João do Prado Ferraz de Carvalho
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Ensino de História
E-Mail: jpf.carvalho@unifesp.br
Resumo
Professor Associado II do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (Profhistória - Núcleo Unifesp). Coordenador de Programas e Projetos Institucionais da Pró-Reitoria de Graduação da Unifesp. Pesquisador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em História e Geografia para a Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (DE- EFLCH- UNIFESP). Foi Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid Unifesp) ( 2012 a 2018), Coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Ensino de História e Educação da ANPUH-Seção SP (2016 - 2018) e Chefe do Departamento de Educação da EFLCH da Unifesp (2018 2021). Membro do Grupo de Pesquisa Memórias e Escritos do Ensino de História. Com experiência na formação de professores atua nas áreas de Educação e História, com ênfase em História da Educação Brasileira e no Ensino de História.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
CARVALHO, J. P. F.
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Francês
Compreende nao_informado, Fala nao_informado, Lê pouco, Escreve nao_informado
Inglês
Compreende nao_informado, Fala nao_informado, Lê razoavelmente, Escreve nao_informado
Formação
Doutorado em Educação História Política Sociedade
A Campanha de Defesa da Escola Pública em São Paulo (1960 - 1961)
Historiografia da Educação Brasileira
Orientação: Kazumi Munakata
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade
As Classes Populares na História da Educação Brasileira: uma análise temática da produção discente do IESAE( 1982- 1994)
Análise de Produção Discente na Pós Graduação
Historiografia da Educação Brasileira
Orientação: Luiz Carlos Barreira
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1996 a 1998
Graduação em História
Universidade de São Paulo
1988 a 1992
Graduação em Licenciatura em História
Universidade de São Paulo
1990 a 1992
Produção
2023
2022
2021
2020
-
-
O ensino de história nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a educação para as relações étnico-raciais: reflexões acerca de experiências de enfrentamento do racismo no Brasil. (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho
Fonte: História - Uma disciplina sob suspeita: reflexões, diálogos e práticas , p. 103
-
2019
-
APRESENTAÇÃO | RAÇA NEGRA E EDUCAÇÃO 30 ANOS DEPOIS: E AGORA, DO QUE MAIS PRECISAMOS FALAR? (2019)
Artigo publicado
Autores: Cleber Santos Vieira; Anna Maria Canavarro Benite; Sandra Unbehaum; Ivair Augusto Alves dos Santos; Nicéa Quintino Amauro; João do Prado Ferraz de Carvalho; Amélia Artes
Fonte: Revista ABPN , v. 11 , p. 03 - Extrato QUALIS: A4
2018
-
-
Dialogando sobre o conhecimento histórico na escola da infância no contexto das ações do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Unifesp (2018)
Capítulo de livro publicado
Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho
Fonte: Pibid Unifesp em diálogo: trajetórias e indagações sobre práticas de formação inicial de professores , p. 78
2017
-
-
-
-
Uma experiência pibidiana entre as rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna: o ensino de Geografia e História nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a formação docente (2017)
Capítulo de livro publicado
Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho; Jorge Luiz Barcellos da Silva
Fonte: Desafios da Formação Inicial Docente no Contexto do Pibid. Experiências de formação de professores nos arrabaldes das cidades de Diadema e Guarulhos, SP , p. 41
-
Apresentação. Experiências de formação de professores nos arrabaldes das cidades de Diadema e Guarulhos, estado de São Paulo (2017)
Capítulo de livro publicado
Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho
Fonte: Desafios da Formação Inicial Docente no Contexto do Pibid. Experiências de Formação de Professores nos Arrabaldes das cidades de Diadema e Guarulhos, SP , p. 5
2016
-
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: apontamentos sobre editais e formação de professores da Educação Básica. (2016)
Capítulo de livro publicado
Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho; Jorge Luiz Barcellos da Silva; Magali Aparecida Silvestre; Umberto A. Pinto
Fonte: Aprender a ser professor: aportes de pesquisa sobre o PIBID , p. 15
2015
2014
-
-
Entrevista com Jader Janer Moreira Lopes. Espaço desacostumado: A geografia das crianças e a geografia na Educação Infantil (2014)
Artigo publicado
Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho; Jorge Luiz Barcellos da Silva
Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 2 , p. 301 - Extrato QUALIS: A4
-
O ensino de história na escola da infância e o desafio da formação do pensamento histórico nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ou, dialogando com a dúvida do Joãozinho: é geografia ou história, professora? (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho
Fonte: Anais do XXII encontro estadual de História ANPUH-SP
-
O ensino de história na escola da infància e o desafio da formação do pensamento histórico nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ou, dialogando com a dúvida do Joãozinho: é história ou geografia, professora? (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho
Fonte: XXII Encontro estadual de História , p. 91
-
Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a Formação Continuada de Professores da Rede Pública (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho; Magali Aparecida Silvestre; Jorge Luiz Barcellos da Silva; Umberto A. Pinto
Fonte: Professores em espaços de formação: mediações, praxi e saberes docentes
-
2013
-
-
-
-
A produção social de uma escola popular de massa: experiências de professores nas periferias da cidade de São Paulo (1970 - 2000) (2013)
Trabalhos em eventos
Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho
Fonte: VII Congresso Brasileiro de História da Educação: Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil
-
2012
2011
-
Construindo um grupo de estudos e pesquisas: trajetórias e desdobramentos (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho; Jorge Luiz Barcellos da Silva; Marineide de Oliveira Gomes; Magali Aparecida Silvestre; Umberto A. Pinto
Fonte: II Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores, GT 8 ANPED , p. 45
2008
2007
2006
2005
-
-
Os Novos "Pioneiros da Educação Nova", As Cadeiras de Sociologia I e História e Filosofia da Educação da Universidade de São Paulo e a Defesa da Escola Pública em Meados do Século XX. (2005)
Trabalhos em eventos
Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho
Fonte: XXIII Simpósio Nacional de História História: Guerra e Paz , p. 258
2003
2001
2000
1999
Atuações
Instituto Presbiteriano Mackenzie
-
Prof. Assist. Associado I
2004 a 2008
-
Professor Assistente Associado I
Celetista formal
2004 a 2009
-
Professor Associado I
Celetista formal
2007 a 2009
Centro Universitário Campo Limpo Paulista
-
Professor Universitário
2003 a 2004
Banco de Crédito Nacional
-
Auxiliar Administrativo
1987 a 1992
E. E. P. S. G. Prof. Clemente Quáglio
-
Prof. de História - ACT
1990 a 1996
Externato Nossa Senhora Menina
-
Professor de História
1993 a 2003
Escola Municipal de Priemeiro Grau Marlene Rondeli
-
Prof. Adj II
1994 a 1996
Universidade do Grande ABC
-
Professosr Adjunto
1998 a 2006
-
Professor Aulista
Celetista formal
2004 a 2004
-
Professor Aulista
Celetista formal
2005 a 2005
Universidade Presbiteriana Mackenzie
-
Assistente I
2007 a 2009
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Associado II
Desde 2009
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
A Periferia Educa: Uma análise sobre a Praça Brasil ? Conjunto Habitacional José Bonifácio - SP, suas histórias, memórias e movimentos sociais na construção do ensino de História.
Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÒRIA
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Márcia Gibin Garcia Hechavarría
Saberes e práticas docentes no ensino de história para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Barueri
Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÒRIA
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
A História da disciplina de história na educação de jovens e adultos na cidade de São Paulo
Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÒRIA
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Currículo, violência de estado e territorialidade: ensino de história nas Periferias da cidade de São Paulo
Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÒRIA
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Dissertação de mestrado concluídas
-
Entre diálogos e saberes: Ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental e experiências docentes em territórios periféricos na cidade de São Paulo
Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÒRIA
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2024
-
Tatiana Correia Vital da Costa
Novamente esse assunto!?: Educação e relações étnico-raciais e formação de docentes do Ensino Fundamental em espaço escolar
Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÒRIA
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2024
-
. Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa
Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÒRIA
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Rodolfo Raphael Souza Oliveira
Ensino de história em tempos de BNCC: qual cidade no Currículo da Cidade
Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÒRIA
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
: Ensino de História, Cinema e Ditadura Civil-Militar no Brasil: os filmes Batismo de Sangue e O Dia Que Meus Pais Saíram de Férias entre história e memória
Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÒRIA
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Propostas Curriculares e o ensino de História nos anos iniciais do ensino Fundamental na cidade de São Paulo: entre orientações, direitos e currículo
Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÒRIA
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Ensino de História e Educação Popular no Contexto dos Cursinhos Populares
Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÒRIA
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
O Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos: a construção do currículo e o fazer docente no Município de Santo André
Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÒRIA
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
Gestão
Instituto Presbiteriano Mackenzie
-
Coordenador do Curso de Educação de Jovens e Adultos
Centro de Ciências e Humanidades
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenador Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UNIFESP 2012
Pró-Reitoria de Graduação
-
Departamento de Educação EFLCH
-
Coordenador de Programas e Projetos Institucionais
Pró-Reitoria de Graduação
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
Pesquisa
Universidade Presbiteriana Mackenzie
-
Modernidade, Cultura (s) e Escola (s) na cidade de São Paulo nos séculos XIX e XX
O grupo de pesquisa desenvolve uma reflexão sobre a escola como objeto histórico e busca compreender sua produção sociocultural a partir de uma interlocução com a temática da cidade entendida como o locus da modernidade, levando-se em conta as perspectivas filósóficas, históricas e culturais. Como eixo central de análise propõe-se a relação entre a cidade e sua interlocução com o processo de constituição de uma cultura que lhe dá suporte, gerando espaços e formas de vivenciar o novo do qual a escola moderna é um elemento. A historiografia da educação, num diálogo como os aportes teóricos/metodológicos advindos da chamada Nova História Cultural, abriu nas últimas décadas um vasto campo de pesquisa no qual novos objetos e novas abordagens, ou mesmo novas abordagens de velhos objetos colocaram-se como possibilidades de pesquisa. O grupo pesquisa a escola e os processos de escolarização a partir dessa perspectiva.
2008 a 2009
Universidade Federal de São Paulo
-
Escola, currículo e cultura: práticas e saberes escolares no ensino de história na sua relação com a educação para as relações étnico-raciais
Tendo como tema e preocupação as relações entre escola, currículo e cultura, este projeto de pesquisa tem por objetivo estudar o campo do ensino de história na sua relação com o enfrentamento do racismo estrutural e institucional vigente no Brasil contemporâneo. Nesse sentido tem a implantação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 como objeto de estudo e se pergunta pelas transformações curriculares, produção de saberes e práticas no campo da educação para as relações étnico-raciais no interior das escolas de educação básica. A partir da perspectiva da história social da cultura, toma o currículo em sua concepção ampliada e busca estudar a produção de identidades e diferenças no contexto de práticas escolares nas quais o conhecimento histórico é acionado para tratar das relações raciais no Brasil.
Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho, Rita de Cássia Gallego, José Cássio Másculo, Ingrid Hotte Ambrogi, Daniella Basso Batista Pinto, José Luiz campos Castejón Branco, Lidia Lacava
Desde 2019
-
Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID Unifesp
O Programa Institucional de Bolsas a Iniciação à Docência PIBID é uma iniciativa do governo federal que visa ao aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Possui como objetivo principal desenvolver ações voltadas à formação inicial de licenciandos e formação continuada de professores em local de exercício da docência, vinculado à política de formação de professores da Educação Básica da CAPES. Nessa direção e tendo como princípio o compromisso que a UNIFESP possui, em seus cursos de licenciatura, de formar professores para a escola pública, o campus Guarulhos, representado por docentes que compõem o curso de Ciências Sociais e Pedagogia, em parceria com o campus Diadema, representado por professores que compõem curso de Ciências, é responsável pelo PIBID/UNIFESP 2012. Projeto composto por sete subprojetos promove a inserção de estudantes no contexto da escola pública, nos municípios de Guarulhos e Diadema, durante sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas, com a orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola pública, denominado supervisor. Este projeto visa a um trabalho integrado entre escola básica e universidade, tanto nas séries iniciais como nos anos finais dessa modalidade de ensino. A ação conjunta entre os docentes supervisores das escolas e os professores da Universidade ocorre no sentido de propor temas para a discussão e trabalho dos alunos envolvidos nas iniciativas previstas nos subprojetos. Nesse sentido, pretende-se que haja uma troca entre os saberes práticos dos professores em sala de aula, que constituem um repertório didático construído ao longo de anos de escolarização e de vivência do lugar de professor, e os conhecimentos teóricos da universidade, que permitem o distanciamento com relação às demandas e urgências da prática.
Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho, Cristal Guerra Donatti, José Pedro Simões Viviani, Juliana Magalhães Teodoro, Rodolfo Raphael Sousa Oliveira;
2014 a 2018
-
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unifesp
Descrição: O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros na Universidade Federal de São Paulo (NEAB-Unifesp) insere-se no contexto das políticas públicas de promoção da igualdade racial planejadas em âmbito nacional nos últimos anos. Neste processo, a educação foi abordada de forma especial tendo como marco maior a Lei 10.639/2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos educacionais. A resolução CNE 01/2004 Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro?Brasileira e Africana instituiu a Uniafro- Ações Afirmativas para a População Negra no Ensino Superior, a qual passou a apoiar os grupos já existentes e a estimular a criação de outros comprometidos com a produção e difusão de conhecimento pertinente a temática étnico-racial. Esses grupos foram denominados Núcleos de Estudos Afro-Brassileiros (NEABs) e/ou correlatos, que têm a missão de articular atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da estrutura organizacional das instituições públicas de ensino superior. De acordo com o catálogo de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros elaborado pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros existem 94 NEAB?s ou órgãos correlatos, criados antes ou depois da lei 10.639/2003. Além de colocar a instituição em sintonia com os marcos legais que regulamentam o tema para as atividades meios e fim no âmbito do ensino superior, a criação do NEAB/Unifesp coloca a instituição na rota das políticas de ações afirmativas, igualdade racial e combate ao racismo já trilhada por outras instituições de ensino superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho, Jorge Luiz Barcellos da Silva, Verilda Speridião Kluth, Ligia Ajaime Azzalis, Marilena Aparecida de Souza Rosalen, Emerson Izidoro dos Santos, José Alves da Silva, Simonew Alves de Assis Martorano
Desde 2015
-
Educação e Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores: acompanhando o trabalho de gestores e educadores da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos
Este projeto de extensão insere-se no tripé de sustentação dos princípios que organizam a função e o papel da universidade pública de qualidade: ensino, pesquisa e extensão. Tem como foco principal a formação inicial e continuada de profissionais da educação básica no que se refere à educação para as relações étnico-raciais, contemplando o que está previsto nas leis 10.639/03 e 11.645/08, assim como nas Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, de 2004. Visa acompanhar e avaliar ações desenvolvidas junto a professores, gestores e estudantes da Rede Municipal de Educação da cidade de Guarulhos, articulando ações desenvolvidas na universidade, nas escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, assim no âmbito da gestão pública junto ao Grupo de Trabalho de Promoção da Igualdade Racial (GTPIR) atuante na SME/Guarulhos. Estruturado a partir do acompanhamento semanal de duas escolas, reuniões quinzenais com gestores públicos e realização de oficinas pedagógicas mensais, o projeto traz como princípio a aproximação da universidade com os espaços de exercício da profissão docente e sua gestão. Portanto, pretende acompanhar e avaliar processos institucionais e práticas pedagógicas desenvolvidas por educadores e gestores da rede pública de educação básica que perpassam a promoção da igualdade racial, ações afirmativas e o combate ao racismo estrutural no Brasil. (código PROEX: 10540)
Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho, Cleber Santos Vieira, Edna Martins, José Carlos Gomes da Silva, Carlos José Lírio, Julio Moracen Naranjo
2015 a 2015
-
Ensino de História: memórias e escritos de um campo de pesquisa
Descrição: Trata-se de projeto de pesquisa (CNPq processo nº 471240/2014-1), cujo propósito é investigar os processos de constituição do campo do ensino de história e mapear como se configuram as dinâmicas de sua delimitação ?territorial? na área de pesquisa a partir de registros diversos, enfatizando aspectos históricos e socioculturais com destaque para suas origens e transformações, a constituição de sua comunidade, os programas de pesquisa, os eventos, as publicações e os projetos, suas relações com a formação dos professores e as formas de intervenção nas políticas educacionais da Educação Básica. Assim, intentamos: a) identificar e b) mapear alguns dos principais autores dessa área no Brasil, bem como promover um c) levantamento de sua obra e d) coletar suas narrativas orais, sempre que possível, de modo a construirmos um e) amplo painel das contribuições desses pesquisadores em suas f) várias tendências e g) transformações, produzindo um h) banco de dados de obras e relatos orais organizados em i) 3 polos de pesquisa localizados em São Paulo (UNIFESP), Paraná (UEPG) e Rio Grande do Norte (UFRN) e a constituição de j) acervos de livros e outras publicações.
Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho, Roberta da Silva Pereira, Patricia Cruz da Silva
Desde 2015
-
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
O Programa Institucional de Bolsas a Iniciação à Docência PIBID é uma iniciativa do governo federal que visa ao aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Possui como objetivo principal desenvolver ações voltadas à formação inicial de licenciandos e formação continuada de professores em local de exercício da docência, vinculado à política de formação de professores da Educação Básica da CAPES. Nessa direção e tendo como princípio o compromisso que a UNIFESP possui, em seus cursos de licenciatura, de formar professores para a escola pública, o campus Guarulhos, representado por docentes que compõem o curso de Ciências Sociais e Pedagogia, em parceria com o campus Diadema, representado por professores que compõem curso de Ciências, é responsável pelo PIBID/UNIFESP 2012. Projeto composto por sete subprojetos promove a inserção de estudantes no contexto da escola pública, nos municípios de Guarulhos e Diadema, durante sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas, com a orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola pública, denominado supervisor. Este projeto visa a um trabalho integrado entre escola básica e universidade, tanto nas séries iniciais como nos anos finais dessa modalidade de ensino. A ação conjunta entre os docentes supervisores das escolas e os professores da Universidade ocorre no sentido de propor temas para a discussão e trabalho dos alunos envolvidos nas iniciativas previstas nos subprojetos. Nesse sentido, pretende-se que haja uma troca entre os saberes práticos dos professores em sala de aula, que constituem um repertório didático construído ao longo de anos de escolarização e de vivência do lugar de professor, e os conhecimentos teóricos da universidade, que permitem o distanciamento com relação às demandas e urgências da prática.
Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho, Antonio Simplício Neto, Elaine Lourenço, Paulo Eduardo Dias de Mello, Raimundo Nonato Araújo da Rocha, Angela Ribeiro Ferreira, Francisco Firmino Sales Neto
2012 a 2014
-
Formação Continuada de Professores e o Uso do Estudo do Meio como Metodologia no Ensino de História e Geografia para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
O projeto insere-se na proposição da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores, prevista no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Trata-se da articulação de cinco subprojetos de cursos propostos por professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), direcionados aos docentes das redes públicas de educação infantil, ensino fundamental e médio. O sub-projeto Formação continuada de professores e o uso do estudo da meio como metodologia no ensino de história e geografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental. tem como objetivos produzir subsídios ao trabalho pedagógico de professores não especialistas em história e geografia que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresenta uma proposta de formação continuada que se organiza a partir da necessidade de desenvolver com o educador formas de trabalhar temas como a história local e do cotidiano e a leitura da paisagem local, e elege o estudo do meio como uma das metodologias adequadas a esses estudos. A formação no sentido da utilização organizada e competente dessa metodologia permite ao educador levar os seus alunos a conhecerem e estudarem o bairro como unidade espaço-temporal, considerando-o como local de pertencimento e de construção de identidade social. Integrando ensino e pesquisa, o estudo do meio potencializa a prática do professor na direção do conhecimento sistemático do espaço, da história, dos alunos e da comunidade atendida pela escola, o que justifica a proposta de um curso de formação, presencial que permita aos professores um melhor domínio desse instrumento de trabalho no seu fazer pedagógico.. .
Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho, Jorge Luiz Barcellos da Silva, Magali Aparecida Silvestre, Vanessa Dias Moretti, Verilda Speridião Kluth, Ligia Ajaime Azzalis, André Amaral Gonçalves Bianco, Thaís Cyrino de Mello Forato, Marilena Aparecida de Souza Rosalen
2010 a 2010
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos
-
Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID
A contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID para o desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica constitui foco temático deste projeto que articula experiências e estudos de grupos de pesquisa de três Programas de Pós-Graduação situados nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. Seu propósito reúne indagações sobre a formação centrada na escola vivenciada por professores que participam como coformadores no Programa e sua contribuição para o desenvolvimento profissional desses docentes, em particular para a melhoria e inovação das práticas de ensino. Compõe o Programa Observatório da Educação, Edital CAPES n. 049/2012 e possui como objetivo: a) Identificar aspectos da experiência formativa do PIBID que assinale contribuições para fomentar uma profissionalidade docente superadora da racionalidade técnica e que posicione os professores da Educação Básica como sujeitos produtores de saberes sobre sua profissão; b) Favorecer a pesquisa em rede sobre desenvolvimento profissional docente, consolidando grupos de pesquisa nessa área; c) Organizar dados educacionais regionais no âmbito do eixo Nordeste e Sudeste - Ceará, Minas Gerais e São Paulo - produzidos pelo INEP, como subsídio ao aprofundamento de estudos sobre o perfil das escolas e dos professores que compõe o PIBID.
Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho, Jorge Luiz Barcellos da Silva, Antonio Carlos Pinheiro
2013 a 2017
-
A lei 10639 e seus desdobramentos: acompanhando o trabalho de gestores e educadores na organização e realização do prêmio Akoni da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos
Acompanhar e atuar em processos institucionais que perpassam a promoção da igualdade racial e ações afirmativas desenvolvidas no âmbito da Prefeitura Municipal de Guarulhos, sobretudo no que se refere a temas relacionados ao antes e depois da Lei 10.639/03 que trata da inclusão da história e cultura da África e dos afro-brasileiros no currículo escolar. Nesse sentido, as atividades dos bolsistas inserem-se no contexto de aprendizagem a partir do contato direto com a complexidade do trabalho de gestão educacional desenvolvidos por profissionais vinculados a uma repartição pública específica, qual seja a Seção Técnica de Ações Educativas para a Igualdade Racial e de Gênero da Secretaria de Educação, Guarulhos-SP.
Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho, Jorge Luiz Barcellos da Silva, Magali Aparecida Silvestre, Umberto A. Pinto, Isabel Maria Sabino de Faria, José Rubens Lima Jardilino, Vanessa Rosires Izidoro da Silva, Ana Alice Fernandes Nagahama, João Paulo Gregório, Glauber Guimarães Feitosa, Sheila Bueno Peres, Tiago Rufino Fernandes, Cristina Vitorino da Rós, Juliane Dias Cardoso Margalho Pires, Maria Liduína Facundo Severo, Renata Aparecida Ragazzi Mellaci, Simone Carvalho de Oliveira Pereira da Silva, Vanessa Lidiane Dominiciano Bezerra, Janaína Gonçalves dos Santos, Giodésia Conceição Gomes de Araújo, Adalberto Diré Adão, Aline Boen Rodrigues, Denise de Sousa Gomes Llata
2012 a 2014
-
Diálogos Pertinentes - proposições para um projeto de formação de professores da Educação Básica
Esse projeto está localizado no âmbito do Programa de melhoria da qualidade das licenciaturas - PRODOCÊNCIA - CAPES, edital 028/2010. O projeto reúne seis cursos de Licenciatura da Unifesp: Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). Em continuidade ao Projeto de Residência Pedagógica aprovado em 2007, a proposta atual pretende agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica PRP - no Curso de Pedagogia e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores na perspectiva da "valorização da formação e a relevância social dos profissionais do magistério . O projeto envolve o desenvolvimento de estudos de aprofundamento relativos à metodologia de formação prática instituída pelo Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Unifesp e a construção de um núcleo de estudos sistemáticos sobre formação inicial de professores para produzirmos, coletivamente, proposições para um projeto institucional de formação de professores para a Educação Básica.
Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho, Cleber Santos Vieira, Edna Martins
2010 a 2012
Atualização Lattes em 2024-05
Processado em 2024-07-22