Marian Avila de Lima e Dias nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Educação

E-Mail: marian.dias@unifesp.br


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De 2020 a 2024
Trabalhos publicados

Resumo

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), Mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2004) e Pós-Doutorado na Universidad Nacional Tres de Febrero em Buenos Aires, Argentina (2017). Professora Associada do Departamento de Educação da Unifesp e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Diversidade e Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Escolares de Inclusão, Políticas Públicas de Inclusão no Ensino Superior, Cultura e Formação do indivíduo e Violência Escolar tendo como base teórica a psicanálise e Teoria Crítica da Sociedade.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

FERRARI, M. A. L. D.;DIAS, M. A. L.;DIAS, Marian Ávila;ÁVILA, Marian;Dias, Marian A. L.;Dias, Marian Ávila de Lima;DIAS, MARIAN AVILA DE LIMA E;ÁVILA DE LIMA E DIAS, MARIAN


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Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente


Formação

  • Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

    Preconceito na publicidade televisiva: vozes e olhares de adolescentes

    Desenvolvimento Social e da Personalidade

    Psicologia do Desenvolvimento Humano

    Orientação: Maria Luisa Sandoval Schmidt

    Universidade de São Paulo

      Desde 2004

  • Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)

    Clínica psicanalítica brasileira: delineando algumas paisagens

    Psicologia Clínica

    Orientação: Suely Belinha Rolnik

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    1991 a 1995

  • Graduação em Psicologia

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    1985 a 1989

  • Produção


    2023


    • AS HIERARQUIAS ENTRE ESTUDANTES E O COMBATE À VIOLÊNCIA NA ESCOLA

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Larissa Guelman

      2023

      Fonte: III Congresso Brasileiro de Educação Integral

    • PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR E O USO DE INSTRUMENTOS DE PESQUISA

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Mauro Cesar Soares Oliveira; Maria Isabel Nunes De Jesus

      2023

      Fonte: III Congresso Brasileiro de Educação Integral

    • As hierarquias escolares e a violência entre estudantes

      Artigo publicado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias; FERREIRA DE ANDRADE, PATRICIA; CAVALCANTE CARREIRA, JOÃO LUIZ

      Conteúdo completo

      2023

      Fonte: REVISTA DE EDUCAÇÃO PUC-CAMPINAS , v. 28 , p. 1

    • Estereotipia e compulsão à repetição: contribuições para a compreensão do preconceito e do bullying

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Francis Armando dos Santos; Herik Rafael de Oliveira; Larissa Guelman; João Luis Cavalcante Carreira; ANDRADE, PATRÍCIA FERREIRA DE

      2023

      Fonte: Fascismo e nazismo, preconceito e bullying , p. 123


    2022


    • EDUCAÇÃO INCLUSIVA E VIOLÊNCIA ESCOLAR

      Artigo publicado

      Autores: CROCHICK, JOSÉ LEON; Marian Avila de Lima e Dias; ANDRADE, PATRÍCIA FERREIRA DE; Francis Armando dos Santos Fuchs

      Conteúdo completo

      2022

      Fonte: IMAGENS DA EDUCAÇÃO , v. 12 , p. 45

    • Os alunos identificados como bolivianos: preconceito e inclusão escolar

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Francis Armando dos Santos Fuchs; Marian Avila de Lima e Dias

      2022

      Fonte: Raça e etnia na pesquisa em educação , p. 217

    • Violência, sociedade e educação

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      2022

      Fonte: Desigualdades, diferenças e inclusão: desafios atuais para pesquisas em educação , p. 227


    2021


    • Recordações de maus-tratos escolares em alunos universitários

      Artigo publicado

      Autores: Crochíck, José Leon; Marian Avila de Lima e Dias; Horacio Martin Ferber

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte: ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE) , v. 43 , p. 4e48661

    • A serpente no ovo: Apresentação do número temático Violência escolar, direitos humanos e responsabilidade

      Artigo publicado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias; José Leon Crochick

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 9 , p. 1

    • AUTORIDADE DOCENTE E AUTONOMIA DISCENTE: estabelecendo relações com a violência escolar

      Artigo publicado

      Autores: João Luiz Cavalcante Carreira; Marian Avila de Lima e Dias

      2021

      Fonte: INTERMEIO (UFMS) , v. 26 , p. 285

    • Formas de Compreensão da Violência Escolar entre Alunos na Visão dos Professores

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Ribeiro, Marcos Natanael Faria; Carreira, João Luiz Cavalcante; Peixoto, Jociene Santos

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte: Teoria Crítica, Violência e Resistência , p. 161


    2020


    • LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE PUBLICAÇÕES SOBRE PRECONCEITO E ESCOLA

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ingrid Aparecida Peixoto Borba; Marian Avila de Lima e Dias

      2020

      Fonte: Anais do VI Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo , p. 1011

    • OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DOCENTE, VIOLÊNCIA, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Lucas Lellis de Sá Frizo; caio cesar valladão fiumari; Luiz Carlos Gonçalves de Almeida

      2020

      Fonte: Anais do VI Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo , p. 1246

    • Modelos internacionais de educação superior e a universidade atual

      Artigo publicado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Denilson Soares Cordeiro

      Conteúdo completo

      2020

      Fonte: REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR , v. 7 , p. 1

    • Relatos de participação no bullying: tipos e consequências

      Artigo publicado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Luciana Dadico; Ricardo Casco

      Conteúdo completo

      2020

      Fonte: REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 14 , p. 49

    • Estudos sobre violência escolar entre estudantes

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Crochíck, José Leon; Marian Avila de Lima e Dias

      2020

      Fonte:

    • Maus tratos e bullying: relações com a hierarquia escolar e com aspectos da personalidade

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias; João Luis Cavalcante Carreira; Marcos Natanael Faria Ribeiro; Patricia Ferreira de Andrade; Jociene Santos Peixoto; Francis Armando dos Santos; Ingrid Aparecida Peixoto Borba; Lucas Lellis de Sá Frizo; Gabriel Perrenoud Zotelli

      2020

      Fonte: Estudos sobre violência escolar entre estudantes , p. 265

    • Psicanálise, feminismo e pós-feminismo

      Tradução

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Denilson Soares Cordeiro

      2020

      Fonte:


    2019


    • Coragem de pensar: ação pedagógica e processo de trabalho

      Artigo publicado

      Autores: Denilson Soares Cordeiro; Dias, Marian Ávila Lima e

      2019

      Fonte: REVISTA DE FILOSOFIA Y CÎENCIAS - PROMETEICA , v. 19 , p. 107

    • Prefácio

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      2019

      Fonte: Inclusão profissional de trabalhadores com deficiência intelectual na cidade de São Paulo , p. 7


    2018


    • AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO SÉCULO 21: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E ARGENTINA

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      2018

      Fonte: Anais do XCIDU

    • Hierarquias escolares: desempenho e popularidade

      Artigo publicado

      Autores: José Leon Crochík; Marian Avila de Lima e Dias; Cintia Copit Freller; Alex Sandro Correa; Rodrigo Nuno Peiró Correia

      Conteúdo completo

      2018

      Fonte: EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. Epub , p. 1


    2017


    • Silva, A. A.; Jacomini, M. A. (Orgs.). Pesquisa em políticas educacionais: características e tendências. Feira de Santana: UEFS, 2016. 227 p.

      Artigo publicado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Denilson Soares Cordeiro

      Conteúdo completo

      2017

      Fonte: REVISTA DE ESTUDIOS TEÓRICOS Y EPISTEMOLÓGICOS EN POLÍTICA EDUCATIVA ISSN 2409-3696 , v. 2 , p. 1

    • Entrevista com a profa. Dra. Nora Krawczyk

      Artigo publicado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Nora Krawczyc

      2017

      Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 5 , p. 5

    • FORMAÇÃO DE PESQUISADOR PARA EDUCADORES E SEUS LIMITES

      Artigo publicado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Dias, Viviane Borges; Crochíck, José Leon

      Conteúdo completo

      2017

      Fonte: IMAGENS DA EDUCAÇÃO , v. 7 , p. 1

    • O preconceito e os impasses da educação inclusiva

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      2017

      Fonte: Na trilha da inclusão: deficiência, diferença e desigualdade na escola , p. 39


    2016


    • Educação inclusiva: algumas pesquisas

      Livro publicado ou organizado

      Autores: José Leon Crochík; Branca Maria Meneses; Cintia Copit Freller; Marian Avila de Lima e Dias; Lineu Norio Kohatsu; Ricardo Casco; Rosi Giordano; Luciene Maria Silva; Jaciete Barbosa dos Santos; Dulce Regina Pedrossian

      2016

      Fonte:

    • Segregação, Marginalização e Inclusão em escolas da cidade de São Paulo

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Cintia Copit Freller; Marian Avila de Lima e Dias; Lineu Norio Kohatsu; Ricardo Casco

      2016

      Fonte: Educação Inclusiva: algumas pesquisas , p. 203


    2015


    • PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PESQUISA E ANÁLISE DOCUMENTAL

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      2015

      Fonte: Anais do I Encuentro Latinoamericano de Profesores de Política Educativa e II II Seminário Internacional de Questões de Pesquisa em Educação

    • Os professores e a educação inclusiva: identificação dos fatores necessários à sua implementação

      Artigo publicado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Simone Conceição Rosa; Patricia Ferreira de Andrade

      Conteúdo completo

      2015

      Fonte: Psicologia USP (Impresso) , v. 26 , p. 453

    • Educação inclusiva: o que dizem os documentos

      Artigo publicado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      2015

      Fonte: Olh@res - Revista Eletrônica do Departamento de Educação da UNIFESP , v. 3 , p. 194

    • Teoria Crítica da sociedade, investigação social empírica e educação inclusiva

      Artigo publicado

      Autores: José Leon Crochík; Marian Avila de Lima e Dias; Ferreira, Karen Danielle Magri

      2015

      Fonte: Imagens da Educação , v. 5 , p. 1

    • Um novo colonialismo educacional- Resenha do livro de Stephen Ball Educação Global S.A.

      Artigo publicado

      Autores: Denilson Soares Cordeiro; Marian Avila de Lima e Dias

      2015

      Fonte: Revista Olhares , v. 3 , p. 152

    • CRÍTICA À PSICANÁLISE COMO FUNDAMENTO DA PSICOLOGIA SOCIAL DE ADORNO

      Artigo publicado

      Autores: José Leon Crochick; Marian Avila de Lima e Dias; Pedro Fernando da Silva

      2015

      Fonte: Constelaciones: Revista de Teoria Crítica , v. 7 , p. 322


    2014


    • A ideia de igualdade e suas relações com a educação inclusiva

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      2014

      Fonte: Libro de Resúmenes del II Congreso Internacional de la sociedad Filosófica del Uruguay , p. 9


    2013


    • Educação inclusiva: escolha e rejeição entre alunos

      Artigo publicado

      Autores: José Leon Crochík; Marian Avila de Lima e Dias; Cintia Copit Freller; Ricardo Casco; Marisa Feffermann; Rafael Baioni do Nascimento

      Conteúdo completo

      2013

      Fonte: PSICOLOGIA & SOCIEDADE (ONLINE) , v. 25 , p. 174

    • Inclusão e Discriminação na Educação Escolar

      Livro publicado ou organizado

      Autores: José Leon Crochík; Lineu Norio Kohatsu; Marian Avila de Lima e Dias; Cintia Copit Freller; Ricardo Casco

      2013

      Fonte:

    • A escola e a igualdade

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Denilson Soares Cordeiro; Dias, Marian Ávila Lima e

      2013

      Fonte: Estudos sobre formação e educação inclusiva , p. 193

    • Em direção à educação inclusiva: cultura, políticas e práticas das escolas públicas em Diadema

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Patricia Ferreira de Andrade; Victor da Rocha Piotto; Graziele Duarte; Liz Caroline Alves de Souza

      2013

      Fonte: Estudos sobre formação e educação inclusiva , p. 151


    2012


    • A política da educação inclusiva e seus fundamentos filosóficos

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      2012

      Fonte: Actas del 1o Congreso de la Sociedad Filosofica del Uruguay , p. 961

    • Políticas de formação de professores: perfil dos alunos do curso de Ciências - licenciatura da Unifesp

      Artigo publicado

      Autores: Márcia Aparecida Jacomini; Marian Ávila de Lima e Dias; Marilena Aparecida de Souza Rosalen

      2012

      Fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação , v. 28 , p. 435

    • Temas contemporâneos em psicologia do desenvolvimento

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Karina Okajima Fukumitsu; Aurélio Fabrício torres de Melo

      2012

      Fonte:

    • Preconceito e educação inclusiva

      Livro publicado ou organizado

      Autores: José Leon Crochík; Cintia Copit Freller; Marian Avila de Lima e Dias

      2012

      Fonte:

    • Adolescência, tecnologia e pseudoformação

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      2012

      Fonte: Temas contemporâneos em psicologia do desenvolvimento , p. 197

    • Educação inclusiva: implicações para a educação contemporânea

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      2012

      Fonte: O cotidiano da escola: as novas demandas educacionais , p. 35

    • Análise de um formulário de avaliação de inclusão escolar

      Capítulo de livro publicado

      Autores: José Leon Crochík; Pedro Fernando da Silva; Lucas Bullara M. da Silva; Raphael C. T. de Almeida; Lenara Spedo; Karen Danielle Magri Ferreira; Marian Avila de Lima e Dias

      2012

      Fonte: Preconceito e educação inclusiva , p. 169

    • Atitudes de professores em relação à educação inclusiva

      Capítulo de livro publicado

      Autores: José Leon Crochík; Cintia Copit Freller; Marian Avila de Lima e Dias; Marisa Feffermann; Rafael Baioni do Nascimento; Ricardo Casco

      2012

      Fonte: Preconceito e educação inclusiva , p. 193


    2011


    • Educação inclusiva em uma escola pública de Diadema: avanços e desafios

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Patricia Ferreira de Andrade; Victor da Rocha Piotto

      2011

      Fonte: ABRAPEE , p. 1

    • The presence of psychology at school

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      2011

      Fonte: The 12th European Congress of Psychology Abstracts and List od Authors , p. 287

    • Students with special educational needs: marginal status, segregation and inclusion

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      2011

      Fonte: The 12th European Congress of Psychology Abstracts and List of Authors , p. 150

    • Entre o desejo e as possibilidades: um estudo sobbre os alunos do curso de Licenciatura Plena em Ciências da Unifesp - Campus Diadema

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcia Jacomini; Marian Avila de Lima e Dias; Marilena Rosalen

      2011

      Fonte: XI Congresso Estadual Paulista sobre formação de Educadores/ I Congresso NAcional de Formação de Professores , p. 51

    • Análise de um formulário de avaliação de inclusão escolar

      Artigo publicado

      Autores: Crochíck, José Leon; Silva, Pedro Fernandes da; Silva, Lucas Bullara M. da; Almeida, Raphael C. T. de; Spedo, Lenara; Ferreira, Karen Danielle Magri; Marian Avila de Lima e Dias

      Conteúdo completo

      2011

      Fonte: Imagens da Educação , v. 1 , p. 71

    • Educação inclusiva, avaliação educacional e preconceito: contribuições da Teoria Crítica da Sociedade

      Artigo publicado

      Autores: Ricardo Casco; Marian Avila de Lima e Dias

      2011

      Fonte: Intermeio (UFMS) , v. 17 , p. 140

    • Sserá que você é preconceituoso e não sabe?

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Ricardo Santos; Marian Avila de Lima e Dias

      2011

      Fonte: Jornal Momento Psi , p. 1


    2010


    • A identidade da transexual e da travesti confrontada com seu papel social

      Trabalhos em eventos

      Autores: Eduardo Freitas Prates; Marian Avila de Lima e Dias

      2010

      Fonte: Anais da IV Jornada de Iniciação científic PIBIC e PIVIC Mackpesquisa

    • Livros e leitores na universidade: construindo a I Feira de Livros UNIFESP ? Diadema

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Beatriz Traini; Marcela Oliveira Garcia

      2010

      Fonte: Congresso Paulista de Extensão Universitária


    2009


    • Image technology in the daily life: possibilities and limits to built the teenage individuation process

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      2009

      Fonte: Abstracts of the 11th European Congress of Psychology

    • Tecnologias da Imagem no Cotidiano: Possibilidades e Limites no Processo de Individuação na Adolescência

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      2009

      Fonte: ANAIS DE TRABALHOS COMPLETOS - XV ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPSO

    • Atitudes de professores em relação à educação inclusiva

      Artigo publicado

      Autores: José Leon Crochík; Cintia Copit Freller; Marian Avila de Lima e Dias; Ricardo Casco; Rafael Baioni do Nascimento; Marisa Feffermann

      2009

      Fonte: Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso) , v. 29 , p. 40

    • Sociedade e escola: produção e resistência à violência

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Lineu Norio Kohatsu; Marian Avila de Lima e Dias

      2009

      Fonte: Violência na Escola e da Escola: desafios contemporâneos à Psicologia da Educação , p. 11


    2008


    • Educação inclusiva: percursos na educação infantil

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Cintia Copit Freller; Marian Avila de Lima e Dias; Marie Claire Sekkel

      2008

      Fonte:

    • Apresentação

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Cintia Copit Freller

      2008

      Fonte: Educação inclusiva: percursos na educação infantil


    2007


    • RACIAL PREJUDICE IN TELEVISION ADVERTISEMENT

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      2007

      Fonte: MAPPING PSYCHOLOGICAL KNOWLEDGE FOR SOCIETY

    • Inclusão, preconceito e diferenças

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      2007

      Fonte: Congresso Internacional sobre a inclusão da Pessoa com Deficiência Visual

    • ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO SUPERIOR: UM NOVO DESAFIO

      Artigo publicado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Marie Claire Sekkel

      2007

      Fonte: Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso) , v. 27 , p. 636


    2006


    • Indústria cultural, estereótipo e introjeção de preconceito: análise de peça publicitária televisiva

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      2006

      Fonte: Anais do Congresso Internacional: A indústria cultural hoje

    • O papel da diferença na construção da identidade

      Artigo publicado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      2006

      Fonte: Boletim de Psicologia , v. LVI , p. 01

    • Preconceito e atitudes em relação à educação inclusiva

      Artigo publicado

      Autores: José Leon Crochík; Marian Avila de Lima e Dias; Roberto Romeiro Hryniewicz; Otávio Nascimento de Barros; Rafael Baioni do Nascimento

      2006

      Fonte: Psicologia Argumento (PUCPR. Impresso) , v. 24 , p. 55

    • Preconceito, inclusão e exclusão no ensino superior

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      2006

      Fonte: Inclusão e exclusão: múltiplos contornos da educação brasileira , p. 47


    2005


    • Stigmatization and stereotypes in brazilian television advertisement

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      2005

      Fonte: 9th European Congress of Psychology

    • RECONSTRUÇÃO DA AUTO-IMAGEM CORPORAL DO PACIENTE SUBMETIDO A GASTROPLASTIA

      Trabalhos em eventos

      Autores: Rosangela de Souza Lima; Marian Avila de Lima e Dias

      2005

      Fonte: ANAIS DA XIII MOSTRA DE TGI , p. 1

    • A percepção da obesidade em adolescentes do sexo

      Trabalhos em eventos

      Autores: M Aikawa; P C Araújo; Marian Avila de Lima e Dias

      2005

      Fonte: Anais da XIV Mostra de TGI , p. 1

    • Estudo comparativo de preconceito entre universitários do curso de Psicologia

      Trabalhos em eventos

      Autores: José Carlos Catão; Marian Avila de Lima e Dias

      2005

      Fonte: Anais da XIV Mostra de TGI , p. 1

    • Aspectos Psicológicos da Maternagem em Presença da Hemofilia

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa T. G. Mendes; M. F. V. Miglioli; Marian Avila de Lima e Dias

      2005

      Fonte: ANAIS DA XIII MOSTRA DE TGI


    2004


    • O preconceito e a irregularidade legalizada: experiências de alunos egressos da EJA

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      2004

      Fonte: memorias del 4to congreso internacional de educacion superior , p. 486

    • O preconceito como experiência de alguns alunos do ensino superior egressos da EJA

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      2004

      Fonte: Anais da VIII Mostra de Pós-Graduação e Iniciação científica da UPM , p. 57

    • DEFICIÊNCIA FÍSICA ADQUIRIDA E O MEIO FAMILIAR: ANÁLISE DE UMA HISTÓRIA DE VIDA

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria del Carmen Garcia Lima; Marian Avila de Lima e Dias

      2004

      Fonte: ANAIS DA XII MOSTRA DE TGI , p. 1


    2002


    • Publicidade televisiva brasileira: a invisibilidade das minorias

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      2002

      Fonte: Anais do VII Congreso Internacional Exigencias de la Diversidad , p. 324


    2001


    • Publicidade, opinião e preconceito

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      2001

      Fonte: Anais do I Congresso de Psicologia Clínica da Faculdade de Psicologia da Universidade Mackenzie , p. 349


    2000


    • A atualidade dos contos de fadas: mito e fantasia

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Luiz Henrique Passador

      2000

      Fonte: Antropos e Psique


    1999


    • Contos de fada na atualidade: algumas contribuições da psicanálise e da antropologia

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Luiz Henrique Passador

      1999

      Fonte: Anais do XXVII Congresso Intermericano de Psicologia

    • Clínica Psicanalítica: Imitação ou Criação?

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      1999

      Fonte: Anais do II Encontro sobre Psicologia clínica

    • Paisagens da Psicanálise Contemporânea

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      1999

      Fonte:


    1998


    • Ética e trabalho psicanalítico: a diversidade em questão

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      1998

      Fonte: Anais do III Congresso Ibero-Americano de Educação Especial


    1997


    • Mistura de abordagens na tentativa de definir a sublimação

      Artigo publicado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      1997

      Fonte: Boletim de Novidades da Pulsional , v. 72 , p. 83


    1994


    • Althusser- uma biografia do invisível

      Artigo publicado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      1994

      Fonte: Cadernos de Subjetividade (PUCSP) , v. 2 , p. 254


    1993


    • Mares e mortes

      Artigo publicado

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      1993

      Fonte: Cadernos de Subjetividade (PUCSP) , v. 1 , p. 60


    1991


    • A transferência na prática clínica

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias

      1991

      Fonte: InSight - Psicoterapia , p. 24

    Atuações

    Universidade de São Paulo

    • Monitor

      2000 a 2000

    • Pesquisador

      pesquisador colaborador

      Desde 2005

    Universidade Paulista

    • Professor Adjunto II

      Professora

      1994 a 1999

    Universidade Presbiteriana Mackenzie

    • Professor Assistente I

      2001 a 2009

    Cadernos de Subjetividade

    • Membro de corpo editorial

      1993 a 1996

    Universidade de São Paulo

    • Professor doutor

      2008 a 2009

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professora Associada

      Desde 2010

    Revista Olhares

    • Revisor de periódico

      Desde 2014

    Educação (PUCRS. Impresso)

    • Revisor de periódico

      Desde 2015

    Psicologia USP (Impresso)

    • Revisor de periódico

      Desde 2014

    Cadernos da Pedagogia (Ufscar. Online)

    • Revisor de periódico

      Desde 2015

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    • Revisor de projeto de fomento

      2015 a 2015

    Revista Olhares

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2015

    Universidad Nacional de Tres de Febrero

    • pesquisador visitante

      pesquisador

      2017 a 2018

    Revista Travessias

    • Revisor de periódico

      Desde 2019

    ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL

    • Revisor de periódico

      Desde 2019

    Revista Argentina de Educación Superior (RAES)

    • Revisor de periódico

      Desde 2017

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Tese de doutorado em andamento

    • Teófilo Antonio Pimenta

      GORDOFOBIA : UM OLHAR PARA O PRECONCEITO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Paula Regina Assis Monteiro

      EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: UM ESTUDO SOBRE A ATUAÇÃO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Ingrid Aparecida Peixoto de Borba

      Violência escolar, performatividade de gênero, orientação sexual e autoritarismo.

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    Tese de doutorado concluídas

    • Marcos Natanael Faria Ribeiro

      Para onde conduz a educação escolar em São José dos Campos-SP?

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Marcos Natanael Faria Ribeiro

      Para onde conduz a educação escolar em São José dos Campos-SP?

      Programa de Pós-Graduação em Educação (33009015083

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Marcelo Tomasini

      O mal-estar dos professores da rede de ensino do Estado de São Paulo

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Francis Armando dos Santos

      Imigração e Violência Escolar: o Processo de Inclusão Escolar dos Alunos Identificados Como Bolivianos nas Escolas Públicas de São Paulo

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Sandy Lira Ximenes Lima

      BULLYING A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS: UM ESTUDO SOBRE A VIOLÊNCIA

      Educação

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Gabriel Perrenoud Zotelli

      A massificação e a democratização do acesso na Unifesp e na UFABC: avanços e limites

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • CAROLINA CUNHA DA SILVA

      REPRESENTAÇÃO DA ESCOLA NO CINEMA: Um estudo sobre o filme Detachment

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • João Luiz Cavalcante Carreira

      Violência escolar, normas de gênero e heteronormatividade

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Marcos Natanael Faria Ribeiro

      EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: ENCONTROS E DESENCONTROS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

      Programa de Pós-Graduação em Educação (33009015083

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2014

    • Patrícia Ferreira de Andrade

      A escola como direito e punição: o(a) adolescente em liberdade assistida

      Programa de Pós-Graduação em Educação (33009015083

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2014

    Gestão

    Universidade Federal de São Paulo

    • Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante

      Campus Diadema

        Desde 2012

    • coordenadora de ações afirmativas e políticas de inclusão da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

      Diretoria

      Reitoria

        Desde 2014

    • Chefe do Departamento de Educação

      Campus Guarulhos

      Departamento de Educação

    • Coordenadora da Câmara de Extensão do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmaceuticas da Unifesp

      Campus Diadema

        Desde 2012

    Pesquisa

    Universidade de São Paulo

    • Projeto temático:Teoria Crítica, Formação e Indivíduo

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias, José Leon Crochík, Lineu Norio Kohatsu, Ricardo Casco, Cintia Copit Freller, Marisa Feffermann, odair sass

      2009 a 2012

    • Preconceito e atitudes em relação à educação inclusiva

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Marie Claire Sekkel, José Leon Crochík, Rafael Baioni do Nascimento, Ricardo Casco, Cintia Copit Freller, Marisa Feffermann

      2005 a 2007

    • Preconceito e discriminação dos 'incluídos' na educação inclusiva

      A partir do Index proposto por Ainscow e colaboradores, esta pesquisa visa identificar o grau de inclusão de alunos em situação de inclusão no ensino regular em escolas públicas e particulares com altos e baixos escores obtidos no referido index.

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias, José Leon Crochík, Rafael Baioni do Nascimento, Lineu Norio Kohatsu, Ricardo Casco, Cintia Copit Freller, Marisa Feffermann

      2008 a 2010

    Universidade Presbiteriana Mackenzie

    • Preconceito no Brasil: análise e mapeamento bibliográfico em periódicos de 2000 a 2007

      Pesquisa realizada sob minha orientação por alunos do curso de graduação em Psicologia na disciplina de Projetos Integrados de Pesquisa

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Francisco Fialho Duarte, Alyne Cassola Abranches, Carlos Eduardo Damasceno Esposito, Cibele Baston

      2007 a 2007

    • Sistema de cotas: a (auto)imagem do universitário brasileiro

      Pequisa desenvolvida sob minha orientação por um grupo de estudantes de graduação em Psiclogia na disciplina de Projetos Integrados de Pesquisa

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Francisco Fialho Duarte, Alyne Cassola Abranches, Carlos Eduardo Damasceno Esposito, Cibele Baston, Marian Avila de Lima e Dias, Francisco Fialho Duarte, Marina Reis Tebar, Maytê Araújo, Valéria A. C. S. Panhoni

      2008 a 2008

    • A personalidade autoritária e o Bullying: Descrição do perfil do praticante e do praticante/alvo sob o enfoque da teoria crítica

      Pesquisa realizada sob minha orientação pelos alunos de graduação do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Silvio Luiz Scortecci Martins Junior, Winnie Nascimento dos Santos, Vivian Camargo da Costa Neves, THAIS FERNANDA RICA FERNANDES

      2008 a 2008

    • Inclusão ou Exclusão? contrapontos da educação brasileira

      xxx

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Beatriz REgina Pereira Saeta

      2002 a 2005

    Universidade de São Paulo

    Universidade Federal de São Paulo

    • Educação escolar e formação: inclusão e exclusão

      O projeto visa empreender pesquisas empíricas voltadas tanto aos professores, gestores como também aos estudantes a fim de identificar aspectos da instituição escolar capazes de contribuir na formação (Bildung) dos indivíduos como também aqueles que, por meio de práticas discriminatórias e competitivas voltadas à uma mera formação instrumental, fomentam a exclusão. Serão utilizados questionários e roteiros de entrevistas a partir da Teoria Crítica da Sociedade, em especial os textos de Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse.

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Marcos Natanael Faria Ribeiro, João Luis Cavalcante Carreira, Ingrid Aparecida Peixoto Borba, Francis Armando dos Santos, Herik Rafael de Oliveira, Teófilo Antonio Pimenta, Larissa Guelman, ANDRADE, PATRÍCIA FERREIRA DE

      Desde 2022

    • Ações de enfrentamento ao bullying e à discriminação na escola pública

      Diversas formas de violência entre pares têm afetado a formação e o aprendizado dos estudantes nas escolas e forma significativa no país e mesmo ao redor do mundo. Este projeto tem como objetivo o entendimento e o combate ao bullying e à discriminação ocorridos na escola tendo como hipótese que quanto maior a adesão da escola à proposta de inclusão escolar bem como o estabelecimento de relações com as autoridades de forma a que elas sejam respeitadas, é uma possibilidade, dentre outros fatores, de diminuir aquelas formas de violência. O objetivo geral deste projeto é desenvolver a inclusão escolar em duas escolas públicas no município de Guarulhos, São Paulo, com o consequente questionamento das hierarquias sociais, no que trazem de contribuição à violência escolar entre pares nas escolas, sobretudo, o bullying a discriminação. Com tal aprimoramento da inclusão escolar também se propõe, com medidas dirigidas diretamente ao corpo discente, fortalecer o seu não autoritarismo, isto é, seu caráter democrático, e autonomia, para que desenvolvam a convivência social sem agredir ninguém. Para cumprir esse objetivo serão propostas atividades nas escolas e a verificação de seus efeitos sobre a diminuição ou não do bullying e da discriminação, assim como, sobre tendências autoritárias e heterônomas nos alunos. Teremos avaliações prévias e posteriores ao desenvolvimento das atividades, que visam verificar o grau de inclusão escolar, o bullying e a discriminação existentes, e das tendências dos alunos ao autoritarismo e heteronomia. Como a literatura indica que o sexto ano é de alta incidência do bullying e como o nono ano é o final da formação do aluno no ensino fundamental, propomos analisar uma mesma sala de aula em cada uma das escolas ao longo desses anos, quanto às variáveis explicitadas e compará-los entre si. Este projeto será desenvolvido por meio dos seguintes eixos: 1- Educação Inclusiva; 2-Hierarquias Escolares; 3- Autoritarismo e Autonomia; e 4- Bullying e discriminação. Para o desenvolvimento de cada um deles, serão discutidos, com os educadores escolares (gestores e professores), textos específicos sobre cada uma das temáticas; serão aplicados instrumentos (já desenvolvidos e testados em pesquisas anteriores) aos gestores, aos professores e a uma classe, por escola, que participará do sexto ao nono ano, antes e após as intervenções; serão realizadas discussões com o corpo docente e com o corpo discente acerca de suas respostas aos instrumentos utilizados; e será proposta a criação de um Observatório da Violência Escolar. Como resultados, além das publicações dos resultados, espera-se ampliar o grau de inclusão escolar das escolas envolvidas e a diminuição do bullying e do preconceito, visando dar subsídios para as políticas públicas paulistas.

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Ricardo Casco, Silva, Pedro Fernandes da, Ingrid Aparecida Peixoto Borba, Jociene Santos Peixoto, Francis Armando dos Santos, Luciana Dadico, Herik Rafael de Oliveira, Larissa Guelman, CROCHICK, JOSÉ LEON, ANDRADE, PATRÍCIA FERREIRA DE

      Desde 2023

    • Ações de enfrentamento ao bullying e à discriminação na escola pública em São Paulo

      O objetivo geral deste projeto é desenvolver a inclusão escolar em escolas públicas do Estado de São Paulo, com o consequente questionamento das hierarquias sociais, no que trazem de contribuição à violência escolar entre pares nas escolas, sobretudo, o bullying e o preconceito (discriminação). Com tal aprimoramento da inclusão escolar também se propõe, com medidas dirigidas diretamente ao corpo discente, fortalecer o seu não autoritarismo, isto é, seu caráter democrático, e autonomia, para que sejam aptos a conviver socialmente sem agredir ninguém. Para cumprir esse objetivo serão propostas atividades a serem desenvolvidas nas escolas e a verificação de seus efeitos sobre a diminuição ou não do bullying e do preconceito, assim como, sobre tendências autoritárias e heterônomas nos alunos. Teremos avaliações prévias e posteriores ao desenvolvimento daquelas atividades do grau de inclusão escolar, do bullying e preconceito existentes, e das tendências dos alunos ao autoritarismo e heteronomia. Como a literatura indica que o sexto ano é de alta incidência do bullying e como o nono ano é o final da formação do aluno no ensino fundamental, propomos analisar os alunos desses anos, quanto às variáveis explicitadas e compará-los entre si.Este projeto será desenvolvido por meio dos seguintes eixos: 1- Educação Inclusiva; 2-Hierarquias Escolares; 3- Autoritarismo e Autonomia; e 4- Bullying e preconceito. Para o desenvolvimento de cada um deles, serão discutidos, com os educadores escolares (gestores e professores), textos específicos sobre cada uma das temáticas; serão aplicados instrumentos desenvolvidos e testados na pesquisa acima referida aos gestores, aos professores e a uma classe, por escola, que participará do sexto ao nono ano, antes e após as intervenções; serão realizadas discussões com o corpo docente e com o corpo discente acerca de suas respostas aos instrumentos utilizados; e será proposta a criação de um Observatório da Violência Escolar. Como resultados, além das publicações dos resultados, espera-se ampliar o grau de inclusão escolar das escolas envolvidas e a diminuição do bullying e do preconceito, visando dar subsídios para as políticas públicas paulistas.

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Ricardo Casco, Patricia Ferreira de Andrade, Pedro Fernando da Silva, Alex Sandro Correa, João Luis Cavalcante Carreira, Francis Armando dos Santos, José Leon Crochick, Cintia C. Freller, Luciana Dadico, Herik Rafael de Oliveira, Larissa Guelman

      Desde 2021

    • Bullying e Preconceito: distinções e relações

      Este projeto é subdividido em dois estudos: um deles proporá o aprofundamento da diferenciação conceitual entre bullying e preconceito, o outro investigará empiricamente essa distinção e os relacionará com duas formas de personalidade: sadomasoquista e narcisista.

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Patricia Ferreira de Andrade, Crochíck, José Leon, Lucas Lelis Sá Frizo, João Luis Cavalcante Carreira, Ingrid Aparecida Peixoto Borba, Francis Armando dos Santos, Sandy Lira Ximenes Lima, Herik Rafael de Oliveira, Teófilo Antonio Pimenta, Larissa Guelman

      2019 a 2022

    • Curso introdutório: Teoria Crítica, Educação e Inclusão

      Curso para profissionais da rede pública a partir da leitura de textos de Theodor Adorno sobre educação.

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Crochíck, José Leon

      Desde 2020

    • Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade - Nacional e Internacional

      A violência tem sua origem, conforme Horkheimer e Adorno (1985) no processo de Esclarecimento, que devido à sua contradição imanente possibilitou as condições materiais para a emancipação da humanidade da miséria e assim a existência de uma sociedade racional, justa, igualitária e não opressiva, ao mesmo tempo que limitou a consciência dos homens acerca dessa possibilidade. Se não é possível avançar socialmente, há a regressão à barbárie, que se expressa em diversas formas de violência; paradoxalmente, a violência é incentivada em indivíduos e grupos que não podendo se formar e fazer parte da cultura se voltam contra ela; o ressentimento é sua base. Adorno (1995a, 2004) indicou o fracasso da formação e da educação, incluindo a escolar, tendo em vista que mesmo indivíduos que poderiam ser considerados como bem formados foram coniventes com práticas de tortura existentes ao longo do Nacional-Socialismo, e, principalmente porque membros de uma cultura altamente desenvolvida desenvolveram uma forma de violência ?requintada?: a mais alta tecnologia a serviço do extermínio de multidões. Nesse sentido, a barbárie se expressa quer em atos grosseiros, primitivos, aparentemente imediatos, quer em medidas sociais aparentemente neutras, mas violentas. A educação escolar, segundo o referido autor, entre outras formas de educação, deveria ter como princípio fundamental evitar que os indivíduos desenvolvessem a insensibilidade própria à sustentação de uma sociedade que para se manter suscita a violência oficial e não-oficial entre esses indivíduos. Dessa forma, há de se supor que a escola reproduza a violência provinda fora de seus muros por meio de mecanismos próprios e mediante os que são desenvolvidos na formação mais ampla pela cultura. Desse modo, ao se estudar a violência existente na escola, em diversas de suas expressões, pode-se pensar quer a diferenciação entre essas formas de expressão, quer formas de poder evitá-las. A violência escolar também se apresenta na discriminação aos alunos considerados em situação de inclusão e no bullying; assim, os que estavam fora da escola podem continuar a ser discriminados, e os que estão dentro também, indicando que a força de segregação não ocorre somente com os que vêm de fora, mas na tentativa de estabelecer hierarquias internas entre os que submetem e os que serão submetidos. O objetivo geral deste projeto é verificar a violência escolar pelo bullying, pelo preconceito e por outras formas de discriminação dos alunos, entre esses, os considerados em situação de inclusão; especificamente será verificado se há relação entre os praticantes e as vítimas dessas formas de violência e: desempenho escolar, autoritarismo e autonomia frente à autoridade. Serão aplicadas a Escala do Fascismo criada por Adorno et. al. (1950) e outras cinco escalas elaboradas e testadas em aplicações anteriores: Autoavaliação da Violência Escolar, Identificação da Violência Escolar, Identificação das Hierarquias Escolares; Autonomia frente à autoridade escolar; Manifestação do preconceito, além de um conjunto de questões que caracterizem motivações e sentimentos em relação à violência escolar em aproximadamente 240 alunos do nono ano do ensino fundamental de oito escolas públicas das seguintes cidades brasileiras: Alfenas, Belém, Boa Vista, Campo Grande, Guarulhos, Niterói, Londrina, Maringá, Salvador; e nas seguintes cidades de outros países: Buenos Aires, Lisboa e Cidade do México.

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Crochíck, José Leon, Marian Avila de Lima e Dias, Crochíck, José Leon, Ana Cristina da Silva Amado, Rosi Giordano, Luciene Maria Silva, Jaciete Barbosa dos Santos, Branca Maria Meneses, Carlos Veloso da Veiga, Valdelucia Alves da Costa, Dias, Viviane Borges, Maria Therezinha Galluch, Simone Moreira de Moura, Débora Felicio Faria, Cristina Vermelho, Joilson Pereira

      2018 a 2021

    • Observatório da Educação: Violência, inclusão e direitos humanos

      1. Objetivos Geral Contribuir com a sistematização, a produção e a difusão do conhecimento e na formação de professores e demais profissionais da educação, bem como promover a articulação entre as universidades participantes e escolas da rede de educação básica da região nas temáticas da violência escolar (sobretudo, bullying e preconceito) e dos direitos humanos. Específicos ▪ identificar e diagnosticar, por intermédio dos resultados obtidos pela pesquisa empírica desenvolvida nas escolas, as atitudes de alunos que revelam violência, manifestada por bullying e preconceito no cotidiano; ▪ promover debates nas universidades participantes e nas escolas pesquisadas, com alunos, educadores e funcionários sobre as atitudes de violência nas diversas dimensões sociais, tais como escola, trabalho, família, cultura e comunidade, considerando a educação inclusiva e os direitos humanos;

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Patricia Ferreira de Andrade, Marcos Natanael Faria Ribeiro, Lucas Lelis Sá Frizo, João Luis Cavalcante Carreira, Gabriel Perrenoud Zotelli, Ingrid Aparecida Peixoto Borba, Jociene Santos Peixoto, Francis Armando dos Santos

      Desde 2018

    • Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade - Núcleo Unifesp Guarulhos

      O Grupo de Estudos e Pesquisas em Diversidade, Cultura e Educação, do qual sou líder e que tem sua base na Unifesp - Guarulhos, constitui-se em um dos polos em que se desenvolverá a pesquisa Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade. Trata-se de pesquisa contemplada no edital de Apoio à pesquisa e à inovação em ciências humanas, sociais e aplicadas na linha Cidadania, violência e direitos humanos do CNPq (Processo no. 442702/2016-7) coordenada pelo Prof. José Leon Crochík do Instituto de Psicologia da USP. Além do polo de Guarulhos, também serão pesquisadas escolas públicas das seguintes cidades brasileiras: Alfenas, Belém, Boa Vista, Campo Grande, Niterói, Londrina, Maringá, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia; além disso, o grupo é composto por pesquisadores em Buenos Aires (Argentina), Minho (Portugal), Barcelona (Espanha) e Cidade do México (México). O objetivo geral é verificar a violência escolar pelo bullying, pelo preconceito e por outras formas de discriminação dos alunos de 9 o . ano. Serão aplicadas a Escala do Fascismo criada por Adorno et. al. (1950) e outras cinco escalas elaboradas e testadas em pesquisas anteriores: Autoavaliação da Violência Escolar, Identificação da Violência Escolar, Identificação das Hierarquias Escolares; Autonomia frente à autoridade escolar; Manifestação do preconceito, além de entrevistas semiestruturadas com professores que caracterizem motivações e sentimentos em relação à violência escolar. As escalas e entrevistas serão aplicadas em cinco escolas da rede pública de Guarulhos em aproximadamente 15 professores (cinco de Português, cinco de Artes e cinco de Educação Física) e 150 alunos do nono ano do ensino fundamental (aproximadamente 30 alunos por escola). A partir da investigação, serão constituídos Observatórios de Educação nas diversas universidades participantes. Após um ano e meio do início da pesquisa e no final dos três anos da vigência da proposta, serão realizados seminários para os gestores, professores, alunos e funcionários das escolas pesquisadas em cada localidade; esses seminários terão como objetivo apresentar os resultados obtidos, sua análise e proposições de combate à violência escolar.

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Patricia Ferreira de Andrade, Marcos Natanael Faria Ribeiro, Lucas Lelis Sá Frizo, Gabriel Perrenoud Zotelli, Ingrid Aparecida Peixoto Borba, Jociene Santos Peixoto, Francis Armando dos Santos, João Luiz Cavalcante Carreira, Sandy Lima Ximenes Lira, Herik Rafael de Oliveira

      2017 a 2021

    • Vida de Estudante

      O Programa Vida de Estudante tem como objetivo principal apresentar e promover junto ao estudante da Unifesp (especialmente os calouros) reflexões sobre as diversas dimensões envolvidas na formação do estudante de graduação para além da sala de aula. Atividades como palestras e exposições fotográficas retratando a vida e o movimento estudantil em outros países, depoimentos de intelectuais sobre suas memórias de estudante, exibição de filmes sobre a vida estudantil, debates com profissionais da educação, da psicologia, da história e do serviço social sobre as transformações decorrentes do ingresso no ensino superior.

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Mariana Ferreira

      2016 a 2018

    • Grupo de estudos e pesquisas em Diversidade, Cultura e Educação

      Grupo de estudos e pesquisas que tem por objetivo investigar temas concernentes à educação a partir da leitura de textos da Teoria Crítica da Sociedade.

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias, José Leon Crochík, Patricia Ferreira de Andrade, Denilson Soares Cordeiro, Marcos Natanael Faria Ribeiro, Lucas Lelis Sá Frizo, João Luis Cavalcante Carreira, Gabriel Perrenoud Zotelli, Ingrid Aparecida Peixoto Borba, Joaci Pereira Furtado, Horacio Martin Ferber, Carolina Cunha da Silva, Jociene Santos Peixoto, Francis Armando dos Santos, Rafael Acácio de Freitas, Sandy Lira Ximenes Lima

      Desde 2013

    • EDUCAÇÃO INCLUSIVA: estudo sobre sua fundamentação filosófica e política

      É sob a égide do par inclusão/exclusão que o tema da igualdade na educação ganha força nas décadas finais do século passado. A proposta da educação inclusiva com a convicção de que todas as crianças e adolescentes têm o direito a frequentar salas de aula regulares dentro de um mesmo sistema educativo, sintetiza essa concepção. Mas, se na vida em sociedade as situações de miséria bem como a condenação da manifestação explícita de atitudes preconceituosas não tem impedido a sua ocorrência, o mesmo ocorre no campo da educação: a expulsão ou a segregação de crianças e adolescentes em escolas regulares são atitudes terríveis amplamente reprovadas socialmente, porém ainda presentes no cotidiano escolar. Se, por um lado constatamos os desafios e as dificuldades para a inclusão efetiva na educação, e de outra parte consideramos a educação inclusiva como a melhor proposta no cenário contemporâneo para que todos tenham acesso e permanência com qualidade na escola, acreditamos que o estudo de seus fundamentos trará maior consistência para a sua defesa, bem como possibilitará a estruturação de uma crítica aos impasses enfrentados.

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Patricia Ferreira de Andrade, Sheila Cristina dos Santos, Naiane Cortezini

      2013 a 2016

    • Livros e leitores na universidade: construindo a I Feira de Livros UNIFESP Diadema

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Patricia Ferreira de Andrade, Sheila Cristina dos Santos, Naiane Cortezini, Marian Avila de Lima e Dias, Carolina Teixeira Vautier Giongo, Beatriz Traini, Marcela Oliveira Garcia, Liz Caroline Alves de Souza, Caroline Santana Gouveia, Denilson Soares Cordeiro

      2010 a 2012

    • A biologia como foco para a alfabetização científica no ensino básico

      Coordenadora do subprojeto II: formação continuada de professores do ensino médio em Diadema, São Paulo: articulando a biologia com as novas tecnologias da informação

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Ligia Ajaime Azzalis, Marimélia Porcionato, Ronaldo Levenhagen, Marilena Rosalen, Nilana T. M. Barros, Fernando Luiz Affonso Fonseca

      2010 a 2012

    • Educação inclusiva e ensino regular: levantamento dos tipos e graus de inclusão em escolas públicas do município de Diadema

      Se, como ressaltam Both e Ainscow (2002), a inclusão educacional é um processo e toda escola pode ser mais ou menos inclusiva, podemos falar em grau de inclusão para as escolas, segundo critérios discutidos na literatura, que envolvem desde espaço adequado, tipo de atividades, apoio especializado, mas não necessariamente individualizado, abertura da escola à diversidade humana, dentre outros. Embora a educação inclusiva tenha sido regulamentada por diversas leis em âmbito nacional e internacional, sabemos que no Brasil existem diferentes experiências de educação inclusiva que, bem ou mal sucedidas, ainda são encaradas como desafios. Assim, o objetivo geral deste projeto é verificar o grau de educação inclusiva de escolas públicas municipais e estaduais do município de Diadema, uma vez que o crescimento das matrículas deste novo tipo de alunado pode ter contornos diferenciados em cada uma das unidades escolares, não revelando necessariamente quão incluídos de fato estão aqueles alunos e quão inclusiva é aquela unidade escolar. Como objetivos específicos, propomos: 1- Comparar as escolas quanto ao seu grau de inclusão total; 2- Comparar as escolas quanto a aspectos específicos da inclusão relativos à três dimensões: 2a- implementação de políticas inclusivas; 2b- cultura escolar voltada à incorporação e valorização das diferenças; 2c- práticas pedagógicas facilitadoras da inclusão no ambiente escolar. Com tal projeto, pretendemos contribuir para um mapeamento mais detalhado da situação da educação inclusiva naquelas escolas de forma a que estas instituições possam se apropriar do processo de inclusão conhecendo seus pontos bem desenvolvidos assim como aqueles que precisam vir a se desenvolver mais satisfatoriamente. A hipótese geral é a de que as escolas públicas do município devam estar em momentos diferentes do processo em direção a uma educação inclusiva uma vez que pertencem à redes diferentes (municipal e estadual), com níveis de ensino diferentes (Fund I e Fund

      Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Victor da Rocha Piotto, Patricia Ferreira de Andrade, Liz Caroline Alves de Souza, Graziele Duarte

      2010 a 2012

    Universidad Nacional de Tres de Febrero

    Outras atividades técnico científicas

    Atualização Lattes em 2024-04

    Processado em 2024-04-22