Francisca Rodrigues de Oliveira Pini
Instituto de Saúde e Sociedade
Programa de Pós-Graduação: Serviço Social e Políticas Sociais
E-Mail: francisca.pini@unifesp.br
Resumo
Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social (1990), mestrado em Serviço Social PUC/SP pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Professoras das disciplinas de pesquisa social na graduação de Serviço Social. Líder do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Crianças, Adolescentes e Famílias (GCAF). Coordenadora do Projeto de extensão Vozes das Crianças, Adolescentes e Jovens: Educação em Direitos Humanos (desde 2020). Coordenadora da Pesquisa Serviço Social e o processo de formação profissional: a relação do tripé ensino, pesquisa e extensão (2021-2024). Coordenadora do Projeto de extensão Quilombagem e Escola: da Memória à História Pública (desde 2023) Foi conselheira do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de santos (CMDCA-Santos jan/2021a jan/2023). Integrante do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e de Promoção da Igualdade Racial (CMPDCNPIR-gestão 2023-2025). Tutora do PET Educação Popular(desde abril/2023). Coordenadora da Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Pedagógico (CPAP/PROGRAD) Unifesp (desde novembro de 2023). Coordenadora da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos do Estado de São Paulo (jan/2024).Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Políticas Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, serviço social, direitos humanos e educação popular.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
PINI, Francisca Rodrigues de Oliveira;RODRIGUES DE OLIVEIRA PINI, FRANCISCA
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Formação
Doutorado em Serviço Social
Fóruns Dca: Fios Que Tecem O Movimento Da Infância E Da Adolescência Na Construção De Caminhos Para A Democracia Participativa
Serviço Social da Educação
Serviço Social Aplicado
Orientação: Dilsea Adeodata Bonetti
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mestrado em Serviço Social PUC/SP
Os Desafios do CONDECA na implementação do ECA
Orientação: Dilsea Adeodata Bonetti
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1998 a 2000
Graduação em Serviço Social
O Trabalho do Serviço Social na Saúde
Orientação: Jose Pasino
Faculdade Paulista de Serviço Social
1988 a 1990
Produção
2024
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Um Relato de Experiência sobre a Extensão Universitária no Projeto Tia Egle (2024)
Artigo publicado
Autores: Juliane da Silva Jesus; Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Thais Santana de Araujo; Giulia Santos Silva; Bruna Marques Santos
Fonte: REVISTA UFG (IMPRESSO) , v. 24 , p. 23 - Extrato QUALIS: B1
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2023
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Participação Social e o CMDCA no processo da XII Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santos. (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Sergio Rodrigues; Luana De Maria; Irandi Pereira
Fonte: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santos. Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santos e a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia de COVID-19 , p. 08
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CONSTRUÇÃO DE SABERES NA TRAJETÓRIA DO ?PET EDUCAÇÃO POPULAR: CRIANDO E RECRIANDO A REALIDADE SOCIAL?. (2023)
Trabalhos em eventos
Autores: Bruna Marques Santos; Thais Santana de Araujo; Juliane da Silva Jesus; Leticia casellato; Gabrielly Rech Nogueira; Mariana Rebouças Martins; Ketelin da Silva Maciel; Isadora campanha Pelai; Julia kamata de castro; Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Marisol zamboni Shroeder; Vitoria Marconi Padial; Marina Massote; Stephany Santana de Moraes; Victor Pereira Rios; Eugenio de Moraes; William Souza Santos; Olivia Blay de Castro Abreu
Fonte: ENAPET 2023
2022
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Serviço social e extensão universitária na disputa por uma educação emancipatória (2022)
Artigo publicado
Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Pedro Egidio Nakasone; Juliana Marzola
Fonte: REVISTA UFG (ONLINE) , v. 22 , p. 37 - Extrato QUALIS: B1
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2021
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Afirmação do projeto ético-político na formação e trabalho profissional: estágio supervisionado no contexto da pandemiaAffirmation of the ethical-political project in training and professional work: supervised internship in the context ofthe pandemicMárcia de Barros Lima1Francisca Rodrigues de OliveiraPini2Heloise Helena Pereira Nunes3Aurora Fernandez4Ayesha Gabriela Porto5RESUMOA pandemia de c (2021)
Artigo publicado
Autores: Marcia de Barros Lima; Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Heloise Pereira Nunes; Aurora Fernandez; Ayesha GabrielaPorto
Fonte: SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE , v. 20 , p. 01 - Extrato QUALIS: A3
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Educação popular, democracia e Estado: os desafios da educação em direitos humanos (2021)
Artigo publicado
Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini
Fonte: REVISTA INTERDISCIPLINAR DE DIREITOS HUMANOS , v. 9 , p. 75 - Extrato QUALIS: B1
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O compromisso do Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire com a educação em direitos e o acesso à justiça social (2021)
Artigo publicado
Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Janaina Abreu; Sônia Couto Feitosa
Fonte: Cadernos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo , v. 01 , p. 07 - Extrato QUALIS: B4
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Participação social de crianças, adolescentes e jovens: espaços de lutas e resistênciaS (2021)
Capítulo de livro publicado
Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Joana das Flores Duarte; Pedro Nakasone
Fonte: Trabalho, movimentos e políticas sociais: diálogos com o Serviço Social [recurso eletrônico] , p. 07
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2020
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O Controle democrático na construção do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos (PEEDH) uma experiência do Estado Paulista (2020)
Artigo publicado
Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Wagner Hosokawa; Eloisa Gabriel dos Santos; TATIANA PEREIRA LIMA
Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 8 , p. 30 - Extrato QUALIS: A4
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2019
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DIÁLOGOS INTERGERACIONAIS: UMA PRÁTICA POSSÍVEL (2019)
Trabalhos em eventos
Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Simone santos da Silva Lima; ALLAN DE OLIVEIRA; Bianca Pereira de Souza; Rafaela Gomes Tobias; Ayesha Porto; Letícia Ribeiro; Maria Eduarda Machado
Fonte: 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais Tema: ?40 anos da ?Virada? do Serviço Social? , p. 01
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O FORTALECIMENTO DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A FORMAÇÃO/TRABALHO PROFISSIONAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA CONTRIBUIÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISA E EXTENSÃO SOBRE CRIANÇA, ADOLESCENTE E FAMÍLIA (2019)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira; Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; GABRIELA REIS
Fonte: 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais Tema: ?40 anos da ?Virada? do Serviço Social? , p. 01
2018
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O CONDEPE E A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DO ESTADO DE SÃO PAULO: RESISTÊNCIA E LUTA (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Janaina Abreu; Nazareth Cupertino
Fonte: Anais do 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social , p. 9
2017
2016
2015
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Reordenamento institucional da política de assistência social do município de Franca: reflexões teórico-metodológicas para o trabalho cotidiano (2015)
Livro publicado ou organizado
Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Ana Paula Pinto Marafiga Ribeiro; Gislaine Alves Liporoni Peres; Dalva Deodato Taveira; Jane Izabel Miranda Biagiotti Lellis
Fonte:
2014
2013
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MOVA-Brasil 10 anos: Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (2013)
Livro publicado ou organizado
Autores: Moacir Gadotti; Jany Dilourdes Nascimento; Luiz Marine do Nascimento; Mariana Galvão; Maria Suely de Oliveira; Renata Regina Alves da Roza; Rodrigo Costa da Silva; Sandra Pereira da Silva; Simone Chung Lee; Sônia Couto Feitosa; Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Alessandra Rodrigues dos Santos; Paulo Roberto Padilha; Alexandre Munck; Angela Maria Biz Rosa Antunes; Camila Téo da Silva; Claudilene de Lima Gonzaga; Fernanda Soares de Campos
Fonte:
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2012
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Conferências Lúdicas no município de Osasco - contribuições para o exercício da cidadania dede a infância (2012)
Livro publicado ou organizado
Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Angela Antunes; Paulo Sérgio Marcelino; Iracy Ribeiro da Silva; Vanda Maria Rodrigues dos Santos; Priscila Yuri Y. Fukushima; Creusa Alves do Nascimento Teixeira; Alex Vargem; Maria de Lourdes Neves S. Guilherme; Priscila Brandão Leal; Hesfrânia Cruz de Carvalho; Maria José Favarão; Zaine Xavier; Marilisa Vidal Gellis Gasparini; Marinalva de Oliveira; Telma Laia; Juliana Fonseca; Andréa Julieta Rodrigues; Deucélia Nunes de Lima; Rita de Cássia Sant'Ana
Fonte:
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2011
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Formação de agentes de pesquisa e extensão rural em educação popular (2011)
Livro publicado ou organizado
Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Luis O. S. Beriam; Marcelo M. Hanashiro; Marco Antonio Pimentel; Rogério V. Teixeira; Valéria Comitre; Ivamney Augusto Lima; Alcir de Souza caria; André F. Minitti; Angela Antunes; Edna Ferreira Maddarena; Elias David; Fernando C. A. U. Matsuura; Lucas F. C. Henrriques
Fonte:
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Educação, Participação Política e Direitos Humanos (2011)
Livro publicado ou organizado
Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Maria José Pereira dos Santos; Mariana Galvão; Roberta Stangherlim; Roberto da Silva; Samuel Karasin; Célio Vanderlei Moraes; Ana Lívia Adriano; Celma Tavares; Edward Demenchonock; Gevanilda Santos; Ivan Moraes Filho; Juliana Fonseca; Maria José Favarão
Fonte:
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2010
-
Estatuto da Criança e do Adolescente na Proposta Educativa: olhares e vozes (2010)
Livro publicado ou organizado
Autores: Silvana Cristina Andrade; Josmari Pauzer; Kátia Regina Madeira; Marilusa Rossari; Ricardo Santos Chiquito; Silvana Cristina Andrade Daniel; Soeli Terezinha Pereira; Ana Cristina da Silva; Bárbara Pimpão Ferreira; Dyógenes Philippsen Araújo; Fabiana Fontanelli Ribeiro; Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Gillys Vieira da Silva; Jackeline Rodrigues Gonçalves; Jimena Djauara Grignani
Fonte:
2009
2008
2005
2003
2001
Atuações
Faculdade Mauá
-
Coordenadora de curso
2001 a 2012
-
Professora
2002 a 2012
Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Interlagos
-
assistente social-Coordenadora do Serviço de
2005 a 2005
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
assessoria
1996 a 2004
Prefeitura Municipal de São Paulo
-
Secretaria Municipail de Segurança Urbana
2002 a 2004
Fundação Estadual do Bem Estar do Menor - FEBEM
-
Assistente Social
1992 a 1995
Instituto Paulo Freire
-
Diretora Pedagógica
2010 a 2020
-
Coordenação de Projetos
2006 a 2009
-
Coordenação da Área da Educação Cidadã
2009 a 2010
Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
-
Educadora Social
2000 a 2001
Universidade Federal de São Paulo
-
Universidade Federal de São Paulo
2018 a 2020
-
Professor Adjunto
Desde 2020
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa de Serviço Social
-
2009 a 2010
REVISTA UNIFREIRE
-
Membro de corpo editorial
Desde 2020
OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP
-
Revisor de periódico
Desde 2021
LIBERTAS (JUIZ DE FORA. IMPRESSO)
-
Revisor de periódico
Desde 2021
SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE
-
Membro de corpo editorial
2020 a 2022
OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP
-
Membro de corpo editorial
Desde 2020
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
Geovana Lúcia Batista Loureiro
EDUCAÇÃO POPULAR NO ENCONTRO COM O COMPROMISSO ÉTICO- POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL: fundamentos e possibilidades, no horizonte da emancipação humana
Serviço Social e Políticas Sociais
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
SERVIÇO DE ACOLHIMENTO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA: DESAFIOS PARA PROTEÇÃO ESPECIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO DE 2009 A 2023
Serviço Social e Políticas Sociais
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Paula Francieli Bamberg Schneider
Centros de Defesa e Convivência da Criança e Mulher no município de São Paulo: os impactos do trabalho interdisciplinar
Serviço Social e Políticas Sociais
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
JULIANA DE OLIVEIRA MARZOLA DOS SANTOS
Serviço social e o trabalho profissional com crianças e adolescentes na rede de cuidados da pessoa com deficiência (rcpd) do sus: por uma perspectiva anticapacitista e de direitos humanos
Serviço Social e Políticas Sociais
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
MULTIFACES DA QUESTÃO SOCIAL NA ALDEIA DE PARANAPUÃ: O TRABALHO DA/DO ASSISTENTE SOCIAL NA DEFESA DOS POVOS INDÍGENAS NA ALDEIA EM SÃO VICENTE/SP
Serviço Social e Políticas Sociais
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
O trabalho das/os assistentes sociais que atuam nos CRAS do município de Campinas/SP: o projeto profissional e a dimensão político-pedagógica
Serviço Social e Políticas Sociais
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado concluídas
-
MULTIFACES DA QUESTÃO SOCIAL: A ATUAÇÃO DO/DA ASSISTENTE SOCIAL NA DEFESA DOS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS NA ALDEIA DE PARANAPUÃ ? SÃO VICENTE
Serviço Social e Políticas Sociais
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
O trabalho das/os assistentes sociais que atuam nos CRAS do município de Campinas/SP: o projeto profissional e a dimensão político-pedagógica
Serviço Social e Políticas Sociais
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
Gestão
Faculdade Mauá
-
2005- Elaboradora e coordenadora do Curso de especialização da Faculdade Mauá, intitulado ?Direitos da criança e do adolescente:desafios de uma prática cidadã?
Faculdade de Serviço Social
-
Coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade Mauá
Faculdade de Serviço Social
Prefeitura Municipal de São Paulo
-
Supervisora de Ensino e Formação - Secretaria Municipal de Segurança Urbana da Cidade de São Paulo
Secretaria Municipal de Segurança Urbana da Cidade de São Paulo
Instituto Paulo Freire
-
Assistente da Direção de Relações Institucionais
Direção de Relações Institucionais
Universidade Federal de São Paulo
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Vice Coordenação do Curso de serviço Social
Campus BAIXADA SANTISTA
Pesquisa
Faculdade Mauá
-
Observatório Regional de Políticas Públicas
O Observatório Regional de Políticas Públicas é um espaço interdisciplinar que articula estudantes dos diversos cursos e a sociedade local para o debate das políticas sociais e construção de propostas que possam impactar a vida dos moradores do município de Mauá. Ele se articula em sala, com os estudantes do Curso de serviço Social e encontros mensais de 04 horas ampliados com os demais cursos e comunidade externa
2005 a 2012
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projeto Intercursos da Faculdade de mauá
Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini
2002 a 2004
Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Interlagos
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Instituto Paulo Freire
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Educação Popular em Direitos Humanos
O Curso de curta duração teve por objetivo desenvolver temáticas relativas à educação em direitos, de modo a impulsionar a temática na educação superior, educação básica e demais políticas sociais
Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini
2016 a 2018
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A Atualidade de Paulo Freire
O Curso foi desenvolvido para educadores/as da rede pública e privada, com o objetivo de aprofundar os estudos sobre o educador Paulo freire
Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, Eloisa Gabriel dos Santos, André Alcantara, Janaina Abreu
2013 a 2013
Universidade Federal de São Paulo
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Territórios de atuação do PET Educação Popular na Baixada Santista: sujeitos em diálogo
O presente projeto de pesquisa intitulado Territórios de atuação do PET Educação Popular na Baixada Santista: sujeitos em diálogo buscará responder a seguinte indagação A práxis da educação popular na Universidade considera os saberes da população envolvida na construção das ações e assegura a intersecção de classe, gênero, gerações, pessoa com deficiência e raça/etnia com vistas a promoção de uma sociedade sustentável?. A nossa hipótese se ancora nos estudos referentes à educação popular (Brandão, 2006) e a teoria do conhecimento de Paulo Freire (1987), os quais enfatizam a importância da participação dos sujeitos no processo educativo, assegurando seus saberes e suas experiências de vida, considerando as ações desenvolvidas pelos discentes do Grupo PET Educação Popular: Criando e Recriando a Realidade Social, da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista afirmamos que a práxis da educação popular integra os saberes da população envolvida na construção das ações, assim como também promove a intersecção de classe, gênero, gerações, pessoa com deficiência e raça/etnia na construção do desenvolvimento sustentável e na promoção dos direitos humanos.
Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini
Desde 2024
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Quilombagem e escola: da memória à história pública
O Projeto Quilombagem e escola: da memória à história pública tem por objetivos promover a difusão de saberes acadêmicos em História e Cultura Africana e Afro-brasileira dos séculos XX e XXI sob o enfoque do protagonismo negro, por meio de uma Educação Antirracista na perspectiva da lei 10.639. A parceria entre escola, universidade e sociedade civil ocorrerá por meio da construção de práticas de formação continuada e de processos curriculares inovadores.
Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, Bruna Marques Santos, Isadora campanha Pelai, Juliane da Silva Jesus, Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, Diana Mendes, Joana Patricia dos Santos, Flavia Alexandra, Bartolomeu Pereira de Souza
Desde 2023
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PET Educação Popular
O PET Educação Popular é um projeto que visa o fomento do ensino, pesquisa e extensão, com 12 estudantes da graduação, os quais desenvolvem ações em três espaços para fortalecimento da práxis da educação popular, nas Frentes Saúde mental e Cultura dapalavra, com atuação em dois Caps e a Frente Indígena, com atuação na Aldeia de ParanapuaSão Vicente; pela Aldeia na Praia Grande e Peruíbe, que processualmente vem permitindo aogrupo, contribuir com a articulação regional dos grupos indígenas guaranis. e a frente culturas e educação em direitos humanos com crianças e adolescentes do ensino fundamental
Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, Giulia Santos Silva, Bruna Marques Santos, Isadora campanha Pelai, Juliane da Silva Jesus, Leticia casellato, Mariana Rebouças Martins, Marina Massote, Marisol zamboni Schoeder, Stephany Santana de Moraes, Thais Santana de Araujo, William Souza Santos, Gabrielly Rech Nogueira
Desde 2023
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Monitoria- Módulo Pesquisa Social e Estágio Supervisionado
2022 a 2023
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Monitoria- Módulo Pesquisa Social e Estágio Supervisionado
Acompanhamento do estudante na iniciação à docência, por meio de planejamento, vivências didáticas e sistematizações do aprendizado
Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini
2021 a 2022
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OFICINAS PROBLEMATIZADORAS COM ORIENTADORAS EDUCACIONAIS DA SEDUC/SANTOS
Promover reflexões sobre a rede de serviços e o trabalho das/dos orientadores/as educacionais da Rede de Ensino de Santos
Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, CRISTOPHER RIBEIRO DOS SANTOS NASAR SAD
2022 a 2022
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"CENTRO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DA UNIFESP BAIXADA SANTISTA
Programa de Educação em Direitos Humanos cuja questão central é a realização de atividades que promovam a cultura e a educação em direitos humanos.
Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, MARCELO DOMINGUES ROMAN, Jaqueline Kalmus
Desde 2022
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SERVIÇO SOCIAL E O PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL: A RELAÇÃO DO TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar o Serviço Social e o processo de formação profissional, na relação com o tripé do ensino, pesquisa e extensão, buscando identificar nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996) o significado atribuído à extensão universitária, que direcionam a formação profissional e o trabalho profissional dos/das assistentes sociais no Brasil. O ensino, pesquisa e extensão, como elementos fundantes na formação, promovem a compreensão da dimensão interventiva e educativa da profissão. Sendo assim, identificar como o tripé contribui efetivamente na formação com a construção da organização popular. Para tanto, o percurso metodológico utilizado se dará por meio da análise quanti/qualitativa dos anais do Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS/2019) e Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS/2018) e as Revistas Temporalis (1996-2020), visando compreender como os trabalhos relacionam o Serviço Social com as dimensões ensino, pesquisa e extensão Esta pesquisa pretende contribuir com a formação profissional na sua relação da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, no contexto em que o ensino superior brasileiro passa pelo processo da curricularização da extensão. Palavras-chave: Serviço Social; formação profissional; extensão universitária.
Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, Maria Liduína de Oliveira, Heloise Pereira Nunes, Sonia Nozabielli
Desde 2021
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Vozes Crianças, Adolescentes e Jovens: Educação em Direitos Humanos
O presente projeto de extensão intitulado ?Vozes das crianças, adolescentes e jovens: educação em direitos humanos? promoverá reflexões sobre educação em direitos humanos, com crianças, adolescentes e jovens que contribuam com o seu desenvolvimento e sua participação democrática nos espaços públicos, por meio da práxis da educação popular em direitos humanos. O projeto atenderá crianças, adolescentes e jovens dos serviços das políticas de assistência social e educação, dos movimentos sociais e coletivos existentes na cidade de Santos. As(os) extensionistas atuarão, por meio da Leitura do Mundo inicial para a identificação das expectativas das crianças, adolescentes e jovens, de modo a construir círculos de cultura sobre educação em direitos humanos. Os resultados esperados com os círculos de cultura é a ampliação da participação democrática das crianças, adolescentes e jovens nos espaços das políticas sociais e dos coletivos de santos, a contribuição com a cultura participativa com base na educação em direitos humanos e a sistematização do processo. Nesse sentido, o projeto da graduação contribuirá com o tripé: ensino, extensão e pesquisa. O Projeto ?Vozes das crianças, adolescentes e Jovens: educação em direitos humanos? está vinculado ao Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Crianças, Adolescentes e Famílias (GCAF), que é associado ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais (PPGSSPS), na linha de pesquisa ?Formação e Trabalho Profissional do Serviço Social? e ao curso de graduação em Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista. Cadastrado na PROEC sob o nº (sob nº 19009).
Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, Juliana de Oliveira Marzola dos Santos, juliana Fracaro da Silva, Idalina Costa Teixeira, Sandra Santos, Edilene Souza da Silva, Juliana Gomes Paixão Rodrigues Silva
Desde 2020
-
Diálogos Intergeracionais
O Projeto ?Diálogos Intergeracionais? está vinculado ao Centro de Educação em Direitos Humanos, da UNIFESP, Campus Baixada santista. O Centro de Educação em Direitos Humanos é um espaço interdisciplinar de reflexão e investigação sobre Educação em Direitos Humanos.Este projeto ocorre em parceria com a Seção Centro de Saúde Auditiva de Santos Promover reflexões por meio de diálogos intergeracionais que assegurem o conhecimento de cada ciclo etário, com suas expressões, modos de vida e experiências e que cada geração consiga perceber a contribuição do outro para o seu desenvolvimento, numa perspectiva de educação em direitos humanos.
Autores: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini
2018 a 2019
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa de Serviço Social
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22