Sandro Luis da Silva
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
E-Mail: sandro.luis@unifesp.br
Resumo
Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), com estágio de pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Sorbonne Paris IV, sob supervisão do Prof. Dr. Dominique Maingueneau Mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2001). Graduado em Letras pela Universidade de São Paulo - licenciatura e bacharelado (1997), e graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1986). Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), no Departamento de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação PROFLETRAS na Universidade de São Paulo. Está desenvolvendo estágio de pós doutorado no CEFET-MG, sob supervisão da Profa. Dra. Ana Elisa Ribeiro, com pesquisa voltada para tecnologias digitais, leitura, escrita e formação continuada de professor da educação básica. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, tecnologias digitais, discurso e formação de professor. É avaliador do INEP e do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Líder do grupo de pesquisa GEPEDTEC (Unifesp/CNPq).
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
SILVA, S. L.;SILVA, SANDRO LUIS;DA SILVA, SANDRO LUIS
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Inglês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Francês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Italiano
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Formação
Doutorado em Língua Portuguesa
A leitura e sua avaliação na formação inicial do professor de Língua Portuguesa: contrastes e confrontos
Língua Portuguesa
Orientação: Anna Maria Marques Cintra
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mestrado em Letras (Letras Clássicas)
A personagem Blimunda em Memorial do Convento de José Saramago: tradição e transgressão
Outras Literaturas Vernáculas
Orientação: Raquel de Sousa Ribeiro
Universidade de São Paulo
1996 a 2001
Graduação em Letras
Licenciado em Letras, Português
Universidade de São Paulo
1990 a 1997
Graduação em Direito
Bacharel em Direito
Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
1982 a 1986
Graduação em Letras
Bacharel em Letras, Português
Universidade de São Paulo
1989 a 1997
Produção
2024
2023
2022
-
-
Gestos de leitura no ambiente virtual: a curadoria na formação inicial do professor (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Sandro Luis da Silva; Francielle de Queiroz Zurdo; Luciana Lopes Benvindo
Fonte: As diferentes linguagens e a divulgação científica: formas de existir, resistir e esperançar no atual contexto da Educação , p. 77
-
-
-
Riscos e rabiscos (2022)
Artigo publicado
Autores: Sandro Luis da Silva; DA SILVA, LUIS HENRIQUE FERREIRA
Fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação , v. 22 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
-
2021
2020
2019
-
-
-
-
-
-
LIVRO DIDÃ?TICO DE LÃ?NGUA PORTUGUESA: UM GÃ?NERO DE DISCURSO MULTIMODAL (2019)
Artigo publicado
Autores: Sandro Luis da Silva; ROCHA, JULIANA SOUZA LOPES HOTT DA
Fonte: Revista Leia Escola , v. 19 , p. 200 - Extrato QUALIS: A4
-
2018
2017
-
-
-
-
O gênero midiático de divulgação científica, discurso e ensino: um olhar para o livro didático de língua portuguesa (2017)
Capítulo de livro publicado
Autores: Sandro Luis da Silva; Jéssica Máximo Garcia; Alciene Carvalho Silva
Fonte: Cadernos de Linguística e Pesquisa em movimento - língua, linguagens, discurso e ensino: reflexões teóricas e práticas , p. 161
-
-
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2003
2002
2001
2000
1998
Atuações
Universidade de São Paulo
-
monitor/professor temporário
1998 a 2001
-
Professor Colaborador
Desde 2023
-
Professor Orientador
Desde 2023
Faculdades Integradas de Ribeirão Pires
-
1997 a 2005
Trevisan Escola de Negócios
-
2004 a 2008
-
celetista
Celetista formal
2008 a 2009
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo
-
Professor
1998 a 2002
Curso e Colégio Universitário/COC
-
professor
1996 a 2001
Sistema Educacional Singular Ativo
-
professor
1988 a 1996
Universidade Municipal de São Caetano do Sul
-
convidado
2007 a 2009
Colégio Ofélia Fonseca
-
horista
2007 a 2008
Faculdade de Tecnologia Americana
-
PROFESSOR
2008 a 2009
-
2008 a 2009
Universidade Federal de Lavras
-
Professor Adjunto
2009 a 2011
-
Professor Adjunto
2009 a 2011
-
Professor Adjunto
2009 a 2011
-
Professor Adjunto
2009 a 2011
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
pesquisador
pesquisador
2004 a 2012
FaSCi-Tech
-
Membro de corpo editorial
Desde 2009
Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Impresso) (Ces
-
Revisor de periódico
Desde 2009
FaSCI-Tech
-
Revisor de periódico
Desde 2009
Universidade Nove de Julho
-
PROFESSOR ADJUNTO
Celetista formal
2010 a 2013
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto
Desde 2012
-
Coordenador da Comissão de Licenciatura
2013 a 2014
-
Vice-Coordenador do Curso de Letras
2013 a 2014
-
Coordenador do Mestrado em Letras
2015 a 2018
-
Professor Adjunto
Desde 2013
-
Professor Adjunto
Desde 2013
-
Professor Adjunto
Desde 2018
-
Professor Adjunto
2019 a 2019
-
Professor Adjunto
2019 a 2019
-
Professor Adjunto
Desde 2020
-
Professor Adjunto
Desde 2023
Revista Olh@ares
-
Revisor de periódico
Desde 2013
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
-
Membro de corpo editorial
Desde 2014
Universidade de Paris-Sorbonne IV
-
Pesquisador
Pesquisador
Desde 2014
Ensino
Orientações e supervisões
Supervisão de pós-doutorado em andamento
Tese de doutorado em andamento
-
RPG em plataformas digitais e suas interfaces com a prática escritora na educação básica
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
A formação docente continuada e o Projeto Político Pedagógico: proposta metodológica para o trabalho em mídia-educação no ensino fundamental - anos finais
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Autoria docente, gêneros de discurso e sala de aula: (possíveis) relações no ensino básico
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Gêneros digitais, linguagem midiática e ensino em uma perspectiva discursiva
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Produção de texto multimodal no ensino fundamental - anos finais: trabalho colaborativo de autoria e multiletramentos
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Letramentos digitais e multiletramentos: possibilidades e desafios da contemporaneidade em escolas públicas municipais
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
Fabrício Augusto Correia da Silva
O uso das tecnologias digitais no processo de alfabetização científica na educação básica
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado em andamento
-
Giorgi Augusto Borges Rodrigues
Argumentação no ensino fundamental anos finais: o trabalho com o artigo de opinião
Mestrado Profissional em Letras
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade de São Paulo
Desde 2024
-
A CRÔNICA LITERÁRIA: O GÊNERO DISCURSIVO PARA DESENVOLVER A HABILIDADE LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Mestrado Profissional em Letras
Universidade de São Paulo
Desde 2023
-
A presença do corpo poético na formação inicial do professor de Artes: um olhar para o Projeto Pedagógico de Curso
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Paula Regina Carvalho Pelegrini
Ampliação das práticas de leitura de textos literários: o gênero memória literária nas aulas de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental Anos Finais
Letras (Letras Clássicas)
Universidade de São Paulo
Desde 2023
-
Vitor Fernando de Barros Sant'Ana
As metodologias ativas em atividades pedagógicas dos professores de Artes de São José dos Campos-SP
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Carolina Guimarães Mazzetti Sá
Novas tecnologias digitais e atividades de leitura: um olhar para prática pedagógica de professores do ensino fundamental anos finais
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Tese de doutorado concluídas
-
Gestos de leitura na Educação Infantil: os desdobramentos do texto literário em livros do PNLD-2018
Educação
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2024
Dissertação de mestrado concluídas
-
A caixa de Pandora: letramento digital na Educação de Jovens e Adultos
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Atividades de leitura de contos na constituição do ethos discursivo do professor de língua portuguesa na perspectiva do multiculturalismo
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Do pornográfico ao artístico: a constituição do ethos discursivo feminino em letras de funk escritas por mulheres
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Pedagogia de Projetos e letramento digital: a competência leitora no Ensino Fundamental II
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Ethos discursivo do professor de língua portuguesa e a interface com as novas tecnologias digitais: um diálogo possível em formação
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Gêneros de discurso e ensino: uma análise do livro didático de língua portuguesa do 2. ciclo do ensino secundário de Angola
Letras
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Fabiana Silva de Paula Alcantara
O livro didático digital de língua portuguesa e os novos letramentos
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Os ethé discursivos da cenografia jurídica: uma análise da petição inicial, da contestação e da sentença
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Heloisa Dandara Ribeiro de Lima
Vídeoaula de língua portuguesa no Youtube: multimodalidade, interatividade e ethos discursivo
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Uilson Nunes de Carvalho Junior
A constituição do ethos discursivo em grupo de gestão acadêmica no WhatsApp
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Ingrid Caroline Albuquerque Candido
Ethos discursivo e (re)construção linguística: do jornalismo on-line para as páginas do Facebook
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Exercícios de linguagem: o ethos discursivo e a competêncai discursiva em questões de Língua Portuguesa do ENEM 1998 e 2016
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
O discurso religioso na mídia
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Karina Huf dos Reis Zachias Soares da Silva
O livro didático digital e o novo contexto de ensino de língua portuguesa
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
A escrita colaborativa em formação a distância de professores de língua portuguesa: o uso da ferramenta wiki
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Aprendizado de línguas na era digital: uma análise do CALL
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Letramentos digitais e terceira idade: contraste e confrontos em novos contextos
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Livros didáticos de língua portuguesa e a formação de leitores a partir de gêneros midiáticos
Letras
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Rita de Cássia Cavalcante de Couto
Mídias e discurso: a constituição do ethos discursivo feminino em programas de entretenimento
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Os gêneros do jornal impresso e suas possíveis contribuições na produção textual no processo de ensino-aprendizagem de língua materna
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
A cena enunciativa em salão de beleza/estética: a constituição do ethos discursivo
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Cena enunciativa salão de beleza/estética: construção do ethos discursivo
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Pandemia em (dis)curso: ethé discursivos do jornal Folha de São Paulo em manchetes e chamadas sobre influenza A (H1N1)
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Mediação pedagógica e as ferramentas midiáticas no processo de ensino e aprendizagem em EaD: o gênero discursivo fórum
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2015
-
O livro didático e as novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa: uma análise comparativa entre o livro impresso e o digital
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2015
-
O uso de aplicados APP para dispositivos móveis no processo de ensino e aprendizagem: o estímulo à leitura
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2015
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado Acadêmico)
Campus Guarulhos
Pesquisa
Faculdades Integradas de Ribeirão Pires
-
PROJETO TEIA DO SABER
projeto da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Atuação como coordenador das atividades desenvolvidas nas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires, durante 16 semanas, com o objetivo de recapacitar professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental e Médio para o trabalho com a língua portuguesa.
2003 a 2003
-
Projeto Tessitura
destinado a estudantes de Letras e à comunidade em geral . Visa ao desenvolvimento de atividades de leitura, interpretação e produção de texto, por meio de oficinas pedagógicas, buscando o aperfeiçoamento profissional para a docência.
Autores: Sandro Luis da Silva, Vanessa Santos Bahia, Mário Ramos Francsco Júnior
1997 a 2005
Faculdade de Tecnologia Americana
Universidade Federal de Lavras
-
A leitura e a produção de texto em interação com as novas tecnologias
Esta pesquisa, cujo tema está voltado para a área de Tecnologia Educacional, objetiva examinar em que medida o professor de Língua Portuguesa da escola básica da rede pública está preparado para utilizar os diferentes mecanismos tecnológicos para auxiliá-lo na prática docente no processo de ensino-aprendizagem de leitura e produção textual. Partindo do pressuposto que a escola necessita cada vez mais aproximar-se da realidade em que estão inseridos os sujeitos do processo, o estudo baseia-se em Kleiman (1992, 1989), Koch (2003, 2005, 2009), Araújo (2005), Harvey (1992), Goergen (2005), Citelli (2001), Ortiz (2003), para analisar os sujeitos e objetos de pesquisa, por meio de pesquisa qualitativa. Por trabalhar com os diferentes gêneros textuais, o estudo será pautado ainda por Bakhtin (1995) e Dionísio (2003). Serão sujeitos desta pesquisa professores da escola básica ? ensino fundamental e médio ? de escolas da região de Lavras, Minas Gerais. A partir da pesquisa predominantemente qualitativa, exploratória, procuraremos constatar a familiaridade ou não do professor de língua portuguesa com as novas tecnologias na prática docente. A partir deste primeiro momento da pesquisa, serão propostas oficinas que promovam o encontro dos docentes com esta nova estratégia de ensino e que vá ao encontro da realidade em que está inserido o professor, estratégia que pode tornar um importante instrumento de motivação para leitura e produção de textos.
Autores: Sandro Luis da Silva, Cirlei Izabel da Silva Paiva, Mario Ramos Francisco Júnior
2010 a 2010
-
Linguagem , Leitura, Ação Comunicativa e Interdisciplinaridade
Esta pesquisa insere-se na perspectiva reflexivo-crítica do papel da leitura das diversas formas de linguagem e seu uso nas situações comunicativas na formação inicial e no desenvolvimento profissional de diferentes áreas do saber, de maneira a verificar como se processa a formação discursiva permeada pela interdisciplinaridade.
Autores: Sandro Luis da Silva, Marco Antonio Villarta Neder
2009 a 2010
Universidade Nove de Julho
-
A constituição do ethos discursivo em músicas de Chico Buarque
A Análise do Discurso tem, a cada dia, conquistado mais espaço nas diferentes áreas do conhecimento, tendo em vista o fato de que, por meio dela, é possível apreender os diferentes sentidos que um texto pode gerar no processo de comunicação. Este projeto de pesquisa objetiva analisar a construção do ethos discursivo, em músicas de Chico Buarque. Para tanto, vale-se de uma abordagem qualitativa, com escolha de um corpus de músicas do autor. A base teórica que fundamentará nossa análise será, sobretudo, Maingueneau e Amossy, no tocante à análise do discurso, Adélia Bezerra de Menezes quanto ao estudo da obra de Chico Buarque. Procuraremos evidenciar como o ?ethos? discursivo se constituem nas composições do autor, levando-se em consideração os aspectos sócio-politicos, a partir do contexto de um regime de repressão (ditadura).
Autores: Sandro Luis da Silva, Cirlei Izabel da Silva Paiva, Lucia Maria de Assis, Marco Antonio Villarta Neder
2012 a 2013
-
Análise discursivo-argumentativa do jornal impresso: ethos na construção da identificação com o leitor na primeira página do jornal Análse discursivo-argumentativa do jornal impresso: ethos na construção da identificação com o leitor na primeira págin
Este projeto de pesquisa visa à análise discursivo-argumentativa das primeiras páginas das edições de Outubro de 2010 dos jornais Folha de São Paulo (Brasil) e Le Monde (França), visando a uma análise da construção da identidade discursiva desses jornais na polêmica instaurada em torno dos dois candidatos para o segundo turno das eleições para presidência no Brasil ? Dilma Rousseff e José Serra. As análises voltam-se para a descrição do ethos discursivo construído nas primeiras páginas das edições de outubro de 2010 dos dois jornais. Os procedimentos teórico-metodológicos desta pesquisa definem-se pela compreensão do interdiscurso como objeto de estudo; pela análise da interrelação dos gêneros jornalísticos no hipergênero primeira página jornalística, considerando, ainda, que, de acordo com Kress e Leeuwn (1996), ao analisarmos a produção de sentido na reportagem jornalística impressa, consideramo-na como texto multimodal, ou seja, aquele que reúne vários códigos em uma mesma mensagem. No caso desta pesquisa, o texto da reportagem será considerado na perspectiva das modalidades de linguagem icônica e linguística. Desse modo, definido como toda a organização de sentido que nasce das interpenetrações entre diferentes códigos, este texto multimodal é formado aqui por duas estruturas básicas: as palavras e aquelas popularizadas como imagens, as fotografia pela consideração da relação ethos/pathos; pelo estudo das marcas enunciativas e da cenografia para análise do ethos; pelo cenário passional como noção de descrição do pathos. Espera-se, ao final, apresentar formulações teóricas sobre categorias de análise para apuração do ethos, bem como mostrar seus resultados por meio de análise de corpus constituído a partir de arquivo.
Autores: Sandro Luis da Silva
2011 a 2013
Universidade Federal de São Paulo
-
Projeto Travessia
Projeto Instituição Multi Campi cujo objetivo é acolher os ingressantes dos diferentes cursos da Universidade. Para cada curso há um coordenador e os alunos-guia (veteranos) que desenvolvem atividades com os calouros (alunos-caminhantes). São atividades coletivas de apresentação do curso, da área de conhecimento, do lattes, dos caminhos acadêmicos, enfim, da vida acadêmica em si.
Autores: Sandro Luis da Silva, Cirlei Izabel da Silva Paiva
2022 a 2023
-
Projeto Monitoria: produção do texto oral e do escrito no contexto (não) educacional
De caráter teórico e prático, as Unidades Curriculares (UC) Análise da Conversação e Leitura Produção Textual I apresentam uma grande carga de leituras e produção de textos, orais e escritos. A primeira UC é oferecida a todos os alunos do curso de Letras, em que são abordados as questões relacionadas à língua falada e à língua escrita, a partir dos estudos do NURC, sobretudo os estudos desenvolvidos por Dino Preti. A UC está dividida em quatro eixos: 1) leitura de textos teóricos; 2) coleta de um depoimento; 3) transcrição do depoimento e realização de exercícios práticos - aplicação das leituras dos textos teóricos e discussões feitas em sala de aula; 4) escrita de um artigo final a partir do corpus (depoimento). A transcrição e os exercícios são feitos em grupo de no máximo 4 alunos; o artigo é feito individualmente. Em relação à segunda UC - Leitura e Produção de Texto I - aos alunos do primeiro semestre de todos os curso de Letras da Unifesp/Guarulhos é apresentado o letramento acadêmico. Eles trabalham com os diferentes gêneros de discurso utilizados na vida acadêmica: memorial, resumo, fichamento, seminário, resenha crítica e pôster. A UC oferece uma alta carga de leitura e de produção textual. Os alunos produzem textos semanais, a fim de desenvolver a habilidade de leitura e de escrita deles. Além disso, esta UC está atrelada à Curricularização, dando a eles a oportunidade de desenvolver uma pesquisa extensão, sempre relacionada à comunidade acadêmica. Nossa experiência de trabalho mostra que a participação de monitores nas UCs foi determinante para a melhora do desempenho dos discentes. Já estive à frente do Projeto de Monitoria há alguns anos e os resultados foram, realmente, muito satisfatórios, tantos para os discentes quanto para os monitores. Nos dois últimos anos, tenho participado de um Projeto com uma colega, mas chegou o momento das UC ministradas por mim terem um projeto projeto próprio, revelando a sua identidade. Tenho projeto de extensão que será vinculados às duas UCs, além de mestrandos e doutorandos nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Unifesp
Autores: Sandro Luis da Silva, Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias
Desde 2022
-
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, A LEITURA E A ESCRITA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DA ESCOLA BÁSICA
O projeto visa oferecer a professores da escola básica subsídios teóricos e práticos reflexões sobre o uso das ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem, as quais estão estão presentes em diferentes plataformas. Para atingir esse objetivo, serão realizados encontros - presenciais e/ou on-line, a fim de discutir conceitos teóricos sobre a interface tecnologias digitais, leitura, escrita e ensino e a aplicação da teoria na prática, levando o professor a (re)pensar suas práticas pedagógicas na escola básica.
Autores: Sandro Luis da Silva, Francielle de Queiroz Zurdo, luciana luca da silva, Tayla Gabriela de Santana Souza, Nicolas Martins Borgo, Helena Scatolo Ambrosio Mathias
Desde 2022
-
Formação de professor, linguagens e saberes em diálogo
O projeto - Formação de professor, linguagens e saberes em diálogo - busca discutir temas relacionados à formação de professores no âmbito da educação infantil, da educação básica e do ensino superior, contemplando, também, a investigação dos processos de ensino e aprendizagem, a fim de desenvolver ações/reflexões e pesquisas que abarquem a formação docente - inicial e continuada - envolvendo a universidade e a escola, repercutindo na comunidade. Além disso, ele pretende fomentar espaços de formação docente, voltada para uma atualização constante, devido às mudanças e às transformações as quais vem ocorrendo em todos os campos do saber. Espera-se com esta pesquisa ampliar o olhar investigativo e crítico de professores da educação infantil, da escola básica e do ensino superior, de modo a propiciar ações pedagógicas inovadoras que atendam à demanda da sociedade contemporânea, em especial aquelas marcadas pelos avanços das novas tecnologias digitais, que precisam fazer parte do prática pedagógica.
Autores: Sandro Luis da Silva, Cirlei Izabel da Silva Paiva, Francielle de Queiroz Zurdo, Luciana Lopes Benvindo, luciana luca da silva
Desde 2023
-
Discurso, novas tecnologias e ensino
O projeto objetiva estudar as interfaces entre discurso, novas tecnologias e ensino (incluindo a formação de professores), valendo-se, sobretudo, dos estudos de Maingueneau, Kensky, Cristal, Coscarelli, Lévy, Freire, Valente. Procura-se analisar os efeitos discursivos que as tecnologias trazem para o processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa.
Autores: Sandro Luis da Silva, Cirlei Izabel da Silva Paiva, Felipe de Souza Costa
Desde 2018
-
O constituição do ethos discursivo em diferentes gêneros midiáticos
O projeto visa analisar os recursos linguístico-discursivos, à luz da análise do discurso, que levam à constituição do ethos discursivo em diferentes gêneros midiáticos, impressos e digitais.
Autores: Sandro Luis da Silva, Cirlei Izabel da Silva Paiva, Ana Elvira Luciano Gebara, Adriano Gonçalves dos Santos, Jéssica Máximo Garcia, Adriana Silvia Vieira, Juliana Souza Lopes Hott, Lilian Moura Toyota, Daniela Soengas, Jeremias Boio Lavista
2014 a 2022
-
Políticas Linguísticas para Educação Escolar Indígena
O objetivo do curso é formar professores e gestores da educação escolar indígena, no que diz respeito à promoção do reconhecimento das línguas indígenas, da valorização e manutenção do uso dessas línguas no âmbito escolar, com vistas a contribuir para a promoção e preservação da identidade linguística dos povos indígenas brasileiros.
Autores: Sandro Luis da Silva, Adriano Gonçalves dos Santos, Rita de Cássia Cavalcante de Couto, Danilo de Souza Araújo, Melissa Moreno de Andrade, Marta Silva Souza, Felipe de Souza Costa
2014 a 2015
Atualização Lattes em 2024-05
Processado em 2024-07-22