Claudia Panizzolo
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
E-Mail: claudia.panizzolo@unifesp.br
Resumo
FORMAÇÃO: Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1991), Especialização em Educação Infantil pela Universidade Metodista de São Paulo (1998), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e Estágio Pós Doutoral na Universidade de Caxias do Sul (Brasil) e na Università degli Studi Del Molise (Itália) em 2019.ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professora Associado IV da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo- EFLCH / UNIFESP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP. Docente do curso de Pedagogia. Chefe do Departamento de educação (2012- 2015)Conselheira da Associação Brasileira de Brinquedotecas. Pesquisadora com projetos financiados pelo CNPq e pela FAPESP. Tem experiência na docência e gestão da educação infantil, ensino fundamental e superior. Desde abril de 2011 é Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Nacional de História (ANPUH) e da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação(ANPEd). Integra a rede transnacional TRANSFOPRESS (França-Brasil). ÁREAS DE PESQUISA: História da Educação: escolas étnicas italianas; história da infância, processos de escolarização, produção e circulação de saberes sobre a infância; historia da leitura e do livro no Brasil.GRUPOS DE PESQUISA: Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa INFÂNCIA, CULTURA, HISTÓRIA- GEPICH ; membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa História da Educação, Imigração e Memoria - GRUPHEIM; membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa TRANSFOPRESS BRASIL- Grupo de Estudos da Imprensa em língua estrangeira no Brasil.Contato: claudiapanizzolo@uol.com.br; claudia.panizzolo@unifesp.br
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
PANIZZOLO, Claudia;PANIZZOLO, CLAUDIA;Panizzolo, Claudia;Panizzolo, C.
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Italiano
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Francês
Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente
Espanhol
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
Formação
Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade
João Köpke e a escola republicana: criador de leituras, escritor da modernidade
Orientação: Mirian Jorge Warde
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade
Atualizando Pedagogias para o Ensino Médio: um estudo sobre a revista Atualidades Pedagógicas: 1950-1962
Orientação: Mirian Jorge Warde
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1999 a 2001
Graduação em Pedagogia - Habilitação em Administração Escolar
Universidade de São Paulo
1995 a 1995
Graduação em Pedagogia - Habilitação DM e Magistério 2º grau
Universidade de São Paulo
1987 a 1991
Graduação em Pedagogia - Habilitação Supervisão Escolar
Universidade de São Paulo
1994 a 1994
Produção
2023
-
De Comunidade Infantil à Paulistinha: a historia de uma instituição educativa (1971-1996) (2023)
Artigo publicado
Autores: Rosana Carla de Oliveira; Claudia Panizzolo
Fonte: CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE) , v. 1 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
Piccolo Mondo de Fanny Romagnoli e Silvia Albertoni: um estudo sobre a produção, circulação, materialidade e conteúdo (1901-1938) (2023)
Artigo publicado
Autores: Claudia Panizzolo
Fonte: EDUCAR EM REVISTA , v. 39 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
Congresso Internacional Educar na(s) Infância(s) [recurso eletrônico] : experiências, desafios e tensões (2023)
Livro publicado ou organizado
Autores: Rochele Rita Andreazza Maciel; Tatiani Rabelo Lapa Santos; Claudia Panizzolo
Fonte:
-
2º. Congresso Internacional Educar na(s) Infância(s) : experiências, desafios e tensões- comunicações orais (2023)
Livro publicado ou organizado
Autores: Rochele Rita Andreazza Maciel; Claudia Panizzolo; Tatiani Rabelo Lapa Santos
Fonte:
-
-
-
-
2022
-
MÃ?LTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÃ?Ã?O DA INFÃ?NCIA: EXPERIÃ?NCIA DE BRINCAR, PARTICIPAR E APRENDER (2022)
Artigo publicado
Autores: SILVA, ADRIANA SANTIAGO; SOUZA, ANDREA FARIA; Claudia Panizzolo
Fonte: REVISTA DIDÁTICA SISTÊMICA , v. 23 , p. 314 - Extrato QUALIS: B1
-
Livros escolares para a escola elementar italiana nos dois lados do Atlântico: o estudo do Libro d?appunti de Giovanni Soli (entre o final do século XIX e início do século XX) (2022)
Artigo publicado
Autores: Claudia Panizzolo
Fonte: CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 21 , p. e120 - Extrato QUALIS: A2
-
-
O Methodo rapido para aprender a ler de João Köpke e as polêmicas em torno da soletração, silabação, e palavração (1874-1879) (2022)
Artigo publicado
Autores: Claudia Panizzolo
Fonte: Revista Brasileira de Alfabetização , v. 1 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
-
Apresentação - Circulação transnacional de livros de leitura e de manuais pedagógicos (entre fins do século XIX e início do século XX) (2022)
Artigo publicado
Autores: Claudia Panizzolo; WARDE, MIRIAN JORGE
Fonte: CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 21 , p. e115 - Extrato QUALIS: A2
-
-
Contribuições do Acervo Memória Documental da Secretaria Municipal de Educação para o estudo das creches da rede direta paulistana (1969-1982) (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Juliana Santos Camaru; Claudia Panizzolo
Fonte: Memórias Arquivadas e o Patrimônio Histórico da rede municipal de São Paulo: desafios e possibilidades das pesquisas em História da Educação , p. 175
-
As múltiplas faces do Arquivo: o acervo da Memória Documental da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e a história da formação dos profissionais da Educação Infantil da rede municipal paulistana? possibilidades para a pesquisa (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Marcia Aparecida Colber de Lima; Claudia Panizzolo
Fonte: Memórias Arquivadas e o Patrimônio Histórico da rede municipal de São Paulo: desafios e possibilidades das pesquisas em História da Educação , p. 212
-
-
-
-
-
2021
-
Da Itália ao Brasil: indícios da circulação dos silabários nas escolas italianas em São Paulo entre fins do século XIX e primeira década do século XX (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Claudia Panizzolo
Fonte: Anais do Seminário Internacional Migrações, territorialidades e ambiente & XV Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto- Brasileiras , p. 28
-
The Daily Life of Italian and ItalianDescendant Children in Tenements, Work and School (Sao Paulo, Late 19th And Early 20th Century) (2021)
Artigo publicado
Autores: Claudia Panizzolo
Fonte: ESPACIO, TIEMPO Y EDUCACIÓN , v. 8 , p. 53 - Extrato QUALIS: A2
-
-HEI DE CUMPRIR ESSES MEOS DEVERES DA MILHOR FORMA POSSIVEL-: indícios da presença italiana em São Paulo a partir do processo disciplinar contra professor público (Brotas, 1895/1896) (2021)
Artigo publicado
Autores: Claudia Panizzolo; BARROS, GABRIEL MENESES; SOUSA, ANDREA FARIA
Fonte: DIALOGIA , v. 1 , p. e19721 - Extrato QUALIS: A4
-
CIDADE DE SÃO PAULO DE MUITAS GENTES E POUCAS ESCOLAS PARA MUITA GENTE: UM ESTUDO SOBRE AS ESCOLAS ITALIANAS ENTRE FINS DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX (2021)
Artigo publicado
Autores: Claudia Panizzolo
Fonte: INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE) , v. 46 , p. 441 - Extrato QUALIS: A2
-
A escola, a pobreza, a distância e o trabalho infantil: o desafio da frequencia na escola de Primeiras Letras na freguesia de São Bernardo (1830- 1864) (2021)
Artigo publicado
Autores: Adriana Santiago Silva; Claudia Panizzolo
Fonte: EDUCAÇÃO & LINGUAGEM (ONLINE) , v. 24 , p. 289 - Extrato QUALIS: A4
-
-
-
O lugar do brincar e o brincar do lugar: brincadeiras nas instituições de Educação Infantil ( São Paulo- Brasil; Pistóia-Itália) (2021)
Capítulo de livro publicado
Autores: Claudia Panizzolo; Rochele Rita Andreazza Maciel
Fonte: Ludicidade, educação e neurociências; da retrospectiva de infância a projetos de interventivos , p. 140
-
-
-
Scuole italiane allestero: um estudo sobre os livros de leitura que circularam nas escolas étnico-italianas no Brasil (fins do século XIX e início do século XX) (2021)
Capítulo de livro publicado
Autores: Claudia Panizzolo
Fonte: Migrações e História da Educação: saberes, práticas e instituições, um olhar transnacional , p. 281
-
2020
-
-
-
-
-
-
LABEI/ BRINQUEDOTECA: espaço de formação de estudantes da EFLCH e de professores da rede pública de ensino da cidade de Guarulhos (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Camila Marques Vaz do Nascimento; Celia Regina Batista Serrão; Claudia Panizzolo; Isabelle Lopes de Souza; Roberta Stangherlim
Fonte: Anais do VI Congresso Acadêmico UNIFESP , p. 996
-
-
Ciranda das crianças no LABEI/ Brinquedoteca da UNIFESP- Guarulhos (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Celia Regina Batista Serrão; Roberta Stangherlim; Claudia Panizzolo; Juliana Garcia Cerqueira; Larissa Izabelle Alves; Sofia da Silva Fernandes
Fonte: Anais do VI Congresso Acadêmico UNIFESP , p. 466
-
-
-
-
-
-
AS TRAMAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PEDAGOGIA) (2020)
Artigo publicado
Autores: Claudia Panizzolo; GOMES, MARINEIDE DE OLIVEIRA
Fonte: REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP) , v. 18 , p. 889 - Extrato QUALIS: A2
-
-
O COTIDIANO DAS CRIANÇAS ITALIANAS DO LADO DE LÁ E DE CÁ DO OCEANO ATLÂNTICO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A INFÂNCIA ENTRE FINS DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX (2020)
Artigo publicado
Autores: Claudia Panizzolo
Fonte: CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (UCS) , v. 25 , p. 135 - Extrato QUALIS: A3
-
Comunidade Infantil: práticas do cotidiano de uma creche universitária na década de 1970 (2020)
Artigo publicado
Autores: Rosana Carla de Oliveira; Claudia Panizzolo
Fonte: Revista: Linguagens, Educação e Sociedade , v. Ano 25 , p. 165 - Extrato QUALIS: A3
2019
-
A arte de civilizar-se por meio dos livros de leitura: um estudo das séries graduadas da escola primária paulista (1890- 1904) (2019)
Artigo publicado
Autores: Claudia Panizzolo
Fonte: PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE) , v. 37 , p. 816 - Extrato QUALIS: A2
-
Livros de leitura e a construção da identidade nacional de crianças italianas e descendentes (São Paulo no início do século XX) (2019)
Artigo publicado
Autores: Claudia Panizzolo
Fonte: Revista Acta Scientiarum. Education , v. 41 , p. 45486 - Extrato QUALIS: A2
-
Scuole italiane all?estero: livros de leitura para as escolas italianas no Brasil (São Paulo/SP- 1911-1931) (2019)
Artigo publicado
Autores: Claudia Panizzolo
Fonte: CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 18 , p. 351 - Extrato QUALIS: A2
-
-
2018
-
-
Italianizar os brasileirinhos, paulistanizar os italianinhos: um estudo sobre os livros de leitura que circularam nas escolas em São Paulo no início do século XX (2018)
Capítulo de livro publicado
Autores: Claudia Panizzolo
Fonte: História da escola; métodos, disciplinas, currículos e espaços de leitura , p. 579
-
-
2017
2016
-
-
Entre destaques e apagamentos: a educação infantil e a representação da infância na revista Escola Municipal (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Claudia Panizzolo; Simone Costa Santos Gilsogamo de Oliveira
Fonte: Anais do IX Encontro Maranhense de História da Educação: leitura, alfabetização e letramento na História da Educação. , p. 1
-
Entre destaques e apagamentos: a educação infantil e a representação da infância na Revista Escola Municipal (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Claudia Panizzolo; Simone Costa Santos Gilsogamo de Oliveira
Fonte: Anais do IX Encontro Maranhense de História da Educação: leitura, alfabetização e letramento na História da Educação. , p. 1
-
As crianças precisam de bons guias para conduzi-las pelos caminhos da vida: um estudo do livro de Leitura Moraes de Arnaldo de Oliveira Barreto (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Silvana Regina; Claudia Panizzolo
Fonte: Anais do IX Encontro Maranhense de História da Educação: leitura, alfabetização e letramento na História da Educação. , p. 1
-
Livros de leitura, dizeres e fazeres da escola étnica italiana no Brasil entre fins do século XIX e início do século XX: o estudo do livro Piccolo Mondo, letture per le scuole elementari (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Claudia Panizzolo
Fonte: Anais do XI Congresso Luso-Brasileiro da História da Educação , p. 136
-
-
Livros de leitura, dizeres e fazeres da escola étnica italiana no Brasil entre fins do século XIX e início do seculo XX: o estudo do livro piccolo mondo, letture per le scuole elementari (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Claudia Panizzolo
Fonte: Anais do XI Congresso Luso- Brasileiro de História da Educação , p. 364
-
As crianças precisam de bons guias para conduzi-las pelos caminhos da vida: um estudo de livro de Leitura Moraes de Arnaldo de Oliveira Barreto. (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Silvana Regina; Claudia Panizzolo
Fonte: Anais do IX Encontro Maranhense de História da Educação: leitura, alfabetização e letramento na História da Educação. , p. 33
-
-
Educar a infância para o futuro da nação: uma análise da Série de Leitura Puiggari-Barreto (1890-1920) (2016)
Artigo publicado
Autores: Claudia Panizzolo; BELO, MILENA DOMINGOS
Fonte: EDUCACAO UNISINOS (ONLINE) , v. 20 , p. 367 - Extrato QUALIS: A2
-
Adolescentes e suas más companhias: lunáticos, criminosos, e pervertidos sexuais [sobre a obra Adolescence de Stanley Hall] (2016)
Artigo publicado
Autores: WARDE, MIRIAN JORGE; Claudia Panizzolo
Fonte: PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE) , v. 33 , p. 739 - Extrato QUALIS: A2
-
2015
-
-
-
-
-
A circulação dos livros de leitura como cultura material escolar na institucionalização da escola primária: Maranhão, São Paulo e Sergipe na primeira metade do século XX (2015)
Capítulo de livro publicado
Autores: Samuel L. V. Castellanos; Claudia Panizzolo; Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas
Fonte: História da escola primária no Brasil; investigação em perspectiva comparada em âmbito nacional , p. 387
2014
-
-
A Revista Bem-te-vi e o projeto civilizatório metodista nas mãos da criança brasileira (2014)
Artigo publicado
Autores: Claudia Panizzolo
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 14 , p. 271 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
-
-
Dossiê: Imagens da Infância (2014)
Artigo publicado
Autores: WARDE, MIRIAN JORGE; Claudia Panizzolo
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 14 , p. 157 - Extrato QUALIS: A1
2013
-
A cartilha- O Método Rápido para aprender a ler: um estudo sobre o tortuoso processo de adoção da primeira cartilha escolar de João Köpke pelas escolas públicas da Província de São Paulo (1875-1879) (2013)
Trabalhos em eventos
Autores: Claudia Panizzolo; Marco Antonio Rodrigues Paulo
Fonte: Anais do VII Congresso Brasileiro de História da Educação- circuitos e fronteiras da História da Educação no Brasil , p. 1
-
-
-
-
-
A propagação dos modernos preceitos pedagógicos: materiais, métodos e práticas nas escolas paulistas em fins do século XIX (2013)
Trabalhos em eventos
Autores: Claudia Panizzolo
Fonte: Anais do VII Congresso Brasileiro de História da Educação- circuitos e fronteiras da História da Educação no Brasil , p. 1
-
-
-
2012
-
-
Ensina a criança no caminho em que deve andar: A Revista Bem-te-vi e o projeto civilizatório Metodista (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Claudia Panizzolo; Maria Cecília Sanches
Fonte: Anais do Seminário Educação 2012- ?Das crianças nas Instituições das crianças (in) visíveis: entre a sujeição e as possibilidades criativas?. , p. 1
-
Um, dois, três ... vamos brincar outra vez? A análise da cultura lúdica infantil em uma instituição de Educação Infantil. (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Tatiani Rabelo Lapa Santos; Claudia Panizzolo
Fonte: Anais do I Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em História: Diálogos de pesquisa e experiências docentes. Uberlândia - MG: UFU, 2012 , p. 474
-
Ensina a criança no caminho em que deve andar: A Revista Bem-te-vi e o projeto civilizatório Metodista (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Claudia Panizzolo; Maria Cecília Sanches
Fonte: Anais do Seminário Educação 2012- ?Das crianças nas Instituições das crianças (in)visíveis: entre a sujeição e as possibilidades criativas? , p. 1
-
Ensina a criança no camimnho em que deve andar: A Revista Bem-te-vi e o projeto civilizatório Metodista (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Claudia Panizzolo; Maria Cecília Sanches
Fonte: Anais do Seminário Educação 2012- ?Das crianças nas Instituições das crianças (in)visíveis: entre a sujeição e as possibilidades criativas? , p. 1
-
A gente não queria significar, mas só cantar; sobre as cantigas e brincadeiras de roda na Educação Infantil (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Gabriela Fornaciari; Claudia Panizzolo
Fonte: Anais do Seminário Educação 2012- ?Das crianças nas Instituições das crianças (in)visíveis: entre a sujeição e as possibilidades criativas? , p. 1
-
A gente não queria significar, ms só cantar; sobre as cantigas e brincadeiras de roda na Educação Infantil (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Gabriela Fornaciari; Claudia Panizzolo
Fonte: Anais do Seminário Educação 2012- ?Das crianças nas Instituições das crianças (in)visíveis: entre a sujeição e as possibilidades criativas? , p. 1
-
O lugar da brincadeira na Educação Infantil: Um olhar de azul sobre o brincar (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Milena Domingos Belo; Claudia Panizzolo
Fonte: Anais do Seminário Educação 2012- ?Das crianças nas Instituições das crianças (in)visíveis: entre a sujeição e as possibilidades criativas? , p. 1
-
O lugar da brincaderia na Educação Infantil: Um olhar de azul sobre o brincar (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Milena Domingos Belo; Claudia Panizzolo
Fonte: Anais do Seminário Educação 2012- ?Das crianças nas Instituições das crianças (in)visíveis: entre a sujeição e as possibilidades criativas? , p. 1
-
-
-
Um, dois, três ... vamos brincar outra vez? A análise da cultura lúdica infantil em uma instituição de Educação Infantil (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Tatiani Rabelo Lapa Santos; Claudia Panizzolo
Fonte: Anais do I Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em História: Diálogos de pesquisa e experiências docentes , p. 474
-
-
-
Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP: avanços e desafios para a implantação de propostas inovadoras de estágio (2012)
Capítulo de livro publicado
Autores: Claudia Panizzolo; Jorge Luis Barcellos da Silva; Magali Aparecida Silvestre; Marineide de Oliveira gomes; Vera Lucia Gomes Jardim
Fonte: Políticas de formação inicial e continuada de professores , p. 221
2011
-
-
-
-
Estudos sobre o brincar, o brinquedo e a brinquedoteca: A presença-ausência da cultura lúdica infantil na produção acadêmica (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Tatiani Rabelo Lapa Santos; Claudia Panizzolo; FERNANDES, Adriana
Fonte: Anais da III Jornada Científica da Universidade Federal de Alfenas , p. 1
-
As crianças brincam mesmo que não as deixem brincar: um estudo sobre as práticas culturais das brincadeiras e seus princípios geradores (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Tatiani Rabelo Lapa Santos; Claudia Panizzolo
Fonte: Anais do Encontro Nacional de Pesquisadores(as) em Educação e Culturas Populares , p. 1
-
As crianças brincam mesmo que não as deixem brincar: um estudo sobre as práticas culturais das brincadeiras e seus princípios geradores (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Tatiani Rabelo Lapa Santos; Claudia Panizzolo
Fonte: Anais do Encontro Nacional de Pesquisadores(as) em Educação e Culturas Populares , p. 1
-
-
-
-
-
-
-
-
-
2010
-
A criação de uma Brinquedoteca como possibilidade de respeitar a produção da cultura infantil (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Cinthia Cristiane Carneiro; Claudia Panizzolo; Marcella Godinho Nascimento; Marissa Rezende de Andrade; Samantha Rosa de Paula; Tatiani Rabelo Lapa Santos
Fonte: Anais da III Jornada Científica da Universidade Federal de Alfenas. , p. 1
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Onde está a infancia e a criança? Estudos sobre o brincar, o brinquedo e a brinquedoteca: a presença/ausência da cultura lúdica infantil na produção acadêmica (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Tatiani Rabelo Lapa Santos; Claudia Panizzolo
Fonte: Anai do VII Seminário sobre leitura e produção no ensino superior , p. 37
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
2009
2008
-
-
-
A industria do impresso e o mercado editorial: dos Estados Unidos para as Filipinas e o Brasil (século XIX e primeiras décadas do século XX) (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Mirian Jorge Warde; Claudia Panizzolo
Fonte: Anais do VIII Encontro internacional da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas , p. 25
-
2007
2006
2005
2004
-
-
-
-
Estudo de periódicos: possibilidades para a história da educação brasileira (2004)
Capítulo de livro publicado
Autores: Marize Carvalho Vilela; Claudia Panizzolo Batista da Silva; Ana Regina Pinheiro; Luiz Carlos Barreira; Claudia Panizzolo
Fonte: Educação, memória, história: possibilidades, leituras , p. 401
2003
2002
2001
2000
-
Notas de leitura. Temas de história da educação (2000)
Artigo publicado
Autores: Claudia Panizzolo
Fonte: Revista Brasileira de Educação (Impresso) , v. 14 , p. 191 - Extrato QUALIS: A1
Atuações
Universidade Metodista de São Paulo
-
Professor assistente I
2002 a 2009
Centro Universitário de Santo André
-
Celetista formal
2002 a 2006
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
Pesquisador grupo pesq CNPQ
Pesquisador grupo pesq CNPQ
2006 a 2007
Universidade Paulista
-
Professor
Professor
2001 a 2002
Centro Universitário Fundação Santo André
-
Contrato temporário
2007 a 2007
Faculdade de Ciências e Letras Araraquara
-
Pesquisador Grupo Pesquisa CNPQ
Pesquisador
2000 a 2018
Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo
-
Professor de Educação Infantil
1991 a 1999
-
Diretor de Escola de Educação Infantil
1999 a 2002
Universidade Federal de Alfenas
-
Professor Adjunto I
2009 a 2011
Revista de Educação da Faculdade de Administração da Associação Brasilense
-
Membro de corpo editorial
2009 a 2011
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Associado I
Desde 2011
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
-
Pesquisador
Outro (especifique)
2011 a 2013
Revista de Educação do COGEIME
-
Membro de corpo editorial
Desde 2015
Universiddade Estadual Paulista
-
pesquisador colaborador
pesquisadora
Desde 2018
Revista Educação & Linguagem
-
Membro de corpo editorial
Desde 2020
Revista Olh@res
-
Membro de corpo editorial
Desde 2021
Universidade Federal de Goiás
-
2020 a 2021
HISTORY OF EDUCATION & CHILDREN´S LITERATURE (ONLINE)
-
Membro de corpo editorial
Desde 2024
Biblioteca CESIS
-
Membro de corpo editorial
Desde 2023
Ensino
Orientações e supervisões
Supervisão de pós-doutorado em andamento
Tese de doutorado em andamento
-
A História da Educação de São Bernardo do Campo: das escolas isoladas ao primeiro grupo escolar (1889-1925)
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Friedrich Froebel e a circulação de concepções para uma educação infantil (1872-1894)
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Quem é o ?bom brasileiro? na produção literária e didática de J.B. de Mello e Souza, professor catedrático do Colégio Pedro II, na primeira metade do século XX
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
História do Brinquedo no Brasil: do Império às primeiras décadas da República.
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Marcia Aparecida Colber de Lima
As rupturas e as permanências na ação fiscalizadora do Estado nas instituições de atendimento à infância da cidade de São Paulo
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
Das Escolas de Primeiras Letras à Escola Profissional ?Cônego José Bento?: A Educação na cidade de Jacareí de 1827 a 1935
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
O nome dos nomes na instrução primária na cidade de São Paulo oitocentista (1846 a 1894
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2020
Dissertação de mestrado em andamento
-
A História da Educação de Mauá
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
Tese de doutorado concluídas
-
Escolas públicas e particulares nas páginas do jornal O Sertanejo, de Barretos/SP :História da Educação pela imprensa (1900-1912) história da educação pela imprensa local
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Nem modernidade, nem uniformidade: as escolas isoladas da cidade de São Paulo (1894-1919)
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
Dissertação de mestrado concluídas
-
A Memória Documental : um arquivo da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e as possibilidades de pesquisas em História da Educação (1978-2010)
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
A criação da Rede Municipal de Educação de Santo André: das primeiras escolas à implantação do Centro Educacional, Assistencial e Recreativo-CEAR (1954-1982)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
?Estão ensinando às crianças a amar outro país?: um estudo da atuação dos inspetores escolares no processo de nacionalização das escolas paulistas (1907 ? 1923)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
?IMPERIOSO É O DEVER DE PRENDAR A TODO O CIDADÃO COM A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA?: AS ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS DE SÃO BERNARDO (1830-1889)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
A creche paulistana nas páginas do jornal Folha de S. Paulo (1979-1985)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Paulistinha a Creche Universitária da UNIFESP: a construção identitária de uma história multifacetada (1971 a 1996)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
?Com quem ficam os nossos filhos quando a gente sai para trabalhar?? O cuidar e o educar na programação e nas propostas de atendimento das creches da rede direta paulistana (1969 a 1982)
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
?Um mundo de pura manifestação dos sentimentos?: a trajetória de Francisco Vianna e a representação de infância em suas obras (1876-1935)
Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Valter Andre Jonathan Osvaldo Abbeg
Pro Brasilia Fiant Eximia: paulistanidade impressa em livros didáticos aprovados no Estado de São Paulo (1911-1937)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Maria Silvana Benevides Regina
A representação da infância nas obras de Arnaldo de Oliveira Barreto: educar, civilizar e modernizar o cidadão republicano
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Amigos do coração: representações de criança, infância e educação na obra de Edmondo de Amicis
Educação (33009015083P7)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Representações de infância em Zalina Rolim: da arte poética para a educação
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Márcia Aparecida Colber de Lima
A formação continuada de gestores da Educação Infantil : possibilidades e limites do Programa de formação A rede em rede-a formação continuada na educação infantil.
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Álbum das Meninas, Revista literária e educativa dedicada às jovens brasileiras: estudo de um impresso de Anália Franco (1898-1901)
Educação (33009015083P7)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
Gestão
Universidade Metodista de São Paulo
-
Membro da Comissão Própria de Avaliação CPA
Reitoria
-
Membro da Comissão Setorial de Avaliação da Faculdade de Educação
Faculdade de Educacao
-
Membro do Conselho de Faculdade da FACEL
Faculdade de Educacao
-
Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação
Faculdade de Educacao
-
Membro da Comissão Permanente de Carreira Docente
Reitoria
Universidade Federal de Alfenas
-
Suplente do Chefe do Departamento de Ciências Humanas
Reitoria
-
Vice-diretora pro-tempore do Instituto de Ciências Humanas e Letras
Reitoria
-
Coordenador do Curso de Pedagogia
Reitoria
Universidade Federal de São Paulo
-
Vice-presidência da CPPD
Reitoria
-
Departamento de Educação
Pesquisa
Universidade Metodista de São Paulo
Faculdade de Ciências e Letras Araraquara
-
O estrangeiro como argumento: planos, projetos e reformas educacionais [Brasil, do século XIX ao século X]
O foco deste projeto são os atos comparativos ou as práticas de comparação contidos, primeiramente, em políticas educacionais e estudos acadêmicos publicados em meios especializados, e, secundariamente, em ensaios jornalísticos. São três os problemas a serem centralmente tratados: - O que provoca o julgamento de uma dada situação educacional como insatisfatória ou problemática? - O que induz os sujeitos implicados a buscarem, em outro lugar, os parâmetros tanto do ajuizamento negativo quanto da solução? - Quais os fatores que movem a busca e o encontro desses parâmetros em um determinado local [país] e não em outro?
2008 a 2010
-
Americanismo e educação: a fabricação do homem novo
O tema central desta linha é o longo e tortuoso itinerário de afirmação da hegemonia norte-americana no Brasil, isto é, da difusão, imposição e apropriação de padrões educacionais norte-americanos em face de outros padrões nacionais de meados do século XIX ao pré-Segunda Guerra mundial.
Autores: Claudia Panizzolo, Mirian Jorge Warde, Geysa Spitz Alcoforado de Abreu, Marco Antonio Rodrigues Paulo, Paula Ramos de Oliveira
2000 a 2009
Universidade Federal de Alfenas
-
Ler: uma eterna aventura
ste projeto de extensão desenvolve mediações de leitura em duas instituições de Alfenas, quais sejam: Educandário Santa Inês e CVT. As duas instituições atendem crianças e adolescentes em situação de risco social. Os docentes e discentes envolvidos neste projeto preparam e executam mediações de lleitura de livros infanto-juvenis, avaliados quanto ao seu valor estético, lúdico, informativo.
Autores: Claudia Panizzolo, Mirian Jorge Warde, Marco Antonio Rodrigues Paulo, Odair Sass, Andrew Blake Boyd, Ieda Abbud, Iolanda Dantas de Oliveira
2009 a 2011
-
Formação docente: estudos e práticas educacionais inclusivas no município de Alfenas
O Projeto de extensão tem por objetivo atuar junto à formação docente tanto dos profissionais atuantes em escolas públicas e do terceiro setor de Alfenas quanto com os alunos do curso de Pedagogia da UNIFAL. As instituições que atendem pessoas com necessidades educacionais especiais requerem formação docente específica no que refere às concepções, metodologias e conteúdos voltados a educação inclusiva. O objetivo deste projeto é : Trabalhar com estudos e aprofundamentos com os docentes, abarcando a comunidade de Alfenas e os alunos da Pedagogia da UNIFAL. A proposta metodológica se desenvolverá com encontros periódicos, com frequencia semanal, no espaço da Universidade e será pautada em teorias e práticas atuais ao que se refere ao processo de ensinar e aprender, tendo por propósito valorizar e potencializar os conhecimentos dos alunos e professores a partir de problematizações das hipóteses dos participantes. Assim se faz relevante a discussão e o diálogo com teorias e pesquisas que sustentem o referencial teórico adotado. Os encontros estão organizados em 4 eixos de estudos: - organização de projetos didáticos; - educação inclusiva; - arte educação; - identidade docente.
Autores: Claudia Panizzolo, EUFRASIO, Daniela Aparecida, BAZON, Fernanda Vilhena Mafra
2009 a 2009
-
Brinquedoteca: um espaço criativo de vivências e convivências
O projeto visa o desenvolvimento de atividades destinadas à comunidade de crianças, com a criação da Brinquedoteca na Universidade e formação continuada de professores e a pesquisa sobre as interações e bricadeiras das criaças como sendo produções e ao mesmo tempo produto das culturas infantis.
Autores: Claudia Panizzolo, ABREU, Ana Cristina Gonçalves
2010 a 2011
-
A educaçâo de meninos e meninas no Brasil na primeira metade do século XX Financiamento FAPEMIG
Desde fins dos anos oitenta constata-se, no Brasil, o aumento de títulos relativos à infância inscritos no âmbito da História e, de modo muito especial, da História da Educação. Nessa faixa da produção acadêmica, é a infância e não a criança o alvo de interesse. Observa-se, com isso, um deslocamento no objeto - da criança para a infância ? que acompanha o deslocamento das áreas de conhecimento e de disciplinas ? da Psicologia para a Sociologia e a História. Acompanhando aquele descolamento, este projeto de pesquisa soma com os esforços de pensar a infância e a adolescência na história e de compreender as concepções que delas se fez e que se faz no processo histórico. Pretende-se verificar como e quais práticas dirigidas a crianças e jovens os moldam para funcionar como portadores das imagens de infância e de adolescência, e como suportes de sentimentos de infância e de adolescência. Trata-se de pesquisa de cunho histórico que incide sobre a primeira metade do século XX, no Brasil, com ênfase nas práticas destinadas a crianças e jovens em processo de escolarização.
Autores: Claudia Panizzolo
2009 a 2011
Universidade Federal de São Paulo
-
História da educação infantil em São Paulo entre prescrições e apropriações
O objetivo da pesquisa é o estudo e a pesquisa da criação e instalação de instituições educativas em São Paulo, bem como das concepções educacionais e as políticas para a educação das crianças, os currículos, os materiais escolares, os registros diários da prática docente, os aparatos, a distribuição dos tempos e espaços, a arquitetura, os objetos, as brincadeiras, a formação de professores da infância, sua formação inicial, continuada, acesso à carreira, atuação e remuneração.
Autores: Claudia Panizzolo, Mirian Jorge Warde
Desde 2013
-
Moldando a infância: sujeitos, instituições e atos [entre o século XIX e o século XXI]- CNPq 471953/2013-0
Os pontos de partida do questionário que conduz o programa de pesquisa do qual derivamos este projeto são: a) a crítica das visões românticas que persistem na busca da natureza ou da essência infantil que antecederiam aos atos que a educam. Complementarmente, b) o exame dos atos que educam as crianças como atos que as instituem como sujeitos da infância. Em uma pergunta: como vem se constituindo ao longo do tempo essa infância que nos é contemporânea? Essa pergunta mais geral se desdobra em perguntas mais específicas: 1) Que sujeitos, que instituições, que ações e reações vêm constituindo ao longo do tempo essa infância que nos é contemporânea? 2) Que sujeitos, instituições e atos específicos vêm ganhando prevalência em momentos históricos determinados no amoldamento da infância tal como ela nos chega aos dias atuais? Em contrapartida, quais têm sido subordinados ou no limite perderam, ao longo do tempo, a função de modelagem dos comportamentos infantis? Na dinâmica de prevalentes e subordinados, que lugar a escola vem ocupando e que função vem exercendo? No plano geral da pesquisa, a intenção é o exame, nos dois séculos últimos da história brasileira (do início do século XIX até dias atuais), de uma multiplicidade de instituições e agentes que vêm configurando e reconfigurando o nosso tecido cultural, recobrindo da família à produção intelectual, da escola às mídias. Neste projeto que ora apresentamos ao CNPq, o recorte incide sobre as últimas décadas do século XIX ? meados do século XX e o momento atual, e privilegia a educação infantil e a escola primária, a grande imprensa e a produção intelectual ? como ênfase na acadêmica ou especializada. São Paulo é o Estado focalizado neste projeto, mas quer pelos pesquisadores envolvidos quer pelos estudantes que venham a ser incorporados, o projeto comportará estudos das mesmas questões em outros Estados da Federação, uma vez que deverão agregar resultados positivos à pesquisa.
Autores: Claudia Panizzolo, Marcia Aparecida Colber de Lima, Juliana Santos Camaru, Claudia Panizzolo, Mirian Jorge Warde, Marco Antonio Rodrigues Paulo, Milena Domingos Belo, Diana Carvalho de Carvalho, Abel Silva Borges
2013 a 2016
-
Projeto Iniciação à Gestão em Gestão Sócio-Cultural: planejamento, implementação e gestão da Brinquedoteca Universitária Brinque-Unifesp
O Projeto em Gestão Sócio-Cultural: Panejamento, Implementação e Gestão da Brinquedoteca Universitária BRINQUE-UNIFESP tem por objetivo oferecer aos alunos dos cursos da UNIFESP o contato com o brincar, o lúdico e com a gestão de uma brinquedoteca universitária. Sendo o Projeto voltado também para a formação dos discentes do curso de Pedagogia, para a formação continuada dos professores da rede municipal de Guarulhos e para as crianças filhas dos docentes, técnicos e discentes da UNIFESP, assim como aquelas que estudem e residam no entorno do campus.
2013 a 2016
-
Projeto de Iniciação à gestão gestão no ambiente hospitalar: o lúdico no hospital público dos Pimentas
O Projeto gestão no ambiente hospitalar: o lúdico no hospital público dos Pimentas tem por objetivo a criação/ manutenção de um espaço lúdico no ambiente hospitalar para crianças que estão em estado de internação no Hospital Municipal dos Pimentas. A bolsa BIG permite que o discente experimente a organização dos espaços da brinquedoteca, planeje e execute ações lúdicas, pesquise e crie jogos
2013 a 2016
-
Projeto de Monitoria das Unidades Curriculares: Política Pública e Gestão da Educação Infantil; Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil
O Projeto de Monitoria das Unidades Curriculares: Política Pública e Gestão da Educação Infantil; Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil tem por objetivo propiciar a iniciação à docência aos graduandos do Curso de Pedagogia e, concomitantemente implementar práticas de apoio, assessoramento e cooperação no campo da Educação Infantil, entre estudantes, docentes da UNIFESP no âmbito das Unidades Curriculares descritas
Autores: Claudia Panizzolo, Daniela Finco, Celia Regina Batista Serrão
Desde 2016
-
Projeto de Monitoria das Unidades Curriculares: Política Pública e Gestão da Educação Infantil Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil
O Projeto de Monitoria das Unidades Curriculares: Política Pública e Gestão da Educação Infantil Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil tem por objetivo propiciar a iniciação à docência aos graduandos do Curso de Pedagogia e, concomitantemente, implementar práticas de apoio, assessoramento e cooperação no campo da Educação Infantil, entre estudantes, docentes da UNIFESP no âmbito das Unidades Curriculares I e II.
Autores: Claudia Panizzolo, Daniela Finco
Desde 2016
-
Projeto de Monitoria da Unidade Curricular: Brinquedos e brincadeiras na educação infantil
O Projeto de Monitoria da Unidade Curricular: Brinquedos e brincadeiras na educação infantil tem por objetivo propiciar a iniciação à docência aos graduandos do Curso de Pedagogia e demais licenciaturas e, concomitantemente, implementar práticas de apoio, assessoramento e cooperação no campo da Educação Infantil, entre estudantes, docente da UNIFESP e especialistas das temáticas no âmbito da Unidade Curricular BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2014 a 2016
-
Projeto de Monitoria das Unidades Curriculares: Práticas Pedagógicas Programadas I, II e III- Pedagogia hospitalar
O Projeto de Monitoria das Unidades Curriculares: Práticas Pedagógicas Programadas I, II e III- Pedagogia hospitalar tem por objetivo propiciar a iniciação à docência aos graduandos do Curso de Pedagogia e, concomitantemente, implementar práticas de apoio, assessoramento e cooperação no campo da Pedagogia Hospitalar, entre estudantes, docentes da UNIFESP no âmbito das Unidades Curriculares: Práticas Pedagógicas Programadas I, II e III- Pedagogia Hospitalar
Autores: Claudia Panizzolo
2013 a 2014
-
Projeto de Monitoria das Unidades Curriculares: Fundamentos Políticos e Pedagógicos de Educação Infantil I e II
O Projeto de Monitoria das Unidades Curriculares: Fundamentos Políticos e Pedagógicos de Educação Infantil I e II tem por objetivo propiciar a iniciação à docência aos graduandos do Curso de Pedagogia e, concomitantemente, implementar práticas de apoio, assessoramento e cooperação no campo da Educação Infantil, entre estudantes, docentes da Unifesp no âmbito das Unidades Curriculares: Fundamentos Políticos e Pedagógicos da Educação Infantil I e II.
Autores: Claudia Panizzolo
2011 a 2015
-
Projeto de monitoria em Residência Pedagógica em Educação Infantil
O Projeto de monitoria na Residência Pedagógica de Educação Infantil busca uma relação entre pesquisa, ensino e extensão e orienta-se para a melhoria da qualidade do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, ao promover a cooperação entre professores-preceptores do Programa de Residência Pedagógica (PRP) e alunos que já realizaram o PRP na área de Educação Infantil. O projeto de monitoria apresenta ações importantes para a formação docente, oferecendo assessoria e qualidade de ensino aos alunos do 5º, 6º, 7º e 8º semestres do curso. Da mesma forma, com o projeto, busca-se consolidar a relação de parceria já iniciada entre a Universidade Federal de São Paulo e as escolas-campo participantes do PRP.
Autores: Claudia Panizzolo, Marineide de Oliveira gomes, Daniela Finco
Desde 2011
-
I Jornada de Estudos - História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil
A I Jornada de Estudos História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil, a realizar-se entre 23 e 24 de outubro de 2017, na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos, inscreve-se no movimento de reflexão sobre a pertinência e atualidade das investigações historiográficas para pensar, problematizar e projetar aspectos da Educação Básica e Superior no Brasil, no presente. O relevante acúmulo de conhecimento que se tem produzido no país sobre História da Educação, com destaque para a História do Ensino de Língua e Literatura, tem contribuído, sobremaneira, para a compreensão e permanências e rupturas em iniciativas e reformas educacionais em função de projetos de Educação e de Sociedade. Por isso, o evento em voga busca dar visibilidade a esse debate, de modo a ampliá-lo e torna-lo ainda mais fecundo no que se refere ao ensino de língua e literatura para crianças, jovens e adultos. Para a consecução desse objetivo, o evento contará com conferência de abertura, palestra e seminário de pesquisa, com apresentação de trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no âmbito da Pós-Graduação a UNIFESP. Trata-se de evento destinado a professores da Educação Básica, gestores educacionais, estudantes de Graduação e estudantes de Pós-Graduação e público em geral que possa vir a se interessar pela temática.
Autores: Claudia Panizzolo, Claudia Panizzolo, Mirian Jorge Warde, Claudia L. Vóvio, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Fernando Rodrigues de Oliveira, Renata Marcilio Candida
2017 a 2017
-
Estudos sobre imprensa, educação e infância
Nesta conferência, serão discutidas pesquisas que tomam, por fonte ou objeto, a imprensa pedagógica de épocas variadas, como também serão debatidas suas contribuições para ampliar a compreensão sobre teorias e práticas pedagógicas que vêm orientando maneiras de educar e ensinar crianças
Autores: Claudia Panizzolo, Mirian Jorge Warde, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Fernando Rodrigues de Oliveira, Renata Marcilio Candida
2017 a 2017
-
Estudos, História da Educação e da Formação de professores no Brasil
Esse evento inscreve-se no movimento de reflexão sobre a pertinência e atualidade das investigações historiográficas para pensar, problematizar e projetar aspectos da Educação Básica e Superior no Brasil. O relevante acúmulo de conhecimento que se tem produzido no país sobre História da Educação, com destaque para a História da formação docente, tem contribuído, sobremaneira, para a compreensão de permanências e rupturas em iniciativas e reformas educacionais em função de projetos de Educação e de Sociedade. Por isso, o evento em voga busca dar visibilidade a esse debate, de modo a ampliá-lo e torná-lo ainda mais fecundo.
Autores: Claudia Panizzolo, Mirian Jorge Warde, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Fernando Rodrigues de Oliveira, Renata Marcilio Candida
2017 a 2017
-
Formação continuada para Coordenadores Pedagógicos: a identidade do coordenador pedagógico da escola pública
O curso de extensão universitária denominado Formação continuada para Coordenadores Pedagógicos: a identidade do coordenador pedagógico da escola pública objetiva contribuir com a formação continuada de coordenadores pedagógicos da rede pública, com destaque para aqueles que atuam na rede municipal paulistana e na Escola Paulistinha, vinculada à UNIFESP. O foco da formação está na prática de trabalho do coordenador pedagógico, numa perspectiva dialógica e de gestão pedagógica e democrática, por meio de oportunidades para ampliação de habilidades para analisar e resolver problemas, elaborar e desenvolver projetos e atividades na área de gestão com suporte das novas tecnologias de informação e comunicação. Discute os fundamentos pedagógicos do trabalho do coordenador, a organização do trabalho Pedagógico, do currículo e das rotinas de trabalho do coordenador e dos professores , os plano de trabalho, bem como os instrumentos metodológicos do formador de professores.
Autores: Claudia Panizzolo, Marcia Aparecida Colber de Lima
2017 a 2017
-
História das culturas escolares nas escolas italianas em terras brasileiras (1875 - 1945)
A presente pesquisa propõe investigar as culturas escolares vivenciadas no interior de escolas aqui denominadas italianas e que reúnem diferentes tipologias a saber: escolas étnico-comunitárias rurais, escolas étnico-comunitárias mantidas por sociedades de mútuo socorro, escolas italianas particulares subvencionadas, escolas paroquiais italianas e escolas confessionais scalabrinianas e salesianas. Portanto, um conjunto diversificado de processos de escolarização, em sua maioria de duração efêmera, instituições criadas e mantidas com diferentes nuances étnicos ligados aos grupos de imigrantes italianos e descendentes. O estudo tem como delimitação temporal a segunda metade do século XIX até o ano de 1945 incluindo, portanto, a investigação do processo de nacionalização e fechamento compulsório das escolas étnicas. A organização dos tempos, espaços, sujeitos, materiais didáticos, práticas e saberes ensinados são considerados a fim de compreender as estratégias e as táticas (CERTEAU,1994) acionadas por diversos agentes educativos, dentre os quais agentes consulares, cônsules e outras autoridades do Estado Italiano, religiosos, lideranças comunitárias, famílias, dentre outros. Ancorada nos referenciais da História Cultural e da História da Educação, a pesquisa toma como referencial metodológico a análise documental histórica. Arquivos consulares, praticamente inéditos na pesquisa em História da Educação, tem revelado grande potencialidade para a pesquisa, além do Arquivo Histórico do Ministero Degli Affari Esteri (ASMAE/Roma) com anuários, boletins, relatórios, fotografias, correspondências e inúmeros outros documentos que sinalizam para as prescrições e também práticas educativas experienciadas nas escolas italianas instituídas no Brasil. Ademais, os arquivos locais, bancos de memória e o acervo do grupo de pesquisa (GRUPHEIM) permitem entrever as táticas postas em jogo pelas famílias e comunidades no intuito de atender às demandas de escolarização. Aprofundar e avançar na investigação que vem sendo realizada, atentando nesse projeto para as culturas escolares das escolas italianas, de modo comparativo e considerando a circulação de ideias, livros, materiais didáticos e intelectuais enviados da Itália ao Brasil, permitirá enriquecer a compreensão da diversidade dos modos de escolarização vivenciados no país..
Autores: Claudia Panizzolo, Terciane Ângela Luchese, Gelson Rech, Maria Helena Câmara Bastos, Maysa Gomes Rodrigues, Alberto Barausse, José Edimar de Souza, Elaine Catia Falcade Maschio, Eliane Mimesse
Desde 2017
-
Estudos sobre a Pedagogia Waldorf- Módulo 1
Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf. Apresentação de uma visão geral da cosmovisão antroposófica, sua imagem de ser humano e as bases da Pedagogia Waldorf. Conhecer e refletir sobre a filosofia de Rudolf Steiner e sua aplicação no campo pedagógico. A biografia de Rudolf Steiner e o nascimento da Antroposofia. O ser humano e a natureza.As quatro dimensões da constituição humana.A natureza tríplice da vida anímica
2017 a 2017
-
Preservando a Memória e a História da Educação Paulista: o acervo histórico do Centro do Professorado Paulista
Esse evento tem como principal objetivo celebrar a doação, por parte do Centro do Professorado Paulista (CPP), do Acervo da Biblioteca ¿Sólon Borges dos Reis¿, do Instituto ¿Sud Menucci¿, para a Biblioteca da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, em acordo firmado entre as duas instituições. Fundado em 1930, o Centro do Professorado Paulista constituiu, no âmbito de sua trajetória como representante dos profissionais do magistério do estado de São Paulo e em defesa da educação pública de qualidade, um dos principais acervos documentais do país, composto por materiais didáticos, periódicos educacionais e documentos oficiais sobre o sistema escolar paulista. Há mais de duas décadas, esse acervo vem fomentando diferentes trabalhos de investigação científica, especialmente pesquisas de mestrado e doutorado, que tematizam questões decisivas da escolarização no estado de São Paulo. Por intermédio dos Grupos de Pesquisa "História da Educação: Intelectuais, Instituições, Impressos¿ e ¿Infância, cultura, história¿, o CPP firmou acordo de doação integral desse acervo para a biblioteca da EFLCH-UNIFESP-Guarulhos, passando essa última instituição a ser responsável pela guarda e preservação desses importantes documentos.
Autores: Claudia Panizzolo, Mirian Jorge Warde, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Fernando Rodrigues de Oliveira, Renata Marcilio Candida
2017 a 2017
-
Estudos sobre os espaços e tempos do brincar- Módulo 1
Reflexões teóricas e práticas acerca da brinquedoteca universitária e das possibilidades de sua organização e montagem. Estudo dos jogos tradicionais, de construção, motores ou de exercícios, simbólicos ou de faz-de-conta e de regras analisados como alternativas adequadas para o fortalecimento dos processos interativos e para o enriquecimento da cultura infantil.
2017 a 2017
-
A arte de civilizar: um estudo dos livros para a leitura da escola primária paulista (1870- 1950).
Tendo como base os aportes teóricos da História Cultural e considerando como campo de estudo a História da Educação, bem como a História da Infância, propõe-se neste projeto de pesquisa a realização de uma investigação a respeito das representações de infância que foram produzidas/reproduzidas entre os séculos XIX e XX. Considera para tanto, infância como sendo a representação que os adultos fazem sobre o período inicial da vida e que, portanto, deve ser investigado tendo em vista os limites que ampliam e restringem a abrangência deste conceito tais como a duração e as especificidades geográficas, sociais, culturais e históricas. Derivação do projeto financiado em 2009 pela FAPEMIG com o título A educação de meninos e meninas no Brasil na primeira metade do século XX, por mim coordenado e do projeto denominado Moldando a infância: sujeitos e instituições [entre o século XIX e o século XXI], coordenado pela Profª Drª Mirian Jorge Warde financiado pelo CNPq. O atual projeto se assenta nos caminhos abertos por Norbert Elias para que se compreenda a formação do indivíduo e suas apropriações dos objetos de cultura, como os modos de ler e as relações com os livros, bem como a análise sobre os efeitos produzidos pelos bens simbólicos no espaço social e dos processos de interiorização dos constrangimentos que permitem o aprendizado da vida em grupo. Tal como os manuais de civilidade, os livros de leitura podem ser tomados como utensílios culturais que estabelecem elos e vínculos entre as estruturas mentais e as figurações sociais, ou no dizer de Elias (1994) entre a psicogênese e a sociogênese. O presente projeto tem por objetivo investigar as operações de civilidade impressas e impostas em livros destinados ao ensino da leitura, bem como as representações de infância e criança e os processos de formação do habitus social pela leitura. Para tal intento toma como fonte as cartilhas, os livros de leitura e as séries graduadas que circularam em São Paulo entre os séculos XIX e XX. Palavras-chave: infância, criança, representação, civilizado, livros didáticos
Desde 2014
-
O processo escolar entre italianos e seus descendentes: a escola italiana em São Paulo (fins do século XIX e início do século XX)
No fim do século XIX e no começo do século XX, São Paulo era uma das maiores cidades de imigração do mundo. Os emigrantes saídos da península itálica que adentraram e ocuparam diferentes lugares e espaços em terras paulistanas foram muito lentamente se constituindo como italianos. A pesquisa pretende investigar o processo escolar de imigrantes italianos e descendentes estabelecidos em São Paulo, capital, entre as últimas três décadas do século XIX e as duas primeiras décadas do século XX. Os limites temporais referem-se ao período marcado, de um lado, pela chegada expressiva de imigrantes vindos da Península Itálica e, de outro, pela criação de escolas. Serão tomadas como fontes os silabários e livros de leitura; os relatórios de professores, inspetores escolares e cônsules; fotografias, plantas baixas, dentre outros. As escolas podem ser pensadas como espaços de constituição da civilidade e da aprendizagem dos saberes elementares do ler, escrever e calcular, e ainda, como constituidoras da italianidade. Compreendê-las requer a reconstrução de como as mesmas foram sendo produzidas no que diz respeito aos discursos pedagógicos e à cultura material. Os discursos pedagógicos integram parte de um processo complexo graças ao qual a sociedade define os problemas educativos e toma as medidas para resolvê-los. Estudar o conceito de cultura material implica compreendê-los a partir das relações sociais de que fazem parte e das diversas manifestações instauradas na vida escolar. As categorias de etnia e civilização sustentam a análise documental. Palavras-chave: escola étnica italiana, imigração italiana, escolarização, São Paulo, livros de leitura
Autores: Claudia Panizzolo, Milena Domingos Belo, Alessandra Secundo Paulino, Floriza Garcia Chagas, Maria Silvana Regina, Valter André Jonathan Oswaldo Abbeg, Fernanda Nunes dos Santos
Desde 2015
-
História da instituição educacional ?Escola Paulistinha de Educação? : a construção das práticas pedagógicas cotidianas na Educação Infantil (1971- 2016 ).
A Escola Paulistinha de Educação da Universidade Federal de São Paulo é uma das 26 unidades de educação infantil vinculadas à universidade federal. Criada em 1971 para prestar cuidados aos filhos das trabalhadoras do Departamento de Enfermagem, ao longo dos quarenta anos subseqüentes conquistou prédio próprio, ampliou o atendimento para os anos iniciais do fundamental e revista suas práticas e propostas pedagógicas. O presente projeto tem por objetivo compreender e explicar a existência histórica da Escola Paulistinha, contextualizando-a frente às demandas, conquistas e desafios da comunidade e da historia da educação, buscando reescrever o itinerário de trajetória em sua múltiplas dimensões. Para tanto, toma como fonte documentos normativos, ordenamentos legais, planejamentos, planos de ensino, fotografias, além de memórias, tomadas como narrativas de seus membros, que expressam representações em suas três dimensões, tal como afirma Chartier (1994), a primeira de representação coletiva, a segunda que a relaciona a ritos e símbolos, e a terceira que a entende como a que torna presente o que está ausente. Toma-se como categorias analíticas, os discursos pedagógicos e a cultura material escolar. Os discursos pedagógicos, segundo esclarece Nóvoa (1998) são muito mais do que simples linguagens: eles fazem parte de um processo complexo graças ao qual a sociedade define os problemas educativos e toma as medidas para resolvê-los. (p.57). Os discursos pedagógicos constituem-se em espaços de poder porque envolvem disputas entre diferentes formas possíveis de ordenação, explicação, sistematização e hierarquização do mundo escolar, promovendo desta forma o controle e a regulação dos discursos, instituindo e organizando, por sua vez, as ações, as reações e as posições do e no universo escolar. Quanto aos aspectos materiais, segundo Vinão Frago (1995) estudar o conceito de cultura material implica tratar os múltiplos significados dos objetos, para além de sua estrutura técnica e de sua função, buscando compreendê-los a partir das relações sociais de que fazem parte e das diversas manifestações instauradas na vida escolar, tais como: ?fatos e idéias, mentes e corpos, objetos e condutas, modos de pensar, agir, dizer...? (p. 68). O projeto investigativo opera com as categorias de pesquisa: origem, criação, construção e instalação; espaço (local, edifício, projeto, organização do espaço); tempo (calendário, horário);currículo (métodos, conteúdos); professores (seleção, formação inicial e continuada); cartilhas, livros didáticos, apostilas etc; público usuário . Palavras- Chave: Escola Paulistinha de Educação, História de instituição escolar, cultura material escolar, unidade de educação infantil universitária.
Autores: Claudia Panizzolo
2015 a 2019
-
O lúdico e as artes visuais na educação infantil
Autores: Claudia Panizzolo, Amanda Topic Ebizero, Rosana Carla de Oliveira
2013 a 2013
-
Moldando a infância: sujeitos e instituições [entre o século XIX e o século XXI] CNPq 405124/2013-9
No plano geral da pesquisa, a intenção é o exame, nos dois séculos últimos da história brasileira (do início do século XIX até dias atuais), de uma multiplicidade de instituições e agentes que vêm configurando e reconfigurando o nosso tecido cultural, recobrindo da família à produção intelectual, da escola às mídias. Neste projeto que ora apresentamos ao CNPq, o recorte incide sobre as últimas décadas do século XIX ? meados do século XX e o momento atual, e privilegia a educação infantil e a escola primária, a grande imprensa e a produção intelectual ? como ênfase na acadêmica ou especializada. São Paulo é o Estado focalizado neste projeto, mas quer pelos pesquisadores envolvidos quer pelos estudantes que venham a ser incorporados, o projeto comportará estudos das mesmas questões em outros Estados da Federação, uma vez que deverão agregar resultados positivos à pesquisa. As perguntas que norteiam a pesquisa são: Que sujeitos, que instituições, que ações e reações vêm constituindo ao longo do tempo essa infância que nos é contemporânea? Que sujeitos, instituições e atos específicos vêm ganhando prevalência em momentos históricos determinados no amoldamento da infância tal como ela nos chega aos dias atuais? Em contrapartida, quais têm sido subordinados ou no limite perderam, ao longo do tempo, a função de modelagem dos comportamentos infantis? Na dinâmica de prevalentes e subordinados, que lugar a escola vem ocupando e que função vem exercendo?
Autores: Claudia Panizzolo, Marineide de Oliveira gomes, Betania Libânio Dantas de Araújo
2013 a 2016
-
Diálogos Pertinentes - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica
Esse projeto está localizado no âmbito do Programa de melhoria da qualidade das licenciaturas - PRODOCÊNCIA - CAPES, edital 028/2010. O projeto reúne seis cursos de Licenciatura da Unifesp: Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). Em continuidade ao Projeto de Residência Pedagógica aprovado em 2007, a proposta atual pretende agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica PRP - no Curso de Pedagogia e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores na perspectiva da "valorização da formação e a relevância social dos profissionais do magistério . O projeto envolve o desenvolvimento de estudos de aprofundamento relativos à metodologia de formação prática instituída pelo Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Unifesp e a construção de um núcleo de estudos sistemáticos sobre formação inicial de professores para produzirmos, coletivamente, proposições para um projeto institucional de formação de professores para a Educação Básica.
Autores: Claudia Panizzolo, Mirian Jorge Warde, Marco Antonio Rodrigues Paulo
2011 a 2013
-
II Encontro Residência Pedagógica na Escola Elis Regina da Prefeitura de Guarulhos : Avaliação de Uma Experência Formativa em Processo
Encontro de de Formação Continuada de Professores da EEPG Elis Regina, vinculado ao Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia - Departamento de Educação - Campus Guarulhos
Autores: Claudia Panizzolo, Marineide de Oliveira gomes, Maria Rita de Almeida Toledo, Maria Cecília Sanches, Betania Libânio Dantas de Araújo, Daniela Finco, Clécio dos Santos Bunzen Junior, Claudia Barcelos de Moura Abreu, Marieta Gouvea de Oliveira Penna, Maria Angélica Pedra Minhoto, Claudia L. Vóvio, Erica Aparecida Garruti de Lourenço, Maria de Fátima Carvalho, Edna Martins, Jorge Luis Barcellos da Silva, Magali Aparecida Silvestre, Vera Lucia Gomes Jardim, Celia Maria Benedicto Giglio, Luiz Carlos Novaes, Claudia Panizzolo, Marineide de Oliveira gomes, Jorge Luis Barcellos da Silva, João do Prado Ferraz de Carvalho
2011 a 2011
-
II Encontro Residência Pedagógica Na Escola Da Prefeitura De Guarulhos Elis Regina: Avaliação De Uma Experiência Formativa Em Processo
Encontro de de Formação Continuada de Professores da EEPG Elis Regina, vinculado ao Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia - Departamento de Educação - Campus Guarulhos
Autores: Claudia Panizzolo, Marineide de Oliveira gomes, Jorge Luis Barcellos da Silva, João do Prado Ferraz de Carvalho
2011 a 2011
-
Formação continuada para professores da Residência Pedagógica em Educação Infantil
O Projeto de Extensão proposto vincula-se ao Programa Residência Pedagógica (PRP) do Curso de Pedagogia da UNIFESP campus Guarulhos e intenciona promover ações de formação contextualizadas junto aos profissionais das escolas-campo participantes do Programa - na área da educação infantil (com professores e gestores) - no atendimento às necessidades formativas destes e com os estudantes/Residentes, no enriquecimento do percurso formativo destes participantes do Programa, visando estreitar as relações colaborativas entre a Universidade, as escolas-campo do PRP e as relações entre teoria e prática..
2011 a 2012
-
Projeto de Monitoria: Fundamentos Políticos e Pedagógicos de Educação Infantil I e II
O Programa de Monitoria: Fundamentos Políticos e Pedagógicos de Educação Infantil I e II tem por objetivo propiciar a iniciação à docência aos graduandos do Curso de Pedagogia e, concomitantemente, implementar práticas de apoio, assessoramento e cooperação no campo da Educação Infantil, entre estudantes, docentes da Unifesp no âmbito das Unidades Curriculares: Fundamentos Políticos e Pedagógicos da Educação Infantil I e II.
Autores: Claudia Panizzolo, Marineide de Oliveira gomes, Daniela Finco, Erica Aparecida Garruti de Lourenço, Edna Martins, Jorge Luis Barcellos da Silva, Claudia Panizzolo, Marineide de Oliveira gomes, Daniela Finco, Carolina Abrão
2012 a 2012
-
A formação lúdica e cultural/artística na educação infantiil
O projeto visa a formação contínua de profissionais de educação ifnantil de escolas-campo do Programa de Residência Pedagógica em Ediucação Infantil no campo da formação lúdica e das artes para o trabalho com crianças pequenas e estimualr a reflexão acerca da teoria e prática. .
Autores: Claudia Panizzolo, Marineide de Oliveira gomes, Betania Libânio Dantas de Araújo
2012 a 2012
-
Encontro Formação de Professores e o Compromisso da Universidade com a Escola Pública
Evento organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores ( GEPEPINFOR), formado por pesquisadores da EFLCH/Unifesp, tem por objetivo estabelecer e aprofundar diálogo interno ao campus Guarulhos sobre expectativas e experiências formativas no campo da formação docente na sua relação com a escola básica pública.
Autores: Claudia Panizzolo, Marineide de Oliveira gomes, Betania Libânio Dantas de Araújo, Jorge Luis Barcellos da Silva, Magali Aparecida Silvestre, João do Prado Ferraz de Carvalho
2012 a 2012
-
Educação e pobreza no Brasil: desafios para a escola pública e para a formação de professores
Encontro organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Escola Pública, Infâncias e Formação de Professores (GEPEPINFOR), formado por professores pesquisadores da EFLCH da Unifesp com o objetivo de discutir o tema educação e pobreza no Brasil na sua interlocução com a formação de professores para atuarem na escola pública. Nesse encontro o GEPEPINFOR recebe a Prof.ª Dr.ª Eveline Algebaile da Universidade do Estado do Rio de janeiro (Uerj)
Autores: Claudia Panizzolo, Marineide de Oliveira gomes, Betania Libânio Dantas de Araújo, Jorge Luis Barcellos da Silva, Magali Aparecida Silvestre, João do Prado Ferraz de Carvalho
2012 a 2012
-
Projeto de Monitoria da Unidade Curricular: Residência Pedagógica-Educação Infantil (escola campo Elis Regina)
O Projeto de Monitoria da Unidade Curricular: Residência Pedagógica-Educação Infantil (escola campo Elis Regina) tem por objetivo propiciar a iniciação à docência aos graduandos do Curso de Pedagogia e, concomitantemente, implementar práticas de apoio, assessoramento e cooperação no campo da aprendizagem da docência em Educação Infantil, entre estudantes e docentes no âmbito da Unidade Curricular: Programa Residência Pedagógica ? Educação Infantil.
Autores: Claudia Panizzolo, Marineide de Oliveira gomes, Jorge Luis Barcellos da Silva, João do Prado Ferraz de Carvalho, Renata de Rezende Carvalho
2012 a 2012
-
Projeto Gestão no Ambiente Hospitalar: o lúdico no Hospital Público dos Pimentas
O projeto Gestão no ambiente hospitalar: o lúdico no Hospital Público dos Pimentas, Encontra-se no bojo do processo de implementação de oficinas lúdicas no Hospital Público dos Pimentas, almejando por um lado, contribuir para a formação do pedagogo no que se refere à Pedagogia Hospitalar e por outro lado, garantir o brincar como um direito de todas as crianças, por meio de situações lúdicas capazes de devolver a identidade de ser criança que, muitas vezes, é diluída durante o período de hospitalização. Tendo por objetivo o estabelecimento de uma relação entre a Universidade Federal de São Paulo e o bairro onde se encontra, o Bairro dos Pimentas, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da população, especificamente, das crianças, que compõem porcentagem significativa dos grupos de média, alta e muito alta vulnerabilidade. Assim, o presente projeto solicita 02 (dois) bolsistas que: (a) participem da elaboração de cronogramas e fluxogramas que garantam a oferta das oficinas lúdicas; (b) auxiliem na elaboração de um blog que sistematize as informações referentes às oficinas realizadas e ao público atendido; (c) colaborem na elaboração de propostas lúdicas e culturais a serem desenvolvidas no setor de internação do Hospital.
Autores: Claudia Panizzolo, Juliana Ribeiro, Ana Karolina Ribeiro da Silva
2013 a 2014
-
Programa de Extensão: A criança, o adulto e o lúdico: implicações culturais na comunidade
A criança, o adulto e o lúdico: implicações culturais na comunidade é um Programa interdisciplinar que envolve docentes e discentes da EFLCH-UNIFESP. Tem por finalidade implementar ações educativas e formativas relacionadas às expressões infantis, que englobam características e necessidades fundamentais da infância visando ao seu desenvolvimento e aprendizado. O Programa atende as funções da Universidade de desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, possibilitando a integração da universidade com a comunidade, por meio de atividades sócio-culturais e vivências lúdicas com crianças, famílias, estudantes e educadores; pesquisas acerca de temas sobre a infãncia, o lúdico, as artes e as expressões culturais; além de colaborar com a formação dos alunos de diferentes cursos da universidade, por meio da realização de grupos de estudo, projetos de extensão, disciplinas eletivas, atividades programadas, projetos de Iniciação Científica e monografias. O presente Programa apresenta relevância, à medida que, a partir da perspectiva de diferentes campos do conhecimento, permite o estudo da infância e das crianças mediante a compreensão do modo como incorporam, interpretam, produzem e reproduzem cultura.
Autores: Claudia Panizzolo, Vera Lucia Gomes Jardim
Desde 2013
-
Programa: Música e Bebês
Este programa se propõe a implementar práticas musicais adequadas a bebês de 8 a 23 meses, acompanhados por seu responsável "mãe/pai/cuidador" com o objetivo de estimular seus processos perceptivos, motores, cognitivos, culturais, estéticos e principalmente afetivos e sociais. Envolve ação de estagiários, profissionais e docentes, constituindo-se como espaço privilegiado para observação e, consequentemente, para formação inicial e continuada. Dirige-se a dois eixos principais: 1. Formação inicial e continuada de professores, e 2. Atendimento à comunidade (mães e bebês) do bairro dos Pimentas-Guarulhos. O programa se organiza de modo transdisciplinar e intercampi, abordando questões da ludicidade, musicalidade e desenvolvimento corporal (Depto Educação), integrando ações de saúde, com o núcleo NANI (EPM - V. Clementino) e cuidados com massagem para bebês (EPE - V. Clementino). Busca o envolvimento da universidade e dos estudantes com a realidade da população, aproximando os resultados da pesquisa recente em ações que beneficiam a sociedade visando ao desenvolvimento individual e social, assim como consolidar o compromisso de parceria entre a universidade e a escola pública, particularmente na educação infantil.
Autores: Claudia Panizzolo, Maria Cecília Sanches, Vera Lucia Gomes Jardim
Desde 2013
-
Projeto Gestão Sócio- cultural: planejamento, implementação e gestão da Brinquedoteca Universitária.
O projeto Planejamento, implementação e gestão da brinquedoteca universitária/comunitária BRINQUE-UNIFESP/CEU, tem como objetivo a implementação e a gestão da Brinquedoteca universitária voltada para a formação dos discentes do curso de Pedagogia, para a formação continuada dos professores da rede municipal de Guarulhos e para as crianças do bairro do Pimentas. Tendo por objetivo o estabelecimento de uma relação entre a Universidade Federal de São Paulo e o bairro onde se encontra, o Bairro dos Pimentas, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da população, especificamente, das crianças, que compõem porcentagem significativa dos grupos de média, alta e muito alta vulnerabilidade,e aos professores que ali atuam, é que este Projeto intenciona desenvolver ações educativas, compreendidas como processos de acolhimento, convivência e socialização, fortalecendo os vínculos das crianças com sua cultura, identidade, família e comunidade. Tais ações também contemplam o caráter lúdico e criativo, como processos educativos preventivos no desenvolvimento das potencialidades e aquisições afetivas, cognitivas e motoras das crianças. Assim, o presente projeto solicita 02 (dois) bolsistas que: (a) atuem na gestão da Brinquedoteca, garantindo a organização e classificação do acervo; (b) auxiliem na elaboração de jogos e materiais pedagógicos; (c) colaborem na elaboração de propostas culturais para a comunidade de usuários
Autores: Claudia Panizzolo, Alessandra Secundo Paulino
2013 a 2014
-
Grupo de estudos infância: políticas, práticas e instituições
O grupo tem como tema central a formação da infância em suas dimensões históricas e sócio-culturais. Tem como objetivos estudar as práticas e os dispositivos atuais e históricos de conformação da criança com ênfase ao brincar como manifestação cultural.
2011 a 2015
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
-
TRANSFOPRESS Brasil - Grupo de Estudos da Imprensa em Língua Estrangeira no Brasil- 2ª fase
O TRANSFOPRESS Brasil é um grupo que pesquisa a imprensa periódica publicada em língua estrangeira no Brasil, tem como sede nacional a Unversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP e congrega pesquisadores de várias instituições brasileiras, oferecendo às pessoas nele envolvidas um quadro no qual a reflexão sobre a importância desta imprensa pode ser conduzida. Vinculado ao projeto internacional TRANSFOPRESS-Transnational network for the study of foreign language press (XVIIIth-XXth century) tem como coordenadores gerais Diana Cooper-Richet e Michel Rapoport, do Centre d'Histoire Culturelle des Sociétés Contemporaines - Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (CHCSC-UVSQ). O Grupo contou com apoio financeiro do CNPq por meio de Edital Universal, com o Projeto "Estudo da imprensa estrangeira publicada no Brasil (1828-1950)" Processo 446392/2014-6. Anos: 2015-2017. Beneficiário: Tania Regina de Luca. Integrantes: Valéria dos Santos Guimarães, Isabel Lustosa, Isabel Arendt, Marluza Harres, Maria Stephanou. Terciane Luchese e Monica Okamoto. Site do Projeto: http://transfopressbrasil.franca.unesp.br.
Autores: Claudia Panizzolo
Desde 2018
-
História da Escola Primária no Brasil: investigação em perspectiva comparada em âmbito nacional (1930 1961) CNPq 480387/2010-9
Este projeto integrado de pesquisa consiste em um estudo na perspectiva comparada sobre a história da escola primária no Brasil, no período de 1930 a 1961, compreendendo quatro eixos de investigação: a) a análise da institucionalização da escola elementar para a população infantil envolvendo a atuação dos Poderes Públicos, por meio de programas, reformas educacionais e expansão do ensino e as diferentes modalidades de escolas primárias existentes nas zonas urbanas e rurais; b) o exame da organização pedagógica das escolas primárias com ênfase nos métodos de ensino; c) o estudo da cultura material escolar; d) a problematização das representações sociais sobre a escola elementar. A pesquisa objetiva produzir uma interpretação sistemática, aprofundada e integradora sobre a educação pública primária utilizando a comparação como estratégia de análise e concepção interpretativa de modo a explicitar as relações, as semelhanças, as diferenças e as singularidades presentes nas formas de produção, apropriação e difusão da escola nas várias regiões do país. A investigação pretende dar continuidade ao projeto temático Por uma teoria e uma história da escola primária no Brasil: investigações comparadas sobre a escola graduada financiado pelo CNPq (Processo n. 480462/2007-0), devendo incidir, nesta segunda etapa, sobre a educação elementar de 17 estados brasileiros: Acre, Amazonas, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Autores: Claudia Panizzolo, Terciane Ângela Luchese, Tânia Regina de Luca, Valéria dos Santos Guimarães, Isabel Lustosa, Isabel Arendt, Marluza Marques Harres, Maria Stephanou, Mônica Setuyo Okamoto, Priscila Renata Gimenez, Teresa Malatian, Vera Chalmers, Mônica Chalmers, Mônica Pimenta Velloso
2011 a 2014
Universidade Federal de Goiás
Atualização Lattes em 2024-02
Processado em 2024-07-22