Pedro Fiori Arantes
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: História da Arte
E-Mail: pedro.arantes@unifesp.br
Resumo
É Professor Associado II da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), arquiteto e urbanista, doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2010), com pesquisa sobre as transformações na forma e nos processos produtivos na arquitetura contemporânea. Fez mestrado em políticas urbanas (2004) pela mesma Faculdade, com pesquisa sobre o Banco Mundial e o BID nas cidades latino-americanas. É autor dos livros "Arquitetura Nova" (2002), "Arquitetura na era digital-financeira" (2012), "The Rent of Form: Architecture and Labor in the Digital Age" (2019) e "8/1: A Rebelião dos Manés" (2024); e coordenou a publicação de diversas obras do arquiteto Sérgio Ferro. Desde 1999 é integrante do grupo Usina, entidade sem fins lucrativos que presta assessoria técnica a movimentos populares na área de habitação e reforma urbana, da qual foi coordenador por 6 anos. Em 2015 a Usina foi premiada pela Federação Nacional de Arquitetos como melhor escritório do país. Na Unifesp é professor na graduação e pós-graduação no Curso de História da Arte, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH), no Campus de Guarulhos. Foi Pró-Reitor Adjunto (2013-2017) e Pró-Reitor de Planejamento da Unifesp (2017-2021). Foi Conselheiro titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (mandato 2015-2017). É pesquisador e um dos coordenadores do Centro de estudos SoU_Ciência. Pesquisa e atua principalmente nos seguintes temas: teoria e crítica de arquitetura e arte contemporâneas, cultura e política, políticas e projetos de habitação popular, autogestão e reforma urbana, projeto de equipamentos públicos, políticas de educação superior, movimentos sociais e, mais recentemente, tem estudado guerras culturais, extrema-direita e negacionismo.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
ARANTES, P. F.;ARANTES, PEDRO FIORI;FIORI ARANTES, PEDRO
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Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente
Formação
Doutorado em Arquitetura e Urbanismo
Arquitetura na era digital-financeira: desenho, canteiro e renda da forma
Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Orientação: Reginaldo Luiz Nunes Ronconi
Universidade de São Paulo
Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
O Ajuste Urbano: as políticas do Banco Mundial e do BID para as cidades latino-americanas
Sociologia Urbana
Orientação: Ermínia Terezinha Menon Maricato
Universidade de São Paulo
2001 a 2004
Graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Arquitetura Nova. Sérgio Ferro, Flávio Império e Rodrigo Lefévre: de Artigas aos mutirões
Orientação: Jorge Hajime Oseki
Universidade de São Paulo
1993 a 1999
Produção
2024
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Experiências-limite em estruturas arquitetônicas e artísticas contemporâneas (2024)
Artigo publicado
Autores: ARAUJO, MARIANY SILVA GOMES; Pedro Fiori Arantes
Fonte: OCULUM ENSAIOS , v. 21 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
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Universidades públicas na mira bolsonarista: Doutrinação, Balbúrdia e Cotas na Guerra Cultural da extrema-direita (2024)
Artigo publicado
Autores: Jade Percassi; SÍGOLO, VANESSA MOREIRA; Pedro Fiori Arantes; Maurício Moura; FOGUEL, DÉBORA; SMAILI, SORAYA SOUBHI; CHIORO, ARTHUR
Fonte: REVISTA ECO-PÓS (ONLINE) , v. 27 , p. 378 - Extrato QUALIS: A3
2023
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Brazil?s Cultural Battleground: Public Universities and the New Right (2023)
Artigo publicado
Autores: FIORI, JULIANO; Pedro Fiori Arantes
Fonte: LATIN AMERICAN PERSPECTIVES , v. 1 , p. 0094582X2211475 - Extrato QUALIS: A2
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Necropolítica e memória na pandemia de Covid-19: Análise das iniciativas de justiça e reparação no Brasil (2023)
Artigo publicado
Autores: Pedro Fiori Arantes; SÍGOLO, VANESSA; GHISLENI, PÂMELA
Fonte: REVISTA ARA , v. 15 , p. 287 - Extrato QUALIS: B1
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The pro-science wave in times of denialism: Brazilian society?s perception of science, scientists, and universities during the COVID-19 pandemic (2023)
Artigo publicado
Autores: SÍGOLO, VANESSA MOREIRA; PERCASSI, JADE; Pedro Fiori Arantes; SANO, HIRONOBU; MOURA, MAURICIO; FOGUEL, DÉBORA; SMAILI, SORAYA SOUBHI; CHIORO, ARTHUR
Fonte: Ciência & Saúde Coletiva , v. 28 , p. 3687 - Extrato QUALIS: A1
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Unifesp atua com a maior ocupação cultural da América Latina: Laboratório de História da Arte se desdobra em extensão colaborativa com artistas-ativistas (2023)
Artigo publicado
Autores: Vinicius Spricigo; Pedro Fiori Arantes; Amanda Ferreira; Bárbara Góes; Marcelo Lauton; Patrícia Antunes; Sol Emanuel Calderon Vargas
Fonte: RAÍZES E RUMOS , v. 11 , p. 94 - Extrato QUALIS: B1
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A onda pró-ciência em tempos de negacionismo: percepção da sociedade brasileira sobre ciência, cientistas e universidades na pandemia da COVID-19 (2023)
Artigo publicado
Autores: SÍGOLO, VANESSA MOREIRA; PERCASSI, JADE; Pedro Fiori Arantes; SANO, HIRONOBU; MOURA, MAURICIO; FOGUEL, DÉBORA; SMAILI, SORAYA SOUBHI; CHIORO, ARTHUR
Fonte: Ciência & Saúde Coletiva , v. 28 , p. 3687 - Extrato QUALIS: A1
2022
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São Paulo, cem anos de máquina de crescimento urbano (2022)
Artigo publicado
Autores: FIX, MARIANA; Pedro Fiori Arantes
Fonte: ESTUDOS AVANÇADOS (ONLINE) , v. 36 , p. 185 - Extrato QUALIS: A1
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Brazilian Universities under Attack (2022)
Artigo publicado
Autores: Pedro Fiori Arantes
Fonte: Critical Times , v. 5 , p. 97 - Extrato QUALIS: B1
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From Red São Paulo to Brazilian neofascism: urban, political and cultural heritage in the making of a public university (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Pedro Fiori Arantes
Fonte: Co-curating the City: Universities and urban heritage past and future , p. 269
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Western Fantasy and Tropical Nightmare: Spectacular architecture and urban warfare in Rio (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Pedro Fiori Arantes; Claudio Rezende Ribeiro
Fonte: The Routledge Handbook of Architecture, Urban Space and Politics, Volume I , p. 379
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Por dentro da gestão Plural e Democrática da Unifesp: Transformações institucionais e conquistas coletivas (2022)
Livro publicado ou organizado
Autores: Andréa Rabinovici; Pedro Fiori Arantes; Soraya Shoubhi Smaili
Fonte:
2021
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Higher education in dark times: from the democratic renewal of Brazilian universities to its current wreck (2021)
Artigo publicado
Autores: Pedro Fiori Arantes
Fonte: Policy Reviews in Higher Education , v. 5 , p. 1
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On urban studies in Brazil: The favela, uneven urbanisation and beyond (2021)
Artigo publicado
Autores: FIX, MARIANA; Pedro Fiori Arantes
Fonte: URBAN STUDIES , v. 1-24 , p. 004209802199336 - Extrato QUALIS: A1
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Assombro, transgressão e falsificação na estética de combate bolsonarista (2021)
Artigo publicado
Autores: Pedro Fiori Arantes; BARBOZA, ISABEL; OKUMA, ANDRÉ; VILAS BOAS, ALEXANDRE
Fonte: REVISTA ECO-PÓS (ONLINE) , v. 24 , p. 90 - Extrato QUALIS: A3
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A Unifesp entre CEUS e Observatórios: espaços participativos de produção de conhecimento e de ação implicados com a realidade social (2021)
Capítulo de livro publicado
Autores: Pedro Fiori Arantes; Raiane Assumpção; Anita Kurka; Cláudia Fegadoli
Fonte: Novos campi universitários brasileiros: processos e impactos , p. 167
2020
2019
2017
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Um projeto de práticas pedagógicas transformadoras. A formação do arquiteto e urbanista no Instituto das Cidades da Unifesp na Zona Leste de São Paulo (2017)
Artigo publicado
Autores: Pedro Fiori Arantes; Wilson Ribeiro dos Santos Jr.; Maria Amélia Devitte Ferreira D?Azevedo Leite
Fonte: ARQUITEXTOS (SÃO PAULO) , v. Ano 18 , p. 06 - Extrato QUALIS: A3
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Um projeto de praticas pedagogicas transformadoras: O Instituto das Cidades da UNIFESP na Zona Leste de Sao Paulo (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Pedro Fiori Arantes; Wilson Ribeiro dos Santos Jr.; Maria Amélia Devitte Ferreira D?Azevedo Leite
Fonte: Libro del 2° Encuentro Internacional La Formacion Universitaria y la Dimension Social del Profesional , p. 485
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Instituto das Cidades: uma construção conjunta da Unifesp e dos movimentos sociais da Zona Leste de São Paulo (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Pedro Fiori Arantes; Wilson Ribeiro dos Santos Jr.
Fonte: DESENVOLVIMENTO, CRISE E RESISTÊNCIA: QUAIS OS CAMINHOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL? , p. 279
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2016
2015
2014
2013
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Reforma urbana y autogestión en la producción de la ciudad. Historia de un ciclo de luchas y desafíos para la renovación de su teoría y práctica. (2013)
Capítulo de livro publicado
Autores: Pedro Fiori Arantes; Isadora Guerreiro; HIRAO, Flávio Higuchi; Sandro Barbosa de Oliveira
Fonte: Producción Social del Hábitat Abordajes conceptuales, prácticas de investigación y experiencias en las principales ciudades del Cono Sur. , p. 159
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2012
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Reforma urbana e autogestão na produção da cidade: história de um ciclo de lutas e desafios para a renovaçõa de sua teoria e prática (2012)
Capítulo de livro publicado
Autores: Pedro Fiori Arantes; Isadora Guerreiro; HIRAO, Flávio Higuchi; Sandro Barbosa de Oliveira
Fonte: Gestão Pública e Sociedade: Fundamentos e políticas públicas de Economia Solidária. Vol. 2 , p. 81
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2010
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Forma, valor e renda na arquitetura contemporânea (2010)
Artigo publicado
Autores: Pedro Fiori Arantes
Fonte: ARS (SÃO PAULO) , v. 8 , p. 85 - Extrato QUALIS: A1
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2009
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Em busca do urbano: marxistas e a cidade de São Paulo nos anos de 1970 (2009)
Artigo publicado
Autores: Pedro Fiori Arantes
Fonte: Novos Estudos CEBRAP (Impresso) , p. 103 - Extrato QUALIS: A1
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2008
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O grau zero da arquitetura na era financeira (2008)
Artigo publicado
Autores: Pedro Fiori Arantes
Fonte: Novos Estudos CEBRAP (Impresso) , p. 175 - Extrato QUALIS: A1
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2007
2006
2004
2003
2002
2001
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Notas sobre a Sala São Paulo e a nova fronteira urbana da cultura (2001)
Artigo publicado
Autores: Guilherme Wisnik; José Guilherme Pereira Leite; Julia Pinheiro Andrade; Mariana Fix; Pedro Fiori Arantes
Fonte: Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP , v. 9 , p. 192 - Extrato QUALIS: A2
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Atuações
Faculdades de Campinas
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Professor Assistente
2005 a 2010
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Professor Doutor 2
Celetista formal
2010 a 2011
USINA - Centro de trabalhos para o ambiente habitado
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Colaborador
1999 a 2005
-
Coordenador geral da ONG
Associado
2005 a 2011
-
Trabalho voluntário
Desde 2011
Joaquim Guedes Arquitetos Associados
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Estagiário
1995 a 1996
Universidade Federal de São Paulo
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Professor Adjunto 1
2011 a 2013
-
Professor Adjunto 2
2014 a 2016
-
Pró-Reitor Adjunto de Planejamento (CD3)
2013 a 2017
-
Professor Adjunto 3
2016 a 2018
-
Pró-Reitor de Planejamento (CD2)
2017 a 2021
-
Professor Adjunto 4
2018 a 2020
-
Professor Associado 1
2020 a 2022
-
Professor Associado 2
Desde 2022
Universidade de São Paulo
-
Pesquisador colaborador
Desde 2012
Universidade Estadual de Campinas
-
Pesquisador colaborador
2010 a 2012
Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU
-
Revisor de periódico
2005 a 2012
Mobile - Revista do Conselho de Arquitetura e Urbanismo / SP
-
Membro de corpo editorial
2014 a 2014
Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo
-
Conselheiro titular
Coselheiro
2015 a 2017
-
Editor colaborador da Revista do CAU/SP
2014 a 2014
Plataforma ZONA
-
Membro de corpo editorial
Desde 2016
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2016
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
-
Colaborador em projeto de pesquisa
Desde 2014
Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das IFES
-
Vice-Coordenador da Comissão de Planejamento
Desde 2017
Newcastle University
-
Desde 2020
REVISTA ECO-PÓS (ONLINE)
-
Revisor de periódico
Desde 2022
URBAN STUDIES
-
Revisor de periódico
Desde 2023
Ensino
Orientações e supervisões
Supervisão de pós-doutorado em andamento
-
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
Tese de doutorado em andamento
-
Conexão tecno-popular SP-Nordeste: repente e cordel nas redes digitais
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
A produção cinematográfica da nova direita brasileira: documentarismo para um país paralelo
História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
Territórios da Arte e Resistência Híbrida durante a pandemia de COVID 19
História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado em andamento
-
Arte pública em Guarulhos: monumentos de cultura e barbárie
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
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A banalização da barbárie em jogos e a influência no modo como os adeptos se relacionam com grupos antagônicos
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
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Autonomia e ação direta na ocupação Ouvidor 63: Artes visuais, educação e política
História da Arte
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Charlaine Suélen Rodrigues Souza
Artes visuais e territórios vividos no elevado João Goulart em São Paulo
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Coletivos culturais de idosos em Guarulhos
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
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Mediação cultural e educativos no percurso das Fazendas do Café no Vale do Paraíba
Mestrado em História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2020
Dissertação de mestrado concluídas
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Ruínas urbanas, memória e reparação: rastros da arquitetura e vida em territórios em desmanche, o caso do Edifício São Vito
História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
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ENTRE - O espaço interno na arquitetura contemporânea
Mestrado em História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
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Território Carandiru: por uma história da arte que dialogue com a cidade
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Flávio Motta: entre o disciplinar e o indisciplinar
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
A casa que hoje sou: um estudo sobre os significados da moradia no sentido mais amplo do ato de morar
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Do fluxo aos contrafluxos: intervenções artísticas na Cracolândia
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
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Produção, circulação e memória de objetos biográficos em um conjunto habitacional paulistano: a Vila dos Idosos
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
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Pró-Reitor de Planejamento
Reitoria
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Pró-Reitor Adjunto de Planejamento
Reitoria
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Membro do Comitê de Gestão de Riscos da Unifesp
Reitoria
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Ordenador de Despesas de Orçamento de Capital da Unifesp
Reitoria
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Coordenador do Escritório Público de Projetos da Unifesp/ProPlan e dos seus Departamentos de Planos Diretores, Edificações, Laboratórios e Imóveis da ProPlan
Reitoria
Pesquisa
Faculdades de Campinas
Universidade Federal de São Paulo
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Projeto Imaginação 23 com SESC Carmo: Ocupação, Pesquisa e Intervenção para um Futuro Próximo
O festival IMAGINAÇÃO 23 abrange múltiplas linguagens a partir da diversidade cultural própria da experiência do Centro Cultural Ocupação Ouvidor 63, que vem desenvolvendo uma proposta politico-pedagógica mediante uma ação conjunta com estudantes e professores da EFLCH-UNIFESP.A proposta é um evento-festival que incluira uma exposição ao ar livre, será um momento de abertura e de retomada de perspectivas e construções de imaginários coletivos do Brasil após sete anos de trevas. A mediação artística abrirá horizontes, pois não se pretende construir um "programa de governo" mas uma "visão de sociedade".
2022 a 2023
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Projeto PRONERA/INCRA/MST/Unifep de curso de especialização em Estudos Culturais e Políticos na América Latina
O Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticos na América Latina representa a retomada de um longo processo de estudos e práticas realizados pelos movimentos sociais ao longo das últimas décadas. Desde o final dos anos 90, o Coletivo Nacional de Cultura do MST vem consolidando a organização de trabalhos e processos formativos e produtivos no campo da cultura e das linguagens artísticas. Desde sua origem, a cultura e a arte se constituem como aspecto central de sua concepção de organização popular e de seu projeto de sociedade.A recente Conjuntura nacional, marcada por uma ofensiva da extrema direita, colocou a questão cultural em outro patamar. Destaca-se também a atuação cada vez mais intensa de setores do agronegócio no campo cultural, como forma de legitimação deste projeto produtivo, camuflando seus impactos negativos nos âmbitos ambiental e social.A cultura assume uma dimensão mais nítida nas dinâmicas da disputa de projetos de sociedade em nosso país e mesmo no âmbito internacional. A nova história política (e a própria forma de narrar a história e a memória) passa pelas lutas de representações, simbologias, (in)visibilidades, silenciamentos e formas de manifestação do poder e da insurgência. Os sentidos e significados da cultura, suas formas, sujeitos e territórios, também estão em disputa e devem ser reconhecidos nas tensões críticas específicas da formação ou fratura brasileira no mundo. É nesse cenário que se inscreve o projeto do curso que estamos nos propondo a construir.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Pedro Fiori Arantes, Julio Moracen Naranjo, Jade Percassi, Bruno Konder Comparato, Betania Libanio Dantas de Araujo, Cristina Pompa, Deivison Mendes Faustino, Silvio Rosa Filho, Tales Afonso Muxfeldt Ab'Saber, Yanet Aguilera de Matos, Rafael Villas Boas, Mariana Martins Villaça
Desde 2024
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Projeto político pedagógico do curso Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Estudos Culturais e Políticos na América Latina
Reconhecer e discutir as implicações entre cultura e política no Brasil e na América Latina, como formação teórico-prática, ampliação de repertórios e construção de horizontes de ação no presente. Curso de especialização dentro do programa PRONERA do INCRA, em parceria com a Escola Nacional Florestan Fernandes do MST. O objetivo do curso é formas 50 estudantes em especialização na área de cultura e política para qualificarem suas atuações nos diferentes espaços educacionais, culturais e políticos dos quais participam. Para tanto, compreendemos a cultura tanto como campo das manifestações artísticas e simbólicas, quanto como arena de conflitos, inclusive na disputa pela hegemonia e pelo sentido da transformação histórica, da curta à longa duração. O entendimento ampliado da cultura permite a abordagem crítica de seu papel na construção e contestação das estruturas de poder e sua incidência nas dinâmicas sociopolíticas na região.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos, Julio Moracen Naranjo, Jade Percassi, Bruno Konder Comparato, Betania Libanio Dantas de Araujo, Cristina Pompa, Deivison Mendes Faustino, Silvio Rosa Filho, Tales Afonso Muxfeldt Ab'Saber, Rafael Villas Boas, Mariana Martins Villaça
Desde 2024
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Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticos na América Latina Unifesp/PRONERA
O diálogo sobre a preparação de um curso de especialização em Estudos Culturais, realizado por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), através da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), se insere no contexto da reconstrução do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). O Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticos na América Latina representa a retomada de um longo processo de estudos e práticas realizados pelos movimentos sociais ao longo das últimas décadas. Desde o final dos anos 90, o Coletivo Nacional de Cultura do MST vem consolidando a organização de trabalhos e processos formativos e produtivos no campo da cultura e das linguagens artísticas. Desde sua origem, a cultura e a arte se constituem como aspecto central de sua concepção de organização popular e de seu projeto de sociedade.A recente Conjuntura nacional, marcada por uma ofensiva da extrema direita, colocou a questão cultural em outro patamar. Destaca-se também a atuação cada vez mais intensa de setores do agronegócio no campo cultural, como forma de legitimação deste projeto produtivo, camuflando seus impactos negativos nos âmbitos ambiental e social.A cultura assume uma dimensão mais nítida nas dinâmicas da disputa de projetos de sociedade em nosso país e mesmo no âmbito internacional. A nova história política (e a própria forma de narrar a história e a memória) passa pelas lutas de representações, simbologias, (in)visibilidades, silenciamentos e formas de manifestação do poder e da insurgência. Os sentidos e significados da cultura, suas formas, sujeitos e territórios, também estão em disputa e devem ser reconhecidos nas tensões críticas específicas da formação ou fratura brasileira no mundo. É nesse cenário que se inscreve o projeto do curso que estamos nos propondo a construir.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Julio Moracen Naranjo, PERCASSI, JADE, Bruno Konder Comparato, Betania Libanio Dantas de Araujo, Cristina Pompa, Deivison Mendes Faustino, Silvio Rosa Filho, Tales Afonso Muxfeldt Ab'Saber, Yanet Aguilera de Matos, Rafael Villas Boas, Mariana Martins Villaça
Desde 2023
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ATIVAR O CAMPUS, FORMAR REDES E FORTALECER CONEXÕES: Integração dos projetos de extensão e cultura do campus Guarulhos e parceiros
Este é um projeto conduzido pela CaEC Guarulhos com o objetivo de estimular a troca de experiências e a colaboração entre as diversas iniciativas de extensão da EFLCH e seus parceiros. O fortalecimento de uma rede de cooperação, com afinidades temáticas ou metodologias/processuais, pode levar as ações de cultura e extensão a darem um salto qualitativo e quantitativo, sobretudo na conjuntura de retorno presencial (pós-pandêmica?) em que a vida universitária precisa ser retomada e ativada em todo seu potencial. As articulações com a sociedade, movimentos e políticas públicas devem retomar o vigor anterior e definir novos horizontes de colaboração, neste momento em que o Brasil precisa superar o extremismo político, a desinformação, a pobreza, o desemprego e desamparo, e a morte de 700 mil pessoas no período trágico dos últimos anos. Um campus universitário reenergizado, ativo, propositivo, conectado com seu território e os sujeitos que o transformam é um espaço também mais rico de ensino e pesquisa. Por isso, a extensão é nossa intenção para aproximá-lo dos problemas do povo brasileiro e, juntos, atuar pela transformação social, do conhecimento e dos sujeitos.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Alexandre de Oliveira Ferreira, Membros da CAEC-EFLCH
Desde 2023
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Programa Institucional Travessia
O Programa Institucional de Travessia visa apoiar ingressantes no processo de transição da educação básica para a educação superior, proporcionando-lhes maior integração e engajamento à vida acadêmica. Entre os objetivos estão estimular a troca de experiência entre pares e aproximar discentes ingressantes, veteranos/as e docentes; facilitar o acesso a informações sobre a vida e o funcionamento na universidade, incluindo os serviços de apoio, auxílios e setores da universidade, de modo a intensificar o vínculo do/da estudante com a instituição e a ampliar a possibilidade de sucesso acadêmico. O programa também busca favorecer a compreensão dos processos de estudos e de aprendizagem, propiciando trocas de experiências e construção de rotina de estudos eficiente, além de apoiar o/a estudante ingressante em suas dúvidas sobre o percurso acadêmico ou letramento acadêmico, como o perfil do curso, matriz curricular, procedimentos acadêmicos, entre outros. Por fim, o programa estimula a participação em atividades de extensão, pesquisa, monitoria, agremiações, entre outros.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Letícia Squeff, Carlos Sampaio Burgos DIas
Desde 2023
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CURSO LIVRE DE CULTURA E EXTENSÃO: Leituras Escritas em História da Arte
Esta é uma proposta de ação pedagógica complementar (extra-curricular) no curso de História da Arte para tentarmos atuar na superação de algumas das principais dificuldades de nossos alunos em escrita e leitura, tendo em vista que não temos mais o apoio dos professores de Filosofia, como previa o Domínio Conexo. São elas: a falta de tempo e/ou dificuldade de gerir o tempo, método e disciplina para leitura acadêmica, para fichamento, resumo, resenha e apresentação crítica de textos e autores; e a falta de treino e competência na escrita dissertativa-argumentativa, estruturação de texto, compreensão da diferença entre método de pesquisa e de exposição escrita, vocabulário adequado ao formato escolhido, uso correto de citações e notas de rodapé, gramática e ortografia.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos, Marina Soler, Ana Maria Pimenta Hoffmann, Letícia Squeff, Michiko Okano, Rita Morais de Andrade
Desde 2023
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Projeto Residência Resistência com SESC/Guarulhos
A partir de uma curadoria inicial da Unifesp e SESC Guarulhos serão envolvidos quatro coletivos artísticos atuantes em múltiplas expressões na cidade de Guarulhos. Está prevista a realização de residências artísticas mensais, em que cada coletivo se reúne em torno de reflexões sobre suas práticas artísticas e sua relação com a comunidade ao longo dos anos de existência do grupo. Havendo interesse público pelas temáticas a serem debatidas, parte deste processo poderá ser aberto para o público. Os encontros contarão com tutorias ou coordenação conceitual dos pesquisadores do curso de história da arte da UNIFESP, os quais, além dessa coordenação, irão auxiliar os grupos com o levantamento e organização da documentação histórica produzida até dos dias de hoje. Cada residência produzirá como resultados:Uma proposição artística/cultural inédita para a comunidade. Estes conteúdos serão apresentados na programação do SESC Guarulhos, com ações que possam ocorrer pontualmente na cidade e no Campus Guarulhos da Unifesp; Um minidocumentário sobre a atuação artística do coletivo e sobre as discussões e reflexões ocorridas durante sua residência e que resuma a história e formas de atuação de cada coletivo, a ser produzido também por artistas locais contratados e com atuações coletivas. Estes conteúdos poderão ser difundidos nos canais digitais da UNIFESP e do SESC Guarulhos;Um conjunto de produções textuais e visuais realizadas pela equipe da Unifesp e coletivos, a ser posteriormente editado em um ebook. Estes conteúdos poderão ser difundidos nos canais digitais da UNIFESP e do SESC Guarulhos. Assim, ao final de todo o processo, terão sido produzidos quatro minidocumentários relativos aos coletivos selecionados, quatro ações artísticas inéditas para o público do SESC e um ebook com produções intelectuais de profissionais da Unifesp sobre os processos realizados, a ser disponibilizado de maneira online para a sociedade como um todo.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Vinicius Spricigo, Ilana Goldstein
Desde 2023
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PROJETO OCUPAÇÕES: Arte, espaço e reinvenção da vida cotidiana a partir da ocupação cultural
Este projeto explora o significado da ocupação de um edifício para fins simultâneos de habitação e produção artística. Pergunta o que esses tipos de ocupação possibilitam em termos de práticas artísticas e vida cotidiana, e o que pode ser aprendido com a experiência concreta. Essas questões são exploradas através do evento específico do Ouvidor 63 em São Paulo, uma ocupação de 8 anos de um prédio de 13 andares da década de 1940 no centro da cidade. Ouvidor 63 é atualmente a maior ocupação artística da América Latina e abriga 100 artistas residentes, organizados coletivamente. O projeto localiza sua experiência em uma história mais longa e global das ocupações artísticas, com referências a ocupações na Europa e nos Estados Unidos das décadas de 1960 a 1980, bem como na própria longa história de ocupações de moradia do Brasil. O projeto identifica, explora e mapeia uma série de processos de "construção de mundo" (world making) no Ouvidor 63: práticas sociais e estéticas que a ocupação especificamente possibilita. Estas incluem práticas de formação artística que ocorrem nos espaços e oficinas do edifício, algumas hibridizações únicas de linguagens artísticas, novas práticas de gestão e tomada de decisão e novas formas de intercâmbio internacional. O projeto mostra como a experiência única do Ouvidor 63 pode contribuir para o desenvolvimento da história, teoria e crítica da arte, desafiar seus métodos e narrativas tradicionais na história da arte, trazendo novos elementos, práticas e contextos para o debate público. Os resultados do projeto incluem uma exposição, um site e publicações, incluindo um livro.Projeto financiado pela FAPESP, vencedor do Edital Programas Especiais / LinCAr - Abordagens inovadoras na pesquisa em Linguagem, Comunicações e/ou Artes / LinCAr - Projeto de Pesquisa - Regular - Chamada de Propostas (2022)
Autores: Pedro Fiori Arantes, Richard Williams, Bernardo Gutierrez, Sol Calderon, Bryan Meza, Tássia do Nascimento, Tamyris Soares, Amanda Ferreira, Thaíssa Machado Gonçalves
Desde 2023
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Site Sentimento da Dialética com as obras digitais de Otília e Paulo Arantes
Desenvolvi site e realizei ebooks da obra de Otília Beatriz Fiori Arantes e Paulo Eduardo Arantes, com a colaboração dos autores, para divulgação ampla e gratuita de sua obra em formato digital. Link: https://sentimentodadialetica.org/dialetica
Desde 2021
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Ampliando o Mapa das Artes - diálogos com coletivos culturais de Guarulhos
O projeto de extensão tem como ponto de par1da a con1nuação de um mapeamento de cole1vos ar6s1cos culturais periféricos iniciado pela Cátedra Kaapora em 2021. Em 2022, serão proponentes, além da Cátedra Kaapora - representada pela profa. Ilana Goldstein -, dois outros docentes do Departamento de História da Arte, profs. Pedro Arantes e Vinícius Spricigo, com experiência prévia em projetos extensionistas ligados a ocupações ar6s1cas, intervenções urbanas e ar1stas periféricos. Os dois grandes diferenciais do projeto que propomos para 2022 são a possível parceria com o Sesc Guarulhos, a realização de residências ar6s1cas associadas a pesquisa e extensão e a modificação do escopo da pesquisa inicial - tanto do ponto de vista metodológico quanto de recorte espacial (a princípio, focado na cidade de Guarulhos).
Autores: Pedro Fiori Arantes, Pedro Fiori Arantes, Vinicius Spricigo
Desde 2022
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RECIPROCRIAR
O projeto de extensão tem como ponto de par1da as reflexões e a1vidades extensionistas realizadas na unidade curricular obrigatória do curso de História da Arte da Unifesp, o ?Laboratório de Pesquisa e Prá1cas em História da Arte 3: curadoria de mediação? (Lab 3), ministrado no segundo semestre de 2021 pelos profs. Pedro Arantes e Vinícius Spricigo. hTps://www.unifesp.br/no1cias-anteriores/item/5700-laboratorio-da-unifesp-mobilizaocupacao- de-ar1stas-no-centro-de-sao-paulo
Autores: Pedro Fiori Arantes, Vinicius Spricigo
Desde 2022
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Universidade na garantia de direitos, da democracia e da vida
Este Projeto de Pesquisa faz parte da área temática 2 do Centro de Estudos SOU_CiÊNCIA. O SOU_CIÊNCIA é um Grupo de Pesquisa multidisciplinar cadastrado no CNPq, sediado na Unifesp e composto por uma equipe de pesquisadores de todos os campi e de outras universidades, com histórico de pesquisa, inovação e gestão em Educação Superior e Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). O SOU_CIÊNCIA também conta com um Comitê Científico de alto nível, com representação nacional e internacional. Tem como objetivo produzir análises, diagnósticos e propostas na área de Educação Superior e CTI, considerando seus benefícios socioeconômicos e ambientais, ampliando a articulação Universidade, Sociedade e Governos, com o objetivo de apoiar a tomada de decisão e avaliação de impacto em políticas públicas e na garantia de direitos. Nosso propósito é apresentar em termos concretos a importância estratégica e os benefícios do sistema universitário e científico no desenvolvimento tecnológico, econômico, social e cultural do país, em especial o voltado ao interesse público, na ampliação da cidadania e da qualidade de vida para todos/as. Com isso, apontar as condições necessárias para construir a médio e longo prazo a existência e o financiamento da Educação Superior e da CTI, dando ênfase à importância do seu caráter autônomo, democrático, plural e inclusivo.
Desde 2021
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Guerras Culturais: Regimes visuais da política contemporânea
Guerras culturais se tornaram um tópico de estudo e inspiração de estratégias nas últimas décadas, em diversas áreas do saber e diferentes espaços de inteligência e planejamento de ação, militares ou não. Na visão da nova direita nacional e global, a hegemonia cultural da esquerda, desde os anos 1960, não só persiste como se fortaleceu ao longo da Era Neoliberal. Daí a centralidade do front cultural. Trata-se de uma verdadeira guerra que é preciso ganhar em várias frentes, a começar pelo assim chamado marxismo cultural, seguido do confronto violento com as lutas identitárias de hoje, tudo em nome da família, de Deus, da propriedade e de uma moral que coloque limites ao globalismo e redefina a própria lógica do capital e da sociedade do espetáculo. A internacional reacionária atua na guerra cultural em várias frentes, num contexto de pós-verdade e na produção de narrativas paralelas, nas redes sociais, blogs e suas derivações, em atos de ruas, nas igrejas cristãs criacionistas e pentecostais, nas empresas, na produção audiovisual e acadêmica etc. A linha de pesquisa pretende estudar a emergência contemporânea das guerras culturais, no Brasil e noutras partes do mundo, procurando compreender seus embates sobretudo seus regimes de visualidade, envolvendo narrativas e imaginação estética-política.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Maria Angélica Minhoto, Soraya Smaili, Jade Percassi, Vanessa Sigolo, Debora Foguel, Pedro Fiori Arantes, André Okuma, Alexandre Vilas Boas, Jade Percassi, Amauri Eugênio Jr., Ana Beatriz Tavares Barbosa, Fernando Frias, Maria Luiza Meneses, Douglas Estevam
Desde 2021
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Arte, institucionalidade e diversidade [Projeto Coletivo PPGHA - Unifesp]
Esta pesquisa tem como objetivo discutir e analisar imagens, objetos e práticas artísticas modernas e contemporâneas a partir dos conceitos de institucionalidade, discurso e alteridade. Os processos (e as dificuldades) de inserção dos bens e práticas culturais nas instituições revelam hierarquias explícitas ou implícitas entre estilos, épocas, técnicas, autores, posições sociais e visões de mundo e, nesse sentido, permitem análises férteis acerca das relações entre as produções artístico-culturais e seus contextos de circulação e recepção. O projeto de pesquisa visa ao estudo das imagens, objetos, processos artísticos e cidades, a partir de seus contextos de produção, dos agenciamentos e hierarquizações que os constituem, das apropriações que deles se fazem e de seus modos de recepção, sempre enfatizando as interfaces entre a criação artística e os vetores extra-estéticos, bem como a riqueza das reflexões interdisciplinares. Diferentes referenciais históricos, geográficos e teóricos são contemplados, e pretende-se abranger memórias, saberes e dispositivos, tanto hegemônicos, como não-hegemônicos.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Virginia Gil Araujo, Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos, Marina Soler, Letícia Squeff, Vinicius Spricigo, Marta da Rosa Jardim, Ilana Goldstein
Desde 2019
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História da Arte e Educação - Programa de Formação de Professores da Região de Pimentas e seu Entorno
2011 a 2011
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Companhia do Caminho Velho
Autores: Pedro Fiori Arantes
2012 a 2012
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Práticas de mediação no âmbito do projeto Contracondutas
Autores: Pedro Fiori Arantes
2018 a 2018
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A Universidade Pública e suas repercussões sócio-territoriais: diálogos no contexto da Política de Observatórios Unifesp
Autores: Pedro Fiori Arantes
2019 a 2019
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Avaliação da expansão das infraestruturas das Universidades Federais entre 2005 e 2014, com recomendações para seus escritórios públicos de projetos e obras.
O projeto tem como objetivo avaliar o conjunto da expansão das Universidades Federais no período de dez anos entre 2005 a 2016, suas decisões estratégicas de localização, seus planos, projetos e obras, com o objetivo de compreender a estrutura e capacidade institucional, as formas de planejar, projetar, executar, manter e avaliar obras de edifícios e novos campi para, então, realizar proposições embasadas para o aprimoramento do sistema universitário federal e seus Escritórios Públicos de projeto. A pesquisa foi realizada em parceria com o LabProj da FAU-USP dentro da linha de pesquisa de Arquitetura dos Equipamentos Públicos. Contribuiu com a pesquisa a posição que ocupei por 8 anos na gestão da Unifesp. como pró-reitor (adjunto e depois titular) de Planejamento e coordenador do Escritório Público de projetos e obras da instituição.
Autores: Pedro Fiori Arantes
2014 a 2021
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Projeto Pedagõgico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifesp - Campus Zona Leste
O curso nasce a partir de uma avaliação das condições de ensino e da prática profissional de arquitetos e urbanistas no século XXI, em contextos de fortes desafios colocados pela crise da urbanização capitalista ? intensiva, desigual e insustentável ?, e pelo colapso de infraestruturas e serviços de um urbanismo em fim de linha, exigindo a necessária redefinição de políticas e ações em novos rumos, que promovam uma inflexão no modo de pensar, planejar, projetar e construir as cidades, que definam os aliados em defesa do que é comum, da qualidade de vida em uma cidade mais justa, integrada e acessível a todos. A ênfase do curso está na recuperação da vocação pública do arquiteto e urbanista, como profissional orientado para a defesa da cidade e da arquitetura como bem comum e direito de todos, como profissional generalista, com visão global dos processos de urbanização e inteligência sistêmica integradora de áreas, mantendo diálogo permanente com: cidadãos, usuários e produtores da cidade, suas entidades representativas e movimentos sociais. A escolha de temas de ensino, pesquisa e projeto de arquitetura e urbanismo irá se basear em critérios de relevância, isto é, na definição de problemas que afetam o cotidiano dos trabalhadores e de todo conjunto multitudinário que é vasto e heterogêneo. A atuação interdisciplinar e coletiva na resolução de problemas complexos, como os da urbanização, orientará contextos de ensino-aprendizagem inovadores em situações reais abordados com indissociabilidade entre teoria e prática, como princípio formador e integrador das atividades, como fundamento da permanente problematização e pesquisa de soluções por profissionais capazes de agir, simultaneamente, de forma crítico-reflexiva, imaginativa e resolutiva; com a proposição de tecnologias sociais e sustentáveis, sejam de possibilidades futuras ou de origem em técnicas e saberes ancestrais; e com a defesa da história dos lugares e da qualidade do ambiente construído como princípios indissociáveis na transformação das cidades em espaços democráticos, em que o conflito e a diferença sejam reconhecidos como legítimos para a conquista da justiça urbana e das condições de bem viver para todos.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Alexandre Delijaicov
2015 a 2016
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Projeto Político Pedagógico do Instituto das Cidades da Unifesp - Campus Zona Leste
Fruto de um amplo processo de consultas e reflexão compartilhada com interlocutores nacionais e internacionais, o Projeto Político Pedagógico do IC ? Instituto das Cidades se baseia no aprendizado por problemas, a partir do reconhecimento das dinâmicas e dos conflitos urbanos reais, em seus diversos contextos e escalas, congregando a formação universitária integrada das carreiras profissionais em Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Administração Pública, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental (cursos componentes da primeira fase de implantação do campus), Engenharia de Mobilidade e Transportes, Design e Turismo, com foco na vocação pública das mesmas. O caráter aplicado dessas profissões é tratado no Projeto Político Pedagógico - PPP através de estratégicas didáticas inovadoras como a realização de experiências de aprendizagem em contextos reais nas Práticas Assistidas ? estágios supervisionados, escritórios-modelos, incubadoras de cooperativas e empresas, escola de governo, residências profissionais e atividades de extensão universitária ? e na convivência cotidiana dos estudantes e professores nos Espaços Pedagógicos Integrados de ensino, organizados em escritórios temáticos, laboratórios e oficinas.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Wilson Ribeiro dos Santos Jr.
2014 a 2016
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Cidades, Cultura e Política - Grupo CNPq
Atuamos na pesquisa-ação na articulação entre cultura, política e territórios, nos centros urbanos e assentamentos rurais, locais privilegiados onde se enfrentam e se interconectam várias visões e interpretações da realidade, com impacto decisivo na cidadania, identidade, participação e equidade. Pretendermos reconhecer e discutir as implicações entre cultura e política no Brasil e na América Latina, como formação teórico-prática, ampliação de repertórios e construção de horizontes de ação no presente, em colaboração com movimentos populares, coletivos culturais e gestores de políticas públicas. Para tanto, compreendemos a cultura tanto como campo das manifestações artísticas e simbólicas, quanto como arena de conflitos, inclusive na disputa pela hegemonia em seus territórios e pelo sentido da transformação histórica, da curta à longa duração. O entendimento ampliado da cultura no tempo-espaço permite a abordagem crítica de seu papel na construção e contestação das estruturas de poder.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Maria Angélica Minhoto, Marcelo Morettin, Wilson Ribeiro dos Santos Jr., Gabriela de Brelaz, Marcia Carvalho de Azevedo, Zysman Neyman, Cledson Akio Sakurai, Ioshiaki Shimbo, Marcos Xavier, Jorge Barcellos
Desde 2024
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Narrativas visuais e cidade contemporânea, práticas artísticas e ativismo urbano
Investigação das narrativas visuais nas cidades contemporâneas, em processos de resistência, imaginação e prefiguração de novos usos e práticas artísticas territoriais, suas dimensões políticas, simbólicas e de memória, na ação de coletivos, movimentos sociais, artistas e ativistas em geral.
Autores: Pedro Fiori Arantes, SÍGOLO, VANESSA MOREIRA, PERCASSI, JADE, Bruno Konder Comparato
2014 a 2020
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Conflitos urbanos e direito à cidade
O curso de extensão identificará situações-problema em conflitos urbanos e direito à cidade. A partir de casos concretos, referenciados nas experiências dos participantes, ou simulações, serão mapeados territórios e agentes em conflito, discutidos aspectos históricos, teóricos, econômicos, sociais, culturais, ambientais e legais, políticas públicas, ações de resistência e mobilização. O reconhecimento das situações também será explorado por meio de jogos, cartografias críticas, produção de vídeos e exercícios de dramatização, com técnicas lúdicas, gráficas, cênicas e digitais. O objetivo é mobilizar e articular diversos conhecimentos e saberes, para avançar no entendimento sobre a dinâmica e interesses na produção social do espaço, a atuação do Estado e dos múltiplos atores envolvidos, possibilitando a compreensão multidimensional dos conflitos urbanos. Os exercícios, baseados em aprendizado por problemas, irão ao fim solicitar a proposição de estratégias, ações, planos e políticas resolutivas ou de mediação. O curso apresenta processos e estratégias para replicação/reinvenção em salas de aula, educação popular, formação de lideranças e planejamento governamental. É, igualmente, uma introdução aos temas do Instituto das Cidades da Unifesp e sua proposta político pedagógica.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Amanda Laurentin, Carolina Barbosa de Melo, Lais Silva, Aline Araújo, André Okuma, Julia Rosa, Barbara Ariola, Thayna Casasola, Nicolie Duarte, Maryani Araújo, Charlaine Souza
Desde 2017
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Projeto de Extensão com a Cia. do Caminho Velho
Mapeamento dos teatros do município de Guarulhos e dos grupos de teatro e dança para reconhecimento da política cultural do município e interlocução com os agentes públicos e coletivos culturais, com o objetivo de ampliar e qualificar o uso do Teatro Adamastor Pimentas, situado no Campus Guarulhos da Unifesp, em articulação com o grupo teatral Cia. do Caminho Velho.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Zysman Neyman, Cledson Akio Sakurai, Ioshiaki Shimbo, Jorge Barcellos, Ricardo de Sousa Moretti, Anderson Rosa
2013 a 2014
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História da Arte e Educação
Programa de Formação de Professores da Região de Pimentas e seu entorno, onde se encontra nosso Campus. Tal programa tem como objetivo promover a ampliação da formação de 120 professores da rede pública a partir de cursos e atividades complemntares realizadas pelos docentes e discentes do Departamento. A História da Arte ainda não é uma disciplina obrigatória no ensino fundamental e médio, no entanto, disciplinas como História, Educação Artística, Filosofia e Sociologia, entre outras, utilizam-se da imagem como fonte para o aprendizado e o desenvolvimento da crítica, sensibilização e percepção visual dos alunos. Por esta razão, este projeto direciona-se à qualificação do professor e do uso da imagem em sala de aula, bem como a visita a museus, levando o conhecimento sobre a disciplina e seus métodos de abordagem.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Thays Salva
2011 a 2012
Universidade de São Paulo
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Projeto de Arquitetura de Equipamentos Públicos
Estudos de Projetos de Arquitetura de Equipamentos Públicos de educação, saúde, cultura, esporte, lazer e assistência social, com ênfase a articulação dos trabalhos de pesquisa, cultura e extensão. Estudos de projetos de arquitetura de rede de conjuntos de equipamentos públicos que tem o caráter de Centros de Estruturação Urbana: "Escolas-classe, escolas-parque" (Anísio Teixeira); Praça de Equipamentos Sociais; Centros Educacionais Unificados (CEU's) e Praças de Equipamentos de Esporte e Cultura (Praças do PAC). Convênio de cooperação e intercambio internacional entre a FAU USP e a Universidade de Siegen, na Alemanha, para o organização de curso sobre projeto de arquitetura escolar, no ambito da cultura e extensão e da pesquisa.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Elaine Dias, André Luiz Tavares Pereira
2014 a 2021
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Arquitetura na Era Digital-Financeira: Desenho, Canteiro e Renda da Forma
A arquitetura contemporânea vive hoje uma arriscada fusão com a publicidade e a indústria do entretenimento. Tal convergência exige uma expansão da forma arquitetônica até o limite de sua materialidade. Em busca da renda informacional máxima, característica do universo das marcas mundiais, constatamos uma inversão de seus antigos fundamentos construtivos e produtivos, subvertidos por um jogo de volumes e efeitos para além de qualquer regra ou limitação. Aliado às técnicas digitais de projeto e à reorganização dos canteiros de obra, esse novo fetichismo da forma, análogo à autonomização do poder e da riqueza abstrata no capitalismo contempo-râneo, define a nova condição da arquitetura. Estudaremos essa condição tomando como fio condutor projetos dos arquitetos mais consagrados pelo atual sistema de distinção e premiação.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Alexandre Delijaicov, Antonio Carlos Barossi, Helena Ayoub, André Takiya
2006 a 2010
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O Ajuste Urbano: as políticas do Banco Mundial e do BID para as cidades latino-americanas
Procuramos analisar como Banco Mundial e BID atuaram nas cidades latino- americanas e o tipo de ?ajuste urbano? que pretenderam implementar nas últimas décadas. Para tanto, adotamos três ângulos de abordagem: a análise do discurso das instituições, especialmente no que diz respeito a suas políticas urbanas; a análise do padrão de financiamento, e a evolução setorial dos empréstimos para Brasil, Argentina e México; e a análise do padrão de negociação junto aos governos locais.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Reginaldo Ronconi
2001 a 2004
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A Praça Rooselvelt e a 'Construção Nacional Interrompida'
A praça projetada por arquitetos da FAU-USP e construída no centro de São Paulo nos anos 1970, como uma mega estrutura de concreto que se tornou um obstáculo urbano e um espaço de contravenção, foi estudada como um caso exemplar das grandes intervenções e de seu fracasso no Brasil do período do regime militar.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Erminia Maricato
1996 a 1997
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Laboratório de Habitação do Grêmio dos Estudantes da FAU USP
Constituição do Laboratório de Habitação no GFAU da Faculdade de Arquitura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com finalidade de atendimento a grupos organizados de moradores em favelas, ocupações e movimentos sociais.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Regina Prosperi Meyer
1997 a 1999
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Newcastle University
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22