Ana Paula Santiago do Nascimento
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
E-Mail: ana.santiago@unifesp.br
Resumo
Possui graduação em Pedagogia (2004), Mestrado em Educação (2012) e Doutorado em Educação (2019) realizados na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Atualmente é Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com atuação na Coordenação de Pesquisa, Extensão e Estágio (Coordenadora) do Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação (NEI-Paulistinha) e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Unifesp-Guarulhos (Docente). É pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Infância, Educação da Infância e Formação de Professores (GEPIEIFOP) e no Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (GEPPEGE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Financiamento da Educação, Educação Infantil, Políticas Públicas em Educação, Plano de Carreira e Remuneração Docente.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
NASCIMENTO, A. P. S. do;NASCIMENTO, ANA PAULA SANTIAGO DO;DO NASCIMENTO, ANA PAULA SANTIAGO
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Inglês
Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente
Espanhol
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
Formação
Doutorado em Educação
Carreira docente nas creches das redes públicas das capitais brasileiras: análise dos planos e estatutos do magistério
Administração Educacional
Orientação: Rubens Barbosa de Camargo
Universidade de São Paulo
Mestrado em Educação
Avanços e retrocessos na oferta da educação infantil no Brasil: Análise financeiro-orçamentária dos recursos destinados a essa etapa da educação 2001-2010
Financiamento da Educação
Administração Educacional
Orientação: Rubens Barbosa de Camargo
Universidade de São Paulo
2009 a 2012
Graduação em Pedagogia
Financiamento da Educação Infantil: contribuições para um debate contemporâneo
Orientação: Rubens Barbosa de Camargo
Universidade de São Paulo
2001 a 2004
Produção
2023
-
PATRIMÔNIO HISTÓRICO- EDUCATIVO: registrando a história institucional do Núcleo de Educação Infantil da Unifesp (2023)
Artigo publicado
Autores: Peterson Mendes Paulino; Dilma Antunes Silva; Ana Paula Santiago do Nascimento
Fonte: CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE) , v. 1 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
2022
-
As maiores despesas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no período de 1996-2018 - uma análise de caráter orçamentário-financeiro (2022)
Trabalhos em eventos
Autores: João Batista Silva dos Santos; Ingrid Costa Ribeiro Souza; Ana Paula Santiago do Nascimento; Rubens Barbosa de Camargo
Fonte: Anais X Encontro Anual da Fineduca (2022)
-
Creches Conveniadas e Compra de Vagas na Cidade de São Paulo: formas de privatização da Educação Infantil (2022)
Artigo publicado
Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Cleber Nelson de Oliveira Silva; Felipe Willian Ferreira de Alencar; Eliano Macedo Souza
Fonte: FINEDUCA: REVISTA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
-
Avaliação Institucional: uma discussão sobre a qualidade no Núcleo de Educação Infantil da Unifesp (2022)
Artigo publicado
Autores: Dilma Antunes Silva; Ana Paula Santiago do Nascimento
Fonte: EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
Dinâmica dos vencimentos e sua relação com o Fundeb e o PSPN (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Rubens Barbosa de Camargo; Ana Paula Santiago do Nascimento; João Batista Silva dos Santos; Renata Rodrigues de Amorim Medina; José Quibao Neto
Fonte: Remuneração de Professores da Educação Básica: incursões teórico-metodológicas e alguns achados , p. 49
-
-
-
-
Relação e condições de trabalho dos professores paulistas (1995-2018): formas de admissão, carreira, vencimento e jornada (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Andreza Barbosa; Marcia Aparecida Jacomini; Maria José da Silva Fernandes; João Batista Silva dos Santos; Ana Paula Santiago do Nascimento
Fonte: Relações e Condições de Trabalho dos Profissionais da educação na Rede Estadual Paulista 1995-2018 , p. 21
2021
-
-
-
-
-
-
Docência na creche: contradições e enfrentamentos (2021)
Artigo publicado
Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Dilma Antunes Silva; Cláudia Meire Rodrigues
Fonte: PERIFERIA (DUQUE DE CAXIAS) , v. 13 , p. 96 - Extrato QUALIS: A4
-
Através das telas: possibilidades de trabalho remoto em tempos de pandemia (2021)
Capítulo de livro publicado
Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Nádia Massagardi Caetano da Silva; Rosimeire Andrade de Jesus
Fonte: Vozes e Experiências de Professoras e Professores das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil (UUFEI) durante a pandemia da Covid-19 , p. 73
-
Financiamento, profissionais da educação infantil e carreira docente: um diálogo através dos planos de carreira e estatutos do magistério das capitais brasileiras (2021)
Capítulo de livro publicado
Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento
Fonte: Políticas Públicas de Educação Infantil: diálogos com o legado de Fúlvia Rosemberg , p. 115
2020
-
Composição da remuneração docente nos planos de carreira de capitais brasileiras: vencimento base e vantagens pecuniárias (2020)
Artigo publicado
Autores: JACOMINI, MÁRCIA APARECIDA; Ana Paula Santiago do Nascimento; IMBÓ, KATIA APARECIDA DOS SANTOS
Fonte: EDUCAÇÃO EM FOCO , v. 23 , p. 64 - Extrato QUALIS: A4
-
-
RELAÇÕES E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES PAULISTAS (1995-2018) (2020)
Artigo publicado
Autores: Andreza Barbosa; JACOMINI, MÁRCIA APARECIDA; Maria José da Silva Fernandes; João Batista Silva dos Santos; Ana Paula Santiago do Nascimento
Fonte: CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE) , v. 50 , p. 790 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
-
A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Tânia Maria Massaruto de Quintal; Ana Paula Santiago do Nascimento
Fonte: Anais [do] I Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação na Infância: Professora sim, tia não! , p. 38
-
Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de educação: Ensino, Pesquisa e Extensão em uma Unidade Universitária Federal de Educação Básica (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Bruna Breda; Nádia Massagardi Caetano da Silva; Paula Fernandes Ferreira; Thaíse Vieira de Araujo
Fonte: Unifesp 25 anos Histórias e Reflexões , p. 297
2019
-
A tendência do valor aluno/ano do Fundeb e o CAQi: algumas observações (2019)
Artigo publicado
Autores: DE CAMARGO, RUBENS BARBOSA; Ana Paula Santiago do Nascimento; MEDINA, RENATA RODRIGUES DE AMORIM
Fonte: RETRATOS DA ESCOLA , v. 13 , p. 425 - Extrato QUALIS: A2
-
2018
-
Carreira e Vencimento Base dos Professores da Rede Pública Paulistana (2018)
Artigo publicado
Autores: JACOMINI, MÁRCIA APARECIDA; Ana Paula Santiago do Nascimento; THOMAZINI, LEANDRO
Fonte: EDucação e Realidade Edição eletrônica , v. 1 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
Remuneração e Valorização docente na capital paulista (2018)
Capítulo de livro publicado
Autores: Marcia Aparecida Jacomini; Ana Paula Santiago do Nascimento; Kátia Aparecida dos Santos; Nelci Bonine dos Santos; Ingrid Costa Ribeiro Souza
Fonte: Remuneração de professores da educação básica das redes municipais de ensino no contexto do Fundeb e do PSPN , p. 113
2017
2016
-
REMUNERAÇÃO, FORMAÇÃO, VÍNCULO EMPREGATÍCIO E JORNADA DOCENTE: UM ESTUDO COM BASE NOS DADOS DA PROVA BRASIL ? 2007 E 2013 (2016)
Artigo publicado
Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; João Batista Silva dos Santos; Marcia Aparecida Jacomini
Fonte: Tópicos Educacionais , v. 1 , p. 189 - Extrato QUALIS: B2
-
Valorização Docente na Educação Básica: Análise dos Planos de Carreira (2016)
Capítulo de livro publicado
Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Renata Rodrigues de Amorim Medina; Rubens Barbosa de Camargo
Fonte: Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público Estadual de São Paulo em 2010: descrição e análises preliminares. , p. 205
-
CARREIRA E VENCIMENTO BASE DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA PAULISTANA: VALORIZAÇÃO DOCENTE? (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Marcia Aparecida Jacomini; Leandro Thomazini
Fonte: V Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação
-
REMUNERAÇÃO, FORMAÇÃO, VÍNCULO EMPREGATÍCIO E JORNADA DOCENTE: UM ESTUDO COM BASE NOS DADOS DAPROVA BRASIL ?2007 E 2013 (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Marcia Aparecida Jacomini; João Batista Silva dos Santos
Fonte: ANAIS DO 4º ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO ?FINEDUCA
2015
2014
-
Composição salarial dos docentes da Rede Estadual Paulista: uma análise a partir do Boletim de Acompanhamento de Pessoal da SEE/SP, 1996/2010 (2014)
Artigo publicado
Autores: Renata R. Medina; Rubens Barbosa de Camargo; Ana Paula Santiago do Nascimento
Fonte: FINEDUCA: REVISTA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO , v. 4 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
-
Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público Estadual de São Paulo em 2010: descrição e análises preliminares (2014)
Artigo publicado
Autores: Rubens Barbosa de Camargo; Renata R. Medina; Ana Paula Santiago do Nascimento
Fonte: FINEDUCA: REVISTA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO , v. 4 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
-
O atendimento das crianças de 0 a 5 anos nas Creches e Pré-escolas no período de abrangência do PNE 2001-2010 - o que pode ser alterado com o novo PNE? (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento
Fonte: Gestão de sistemas e de instituições de ensino: políticas e práticas profissionais , p. 1
2009
-
-
-
-
A situação da educação infantil brasileira: análise da qualidade através da oferta dessa etapa da educação básica (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Rubens Barbosa de Camargo
Fonte: Direitos Humanos e Cidadania: desafios para as políticas públicas e a gestão democrática da educação
-
Avaliando políticas públicas: um estudo exploratório sobre o ensino fundamental de nove anos no estado de São Paulo (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento; Rosilene Silva Vieira
Fonte: Direitos Humanos e Cidadania: desafios para as políticas públicas e a gestão democrática da educação
-
2007
-
Formação Inicial e Continuada de Pesquisadores, Coselheiros e Técnicos na Área de Financiamento de Educação e seus Mecanismos de Controle Social (2007)
Artigo publicado
Autores: Lisete Regina Gomes Arelaro; Rubens Barbosa de Camargo; Theresa Maria de Freitas Adrião; Marcos Edgar Bassi; Ana Paula Santiago do Nascimento; Adriana Aparecida Dragone da Silveira
Fonte: XXIII SIMPOSIO BRASILEIRO / V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO/ I COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO , v. 1 , p. 34/49
2006
-
Levantamento do custo-aluno-ano em escolas da Educação Básica que oferecem condições para a oferta de um ensino de qualidade em São Paulo (2006)
Capítulo de livro publicado
Autores: MAGALHÃES, Ana Lúcia; VERHINE, Robert; Ana Paula Santiago do Nascimento; GUTIERRES, Dalva Valente Guimarães; OLIVEIRA, João Ferreira; JUNIOR, Luiz de Sousa; DOURADO, Luiz Fernandes; PINTO, José Marcelino de Rezende; FARENZENA, Nalú; DAVIES, Nicholas
Fonte: Conversas sobre Financiamento da educação no Brasil , p. 163
-
2005
-
Levantamento do custo-aluno-ano em escolas da educação básica que oferecem condições para a oferta de ensino de qualidade em São Paulo (2005)
Capítulo de livro publicado
Autores: Rubens Barbosa de Camargo; Ana Paula Santiago do Nascimento
Fonte: Custos e condições de qualidade da educação em escolas públicas: aportes de estudos regionais , p. 183
2004
2003
2002
Atuações
Prefeitura Municipal de Suzano
-
Assessora de Planejamento
Comissionado
2005 a 2006
-
Professora
2007 a 2009
Governo do Estado de São Paulo
-
Professora
2006 a 2008
Prefeitura Municipal de São Paulo
-
Professor de Educ Inf e Ens Fund I
2008 a 2012
-
Coordenador Pedagógico
2012 a 2016
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
-
Estagiaria
Monitora - Pedagogia
2009 a 2012
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Educação Básica, Técnica e Tecnológ
Desde 2016
Instituto Federal de São Paulo
-
Colaboradora
Colaboradora Orientação IC
2020 a 2020
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
DOCÊNCIA COM BEBÊS (0 A 2 ANOS): AUXILIARES DE CRECHE, POR QUE E PARA QUE?
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Políticas Educacionais Em Angola: Uma Análise da Educação Infantil no Distrito Urbano Ngola Kiluanje (Luanda/Angola)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Uma análise das parcerias com as Organizações Sociais Comunitárias para o oferecimento do direito à educação de bebês e crianças pequenas no Município de São Paulo
Educação
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
O AVANÇO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NUM MOMENTO PÓS LDB: A NOVA EDUCAÇÃO INFANTIL NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO ALTO VALE DO PARANAPANEMA (AMVAPA).
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado concluídas
-
Estatuto do Magistério Público Municipal de São Paulo: Uma Análise do Percurso Histórico e Político
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
META 5 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE JUNDIAÍ
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenadora Administrativa
Núcleo de Educação Infantil - Paulistinha
-
Coordenadora de Pesquisa, Extensão e Estágio
Núcleo de Educação Infantil - Paulistinha
-
Coordenação Pedagógica do Núcleo de Educação Infantil da Escola Paulistinha de Educação
Núcleo de Educação Infantil - Paulistinha
Pesquisa
Prefeitura Municipal de Suzano
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
-
Estratégias municipais para a oferta da educação básica: uma análise de parcerias público-privado nos municípios de São Paulo e Praia Grande
O projeto, de natureza inter-isnticucional (UNESP-RC; USP-RP e USP-SP), tem como objetivo organizar um banco de dados sobre o perfil das parcerias efetuadas entre o conjunto dos municípios paulistas, nesse caso específico São Paulo e Praia Grande, e a esfera privada para a oferta da educação básica. Além disso objetiva desenvolver estudos de caso em municípios intencionalmente selecionados, tendo em vista a vigência, durante o período de 1996 a 2006, de parcerias entre a poder público local e o setor privado em uma das seguintes modalidades: aquisição de material pedagógico na forma de "sistema de ensino"; contratação de instituições privadas para gerir e ou elaborar políticas de gestão da educação municipal; e subvenção pública a instituições privadas para a oferta de vagas. Para tanto, tem-se como pressuposto que a implementação de parcerias entre a esfera pública e a esfera privada é uma das consequências das medidas da reforma do Estado implantada no país a partir dos anos 1990, sintetizadas no Plano diretor de Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), que respondem a uma suposta crise de eficácia da administração pública, e propõem desde então, tanto a adoção da administração gerencial (PEREIRA, 1996, 1998) quanto a transferência da oferta de serviços públicos para as esferas administrativas locais, via mecanismos de descentralização dentre os quais se destaca a municipalização do ensino fundamental.
2008 a 2010
-
Remuneração de professores de escolas públicas de educação básica no contexto do Fundeb e do PSPN
O projeto de pesquisa Remuneração de professores de escolas públicas da educação básica no contexto do FUNDEB e PSPN objetiva investigar impactos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) na estrutura de remuneração dos professores de escolas públicas de educação básica em 12 estados brasileiros e suas capitais entre 2006 a 2013. Essa perspectiva de investigação dar-se-á com base nos microdados do Censo Escolar e dos sistemas de avaliação (SAEB/Prova Brasil), em especial os questionários socioeconômicos de professores, do INEP e na busca e análise das folhas de pagamentos e das tabelas de remuneração desses profissionais. O projeto também dará sequência e aprofundará a pesquisa Remuneração dos professores de escolas públicas de educação básica: configurações, impactos, impasses e perspectivas (Pesquisa Remuneração), com recorte temporal entre 1996 e 2010, financiada pelo Edital nº. 001/2008 da CAPES/INEP/SECAD junto ao Observatório da Educação e realizada entre 2008 e 2012. Os resultados parciais das análises de 4 (quatro) dimensões de dados (dados educacionais, dados orçamentários, plano de carreira, cargos e remuneração), revelaram a complexidade de compreensão do objeto. Remeteram assim à necessidade de um maior tempo de dedicação, de aprofundamento da investigação e da observação e análise de um período imediatamente posterior, quando os impactos das políticas envolvidas, em particular o Fundeb e o PSPN, aparentemente tiveram efeito mais intenso e direto na remuneração dos professores.
Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento, Lisete Regina Gomes Arelaro, Theresa Maria de Freitas Adrião, Teise Garcia, Raíssa Chappaz
2013 a 2018
-
Alfabetização de todas as crianças até o final do terceiro ano do ensino fundamental: acmpanhamento da implantação da Meta 5, do PNE 2011/2020
Acompanhar a meta 5 do PNE em 3(trêas) municípios da região da Grande São Paulo, na rede estadual e na Escola de Aplicação da USP, pela sua especificidade. Pretende-se verificar os resultados preliminares de implantação da Meta 5, que já se constituía ação prioritária da política federal e estadual, em especial com relação aos critérios de adotados de avaliação da aprendizagem. A execução dar-se-á a partir do levantamento e do estudo de documentos oficiais e de apoio, bem como por meio de entrevistas e observação do cotidiano escolar
Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento, Lisete Regina Gomes Arelaro, Rubens Barbosa de Camargo, Marcos Edgar Bassi, Kátia Aparecida dos Santos, Juca Pirama Camargo Gil, PINTO, José Marcelino de Rezende, Andréa Barbosa Gouvea, Rosana Maria de Oliveira Gemaque, Maria Dilnéia Espindola Teixeira, Josete Maria Cangussú Ribeiro, Vera Lúcia Ferreira Alves de Brito, Renata R. Medina, Marcia Aparecida Jacomini, João Batista Silva dos Santos, Luís Carlos Sales, Magna França, Rosana Evangelista da Cruz, Rogério Fernandes Gurgel, José Quibao Neto
2012 a 2014
-
Levantamento do custo-aluno em escolas da Educação Básica que oferecem condições para a oferta de um ensino de qualidade
A pesquisa foi formulada pelo Inep e realizada por grupos de pesquisa de universidades públicas ou por equipe específica das secretarias estaduais de Educação dos Estados de Goiás, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Ceará. Resultou em dois relatório, no qual o primeiro focaliza o conceito de qualidade e analisa as características das escolas da amostra nos aspectos quantitativo e qualitativo. O segundo contempla o aspecto quantitativo da pesquisa, utilizando como fonte básica o Banco Escola-BR para explicar as variações observadas.
Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento, Lisete Regina Gomes Arelaro, Clovis Edmar Paulino, Sylvie Bonifácio Klein, Márcia Jacomini
2003 a 2004
-
Processo de implantação e impacto do Fundef em Estados e Municípios : casos e comparações com vistas a uma avaliação (1998-2002)
O Projeto Nacional de Acompanhamento da Implantação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) envolveu pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa em doze Estados brasileiros (RS, MG, MS, BA, RJ, MA, PA, PB, MS, PR, PI, SP). A interface nacional deste projeto, recebeu dotação da Fundação Ford, tendo como instituições sede a ANPAE e o GT de Estado e Política Educacional da ANPEd, tendo como coordenadores os Profs. Romualdo Portela de Oliveira, Lisete Regina Gomes Arelaro da FEUSP e Maria Beatriz Moreira Luce (UFRGS). O objetivo do Projeto é analisar os mecanismos de implementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF) no Estados citados, instituído pela Emenda Constitucional nº. 14/96 e regulamentado pela Lei 9424/96. Foram analisados: o Fundo Estadual e seus impactos na esfera estadual, em uma amostra de 72 (setenta e dois) Municípios. Nos Estados e nos Municípios foram observados os impactos do Fundo, em relação à: oferta educacional de ensino fundamental, dinâmica da divisão de responsabilidades entre Estado e Município antes e depois da implantação do Fundo, oferta dos outros níveis e modalidades de ensino (educação infantil, ensino médio, educação especial, educação de jovens e adultos e ensino superior) e programas de alfabetização; dimensionando as alterações na qualidade do ensino, na qualificação dos profissionais da educação e na reorganização do ensino..
Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento, Romualdo Luiz Portela de Oliveira, Rubens Barbosa de Camargo, Kátia Aparecida dos Santos, Juca Pirama Camargo Gil, Ananda Grinkraut, Cláudia Maciel da Silva, Diogo Demarco, Alessandra Arrigoni, Andrea de Carvalho Zichia, Luciane Muniz Ribeiro, Ana Paula Santiago do Nascimento, Romualdo Luiz Portela de Oliveira, Lisete Regina Gomes Arelaro, Rubens Barbosa de Camargo, David Henriley Pitombeira, Kátia Aparecida dos Santos, MARIA BEATRIZ MOREIRA LUCE, PINTO, José Marcelino de Rezende, VERHINE, E. Robert
2001 a 2002
-
Acompanhamento da Implantação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério no Estado de São Paulo: 1996 - 2000
Este Projeto é parte de Projeto Nacional de Acompanhamento da Implantação do FUNDEF, envolvendo pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa em outros onze Estados brasileiros (RS, MG, MS, BA, RJ, MA, PA, PB, MS, PR, PI). A interface nacional deste projeto, recebeu dotação da Fundação Ford, tendo como instituições sede a ANPAE e o GT de Estado e Política Educacional da ANPEd, tendo como coordenadores os Profs. Romualdo Portela de Oliveira, Lisete Regina Gomes Arelaro da FEUSP e Maria Beatriz Moreira Luce (UFRGS). No âmbito do Estado de São Paulo, está sediado no Centro de Estudos e Pesquisas de Políticas Públicas em Educação (CEPPPE), da Faculdade de Educação da USP e é coordenado pela Profa. Lisete Regina Gomes Arelaro (pesquisadora responsável pelo presente projeto) e pelos professores Romualdo Portela de Oliveira, Rubens Barbosa de Camargo (ambos da FEUSP), José Marcelino de Rezende Pinto (USP-Ribeirão Preto), José Luiz Guimarãoes (UNESP-Assis) e Vicente Rodriguez (FE-UNICAMP). O objetivo do Projeto é analisar os mecanismos de implementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF) no Estado de São Paulo, instituído pela Emenda Constitucional n . 14/96 e regulamentado pela Lei 9424/96. Serão analisados o Fundo Estadual e seu impacto na esfera estadual em uma amostra de 26 (vinte e seis) Municípios . No Estado e nos Municípios estão sendo observados os impactos do Fundo: na oferta educacional de ensino fundamental, na dinâmica da divisão de responsabilidades entre Estado e Município antes e depois da implantação do Fundo, na oferta dos outros níveis e modalidades de ensino (educação infantil, ensino médio, educação especial, educação de jovens e adultos e ensino superior) e programas de alfabetização.
Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento, Romualdo Luiz Portela de Oliveira, Lisete Regina Gomes Arelaro, Rubens Barbosa de Camargo, Theresa Maria de Freitas Adrião, Marcos Edgar Bassi, Kátia Aparecida dos Santos, MARIA BEATRIZ MOREIRA LUCE, Juca Pirama Camargo Gil, Ananda Grinkraut, PINTO, José Marcelino de Rezende, VERHINE, E. Robert, Andréa Barbosa Gouvea
2001 a 2002
-
Formação inicial e continuada de pesquisadores, quadros técnicos de Secretarias de Educação, Conselheiros Municipais de Educação e do FUNDEF na área de financiamento da educação e seus mecanismos de controle social
O projeto de caráter inter-institucional busca contribuir para a formação de pesquisadores e técnicos em financiamento da educação em quatro municípios paulistas, por meio da produção de material instrucional e da oferta de cursos. Utiliza-se da pesquisa participante como metodologia de pesquisa. Projeto contemplado dentro da Linha de Pesquisa de Políticas Públicas da FAPESP.
2004 a 2007
-
Avaliação da Implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos no Estado de São Paulo
O Projeto pretende descrever e analisar as diferentes propostas de implantação do Ensino Fundamental de nove anos, adotadas pelos governos municipais das cidades de São Paulo, São Bernardo, Suzano, Sorocaba e Campinas e a do Estado de São Paulo, bem como a proposta da Escola de Aplicação da FEUSP. Pretende-se pesquisar as eventuais alterações na acomodação da demanda escolar, bem como as orientações pedagógicas, administrativas e financeiras realizadas pelas redes de ensino em relação às alterações impostyas pela nova legislação educacional. Pretende-se, também, ouvir as razões dos pais, anaçlisando-se os resultados a partir dos princípios de: democratização da educação, qualidade do ensino e gestão democrática.
Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento, Lisete Regina Gomes Arelaro, Rubens Barbosa de Camargo, David Henriley Pitombeira, Theresa Maria de Freitas Adrião, Marcos Edgar Bassi
2006 a 2010
-
Remuneração de professores da educação básica: configurações, impactos, impasses e perspectivas
Pretende-se proceder não só a um levantamento dos diferentes critérios e planos de carreira que fundamentam as remunerações dos professores no Brasil verificando se o FUNDEB possibilitou uma alteração dos critérios até então adotados, bem como verificar os impasses que o cumprimento efetivo dos Planos de Carreira e Estatutos dos Magistérios trouxeram para estados e municípios no Brasil
Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento, Lisete Regina Gomes Arelaro, Sylvie Bonifácio Klein, BATISTA, Paulo Rogério
2009 a 2012
Universidade Federal de São Paulo
-
Radio Paulistinha
Este projeto de extensão, realizado em parceria com o DCI/Unifesp, visa à criação de uma rádio escolar, de participação voluntária, no âmbito da Escola Paulistinha de Educação. A finalidade é promover a ampliação do repertório linguístico dos estudantes pré-escolares e do ensino fundamental. Estão previstos, além da produção dos programas de rádio, a aplicação de oficinas extracurriculares a crianças do 1 ao 5 ano por profissionais de comunicação da Unifesp, e a experimentação de formatos junto aos pré-escolares - como ASMR e leitura de histórias. As crianças participantes serão orientadas pelo(a)s professor(a)es e demais profissionais da educação da escola.
Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento, Lisete Regina Gomes Arelaro, Rubens Barbosa de Camargo, Marcos Edgar Bassi, Juca Pirama Camargo Gil, PINTO, José Marcelino de Rezende, Teise Garcia, Andréa Barbosa Gouvea, Rosana Maria de Oliveira Gemaque, Maria Dilnéia Espindola Teixeira, Maria Angélica Pedra Minhoto, Ângelo Ricardo de Souza, Rosânia Campos, Josete Maria Cangussú Ribeiro, Vera Lúcia Ferreira Alves de Brito
Desde 2023
-
Análise de parcerias pública ? privada para a oferta de creches no município de São Paulo
A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a natureza e as consequências, para a oferta da educação municipal, de parcerias firmadas entre a rede e setores da esfera privada. Esta dividida em duas etapas: a) de caráter exploratório com a realização de um mapeamento das parcerias existentes na rede no período de 2000 a 2020 e; b) um aprofundamento das informações obtidas via documentação oficial, no que se refere à existência na RME-SP de ?duas redes" com impacto na qualidade do atendimento oferecido.
Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento, Dilma Antunes Silva, VALQUIRIA CARNAUBA DE OLIVO
Desde 2021
-
50 anos da Paulistinha: partir da história
Em 2021, o Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação (NEI-EPE) completará 50 anos; em referência à data propomos a realização de diferentes ações extensionistas e culturais que culminarão na publicação de um livro comemorativo, cujo propósito é o de reunir memórias e lembranças de diferentes atores escolares. Pretende-se ainda, com esta publicação, apresentar as conquistas e os desafios da nossa escola sem descuidarmos de uma reflexão contextualizada no cenário mais amplo da Educação. A história da instituição, como explicitado no subtítulo desta proposta, se realizará o conjunto de ações que compreendem desde o levantamento documental e bibliográfico, passando pela composição de grupos de estudo e rodas de conversa; oficinas de leitura e produção textual; exposições de fotografias e memórias até a realização de seminários, sendo um deles para o lançamento do Livro ?50 anos de Paulistinha (1971-2021): conquistas, memórias e desafios?, a ser organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Educação da Infância e Formação de Professores (Gepieifop, Unifesp) e demais docentes do NEI-EPE. Cód. PROEC: 18640/2020.
Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento, Ana Paula Santiago do Nascimento, Bruna Breda, Dilma Antunes Silva, Nádia Massagardi Caetano da Silva, FERNANDA BATISTA SANTOS, Cristiane Bibiano Silva, Paula Fernandes Ferreira, Naiara Francini Santaniello, Rosana Carla de Oliveira, Rosimeire Andrade de Jesus, Aline Cerqueira Nunes Mendes
Desde 2020
-
50 anos de Paulistinha: lembranças e narrativas
Em 2021, o Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação (NEI-Paulistinha) completará 50 anos. Para comemorar seu jubileu, um grupo de pesquisadoras vinculadas ao Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Infância, Educação da Infância e Formação de Professores (Gepieifop-Unifesp), se propôs a realizar diferentes ações para comemorar essa importante data, culminando na publicação de um livro comemorativo que terá como função reunir as memórias, lembranças dos diferentes atores que construíram a instituição, assim como apresentar reflexões sobre conquistas e desafios por quais a educação de crianças em instituições coletivas vem passando no decorrer desses 50 anos. Após um primeiro levantamento de trabalhos, que de alguma forma, reconstroem a história da escola, percebemos que essas sempre revelam olhares de pesquisadores externos à instituição, que se traduz no olhar do diferente, o que se apresenta como uma possibilidade de contar essa história, mas não pode ser entendida com a única maneira. Dessa forma, o Gepieifop-Unifesp - que reúne professoras que trabalham na escola - aproveitando a comemoração do jubileu da unidade propõe que a própria instituição reflita sobre sua história e colete rememorações de atores que a construíram e a vivenciaram ao longo dos anos, sendo possível, dessa forma, acrescentar novas peças ao mosaico construído pelas memórias individuais na composição da memória coletiva
Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento, Bruna Breda, Dilma Antunes Silva, Nádia Massagardi Caetano da Silva, Cristiane Bibiano Silva, Paula Fernandes Ferreira, Naiara Francini Santaniello
Desde 2020
-
Observatório Reitoria
O Observatório Institucional Campus Reitoria tem como objetivo, além dos descritos na política da Universidade, proporcionar a possibilidade das unidades que o compõem se reconhecerem como campus e perceberem como vêm contribuindo com o ensino, a pesquisa e a extensão, além de sua importante contribuição na gestão da universidade.
Autores: Ana Paula Santiago do Nascimento, Dilma Antunes Silva, Nádia Massagardi Caetano da Silva, Luciana Alves, Izabel Patrícia Meister, Leandro Yanaze, Débora Evelin Alcantara Correa, Carla dos Santos Assumpção, Leticia Alves Costa, Cristiane Bibiano Silva
Desde 2020
-
Política Educacional na rede estadual paulista (1995-2018)
Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulista. A temática que o circunscreve é a análise longitudinal da política educacional paulista, de forma a abranger os últimos 23 anos (1995-2018), em termos de formulação, implementação e resultados, expressas nas reformas, programas e projetos, considerando um espectro que engloba da implantação às formas de resistência. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a política educacional do estado de São Paulo no período indicado, com base nos elementos que perpassam o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação paulista, visando apreender suas orientações, avanços e formas de resistências. Consideramos que a apreensão das políticas públicas e da forma como elas são concebidas, formuladas e executadas exige um entendimento sobre o modo de operar do Estado, à medida que a concepção de Estado orienta a análise dos formatos da ação estatal e o seu nível de intervenção na sociedade. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de pesquisa quali-quantitativa, posto que visam abarcar análises estatística e documental e pesquisa de campo. Os dados serão coletados e examinados com base nos pressupostos da análise de políticas públicas que consideram as relações de determinada política ou programa com os arranjos sociais, econômicos e políticos mais gerais (LASSWELL, 1951), adotando-se a perspectiva da Teoria do Equilíbrio Pontuado de Baumgartner e Jones (1993), que propicia uma forte integração entre estudos qualitativos e quantitativos, adequada à compreensão das variações de longo prazo em um mesmo campo de políticas públicas, enfoque metodológico.
2019 a 2021
Atualização Lattes em 2023-11
Processado em 2024-07-22