Rosilda dos Santos Morais
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação e Saúde na Infância e Adolescência
E-Mail: rosilda.morais@unifesp.br
Resumo
Me graduei na Licenciatura em Ciências - habilitação em Matemática pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004). Em 2005 ingressei no mestrado em Educação, na área de Metodologia de Ensino em Ciências e Matemática, pela UFSCar/São Carlos, defendendo a dissertação em 2008. Cursei o doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro entre 2011 e 2015 e, em 2017, cursei, pela Université de Limoges, Limoges, França, o pós doutorado. Minha experiência docente na Educação Básica se deu entre os anos de 1999 (neste início atuando com o certificado do curso de magistério - CEFAM) e 2009 com turmas dos ensinos Fundamental e Médio. Em 2009 iniciei a carreira docente no Ensino Superior na mesma instituição que me graduei, UNIMEP. Depois de cursar o mestrado, a experiência no magistério superior teve início não somente no âmbito da graduação, mas também da pós lato sensu atuando nos ensinos presencial e à distância. Em 2015 passei a ocupar o cargo de Professor Adjunto na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Diadema, atuando na Formação de Professores do curso de Licenciatura em Ciências, mais proximamente trabalhando com unidades curriculares da trajetória Matemática, tais como Estágios Supervisionados Obrigatórios, Prática Pedagógica de Matemática e Tendências em Educação Matemática. Estou vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência (PPGESIA) da UNIFESP, Campus Guarulhos, onde desenvolvo pesquisas em História da Educação Matemática, Resolução de Problemas, Letramento Financeiro e Educação Financeira junto a estudantes da graduação, da pós graduação e por meio de projetos de extensão.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
MORAIS, Rosilda dos Santos;MORAIS, ROSILDA DOS SANTOS
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Português
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Inglês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Espanhol
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Francês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Formação
Doutorado em Educação Matemática
O processo constitutivo da Resolução de Problemas como uma temática da pesquisa em Educação Matemática - um inventário a partir de documentos dos ICMEs
Educação Matemática
Orientação: Lourdes de la Rosa Onuchic
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Mestrado em Educação
A aprendizagem de Polinômios através da Resolução de Problemas por meio de um Ensino Contextualizado.
Orientação: Dácio Rodney Hartwig
Universidade Federal de São Carlos
2005 a 2008
Graduação em Licenciatura em Matemática
Universidade Metodista de Piracicaba
2000 a 2004
Produção
2024
-
-
A matemática do ensino na coleção "Curso Completo de Matematica Moderna para o Ensino Primário"- Henriqueta de Carvalho e Tosca Ferreira (1967/1971) (2024)
Capítulo de livro publicado
Autores: Rosilda dos Santos Morais
Fonte: A matemática do ensino - por uma história do saber profissional 1960-2000 , p. 75
-
2023
-
Cartas como transformação da subjetividade - uma escrita a partir do olhar do outro (2023)
Trabalhos em eventos
Autores: Rosilda dos Santos Morais; Guilherme Costa de Mendonça
Fonte: Memorias del VII Congresso Iberoamericano de istória de La Educación Matematica , p. 160
-
Indícios do processo de constituição da expertise de Ubiratan DAmbrosio ? a escrita epistolar como fonte (2023)
Trabalhos em eventos
Autores: Guilherme Costa de Mendonça; Rosilda dos Santos Morais
Fonte: 2023: ANAIS do XXI Seminário Temático Internacional ARQUIVOS PESSOAIS & Educação Matemática , p. 1
-
2021
-
-
-
-
Saber profissional do professor que ensina matemática discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica (2021)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente; Luciane de Fátima Bertini; Rosilda dos Santos Morais
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 21 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
-
2020
-
-
Resolução de problemas matemáticos e saberes profissionais docentes - um estudo situado a partir de diretrizes oficiais e um problema matemático (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Rosilda dos Santos Morais; Marília Della Nocce Romano
Fonte: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM , p. 1533
-
-
Os Experts e o Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática (2020)
Artigo publicado
Autores: Rosilda dos Santos Morais; Wagner Rodrigues Valente
Fonte: CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 26 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
2019
-
Intellectual? No, expert (2019)
Artigo publicado
Autores: Rosilda dos Santos Morais
Fonte: REVISTA ACTA SCIENTIAE , v. 21 , p. 3 - Extrato QUALIS: A2
-
O Desenho na formação de professores: (2019)
Artigo publicado
Autores: GUIMARÃES, MARCOS DENILSON; Rosilda dos Santos Morais
Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 7 , p. 178 - Extrato QUALIS: A4
-
-
A resolução de problemas como um saber necessáro à formação de professores, uma matemática para ensinar (2019)
Artigo publicado
Autores: Rosilda dos Santos Morais
Fonte: HISTORIA Y MEMORIA DE LA EDUCACIÓN , v. 1 , p. 221 - Extrato QUALIS: A4
2018
-
-
Joaquim Meneleu de Almeida Torrez e os saberes profissionais do professor que ensina matemática - I Conferência Nacional de Curitiba, Curitiba, 1927 (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Rosilda dos Santos Morais
Fonte: nais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática - ISSN 2596-3228
-
-A I Conferência Nacional de Educação (Curitiba, 1927) como Possibilidade--: Três Ensaios para Pensar a História da Educação Matemática (2018)
Artigo publicado
Autores: Rosilda dos Santos Morais; FERNANDES, FILIPE SANTOS; MEDEIROS, RAQUEL GUIMARÃES DE
Fonte: JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 11 , p. 178 - Extrato QUALIS: A3
-
-
-
A matemática na formação de professores e no ensino: investigações sobre a trajetória de um saber profissional (2018)
Capítulo de livro publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente; Luciane de Fátima Bertini; Rosilda dos Santos Morais
Fonte: Abordagens Teóricas e Metodológicas nas Pesquisas em Educação Matemática , p. 1
2017
-
-
-
Lenseignement de larithmétique en France à lExposition Universelle de 1889 (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Rosilda dos Santos Morais
Fonte: Séminaire de clôture du projet CAPES-COFECUB 807-14 L'enseignement des mathématiques à l'école primaire, XIXe-XXe siècles : études comparatives, Brésil-France
-
-
-
-
-
-
Os saberes profissionais do professor de matemática: contribuições. da história da Educação Matemática (2017)
Artigo publicado
Autores: Wagner Rodrigues Valente; Luciane de Fátima Bertini; Rosilda dos Santos Morais
Fonte: Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática (RIDEMA) , v. 1 , p. 51 - Extrato QUALIS: B2
-
-
-
-
2016
-
-
A Matemática do Ensino Primário nos anais da I Conferência Nacional de Educação (1927) ? fragmentos do passado sob a lente da perspectiva foucaultiana (mesa redonda: Por que Michel Foucault em História da Educação Matemática) (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Rosilda dos Santos Morais
Fonte: Anais do 3º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática
-
-
-
A I Conferência Nacional de Educação e a Criação das Escolas Normais (1927) - processos de institucionalização da formação de professores (2016)
Artigo publicado
Autores: Rosilda dos Santos Morais; Raquel Guimarães de Medeiros
Fonte: CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (ON-LINE) , v. v.6 , p. 100-109 - Extrato QUALIS: A4
2015
2014
2013
-
O curso LC-EaD da USP - Um olhar para o polo Piracicaba no componente curricular Fundamentos de Matemática (2013)
Trabalhos em eventos
Autores: Rosilda dos Santos Morais; Valéria Cristina Rodrigues Sarnighausen; Ivan Ramos Pagnossin; Rosebelly Nunes Marques
Fonte: XVI Conferência GPIMEM 20 anos: EaD Online, Modelagem e Artefatos Digitais
-
-
2012
2011
-
-
-
-
A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas: visão do GTERP (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Rosilda dos Santos Morais; Roger Ruben Huaman Huanca; Raquel Araium; Maria Lucia Galvão Leite Travassos; Andresa Maria Justulin; Elisabeth Quirino de Azevedo; Fabiane Cristina Höpner Noguti; Fernanda dos Santos Menino; Norma Suely Gomes Allevato; Lourdes de la Rosa Onuchic; Tatiane da Cunha Putti; Sandra Aparecida Oriani Fassio
Fonte: II - SERP
-
2007
2005
-
Estudo comparativo entre as noções de ciência e cientista de estudantes de ensino fundamental e universitário (2005)
Trabalhos em eventos
Autores: Rosilda dos Santos Morais; Adriana Neves da Silva; Alice Helena Campos Pierson
Fonte: III Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica - A ação educativa no centro das reflexões , p. 02
2004
Atuações
Escola Cooperativa de Piracicaba
-
Professora de Matemática
2005 a 2007
Colégio Luíz de Queiróz
-
Professora de Ensino Fundamental II
2008 a 2008
Colégio Seletivo
-
Professora de Matemática
2006 a 2006
Governo do Estado de São Paulo
-
Professora de Matemática
2009 a 2010
-
Professora de Matemática Ensino Médio
1999 a 2003
Universidade Metodista de Piracicaba
-
Professora de Matematica
Celetista formal
2010 a 2010
-
Professor de Matemática
Celetista formal
2011 a 2012
Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo
-
Educadora USP/UNIVESP
Bolsista
2012 a 2014
Universidade Federal de São João Del-Rei
-
Professora Formadora
Bolsista
2011 a 2012
-
Professora Formadora
Bolsista
2012 a 2012
-
Professora Formadora
Voluntário
2012 a 2012
-
Professora Formadora
Voluntário
2013 a 2013
-
Professora Formadora
Voluntário
2013 a 2013
-
Professor convidado
Bolsista
2015 a 2015
Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)
-
Revisor de periódico
2015 a 2016
Universidade Virtual do Estado de São Paulo
-
Mediadora/UNIVESP
Bolsista
2015 a 2015
Instituto Federal de São Paulo
-
Professor Substituto
2015 a 2015
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
-
Professor Substituto
2015 a 2015
Universidade Federal de São Paulo
-
Docente
Desde 2015
BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online)
-
Revisor de periódico
Desde 2015
Revista de História da Educação Matemática
-
Revisor de periódico
Desde 2016
Universidade Federal de Minas Gerais
-
Professor Bolsista
Bolsista
2016 a 2016
ZETETIKÉ (ON LINE)
-
Revisor de periódico
2017 a 2017
Revista EM TEIA - Revista de Educ. Matem. e Tecnológica Iberoamericana
-
Revisor de periódico
2016 a 2019
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Membro de comitê assessor
Desde 2021
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2020
BOLETIM ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT
-
Membro de corpo editorial
Desde 2020
REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
-
Revisor de periódico
Desde 2023
Grupo Associado de E. e P. sobre H. de Ed. Mat.
-
Desde 2016
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
Indícios do processo de constituição do educador matemático Ubiratan D?Ambrosio
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Dissertação de mestrado concluídas
-
Antonio Robert Chagas Conceição
O Cálculo mental para ensinar: Uma análise dos trabalhos elaborados por Maria do Carmo Santos Domite, 1980-1995
Programa de Pós Graduação e Saúde na Infância e na Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Experiências docentes objetivadas na nova organização curricular para o ensino de Matemática da escola de oito anos- o IMEP como lugar (1968-1971)
Programa de Pós Graduação e Saúde na Infância e na Adolescência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Substituição da Chefia e vice-chefia de Setor
Campus Diadema
-
Substituição da Chefia de Departamento
Campus Diadema
-
Substituição da Chefia de Departamento
Campus Diadema
-
Coordenação Técnico Científica do Projeto de Extensão "Ensinar e Aprender Matemática"
Campus Diadema
Pesquisa
Universidade Metodista de Piracicaba
-
A mediação pedagógica como tarefa do professor: Investigando as concepções de mediação e as práticas de docentes no ensino fundamental e médio.
A Fase II do projeto "A mediação pedagógica..." é continuidade à Fase I do projeto de mesmo nome apresentado em 2012.
2011 a 2013
-
A mediação pedagógica como tarefa do professor: Investigando as concepções de mediação e as práticas de docentes no ensino fundamental e médio.
Este projeto é tem como objetivo de investigar a escola sob vários ângulos, envolvendo muitos atores- professores de várias áreas, coordenadores e diretores. Em função dessa amplitude, foi desenvolvido junto a Programas Institucionais de Iniciação Científica PIBIC/FAPIC seis projetos similares, sendo um deles, o que foi desenvolvido por esta pesquisadora, específico da área de Matemática. O trabalho teve como foco a mediação pedagógica na sala de aula. A mediação nesse trabalho foi considerada a partir das relações estabelecidas entre os professores e alunos, mas compreendida no contexto das ações mediadas por instrumentos simbólicos, no desenvolvimento das funções psicológicas superiores. A proposta em trabalhar com ?mediação? em Matemática foi a última a ser integrada no projeto. Este projeto de Iniciação Científica, em sua primeira fase (03/2011- 07/2012), teve por objetivo conhecer as concepções de professores do Ensino Fundamental e Médio da região de Piracicaba acerca da mediação e, especificamente, o que pensam sobre esse tema. No período 08/2011- 07/2012 acompanhou-se a sala de aula de alguns professores de Matemática, identificados na primeira etapa da pesquisa, de modo a investigar como eles planejavam suas aulas, quais atividades e procedimentos utilizavam e valorizavam em sala de aula, bem como as tarefas que solicitavam aos alunos com base nos materiais didáticos disponíveis e, ainda, verificou-se se estes dois processos poderiam ser melhorados nas práticas de ensino de forma a promover aprendizagem mais significativa. As aulas foram filmadas, gravadas e transcritas. Essas gravações deram-se a partir da escolha de um conteúdo matemático que foi acompanhado desde sua introdução até sua finalização, em uma mesma sala de aula, passando por um processo de análise a partir dos pressupostos da teoria histórico-cultural na qual o conceito de mediação passa, necessariamente, pela compreensão do uso e função dos signos e instrumentos na formação das funções psicológicas superiores.
Autores: Rosilda dos Santos Morais, Maria Guiomar Tomazzelo, James Rogado, Leda de Assis Favetta, Anna Maria Lunardi Padilha, Ismael Forte Valentim, Margarete de Fátima Costa
2011 a 2012
Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
-
Constituição da Educação Matemática no Brasil: estudos a partir do Arquivo Pessoal Ubiratan D?Ambrosio (APUA)
O projeto tem por objetivo analisar a circulação no Brasil de saberes internacionais, considerados como referências para a Educação Matemática; para além disso, investigará que saberes foram apropriados/reelaborados em nosso país, constituindo-se como base inicial para o novo campo, e o modo como tais saberes são institucionalizados nos primeiros cursos de pós-graduação. Tendo em vista esse objetivo geral, a pesquisa irá orientar-se pela seguinte interrogação: que processos e dinâmicas estão envolvidos na produção e institucionalização de saberes iniciais deconstituição do campo da Educação Matemática no Brasil? As fontes privilegiadas a serem utilizadas no projeto integram a documentação do APUA (Arquivo Pessoal Ubiratan D?Ambrosio). Figura emblemática da Educação Matemática, D'Ambrósio (1932-2021) tem reconhecimento mundial na área. Em específico, o projeto lançará mão do rol de centenas de correspondências trocadas, nacional e internacionalmente por esse personagem, ao longo das décadas de 1950 a1990, que estão em processo de inventário pelo Centro de Documentação do GHEMAT-Brasil. Tais materiais, cotejados com outros documentos, serão analisados à luz de perspectivas teórico-metodológicas da História Cultural e da Sociologia das Ciências. O projeto estrutura-se em três eixos a saber: Eixo 1: As cartas e os saberes que circulam internacionalmente referenciados nas correspondências do APUA; Eixo 2 : Os processos de constituição de programas depós-graduação em ensino de matemática/educação matemática e seus saberes de referência; Eixo 3 - As dinâmicas de institucionalização dos estudos em nível de pós-graduação em ensino de matemática/educação matemática. Tais eixos organizam também o trabalho dos membros da equipe de pesquisadores.
Autores: Rosilda dos Santos Morais, Maria Guiomar Tomazzelo, James Rogado, Leda de Assis Favetta, Anna Maria Lunardi Padilha, Ismael Forte Valentim, Margarete de Fátima Costa, Rosilda dos Santos Morais, Wagner Rodrigues Valente, Luciane de Fátima Bertini, Guilherme Costa de Mendonça
Desde 2023
-
A formação docente em uma perspectiva histórico-cultural, inclusiva e, ao mesmo tempo, questionadora do status quo
Este projeto envolve estudantes de iniciação científica (IC), atividade programada de pesquisa (APP), mestrado (Me) e doutorado (Do) todos os quais desenvolvem suas pesquisas em diferentes contextos educacionais, ao mesmo tempo em que se inserem no universo das atividades extensionistas reforçando a parceria universidade-escola (ou universidade-outros-contextos-educacionais), que vai além do meramente utilizar a escola como campo de pesquisa. O projeto tem como foco a formação docente - especialmente, mas não exclusivamente, aquela voltada para o trabalho com educação inclusiva - seguindo os pressupostos da psicologia/teoria histórico-cultural e da pedagogia da pergunta e metodologicamente pautando-se pela pesquisa crítica de colaboração. O objetivo geral é atuar colaborativamente em cenários educacionais de maneira a buscar estratégias que levem à formação crítica de alunos e professores, pela análise das práticas que encontramos nas escolas, incluindo aqui as práticas linguageiras por meio das quais todos nós nos referimos a situações e a pessoas, muitas vezes, de forma irrefletida, contribuindo, assim, para episódios de exclusão. Por outro lado, o projeto também busca ressignificar os sentidos e significados encontrados nos contextos educacionais pensando em como tal ressignificação pode levar a uma emancipação de todos os sujeitos, participantes do trabalho colaborativo desenvolvido. Neste momento, interessam-nos os mecanismos de linguagem pelos quais podemos transformar o estado de exclusão da escola, principalmente no que diz respeito à linguagem utilizada para a formação do professor e, muitas vezes, repetida por estes em seu trabalho de formação dos alunos.
Autores: Rosilda dos Santos Morais, Maria de Fátima Carvalho, Rubens Lacerda de Sá, Sueli Salles Fidalgo, Carlos José Lirio
Desde 2023
-
Jornada do Centro de Documentação do GHEMAT-Brasil
O evento tem como objetivo dar a conhecer o novo espaço-sede do GHEMAT-BRASIL, seu Centro de Documentação e as possibilidades de pesquisas junto aos acervos de professores: estágios, pesquisas acadêmicas (IC, TCC, mestrado, doutorado, pós-doc), acolhimento de docentes para licença capacitação etc.
2022 a 2022
-
Ensinar e Aprender Matemática
O projeto tem como pressuposto o trabalho com a Educação Matemática de um ponto de vista social e político de maneira a tornar a relação teoria-prática menos fragmentada. A partir desta concepção, tem-se como objetivo o planejamento, elaboração de materiais didáticos e a divulgação de atividades de ensino envolvendo diferentes temas e conteúdos da matemática abordada nos diferentes níveis da Educação Básica. Tal processo visa contribuir com a formação dos licenciandos envolvidos na produção dos materiais e também oportunizar a professores da Escola Básica condições de reflexão sobre a prática pedagógica, seja por meio de discussões, estudo de artigos científicos e/ou elaboração de material pedagógico.
Autores: Rosilda dos Santos Morais, Wagner Rodrigues Valente, Luciane de Fátima Bertini
Desde 2023
-
Programa Residência Pedagógica
O Programa de Residência Pedagógica foi instituído na Universidade Federal de São Paulo em 2020 tendo como núcleo Alfabetização, Ciências e libras. Ao campus Diadema ficou destinado o trabalho específico ao ensino de Ciências dada a particularidade do curso.
Autores: Rosilda dos Santos Morais, Renato Marcone José de Souza, Luciane de Fátima Bertini, Patrícia Rosana Linardi
Desde 2020
-
IV Jornada Interna do Ghemat-SP
Jornada Interna de apresentação de pesquisas em curso no Ghemat-SP. O objetivo do evento é buscar interação com a comunidade por meio das pesquisas em curso. São convidados pareceristas externos para trazerem contribuições às pesquisas. O evento é aberto ao público e contempla alunos de graduação, pós graduação e comunidade em geral, como professores da educação básica.
Autores: Rosilda dos Santos Morais, Patrícia Rosana Linardi, Eliane de Souza Cruz, Giovano Candiani, Helio Elael Bonini Viana
2021 a 2021
-
Minicurso - O ensino de Frações
Os IREM ? Institut de Recherche sur l?Enseignement Mathématiques ? (Institutos de Pesquisa sobre o Ensino de Matemática) surgiram na França em 1968. Têm por objetivo a formação continuada de professores que ensinam matemática, envolvendo nessa formação as pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem desse saber. Desde a sua criação espalharam-se pelo mundo. Na América Latina representam os IREM o Peru e o Brasil. Em nosso país, há três IREM: um em Pernambuco e dois em São Paulo. O GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática é uma associação civil, com personalidade jurídica, sem fins lucrativos. Reúne mais de vinte grupos de pesquisas de diferentes universidades brasileiras que desenvolvem estudos sobre o ensino de matemática e sua história (www.ghemat-brasil.com). O GHEMAT-SP ? Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática é um desses grupos. Com registro no CNPq, por meio da UNIFESP- Universidade Federal de São Paulo (www.ghemat.com.br), congrega pesquisadores dessa universidade e abriga o IREM no que toca a formação continuada de professores que ensinam matemática. No trabalho de formação de professores utiliza pesquisas vindas da história da educação matemática e da didática da matemática. O Anglo Leonardo da Vinci é um colégio de Ensino Fundamental e Médio e abriga em suas dependências o Centro de Documentação do GHEMAT-SP, local que concentra arquivos pessoais de vários professores de matemática que tiveram papel fundamental na Educação Matemática brasileira. Fazem parte do acervo os documentos de professores como Osvaldo Sangiorgi, Ubiratan D?Ambrosio, Euclides Roxo, Lydia Lamparelli, Lucília Bechara Sanchez dentre muitos outros. Nas dependências do Centro realizam-se cursos de formação continuada de professores.
Autores: Rosilda dos Santos Morais, Wagner Rodrigues Valente, Luciane de Fátima Bertini
2019 a 2019
-
Os Experts e a Sistematização da Matemática para a formação de professores dos primeiros anos escolares, 1890-199
O projeto tem como objetivo geral analisar aspectos dos processos e dinâmicas desistematização de saberes matemáticos destinados à formação de professores queensinam matemática no período 1890-1990, no Brasil. Para tal vale-se, sobretudo, deaparato teórico-metodológico no âmbito sócio-histórico, que mobiliza a categoriaexpert. Personagens que detêm numa dada época saberes reconhecidos socialmente eguindados a ocuparem cargos no aparelho estatal, os experts elaboram e/oucoordenam propostas para a formação matemática de professores dos primeiros anosescolares, que se tornam elementos de políticas públicas para a educação. A partir doinventário desses experts e suas produções para a formação de professores queensinam matemática, em vinte estados brasileiros, o projeto, em específico, intentamapear essa produção, investigar a sua circulação e analisar como ela se articula emnível nacional verificando a existência ou não de consensos sobre a matemática aestar presente na formação de professores.
Autores: Rosilda dos Santos Morais, Wagner Rodrigues Valente, Luciane de Fátima Bertini
2019 a 2022
-
Projeto de Iniciação à Docência - PIBID
A iniciação à docência visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. 2.3.1.1. Considera-se discente na primeira metade do curso aquele que não tenha concluído mais de 60% da carga horária regimental do curso. 2.3.1.2. Quando da submissão do projeto institucional de iniciação à docência, cada IES deverá definir os critérios que enquadram o discente como sendo da primeira metade do curso, respeitado o item 2.3.1.1. 2.3.1.3. A Capes poderá autorizar definições que não atendam ao item 2.3.1.1, após análise de justificativa fundamentada da IES em seu projeto institucional. 2.3.2. Os discentes são acompanhados, na escola, por um professor da educação básica, denominado supervisor. 2.3.3. A orientação do discente é realizada por um docente da IES, denominado coordenador de área. 2.3.4. A coordenação do projeto institucional de iniciação à docência será realizada por um docente da IES, denominado coordenador institucional. 2.3.5. Para fins deste edital: I. Proposta é o conjunto de informações inseridas no formulário eletrônico do SiCapes para classificação e seleção da IES; II. Projeto institucional de iniciação à docência é o documento, organizado na forma do item 9, a ser apresentado à Capes pela IES habilitada conforme o item 10.3.2.1; III. Subprojeto corresponde ao conjunto de núcleos de iniciação à docência agrupados por componente curricular ou curso, de que tratam o inciso II do item 4.2; IV. Núcleo de iniciação à docência corresponde ao grupo formado por 1 coordenador de área, 3 supervisores e, no mínimo, 24 e, no máximo, 30 discentes.
Autores: Rosilda dos Santos Morais, Wagner Rodrigues Valente, Luciane de Fátima Bertini, Neuza Bertoni Pinto, Iran de Abreu Marques
2018 a 2020
-
A Matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990
Ao longo dos projetos desenvolvidos e em curso no GHEMAT, o tema formação de professores tem sido sugerido, de forma recorrente, para futuras investigações históricas. Ao constituir-se em nova etapa investigativa, esta proposta leva em conta conquistas anteriores do grupo tais como a consolidação de uma rede de pesquisadores, as práticas de trabalho coletivo que têm marcado suas atividades, os avanços obtidos em relação a produção dos projetos concluídos, a qualidade da base de dados digitalizados disponibilizada. Agregam-se ao perfil do grupo as aprendizagens do ofício de historiador e da operacionalização de conceitos da história cultural e a busca por novos referenciais para ampliação de sua base teórico-metodológica, como as recentes leituras advindas dos trabalhos realizados pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE), da Universidade de Genebra, na Suíça. Tais referenciais voltam-se para a compreensão histórica dos saberes profissionais da docência, objetivados em termos de legislações, decretos, dentre outros, no que se refere aos saberes a ensinar e os saberes para ensinar. Para além dos saberes de experiência que integram a base da formação docente, já evidenciados em várias pesquisas, no presente projeto considera-se a matemática como uma ferramenta da profissão docente, como um saber profissional comprometido com o ensino. Assim, este projeto tem seu foco nos saberes objetivados, saberes formalizados, passíveis de sistematização elaborados por processos históricos e dinâmicas articuladas da formação e do ensino da matemática. O levantamento realizado em estudos recentes sobre formação de professores aponta ausência de pesquisas sobre saberes objetivados e sistematizados que são transformados em saberes institucionalizados para formar professores e para o ensino da matemática nos primeiros anos escolares. Nesse sentido, esta proposta tem como objetivo geral investigar processos e dinâmicas constituintes do saber profissional do professor que ensina matemática no período compreendido entre 1890-1990. Dada sua abrangência temporal, o projeto suscitou recortes específicos da ampla temática a ser investigada implicando seu desdobramento em quatro eixos cada qual abarcando no mínimo dez subprojetos, todos imbuídos em tornar inteligíveis processos constituintes da matemática a ensinar e da matemática para ensinar e suas dinâmicas de articulação. Embora centre suas discussões em diferentes aspectos dos complexos saberes profissionais, os eixos estruturantes mantém-se articulados, permitindo integrações entre suas respectivas propostas. A partir de diferentes recortes (experts, processos da matemática a ensinar; processos da matemática para ensinar; a matemática ensinada) os subprojetos dos eixos buscam alcançar especificidades do projeto temático, seja aprofundando o quadro-teórico do trabalho comum, analisando o movimento de componentes curriculares da formação, reunindo e problematizando informações sobre experts em ações e normativas oficiais para a constituição de saberes profissionais, produzindo inventários que possibilitem análises de saberes a ensinar e saberes para ensinar matemática, localizados em livros didáticos e manuais pedagógicos, cadernos e provas escolares, seja dando continuidade à organização da base de dados disponível no repositório digital, realizando encontros para discussão e aprimoramento da pesquisa e socializando dados em eventos científicos e meios de divulgação pertinentes à área. Dentre os resultados a serem obtidos no projeto será elaborada uma obra-síntese que pretende contribuir com o avanço do debate atual, da formação inicial de professores, sobre os saberes profissionais dos docentes que ensinam matemática nos primeiros anos escolares.
Autores: Rosilda dos Santos Morais, Luciane de Fátima Bertini, RUI VIEIRA, SILVANA ZAJAC
2017 a 2023
-
O ensino de matemática dos primeiros anos escolares nos documentos das Conferências Nacionais de Educação (1927-1954)
O referido projeto de pesquisa está em desenvolvimento por esta pesquisadora no Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática, o GHEMAT, São Paulo, e tem como objetivo geral organizar em um inventário documentos ? anais, folhetos, anúncios, dentre outros ? produzidos em um dos eventos mais significativos da Educação no Brasil, as Conferências Nacionais (1927-1954) , considerada uma vertente fértil de pesquisa. A organização em inventários de documentos produzidos em eventos, sobretudo na modalidade digital, se apresenta como necessária, pois esses espaços constituem-se como lócus para a pesquisa em História da Educação e História da Educação Matemática. Neste projeto de pesquisa estão sendo investigados os saberes elementares matemáticos que circularam nas conferências, bem como, estão sendo analisados os modos constituintes desses saberes, isto é, como tais saberes vão se constituindo a partir do sujeito que fala, a saber, dos "experts" (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2009).
Autores: Rosilda dos Santos Morais, Wagner Rodrigues Valente, Luciane de Fátima Bertini, Neuza Bertoni Pinto, Rosilda dos Santos Morais, Raquel Guimarães de Medeiros
2016 a 2018
-
I Jornada de Educação Matemática
A I Jornada de Educação Matemática teve espaço no II Fórum do Grupo de Extensão em Formação de Professores (GEFOP) - A prática docente em foco. Sob a coordenação de Rosilda dos Santos Morais, o evento contou com duas palestras que versaram sobre temas relativos à formação de professores, sobretudo à de professores de Matemática. Somado às palestras, professores de Educação Básica que estiveram em curso de formação continuada por 2 anos, no GEFOP, expuseram seus trabalhos, resultados da vivência no curso.
Autores: Rosilda dos Santos Morais, Renato Marcone José de Souza, Verilda Espiriridão Klulth
2016 a 2016
Universidade Federal de Minas Gerais
Grupo Associado de E. e P. sobre H. de Ed. Mat.
Atualização Lattes em 2024-06
Processado em 2024-07-22