Maria Liduína de Oliveira e Silva
Instituto de Saúde e Sociedade
Programa de Pós-Graduação: Serviço Social e Políticas Sociais
E-Mail: liduina.oliveira@unifesp.br
Resumo
Assistente Social pela UFPA (1987) e em Pedagogia pela mesma universidade (1993). Mestrado (1999) e Doutorado (2005) em Serviço Social pela PUC-SP. Professora Associada 3 da UNIFESP, exercendo as funções: Pro-reitora Adjunta de Graduação da Unifesp (setembro 2023- atual); docente do curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais (PPGSSPS). Participante ouvinte do Conselho de Pós-Graduação e do Conselho de Graduação. Membro do Conselho Gestor UAPI/UNIFESP/BS. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais (2019 - 2023). Coordenadora do curso de Serviço Social Unifesp(2009-fev2014). Coordenadora da Coordenadoria de Projetos e Acompanhamentos Pedagógicos da Prograd Unifesp (2018- Ago2023). Tutora do PET Educação Popular (2017- abril2023). Experiência na área de Serviço Social, com ênfase em formação profissional, estágio supervisionado e atua principalmente nos seguintes temas: educação, ECA, criança e adolescente, medidas socioeducativas. Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: Estudo, Pesquisa e Extensão Sobre Crianças, Adolescentes e Famílias (GCAF); Estudos e Pesquisas sobre Formação e Exercício Profissional - GEFESS/UFRGS; Estudos e Pesquisas Mundo do Trabalho e Saúde do/a Trabalhor/a (GEMTSSS)/UNESP; GTP sobre Trabalho, Questão Social e Serviço Social pela ABEPSS. Membro do Conselho Editorial de Livros e do Conselho Editorial da Revista Serviço Social Sociedade da Cortez Editora e outros periódicos. Coordenadora Nacional de Pós-Graduação em Serviço Social na Executiva Nacional da Associação Brasileira em Serviço Social (ABEPSS). Gestão Aqui se Respira Luta (2021-2022). Pesquisadora Pq 2 do CNPq (mar2023-atual).
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
SILVA, Maria Liduina de Oliveira e;SILVA, MARIA LIDUINA DE OLIVEIRA E;SILVA, MARIA LIDUÍNA DE OLIVEIRA E
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Compreende bem, Fala pouco, Lê pouco, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Serviço Social
O controle sócio-penal dos adolescentes com processos judiciais em São paulo: entre a proteção e punição
Adolescentes Em Conflito Com a Lei Penal
CRIANÇA E ADOLESCENTE
Orientação: Myrian Veras Baptista
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mestrado em Serviço Social
Trabalho Infantil no Mercado Ver-o-Peso: uma realidade oculta do cartão postal
Serviço Social da Infância e Juventude
Serviço Social Aplicado
Orientação: Myrian Veras Baptista
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1997 a 1999
Graduação em Pedagogia
Estatuto da Criança e do Adolescente e seus desdobramento no âmbito educacional
Orientação: Maria Neuza Monteiro
Universidade Federal do Pará
1986 a 1993
Graduação em Serviço Social
Movimento das trabalhadoras doméstica em Belém
Orientação: Maria Elvira Rocha de Sá
Universidade Federal do Pará
1983 a 1987
Produção
2023
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Formação pós-graduada em Serviço Social no contexto pandêmico: desafios do Ensino Remoto Emergencial (2023)
Artigo publicado
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; FERNANDES, RAFAELA BEZERRA; MOREIRA, TALES WILLYAN FORNAZIER
Fonte: ARGUMENTUM (VITÓRIA) , v. 15 , p. 41 - Extrato QUALIS: A1
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La actualidad de la Teoría Marxista de la Dependencia (2023)
Artigo publicado
Autores: Joana das Flores Duarte; Maria Liduina Oliveira; Claudia Maria França Mazzei Nogueira
Fonte: SERVIÇO SOCIAL & SOCIEDADE , v. 146 , p. 01 - Extrato QUALIS: A1
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Adolescer e a sociedade de classes: reflexões sobre medidas socioeducativas (2023)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Clara Gomes Picolli; Maria Liduína de Oliveira e Silva
Fonte: Anais do Encontro Internacional e Nacional de Política Social. Edição v. 1 n. 1 (2023): A Política Social na Crise Sanitária revelando Outras Crises
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AS DESIGUALDADES RACIAIS E O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO DOS TRABALHADORES NEGROS BRASILEIROS (2023)
Trabalhos em eventos
Autores: Daiane Cristina Diniz Andrade,; Maria Liduína de Oliveira e Silva
Fonte: IV Congresso Internacional de Envelhecimento Ativo: Envelhecimento e Desigualdades Sociais em Contexto Pós-Pandêmico da COVID-19
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A DIMENSÃO ÉTNICO-RACIAL DO ENVELHECIMENTO EM OSASCO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA VIVÊNCIA DAS MULHERES NEGRAS PERIFERICAS (2023)
Trabalhos em eventos
Autores: Daiane Cristina Diniz Andrade,; Maria Liduína de Oliveira e Silva
Fonte: IX Congresso Acadêmico da Unifesp 2023: universidade na (re) construção da nação
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UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DA POLÍTICA NACIONAL DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM UMA PERSPECTIVA DO MUNICÍPIO DE SANTOS (2023)
Trabalhos em eventos
Autores: BIANCA KAITI; Maria Liduína de Oliveira e Silva
Fonte: IX Congresso Acadêmico da Unifesp 2023: universidade na (re) construção da nação
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2022
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-Estágio de pós-graduação- em Serviço Social no sociojurídico: aproximações preliminares (2022)
Artigo publicado
Autores: TEJADAS, SILVIA; Maria Liduína de Oliveira e Silva; TEIXEIRA, RODRIGO JOSÉ
Fonte: SERVIÇO SOCIAL & SOCIEDADE , v. 1 , p. 101 - Extrato QUALIS: A1
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Crescimento das desigualdades e guerra cultural: desafios atuais (2022)
Artigo publicado
Autores: Ana Elizabete Mota; Esther Luíza de Souza Lemos; Maria Inês Souza Bravo; Maria Liduína de Oliveira e Silva
Fonte: SERVIÇO SOCIAL & SOCIEDADE , v. 145 , p. 5 - Extrato QUALIS: A1
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Educação Popular e Universidade: vivencias a partir da extensão, pesquisa e ensino (2022)
Livro publicado ou organizado
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Fabricio Gobetti Leonardi; Raiane Patrício Severino Assunção; Letícia Martins dos Santos Quintas; Mariana da Rocha Gatto; Thaynara Leandro Reis; Thayna Cristine da Silva Sousa
Fonte:
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Caminhos e Ações do PET Educação Popular: Criando e Recriando a Realidade Social e suas Frentes de Trabalho (2022)
Trabalhos em eventos
Autores: Marina Massote; Maria Liduína de Oliveira e Silva; Letícia Martins dos Santos Quintas; Stephany Santana de Moraes
Fonte: XXVII Encontro Nacional do Programa de Educação Tutorial
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As contribuições da atuação do PET Educação Popular durante a pandemia (2022)
Trabalhos em eventos
Autores: Beatriz de Lima e Silva; Stephany Santana de Moraes; Thaynara Leandro Reis; Thayna Cristine da Silva Sousa; Maria Liduína de Oliveira e Silva; Fabricio Gobetti Leonardi; Raiane Patricia Severino Assumpção; Ester Souza Cânovas Bottazzo; Isadora Campanha Pelai; Isadora Rovani Vieira; Letícia Martins dos Santos Quintas; Luma Carolina Rocha Lemos; Gisela Santos Silva; Mariana da Rocha Gatto; Marina Massote
Fonte: XXII SUDESTE PET 2022: O PET é resistência
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A Perspectiva Guarani em foco: Oficina de fotografia Tekoa Kuery (2022)
Trabalhos em eventos
Autores: Leila Miyoko Hatai; Luma Carolina Rocha Lemos; Marina Massote; Stephany Santana de Moraes; Raiane Patricia Severino Assumpção; Maria Liduína de Oliveira e Silva; Fabricio Gobetti Leonardi
Fonte: VIII Congresso Acadêmico Universidade, Conhecimento e democracia
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A psiquiatrização de adolescentes considerados/as autores/as de ato infracional no Brasil: aportes para o debate (2022)
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Clara Gomes Picolli; Maria Liduína de Oliveira e Silva
Fonte: XXIII Seminario de la Asociación Latinoamericana de Enseñanza e Investigación en Trabajo Social (ALAEITS)
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O trabalho em tempos de Indústria 4.0 no Brasil: consequências sociais e de saúde para a classe trabalhadora (2022)
Trabalhos em eventos
Autores: Edvânia Ângela de Souza; Maria Liduína de Oliveira e Silva
Fonte: XXIII Seminario de la Asociación Latinoamericana de Enseñanza e Investigación en Trabajo Social (ALAEITS)
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Formação pós-graduada em Serviço Social em tempos de pandemia (2022)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Rafaela Bezerra Fernandes; Tales Willyan Fornazie Moreira
Fonte: XIII Seminario de la Asociación Latinoamericana de Enseñanza e Investigación en Trabajo Social (ALAEITS)
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O Valor imaterial e o preço justo da produção artesanal da cultura Guarani. Frente Cultura e Resistência Indígena? (2022)
Trabalhos em eventos
Autores: Leila Miyoko Hatai; Luma Carolina Rocha Lemos; Marina Massote; Stephany Santana de Moraes; Maria Liduína de Oliveira e Silva; Fabricio Gobetti Leonardi; Raiane Patricia Severino Assumpção
Fonte: VIII Congresso Acadêmico Universidade, Conhecimento e democracia. UNIFESP 2022
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Programa de Educação Tutorial - PET Educação Popular: criando e recriando a realidade social guiado pelo esperançar Freiriano (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Fabricio Gobetti Leonardi; Raiane Patricia Severino Assumpção
Fonte: Educação Popular e Universidade: vivencias a partir da extensão, pesquisa e ensino , p. 19
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Paulo Freire e a Universidade Pública socialmente referenciada: caminhos pela indissociabilidade extensão, pesquisa e ensino (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Fabricio Gobetti Leonardi; Raiane Patricia Severino Assumpção; Thaís Lasevicius
Fonte: Educação Popular e Universidade: vivencias a partir da extensão, pesquisa e ensino , p. 89
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Pandemia, universidade e educação popular: vivencias e desafios do Pet Educação Popular ?criando e recriando a realidade social? In Saúde, história, ciência e educação (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Fabricio Gobetti Leonardi; Raiane Patricia Severino Assumpção
Fonte: Pandemia, universidade e educação popular: vivencias e desafios do Pet Educação Popular ?criando e recriando a realidade social? In Saúde, história, ciência e educação , p. 67
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28 de maio Dia Mundial da Educação em defesa e do pensamento crítico e da formação de cidadãos e cidadãs para a vida (2022)
Textos em jornais de notícias/revistas
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva
Fonte: 28 de maio Dia Mundial da Educação em defesa e do pensamento crítico e da formação de cidadãos e cidadãs para a vida
2021
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Expressões contemporâneas da crise estrutural da produção capitalista e seus rebatimentos no Serviço Social (2021)
Artigo publicado
Autores: SANT? ANA, RAQUEL SANTOS; Maria Liduína de Oliveira e Silva; BRAVO, MARIA INÊS SOUZA; MARTINELLI, MARIA LÚCIA
Fonte: SERVIÇO SOCIAL & SOCIEDADE , v. 1 , p. 357 - Extrato QUALIS: A1
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A conjuntura atual e o enfrentamento ao coronavírus: desafios ao Serviço Social (2021)
Artigo publicado
Autores: YAZBEK, MARIA CARMELITA; BRAVO, MARIA INÊS; Maria Liduína de Oliveira e Silva; MARTINELLI, MARIA LÚCIA
Fonte: SERVIÇO SOCIAL & SOCIEDADE , v. 1 , p. 5 - Extrato QUALIS: A1
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O PhotoVoice e a Identificação de estratégias de enfrentamento à COVID-19 pela população indígena da Tekoa Paranapuã (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Leila Miyoko Hatai; Valéria Aparecida de Oliveira Silva; Raiane Patrícia Assumpção; Maria Liduína de Oliveira e Silva
Fonte: VII Congresso Acadêmico da Unifesp ? Universidade em Defesa da Vida
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Cultura, Resistência Indígena e Educação Popular no contexto da Covid-19 (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Nathalia Tomas Cardoso; Raiane Patrícia Assumpção; Fabricio Gobetti Leonardi; Beatriz de Lima e Silva; Isadora Rovani Vieira; Camilla Padoim; Esther Beneveni de Souza; Graziela Massi; Leila Miyoko Hatai
Fonte: Cultura, Resistência Indígena e Educação Popular no contexto da Covid-19
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Contribuições do PET Educação Popular para redução das desigualdades sociais, étnico-raciais e de gênero (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Nathalia Tomas Cardoso; Raiane Patrícia Assumpção; Fabricio Gobetti Leonardi; Beatriz de Lima e Silva; Isadora Rovani Vieira; Camilla Padoim; Esther Beneveni de Souza; Graziela Massi; Leila Miyoko Hatai
Fonte: Contribuições do PET Educação Popular para redução das desigualdades sociais, étnico-raciais e de gênero
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Educação Popular e Cuidado em Saúde com as Agentes Comunitárias, no contexto da Pandemia COVID-19. Resumo (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Raiane Patricia Severino Assumpção; Fabricio Gobetti Leonardi; Beatriz de Lima e Silva; Isadora Rovani Vieira; Gisela Santos da Silva; Graziela Massi
Fonte: VII Congresso Acadêmico da Unifesp ? Universidade em Defesa da Vida
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O trabalho e sua intensificação no contexto da pandemia do novo coronavírus, Covid-19. (2021)
Capítulo de livro publicado
Autores: Edvânia Angela de Souza Lourenço; Ana Cristina Oliveira da Silva; Maria Liduína de Oliveira e Silva
Fonte: Trabalho, Movimentos e Políticas Sociais: diálogos com o Serviço Social , p. 77
2020
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Desafios postos aos Programas de Pós-graduação em Serviço Social no contexto de desmonte do ensino superior (2020)
Artigo publicado
Autores: WANDERLEY, MARIANGELA BELFIORE; Maria Liduína de Oliveira e Silva; SANT?ANA, RAQUEL SANTOS; PAZ, ROSANGELA DIAS O. DA
Fonte: SERVIÇO SOCIAL & SOCIEDADE , v. 1 , p. 407 - Extrato QUALIS: A1
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Educação Popular e Cuidado em Saúde com as Agentes Comunitárias, no contexto da Pandemia COVID-19 (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Raiane Patrícia Assumpção; Beatriz de Lima e Silva; Gisela Santos da Silva; Graziela Massi; Isadora Rovani Vieira
Fonte: Educação Popular e Cuidado em Saúde com as Agentes Comunitárias, no contexto da Pandemia COVID-19
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Aprendendo com a luta e resistência: a trajetória da Frente Cultura e Resistência Indígena do PET Educação Popular (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Thayna Silva; Raiane Patrícia Assumpção; Esther Beneveni de Souza; ana paula gomes; Guilherme Jhuann França; Leila Miyoko Hatai; Maria Clara dos Santos Oliveira; Mariana da Rocha Gatto; Patrícia Schnek Guerra
Fonte: Aprendendo com a luta e resistência: a trajetória da Frente Cultura e Resistência Indígena do PET Educação Popular
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A EDUCAÇÃO POPULAR COMO DISPARADORA DA EMANCIPAÇÃO DO SUJEITO: trajetória do PET Educação Popular (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Raiane Patrícia Assumpção; Esther Beneveni de Souza; Thaynara Reis; Camila Padoim; Mariana da Rocha Gatto
Fonte: A EDUCAÇÃO POPULAR COMO DISPARADORA DA EMANCIPAÇÃO DO SUJEITO: trajetória do PET Educação Popular
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Uma análise sobre os marcadores sociais dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa privativa de liberdade do Estado de São Paulo (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Luma Carolina Rocha Lemos
Fonte: Uma análise sobre os marcadores sociais dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa privativa de liberdade do Estado de São Paulo
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Serviço Social e Direitos Humanos: trajetória do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Crianças, Adolescentes e Famílias (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Francisca Rodrigues Pini; Gabriele Gonçalves de Almeida; Gabriela Santos Paiva dos Reis; Juliana Gomes Paixão Rodrigues Silva; Juliana Oliveira Marzola dos Santos; Pedro Egidio Nakasone; THAIS HELENA MODESTO VILLAR DE CARVALHO
Fonte: Serviço Social e Direitos Humanos: trajetória do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Crianças, Adolescentes e Famílias
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A questão racial na adolescência e o serviço social: uma compreeensão do racismo e da atuação do assistente social. a questão racial na adolescência e o serviço social: Uma compreeensão do racismo e da atuação do assistente social (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Ana Paula Gil Rodrigues
Fonte: A questão racial na adolescência e o serviço social: uma compreeensão do racismo e da atuação do assistente social. a questão racial na adolescência e o serviço social: Uma compreeensão do racismo e da atuação do assistente social
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Improdutivos Para O Capital E Indesejáveis Para A Lógica Dominante: (Re)Construção Do Processo De Criminalização Da Loucura (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Thais Lasecevicius; Maria Liduína de Oliveira e Silva
Fonte: Improdutivos Para O Capital E Indesejáveis Para A Lógica Dominante: (Re)Construção Do Processo De Criminalização Da Loucura
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Pet Educação Popular ? Frente Cultura Da Palavra ? Grupo De Estudos E Alfabetização Do Morro Da Penha (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Raiane Patricia Severino Assumpção; Camila Padoim; Fabricio Gobetti Leonardi
Fonte: Pet Educação Popular ? Frente Cultura Da Palavra ? Grupo De Estudos E Alfabetização Do Morro Da Penha
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Reflexões a partir da Educação Popular: a trilha construída pelo vínculo entre indígenas e juruá kuery (não indígenas) da frente Cultura e Resistência Indígena. (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Raiane Patricia Severino Assumpção; Fabricio Gobetti Leonardi; Esther Beneveni de Souza; Leila Miyoko Hatai; Patrícia Schnek Guerra; Guilherme Jhuann França; Thayna Silva
Fonte: Reflexões a partir da Educação Popular: a trilha construída pelo vínculo entre indígenas e juruá kuery (não indígenas) da frente Cultura e Resistência Indígena.
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Ensinar E Aprender Nos Centros De Atenção Psicossocial: O Projeto Cultura Da Palavra E Os Desafios Da Práxis (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Fabricio Gobetti Leonardi; BEATRIZ FERREIRA PONTES
Fonte: Ensinar E Aprender Nos Centros De Atenção Psicossocial: O Projeto Cultura Da Palavra E Os Desafios Da Práxis
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Pet Educação Popular e a Educação em direitos humanos (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Raiane Patricia Severino Assumpção; Fabricio Gobetti Leonardi; Valéria Aparecida de Oliveira Silva; Thaís Lasevicius; Pedro Egidio Nakasone; Esther Beneveni de Souza; Camila Padoim; Maria Clara dos Santos Oliveira
Fonte: Pet Educação Popular e a Educação em direitos humanos
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Inserção social como função política da universidade: resistências e perspectivas (2020)
Artigo publicado
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; NOZABIELLI, SÔNIA REGINA; RODRIGUES, TEREZINHA DE FÁTIMA
Fonte: SERVIÇO SOCIAL & SOCIEDADE , v. 1 , p. 427 - Extrato QUALIS: A1
2019
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EDITORIAL (2019)
Artigo publicado
Autores: MAURIEL, ANA PAULA; SILVA SOUSA, ADRIANYCE ANGELICA; LEWGOY, ALZIRA MARIA BAPTISTA; Maria Liduína de Oliveira e Silva; VELOSO, RENATO DOS SANTOS
Fonte: TEMPORALIS (BRASÍLIA) , v. 18 , p. 5 - Extrato QUALIS: A2
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Manifesto de Celebração dos dez anos do curso de Serviço Social na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). (2019)
Artigo publicado
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Luzia Fátima Baierl; Silvia Maria Tagé Thomaz
Fonte: SERVIÇO SOCIAL & SOCIEDADE , v. 136 , p. 589 - Extrato QUALIS: A1
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Capitalismo, Estado e Racismo: tríplice devoradora de sonhos. (2019)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Mariana da Rocha Gatto; Tawane Quelle de Oliveira; Isadora Rovani Vieria
Fonte: 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais: 40 Anos da ?Virada? do Serviço Social. Brasília. 2019.
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O Fortalecimento da participação social e formação/trabalho profissional com crianças e adolescentes: uma contribuição do Nucleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Criança, Adolescente e Família. (2019)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Francisca Rodrigues de Oliveira Pini; Gabriela Santos Paiva dos Reis
Fonte: 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais: 40 Ano
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A construção de uma educação popular crítica, a partir do PET Educação Popular (2019)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Raiane Patrício Severino Assunção; Fabricio Gobetti Leonardi
Fonte: SUDESTEPET: Tecendo conexões para representatividade, inovação e integração entre os Grupos PET da região Sudeste
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Educação Popular - criando e recriando a realidade social a partir da práxis vivenciada com as comunidades Indígenas na Baixada Santista (2019)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Raiane Patrício Severino Assunção; Fabricio Gobetti Leonardi
Fonte: V Congresso Acadêmico da UNIFESP - UNIFESP 25 ANOS: Universidade pública, conhecimento público,
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A Construção de uma Educação Crítica a partir do PET Educação Popular? (2019)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Raiane Patrício Severino Assunção; Fabricio Gobetti Leonardi
Fonte: V Congresso Acadêmico da UNIFESP - UNIFESP 25 ANOS: Universidade pública, conhecimento público
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Capitulo Cipoal da insegurança: capitalismo flexível, neoliberalismo e as condições de trabalho de assistentes sociais que atuam na Seguridade Social no Brasil. (2019)
Capítulo de livro publicado
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Edvânia Ângela de Souza
Fonte: Capitulo Cipoal da insegurança: capitalismo flexível, neoliberalismo e as condições de trabalho de assistentes sociais que atuam na Seguridade Social no Brasil. , p. 221
2018
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Estado, Saúde mental e a higienização social (2018)
Artigo publicado
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Kelly Rodrigues Melatti; Terezinha Fátima Rodrigues; Nicole Barbosa de Araújo; Larissa Furtado; Luis Augusto Vieira; Ubiratan de Souza Dias Júnior; Nivea Soares Izumi; Everaldo Becker
Fonte: Emancipa: o cotidiano em debate , v. 03 , p. 10
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The importance of student assistance in the process of democratization of college education: brief considerations (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva
Fonte: The importance of student assistance in the process of democratization of college education: brief considerations , p. 1652
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Política de Assistência Estudantil como direito de permanecer na universidade pública (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Maria José de Souza Barbosa
Fonte: XVI Encontro Nacional de Pesquisadoras/es em Serviço Social, 2018, Vitória. Em Tempos de Radicalização do Capital, lutas, resistências e Serviço Social
2017
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A Seguridade Social Pública e Estatal é Possível: Nenhum Direito a Menos!! (2017)
Artigo publicado
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Mauricleia Soares dos Santos; Kelly Rodrigues Melatti; Adriana Brito da Silva; Laressa Rocha de Lima; Elizabete Terezinha Rosa; Luiz Augusto Vieira; Larissa Furtado
Fonte: Emancipa o cotidiano em debate , v. 02 , p. 6
2016
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Emancipa: o cotidiano em debate. Novos desafios e novas perspectivas (2016)
Artigo publicado
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Mauricleia Soares dos Santos; Kelly Rodrigues Melatti; Adriana Brito da Silva; Elizabete Terezinha Rosa; Luiz Augusto Vieira; Maria Carmelita Yazbek; Daniel Cardoso Perseguim de Oliveira
Fonte: Emancipa o cotidiano em debate , v. 01 , p. 6
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Serviço Social no Brasil: história de resistência e de ruptura com o conservadorismo (2016)
Livro publicado ou organizado
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Andrea Almeida Torres; Priscila Gonçalves Cardoso; Sâmya Rodrigues Ramos; Silvana Mara de Moraes dos Santos; Marina Maciel; Claudia Mônica dos Santos; Yolanda Guerra; Josefa Batista Lopes; Maria Lúcia Martinelli; Raquel Raichelis Degenszajn; Maria Carmelita Yazbek; Mariangela Belfiori Wanderley; José Paulo Netto; Ney Luiz Teixeira de Almeida; Maria Lucia Durigueto; Elaine Rossetti Behring; Ivanete Bosquetti; Franci Gomes Cardoso; Ana Elizabete Mota
Fonte:
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2015
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Notas do GTP Trabalho, ?Questão Social? e Serviço Social (2015)
Artigo publicado
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Ricardo Lara; Claudia Maria França Mazzei Noqueira; Edvânia Angela de Souza Lourenço; Vera Lúcia Batista Gomes; Marcelo Sitcovsky
Fonte: Temporalis (Brasília) , v. 30 , p. 53-67 - Extrato QUALIS: A2
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Notas do GTP Trabalho, ?Questão Social? e Serviço Social. (2015)
Artigo publicado
Autores: Claudia Maria França Mazzei Nogueira; Ricardo Lara; Edvânia Ângela de Souza Lourenço; Maria Liduina de Oliveira e Silva; Vera Lúcia Batista Gomes; Marcelo Sitcovsky Santos Pereira
Fonte: Temporalis , v. 2 , p. 53 - Extrato QUALIS: A2
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Por uma universidade aberta à participação do idoso (2015)
Artigo publicado
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Sidnei José Casetto; Elizabeth Gonzalez Gagliardi; Yara Aparecida de Paula; Rosilda Mendes; Ricardo Luís Fernandes Guerra; Tânia Maria Ramos de Godoi Diniz; Heliete Rodrigues Herrera
Fonte: Serviço Social & Saúde , v. 14 , p. 27 - Extrato QUALIS: A3
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Organização Social do território e Desigualdades de oportunidades Educacionais na Região metropolitana da Baixada Santista (2015)
Capítulo de livro publicado
Autores: Marinez Villela Macedo Brandão; Andrea Perosa Saigh Jurdi; Maria Graciela González de Morell; Rafael Godoy Tavares Pinto; Eliana Rodrigues; Marcelo Domingues Roman; André Rocha Santos; Maria Liduína de Oliveira e Silva; Felipe Granado de Souza
Fonte: Baixada Santista: transformações na ordem urbana , p. 206
2014
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Ponencia ?formacion interdisciplinar: desafios enfrentados em el curso de Trabalho Social de Universidade Federal de São Paulo (brazil) no I Congresso Internacional de Faculdades y Escuelas de Trabalho Social intitulado ?El Trabalho Social ante el reto de la crisis y la educacion superior, ocorrido na universidade Murcia, na Espanha, nos dias 23, 24 r 25 de abril de 2014. (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Ana Rojas Acosta
Fonte: I Congresso Internacional de Faculdades y Escuelas de Trabalho Social intitulado ?El Trabalho Social ante el reto
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Formação interdisciplinar: desafios enfrentados no curso de Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Ana Rojas Acosta
Fonte: Joint World Conference in Social Work, Education and Social Development: ppromoting social and economic equality
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Formação interdisciplinar: desafios enfrentados no curso de Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Ana Rojas Acosta
Fonte: Joint World Conference in Social Work, Education and Social Development: ppromoting social and economic equality
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Ponencia Formacion Interdisciplinar: Desafios enfrentados e el curso de Trabajo Social de laUniversidade Federal de São Paulo (Brazil). (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Ana Rojas Acosta
Fonte: I Congresso Internacional de Faculdades y Escuelas de Trabalho Social intitulado El Trabalho Social ante el reto de la crisis y la educacion superior,
2013
2012
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Infância, Juventude, Direitos (leis) e sociabilidade (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Maria D'alva Ferreira
Fonte: XV CISO - Encontro Norte e Nordeste de Ciencias Sociais; Pre-ALAS Brasil - Encontro preparatório para o XXIX Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia - Brasil
2011
2010
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Manifesto de Fundação do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo (unifesp), do Campus da Baixada Santista (2010)
Artigo publicado
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva; Luzia Fátima Baierl; Ana Rojas Acosta; Maria Norma de Oliveira Braz Peixoto da Silva; Silvia Maria Tagé Thomaz
Fonte: Serviço Social & Sociedade , v. 102 , p. 191 - Extrato QUALIS: A1
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2008
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Forum de Supervisores e Formação Profissional: relato de uma experiencia político-academica e pedagógica na Faculdade de Mauá (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva
Fonte: XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social: "Trabalho, Políticas Sociais e Projeto Ético-Político Profissional do Serviço Social: resistência e desafios , p. 23
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Perfil e tendências dos trabalhos de conclusão de curso de serviço social da Faculdade de Mauá: entre 2005 e 2007 (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva
Fonte: XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social: "Trabalho, Políticas Sociais e Projeto Ético-Político Profissional do Serviço Social: resistência e desafios , p. 55
2007
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O direito penal juvenil dos adolescentes infrantores (2007)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva
Fonte: 12 Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e IV Encontro Nacional de Serviço e Seguridade Questão Social na América Latina Ofensiva Capitalita, Resistencia de Classe e Serviço Social
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2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1997
1995
1993
Atuações
Fundação do Bem Estar Social do Pará
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Auxiliar Técnico em Serviço Social
1986 a 1992
Fundação da Criança e do Adolescente
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Diretora da Diretoria de Assistência Social
Cargo Comissionado
1995 a 1997
Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua
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Coordenadora do Centro de Formação de Educado
Celetista formal
1998 a 1999
Universidade São Francisco
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Professor Substituto
Professor Substituto
2001 a 2001
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Professor Auxiliar
2006 a 2008
Faculdade Mauá
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Professora Cooperada
Professora
2004 a 2008
Fundação Papa João Xxiii
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Assessoria e Consultoria
Assessoria e Consultoria
1993 a 1994
Pontificia Universidade Católica de São Paulo
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Professora Orientadora de Programa Especial d
2003 a 2004
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Professora Auxiliar de Ensino
Celetista formal
2006 a 2006
Universidade Federal do Pará
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Professor Adjunto Nível I
1992 a 2009
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Professor substituto - Dpto de Fundamentos
Professor Substituto
1992 a 1992
Unifesp - Baixada Santista
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Servidor público
Desde 2009
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Docente do Curso Serviço Social
Desde 2009
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Coordenadora do Curso de Serviço Social
2009 a 2014
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Membro do Conselho de Graduação - PROGRAD
2009 a 2014
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Membro da CEG - Campus BS
2009 a 2014
-
Coordenadora da CEG - Campus BS
2012 a 2014
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Membro da Congregação Campus BS
2009 a 2014
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Membro da Comissão Monitoria Prograd/UNIFESP
2011 a 2022
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Membro Conselho Gestor UATI - Campus BS
Desde 2012
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Vice- coordenadora do CRDH
2011 a 2017
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Coordenadora da Uati
Coordenadora
2014 a 2015
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Coordenadora da Comissão de Monitoria da Unif
2014 a 2022
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Comissão para estudo do Perfil dos Estudantes
2014 a 2017
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Coordenadora da Comissão de Ações Afirmativas
2014 a 2018
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Professora DE
Professora PPGSSPS
Desde 2016
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Vice-coordenadora do Programa Pós-Graduação
2017 a 2018
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Membro do Conselho Universitário Unifesp
2017 a 2018
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Professora Associada 3
Desde 2022
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Coordenadora da Coord Proj Pedagógico Prograd
2018 a 2023
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Professora Tutora do PET Educação Popular
2017 a 2023
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Coordenadora do PPGSSPS
2019 a 2023
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Membro do Conselho de Graduação PROGRAD
Desde 2017
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Conselheira do Conselho Universitário UNIFESP
2020 a 2023
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Docente
2019 a 2019
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Presidente e membro da Comissão do PPGSSPS
2019 a 2023
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Coordenadora do GCAF UNIFESP
2019 a 2021
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Membro GCAF UNIFESP
Desde 2019
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Pro-Reitora Adjunta de Graduação da Unifesp
Desde 2023
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Ouvinte CONSU - Pro-Reitora Adjunta Graduação
Desde 2024
-
Ouvinte no CG - Pro-Reitora Adjunta Graduação
Desde 2023
Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
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Assistente Social Judiciário
1999 a 2008
Fundo das Nações Unidas para a Infância
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Membro de comitê assessor
Desde 1999
Ouvidoria geral da Defensoria Pública do EStado de São Paulo
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2012 a 2012
Conselho Regional de Serviço Social - São Paulo
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Desde 2012
Universidade Federal de São Paulo
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Desde 2014
Serviço Social & Saúde (UNICAMP)
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Membro de corpo editorial
Desde 2012
Serviço Social & Sociedade
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Membro de corpo editorial
Desde 2014
Revista Praia Vermelha
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Membro de corpo editorial
Desde 2010
Temporalis
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Membro de corpo editorial
2015 a 2018
Serviço Social & Sociedade
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Revisor de periódico
Desde 2014
Temporalis
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Revisor de periódico
2015 a 2018
Emancipa: o cotidiano em debate (Cress-SP)
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Membro de corpo editorial
Desde 2016
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
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Desde 2020
Universidade Estadual Paulista Julio De Mesquita F
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Desde 2021
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa de Serviço Social
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Desde 2022
Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - Franca
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Desde 2022
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
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: O trabalho do assistente social no cuidado em saúde de crianças vítimas de violência sexual intrafamiliar
Serviço Social e Políticas Sociais
Unifesp - Baixada Santista
Desde 2024
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A DIMENSÃO ÉTNICO-RACIAL DO ENVELHECIMENTO EM OSASCO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ENTRE 2019-2022
Serviço Social e Políticas Sociais
Unifesp - Baixada Santista
Desde 2023
Dissertação de mestrado concluídas
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MULHERES NEGRAS E O ESTADO BRASILEIRO: Políticas de desproteção, violações de direitos e invisibilidade
Serviço Social e Políticas Sociais
Unifesp - Baixada Santista
Concluído em 2023
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Saúde mental dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa
Serviço Social e Políticas Sociais
Unifesp - Baixada Santista
Concluído em 2023
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Vozes Inauditas de Mulheres Negras nos processos de destituição do poder familiar
Serviço Social e Políticas Sociais
Unifesp - Baixada Santista
Concluído em 2023
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Improdutível e indesejável: (Re) Construção de uma história criminalizada pela loucura.
Serviço Social e Políticas Sociais
Unifesp - Baixada Santista
Concluído em 2022
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A Questão Racial na Infância e Adolescência: Uma Realidade que Necessita da Atuação do Serviço Social.
Serviço Social e Políticas Sociais
Unifesp - Baixada Santista
Concluído em 2021
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Desacolhimento Institucional compulsório de adolescentes em Santos/SP
Serviço Social e Políticas Sociais
Unifesp - Baixada Santista
Concluído em 2021
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A Contribuição do Serviço Social no Trabalho com crianças e adolescentes em Clubes de Futebol
Serviço Social e Políticas Sociais
Unifesp - Baixada Santista
Concluído em 2019
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A Punição e o Controle Sociopenal por trás das medidas socioeducativas impostas aos adolescentes acusados da prática de ato infracional
Serviço Social e Políticas Sociais
Unifesp - Baixada Santista
Concluído em 2019
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A Punição e o Controle Sociopenal por trás das medidas socioeducativas impostas aos adolescentes acusados da prática de ato infracional.
Serviço Social e Políticas Sociais
Unifesp - Baixada Santista
Concluído em 2019
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Tatiana de Cardoso e Mendes Castro.
Judicialização de Direitos Sociais: contradições, desafios e potencialidades ao Serviço Social na Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Serviço Social e Políticas Sociais
Unifesp - Baixada Santista
Concluído em 2019
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CONSTRUÇÃO SOCIAL DA PATERNIDADE PARTICIPATIVA: (DES)NATURALIZAÇÃO DO LUGAR DO HOMEM E DA MULHER NA REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS
Serviço Social e Políticas Sociais
Unifesp - Baixada Santista
Concluído em 2018
Gestão
Fundação da Criança e do Adolescente
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Diretora de Assistência Social
Diretoria de Assistência Social
Diretoria de Assistência Social
Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua
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Coordenadora do Centro de Formação de Educadores do MNMMR
Faculdade Mauá
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Coordenadora de Estágio Supervisionadodo Curso de Serviço Social- FAMA
Curso de Serviço Social
Curso de Serviço Social
Unifesp - Baixada Santista
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Coordenadora do Curso de Serviço Social da UNIFESP- Campus Baixada Santista
Curso de Serviço Social
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Coordenadora da Câmara de Ensino de Graduação do campus BS
Unifesp
Campus Baixada Santista - UNIFESP
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Membro do Conselho de Graduação - assento coordenadora de curso serviço social
Curso de Serviço Social
Conselho de Graduação - Prograd
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Membro da Cãmara de Ensino de Graduação do campus BS
Unifesp
Campus Baixada Santista - UNIFESP
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Membro da Cãmara de Ensino de Graduação do campus BS
Curso de Serviço Social
Câmara de Ensino de Graduação - CAMPUS BS
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Membro do Conselho Gestor da Universidade da Terceira Idade - UATI
Unifesp
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Membro do Conselho de Congregação - assento coordenadora de Curso Serviço Social
Unifesp
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Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais - PPGSSPS
Campus BS
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Coordenadora do
Programa de Pós-Graduação Serviço Social e Políticas Sociais
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Vice-coordenador do Centro de Referência em Dirietos Humanos
Unifesp
Pesquisa
Unifesp - Baixada Santista
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Familicídio e sua relação com as múltiplas expressões da questão social no Brasil (continuidade)
Continuidade do PIBIC:Este Projeto de Iniciação Cientifica vemdar continuidade aos estudos do PIBIS 1, com o objetivo analisar os marcadores sociais da questão social brasileira que podem incidir na decisão do indivíduo a cometer um familicídio (homicídio de membros da mesma família) que pode ou não ser seguido de suicídio do homicida, sendo assim, podendo traçar um perfil social, econômico e familiar dessas pessoas. Objetiva também proporcionar aos profissionais da assistência social subsídios para formulação de propostas de políticas públicas em relação à prevenção do familicídio. Os conceitos de famílias serão abordados, por serem basilares para o desenvolvimento da temática. A violência intrafamiliar é muito presente na sociedade brasileira, dos quais os mais noticiados são a violência doméstica (contra a mulher), e a violência intrafamiliar contra crianças/adolescentes. A pesquisa terá como abordagens exploratória e documental, realizada através de levantamento e análise de dados disponíveis em jornais eletrônicos de amplo alcance nacional, e regionais. Essa temática é inédita, até então, não foi introduzida nos registros de produções de pesquisa na área do Serviço Social.
2022 a 2023
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Uma análise sobre os marcadores sociais dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa privativa de liberdade do município de Santos
O presente projeto de iniciação científica busca apresentar uma análise mediante aos principais marcadores sociais referentes aos adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas de privação de liberdade no Estado de São Paulo. Além de contribuir com o desenvolvimento do debate, por meio do método do materialismo histórico, acerca da simbologia destes marcadores sociais, considerando como fundamental e centralidade abordar reflexões relativas à questão étnico-racial atrelada a de classe no contexto da formação sócio histórica brasileira, sendo que está fora constituída num brutal processo de colonização, desigualdade social, exploração e racialização, porém, também atrelada às lutas dos movimentos das camadas populares.
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Juliana Gomes Paixão Rodrigues Silva
2019 a 2020
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A Questão Racial na Infância e Adolescência: Uma Realidade que Necessita da Atuação do Serviço Social
O Projeto de Pesquisa em questão busca contribuir com a construção do um conhecimento em torno da questão racial na adolescência, bem como propõe uma análise da atuação do Serviço Social, no tocante a realidade que necessita ser desconstruída e que se encontra escondida pelas cortinas criadas em virtude do mito da democracia racial. O presente estudo realizará um levantamento das narrativas dos adolescentes negros e negras, na faixa etária de 12 a 15 anos de idade e de profissionais do Serviço Social em torno da questão racial. Sendo que mediante os resultados levantados com a realização da pesquisa, serão propostas ações interventivas que possam contribuir para que o Serviço Social se torne cada vez mais efetivo frente ao racismo, partindo do princípio quanto à necessidade da apreensão crítica e da aquisição de conhecimentos em torno do tema e consequentemente a concretização de ações efetivas de enfrentamento e combate ao racismo, que contribuirão para o fortalecimento do Projeto Ético-Política da profissão. Desta forma a metodologia será baseada em entrevistas com adolescentes negros e negras e com profissionais de Serviço Social que atuam nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no município de São Manuel, localizado no interior do Estado de São Paulo
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Luma Carolina Rocha Lemos
2018 a 2021
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DESACOLHIMENTO INSTITUCIONAL COMPULSÓRIO DE ADOLESCENTES EM SANTOS/SP
O presente projeto de pesquisa engloba as interfaces do processo de descolhimento institucional compulsório de adolescentes em decorrência da maioridade civil, tendo por objetivo compreender o processo do desacolhimento e a trajetória dos adolescentes desacolhidos compulsoriamente a partir da doutrina da proteção integral e das políticas sociais. Para tanto, a pesquisa terá o carácter qualitativo e a produção de dados se dará por meio de narrativas com dois adolescentes que foram desacolhidos em virtude da maioridade, além da análise das normativas regulamentadoras do acolhimento institucional como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e as Orientações Técnicas: serviços de acolhimento para crianças e adolescentes. Assim, a contribuição do presente trabalho será trazer as experiências e a trajetória de vida destes adolescentes, publicizando como ocorre o processo de desacolhimento a partir de suas narrativas e as contradições postas neste momento entre a adolescência e a maioridade civil.
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Ana Paula Gil Rodrigues
2019 a 2021
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O Projeto Vozes das crianças, adolescentes e jovens a educação em direitos humanos
o Projeto ?Vozes das crianças, adolescentes e jovens e a educação em direitos humanos? tem como objetivo promover a educação em direitos humanos com crianças, adolescentes e juventudes, por meio da práxis política da educação popular. Utilizaremos diferentes linguagens de acordo com o interesse do grupo, para construir coletivamente algo que simbolize o grupo/território em questão, de forma que rompa com o modelo adultocentrista e assegure o espaço de compartilhamento com as crianças, adolescentes e juventudes de suas reflexões, expressões e indagações.
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Pedro Egídio Nakosone
Desde 2020
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: A colhimento Institucional: resgate histórico e os direitos de crianças
Pesquisa de TCC
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, Márcia Campos Eurico, Joana das Flores Duarte, Maria Liduína de Oliveira e Silva, Lana Zizo
2015 a 2016
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Reflexões sobre o autismo e Serviço Social
projeto de TCC
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Barbara Zavaglia Kabbach
2015 a 2016
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Mapeamento da produção de conhecimento na temática da surdez na área de Serviço Socia
Projeto de TCC
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Maurien Elaine de Maio Chianca
2015 a 2016
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Centro de Educação em Direitos Humanos
Este Projeto tem como objetivo promover estudos, formação na lida da Educação em Direitos Humanos.
Desde 2017
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Universidade Aberta a Pessoa Idosa - UAPI
Essa proposta da Universidade a pessoa Idosa busca inserir a população idosa da região ? constitui 10,8% do total da população na Baixada Santista ? na universidade em atividades de ensino de graduação, extensão e pesquisa, de modo que o processo ensino/aprendizagem seja efetivado na perspectiva intergeracional, Além disso, propõem atividades específicas para turmas os idosos e também visa promover a participação de idosos nas diversas atividades de pesquisa e extensão.
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Raiane Patrícia Assumpção
Desde 2012
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Assistentes Sociais e promotores de Justiça: dialogos e práticas necessárias na garantia de dirietos
Objetiva estudar práticas interdisciplinares do assistente Social e do promotor de justiça em busca da garantia de direitos do usuário, identificando os limites e desafios
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Sidnei José Casetto, Tânia Diniz, Rosilda Mendes, Ricardo Luís Fernandes Guerra, João Paulo Botero, Ricardo José Gomes
2011 a 2012
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Sistema de Informação e Gestão Social
Essa pesquisa construir indicadores sociais na área da saúde da criança, do adolescente e da familia, com base em dados da secretaria de saúde e de assistência social da prefeitura de Santos no sentido de contribuir com o desenvolvimento das polítcas públicas.
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Alícia valério da Costa Massarolo
2011 a 2015
Ouvidoria geral da Defensoria Pública do EStado de São Paulo
Conselho Regional de Serviço Social - São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
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Estágio Supervisionado em Serviço Social: uma análise sobre as relações étnico-raciais para o fortalecimento do Projeto Ético Político do Serviço Social
Aprovado e financiado pelo CNPq, com início de 01.03.2023. 36 meses de bolsa. Processo: 304393/2022-3. Área de Fundamentos do Serviço Social.Chamada n 09/2022. Descrição: Este projeto objetiva analisar como as relações étnico-raciais estão presentes no estágio supervisionado na formação e no trabalho profissional do assistente social e sua relação com a educação antirracista visando a qualificação da competência profissional para o fortalecimento do Projeto Ético Político do Serviço Social brasileiro, em tempos de conservadorismo, de modo a contribuir para a redução da desigualdade social e racial e para a melhoria da qualidade de vida. Parte-se do pressuposto de que o estágio e a supervisão em Serviço Social encontram nas Diretrizes Curriculares e na Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e nas Resoluções do Conselho Federal em Serviço Social (CFESS) solo fértil para orientações e processos de descontinuidade com práticas conservadoras e, assim, estabelece a aprendizagem do trabalho profissional na unidade teoria e prática, com maior apreensão das dimensões teórico-metodológica, ético-político e técnico-operativo. É uma pesquisa inovadora que busca apreender os conteúdos, dinâmica e cotidiano que atravessam o desenvolvimento do estágio e da supervisão mediada pelo Projeto Político Pedagógico do Curso (componentes curriculares, conteúdos, referências bibliográficas, processos pedagógicos, plano de estagio articulado com supervisão acadêmica e supervisão de campo, Política de Estágio Institucional) pela articulação supervisão, formação e trabalho profissional e políticas sociais/direitos, identificando nexos com os projetos profissional e institucional, de modo a apreender e identificar a presencialidade das relações étnico-raciais presentes neste percurso formativo. A pesquisa será de abrangência nacional realizada em cinco cursos - de natureza pública e presencial - de Serviço Social vinculados a Universidade Federal do Pará, Universidade Estadual do Ceará, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de São Paulo e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Abordagem metodológica será qualitativa, envolvendo estudos bibliográficos, documentais e pesquisa de campo na perspectiva da triangulação. Será realizado levantamento bibliográfico referente as produção das relações étnico-raciais e o estágio supervisionado/supervisão. Os estudos documentais vão abranger as legislações e resoluções do Ministério da Educação, os documentos e subsídios sobre a temática produzidos pela ABEPSS e pelo CFESS e pelos Cursos de Serviço Social das universidades pesquisadas. Na pesquisa de campo serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os/as coordenador/as do Setor de Estagio, com os/as supervisor/as acadêmicos/as e de campo e a realização do grupo focal com os/as estudantes estagiários/as. A relevância também se dará pela produção cientifica que contribuirá para dar visibilidade à essa temática na ciência e potencializar processos de estágio e de supervisão sob a lente da educação antirracista tendo em vista o fortalecimento do Projeto Ético Político do Serviço Social brasileiro.
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Ana Rojas Acosta, Denise Neri Blanes, Mariangela Belfiore Wanderley, Andreia Bianchi Spadaro, Bruno Jaar Karan
Desde 2023
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ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO PROTOCOLO DE ALTA HOSPITALAR SEGURA.
A presente investigação bibliográfica teve como objetivo identificar e analisar as melhores práticas do assistente social em contexto de planejamento e implementação de um processo de alta hospitalar segura. Para compreender todos os pontos de vista, consta-se com capítulos ao longo deste trabalho que discorrem sobre aspectos da política de saúde, ética do profissional de saúde, ambiente hospitalar, planejamento da alta hospitalar, entre outros e, para isso, entende-se que é compromisso do assistente social introduzir a ética em suas intervenções profissionais, humanizando suas práticas, reconhecendo nos usuários os sujeitos de direitos que são, tendo em vista o contexto de cidadania e de democracia, assumir esse compromisso, só pode ser alcançado por meio de práticas interdisciplinares, traçado em uma perspectiva ética de humanização e qualidade de vida. Nota-se que, com a mudança do paradigma do modelo saúde, surgem novas demandas para o Assistente Social, sendo sua atuação hoje requisitada para a própria manutenção e garantia dos direitos dos usuários dentro do Sistema Único de Saúde - SUS. O profissional se insere dentro da lógica do trabalho coletivo em saúde, juntamente com outros profissionais, que buscam o restabelecimento da saúde coletiva e a manutenção do sistema e, cumprindo-se o objetivo deste trabalho, compreende-se no último capítulo o papel do assistente social na alta hospitalar segura e, a chamada alta social.
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, Alzira Maria Baptista Lewgoy, Edvânia Ângela de Souza, Ana Clara Picolli, Wagner Roberto Amaral, Andréia Agda Silva Honorato, Elizângela Cardoso de Araújo Silva
2020 a 2021
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Infância e abuso Sexual: rompendo com o silencio
Este trabalho é fruto de revisão bibliográfica, busca demonstrar e compreender o abuso sexual infantil dentro de uma sociedade patriarcal que cultiva uma cultura machista de culpabilização e silenciamento da vítima. Entende-se que a sociedade, seja por meio da família ou por profissionais que cuidam de crianças vitimizadas, naturalizam e culpabilizam às vítimas, por diversas questões, emocionais,financeiras e psicológicas. O enfrentamento deste tipo de crime exige uma postura que rompa com o valores disseminados dentro da família e das relações sociais como um todo, exigindo um imenso desafio para as políticas públicas.
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Juliana Fátima da Freiria, Maria Liduína de Oliveira e Silva, Natacha Pereira Santos
2021 a 2021
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CONSELHO TUTELAR: INSTRUMENTO GARANTIDOR DA PROTEÇÃO INTEGRAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES?
Crianças e adolescentes são considerados, de acordo com a Constituição Federal de 1988, sujeitos de direitos, e, portanto, devem ter garantidos seus direitos fundamentais: direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. A proteção e efetivação destes direitos em primazia, é dever da família, em segundo da sociedade e por fim, do Estado. Quando não há o cumprimento deste papel, dá-se a intervenção de um órgão público, responsável pelo zelo destes indivíduos: o Conselho Tutelar. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo elucidar e compreender como se dá este processo de intervenção em todas as suas esferas, para entendermos até que ponto o Conselho Tutelar garante a proteção integral das crianças e dos adolescentes. Para isso, a pesquisa qualitativa auxiliará na compreensão da realidade em sua totalidade, com suas propriedades, sua estrutura e seu desenvolvimento historicamente determinados. A finalidade da pesquisa é compreender o cotidiano da práxis profissional do conselheiro tutelar, em sua atuação no município de Santos, verificando se este é um órgão garantidor no âmbito da política de proteção integral, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Gabriela Rodrigues Ferreira
2021 a 2021
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Infância e abuso Sexual: rompendo com o silencio
Este trabalho é fruto de revisão bibliográfica, busca demonstrar e compreender o abuso sexual infantil dentro de uma sociedade patriarcal que cultiva uma cultura machista de culpabilização e silenciamento da vítima. Entende-se que a sociedade, seja por meio da família ou por profissionais que cuidam de crianças vitimizadas, naturalizam e culpabilizam às vítimas, por diversas questões, emocionais,financeiras e psicológicas. O enfrentamento deste tipo de crime exige uma postura que rompa com o valores disseminados dentro da família e das relações sociais como um todo, exigindo um imenso desafio para as políticas públicas.
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Natacha Pereira Santos
2021 a 2021
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IMPRODUTIVOS PARA O CAPITAL E INDESEJÁVEIS PARA A LÓGICA DOMINANTE: (RE)CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE CRIMINALIZAÇÃO DA LOUCURA
A presente pesquisa busca compreender como se dá o processo de construção da ?criminalização da loucura? dentro da dinâmica da sociedade capitalista. O objetivo geral desse trabalho é analisar a construção histórica da criminalização da loucura no seio dessa lógica dominante, marcada por níveis bárbaros de explorações que culminam na violação de direitos do sujeito considerado louco e também criminoso, logo, tido como improdutivo para a lógica do capital, refletindo sobre a construção histórica do processo de ?criminalização da loucura? no centro da dinâmica da sociedade capitalista; também, quem é o sujeito dito como louco e criminoso, sendo levado a cumprir uma pena/tratamento no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HTCP); e por fim, apreender como os direitos dos sujeitos criminalizados pela loucura são levados (ou não) em consideração dentro dessa estrutura social, pensando em outras teorias/práticas para abarcar o sujeito em sofrimento psíquico que comete algum delito, focando seu cuidado em rede e liberdade. A hipótese gira em torno de que a ?criminalização da loucura?, em seu processo de produção e reprodução, é resultado da dinâmica da sociedade capitalista pautada em violações de direitos sociais, pois, conforme exposto, o sujeito considerado louco e também criminoso acaba sendo duplamente improdutivo para a ordem do capital, tendo facilmente seus direitos violados o que culmina no bárbaro processo de estigma, marginalização, segregação até chegar à criminalização do mesmo, demonstrando, assim, o caráter desumano e cruel da exploração da ordem capitalista.
2019 a 2021
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Psiquiatrização de adolescentes acusados/as de cometer ato infracional
A literatura aponta para um cenário crescente do processo de ?psiquiatrização? de adolescentes acusados/as de cometer ato infracional. Esse processo é definido como a predominância dos saberes e fazeres ?psi? na gestão de conflitos que a juventude coloca ao campo social (VICENTIN; GRAMKOW; ROSA, 2010) e se manifesta através da elevada produção de diagnósticos e do uso generalizado de medicação psicotrópica com adolescentes considerados/as resistentes aos projetos e rotina de unidades socioeducativas, dando ensejo ao surgimento do que denominam como ?novos periculosos?, diagnosticados, na maioria das vezes, com distúrbios de conduta/personalidade. Diante disso, o presente estudo se propõe a conhecer e analisar os encaminhamentos realizados pelo sistema judiciário de adolescentes que cumprem medida socioeducativa ao Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Tô Ligado da cidade de Santos/SP. Parte-se da hipótese que esses encaminhamentos coadunam com o processo de ?psiquiatrização? desses/as adolescentes e tendem a não contextualizar e problematizar as condições sociais dessa juventude que é historicamente punida e criminalizada. Serão realizados grupos focais com profissionais do CAPSi, levantamento dos encaminhamentos realizados pelo sistema judiciário ao serviço e análise dos prontuários desses/as adolescentes. Finalmente, busca-se refletir, apreender e problematizar, a partir do materialismo histórico-dialético, as mediações e determinações no âmbito do judiciário, que atravessam esses encaminhamentos e os efeitos dessa injunção a esses sujeitos e ao CAPSi, na intenção de conhecer, identificar e problematizar sobre o processo de ?psiquiatrização? que acomete os adolescentes acusados de ?infratores?, que são compulsoriamente encaminhados aos serviços de saúde mental, de modo a contribuir para um pensar que amplie o olhar sobre essas situações, que supere práticas de controle sócio-penal e patologização e contemple a dimensão da totalidade da vida desses sujeitos
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Thais Lacevicius
Desde 2022
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Uma análise sobre os marcadores sociais dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa privativa de liberdade do município de Santos
O presente projeto de iniciação científica busca apresentar uma análise mediante aos principais marcadores sociais referentes aos adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas de privação de liberdade no Estado de São Paulo. Além de contribuir com o desenvolvimento do debate, por meio do método do materialismo histórico, acerca da simbologia destes marcadores sociais, considerando como fundamental e centralidade abordar reflexões relativas à questão étnico-racial atrelada a de classe no contexto da formação sócio histórica brasileira, sendo que está fora constituída num brutal processo de colonização, desigualdade social, exploração e racialização, porém, também atrelada às lutas dos movimentos das camadas populares.
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Ana Clara Picolli
2019 a 2020
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Vozes Inauditas de Mães Negras nos processos de destituição do poder familiar
A discussão sobre a perda do poder familiar e o racismo estrutural e institucional está no cerne desta pesquisa, na busca por compreender que destituir judicialmente mães, mulheres negras, pobres e habitantes de periferia é parte de um fenômeno que se constitui historicamente influenciado pelas expressões da questão social e, sobretudo, pelas múltiplas determinações da questão racial inerentes à sociabilidade capitalista. Partimos do pressuposto de que a destituição de mães, mulheres negras reforça a manifestação do racismo estrutural e institucional na trajetória de vida dessas mulheres (e de seus filhos), como também legitima e naturaliza a desigualdade racial e social e a responsabilização individual dessas mulheres, dificultando ainda mais a proposição de ações que modifiquem essa realidade racialmente fundada. Para avançar nessa reflexão nos exige apreendê-la através da História Oral como recurso metodológico para a produção de narrativas com três mulheres que foram destituídas do poder familiar, a fim de analisar suas vivências, os motivos e suas impressões, os sentidos e os significados vivenciados por elas, descortinando as vozes inauditas de mães e mulheres negras por trás do discurso que as sentenciam como incapazes de cuidar de seus filhos, em um contexto permeado tanto pela sua origem étnico-racial quanto de sua precária condição de sobrevivência e, acima de tudo, por terem suas vidas atravessadas pelas contradições de raça, gênero e classe.
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Luma Carolina Rocha Lemos, Maria Liduína de Oliveira e Silva, Vanina Dias Teixeira
Desde 2021
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Familicídio e sua relação com as múltiplas expressões da questão social no Brasil
Este Projeto de Iniciação Cientifica tem como objetivo analisar os marcadores sociais da questão social brasileira que podem incidir na decisão do indivíduo a cometer um familicídio (homicídio de membros da mesma família) que pode ou não ser seguido de suicídio do homicida, sendo assim, podendo traçar um perfil social, econômico e familiar dessas pessoas. Objetiva também proporcionar aos profissionais da assistência social subsídios para formulação de propostas de políticas públicas em relação à prevenção do familicídio. Os conceitos de famílias serão abordados, por serem basilares para o desenvolvimento da temática. A violência intrafamiliar é muito presente na sociedade brasileira, dos quais os mais noticiados são a violência doméstica (contra a mulher), e a violência intrafamiliar contra crianças/adolescentes. A pesquisa terá como abordagens exploratória e documental, realizada através de levantamento e análise de dados disponíveis em jornais eletrônicos de amplo alcance nacional, e regionais. Essa temática é inédita, até então, não foi introduzida nos registros de produções de pesquisa na área do Serviço Social.
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Juliana Gomes Paixão Rodrigues Silva
Desde 2021
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Cultura da Palavra e Saúde Mental
Coordenado pelo técnico Fabrício Gobetti Leonardi. O Projeto tem como objetivo promover processos formativos, a partir da metodologia da educação popular, por meio de encontros e círculos de cultura com os usuários atendidos pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Bom Retiro, na cidade de Santos/SP. Fabrício Gobetti Leonardi Maria Liduina de Oliveira e Silva Raiane Patricia Severino Assumpção
Desde 2018
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Programa de Educação Tutorial: Educação Popular
Projeto de Ensino, pesquisa e extensão: Programa de Educação Tutorial: Educação Popular: criando e recriando a realidade social. (PET Educação Popular). Período de 2017 até momento.Descrição: Coordenadora (tutora) do PET Educação Popular: criando e recriando a realidade social, desde abril de 2017 atual, com carga horário 8.000 anual. Vinculado a Pó-reitoria de graduação da Unifesp. Financiamento: bolsas do Ministério da Educação. Estudantes envolvidos 12 bolsista e 6 voluntários. Tutora: Maria Liduina de Oliveira e Silva. O PET Educação Popular constituir-se como um espaço de formação acadêmica, composto por um coletivo de docentes, técnicos, estudantes da Graduação e da Pós-Graduação, que busca construir práticas em que se possam vivenciar, através da educação popular, processos de ensino/aprendizagem e construção do conhecimento por meio da pesquisa-ação, ensino e da extensão, de forma comprometida com a transformação social, na perspectiva da emancipação humana. Atua em 3 Frentes de Trabalho: a) Frente Cultura e resistência indígena atuar junto aos indígenas da aldeia Paranapuã (São Vicente/ SP) na luta e resistência pelo direito à cultura e à terra, como também o acesso à universidade pública; b) Frente Cultura da Palavra atuar na SECASA (Seção Casa de Apoio e Solidariedade ao Paciente de Aids) e no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) do Morro da Penha, desenvolvendo ensino para adultos e idosos, buscando autonomia do sujeito, através da escrita e leitura crítica e proporcionando o direito à educação - desde alfabetização e letramento até conteúdos gerais de língua portuguesa, matemática, entre outros; c) Frente Cultura da Palavra e Saúde Mental atuar no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Bom Retiro, localizado na Zona Leste, com os usuários deste Serviço em sofrimento psíquico, articulando as dimensões da saúde mental e da Educação Popular a fim de desestigmatizar os sujeitos e promover a sua autonomia. O grupo PET tem a pesquisa-ação como elemento condutor de metodologia, o que possibilita está implicado no cotidiano, o questionamento, a teorização, a problematização e a reflexão crítica a partir da vida social, tendo por base o protagonismo dos sujeitos envolvidos. Processos metodológico utilizado nas diversas atividades formativas: 1. Investigação - busca conjunta dos temas mais significativos para os sujeitos e a comunidade onde ele vive. 2. Tematização - momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas. 3. Problematização - etapa em que os sujeitos são desafiados e inspirados a superar a visão do mundo, para uma postura conscientizada na vida social. A partir do referencial teórico-metodológico da educação popular freireana, tem-se construído processos de formação na perspectiva de contribuir no desenvolvimento de posturas autônoma e reflexiva, engajamento em processos coletivos, a busca permanente pela pesquisa-ação, por novos conhecimentos e o envolvimento/realização de outros processos formativos dessa natureza.
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Fabricio Gobetti Leonardi, Raiane Patrício Severino Assunção
Desde 2017
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Ato Infracional Nas Mídias De Massas: O Mito da Inimputabilidade Penal e a Sociedade Punitiva.
PIBIC. Analisar criticamente o papel social da mídia na relação com o ato infracional. Buscar-se-á investigar a representação da mídia, o uso que faz, os mitos e verdades sobre a impunidade e a inimputabilidade, a responsabilização penal juvenil no contexto de uma sociedade capitalista e da ideologia punitiva, de modo a revelar as semelhanças e divergências do material publicado em diversas mídias, suas intencionalidades legais e como o ato infracional é visto pela mídia no contexto das determinações do capitalismo contemporânea. PIBIC
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Raiane Patrícia Assumpção, Fabricio Gobetti Leonardi
2016 a 2016
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Movimento Escoteiro e Protagonismo Infanto-Juvenil: uma breve análise dos manuais
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Thamires Silva de Jesus
2017 a 2017
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Sistema de Informação de Gestão Social: Construção de indicadores sociais na área de saúde
: Desde 2004 a CEDPE e o Centro de Recuperação e Educação Nutricional - CREN sob a responsabilidade da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP estabeleceu Acordo de Cooperação Técnica - ACT, com fins de subsidiar o trabalho social desenvolvido junto aos usuários deste Centro a partir da utilização da ferramenta em menção. Os pesquisadores responsáveis por este Centro e os da CEDPE deram início ao trabalho de cooperação, o que vem contribuindo para o melhor atendimento da população usuária do CREN. No entanto, no sistema não foram consideradas suficientes as informações sobre saúde, principalmente os indicadores, pois só foram incorporadas aquelas que dizem respeito à saúde / doença/ deficiência, e não se conseguiu inseri-los devido à necessidade, entre outros, de recursos financeiros para a adaptação do sistema. Sabedores da amplitude conceitual dos indicadores na saúde, principalmente naquelas voltadas para as políticas de combate a pobreza, torna-se necessário a constituição de uma equipe ampliada de profissionais para além da nutrição. Nesse sentido, para aperfeiçoar a gestão pública social fazendo uso desta ferramenta devemos qualificá-los com indicadores que respondam as demandas desta área . Desde a promulgação da Constituição Federal, em 1988, a saúde tem sofrido reformas organizacionais, quando da implantação do Sistema Único de Saúde - SUS. A pobreza tem dentre suas causas as estruturais. Nesse sentido, por exemplo, os programas de transferência de renda têm sido utilizados como principal estratégia de enfrentamento as desigualdades sociais e aos mecanismos que reforçam e contribuem para sua reprodução social. O Programa Bolsa Família - PBF do Ministério de Desenvolvimento e Combate a Fome - MDS que atende a população pobre e dentre suas condicionalidades considera a vacinação das crianças e adolescentes, inclusive inseridas na escola demandando, portanto, de monitoramento e avaliação dos usuários e gestores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Cecília Raissa Prado dos Reis
2010 a 2011
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Eficiência da aplicação de medidas socioeducativas em meio aberto na Baixada Santista.
projeto de TCC
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Denise Neri Blanes, Mariangela Belfiore Wanderley, Andreia Bianchi Spadaro, Ana Rojas Acosta, Marcelo Turine, Carola Carbajal Arregui, Ana Carla Soares Costa, Andiara Cardoso
2016 a 2016
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O Trabalho do Assistente Social com a medida de Internação Compulsória
Pesquisa de TCC
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Samira Fernandes dos Santos, Maria Liduína de Oliveira e Silva, Cléverson Gonçalves de Oliveira
2017 a 2017
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Ato Infracional, ideologia punitiva e penalidade neoliberal: reflexões sobre o compromisso ético do trabalho do/a assistente social Nas medidas socioeducativas
Pesquisa TCC
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Thamires Silva de Jesus
2017 a 2017
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Medidas Sociopunitivas: A punição por trás do discurso da socioeducação e a atuação do Serviço Social na Regional Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado de São Paulo
Pesquisa de dissertação de msstrado
2017 a 2017
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Intervenção do Serviço Social na defesa dos direitos dos atletas nas categorias de base do futebol
Pesquisa dissertação mestrado
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Daniela Cristina Augusto Campos, Maria Liduína de Oliveira e Silva, Regiane Cristina Ferreira
2016 a 2019
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Construção social da paternidade na atualidade: estranhamento e (des)naturalização do lugar do homem nas relações sociais.
Pesquisa dissertação de mestrado
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, João Carlos Ferreira
2016 a 2018
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(Des) Judicialização de direitos Sociais: dilemas, contradições e desafios para o Serviço Social na Defensoria Pública do Estado de São Paulo
Pesquisa de dissertação de mestrado
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Tatiana de Cardoso e Mendes Castro
2016 a 2018
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Mapa do Perfil dos Estudantes Programa de Bolsa Permanência (PBP) e Programa de Auxílio de Permanência Estudantil (PAPE) 2017 da Unifesp
Realizado o estudo do perfil dos estudantes beneficiário do Pape/Pbp no ano de 2016. Deu continuidade a pesquisa, realizada em 2016, que construiu o perfil dos estudantes Pape/Pbo 2015.
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Luciana da Costa, Giovanna Freo de Luz
2017 a 2017
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Análise do Perfil de Estudantes Ingressantes da Universidade Federal de São Paulo 2017.
Realizado Perfil dos estudantes (Universal) ingressantes em 2017.
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Fabricio Gobetti Leonardi, Maria Angélica Pedra Minhoto, Andréa Rabonovici
2017 a 2017
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Mapa do Perfil dos Estudantes Programa de Bolsa Permanência (PBP) e Programa de Auxílio de Permanência Estudantil (PAPE) 2015 da Unifesp
Pesquisa sobre o mapeamento do perfil dos estudantes da Unifesp que recebem bolsa/auxilio permanencia pela Pro-Reitoria de Assuntos Estudantis / Unifesp no ano de 2015.
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Tamires Guimaraes, Hellen Paula Neves dos Santos
2016 a 2016
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Análise do Perfil de Estudantes Ingressantes da Universidade Federal de São Paulo 2015.
Estudo sobre Perfil socioeconimico e cultural dos estudantes (todos) da Universidade Federal de São Paulo no ano de 2015. Trabalho coordenado pela CEPEG (Comissão de Estudos Permanente sobre o Perfil dos Estudantes. Pesquisa coordenada por Fabricio Leonardi envolveu muitos professionais.
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Fabricio Gobetti Leonardi, Maria Angélica Pedra Minhoto, Andréa Rabonovici
2016 a 2016
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Comissão para estudo do Perfil Socioeconômico dos estudantes da Unifesp
Comissão para estudo do Perfil dos estudantes de graduação da Universidade Federal de São Paulo - criada pela portaria nº 04/2014 de 30 de abril de 2014 - é vinculada a PRAE e a PROGRAD, cujo objetivo é trabalhar o banco de dados dos estudantes da Unifesp para elaborar o perfil desses estudantis visando formulações de ações educacionais e afirmativas para permanência dos estudantes na universidade.
Desde 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
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A SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL: ESTUDO DA PARTICULARIDADE IBERO-AMERICANA PÓS- PANDEMIA
Projeto de Pesquisa submetido ao CNPq e aprovado conforme processo de n 309335/2016-7. Investigação de âmbito nacional e internacional a fim de programar estratégias de articulação entre grupos e redes de pesquisa no fortalecimento da área de Serviço Social. Esta pesquisa é coordenado pela profa Dra. Alzira Maria Baptista Lewgoy, dá continuidade aos estudos desta coordenadora. Configura-se como ampliação da investigação (anterior) e o adensamento do tema, na expectativa de apropriação das reflexões sobre o processo de formação profissional na Europa (Portugal e Espanha) e na América Latina (Brasil e Argentina), Tem por objetivo conhecer os fundamentos, as mediações, as tendências, as estratégias e os desafios que envolvem o processo de supervisão e de estágio no contexto da educação superior Ibero-Americana pós-pandemia. É uma investigação de abordagem qualitativa, descritiva e explicativa. O desenho metodológico compõe: a pesquisa de campo na interlocução junto aos supervisores acadêmicos, supervisores de campo e estagiários, no sentido de contemplar os sujeitos que configuram este processo e observar como cada país vem se organizando; pesquisa documental por meio da análise de legislações, resoluções, planos, projetos, programas, políticas institucionais; e pesquisa bibliográfica em teses, dissertações, periódicos, livros e trabalhos apresentados em seminários e congressos nesses países sobre o tema. Maria Liduina de Oliveira e Silva (componente-pesquisadora
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Joel Machado Junior, Marian Ávila de Lima e Dias, Maria Liduína de Oliveira e Silva, Alzira Maria Baptista Lewgoy
Desde 2021
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A SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL: ESTUDO DA PARTICULARIDADE IBERO-AMERICANA PÓS- PANDEMIA
Projeto de Pesquisa submetido ao CNPq e aprovado conforme processo de n 309335/2016-7. Investigação de âmbito nacional e internacional a fim de programar estratégias de articulação entre grupos e redes de pesquisa no fortalecimento da área de Serviço Social. Esta pesquisa é coordenado pela profa Dra. Alzira Maria Baptista Lewgoy, dá continuidade aos estudos desta coordenadora. Configura-se como ampliação da investigação (anterior) e o adensamento do tema, na expectativa de apropriação das reflexões sobre o processo de formação profissional na Europa (Portugal e Espanha) e na América Latina (Brasil e Argentina), Tem por objetivo conhecer os fundamentos, as mediações, as tendências, as estratégias e os desafios que envolvem o processo de supervisão e de estágio no contexto da educação superior Ibero-Americana pós-pandemia. É uma investigação de abordagem qualitativa, descritiva e explicativa. O desenho metodológico compõe: a pesquisa de campo na interlocução junto aos supervisores acadêmicos, supervisores de campo e estagiários, no sentido de contemplar os sujeitos que configuram este processo e observar como cada país vem se organizando; pesquisa documental por meio da análise de legislações, resoluções, planos, projetos, programas, políticas institucionais; e pesquisa bibliográfica em teses, dissertações, periódicos, livros e trabalhos apresentados em seminários e congressos nesses países sobre o tema. Maria Liduina de Oliveira e Silva (componente-pesquisadora
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Alzira Maria Baptista Lewgoy
Desde 2021
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Fundamentos e mediações da supervisão de estágio em Serviço Social na formação e exercício profissional: estudo da particularidade Ibero-americana
O presente projeto de pesquisa se propõe a investigar as configurações contemporâneas da Supervisão de Estágio em Serviço Social na formação e no exercício profissional na particularidade ibero-americana, com o intuito de apontar os fundamentos e as mediações, bem como as suas principais tendências e desafios no contexto da educação superior. Assim, será problematizado o contexto da educação superior, nos âmbitos nacional e internacional, bem como a incidência do processo de contrarreforma do ensino superior na formação em Serviço Social, no que se refere ao processo de supervisão e do estágio. Este estudo se justifica tendo em vista ser uma iniciativa que integra um conjunto de estratégias que vem sendo desenvolvidas pelo coletivo de docentes, acadêmicos e pesquisadores associados ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Exercício Profissional - GEFESS, cadastrado no CNPq em 2011, sob liderança da coordenadora deste projeto, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Desde 2020
Universidade Estadual Paulista Julio De Mesquita F
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Trabajo en tiempos de la Industria 4.0 en Brasil y Chile: Consecuencias Sociales y Políticas Sociales
Brasil y Chile: Consecuencias Sociales y Políticas Sociales no periodo de 2015-2020, com financiamento Fondecyt N1220217 del Departamento de Trabajo Social de la Universid ad de Chile
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Alzira Maria Baptista Lewgoy
Desde 2022
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Processo de Trabalho e Saúde dos e das Assistentes
?Processo de Trabalho e Saúde do/a(s) Assistentes Sociais que atuam nos Serviços de Seguridade Social no Brasil? objetiva conhecer e analisar as relações sociais de trabalho da/o(s) assistentes sociais que atuam nos serviços de Assistência, Saúde e Previdência Social, identificando os possíveis rebatimentos para a saúde deste\a(s) profissionais. Trata-se de um projeto em andamento, considerando que esse vem sendo desenvolvido desde 2018, conforme aprovação do Comitê de Ética de uma universidade pública. Em 2021, o projeto passou por reformulação e novos profissionais\pesquisadores\a(s) de dois importantes grupos de estudos e pesquisas de outras universidades públicas, especificamente, das regiões Norte e Sul do País foram integrados à equipe de pesquisa, com a finalidade de contemplar, no presente estudo, as especificidades dessas regiões e também agregar maior participação de assistentes sociais, com vistas a obter uma amostragem nacional das condições de trabalho e saúde do\a(s) assistentes sociais que atuam nos serviços de Seguridade Social. A discussão perpassa as relações que subordinam o\a(s) trabalhadores/as públicos, em específico, os de Serviço Social, que a partir das políticas neoliberais vigentes tornam as políticas de Saúde, Previdência e Assistência Social mercadorias e interferem na efetivação do trabalho e o exercício pleno do\a trabalhador\a. Assim, busca-se discutir o trabalho da/o(s) assistentes sociais, sob as condições do Estado neoliberal, com vistas a compreender as possibilidades e os limites postos no cotidiano deste\a profissional, especificamente aqueles que podem, de alguma forma, atuarem como determinantes para as suas condições de saúde. Tem por base as problematizações: quais são as relações sociais de trabalho que das/os assistentes sociais estão inseridas/os? Quais as suas condições objetivas de trabalho? Como o seu trabalho interfere no seu processo de saúde e doença? A metodologia de pesquisa está subsidiada no estudo bibliográfico e documental e na coleta de dados empíricos, constituído da auto aplicação de um questionário disponível no site de uma universidade pública e, ainda, na realização de entrevistas individuais, coletivas e grupos focais com assistentes sociais que atuam nos vários serviços de Seguridade Social no Brasil. Não se trata de um estudo específico deste ou daquele município, mas de buscar uma representação nacional de dados quantitativos e qualitativos que indiquem holofotes capazes de permitir a construção de elaborações e debates quanto as condições de trabalho e de saúde dos e das assistentes sociais inserido\a(s) nos serviços da Seguridade Social brasileira. Sob a coordenação da profa. Dra. Edvânia Ângela de Souza (Coordenadora).
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Edvânia Ângela de Souza, Paula Vidal Molina
Desde 2021
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa de Serviço Social
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A Formação em Serviço Social e o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Parte 1
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) realizou um Mapeamento intitulado ?A Formação em Serviço Social e o Ensino Remoto Emergencial? no âmbito dos 36 Programas de Pós-Graduação em Serviço Social, como a finalidade de subsidiar amplo debate sobre a formação em Serviço Social e os impactos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em tempo de pandemia e indicar orientações que visam defender os princípios formativos contidos nas Diretrizes Curriculares (ABESS/CEDEPSS, 1996) e na Política Nacional de Estágio (PNE) ( ABEPSS, 2010). Intencionava-se, após um ano de pandemia, identificar as mudanças em curso decorrentes da crise estrutural do capital, agudizadas pela crise sanitária da pandemia da Covid-19, com fortes impactos na vida de docentes, discentes, servidoras/es técnico-administrativas/os e trabalhadoras/es terceirizadas/os que estava em ensino remoto. O levantamento apontou questões que nos desafiam a enfrentar a precarização da formação profissional na pós-graduação, em sua expressão mais complexa, que é o Ensino Remoto Emergencial, na pandemia. Os dados preliminares do levantamento foram apresentados no planejamento nacional (março2021) da ABEPSS e na Oficina Nacional de Graduação e de Pós-Graduação em Serviço Social (dezembro2021), organizado pela ABEPSS. Publicada uma Brochura de mesmo título do Mapeamento e está disponível em: http://www.abepss.org.br/noticias/trabalho-e-ensino-remoto-emergencial-386.
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Edvânia Ângela de Souza
2021 a 2021
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Mapeamento Ensino Remoto Emergencial e Pós-Graduação na área de Serviço Social - retorno ao ensino presencial e/ou híbrido.. Parte 2
Objetiva dar continuidade ao mapeamento A Formação em Serviço Social e o Ensino Remoto Emergencial (ERE), iniciado em 2021, com o objetivo de monitoramento sobre o impacto do Ensino Remoto Emergencial na pós-graduação e como está ocorrendo à volta ao ensino presencial e/ou híbrido, com vistas a subsidiar as ações e posicionamentos da ABEPSS e também dos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social em 2022. Neste ano, A ABEPSS, gestão Aqui se Respira Luta (2021/22) avançou neste Levantamento agregando outros elementos que auxiliam um pouco mais na compreensão da realidade acadêmica dos Programas de Pós-Graduação referente ao ERE na formação de mestrandas/os, em tempos pandêmicos da Covid-19, tendo como base uma perspectiva de totalidade histórica. No que se refere à metodologia utilizada para o levantamento, foi elaborado e aplicado um questionário no Google Forms composto por perguntas abertas e fechadas, o qual foi encaminhado por e-mail às/aos coordenadoras/es dos 36 Programas de Pós-Graduação da área de Serviço Social. Realizada de maio a junho de 2022, a coleta de informações teve um alcance de 100 dos Programas, obtendo 36 respostas. Está em processo de análise de dados.
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Tales Fornazier, Rafaela Fernandes, Michelly Laurita Wiese, Michael da Costa Lampert, Maria Liduína de Oliveira e Silva, Tales Fornazier, Rafaela Fernandes, Michelly Laurita Wiese, Michael da Costa Lampert, Janaína Lopes Duarte, Zaira Sabry Azar, Sarah Martins
2022 a 2022
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Mapeamento A inserção da educação para as relações étnico-raciais no âmbito do programa nos últimos cinco anos (2017- 2022),
O presente projeto de pesquisa se propõe a investigar como as relações étnico-raciais são incorporadas na formação pós-graduação em Serviço Social e os desafios presentes nos 36 programas da área, visando diálogo com a educação antirracista, com o intuito de apontar os fundamentos, mediações e contribuições, bem como as suas principais tendências e desafios no contexto da pós-graduação em Serviço Social no Brasil. No que se refere à metodologia utilizada para o levantamento, foi elaborado e aplicado um questionário no Google Forms composto por perguntas abertas e fechadas, o qual foi encaminhado por e-mail às/aos coordenadoras/es dos 36 Programas de Pós-Graduação da área de Serviço Social. Realizada de maio a junho de 2022, a coleta de informações teve um alcance de 100 dos Programas, obtendo 36 respostas. Está em processo de análise de dados.
Autores: Maria Liduína de Oliveira e Silva, Renata Cristina Gonçalves dos Santos, Tales Fornazier, Rafaela Fernandes
2022 a 2022
Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - Franca
Atualização Lattes em 2024-05
Processado em 2024-07-22