Ana Paula Santiago do Nascimento nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Educação

E-Mail: ana.santiago@unifesp.br


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De 2020 a 2024
Trabalhos publicados

Resumo

Possui graduação em Pedagogia (2004), Mestrado em Educação (2012) e Doutorado em Educação (2019) realizados na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Atualmente é Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com atuação na Coordenação de Pesquisa, Extensão e Estágio (Coordenadora) do Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação (NEI-Paulistinha) e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Unifesp-Guarulhos (Docente). É pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Infância, Educação da Infância e Formação de Professores (GEPIEIFOP) e no Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (GEPPEGE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Financiamento da Educação, Educação Infantil, Políticas Públicas em Educação, Plano de Carreira e Remuneração Docente.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

NASCIMENTO, A. P. S. do;NASCIMENTO, ANA PAULA SANTIAGO DO;DO NASCIMENTO, ANA PAULA SANTIAGO


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Formação

  • Doutorado em Educação

    Carreira docente nas creches das redes públicas das capitais brasileiras: análise dos planos e estatutos do magistério

    Administração Educacional

    Orientação: Rubens Barbosa de Camargo

    Universidade de São Paulo

      Desde 2019

  • Mestrado em Educação

    Avanços e retrocessos na oferta da educação infantil no Brasil: Análise financeiro-orçamentária dos recursos destinados a essa etapa da educação 2001-2010

    Financiamento da Educação

    Administração Educacional

    Orientação: Rubens Barbosa de Camargo

    Universidade de São Paulo

    2009 a 2012

  • Graduação em Pedagogia

    Financiamento da Educação Infantil: contribuições para um debate contemporâneo

    Orientação: Rubens Barbosa de Camargo

    Universidade de São Paulo

    2001 a 2004

  • Produção


    2023


    • PATRIMÔNIO HISTÓRICO- EDUCATIVO: registrando a história institucional do Núcleo de Educação Infantil da Unifesp

      Artigo publicado

      Autores: Peterson Mendes Paulino; Dilma Antunes Silva; Ana Paula Santiago do Nascimento

      Conteúdo completo

      2023

      Fonte: CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE) , v. 1 , p. 1


    2022


    • As maiores despesas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no período de 1996-2018 - uma análise de caráter orçamentário-financeiro

      Trabalhos em eventos

      Autores: João Batista Silva dos Santos; Ingrid Costa Ribeiro Souza; Ana Paula Santiago do Nascimento; Rubens Barbosa de Camargo

      2022

      Fonte: Anais X Encontro Anual da Fineduca (2022)

    • Creches Conveniadas e Compra de Vagas na Cidade de São Paulo: formas de privatização da Educação Infantil

      Artigo publicado

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Cleber Nelson de Oliveira Silva; Felipe Willian Ferreira de Alencar; Eliano Macedo Souza

      Conteúdo completo

      2022

      Fonte: FINEDUCA: REVISTA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO , p. 1

    • Avaliação Institucional: uma discussão sobre a qualidade no Núcleo de Educação Infantil da Unifesp

      Artigo publicado

      Autores: Dilma Antunes Silva; Ana Paula Santiago do Nascimento

      Conteúdo completo

      2022

      Fonte: EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , p. 1

    • 50 anos da Paulistinha (1971-2021): Conquistas, memórias e desafios

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Dilma Antunes Silva; Ana Paula Santiago do Nascimento; Bruna Breda; Nádia Massagardi Caetano da Silva

      2022

      Fonte:

    • Qualidade na educação infantil: dimensões e significações

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Dilma Antunes Silva; Ana Paula Santiago do Nascimento

      2022

      Fonte:

    • Dinâmica dos vencimentos e sua relação com o Fundeb e o PSPN

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Rubens Barbosa de Camargo; Ana Paula Santiago do Nascimento; João Batista Silva dos Santos; Renata Rodrigues de Amorim Medina; José Quibao Neto

      2022

      Fonte: Remuneração de Professores da Educação Básica: incursões teórico-metodológicas e alguns achados , p. 49

    • A relação do NEI-EPE com pessoas com deficiência: o que podemos contar dessa história/percurso?

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Cleber Nelson de Oliveira Silva

      2022

      Fonte: 50 anos da Paulistinha (1971-2021): Conquistas, memórias e desafios , p. 195

    • Reconhecer-se como uma creche/escola universitária: institucionalização e profissionalização docente

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Luciana Alves

      2022

      Fonte: 50 anos da Paulistinha (1971-2021): Conquistas, memórias e desafios , p. 239

    • Construção de um estado de conhecimento sobre qualidade na/da educação infantil

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Dilma Antunes Silva; Ana Paula Santiago do Nascimento

      2022

      Fonte: Qualidade na Educação Infantil: dimensões e significações , p. 15

    • Relação e condições de trabalho dos professores paulistas (1995-2018): formas de admissão, carreira, vencimento e jornada

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Andreza Barbosa; Marcia Aparecida Jacomini; Maria José da Silva Fernandes; João Batista Silva dos Santos; Ana Paula Santiago do Nascimento

      2022

      Fonte: Relações e Condições de Trabalho dos Profissionais da educação na Rede Estadual Paulista 1995-2018 , p. 21


    2021


    • Encontros possíveis na escola da infância: a importância da interação entre as idades na educação

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Dilma Antunes Silva

      2021

      Fonte: Anais do Seminário de Práticas Pedagógicas , p. 21

    • RECONHECER-SE COMO UMA CRECHE/ESCOLA UNIVERSITÁRIA: INSTITUCIONALIZAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Dilma Antunes Silva

      2021

      Fonte: Anais do VII Congresso Acadêmico Unifesp realizado em junho de 2021 no formato online. , p. 1975

    • CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Vieira; Dilma Antunes Silva; Ana Paula Santiago do Nascimento

      2021

      Fonte: Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação da Infância A educação como (re)existência , p. 22

    • ANÁLISE DE PARCERIAS PÚBLICA ? PRIVADA PARA A OFERTA DE CRECHES NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento

      2021

      Fonte: Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação da Infância A educação como (re)existência , p. 193

    • PAULISTINHA 50 ANOS: HISTÓRIA, IDENTIDADE E MEMÓRIAS

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Dilma Antunes Silva; Ana Luiza Vieira

      2021

      Fonte: Anais do VII Congresso Acadêmico Unifesp 2021: Universidade em defesa da vida , p. 1691

    • Docência na creche: contradições e enfrentamentos

      Artigo publicado

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Dilma Antunes Silva; Cláudia Meire Rodrigues

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte: PERIFERIA (DUQUE DE CAXIAS) , v. 13 , p. 96

    • Através das telas: possibilidades de trabalho remoto em tempos de pandemia

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Nádia Massagardi Caetano da Silva; Rosimeire Andrade de Jesus

      2021

      Fonte: Vozes e Experiências de Professoras e Professores das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil (UUFEI) durante a pandemia da Covid-19 , p. 73

    • Financiamento, profissionais da educação infantil e carreira docente: um diálogo através dos planos de carreira e estatutos do magistério das capitais brasileiras

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento

      2021

      Fonte: Políticas Públicas de Educação Infantil: diálogos com o legado de Fúlvia Rosemberg , p. 115


    2020


    • QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PARA A INFÂNCIA: JORNADA DE TRABALHO DOCENTE

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento

      2020

      Fonte: V SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL / II CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO

    • Qualidade da educação para a infância: um olhar sobre a remuneração docente

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento

      2020

      Fonte: V SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL / II CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO

    • PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE CARREIRA DOCENTE DAS PROFISSIONAIS DE CRECHES NO BRASIL ? 2000-2018

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento

      2020

      Fonte: II Encontro do PPGE da FEUSP

    • A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

      Trabalhos em eventos

      Autores: Tânia Maria Massaruto de Quintal; Ana Paula Santiago do Nascimento

      2020

      Fonte: Anais [do] I Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação na Infância: Professora sim, tia não! , p. 38

    • Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de educação: Ensino, Pesquisa e Extensão em uma Unidade Universitária Federal de Educação Básica

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Bruna Breda; Nádia Massagardi Caetano da Silva; Paula Fernandes Ferreira; Thaíse Vieira de Araujo

      2020

      Fonte: Unifesp 25 anos Histórias e Reflexões , p. 297

    • Composição da remuneração docente nos planos de carreira de capitais brasileiras: vencimento base e vantagens pecuniárias

      Artigo publicado

      Autores: JACOMINI, MÁRCIA APARECIDA; Ana Paula Santiago do Nascimento; IMBÓ, KATIA APARECIDA DOS SANTOS

      Conteúdo completo

      2020

      Fonte: EDUCAÇÃO EM FOCO , v. 23 , p. 64

    • Composição da remuneração de professores de redes de ensino estaduais

      Artigo publicado

      Autores: Marcia Aparecida Jacomini; Ana Paula Santiago do Nascimento; Katia aparecida dos Santos Imbó

      2020

      Fonte: ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE) , v. 52 , p. 1

    • RELAÇÕES E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES PAULISTAS (1995-2018)

      Artigo publicado

      Autores: Andreza Barbosa; JACOMINI, MÁRCIA APARECIDA; Maria José da Silva Fernandes; João Batista Silva dos Santos; Ana Paula Santiago do Nascimento

      Conteúdo completo

      2020

      Fonte: CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE) , v. 50 , p. 790


    2019


    • A tendência do valor aluno/ano do Fundeb e o CAQi: algumas observações

      Artigo publicado

      Autores: DE CAMARGO, RUBENS BARBOSA; Ana Paula Santiago do Nascimento; MEDINA, RENATA RODRIGUES DE AMORIM

      Conteúdo completo

      2019

      Fonte: RETRATOS DA ESCOLA , v. 13 , p. 425

    • Quando a natureza se torna objeto de investigação das crianças

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Thaíse Vieira de Araujo

      2019

      Fonte: (Con)viver a Educação: relatos de práticas cotidianas no Núcleo de Educação Infantil Paulistinha , p. 55


    2018


    • Remuneração e Valorização docente na capital paulista

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcia Aparecida Jacomini; Ana Paula Santiago do Nascimento; Kátia Aparecida dos Santos; Nelci Bonine dos Santos; Ingrid Costa Ribeiro Souza

      2018

      Fonte: Remuneração de professores da educação básica das redes municipais de ensino no contexto do Fundeb e do PSPN , p. 113

    • Carreira e Vencimento Base dos Professores da Rede Pública Paulistana

      Artigo publicado

      Autores: JACOMINI, MÁRCIA APARECIDA; Ana Paula Santiago do Nascimento; THOMAZINI, LEANDRO

      Conteúdo completo

      2018

      Fonte: EDucação e Realidade Edição eletrônica , v. 1 , p. 1


    2017


    • A CARREIRA DAS PROFESSORAS DE CEI NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE SÃO PAULO: 15 ANOS DE INCORPORAÇÃO DAS CRECHES NA REDE

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Cleber Nelson de Oliveira Silva

      2017

      Fonte: Anais FINEDUCA ? Eixo: Planos, Carreira e Remuneração de professores , p. 1

    • REMUNERAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE FOLHAS DE PAGAMENTO (2006-2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; João Batista Silva dos Santos; Rubens Barbosa de Camargo

      2017

      Fonte: ANAIS DO V FINEDUCA , p. 1

    • As creches Conveniadas em São Paulo - quais os reais motivos dessa opção política

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Cleber Nelson de Oliveira Silva

      2017

      Fonte: Público x Privado em tempos de golpe , p. 96


    2016


    • CARREIRA E VENCIMENTO BASE DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA PAULISTANA: VALORIZAÇÃO DOCENTE?

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Marcia Aparecida Jacomini; Leandro Thomazini

      2016

      Fonte: V Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação

    • REMUNERAÇÃO, FORMAÇÃO, VÍNCULO EMPREGATÍCIO E JORNADA DOCENTE: UM ESTUDO COM BASE NOS DADOS DAPROVA BRASIL ?2007 E 2013

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Marcia Aparecida Jacomini; João Batista Silva dos Santos

      2016

      Fonte: ANAIS DO 4º ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO ?FINEDUCA

    • Valorização Docente na Educação Básica: Análise dos Planos de Carreira

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Renata Rodrigues de Amorim Medina; Rubens Barbosa de Camargo

      2016

      Fonte: Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público Estadual de São Paulo em 2010: descrição e análises preliminares. , p. 205

    • REMUNERAÇÃO, FORMAÇÃO, VÍNCULO EMPREGATÍCIO E JORNADA DOCENTE: UM ESTUDO COM BASE NOS DADOS DA PROVA BRASIL ? 2007 E 2013

      Artigo publicado

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; João Batista Silva dos Santos; Marcia Aparecida Jacomini

      2016

      Fonte: Tópicos Educacionais , v. 1 , p. 189


    2015


    • Avanços e retrocessos na oferta da educação infantil no Brasil: Análise financeiro-orçamentária dos recursos destinados a essa etapa da educação 2001-2010

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento

      2015

      Fonte: Anais ddo 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste

    • ANÁLISE DA CONFIGURAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: PLANOS DE CARREIRA, SALÁRIOS E FORMAÇÃO INICIAL

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento

      2015

      Fonte: ANAIS DO XXVII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO

    • As creches conveniadas em São Paulo: quais os reais motivos dessa opção política

      Artigo publicado

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Cleber Nelson de Oliveira Silva

      2015

      Fonte: FINEDUCA: REVISTA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO , v. 5 , p. 1

    • Composição da remuneração dos docentes da rede estadual paulista (1996-2010)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Renata Rodrigues de Amorim Medina; Rubens Barbosa de Camargo

      2015

      Fonte: Vencimento e remuneração docente no Brasil: resultados de pesquisa , p. 67


    2014


    • O atendimento das crianças de 0 a 5 anos nas Creches e Pré-escolas no período de abrangência do PNE 2001-2010 - o que pode ser alterado com o novo PNE?

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento

      2014

      Fonte: Gestão de sistemas e de instituições de ensino: políticas e práticas profissionais , p. 1

    • Composição salarial dos docentes da Rede Estadual Paulista: uma análise a partir do Boletim de Acompanhamento de Pessoal da SEE/SP, 1996/2010

      Artigo publicado

      Autores: Renata R. Medina; Rubens Barbosa de Camargo; Ana Paula Santiago do Nascimento

      2014

      Fonte: FINEDUCA: REVISTA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO , v. 4 , p. 1

    • Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público Estadual de São Paulo em 2010: descrição e análises preliminares

      Artigo publicado

      Autores: Rubens Barbosa de Camargo; Renata R. Medina; Ana Paula Santiago do Nascimento

      2014

      Fonte: FINEDUCA: REVISTA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO , v. 4 , p. 1


    2009


    • Implementação do Ensino Fundamental de Nove Anos no Estado de São Paulo: um estudo exploratório

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Sylvie Bonifácio Klein

      2009

      Fonte: Pesquisa em Educação no Brasil: Balanço do Século XX e Desafios para o Século XXI

    • O cenário da Educação Infantil na cidade de São Paulo: políticas públicas (1997 - 2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Talita Dias Miranda e Silva

      2009

      Fonte: Congresso Paulista de Educação Infantil

    • A situação da educação infantil brasileira: análise da qualidade através da oferta dessa etapa da educação básica

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Rubens Barbosa de Camargo

      2009

      Fonte: Direitos Humanos e Cidadania: desafios para as políticas públicas e a gestão democrática da educação

    • Avaliando políticas públicas: um estudo exploratório sobre o ensino fundamental de nove anos no estado de São Paulo

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Rosilene Silva Vieira

      2009

      Fonte: Direitos Humanos e Cidadania: desafios para as políticas públicas e a gestão democrática da educação

    • As parcerias público-privada na oferta de educação infantil: o caso das creches conveniadas no município de São Paulo

      Trabalhos em eventos

      Autores: BATISTA, Paulo Rogério; Ana Paula Santiago do Nascimento; Raíssa Chappaz

      2009

      Fonte: Educação & Sociedade (Impresso)

    • A fiscalização da aplicação dos recursos vinculados à educação: uma análise do papel do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

      Artigo publicado

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento

      2009

      Fonte: EDUCAÇÃO EM FOCO (BELO HORIZONTE. 1996) , v. ano 12 , p. 139


    2007


    • Formação Inicial e Continuada de Pesquisadores, Coselheiros e Técnicos na Área de Financiamento de Educação e seus Mecanismos de Controle Social

      Artigo publicado

      Autores: Lisete Regina Gomes Arelaro; Rubens Barbosa de Camargo; Theresa Maria de Freitas Adrião; Marcos Edgar Bassi; Ana Paula Santiago do Nascimento; Adriana Aparecida Dragone da Silveira

      2007

      Fonte: XXIII SIMPOSIO BRASILEIRO / V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO/ I COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO , v. 1 , p. 34/49


    2006


    • Formação na Área de Financiamento da Educação e seus Mecanismos de Controle Social: um estudo com cinco municípios paulistas

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; David Henriley Pitombeira

      2006

      Fonte: IV Semana da Educação Ensinar e Aprender Formação Percursos e Projetos

    • Levantamento do custo-aluno-ano em escolas da Educação Básica que oferecem condições para a oferta de um ensino de qualidade em São Paulo

      Capítulo de livro publicado

      Autores: MAGALHÃES, Ana Lúcia; VERHINE, Robert; Ana Paula Santiago do Nascimento; GUTIERRES, Dalva Valente Guimarães; OLIVEIRA, João Ferreira; JUNIOR, Luiz de Sousa; DOURADO, Luiz Fernandes; PINTO, José Marcelino de Rezende; FARENZENA, Nalú; DAVIES, Nicholas

      2006

      Fonte: Conversas sobre Financiamento da educação no Brasil , p. 163


    2005


    • Levantamento do custo-aluno-ano em escolas da educação básica que oferecem condições para a oferta de ensino de qualidade em São Paulo

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Rubens Barbosa de Camargo; Ana Paula Santiago do Nascimento

      2005

      Fonte: Custos e condições de qualidade da educação em escolas públicas: aportes de estudos regionais , p. 183


    2004


    • Acompanhamento da Implantação do FUNDEF

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Rubens Barbosa de Camargo

      2004

      Fonte: Anais do 12º SIICUSP


    2003


    • Acompanhamento da implementação do FUNDEF no Estado de São Paulo

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Rubens Barbosa de Camargo

      2003

      Fonte: Anais do 11º SIICUSP


    2002


    • Acompanhamento da trajetória escolar e profissional dos alunos do curso de Pedagogia/FEUSP: perfil cultural

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Sandra Maria Zakia Lian de Souza

      2002

      Fonte: Anais do 10º SIICUSP

    Atuações

    Prefeitura Municipal de Suzano

    • Assessora de Planejamento

      Comissionado

      2005 a 2006

    • Professora

      2007 a 2009

    Governo do Estado de São Paulo

    • Professora

      2006 a 2008

    Prefeitura Municipal de São Paulo

    • Professor de Educ Inf e Ens Fund I

      2008 a 2012

    • Coordenador Pedagógico

      2012 a 2016

    Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

    • Estagiaria

      Monitora - Pedagogia

      2009 a 2012

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Educação Básica, Técnica e Tecnológ

      Desde 2016

    Instituto Federal de São Paulo

    • Colaboradora

      Colaboradora Orientação IC

      2020 a 2020

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Aline Cerqueira Nunes Mendes

      DOCÊNCIA COM BEBÊS (0 A 2 ANOS): AUXILIARES DE CRECHE, POR QUE E PARA QUE?

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Pedro Bernardo Pacheco Bunga

      Políticas Educacionais Em Angola: Uma Análise da Educação Infantil no Distrito Urbano Ngola Kiluanje (Luanda/Angola)

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Gilmar Maciel Costa

      Uma análise das parcerias com as Organizações Sociais Comunitárias para o oferecimento do direito à educação de bebês e crianças pequenas no Município de São Paulo

      Educação

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • LUIZ ALCIDES JOSÉ OLIVEIRA

      O AVANÇO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NUM MOMENTO PÓS LDB: A NOVA EDUCAÇÃO INFANTIL NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO ALTO VALE DO PARANAPANEMA (AMVAPA).

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Eliano Macedo Souza

      Estatuto do Magistério Público Municipal de São Paulo: Uma Análise do Percurso Histórico e Político

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • LILIAN ZAPAROLLI RIZZI

      META 5 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE JUNDIAÍ

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    Gestão

    Universidade Federal de São Paulo

    • Coordenadora Administrativa

      Núcleo de Educação Infantil - Paulistinha

        Desde 2021

    • Coordenadora de Pesquisa, Extensão e Estágio

      Núcleo de Educação Infantil - Paulistinha

    • Coordenação Pedagógica do Núcleo de Educação Infantil da Escola Paulistinha de Educação

      Núcleo de Educação Infantil - Paulistinha

        Desde 2023

    Pesquisa

    Prefeitura Municipal de Suzano

    Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

    • Estratégias municipais para a oferta da educação básica: uma análise de parcerias público-privado nos municípios de São Paulo e Praia Grande

      O projeto, de natureza inter-isnticucional (UNESP-RC; USP-RP e USP-SP), tem como objetivo organizar um banco de dados sobre o perfil das parcerias efetuadas entre o conjunto dos municípios paulistas, nesse caso específico São Paulo e Praia Grande, e a esfera privada para a oferta da educação básica. Além disso objetiva desenvolver estudos de caso em municípios intencionalmente selecionados, tendo em vista a vigência, durante o período de 1996 a 2006, de parcerias entre a poder público local e o setor privado em uma das seguintes modalidades: aquisição de material pedagógico na forma de "sistema de ensino"; contratação de instituições privadas para gerir e ou elaborar políticas de gestão da educação municipal; e subvenção pública a instituições privadas para a oferta de vagas. Para tanto, tem-se como pressuposto que a implementação de parcerias entre a esfera pública e a esfera privada é uma das consequências das medidas da reforma do Estado implantada no país a partir dos anos 1990, sintetizadas no Plano diretor de Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), que respondem a uma suposta crise de eficácia da administração pública, e propõem desde então, tanto a adoção da administração gerencial (PEREIRA, 1996, 1998) quanto a transferência da oferta de serviços públicos para as esferas administrativas locais, via mecanismos de descentralização dentre os quais se destaca a municipalização do ensino fundamental.

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento, Lisete Regina Gomes Arelaro, Theresa Maria de Freitas Adrião, Teise Garcia, Raíssa Chappaz

      2008 a 2010

    • Remuneração de professores de escolas públicas de educação básica no contexto do Fundeb e do PSPN

      O projeto de pesquisa Remuneração de professores de escolas públicas da educação básica no contexto do FUNDEB e PSPN objetiva investigar impactos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) na estrutura de remuneração dos professores de escolas públicas de educação básica em 12 estados brasileiros e suas capitais entre 2006 a 2013. Essa perspectiva de investigação dar-se-á com base nos microdados do Censo Escolar e dos sistemas de avaliação (SAEB/Prova Brasil), em especial os questionários socioeconômicos de professores, do INEP e na busca e análise das folhas de pagamentos e das tabelas de remuneração desses profissionais. O projeto também dará sequência e aprofundará a pesquisa Remuneração dos professores de escolas públicas de educação básica: configurações, impactos, impasses e perspectivas (Pesquisa Remuneração), com recorte temporal entre 1996 e 2010, financiada pelo Edital nº. 001/2008 da CAPES/INEP/SECAD junto ao Observatório da Educação e realizada entre 2008 e 2012. Os resultados parciais das análises de 4 (quatro) dimensões de dados (dados educacionais, dados orçamentários, plano de carreira, cargos e remuneração), revelaram a complexidade de compreensão do objeto. Remeteram assim à necessidade de um maior tempo de dedicação, de aprofundamento da investigação e da observação e análise de um período imediatamente posterior, quando os impactos das políticas envolvidas, em particular o Fundeb e o PSPN, aparentemente tiveram efeito mais intenso e direto na remuneração dos professores.

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento, Lisete Regina Gomes Arelaro, Rubens Barbosa de Camargo, Marcos Edgar Bassi, Kátia Aparecida dos Santos, Juca Pirama Camargo Gil, PINTO, José Marcelino de Rezende, Andréa Barbosa Gouvea, Rosana Maria de Oliveira Gemaque, Maria Dilnéia Espindola Teixeira, Josete Maria Cangussú Ribeiro, Vera Lúcia Ferreira Alves de Brito, Renata R. Medina, Marcia Aparecida Jacomini, João Batista Silva dos Santos, Luís Carlos Sales, Magna França, Rosana Evangelista da Cruz, Rogério Fernandes Gurgel, José Quibao Neto

      2013 a 2018

    • Alfabetização de todas as crianças até o final do terceiro ano do ensino fundamental: acmpanhamento da implantação da Meta 5, do PNE 2011/2020

      Acompanhar a meta 5 do PNE em 3(trêas) municípios da região da Grande São Paulo, na rede estadual e na Escola de Aplicação da USP, pela sua especificidade. Pretende-se verificar os resultados preliminares de implantação da Meta 5, que já se constituía ação prioritária da política federal e estadual, em especial com relação aos critérios de adotados de avaliação da aprendizagem. A execução dar-se-á a partir do levantamento e do estudo de documentos oficiais e de apoio, bem como por meio de entrevistas e observação do cotidiano escolar

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento, Lisete Regina Gomes Arelaro, Clovis Edmar Paulino, Sylvie Bonifácio Klein, Márcia Jacomini

      2012 a 2014

    • Levantamento do custo-aluno em escolas da Educação Básica que oferecem condições para a oferta de um ensino de qualidade

      A pesquisa foi formulada pelo Inep e realizada por grupos de pesquisa de universidades públicas ou por equipe específica das secretarias estaduais de Educação dos Estados de Goiás, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Ceará. Resultou em dois relatório, no qual o primeiro focaliza o conceito de qualidade e analisa as características das escolas da amostra nos aspectos quantitativo e qualitativo. O segundo contempla o aspecto quantitativo da pesquisa, utilizando como fonte básica o Banco Escola-BR para explicar as variações observadas.

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento, Romualdo Luiz Portela de Oliveira, Rubens Barbosa de Camargo, Kátia Aparecida dos Santos, Juca Pirama Camargo Gil, Ananda Grinkraut, Cláudia Maciel da Silva, Diogo Demarco, Alessandra Arrigoni, Andrea de Carvalho Zichia, Luciane Muniz Ribeiro

      2003 a 2004

    • Processo de implantação e impacto do Fundef em Estados e Municípios : casos e comparações com vistas a uma avaliação (1998-2002)

      O Projeto Nacional de Acompanhamento da Implantação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) envolveu pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa em doze Estados brasileiros (RS, MG, MS, BA, RJ, MA, PA, PB, MS, PR, PI, SP). A interface nacional deste projeto, recebeu dotação da Fundação Ford, tendo como instituições sede a ANPAE e o GT de Estado e Política Educacional da ANPEd, tendo como coordenadores os Profs. Romualdo Portela de Oliveira, Lisete Regina Gomes Arelaro da FEUSP e Maria Beatriz Moreira Luce (UFRGS). O objetivo do Projeto é analisar os mecanismos de implementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF) no Estados citados, instituído pela Emenda Constitucional nº. 14/96 e regulamentado pela Lei 9424/96. Foram analisados: o Fundo Estadual e seus impactos na esfera estadual, em uma amostra de 72 (setenta e dois) Municípios. Nos Estados e nos Municípios foram observados os impactos do Fundo, em relação à: oferta educacional de ensino fundamental, dinâmica da divisão de responsabilidades entre Estado e Município antes e depois da implantação do Fundo, oferta dos outros níveis e modalidades de ensino (educação infantil, ensino médio, educação especial, educação de jovens e adultos e ensino superior) e programas de alfabetização; dimensionando as alterações na qualidade do ensino, na qualificação dos profissionais da educação e na reorganização do ensino..

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento, Romualdo Luiz Portela de Oliveira, Rubens Barbosa de Camargo, Kátia Aparecida dos Santos, Juca Pirama Camargo Gil, Ananda Grinkraut, Cláudia Maciel da Silva, Diogo Demarco, Alessandra Arrigoni, Andrea de Carvalho Zichia, Luciane Muniz Ribeiro, Ana Paula Santiago do Nascimento, Romualdo Luiz Portela de Oliveira, Lisete Regina Gomes Arelaro, Rubens Barbosa de Camargo, David Henriley Pitombeira, Kátia Aparecida dos Santos, MARIA BEATRIZ MOREIRA LUCE, PINTO, José Marcelino de Rezende, VERHINE, E. Robert

      2001 a 2002

    • Acompanhamento da Implantação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério no Estado de São Paulo: 1996 - 2000

      Este Projeto é parte de Projeto Nacional de Acompanhamento da Implantação do FUNDEF, envolvendo pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa em outros onze Estados brasileiros (RS, MG, MS, BA, RJ, MA, PA, PB, MS, PR, PI). A interface nacional deste projeto, recebeu dotação da Fundação Ford, tendo como instituições sede a ANPAE e o GT de Estado e Política Educacional da ANPEd, tendo como coordenadores os Profs. Romualdo Portela de Oliveira, Lisete Regina Gomes Arelaro da FEUSP e Maria Beatriz Moreira Luce (UFRGS). No âmbito do Estado de São Paulo, está sediado no Centro de Estudos e Pesquisas de Políticas Públicas em Educação (CEPPPE), da Faculdade de Educação da USP e é coordenado pela Profa. Lisete Regina Gomes Arelaro (pesquisadora responsável pelo presente projeto) e pelos professores Romualdo Portela de Oliveira, Rubens Barbosa de Camargo (ambos da FEUSP), José Marcelino de Rezende Pinto (USP-Ribeirão Preto), José Luiz Guimarãoes (UNESP-Assis) e Vicente Rodriguez (FE-UNICAMP). O objetivo do Projeto é analisar os mecanismos de implementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF) no Estado de São Paulo, instituído pela Emenda Constitucional n . 14/96 e regulamentado pela Lei 9424/96. Serão analisados o Fundo Estadual e seu impacto na esfera estadual em uma amostra de 26 (vinte e seis) Municípios . No Estado e nos Municípios estão sendo observados os impactos do Fundo: na oferta educacional de ensino fundamental, na dinâmica da divisão de responsabilidades entre Estado e Município antes e depois da implantação do Fundo, na oferta dos outros níveis e modalidades de ensino (educação infantil, ensino médio, educação especial, educação de jovens e adultos e ensino superior) e programas de alfabetização.

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento, Romualdo Luiz Portela de Oliveira, Lisete Regina Gomes Arelaro, Rubens Barbosa de Camargo, Theresa Maria de Freitas Adrião, Marcos Edgar Bassi, Kátia Aparecida dos Santos, MARIA BEATRIZ MOREIRA LUCE, Juca Pirama Camargo Gil, Ananda Grinkraut, PINTO, José Marcelino de Rezende, VERHINE, E. Robert, Andréa Barbosa Gouvea

      2001 a 2002

    • Formação inicial e continuada de pesquisadores, quadros técnicos de Secretarias de Educação, Conselheiros Municipais de Educação e do FUNDEF na área de financiamento da educação e seus mecanismos de controle social

      O projeto de caráter inter-institucional busca contribuir para a formação de pesquisadores e técnicos em financiamento da educação em quatro municípios paulistas, por meio da produção de material instrucional e da oferta de cursos. Utiliza-se da pesquisa participante como metodologia de pesquisa. Projeto contemplado dentro da Linha de Pesquisa de Políticas Públicas da FAPESP.

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento, Lisete Regina Gomes Arelaro, Rubens Barbosa de Camargo, David Henriley Pitombeira, Theresa Maria de Freitas Adrião, Marcos Edgar Bassi

      2004 a 2007

    • Avaliação da Implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos no Estado de São Paulo

      O Projeto pretende descrever e analisar as diferentes propostas de implantação do Ensino Fundamental de nove anos, adotadas pelos governos municipais das cidades de São Paulo, São Bernardo, Suzano, Sorocaba e Campinas e a do Estado de São Paulo, bem como a proposta da Escola de Aplicação da FEUSP. Pretende-se pesquisar as eventuais alterações na acomodação da demanda escolar, bem como as orientações pedagógicas, administrativas e financeiras realizadas pelas redes de ensino em relação às alterações impostyas pela nova legislação educacional. Pretende-se, também, ouvir as razões dos pais, anaçlisando-se os resultados a partir dos princípios de: democratização da educação, qualidade do ensino e gestão democrática.

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento, Lisete Regina Gomes Arelaro, Sylvie Bonifácio Klein, BATISTA, Paulo Rogério

      2006 a 2010

    • Remuneração de professores da educação básica: configurações, impactos, impasses e perspectivas

      Pretende-se proceder não só a um levantamento dos diferentes critérios e planos de carreira que fundamentam as remunerações dos professores no Brasil verificando se o FUNDEB possibilitou uma alteração dos critérios até então adotados, bem como verificar os impasses que o cumprimento efetivo dos Planos de Carreira e Estatutos dos Magistérios trouxeram para estados e municípios no Brasil

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento, Lisete Regina Gomes Arelaro, Rubens Barbosa de Camargo, Marcos Edgar Bassi, Juca Pirama Camargo Gil, PINTO, José Marcelino de Rezende, Teise Garcia, Andréa Barbosa Gouvea, Rosana Maria de Oliveira Gemaque, Maria Dilnéia Espindola Teixeira, Maria Angélica Pedra Minhoto, Ângelo Ricardo de Souza, Rosânia Campos, Josete Maria Cangussú Ribeiro, Vera Lúcia Ferreira Alves de Brito

      2009 a 2012

    Universidade Federal de São Paulo

    • Radio Paulistinha

      Este projeto de extensão, realizado em parceria com o DCI/Unifesp, visa à criação de uma rádio escolar, de participação voluntária, no âmbito da Escola Paulistinha de Educação. A finalidade é promover a ampliação do repertório linguístico dos estudantes pré-escolares e do ensino fundamental. Estão previstos, além da produção dos programas de rádio, a aplicação de oficinas extracurriculares a crianças do 1 ao 5 ano por profissionais de comunicação da Unifesp, e a experimentação de formatos junto aos pré-escolares - como ASMR e leitura de histórias. As crianças participantes serão orientadas pelo(a)s professor(a)es e demais profissionais da educação da escola.

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento, Dilma Antunes Silva, VALQUIRIA CARNAUBA DE OLIVO

      Desde 2023

    • Análise de parcerias pública ? privada para a oferta de creches no município de São Paulo

      A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a natureza e as consequências, para a oferta da educação municipal, de parcerias firmadas entre a rede e setores da esfera privada. Esta dividida em duas etapas: a) de caráter exploratório com a realização de um mapeamento das parcerias existentes na rede no período de 2000 a 2020 e; b) um aprofundamento das informações obtidas via documentação oficial, no que se refere à existência na RME-SP de ?duas redes" com impacto na qualidade do atendimento oferecido.

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento

      Desde 2021

    • 50 anos da Paulistinha: partir da história

      Em 2021, o Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação (NEI-EPE) completará 50 anos; em referência à data propomos a realização de diferentes ações extensionistas e culturais que culminarão na publicação de um livro comemorativo, cujo propósito é o de reunir memórias e lembranças de diferentes atores escolares. Pretende-se ainda, com esta publicação, apresentar as conquistas e os desafios da nossa escola sem descuidarmos de uma reflexão contextualizada no cenário mais amplo da Educação. A história da instituição, como explicitado no subtítulo desta proposta, se realizará o conjunto de ações que compreendem desde o levantamento documental e bibliográfico, passando pela composição de grupos de estudo e rodas de conversa; oficinas de leitura e produção textual; exposições de fotografias e memórias até a realização de seminários, sendo um deles para o lançamento do Livro ?50 anos de Paulistinha (1971-2021): conquistas, memórias e desafios?, a ser organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Educação da Infância e Formação de Professores (Gepieifop, Unifesp) e demais docentes do NEI-EPE. Cód. PROEC: 18640/2020.

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento, Ana Paula Santiago do Nascimento, Bruna Breda, Dilma Antunes Silva, Nádia Massagardi Caetano da Silva, FERNANDA BATISTA SANTOS, Cristiane Bibiano Silva, Paula Fernandes Ferreira, Naiara Francini Santaniello, Rosana Carla de Oliveira, Rosimeire Andrade de Jesus, Aline Cerqueira Nunes Mendes

      Desde 2020

    • 50 anos de Paulistinha: lembranças e narrativas

      Em 2021, o Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação (NEI-Paulistinha) completará 50 anos. Para comemorar seu jubileu, um grupo de pesquisadoras vinculadas ao Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Infância, Educação da Infância e Formação de Professores (Gepieifop-Unifesp), se propôs a realizar diferentes ações para comemorar essa importante data, culminando na publicação de um livro comemorativo que terá como função reunir as memórias, lembranças dos diferentes atores que construíram a instituição, assim como apresentar reflexões sobre conquistas e desafios por quais a educação de crianças em instituições coletivas vem passando no decorrer desses 50 anos. Após um primeiro levantamento de trabalhos, que de alguma forma, reconstroem a história da escola, percebemos que essas sempre revelam olhares de pesquisadores externos à instituição, que se traduz no olhar do diferente, o que se apresenta como uma possibilidade de contar essa história, mas não pode ser entendida com a única maneira. Dessa forma, o Gepieifop-Unifesp - que reúne professoras que trabalham na escola - aproveitando a comemoração do jubileu da unidade propõe que a própria instituição reflita sobre sua história e colete rememorações de atores que a construíram e a vivenciaram ao longo dos anos, sendo possível, dessa forma, acrescentar novas peças ao mosaico construído pelas memórias individuais na composição da memória coletiva

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento, Bruna Breda, Dilma Antunes Silva, Nádia Massagardi Caetano da Silva, Cristiane Bibiano Silva, Paula Fernandes Ferreira, Naiara Francini Santaniello

      Desde 2020

    • Observatório Reitoria

      O Observatório Institucional Campus Reitoria tem como objetivo, além dos descritos na política da Universidade, proporcionar a possibilidade das unidades que o compõem se reconhecerem como campus e perceberem como vêm contribuindo com o ensino, a pesquisa e a extensão, além de sua importante contribuição na gestão da universidade.

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento, Dilma Antunes Silva, Nádia Massagardi Caetano da Silva, Luciana Alves, Izabel Patrícia Meister, Leandro Yanaze, Débora Evelin Alcantara Correa, Carla dos Santos Assumpção, Leticia Alves Costa, Cristiane Bibiano Silva

      Desde 2020

    • Política Educacional na rede estadual paulista (1995-2018)

      Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulista. A temática que o circunscreve é a análise longitudinal da política educacional paulista, de forma a abranger os últimos 23 anos (1995-2018), em termos de formulação, implementação e resultados, expressas nas reformas, programas e projetos, considerando um espectro que engloba da implantação às formas de resistência. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a política educacional do estado de São Paulo no período indicado, com base nos elementos que perpassam o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação paulista, visando apreender suas orientações, avanços e formas de resistências. Consideramos que a apreensão das políticas públicas e da forma como elas são concebidas, formuladas e executadas exige um entendimento sobre o modo de operar do Estado, à medida que a concepção de Estado orienta a análise dos formatos da ação estatal e o seu nível de intervenção na sociedade. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de pesquisa quali-quantitativa, posto que visam abarcar análises estatística e documental e pesquisa de campo. Os dados serão coletados e examinados com base nos pressupostos da análise de políticas públicas que consideram as relações de determinada política ou programa com os arranjos sociais, econômicos e políticos mais gerais (LASSWELL, 1951), adotando-se a perspectiva da Teoria do Equilíbrio Pontuado de Baumgartner e Jones (1993), que propicia uma forte integração entre estudos qualitativos e quantitativos, adequada à compreensão das variações de longo prazo em um mesmo campo de políticas públicas, enfoque metodológico.

      Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento, Lisete Regina Gomes Arelaro, Rubens Barbosa de Camargo, Márcia Jacomini, Renata Rodrigues de Amorim Medina, João Batista Silva dos Santos, Ana Paula de Oliveira Corti, Andreza Barbosa, Beatriz fortunato da silva, Beatriz Garcia Sanchez, Carmen Sylvia Vidigal Moraes, Caio Cabral da Silva, Cileda dos Santos Sant'Anna Perrella, Débora Cristina Goulart, Eduardo Donizeti Girotto, Eliane da Costa Bruini, Evaldo Piolli, Erick Dantas da Gama, Felipe Willian Ferreira de Alencar, Fernando Luiz Cássio Silva, Flávia Vitor Longo dos Santos, Iracema Santos do Nascimento, Isabel Furlan Jorge, Isabel Melero Bello, Joice Melo Vieira, José Alves da Silva, João Victor Pavesi de Oliveira, Leonardo Crochik, Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Luiz Carlos Novaes, Marcelo Paziano da Silva, Maria José da Silva Fernandes, Maria José dos Santos, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Marina Avelar, Rafael Antunes Seleznevas, Raphael Bueno Bernardo da Silva, Regina Mieyeko Oshiro, Rita de Cássia Vereda, Rodrigo Travitzki Teixeira de Oliveira, Rosemary Mattos, Rubia de Araujo Ramos, Salomão Barros Ximenes, Selma Borghi Venco, Sergio Stoco, Silvio Ricardo Gomes Carneiro

      2019 a 2021

    Outras atividades técnico científicas

    Atualização Lattes em 2023-11

    Processado em 2024-04-22