KARLA FERNANDES; JEREMIAS, LUIS ALBERTO GUSTAVO NIEMIES; Regina Cláudia Barbosa da Silva; MONTEIRO, BEATRIZ DE OLIVEIRA

      Conteúdo completo

      Fonte: Archives of Health , v. 4 , p. 208 - Extrato QUALIS: B3

    • The impact of stress on rat tongue carcinogenesis induced by 4-nitroquinoline 1-oxide: some theoretical concepts for scientific debate (2023)

      Artigo publicado

      Autores: DA SILVA, REGINA CLAUDIA BARBOSA; DE BARROS VIANA, MILENA; Daniel Araki Ribeiro

      Conteúdo completo

      Fonte: ARCHIVES OF TOXICOLOGY , v. 97 , p. 631 - Extrato QUALIS: A1


    2022


    • Partial protective effects of cannabidiol against PTZ-induced acute seizures in female rats during the proestrus?estrus transition (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Nilma Janisset; Jean Faber; Beatriz M Longo; Simone Romariz; Debora Hashiguchi; Miguel Quintella; Christiane Gimenes; Thais Yokoyama; Renato Filev; Elisaldo Carlini; Regina Cláudia Barbosa da Silva

      Conteúdo completo

      Fonte: EPILEPSY & BEHAVIOR , v. 129 , p. 108615 - Extrato QUALIS: A3

    • Clozapine prevented social interaction deficits and reduced c-Fos immunoreactivity expression in several brain areas of rats exposed to acute restraint stress (2022)

      Artigo publicado

      Autores: DE OLIVEIRA, RODOLPHO PEREIRA; Daniel Araki Ribeiro; LONGO, BEATRIZ MONTEIRO; SPADARI, REGINA CÉLIA; VIANA, MILENA DE BARROS; MELO-THOMAS, LIANA; CÉSPEDES, ISABEL CRISTINA; DA SILVA, REGINA CLÁUDIA BARBOSA; DE ANDRADE, JOSÉ SIMÕES; SPINA, MARIANNA; CHAMON, JOÃO VÍTOR; SILVA, PAULO HENRIQUE DIAS; WERDER, ANA KEYLA; ORTOLANI, DANIELA; THOMAZ, LUCAS DE SANTANA CARDOSO; ROMARIZ, SIMONE

      Conteúdo completo

      Fonte: PLoS One , v. 17 , p. e0262728 - Extrato QUALIS: A1

    • Response to Dr. Kayahara regarding the Letter to the Editor titled -The impact of stress on rat tongue carcinogenesis induced by 4-nitroquinoline 1-oxide: some theoretical concepts for scientific debate- (2022)

      Artigo publicado

      Autores: CORREIA, LUCAS VILAS BÔAS; DA SILVA, REGINA CLAUDIA BARBOSA; DE BARROS VIANA, MILENA; Daniel Araki Ribeiro

      Conteúdo completo

      Fonte: ARCHIVES OF TOXICOLOGY , v. 97 , p. 1191 - Extrato QUALIS: A1


    2021


    • Haloperidol rescues the schizophrenia-like phenotype in adulthood after rotenone administration in neonatal rats (2021)

      Artigo publicado

      Autores: VARGA, THIAGO GARCIA; DE TOLEDO SIMÕES, JUAN GUILHERME; SIENA, AMANDA; HENRIQUE, ELISANDRA; Regina Cláudia Barbosa da Silva; DOS SANTOS BIONI, VINICIUS; RAMOS, ALINE CAMARGO; ROSENSTOCK, TATIANA ROSADO

      Conteúdo completo

      Fonte: Psychopharmacology , v. 1 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2

    • The growing importance of biomonitoring studies in professionals occupationally exposed to antineoplastic drugs: Conceptions, guidelines and critical questions (2021)

      Artigo publicado

      Autores: MALINVERNI, ANDREA C M; CASTRO-CHAMPION, GLAUCIA DE; SOUZA, DANIEL V DE; SILVA, REGINA C B DA; Daniel Araki Ribeiro

      Conteúdo completo

      Fonte: JOURNAL OF ONCOLOGY PHARMACY PRACTICE , v. 27 , p. 107815522110263 - Extrato QUALIS: B1

    • Are cytogenetic assays in exfoliated cells able to predict the development of oral cancer in chronic smokers? (2021)

      Artigo publicado

      Autores: ALPIRE, MES; SILVA, RCB DA; NAGAOKA, MR; Daniel Araki Ribeiro

      Conteúdo completo

      Fonte: HUMAN & EXPERIMENTAL TOXICOLOGY , v. 40 , p. 096032712110033 - Extrato QUALIS: A4

    • Repeated crack cocaine administration alters panic-related responses and delta FosB immunoreactivity in panic-modulating brain regions (2021)

      Artigo publicado

      Autores: DOS ANJOS ROSÁRIO, BARBARA; DE FÁTIMA SANTANA DE NAZARÉ, MARIA; LEMES, JÉSSICA ALVES; DE ANDRADE, JOSÉ SIMÕES; DA SILVA, REGINA BARBOSA; Camilo Dias Seabra Pereira; RIBEIRO, DANIEL ARAKI; DE BARROS VIANA, MILENA

      Conteúdo completo

      Fonte: EXPERIMENTAL BRAIN RESEARCH , v. 239 , p. 1 - Extrato QUALIS: B1

    • Dimethoate induces genotoxicity as a result of oxidative stress: in vivo and in vitro studies (2021)

      Artigo publicado

      Autores: SILVA, MARCELO SOUZA; DE SOUZA, DANIEL VITOR; ALPIRE, MARIA ESTHER SUAREZ; MALINVERNI, ANDREA CRISTINA DE MORAES; DA SILVA, REGINA CLAUDIA BARBOSA; VIANA, MILENA DE BARROS; OSHIMA, CELINA TIZUKO FUJIYAMA; Daniel Araki Ribeiro

      Conteúdo completo

      Fonte: Environmental Science and Pollution Research , v. 28 , p. 43274 - Extrato QUALIS: A2

    • Does Panoramic X-ray Induce Cytogenetic Damage to Oral Cells? A Systematic Review With Meta-analysis (2021)

      Artigo publicado

      Autores: DE SOUZA, DANIEL VITOR; SUAREZ ALPIRE, MARIA ESTHER; MALACARNE, INGRA TAIS; DE CASTRO, GLAUCIA MONTEIRO; DE BARROS VIANA, MILENA; DA SILVA, REGINA CLAUDIA BARBOSA; DA SILVA, GLENDA NICIOLI; Ana Claudia Muniz Renno; RIBEIRO, DANIEL ARAKI

      Conteúdo completo

      Fonte: ANTICANCER RESEARCH , v. 41 , p. 4203 - Extrato QUALIS: B1

    • Inhibition of Toll Like Signaling Pathway Is Associated With Genomic Instability in Rat Liver Exposed to Crack Cocaine (2021)

      Artigo publicado

      Autores: DE SOUZA, DANIEL VITOR; ROSARIO, DOS ANJOS BARBARA; MENNITTI, LAIS VALES; MALACARNE, INGRA TAIS; PISANI, LUCIANA PELLEGRINI; DA SILVA, REGINA CLAUDIA BARBOSA; DE BARROS VIANA, MILENA; Daniel Araki Ribeiro

      Conteúdo completo

      Fonte: IN VIVO , v. 35 , p. 2641 - Extrato QUALIS: B1


    2019


    • Atenção (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: MARCUS LIRA BRANDÃO; Regina Cláudia Barbosa da Silva

      Fonte: Psicofisiologia , p. 173


    2018


    • Could male reproductive system be the main target of subchronic exposure to Manganese in adult animals? (2018)

      Artigo publicado

      Autores: GOMES SILVA, ANA PRISCILA; DA SILVA ARAUJO SANTIAGO, MARCELLA; Maranho, Luciane Alves; DE OLIVEIRA, RODOLPHO PEREIRA; CONSTANTINO, DULCE HELENA JARDIM; Camilo Dias Seabra Pereira; DA SILVA, REGINA CLÁUDIA BARBOSA; PEROBELLI, JULIANA ELAINE

      Conteúdo completo

      Fonte: TOXICOLOGY , p. 1 - Extrato QUALIS: A2


    2017


    • Atypical antipsychotic clozapine reversed deficit on prepulse inhibition of the acoustic startle reflex produced by microinjection of DOI into the inferior colliculus in rats (2017)

      Artigo publicado

      Autores: DE OLIVEIRA, RODOLPHO PEREIRA; NAGAISHI, KAREN YURIKO; Regina Cláudia Barbosa da Silva

      Conteúdo completo

      Fonte: Behavioural Brain Research , v. 325 , p. 72 - Extrato QUALIS: A2


    2015


    • Investigação da ansiedade, depressão e qualidade de vida em pacientes portadores de osteoartrite no joelho: um estudo comparativo (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Alyne Hevellen Ferreira; Priscilla Brandi Gomes Godoy; Nara Rejane Cruz de Oliveira; Roger Amorim Santos Diniz; Ricardo Edésio Amorim Santos Diniz; Ricardo da Costa Padovani; Regina Cláudia Barbosa da Silva

      Conteúdo completo

      Fonte: Revista Brasileira de Reumatologia (Impresso) , v. 55 , p. 434 - Extrato QUALIS: B2


    2014


    • Investigation of stress, anxiety and depression in women with fibromyalgia: A comparative study (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Fernanda S Ramiro; I Lombardi Junior; Regina Cláudia Barbosa da Silva; F T Montesano; Nara R C Oliveira; Ricardo E A S Diniz; P A Alambert; Ricardo C Padovani

      Conteúdo completo

      Fonte: Revista Brasileira de Reumatologia (English Edition) , v. 54 , p. 27 - Extrato QUALIS: B2

    • Effect of severe neonatal seizures on prepulse inhibition and hippocampal volume of rats tested in early adulthood (2014)

      Artigo publicado

      Autores: LABBATE, GIOVANNA PUOSSO; DA SILVA, ALEXANDRE VALOTTA; Regina Cláudia Barbosa da Silva

      Conteúdo completo

      Fonte: Neuroscience Letters (Print) , v. 568 , p. 62 - Extrato QUALIS: B1

    • Long-lasting anxiolytic effect of neural precursor cells freshly prepared but not neurosphere-derived cell transplantation in newborn rats (2014)

      Artigo publicado

      Autores: ROMARIZ, SIMONE AMARO; DE SOUZA PAIVA, DAISYLÉA; VALENTE, MARIA; BARNABÉ, GABRIELA; FRUSSA-FILHO, ROBERTO; Regina Cláudia Barbosa da Silva; CALCAGNOTTO, MARIA; LONGO, BEATRIZ

      Conteúdo completo

      Fonte: BMC Neuroscience (Online) , v. 15 , p. 94 - Extrato QUALIS: A4

    • Glutamatergic neurotransmission in the inferior colliculus influences intrastriatal haloperidol-induced catalepsy (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Priscila Medeiros; Milena de Barros Viana; Regina Barbosa da Silva; Liana Lins Melo

      Conteúdo completo

      Fonte: Behavioural Brain Research , v. 268 , p. 8 - Extrato QUALIS: A2

    • Effect of postnatal intermittent hypoxia on locomotor activity and neuronal development in rats tested in early adulthood (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Karen Yamada; Susan Satake; Juliana C Perry; Karina O Garcia; Vânia D'Almeida; Sergio Tufik; Beatriz M Longo; Regina Barbosa Silva; Regina Cláudia Barbosa da Silva

      Conteúdo completo

      Fonte: Psychology & Neuroscience , p. 125 - Extrato QUALIS: A1


    2013


    • Atypical antipsychotic olanzapine reversed deficit on prepulse inhibition of the acoustic startle reflex produced by microinjection of dizocilpine (MK-801) into the inferior colliculus in rats (2013)

      Artigo publicado

      Autores: ZANGRANDO, JULIA; CARVALHEIRA, RENATA; LABBATE, GIOVANNA; MEDEIROS, PRISCILA; LONGO, BEATRIZ MONTEIRO; MELO-THOMAS, LIANA; Regina Cláudia Barbosa da Silva

      Conteúdo completo

      Fonte: BEHAVIOURAL BRAIN RESEARCH , v. 257 , p. 77 - Extrato QUALIS: A2

    • Chronic unpredictable mild stress alters an anxiety-related defensive response, Fos immunoreactivity and hippocampal adult neurogenesis (2013)

      Artigo publicado

      Autores: José Simões de Andrade; Regina Barbosa da Silva; Milena de Barros Viana; Isabel C Céspedes; Renata de Oliveira Abrão; THAYS BRENNER DOS SANTOS; Leila Diniz; Luis Roberto G Britto; Regina Célia Spadari-Bratfisch; Daniele Ortolani; Liana Lins Melo

      Conteúdo completo

      Fonte: Behavioural Brain Research , v. 250 , p. 81 - Extrato QUALIS: A2


    2012


    • Effects of microinjections of apomorphine and haloperidol into the inferior colliculus on prepulse inhibition of the acoustic startle reflex in rat (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Satake, Susan; Yamada, Karen; Melo, Liana Lins; Regina Cláudia Barbosa da Silva

      Conteúdo completo

      Fonte: NEUROSCIENCE LETTERS , v. 509 , p. 60 - Extrato QUALIS: B1

    • l-NOARG-induced catalepsy can be influenced by glutamatergic neurotransmission mediated by NMDA receptors in the inferior colliculus (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Iacopucci, AP; Mello, RO; Regina Cláudia Barbosa da Silva; Melo-Thomas, L

      Conteúdo completo

      Fonte: BEHAVIOURAL BRAIN RESEARCH , v. 234 , p. 149 - Extrato QUALIS: A2

    • Acute restraint differently alters defensive responses and fos immunoreactivity in the rat brain (2012)

      Artigo publicado

      Autores: José Simões de Andrade; Renata de Oliveira Abrão; Isabel Cristina Cespedes; Márcia Carvalho Garcia; Regina Célia Spadari-Bratfisch; Liana Lins Melo; Regina Barbosa da Silva; Milena de Barros Viana

      Conteúdo completo

      Fonte: Behavioural Brain Research , v. 232 , p. 20 - Extrato QUALIS: A2


    2011


    • Delusions in the perspective of neurosciences and cognitive therapy (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Mauricio Neves; Ricardo Padovani; Regina Cláudia Barbosa da Silva

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE TERAPIAS COGNITIVAS (IMPRESSO) , v. 7 , p. 2 - Extrato QUALIS: B1

    • Investigation and management of stressful events among students of Psychology (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Bonifacio, Shirlei; Regina Cláudia Barbosa da Silva; Montesano, F; Ricardo Padovani

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE TERAPIAS COGNITIVAS (IMPRESSO) , v. 7 , p. 233 - Extrato QUALIS: B1


    2009


    • Effects of postnatal intermittent hypoxia on prepulse inhibition and locomotor activity in rats (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva; Yamada, K; Satake, S; Perry, JC; D'Almeida, V

      Fonte: The Journal of the European College of Neuropsychopharmacology , p. S557

    • A comparative study on the effects of the benzodiazepine midazolam and the dopamine agents, apomorphine and sulpiride, on rat behavior in the two-way avoidance test (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Juliana Dias Melo Carvalho; De Oliveira, AR; Regina Cláudia Barbosa da Silva; MARCUS LIRA BRANDÃO

      Conteúdo completo

      Fonte: PHARMACOLOGY BIOCHEMISTRY AND BEHAVIOR , v. 92 , p. 351 - Extrato QUALIS: A3

    • Acute effect of Copaifera reticulata Ducke copaiba oil in rats tested in the elevated plus-maze: an ethological analysis (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Mateus Curio; HELLENA JACONE; Jayme Perrut; Angelo C Pinto; Valdir F Veiga Filho; Regina Cláudia Barbosa da Silva

      Fonte: Journal of Pharmacy and Pharmacology , v. 61 , p. 1105 - Extrato QUALIS: A3


    2007


    • Esquizofrenia (2007)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva

      Fonte: Intersecções entre Psicologia e Neurociências , p. 241


    2006


    • EFEITO ESTRESSOR DE DIFERENTES INTENSIDADES DE ISOLAMENTO EM RATOS TRATADOS COM DIAZEPAM E TESTADOS NO LABIRINTO EM CRUZ ELEVADO (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Mateus Curio; Jayme Perrut; Regina Cláudia Barbosa da Silva

      Fonte: FESBE 2006 , p. 79

    • EFEITO DA NICOTINA NA AQUISIÇÃO E EXPRESSÃO DO MEDO CONDICIONADO CONTEXTUAL E NA ATIVIDADE LOCOMOTORA EM RATOS (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: HELLENA JACONE; MARIANA AZEREDO; Jayme Perrut; CRISTIANE SALUM; JESUS FERNANDEZ LANDEIRA; Regina Cláudia Barbosa da Silva

      Fonte: FESBE 2006 , p. 78

    • Acute treatment with diazepam but not chronic tratment with fluoxetine reversed the anxiogenic profile of short-term isolation in rats tested in the elevated plus-maze model of anxiety (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Mateus Curio; HELLENA JACONE; Jayme Perrut; Regina Cláudia Barbosa da Silva; MARCUS LIRA BRANDÃO

      Fonte: Society for Neuroscience , p. 38

    • Esquizofrenia: uma revisão (2006)

      Artigo publicado

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva

      Conteúdo completo

      Fonte: PSICOLOGIA USP (IMPRESSO) , v. 17 , p. 263 - Extrato QUALIS: A2


    2005


    • ACUTE EFFECTS OF EXTRACTS OF PAUPERA CEARENSIS, RETICULATA PA, AND RETICULATA AC IN RATS TESTED IN THE ELVATED PLUS MAZE: AN ETHOLOGICAL ANALYSIS (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Mateus Curio; Jayme Perrut; Valdir Veiga Junior; Regina Cláudia Barbosa da Silva

      Fonte: Society for Neuroscience , p. 12

    • Unilateral electrical stimulation of the inferior colliculus of rats modifies the prepulse modulation of the startle response (PPI): effects of ketamine and diazepam (2005)

      Artigo publicado

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva; MARCUS LIRA BRANDÃO; Guy Sandner

      Conteúdo completo

      Fonte: BEHAVIOURAL BRAIN RESEARCH , v. 160 , n. 160 , p. 323 - Extrato QUALIS: A2

    • Routine post-weaning handling of rats prevents isolation rearing-induced deficit in prepulse inhibition (2005)

      Artigo publicado

      Autores: Maria Luiza Rosa; Regina Cláudia Barbosa da Silva; FT Moura-de-Carvalho; MARCUS LIRA BRANDÃO; Francisco S Guimarães; Elaine Del Bel

      Conteúdo completo

      Fonte: Brazilian Journal of Medical and Biological Research , v. 38 , n. 11 , p. 1691


    2004


    • MODULATION OF THE ACOUSTIC STARTLE REFLEX BY A VISUAL FEAR CONDITIONING STIMULUS TESTED WITH THE FEAR-POTENTIATED STARTLE (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva

      Fonte: ABSTRACT , p. 2

    • PRENATAL EXPOSURE OF LONG EVANS RATS TO 17 ALPHA-ETHINYLESTRADIOL DOES NOT MODIFY LATENT INHIBITION NOR PREPULSE INHIBITION OF THE STARTLE REFLEX BUT ELICITS MINOR DEFICITS IN EXPLORATORY BEHAVIOR (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva

      Fonte: ABSTRACT , p. 5

    • EFFECTS OF UNILATERAL ELECTRICAL STIMULATION OF THE INFERIOR COLLICULUS AND THE VENTRAL TEGMENTAL AREA ON ACOUSTIC STARTLE AND PPI RESPONSES AFTER ADMINISTRATION OF HALOPERIDOL AND DIAZEPAM (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva

      Fonte: ABSTRACT , p. 23

    • Differential regulation of the expression of contextual freezing and fear-potentiated startle by 5-HT mechanisms of the median raphe nucleus (2004)

      Artigo publicado

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva; Ana Carolina Gargaro; MARCUS LIRA BRANDÃO

      Conteúdo completo

      Fonte: BEHAVIOURAL BRAIN RESEARCH , v. 151 , p. 93 - Extrato QUALIS: A2

    • Prenatal exposure of Long-Evans rats to 17α-ethinylestradiol modifies neither latent inhibition nor prepulse inhibition of the startle reflex but elicits minor deficits in exploratory behavior (2004)

      Artigo publicado

      Autores: Guy Sandner; Regina Cláudia Barbosa da Silva; Marie-Joseé Angst; Jean Knobloch; Jean Mari Danion

      Conteúdo completo

      Fonte: Developmental Brain Research (Cessou em 2005) , v. 152 , n. 2 , p. 177


    2003


    • Influence of Housing Conditions on the Effects of Serotonergic Drugs on Feeding Behavior in Non-Deprived Rats (2003)

      Artigo publicado

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva; NELSON RIBEIRO DOS SANTOS; MARCUS LIRA BRANDÃO

      Conteúdo completo

      Fonte: NEUROPSYCHOBIOLOGY , v. 47 , n. 2 , p. 98 - Extrato QUALIS: A4

    • 5-HT mechanisms of median raphe nucleus in the conditioned freezing caused by light/foot-shock association (2003)

      Artigo publicado

      Autores: Viviane Avanzi; Regina Cláudia Barbosa da Silva; Carlos Eduardo Macedo; MARCUS LIRA BRANDÃO

      Conteúdo completo

      Fonte: PHYSIOLOGY & BEHAVIOR , v. 78 , n. 3 , p. 471 - Extrato QUALIS: A2

    • NON-HANDLING IS CRITICAL FOR ISOLATION-REARING INDUCED CHANGES IN PREPULSE INHIBITION IN RATS (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva

      Fonte: ABSTRACT , p. 12

    • INVOLVEMENT OF MEDIAN RAPHE NUCLEUS IN THE EXPRESSION OF CONTEXTUAL FREEZING AND FEAR-POTENTIATED STARTLE (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva

      Fonte: ABSTRATC , p. 45


    2002


    • Distinct Contributions of Median Raphe Nucleus to Contextual Fear Conditioning and Fear-Potentiated Startle (2002)

      Artigo publicado

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva; ANTONIO PEDRO MELO CRUZ; JESUS FERNANDEZ LANDEIRA; MARCUS LIRA BRANDÃO; Viviane Avanzi

      Conteúdo completo

      Fonte: NEURAL PLASTICITY , v. 9 , n. 4 , p. 233 - Extrato QUALIS: A3

    • EFEITOS DA LESÃO NEUROTÓXICA DO NÚCLEO MEDIANO DA RAFE COM NMDA NAS RESPOSTAS DE MEDO CONDICIONADO CONTEXTUAL E SOBRESSALTO POTENCIALIZADO PELO MEDO (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva

      Fonte: ABSTRACT , p. 12

    • THE 5-HT1A RECEPTOR AGONIST 8-OH-DPAT IN THE MRN ATTENUATED FEAR CONDITIONED TO CONTEXT AND BLOCKED FEAR-POTENTIATED STARTLE IN RATS (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva

      Fonte: ABSTRATCT , p. 45


    2001


    • INVOLVMENT OF THE MEDIAN RAPHE NUCLEUS IN CONDITIONED FEAR: AN EVALUATION USING THE STARTLE REFLEX TEST (2001)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva; ANTONIO PEDRO MELO CRUZ; JESUS FERNANDEZ LANDEIRA; MARCUS LIRA BRANDÃO

      Fonte:

    • LESIONS OF THE MEDIAN RAPHE NUCLEUS DISRUPTS FREEZING AND FEAR-POTENTIATED STARTLE (2001)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva; ANTONIO PEDRO MELO CRUZ; JESUS FERNANDEZ LANDEIRA; MARCUS LIRA BRANDÃO

      Fonte:


    2000


    • Acute and Chronic Effects of Gepirone and Fluoxetine in Rats Tested in the Elevated Plus-maze (2000)

      Artigo publicado

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva; MARCUS LIRA BRANDÃO

      Conteúdo completo

      Fonte: PHARMACOLOGY BIOCHEMISTRY AND BEHAVIOR , v. 65 , n. 2 , p. 209 - Extrato QUALIS: A3

    • INVESTIGATION OF THE FEAR POTENTIATION IN THE STARTLE REFLEX MODEL: THE IMPORTANCE OF THE ACOUSTIC STIMULUS TYPE (2000)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva; JESUS FERNANDEZ LANDEIRA; MARCUS LIRA BRANDÃO

      Fonte:

    • THE EFFECTS OF CHRONIC ADMINISTRATION OF FLUOXETINE AND GEPIRONE ON FOOD AND WATER INTAKE IN NON DEPRIVED RATS (2000)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva; NELSON RIBEIRO DOS SANTOS; MARCUS LIRA BRANDÃO

      Fonte:


    1999


    • Anxiogenic effects of substance P and its 7-11 C terminal, but not the 1-7 N terminal, injected into the dorsal periaqueductal gray- (1999)

      Artigo publicado

      Autores: JOÃO E DE ARAUJO; Regina Cláudia Barbosa da Silva; JOSEPH P HUSTON; MARCUS LIRA BRANDÃO

      Conteúdo completo

      Fonte: PEPTIDES , v. 20 , p. 1437 - Extrato QUALIS: A3

    • EFFECTS OF ACUTE AND CHRONIC GEPIRONE AND FLUOXETINE IN RATS TESTED IN THE MODIFIED ELEVATED PLUS-MAZE: AN ETHOLOGICAL ANALYSIS (1999)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva; MARCUS LIRA BRANDÃO

      Fonte:


    1998


    • EFFECTS OF SEROTONERGIC AGENTS IN RATS SUBMITTED TO THE MODIFIED ELEVATED PLUS-MAZE (1998)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva; MARCUS LIRA BRANDÃO

      Fonte:

    • ACUTE AND CHRONIC EFFECTS OF SEROTONERGIC DRUGS IN RATS TESTED IN THE MODIFIED PLUS-MAZE (1998)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva; MARCUS LIRA BRANDÃO

      Fonte:

    • EFFECTS OF SEROTONERGIC AGENTS IN RATS SUBMITTED TO THE MODIFIED ELEVATED PLUS-MAZE (1998)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva; MARCUS LIRA BRANDÃO

      Fonte:

    Atuações

    Universidade Estácio de Sá

    • Professor

      2005 a 2006

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Adjunto

      2006 a 2016

    • Professor Associado I

      2016 a 2018

    • Professor Associado II

      Desde 2018

    • Professor Associado III

      Desde 2020

    • Membro de comitê assessor

      Desde 2021

    • Membro de comitê assessor

      Desde 2022

    • Professor Associado IV

      Desde 2023

    Neuroscience Letters (Print)

    • Revisor de periódico

      Desde 2015

    Physiology & Behavior

    • Revisor de periódico

      Desde 2014

    Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso)

    • Revisor de periódico

      Desde 2015

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    • Revisor de projeto de fomento

      Desde 2010

    • Revisor de projeto de fomento

      Desde 2021

    • Revisor de projeto de fomento

      Desde 2021

    • Membro de comitê assessor

      Desde 2010

    Synapse

    • Revisor de periódico

      Desde 2013

    Unifesp Baixada Santista

    • Desde 2021

    BEHAVIOURAL BRAIN RESEARCH

    • Revisor de periódico

      Desde 2010

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Tese de doutorado em andamento

    • Lucas Vilas Bôas Correia

      Avaliação da atividade locomotora e do comportamento emocional de ratos Wistar machos adolescentes expostos subcronicamente ao fungicida Tebuconazol (TEB)

      Programa de Bioprodutos e Bioprocessos

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Unifesp Baixada Santista

      Desde 2022

    • Lucas de Santana Cardoso Thomaz

      Restrição crônica de sono REM durante a adolescência como fator de risco para alterações comportamentais e neurobiológicas em ratos SHR

      Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Unifesp Baixada Santista

      Desde 2022

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Caroline Sousa de Oliveira

      Participação dos receptores CB1 do colículo inferior na modulação da resposta de interação social em ratos Wistar machos

      Interdisciplinar em Ciências da Saúde

      Unifesp Baixada Santista

      Desde 2023

    • Aparecida Marta Regina dos Santos Pereira

      Avaliação dos aspectos cognitivos relacionados à atenção seletiva em ratos Wistar machos adolescentes expostos subcronicamente ao fungicida Tebuconazol (TEB)

      Bioprodutos e Bioprocessos

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Unifesp Baixada Santista

      Desde 2022

    Tese de doutorado concluídas

    • Rodolpho Pereira de Oliveira

      Participação da neurotransmissão GABAérgica do colículo inferior, via ativação de receptores 5-HT2A, e seus correlatos neuroanatômicos na mediação da resposta de inibição por pré-pulso do reflexo de sobressalto acústico e interação social em ratos Wistar machos

      Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Unifesp Baixada Santista

      Concluído em 2021

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Vanessa Zavarize Costa Correia

      Participação da neurotransmissão endocanabinóide do colículo inferior, via modulação dos receptores CB1, na resposta de inibição por pré-pulso do reflexo de sobressalto acústico em ratos Wistar

      Interdisciplinar em Ciências da Saúde

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Unifesp Baixada Santista

      Concluído em 2023

    • Daniel dos Santos Francesco

      Percepção da comunidade acadêmica da Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista - em relação ao descarte incorreto de lixo eletrônico

      Bioprodutos e Bioprocessos

      Unifesp Baixada Santista

      Concluído em 2022

    • Regina Parolari

      Percepção da comunidade acadêmica da Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista - sobre a degradação do ambiente marinho decorrente da presença de micropláticos.

      Bioprodutos e Bioprocessos

      Unifesp Baixada Santista

      Concluído em 2022

    • Talita de Medeiros

      Avaliação do comportamento cognitivo em ratos Wistar machos adolescentes expostos a doses ambientalmente relevantes de Tributil-estanho (TBT)

      Bioprodutos e Bioprocessos

      Unifesp Baixada Santista

      Concluído em 2022

    • Ana Carolina Ferreira de Lima Barbosa

      Participação dos receptores CB1 do colículo inferior na modulação da resposta de inibição por pré-pulso do reflexo de sobressalto acústico em ratos Wistar

      Interdisciplinar em Ciências da Saúde

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Unifesp Baixada Santista

      Concluído em 2021

    • Lucas Vilas Bôas Correia

      Avaliação do comportamento emocional de ratos Wistar machos adolescentes expostos a concentrações ambientais de tributilestanho (TBT)

      Bioprodutos e Bioprocessos

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Unifesp Baixada Santista

      Concluído em 2021

    • Lucas de Santana Cardoso Thomaz

      Efeitos da restrição crônica de sono REM em respostas comportamentais relacionadas aos sintomas cognitivos e negativos da esquizofrenia em ratos Wistar machos adolescentes

      Interdisciplinar em Ciências da Saúde

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Unifesp Baixada Santista

      Concluído em 2021

    • Nara Henriques Santos

      Avaliação do papel da D-Serina na modulação da resposta de inibição por pré-pulso do reflexo de sobressalto acústico em um modelo animal de esquizofrenia: ratos Wistar machos tratados agudamente com MK-801

      Interdisciplinar em Ciências da Saúde

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Unifesp Baixada Santista

      Concluído em 2021

    • Deborah Mendonça

      Percepção da comunidade acadêmica da Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista - em relação ao uso indiscriminado e descarte inapropriado de medicamentos e de produtos de cuidados pessoais

      Bioprodutos e Bioprocessos

      Unifesp Baixada Santista

      Concluído em 2019

    • Fernando Pitta

      Efeito do treinamento físico e do tratamento crônico com o MK-801 em testes comportamentais e na neurogênese hipocampal em ratos Wistar machos: um modelo de esquizofrenia

      Interdisciplinar em Ciências da Saúde

      Unifesp Baixada Santista

      Concluído em 2018

    • Rodolpho Pereira de Oliveira

      Participação da neurotransmissão serotoninérgica do colículo inferior na modulação da resposta de inibição por pré-pulso do reflexo de sobressalto acústico e teste de interação social em ratos Wistar

      Interdisciplinar em Ciências da Saúde

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Unifesp Baixada Santista

      Concluído em 2017

    Gestão

    Pesquisa

    Universidade Estácio de Sá

    Universidade Federal de São Paulo

    • Avaliação dos efeitos da restrição crônica de sono REM em respostas comportamentais relacionadas aos sintomas cognitivo e negativo da esquizofrenia e na homeostase redox em ratos Wistar machos adolescentes

      O objetivo do presente estudo será investigar os efeitos da restrição crônica de sono na modulação de respostas cognitivas e emocionais em domínios relacionados à atenção e à depressão em ratos adolescentes e na homeostase redox e relacionar com a hipótese neurodesenvolvimental da esquizofrenia. Para tanto, utilizaremos o modelo de restrição de sono REM (RSREM), os testes comportamentais de IPP e Splash, respectivamente e as técnicas de Western Blot e qPCR. A nossa hipótese é a de que a restrição crônica de sono produzirá déficits nestas respostas e produzirá alterações nos marcadores de estresse oxidativo

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Lucas de Santana Cardoso Thomaz

      Desde 2019

    • Avaliação do comportamento emocional de ratos Wistar machos adolescentes expostos a concentrações ambientais de tributilestanho (TBT)

      Os organoestânicos (OEs) compreendem um grupo de compostos orgânicos derivados do estanho. Entre eles, o tributilestanho (TBT) foi amplamente utilizado como biocida na formulação de tintas náuticas, com a finalidade de inibir a incrustação e o crescimento de organismos aquáticos em estruturas submersas na coluna d?água. Embora seja um composto altamente efetivo e econômico, o TBT possui um custo ambiental elevado devido à persistência ambiental e toxicidade a organismos não-alvos. A sua principal rota de exposição para humanos é através do consumo de alimentos contaminados. O TBT consegue atravessar a barreira hematoencefálica e produzir efeitos neurotóxicos, como aumento do estresse oxidativo, alterações dos níveis de neurotransmissores endógenos e mudanças comportamentais. No entanto, há poucas informações sobre os efeitos de OEs no comportamento emocional. O objetivo do presente estudo é investigar os efeitos da exposição subcrônica de TBT durante 30 dias consecutivos, em ratos Wistar machos adolescentes do dia pós-natal (DPN) 28 ao 58 na modulação de respostas comportamentais relacionadas à ansiedade e depressão através dos testes do Labirinto em Cruz Elevado (LCE) e do Splash, respectivamente. A fase da adolescência é considerada um período em que ocorre uma maior vulnerabilidade para a expressão destes fenótipos.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Lucas Vilas Bôas Correia

      Desde 2019

    • Percepção da comunidade acadêmica da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista - sobre a degradação do ambiente marinho decorrente da presença de microplásticos

      Microplásticos no ambiente marinho têm se mostrado um desafio devido à produção industrial e ao crescimento populacional. Mais de um terço dos microplásticos primários nos oceanos são provenientes do enxágue de produtos de cuidados pessoais e da lavagem de roupas sintéticas. Hábitos de consumo geram resíduos de polímeros sintéticos que chegam diariamente nos oceanos causando riscos aos ecossistemas marinhos e à saúde humana. O objetivo desse estudo é avaliar a percepção da comunidade acadêmica da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, em relação à degradação do ambiente marinho decorrente da presença de microplásticos pós-consumo provenientes do enxágue de produtos de cuidados pessoais e da lavagem de roupas sintéticas em função de fatores socioeconômicos como: escolaridade, categoria ocupacional, idade e renda familiar.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Regina Parolari

      Desde 2019

    • Percepção da comunidade acadêmica da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista - em relação ao descarte incorreto de lixo eletrônico

      O lixo eletrônico, ou e-lixo, é um tipo de resíduo sólido que tem crescido nas últimas décadas por conta dos avanços tecnológicos e hábitos de consumo das populações, principalmente, de áreas urbanas. A destinação incorreta do e-lixo pode introduzir metais pesados altamente contaminantes no meio ambiente, causando riscos à saúde humana e prejudicando os ecossistemas. O objetivo desse projeto é avaliar a percepção da comunidade acadêmica do Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, com relação ao descarte incorreto do e-lixo, bem como o conhecimento sobre os danos causados por essas práticas, em função de fatores socioeconômicos: escolaridade, renda, categoria ocupacional e faixa etária.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Daniel Francesco

      Desde 2019

    • Avaliação do comportamento cognitivo em ratos Wistar machos adolescentes expostos a doses ambientalmente relevantes de Tributil-estanho (TBT)

      O tributil-estanho (TBT) pertence a uma ampla classe de substâncias químicas derivadas do estanho conhecidas como compostos organoestânicos (OEs). É um contaminante ambiental que foi utilizado como biocida efetivo em tintas anti-incrustantes aplicadas diretamente sobre os cascos de embarcações e outras estruturas submersas na coluna d?água com a finalidade de inibir a bioincrustação de organismos aquáticos. A exposição humana ao TBT ocorre principalmente pelo consumo de alimentos, como frutos do mar, peixes e culturas agrícolas contaminadas além da exposição ocupacional. O TBT atravessa a barreira hematoencefálica, produzindo efeitos neurotóxicos nos organimos. O objetivo deste estudo é investigar os efeitos da exposição de ratos Wistar machos adolescentes ao TBT, durante 30 dias consecutivos, na modulação da resposta de Inibição por Pré-Pulso (IPP) do reflexo de sobressalto acústico e de reconhecimento de objetos novos (NOR) que avaliam a atenção seletiva e a memória visual, respectivamente.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Talita Trindade

      Desde 2019

    • Avaliação da homeostase redox e do papel da D-serina em um modelo animal de esquizofrenia: ratos Wistar machos tratados com o MK-801

      A fisiopatologia da esquizofrenia é em grande parte desconhecida. Uma das hipóteses atualmente estudadas é a de uma disfunção no sistema glutamatérgico caracterizada por uma hipofunção dos receptores N-metil-D-Aspartato (NMDA). Ratos tratados sistematicamente com dizocilpina (MK-801), antagonista glutamatérgico, apresentam alterações de comportamento tradicionalmente associadas a modelos animais de esquizofrenia tais como: aumento da atividade motora, déficits de Inibição por pré-pulso (IPP) do sobressalto acústico e déficits em testes de interação social (isolamento social), comportamentos que se correlacionam com alguns dos sintomas positivos, cognitivos e negativos da esquizofrenia, respectivamente. O objetivo deste estudo é o de avaliar os efeitos da administração aguda de MK-801 em aspectos comportamentais e nas vias de sinalização celular relacionadas à homeostase redox (vias pró e antioxidantes), especificamente no que diz respeito a função mitocondrial e a transcrição gênica. Além disso, pretendemos investigar o papel neuroprotetor da D-Serina, co-agonista do receptor NMDA, em relação aos efeitos deletérios produzidos pela administração aguda de MK-801 também a nível comportamental e molecular.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Nara Henriques Santos

      Desde 2018

    • Participação dos receptores CB1 do colículo inferior na modulação das respostas de inibição por pré-pulso do reflexo de sobressalto acústico e interação social em ratos Wistar

      Evidências apontam para o possível envolvimento do sistema endocanabinoide (SEC) na esquizofrenia devido ocorrência de sintomas semelhantes aos psicóticos após administração de Cannabis. O aumento na biodisponibilidade da anandamida (AEA), um endocanabinoide agonista não seletivo de receptor CB1, pode alterar padrões fisiológicos causando sintomas semelhantes aos esquizofrênicos. A presença de níveis elevados de AEA foi detectada no fluído cérebro espinhal e plasma de pacientes com esquizofrenia. Têm-se investigado se o antagonismo ao receptor CB1 induz efeitos antipsicóticos. Um modelo animal de esquizofrenia baseado em processos atencionais é o de inibição por pré-pulso (IPP) do reflexo de sobressalto. A via neural primária que medeia a resposta de IPP do reflexo de sobressalto acústico encontra-se no tronco encefálico, sendo o colículo inferior (CI) uma estrutura chave nesta circuitaria, sendo o CI também envolvido na regulação do comportamento social e emocional aversivo em roedores. O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos da administração aguda intracolicular de AEA nas respostas de IPP do reflexo de sobressalto acústico e interação social (IS) em ratos que se correlacionam com os sintomas cognitivos e negativos da esquizofrenia, respectivamente.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Ana Carolina Ferreira de Lima Barbosa

      Desde 2018

    • Participação da neurotransmissão GABAérgica do colículo inferior, via ativação de receptores 5-HT2A, e seus correlatos neuroanatômicos na mediação das respostas de inibição por pré- pulso do reflexo de sobressalto acústico e interação social em ratos Wist

      A relação entre a disfunção serotoninérgica e a esquizofrenia começou com a descoberta dos efeitos da dietilamida do ácido lisérgico (LSD) que tem alta afinidade pelos receptores 5-HT2A. A ativação deste receptor gera delírios e alucinações que são sintomas positivos da esquizofrenia. Outra substância, o 2,5-dimetoxi-4-iodoanfetamina (DOI), também exibe propriedades alucinógenas sendo agonista 5-HT2A como o LSD. Um modelo experimental bastante utilizado na pesquisa da fisiopatologia da esquizofrenia é o modelo da inibição por pré-pulso (IPP) do reflexo de sobressalto acústico que é baseado em processos atencionais. O presente trabalho tem por objetivo geral investigar a existência de uma interação funcional entre os receptores serotoninérgicos 5-HT2A no colículo inferior (CI) e a neurotransmissão inibitória GABAérgica nesta estrutura. Verificaremos através de estudos de imunoistoquímica e de cromatografia de massa, se a ativação dos receptores 5-HT2A, pela microinjeção de DOI no CI, aumentará a neurotrasmissão GABAérgica nesta estrutura e também no núcleo reticular caudal da ponte (nRCP) inibindo ambas as estruturas. Investigaremos ainda se os déficits nas respostas de IPP e interação social observados após a administração de DOI no CI poderão ser bloqueados pela microinjeção concomitante de bicuculina, antagonista GABAA, no nRCP. Adicionalmente, através de estudos usando técnicas de neurotraçamento, pretendemos investigar a existência de uma via inibitória GABAérgica direta entre o CI e o nRCP supostamente envolvida na modulação da resposta de IPP e interação social.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Rodolpho Pereira de Oliveira

      Desde 2017

    • Projeto de Monitoria para os Módulos de Psicologia Experimental: Aprendizagem e Análise do Comportamento: Aplicabilidade Clínica

      O módulo de Psicologia Experimental: Aprendizagem ocorrerá no segundo semestre de 2020. Inclui aulas teóricas em sala de aula e aulas práticas realizadas no Laboratório de Psicologia Experimental (LPE). Tem como objetivo específico proporcionar o conhecimento necessário para a compreensão das teorias sobre aprendizagem na abordagem experimental, bem como, os princípios básicos da Análise Experimental do Comportamento (AEC). No primeiro semestre de 2021 ocorrerá o módulo de Análise do Comportamento: Aplicabilidade Clínica onde serão apresentadas as diversas áreas de aplicação da Análise do Comportamento onde o psicólogo analista comportamental pode atuar.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Letícia Quintas, Juliana Bueno, Juliana Cuqui, Vanessa Alexandre da Silva

      2020 a 2021

    • II Jornada de Análise do Comportamento

      A Jornada de Análise do Comportamento (JAC) é um evento tradicional, com frequência anual, na Unifesp. Tem sido um espaço onde ocorrem discussões de temas de interesse dos estudantes, sob a lente do Behaviorismo Radical. Entre os seus objetivos principais estão: abordar diversos temas da Análise do Comportamento a fim de desenvolver discussões e adicionar conhecimentos contribuindo assim para a formação acadêmica e profissional; produzir questionamentos e aproximações teórico-práticas sobre a Análise do Comportamento e outras abordagens psicológicas; ampliar conhecimentos e fazer novos contatos com essa abordagem a partir das palestras com convidados expoentes da área e dos mini cursos ofertados durante este evento.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva

      2015 a 2015

    • III Jornada de Análise do Comportamento

      A Jornada de Análise do Comportamento (JAC) é um evento tradicional, com frequência anual, na Unifesp. Tem sido um espaço onde ocorrem discussões de temas de interesse dos estudantes, sob a lente do Behaviorismo Radical. Entre os seus objetivos principais estão: abordar diversos temas da Análise do Comportamento a fim de desenvolver discussões e adicionar conhecimentos contribuindo assim para a formação acadêmica e profissional; produzir questionamentos e aproximações teórico-práticas sobre a Análise do Comportamento e outras abordagens psicológicas; ampliar conhecimentos e fazer novos contatos com essa abordagem a partir das palestras com convidados expoentes da área e dos mini cursos ofertados durante este evento.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Ana Keyla Werder, Luiza Garutti, Gabriela Castro, Breno Casagrande, Carolina Coam, Gabriela Savini, Paulo Henrique Silva

      2016 a 2016

    • IV Jornada de Análise do Comportamento

      A Jornada de Análise do Comportamento (JAC) é um evento tradicional, com frequência anual, na Unifesp. Tem sido um espaço onde ocorrem discussões de temas de interesse dos estudantes, sob a lente do Behaviorismo Radical. Entre os seus objetivos principais estão: abordar diversos temas da Análise do Comportamento a fim de desenvolver discussões e adicionar conhecimentos contribuindo assim para a formação acadêmica e profissional; produzir questionamentos e aproximações teórico-práticas sobre a Análise do Comportamento e outras abordagens psicológicas; ampliar conhecimentos e fazer novos contatos com essa abordagem a partir das palestras com convidados expoentes da área e dos mini cursos ofertados durante este evento.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Kauanne Lopes, Ana Luiza Fontana, Eloisa Feitosa, Lelton Silva, Luana da Silva, Luísa Mauad, Thaís Guimarães, Thomas Ohara, Ana Cláudia dos Santos

      2017 a 2017

    • V Jornada de Análise do Comportamento

      A Jornada de Análise do Comportamento (JAC) é um evento tradicional, com frequência anual, na Unifesp. Tem sido um espaço onde ocorrem discussões de temas de interesse dos estudantes, sob a lente do Behaviorismo Radical. Entre os seus objetivos principais estão: abordar diversos temas da Análise do Comportamento a fim de desenvolver discussões e adicionar conhecimentos contribuindo assim para a formação acadêmica e profissional; produzir questionamentos e aproximações teórico-práticas sobre a Análise do Comportamento e outras abordagens psicológicas; ampliar conhecimentos e fazer novos contatos com essa abordagem a partir das palestras com convidados expoentes da área e dos mini cursos ofertados durante este evento.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Lelton Silvestre, Maysa Dias, Bruno de Oliveira, Gabriel Ribeiro, Juliana Costa, Juliana Canon, Mariana Castro, Natalia Neme, Nicole Santos, Rafael Leopoldo, Raiany Silva, Vitor Koichi

      2018 a 2018

    • VI Jornada de Análise do Comportamento

      A Jornada de Análise do Comportamento (JAC) é um evento tradicional, com frequência anual, na Unifesp. Tem sido um espaço onde ocorrem discussões de temas de interesse dos estudantes, sob a lente do Behaviorismo Radical. Entre os seus objetivos principais estão: abordar diversos temas da Análise do Comportamento a fim de desenvolver discussões e adicionar conhecimentos contribuindo assim para a formação acadêmica e profissional; produzir questionamentos e aproximações teórico-práticas sobre a Análise do Comportamento e outras abordagens psicológicas; ampliar conhecimentos e fazer novos contatos com essa abordagem a partir das palestras com convidados expoentes da área e dos mini cursos ofertados durante este evento.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Mariana Castro, Amanda do Rosário, Camila Takahashi, Eduardo José Barbosa, Jady Alda, Larissa Silva, Letícia Quintas, Nathan Martins, Vanessa Uezono, Vinícius Mendonça, Vitória Fadel, Vitor Fugimoto

      2019 a 2019

    • Projeto de Monitoria para o Curso de Psicologia

      Proporcionar ao estudante oportunidades de integração de conteúdos dos módulos dos cursos por meio de participação em atividades relacionadas ao ensino (planejamento, realização de atividades, avaliação e cruzamento dos conteúdos dos módulos).

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Jaquelina Imbrizi, Sidnei Casetto, Lis Caroline Martins, Mariana Lopreato, Maurício Neves, Renata de Oliveira, Milena de Barros Viana, Alexandre Henz

      2008 a 2009

    • Projeto de Monitoria para os Módulos de Psicologia Experimental: Aprendizagem e Psicologia Experimental Motivação e Percepção

      O módulo de Psicologia Experimental: Aprendizagem ocorre no segundo semestre de 2009. Inclui aulas teóricas em sala de aula e aulas práticas realizadas no Laboratório de Psicologia Experimental (LPE). Tem como objetivo específico proporcionar o conhecimento necessário para a compreensão das teorias sobre aprendizagem na abordagem experimental, bem como, os princípios básicos da Análise Experimental do Comportamento (AEC). O módulo de Psicologia Experimental: Motivação e Percepção ocorre no primeiro semestre de 2010. Tem como objetivo geral proporcionar o conhecimento necessário para a compreensão das teorias sobre motivação e percepção. A participação no projeto de monitoria proporciona aos alunos participarem de forma ativa no processo de ensino/aprendizagem.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Fernanda Ramiro, Lis Caroline Martins

      2009 a 2010

    • Projeto de Monitoria para os Módulos de Psicologia Experimental: Aprendizagem e Psicologia Experimental Motivação e Percepção

      O módulo de Psicologia Experimental: Aprendizagem ocorre no segundo semestre de 2010. Inclui aulas teóricas em sala de aula e aulas práticas realizadas no Laboratório de Psicologia Experimental (LPE). Tem como objetivo específico proporcionar o conhecimento necessário para a compreensão das teorias sobre aprendizagem na abordagem experimental, bem como, os princípios básicos da Análise Experimental do Comportamento (AEC). O módulo de Psicologia Experimental: Motivação e Percepção ocorre no primeiro semestre de 2011. Tem como objetivo geral proporcionar o conhecimento necessário para a compreensão das teorias sobre motivação e percepção. A participação no projeto de monitoria proporciona aos alunos participarem de forma ativa no processo de ensino/aprendizagem.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Amábile Siqueira, Lucas Ruocco

      2010 a 2011

    • Projeto de Monitoria para os Módulos de Psicologia Experimental: Aprendizagem e Psicologia Experimental Motivação e Percepção

      O módulo de Psicologia Experimental: Aprendizagem ocorre no segundo semestre de 2011. Inclui aulas teóricas em sala de aula e aulas práticas realizadas no Laboratório de Psicologia Experimental (LPE). Tem como objetivo específico proporcionar o conhecimento necessário para a compreensão das teorias sobre aprendizagem na abordagem experimental, bem como, os princípios básicos da Análise Experimental do Comportamento (AEC). O módulo de Psicologia Experimental: Motivação e Percepção ocorre no primeiro semestre de 2012. Tem como objetivo geral proporcionar o conhecimento necessário para a compreensão das teorias sobre motivação e percepção. A participação no projeto de monitoria proporciona aos alunos participarem de forma ativa no processo de ensino/aprendizagem.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Hellen Martins, Renata Costa

      2011 a 2012

    • Projeto de Monitoria para os Módulos de Psicologia Experimental: Aprendizagem e Psicologia Experimental Motivação e Percepção

      O módulo de Psicologia Experimental: Aprendizagem ocorre no segundo semestre de 2012. Inclui aulas teóricas em sala de aula e aulas práticas realizadas no Laboratório de Psicologia Experimental (LPE). Tem como objetivo específico proporcionar o conhecimento necessário para a compreensão das teorias sobre aprendizagem na abordagem experimental, bem como, os princípios básicos da Análise Experimental do Comportamento (AEC). O módulo de Psicologia Experimental: Motivação e Percepção ocorre no primeiro semestre de 2013. Tem como objetivo geral proporcionar o conhecimento necessário para a compreensão das teorias sobre motivação e percepção. A participação no projeto de monitoria proporciona aos alunos participarem de forma ativa no processo de ensino/aprendizagem.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Julia Zangrando, Caio Campos, Melissa da Silva, Bruno Aranha, Letícia Sumiko, Marcela Forner

      2012 a 2013

    • Projeto de Monitoria para o Módulo de Psicologia Experimental: Aprendizagem

      O módulo de Psicologia Experimental: Aprendizagem ocorre no segundo semestre de 2013. Inclui aulas teóricas em sala de aula e aulas práticas realizadas no Laboratório de Psicologia Experimental (LPE). Tem como objetivo específico proporcionar o conhecimento necessário para a compreensão das teorias sobre aprendizagem na abordagem experimental, bem como, os princípios básicos da Análise Experimental do Comportamento (AEC).

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, João Victor Chamon, Laís França, Luis Antonio Salazar, Karen Nagaishi, Vitória Renaux

      2013 a 2014

    • Projeto de Monitoria para os Módulos de Psicologia Experimental: Aprendizagem e Análise do Comportamento: Aplicabilidade Clínica

      O módulo de Psicologia Experimental: Aprendizagem ocorrerá no segundo semestre de 2014. Inclui aulas teóricas em sala de aula e aulas práticas realizadas no Laboratório de Psicologia Experimental (LPE). Tem como objetivo específico proporcionar o conhecimento necessário para a compreensão das teorias sobre aprendizagem na abordagem experimental, bem como, os princípios básicos da Análise Experimental do Comportamento (AEC). No primeiro semestre de 2015 ocorrerá o módulo de Análise do Comportamento: Aplicabilidade Clínica onde serão apresentadas as diversas áreas de aplicação da Análise do Comportamento onde o psicólogo analista comportamental pode atuar.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Liah Cavalcante, Gabriela de Castro, Daniele Vicenti, Ludmila Rodrigues, Natália Canêno, Luiza Garutti

      2014 a 2015

    • Projeto de Monitoria para os Módulos de Psicologia Experimental: Aprendizagem e Análise do Comportamento: Aplicabilidade Clínica

      O módulo de Psicologia Experimental: Aprendizagem ocorrerá no segundo semestre de 2015. Inclui aulas teóricas em sala de aula e aulas práticas realizadas no Laboratório de Psicologia Experimental (LPE). Tem como objetivo específico proporcionar o conhecimento necessário para a compreensão das teorias sobre aprendizagem na abordagem experimental, bem como, os princípios básicos da Análise Experimental do Comportamento (AEC). No primeiro semestre de 2016 ocorrerá o módulo de Análise do Comportamento: Aplicabilidade Clínica onde serão apresentadas as diversas áreas de aplicação da Análise do Comportamento onde o psicólogo analista comportamental pode atuar.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Shirlei Maria dos Anjos, Juliana Konno, Livia Corrales, Lívia Rebechi, Jessica Missono, Elias Esteves

      2015 a 2016

    • Projeto de Monitoria para os Módulos de Psicologia Experimental: Aprendizagem e Análise do Comportamento: Aplicabilidade Clínica

      O módulo de Psicologia Experimental: Aprendizagem ocorrerá no segundo semestre de 2016. Inclui aulas teóricas em sala de aula e aulas práticas realizadas no Laboratório de Psicologia Experimental (LPE). Tem como objetivo específico proporcionar o conhecimento necessário para a compreensão das teorias sobre aprendizagem na abordagem experimental, bem como, os princípios básicos da Análise Experimental do Comportamento (AEC). No primeiro semestre de 2017 ocorrerá o módulo de Análise do Comportamento: Aplicabilidade Clínica onde serão apresentadas as diversas áreas de aplicação da Análise do Comportamento onde o psicólogo analista comportamental pode atuar.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Lelton Silvestre, Mayara Barbero, Luiza Tarabori, Kauanne Lopes, Kamila Santos

      2016 a 2017

    • Projeto de Monitoria para os Módulos de Psicologia Experimental: Aprendizagem e Análise do Comportamento: Aplicabilidade Clínica

      O módulo de Psicologia Experimental: Aprendizagem ocorrerá no segundo semestre de 2018. Inclui aulas teóricas em sala de aula e aulas práticas realizadas no Laboratório de Psicologia Experimental (LPE). Tem como objetivo específico proporcionar o conhecimento necessário para a compreensão das teorias sobre aprendizagem na abordagem experimental, bem como, os princípios básicos da Análise Experimental do Comportamento (AEC). No primeiro semestre de 2019 ocorrerá o módulo de Análise do Comportamento: Aplicabilidade Clínica onde serão apresentadas as diversas áreas de aplicação da Análise do Comportamento onde o psicólogo analista comportamental pode atuar.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Larissa Silva, Vanessa Uezono, Ednara Pereira, Sabrina do Vale, Beatriz Castro, Isabela Muniz

      2018 a 2019

    • Projeto de Monitoria para os Módulos de Psicologia Experimental: Aprendizagem e Análise do Comportamento: Aplicabilidade Clínica

      O módulo de Psicologia Experimental: Aprendizagem ocorrerá no segundo semestre de 2017. Inclui aulas teóricas em sala de aula e aulas práticas realizadas no Laboratório de Psicologia Experimental (LPE). Tem como objetivo específico proporcionar o conhecimento necessário para a compreensão das teorias sobre aprendizagem na abordagem experimental, bem como, os princípios básicos da Análise Experimental do Comportamento (AEC). No primeiro semestre de 2018 ocorrerá o módulo de Análise do Comportamento: Aplicabilidade Clínica onde serão apresentadas as diversas áreas de aplicação da Análise do Comportamento onde o psicólogo analista comportamental pode atuar.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Maysa Dias, Nicole Marin dos Santos, Beatriz Melo, Ingrid Oliveira, Isabela Ribeiro, João Vitor Oliveira, Mariana Hess, Natalia Barbosa

      2017 a 2018

    • Projeto de Monitoria para os Módulos de Psicologia Experimental: Aprendizagem e Análise do Comportamento: Aplicabilidade Clínica

      O módulo de Psicologia Experimental: Aprendizagem ocorrerá no segundo semestre de 2019. Inclui aulas teóricas em sala de aula e aulas práticas realizadas no Laboratório de Psicologia Experimental (LPE). Tem como objetivo específico proporcionar o conhecimento necessário para a compreensão das teorias sobre aprendizagem na abordagem experimental, bem como, os princípios básicos da Análise Experimental do Comportamento (AEC). No primeiro semestre de 2020 ocorrerá o módulo de Análise do Comportamento: Aplicabilidade Clínica onde serão apresentadas as diversas áreas de aplicação da Análise do Comportamento onde o psicólogo analista comportamental pode atuar.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Larissa Silva, Vanessa Uezono, Beatriz Ferreira, Ednara Pereira, Isabela Muniz Santos, Sabrina do Vale

      2019 a 2020

    • Efeito do isolamento social precoce na resposta de inibição por pré-pulso do reflexo de sobressalto acústico em ratos testados nas fases puberal e pós puberal: um modelo de esquizofrenia

      O objetivo deste trabalho será verificar se o isolamento social precoce produzirá déficits na resposta de inibição por pré-pulso, e se esses déficits podem ser atenuados ou revertidos pela administração aguda de antipsicóticos típico (haloperidol) e atípico (clozapina).

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Patricia Sotero

      2007 a 2008

    • Efeito da microinjeção de apomorfina e haloperidol no colículo inferior na resposta de inibição por pré-pulso do reflexo de sobressalto acústico em ratos

      O objetivo deste estudo é investigar se a ativação da neurotransmissão dopaminérgica do CI pode interferir na resposta da IPP. Para tal, faremos a microinjeção de apomorfina, agonista direto de receptores do tipo D2, e haloperidol, antagonista direto de receptores do tipo D2, diretamente no CI. Dessa forma, pretendemos investigar se o substrato neural dopaminérgico do CI pode estar envolvido no desenvolvimento da IPP.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Amábile Rodrigues, Lucas Ruocco

      2009 a 2011

    • Efeito de crises epilépticas durante o desenvolvimento cerebral na resposta de inibição por pré-pulso do reflexo de sobressalto acústico em ratos

      Estudos epidemiológicos têm sugerido que eventos de ocorrência precoce, durante a vida intra-uterina ou logo após o nascimento podem ser de importância fundamental na etiologia de uma parcela dos casos de esquizofrenia, interferindo no desenvolvimento normal de determinadas estruturas cerebrais e tornando o indivíduo vulnerável ao surgimento posterior dos sintomas da doença. O objetivo deste trabalho é estudar o efeito de crises epilépticas neonatais induzidas pela administração de pilocarpina em ratos no período pós natal (7-9 dias) período crítico no desenvolvimento cerebral. A resposta de inibição por pré-pulso será testada nestes ratos no período pós-puberal (56 dias). A atividade locomotora dos animais será também avaliada utilizando o teste do campo aberto.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, LABBATE, GIOVANNA

      2009 a 2010

    • Aplicabilidade da Análise do Comportamento

      Introduzir os fundamentos teóricos da Análise do Comportamento e desenvolver habilidades e competências para a aplicabilidade em diferentes contextos e áreas do conhecimento.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Ricardo Padovani, Rosana Rossit

      2010 a 2010

    • Efeito da hipóxia neonatal na resposta de inibição por pré-pulso (IPP) do reflexo de sobressalto acústico em ratos testados nas fases pré e pós-puberal

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Karen Yamada, Susan Satake

      2007 a 2009

    Unifesp Baixada Santista

    • Projeto de Monitoria para os módulos de Psicologia Experimental Aprendizagem e Análise do Comportamento Aplicabilidade Clínica

      O módulo de Psicologia Experimental: Aprendizagem ocorrerá no segundo semestre de 2023. Inclui aulas teóricas em sala de aula e aulas práticas realizadas no Laboratório de Psicologia Experimental (LPE). Tem como objetivo específico proporcionar o conhecimento necessário para a compreensão das teorias sobre aprendizagem na abordagem experimental, bem como, os princípios básicos da Análise Experimental do Comportamento (AEC). No primeiro semestre de 2024 ocorrerá o módulo de Análise do Comportamento: Aplicabilidade Clínica onde serão apresentadas as diversas áreas de aplicação da Análise do Comportamento onde o psicólogo analista comportamental pode atuar.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, João Fellype Barroso, Beatriz Queiroz, Debora Lucena, Gabriela dos Santos, José Simões

      Desde 2023

    • Programa de Aperfeiçoamento Didático (PAD)

      O PAD é um Programa Institucional que atende a política de formação docente de pós-graduandos regularmente matriculados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unifesp. Esta iniciativa é resultado da interlocução entre as Pró-reitorias de Graduação e de Pós-graduação e Pesquisa.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Lucas Thomaz

      2020 a 2021

    • Projeto de Monitoria para os Módulos de Psicologia Experimental: Aprendizagem e Análise do Comportamento: Aplicabilidade Clínica

      O módulo de Psicologia Experimental: Aprendizagem ocorrerá no segundo semestre de 2022. Inclui aulas teóricas em sala de aula e aulas práticas realizadas no Laboratório de Psicologia Experimental (LPE). Tem como objetivo específico proporcionar o conhecimento necessário para a compreensão das teorias sobre aprendizagem na abordagem experimental, bem como, os princípios básicos da Análise Experimental do Comportamento (AEC). No primeiro semestre de 2023 ocorrerá o módulo de Análise do Comportamento: Aplicabilidade Clínica onde serão apresentadas as diversas áreas de aplicação da Análise do Comportamento onde o psicólogo analista comportamental pode atuar.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Allan Souza da Cunha, Giulia Toledo de Siqueira, Mariana Mayumi Rodrigues Hissamura

      2022 a 2023

    • Projeto de Monitoria para os Módulos de Psicologia Experimental: Aprendizagem e Análise do Comportamento: Aplicabilidade Clínica

      O módulo de Psicologia Experimental: Aprendizagem ocorrerá no segundo semestre de 2020. Inclui aulas teóricas em sala de aula e aulas práticas realizadas no Laboratório de Psicologia Experimental (LPE). Tem como objetivo específico proporcionar o conhecimento necessário para a compreensão das teorias sobre aprendizagem na abordagem experimental, bem como, os princípios básicos da Análise Experimental do Comportamento (AEC). No primeiro semestre de 2021 ocorrerá o módulo de Análise do Comportamento: Aplicabilidade Clínica onde serão apresentadas as diversas áreas de aplicação da Análise do Comportamento onde o psicólogo analista comportamental pode atuar.

      Autores: Regina Cláudia Barbosa da Silva, Lays Fernanda Pereira de Souza, Lucas Frazão Ferreira

      2021 a 2022

    Atualização Lattes em 2023-11

    Processado em 2024-07-22