Marcelo Silva de Carvalho
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Filosofia
E-Mail: carvalho.marcelo@unifesp.br
Resumo
Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo, possui Mestrado e Graduação em Filosofia pela mesma Universidade. Atualmente é Professor do Departamento de Filosofia da EFLCH - UNIFESP. É também docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Filosofia da UFABC e em Metafísica da UnB. Sua pesquisa se concentra na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Linguagem e da Lógica e em Filosofia Contemporânea.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
CARVALHO, Marcelo;CARVALHO, MARCELO
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Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve pouco
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Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
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Compreende nao_informado, Fala nao_informado, Lê razoavelmente, Escreve nao_informado
Italiano
Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve nao_informado
Formação
Doutorado em Filosofia
Imagem e Dissolução - Entre as investigações e Da Certeza
Filosofia da Linguagem
Orientação: Luiz Henrique Lopes dos Santos
Universidade de São Paulo
Mestrado em Filosofia
Conhecimento e Objetividade - projeto epistemológico e ontologia na filosofia de Popper
Epistemologia
Orientação: Oswaldo Porchat de Assis Pereira da Silva
Universidade de São Paulo
1994 a 1999
Graduação em Filosofia
Universidade de São Paulo
1989 a 1992
Graduação em Economia
Universidade de São Paulo
Desde 1992
Produção
2022
2021
-
Crítica e Ontologia no Tractatus Algumas observações a partir de ?A essência da proposição e a essência do mundo?, de L. H. Lopes dos Santos (2021)
Artigo publicado
Autores: Marcelo Silva de Carvalho
Fonte: ANALYTICA (UFRJ) , v. 25 , p. 212-221 - Extrato QUALIS: A2
2020
-
-
-
BOOK SYMPOSIUM: NUNO VENTURINHA. Description of Situations: An Essay in Contextualist Epistemology (Springer, 2018, 120 pages) (2020)
Artigo publicado
Autores: VENTURINHA, NUNO; Marcelo Silva de Carvalho; SILVA, MARCOS; CUTER, João V. G.; DALL?AGNOL, DARLEI
Fonte: MANUSCRITO , v. 43 , p. 164 - Extrato QUALIS: A1
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
1999
Atuações
Universidade Metodista de São Paulo
-
Professor
2000 a 2008
-
Coordenador do Curso de Filosofia
Coordenador de Curso
2002 a 2006
-
Coordenador de Curso de Pós-Graduação
Coordenador de Curso
2007 a 2008
Universidade Municipal de São Caetano do Sul
-
Professor Assistente
Professor
2002 a 2008
Universidade do Grande ABC
-
Professor Adjunto
Professor
2000 a 2002
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor
Desde 2008
-
Coordenador da Pós-Graduação em Filosofia
2009 a 2012
-
Coordenador de Pós-Graduação da EFLCH
2012 a 2015
Revista Archai: Revista de Estudos sobre as Origens do Pensamento Ocidental
-
Membro de corpo editorial
Desde 2008
Páginas de Filosofia
-
Membro de corpo editorial
Desde 2008
Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia
-
Presidente
2015 a 2016
-
Presidente
2013 a 2014
Ministério da Educação
-
Colaborador
2008 a 2012
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
-
Colaborador
2009 a 2012
Universidade de São Paulo
Universidade de Brasília
-
Docente Permanente
Docente Permanente
Desde 2016
Universidade Federal do ABC
-
Docente Permanente do PPGF
Desde 2016
Ensino
Orientações e supervisões
Supervisão de pós-doutorado em andamento
Tese de doutorado em andamento
-
Dúvida, certeza, submissão. indeterminação lógica em blaise pascal e ludwig wittgenstein
Filosofia
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
O Conceito de IIntencionalidade no Desenvolvimento do Pensamento Filosófico de Wittgenstein
Filosofia
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2020
-
Indeterminação e Regras nas Investigações Filosóficas de Wittgenstein
Filosofia
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2018
Dissertação de mestrado em andamento
-
DISCURSO DO SUJEITO E SUJEITO DO DISCURSO.
FILOSOFIA
Universidade Federal do ABC
Desde 2022
-
Determinismo e sínteses evolutivas: a fundamentação cientifica do determinismo biológico
Filosofia
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
SANDINO PATRIOTA DE ALMEIDA COELHO
Para uma filosofia do signo ideológico
FILOSOFIA
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal do ABC
Desde 2022
Tese de doutorado concluídas
-
A vida apátrida em Vilém Flusser.
Filosofia
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Infinitude e Rupturas no Logicismo Fregiano.
Filosofia
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Linguagem e Significado nas Investigações Filosóficas de Wittgenstein
Filosofia
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Wittgenstein e os Escritos sobre Filosofia da Psicologia
Filosofia
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
O Projeto de uma Psicanálise Ontológica em Merleau-Ponty
Filosofia
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Sublimação da lógica e atividade filosófica: uma leitura dos §§89-133 das Investigações Filosóficas de Wittgenstein
Filosofia
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
A relação entre causalidade, linearidade e história na filosofia de Vilém Flusser
Filosofia
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
-
Wittgenstein e o debate sobre regras
Filosofia
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2013
Dissertação de mestrado concluídas
-
A filosofia da Psicologia de Wittgenstein
Filosofia
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
-
Cartografia da Mente em Gregory Bateson
METAFÍSICA
Universidade de Brasília
Concluído em 2018
-
O Método Filosófico de Wittgenstein
Filosofia
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Um debate sobre regras e o papel da comunidade linguística a partir de John McDowell
FILOSOFIA
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal do ABC
Concluído em 2018
-
Universalismo e Relativismo Moral: as contribuiçòes de Wittgenstein
Filosofia
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Intencionalidade nas Philosophische Bemerkungen de Wittgenstein
Filosofia
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2015
-
A leitura resoluta de Wittgenstein
Filosofia
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
-
Sobre a Verdade em Frege
Filosofia
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
-
Conceitos e Semelhança de Família em Wittgenstein
Filosofia
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2013
-
Marco Aurelio de Passos Rodrigues
Política e Linguagem: Bakhtin
Filosofia
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2013
-
Linguagem em Merleau Ponty
Filosofia
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2012
-
Individuação em E. Stein
Filosofia
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2011
Gestão
Universidade Metodista de São Paulo
-
Coordenador do Curso de Filosofia
Faculdade de Filosofia e Ciências da Religião
Curso de Filosofia
-
Coordenador de Estágios do Curso de Filosofia
Faculdade de Filosofia e Ciências da Religião
Curso de Filosofia
-
Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ética e Filosofia Política
Pós Graduação
-
Coordenador de Pós-Graduação em Filosofia e seu Ensino
Faculdade de Filosofia e Ciências da Religião
Universidade do Grande ABC
-
Coordenação de Pesquisa de Graduação
Curso de Direito
Universidade Federal de São Paulo
-
Departamento de Filosofia
-
Membro do Comitê de Pós-Graduação de Ciências Humanas e Sociais
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
-
Presidente do Comitê Técnico de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Pesquisa
Universidade Metodista de São Paulo
-
Produção de Indicadores de Ética Pública para o Espaço da Cidade
O debate contemporâneo sobre ética se sobrepõe, em grande medida, à análise e projeto de constituição de um espaço de relações e ações que se possa chamar de público. Esse é o desdobramento do projeto de intervenção social iniciado há dois séculos, de constituir o domínio das relações sociais a partir dos conceitos de cidadania e participação, ainda que representativa. Na medida em que os espaços da cidade, bem como sua gestão e as políticas de estado por meio das quais se faz presente na vida das pessoas são chamadas de públicas, isto é, apresentam-se como espaço e ações públicas, entende-se que se encontram subordinadas a uma dinâmica de legitimação que apresenta exigências próprias: devem reger-se por procedimentos reconhecidos pela sociedade que resultam em ações e escolhas não subordinadas ao âmbito dos interesses privados. Na medida em que o espaço da cidade se apresenta como elemento privilegiado na relação entre o domínio das coisas privadas e públicas, propõe-se constituir e apresentar ao debate uma concepção clara e operacionalizável de ética pública, bem como uma delimitação do próprio conceito de espaço público, que possibilite a formulação de indicadores sociais de ética pública. Esse debate e os indicadores dele resultantes pretendem, além de colocar em pauta uma concepção de ética pública que seja determinante dos procedimentos e escolhas que se apresentam no espaço da cidade, estimula a avaliação crítica da qualidade do espaço, das ações e da gestão que se apresentam como públicos, possibilitando àqueles que compõem esses espaços a apropriação do debate e o acompanhamento da gestão da cidade, bem como das relações por meio dos quais ela se constitui.
2004 a 2006
-
Filosofia e Tragédia - Projeto de Pesquisa
O sentido em que a filosofia de Wittgenstein pretende-se uma terapia ou uma dissolução dos problemas filosóficos, e não uma resposta tradicional que resolva ou acerte onde as anteriores teriam errado, apreende-se desta caracterização da situação em que nos encontramos ao nos colocarmos os problemas tradicionais da filosofia. Já na própria apresentação tradicional das dificuldades a serem tratadas, como a relação entre corpo e mente, o conceito de subjetividade, o conceito de significado, o solipcismo... encontraríamos-nos em uma posição que em nada foge à caracterização de uma situação trágica: colocado o problema, não há solução satisfatória possível; colocado o problema da justificação do conhecimento segundo sua formulação moderna, os esforços mais bravos não evitarão o aparecimento dos mesmos paradoxos e dificuldades que atravessam a filosofia dos últimos quatro séculos. A situação em que se encontra a filosofia ocidental seria, então, uma situação trágica - acompanhá-la em seu projeto de auto-certificação ou de fundamentação do conhecimento como faz, por exemplo, Habermas, é seguir um percurso exaustivo de tentativas de dissolução de contradições às quais somos invariavelmente levados; encontramos um percurso aporético: a cada nova tentativa somos conduzidos a um novo beco, à constatação da insolubilidade do problema por meio dos procedimentos escolhidos. À filosofia deveria caber, por outro lado, assim nos diz Wittgenstein, "ensinar a mosca a sair da campânula", ensiná-la a escapar da sua situação original, ensinar-nos a escapar da situação trágica em que somos colocados pela tradição na qual nos formamos, a dissolvê-la.
Autores: Marcelo Silva de Carvalho
2004 a 2005
-
Projeto Archai - Outras Origens do Pensamento Ocidental
O projeto de pesquisa Archai: a outra história das origens do pensamento ocidental aborda a questão das origens do pensamento ocidental a partir da suspeita (que surge no interior da historia da filosofia antiga) da existência de uma pluralidade maior do que aquela normalmente admitida na historiografia filosófica, abrindo-se interdisciplinarmente a uma visão compreensiva das origens (archai) das formas de compreensão do mundo que constroem a cultura ocidental. Neste sentido, o primeiro e principal objetivo da pesquisa será o de estudar a complexa tradição pitagórica, em busca de uma revisão historiográfico-filosófica da relevância desta corrente místico-filosófica para a definição de uma "outra" historia das origens do pensamento ocidental. O Projeto de Pesquisa Archai: a outra história das origens do pensamento ocidental foi aprovado pelo CNPq como Projeto Temático na área de Filosofia, recebendo financiamento para realização de seminários de pesquisa e compra de livros, a partir de dezembro de 2001. O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Gabriele Cornelli (UMESP) e conta com a participação do Prof. Dr. André L. Chevitarese (UFRJ-Vice-coordenador) e da Prof.a Dr.a Maria Regina Candido (UERJ-Pesquisadora), e, a partir do ano de 2003, pelo Prof. Livio Rossetti, da Universitá degli Studi di Perugia (Itália), e do Prof. Marcelo Carvalho (UMESP), além de um grupo de alunos de graduação que estão trabalhando suas monografias e iniciações científicas no interior do Grupo Archai.
Autores: Marcelo Silva de Carvalho
2005 a 2007
-
Planejamento Estratégico da Universidade Metodista de São Paulo
Elaboração do Planejamento Estratégico da UMESP no sentido de incorporar à Universidade os valores de espaço público e de educação por toda a vida.
Autores: Marcelo Silva de Carvalho
2003 a 2005
Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Universidade Federal de São Paulo
-
Subjetividade e Regras: As Investigações Filosóficas em sua Versão Inicial
Em 1937 Wittgenstein retoma a escrita das Investigações Filosóficas. O núcleo inicial do livro, que vai até o parágrafo 88 e fora escrito no final do ano anterior, é sucedido por um desdobramento bastante diverso, compondo a ?versão pré-guerra? do livro, chamada de ?Versão Inicial? (Frühfassung). Esse trabalho teve sua publicação aprovada em 1938 pela Cambridge University Press, o que acabou por não se realizar devido às mudanças de planos do autor. Esse material inclui uma narrativa da sublimação da lógica, a descrição do projeto filosófico das Investigações e a retomada do debate sobre regras, que ganha duas novas exposições. A ?Versão Inicial? foi mantida por Wittgenstein até 1944, quando o material sobre a matemática é deixado de lado e um novo desdobramento é elaborado. Propõe-se investigar esse material pouco abordado pelos comentários críticos, de modo a compreender a estrutura do texto de Wittgenstein e a unidade de seu trabalho inicial, evidenciando os vários equívocos que se originam de uma apreciação fragmentada e descontextualizada desses escritos. Essa investigação se desdobra na compreensão da identidade das duas exposições sobre o problema das regras, a partir dos parágrafos 142 e 185, bem como do trabalho de Wittgenstein sobre os fundamentos da matemática que consta da versão inicial. Pretende-se que a leitura desses textos, em conjunto com os manuscritos do período, ofereça uma nova chave para a compreensão da obra madura de Wittgenstein e da identidade de seu projeto filosófico, sobretudo da ênfase que se passa a dar ao problema das regras e à posterior investigação da subjetividade e de conceitos psicológicos. Esse trabalho é desdobramento de pesquisa em fase de finalização e publicação que tem como objetivo a revisão da leitura das Investigações Filosóficas em consonância com os debates mais recentes sobre a identidade geral de sua filosofia madura.
Autores: Marcelo Silva de Carvalho
Desde 2020
-
Conhecimento, Ciência e Linguagem ? Projeto de Monitoria em Filosofia
O objetivo principal deste projeto é contribuir para a formação do professor de filosofia. Em particular, pretende-se formar o monitor habilitando-o para o ensino de alguns temas básicos da filosofia da Teoria do Conhecimento, História e Filosofia da Ciência e Filosofia da Linguagem. A filosofia é uma área do conhecimento notoriamente difícil e bastante abstrata, de forma que ser um bom professor de filosofia não é fácil. Consequentemente, a tarefa de formar um bom professor de filosofia também não é fácil. O presente projeto visa à superação das dificuldades inevitáveis na formação de um bom professor de filosofia.
Autores: Marcelo Silva de Carvalho, Marcelo Silva de Carvalho, Plínio Smith, Tiago Tranjan, Claudemir Tossato
Desde 2016
-
Regras, Gramática e Prática nas Investigações Filosóficas
As leituras mais conhecidas das Investigações Filosóficas partem do pressuposto de que os textos escritos por Wittgenstein entre 1932 e 1934 (Big Typescript e Gramática Filosófica) apresentam as mesmas concepções de ?significado? e ?regras? das Investigações e que, portanto, podem ser utilizados para esclarecer sua compreensão de linguagem e de regras. Como resultado, estas leituras não são capazes de evidenciar as profundas alterações nas concepções de regras e gramática que ocorrem na passagem do período intermediário para a fase madura da obra de Wittgenstein. Propõe-se aqui apresentar a crítica desta posição, evidenciando o papel central que a descrição do uso efetivo da linguagem desempenha nas Investigações e a nova concepção de regras que resulta disto. Pretende-se que o desdobramento desta leitura seja uma nova chave para a leitura da obra de Wittgenstein, em consonância com os trabalhos mais recentes sobre estes temas.
2016 a 2019
-
A Pesquisa em Filosofia no Brasil
O projeto tem por finalidade caracterizar a pesquisa contemporânea em filosofia no Brasil e os instrumentos adequados ao incentivo a sua difusão e qualificação.
2013 a 2016
-
DISSOI LOGOI - Grupo de Pesquisa sobre Filosofia e Linguagem
Propõe-se um debate sobre o confronto entre a perspectiva contemporânea apresentada pela filosofia da linguagem com as diversas áreas para as quais esta se abre, bem como sua relação com os debates sobre linguagem e lógica ao longo da história da filosofia.
Autores: Marcelo Silva de Carvalho
Desde 2008
Universidade de São Paulo
Atualização Lattes em 2023-05
Processado em 2024-07-22