Elaine Cristina Dias nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: História da Arte

E-Mail: elaine.dias@unifesp.br


79
12
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Especializou-se em Histoire de l'Art no Institut National d'Histoire de l'art, em Paris, como bolsista Getty (2002-2003). É mestre em História da Arte e da Cultura (2001) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Concluiu pós-doutorado pela FAU-USP (bolsa Fapesp), com bolsa BEPE-Fapesp de três meses na Université de Paris IV - Centre André Chastel (supervisão prof. Barthelemy Jobert, Fapesp) É atualmente docente nos cursos de graduação e pós-graduação em História da Arte da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: academia de belas artes, Félix-Émile Taunay, família Taunay, Missão Artística Francesa, ensino artístico, pintura de paisagem, pintura de historia, recepção da tradição clássica, relações artísticas entre Europa e Brasil no século XIX, pintura de retrato; paisagem e cidade; arte francesa no Brasil, circulação de modelos e idéias européia na arte brasileira; teoria artística nos séculos XVIII e XIX; neoclassicismo.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

DIAS, Elaine;DIAS, ELAINE


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Espanhol

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Inglês

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente

Francês

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Italiano

Compreende bem, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco


Formação

  • Doutorado em História

    Félix-Émile Taunay: Cidade e Natureza no Brasil

    História da Arte

    Fundamentos e Crítica das Artes

    Orientação: Luiz César Marques Filho

    Universidade Estadual de Campinas

      Desde 2005

  • Mestrado em História

    Debret, a Pintura de História e as Ilustrações de corte da

    Fundamentos e Crítica das Artes

    Orientação: Luciano Migliaccio

    Universidade Estadual de Campinas

    1999 a 2001

  • Graduação em Ciências Sociais

    Universidade Estadual de Campinas

    1994 a 1998

  • Produção


    2023


    • Arte, Circulações e Transferências. História da Arte em Pesquisas. Volume 1 (2023)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Elaine Cristina Dias; Fabriccio Miguel Novelli Duro

      Fonte:

    • A representação visual de d. Pedro I e da Independência do Brasil: afirmação, legitimação e conflitos de um projeto político (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Independências, memória e fabricação das imagens , p. 19

    • François-René Moreaux na Galeria e Escola de Pintura: a exposição da coleção italiana do Cardeal Fesch e a afirmação do artista (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: O gosto neoclássico. A dimensão americana , p. 295


    2022


    • French Artists and the construction of the Brazilian Visual (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Stefano Cracolici; Angela Brandão; Elaine Cristina Dias; André Luiz Tavares Pereira; Flavia Galli Tatsch; José Geraldo Costa Grillo; Cássio Fernandes

      Fonte: Arts and Diplomacy , p. 76

    • Construções visuais da independência do Brasil (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Memórias da Independência , p. 41

    • Artistas Franceses no Brasil: o Ateliê como Espaço de Êxitos e Desventuras (2022)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: 41º Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte em Tempos Sombrios , p. 1237


    2021


    • ATELIÊ COMO AUTORRETRATO DO ARTISTA (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias; AQUINO GOMES, NATÁLIA CRISTINA

      Conteúdo completo

      Fonte: PROJETO HISTÓRIA. REVISTA DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS DE HISTÓRIA , v. 71 , p. 9

    • Programas e desafios para a Extensão Universitária no Curso de História da Arte da UNIFESP (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias; Vinicius Pontes Spricigo

      Fonte: Política de curricularização da extensão na UNIFESP [recurso eletrônico] : caminhos, desafios e construções , p. 79


    2020


    • Luiz Marques e o século XIX: apontamentos sobre os Taunay no Brasil e na França. (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: FIGURA. STUDI SULL`IMMAGINE NELLA TRADIZIONE CLASSICA , v. 8 , p. 101

    • Artistas franceses en Río de Janeiro y la construcción de un ambiente artístico paralelo a la Academia de Bellas Artes (1840-1884). (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Tarea Anuário , v. 7 , p. 14

    • Artistas franceses no Rio de Janeiro (1840-1884). Das Exposicoes Gerais da Academia Imperial de Belas Artes aos atelies privados. Fontes primarias, bibliograficas e visuais (Prefacio: Jacques Leenhardt) (2020)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte:

    • Artistas Franceses no Brasil: as fronteiras para a recepção da tradição clássica e a circulação de modelos artísticos no século XIX (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: XII Jornadas de História da Arte ? as fronteiras na História da Arte , p. 107


    2019


    • Artistas Franceses no Brasil: descrição e promoção de sua imagem no Brasil do século XIX (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: MODOS , v. 3 , p. 127

    • O retrato de Anna de La Grange como Norma, de Louis-Auguste Moreaux : a retratística teatral e a circulação de modelos no Brasil do século XIX (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: REVISTA DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS , v. 73 , p. 170

    • Artistas Franceses no Brasil: As Fronteiras para a Recepção da Tradição Clássica e a Circulação de Modelos Artísticos no Século XIX (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Fronteiras , p. 105


    2018


    • Félix-Émile Taunay, a arquitetura e a teoria neoclássica na Academia de Belas Artes brasileira (2018)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Gosto Neoclássico: atores e práticas artísticas no Brasil no século XIX , p. 115


    2017


    • ?Mon Atelier de Catumbi? e ?Debret em seu ateliê?. Interpretações e invenções acerca da vida do artista do Brasil (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Oitocentos tomo IV: O ateliê do artista , p. 79

    • Arte holandesa, flamenga e francesa na Fundação Klabin (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: A Coleção Ema Klabin , p. 101

    • Fundação Klabin e a Unifesp: uma parceria incontornável para História da Arte (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: A Coleção Ema Klabin , p. 14


    2016


    • Alegórico Debret (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional , v. 11 , p. 34

    • D?abord peindre le prince: les conflits de Jean-Baptiste Debret et Nicolas-Antoine Taunay à la cour de Rio de Janeiro (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: BRÉSIL(S) - SCIENCES HUMAINES ET SOCIALES , v. 10 , p. 1

    • Félix-Émile Taunay e o Prêmio de Viagem à Europa: circulação de métodos e formação na Academia Imperial de Belas Artes brasileira (1845-1851) (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos Séculos XIX e XX - As Academias de Belas Artes - Rio de Janeiro - Lisboa - Porto - Ensino, Artistas, Mecenas, Colecções. , p. 200

    • Joachim Le Breton, Henrique José da Silva e Félix-Émile Taunay: projetos, modelos e estratégias na direção do ensino artístico brasileiro (1816-1851) (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Modelos na arte: ensino, prática e crítica. 200 anos da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro. , p. 121

    • 1829-1830. Jean Baptiste Debret e os conflitos das primeiras exposições do Brasil. (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Histórias da arte em exposições: modos de ver e exibir no Brasil. , p. 29

    • Arte, historia y literatura en las exposiciones generales de la Academia Imperial de Bellas Artes: los franceses Moreaux y Sisson en la construcción de la memoria
nacional brasileña (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Historia del Arte en diálogo con otras disciplinas , p. 31

    • El Panorama de Rio de Janeiro de 1824: Entre la Exaltación de la Nación y la verdad historica. (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: AHILA - Actas del XVII Congreso Internacional de AHILA , p. 2373


    2015


    • Mulheres Artistas. As Pioneiras. 1884-1930. (2015)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Elaine Cristina Dias; Ana Paula Cavalcanti Simioni

      Fonte:

    • A questão da Igualdade na Paisagem de Nicolas-Antoine Taunay (2015)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Rousseau e as Artes , p. 121

    • Apontamentos sobre o Gênero do Retrato, o Colecionismo e a Presença de Artistas Estrangeiros nas Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas Artes Brasileira (2015)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: História da Arte: Coleções, Arquivos e Narrativas , p. 231

    • Artistas em Formação: Métodos, Desafios e Legitimação (2015)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Mulheres Artistas. As Pioneiras. 1884-1930. , p. 20


    2014


    • La difficile reception de la tradition académique française au Brésil (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: FIGURA. STUDI SULL`IMMAGINE NELLA TRADIZIONE CLASSICA , v. 1 , p. 1

    • Arte e Academia entre Política e Natureza (2014)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Sobre a Arte Brasileira: da Pré-História aos anos 60 , p. 136

    • A Retratística na Academia Brasileira ? A Recepção da Tradição e a Glória Nacional (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Anais do XXXIV Anais do XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Territórios da História da Arte. , p. 439


    2013


    • Un paysage en construction: les revues et lhistoire de lart au Brésil (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Perspective , v. 2 , p. 402

    • Félix-Émile Taunay entre a tradição clássica de ensino e a paisagem contemporânea no século XIX (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: CAIANA , v. 3 , p. 1

    • Almeida Júnior. Coleção Folha Grandes Pintores Brasileiros (2013)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte:

    • Pedro Américo. Coleção Folha Grandes Pintores Brasileiros (2013)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte:

    • Heitor dos Prazeres. Coleção Folha Grandes Pintores Brasileiros (2013)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Elaine Cristina Dias; Eleutério, Maria de Lourdes

      Fonte:

    • Os Retratos de D. Pedro I e de D. João VI no acervo do Museu Paulista (2013)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Oitocentos: intercâmbios culturais entre Brasil e Portugal ? tomo 3 / , p. 177

    • Nicolas-Antoine Taunay entre as paisagens europeia e brasileira: os dilemas iluministas do pintor da ?Missão Artística Francesa? (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Anais del VI Congreso Internacional CAIA - Centro Argentino de Investigadores de Arte. Las Redes del Arte , p. 381

    • Le Breton entre Humboldt e Bachelier: referências para o ensino artístico brasileiro (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Anais do Colóquio CBHA 2013 Arte e suas Instituições , p. 415


    2012


    • A Fotografia como Modelo (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Boletim (USP. Grupo de Estudos do Centro de Pesquisas em Arte & Fotografia do Departamento de Artes Plásticas) , v. 5 , p. 21

    • JEAN-BAPTISTE DEBRET E A FAMÍLIA TAUNAY: Arte e Política entre a França e o Brasil do Século XIX - (2012)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Olhares sobre narrativas visuais , p. 123

    • O Arquivo do Museu d. João VI e algumas polêmicas da gestão de Félix- Émile Taunay (1831-1851) (2012)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Novas perspectivas para o estudo da arte no Brasil de entresséculos (XIX/XX) - 195 anos de Escola de Belas Artes , p. 117

    • As princesas de Bragança - dos retratos de Taunay a tradição retratística espanhola (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte , p. 111

    • Os retratos de D. Pedro II no Acervo do Museu Paulista (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Anais do XXXII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - Direções e Sentidos da História da Arte , p. 1605

    • Usos da Imagem nos cursos de extensão e formação de professores promovidos pela História da Arte da Unifesp (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Cristina Dias; André Luiz Tavares Pereira

      Fonte: Anais do XXI Encontro Estadual de História: trabalho, cultura e memória - ANPUH-SP , p. 1


    2011


    • Félix-Émile Taunay e a produção de uma pintura de paisagem nacional (2011)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: História e Arte - movimentos artísticos e correntes intelectuais , p. 143

    • Resenha do livro Brasil em Imagens - Um estudo da Revista Ilustração Brasileira (1876-1878) (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Patrimônio e Memória (UNESP) , v. 7 , p. 317

    • Os Retratos de Maria Isabel e Maria Francisca de Bragança, de Nicolas Antoine Taunay (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Anais do Museu Paulista (Impresso) , v. 19 , p. 11


    2010


    • Paisagem e Academia: Félix-Émile Taunay e o Brasil (2010)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Oitocentos - Arte Brasileira do Império a República , p. 208

    • A Imagem da Capa - Cabinda, Quiloa - Rebolla, de Johann Moritz Rugendas (2010)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Revista de História (Rio de Janeiro) , p. 4

    • A imagem da Capa - D. Pedro I (2010)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Revista de História (Rio de Janeiro) , p. 4

    • Grandjean de Montigny e Zucchi: arquitetos de tradição clássica na América Latina (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte , p. 313

    • Charles Baudelaire e Constantin Guys - Arte e Moda no Século XIX (2010)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: 19&20 (Rio de Janeiro) , v. V , p. 4


    2009


    • Paisagem e Academia - Félix-Émile Taunay e o Brasil (1824-1851) (2009)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte:


    2008


    • Nicolas-Antoine Taunay no Brasil: uma leitura dos trópicos (2008)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Shwarcz, Lília Katri Moritz; Elaine Cristina Dias

      Fonte:

    • A Herança de Nicolas-Antoine Taunay ao filho Félix-Émile (2008)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Nicolas-Antoine Taunay no Brasil: uma leitura dos trópicos , p. 242

    • Félix-Émile Taunay e a importância do monumento público na Academia Imperial de Belas Artes (2008)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Oitocentos. Arte Brasileira do Império à Primeira República , p. 199

    • Taunay: um iluminista no Brasil (2008)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: História Viva

    • Arte e "indústria" no Rio de Janeiro: uma análise dos escritos de Joachim Le Breton e Félix-Émile Taunay (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Anais do XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de HIstória da Arte , p. 490

    • Félix-Émile Taunay e a prática do discurso acadêmico no Brasil (1834-1851) (2008)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Revista de História da Arte e Arqueologia , v. no.9 , p. 81


    2007


    • Les artistes français au Brésil au XIXe siecle: lAcadémie des Beaux-Arts et la formation de la collection nationale de peinture de Rio de Janeiro (2007)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: La Circulation des Oeuvres d'Art. The Circulation of Works of Art in the Revolutionary Era 1789-1848 , p. 267

    • Félix-Émile Taunay e Grandjean de Montigny: a Arquitetura como instrumento de consolidação da Academia Imperial de Belas Artes (1834-1851) (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Anais do XXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte , p. 331

    • Jean-Baptiste Debret e Félix-Émile Taunay: a importância dos franceses no nascimento da escola artística brasileira no século XIX (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Anais do Seminário de Pesquisa de História da Arte - FAAP

    • Um breve percurso pela história do modelo vivo no século XIX - princípios do método, a importância de Viollet le Duc e o uso da fotografia (2007)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: 19&20 (Online) , v. II , p. 1


    2006


    • Félix-Émile Taunay: Cidade e Natureza no Brasil. (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Anais do II EHA ? Encontro de História da Arte da UNICAMP

    • Uma carta de Jean-Baptiste Debret ao ?Camarade De La Fontaine? na Bibliothèque de l?INHA (França): novos relatos para a história da Missão Artística Francesa no Brasil (2006)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Revista de História da Arte e Arqueologia , v. 5 , p. 95

    • Félix-Émile Taunay e a recepção da tradição clássica na AIBA (1834-1851) (2006)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Rotunda (UNICAMP) , p. 43

    • A representação da Realeza no Brasil: uma análise dos retratos de D. João VI e D. Pedro I, de Jean-Baptiste Debret (2006)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Anais do Museu Paulista (Impresso) , v. 14 , n. 1 , p. 243

    • Correspondências entre Joachim Le Breton e a Corte Portuguesa na Europa. O nascimento da Missão artística de 1816 (2006)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Anais do Museu Paulista (Impresso) , v. 14 , p. 301

    • O Epítome de Anatomia de Félix-Émile Taunay, 1837 (2006)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Revista de História da Arte e Arqueologia , v. 1 , p. 83


    2005


    • Cópia e Aprendizagem: Apropriação e circulação de modelos do desenho no Brasil do século XIX (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Cristina Dias; Renato Palumbo Dória

      Fonte: Anales del III Congreso Internacional de Teoria y História del Arte ? XI Jornadas del CAIA


    2004


    • O Pano de Boca para a Coroação de D. Pedro I, de Jean-Baptiste Debret (2004)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Revista Nossa História

    • Joachim Lebreton e a Estruturação do ensino artístico no Institut de France (1803-1815) (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Anais do XXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte

    • La Academia de Bellas Artes Brasileña en la primera mitad del siglo XIX: Rivalidades artísticas e institucionales entre franceses, portugueses y brasileños (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Actas de las II Jornadas del História del Arte. Arte y Crisis en Iberoamérica.


    2003


    • A Pintura de Paisagem de Félix-Émile Taunay (2003)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias

      Fonte: Revista Rotunda , v. 1 , n. 1 , p. 5


    1999


    • Impacto Agroambiental Perspectivas Problemas Prioridades (1999)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Elaine Cristina Dias; Tarcízio R. Quirino; Alfredo J. B. Luiz; Luiz J. M. Irias; James T. C. Wright; Geraldo Stachetti Rodrigues; Isis Rodrigues; Francisco Miguel Corrales; Isabela Passos Cavalcanti

      Fonte:

    • Tecnologias Agropecuárias e impacto ambiental: uma agenda para a pesquisa (1999)

      Artigo publicado

      Autores: Elaine Cristina Dias; Tarcízio R. Quirino; Alfredo J. B. Luiz

      Fonte: Cadernos de Ciência e Tecnologia (EMBRAPA) , v. 16 , n. maio/junho , p. 69

    Atuações

    Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

    • Bolsista

      Bolsista de IC/AP

      1996 a 1999

    Universidade Estadual de Campinas

    • Programa de Estágio Docente - PED

      Programa de Estágio Docente

      2002 a 2002

    Istituto Europeo di Design

    • Prestador de Serviços

      Professor

      2005 a 2010

    Fundação Armando Álvares Penteado

    • Prestador de Serviços

      Professor

      2005 a 2010

    Universidade de São Paulo

    • Pesquisador

      Pesquisador

      2009 a 2013

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Adjunto I

      2010 a 2013

    • Professor Adjunto II

      2013 a 2015

    • Professor Adjunto III

      2015 a 2017

    • Professor Ajunto IV

      2017 a 2020

    • Professor Associado I

      Desde 2020

    UNAM- Instituto de Investigaciones Estéticas

    • Professor Convidado

      Professor Convidado

      2013 a 2013

    Universidad de Chile

    • Professor Convidado

      2013 a 2013

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    • Revisor de projeto de fomento

      Desde 2015

    Universidad Adolfo Ibàñez

    • Professor Visitante

      2016 a 2016

    Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales

    Universidad Nacional de San Martín

    École du Louvre

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Tese de doutorado em andamento

    • Francisco Fontanesi Gomes

      Francisco de Goya na Argentina e no Brasil: a formação das coleções de pintura do artista espanhol no MASP e no MNBA no século XX

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Natália Cristina de Aquino Gomes

      Mário Navarro da Costa e Rodolfo Pinto do Couto: produção artística e protagonismo nas relações entre Portugal e Brasil (1911-1945)

      História da Arte

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Stefanie Clarice Ramos Moyses

      Antonio Ferrigno e o ciclo do café nas pinturas do Museu Paulista

      História da Arte

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Laura Camila Silva da Silva

      O russo David Widhopff e a representação de temáticas brasileiras entre a França e Belém do Pará

      História da Arte

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    Tese de doutorado concluídas

    • Maria de Fátima Medeiros de Souza

      As intercessões entre arte e ciência na obra da artista e naturalista Maria Graham: um estudo das referências imagéticas na documentação científica do século XIX

      Artes

      Universidade de Brasília

      Concluído em 2020

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Vitoria Amadio de Oliveira

      Romances em pinturas: representações de figuras femininas literárias no Brasil (1880-1920)

      História da Arte

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Francisco Fontanesi Gomes

      Francisco de Goya e os retratos de Maria Luísa, Carlos IV e sua família: a retratística de Estado no contexto espanhol pós-revolução francesa.

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Michele Flores dos Santos

      Um estudo sobre Illustração do Brazil (1876-1880)

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Natália Cristina de Aquino Gomes

      Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919).

      História da Arte

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Fabriccio Miguel Novelli Duro

      Pedro Américo e a Exposição Geral de 1884: Pintura Histórica Religiosa e Orientalismo

      História da Arte

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Marcela Dantas Camargo

      Jean-Baptiste Debret e o pano de boca de 1822 : o lugar da pintura de história no teatro da corte.

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • Carlos Alexandre das Neves

      O graffiti de Mundano e a paisagem urbana: um debate social e artístico na circulação do objeto

      História da Arte

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    Gestão

    Universidade Federal de São Paulo

    • Vice-Coordenadora do Curso de História da Arte

      Departamento de História da Arte

        Desde 2017

    • Coordenadora do Curso de História da Arte

      Departamento de História da Arte

    Pesquisa

    Universidade de São Paulo

    • Plus-ultra A Recepção e a Transferência da Tradição Artística Clássica entre a Europa Mediterrânea e a América Latina

      ?PLUS ULTRA? é um projeto de pesquisa que articula instituições de ensino superior do Estado de São Paulo, nacionais e internacionais, mais instituições de conservação e tutela do patrimônio artístico brasileiro, visando prosseguir, consolidar e ampliar as ações do Projeto Temático Biblioteca Cicognara ? A Constituição da Tradição Clássica financiado pela FAPESP no período 2001-2005, e imprimir ulterior impulso quantitativo e qualitativo aos estudos de história da arte no Brasil, dotando a universidade brasileira de instrumentos, recursos e métodos, que permitam a sua inserção a um nível cada vez mais alto na cooperação internacional no setor. Seus objetivos podem ser assim resumidos: A ? Adquirir e disponibilizar ao público brasileiro, por meio de estudos e traduções, editados por via eletrônica ou impressos, textos da literatura artística fundamentais para a transmissão e a recepção da Tradição Clássica; B ? Desenvolver ulteriormente o banco de dados eletrônicos em rede Urânia, sobre a iconografia da Tradição Clássica, realizado durante o Projeto Temático Biblioteca Cicognara como instrumento básico da pesquisa histórico-artística no país.; C ? Realizar atividades de pesquisa, individual e coletiva, mensuradas e avaliadas por encontros regulares e intercâmbios nas seguintes áreas: I) História da Arte e Historiografia Artística dos séc. XIV a XX; II) História da Retórica e das Poéticas (Séculos XIV-XVIII); III) Iconografia; IV) Recepção e Transferência Cultural da Tradição Clássica na Europa e na América Contemporânea, e no Brasil em particular (séculos XVIII - XX); D ? Contribuir para tornar disponíveis em rede ao público dos estudiosos instrumentos para a pesquisa sobre o patrimônio iconográfico e bibliográfico vinculado à transmissão da Tradição Clássica existente nos acervos das instituições públicas brasileiras; E ? Participar da criação de uma rede internacional de centros de pesquisa, para permitir a formação de pesquisadores brasileiros ao mais alto nível.

      2009 a 2013

    Universidade Federal de São Paulo

    • Diplomacia e as Artes: recepção clássica como encontro civilizacional

      Projeto de Colaboração Internacional de Pesquisa em Rede entre a Universidade Federal de São Paulo e a Universidade de Durham, Inglaterra, por meio do Edital Sprint da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de um quadro colaborativo para estudar a recepção clássica como um encontro civilizacional transnacional. Pretendemos enquadrar nossa análise civilizatória no campo da história da arte e da arquitetura, focalizando principalmente a produção cultural da Grã-Bretanha e do Brasil ao longo dos séculos XVIII e XIX. Durante este período, novas matrizes de natureza cultural, social, política, científica e econômica forjaram novas imagens simbólicas do mundo, fomentadas pelo surgimento da modernidade, o aumento da secularização da sociedade, o surgimento do liberalismo, o progresso da tecnologia e o sucesso do modelo capitalista. As artes visuais tornaram-se o campo em que essas imagens simbólicas encontraram sua expressão mais emblemática. Nosso ponto de partida será a reavaliação de categorias historiográficas de referência, como como o gótico, o renascimento, o classicismo, o barroco, o romantismo e como os estudiosos das tradições subentendem seu estudo, prestando atenção especial aos fenômenos culturais, como imitação, adaptação, emulação, exploração, recepção e avivamento como práticas artísticas. Nossas discussões serão sempre informadas por um minucioso exame de fontes materiais. Será dada especial atenção às práticas de transferência cultural e eclética. Nosso objetivo final é refletir sobre as formas em que as implicações transnacionais desses encontros civilizatórios poderiam nos ajudar a revisar as narrativas nacionalistas ainda apresentadas, predominante e estereotipadamente, nas trocas diplomáticas culturais atuais.

      Autores: Elaine Cristina Dias, Renato Palumbo Dória, Shwarcz, Lília Katri Moritz, Luciano Migliaccio, Luiz Marques, Cláudia Valadão de Mattos, Ana Paula Cavalcanti Simioni

      2018 a 2020

    • Circulação de Artistas, Modelos e Teorias no Século XIX e início do Século XX.

      Artistas, modelos e teorias artísticas circularam por diversas localidades no século XIX. Artistas brasileiros circularam pela Europa neste período para aprimorar seus processos de formação, permanecendo em contato com teorias e modelos que foram, posteriormente, ressignificados em suas produções e ainda levando aos seus pares, a experiência e outros modelos vindos de seus países, trocando experiências artísticas, criando parcerias de trabalho e de amizade. O mesmo aconteceu com os artistas estrangeiros presentes no Brasil, os quais puderam trocar suas formações e modelos artísticos igualmente importantes para a formação de iconografias nacionais. Particularmente no século XIX, trajetórias, produções artísticas e teorias foram, assim, fundamentais para a compreensão do processo de criação das obras, da formação de instituições e das academias de arte, do desenvolvimento das exposições e coleções públicas e privadas, constituindo-se em ponto essencial para a compreensão do sistema artístico em sua totalidade em diferentes localidades. Este projeto visa, assim, a pesquisa destas questões no Brasil e em outros países, especialmente no século XIX e início do século XX, estando também vinculado ao grupo de Pesquisa CNPq HARPA - História da Arte, Arquitetura e Patrimônio nas Américas.

      Autores: Elaine Cristina Dias, Angela Brandão, André Luiz Tavares Pereira, José Geraldo Costa Grillo, Flávia Galli, Cássio Fernandes, Stefano Cracolici

      Desde 2020

    • HARPA ? História da Arte, Arquitetura e Patrimônio no Brasil e nas Américas

      Este grupo de pesquisa visa o estudo da arte, da arquitetura e do patrimônio no Brasil e nas Américas do início do século XIX até a primeira metade do século XX. A formação dos artistas e arquitetos no Brasil, a presença de estrangeiros, a circulação, a transferência e a adaptação de modelos visuais e teóricos são elementos fundamentais para entendermos o desenvolvimento das artes e da arquitetura, além das questões relativas à noção de patrimônio, debatidas e difundidas neste período. Nos últimos anos, a historiografia vem destacando estas temáticas e contribuindo com um número cada vez maior de pesquisas. Este grupo visa dar continuidade a este debate, integrando os projetos já desenvolvidos e em andamento por cada pesquisador, unindo docentes e discentes na discussão, promoção e divulgação do conhecimento. Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq.

      Autores: Elaine Cristina Dias, Francisco Fontanesi Gomes, AQUINO GOMES, NATÁLIA CRISTINA, Laura Camila Silva da Silva, Stefanie Clarice Ramos Moyses

      Desde 2018

    • Artistas Franceses nas Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas Artes: Circulação e Produção Artística entre 1840 e 1884

      A presença de artistas estrangeiros no Brasil constituiu uma das características mais contundentes da história da arte brasileira no século XIX. Neste panorama, podemos citar a vinda de viajantes ao Brasil - especialmente, ao Rio de Janeiro -, a chegada da Missão Artística Francesa em 1816 e a vinda de artistas que por aqui estabeleceram residência durante o século XIX. Ao mesmo tempo, muitos outros participaram as Exposições Gerais de Belas Artes da Academia brasileira entre 1840 e 1884, respectivamente ano de sua abertura para todos os artistas, e última mostra realizada no período de d. Pedro II. Estes artistas, em torno de 40 franceses, passaram temporariamente e/ou que fixaram seus ateliês no Rio de Janeiro, recebendo encomendas e participando da produção artística nacional e privada do período. Em seu conjunto de obras, contemplamos alguns gêneros específicos das belas artes, sendo, em sua maioria, paisagens e retratos. Em menor número, há também pinturas de história e outros suportes apresentados pelos franceses nestas mostras, como a fotografia e a gravura, os quais também integram o escopo desta pesquisa. Por estas razões, e também por constituírem gêneros de grande importância na formação iconográfica nacional, especialmente no Império de d. Pedro II, estes projeto visa estudar o conjunto específico de artistas franceses exteriores à Academia, e sua inserção na sociedade brasileira. Busca-se entender como se deu a recepção de seus trabalhos na Academia Imperial de Belas Artes e a circulação de seus modelos artísticos dentro da instituição, sua inserção no processo de encomendas públicas e privadas no Rio de Janeiro, a formação de seus ateliês na cidade e sua participação no mercado de artes em desenvolvimento no Rio de Janeiro, contribuindo para a modernização do sistema artístico nacional

      Autores: Elaine Cristina Dias, Letícia Squeff, Manoela Rufinoni, André Luiz Tavares Pereira

      2017 a 2020

    • Dos Tratados Artísticos aos Regimentos dos Ofícios: os estudos arquitetônicos da Biblioteca Nacional de Portugal

      Este projeto de pesquisa está focado no fazer artístico no período colonial brasileiro. Partimos do estudo do Livro dos Regimentos dos Oficiais Mecânicos (especialmente dos ofícios relacionados à madeira, durante a segunda metade do século XVIII), procurando reconhecer a longevidade e a importância do saber teórico-prático dos tratados artísticos do Renascimento tardio europeu, sobre a matéria exigida pelos exames, a partir dos critérios presentes no Livro dos Regimentos e do estudo da coleção de desenhos da Biblioteca Nacional de Portugal

      Autores: Elaine Cristina Dias, Angela Brandão, André Luiz Tavares Pereira, José Geraldo Costa Grillo, Cássio Fernandes, Flavia Galli Tatsch

      2017 a 2020

    • Academia, retratística e os pintores estrangeiros nas Exposições Gerais de Belas Artes (1840-1884)

      Este projeto de pesquisa visa um estudo sobre o ensino artístico, o gênero do retrato e a participação artistas estrangeiros nas Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas artes entre 1840 e 1884, período compreendido entre o início do programa de exposições públicas até a última mostra ocorrida durante o Império de d. Pedro II. Objetivos. Esta proposta abordará vários elementos, entre os quais a circulação de teorias e métodos de ensino na Academia brasileira, o gênero do retrato nas exposições gerias, seja na esfera pública com a representação de grandes líderes e exploração do retrato de Estado, seja na esfera privada com a representação dos personagens pertencentes à nobreza carioca; a inserção do artista estrangeiro no Brasil e na Academia, e as encomendas públicas e privadas; a divulgação do trabalho destes artistas e o impulso às encomendas das variadas esferas; as questões destacadas pela crítica no que concerne ao gênero do retrato; as cópias de retratos expostas e suas fontes; as premiações para retratos específicos e o incentivo à produção dentro e fora da Academia brasileira; a origem e formação destes artistas antes de se apresentarem no Rio de Janeiro, além de sua inserção nesta sociedade de corte; as questões específicas entre a produção e divulgação do retrato de Estado e o retrato privado, a circulação de teorias e métodos relativos ao próprio gênero e ao desenvolvimento da Academia brasileira. Metodologia: O projeto de pesquisa se dividirá nas etapas seguintes: levantamento de todos os artistas e telas nomeadas nas exposições gerais, isto é, designadas com títulos específicos; a pesquisa sobre os artistas específicos e suas relações com a sociedade e o ambiente artístico carioca; análise dos retratos e suas composições, além da compreensão, circulação e ressignificação dos modelos utilizados, além de sua aplicação no ensino acadêmico; busca da crítica relativa a estas produções e documentos relativos a estas encomendas. As pesquisas serão realizadas nos arquivos e museus do Rio de Janeiro, assim como os arquivos e coleções dos países de origem e formação destes artistas neste período. O projeto de pesquisa pretende também inserir em sua equipe alunos de iniciação científica e mestrado, que igualmente contribuirão com suas pesquisas para a compreensão deste objeto.

      2015 a 2019

    • Curso de Extensão Acervos e Museus de São Paulo III

      O curso Acervos e Museus de São Paulo parte III integra-se ao Projeto História da Arte e Educação ? Programa de formação de professores da região de Pimentas e seu entorno, visando promover o contato direto e o conhecimento das obras de arte dos diferentes acervos de São Paulo.

      Autores: Elaine Cristina Dias, Ana Maria Hoffmann, Manoela Rufinoni, André Luiz Tavares Pereira, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Ilana Goldstein

      2015 a 2015

    • Curso de Extensão Formação de Educadores da Fundação Ema Gordon Klabin

      O curso visa aprofundar a formação dos educadores da Fundação Cultural Ema Gordon Klabin, a partir de aulas ministradas pelos alunos com pesquisas de Iniciação Científica concluídas e do Programa de Mestrado do Departamento de História da Arte da Unifesp. O programa tem como objetivo levar a conhecimento dos educadores o conteúdo destas pesquisas, abordando sua temática, o desenvolvimento da investigação, suas etapas e seus impasses, questões metodológicas de análise da imagem e de fontes documentais e bibliográficas, assim como a comparação com objetos presentes na coleção da Fundação. Tem-se como propósito ainda que os educadores da Fundação possam aprofundar seu conhecimento para ampliação das pesquisas em seu acervo e o caráter didático das visitas realizadas com o público, assim como a possibilidade de oferecer ao aluno do Departamento de História da Arte da Unifesp a experiência da docência e da divulgação de suas pesquisas.

      Autores: Elaine Cristina Dias, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Mariana Lacerda, Karina Ayumi Ekami Takiguti, Ana Paula dos Santos Salvat, Mayara Amaral Fernandes, Michele Borges Pedroso, Robson Figueiredo da Silva, Vanessa Oliveira dos Santos, Luciara Ribeiro

      2015 a 2015

    • Mais Cultura nas Escolas: promoção do diálogo entre iniciativas culturais e a educação formal

      ermo de Cooperação realizado entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação com a EFLCH-Guarulhos, para assessoria ao programa de recursos culturais aplicado nas escolas públicas do território nacional, tendo como objetivo a parceria em sua coordenação e na realização de estudos de indicadores e pesquisas acadêmicas futuras acerca desta temática. O programa Mais Cultura nas Escolas apresenta como objetivo geral o desenvolvimento de estudos, pesquisas, produção e divulgação de informações, conhecimentos tecnológicos e científicos e metodologias sobre iniciativas que promovam o encontro entre experiências culturais e artísticas em curso na comunidade local e o projeto pedagógico de escolas públicas de Educação Integral participantes do Programa Mais Educação. Possui como objetivo geral a formulação de instrumentos de análise técnica que proporcionem a avaliação de projetos que estejam coadunados com os objetivos do Programa Mais Cultura nas Escolas e o acompanhamento do desenvolvimento das iniciativas culturais desenvolvidas em escolas públicas. Pretende, também, contribuir com a elaboração de indicadores, quantitativos e qualitativos, que possam subsidiar políticas públicas de cultura e educação na implementação da educação em tempo integral no Brasil.

      2014 a 2015

    • Curso de Extensão História da Arte e Educação: Acervos e Museus de São Paulo II

      O curso Acervos e Museus de São Paulo parte II integra-se ao Projeto História da Arte e Educação ? Programa de formação de professores da região de Pimentas e seu entorno, visando promover o contato direto e o conhecimento das obras de arte dos diferentes acervos de São Paulo.

      Autores: Elaine Cristina Dias, Manoela Rufinoni, André Luiz Tavares Pereira, Fernando Atique, Fernanda Cruz

      2014 a 2014

    • Curso de extensão História da Arte e Educação: Acervos e Museus de São Paulo

      O curso Acervos e Museus de São Paulo integra-se ao Projeto História da Arte e Educação ? Programa de formação de professores da região de Pimentas e seu entorno, visando promover o contato direto e o conhecimento das obras de arte dos diferentes acervos de São Paulo.

      Autores: Elaine Cristina Dias, Letícia Squeff, Ana Maria Hoffmann, Manoela Rufinoni, Michiko Okano, André Luiz Tavares Pereira

      2013 a 2013

    • Retratos do Museu Paulista da USP

      Este projeto de pesquisa tem como proposta o estudo da produção e aquisição de retratos a óleo em São Paulo no séc. XIX e início do XX, mediante pesquisa sistemática da coleção de retratos conservados no Museu Paulista da Universidade de São Paulo, realizados por pintores nacionais e estrangeiros. A partir do estudo direto da obra de arte, discutimos a existência da prática retratística no Estado de São Paulo, as relações deste ambiente com o acadêmico carioca, o desenvolvimento do gosto público e privado, o mercado artístico, a prática e o desejo de retratar pessoas ilustres ligadas à sociedade e ao Estado e, finalmente, a passagem do retrato enquanto objeto familiar para a instituição museológica. O projeto visa não só ampliar os estudos, hoje incipientes, sobre a tipologia em São Paulo, incluindo a pouco pesquisada coleção de retratos deste Museu, como promover a interinstitucionalidade entre o curso de História da Arte da Unifesp e o Museu Paulista da Universidade de São Paulo.

      Autores: Elaine Cristina Dias, Letícia Squeff, Angela Brandão, Ana Maria Hoffmann, Marina Soler, Michiko Okano, Virginia Gil Araújo, André Luiz Tavares Pereira, José Geraldo Costa Grillo, Flávia Galli, Cássio Fernandes, Marta Jardim

      2011 a 2013

    • Curso de Extensão História da Arte e Educação - Programa de Formação dos Professores da Região de Pimentas e seu entorno

      Este curso visa o desenvolvimento do campo da extensão universitária em estreita associação com as áreas do ensino e da pesquisa em História da Arte, promovendo a ampliação da formação de professores da rede pública da região de Pimentas e seu entorno em Guarulhos, com a atuação de seu quadro docente e a participação de discentes. Este curso direciona-se à qualificação do professor e do uso da imagem em sala de aula, levando o conhecimento sobre a disciplina e seus métodos de abordagem. Permitirá a criação de novas propostas aplicadas diretamente ao âmbito do ensino e da extensão, levando ainda a possibilidade de pesquisas futuras no campo da aplicação e uso da imagem pelos professores dos ensinos fundamental e médio. Além disso, possibilitará também o desenvolvimento da pesquisa nesta área, dentro da Linha de Pesquisa Conexões em História da Arte, gerando ainda publicações no campo da História da Arte e da Educação.

      Autores: Elaine Cristina Dias, Andre Tavares, Letícia Squeff, Angela Brandão, Ana Maria Hoffmann, Manoela Rufinoni, Marina Soler, Michiko Okano, Osvaldo Fontes Filho, Pedro Arantes, Virginia Gil Araújo, Youssef Cherem

      2011 a 2012

    Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales

    Universidad Nacional de San Martín

    École du Louvre

    Atualização Lattes em 2024-06

    Processado em 2024-06-21