Francisca Rodrigues de Oliveira Pini nacionalidade brasileira

Instituto de Saúde e Sociedade

Programa de Pós-Graduação: Serviço Social e Políticas Sociais

E-Mail: francisca.pini@unifesp.br


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De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social (1990), mestrado em Serviço Social PUC/SP pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Professoras das disciplinas de pesquisa social na graduação de Serviço Social. Líder do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Crianças, Adolescentes e Famílias (GCAF). Coordenadora do Projeto de extensão Vozes das Crianças, Adolescentes e Jovens: Educação em Direitos Humanos (desde 2020). Coordenadora da Pesquisa Serviço Social e o processo de formação profissional: a relação do tripé ensino, pesquisa e extensão (2021-2024). Coordenadora do Projeto de extensão Quilombagem e Escola: da Memória à História Pública (desde 2023) Foi conselheira do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de santos (CMDCA-Santos jan/2021a jan/2023). Integrante do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e de Promoção da Igualdade Racial (CMPDCNPIR-gestão 2023-2025). Tutora do PET Educação Popular(desde abril/2023). Coordenadora da Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Pedagógico (CPAP/PROGRAD) Unifesp (desde novembro de 2023). Coordenadora da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos do Estado de São Paulo (jan/2024).Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Políticas Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, serviço social, direitos humanos e educação popular.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

PINI, Francisca Rodrigues de Oliveira;RODRIGUES DE OLIVEIRA PINI, FRANCISCA


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Formação

  • Doutorado em Serviço Social

    Fóruns Dca: Fios Que Tecem O Movimento Da Infância E Da Adolescência Na Construção De Caminhos Para A Democracia Participativa

    Serviço Social da Educação

    Serviço Social Aplicado

    Orientação: Dilsea Adeodata Bonetti

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Desde 2006

  • Mestrado em Serviço Social PUC/SP

    Os Desafios do CONDECA na implementação do ECA

    Orientação: Dilsea Adeodata Bonetti

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    1998 a 2000

  • Graduação em Serviço Social

    O Trabalho do Serviço Social na Saúde

    Orientação: Jose Pasino

    Faculdade Paulista de Serviço Social

    1988 a 1990

  • Produção


    2024


    • Um Relato de Experiência sobre a Extensão Universitária no Projeto Tia Egle (2024)

      Artigo publicado

      Autores: Juliane da Silva Jesus; Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Thais Santana de Araujo; Giulia Santos Silva; Bruna Marques Santos

      Fonte: REVISTA UFG (IMPRESSO) , v. 24 , p. 23 - Extrato QUALIS: B1

    • GCAF e a extensão universitária no projeto Vozes das crianças, adolescentes e jovens:educação em direitos humanos (2024)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Geovana Lucia Loureiro; Maria Jose Correa

      Fonte:


    2023


    • Participação Social e o CMDCA no processo da XII Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santos. (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Sergio Rodrigues; Luana De Maria; Irandi Pereira

      Fonte: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santos. Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santos e a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia de COVID-19 , p. 08

    • Multifaces da questão social: atuação profissional na defesa dos povos indígenas (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: IDALINA COSTA TEIXEIRA; Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

      Fonte: A Política Social na Crise Sanitária revelando Outras Crises , p. 37

    • As transvestigêneres e os enfrentamentos acerca do transfemicídio no Brasil (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Kaliel Nunes; Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

      Fonte: A Política Social na Crise Sanitária revelando Outras Crises , p. 80

    • CONSTRUÇÃO DE SABERES NA TRAJETÓRIA DO ?PET EDUCAÇÃO POPULAR: CRIANDO E RECRIANDO A REALIDADE SOCIAL?. (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Bruna Marques Santos; Thais Santana de Araujo; Juliane da Silva Jesus; Leticia casellato; Gabrielly Rech Nogueira; Mariana Rebouças Martins; Ketelin da Silva Maciel; Isadora campanha Pelai; Julia kamata de castro; Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Marisol zamboni Shroeder; Vitoria Marconi Padial; Marina Massote; Stephany Santana de Moraes; Victor Pereira Rios; Eugenio de Moraes; William Souza Santos; Olivia Blay de Castro Abreu

      Fonte: ENAPET 2023


    2022


    • Serviço social e extensão universitária na disputa por uma educação emancipatória (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Pedro Egidio Nakasone; Juliana Marzola

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA UFG (ONLINE) , v. 22 , p. 37 - Extrato QUALIS: B1

    • Educação em Direitos Humanos construída com as vozes das crianças, adolescentes e jovens (2022)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Juliana de Oliveira Marzola dos Santos; Mariana Rocha Bensadon

      Fonte:

    • Paulo Freire: 100 anos de práxis libertadora - Volume II (2022)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Magali Aparecida Silvestre; Sylvia Helena Batista

      Fonte:

    • TRABALHO PROFISSIONAL DO/A ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO CONTEXTO PANDÊMICO 1 (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Idalina Costa Teixeira

      Fonte: QUESTÃO SOCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA , p. 10

    • Determinações sociais e históricas da violência e suas implicações para o funcionamento escolar (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Wellington Gustavo Pereira

      Fonte: Bullying, violência, preconceito e discriminação na escola , p. 08

    • A Contribuição da Educação Popular na construção da Universidade Pública Democrática Popular (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; JULIANA FRACARO DA SILVA,

      Fonte: Educação Popular e Universidade:vivências a partir da extensão, pesquisa e ensino , p. 06


    2021


    • Afirmação do projeto ético-político na formação e trabalho profissional: estágio supervisionado no contexto da pandemiaAffirmation of the ethical-political project in training and professional work: supervised internship in the context ofthe pandemicMárcia de Barros Lima1Francisca Rodrigues de OliveiraPini2Heloise Helena Pereira Nunes3Aurora Fernandez4Ayesha Gabriela Porto5RESUMOA pandemia de c (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Marcia de Barros Lima; Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Heloise Pereira Nunes; Aurora Fernandez; Ayesha GabrielaPorto

      Fonte: SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE , v. 20 , p. 01 - Extrato QUALIS: A3

    • Educação popular, democracia e Estado: os desafios da educação em direitos humanos (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA INTERDISCIPLINAR DE DIREITOS HUMANOS , v. 9 , p. 75 - Extrato QUALIS: B1

    • Centenário de Paulo Freire e o direito à educação (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Michele Rodrigues de Oliveira; Geovana Lucia Loureiro

      Fonte: Educação e Cultura Contemporânea , v. 18 , p. 115 - Extrato QUALIS: A2

    • O compromisso do Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire com a educação em direitos e o acesso à justiça social (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Janaina Abreu; Sônia Couto Feitosa

      Fonte: Cadernos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo , v. 01 , p. 07 - Extrato QUALIS: B4

    • Participação social de crianças, adolescentes e jovens: espaços de lutas e resistênciaS (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Joana das Flores Duarte; Pedro Nakasone

      Fonte: Trabalho, movimentos e políticas sociais: diálogos com o Serviço Social [recurso eletrônico] , p. 07

    • A Educação em Direitos Humanos e a Função da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: AIDA MONTEIRO; Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

      Fonte: Educar para um mundo social e racialmente justo , p. 07


    2020


    • O Controle democrático na construção do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos (PEEDH) uma experiência do Estado Paulista (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Wagner Hosokawa; Eloisa Gabriel dos Santos; TATIANA PEREIRA LIMA

      Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 8 , p. 30 - Extrato QUALIS: A4

    • Educação em Direitos Humanos, Participação e o Estatuto da Criança e do Adolescente (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Maria Liduina Oliveira e Silva

      Fonte: ECA e a Proteção Integral de Crianças e Adolescentes , p. 9

    • Crianças e Adolescentes e a Negligência do Estado em Tempos de Covid-19 (2020)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Juliana de Oliveira Marzola dos Santos; Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

      Fonte: Boletim da ANPOCs


    2019


    • Educação Popular em Direitos Humnaos no processo de Alfabetização de Jovens,, e Idosos: uma experiêcia do Projeto MOVA-Brasil (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

      Fonte: EDUCAÇÃO EM REVISTA (UFMG. IMPRESSO) , v. 35 , p. 10 - Extrato QUALIS: A1

    • Fertilizing the Unusual (The Praxis oh a Connective organzation) (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Angela Maria Biz Rosa Antunes; Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Paulo Roberto Padilha; Sônia Couto Feitosa

      Fonte: The Wiley Hanbook of Paulo Freire , p. 01

    • Pedagogia do Oprimido e sua relação com a educação em direitos humanos (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

      Fonte: 50 Olhares sobre a Pedagogia do Oprimido , p. 05

    • DIÁLOGOS INTERGERACIONAIS: UMA PRÁTICA POSSÍVEL (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Simone santos da Silva Lima; ALLAN DE OLIVEIRA; Bianca Pereira de Souza; Rafaela Gomes Tobias; Ayesha Porto; Letícia Ribeiro; Maria Eduarda Machado

      Fonte: 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais Tema: ?40 anos da ?Virada? do Serviço Social? , p. 01

    • O FORTALECIMENTO DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A FORMAÇÃO/TRABALHO PROFISSIONAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA CONTRIBUIÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISA E EXTENSÃO SOBRE CRIANÇA, ADOLESCENTE E FAMÍLIA (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Liduína de Oliveira; Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; GABRIELA REIS

      Fonte: 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais Tema: ?40 anos da ?Virada? do Serviço Social? , p. 01


    2018


    • Os direitos humanos mudando a cara da escola (2018)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Janaina Abreu

      Fonte: Reiventando Freire , p. 05

    • O CONDEPE E A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DO ESTADO DE SÃO PAULO: RESISTÊNCIA E LUTA (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Janaina Abreu; Nazareth Cupertino

      Fonte: Anais do 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social , p. 9


    2017


    • EDUCAÇÃO PERMANENTE NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ? AVANÇOS E DESAFIOS NO MUNICÍPIO DE FRANCA/SP (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Célio Vanderlei Moraes

      Fonte: REVISTA UNIFREIRE , v. 01 , p. 129 - Extrato QUALIS: C

    • 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos - Revista Unifreire (2017)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Janaina Abreu

      Fonte:


    2016


    • Serviço Social no Sistema Socioeducativo do Estado de São Paulo (2016)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Patrcia Ferreira da Silva; Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

      Fonte:


    2015


    • Salvar o Estatuto da Criança e do Adolescente (2015)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Janaina Abreu; Ana Luisa Vieira

      Fonte:

    • Reordenamento institucional da política de assistência social do município de Franca: reflexões teórico-metodológicas para o trabalho cotidiano (2015)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Ana Paula Pinto Marafiga Ribeiro; Gislaine Alves Liporoni Peres; Dalva Deodato Taveira; Jane Izabel Miranda Biagiotti Lellis

      Fonte:


    2014


    • A Educação Popular em Direitos Humanos: uma experiência do Projeto MOVA ‑Brasil (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; José Genivaldo da Silva; Paulo Araújo Neto

      Fonte: REVISTA UNIFREIRE , v. 2 , p. 111 - Extrato QUALIS: C

    • Orçamento participativo: múltiplos olhares (2014)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Kátia Cacilda Pereira Lima

      Fonte:

    • A função social do esporte e a educação popular em direitos humanos (2014)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

      Fonte: Revista Direcional Educador , p. 18


    2013


    • A transversalidade do ensino da prática na formação profissional do assistente social e o projeto ABEPSS itinerante (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Monica Santos; Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

      Fonte: Revista Temporalis , v. 1 , p. 133 - Extrato QUALIS: A2

    • MOVA-Brasil 10 anos: Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (2013)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Moacir Gadotti; Jany Dilourdes Nascimento; Luiz Marine do Nascimento; Mariana Galvão; Maria Suely de Oliveira; Renata Regina Alves da Roza; Rodrigo Costa da Silva; Sandra Pereira da Silva; Simone Chung Lee; Sônia Couto Feitosa; Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Alessandra Rodrigues dos Santos; Paulo Roberto Padilha; Alexandre Munck; Angela Maria Biz Rosa Antunes; Camila Téo da Silva; Claudilene de Lima Gonzaga; Fernanda Soares de Campos

      Fonte:

    • A Transversalidade do Ensino da Prática na Formação Profissional do Assistente Social e o Projeto ABEPSS Itinerante (2013)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Monica Santos; Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

      Fonte: Educação em crise e Perspectivas de Organização Política , p. 133

    • Paulo Freire e a educação em direitos humanos (2013)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

      Fonte: Revista Direcional Educador , p. 38

    • Memória, resistencia e a educação em direitos humanos (2013)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

      Fonte: Relatos de Experiências de Educação Popular em Direitos Humanos , p. 29


    2012


    • Conferências Lúdicas no município de Osasco - contribuições para o exercício da cidadania dede a infância (2012)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Angela Antunes; Paulo Sérgio Marcelino; Iracy Ribeiro da Silva; Vanda Maria Rodrigues dos Santos; Priscila Yuri Y. Fukushima; Creusa Alves do Nascimento Teixeira; Alex Vargem; Maria de Lourdes Neves S. Guilherme; Priscila Brandão Leal; Hesfrânia Cruz de Carvalho; Maria José Favarão; Zaine Xavier; Marilisa Vidal Gellis Gasparini; Marinalva de Oliveira; Telma Laia; Juliana Fonseca; Andréa Julieta Rodrigues; Deucélia Nunes de Lima; Rita de Cássia Sant'Ana

      Fonte:

    • As Conferências Lúdicas em Osasco (2012)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Maria José Favarão

      Fonte: Conferências Lúdicas no Município de Osasco; contribuições para o exercício da cidadania desde a infância , p. 77


    2011


    • Formação de agentes de pesquisa e extensão rural em educação popular (2011)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Luis O. S. Beriam; Marcelo M. Hanashiro; Marco Antonio Pimentel; Rogério V. Teixeira; Valéria Comitre; Ivamney Augusto Lima; Alcir de Souza caria; André F. Minitti; Angela Antunes; Edna Ferreira Maddarena; Elias David; Fernando C. A. U. Matsuura; Lucas F. C. Henrriques

      Fonte:

    • Educação, Participação Política e Direitos Humanos (2011)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Maria José Pereira dos Santos; Mariana Galvão; Roberta Stangherlim; Roberto da Silva; Samuel Karasin; Célio Vanderlei Moraes; Ana Lívia Adriano; Celma Tavares; Edward Demenchonock; Gevanilda Santos; Ivan Moraes Filho; Juliana Fonseca; Maria José Favarão

      Fonte:

    • Currículo do povo que educa: conferências (2011)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Maria José Favarão; Roberta Stangherlim

      Fonte:

    • Currículo do povo que educa: relatos de experiências (2011)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Maria José Favarão; Roberta Stangherlim

      Fonte:

    • Educação em Direitos Humanos,os fóruns e os movimentos sociais (2011)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Lívia Adriano; Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

      Fonte: Educação, Participação Política e Direitos Humanos , p. 07

    • Mapeamento das unidades de formação acadêmica - UFAS - Região Sul II (2011)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Ana Lívia Adriano

      Fonte: Serviço Social & Saúde (UNICAMP) , p. 149


    2010


    • Estatuto da Criança e do Adolescente na Proposta Educativa: olhares e vozes (2010)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Silvana Cristina Andrade; Josmari Pauzer; Kátia Regina Madeira; Marilusa Rossari; Ricardo Santos Chiquito; Silvana Cristina Andrade Daniel; Soeli Terezinha Pereira; Ana Cristina da Silva; Bárbara Pimpão Ferreira; Dyógenes Philippsen Araújo; Fabiana Fontanelli Ribeiro; Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Gillys Vieira da Silva; Jackeline Rodrigues Gonçalves; Jimena Djauara Grignani

      Fonte:


    2009


    • A educação de Osasco na Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (2009)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Maria José Favarão

      Fonte: Educação Cidadã em Osasco Avanços e desafios , p. 118

    • Observatório Regional de Políticas Públicas (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

      Fonte: Observatório Regional de Políticas , p. 01


    2008


    • II Congresso Internacional de Pedagogia Social (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

      Fonte: São Paulo

    • Pesquisa, produção de conhecimento e projeto profissional (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

      Fonte: Diálogos com os núcleos de pesquisa e observatório de políticas públicas da FAMA

    • Observatório de Políticas Públicas (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

      Fonte: Observatório de Políticas Públicas


    2005


    • Adolescências/juventudes e o ECA: preconceitos e enfrentamentos (2005)

      Artigo publicado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Maria Liduína de Oliveira

      Fonte: Revista On- line Setor 3


    2003


    • Os direitos da criança e do adolescente (2003)

      Artigo publicado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; R. P. Severino

      Fonte: Orçamento Participativo Criança: exercendo a cidadania desde a infância. , p. 34


    2001


    • Conselhos dos Direitos: parceria entre Estado e sociedade civil na elaboração de políticas sociais para a infância e a adolescência (2001)

      Artigo publicado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

      Fonte: Cultura Vozes , v. 96 , n. 01 , p. 26

    Atuações

    Faculdade Mauá

    • Coordenadora de curso

      2001 a 2012

    • Professora

      2002 a 2012

    Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Interlagos

    • assistente social-Coordenadora do Serviço de

      2005 a 2005

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • assessoria

      1996 a 2004

    Prefeitura Municipal de São Paulo

    • Secretaria Municipail de Segurança Urbana

      2002 a 2004

    Fundação Estadual do Bem Estar do Menor - FEBEM

    • Assistente Social

      1992 a 1995

    Instituto Paulo Freire

    • Diretora Pedagógica

      2010 a 2020

    • Coordenação de Projetos

      2006 a 2009

    • Coordenação da Área da Educação Cidadã

      2009 a 2010

    Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente

    • Educadora Social

      2000 a 2001

    Universidade Federal de São Paulo

    • Universidade Federal de São Paulo

      2018 a 2020

    • Professor Adjunto

      Desde 2020

    Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa de Serviço Social

    • 2009 a 2010

    REVISTA UNIFREIRE

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2020

    OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP

    • Revisor de periódico

      Desde 2021

    LIBERTAS (JUIZ DE FORA. IMPRESSO)

    • Revisor de periódico

      Desde 2021

    SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE

    • Membro de corpo editorial

      2020 a 2022

    OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2020

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Geovana Lúcia Batista Loureiro

      EDUCAÇÃO POPULAR NO ENCONTRO COM O COMPROMISSO ÉTICO- POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL: fundamentos e possibilidades, no horizonte da emancipação humana

      Serviço Social e Políticas Sociais

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Maria Jose Correa

      SERVIÇO DE ACOLHIMENTO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA: DESAFIOS PARA PROTEÇÃO ESPECIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO DE 2009 A 2023

      Serviço Social e Políticas Sociais

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Paula Francieli Bamberg Schneider

      Centros de Defesa e Convivência da Criança e Mulher no município de São Paulo: os impactos do trabalho interdisciplinar

      Serviço Social e Políticas Sociais

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • JULIANA DE OLIVEIRA MARZOLA DOS SANTOS

      Serviço social e o trabalho profissional com crianças e adolescentes na rede de cuidados da pessoa com deficiência (rcpd) do sus: por uma perspectiva anticapacitista e de direitos humanos

      Serviço Social e Políticas Sociais

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • IDALINA COSTA TEIXEIRA

      MULTIFACES DA QUESTÃO SOCIAL NA ALDEIA DE PARANAPUÃ: O TRABALHO DA/DO ASSISTENTE SOCIAL NA DEFESA DOS POVOS INDÍGENAS NA ALDEIA EM SÃO VICENTE/SP

      Serviço Social e Políticas Sociais

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    • SANDRA REGINA DOS SANTOS

      O trabalho das/os assistentes sociais que atuam nos CRAS do município de Campinas/SP: o projeto profissional e a dimensão político-pedagógica

      Serviço Social e Políticas Sociais

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Idalina Costa Teixeira

      MULTIFACES DA QUESTÃO SOCIAL: A ATUAÇÃO DO/DA ASSISTENTE SOCIAL NA DEFESA DOS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS NA ALDEIA DE PARANAPUÃ ? SÃO VICENTE

      Serviço Social e Políticas Sociais

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Sandra Regina dos Santos

      O trabalho das/os assistentes sociais que atuam nos CRAS do município de Campinas/SP: o projeto profissional e a dimensão político-pedagógica

      Serviço Social e Políticas Sociais

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    Gestão

    Faculdade Mauá

    • 2005- Elaboradora e coordenadora do Curso de especialização da Faculdade Mauá, intitulado ?Direitos da criança e do adolescente:desafios de uma prática cidadã?

      Faculdade de Serviço Social

    • Coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade Mauá

      Faculdade de Serviço Social

    Prefeitura Municipal de São Paulo

    • Supervisora de Ensino e Formação - Secretaria Municipal de Segurança Urbana da Cidade de São Paulo

      Secretaria Municipal de Segurança Urbana da Cidade de São Paulo

        Desde 2004

    Instituto Paulo Freire

    • Assistente da Direção de Relações Institucionais

      Direção de Relações Institucionais

        Desde 2006

    Universidade Federal de São Paulo

    • Vice Coordenação do Curso de serviço Social

      Campus BAIXADA SANTISTA

    Pesquisa

    Faculdade Mauá

    • Observatório Regional de Políticas Públicas

      O Observatório Regional de Políticas Públicas é um espaço interdisciplinar que articula estudantes dos diversos cursos e a sociedade local para o debate das políticas sociais e construção de propostas que possam impactar a vida dos moradores do município de Mauá. Ele se articula em sala, com os estudantes do Curso de serviço Social e encontros mensais de 04 horas ampliados com os demais cursos e comunidade externa

      2005 a 2012

    • projeto Intercursos da Faculdade de mauá

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

      2002 a 2004

    Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Interlagos

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Instituto Paulo Freire

    • Educação Popular em Direitos Humanos

      O Curso de curta duração teve por objetivo desenvolver temáticas relativas à educação em direitos, de modo a impulsionar a temática na educação superior, educação básica e demais políticas sociais

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

      2016 a 2018

    • A Atualidade de Paulo Freire

      O Curso foi desenvolvido para educadores/as da rede pública e privada, com o objetivo de aprofundar os estudos sobre o educador Paulo freire

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, Eloisa Gabriel dos Santos, André Alcantara, Janaina Abreu

      2013 a 2013

    Universidade Federal de São Paulo

    • Territórios de atuação do PET Educação Popular na Baixada Santista: sujeitos em diálogo

      O presente projeto de pesquisa intitulado Territórios de atuação do PET Educação Popular na Baixada Santista: sujeitos em diálogo buscará responder a seguinte indagação A práxis da educação popular na Universidade considera os saberes da população envolvida na construção das ações e assegura a intersecção de classe, gênero, gerações, pessoa com deficiência e raça/etnia com vistas a promoção de uma sociedade sustentável?. A nossa hipótese se ancora nos estudos referentes à educação popular (Brandão, 2006) e a teoria do conhecimento de Paulo Freire (1987), os quais enfatizam a importância da participação dos sujeitos no processo educativo, assegurando seus saberes e suas experiências de vida, considerando as ações desenvolvidas pelos discentes do Grupo PET Educação Popular: Criando e Recriando a Realidade Social, da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista afirmamos que a práxis da educação popular integra os saberes da população envolvida na construção das ações, assim como também promove a intersecção de classe, gênero, gerações, pessoa com deficiência e raça/etnia na construção do desenvolvimento sustentável e na promoção dos direitos humanos.

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

      Desde 2024

    • Quilombagem e escola: da memória à história pública

      O Projeto Quilombagem e escola: da memória à história pública tem por objetivos promover a difusão de saberes acadêmicos em História e Cultura Africana e Afro-brasileira dos séculos XX e XXI sob o enfoque do protagonismo negro, por meio de uma Educação Antirracista na perspectiva da lei 10.639. A parceria entre escola, universidade e sociedade civil ocorrerá por meio da construção de práticas de formação continuada e de processos curriculares inovadores.

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, Bruna Marques Santos, Isadora campanha Pelai, Juliane da Silva Jesus, Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, Diana Mendes, Joana Patricia dos Santos, Flavia Alexandra, Bartolomeu Pereira de Souza

      Desde 2023

    • PET Educação Popular

      O PET Educação Popular é um projeto que visa o fomento do ensino, pesquisa e extensão, com 12 estudantes da graduação, os quais desenvolvem ações em três espaços para fortalecimento da práxis da educação popular, nas Frentes Saúde mental e Cultura dapalavra, com atuação em dois Caps e a Frente Indígena, com atuação na Aldeia de ParanapuaSão Vicente; pela Aldeia na Praia Grande e Peruíbe, que processualmente vem permitindo aogrupo, contribuir com a articulação regional dos grupos indígenas guaranis. e a frente culturas e educação em direitos humanos com crianças e adolescentes do ensino fundamental

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, Giulia Santos Silva, Bruna Marques Santos, Isadora campanha Pelai, Juliane da Silva Jesus, Leticia casellato, Mariana Rebouças Martins, Marina Massote, Marisol zamboni Schoeder, Stephany Santana de Moraes, Thais Santana de Araujo, William Souza Santos, Gabrielly Rech Nogueira

      Desde 2023

    • Monitoria- Módulo Pesquisa Social e Estágio Supervisionado

      2022 a 2023

    • Monitoria- Módulo Pesquisa Social e Estágio Supervisionado

      Acompanhamento do estudante na iniciação à docência, por meio de planejamento, vivências didáticas e sistematizações do aprendizado

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

      2021 a 2022

    • OFICINAS PROBLEMATIZADORAS COM ORIENTADORAS EDUCACIONAIS DA SEDUC/SANTOS

      Promover reflexões sobre a rede de serviços e o trabalho das/dos orientadores/as educacionais da Rede de Ensino de Santos

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, CRISTOPHER RIBEIRO DOS SANTOS NASAR SAD

      2022 a 2022

    • "CENTRO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DA UNIFESP BAIXADA SANTISTA

      Programa de Educação em Direitos Humanos cuja questão central é a realização de atividades que promovam a cultura e a educação em direitos humanos.

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, MARCELO DOMINGUES ROMAN, Jaqueline Kalmus

      Desde 2022

    • SERVIÇO SOCIAL E O PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL: A RELAÇÃO DO TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

      Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar o Serviço Social e o processo de formação profissional, na relação com o tripé do ensino, pesquisa e extensão, buscando identificar nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996) o significado atribuído à extensão universitária, que direcionam a formação profissional e o trabalho profissional dos/das assistentes sociais no Brasil. O ensino, pesquisa e extensão, como elementos fundantes na formação, promovem a compreensão da dimensão interventiva e educativa da profissão. Sendo assim, identificar como o tripé contribui efetivamente na formação com a construção da organização popular. Para tanto, o percurso metodológico utilizado se dará por meio da análise quanti/qualitativa dos anais do Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS/2019) e Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS/2018) e as Revistas Temporalis (1996-2020), visando compreender como os trabalhos relacionam o Serviço Social com as dimensões ensino, pesquisa e extensão Esta pesquisa pretende contribuir com a formação profissional na sua relação da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, no contexto em que o ensino superior brasileiro passa pelo processo da curricularização da extensão. Palavras-chave: Serviço Social; formação profissional; extensão universitária.  

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, Maria Liduína de Oliveira, Heloise Pereira Nunes, Sonia Nozabielli

      Desde 2021

    • Vozes Crianças, Adolescentes e Jovens: Educação em Direitos Humanos

      O presente projeto de extensão intitulado ?Vozes das crianças, adolescentes e jovens: educação em direitos humanos? promoverá reflexões sobre educação em direitos humanos, com crianças, adolescentes e jovens que contribuam com o seu desenvolvimento e sua participação democrática nos espaços públicos, por meio da práxis da educação popular em direitos humanos. O projeto atenderá crianças, adolescentes e jovens dos serviços das políticas de assistência social e educação, dos movimentos sociais e coletivos existentes na cidade de Santos. As(os) extensionistas atuarão, por meio da Leitura do Mundo inicial para a identificação das expectativas das crianças, adolescentes e jovens, de modo a construir círculos de cultura sobre educação em direitos humanos. Os resultados esperados com os círculos de cultura é a ampliação da participação democrática das crianças, adolescentes e jovens nos espaços das políticas sociais e dos coletivos de santos, a contribuição com a cultura participativa com base na educação em direitos humanos e a sistematização do processo. Nesse sentido, o projeto da graduação contribuirá com o tripé: ensino, extensão e pesquisa. O Projeto ?Vozes das crianças, adolescentes e Jovens: educação em direitos humanos? está vinculado ao Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Crianças, Adolescentes e Famílias (GCAF), que é associado ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais (PPGSSPS), na linha de pesquisa ?Formação e Trabalho Profissional do Serviço Social? e ao curso de graduação em Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista. Cadastrado na PROEC sob o nº (sob nº 19009).

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, Juliana de Oliveira Marzola dos Santos, juliana Fracaro da Silva, Idalina Costa Teixeira, Sandra Santos, Edilene Souza da Silva, Juliana Gomes Paixão Rodrigues Silva

      Desde 2020

    • Diálogos Intergeracionais

      O Projeto ?Diálogos Intergeracionais? está vinculado ao Centro de Educação em Direitos Humanos, da UNIFESP, Campus Baixada santista. O Centro de Educação em Direitos Humanos é um espaço interdisciplinar de reflexão e investigação sobre Educação em Direitos Humanos.Este projeto ocorre em parceria com a Seção Centro de Saúde Auditiva de Santos Promover reflexões por meio de diálogos intergeracionais que assegurem o conhecimento de cada ciclo etário, com suas expressões, modos de vida e experiências e que cada geração consiga perceber a contribuição do outro para o seu desenvolvimento, numa perspectiva de educação em direitos humanos.

      Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini

      2018 a 2019

    Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa de Serviço Social

    Atualização Lattes em 2024-07

    Processado em 2024-07-22