Henrique Zoqui Martins Parra
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Ciências Sociais
E-Mail: henrique.parra@unifesp.br
Resumo
Professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Realizou a graduação em Ciências Sociais e Mestrado na Sociologia da USP; Doutorado em Educação na UNICAMP; e pesquisas de pós-doutoramento no IBICT-UFRJ e no CCHS/CSIC (Madrid). É coordenador do Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento (Pimentalab); integrante do Laboratório de Humanidades Digitais (lab.hum), e da Rede Latinoamericana de Estudos em Tecnologia, Vigilância e Sociedade (LAVITS). Atualmente se dedica a investigar as relações entre as mutações nas formas de produção de conhecimento e de ação política em três linhas de pesquisa complementares: (a) Tecnopolíticas e vida cibermediada: saberes, poderes e modos de subjetivação; (b) Arranjos sociotécnicos, transição societal e Antropoceno; (c) Laboratórios de experimentações políticas e investigações situadas. Costuma realizar projetos colaborativos de investigação e extensão junto a atores externos à universidade. Site: https://www.pimentalab.net Contato: henrique.parra@unifesp.br
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
PARRA, H. Z. M.;PARRA, HENRIQUE;PARRA, H.
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Formação
Doutorado em Educação
O Leviatã e a Rede: mutações e persistências político-estéticas
Sociologia da Tecnologia
Orientação: Wenceslao Machado de Oliveira Junior
Universidade Estadual de Campinas
Mestrado em Sociologia
Liberdade e Necessidade: empresas de trabalhadores autogeridas e a construção sócio-política da economia
Sociologia Política
Orientação: Maria Célia Pinheiro Machado Paoli
Universidade de São Paulo
1999 a 2002
Graduação em Ciencias Sociais
Universidade de São Paulo
1994 a 1998
Produção
2023
2022
2021
2020
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Visual Artefacts in Political Demonstrations: an essay about mutations in the modes of subjectivation and political action between 2013 and 2018 (2020)
Artigo publicado
Autores: Henrique Zoqui Martins Parra
Fonte: GIS - GESTO, IMAGEM E SOM - REVISTA DE ANTROPOLOGIA , v. 5 , p. 269 - Extrato QUALIS: A3
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2019
-
Laboratório tecnopolítico do Comum: protótipos, reticulação e potência da situação (2019)
Artigo publicado
Autores: Henrique Zoqui Martins Parra
Fonte: DOIS PONTOS (UFPR) DIGITAL , v. 16 , p. 111 - Extrato QUALIS: A1
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2018
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Beyond the Dichotomy between Natural and Knowledge Commons: Reflections on the IAD Framework from the Ubatuba Open Science Project (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Sarita Albagli; Anne Clinio; Henrique Zoqui Martins Parra; Felipe Fonseca
Fonte: 22nd International Conference on Electronic Publishing
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Infraestruturas, economia e política informacional: o caso do google suite for education (2018)
Artigo publicado
Autores: Henrique Zoqui Martins Parra; CRUZ, LEONARDO; AMIEL, TEL; MACHADO, JORGE
Fonte: MEDIAÇÕES - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS , v. 23 , p. 63 - Extrato QUALIS: A4
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2017
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Apresenta??o: Ci?ncia Cidad? e Laborat?rios Cidad?os | Introduction: Citizen Science and Citizen Labs (2017)
Artigo publicado
Autores: Henrique Zoqui Martins Parra; Mariano Fressoli; Antonio Lafuente
Fonte: LIINC EM REVISTA , v. 13 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
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Práticas de ensino de Sociologia: o uso de tecnologias digitais de comunicação e do cinema pelo subprojeto do Pibid em Ciências Sociais/Unifesp (2017)
Capítulo de livro publicado
Autores: Debora Goulart; Henrique Zoqui Martins Parra; Davisson Cangassu de Souza
Fonte: Desafios da Formação Inicial Docente no Contexto do Pibid: Experiências de Formação de Professores nos Arrabaldes das Cidades de Diadema e Guarulhos , p. 13
2016
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Ciência aberta e colaborativa no desenvolvimento: a experiência da Plataforma Ciência Aberta Ubatuba (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Felipe Schmidt Fonseca; Sarita Albagli; Henrique Zoqui Martins Parra; Maria Lucia Maciel
Fonte: Caderno de Resumos da XI Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia
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Tend?ncias democr?ticas e autorit?rias, arquiteturas distribu?das e centralizadas | Democratic and authoritarian tendencies, distributed and centralized archictetures (2016)
Artigo publicado
Autores: Henrique Zoqui Martins Parra; Alexandre Hannud Abdo
Fonte: LIINC EM REVISTA , v. 12 , p. 335 - Extrato QUALIS: A3
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2015
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Introdução - Anais do III Simpósio Internacional LAVITS: Vigilância, Tecnopolíticas, Territórios (2015)
Trabalhos em eventos
Autores: Fernanda Bruno; Ricardo Pimenta; Pablo Ortellado; Rosa Pedro; Rodrigo Firmino; Marta Kanashiro; Rafael Evangelista; Lucas Cardoso; Bruno Melgaço; Henrique Zoqui Martins Parra; Nelson Arteaga Botello
Fonte: Anais do III Simpósio Internacional LAVITS: Vigilância, Tecnopolíticas, Territórios , p. 1
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2014
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Ciências Humanas e Mediação Sociotécnica: questões sobre a tecnicidade do digital em redes cibernéticas - Human Sciences and Sociotechnical Mediation: questions on digital technicity in cybernetic networks (2014)
Artigo publicado
Autores: Henrique Zoqui Martins Parra
Fonte: LIINC EM REVISTA , v. 10 , p. 516 - Extrato QUALIS: A3
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2013
2012
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Controle social e prática hacker: tecnopolítica e ciberpolítica em redes digitais (2012)
Artigo publicado
Autores: Henrique Zoqui Martins Parra
Fonte: Sociedade e Cultura , v. 15 , p. 109 - Extrato QUALIS: A3
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2003
2000
1999
1997
Atuações
Universidade de São Paulo
-
Pesquisador FAPESP
Pesquisador
1999 a 2002
-
Pesquisador, Educador e Gestor
Colaborador - CECAE/FUSP
1998 a 2000
-
Pesquisador CNPq
Bolsista CNPQ
1998 a 1998
-
Pesquisador CNPq
Bolsista CNPQ
1997 a 1997
Universidade Estadual de Campinas
-
Estágio Docente
Outro (especifique)
2007 a 2007
-
Docente
FUNCAMP
2005 a 2007
-
Pesquisador
2005 a 2009
Concordia University
-
Pesquisador
Pesquisador Visitante
2001 a 2001
Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Crime
-
Comunicador
Consultor
2005 a 2006
FAO/ONU Coordenador de Projetos - Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e
-
Coordenador de Projetos
Coordenador Projetos
2002 a 2004
Fundação do Desenvolvimento Administrativo
-
Setor Educativo e Extensão Universitária
Estágio - MAE/USP
1995 a 1995
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto
2010 a 2018
-
Professor Associado
Desde 2019
Olhares (São Paulo)
-
Revisor de periódico
Desde 2012
Pensata (Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Unifesp
-
Revisor de periódico
Desde 2012
Olhares (São Paulo)
-
Membro de corpo editorial
Desde 2012
Universidade Federal do Rio de Janeiro
-
Pesquisador
Bolsista
2015 a 2016
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
-
Pesquisador
Bolsista
2015 a 2018
Scientiae Studia (USP)
-
Revisor de periódico
Desde 2015
Liinc em Revista
-
Revisor de periódico
Desde 2015
Consejo Superior de Investigaciones Científicas
-
Pesquisador
Bolsista
2017 a 2018
Journal of Peer Production
-
Revisor de periódico
Desde 2014
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2019
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
Narrativas da Mediação: Futuro, Algoritmo e Sensibilidade
Doutorado em Ciências Sociais
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2020
-
Silvana Aparecida Pires Leodoro
Perspectivas de obsolescência e desantropomorfização da docência no ensino superior
Doutorado em Ciências Sociais
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2020
Dissertação de mestrado em andamento
-
Vinicius Miranda David Paulino
Serendipidade e Música: a moludação algorítmica do ouvir
CIÊNCIAS SOCIAIS
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Controvérsias em relação ao ?capitalismo de plataformas? no Brasil
CIÊNCIAS SOCIAIS
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado concluídas
-
Agroecologia, Tecnologias e Movimentos Sociais
CIÊNCIAS SOCIAIS
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Priscilla Alves Teixeira Branco
Cidades Inteligentes e Democracia
CIÊNCIAS SOCIAIS
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Os movimentos sociais sob o impacto dos protestos de 2013
CIÊNCIAS SOCIAIS
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
Gestão
FAO/ONU Coordenador de Projetos - Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e
-
Coordenador de Projetos
Programa Oportunidade Solidária
Universidade Federal de São Paulo
-
Vice-Chefia do Departamento de Ciências Sociais
Campus Guarulhos
Departamento de Ciências Sociais
Pesquisa
Universidade de São Paulo
-
Reconfigurações do Trabalho e Formas Alternativas de Produção: a (re)emergência da autogestão
A pesquisa analisou as transformações na organização coletiva do trabalho e o conflito de racionalidades sócio-econômicas no interior de Empresas de Trabalhadores Autogeridas, e delas com o campo econômico dominante, evidenciando os elementos sócio-políticos que influenciam nas condiões de eficiência econômica intra-extra empresa.
1999 a 2002
Universidade Estadual de Campinas
-
Imagens, geografias e educação
O Projeto reúne vários pesquisadores da interface Imagens, Geografia e Educação, que vem apontando a questão da linguagem como um dos alinhavos (sem dúvida, tenso) entre estes três campos do conhecimento. Trata-se da constituição/consolidação de uma rede de pesquisas por meio da integração de laboratórios e grupos de pesquisas que compartilham idéias e posturas produzidas a partir da crítica, instaurada nos meios científicos, decorrente da chamada crise paradigmática, em grande medida associada à questão da linguagem. Partindo da importância assumida pelas imagens no mundo contemporâneo, este projeto busca a consolidação de seis núcleos acadêmicos Campinas [UNICAMP/USP/UNIFESP], Dourados [UFGD/UNESP-Presidente Prudente], Vitória [UFES], Florianópolis [UDESC/Colégio de Aplicação-UFSC], Natal [UFRN] e Crato [URCA] de estudo e criação visual e audiovisual de obras que atuam ou venham potencializar novas maneiras de imaginar o espaço (Massey, 2008) tendo em vista a constituição de uma nova política da espacialidade. O projeto busca adensar os conhecimentos teóricos em torno das criações em imagens, notadamente vídeos e filmes, pelos grupos de pesquisa desta rede, os quais reúnem alunos de graduação e pós-graduação, além de professores das redes de ensino. Tendo em vista o quanto obras em linguagem audiovisual ou fotográfica atuam na educação visual e, portanto, participam das políticas de criação de memórias públicas, a aposta deste projeto é a de realizar obras que tenham potência poética no burilamento da imaginação espacial e que venham a se constituir como obras de circulação em ambientes educativos.
Autores: Henrique Zoqui Martins Parra
2012 a 2013
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Mutações e persistências político-estéticas na Era Digital
Ao pesquisar as mutações e persistências na relação tecnologias de imagem e regime saber-poder, advindas com a expansão das tecnologias de comuncação digital, nosso objetivo é caracterizar a emergência de um campo de conflitos que, na política visual adotada e nas configurações tecnopolíticas do ciberespaço, refletem tensões que darão forma ao atual diagrama de poder. Veja: http://xama.pimentalab.net
Autores: Henrique Zoqui Martins Parra, Wenceslao Machado de Oliveira Junior, Valéria Cazetta, Claudio Benito Oliveira Ferraz, Jones Dari Göettert, Gisele Girardi, Jorn Seemann, Antonio Carlos Queiroz Filho, Ana Maria Hoepers Preve, Glauco Vieira Fernandes, Flaviana Gasparotti Nunes
2005 a 2009
Universidade Federal de São Paulo
-
Extrativismo ampliado e práticas de conhecimento no plantationoceno/capitaloceno/tecnoceno
Quais as dissensões que apresentam-se em torno de imaginações/proposições de transformação e transição societal diante da emergência climática/sanitária/ecológica? Quais as "verdades inconvenientes" que emergem com a crise ecológica e sanitária e como elas deslocam as dualidades e separações entre ciência e política, natureza e cultura, biologia e tecnologia? Quais as práticas de conhecimento que hoje estão produzindo evidências, repertoriando alternativas e produzindo possíveis frente às forças e dispositivos do extrativismo ampliado próprios do plantationoceno? Quais as formas pelas quais o Comum é reconhecido, reivindicado, visibilizado ou produzido? Quais são as formas e localizações dessas reconfigurações de conflitualidades e dissensos que partem da constatação de que a Política não é mais apenas domínio dos humanos e a Natureza não é mais exclusivamente o domínio dos não-humanos? Como as zonas de conflitualidades emergentes fabricam seus antagonismos a partir das relações de composição entre humanos e não-humanos (incluindo tanto outras criaturas viventes, como a própria atmosfera, terra, rios e também arranjos sociotécnicos, ciência, tecnologia e infraestruturas)? Quais as formas de expressão dessas conflitualidades em suas tramas heterogêneas e que situam os choques e fricções entre formas do extrativismo ampliado, de um lado, e as formas de invenção ou defesa do Comum, de outro? No percurso investigativo, desejamos delimitar um campo transdisciplinar que faz confluir práticas de conhecimento da produção científica e filosófica junto às lutas sociais em curso e os repertórios de conhecimentos que essas experiências têm produzido. Para além da organização de um campo de embates teóricos e produções de reflexão mais situadas na América Latina, pretendemos também identificar zonas de conflitualidades emergentes nas quais dissensões ontológicas e políticas emergem na defesa e sustentação do Comum a partir de redes heterogêneas entre humanos, outros que humanos, arranjos sociotécnicos, territórios, infraestruturas e o mundo vivo.
Autores: Henrique Zoqui Martins Parra
Desde 2021
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Da tecnopolítica à lutas cosmotécnicas: hegemonia cibernética e bifurcação tecnológica
Frequentemente os discursos e práticas de desenvolvimento industrial, fomento à inovação científica e tecnológica ou mesmo a promoção da soberania nacional no âmbito tecnológico, partilham de uma concepção sobre as tecnologias da informação e comunicação digital em que elas são compreendidas como artefatos neutros axiologicamente e cuja adoção, em suas configurações sociotécnicas dominantes, são justificadas como inexoráveis para o equacionamento eficiente de problemas empíricos. Modelos de inteligência artificial aplicada à saúde, educação ou à gestão pública; estratégias de plataformização digital; formas de automação no mundo do trabalho; tecnologias corporativas da semente ao prato na agricultura digital; tecnologias smart e formas de transição energética para minimizar os impactos socioambientais; são concebidas sob uma certa cosmotécnica e adotadas como soluções unívocas em contextos heterogêneos. Como problemática estruturante nos perguntamos tanto sobre a configuração desses regimes tecnopolíticos de saber-poder neoextrativistas como o que poderia ser uma perspectiva tecnopolítica decolonial que percorra as reflexões alternativas às imaginações do progressismo e do solucionismo tecnológico que apresentam-se como horizonte da governamentalidade do capitalismo pós-pandêmico.
Autores: Henrique Zoqui Martins Parra
Desde 2022
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Revista Pimentalab
A Revista Pimentalab é uma iniciativa de comunicação científica no campo dos estudos sociais emciência e tecnologia, coordenada pelo Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento(Pimentalab) da Unifesp. Sua produção envolve atividades práticas e teóricas de formação epesquisa, junto a atores universitários e extra-universitários, relacionados às transformações sociais,políticas, educacionais, culturais e econômicas face à crescente mediação das tecnologias digitais navida contemporânea. Além de promover a difusão de conhecimentos sobre a temática, odesenvolvimento da publicação implica num processo contínuo de formação dos partícipes e tambémna promoção de redes de colaboração entre pesquisadores, organizações sociais, ativistas emovimentos sociais que atuam nessa temática.
Autores: Henrique Zoqui Martins Parra, Alana Moraes
Desde 2022
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Laboratório Zona de Contágio: saberes e práticas intrapandêmicas
Zona de Contágio é um laboratório situado, prática coletiva de uma ciência do contato implicada em habitar a pandemia COVID-19 como um acontecimento: ?um acontecimento está no interior da existência e das estratégias que o perpassam?. Ele surge como uma plataforma de convergência entre pesquisadorxs-ativistas cujo trabalho de investigação viu-se forçado a pensar com a intrusão viral. A Zona de Contágio surge da urgência de refletir, da perspectiva de corpos em regime de confinamento doméstico, como poderíamos rastrear a paisagem produzida pelo acontecimento pandêmico: um evento que conecta de forma interescalar e imediata nossos corpos aos circuitos planetários de patógenos, mas também às formas desiguais e neocoloniais de distribuição do risco. Refletimos sobre a coexistência como fazer ontoepistemológico, experimentações de outros modos de conhecer.
Autores: Henrique Zoqui Martins Parra, Alana Moraes de Souza
2020 a 2021
-
Laboratório Zona de Contágio: saberes e práticas intrapandêmicas
Zona de Contágio foi uma experiência de pesquisa situada realizada durante a pandemia Covid19. A partir de uma convocatória pública, constitui-se uma rede interdisciplinar, acadêmica e extra-acadêmica, de pesquisadoras e pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, interessadas em criar e sustentar um laboratório coletivo. No percurso dos encontros virtuais e seus interinstícios, foi elaborada uma trajetória de investigação sobre a pandemia como um acontecimento multiescalar: vírus, corpos, tecnologias, domesticidades, economias, saberes, resistências, saúdes, planeta. O laboratório enquanto um corpo-sensor coletivo visava constituir uma trama feita da confluência entre dois movimentos. Uma ciência dos dispositivos, produzida por uma cartografia sensível das manifestações dos novos regimes de poder e saberes sobre a vida tecnicamente mediada, a biopolítica, a domesticidade, a racionalidade algorítmica e neoliberal, a monocultura tecnocientífica. Noutra direção, uma ciência das retomadas, feita nos ensaios de novas formas de cooperação, lutas e acordos coletivos, nas alianças multiespécies e novas sensibilidades que inspiram a emergência e urgência de saberes e formas de vida que apontem para rotas de fuga do Antropoceno.
Autores: Henrique Zoqui Martins Parra, Bru Pereira, Jessica Paifer, Alana Moraes de Souza
2020 a 2021
-
Podcast Radio Terrana: ciências terranas, tecnopolíticas e experimentações do Comum
A Rádio Terrana é um podcast do Pimentalab da Unifesp e do coletivo Tramadora, um programa sobre ciências terranas, tecnopolíticas e experimentações em tempos de catástrofes. Encruzilhadas sonoras entre práticas científicas, ações de retomada e lutas pelo Comum. São Histórias de experimentações que nos convocam a pensar juntas sobre possíveis futuros de transição societal. O podcast ensaia diálogos com ativistas/lutadoras implicadas com problemas concretos em práticas políticas, territórios, corpos e pensamentos de retomada e também com cientistas/pesquisadores que realizam deslocamentos nos modos de produção de conhecimento, conectados com as urgências impostas pelo antropoceno.
Desde 2020
-
Laboratório Campos Elíseos: tecnopolíticas do fazer-bairro
O Projeto ?Campos Eliseos entre nós?se caracteriza como uma plataforma de ações integradas sob a perspectiva de experimentação de um Laboratório de Inovação Social voltado para práticas de fazer cidade, situado no bairro Campos Elíseos, São Paulo. Interessa-nos investigar e criar, conjuntamente aos diversos atores que compõe esse território, saberes e práticas sociais que contribuam para um melhor entendimento das dinâmicas sociais, políticas, culturais e econômicas que atravessam essa região central da cidade e seus conflitos, bem como desenvolver coletivamente ações de promoção e defesa dos direitos das populações mais vulneráveis da região.
Autores: Henrique Zoqui Martins Parra, Alana Moraes, Bru Pereira, Gustavo Lemos, Jessica Paifer
2019 a 2020
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Plataforma Sociotécnica
O Projeto "Plataforma Sociotécnica Pimentalab" objetiva integrar diferentes projetos de pesquisa e extensão baseados na utilização de tecnologias de informação e comunicação (doravante TICs) e oferecer suporte adequado para ações de ensino, pesquisa e extensão já em andamento, criando também possibilidades ampliadas para a realização de novos projetos científicos e sociais que necessitem de uma infraestrutura básica de TICs. Nossa iniciativa consiste na implantação e manutenção coletiva de um servidor web para hospedar diferentes projetos científicos e sociais, da comunidade acadêmica e extra-acadêmica, para fins de pesquisa e extensão. A criação deste servidor, além de permitir uma maior organicidade na gestão e execução dos projetos baseados em TICs, permitirá a abertura de novas frentes de pesquisa e extensão. Como parte das ações desenhadas, estamos construindo uma rede de colaboração formada por grupos de pesquisa que atuam em diferentes universidades (Unifesp, USP, Unicamp, UFRJ) interessados no compartilhamento de recursos e na experimentação sociotécnica para a inovação tecnológica e social.
Autores: Henrique Zoqui Martins Parra, Alana Moraes
2014 a 2018
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Sociedade e Tecnologias Digitais - curso extensão
As tecnologias de informação e comunicação estão presentes em diversos domínios da vida social. Elas participam de profundas transformações nos modos de interação social, nas formas de produção e acesso ao conhecimento e aos bens culturais, nas relações de trabalho e nas atividades econômicas, nas formas de ação política e no exercício do poder. Analisá-las enquanto objeto sócio-técnico, cuja constituição é influenciada pela dinâmica política, econômica e cultural, é fundamental para que possamos compreender a complexidade dos fenômenos sociais tecnicamente mediados. Para isso, examinaremos a relação tecnologia- sociedade em recortes específicos que evidenciam as transformações sociais em curso.
Autores: Henrique Zoqui Martins Parra
2014 a 2014
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Pimentalab: conhecimento local e tecnologias digitais
O objetivo do projeto é desenvolver práticas educacionais e de investigação social que se efetivam através de experimentos de pesquisa-ação voltados à produção colaborativa de conhecimentos situados, apropriando-se criativamente das tecnologias digitais de comunicação em suas múltiplas linguagens (principalmente visuais).
Autores: Henrique Zoqui Martins Parra
2013 a 2015
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Prodocência - Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica
Esse projeto está localizado no âmbito do Programa de melhoria da qualidade das licenciaturas - PRODOCÊNCIA - CAPES, edital 028/2010. O projeto reúne seis cursos de Licenciatura da Unifesp: Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). Relativamente aos projetos pedagógicos das demais Licenciaturas, que passam a integrar o projeto PRODOCÊNCIA, a contribuição reside na oportunidade de aproximação gerada pelas ações do projeto, na partilha e na cooperação resultantes do movimento de divulgar práticas de estágio e formação já em curso em algumas Licenciaturas (Filosofia, História e Ciências Sociais) e de projetos ainda em desenvolvimento de outras (Letras e Ciências). Relativamente aos projetos pedagógicos do conjunto das Licenciaturas da UNIFESP, o projeto se coloca como uma estratégia importante para sistematizar e nuclear o debate na universidade, uma vez que a UNIFESP passou a oferecer cursos de formação de professores para a educação básica muito recentemente.
Autores: Henrique Zoqui Martins Parra
2011 a 2013
-
PIBID - Ciências Sociais - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, subprojeto C.Sociais
O PIBID da Licenciatura em Ciências Sociais procura articular os momentos de formação, pesquisa e intervenção sócio-cultural, à investigação sobre o universo escolar e ao desenvolvimento de práticas educacionais na escola parceira. Trata-se de uma ação baseada na cooperação entre a Universidade e a Escola tanto na produção de novos conhecimentos como na formação inicial (dos licenciandos) e continuada dos professores em exercício. Ao combinar diferentes linguagens nas práticas de ensino e pesquisa, em especial a fotografia, o video, o texto e a internet, pretendemos dinamizar formas de conhecimento e expressão em que os saberes estéticos-sensíveis cotidianos dos jovens articulam-se aos saberes formais-abstratos mobilizados pelo professor da disciplina. Tal abertura é fundamental para que possamos reconhecer e dar existência tangível aos conhecimentos e práticas sociais locais dos estudantes e da comunidade escolar.
Autores: Henrique Zoqui Martins Parra, Celia Maria Benedicto Giglio, Maria Rita de Almeida Toledo, Marineide de Oliveira Gomes, Daniel Revah, Lucila Pesce, Verilda Speridião Kluth
2012 a 2013
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Sociedade e Tecnologias de Comunicação: tecnologias digitais e reconfigurações sociais
Investigamos as configurações sociais e políticas emergentes face às transformações advindas com a expansão das tecnologias digitais em diversas esferas da vida social. São objetos de análise as novas dinâmicas sociais, culturais e políticas relacionadas às novas condições de comunicação, produção e acesso à informação. Em diferentes sociedades podemos estabelecer relações de interdependência entre os modos de organização social (em especial, as formas de produção e acesso ao conhecimento e as formas de exercício do poder) e as tecnologias de comunicação disponíveis em cada contexto. Dentro do amplo campo de estudos ? Sociedade e Tecnologia ? há um conjunto de fenômenos emergentes relativos às transformações nos processos de produção de conhecimentos e nos modos de ação política em sua relação com as tecnologias comunicacionais. Denominamos este sub-universo de ?ecossistema de comunicação e regimes de poder-saber.
Autores: Henrique Zoqui Martins Parra
2010 a 2014
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Ciências Sociais, Linguagens e Tecnologias de Comunicação: ensino e pesquisa
O projeto se desenvolverá na combinação de procedimentos de pesquisa (teórica e empírica) com a implantação de um Laboratório de Ciências Sociais, Linguagens e Tecnologias de Comunicação, responsável por organizar e fazer convergir as atividades de ensino, pesquisa e extensão. O projeto realiza diversas atividades (oficinas, eventos e pesquisas) de experimentação e difusão de tecnologias digitais. Em suma, trata-se de desenvolver experiências em que possamos investigar as transformações nas dinâmicas educacionais, de produção de conhecimentos e metodologias de ensino face a crescente mediação das tecnologias digitais. Desde 2012 executamos projetos com recursos da CAPES (PIBID) e MEC (ProExt). Veja http://ensinosociologia.pimentalab.net ; http://pibid.milharal.org ; http://extensao.milharal.org
2010 a 2017
Universidade Federal do Rio de Janeiro
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Assimetrias e (in)visibilidades da Vigilância: conhecimento situado, pesquisa e ação social na América Latina
Projeto desenvolvido pelo MediaLab.UFRJ e pela Rede Latino-Americana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade - LAVITS. Na América Latina, e no Brasil em particular, as tecnologias e práticas de vigilância e controle são historicamente atreladas a estruturas coloniais, estatais e econômicas de produção de desigualdades, segregação ou mesmo extermínio de populações específicas, especialmente, indígena e negra, gerando espaços de desigualdade nas cidades latino-americanas. A combinação de fatores estruturais com a conjuntura tecnológica, política e social contemporânea constituem portanto o campo onde se situa o problema central deste projeto. A saber, a construção de abordagens, metodologias e práticas de pesquisa e ação social capazes que permitam compreender e intervir sobre as assimetrias e (in)visibilidades dos aparatos de vigilância, securitização e controle no Brasil e América Latina, fortalecendo o debate público e apropriações críticas e situadas de conhecimentos e tecnologias sobre o tema.
Desde 2019
-
Interseções entre pesquisa, ação e tecnologia: Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade
À luz de uma série de eventos e processos recentes, é extremamente importante para ampliar o debate público sobre a cultura crescente de vigilância e monitoramento de populações por Estados e corporações. Este projeto destina-se a disseminar esse cenário para os estudiosos, ativistas e do público em geral, através da construção de um discurso crítico sobre as implicações da ?normalização? das práticas de vigilância. Simultaneamente pretende-se incentivar a consolidação e expansão das atividades da LAVITS (Rede Latino-Americana de Vigilância, Tecnologia e Estudos da Sociedade). O objetivo é não só para aumentar o debate sobre procedimentos de monitoramento atuais na América Latina, mas também promover o intercâmbio entre a investigação acadêmica e outros setores da sociedade civil que estão criando conhecimento e ações (sociais, artísticas, culturais) nesse contexto. Este projeto coordenado pela prof Dra. Fernanda Bruno a partir da UFRJ, mas executado em diferentes universidades, centra-se principalmente em três eixos de ação: pesquisa; intervenções criativas e desenvolvimento de tecnologia. O primeiro eixo aspira a impulsionar o desenvolvimento e cooperação de projetos de pesquisa voltados para os procedimentos de vigilância emergentes no Brasil e na América Latina. O segundo eixo centra-se nas intersecções e do diálogo entre as universidades e sociedade civil propondo atividades orientadas. Por fim, o terceiro eixo é dedicado ao desenvolvimento e disseminação de ferramentas que aumentem o conhecimento e proporcionar aos indivíduos e grupos com os meios para proteger a sua liberdade e privacidade na comunicação e atividades de todos os dias.
Autores: Henrique Zoqui Martins Parra, Rafael Evangelista, Alana Moraes, Fernanda Bruno, Rodrigo Firmino, Marta Kanashiro, Bruno Cardoso
2015 a 2018
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Consejo Superior de Investigaciones Científicas
Atualização Lattes em 2024-02
Processado em 2024-07-22