Vinicius Pontes Spricigo
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: História da Arte
E-Mail: vinicius.spricigo@unifesp.br
Resumo
Vinicius Spricigo ensina curadoria e história das exposições no Departamento de História da Arte da UNIFESP, tendo assumido as funções de coordenador do curso de graduação (2015-2017) e coordenador de cultura (2017-2018) na mesma instituição. . Lidera o Grupo de Pesquisas Política e Crítica da Arte Contemporânea (CNPq). Realizou pesquisa de pós-doutorado junto ao Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (CISC) da PUC/SP, no Interdisziplinäres Institut für Historische Anthropologie da Freie Universität Berlin (2012), no programa Art dans la Mondialisation do Institut National de Histoire de l'Art (2013) e no Research Centre for Transnational Art Identity and Nation da University of the Arts London (2019-2020). Doutor pela ECA-USP, como parte de seu doutorado foi pesquisador visitante no Royal College of Art (Londres, 2007) e no Projeto Global Art and the Museum (ZKM/Karlsruhe, 2009). Contribuiu, entre outros textos publicados, para os livros The Biennial Reader e German Art in São Paulo, ambos pela Hatje Cantz. Além de atividades de pesquisa tem participado de comissões julgadoras em instituições artísticas locais, como no Salão de Arte de Contemporânea Guarulhos e na Temporada de Projetos do Paço das Artes, ambos em 2016, e no Programa de Exposições Temporárias do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (2022). Foi membro do Comitê Internacional de Especialistas em Artes Visuais do projeto Intervención Tlatelolco 68-18. Disappearance - State Crime - Collective Reparation, na Universidade Autônoma do México (2018), editor do Forum Permanente, Museus de Arte, entre o público e o privado (2006-2011) e mediador do projeto político-pedagógicoContracondutas,desenvolvido pela AssociaçãoEscola da Cidade Faculdade de Arquitetura e urbanismo, em 2016 e 2017.#8232;
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
SPRICIGO, V.;SPRICIGO, VINICIUS;PONTES SPRICIGO, VINICIUS
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Formação
Doutorado em Ciência da Informação
Relato de outra modernidade: contribuições para uma reflexão crítica sobre a mediação da arte no contexto da globalização cultural
Orientação: Martin Grossmann
Universidade de São Paulo
Mestrado em Tecnologia
Arte e Tecnologia: A poética participacionista de Hélio Oiticica e a arte tecnológica contemporânea
Arte e Tecnologia
Orientação: Luciana Martha Silveira
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2003 a 2004
Graduação em Desenho Industrial
P1: reflexões críticas sobre a tipografia do século XX
Orientação: Airton Caminha Gonçalves Júnior
Universidade Federal do Paraná
1995 a 1999
Produção
2024
2023
-
-
Unifesp atua com a maior ocupação cultural da América Latina: Laboratório de História da Arte se desdobra em extensão colaborativa com artistas-ativistas (2023)
Artigo publicado
Autores: Vinicius Spricigo; Pedro Fiori Arantes; Amanda Ferreira; Bárbara Góes; Marcelo Lauton; Patrícia Antunes; Sol Emanuel Calderon Vargas
Fonte: RAÍZES E RUMOS , v. 11 , p. 94 - Extrato QUALIS: B1
2022
-
Devorando o Manifesto Antropófago (2022)
Artigo publicado
Autores: Vinicius Pontes Spricigo; Mayara Santos Carvalho Soares
Fonte: REVISTA DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS , v. 82 , p. 284 - Extrato QUALIS: A2
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2021
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DO CORREIO AO ACERVO: A Institucionalização da Arte Postal em São Paulo (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Vinicius Pontes Spricigo; TOZAWA MATIAS, THIAGO
Fonte: (Re)existências: anais do 30º encontro nacional da ANPAP
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A origem das megaexposições internacionais e a arte do Brasil no Reino Unido (2021)
Artigo publicado
Autores: Vinicius Pontes Spricigo
Fonte: MODOS: Revista de História da Arte , v. 5 , p. 158 - Extrato QUALIS: A2
-
Uma ocorrência recorrente (2021)
Artigo publicado
Autores: ZACARIAS, GABRIEL FERREIRA; Vinicius Pontes Spricigo
Fonte: MODOS: Revista de História da Arte , v. 5 , p. 119 - Extrato QUALIS: A2
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Programas e desafios para a Extensão Universitária no Curso de História da Arte da UNIFESP (2021)
Capítulo de livro publicado
Autores: Elaine Cristina Dias; Vinicius Pontes Spricigo
Fonte: Política de curricularização da extensão na UNIFESP [recurso eletrônico] : caminhos, desafios e construções , p. 79
-
-
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2020
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A exposição Internacional de 1862 em Londres e a origem das megaexposições de arte contemporânea (2020)
Artigo publicado
Autores: Vinicius Pontes Spricigo
Fonte: DATJOURNAL DESIGN ART AND TECHNOLOGY , v. 5 , p. 58 - Extrato QUALIS: A4
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2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
-
-
From artistic internationalism to cultural globalisation: notes towards a critical reflection on the recent changes in the strategies of (re)presentation of the São Paulo Bienal (2009)
Textos em jornais de notícias/revistas
Autores: Vinicius Pontes Spricigo
Fonte: Global Art and the Museum - Montly Guest Author December 2009
2008
2007
2005
2004
2003
Atuações
Universidade Federal do Paraná
-
Professor substituto
Celetista formal
2002 a 2003
Universidade de São Paulo
-
Estágio docência
Bolsista (PAE)
2008 a 2008
-
Pesquisador de Doutorado
Bolsista
2006 a 2010
Universidade Anhembi Morumbi
-
Professor Pós-graduação
2011 a 2011
Faculdades Santa Marcelina
-
Professor Pós-graduação
2011 a 2011
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
Pesquisador
Bolsista
2011 a 2014
Companhia de Informatica do Parana Celepar
-
Estagiário
Bolsista
1998 a 1998
Tec Design S/C Ltda
-
Estagiário
Bolsista
1999 a 1999
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto
Desde 2014
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2012
BOA. Boletín de Artes Visuales
-
Revisor de periódico
2017 a 2017
HISTÓRIA, HISTÓRIAS
-
Revisor de periódico
2017 a 2017
H-ART. Revista de Historia, Teoría y Crítica de arte
-
Revisor de periódico
2018 a 2018
Revista IEB
-
Revisor de periódico
2022 a 2022
OBOE Journal. On Biennials and Other Exhibitions
-
Revisor de periódico
2023 a 2023
MODOS: Revista de História da Arte
-
Revisor de periódico
2024 a 2024
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
?A (P)ARTE QUE NÃO TE PERTENCE?: gestos e dilemas da apropriação na curadoria de exposições
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
Dissertação de mestrado em andamento
-
A inserção da produção artística decolonial na arte contemporânea: a Bienal de São Paulo entre 2019-2023
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
O Contemporâneo do Museu de Arte Contemporânea
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado concluídas
-
A ASCENSÃO DO CURADOR E AS TRANSFORMAÇÕES NAS EXPOSIÇÕES DE ARTE: as contribuições de Harald Szeemann e Walter Zanini
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Audiovisual e sexualidade: interlocuções com o Acervo VideoBrasil
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Exposições de Artes Visuais Contemporâneas no SESC Pompéia
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Território geopolítico na curadoria
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Políticas culturais em arte e educação na cidade de São Paulo: a secretaria de cultura e os programas de iniciação científica
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenação de Curso de Graduação
Campus Guarulhos
Departamento de História da Arte
-
Coordenadoria de Arte e Cultura
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
-
Membro suplente indicado para a Comissão de Espaços Interdepartamentais CEFIAI
Campus Guarulhos
-
Vice coordenação de graduação
Campus Guarulhos
Departamento de História da Arte
Pesquisa
Universidade de São Paulo
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Fòrum Permanente: Museus de Arte, entre o público e o privado
O Fórum Permanente: Museus de Arte; entre o público e o privado propõe-se a promover a interação dos vários interesses e atuações positivas e transformadoras associados ao sistema da arte. Tendo como pano de fundo não só o contexto territorial brasileiro, mas também o internacional, a sua intenção prioritária é a de se tornar uma dimensão compartilhada para instituições culturais, seus dirigentes, corpo técnico e demais sujeitos que direta ou indiretamente, conformam esse campo cultural. Como uma plataforma para a discussão crítica, o Fórum pretende, portanto, gerar reflexões e ações em torno do papel do Museu de Arte em tempos de espetacularização e virtualização da cultura. Este é o objetivo-chave, mas há, no entanto, um objetivo subliminar e formativo: o de contribuir, de forma significativa e mobilizadora, para o amadurecimento do contexto político-cultural das artes visuais em nosso país, por meio do incentivo de intercâmbios culturais, dentro e fora de suas fronteiras nacionais. O Fórum Permanente estrutura-se na interação entre eventos presenciais (palestras, debates, seminários e workshops) e seus desdobramentos na esfera virtual, utilizando para tanto espaços culturais da cidade de São Paulo e um site especialmente planejado para esse fim www.forumpermanente.org. O Fórum Permanente terá inicialmente um período de vigência de dois anos. Seu desdobramento futuro será fruto do debate e da construção do próprio fórum. Sua programação será marcada por eventos regulares encabeçados por convidados especiais. Além disso, o Fórum Permanente pretende também tomar partido da presença de diretores, curadores, pensadores e artistas nacionais e internacionais que São Paulo recebe constantemente. Esses especialistas, ocasionalmente, serão convidados a apresentar suas idéias e experiências em em relação a função e situação do Museu de Arte hoje. Todos os eventos serão monitorados e registrados pela organização do Fórum Permanente no site do projeto.
2001 a 2011
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Economia das Exposições de Arte Contemporânea no Brasil / Mapeamento de Instituições de Arte Contemporânea
Descrição: Este projeto tem por objetivo desenvolver um estudo sobre a economia das exposições nas instituições de arte contemporânea no Brasil, que contribua para elaboração de políticas públicas adequadas para o setor e que também constitua uma ferramenta de trabalho para as próprias instituições em suas estratégias de gestão e desenvolvimento. O ponto de partida da pesquisa é um mapeamento das instituições que promovem ações no campo da arte contemporânea, nas diferentes regiões do Brasil. Um universo de cerca de 70 instituições responderão a um primeiro questionário, fornecendo informações que permitirão constituir um banco de dados sobre as instituições mais atuantes no campo da arte contemporânea no Brasil.
Autores: Vinicius Pontes Spricigo, Martin Grossmann, Ana Letícia Fialho, Graziela Kunsch, Gilberto Mariotti
2009 a 2012
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
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RECIPROCRIAR
O projeto de extensão tem como ponto de partida as reflexões e atividades extensionistas realizadas na unidade curricular obrigatória do curso de História da Arte da Unifesp, o ?Laboratório de Pesquisa e Práticas em História da Arte 3: curadoria de mediação? (Lab 3), ministrado no segundo semestre de 2021 pelos profs. Pedro Arantes e Vinícius Spricigo.O Lab3 teve com eixo estruturante a interação com os artistas e coletivos que constituem a ocupação e centro cultural Ouvidor 63, em um processo de expansão de possibilidades de atuação na história da arte, curadoria e mediação, com a criação coletiva e compartilhada, que envolveu o acolhimento recíproco, escuta, trocas e construção de confiança, com a elaboração conjunta de possibilidades e materiais diversos ao longo do processo (site, redes sociais, estratégias de comunicação e dois números de uma revista criada no Lab 3, resultando na proposta denominada Reciprocriar.
Autores: Vinicius Pontes Spricigo, Martin Grossmann, Ana Letícia Fialho, Vinicius Pontes Spricigo, Pedro Fiori Arantes, Barbara Góes
Desde 2022
-
Arte e Poder
O projeto busca explorar diferentes modelos teóricos como, por exemplo, as abordagens decoloniais, recentemente aplicadas em pesquisas e programas acadêmicos de história da arte na América Latina. Normalmente, o termo se refere à denúncia da colonialidade do poder, do conhecimento, exercida pelo Norte Global sobre o Sul Global, desde a era colonial até hoje. Este projeto visa indagar a aplicação da teoria decolonial da arte no contexto europeu, abordando diferentes visões de decolonalidade para ampliar a compreensão do conceito, indo além da restituição da propriedade cultural aos países de origem, e questionando as relações de poder, bem como abordando a "invenção" da Europa. Assim, a discussão da "invenção" europeia das Américas como uma área periférica vai além da idéia da Europa como um centro, questionando também se existe um discurso homogêneo que abranja as relações internas da colonialidade. O programa está direcionado, especificamente, para a identificação e análise de regimes visuais e suas relações com o poder como estratégia de dominação social e silenciamento de culturas segregadas, incluindo abordagens sobre racismo, feminismo e gênero. Consequentemente, tais reflexões dirigem-se também às políticas museológicas e curatoriais na formação de cânones artísticos e instituições e suas relações com questões sociais, políticas e econômicas em diferentes contextos.
Autores: Vinicius Pontes Spricigo, Jens Baumgarten, Ana Gonçalves Magalhães, Maria Berbara
Desde 2022
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AMPLIANDO O MAPA DAS ARTES Diálogo com coletivos culturais de Guarulhos
O presente projeto de extensão tem como ponto de partida a continuação de um mapeamento de coletivos artísticos culturais periféricos iniciado pela Cátedra Kaapora em 2021. Em 2022, serão proponentes, além da Cátedra Kaapora - representada pela profa. Ilana Goldstein -, dois outros docentes do Departamento de História da Arte, profs. Pedro Arantes e Vinícius Spricigo, com experiência prévia em projetos extensionistas ligados a ocupações artísticas, intervenções urbanas e artistas periféricos. Os dois grandes diferenciais do projeto que propomos para 2022 são a possível parceria com o Sesc Guarulhos, a realização de residências artísticas associadas a pesquisa e extensão e a modificação do escopo da pesquisa inicial - tanto do ponto de vista metodológico quanto de recorte espacial (a princípio, focado na cidade de Guarulhos).
Autores: Vinicius Pontes Spricigo, Pedro Fiori Arantes, Ilana Seltzer Goldstein, Barbara Bretas Lopes
Desde 2022
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A exposição Internacional de 1862 em Londres e a origem das mega-exposições de arte contemporânea
Estudo de caso da Exposição Internacional de 1862 em Londres, tendo em vista a internacionalização da produção artística do Brasil no âmbito das mega exposições periódicas de arte contemporânea. Ao buscar as origens da representação nacional no país em grandes mostras realizadas no exterior, o projeto pretende investigar o modo como uma modernidade ?brasileira? foi construída dentro de um contexto transnacional. A investigação tem como objetivo analisar de um ponto de vista "arqueológico" os atuais debates sobre a globalização e a bienalização da arte contemporânea e da sua exibição.
2019 a 2020
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Práticas de mediação no âmbito do projeto Contracondutas
A Escola da Cidade e a Universidade Federal de São Paulo - Bacharelado em História da Arte - estabeleceram uma parceria para o desenvolvimento de práticas reflexivas de curadoria e mediação no âmbito do projeto Contracondutas. Tendo em vista o caráter extensionista dos laboratórios de Pesquisa e Práticas em História da Arte III, sob coordenação dos professores Vinicius P. Spricigo e Pedro Fiori Arantes, a disciplina oferecida no segundo semestre de 2016 estabeleceu um diálogo entre o exercício crítico das práticas curatoriais e as atividades de extensão realizadas pelo projeto Contracondutas. O laboratório acompanhou e estabeleceu reflexões críticas individuais e coletivas com os proponentes das seis Intervenções Públicas do projeto Contracondutas, além de participar e propor exercícios de mediação pública, incluindo conversas, debates, dispositivos expositivos etc. em diálogo estreito com a equipe de curadoria e coordenação do Contracondutas. Tomando como ponto de partida essas reflexões sobre a persistência do trabalho similar ao escravo no Brasil e seus reflexos no âmbito da cultura, o laboratório propõe agora a criação e experimentação de formas de mediação critica que articulem as atividades didático-pedagógicas e a pesquisa realizadas no laboratório com a comunidade de Guarulhos, em especial os moradores e trabalhadores impactados pelas obras de expansão do Aeroporto.
Autores: Vinicius Pontes Spricigo
2016 a 2018
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Reflexões para uma arqueologia das mega-exposições de arte contemporânea com referência à Bienal de São Paulo (1969-1987)
A pesquisa tem como objetivo questionar os cânones adotados pela chamada história das exposições, por meio de estudos de caso de edições da Bienal de São Paulo realizadas nos anos 1970 e 1980, e de reflexões teórico metodológicas para os estudos das mega-exposições periódicas de arte contemporânea. Em nosso diagnóstico preliminar, partimos da recepção internacional da 24ª Bienal de São Paulo, de 1998, para discutir a inclusão das exposições realizadas no Brasil nos cânones da história das exposições exclusivamente pelo viés da globalização cultural. Dessa perspectiva geopolítica, em minhas recentes pesquisas tenho argumentado que são importantes para a revisão crítica da história das exposições estudos de caso de exposições realizadas no Brasil antes de 1998, sobretudo edições da Bienal de São Paulo pouco estudadas mesmo no país. Além disso, sendo as "bienais" um dos temas que reforçam uma leitura globalizante da história das exposições, devido à sua proliferação ao redor do mundo após a queda do muro de Berlim, repensar o fenômeno de "bienalização" da arte contemporânea por meio da história Bienal de São Paulo constitui uma contribuição fundamental para leituras divergentes do global e do contemporâneo que aqui nos referimos como "arqueológicas".
Autores: Vinicius Pontes Spricigo, Pedro Fiori Arantes, Ligia Nobre, Ana Carolina Tonetti
2019 a 2019
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Arquivar o Contemporâneo
Nas últimas décadas, os arquivos passaram a exercer grande influência nas práticas artísticas e curatoriais e despertam cada vez mais a atenção de instituições detentoras ou em busca de importantes acervos documentais. Em vista dessa arquivomania contemporânea, segundo Suely Rolnik, torna-se urgente problematizar as políticas de arquivo adotas por curadores, conservadores e museólogos, especialmente aquelas voltadas às práticas artísticas de caráter conceitual dos anos 70. O projeto de pesquisa 'Arquivar o contemporâneo' tem como objetivo o desenvolvimento de teorias e metodologias para pesquisas sobre a mediação da arte contemporânea, a partir da perspectiva da formação, organização e extroversão de acervos e arquivos.
Autores: Vinicius Pontes Spricigo, Isobel Cerian Jane Whitelegg
2015 a 2018
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Arqueologia das Exposições
O projeto de pesquisa foi concebido como uma contribuição para uma ?história das exposições? instituída a partir dos anos 1990. No entanto, é algo diverso desta tanto em seu objeto quanto em seus fundamentos teóricos. No lugar de estudar exposições paradigmáticas para a história da arte moderna e contemporânea, busca comparar, em suas bases ideológicas, dois fenômenos do século XIX, a saber: os museus de arte e as exposições universais. Para esta análise, fundamenta-se em autores como Michel Foucault, Giorgio Agamben e Walter Benjamin. É justamente na obra de Benjamin que identificamos uma ambiguidade entre o museu voltado ao passado e as vitrines e mostruários aproximando as obras de arte das mercadorias. O conceito benjaminiano de valor de exposicão é, portanto, central para o projeto. De igual importância para nós é a coexistência de modernidade e arqueologia no pensamento do filósofo berlinense, sobretudo nas ?Passagens?. Por outro lado, as obras de Foucault e Agamben, principalmente o livro ?Arqueologia do Saber?, são referências fundamentais à elaboração de um método arqueológico para o estudo das exposições de arte, enquanto alternativa às narrativas e pressupostos dados pela chamada ?história das exposições?.
Autores: Vinicius Pontes Spricigo, Thiago Tozawa Matias, Ana Paula Lopes de Assis, Ana Carolina dos Santos Rocha, Talita Cristina Pereira
Desde 2015
Atualização Lattes em 2024-06
Processado em 2024-07-22