Luciane de Fatima Bertini
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Programa de Pós-Graduação: Educação e Saúde na Infância e Adolescência-Do
E-Mail: luciane.bertini@unifesp.br
Resumo
Pós- doutorado na Université de Limoges/França financiado pelo programa CAPES-COFECUB (2017). Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação da UFSCar (2013). Mestrado em Educação no mesmo programa (2009). Licenciatura em Matemática pela UFSCar (2003). Formação em Magistério (nível médio). Professora adjunta na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) atuando na área de Ensino de Matemática. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde da Infância e da Adolescência na UNIFESP. Membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT. Experiência como professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação Infantil, na formação de professores e como tutora virtual no curso de Pedagogia a distância. Desenvolve pesquisas na área de História da Educação Matemática principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais e formação de professores que ensinam matemática. Membro da diretoria da SBEM - Regional São Paulo (gestão 2020-2023). Membro da diretoria do Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil) (gestão 2022-2026).
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
BERTINI, L. F.;BERTINI, Luciane de Fatima;BERTINI, Luciane F.;BERTINI, LUCIANE FATIMA;BERTINI, LUCIANE
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Espanhol
Compreende razoavelmente, Fala nao_informado, Lê razoavelmente, Escreve nao_informado
Inglês
Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente
Francês
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Educação
O TUTOR VIRTUAL COMO FORMADOR: A MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFSCAR
Orientação: Carmén Lúcia Brancaglion Passos
Universidade Federal de São Carlos
Mestrado em Educação
Compartilhando conhecimentos no ensino de matemática nas séries iniciais: uma professora no contexto de tarefas investigativas
Educação Matemática
Orientação: Cármen Lúcia Brancaglion Passos
Universidade Federal de São Carlos
2007 a 2009
Graduação em Matemática
Dificuldades de aprendizagem em aritmética nas séries iniciais
Orientação: Cármen Lúcia Brancaglion Passos
Universidade Federal de São Carlos
1999 a 2003
Produção
2024
-
CADERNOS ESCOLARES E CATEGORIAS PARA INVESTIGAÇÃO DA MATEMÁTICA ENSINADA (2024)
Artigo publicado
Autores: ORUÊ, GABRIELA REGINA VASQUES; Luciane de Fatima Bertini
Fonte: ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP , v. 6 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
2023
-
The APUA ? Ubiratan D?Ambrosio Personal Archive and the Research on the Production of New Knowledge: History of Mathematics, Ethnomathematics and Mathematics Education (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente; Luciane de Fatima Bertini
Fonte: Ubiratan D?Ambrosio and Mathematics Education: Trajectory, Legacy and Future , p. 83
-
-
-
Políticas públicas curriculares para a formação de professores que ensinam matemática (2023)
Artigo publicado
Autores: LOPES, CELI ESPASANDIN; Luciane de Fatima Bertini; BORELLI, SUZETE SOUZA
Fonte: Revista de Educação Matemática , v. 20 , p. e023092 - Extrato QUALIS: A3
-
Helvécio Ferreira de Andrade e os novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe (2023)
Artigo publicado
Autores: Luciane de Fatima Bertini; Sidnéia Almeida Silva
Fonte: Revista de Matemática, Ensino e Cultura , v. 18 , p. e2023003
-
-
2022
2021
-
José Ribeiro Escobar e as orientações para o ensino de retângulo (2021)
Artigo publicado
Autores: Joana Kelly Souza dos Santos; Luciane de Fatima Bertini
Fonte: TANGRAM - Revista de Educação Matemática , v. 4 , p. 62 - Extrato QUALIS: A3
-
Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições, finalidades e tipologias (2021)
Artigo publicado
Autores: Luciane de Fatima Bertini; SOUZA, ANDREIA FERNANDES
Fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) , v. 12 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
-
Situações da Vida Cotidiana no Ensino de Frações (2021)
Artigo publicado
Autores: Luciane de Fatima Bertini
Fonte: Educação Matemática em Revista , v. 26 , p. 134 - Extrato QUALIS: A2
-
Cartão verde para o material dourado (2021)
Artigo publicado
Autores: REZENDE, ALAN MARCOS SILVA DE; Luciane de Fatima Bertini
Fonte: ZETETIKÉ (ON LINE) , v. 29 , p. e021026 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
PROBLEMAS ARITMÉTICOS COMO ELEMENTOS DA MATEMÁTICA DO ENSINO (2021)
Artigo publicado
Autores: Luciane de Fatima Bertini; Wagner Rodrigues Valente
Fonte: Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso , v. 41 , p. 230
2020
-
-
-
-
TEMPO DIDÁTICO E GESTÃO CURRICULAR: REFLEXÕES A PARTIR DE VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Luciane de Fatima Bertini; Renata França Feitosa; Deborah Aparecida Colella Santiago
Fonte: Anais do XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM , p. 1438
2019
2018
-
-
-
-
-
As matemáticas na formação de professores e no ensino: investigações sobre a trajetória de um saber profissional (2018)
Capítulo de livro publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente; Luciane de Fatima Bertini; Rosilda dos Santos Morais
Fonte: Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em educação matemática , p. 75
-
-
-
O que devem saber os professores sobre o uso de problemas nas aulas de aritmética? Uma leitura dos prefácios de manuais pedagógicos (1890-1940) (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Luciane de Fatima Bertini
Fonte: Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática , p. 1
2017
-
-
La géométrie dans la formation des normaliens de Minas Gerais et São Paulo entre les années 1920 et 1940 (2017)
Capítulo de livro publicado
Autores: Maria Cristina Araújo de Oliveira; Martha Raíssa Santana da Silva; Mercedes Carvalho; Luciane de Fatima Bertini
Fonte: Les mathématiques à l'école élémentaire (1880-1970): études France-Brésil , p. 147
-
-
-
Arithmetical problems in primary school: Ideas that circulated in São Paulo/Brazil in the end of the 19th century (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Luciane de Fatima Bertini; Andreia Fernandes de Souza
Fonte: Proceedings of the Tenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME10, February 1-5, 2017) , p. 1685
-
-
-
-
As Matemáticas na Formação de Normalistas Brasileiros e Franceses em Tempos de Escola Nova ? 1920 a 1945 (2017)
Artigo publicado
Autores: Maria Cristina Araújo de Oliveira; Luciane de Fatima Bertini; Mercedes Carvalho; Martha Raíssa Santana da Silva
Fonte: EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA , v. 8 , p. 1 - Extrato QUALIS: B1
-
-
A pesquisa sobre o saber profissional do professor que ensina matemática: proposta de um projeto amplo de pesquisas (2017)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente; Luciane de Fatima Bertini; Neuza Bertoni Pinto; Rosilda dos Santos Morais
Fonte: CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA , v. 1 , p. 31 - Extrato QUALIS: A4
-
2016
-
-
Atividade investigativa em aulas de ciências, um olhar para uma ação (2016)
Capítulo de livro publicado
Autores: Sofia Leal Magalhães; Luciane de Fatima Bertini; Maria Nizete Azevedo; Patricia Rosana Linardi
Fonte: A pesquisa da prática docente na formação continuada de professores: os caminhos de uma experiência , p. 47
-
-
O papel do tutor virtual na formação de professores dos anos iniciais na modalidade a distância: a matemática em foco (2016)
Artigo publicado
Autores: Luciane de Fatima Bertini; PASSOS, CÁRMEN LÚCIA BRANCAGLION
Fonte: Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP , v. 42 , p. 83 - Extrato QUALIS: A1
-
-
2015
-
-
Resolução de problemas: ampliações e mudanças entre as propostas de década de 30 e as propostas atuais no Brasil (2015)
Trabalhos em eventos
Autores: Luciane de Fatima Bertini
Fonte: Anais do XII Seminário Temático - Saberes elementares matemáticos do ensino primário (1890-1970): o que dizem as revistas pedagógicas , p. 1
-
LÉducation Nouvelle et la formation des instituteurs-trices brésiliens et français: les principales caractéristiques de la pratiique de lenseifnement de larithmétique, de la géométrie et du dessin (2015)
Trabalhos em eventos
Autores: Luciane de Fatima Bertini; Maria Cristina Araújo de Oliveira; Mercedes Carvalho; Martha Raíssa Santana da Silva
Fonte: Colloque internacional - L'enseignement des mathématiques à l'école primaire, XIXe-XXe siècle , p. 8
-
-
-
-
Ensino de Matemática nos Anos Iniciais: aprendizagens de uma professora no contexto de tarefas investigativas (2015)
Artigo publicado
Autores: Luciane de Fatima Bertini
Fonte: BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online) , v. 29 , p. 1201 - Extrato QUALIS: A1
-
2014
-
-
-
-
Atividades orientadoras de ensino nos cadernos de educação matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: analisando possibilidades (2014)
Capítulo de livro publicado
Autores: Uaiana Prates; Flávio de Souza Pires; Luciane de Fatima Bertini
Fonte: Letramento e suas articulações no trabalho interdisciplinar , p. 34
-
-
Discussões entre professores e licenciandos em um curso online sobre o uso pedagógico do jogo nas aulas de matemática (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Cármen Lucia Brancaglion Passos; Ana Paula Gestoso de Souza; Luciane de Fatima Bertini
Fonte: Atas do congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, organizado no âmbito da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) e do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) , p. 365
-
2013
2012
-
-
A COMUNICAÇÃO EM DIFERENTES FERRAMENTAS DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DE UM CURSO A DISTÂNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LIMITES E POTENCIALIDADES (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Luciane de Fatima Bertini; Reginaldo Fernando Carneiro
Fonte: Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação , p. 2886
-
-
2011
2009
2008
-
Ampliação do ensino fundamental para nove anos: entre a teoria incompleta e a prática intempestiva (2008)
Artigo publicado
Autores: Luciane de Fatima Bertini; Adriana Caram; Regina Helena da S. Cerminaro; Aline M. de Medeiros Rodrigues Reali; Regina Maria S. Puccinelli Tancredi
Fonte: Educação em Revista (UNESP. Marília) , v. 9 , p. 65 - Extrato QUALIS: B1
-
Uso da investigação matemática no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Luciane de Fatima Bertini; Cármen Lucia Brancaglion Passos
Fonte: Anais do XII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática: EBRAPEM , p. 1
-
-
2007
-
-
Uso da resolução de problemas e da investigação matemática no processo de ensino e aprendizagem do conceito de divisão (2007)
Trabalhos em eventos
Autores: Luciane de Fatima Bertini; Cármen Lucia Brancaglion Passos
Fonte: Anais do XI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - Trilhas, Caminhos e Perspectivas na Pesquisa em Educação Matemática , p. 1
-
Ampliação do ensino fundamental:entre a teoria incompleta e a prática intempestiva (2007)
Trabalhos em eventos
Autores: Luciane de Fatima Bertini; Adriana Caram; Regina Helena da S. Cerminaro; Aline M. de Medeiros Rodrigues Reali; Regina Maria S. Puccinelli Tancredi
Fonte: Anais de Eventos da UFSCar , p. 1593
2002
Atuações
Prefeitura Municipal de Descalvado
-
Professora
2004 a 2014
Prefeitura Municipal de Porto Ferreira
-
Professora
1998 a 2009
Universidade Federal de São Carlos
-
Bolsista
Tutoria Virtual da UAB/EaD
2009 a 2014
-
Professor substituto
2014 a 2014
Prefeitura do Município de Descalvado
-
Formadora
Formadora convidada
2013 a 2013
Universidade Federal de São Paulo
-
Adjunto
Desde 2014
Acervo - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP
-
Membro de corpo editorial
Desde 2019
REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
-
Revisor de periódico
Desde 2020
Educação Matemática em Revista
-
Revisor de periódico
Desde 2022
Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)
-
Revisor de periódico
Desde 2022
ACTA SCIENTIAE (ULBRA)
-
Revisor de periódico
Desde 2022
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
Antônio Robert Chagas Conceição
Depois da matemática moderna: que saberes constituíram referência para a formação de professores?
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Tensões entre os campos disciplinares e o campo profissional da docência: saberes do ensino e da formação de professores que ensinam matemática nas décadas de 1970, 1980 e 1990
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Cadernos escolares e a matemática do ensino
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Tese de doutorado concluídas
-
Geometria ensinada em cadernos escolares do ensino primário nas décadas de 1950 e 1960
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
CARACTERIZAÇÃO DE UMA GEOMETRIA DO ENSINO NO CURSO PRIMÁRIO (São Paulo, 1920-1960)
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
Dissertação de mestrado concluídas
-
Álgebra para resolver problemas aritméticos no ensino primário: as propostas de Otello de Souza Reis e Tito Cardoso de Oliveira, década de 1910
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Karina Cristina dos Santos Pavarin
Os problemas de aritmética nos livros didáticos (1890-1940)
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo 1890-1930)
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Vice-coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência
Campus Guarulhos
Departamento de Educação
Pesquisa
Universidade Federal de São Carlos
-
Educação Matemática nos Anos Iniciais: Tarefas Exploratório/Investigativas, Tecnologias Informáticas e Narrativas de Formação
Este projeto toma a tecnologia informática como mais um componente na formação inicial e/ou continuada de professores dos anos iniciais. Neste projeto buscaremos investigar que saberes docentes, reflexões e conflitos são produzidos por um grupo de professores dos anos iniciais envolvidos num processo simultâneo de aprender matemática através de tecnologia informática e de tentar ensiná-la. Será tomado como referencial metodológico a pesquisa colaborativa, pois haverá parceria entre todos os participantes do grupo ao analisar, estudar e produzir tarefas de caráter exploratório/investigativa com uso do recurso tecnológico, para que essas possam ser desenvolvidas na sala de aula da educação básica. Tanto os momentos de preparação das tarefas como os da implementação delas na escola serão vídeo gravadas. Serão produzidas narrativas de formação e de análise dos episódios de ensino. A análise dos vídeos, bem como a socialização das narrativas serão no grupo, o que poderá contribuir para: (i) identificar possíveis aprendizagens sobre a matemática por professores inseridos em um contexto de colaboração e de investigação; (ii) identificar saberes docentes produzidos e (re)significados nos momentos em que o grupo prepara tarefas para a sala de aula, analisa os vídeos produzidos em suas salas de aula e produz sistematizações por meio de narrativas; (iii) compreender os dilemas, limites e potencialidades do uso da tecnologia informativa para aprender e ensinar matemática.
Autores: Luciane de Fatima Bertini, Cármen Lucia Brancaglion Passos, Ana Paula Gestoso de Souza, Paulo Sérgio de Sa Alberto
2014 a 2015
-
Formação compartilhada de professores que ensinam matemática: grupo de estudos, tarefas exploratório/investigativas e narrativas de formação
Este projeto tem como objetivo principal investigar, a partir de narrativas de formação, o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática na educação básica e que participam de grupos de estudos, com características de grupo colaborativo, ao aprenderem e ensinarem matemática a partir de tarefas exploratório-investigativas. Buscamos compreender mais de perto as relações entre prática e conhecimento, ou seja, como se dá o processo de produção de conhecimento através da investigação, qual a relação entre a investigação e a prática, o que os professores aprendem quando investigam e propõem investigações/explorações matemáticas para seus alunos. (Projeto financiado pelo CNPQ - Bolsa Produtividade 2011/2013). O subprojeto "Tecnologia Informática na formação e atuação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental", com bolsista PNPD-2011, será incorporado ao projeto em novembro de 2011.
Autores: Luciane de Fatima Bertini, Cármen Lucia Brancaglion Passos, Reginaldo Fernando Carneiro, Maiza Lamonato, José Antonio Araújo Andrade, Priscila Domingues Azevedo, Sandra Alves de Oliveira, Patricia Rosana Linardi
2011 a 2014
-
Formação compartilhada de professores que ensinam Matemática
Um dos dilemas vividos pelos professores, especialmente em início de carreira, é a dificuldade de transformar os conteúdos conceituais da Matemática em conteúdos de ensino adequados às necessidades, expectativas e experiências dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo desse projeto é trabalhar de forma integrada conteúdos do ensino fundamental, enfatizando conteúdos matemáticos para favorecer a aprendizagem de noções e conceitos específicos. Esse processo será objeto de investigação na área de formação de professores na qual se procurará analisar essa metodologia como estratégia formativa. Alguns focos de investigação do projeto: o desenvolvimento de estudos e pesquisas compreendendo a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática; a prática pedagógica de professores de matemática.
Autores: Luciane de Fatima Bertini, Cármen Lucia Brancaglion Passos, Tatiane Déchen, Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira, Reginaldo Fernando Carneiro, Renata P Gama, Maria das Graças dos Santos Abreu, Maiza Lamonato, Rafael Neves Almeida, José Antonio Araújo Andrade, Priscila Domingues Azevedo, Josiana Rovatti Pupin
2003 a 2011
Universidade Federal de São Paulo
-
PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DA MATEMÁTICA E SUA HISTÓRIA PARA O ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA FRANÇA E NO BRASIL, SÉCULO XX
O projeto de pesquisa franco-brasileiro tem por finalidade maior estruturar e consolidar a pesquisa sobre temática comum entre equipes de pesquisadores do Brasil e da França. Trata-se, de um lado, do ensino de matemática para o ensino secundário e superior; e, de outro, da formação de professores. No coração do projeto está a matemática, sua história e sua didática. Unindo pesquisadores experimentados e iniciantes, com diversas perspectivas e interesses de estudos sobre a temática, que envolve os três domínios abarcados pelo projeto, tem-se uma proposta que se insere na paisagem atual de pesquisas sobre a internacionalização da produção de saberes para o ensino e formação de professores de matemática. Como o próprio título do projeto enuncia, mobilizam-se noções de produção de saberes, sua circulação e apropriação no espaço transnacional configurado pelas relações franco-brasileiras ao longo do século XX. Para tal, três eixos principais organizam a pesquisa: 1) constituição de comunidades científicas da Matemática, da História da Matemática e da Educação Matemática: saberes em circulação na França e no Brasil, século XX; 2) História da Matemática e da Educação Matemática na formação de professores na França e no Brasil; 3) História do ensino de matemática: estudos comparativos entre França e Brasil.
Autores: Luciane de Fatima Bertini, Wagner Rodrigues Valente, Marc Moyon
Desde 2024
-
Produção de novos saberes para o ensino e formação de professores que ensinam matemática: relações históricas entre campos disciplinares e profissional
Descrição: Este projeto de pesquisa trata de estudos históricos sobre a produção curricular em matemática para o ensino e para a formação de professores dos primeiros anos escolares. Utilizando resultados obtidos com o desenvolvimento de projetos anteriores, o estudo dedica-se à análise das relações estabelecidas historicamente entre campos disciplinares (Matemática, Educação Matemática e Ciências da Educação) e campo profissional da docência (professores e suas entidades representativas) envolvidos na produção e sistematização de saberes contidos em documentos curriculares. Mobilizando ferramentas teórico-metodológicas como campo científico (Bourdieu; Hofstetter & Schneuwly), experts (Maxim & Arnold; Hofstetter & Schneuwly) e variação de escalas (Ricoeur), o estudo analisa a produção curricular advinda das ações de cerca de quarenta personagens atuantes desde finais do século XIX até as últimas décadas do século XX. A pesquisa norteia-se pela seguinte interrogação: Que mudanças ocorreram nas relações travadas ao longo do tempo entre os campos disciplinares e o campo profissional da docência resultando em novos saberes sistematizados em documentos curriculares para o ensino e formação de professores?
Autores: Luciane de Fatima Bertini, Wagner Rodrigues Valente, Marc Moyon, Luciane de Fatima Bertini, Wagner Rodrigues Valente, Maria Cecília Bueno Fischer, Rosilda dos Santos Morais, Nara Vilma Pinheiro, Gabriel Luís da Conceição, Francisca Janice dos Santos Fortaleza
Desde 2022
-
Ensinar e Aprender Matemática
O projeto tem como pressuposto o trabalho com a Educação Matemática de um ponto de vista social e político de maneira a tornar a relação teoria-prática menos fragmentada. A partir desta concepção, tem-se como objetivo o planejamento, elaboração de materiais didáticos e a divulgação de atividades de ensino envolvendo diferentes temas e conteúdos da matemática abordada nos diferentes níveis da Educação Básica. Tal processo visa contribuir com a formação dos licenciandos envolvidos na produção dos materiais e também oportunizar a professores da Escola Básica condições de reflexão sobre a prática pedagógica, seja por meio de discussões, estudo de artigos científicos e/ou elaboração de material pedagógico.
Autores: Luciane de Fatima Bertini, Patricia Rosana Linardi, Rosilda dos Santos Morais, Renato Marcone José De Souza
Desde 2022
-
Evento de extensão - ATIVIDADES FORMATIVAS: História da educação matemática - 2021 (Parte I)
Trata-se de um conjunto de atividades - relatos de experiências, minicursos, palestras, mesas redondas, discussões de textos específicos, dentre outras (relacionadas ao ensino e à formação de professores de matemática, tratados em perspectiva histórica). Evento de extensão ligado ao projeto "GHEMAT Brasil - ATIVIDADES FORMATIVAS"
Autores: Luciane de Fatima Bertini, Wagner Rodrigues Valente
2021 a 2021
-
GHEMAT Brasil - ATIVIDADES FORMATIVAS
Trata-se de um conjunto de atividades - relatos de experiências, minicursos, palestras, mesas redondas, discussões de textos específicos, dentre outras - destinadas a graduandos e pós-graduandos, que abordam temas ligados ao ensino e à formação de professores de matemática, tratados em perspectiva histórica. As atividades têm lugar todos os sábados e são realizadas por um conjunto de professores e pesquisadores de diferentes universidades brasileiras (UFSC, UFMS, UFPA, UFRGS, UFS, UNESP, UFMT, UFJF, UERJ, UFPR, UESB, UEFS) sob a coordenação do GHEMAT, grupo sediado na UNIFESP - Campus Guarulhos.
Autores: Luciane de Fatima Bertini, Wagner Rodrigues Valente
Desde 2020
-
To Study Teacher Education Systems in the BRICS Countries
The study aims to take up a comparative analysis of the teacher education systems in some BRICS countries (Brazil, India, South Africa) and UK. The two broad areas that would be studied: Mechanisms to Govern Teacher Education, Models of Teacher Professional Development and Growth
Autores: Luciane de Fatima Bertini, Raquel Milani, Mythili Ramchand, Yusuf Sayed, Poonam Sachdev
2020 a 2023
-
PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
A trajetória de Matemática do subprojeto do PIBID da UNIFESP (campus Diadema) tem como temática central a resolução de problemas em perspectiva multidisciplinar. Assim são objetivos do núcleo: i) Discutir matemática, categorias da matemática, categorias do cotidiano, ciência disciplinar por meio de problemas abertos. Por categorias pode-se entender os modos como cada grupo cultural organiza seu mundo (o matemático, o professor, o futuro professor, o cientista); ii) Trazer para as discussões com os estudantes, futuros professores, categorias relacionadas à matemática como ciência disciplinar e à educação matemática problematizando-as em termos de saberes profissionais do professor; iii) Realizar trabalho que leve em conta ações às quais têm como foco produzir materiais (pedagógicos, de acessibilidade, quais forem eles a depender das demandas) com um design universal, ou seja, que possam ser utilizados por qualquer estudante sem a necessidade de adaptações; iv) Identificar que tal núcleo visa a construção de saberes multidisciplinares na formação inicial docente, pilar do curso de Ciências no qual esta proposta se vincula.
Autores: Luciane de Fatima Bertini
Desde 2018
-
A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NO ENSINO: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990
Ao longo dos projetos desenvolvidos e em curso no GHEMAT, o tema formação de professores tem sido sugerido, de forma recorrente, para futuras investigações históricas. Ao constituir-se em nova etapa investigativa, esta proposta leva em conta conquistas anteriores do grupo tais como a consolidação de uma rede de pesquisadores, as práticas de trabalho coletivo que têm marcado suas atividades, os avanços obtidos em relação a produção dos projetos concluídos, a qualidade da base de dados digitalizados disponibilizada. Agregam-se ao perfil do grupo as aprendizagens do ofício de historiador e da operacionalização de conceitos da história cultural e a busca por novos referenciais para ampliação de sua base teórico-metodológica, como as recentes leituras advindas dos trabalhos realizados pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE), da Universidade de Genebra, na Suíça. Tais referenciais voltam-se para a compreensão histórica dos saberes profissionais da docência, objetivados em termos de legislações, decretos, dentre outros, no que se refere aos saberes a ensinar e os saberes para ensinar. Para além dos saberes de experiência que integram a base da formação docente, já evidenciados em várias pesquisas, no presente projeto considera-se a matemática como uma ferramenta da profissão docente, como um saber profissional comprometido com o ensino. Assim, este projeto tem seu foco nos saberes objetivados, saberes formalizados, passíveis de sistematização elaborados por processos históricos e dinâmicas articuladas da formação e do ensino da matemática. O levantamento realizado em estudos recentes sobre formação de professores aponta ausência de pesquisas sobre saberes objetivados e sistematizados que são transformados em saberes institucionalizados para formar professores e para o ensino da matemática nos primeiros anos escolares. Nesse sentido, esta proposta tem como objetivo geral investigar processos e dinâmicas constituintes do saber profissional do professor que ensina matemática no período compreendido entre 1890-1990. Dada sua abrangência temporal, o projeto suscitou recortes específicos da ampla temática a ser investigada implicando seu desdobramento em quatro eixos cada qual abarcando no mínimo dez subprojetos, todos imbuídos em tornar inteligíveis processos constituintes da matemática a ensinar e da matemática para ensinar e suas dinâmicas de articulação. Embora centre suas discussões em diferentes aspectos dos complexos saberes profissionais, os eixos estruturantes mantém-se articulados, permitindo integrações entre suas respectivas propostas. A partir de diferentes recortes (experts, processos da matemática a ensinar; processos da matemática para ensinar; a matemática ensinada) os subprojetos dos eixos buscam alcançar especificidades do projeto temático, seja aprofundando o quadro-teórico do trabalho comum, analisando o movimento de componentes curriculares da formação, reunindo e problematizando informações sobre experts em ações e normativas oficiais para a constituição de saberes profissionais, produzindo inventários que possibilitem análises de saberes a ensinar e saberes para ensinar matemática, localizados em livros didáticos e manuais pedagógicos, cadernos e provas escolares, seja dando continuidade à organização da base de dados disponível no repositório digital, realizando encontros para discussão e aprimoramento da pesquisa e socializando dados em eventos científicos e meios de divulgação pertinentes à área. Dentre os resultados a serem obtidos no projeto será elaborada uma obra-síntese que pretende contribuir com o avanço do debate atual, da formação inicial de professores, sobre os saberes profissionais dos docentes que ensinam matemática nos primeiros anos escolares.
Autores: Luciane de Fatima Bertini, Wagner Rodrigues Valente, Neuza Bertoni Pinto, Andreia Fernandes de Souza, Rosilda dos Santos Morais, Ivone Lemos da Rocha, Karina Cristina dos Santos Pavarin, Joana Kelly Souza dos Santos, José Erisvaldo Lessa Vieira, Gabriela Regina Vasques Oruê
2017 a 2023
-
Os problemas de aritmética no ensino primário, 1890-1940
O projeto é guiado pela seguinte questão de pesquisa: Como os problemas participam nas propostas para o ensino de aritmética no ensino primário no período de 1890 a 1940? A opção pelo recorte temporal teve sua motivação por ser este o período em que tem início a organização dos grupos escolares e no qual ocorre uma intensificação da produção didática, dos impressos escolares destinados ao ensino primário. Respondendo a questão apresentada espera-se contribuir com a compreensão das propostas atuais para a utilização da resolução de problemas uma vez que, para o período em estudo, há fortes indícios de que foram consolidados aspectos da utilização de problemas na cultura escolar que estão presentes até hoje. A pesquisa é desenvolvida a partir do ferramental teórico e metodológico da História Cultural, fazendo uso de conceitos como os de representação e de apropriação (CHARTIER, 2002) e de cultura escolar (JULIA, 2001). Também busca-se a compreensão do momento educacional brasileiro no período a ser pesquisado por meio de pesquisas da área de História da Educação. A documentação utilizada é composta por um conjunto de referências vindas da legislação, dos programas oficiais de ensino, dos manuais e das revistas pedagógicas . E, ainda, documentos como: cadernos de estudantes, diários de professores, entre outros que possam ser localizados.
Autores: Luciane de Fatima Bertini, Andreia Fernandes de Souza, Ivone Lemos da Rocha, Karina Cristina dos Santos Pavarin
2017 a 2020
-
A matemática na escola primária nos séculos XIX-XX: estudos comparativos entre o Brasil e a França
A pesquisa trata de uma investigação histórica, de natureza comparativa, buscando captar as mudanças no ensino de matemática na escola primária, a partir da década de 1880 até 1960, na França e no Brasil. Este marco temporal cobre um período onde o ensino primário escolariza progressivamente as crianças saídas dos meios populares, e o ensino secundário, reservado às elites sociais, ambos constituindo dois níveis de ensino separados e onde são forjadas duas culturas escolares fortemente determinadas pela origem e destino social dos alunos. De outra parte, se a escola primária francesa escolariza a quase totalidade das crianças, desde os anos 1880, tal não é caso do Brasil onde, verdadeiramente, só na segunda metade do século XX a escola primária transforma-se numa escola de massas. Mencione-se, de outra feita, que neste país, em tempo anterior à Lei Orgânica do Ensino Primário (1946), cada estado geria a sua própria escola primária. E, nesse contexto, destaque-se o papel de São Paulo como pioneiro na difusão de um modelo para escola primária através da criação dos Grupos Escolares (1893). Ancorado sobre um trabalho coletivo de comparação e de confrontação de contextos e especificidades nacionais, a pesquisa será desenvolvida seguindo-se três grandes eixos: 1- A recepção e as táticas de apropriação das prescrições oficiais pelos professores; 2- A influência da Escola Nova sobre o ensino de matemática; 3- A formação de professores para o ensino primário.
Autores: Luciane de Fatima Bertini, Wagner Rodrigues Valente, Moysés Gonçalves Siqueira Filho, Maria Cristina Araújo de Oliveira, Maria Célia Leme da Silva, Aparecida Rodrigues Silva Duarte, Maria Cecília Bueno Fischer, Cláudia Regina Flores, Ivanete Batista dos Santos, Rosimeire Aparecida Soares Borges, Elisabete Zardo Búrigo, Gladys Denise Wielewski, David Antonio da Costa, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos, Lucia Maria Aversa Villela, Iran Abreu Mendes, Claudinei de Camargo Santana, neusa bertoni pinto, renaud d'enfert
2014 a 2017
-
Matemática nos anos iniciais e seus desdobramentos nos outros níveis de ensino
Espaço de investigação e de reflexão, para professores que ensinam matemática na Educação Básica, sobre o ensino e a aprendizagem da matemática nos anos iniciais, bem como de seus desdobramentos nos outros níveis de ensino, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de práticas educativas que visem oferecer uma formação matemática aos estudantes que garanta a eles uma profunda compreensão das ideias matemáticas e a capacidade de explicá-las e justificá-las. Essas investigações e reflexões são ainda permeadas pelo entendimento de que a formação matemática não acontece isolada de questões do espaço escolar contemporâneo, da profissão docente e da realidade social e que deve privilegiar a formação cidadã.
Autores: Luciane de Fatima Bertini
2015 a 2016
-
A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970
O projeto reúne pesquisadores doutores de dez estados brasileiros com o fim de elaboração de uma investigação histórico-comparativa. A temática de estudo refere-se à análise da trajetória de constituição dos saberes elementares matemáticos (a Aritmética, a Geometria e o Desenho) presentes no curso primário de diferentes regiões brasileiras desde o período de criação do modelo ?grupo escolar? até a sua extinção a partir da criação da escola obrigatória de oito anos. Este projeto nutre-se de experiência anterior obtida com o desenvolvimento de estudos histórico-comparativos entre Brasil e Portugal e apoio da CAPES e do GRICES (2006-2010), e busca consolidar uma rede nacional de pesquisadores interessados na produção de uma história glocal da educação matemática. A pesquisa orienta-se pelas seguintes questões: Que trajetórias de constituição tiveram a Aritmética, a Geometria e o Desenho para os primeiros anos escolares? Ou, dizendo de outro modo: como foram organizados/reorganizados os saberes elementares matemáticos para estarem presentes na escola graduada? Como o modelo grupo escolar, difundido a partir de São Paulo, constituiu/reconstituiu saberes elementares matemáticos em diferentes pontos do Brasil?
Autores: Luciane de Fatima Bertini, Luciane de Fatima Bertini, Wagner Rodrigues Valente, Maria Célia Leme da Silva, Aparecida Rodrigues Silva Duarte, Neuza Bertoni Pinto, Maria Cecília Bueno Fischer, Cláudia Regina Flores, Ivanete Batista dos Santos, Rosimeire Aparecida Soares Borges, Elisabete Zardo Búrigo, Gladys Denise Wielewski, David Antonio da Costa, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos, Lucia Maria Aversa Villela, Rita de Cássia Pistóia Mariani, Iran Abreu Mendes, Joseane Pinto de Arruda, Claudinei de Camargo Santana
2014 a 2016
-
Programa de Formação Continuada de Professores de Ciências e Matemática: a prática docente em foco - Segunda Edição
Descrição: O presente programa de extensão tem como principal objetivo a formação continuada de professores de ciêncais e matemática do ensino básico por meio da relaização de uma pesquisa sobre a prática docente, efetuada pela parceria estabelecida entre o professor da escola básica , que indaga sua prática e realiza a pesquisa sobre ela, e o professor universitário , que orienta a trajetória da investigação. O programa está dividido em três módulos : Introdução aos fundamentos de Pesquisa, com foco no despertar para o questionamento da prática docente; Pesquisa sobre a prática docente, no qual será realizada a pesquisa propriamente dita e Socialização da pesquisa e de seus resultados, voltado à divulgação dos estudos realizados. Os módulos propõem a realização de uma série de atividades, estando organizados em subprojetos , cada qual com seus objetivos e metodologias. O programa ainda pretende realizar fóruns e implantar um portal sobre a formação continuada de professores de ciências e matemática do ensino básico. O programa foi Classificado mas não contemplado no Edital Proext MEC/SEsu 02/2013. Informações em http://gefop.unifesp.br ou http://gefop.pro.br.
Autores: Luciane de Fatima Bertini, Patricia Rosana Linardi, Verilda Speridião Kluth, Itale Cericato
2014 a 2016
Atualização Lattes em 2024-06
Processado em 2024-07-22