Luciane de Fatima Bertini nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Educação e Saúde na Infância e Adolescência

Programa de Pós-Graduação: Educação e Saúde na Infância e Adolescência-Do

E-Mail: luciane.bertini@unifesp.br


88
8
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Pós- doutorado na Université de Limoges/França financiado pelo programa CAPES-COFECUB (2017). Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação da UFSCar (2013). Mestrado em Educação no mesmo programa (2009). Licenciatura em Matemática pela UFSCar (2003). Formação em Magistério (nível médio). Professora adjunta na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) atuando na área de Ensino de Matemática. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde da Infância e da Adolescência na UNIFESP. Membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT. Experiência como professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação Infantil, na formação de professores e como tutora virtual no curso de Pedagogia a distância. Desenvolve pesquisas na área de História da Educação Matemática principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais e formação de professores que ensinam matemática. Membro da diretoria da SBEM - Regional São Paulo (gestão 2020-2023). Membro da diretoria do Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil) (gestão 2022-2026).

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

BERTINI, L. F.;BERTINI, Luciane de Fatima;BERTINI, Luciane F.;BERTINI, LUCIANE FATIMA;BERTINI, LUCIANE


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Espanhol

Compreende razoavelmente, Fala nao_informado, Lê razoavelmente, Escreve nao_informado

Inglês

Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente

Francês

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve pouco


Formação

  • Doutorado em Educação

    O TUTOR VIRTUAL COMO FORMADOR: A MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFSCAR

    Orientação: Carmén Lúcia Brancaglion Passos

    Universidade Federal de São Carlos

      Desde 2013

  • Mestrado em Educação

    Compartilhando conhecimentos no ensino de matemática nas séries iniciais: uma professora no contexto de tarefas investigativas

    Educação Matemática

    Orientação: Cármen Lúcia Brancaglion Passos

    Universidade Federal de São Carlos

    2007 a 2009

  • Graduação em Matemática

    Dificuldades de aprendizagem em aritmética nas séries iniciais

    Orientação: Cármen Lúcia Brancaglion Passos

    Universidade Federal de São Carlos

    1999 a 2003

  • Produção


    2024


    • CADERNOS ESCOLARES E CATEGORIAS PARA INVESTIGAÇÃO DA MATEMÁTICA ENSINADA (2024)

      Artigo publicado

      Autores: ORUÊ, GABRIELA REGINA VASQUES; Luciane de Fatima Bertini

      Conteúdo completo

      Fonte: ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP , v. 6 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3


    2023


    • The APUA ? Ubiratan D?Ambrosio Personal Archive and the Research on the Production of New Knowledge: History of Mathematics, Ethnomathematics and Mathematics Education (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Wagner Rodrigues Valente; Luciane de Fatima Bertini

      Conteúdo completo

      Fonte: Ubiratan D?Ambrosio and Mathematics Education: Trajectory, Legacy and Future , p. 83

    • Bastidores da produção curricular em Portugal: conversas com Jaime Carvalho e Silva (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Mária Cristina Almeida

      Fonte: Bastidores da produção curricular de matemática , p. 33

    • Elementos de caracterização da expertise em educação (matemática) no Brasil, 1890-1920 (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Sidnéia Almeida Silva

      Fonte: CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA , v. 13 , p. 29 - Extrato QUALIS: A4

    • Políticas públicas curriculares para a formação de professores que ensinam matemática (2023)

      Artigo publicado

      Autores: LOPES, CELI ESPASANDIN; Luciane de Fatima Bertini; BORELLI, SUZETE SOUZA

      Conteúdo completo

      Fonte: Revista de Educação Matemática , v. 20 , p. e023092 - Extrato QUALIS: A3

    • Helvécio Ferreira de Andrade e os novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Sidnéia Almeida Silva

      Conteúdo completo

      Fonte: Revista de Matemática, Ensino e Cultura , v. 18 , p. e2023003

    • Pierre Bourdieu e a noção de campo: discussões sobre o campo profissional da docência e o expert (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sidnéia Almeida Silva; Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: ANAIS do XXI Seminário Temático Internacional ARQUIVOS PESSOAIS & Educação Matemática , p. 1

    • A constituição do campo profissional da docência e o Expert: aproximações com a noção de campo na perspectiva de Pierre Bourdieu. (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sidnéia Almeida Silva; Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: Anais do IX Congresso Acadêmico Unifesp , p. 33


    2022


    • Sobre a matemática do ensino como objeto teórico de pesquisa (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Wagner Rodrigues Valente; Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: A matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1870-1960) , p. 19

    • A matemática do ensino: elementos para a história de um saber profissional (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Wagner Rodrigues Valente; Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: A matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1870-1960) , p. 191

    • A matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1870-1960) (2022)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Wagner Rodrigues Valente; Luciane de Fatima Bertini

      Fonte:

    • A MATEMÁTICA ENSINADA NA CARACTERIZAÇÃO DOS SABERES DO ENSINO E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2022)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: Anais do 9º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática , p. 1-15


    2021


    • José Ribeiro Escobar e as orientações para o ensino de retângulo (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Joana Kelly Souza dos Santos; Luciane de Fatima Bertini

      Conteúdo completo

      Fonte: TANGRAM - Revista de Educação Matemática , v. 4 , p. 62 - Extrato QUALIS: A3

    • Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições, finalidades e tipologias (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; SOUZA, ANDREIA FERNANDES

      Conteúdo completo

      Fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) , v. 12 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2

    • Situações da Vida Cotidiana no Ensino de Frações (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Luciane de Fatima Bertini

      Conteúdo completo

      Fonte: Educação Matemática em Revista , v. 26 , p. 134 - Extrato QUALIS: A2

    • Cartão verde para o material dourado (2021)

      Artigo publicado

      Autores: REZENDE, ALAN MARCOS SILVA DE; Luciane de Fatima Bertini

      Conteúdo completo

      Fonte: ZETETIKÉ (ON LINE) , v. 29 , p. e021026 - Extrato QUALIS: A2

    • A matemática do ensino de frações: do século XIX à BNCC (2021)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Rosilda dos Santos Morais; Luciane de Fatima Bertini; Wagner Rodrigues Valente

      Fonte:

    • A MATEMÁTICA MODERNA DO ENSINO DE FRAÇÕES NA ESCOLA DE OITO ANOS (décadas de 1960 e 1970 (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Rosilda dos Santos Morais

      Fonte: REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 7 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3

    • PROBLEMAS ARITMÉTICOS COMO ELEMENTOS DA MATEMÁTICA DO ENSINO (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Wagner Rodrigues Valente

      Conteúdo completo

      Fonte: Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso , v. 41 , p. 230


    2020


    • Saber profissional do professor que ensina matemática (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Wagner Rodrigues Valente; Luciane de Fatima Bertini; Rosilda dos Santos Morais

      Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 21 , p. e161 - Extrato QUALIS: A1

    • SITUAÇÕES DA VIDA COTIDIANA NO ENSINO DE FRAÇÕES: livros didáticos do início do século XX (2020)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: Anais do XVIII Seminário Temático: Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores

    • O USO DE PROBLEMAS EM AULAS DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES A PARTIR DE VIVÊNCIAS NO PIBID (2020)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Marina Montagnini Santos

      Fonte: Anais do XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM , p. 172

    • TEMPO DIDÁTICO E GESTÃO CURRICULAR: REFLEXÕES A PARTIR DE VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (2020)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Renata França Feitosa; Deborah Aparecida Colella Santiago

      Fonte: Anais do XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM , p. 1438


    2019


    • Problemas de aritmética: participação na marcha de ensino e na relação com a vida prática (cadernos de alunos franceses ? 1890 a 1936) (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: Boletim de Educação Matemática. BOLEMA , v. 33 , p. 613 - Extrato QUALIS: A1

    • Os problemas na matemática para ensinar ensinada em cursos de formação de professores para o ensino primário (décadas de 1920 e 1930) (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 5 , p. 5 - Extrato QUALIS: A3

    • Problems and the History of Mathematics Education: A Proposal for the Continued Teacher Training (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Andreia Fernandes de Souza; Luciane de Fatima Bertini; Alan Marcos Silva de Rezende

      Fonte: REVISTA ACTA SCIENTIAE , v. 21 , p. 137 - Extrato QUALIS: A2

    • Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936) (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 39 , p. 337 - Extrato QUALIS: A2

    • ÁLGEBRA NO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO: SUA RELAÇÃO COM OS PROBLEMAS DE ARITMÉTICA NO INÍCIO DO SÉCULO XX (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Ivone Lemos da Rocha; Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 5 , p. 116 - Extrato QUALIS: A3

    • História da educação matemática na formação continuada de professores: reflexões a partir de uma experiência (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática , p. 1


    2018


    • Problemas de Aritmética na Escola Primária no Final do Século XIX: Aplicação, Ilustração ou Introdução dos Estudos? (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 11 , p. 72 - Extrato QUALIS: A3

    • ?RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS?: a proposta de Tito Cardoso de Oliveira para o ensino das operações (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Ivone Lemos da Rocha

      Fonte: REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 4 , p. 44 - Extrato QUALIS: A3

    • Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas de sala de aula e de formação de professores (2018)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Reginaldo Fernando Carneiro; Antonio Carlos de Souza; Luciane de Fatima Bertini

      Fonte:

    • Problemas (2018)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: Cadernos de Trabalho II , p. 11

    • As matemáticas na formação de professores e no ensino: investigações sobre a trajetória de um saber profissional (2018)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Wagner Rodrigues Valente; Luciane de Fatima Bertini; Rosilda dos Santos Morais

      Fonte: Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em educação matemática , p. 75

    • Provas, exames e a matemática do ensino (2018)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Larissa Pinca Sarro Gomes; Marcus Aldenisson de Oliveira

      Fonte: Provas, exames e histórias da educação matemática , p. 11

    • Resolução de problemas pelas equações algébricas: a proposta de Tito Cardoso de Oliveira para o ensino das operações (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Ivone Lemos da Rocha

      Fonte: Anais do VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática , p. 1

    • O que devem saber os professores sobre o uso de problemas nas aulas de aritmética? Uma leitura dos prefácios de manuais pedagógicos (1890-1940) (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática , p. 1


    2017


    • A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores (2017)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Rosilda dos Santos Morais; Wagner Rodrigues Valente

      Fonte:

    • La géométrie dans la formation des normaliens de Minas Gerais et São Paulo entre les années 1920 et 1940 (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Maria Cristina Araújo de Oliveira; Martha Raíssa Santana da Silva; Mercedes Carvalho; Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: Les mathématiques à l'école élémentaire (1880-1970): études France-Brésil , p. 147

    • Cadernos de alunos com registros de aulas de matemática: textos e contextos (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Barbara Winiarski Diesel Novaes; Luciane de Fatima Bertini; Moysés Gonçalves Siqueira Filho

      Fonte: Cadernos escolares e a escrita da história da educação matemática , p. 63

    • História da educação matemática e os problemas de aritmética: uma análise a partir de cadernos escolares (2017)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: Anis do IV Congresso Iberoamericano de Historia de la Education Matemática , p. 62

    • Arithmetical problems in primary school: Ideas that circulated in São Paulo/Brazil in the end of the 19th century (2017)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Andreia Fernandes de Souza

      Fonte: Proceedings of the Tenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME10, February 1-5, 2017) , p. 1685

    • A ARITMÉTICA NO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO: O QUE REGISTRAM OS CADERNOS ESCOLARES NAS DÉCADAS DE 1920 E 1930? (2017)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Bruna Lima Ramos

      Fonte: Libro de actas do VIII Congreso Iberoamericano de educación matemática , p. 421

    • Problems in the teaching of arithmetic: records in French school notebooks (1870- 1914) (2017)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: ?Dig where you stand? 5 Proceedings of the Fifth International Conference on the History of Mathematics Education , p. 51

    • Os saberes profissionais do Professor de Matemática: contribuições da história da educação matemática (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Wagner Rodrigues Valente; Luciane de Fatima Bertini; Rosilda dos Santos Morais

      Fonte: Ridema , v. 1 , p. 51 - Extrato QUALIS: B2

    • As Matemáticas na Formação de Normalistas Brasileiros e Franceses em Tempos de Escola Nova ? 1920 a 1945 (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Maria Cristina Araújo de Oliveira; Luciane de Fatima Bertini; Mercedes Carvalho; Martha Raíssa Santana da Silva

      Fonte: EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA , v. 8 , p. 1 - Extrato QUALIS: B1

    • Novos aportes teóricos-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam matemática (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Wagner Rodrigues Valente; Luciane de Fatima Bertini; Rosilda dos Santos Morais

      Fonte: REVISTA ACTA SCIENTIAE , v. 19 , p. 224 - Extrato QUALIS: A2

    • A pesquisa sobre o saber profissional do professor que ensina matemática: proposta de um projeto amplo de pesquisas (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Wagner Rodrigues Valente; Luciane de Fatima Bertini; Neuza Bertoni Pinto; Rosilda dos Santos Morais

      Fonte: CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA , v. 1 , p. 31 - Extrato QUALIS: A4

    • O JOGO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS: POR QUÊ? PARA QUÊ? COMO? (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Luciane de Fátima Bertini; Itale Luciane Cericato

      Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 5 , p. 189 - Extrato QUALIS: A4


    2016


    • A aritmética nos primeiros anos escolares: história e perspectivas atuais (2016)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Wagner Rodrigues Valente; Luciane de Fatima Bertini; Reginaldo Fernando Carneiro; Michel Fayol

      Fonte:

    • Atividade investigativa em aulas de ciências, um olhar para uma ação (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Sofia Leal Magalhães; Luciane de Fatima Bertini; Maria Nizete Azevedo; Patricia Rosana Linardi

      Fonte: A pesquisa da prática docente na formação continuada de professores: os caminhos de uma experiência , p. 47

    • OS PROBLEMAS NA ?SERIE GRADUADA DE MATHEMATICA ELEMENTAR? DE RENÉ BARRETO (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática , p. 1

    • O papel do tutor virtual na formação de professores dos anos iniciais na modalidade a distância: a matemática em foco (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; PASSOS, CÁRMEN LÚCIA BRANCAGLION

      Conteúdo completo

      Fonte: Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP , v. 42 , p. 83 - Extrato QUALIS: A1

    • O Manual do Ensino Primário, de Miguel Milano: que problemas? (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: Revista de História da Educação Matemática , v. 2 , p. 117 - Extrato QUALIS: A3

    • COMO ENSINAR PROBLEMAS? Os saberes nos artigos da Revista de Ensino (São Paulo, 1902-1919) (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Andreia Fernandes de Souza; Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: Caminhos da Educação Matemática em Revista (On-line) , v. 6 , p. 27 - Extrato QUALIS: A4


    2015


    • A autonomia em um curso a distância de formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Reginaldo Fernando Carneiro

      Fonte: Anais da XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática , p. 1

    • Resolução de problemas: ampliações e mudanças entre as propostas de década de 30 e as propostas atuais no Brasil (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: Anais do XII Seminário Temático - Saberes elementares matemáticos do ensino primário (1890-1970): o que dizem as revistas pedagógicas , p. 1

    • LÉducation Nouvelle et la formation des instituteurs-trices brésiliens et français: les principales caractéristiques de la pratiique de lenseifnement de larithmétique, de la géométrie et du dessin (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Maria Cristina Araújo de Oliveira; Mercedes Carvalho; Martha Raíssa Santana da Silva

      Fonte: Colloque internacional - L'enseignement des mathématiques à l'école primaire, XIXe-XXe siècle , p. 8

    • Explorar e dialogar: um caminho para sistematização de conhecimentos matemáticos nos anos iniciais? (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: Anais do XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE , p. 1

    • Propostas para a utilização de problemas nas revistas pedagógicas brasileiras na década de 1940 (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: Anais do III Congresso Ibero-americano de História da Educação Matemática , p. 572

    • A comunicação no ambiente virtual de aprendizagem de um curso a distância para formação de professores (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Reginaldo Fernando Carneiro

      Fonte: Revista Educação em Questão (Online) , v. 52 , p. 137 - Extrato QUALIS: A1

    • Ensino de Matemática nos Anos Iniciais: aprendizagens de uma professora no contexto de tarefas investigativas (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Luciane de Fatima Bertini

      Conteúdo completo

      Fonte: BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online) , v. 29 , p. 1201 - Extrato QUALIS: A1

    • Jogos nas aulas de matemática: discussões entre professores e licenciandos em um curso de extensão (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Paula Gestoso de Souza; Luciane de Fatima Bertini; Cármen Lucia Brancaglion Passos

      Fonte: Teoria e Prática da Educação , v. 18 , p. 133 - Extrato QUALIS: A4


    2014


    • Educação Matemática na perspectiva do letramento: as tarefas investigativas como possibilidade (2014)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Cármen Lucia Brancaglion Passos

      Fonte: Letramentos em língua materna e matemática , p. 26

    • Aprendizagem em matemática: uma perspectiva através da linguagem (2014)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Flávio de Souza Pires; Luciane de Fatima Bertini; Uaiana Prates

      Fonte: Letramentos em língua materna e matemática , p. 40

    • Muitas linguagens em relação: o ensino e a aprendizagem das operações fundamentais da matemática (2014)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Flávio de Souza Pires; Luciane de Fatima Bertini; Uaiana Prates

      Fonte: Língua materna, matemática e outras linguagens , p. 27

    • Atividades orientadoras de ensino nos cadernos de educação matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: analisando possibilidades (2014)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Uaiana Prates; Flávio de Souza Pires; Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: Letramento e suas articulações no trabalho interdisciplinar , p. 34

    • O conteúdo matemático e seu ensino em um curso de Pedagogia: o tutor virtual como formador (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Cármen Lucia Brancaglion Passos

      Fonte: Anais do 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste , p. 1

    • Discussões entre professores e licenciandos em um curso online sobre o uso pedagógico do jogo nas aulas de matemática (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cármen Lucia Brancaglion Passos; Ana Paula Gestoso de Souza; Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: Atas do congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, organizado no âmbito da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) e do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) , p. 365

    • O estudo das frações: a primeira experiência de estudantes do 4º ano (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Nacir Aparecida Bertini; Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: Anais do II Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais , p. 686


    2013


    • Intervenções de tutores virtuais que envolvem conteúdo matemático em um curso de formação de professores a distância (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Cármen Lucia Brancaglion Passos

      Fonte: Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática , p. 1


    2012


    • Formação Continuada de Coordenadores Pedagógicos: experiências e reflexões (2012)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Márcia Maria de Oliveira Tessarin

      Fonte:

    • A COMUNICAÇÃO EM DIFERENTES FERRAMENTAS DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DE UM CURSO A DISTÂNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LIMITES E POTENCIALIDADES (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Reginaldo Fernando Carneiro

      Fonte: Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação , p. 2886

    • COMUNICACÃO MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Cármen Lucia Brancaglion Passos

      Fonte: Atas do XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática , p. 557

    • Formação de professores a distância: as contribuições dos tutores virtuais nas discussões sobre o ensino de matemática (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Cármen Lucia Brancaglion Passos

      Fonte: Anais do III Encontro de Educação Básica


    2011


    • Explorando a geometria com as crianças das séries iniciais do ensino fundamental (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Nacir Aparecida Bertini

      Fonte: Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática , p. 1


    2009


    • Tarefas Iinvestigativas e suas especificidades nas séries iniciais do ensino fundamental (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Cármen Lucia Brancaglion Passos

      Fonte: Revista de Educação Matemática , v. 12 , p. 25 - Extrato QUALIS: A3

    • Tarefas investigativas nas aulas de matemática: um evento de letramento (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Cármen Lucia Brancaglion Passos

      Fonte: Anais do 17º COLE , p. 1

    • Tarefas investigativas: suas especificidades nas séries iniciais do ensino fundamental (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Cármen Lucia Brancaglion Passos

      Fonte: Anais - UCB - 2009 , p. 01

    • Compartilhando conhecimentos no ensino de matematica nas series iniciais: uma professora no contexto de tarefas investigativas (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Cármen Lucia Brancaglion Passos

      Fonte: Anais da 32 reuniao anual da anped , p. 01


    2008


    • Ampliação do ensino fundamental para nove anos: entre a teoria incompleta e a prática intempestiva (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Adriana Caram; Regina Helena da S. Cerminaro; Aline M. de Medeiros Rodrigues Reali; Regina Maria S. Puccinelli Tancredi

      Fonte: Educação em Revista (UNESP. Marília) , v. 9 , p. 65 - Extrato QUALIS: B1

    • Uso da investigação matemática no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Cármen Lucia Brancaglion Passos

      Fonte: Anais do XII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática: EBRAPEM , p. 1

    • Busca ao Tesouro: matemática e brincadeira combinam (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: Anais do lX Encontro Paulista de Educação Matemática , p. 50

    • Tarefas de investigação matemática nas séries iniciais: nossa primeira experiência (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini

      Fonte: Anais do II SHIAM , p. 230


    2007


    • Dificuldades de aprendizagem em aritmética nas séries iniciais (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Cármen Lucia Brancaglion Passos

      Fonte: Anais do 16º COLE , p. 1

    • Uso da resolução de problemas e da investigação matemática no processo de ensino e aprendizagem do conceito de divisão (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Cármen Lucia Brancaglion Passos

      Fonte: Anais do XI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - Trilhas, Caminhos e Perspectivas na Pesquisa em Educação Matemática , p. 1

    • Ampliação do ensino fundamental:entre a teoria incompleta e a prática intempestiva (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Adriana Caram; Regina Helena da S. Cerminaro; Aline M. de Medeiros Rodrigues Reali; Regina Maria S. Puccinelli Tancredi

      Fonte: Anais de Eventos da UFSCar , p. 1593


    2002


    • Dificuldades de aprendizagem em aritmética nas séries inciais (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciane de Fatima Bertini; Cármen Lucia Brancaglion Passos

      Fonte: X CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFSCar-em CD

    Atuações

    Prefeitura Municipal de Descalvado

    • Professora

      2004 a 2014

    Prefeitura Municipal de Porto Ferreira

    • Professora

      1998 a 2009

    Universidade Federal de São Carlos

    • Bolsista

      Tutoria Virtual da UAB/EaD

      2009 a 2014

    • Professor substituto

      2014 a 2014

    Prefeitura do Município de Descalvado

    • Formadora

      Formadora convidada

      2013 a 2013

    Universidade Federal de São Paulo

    • Adjunto

      Desde 2014

    Acervo - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2019

    REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

    • Revisor de periódico

      Desde 2020

    Educação Matemática em Revista

    • Revisor de periódico

      Desde 2022

    Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)

    • Revisor de periódico

      Desde 2022

    ACTA SCIENTIAE (ULBRA)

    • Revisor de periódico

      Desde 2022

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Tese de doutorado em andamento

    • Antônio Robert Chagas Conceição

      Depois da matemática moderna: que saberes constituíram referência para a formação de professores?

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • SIDNÉIA ALMEIDA SILVA

      Tensões entre os campos disciplinares e o campo profissional da docência: saberes do ensino e da formação de professores que ensinam matemática nas décadas de 1970, 1980 e 1990

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Gabriela Regina Vasques Oruê

      Cadernos escolares e a matemática do ensino

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    Tese de doutorado concluídas

    • José Erisvaldo Lessa Vieira

      Geometria ensinada em cadernos escolares do ensino primário nas décadas de 1950 e 1960

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Joana Kelly Souza dos Santos

      CARACTERIZAÇÃO DE UMA GEOMETRIA DO ENSINO NO CURSO PRIMÁRIO (São Paulo, 1920-1960)

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Ivone Lemos da Rocha

      Álgebra para resolver problemas aritméticos no ensino primário: as propostas de Otello de Souza Reis e Tito Cardoso de Oliveira, década de 1910

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Karina Cristina dos Santos Pavarin

      Os problemas de aritmética nos livros didáticos (1890-1940)

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Andreia Fernandes de Souza

      Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo 1890-1930)

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    Gestão

    Universidade Federal de São Paulo

    • Vice-coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência

      Campus Guarulhos

      Departamento de Educação

    Pesquisa

    Universidade Federal de São Carlos

    • Educação Matemática nos Anos Iniciais: Tarefas Exploratório/Investigativas, Tecnologias Informáticas e Narrativas de Formação

      Este projeto toma a tecnologia informática como mais um componente na formação inicial e/ou continuada de professores dos anos iniciais. Neste projeto buscaremos investigar que saberes docentes, reflexões e conflitos são produzidos por um grupo de professores dos anos iniciais envolvidos num processo simultâneo de aprender matemática através de tecnologia informática e de tentar ensiná-la. Será tomado como referencial metodológico a pesquisa colaborativa, pois haverá parceria entre todos os participantes do grupo ao analisar, estudar e produzir tarefas de caráter exploratório/investigativa com uso do recurso tecnológico, para que essas possam ser desenvolvidas na sala de aula da educação básica. Tanto os momentos de preparação das tarefas como os da implementação delas na escola serão vídeo gravadas. Serão produzidas narrativas de formação e de análise dos episódios de ensino. A análise dos vídeos, bem como a socialização das narrativas serão no grupo, o que poderá contribuir para: (i) identificar possíveis aprendizagens sobre a matemática por professores inseridos em um contexto de colaboração e de investigação; (ii) identificar saberes docentes produzidos e (re)significados nos momentos em que o grupo prepara tarefas para a sala de aula, analisa os vídeos produzidos em suas salas de aula e produz sistematizações por meio de narrativas; (iii) compreender os dilemas, limites e potencialidades do uso da tecnologia informativa para aprender e ensinar matemática.

      Autores: Luciane de Fatima Bertini, Cármen Lucia Brancaglion Passos, Ana Paula Gestoso de Souza, Paulo Sérgio de Sa Alberto

      2014 a 2015

    • Formação compartilhada de professores que ensinam matemática: grupo de estudos, tarefas exploratório/investigativas e narrativas de formação

      Este projeto tem como objetivo principal investigar, a partir de narrativas de formação, o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática na educação básica e que participam de grupos de estudos, com características de grupo colaborativo, ao aprenderem e ensinarem matemática a partir de tarefas exploratório-investigativas. Buscamos compreender mais de perto as relações entre prática e conhecimento, ou seja, como se dá o processo de produção de conhecimento através da investigação, qual a relação entre a investigação e a prática, o que os professores aprendem quando investigam e propõem investigações/explorações matemáticas para seus alunos. (Projeto financiado pelo CNPQ - Bolsa Produtividade 2011/2013). O subprojeto "Tecnologia Informática na formação e atuação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental", com bolsista PNPD-2011, será incorporado ao projeto em novembro de 2011.

      Autores: Luciane de Fatima Bertini, Cármen Lucia Brancaglion Passos, Reginaldo Fernando Carneiro, Maiza Lamonato, José Antonio Araújo Andrade, Priscila Domingues Azevedo, Sandra Alves de Oliveira, Patricia Rosana Linardi

      2011 a 2014

    • Formação compartilhada de professores que ensinam Matemática

      Um dos dilemas vividos pelos professores, especialmente em início de carreira, é a dificuldade de transformar os conteúdos conceituais da Matemática em conteúdos de ensino adequados às necessidades, expectativas e experiências dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo desse projeto é trabalhar de forma integrada conteúdos do ensino fundamental, enfatizando conteúdos matemáticos para favorecer a aprendizagem de noções e conceitos específicos. Esse processo será objeto de investigação na área de formação de professores na qual se procurará analisar essa metodologia como estratégia formativa. Alguns focos de investigação do projeto: o desenvolvimento de estudos e pesquisas compreendendo a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática; a prática pedagógica de professores de matemática.

      Autores: Luciane de Fatima Bertini, Cármen Lucia Brancaglion Passos, Tatiane Déchen, Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira, Reginaldo Fernando Carneiro, Renata P Gama, Maria das Graças dos Santos Abreu, Maiza Lamonato, Rafael Neves Almeida, José Antonio Araújo Andrade, Priscila Domingues Azevedo, Josiana Rovatti Pupin

      2003 a 2011

    Universidade Federal de São Paulo

    • PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DA MATEMÁTICA E SUA HISTÓRIA PARA O ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA FRANÇA E NO BRASIL, SÉCULO XX

      O projeto de pesquisa franco-brasileiro tem por finalidade maior estruturar e consolidar a pesquisa sobre temática comum entre equipes de pesquisadores do Brasil e da França. Trata-se, de um lado, do ensino de matemática para o ensino secundário e superior; e, de outro, da formação de professores. No coração do projeto está a matemática, sua história e sua didática. Unindo pesquisadores experimentados e iniciantes, com diversas perspectivas e interesses de estudos sobre a temática, que envolve os três domínios abarcados pelo projeto, tem-se uma proposta que se insere na paisagem atual de pesquisas sobre a internacionalização da produção de saberes para o ensino e formação de professores de matemática. Como o próprio título do projeto enuncia, mobilizam-se noções de produção de saberes, sua circulação e apropriação no espaço transnacional configurado pelas relações franco-brasileiras ao longo do século XX. Para tal, três eixos principais organizam a pesquisa: 1) constituição de comunidades científicas da Matemática, da História da Matemática e da Educação Matemática: saberes em circulação na França e no Brasil, século XX; 2) História da Matemática e da Educação Matemática na formação de professores na França e no Brasil; 3) História do ensino de matemática: estudos comparativos entre França e Brasil.

      Autores: Luciane de Fatima Bertini, Wagner Rodrigues Valente, Marc Moyon

      Desde 2024

    • Produção de novos saberes para o ensino e formação de professores que ensinam matemática: relações históricas entre campos disciplinares e profissional

      Descrição: Este projeto de pesquisa trata de estudos históricos sobre a produção curricular em matemática para o ensino e para a formação de professores dos primeiros anos escolares. Utilizando resultados obtidos com o desenvolvimento de projetos anteriores, o estudo dedica-se à análise das relações estabelecidas historicamente entre campos disciplinares (Matemática, Educação Matemática e Ciências da Educação) e campo profissional da docência (professores e suas entidades representativas) envolvidos na produção e sistematização de saberes contidos em documentos curriculares. Mobilizando ferramentas teórico-metodológicas como campo científico (Bourdieu; Hofstetter & Schneuwly), experts (Maxim & Arnold; Hofstetter & Schneuwly) e variação de escalas (Ricoeur), o estudo analisa a produção curricular advinda das ações de cerca de quarenta personagens atuantes desde finais do século XIX até as últimas décadas do século XX. A pesquisa norteia-se pela seguinte interrogação: Que mudanças ocorreram nas relações travadas ao longo do tempo entre os campos disciplinares e o campo profissional da docência resultando em novos saberes sistematizados em documentos curriculares para o ensino e formação de professores?

      Autores: Luciane de Fatima Bertini, Wagner Rodrigues Valente, Marc Moyon, Luciane de Fatima Bertini, Wagner Rodrigues Valente, Maria Cecília Bueno Fischer, Rosilda dos Santos Morais, Nara Vilma Pinheiro, Gabriel Luís da Conceição, Francisca Janice dos Santos Fortaleza

      Desde 2022

    • Ensinar e Aprender Matemática

      O projeto tem como pressuposto o trabalho com a Educação Matemática de um ponto de vista social e político de maneira a tornar a relação teoria-prática menos fragmentada. A partir desta concepção, tem-se como objetivo o planejamento, elaboração de materiais didáticos e a divulgação de atividades de ensino envolvendo diferentes temas e conteúdos da matemática abordada nos diferentes níveis da Educação Básica. Tal processo visa contribuir com a formação dos licenciandos envolvidos na produção dos materiais e também oportunizar a professores da Escola Básica condições de reflexão sobre a prática pedagógica, seja por meio de discussões, estudo de artigos científicos e/ou elaboração de material pedagógico.

      Autores: Luciane de Fatima Bertini, Patricia Rosana Linardi, Rosilda dos Santos Morais, Renato Marcone José De Souza

      Desde 2022

    • Evento de extensão - ATIVIDADES FORMATIVAS: História da educação matemática - 2021 (Parte I)

      Trata-se de um conjunto de atividades - relatos de experiências, minicursos, palestras, mesas redondas, discussões de textos específicos, dentre outras (relacionadas ao ensino e à formação de professores de matemática, tratados em perspectiva histórica). Evento de extensão ligado ao projeto "GHEMAT Brasil - ATIVIDADES FORMATIVAS"

      Autores: Luciane de Fatima Bertini, Wagner Rodrigues Valente

      2021 a 2021

    • GHEMAT Brasil - ATIVIDADES FORMATIVAS

      Trata-se de um conjunto de atividades - relatos de experiências, minicursos, palestras, mesas redondas, discussões de textos específicos, dentre outras - destinadas a graduandos e pós-graduandos, que abordam temas ligados ao ensino e à formação de professores de matemática, tratados em perspectiva histórica. As atividades têm lugar todos os sábados e são realizadas por um conjunto de professores e pesquisadores de diferentes universidades brasileiras (UFSC, UFMS, UFPA, UFRGS, UFS, UNESP, UFMT, UFJF, UERJ, UFPR, UESB, UEFS) sob a coordenação do GHEMAT, grupo sediado na UNIFESP - Campus Guarulhos.

      Autores: Luciane de Fatima Bertini, Wagner Rodrigues Valente

      Desde 2020

    • To Study Teacher Education Systems in the BRICS Countries

      The study aims to take up a comparative analysis of the teacher education systems in some BRICS countries (Brazil, India, South Africa) and UK. The two broad areas that would be studied: Mechanisms to Govern Teacher Education, Models of Teacher Professional Development and Growth

      Autores: Luciane de Fatima Bertini, Raquel Milani, Mythili Ramchand, Yusuf Sayed, Poonam Sachdev

      2020 a 2023

    • PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

      A trajetória de Matemática do subprojeto do PIBID da UNIFESP (campus Diadema) tem como temática central a resolução de problemas em perspectiva multidisciplinar. Assim são objetivos do núcleo: i) Discutir matemática, categorias da matemática, categorias do cotidiano, ciência disciplinar por meio de problemas abertos. Por categorias pode-se entender os modos como cada grupo cultural organiza seu mundo (o matemático, o professor, o futuro professor, o cientista); ii) Trazer para as discussões com os estudantes, futuros professores, categorias relacionadas à matemática como ciência disciplinar e à educação matemática problematizando-as em termos de saberes profissionais do professor; iii) Realizar trabalho que leve em conta ações às quais têm como foco produzir materiais (pedagógicos, de acessibilidade, quais forem eles a depender das demandas) com um design universal, ou seja, que possam ser utilizados por qualquer estudante sem a necessidade de adaptações; iv) Identificar que tal núcleo visa a construção de saberes multidisciplinares na formação inicial docente, pilar do curso de Ciências no qual esta proposta se vincula.

      Autores: Luciane de Fatima Bertini

      Desde 2018

    • A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NO ENSINO: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990

      Ao longo dos projetos desenvolvidos e em curso no GHEMAT, o tema formação de professores tem sido sugerido, de forma recorrente, para futuras investigações históricas. Ao constituir-se em nova etapa investigativa, esta proposta leva em conta conquistas anteriores do grupo tais como a consolidação de uma rede de pesquisadores, as práticas de trabalho coletivo que têm marcado suas atividades, os avanços obtidos em relação a produção dos projetos concluídos, a qualidade da base de dados digitalizados disponibilizada. Agregam-se ao perfil do grupo as aprendizagens do ofício de historiador e da operacionalização de conceitos da história cultural e a busca por novos referenciais para ampliação de sua base teórico-metodológica, como as recentes leituras advindas dos trabalhos realizados pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE), da Universidade de Genebra, na Suíça. Tais referenciais voltam-se para a compreensão histórica dos saberes profissionais da docência, objetivados em termos de legislações, decretos, dentre outros, no que se refere aos saberes a ensinar e os saberes para ensinar. Para além dos saberes de experiência que integram a base da formação docente, já evidenciados em várias pesquisas, no presente projeto considera-se a matemática como uma ferramenta da profissão docente, como um saber profissional comprometido com o ensino. Assim, este projeto tem seu foco nos saberes objetivados, saberes formalizados, passíveis de sistematização elaborados por processos históricos e dinâmicas articuladas da formação e do ensino da matemática. O levantamento realizado em estudos recentes sobre formação de professores aponta ausência de pesquisas sobre saberes objetivados e sistematizados que são transformados em saberes institucionalizados para formar professores e para o ensino da matemática nos primeiros anos escolares. Nesse sentido, esta proposta tem como objetivo geral investigar processos e dinâmicas constituintes do saber profissional do professor que ensina matemática no período compreendido entre 1890-1990. Dada sua abrangência temporal, o projeto suscitou recortes específicos da ampla temática a ser investigada implicando seu desdobramento em quatro eixos cada qual abarcando no mínimo dez subprojetos, todos imbuídos em tornar inteligíveis processos constituintes da matemática a ensinar e da matemática para ensinar e suas dinâmicas de articulação. Embora centre suas discussões em diferentes aspectos dos complexos saberes profissionais, os eixos estruturantes mantém-se articulados, permitindo integrações entre suas respectivas propostas. A partir de diferentes recortes (experts, processos da matemática a ensinar; processos da matemática para ensinar; a matemática ensinada) os subprojetos dos eixos buscam alcançar especificidades do projeto temático, seja aprofundando o quadro-teórico do trabalho comum, analisando o movimento de componentes curriculares da formação, reunindo e problematizando informações sobre experts em ações e normativas oficiais para a constituição de saberes profissionais, produzindo inventários que possibilitem análises de saberes a ensinar e saberes para ensinar matemática, localizados em livros didáticos e manuais pedagógicos, cadernos e provas escolares, seja dando continuidade à organização da base de dados disponível no repositório digital, realizando encontros para discussão e aprimoramento da pesquisa e socializando dados em eventos científicos e meios de divulgação pertinentes à área. Dentre os resultados a serem obtidos no projeto será elaborada uma obra-síntese que pretende contribuir com o avanço do debate atual, da formação inicial de professores, sobre os saberes profissionais dos docentes que ensinam matemática nos primeiros anos escolares.

      Autores: Luciane de Fatima Bertini, Wagner Rodrigues Valente, Neuza Bertoni Pinto, Andreia Fernandes de Souza, Rosilda dos Santos Morais, Ivone Lemos da Rocha, Karina Cristina dos Santos Pavarin, Joana Kelly Souza dos Santos, José Erisvaldo Lessa Vieira, Gabriela Regina Vasques Oruê

      2017 a 2023

    • Os problemas de aritmética no ensino primário, 1890-1940

      O projeto é guiado pela seguinte questão de pesquisa: Como os problemas participam nas propostas para o ensino de aritmética no ensino primário no período de 1890 a 1940? A opção pelo recorte temporal teve sua motivação por ser este o período em que tem início a organização dos grupos escolares e no qual ocorre uma intensificação da produção didática, dos impressos escolares destinados ao ensino primário. Respondendo a questão apresentada espera-se contribuir com a compreensão das propostas atuais para a utilização da resolução de problemas uma vez que, para o período em estudo, há fortes indícios de que foram consolidados aspectos da utilização de problemas na cultura escolar que estão presentes até hoje. A pesquisa é desenvolvida a partir do ferramental teórico e metodológico da História Cultural, fazendo uso de conceitos como os de representação e de apropriação (CHARTIER, 2002) e de cultura escolar (JULIA, 2001). Também busca-se a compreensão do momento educacional brasileiro no período a ser pesquisado por meio de pesquisas da área de História da Educação. A documentação utilizada é composta por um conjunto de referências vindas da legislação, dos programas oficiais de ensino, dos manuais e das revistas pedagógicas . E, ainda, documentos como: cadernos de estudantes, diários de professores, entre outros que possam ser localizados.

      Autores: Luciane de Fatima Bertini, Andreia Fernandes de Souza, Ivone Lemos da Rocha, Karina Cristina dos Santos Pavarin

      2017 a 2020

    • A matemática na escola primária nos séculos XIX-XX: estudos comparativos entre o Brasil e a França

      A pesquisa trata de uma investigação histórica, de natureza comparativa, buscando captar as mudanças no ensino de matemática na escola primária, a partir da década de 1880 até 1960, na França e no Brasil. Este marco temporal cobre um período onde o ensino primário escolariza progressivamente as crianças saídas dos meios populares, e o ensino secundário, reservado às elites sociais, ambos constituindo dois níveis de ensino separados e onde são forjadas duas culturas escolares fortemente determinadas pela origem e destino social dos alunos. De outra parte, se a escola primária francesa escolariza a quase totalidade das crianças, desde os anos 1880, tal não é caso do Brasil onde, verdadeiramente, só na segunda metade do século XX a escola primária transforma-se numa escola de massas. Mencione-se, de outra feita, que neste país, em tempo anterior à Lei Orgânica do Ensino Primário (1946), cada estado geria a sua própria escola primária. E, nesse contexto, destaque-se o papel de São Paulo como pioneiro na difusão de um modelo para escola primária através da criação dos Grupos Escolares (1893). Ancorado sobre um trabalho coletivo de comparação e de confrontação de contextos e especificidades nacionais, a pesquisa será desenvolvida seguindo-se três grandes eixos: 1- A recepção e as táticas de apropriação das prescrições oficiais pelos professores; 2- A influência da Escola Nova sobre o ensino de matemática; 3- A formação de professores para o ensino primário.

      Autores: Luciane de Fatima Bertini, Wagner Rodrigues Valente, Moysés Gonçalves Siqueira Filho, Maria Cristina Araújo de Oliveira, Maria Célia Leme da Silva, Aparecida Rodrigues Silva Duarte, Maria Cecília Bueno Fischer, Cláudia Regina Flores, Ivanete Batista dos Santos, Rosimeire Aparecida Soares Borges, Elisabete Zardo Búrigo, Gladys Denise Wielewski, David Antonio da Costa, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos, Lucia Maria Aversa Villela, Iran Abreu Mendes, Claudinei de Camargo Santana, neusa bertoni pinto, renaud d'enfert

      2014 a 2017

    • Matemática nos anos iniciais e seus desdobramentos nos outros níveis de ensino

      Espaço de investigação e de reflexão, para professores que ensinam matemática na Educação Básica, sobre o ensino e a aprendizagem da matemática nos anos iniciais, bem como de seus desdobramentos nos outros níveis de ensino, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de práticas educativas que visem oferecer uma formação matemática aos estudantes que garanta a eles uma profunda compreensão das ideias matemáticas e a capacidade de explicá-las e justificá-las. Essas investigações e reflexões são ainda permeadas pelo entendimento de que a formação matemática não acontece isolada de questões do espaço escolar contemporâneo, da profissão docente e da realidade social e que deve privilegiar a formação cidadã.

      Autores: Luciane de Fatima Bertini

      2015 a 2016

    • A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970

      O projeto reúne pesquisadores doutores de dez estados brasileiros com o fim de elaboração de uma investigação histórico-comparativa. A temática de estudo refere-se à análise da trajetória de constituição dos saberes elementares matemáticos (a Aritmética, a Geometria e o Desenho) presentes no curso primário de diferentes regiões brasileiras desde o período de criação do modelo ?grupo escolar? até a sua extinção a partir da criação da escola obrigatória de oito anos. Este projeto nutre-se de experiência anterior obtida com o desenvolvimento de estudos histórico-comparativos entre Brasil e Portugal e apoio da CAPES e do GRICES (2006-2010), e busca consolidar uma rede nacional de pesquisadores interessados na produção de uma história glocal da educação matemática. A pesquisa orienta-se pelas seguintes questões: Que trajetórias de constituição tiveram a Aritmética, a Geometria e o Desenho para os primeiros anos escolares? Ou, dizendo de outro modo: como foram organizados/reorganizados os saberes elementares matemáticos para estarem presentes na escola graduada? Como o modelo grupo escolar, difundido a partir de São Paulo, constituiu/reconstituiu saberes elementares matemáticos em diferentes pontos do Brasil?

      Autores: Luciane de Fatima Bertini, Luciane de Fatima Bertini, Wagner Rodrigues Valente, Maria Célia Leme da Silva, Aparecida Rodrigues Silva Duarte, Neuza Bertoni Pinto, Maria Cecília Bueno Fischer, Cláudia Regina Flores, Ivanete Batista dos Santos, Rosimeire Aparecida Soares Borges, Elisabete Zardo Búrigo, Gladys Denise Wielewski, David Antonio da Costa, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos, Lucia Maria Aversa Villela, Rita de Cássia Pistóia Mariani, Iran Abreu Mendes, Joseane Pinto de Arruda, Claudinei de Camargo Santana

      2014 a 2016

    • Programa de Formação Continuada de Professores de Ciências e Matemática: a prática docente em foco - Segunda Edição

      Descrição: O presente programa de extensão tem como principal objetivo a formação continuada de professores de ciêncais e matemática do ensino básico por meio da relaização de uma pesquisa sobre a prática docente, efetuada pela parceria estabelecida entre o professor da escola básica , que indaga sua prática e realiza a pesquisa sobre ela, e o professor universitário , que orienta a trajetória da investigação. O programa está dividido em três módulos : Introdução aos fundamentos de Pesquisa, com foco no despertar para o questionamento da prática docente; Pesquisa sobre a prática docente, no qual será realizada a pesquisa propriamente dita e Socialização da pesquisa e de seus resultados, voltado à divulgação dos estudos realizados. Os módulos propõem a realização de uma série de atividades, estando organizados em subprojetos , cada qual com seus objetivos e metodologias. O programa ainda pretende realizar fóruns e implantar um portal sobre a formação continuada de professores de ciências e matemática do ensino básico. O programa foi Classificado mas não contemplado no Edital Proext MEC/SEsu 02/2013. Informações em http://gefop.unifesp.br ou http://gefop.pro.br.

      Autores: Luciane de Fatima Bertini, Patricia Rosana Linardi, Verilda Speridião Kluth, Itale Cericato

      2014 a 2016

    Atualização Lattes em 2024-06

    Processado em 2024-07-22