Sandro Luis da Silva nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Educação

E-Mail: sandro.luis@unifesp.br


109
40
Pular gráfico
De 2020 a 2024
Trabalhos publicados

Resumo

Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), com estágio de pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Sorbonne Paris IV, sob supervisão do Prof. Dr. Dominique Maingueneau. Mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2001). Graduado em Letras pela Universidade de São Paulo - licenciatura e bacharelado (1997), e graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1986). Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), no Departamento de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação PROFLETRAS na Universidade de São Paulo. Está desenvolvendo estágio de pós doutorado no CEFET-MG, sob supervisão da Profa. Dra. Ana Elisa Ribeiro, com pesquisa voltada para tecnologias digitais e formação continuada de professor da escola básica. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, novas tecnologias digitais, discurso e formação de professor. É avaliador do INEP e do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Líder do grupo de pesquisa GEPEDTEC (Unifesp/CNPq).

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

SILVA, S. L.;SILVA, SANDRO LUIS;DA SILVA, SANDRO LUIS


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Inglês

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Francês

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Italiano

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem


Formação

  • Doutorado em Língua Portuguesa

    A leitura e sua avaliação na formação inicial do professor de Língua Portuguesa: contrastes e confrontos

    Língua Portuguesa

    Orientação: Anna Maria Marques Cintra

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Desde 2008

  • Mestrado em Letras (Letras Clássicas)

    Mestre em Letras, Literatura Portuguesa

    Outras Literaturas Vernáculas

    Orientação: Raquel de Sousa Ribeiro

    Universidade de São Paulo

    1996 a 2001

  • Graduação em Letras

    Licenciado em Letras, Português

    Universidade de São Paulo

    1990 a 1997

  • Graduação em Direito

    Bacharel em Direito

    Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

    1982 a 1986

  • Graduação em licenciatura em letras

    Bacharel em Letras, Português

    Universidade de São Paulo

    1989 a 1997

  • Produção


    2023


    • Autobiografias na Educação de Jovens e Adultos

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Lucimagna Ribeiro

      2023

      Fonte: https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.568 , v. 7 , p. 1

    • As interfaces entre tecnologias digitais e ensino de português para fins específicos

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Uilson Nunes de Carvalho Júnior

      2023

      Fonte: Cenas Educacionais , v. 5 , p. 1

    • Formação docente continuada no Projeto Formação da cidade

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Alexandre Passos Bitencourt

      2023

      Fonte: LEIA ESCOLA , v. 23 , p. 81

    • Gestos de leitura na educação: desafios e possibilidades

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2023

      Fonte:

    • Linguagens em movimento: aprendizagem e formação na prática . Reflexões sobre a teoria e a prática

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2023

      Fonte:

    • Pesquisa, Formação de professor e fazer docente

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Francielle de Queiroz Zurdo

      2023

      Fonte:

    • Livro didático de língua portuguesa: interação e produção textual

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2023

      Fonte: Lingugens em movimento: aprendizagem e formação na prática . Reflexões sobre a teoria e a prática , p. 35


    2022


    • A diversidade cultural no sorriso da leitura na Educação Infantil

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Francielle de Queiroz Zurdo

      2022

      Fonte: Redin - Revista Educacional Interdisciplinar , v. 11 , p. 215

    • Leitura e novas tecnologias digitais na voz do professor da escola básica

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Raimundo Nonato de Oliveira

      2022

      Fonte: LINGU@ NOSTR@ - REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DE GRAMÁTICA E DE LINGUÍSTICA , v. 10 , p. 165

    • Riscos e rabiscos

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; DA SILVA, LUIS HENRIQUE FERREIRA

      Conteúdo completo

      2022

      Fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação , v. 22 , p. 1

    • Linguagens e Saberes em contextos formativos: perspectivas diversas para a comunicação e a construção do conhecimento

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2022

      Fonte:

    • Tecnologias Digitais, discurso, leitura e texto literários sob a perspectiva dos gestos de leitura

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2022

      Fonte: Linguagens e Saberes em contextos formativos: perspectivas diversas para a comunicação e a construção do conhecimento , p. 93

    • Gestos de leitura no ambiente virtual: a curadoria na formação inicial do professor

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Francielle de Queiroz Zurdo; Luciana Lopes Benvindo

      2022

      Fonte: As diferentes linguagens e a divulgação científica: formas de existir, resistir e esperançar no atual contexto da Educação , p. 77


    2021


    • OFICINA DE ESCRITA DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA 11a. CLASSE DE ANGOLA: A PRODUÇÃO DE TEXTO ARGUMENTATIVO

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Jeremias Boio Lavista

      2021

      Fonte: CADERNOS DISCURSIVOS , v. 1 , p. 105

    • O ENSINO PRESENCIAL AO ENSINO REMOTO:A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO DE ALUNO DE 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Moisés Moreira da Silva

      2021

      Fonte: Fólio - Revista de Letras , v. 12 , p. 667


    2020


    • JOGOS ELETRÔNICOS E USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: A LEITURA EM FOCO

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Eliane Pereira Sousa

      2020

      Fonte: HIPERTEXTOS REVISTA DIGITAL , v. 2 , p. 4

    • Livro didático digital de língua portuguesa e atividade de leitura

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2020

      Fonte: VIA LITTERAE , v. 12 , p. 9

    • Apresentação do volume

      Artigo publicado

      Autores: Dieli Vesaro Palma; Sandro Luis da Silva

      2020

      Fonte: VIA LITTERAE , v. 12 , p. 5


    2019


    • Estilo e livro didático: a construção do ethos discursivo

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2019

      Fonte: Diálogo das Letras , v. 8 , p. 127

    • Novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: desafios e possibilidades

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2019

      Fonte: Revista Matraga , v. 26 , p. 415

    • O ethos discursivo em O Jornal das Senhoras: a voz feminina no século XIX

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2019

      Fonte: REVISTA DISSOL - DISCURSO, SOCIEDADE E LINGUAGEM , v. 5 , p. 182

    • Reflexões sobre o letramento acadêmico

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2019

      Fonte: Revista Eventos Pedagógicos , v. 10 , p. 934

    • Discurso, formação de professor e ensino: o ethos discursivo

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2019

      Fonte: VERBUM - Cadernos de Pós Graduação , v. 8 , p. 138

    • LIVRO DIDÃ?TICO DE LÃ?NGUA PORTUGUESA: UM GÃ?NERO DE DISCURSO MULTIMODAL

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; ROCHA, JULIANA SOUZA LOPES HOTT DA

      Conteúdo completo

      2019

      Fonte: Revista Leia Escola , v. 19 , p. 200

    • Formação inicial e continuada de professor face às tecnologias digitais

      Artigo publicado

      Autores: Cirlei Izabel da Silva Paiva; Sandro Luis da Silva

      2019

      Fonte: Fólio - Revista de Letras , v. 11 , p. 691


    2018


    • Multimodalidade na escrita de artigos científicos: aspectos teórico-analíticos e contribuição para o ensino

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Vanda Maria da Silva Elias

      2018

      Fonte: Revista Linha D´Água , v. 31 , p. 115

    • discurso e música: a constituição do ethos discursivo do idoso na sociedade contemporânea

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Adriano Gonçalves dos Santos

      2018

      Fonte: INTERLETRAS (DOURADOS) , v. 8 , p. 1

    • Propostas de produção de textos em livros didáticos de língua portuguesa: desafios para a prática docente na contemporaneidade

      Artigo publicado

      Autores: Janayna Bertollo Cozer Casotti; Sandro Luis da Silva

      2018

      Fonte: Diálogo das Letras , v. 7 , p. 147

    • Reflexões sobre as interfaces entre discurso, formação de professor e ensino: o relatório de estágio supervisionado

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2018

      Fonte: PROLÍNGUA (JOÃO PESSOA) , v. 13 , p. 58

    • Práticas Colaborativas de escrita via internet em formação continuada de professores: o papel do leitor-autor

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Adriana Silvia Vieira

      2018

      Fonte: MUITAS VOZES , v. 7 , p. 237


    2017


    • Práticas de leitura em sala de aula: em busca de sentidos

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Vanda Maria da Silva Elias

      2017

      Fonte: Percursos Linguísticos (UFES) , v. 7 , p. 303

    • Anáfora, catáfora e discurso: o gênero notícia jornalística em foco

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2017

      Fonte: REVISTA DE LETRAS NORTE@MENTOS , v. 10 , p. 76

    • Argumentação, estilo e ethos discursivo no discurso literário: o poema 'Cada vez mais', de Rodrigo Bró em foco

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2017

      Fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação , v. 1 , p. 174

    • Políticas Linguísticas e Educação Escolar Indígena

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Indaiá Bassani

      2017

      Fonte:

    • Políticas linguísticas, discurso e formação de professor: um foco na educação escolar indígena

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2017

      Fonte: Políticas Linguísticas e Educação Escolar Indígena , p. 91

    • O gênero midiático de divulgação científica, discurso e ensino: um olhar para o livro didático de língua portuguesa

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Jéssica Máximo Garcia; Alciene Carvalho Silva

      2017

      Fonte: Cadernos de Linguística e Pesquisa em movimento - língua, linguagens, discurso e ensino: reflexões teóricas e práticas , p. 161


    2016


    • Tecnologia, língua e arte: caminhos cruzados, reflexão possível

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2016

      Fonte: Artefactum (Rio de Janeiro) , v. VIII , p. 1

    • Breves notas sobre leitura e avaliação na formação inicial do professor língua materna

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2016

      Fonte: Caminhos em Linguística Aplicada , v. 14 , p. 1

    • Educação a Distância e as novas tecnologias: interação e multimodalidade na construção do conhecimento

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Valéria Espanha Alves

      2016

      Fonte: Revista Língu@ Nostr@ , v. 4 , p. 138

    • Do ethos retórico ao ethos discursivo: o idoso e a persuasão na campanha política presidencial brasileira em 2014

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Adriano Gonçalves dos Santos

      2016

      Fonte: Revista Porto de Letras , v. 2 , p. 37

    • Reflexões sobre o desafio das novas tecnologias na escola básica

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2016

      Fonte: Intertexto (Uberaba) , v. 9 , p. 1

    • Ethos e estilo na poética de Francisco Alvim

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2016

      Fonte: Estilo, Éthos e Enunciação , p. 145

    • A multimodalidade e oa efeitos discursivos em livro didático de língua portuguesa

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2016

      Fonte: Anais do II SEDIAR , p. 4400


    2015


    • Discurso, mídias e ensino: caminhos possíveis

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2015

      Fonte: Revista Linha D'Água , v. 1 , p. 159

    • A homilia papal de 2014: congruências entre enunciação e ethos discursivo

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2015

      Fonte: Intersecções (Jundiaí) , v. 1 , p. 21

    • O ethos discursivo em O Jornal das Senhoras: o processo de ruptura e continuidade

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2015

      Fonte: Interdisciplinar : Revista de Estudos em Língua e Literatura , v. 22 , p. 191

    • O idoso e o ethos discursivo em anúncio publicitário

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Adriano Gonçalves dos Santos

      2015

      Fonte: Entremeios , v. 11 , p. 137

    • O ethos discursivo em cantigas de Santa Maria de Afonso X

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2015

      Fonte: Textos da memória e a memória de textos , p. 316

    • Estilo, ensino e livro didático: algumas reflexões

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2015

      Fonte: Estilística: texto, discurso e ensino , p. 1

    • Mídias e tecnologias no ensino: desafios, caminhos, possibilidades

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2015

      Fonte: Anais do 6. Seminário Internacional de Linguística , p. 20

    • Discurso, mídias e ensino: desafios presentes, caminhos possíveis

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2015

      Fonte: Caderno de Resumos e Programação , p. 124


    2014


    • Notas sobre análise linguística em sala de aula

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2014

      Fonte: Revista Querubim , v. 3 , p. 4

    • A universidade e o compromisso com a educacao continuada

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2014

      Fonte: Revista Olhares , v. 2 , p. 277

    • a producao textual: o resumo e as operacoes linguisticas na pratica universitaria

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2014

      Fonte: RevLet: Revista Virtual de Letras , v. 6 , p. 110

    • Breves notas sobre o desafio das novas tecnologias na leitura e produção textual na escola básica

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2014

      Fonte: Revista Tecnologias na Educação , v. 1 , p. 112

    • Algumas considerações sobre o memorial de leitura e a construção do ethos discursivo na formação inicial do professor de língua portuguesa

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2014

      Fonte: Diálogo das Letras , v. 3 , p. 5

    • Santareno: o texto dramático, a oralidade e a constituição do ethos discursivo

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2014

      Fonte: O teatro de Bernardo Santareno , p. 207

    • A oralidade no texto escrito: A Resposta, Kathryn Stockett em foco

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2014

      Fonte: Revista Todas as Musas , p. 203


    2013


    • Atividades de lingua(gem) no livro didático: a tira cômica em foco

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2013

      Fonte: Revista Letras Raras , v. 2 , p. 34

    • Relato de experiência: o gênero resumo acadêmico em foco

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2013

      Fonte: Leia Escola (UFCG) , v. 13 , p. 60

    • Práticas de leitura no curso superior: a formação do professor leitor

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2013

      Fonte: Diálogos, lingu(agem) e ensino em práticas sociais , p. 47

    • A notícia jornalística e o ethos discursivo: a primeira página do jornal em foco

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2013

      Fonte: Anais do XI Congresso Internacional da ABRAPT e V Congresso Internacional de Tradutores , p. 513

    • O gênero tirinha no livro didático de português: texto ou pretexto para o ensino de língua materna?,

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2013

      Fonte: Cadernos de Resumo das 2. Jornadas Internacionais de História em Quadrinhos , p. 51

    • O gênero discursivo memorial de leitura e a constituição do ethos discursivo do aluno de licenciatura em Letras

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2013

      Fonte: Caderno de Programação e Resumo do II Conel , p. 103

    • O gênero discursivo memorial: o aluno de licenciatura em educação física em foco

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2013

      Fonte: Anais do SILEL , p. 1

    • A leitura numa perspectiva (inter)disciplinar pode dar certo...

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Cirlei Izabel da Silva Paiva

      2013

      Fonte: Revista Bem Legal , v. 3 , p. 74

    • O PORTFÓLIO E O ETHOS DISCURSIVO: REFLEXÕES SOBRE UMA ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA FINS ESPECÍFICOS

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2013

      Fonte: Intersecções (Jundiaí) , v. 6 , p. 192

    • A escrita colaborativa e as novas tecnologias: relato de experiência

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2013

      Fonte: Domínios de Lingu@Gem , v. 7 , p. 245

    • A constituição do ethos discursivo em textos do gênero memorial por alunos de um curso de tradutor e intérprete

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2013

      Fonte: Caminhos em Linguística Aplicada , v. 7 , p. 26


    2012


    • Tradução, Interpretação e Discursos: contrastes e confrontos discursivos

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2012

      Fonte:

    • A leitura nos caminhos da formação inicial do professor de Língua Portuguesa

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Cirlei Izabel da Silva Paiva; Sandro Luis da Silva

      2012

      Fonte: A pesquisa e o ensino em Língua Portuguesa sob diferentes olhares , p. 165

    • O ethos discursivo na primeira página do jornal:

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2012

      Fonte: Tradução, Interpretação e Discursos: contrastes e confrontos discursivos , p. 36

    • O portólio eletrônico como estratégia de produção textual em curso de Tradutor e Intérprete

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2012

      Fonte: Anais do SIELP , p. 1

    • Memorial de Leitura: a constituição do ethos discursivo do aluno de letras

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2012

      Fonte: Programação do 60. Seminário do GEL

    • DISCURSO JORNALÍSTICO: A PRIMEIRA PÁGINA DO JORNAL, ETHOS DISCURSIVO E O LEITOR

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2012

      Fonte: A internacionalização da pesquisa acadêmica , p. 298

    • As relações entre educação e judicialização: reflexões

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Cirlei Izabel da Silva Paiva

      2012

      Fonte: jus agendi , v. 2 , p. 28

    • REFLEXÕES SOBRE UMA ATIVIDADE DE LEITURA E DE ESCRITA EM UMA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

      Artigo publicado

      Autores: Cirlei Izabel da Silva Paiva; Sandro Luis da Silva

      2012

      Fonte: Caminhos em Linguística Aplicada , v. 5 , p. 96-119

    • Atividade com Projeto: uma estratégia de escrita e de leitura no processo de ensino-aprendizagem

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2012

      Fonte: Revista Bem Legal , v. 2 , p. 72

    • Leitura e avaliação: reflexões

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Cirlei Izabel da Silva Paiva

      2012

      Fonte: Revista Querubim , v. 2 , p. 122


    2011


    • Análise discursivo-argumentativa de notícia jornalística: ethos e pathos na construção da identificação com o leitor na primeira página do jornal

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2011

      Fonte: IV Seminário Internacional de linguistica - discurso, gênero e memória , p. 358

    • A formação discursiva, trajetos sociais de sentido e construção de identidades em notícias jornalísticas no período militar no Brasil

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2011

      Fonte: Caderno de Programação e Resumos do I CITeD , p. 92

    • A Leitura e Ação Comunicativa Numa Perspectiva Educacional

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva; Cirlei Izabel da Silva Paiva

      2011

      Fonte: Formação cientifica no desenvolvimento do pais , p. 255

    • A CHARGE COMO UM (PRÉ) TEXTO PARA A LEITURA E A PRODUÇÃO TEXTUAL: A DESCRIÇÃO

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2011

      Fonte: Anais do SIELP , p. 787

    • As marcas discursivas em notícias jornalísticas: contrastes e confrontos

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2011

      Fonte: ENELIN - o discurso e as línguas , p. 46

    • A primeira página de jornal: a constituição do ethos e do pathos discursivos

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2011

      Fonte: Caderno de Resumo

    • A produção textual em aula de língua portuguesa para fins específicos: o portfólio como estratégia de (auto)avaliação

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2011

      Fonte: Programação do 59. Seminário do GEK

    • A constituição do ethos no blog: o texto jornalístico em foco

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Cirlei Izabel da Silva Paiva

      2011

      Fonte: Intersecções (Jundiaí) , v. 2 , p. 203

    • Do jornal ao blog: uma leitura dialógica do texto jornalístico

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Cirlei Izabel da Silva Paiva

      2011

      Fonte: FaSCi-Tech , v. 1 , p. 58

    • A leitura na formação inicial do professor: o formador em cena

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva; Cirlei Izabel da Silva Paiva

      2011

      Fonte: Interfaces da Educação , v. 2 , p. 46


    2010


    • Nos caminhos do professor universitário

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2010

      Fonte: Autobiografias na (re)constituição de identidades de professores de língua: o olhar crítico-reflexivo , p. 321

    • O chat educacional: relato de experiência com o gênero no curso superior

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2010

      Fonte: Linguagem, tecnologia e educação , p. 83

    • Das letras aos números numa perspectiva interdisciplinar: uma experiências no curso de licenciatura em Matemática

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2010

      Fonte: Anais do XV ENDIPE

    • O portfólio como estratégia de produção textual em aula de língua portuguesa

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2010

      Fonte: Anais do 13. Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa , p. 6

    • Das aos números numa perspectiva interdisciplinar - uma experiência no curso de licenciatura em Matemática

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2010

      Fonte: Anais do XV ENDIPE , p. 26

    • Nos (des)caminhos da leitura face às novas tecnologias - reflexões

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2010

      Fonte: FaSCi-Tech , v. 01 , p. 86

    • Leitura e novas tecnologicas: o chat educacional em foco

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2010

      Fonte: Revista Querubim , v. 10 , p. 120


    2009


    • A leitura na formação inicial do professor - o formador em cena

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2009

      Fonte: Simpósio de Estudos Linguisticos e Literários , p. 69

    • O chat educacional: relato de uma experiência com o gênero textual no curso superior

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2009

      Fonte: Hipertexto - livro de resumos , p. 186


    2008


    • O diálogo entre a notícia de jornal e o editorial no espaço biblioteca: apropriação do conhecimento

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2008

      Fonte: Seminário Nacional O Professor e a Leitura do Jornal , p. 1


    2007


    • Projetos Investigativos e leitura: uma experiência educacional

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2007

      Fonte: Anais do I Simpósio de Estudos Lingüísticos e Literário , p. 5


    2006


    • A leitura na formação inicial do professor de língua portuguesa

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2006

      Fonte: Caderno de Resumos e Programação , p. 184


    2003


    • Dois olhares para a intersecção do amor: diálogo de Bandeira

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2003

      Fonte: anais , p. ?


    2002


    • Na trilha da intertextualidade: o teatro de Jaime Gralheiro

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2002

      Fonte: 50. Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo , p. 134


    2001


    • A imagem feminina na história e na literatura medieval

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2001

      Fonte: I Encontro Internacional: a representação da imagem feminina , p. 89

    • Um olhar intertextual na Barca do Mestre Gil

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2001

      Fonte: Revista Mackenzie: educacao, arte e historia da cultura , p. 77

    • E agora, José? um discurso luso-intertextual-brasileiro

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2001

      Fonte: Caderno de Língua e Literatura Letras & Letras , v. 3 , p. 12


    2000


    • Onde Vaz, Luís? a voz no teatro numa peregrinação no estudo da intertextualidade

      Artigo publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2000

      Fonte: Cadernos de Estudos Municipais , v. 1 , p. 9


    1998


    • José Saramago: breves considerações biobibliográficas

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Sandro Luis da Silva

      1998

      Fonte: SARAMAGO SEGUNDO TERCEIROS , p. 9

    • Anfitrião plautino: um pré-texto para a dualidade amorosa de Camões. Um estudo de intertextualidade

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sandro Luis da Silva

      1998

      Fonte: Anais do I Congresso Internacional de Estudos Camonianos , p. 435

    Atuações

    Universidade de São Paulo

    • monitor/professor temporário

      1998 a 2001

    • Professor Colaborador

      Desde 2023

    • Professor Orientador

      Desde 2023

    Faculdades Integradas de Ribeirão Pires

    • 1997 a 2005

    Trevisan Escola de Negócios

    • 2004 a 2008

    • celetista

      Celetista formal

      2008 a 2009

    Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo

    • Professor

      1998 a 2002

    Curso e Colégio Universitário/COC

    • professor

      1996 a 2001

    Sistema Educacional Singular Ativo

    • professor

      1988 a 1996

    Universidade Municipal de São Caetano do Sul

    • convidado

      2007 a 2009

    Colégio Ofélia Fonseca

    • horista

      2007 a 2008

    Faculdade de Tecnologia Americana

    • PROFESSOR

      2008 a 2009

    • 2008 a 2009

    Universidade Federal de Lavras

    • Professor Adjunto

      2009 a 2011

    • Professor Adjunto

      2009 a 2011

    • Professor Adjunto

      2009 a 2011

    • Professor Adjunto

      2009 a 2011

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • pesquisador

      pesquisador

      2004 a 2012

    FaSCi-Tech

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2009

    Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Impresso) (Ces

    • Revisor de periódico

      Desde 2009

    FaSCI-Tech

    • Revisor de periódico

      Desde 2009

    Universidade Nove de Julho

    • PROFESSOR ADJUNTO

      Celetista formal

      2010 a 2013

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Adjunto

      Desde 2012

    • Coordenador da Comissão de Licenciatura

      2013 a 2014

    • Vice-Coordenador do Curso de Letras

      2013 a 2014

    • Coordenador do Mestrado em Letras

      2015 a 2018

    • Professor Adjunto

      Desde 2013

    • Professor Adjunto

      Desde 2013

    • Professor Adjunto

      Desde 2018

    • Professor Adjunto

      2019 a 2019

    • Professor Adjunto

      2019 a 2019

    • Professor Adjunto

      Desde 2020

    • Professor Adjunto

      Desde 2023

    Revista Olh@ares

    • Revisor de periódico

      Desde 2013

    EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2014

    Universidade de Paris-Sorbonne IV

    • Pesquisador

      Pesquisador

      Desde 2014

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Supervisão de pós-doutorado em andamento

    Tese de doutorado em andamento

    • Bruna Eduarda Ignácio

      RPG em plataformas digitais e suas interfaces com a prática escritora na educação básica

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Alexandre Passos Bitencourt

      A formação docente continuada e o Projeto Político Pedagógico: proposta metodológica para o trabalho em mídia-educação no ensino fundamental - anos finais

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Maria Alice de Castro Alves

      Gêneros digitais, linguagem midiática e ensino em uma perspectiva discursiva

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Raquel Santos Zandonadi

      Autoria docente, gêneros de discurso e sala de aula: (possíveis) relações no ensino básico

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Susanne Elfriede Memmel

      Produção de texto multimodal no ensino fundamental - anos finais: trabalho colaborativo de autoria e multiletramentos

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Fabrício Augusto Correia da Silva

      O uso das tecnologias digitais no processo de alfabetização científica na educação básica

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    • Luciana Lopes Benvindo

      Letramentos digitais e multiletramentos: possibilidades e desafios da contemporaneidade em escolas públicas municipais

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Luciana Luca da Silva

      A presença do corpo poético na formação inicial do professor de Artes: um olhar para o Projeto Pedagógico de Curso

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Paula Regina Carvalho Pelegrini

      Ampliação das práticas de leitura de textos literários: o gênero memória literária nas aulas de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental Anos Finais

      Letras (Letras Clássicas)

      Universidade de São Paulo

      Desde 2023

    • Regina Alves da Silva

      A CRÔNICA LITERÁRIA: O GÊNERO DISCURSIVO PARA DESENVOLVER A HABILIDADE LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

      Mestrado Profissional em Letras

      Universidade de São Paulo

      Desde 2023

    • Vitor Fernando de Barros Sant'Ana

      As metodologias ativas em atividades pedagógicas dos professores de Artes de São José dos Campos-SP

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Carolina Guimarães Mazzetti Sá

      Novas tecnologias digitais e atividades de leitura: um olhar para prática pedagógica de professores do ensino fundamental anos finais

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    Tese de doutorado concluídas

    • Francielle de Queiroz Zurdo

      Gestos de leitura na Educação Infantil: os desdobramentos do texto literário em livros do PNLD-2018

      Educação

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2024

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Camila Martins Pereira

      Pedagogia de Projetos e letramento digital: a competência leitora no Ensino Fundamental II

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Deivide da Silva Fonseca

      Do pornográfico ao artístico: a constituição do ethos discursivo feminino em letras de funk escritas por mulheres

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Lucimagna Ribeiro da Costa

      A caixa de Pandora: letramento digital na Educação de Jovens e Adultos

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Moisés Moreira da Silva

      Atividades de leitura de contos na constituição do ethos discursivo do professor de língua portuguesa na perspectiva do multiculturalismo

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Raimundo Nonato de Oliveira

      Ethos discursivo do professor de língua portuguesa e a interface com as novas tecnologias digitais: um diálogo possível em formação

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Jeremias Abel Graciano Boio

      Gêneros de discurso e ensino: uma análise do livro didático de língua portuguesa do 2. ciclo do ensino secundário de Angola

      Letras

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Fabiana Silva de Paula Alcantara

      O livro didático digital de língua portuguesa e os novos letramentos

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Fernando Leandro de Souza

      Os ethé discursivos da cenografia jurídica: uma análise da petição inicial, da contestação e da sentença

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Heloisa Dandara Ribeiro de Lima

      Vídeoaula de língua portuguesa no Youtube: multimodalidade, interatividade e ethos discursivo

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Beatriz Silva Rocha

      Exercícios de linguagem: o ethos discursivo e a competêncai discursiva em questões de Língua Portuguesa do ENEM 1998 e 2016

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Ingrid Caroline Albuquerque Candido

      Ethos discursivo e (re)construção linguística: do jornalismo on-line para as páginas do Facebook

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Karina Huf dos Reis Zachias Soares da Silva

      O livro didático digital e o novo contexto de ensino de língua portuguesa

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Marta Silva Souza

      O discurso religioso na mídia

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Uilson Nunes de Carvalho Junior

      A constituição do ethos discursivo em grupo de gestão acadêmica no WhatsApp

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Adriana Silvia Vieira

      A escrita colaborativa em formação a distância de professores de língua portuguesa: o uso da ferramenta wiki

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Adriano Gonçalves dos Santos

      Letramentos digitais e terceira idade: contraste e confrontos em novos contextos

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Alciene Carvalho Silva

      Os gêneros do jornal impresso e suas possíveis contribuições na produção textual no processo de ensino-aprendizagem de língua materna

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Murilo Dominguez Gouveia

      Aprendizado de línguas na era digital: uma análise do CALL

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Rita de Cássia Cavalcante de Couto

      Mídias e discurso: a constituição do ethos discursivo feminino em programas de entretenimento

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Jéssica Máximo Garcia

      Livros didáticos de língua portuguesa e a formação de leitores a partir de gêneros midiáticos

      Letras

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Danilo Araujo Souza

      A cena enunciativa em salão de beleza/estética: a constituição do ethos discursivo

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Danilo Araujo de Souza

      Cena enunciativa salão de beleza/estética: construção do ethos discursivo

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Felipe de Souza Costa

      Pandemia em (dis)curso: ethé discursivos do jornal Folha de São Paulo em manchetes e chamadas sobre influenza A (H1N1)

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Juliana Souza Lopes Hott

      O livro didático e as novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa: uma análise comparativa entre o livro impresso e o digital

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2015

    • Lilian Toyota

      O uso de aplicados APP para dispositivos móveis no processo de ensino e aprendizagem: o estímulo à leitura

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2015

    • Valéria Espanha Alves

      Mediação pedagógica e as ferramentas midiáticas no processo de ensino e aprendizagem em EaD: o gênero discursivo fórum

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2015

    Gestão

    Universidade Federal de São Paulo

    • Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado Acadêmico)

      Campus Guarulhos

    Pesquisa

    Faculdades Integradas de Ribeirão Pires

    • PROJETO TEIA DO SABER

      projeto da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Atuação como coordenador das atividades desenvolvidas nas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires, durante 16 semanas, com o objetivo de recapacitar professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental e Médio para o trabalho com a língua portuguesa.

      Autores: Sandro Luis da Silva, Vanessa Santos Bahia, Mário Ramos Francsco Júnior

      2003 a 2003

    • Projeto Tessitura

      destinado a estudantes de Letras e à comunidade em geral . Visa ao desenvolvimento de atividades de leitura, interpretação e produção de texto, por meio de oficinas pedagógicas, buscando o aperfeiçoamento profissional para a docência.

      Autores: Sandro Luis da Silva, Cirlei Izabel da Silva Paiva, Mario Ramos Francisco Júnior

      1997 a 2005

    Faculdade de Tecnologia Americana

    Universidade Federal de Lavras

    • A leitura e a produção de texto em interação com as novas tecnologias

      Esta pesquisa, cujo tema está voltado para a área de Tecnologia Educacional, objetiva examinar em que medida o professor de Língua Portuguesa da escola básica da rede pública está preparado para utilizar os diferentes mecanismos tecnológicos para auxiliá-lo na prática docente no processo de ensino-aprendizagem de leitura e produção textual. Partindo do pressuposto que a escola necessita cada vez mais aproximar-se da realidade em que estão inseridos os sujeitos do processo, o estudo baseia-se em Kleiman (1992, 1989), Koch (2003, 2005, 2009), Araújo (2005), Harvey (1992), Goergen (2005), Citelli (2001), Ortiz (2003), para analisar os sujeitos e objetos de pesquisa, por meio de pesquisa qualitativa. Por trabalhar com os diferentes gêneros textuais, o estudo será pautado ainda por Bakhtin (1995) e Dionísio (2003). Serão sujeitos desta pesquisa professores da escola básica ? ensino fundamental e médio ? de escolas da região de Lavras, Minas Gerais. A partir da pesquisa predominantemente qualitativa, exploratória, procuraremos constatar a familiaridade ou não do professor de língua portuguesa com as novas tecnologias na prática docente. A partir deste primeiro momento da pesquisa, serão propostas oficinas que promovam o encontro dos docentes com esta nova estratégia de ensino e que vá ao encontro da realidade em que está inserido o professor, estratégia que pode tornar um importante instrumento de motivação para leitura e produção de textos.

      Autores: Sandro Luis da Silva, Marco Antonio Villarta Neder

      2010 a 2010

    • Linguagem , Leitura, Ação Comunicativa e Interdisciplinaridade

      Esta pesquisa insere-se na perspectiva reflexivo-crítica do papel da leitura das diversas formas de linguagem e seu uso nas situações comunicativas na formação inicial e no desenvolvimento profissional de diferentes áreas do saber, de maneira a verificar como se processa a formação discursiva permeada pela interdisciplinaridade.

      Autores: Sandro Luis da Silva, Cirlei Izabel da Silva Paiva, Lucia Maria de Assis, Marco Antonio Villarta Neder

      2009 a 2010

    Universidade Nove de Julho

    • A constituição do ethos discursivo em músicas de Chico Buarque

      A Análise do Discurso tem, a cada dia, conquistado mais espaço nas diferentes áreas do conhecimento, tendo em vista o fato de que, por meio dela, é possível apreender os diferentes sentidos que um texto pode gerar no processo de comunicação. Este projeto de pesquisa objetiva analisar a construção do ethos discursivo, em músicas de Chico Buarque. Para tanto, vale-se de uma abordagem qualitativa, com escolha de um corpus de músicas do autor. A base teórica que fundamentará nossa análise será, sobretudo, Maingueneau e Amossy, no tocante à análise do discurso, Adélia Bezerra de Menezes quanto ao estudo da obra de Chico Buarque. Procuraremos evidenciar como o ?ethos? discursivo se constituem nas composições do autor, levando-se em consideração os aspectos sócio-politicos, a partir do contexto de um regime de repressão (ditadura).

      Autores: Sandro Luis da Silva

      2012 a 2013

    • Análise discursivo-argumentativa do jornal impresso: ethos na construção da identificação com o leitor na primeira página do jornal Análse discursivo-argumentativa do jornal impresso: ethos na construção da identificação com o leitor na primeira págin

      Este projeto de pesquisa visa à análise discursivo-argumentativa das primeiras páginas das edições de Outubro de 2010 dos jornais Folha de São Paulo (Brasil) e Le Monde (França), visando a uma análise da construção da identidade discursiva desses jornais na polêmica instaurada em torno dos dois candidatos para o segundo turno das eleições para presidência no Brasil ? Dilma Rousseff e José Serra. As análises voltam-se para a descrição do ethos discursivo construído nas primeiras páginas das edições de outubro de 2010 dos dois jornais. Os procedimentos teórico-metodológicos desta pesquisa definem-se pela compreensão do interdiscurso como objeto de estudo; pela análise da interrelação dos gêneros jornalísticos no hipergênero primeira página jornalística, considerando, ainda, que, de acordo com Kress e Leeuwn (1996), ao analisarmos a produção de sentido na reportagem jornalística impressa, consideramo-na como texto multimodal, ou seja, aquele que reúne vários códigos em uma mesma mensagem. No caso desta pesquisa, o texto da reportagem será considerado na perspectiva das modalidades de linguagem icônica e linguística. Desse modo, definido como toda a organização de sentido que nasce das interpenetrações entre diferentes códigos, este texto multimodal é formado aqui por duas estruturas básicas: as palavras e aquelas popularizadas como imagens, as fotografia pela consideração da relação ethos/pathos; pelo estudo das marcas enunciativas e da cenografia para análise do ethos; pelo cenário passional como noção de descrição do pathos. Espera-se, ao final, apresentar formulações teóricas sobre categorias de análise para apuração do ethos, bem como mostrar seus resultados por meio de análise de corpus constituído a partir de arquivo.

      Autores: Sandro Luis da Silva, Cirlei Izabel da Silva Paiva

      2011 a 2013

    Universidade Federal de São Paulo

    • Projeto Monitoria: produção do texto oral e do escrito no contexto (não) educacional

      De caráter teórico e prático, as Unidades Curriculares (UC) Análise da Conversação e Leitura Produção Textual I apresentam uma grande carga de leituras e produção de textos, orais e escritos. A primeira UC é oferecida a todos os alunos do curso de Letras, em que são abordados as questões relacionadas à língua falada e à língua escrita, a partir dos estudos do NURC, sobretudo os estudos desenvolvidos por Dino Preti. A UC está dividida em quatro eixos: 1) leitura de textos teóricos; 2) coleta de um depoimento; 3) transcrição do depoimento e realização de exercícios práticos - aplicação das leituras dos textos teóricos e discussões feitas em sala de aula; 4) escrita de um artigo final a partir do corpus (depoimento). A transcrição e os exercícios são feitos em grupo de no máximo 4 alunos; o artigo é feito individualmente. Em relação à segunda UC - Leitura e Produção de Texto I - aos alunos do primeiro semestre de todos os curso de Letras da Unifesp/Guarulhos é apresentado o letramento acadêmico. Eles trabalham com os diferentes gêneros de discurso utilizados na vida acadêmica: memorial, resumo, fichamento, seminário, resenha crítica e pôster. A UC oferece uma alta carga de leitura e de produção textual. Os alunos produzem textos semanais, a fim de desenvolver a habilidade de leitura e de escrita deles. Além disso, esta UC está atrelada à Curricularização, dando a eles a oportunidade de desenvolver uma pesquisa extensão, sempre relacionada à comunidade acadêmica. Nossa experiência de trabalho mostra que a participação de monitores nas UCs foi determinante para a melhora do desempenho dos discentes. Já estive à frente do Projeto de Monitoria há alguns anos e os resultados foram, realmente, muito satisfatórios, tantos para os discentes quanto para os monitores. Nos dois últimos anos, tenho participado de um Projeto com uma colega, mas chegou o momento das UC ministradas por mim terem um projeto projeto próprio, revelando a sua identidade. Tenho projeto de extensão que será vinculados às duas UCs, além de mestrandos e doutorandos nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Unifesp

      Autores: Sandro Luis da Silva, Francielle de Queiroz Zurdo, luciana luca da silva, Tayla Gabriela de Santana Souza, Nicolas Martins Borgo, Helena Scatolo Ambrosio Mathias

      Desde 2022

    • AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, A LEITURA E A ESCRITA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DA ESCOLA BÁSICA

      O projeto visa oferecer a professores da escola básica subsídios teóricos e práticos reflexões sobre o uso das ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem, as quais estão estão presentes em diferentes plataformas. Para atingir esse objetivo, serão realizados encontros - presenciais e/ou on-line, a fim de discutir conceitos teóricos sobre a interface tecnologias digitais, leitura, escrita e ensino e a aplicação da teoria na prática, levando o professor a (re)pensar suas práticas pedagógicas na escola básica.

      Autores: Sandro Luis da Silva, Cirlei Izabel da Silva Paiva, Francielle de Queiroz Zurdo, Luciana Lopes Benvindo, luciana luca da silva

      Desde 2022

    • Formação de professor, linguagens e saberes em diálogo

      O projeto - Formação de professor, linguagens e saberes em diálogo - busca discutir temas relacionados à formação de professores no âmbito da educação infantil, da educação básica e do ensino superior, contemplando, também, a investigação dos processos de ensino e aprendizagem, a fim de desenvolver ações/reflexões e pesquisas que abarquem a formação docente - inicial e continuada - envolvendo a universidade e a escola, repercutindo na comunidade. Além disso, ele pretende fomentar espaços de formação docente, voltada para uma atualização constante, devido às mudanças e às transformações as quais vem ocorrendo em todos os campos do saber. Espera-se com esta pesquisa ampliar o olhar investigativo e crítico de professores da educação infantil, da escola básica e do ensino superior, de modo a propiciar ações pedagógicas inovadoras que atendam à demanda da sociedade contemporânea, em especial aquelas marcadas pelos avanços das novas tecnologias digitais, que precisam fazer parte do prática pedagógica.

      Autores: Sandro Luis da Silva, Cirlei Izabel da Silva Paiva, Felipe de Souza Costa

      Desde 2023

    • Discurso, novas tecnologias e ensino

      O projeto objetiva estudar as interfaces entre discurso, novas tecnologias e ensino (incluindo a formação de professores), valendo-se, sobretudo, dos estudos de Maingueneau, Kensky, Cristal, Coscarelli, Lévy, Freire, Valente. Procura-se analisar os efeitos discursivos que as tecnologias trazem para o processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa.

      Autores: Sandro Luis da Silva, Cirlei Izabel da Silva Paiva, Ana Elvira Luciano Gebara, Adriano Gonçalves dos Santos, Jéssica Máximo Garcia, Adriana Silvia Vieira, Juliana Souza Lopes Hott, Lilian Moura Toyota, Daniela Soengas, Jeremias Boio Lavista

      Desde 2018

    • O constituição do ethos discursivo em diferentes gêneros midiáticos

      O projeto visa analisar os recursos linguístico-discursivos, à luz da análise do discurso, que levam à constituição do ethos discursivo em diferentes gêneros midiáticos, impressos e digitais.

      Autores: Sandro Luis da Silva, Adriano Gonçalves dos Santos, Rita de Cássia Cavalcante de Couto, Danilo de Souza Araújo, Melissa Moreno de Andrade, Marta Silva Souza, Felipe de Souza Costa

      2014 a 2022

    • Políticas Linguísticas para Educação Escolar Indígena

      O objetivo do curso é formar professores e gestores da educação escolar indígena, no que diz respeito à promoção do reconhecimento das línguas indígenas, da valorização e manutenção do uso dessas línguas no âmbito escolar, com vistas a contribuir para a promoção e preservação da identidade linguística dos povos indígenas brasileiros.

      Autores: Sandro Luis da Silva, Álvaro Antonio Caretta, Indaiá Bassani, Hosana Santos Silva, Renato Rezende Cabral, Julio de Souza Valle Neto, Juliana da Silva Loyola, Priscila Ribeiro

      2014 a 2015

    Outras atividades técnico científicas

    Atualização Lattes em 2024-03

    Processado em 2024-04-22