Pedro Fiori Arantes
Universidade Federal de São Paulo
ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS - EFLCH - GUA
DEPARTAMENTO DE HISTORIA DA ARTE
Programa de Pós-Graduação: História da Arte
Resumo
É Professor Associado II da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2010), com pesquisa sobre as transformações na forma e nos processos produtivos na arquitetura contemporânea. Tem graduação (1999) e mestre em políticas urbanas (2004) pela mesma faculdade, com pesquisa sobre o Banco Mundial e o BID nas cidades latino-americanas. É autor de diversos artigos sobre arquitetura, cidades, arte e ativismo, políticas públicas, trabalho na construção civil, e dos livros "Arquitetura Nova" (2002), "Arquitetura na era digital-financeira" (2012) e "The Rent of Form: Architecture and Labor in the Digital Age" (2019). Desde 1999 é integrante do grupo Usina, entidade sem fins lucrativos que presta assessoria técnica a movimentos populares na área de habitação e reforma urbana, da qual foi coordenador por 6 anos. Em 2015 a Usina foi premiada pela Federação Nacional de Arquitetos como melhor escritório do país. Na Unifesp é professor na graduação e pós-graduação no Curso de História da Arte, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH), no Campus de Guarulhos, e professor colaborador no curso de Geografia, no Campus Zona Leste. Foi Pró-Reitor Adjunto (2013-2017) e Pró-Reitor de Planejamento da Unifesp (2017-2021). Foi Conselheiro titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (mandato 2015-2017). É pesquisador e coordenador do Centro de estudos SoU_Ciência. Pesquisa e atua principalmente nos seguintes temas: teoria e crítica de arquitetura e arte contemporâneas, cultura e política, políticas e projetos de habitação popular, autogestão e reforma urbana, projeto de equipamentos públicos, políticas de educação superior, guerras culturais e negacionismo.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
ARANTES, P. F.;ARANTES, PEDRO FIORI;FIORI ARANTES, PEDRO
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Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
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Espanhol
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente
Formação
Doutorado em Arquitetura e Urbanismo
Arquitetura na era digital-financeira: desenho, canteiro e renda da forma
Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Orientação: Reginaldo Luiz Nunes Ronconi
Universidade de São Paulo
Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
O Ajuste Urbano: as políticas do Banco Mundial e do BID para as cidades latino-americanas
Sociologia Urbana
Orientação: Ermínia Terezinha Menon Maricato
Universidade de São Paulo
2001 a 2004
Graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Arquitetura Nova. Sérgio Ferro, Flávio Império e Rodrigo Lefévre: de Artigas aos mutirões
Orientação: Jorge Hajime Oseki
Universidade de São Paulo
1993 a 1999
Produção
2022
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São Paulo, cem anos de máquina de crescimento urbano
Artigo publicado
Autores: FIX, MARIANA; Pedro Fiori Arantes
Fonte: ESTUDOS AVANÇADOS (ONLINE) , v. 36 , p. 185
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Brazilian Universities under Attack
Artigo publicado
Autores: Pedro Fiori Arantes
Fonte: Critical Times , v. 5 , p. 97
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From Red São Paulo to Brazilian neofascism: urban, political and cultural heritage in the making of a public university
Capítulo de livro publicado
Autores: Pedro Fiori Arantes
Fonte: Co-curating the City: Universities and urban heritage past and future , p. 269
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Western Fantasy and Tropical Nightmare: Spectacular architecture and urban warfare in Rio
Capítulo de livro publicado
Autores: Pedro Fiori Arantes; Claudio Rezende Ribeiro
Fonte: The Routledge Handbook of Architecture, Urban Space and Politics, Volume I , p. 379
2021
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Higher education in dark times: from the democratic renewal of Brazilian universities to its current wreck
Artigo publicado
Autores: Pedro Fiori Arantes
Fonte: Policy Reviews in Higher Education , v. 5 , p. 1
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On urban studies in Brazil: The favela, uneven urbanisation and beyond
Artigo publicado
Autores: FIX, MARIANA; Pedro Fiori Arantes
Fonte: URBAN STUDIES , v. 1-24 , p. 004209802199336
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Assombro, transgressão e falsificação na estética de combate bolsonarista
Artigo publicado
Autores: Pedro Fiori Arantes; BARBOZA, ISABEL; OKUMA, ANDRÉ; VILAS BOAS, ALEXANDRE
Fonte: REVISTA ECO-PÓS (ONLINE) , v. 24 , p. 90
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A Unifesp entre CEUS e Observatórios: espaços participativos de produção de conhecimento e de ação implicados com a realidade social
Capítulo de livro publicado
Autores: Pedro Fiori Arantes; Raiane Assumpção; Anita Kurka; Cláudia Fegadoli
Fonte: Novos campi universitários brasileiros: processos e impactos , p. 167
2020
2019
2017
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Um projeto de praticas pedagogicas transformadoras: O Instituto das Cidades da UNIFESP na Zona Leste de Sao Paulo
Trabalhos em eventos
Autores: Pedro Fiori Arantes; Wilson Ribeiro dos Santos Jr.; Maria Amélia Devitte Ferreira D?Azevedo Leite
Fonte: Libro del 2° Encuentro Internacional La Formacion Universitaria y la Dimension Social del Profesional , p. 485
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Um projeto de práticas pedagógicas transformadoras. A formação do arquiteto e urbanista no Instituto das Cidades da Unifesp na Zona Leste de São Paulo
Artigo publicado
Autores: Pedro Fiori Arantes; Wilson Ribeiro dos Santos Jr.; Maria Amélia Devitte Ferreira D?Azevedo Leite
Fonte: ARQUITEXTOS (SÃO PAULO) , v. Ano 18 , p. 06
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2016
2015
2014
2013
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Reforma urbana y autogestión en la producción de la ciudad. Historia de un ciclo de luchas y desafíos para la renovación de su teoría y práctica.
Capítulo de livro publicado
Autores: Pedro Fiori Arantes; Isadora Guerreiro; HIRAO, Flávio Higuchi; Sandro Barbosa de Oliveira
Fonte: Producción Social del Hábitat Abordajes conceptuales, prácticas de investigación y experiencias en las principales ciudades del Cono Sur. , p. 159
2012
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Reforma urbana e autogestão na produção da cidade: história de um ciclo de lutas e desafios para a renovaçõa de sua teoria e prática
Capítulo de livro publicado
Autores: Pedro Fiori Arantes; Isadora Guerreiro; HIRAO, Flávio Higuchi; Sandro Barbosa de Oliveira
Fonte: Gestão Pública e Sociedade: Fundamentos e políticas públicas de Economia Solidária. Vol. 2 , p. 81
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2010
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Forma, valor e renda na arquitetura contemporânea
Artigo publicado
Autores: Pedro Fiori Arantes
Fonte: ARS (SÃO PAULO) , v. 8 , p. 85
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2009
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Em busca do urbano: marxistas e a cidade de São Paulo nos anos de 1970
Artigo publicado
Autores: Pedro Fiori Arantes
Fonte: Novos Estudos CEBRAP (Impresso) , p. 103
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2008
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O grau zero da arquitetura na era financeira
Artigo publicado
Autores: Pedro Fiori Arantes
Fonte: Novos Estudos CEBRAP (Impresso) , p. 175
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2007
2006
2004
2003
2002
2001
Atuações
Faculdades de Campinas
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Professor Assistente
2005 a 2010
-
Professor Doutor 2
Celetista formal
2010 a 2011
USINA - Centro de trabalhos para o ambiente habitado
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Colaborador
1999 a 2005
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Coordenador geral da ONG
Associado
2005 a 2011
-
Trabalho voluntário
Desde 2011
Joaquim Guedes Arquitetos Associados
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Estagiário
1995 a 1996
Universidade Federal de São Paulo
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Professor Adjunto 1
2011 a 2013
-
Professor Adjunto 2
2014 a 2016
-
Pró-Reitor Adjunto de Planejamento (CD3)
2013 a 2017
-
Professor Adjunto 3
2016 a 2018
-
Pró-Reitor de Planejamento (CD2)
2017 a 2021
-
Professor Adjunto 4
2018 a 2020
-
Professor Associado
2020 a 2022
-
Professor Associado 2
Desde 2022
Universidade de São Paulo
-
Pesquisador colaborador
Desde 2012
Universidade Estadual de Campinas
-
Pesquisador colaborador
2010 a 2012
Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU
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Revisor de periódico
2005 a 2012
Mobile - Revista do Conselho de Arquitetura e Urbanismo / SP
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Membro de corpo editorial
2014 a 2014
Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo
-
Conselheiro titular
Coselheiro
2015 a 2017
-
Editor colaborador da Revista do CAU/SP
2014 a 2014
Plataforma ZONA
-
Membro de corpo editorial
Desde 2016
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2016
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
-
Colaborador em projeto de pesquisa
Desde 2014
Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das IFES
-
Vice-Coordenador da Comissão de Planejamento
Desde 2017
Newcastle University
-
Desde 2020
REVISTA ECO-PÓS (ONLINE)
-
Revisor de periódico
Desde 2022
Ensino
Orientações e supervisões
Supervisão de pós-doutorado em andamento
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
Tese de doutorado em andamento
-
Conexão tecno-popular SP-Nordeste: repente e cordel nas redes digitais
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
A produção cinematográfica da nova direita brasileira: documentarismo para um país paralelo
História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
Territórios da Arte e Resistência Híbrida durante a pandemia de COVID 19
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado em andamento
-
Mediação cultural e educativos no percurso das Fazendas do Café no Vale do Paraíba
Mestrado em História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2020
-
A banalização da barbárie em jogos e a influência no modo como os adeptos se relacionam com grupos antagônicos
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
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Autonomia e ação direta na ocupação Ouvidor 63: Artes visuais, educação e política
História da Arte
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Coletivos culturais de idosos em Guarulhos
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Charlaine Suélen Rodrigues Souza
Artes visuais e territórios vividos no elevado João Goulart em São Paulo
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Dissertação de mestrado concluídas
-
Flávio Motta: entre o disciplinar e o indisciplinar
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
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A casa que hoje sou: um estudo sobre os significados da moradia no sentido mais amplo do ato de morar
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
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Território Carandiru: por uma história da arte que dialogue com a cidade
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Do fluxo aos contrafluxos: intervenções artísticas na Cracolândia
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
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ENTRE - O espaço interno na arquitetura contemporânea
Mestrado em História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
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Ruínas urbanas, memória e reparação: rastros da arquitetura e vida em territórios em desmanche, o caso do Edifício São Vito
História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Produção, circulação e memória de objetos biográficos em um conjunto habitacional paulistano: a Vila dos Idosos
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
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Coordenador do Escritório Público de Projetos da Unifesp/ProPlan e dos seus Departamentos de Planos Diretores, Edificações, Laboratórios e Imóveis da ProPlan
Reitoria
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Pró-Reitor de Planejamento
Reitoria
-
Membro do Comitê de Gestão de Riscos da Unifesp
Reitoria
-
Ordenador de Despesas de Orçamento de Capital da Unifesp
Reitoria
-
Pró-Reitor Adjunto de Planejamento
Reitoria
Pesquisa
Faculdades de Campinas
Universidade Federal de São Paulo
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História da Arte e Educação
Programa de Formação de Professores da Região de Pimentas e seu entorno, onde se encontra nosso Campus. Tal programa tem como objetivo promover a ampliação da formação de 120 professores da rede pública a partir de cursos e atividades complemntares realizadas pelos docentes e discentes do Departamento. A História da Arte ainda não é uma disciplina obrigatória no ensino fundamental e médio, no entanto, disciplinas como História, Educação Artística, Filosofia e Sociologia, entre outras, utilizam-se da imagem como fonte para o aprendizado e o desenvolvimento da crítica, sensibilização e percepção visual dos alunos. Por esta razão, este projeto direciona-se à qualificação do professor e do uso da imagem em sala de aula, bem como a visita a museus, levando o conhecimento sobre a disciplina e seus métodos de abordagem.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Elaine Dias, André Luiz Tavares Pereira
2011 a 2012
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Projeto Político Pedagógico do Instituto das Cidades / Campus Zona Leste da Unifesp
Autores: Pedro Fiori Arantes, Elaine Dias, André Luiz Tavares Pereira, Pedro Fiori Arantes, Maria Angélica Minhoto, Wilson Ribeiro dos Santos Jr., Gabriela de Brelaz, Marcia Carvalho de Azevedo, Zysman Neyman, Cledson Akio Sakurai, Ioshiaki Shimbo, Ricardo Moretti, Marcos Xavier, Jorge Barcellos
2014 a 2016
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Projeto Político Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifesp
Coordenador
Autores: Pedro Fiori Arantes, Wilson Ribeiro dos Santos Jr.
2014 a 2016
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Conflitos urbanos e direito à cidade
O curso de extensão identificará situações-problema em conflitos urbanos e direito à cidade. A partir de casos concretos, referenciados nas experiências dos participantes, ou simulações, serão mapeados territórios e agentes em conflito, discutidos aspectos históricos, teóricos, econômicos, sociais, culturais, ambientais e legais, políticas públicas, ações de resistência e mobilização. O reconhecimento das situações também será explorado por meio de jogos, cartografias críticas, produção de vídeos e exercícios de dramatização, com técnicas lúdicas, gráficas, cênicas e digitais. O objetivo é mobilizar e articular diversos conhecimentos e saberes, para avançar no entendimento sobre a dinâmica e interesses na produção social do espaço, a atuação do Estado e dos múltiplos atores envolvidos, possibilitando a compreensão multidimensional dos conflitos urbanos. Os exercícios, baseados em aprendizado por problemas, irão ao fim solicitar a proposição de estratégias, ações, planos e políticas resolutivas ou de mediação. O curso apresenta processos e estratégias para replicação/reinvenção em salas de aula, educação popular, formação de lideranças e planejamento governamental. É, igualmente, uma introdução aos temas do Instituto das Cidades da Unifesp e sua proposta político pedagógica.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Zysman Neyman, Cledson Akio Sakurai, Ioshiaki Shimbo, Jorge Barcellos, Ricardo de Sousa Moretti, Anderson Rosa
Desde 2017
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Narrativas visuais e cidade contemporânea, práticas artísticas e ativismo urbano
Investigação das narrativas visuais nas cidades contemporâneas, em processos de resistência, imaginação e prefiguração de novos usos e práticas artísticas territoriais, suas dimensões políticas, simbólicas e de memória, na ação de coletivos, movimentos sociais, artistas e ativistas em geral.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Amanda Laurentin, Carolina Barbosa de Melo, Lais Silva, Aline Araújo, André Okuma, Julia Rosa, Barbara Ariola, Thayna Casasola, Nicolie Duarte, Maryani Araújo, Charlaine Souza
Desde 2014
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Cidade, Educação e Participação Popular - Grupo CNPq
As cidades são espaços formadores relevantes para uma educação ativa, crítica e criativa, baseada nas evidências do real e na experiência vivida de estudantes e professores, e também espaços conflitivos, de disputa e participação na vida pública, fundamento para uma democracia real que parta dos problemas do cotidiano da população para que possa imaginar e instaurar espaços instituintes de novas relações sociais e de produção do comum. Assim, o grupo abordará as diferentes ações educativas e de inovação democrática associadas aos processos de urbanização, as relações entre cidade, escolas e espaços de formação, participação e produção de conhecimento, as práticas pedagógicas a partir da cidade e na cidade, as dimensões lúdicas da imaginação urbana e percepção do espaço, os territórios como situações problema e temas-geradores dos processos de aprender a ler e transformar o mundo e seus territórios.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Zysman Neyman, Tiaraju Pablo d'Andrea, Sílvia Raimundo, Jorge da Silva Barcellos
Desde 2018
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Projeto Político Pedagógico do Instituto das Cidades da Unifesp - Campus Zona Leste
Fruto de um amplo processo de consultas e reflexão compartilhada com interlocutores nacionais e internacionais, o Projeto Político Pedagógico do IC ? Instituto das Cidades se baseia no aprendizado por problemas, a partir do reconhecimento das dinâmicas e dos conflitos urbanos reais, em seus diversos contextos e escalas, congregando a formação universitária integrada das carreiras profissionais em Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Administração Pública, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental (cursos componentes da primeira fase de implantação do campus), Engenharia de Mobilidade e Transportes, Design e Turismo, com foco na vocação pública das mesmas. O caráter aplicado dessas profissões é tratado no Projeto Político Pedagógico - PPP através de estratégicas didáticas inovadoras como a realização de experiências de aprendizagem em contextos reais nas Práticas Assistidas ? estágios supervisionados, escritórios-modelos, incubadoras de cooperativas e empresas, escola de governo, residências profissionais e atividades de extensão universitária ? e na convivência cotidiana dos estudantes e professores nos Espaços Pedagógicos Integrados de ensino, organizados em escritórios temáticos, laboratórios e oficinas.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Maria Angélica Minhoto, Marcelo Morettin, Wilson Ribeiro dos Santos Jr., Gabriela de Brelaz, Marcia Carvalho de Azevedo, Zysman Neyman, Cledson Akio Sakurai, Ioshiaki Shimbo, Marcos Xavier, Jorge Barcellos
2014 a 2016
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Projeto Pedagõgico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifesp - Campus Zona Leste
O curso nasce a partir de uma avaliação das condições de ensino e da prática profissional de arquitetos e urbanistas no século XXI, em contextos de fortes desafios colocados pela crise da urbanização capitalista ? intensiva, desigual e insustentável ?, e pelo colapso de infraestruturas e serviços de um urbanismo em fim de linha, exigindo a necessária redefinição de políticas e ações em novos rumos, que promovam uma inflexão no modo de pensar, planejar, projetar e construir as cidades, que definam os aliados em defesa do que é comum, da qualidade de vida em uma cidade mais justa, integrada e acessível a todos. A ênfase do curso está na recuperação da vocação pública do arquiteto e urbanista, como profissional orientado para a defesa da cidade e da arquitetura como bem comum e direito de todos, como profissional generalista, com visão global dos processos de urbanização e inteligência sistêmica integradora de áreas, mantendo diálogo permanente com: cidadãos, usuários e produtores da cidade, suas entidades representativas e movimentos sociais. A escolha de temas de ensino, pesquisa e projeto de arquitetura e urbanismo irá se basear em critérios de relevância, isto é, na definição de problemas que afetam o cotidiano dos trabalhadores e de todo conjunto multitudinário que é vasto e heterogêneo. A atuação interdisciplinar e coletiva na resolução de problemas complexos, como os da urbanização, orientará contextos de ensino-aprendizagem inovadores em situações reais abordados com indissociabilidade entre teoria e prática, como princípio formador e integrador das atividades, como fundamento da permanente problematização e pesquisa de soluções por profissionais capazes de agir, simultaneamente, de forma crítico-reflexiva, imaginativa e resolutiva; com a proposição de tecnologias sociais e sustentáveis, sejam de possibilidades futuras ou de origem em técnicas e saberes ancestrais; e com a defesa da história dos lugares e da qualidade do ambiente construído como princípios indissociáveis na transformação das cidades em espaços democráticos, em que o conflito e a diferença sejam reconhecidos como legítimos para a conquista da justiça urbana e das condições de bem viver para todos.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Wilson Ribeiro dos Santos Jr.
2015 a 2016
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Avaliação da expansão das infraestruturas das Universidades Federais entre 2005 e 2014, com recomendações para seus escritórios públicos de projetos e obras.
O projeto tem como objetivo avaliar o conjunto da expansão das Universidades Federais no período de dez anos entre 2005 a 2016, suas decisões estratégicas de localização, seus planos, projetos e obras, com o objetivo de compreender a estrutura e capacidade institucional, as formas de planejar, projetar, executar, manter e avaliar obras de edifícios e novos campi para, então, realizar proposições embasadas para o aprimoramento do sistema universitário federal e seus Escritórios Públicos de projeto. A pesquisa foi realizada em parceria com o LabProj da FAU-USP dentro da linha de pesquisa de Arquitetura dos Equipamentos Públicos. Contribuiu com a pesquisa a posição que ocupei por 8 anos na gestão da Unifesp. como pró-reitor (adjunto e depois titular) de Planejamento e coordenador do Escritório Público de projetos e obras da instituição.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Alexandre Delijaicov
2014 a 2021
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Congresso Acadêmico Unifesp Virtual 2020 - Ciência e Universidade: Transformações para a Sociedade
Autores: Pedro Fiori Arantes, Gabriela de Brelaz
2020 a 2020
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A Universidade Pública e suas repercussões sócio-territoriais: diálogos no contexto da Política de Observatórios Unifesp
Autores: Pedro Fiori Arantes
2019 a 2019
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Práticas de mediação no âmbito do projeto Contracondutas
Autores: Pedro Fiori Arantes
2018 a 2018
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Companhia do Caminho Velho
Autores: Pedro Fiori Arantes
2012 a 2012
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História da Arte e Educação - Programa de Formação de Professores da Região de Pimentas e seu Entorno
Autores: Pedro Fiori Arantes
2011 a 2011
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Arte, institucionalidade e diversidade [Projeto Coletivo PPGHA - Unifesp]
Esta pesquisa tem como objetivo discutir e analisar imagens, objetos e práticas artísticas modernas e contemporâneas a partir dos conceitos de institucionalidade, discurso e alteridade. Os processos (e as dificuldades) de inserção dos bens e práticas culturais nas instituições revelam hierarquias explícitas ou implícitas entre estilos, épocas, técnicas, autores, posições sociais e visões de mundo e, nesse sentido, permitem análises férteis acerca das relações entre as produções artístico-culturais e seus contextos de circulação e recepção. O projeto de pesquisa visa ao estudo das imagens, objetos, processos artísticos e cidades, a partir de seus contextos de produção, dos agenciamentos e hierarquizações que os constituem, das apropriações que deles se fazem e de seus modos de recepção, sempre enfatizando as interfaces entre a criação artística e os vetores extra-estéticos, bem como a riqueza das reflexões interdisciplinares. Diferentes referenciais históricos, geográficos e teóricos são contemplados, e pretende-se abranger memórias, saberes e dispositivos, tanto hegemônicos, como não-hegemônicos.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Pedro Fiori Arantes, Virginia Gil Araujo, Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos, Marina Soler, Letícia Squeff, Vinicius Spricigo, Marta da Rosa Jardim, Ilana Goldstein
Desde 2019
-
Guerras Culturais: Regimes visuais da política contemporânea
Guerras culturais se tornaram um tópico de estudo e inspiração de estratégias nas últimas décadas, em diversas áreas do saber e diferentes espaços de inteligência e planejamento de ação, militares ou não. Na visão da nova direita nacional e global, a hegemonia cultural da esquerda, desde os anos 1960, não só persiste como se fortaleceu ao longo da Era Neoliberal. Daí a centralidade do front cultural. Trata-se de uma verdadeira guerra que é preciso ganhar em várias frentes, a começar pelo assim chamado ?marxismo cultural?, seguido do confronto violento com as lutas identitárias de hoje, tudo em nome da família, de Deus, da propriedade e de uma moral que coloque limites ao ?globalismo? e redefina a própria lógica do capital e da sociedade do espetáculo. A ?internacional reacionária? atua na guerra cultural em várias frentes, num contexto de pós-verdade e na produção de narrativas paralelas, nas redes sociais, blogs e suas derivações, em atos de ruas, nas igrejas cristãs criacionistas e pentecostais, nas empresas, na produção audiovisual e ?acadêmica? etc. A linha de pesquisa pretende estudar a emergência contemporânea das guerras culturais, no Brasil e noutras partes do mundo, procurando compreender seus embates sobretudo seus regimes de visualidade, envolvendo narrativas e imaginação estética-política.
Autores: Pedro Fiori Arantes, André Okuma, Thayna Casasola, Alexandre Vilas Boas, Isabel Barboza da Silva, Jade Percassi, Amauri Eugênio Jr., Nicole Pinheiro
Desde 2021
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Universidade na garantia de direitos, da democracia e da vida
Este Projeto de Pesquisa faz parte da área temática 2 do Centro de Estudos SOU_CiÊNCIA. O SOU_CIÊNCIA é um Grupo de Pesquisa multidisciplinar cadastrado no CNPq, sediado na Unifesp e composto por uma equipe de pesquisadores de todos os campi e de outras universidades, com histórico de pesquisa, inovação e gestão em Educação Superior e Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O SOU_CIÊNCIA também conta com um Comitê Científico de alto nível, com representação nacional e internacional. Tem como objetivo produzir análises, diagnósticos e propostas na área de Educação Superior e CT&I, considerando seus benefícios socioeconômicos e ambientais, ampliando a articulação Universidade, Sociedade e Governos, com o objetivo de apoiar a tomada de decisão e avaliação de impacto em políticas públicas e na garantia de direitos. Nosso propósito é apresentar em termos concretos a importância estratégica e os benefícios do sistema universitário e científico no desenvolvimento tecnológico, econômico, social e cultural do país, em especial o voltado ao interesse público, na ampliação da cidadania e da qualidade de vida para todos/as. Com isso, apontar as condições necessárias para construir a médio e longo prazo a existência e o financiamento da Educação Superior e da CT&I, dando ênfase à importância do seu caráter autônomo, democrático, plural e inclusivo.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Maria Angélica Minhoto, Soraya Smaili, Jade Percassi, Vanessa Sigolo, Debora Foguel
Desde 2020
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Ampliando o Mapa das Artes - diálogos com coletivos culturais de Guarulhos
O projeto de extensão tem como ponto de par1da a con1nuação de um mapeamento de cole1vos ar6s1cos culturais periféricos iniciado pela Cátedra Kaapora em 2021. Em 2022, serão proponentes, além da Cátedra Kaapora - representada pela profa. Ilana Goldstein -, dois outros docentes do Departamento de História da Arte, profs. Pedro Arantes e Vinícius Spricigo, com experiência prévia em projetos extensionistas ligados a ocupações ar6s1cas, intervenções urbanas e ar1stas periféricos. Os dois grandes diferenciais do projeto que propomos para 2022 são a possível parceria com o Sesc Guarulhos, a realização de residências ar6s1cas associadas a pesquisa e extensão e a modificação do escopo da pesquisa inicial - tanto do ponto de vista metodológico quanto de recorte espacial (a princípio, focado na cidade de Guarulhos).
Autores: Pedro Fiori Arantes, Maria Angélica Minhoto, Soraya Smaili, Jade Percassi, Vanessa Sigolo, Debora Foguel, Pedro Fiori Arantes, Vinicius Spricigo
Desde 2022
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RECIPROCRIAR
O projeto de extensão tem como ponto de par1da as reflexões e a1vidades extensionistas realizadas na unidade curricular obrigatória do curso de História da Arte da Unifesp, o ?Laboratório de Pesquisa e Prá1cas em História da Arte 3: curadoria de mediação? (Lab 3), ministrado no segundo semestre de 2021 pelos profs. Pedro Arantes e Vinícius Spricigo. hTps://www.unifesp.br/no1cias-anteriores/item/5700-laboratorio-da-unifesp-mobilizaocupacao- de-ar1stas-no-centro-de-sao-paulo
Autores: Pedro Fiori Arantes, Vinicius Spricigo
Desde 2022
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Site Sentimento da Dialética com as obras digitais de Otília e Paulo Arantes
Desenvolvi site e realizei ebooks da obra de Otília Beatriz Fiori Arantes e Paulo Eduardo Arantes, com a colaboração dos autores, para divulgação ampla e gratuita de sua obra em formato digital. Link: https://sentimentodadialetica.org/dialetica
Autores: Pedro Fiori Arantes
Desde 2021
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PROJETO OCUPAÇÕES: Arte, espaço e reinvenção da vida cotidiana a partir da ocupação cultural "Ouvidor 63" em São Paulo
Este projeto explora o significado da ocupação de um edifício para fins simultâneos de habitação e produção artística. Pergunta o que esses tipos de ocupação possibilitam em termos de práticas artísticas e vida cotidiana, e o que pode ser aprendido com a experiência concreta. Essas questões são exploradas através do evento específico do Ouvidor 63 em São Paulo, uma ocupação de 8 anos de um prédio de 13 andares da década de 1940 no centro da cidade. Ouvidor 63 é atualmente a maior ocupação artística da América Latina e abriga 100 artistas residentes, organizados coletivamente. O projeto localiza sua experiência em uma história mais longa e global das ocupações artísticas, com referências a ocupações na Europa e nos Estados Unidos das décadas de 1960 a 1980, bem como na própria longa história de ocupações de moradia do Brasil. O projeto identifica, explora e mapeia uma série de processos de "construção de mundo" (world making) no Ouvidor 63: práticas sociais e estéticas que a ocupação especificamente possibilita. Estas incluem práticas de formação artística que ocorrem nos espaços e oficinas do edifício, algumas hibridizações únicas de linguagens artísticas, novas práticas de gestão e tomada de decisão e novas formas de intercâmbio internacional. O projeto mostra como a experiência única do Ouvidor 63 pode contribuir para o desenvolvimento da história, teoria e crítica da arte, desafiar seus métodos e narrativas tradicionais na história da arte, trazendo novos elementos, práticas e contextos para o debate público. Os resultados do projeto incluem uma exposição, um site e publicações, incluindo um livro. Projeto financiado pela FAPESP, vencedor do Edital Programas Especiais / LinCAr - Abordagens inovadoras na pesquisa em Linguagem, Comunicações e/ou Artes / LinCAr - Projeto de Pesquisa - Regular - Chamada de Propostas (2022)
Autores: Pedro Fiori Arantes, Giselle Beiguelman, Joana Zatz, Richard Williams, Bernardo Gutierrez, Sol Calderon
Desde 2023
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Projeto de Extensão com a Cia. do Caminho Velho
Mapeamento dos teatros do município de Guarulhos e dos grupos de teatro e dança para reconhecimento da política cultural do município e interlocução com os agentes públicos e coletivos culturais, com o objetivo de ampliar e qualificar o uso do Teatro Adamastor Pimentas, situado no Campus Guarulhos da Unifesp, em articulação com o grupo teatral Cia. do Caminho Velho.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Thays Salva
2013 a 2014
Universidade de São Paulo
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Laboratório de Habitação do Grêmio dos Estudantes da FAU USP
Constituição do Laboratório de Habitação no GFAU da Faculdade de Arquitura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com finalidade de atendimento a grupos organizados de moradores em favelas, ocupações e movimentos sociais.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Joana da Silva Barros, William Itokazu, Francisco Barros, Taís Jamra Tsukumo, Luciana Ceron, Luciana Ferrara
1997 a 1999
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O Ajuste Urbano: as políticas do Banco Mundial e do BID para as cidades latino-americanas
Procuramos analisar como Banco Mundial e BID atuaram nas cidades latino- americanas e o tipo de ?ajuste urbano? que pretenderam implementar nas últimas décadas. Para tanto, adotamos três ângulos de abordagem: a análise do discurso das instituições, especialmente no que diz respeito a suas políticas urbanas; a análise do padrão de financiamento, e a evolução setorial dos empréstimos para Brasil, Argentina e México; e a análise do padrão de negociação junto aos governos locais.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Erminia Maricato
2001 a 2004
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Arquitetura na Era Digital-Financeira: Desenho, Canteiro e Renda da Forma
A arquitetura contemporânea vive hoje uma arriscada fusão com a publicidade e a indústria do entretenimento. Tal convergência exige uma expansão da forma arquitetônica até o limite de sua materialidade. Em busca da renda informacional máxima, característica do universo das marcas mundiais, constatamos uma inversão de seus antigos fundamentos construtivos e produtivos, subvertidos por um jogo de volumes e efeitos para além de qualquer regra ou limitação. Aliado às técnicas digitais de projeto e à reorganização dos canteiros de obra, esse novo fetichismo da forma, análogo à autonomização do poder e da riqueza abstrata no capitalismo contempo-râneo, define a nova condição da arquitetura. Estudaremos essa condição tomando como fio condutor projetos dos arquitetos mais consagrados pelo atual sistema de distinção e premiação.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Reginaldo Ronconi
2006 a 2010
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Projeto de Arquitetura de Equipamentos Públicos
Estudos de Projetos de Arquitetura de Equipamentos Públicos de educação, saúde, cultura, esporte, lazer e assistência social, com ênfase a articulação dos trabalhos de pesquisa, cultura e extensão. Estudos de projetos de arquitetura de rede de conjuntos de equipamentos públicos que tem o caráter de Centros de Estruturação Urbana: "Escolas-classe, escolas-parque" (Anísio Teixeira); Praça de Equipamentos Sociais; Centros Educacionais Unificados (CEU's) e Praças de Equipamentos de Esporte e Cultura (Praças do PAC). Convênio de cooperação e intercambio internacional entre a FAU USP e a Universidade de Siegen, na Alemanha, para o organização de curso sobre projeto de arquitetura escolar, no ambito da cultura e extensão e da pesquisa.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Alexandre Delijaicov, Antonio Carlos Barossi, Helena Ayoub, André Takiya
2014 a 2021
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A Praça Rooselvelt e a 'Construção Nacional Interrompida'
A praça projetada por arquitetos da FAU-USP e construída no centro de São Paulo nos anos 1970, como uma mega estrutura de concreto que se tornou um obstáculo urbano e um espaço de contravenção, foi estudada como um caso exemplar das grandes intervenções e de seu fracasso no Brasil do período do regime militar.
Autores: Pedro Fiori Arantes, Regina Prosperi Meyer
1996 a 1997
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Newcastle University
Outras atividades técnico científicas
Atualização Lattes em 2023-03
Processado em 2023-03-10