Francine Fernandes Weiss Ricieri
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Letras
E-Mail: weiss.francine@unifesp.br
Resumo
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / UNESP (1996), doutorado em Teoria e História Literária na área de Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Campinas / UNICAMP (2001), pós-doutorado em Literatura Brasileira pela UNICAMP (FAPESP) e pós-doutorado em tradução pela USP (2018), voltado para a tradução de ensaios teóricos sobre lirismo, sujeito lírico, voz.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Alphonsus de Guimaraens, Cruz e Sousa, simbolismo e decadentismo, relações entre Brasil, Portugal e França em poetas oitocentistas, questões de gêneros literários e hibridismos, intersecções entre prosa e poesia, poema em prosa. Também se dedica a temas relacionados a questões teóricas sobre leitura, leitor, ensino da leitura e da literatura. Atua como docente na área de Estudos Literários na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Guarulhos, sendo credenciada no Programa de Pós-Graduação em Letras. Líder institucional do Grupo de Investigações do Poético (GRIPhO), certificado pela UNIFESP, no Cnpq. Membro do GT da ANPOLL Teorias do Texto Poético e membro do comitê editorial da Revista Texto Poético. Coordenadora de graduação entre 2013 e 2015. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL- UNIFESP) entre março de 2018 e março de 2021.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
RICIERI, F. F. W.;RICIERI, FRANCINE FERNANDES WEISS;RICIERI, Francine Weiss;WEISS, F.F.;WEISS, Francine Fernandes;WEISS, Francine;RICIERI, FRANCINE
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Inglês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Francês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Formação
Doutorado em Teoria e História Literária
A imagem poética em Alphonsus de Guimaraens: espelhamentos e tensões
Teoria Literária
Orientação: Paulo Elias Allane Franchetti
Universidade Estadual de Campinas
Mestrado em Mestrado em Literatura Brasileira
Alphonsus de Guimaraens (1870-1921): Bibliografia comentada
Orientação: Luiz Antônio de Figueiredo
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
1991 a 1996
Graduação em Letras
Universidade Estadual de Londrina
1985 a 1988
Produção
2023
2022
-
LENDO LOBATO NA ESCOLA (2022)
Artigo publicado
Autores: COSTA, TATIANE CRISTINA; Francine Fernandes Weiss Ricieri
Fonte: REVISTA CIÊNCIAS HUMANAS , v. 15 , p. 14 - Extrato QUALIS: B1
-
-
-
-
-
-
-
-
2021
-
-
MACHADO DE ASSIS E A ESCRAVIDÃO: MARCAS DO CATIVEIRO NOS CONTOS -O CASO DA VARA- E -PAI CONTRA MÃE- (2021)
Artigo publicado
Autores: SILVA, RENATA LOPES DA; Francine Fernandes Weiss Ricieri
Fonte: MACHADO DE ASSIS EM LINHA , v. 14 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
-
-
-
2020
-
Duas execuções musicais (2020)
Artigo publicado
Autores: Francine Fernandes Weiss Ricieri
Fonte: DIADORIM (RIO DE JANEIRO) , v. 22 , p. 384
-
Palhaços mortos, poetas e outros párias (2020)
Artigo publicado
Autores: Francine Fernandes Weiss Ricieri
Fonte: REMATE DE MALES (ONLINE) , v. 40 , p. 723 - Extrato QUALIS: A3
-
Conservar na palma o peso de uma mão: ritmo, lirismo e memória em João Cabral de Melo Neto (2020)
Artigo publicado
Autores: Francine Fernandes Weiss Ricieri
Fonte: REVISTA LETRAS , v. 102 , p. 171-197 - Extrato QUALIS: A3
-
Vozes das mulheres negras nos saraus e slams da cidade de São Paulo (2020)
Artigo publicado
Autores: OLIVEIRA, ELAINE CORREIA DE; Francine Fernandes Weiss Ricieri
Fonte: SCRIPTA (PUCMG) , v. 24 , p. 378 - Extrato QUALIS: A3
2019
-
Apresentação do dossiê temático: Os limites da poesia (2019)
Artigo publicado
Autores: Francine Fernandes Weiss Ricieri; Eduardo Horta Nassif Veras
Fonte: INTERTEXTO (UBERABA) , v. 11 , p. 1 - Extrato QUALIS: B3
-
Apresentação do Dossiê Temático: Dons do Poema (encontros poéticos entre Brasil e França) (2019)
Artigo publicado
Autores: Francine Fernandes Weiss Ricieri; Jean-Nicolas Illouz
Fonte: TEXTO POÉTICO , v. 15 , p. 1 - Extrato QUALIS: B1
-
-
-
-
Formas da crise: a prosa, o prosaico, o poema, o poético, o jornal (2019)
Artigo publicado
Autores: Francine Fernandes Weiss Ricieri
Fonte: EM TESE (BELO HORIZONTE. ONLINE) , v. 25 , p. 106 - Extrato QUALIS: A4
-
Elogios fúnebres, pedras tumulares, sonhos mudos: círculos literários e reinvenção ritual entre poetas brasileiros (XIX-XX) (2019)
Artigo publicado
Autores: Francine Fernandes Weiss Ricieri
Fonte: TEXTO POÉTICO , v. 15 , p. 281 - Extrato QUALIS: B1
-
-
-
-
2018
-
A noção de poema em Dominique Combe: revisitando o poema longo e o poema narrativo (2018)
Artigo publicado
Autores: Francine Fernandes Weiss Ricieri
Fonte: ALETRIA (UFMG) , v. 28 , p. 99 - Extrato QUALIS: A3
-
-
-
2017
2014
2012
2011
2010
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
1996
1995
1994
1993
1992
1990
Atuações
Universidade Estadual de Londrina
-
Professor auxiliar
Docente temporário
1991 a 1991
Faculdade Versalhes de Pedagogia e Letras
-
Professor horista
Professor auxiliar
1991 a 1997
Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio
-
Professor Horista
Professor Horista
2001 a 2005
Universidade Metodista de Piracicaba
-
Professora
2003 a 2007
Universidade Paulista
-
Professor
2004 a 2009
Universidade Estadual de Campinas
-
Bolsista: Pós-doutorado
2007 a 2009
Universidade Federal do Paraná
-
Professor Adjunto
2009 a 2010
Universidade Federal de São Paulo
-
Professora Adjunta I
2010 a 2013
-
Professora Adjunta II
2013 a 2015
-
Professora Adjunta III
2015 a 2017
-
Professora Adjunta IV
2017 a 2019
-
Professora Associada I
2019 a 2021
-
Professora Associada II
2021 a 2023
-
Professora Associada III
Desde 2023
Instituto Filadélfia de Londrina
-
Professor de Ensino Básico
1987 a 1991
Colégio da Divina Providência
-
Professor de Ensino Médio
1993 a 1997
Instituto Brasileiro de Ensino de Linguagem
-
Professor de Preparatório Pré-Vestibular
1994 a 1997
Sociedade Educativa Esportiva e Cultural Terceiro Milênio
-
Professor de Ensino Médio
1994 a 1997
TEXTO POÉTICO
-
Membro de corpo editorial
Desde 2017
SP Leituras
-
Desde 2021
Cadernos Acadêmicos: conexões literárias
-
Membro de corpo editorial
Desde 2021
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
Melancolia e negritude no Emparedado, de Cruz e Sousa
Mestrado Acadêmico em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Carolina Maria de Jesus e a paixão pela escrita
Mestrado Acadêmico em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Guilherme Almeida Pereira Rodrigues
Um pêndulo: duas representações do medo
Mestrado Acadêmico em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
O Fazer Poético e o Poeta em Quatro Poemas Longos de Augusto dos Anjos
Letras
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado concluídas
-
As viagens do bárbaro liberto: indagações na prosa de R. Roldan-Roldan
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Trânsito, corpo, palavra: uma análise da Cenopoesia
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Quem fala, quem cala: voz narrativa e projeto de escrita em Úrsula, de Maria Firmina dos Reis
Programa de Pós-Graduação em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Revisitando "Rimbaud no Brasil"
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Adaptações de Machado de Assis para cordel e a formação de leitores
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Gazeta de Holanda, de Machado de Assis - uma série singular
Letras
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
A voz da Mulher Negra nos Saraus e Slams da Cidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Negrinha na sala de aula: estímulo ao preconceito ou à reflexão?
Programa de Pós-Graduação em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Imagens florais em A Rosa do Povo: poéticas, políticas, diálogos
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Tensionamentos entre a prosa e a poesia em Água Viva, de Clarice Lispector
Mestrado Acadêmico em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Entre ruínas, estilhaços e silêncios: uma leitura de Crônica da casa assassinada
Mestrado Acadêmico em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Interioridade e paisagem urbana na obra de Ribeiro Couto dos anos de 1920
Mestrado em Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenadora de Graduação do Curso de Letras Português - Licenciatura
Campus Guarulhos
-
Coordenadora de Graduação do Curso de Letras Português ? Bacharelado
Campus Guarulhos
-
Coordenadora de Graduação do Curso de Letras Português/Inglês - Bacharelado
Campus Guarulhos
-
Coordenadora de Graduação do Curso de Letras Português/Inglês - Licenciatura
Campus Guarulhos
-
Coordenadora de Graduação do Curso de Letras Português/Francês - Licenciatura
Campus Guarulhos
-
Coordenadora de Graduação do Curso de Letras Português/Espanhol - Licenciatura
Campus Guarulhos
-
Coordenadora de Graduação do Curso de Letras Português/Espanhol ? Bacharelado
Campus Guarulhos
-
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras
Campus Guarulhos
-
Representante do PPGL na Câmara de Pós-Graduação do Campus
Campus Guarulhos
-
Coordenadora de Graduação do Curso de Letras Português/Francês ? Bacharelado
Campus Guarulhos
Pesquisa
Universidade Metodista de Piracicaba
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal de São Paulo
-
Programa de Ações e Pesquisas para Ensino de Leitura PAPEL
O programa PAPEL dedica-se à promoção de ações e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à consecução de dois objetivos centrais: 1) contribuir com a qualificação e a capacitação de professores de ensino básico no que diz respeito ao trabalho com a leitura; 2) contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas voltadas para bibliotecas e arquivos, em contexto escolar, contemplando-se ações que se dediquem à formação, utilização e otimização de acervos e bibliotecas existentes ou novos. O programa prevê a integração de escolas e professores de escolas públicas aos trabalhos do grupo, bem como de alunos de graduação dos cursos de Letras da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos.
2016 a 2019
-
Literatura e limiares: escritas e zonas do interstício, da transição e transformação
Em fragmento da obra Passagens, Walter Benjamin diferencia o limiar do conceito de limite, fronteira (Grenze) e o vincula a experiências e à falta de experiências cruciais na modernidade. Comparecem no trecho as dificuldades e a pobreza no que concerne à distinção e à vivência nos umbrais de vida e morte, ou a incorporação de e a fuga para mundos oníricos, de fantasia, delírio ou diversão no mundo administrado (não apenas) das grandes metrópoles. O projeto congrega estudos que se debrucem sobre a literatura e as transformações do período e seus desdobramentos na contemporaneidade. Interessam às pesquisas, entre outras, reflexões acerca das transições entre campos (por exemplo entre Literatura e Psicanálise, com os limiares entre realidade, fantasia, sonho, devaneio, delírio, o psíquico e o somático etc.) ou gêneros (gêneros literários, ensaio, autobiografia, testemunho, relato), assim como acerca dos registros da (im)potência ante a violência e a obtusidade excepcionais e cotidianas ou ante um mundo em acelerada transformação.
Autores: Francine Fernandes Weiss Ricieri, Pedro Marques, Paulo Eduardo Ramos, Ana Cristina Carmelino, Luís Fernando Prado Telles, Juliana Loyola, Rita-Jover Faleiros, Francine Fernandes Weiss Ricieri, Paloma Vidal, Markus Volker Lasch, Leonardo Gandolfi, Renata Philippov, André Matos de Oliveira, Elaine Correa de Oliveira
Desde 2019
-
Literatura e história, historiografia e crítica literárias
O projeto pressupõe pesquisas que incidam sobre a complexidade das relações entre literatura e história, considerando a reflexão a respeito das (im)possibilidades, pressupostos e aporias da história literária (Hayden White, David Perkins, Koselleck, entre outros). Interessa, também, a problematização das delimitações segundo literaturas nacionais, bem como o estabelecimento e a consolidação de balizas teóricas e críticas que viabilizem estudos interdisciplinares que contemplem modelos e preceptivas retóricos e poéticos.
Autores: Francine Fernandes Weiss Ricieri, Pedro Marques, Maria do Socorro Fernandes Carvalho, João Roberto Gomes de Faria, Maria Lúcia Dias Mendes, Thiago Rodrigues Batista, Fábio da Silva Júnior, Jean Pierre Chauvin, Alice Inácio dos Santos Souza, HANSEN,João Adolfo, Lavínia Silvares Fiorussi, Luiz Antonio da Cruz Júnior, Marcelo Lachat
Desde 2019
-
Leitura, recepção e ensino da leitura e da literatura
O projeto se volta para pesquisas que se posicionem criticamente quanto a algumas das principais teorizações relativas ao problema da leitura, seja ela literária ou não. Em seu escopo encontram-se trabalhos dedicados a (re)pensar alguns paradigmas históricos de abordagem da leitura, a discutir criticamente elementos constitutivos dos principais paradigmas propostos pela teoria literária a propósito da leitura, o estudo das abordagens consolidadas no que diz respeito ao pensamento sobre as relações entre leitura, literatura, educação e ensino, em especial na problematização do ensino da literatura e da formação de leitores literários. Também se encontram no âmbito das reflexões contempladas, estudos voltados à análise da recepção crítica de autores, obras ou períodos específicos.
Autores: Francine Fernandes Weiss Ricieri, Renata Philippov, Marcelo Lachat, Rita Jover-Faleiros, Tatiane Cristina da Costa
Desde 2019
-
Formação de Mediadores de Leitura: experiência & reflexão
Dentro dos objetivos do programa de extensão PAPEL de contribuir com a qualificação e a capacitação de professores de ensino básico no que diz respeito ao trabalho com a leitura; contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas voltadas para bibliotecas e arquivos, em contexto escolar, contemplando-se ações que se dediquem à formação, utilização e otimização de acervos e bibliotecas existentes ou novos.Os objetivos específicos desse projeto são de realizar leituras de textos teóricos e desenvolver propostas de atividades na área do ensino da leitura de um modo geral, e mais especificamente da leitura literária em contextos diversos (sala de aula e outros espaços possíveis) com vistas à formação de mediadores de círculos de leitura e à formação docente.
2017 a 2019
-
Livros, poemas, compostos híbridos: formas do poético (AUXÍLIO REGULAR/ FAPESP)
O estudo se organiza em torno de três objetos: a) livros pensados como livros e não como recolha aleatória de poemas (tomando-se como elementos estabelecedores da unidade livro um conjunto de possibilidades: critérios temáticos; criação de estruturas cíclicas; incorporação de estruturas narrativas; adoção ou parodização de elementos unificadores de natureza genérica como o trágico ou o épico; relações intertextuais com outros livros; ou combinações entre tais possibilidades; b) poemas narrativos ou poemas em que a narratividade aparece como recurso de escrita; c) poemas ou livros em que se hibridizam categorias como lírico, épico, prosa, poema, epilírico, narrativo, etc. O projeto deriva de estudos anteriores sobre poesia brasileira, bem como de empenhos mais recentes no estudo de poemas modernos ou contemporâneos com estruturação ou aspectos narrativos, em processos aproximáveis àqueles descritos por Dominique Combe como ?nostalgia do épico?. Pela problematização teórica dos referidos modos de apresentação do poético (livros, poemas narrativos, compostos híbridos), em literatura brasileira de fins do século XIX, este projeto pretende: a) propor parâmetros de sistematização destas apresentações formais; b) explorar consequências críticas e/ou historiográficas da consideração de sua presença recorrente no período estudado; c) inserir no debate elementos teóricos que permitam contribuir com o pensamento crítico sobre os poemas/ livros/ compostos híbridos delimitados para estudo, em especial no que diz respeito à necessidade de tensionamento das relações entre lírica, lirismo e outras possibilidades de realização poética. Sendo parte de pesquisa mais ampla, entre 2017 e 2019 dedica-se a escritos decadente/simbolistas.
Autores: Francine Fernandes Weiss Ricieri, Rita Jover Faleiros, Alberto Gomes de Oliveira, Suelen Santana Silva, Dahlin Pereira Penha Lucas, Thaís Moreira
2017 a 2019
-
Projeto Censo Letras do Programa de Bolsas de Iniciação à Gestão (BIG), da PRAE
O projeto objetivou recensear os alunos dos cursos de Letras da UNIFESP, com o objetivo de analisar sua situação acadêmica e apurar eventuais situações de risco de jubilamento.
Autores: Francine Fernandes Weiss Ricieri, Francine Fernandes Weiss Ricieri, FRancielle de Queiroz Zurdo, Álison Cesar Rosa
2013 a 2014
-
Projeto de Iniciação à Gestão - Letras / Bolsas de Iniciação à Gestão (BIG), da PRAE
Introdução de um aluno de Letras a noções básicas de Gestão Acadêmica
Autores: Francine Fernandes Weiss Ricieri, Diego Martin Casado, Danilo Bonetti
2013 a 2014
-
Projeto Moodle Letras, do Programa de Bolsas de Iniciação à Gestão (BIG), da PRAE
Implementação de uma Página na Plataforma Moodle para estabelecimento de um canal de comunicação entre o corpo docente e o corpo discente dos cursos de Letras da UNIFESP.
Autores: Francine Fernandes Weiss Ricieri, Mayra Martins Guanaes
2013 a 2014
-
Uma Viagem à Índia e o poema narrativo moderno
Este projeto toma como objeto a obra Uma Viagem à Índia: Melancolia Contemporânea (um itinerário), de Gonçalo M. Tavares. Tratando-se de um autor cuja obra, ainda em processo, apresenta um específico pendor para a problematização e a hibridização dos gêneros (literários ou ensaísticos), o livro constitui-se enquanto objeto ficcional em que se formula uma poética, a ser examinada ao longo dos trabalhos: da literatura enquanto exercício de reflexão sobre a linguagem; de investigação do espaço reservado ao poético no mundo das relações comerciais e tecnológicas; da escrita enquanto acúmulo e devoração de leituras e poéticas alheias; da citação como procedimento criativo; da pressuposição de relações arraigadas entre poesia e filosofia; da inserção da obra particular em um cânone declarado, por meio do qual se estabeleçam suas condições de inteligibilidade. Pela atenção aos dois objetivos centrais (análise das peculiaridades e das indefinições de gênero no livro proposto para estudo, bem como análise da poética que acompanharia o projeto ficcional do livro), pretende o estudo, ainda, apresentar contribuições à reflexão sobre alguns dos aspectos constitutivos do estabelecimento de uma tradição poética narrativa na modernidade.
2012 a 2018
SP Leituras
Atualização Lattes em 2024-02
Processado em 2024-07-22