Breno Andrade Zuppolini
Universidade Federal de São Paulo
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação: Filosofia
E-Mail: breno.zuppolini@unifesp.br
Resumo
Professor Adjunto e membro do Núcelo de Estudos Clássicos (NEC) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Professor e Pesquisador Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Doutor, Mestre e Bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágios de pesquisa na Universidade de Oxford. Dedica-se ao estudo da filosofia grega clássica, mais notadamente Platão e Aristóteles, atuando principalmente sobre os temas: metafísica, filosofia da ciência, epistemologia, explicação, definição e essencialismo. Lidera o grupo de pesquisa Linguagem e Argumentação em Aristóteles (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1768962697262151).
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
ZUPPOLINI, B. A.;ZUPPOLINI, BRENO ANDRADE;ZUPPOLINI, BRENO;ZUPPOLINI, B.
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Inglês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Francês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente
Grego
Compreende nao_informado, Fala nao_informado, Lê bem, Escreve nao_informado
Espanhol
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
Latim
Compreende nao_informado, Fala nao_informado, Lê razoavelmente, Escreve nao_informado
Italiano
Compreende bem, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Filosofia
Ontological Underpinnings of Aristotle's Philosophy of Science
Orientação: Lucas Angioni
Universidade Estadual de Campinas
Mestrado em Filosofia
Aspectos Formais e Ontológicos da Filosofia da Ciência de Aristóteles
História da Filosofia
Orientação: Lucas Angioni
Universidade Estadual de Campinas
2012 a 2014
Graduação em Filosofia
A necessidade do conhecimento científico: um estudo sobre os Segundos Analíticos de Aristóteles
Orientação: Lucas Angioni
Universidade Estadual de Campinas
2008 a 2011
Produção
2022
-
Aristotle?s Empiricism
Artigo publicado
Autores: Breno Andrade Zuppolini
Fonte: The Philosophical Review , v. 131 , p. 499
2021
-
Immediacy in Aristotle?s Epistemology
Artigo publicado
Autores: Breno Andrade Zuppolini
Fonte: Phronesis: A journal for Ancient Philosophy , v. 66 , p. 111
2020
-
Comprehension, Demonstration, and Accuracy in Aristotle
Artigo publicado
Autores: Breno Andrade Zuppolini
Fonte: Journal of the History of Philosophy , v. 58 , p. 29
2019
-
-
AVOIDING INFINITE REGRESS: POSTERIOR ANALYTICS I 22
Artigo publicado
Autores: Breno Andrade Zuppolini
Fonte: MANUSCRITO , v. 42 , p. 122
2018
-
Aristotle on Per se Accidents
Artigo publicado
Autores: Breno Andrade Zuppolini
Fonte: Ancient Philosophy , v. 38 , p. 113
-
Explanation and essence in Posterior Analytics II 16-17
Artigo publicado
Autores: Breno Andrade Zuppolini
Fonte: REVISTA ARCHAI: REVISTA DE ESTUDOS SOBRE AS ORIGENS DO PENSAMENTO OCIDENTAL , v. 24 , p. 229
2017
-
Aristotle?s Foundationalism
Artigo publicado
Autores: Breno Andrade Zuppolini
Fonte: REVISTA DISSERTATIO DE FILOSOFIA , v. 44 , p. 187
-
Book review: David Bronstein, Aristotle on Knowledge and Learning: The Posterior Analytics. Oxford: Oxford University Press, 2016. (pp.xiii-272).
Artigo publicado
Autores: Breno Andrade Zuppolini
Fonte: MANUSCRITO (UNICAMP) , v. 40 , p. 179
2015
-
FORMA LÓGICA DAS PROPOSIÇÕES CIENTÍFICAS E ONTOLOGIA DA PREDICAÇÃO: UM FALSO DILEMA NOS SEGUNDOS ANALÍTICOS DE ARISTÓTELES
Artigo publicado
Autores: Breno Andrade Zuppolini
Fonte: Philosóphos , v. 19 , p. 11
-
COPRESENÇA DE OPOSTOS EM REPÚBLICA V, 478E-480A
Artigo publicado
Autores: Breno Andrade Zuppolini
Fonte: Manuscrito , v. 38 , p. 81
-
2014
2013
2012
2011
Atuações
Universidade Estadual de Campinas
-
Aluno Pós-Graduação/Doutorado
Bolsista FAPESP
2012 a 2017
-
Programa de Estágio Docente (C)
Bolsista
2015 a 2015
-
Programa de Estágio Docente (B)
Bolsista
2016 a 2016
-
Programa de Estágio Docente (C)
Bolsista
2017 a 2017
-
Pesquisador Colaborador
Pesquisador Colaborador
Desde 2018
-
Professor Colaborador
Professor Colaborador
Desde 2020
University of Oxford
-
Postgraduate Visiting Student
Bolsista
2013 a 2013
-
Recognised Student
Bolsista
2016 a 2016
Pólemos
-
Revisor de periódico
2015 a 2015
Manuscrito (UNICAMP)
-
Revisor de periódico
2016 a 2020
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
-
Pós-doutorado
Bolsista
2018 a 2018
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto
Desde 2018
-
Coordenador de Graduação (Filosofia)
Desde 2021
Cadernos de Tradução LELPraT
-
Membro de corpo editorial
Desde 2020
British Journal for the History of Philosophy
-
Revisor de periódico
2020 a 2020
IPSEITAS
-
Revisor de periódico
2020 a 2020
PRINCIPIOS
-
Revisor de periódico
2020 a 2020
Ancient Philosophy (ISSN 2154-4689)
-
Revisor de periódico
2019 a 2019
Philosophers' Imprint
-
Revisor de periódico
2021 a 2021
Apeiron
-
Revisor de periódico
2022 a 2022
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
Bárbara Helena de Oliveira Santos
A Regimentação da Linguagem no Sofista De Platão
Filosofia
Universidade Estadual de Campinas
Desde 2023
Dissertação de mestrado em andamento
-
Acaso e Teleologia na Filosofia da Natureza de Aristóteles
Mestrado em Filosofia
Universidade Estadual de Campinas
Desde 2020
-
Substância, Forma e Universal na Metafísica de Aristóteles
Filosofia
Universidade Estadual de Campinas
Desde 2023
Dissertação de mestrado concluídas
-
Bárbara Helena de Oliveira Santos
Imagem, falsidade e não-ser no Sofista de Platão
Mestrado em Filosofia
Universidade Estadual de Campinas
Concluído em 2023
Gestão
Pesquisa
Universidade Estadual de Campinas
-
A necessidade do conhecimento científico: um estudo sobre os Segundos Analíticos de Aristóteles
A caracterização que Aristóteles faz dos eventos da natureza parece revelar uma incompatibilidade entre estes e os requisitos que o filósofo prescreve ao conhecimento que se pretende legitimamente científico. A descrição do conhecimento científico nos Segundos Analíticos nos apresenta o objeto da ciência como envolvendo um certo tipo de "necessidade", enquanto os eventos da natureza ocorrem apenas "no mais das vezes" (hôs epi to poly), mas não necessariamente. No entanto, o filósofo reconhece que há ciência dos estados de coisas naturais, assim como inclui no domínio do conhecimento científico os eventos que ocorrem "no mais das vezes". Pretendemos investigar em que sentido o objeto da ciência é dito "necessário", para então determinar em que medida Aristóteles está autorizado a admitir a cognoscibilidade dos fenômenos naturais.
2010 a 2011
-
Explicação e Causalidade no livro II dos Segundos Analíticos de Aristóteles
Iniciação Científica - IC
Autores: Breno Andrade Zuppolini, Lucas Angioni
2010 a 2010
-
Teoria da Definição de Aristóteles
Iniciação Científica - IC
Autores: Breno Andrade Zuppolini, Lucas Angioni
2009 a 2010
-
Fundamentos Ontológicos da Filosofia da Ciência de Aristóteles
A filosofia da ciência de Aristóteles encontra-se vinculada a um arcabouço conceitual ontológico do qual fazem parte a doutrina das categorias metafísicas e a prioridade da substância sobre os entes concomitantes. Entretanto, este arcabouço foi explorado em diversas etapas da carreira de Aristóteles, nem sempre com os mesmos propósitos teóricos. Em Categorias, o filósofo classifica os indivíduos da categoria da substância como os seres em sentido primeiro, dos quais a existência de todos os demais seres dependeria. Enquanto os demais entes são aquilo que são na medida em que se predicam de uma substância particular, esta última guarda com sua essência uma relação que não pode ser analisada nos termos de uma predicação mais básica. Por outro lado, nos Segundos Analíticos, Aristóteles parece atribuir às espécies universais uma prioridade (explanatória) em relação aos indivíduos aos quais se atribuem. Já em obras posteriores como a Física, procurando desenvolver uma ontologia que pudesse servir a uma filosofia das ciências da natureza, Aristóteles passa a descrever as substâncias particulares como compostos de matéria e forma, o que acarreta a rejeição da tese de que a relação de uma substância individual com sua essência não é analisável. Esta nova ontologia dos tipos naturais, enfim, só é desenvolvida em sua plenitude na Metafísica. A pesquisa aqui proposta tem como meta estudar estas teses ontológicas considerando-as em sua relação com filosofia da ciência de Aristóteles, investigando que diretrizes elas oferecem ao discurso epistêmico e à elaboração de explicações científicas.
Autores: Breno Andrade Zuppolini, Lucas Angioni
2014 a 2017
-
Conhecimento Noético e Demonstrativo em Aristóteles: Filosofia da Ciência e Prática Científica
Projeto de Pesquisa para atuação como Pesquisador Colaborador do PPG em Filosofia da Unicamp. O projeto se dedica ao estudo da relação entre νοῦς (o conhecimento dos princípios da ciência) e ἐπιστήμη ἀποδεικτική (conhecimento das verdades demonstráveis) tanto na filosofia da ciência de Aristóteles, como em sua prática científica. Quanto a este tema, é possível dividir a literatura secundária em dois grupos. Intérpretes ditos ?racionalistas? argumentam que os princípios são verdades auto-evidentes que podem ser conhecidas de maneira não-inferencial e independentemente de suas conexões explanatórias com outras proposições no domínio. Um segundo grupo de autores defende que os princípios só podem ser conhecidos enquanto princípios se forem apreendidas as suas relações explicativas com as verdades demonstráveis. Se é assim, conhecer cientificamente uma proposição significa determinar sua posição em uma rede de verdades interconectadas, seja como um princípio indemonstrável, seja como uma proposição suscetível de explicação científica. Pretendemos discutir essas hipóteses interpretativas, formular a nossa própria conjectura, e confrontá-las com as evidências textuais oferecidas pelo corpus aristotelicum. Este objetivo será perseguido em duas frente de trabalho: (i) consideraremos a filosofia da ciência de Aristóteles em si mesma, tal como desenvolvida nos Primeiros e Segundos Analíticos, procurando determinar de que modo o filósofo concebe a relação entre conhecimento noético e demonstrativo; (ii) estudaremos a prática científica de Aristóteles e seu grau de conformidade com suas doutrinas epistemológicas, nos concentrando na identificação de premissas indemonstráveis nos tratados científicos (com destaque para as obras Historia Animalium, de Partibus Animalium, de Generatione Animalium e De Caelo) e, assim, investigaremos como se dá, sob a perspectiva destes textos, a relação entre o conhecimento dos princípios e o conhecimento de fatos demonstráveis.
Autores: Breno Andrade Zuppolini, Lucas Angioni
2020 a 2022
-
Explicação, Definição e Homonímia em Aristóteles
Projeto de Pesquisa para atuação como Pesquisador Colaborador do PPG em Filosofia da Unicamp. Neste projeto de pesquisa, pretendemos estudar o requisito, formulado por Aristóteles nos Segundos Analíticos, de acordo com o qual cada explanandum científico (termo maior em uma demonstração silogística) admite apenas um explanans apropriado (termo médio correspondente). Ocorre, no entanto, que este requisito parece ser atendido apenas por demonstrações ?universais primeiras?. Se é assim, vários explananda que gostaríamos de aceitar como autenticamente científicos estariam excluídos do escopo de uma ciência aristotélica. Aristóteles procura evitar uma restrição excessiva do domínio da ciência do seguinte modo: atributos que parecem admitir mais de uma explicação científica são casos de um tipo específico de homonímia. Porém, como os termos que Aristóteles entende serem casos deste tipo de homonímia não são expressões ambíguas no nível da linguagem ordinária, alguém poderia alegar que sua solução é arbitrária. No curso de nossa pesquisa, discutimos se o apelo de Aristóteles ao conceito de homonímia é arbitrário ou filosoficamente defensável. Ademais, examinaremos se o filósofo, em sua prática científica, procura seguir ou prefere ignorar a restrição segundo a qual, para cada problema científico, deve haver apenas uma explicação adequada.
Autores: Breno Andrade Zuppolini, Lucas Angioni
2018 a 2020
-
Aspectos Formais e Ontológicos da Filosofia da Ciência de Aristóteles
A teoria da demonstração de Aristóteles, desenvolvida nos Segundos Analíticos, não se limita a determinar os requisitos formais para a elaboração de argumentos probatórios que estabeleçam adequadamente os resultados da investigação científica. Ao aspecto probatório da demonstração, acrescenta-se o seu caráter prioritariamente explanatório, orientado por teses de forte conteúdo ontológico-metafísico, que envolvem noções como substância, essência e causalidade. Pretendemos analisar a relação entre estes dois âmbitos da filosofia da ciência de Aristóteles e investigar em que medida as características formais da demonstração (como sua forma silogística, a coextensão entre seus termos e a necessidade de suas proposições) mantêm ou não uma afinidade com o arcabouço metafísico a que está condicionada a atividade científica.
Autores: Breno Andrade Zuppolini, Lucas Angioni
2012 a 2014
University of Oxford
-
Causality, Scientific Explanation and Syllogistic in Aristotle´s Posterior Analytics
The canonical model of argumentation in Aristotelian syllogistic corresponds to a formal scheme with two premises articulating only three terms. Why does Aristotle insist in such a triadic formal scheme? In the research here proposed, I will attempt to indicate one of the possible reasons. In Posterior Analytics II 16-17, Aristotle seems to adopt a thesis according to which the apprehension of causal relations and the formulation of scientific explanations involve the consideration of three items: (i) the "cause", (ii) "that of which it is cause" or "the thing caused" and (iii) "that for which it is cause". While the first two items integrate the explanatory link itself (explanans and explanandum), the third one denotes the class of individuals we take as objects of scientific investigation and in which that causal phenomenon is verified. Since causality is better described, not as a two-place relation, but as a three-place one, we find worthwhile to explore the hypothesis that Aristotle proposed a triadic formal scheme to scientific demonstration having in mind the tripartite structure of causality to be grasped thereby.
Autores: Breno Andrade Zuppolini, Lucas Angioni
2013 a 2013
-
Studies on Causation and Essentialism in the Posterior Analytics
Our aim is to analyse two dimensions of the model of demonstrative science that Aristotle develops in the Posterior Analytics. We shall approach those dimensions in two separate, though interconnected, lines of inquiry. In one of them, we intend to set out the connection between the syllogistic structure of Aristotle's model and some of his views on causation. In the other, we shall study the several kinds of per se predication, as Aristotle defines them in the Posterior Analytics, in order to understand how exactly the scientific explanation found in a demonstration is supposed to be essence-based.
Autores: Breno Andrade Zuppolini, Lucas Angioni, David Charles
2016 a 2016
Universidade Federal de São Paulo
-
Problemas de Argumentação em Aristóteles: contextos científicos, dialéticos e retóricos
O projeto é realizado pelo Grupo de Pesquisa Linguagem e Argumentação na Filosofia de Aristóteles, associado ao Núcleo de Estudos Clássicos da Universidade Federal de São Paulo. O trabalho se divide em três segmentos de pesquisa. O primeiro deles, liderado pelo Prof. Breno A. Zuppolini, tem como objeto os Segundos Analíticos, bem como os tratados científicos de Aristóteles, e investiga a noção de explicação apropriada e sua relação com o problema da unidade da definição em contextos epistemológicos. O segundo segmento, sob responsabilidade do Prof. Paulo F. T. Ferreira, tem por objetivo determinar em que medida estratégias argumentativas de corte dialético, em particular as estratégias de identificação e solução de falácias expostas nas Refutações Sofísticas, podem servir a propósitos distintivamente filosóficos nos tratados do corpus. Dirigido pelo Prof. Fernando M. Gazoni, o terceiro segmento estuda em que medida o silogismo retórico, em razão da necessidade de persuadir uma audiência específica, se distingue dos silogismos demonstrativos e dialéticos. Em razão de sua imbricação mútua, estas três frentes de trabalho serão exploradas em conjunto por todos os participantes. As atividades do grupo incluem, em particular, (i) a realização de seminários periódicos de leitura e intepretação de texto, (ii) encontros para a discussão de versões preliminares de itens da produção acadêmica dos participantes e (iii) organização e realização de eventos científicos, com participação de pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras.
Autores: Breno Andrade Zuppolini, Lucas Angioni, Michail Peramatzis
Desde 2019
-
Movimento, Capacidade e Efetividade na Física de Aristóteles
O presente projeto pretende investigar a discussão sobre o conceito de movimento ou processo (κίνησις) em Física III 1-3 e sua relação com as noções de capacidade ou potencialidade (δύναμις) e atualidade ou efetividade (ἐντελέχεια, ἐνέργεια). Nossa intenção é produzir uma tradução comentada para o português de Física III 1-3 e um artigo sobre a definição de movimento em Física III 1.
Autores: Breno Andrade Zuppolini, Lucas Angioni, Paulo Fernando Tadeu Ferreira, Marco Antonio de Avila Zingano, Fernando Martins Mendonça, Raphael Zillig, Fernando Maciel Gazoni, Rodrigo Guerizoli Teixeira, INARA ZANUZZI, Priscilla Tesch Spinelli, Luisa Severo Buarque de Holanda, Wellington Damasceno de Almeida
Desde 2022
Outras atividades técnico científicas
Atualização Lattes em 2023-05
Processado em 2023-08-10