Elaine Cristina Dias
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: História da Arte
E-Mail: elaine.dias@unifesp.br
Resumo
Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Especializou-se em Histoire de l'Art no Institut National d'Histoire de l'art, em Paris, como bolsista Getty (2002-2003). É mestre em História da Arte e da Cultura (2001) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Concluiu pós-doutorado pela FAU-USP (bolsa Fapesp), com bolsa BEPE-Fapesp de três meses na Université de Paris IV - Centre André Chastel (supervisão prof. Barthelemy Jobert, Fapesp) É atualmente docente nos cursos de graduação e pós-graduação em História da Arte da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: academia de belas artes, Félix-Émile Taunay, família Taunay, Missão Artística Francesa, ensino artístico, pintura de paisagem, pintura de historia, recepção da tradição clássica, relações artísticas entre Europa e Brasil no século XIX, pintura de retrato; paisagem e cidade; arte francesa no Brasil, circulação de modelos e idéias européia na arte brasileira; teoria artística nos séculos XVIII e XIX; neoclassicismo.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
DIAS, Elaine;DIAS, ELAINE
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Formação
Doutorado em História
Félix-Émile Taunay: Cidade e Natureza no Brasil
História da Arte
Fundamentos e Crítica das Artes
Orientação: Luiz César Marques Filho
Universidade Estadual de Campinas
Mestrado em História
Debret, a Pintura de História e as Ilustrações de corte da
Fundamentos e Crítica das Artes
Orientação: Luciano Migliaccio
Universidade Estadual de Campinas
1999 a 2001
Graduação em Ciências Sociais
Universidade Estadual de Campinas
1994 a 1998
Produção
2023
2022
2021
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ATELIÊ COMO AUTORRETRATO DO ARTISTA (2021)
Artigo publicado
Autores: Elaine Cristina Dias; AQUINO GOMES, NATÁLIA CRISTINA
Fonte: PROJETO HISTÓRIA. REVISTA DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS DE HISTÓRIA , v. 71 , p. 9 - Extrato QUALIS: A1
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Programas e desafios para a Extensão Universitária no Curso de História da Arte da UNIFESP (2021)
Capítulo de livro publicado
Autores: Elaine Cristina Dias; Vinicius Pontes Spricigo
Fonte: Política de curricularização da extensão na UNIFESP [recurso eletrônico] : caminhos, desafios e construções , p. 79
2020
2019
2018
2017
2016
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Félix-Émile Taunay e o Prêmio de Viagem à Europa: circulação de métodos e formação na Academia Imperial de Belas Artes brasileira (1845-1851) (2016)
Capítulo de livro publicado
Autores: Elaine Cristina Dias
Fonte: Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos Séculos XIX e XX - As Academias de Belas Artes - Rio de Janeiro - Lisboa - Porto - Ensino, Artistas, Mecenas, Colecções. , p. 200
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Joachim Le Breton, Henrique José da Silva e Félix-Émile Taunay: projetos, modelos e estratégias na direção do ensino artístico brasileiro (1816-1851) (2016)
Capítulo de livro publicado
Autores: Elaine Cristina Dias
Fonte: Modelos na arte: ensino, prática e crítica. 200 anos da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro. , p. 121
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Arte, historia y literatura en las exposiciones generales de la Academia Imperial de Bellas Artes: los franceses Moreaux y Sisson en la construcción de la memoria nacional brasileña (2016)
Capítulo de livro publicado
Autores: Elaine Cristina Dias
Fonte: Historia del Arte en diálogo con otras disciplinas , p. 31
2015
2014
2013
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Nicolas-Antoine Taunay entre as paisagens europeia e brasileira: os dilemas iluministas do pintor da ?Missão Artística Francesa? (2013)
Trabalhos em eventos
Autores: Elaine Cristina Dias
Fonte: Anais del VI Congreso Internacional CAIA - Centro Argentino de Investigadores de Arte. Las Redes del Arte , p. 381
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2012
2011
2010
2009
2008
2007
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Les artistes français au Brésil au XIXe siecle: lAcadémie des Beaux-Arts et la formation de la collection nationale de peinture de Rio de Janeiro (2007)
Capítulo de livro publicado
Autores: Elaine Cristina Dias
Fonte: La Circulation des Oeuvres d'Art. The Circulation of Works of Art in the Revolutionary Era 1789-1848 , p. 267
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2006
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Uma carta de Jean-Baptiste Debret ao ?Camarade De La Fontaine? na Bibliothèque de l?INHA (França): novos relatos para a história da Missão Artística Francesa no Brasil (2006)
Artigo publicado
Autores: Elaine Cristina Dias
Fonte: Revista de História da Arte e Arqueologia , v. 5 , p. 95 - Extrato QUALIS: B2
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2005
2004
2003
1999
-
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Impacto Agroambiental Perspectivas Problemas Prioridades (1999)
Livro publicado ou organizado
Autores: Elaine Cristina Dias; Tarcízio R. Quirino; Alfredo J. B. Luiz; Luiz J. M. Irias; James T. C. Wright; Geraldo Stachetti Rodrigues; Isis Rodrigues; Francisco Miguel Corrales; Isabela Passos Cavalcanti
Fonte:
Atuações
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
-
Bolsista
Bolsista de IC/AP
1996 a 1999
Universidade Estadual de Campinas
-
Programa de Estágio Docente - PED
Programa de Estágio Docente
2002 a 2002
Istituto Europeo di Design
-
Prestador de Serviços
Professor
2005 a 2010
Fundação Armando Álvares Penteado
-
Prestador de Serviços
Professor
2005 a 2010
Universidade de São Paulo
-
Pesquisador
Pesquisador
2009 a 2013
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto I
2010 a 2013
-
Professor Adjunto II
2013 a 2015
-
Professor Adjunto III
2015 a 2017
-
Professor Ajunto IV
2017 a 2020
-
Professor Associado I
Desde 2020
UNAM- Instituto de Investigaciones Estéticas
-
Professor Convidado
Professor Convidado
2013 a 2013
Universidad de Chile
-
Professor Convidado
2013 a 2013
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2015
Universidad Adolfo Ibàñez
-
Professor Visitante
2016 a 2016
Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales
Universidad Nacional de San Martín
École du Louvre
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
Francisco de Goya na Argentina e no Brasil: a formação das coleções de pintura do artista espanhol no MASP e no MNBA no século XX
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Natália Cristina de Aquino Gomes
Mário Navarro da Costa e Rodolfo Pinto do Couto: produção artística e protagonismo nas relações entre Portugal e Brasil (1911-1945)
História da Arte
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado em andamento
-
Antonio Ferrigno e o ciclo do café nas pinturas do Museu Paulista
História da Arte
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
O russo David Widhopff e a representação de temáticas brasileiras entre a França e Belém do Pará
História da Arte
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Tese de doutorado concluídas
-
Maria de Fátima Medeiros de Souza
As intercessões entre arte e ciência na obra da artista e naturalista Maria Graham: um estudo das referências imagéticas na documentação científica do século XIX
Artes
Universidade de Brasília
Concluído em 2020
Dissertação de mestrado concluídas
-
Romances em pinturas: representações de figuras femininas literárias no Brasil (1880-1920)
História da Arte
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Francisco de Goya e os retratos de Maria Luísa, Carlos IV e sua família: a retratística de Estado no contexto espanhol pós-revolução francesa.
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Um estudo sobre Illustração do Brazil (1876-1880)
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Natália Cristina de Aquino Gomes
Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919).
História da Arte
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Pedro Américo e a Exposição Geral de 1884: Pintura Histórica Religiosa e Orientalismo
História da Arte
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Jean-Baptiste Debret e o pano de boca de 1822 : o lugar da pintura de história no teatro da corte.
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
O graffiti de Mundano e a paisagem urbana: um debate social e artístico na circulação do objeto
História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Vice-Coordenadora do Curso de História da Arte
Departamento de História da Arte
-
Coordenadora do Curso de História da Arte
Departamento de História da Arte
Pesquisa
Universidade de São Paulo
-
Plus-ultra A Recepção e a Transferência da Tradição Artística Clássica entre a Europa Mediterrânea e a América Latina
?PLUS ULTRA? é um projeto de pesquisa que articula instituições de ensino superior do Estado de São Paulo, nacionais e internacionais, mais instituições de conservação e tutela do patrimônio artístico brasileiro, visando prosseguir, consolidar e ampliar as ações do Projeto Temático Biblioteca Cicognara ? A Constituição da Tradição Clássica financiado pela FAPESP no período 2001-2005, e imprimir ulterior impulso quantitativo e qualitativo aos estudos de história da arte no Brasil, dotando a universidade brasileira de instrumentos, recursos e métodos, que permitam a sua inserção a um nível cada vez mais alto na cooperação internacional no setor. Seus objetivos podem ser assim resumidos: A ? Adquirir e disponibilizar ao público brasileiro, por meio de estudos e traduções, editados por via eletrônica ou impressos, textos da literatura artística fundamentais para a transmissão e a recepção da Tradição Clássica; B ? Desenvolver ulteriormente o banco de dados eletrônicos em rede Urânia, sobre a iconografia da Tradição Clássica, realizado durante o Projeto Temático Biblioteca Cicognara como instrumento básico da pesquisa histórico-artística no país.; C ? Realizar atividades de pesquisa, individual e coletiva, mensuradas e avaliadas por encontros regulares e intercâmbios nas seguintes áreas: I) História da Arte e Historiografia Artística dos séc. XIV a XX; II) História da Retórica e das Poéticas (Séculos XIV-XVIII); III) Iconografia; IV) Recepção e Transferência Cultural da Tradição Clássica na Europa e na América Contemporânea, e no Brasil em particular (séculos XVIII - XX); D ? Contribuir para tornar disponíveis em rede ao público dos estudiosos instrumentos para a pesquisa sobre o patrimônio iconográfico e bibliográfico vinculado à transmissão da Tradição Clássica existente nos acervos das instituições públicas brasileiras; E ? Participar da criação de uma rede internacional de centros de pesquisa, para permitir a formação de pesquisadores brasileiros ao mais alto nível.
2009 a 2013
Universidade Federal de São Paulo
-
Diplomacia e as Artes: recepção clássica como encontro civilizacional
Projeto de Colaboração Internacional de Pesquisa em Rede entre a Universidade Federal de São Paulo e a Universidade de Durham, Inglaterra, por meio do Edital Sprint da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de um quadro colaborativo para estudar a recepção clássica como um encontro civilizacional transnacional. Pretendemos enquadrar nossa análise civilizatória no campo da história da arte e da arquitetura, focalizando principalmente a produção cultural da Grã-Bretanha e do Brasil ao longo dos séculos XVIII e XIX. Durante este período, novas matrizes de natureza cultural, social, política, científica e econômica forjaram novas imagens simbólicas do mundo, fomentadas pelo surgimento da modernidade, o aumento da secularização da sociedade, o surgimento do liberalismo, o progresso da tecnologia e o sucesso do modelo capitalista. As artes visuais tornaram-se o campo em que essas imagens simbólicas encontraram sua expressão mais emblemática. Nosso ponto de partida será a reavaliação de categorias historiográficas de referência, como como o gótico, o renascimento, o classicismo, o barroco, o romantismo e como os estudiosos das tradições subentendem seu estudo, prestando atenção especial aos fenômenos culturais, como imitação, adaptação, emulação, exploração, recepção e avivamento como práticas artísticas. Nossas discussões serão sempre informadas por um minucioso exame de fontes materiais. Será dada especial atenção às práticas de transferência cultural e eclética. Nosso objetivo final é refletir sobre as formas em que as implicações transnacionais desses encontros civilizatórios poderiam nos ajudar a revisar as narrativas nacionalistas ainda apresentadas, predominante e estereotipadamente, nas trocas diplomáticas culturais atuais.
Autores: Elaine Cristina Dias, Renato Palumbo Dória, Shwarcz, Lília Katri Moritz, Luciano Migliaccio, Luiz Marques, Cláudia Valadão de Mattos, Ana Paula Cavalcanti Simioni
2018 a 2020
-
Circulação de Artistas, Modelos e Teorias no Século XIX e início do Século XX.
Artistas, modelos e teorias artísticas circularam por diversas localidades no século XIX. Artistas brasileiros circularam pela Europa neste período para aprimorar seus processos de formação, permanecendo em contato com teorias e modelos que foram, posteriormente, ressignificados em suas produções e ainda levando aos seus pares, a experiência e outros modelos vindos de seus países, trocando experiências artísticas, criando parcerias de trabalho e de amizade. O mesmo aconteceu com os artistas estrangeiros presentes no Brasil, os quais puderam trocar suas formações e modelos artísticos igualmente importantes para a formação de iconografias nacionais. Particularmente no século XIX, trajetórias, produções artísticas e teorias foram, assim, fundamentais para a compreensão do processo de criação das obras, da formação de instituições e das academias de arte, do desenvolvimento das exposições e coleções públicas e privadas, constituindo-se em ponto essencial para a compreensão do sistema artístico em sua totalidade em diferentes localidades. Este projeto visa, assim, a pesquisa destas questões no Brasil e em outros países, especialmente no século XIX e início do século XX, estando também vinculado ao grupo de Pesquisa CNPq HARPA - História da Arte, Arquitetura e Patrimônio nas Américas.
Autores: Elaine Cristina Dias, Angela Brandão, André Luiz Tavares Pereira, José Geraldo Costa Grillo, Flávia Galli, Cássio Fernandes, Stefano Cracolici
Desde 2020
-
HARPA ? História da Arte, Arquitetura e Patrimônio no Brasil e nas Américas
Este grupo de pesquisa visa o estudo da arte, da arquitetura e do patrimônio no Brasil e nas Américas do início do século XIX até a primeira metade do século XX. A formação dos artistas e arquitetos no Brasil, a presença de estrangeiros, a circulação, a transferência e a adaptação de modelos visuais e teóricos são elementos fundamentais para entendermos o desenvolvimento das artes e da arquitetura, além das questões relativas à noção de patrimônio, debatidas e difundidas neste período. Nos últimos anos, a historiografia vem destacando estas temáticas e contribuindo com um número cada vez maior de pesquisas. Este grupo visa dar continuidade a este debate, integrando os projetos já desenvolvidos e em andamento por cada pesquisador, unindo docentes e discentes na discussão, promoção e divulgação do conhecimento. Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq.
Autores: Elaine Cristina Dias, Francisco Fontanesi Gomes, AQUINO GOMES, NATÁLIA CRISTINA, Laura Camila Silva da Silva, Stefanie Clarice Ramos Moyses
Desde 2018
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Artistas Franceses nas Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas Artes: Circulação e Produção Artística entre 1840 e 1884
A presença de artistas estrangeiros no Brasil constituiu uma das características mais contundentes da história da arte brasileira no século XIX. Neste panorama, podemos citar a vinda de viajantes ao Brasil - especialmente, ao Rio de Janeiro -, a chegada da Missão Artística Francesa em 1816 e a vinda de artistas que por aqui estabeleceram residência durante o século XIX. Ao mesmo tempo, muitos outros participaram as Exposições Gerais de Belas Artes da Academia brasileira entre 1840 e 1884, respectivamente ano de sua abertura para todos os artistas, e última mostra realizada no período de d. Pedro II. Estes artistas, em torno de 40 franceses, passaram temporariamente e/ou que fixaram seus ateliês no Rio de Janeiro, recebendo encomendas e participando da produção artística nacional e privada do período. Em seu conjunto de obras, contemplamos alguns gêneros específicos das belas artes, sendo, em sua maioria, paisagens e retratos. Em menor número, há também pinturas de história e outros suportes apresentados pelos franceses nestas mostras, como a fotografia e a gravura, os quais também integram o escopo desta pesquisa. Por estas razões, e também por constituírem gêneros de grande importância na formação iconográfica nacional, especialmente no Império de d. Pedro II, estes projeto visa estudar o conjunto específico de artistas franceses exteriores à Academia, e sua inserção na sociedade brasileira. Busca-se entender como se deu a recepção de seus trabalhos na Academia Imperial de Belas Artes e a circulação de seus modelos artísticos dentro da instituição, sua inserção no processo de encomendas públicas e privadas no Rio de Janeiro, a formação de seus ateliês na cidade e sua participação no mercado de artes em desenvolvimento no Rio de Janeiro, contribuindo para a modernização do sistema artístico nacional
Autores: Elaine Cristina Dias, Letícia Squeff, Manoela Rufinoni, André Luiz Tavares Pereira
2017 a 2020
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Dos Tratados Artísticos aos Regimentos dos Ofícios: os estudos arquitetônicos da Biblioteca Nacional de Portugal
Este projeto de pesquisa está focado no fazer artístico no período colonial brasileiro. Partimos do estudo do Livro dos Regimentos dos Oficiais Mecânicos (especialmente dos ofícios relacionados à madeira, durante a segunda metade do século XVIII), procurando reconhecer a longevidade e a importância do saber teórico-prático dos tratados artísticos do Renascimento tardio europeu, sobre a matéria exigida pelos exames, a partir dos critérios presentes no Livro dos Regimentos e do estudo da coleção de desenhos da Biblioteca Nacional de Portugal
Autores: Elaine Cristina Dias, Angela Brandão, André Luiz Tavares Pereira, José Geraldo Costa Grillo, Cássio Fernandes, Flavia Galli Tatsch
2017 a 2020
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Academia, retratística e os pintores estrangeiros nas Exposições Gerais de Belas Artes (1840-1884)
Este projeto de pesquisa visa um estudo sobre o ensino artístico, o gênero do retrato e a participação artistas estrangeiros nas Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas artes entre 1840 e 1884, período compreendido entre o início do programa de exposições públicas até a última mostra ocorrida durante o Império de d. Pedro II. Objetivos. Esta proposta abordará vários elementos, entre os quais a circulação de teorias e métodos de ensino na Academia brasileira, o gênero do retrato nas exposições gerias, seja na esfera pública com a representação de grandes líderes e exploração do retrato de Estado, seja na esfera privada com a representação dos personagens pertencentes à nobreza carioca; a inserção do artista estrangeiro no Brasil e na Academia, e as encomendas públicas e privadas; a divulgação do trabalho destes artistas e o impulso às encomendas das variadas esferas; as questões destacadas pela crítica no que concerne ao gênero do retrato; as cópias de retratos expostas e suas fontes; as premiações para retratos específicos e o incentivo à produção dentro e fora da Academia brasileira; a origem e formação destes artistas antes de se apresentarem no Rio de Janeiro, além de sua inserção nesta sociedade de corte; as questões específicas entre a produção e divulgação do retrato de Estado e o retrato privado, a circulação de teorias e métodos relativos ao próprio gênero e ao desenvolvimento da Academia brasileira. Metodologia: O projeto de pesquisa se dividirá nas etapas seguintes: levantamento de todos os artistas e telas nomeadas nas exposições gerais, isto é, designadas com títulos específicos; a pesquisa sobre os artistas específicos e suas relações com a sociedade e o ambiente artístico carioca; análise dos retratos e suas composições, além da compreensão, circulação e ressignificação dos modelos utilizados, além de sua aplicação no ensino acadêmico; busca da crítica relativa a estas produções e documentos relativos a estas encomendas. As pesquisas serão realizadas nos arquivos e museus do Rio de Janeiro, assim como os arquivos e coleções dos países de origem e formação destes artistas neste período. O projeto de pesquisa pretende também inserir em sua equipe alunos de iniciação científica e mestrado, que igualmente contribuirão com suas pesquisas para a compreensão deste objeto.
2015 a 2019
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Curso de Extensão Acervos e Museus de São Paulo III
O curso Acervos e Museus de São Paulo parte III integra-se ao Projeto História da Arte e Educação ? Programa de formação de professores da região de Pimentas e seu entorno, visando promover o contato direto e o conhecimento das obras de arte dos diferentes acervos de São Paulo.
Autores: Elaine Cristina Dias, Ana Maria Hoffmann, Manoela Rufinoni, André Luiz Tavares Pereira, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Ilana Goldstein
2015 a 2015
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Curso de Extensão Formação de Educadores da Fundação Ema Gordon Klabin
O curso visa aprofundar a formação dos educadores da Fundação Cultural Ema Gordon Klabin, a partir de aulas ministradas pelos alunos com pesquisas de Iniciação Científica concluídas e do Programa de Mestrado do Departamento de História da Arte da Unifesp. O programa tem como objetivo levar a conhecimento dos educadores o conteúdo destas pesquisas, abordando sua temática, o desenvolvimento da investigação, suas etapas e seus impasses, questões metodológicas de análise da imagem e de fontes documentais e bibliográficas, assim como a comparação com objetos presentes na coleção da Fundação. Tem-se como propósito ainda que os educadores da Fundação possam aprofundar seu conhecimento para ampliação das pesquisas em seu acervo e o caráter didático das visitas realizadas com o público, assim como a possibilidade de oferecer ao aluno do Departamento de História da Arte da Unifesp a experiência da docência e da divulgação de suas pesquisas.
Autores: Elaine Cristina Dias, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Mariana Lacerda, Karina Ayumi Ekami Takiguti, Ana Paula dos Santos Salvat, Mayara Amaral Fernandes, Michele Borges Pedroso, Robson Figueiredo da Silva, Vanessa Oliveira dos Santos, Luciara Ribeiro
2015 a 2015
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Mais Cultura nas Escolas: promoção do diálogo entre iniciativas culturais e a educação formal
ermo de Cooperação realizado entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação com a EFLCH-Guarulhos, para assessoria ao programa de recursos culturais aplicado nas escolas públicas do território nacional, tendo como objetivo a parceria em sua coordenação e na realização de estudos de indicadores e pesquisas acadêmicas futuras acerca desta temática. O programa Mais Cultura nas Escolas apresenta como objetivo geral o desenvolvimento de estudos, pesquisas, produção e divulgação de informações, conhecimentos tecnológicos e científicos e metodologias sobre iniciativas que promovam o encontro entre experiências culturais e artísticas em curso na comunidade local e o projeto pedagógico de escolas públicas de Educação Integral participantes do Programa Mais Educação. Possui como objetivo geral a formulação de instrumentos de análise técnica que proporcionem a avaliação de projetos que estejam coadunados com os objetivos do Programa Mais Cultura nas Escolas e o acompanhamento do desenvolvimento das iniciativas culturais desenvolvidas em escolas públicas. Pretende, também, contribuir com a elaboração de indicadores, quantitativos e qualitativos, que possam subsidiar políticas públicas de cultura e educação na implementação da educação em tempo integral no Brasil.
2014 a 2015
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Curso de Extensão História da Arte e Educação: Acervos e Museus de São Paulo II
O curso Acervos e Museus de São Paulo parte II integra-se ao Projeto História da Arte e Educação ? Programa de formação de professores da região de Pimentas e seu entorno, visando promover o contato direto e o conhecimento das obras de arte dos diferentes acervos de São Paulo.
Autores: Elaine Cristina Dias, Manoela Rufinoni, André Luiz Tavares Pereira, Fernando Atique, Fernanda Cruz
2014 a 2014
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Curso de extensão História da Arte e Educação: Acervos e Museus de São Paulo
O curso Acervos e Museus de São Paulo integra-se ao Projeto História da Arte e Educação ? Programa de formação de professores da região de Pimentas e seu entorno, visando promover o contato direto e o conhecimento das obras de arte dos diferentes acervos de São Paulo.
Autores: Elaine Cristina Dias, Letícia Squeff, Ana Maria Hoffmann, Manoela Rufinoni, Michiko Okano, André Luiz Tavares Pereira
2013 a 2013
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Retratos do Museu Paulista da USP
Este projeto de pesquisa tem como proposta o estudo da produção e aquisição de retratos a óleo em São Paulo no séc. XIX e início do XX, mediante pesquisa sistemática da coleção de retratos conservados no Museu Paulista da Universidade de São Paulo, realizados por pintores nacionais e estrangeiros. A partir do estudo direto da obra de arte, discutimos a existência da prática retratística no Estado de São Paulo, as relações deste ambiente com o acadêmico carioca, o desenvolvimento do gosto público e privado, o mercado artístico, a prática e o desejo de retratar pessoas ilustres ligadas à sociedade e ao Estado e, finalmente, a passagem do retrato enquanto objeto familiar para a instituição museológica. O projeto visa não só ampliar os estudos, hoje incipientes, sobre a tipologia em São Paulo, incluindo a pouco pesquisada coleção de retratos deste Museu, como promover a interinstitucionalidade entre o curso de História da Arte da Unifesp e o Museu Paulista da Universidade de São Paulo.
Autores: Elaine Cristina Dias, Letícia Squeff, Angela Brandão, Ana Maria Hoffmann, Marina Soler, Michiko Okano, Virginia Gil Araújo, André Luiz Tavares Pereira, José Geraldo Costa Grillo, Flávia Galli, Cássio Fernandes, Marta Jardim
2011 a 2013
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Curso de Extensão História da Arte e Educação - Programa de Formação dos Professores da Região de Pimentas e seu entorno
Este curso visa o desenvolvimento do campo da extensão universitária em estreita associação com as áreas do ensino e da pesquisa em História da Arte, promovendo a ampliação da formação de professores da rede pública da região de Pimentas e seu entorno em Guarulhos, com a atuação de seu quadro docente e a participação de discentes. Este curso direciona-se à qualificação do professor e do uso da imagem em sala de aula, levando o conhecimento sobre a disciplina e seus métodos de abordagem. Permitirá a criação de novas propostas aplicadas diretamente ao âmbito do ensino e da extensão, levando ainda a possibilidade de pesquisas futuras no campo da aplicação e uso da imagem pelos professores dos ensinos fundamental e médio. Além disso, possibilitará também o desenvolvimento da pesquisa nesta área, dentro da Linha de Pesquisa Conexões em História da Arte, gerando ainda publicações no campo da História da Arte e da Educação.
Autores: Elaine Cristina Dias, Andre Tavares, Letícia Squeff, Angela Brandão, Ana Maria Hoffmann, Manoela Rufinoni, Marina Soler, Michiko Okano, Osvaldo Fontes Filho, Pedro Arantes, Virginia Gil Araújo, Youssef Cherem
2011 a 2012
Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales
Universidad Nacional de San Martín
École du Louvre
Atualização Lattes em 2024-06
Processado em 2024-07-22