Marian Avila de Lima e Dias
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
E-Mail: marian.dias@unifesp.br
Resumo
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), Mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2004) e Pós-Doutorado na Universidad Nacional Tres de Febrero em Buenos Aires, Argentina (2017). Professora Associada do Departamento de Educação da Unifesp e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Diversidade e Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Escolares de Inclusão, Políticas Públicas de Inclusão no Ensino Superior, Cultura e Formação do indivíduo e Violência Escolar tendo como base teórica a psicanálise e Teoria Crítica da Sociedade.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
FERRARI, M. A. L. D.;DIAS, M. A. L.;DIAS, Marian Ávila;ÁVILA, Marian;Dias, Marian A. L.;Dias, Marian Ávila de Lima;DIAS, MARIAN AVILA DE LIMA E;ÁVILA DE LIMA E DIAS, MARIAN
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Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente
Formação
Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano
Preconceito na publicidade televisiva: vozes e olhares de adolescentes
Desenvolvimento Social e da Personalidade
Psicologia do Desenvolvimento Humano
Orientação: Maria Luisa Sandoval Schmidt
Universidade de São Paulo
Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)
Clínica psicanalítica brasileira: delineando algumas paisagens
Psicologia Clínica
Orientação: Suely Belinha Rolnik
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1991 a 1995
Graduação em Psicologia
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1985 a 1989
Produção
2023
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As hierarquias escolares e a violência entre estudantes (2023)
Artigo publicado
Autores: Marian Avila de Lima e Dias; FERREIRA DE ANDRADE, PATRICIA; CAVALCANTE CARREIRA, JOÃO LUIZ
Fonte: REVISTA DE EDUCAÇÃO PUC-CAMPINAS , v. 28 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
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Estereotipia e compulsão à repetição: contribuições para a compreensão do preconceito e do bullying (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Francis Armando dos Santos; Herik Rafael de Oliveira; Larissa Guelman; João Luis Cavalcante Carreira; ANDRADE, PATRÍCIA FERREIRA DE
Fonte: Fascismo e nazismo, preconceito e bullying , p. 123
2022
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA E VIOLÊNCIA ESCOLAR (2022)
Artigo publicado
Autores: CROCHICK, JOSÉ LEON; Marian Avila de Lima e Dias; ANDRADE, PATRÍCIA FERREIRA DE; Francis Armando dos Santos Fuchs
Fonte: IMAGENS DA EDUCAÇÃO , v. 12 , p. 45 - Extrato QUALIS: A4
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2021
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Recordações de maus-tratos escolares em alunos universitários (2021)
Artigo publicado
Autores: Crochíck, José Leon; Marian Avila de Lima e Dias; Horacio Martin Ferber
Fonte: ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE) , v. 43 , p. 4e48661 - Extrato QUALIS: A2
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A serpente no ovo: Apresentação do número temático Violência escolar, direitos humanos e responsabilidade (2021)
Artigo publicado
Autores: Marian Avila de Lima e Dias; José Leon Crochick
Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 9 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4
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Formas de Compreensão da Violência Escolar entre Alunos na Visão dos Professores (2021)
Capítulo de livro publicado
Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Ribeiro, Marcos Natanael Faria; Carreira, João Luiz Cavalcante; Peixoto, Jociene Santos
Fonte: Teoria Crítica, Violência e Resistência , p. 161
2020
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OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DOCENTE, VIOLÊNCIA, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS (2020)
Trabalhos em eventos
Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Lucas Lellis de Sá Frizo; caio cesar valladão fiumari; Luiz Carlos Gonçalves de Almeida
Fonte: Anais do VI Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo , p. 1246
-
Modelos internacionais de educação superior e a universidade atual (2020)
Artigo publicado
Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Denilson Soares Cordeiro
Fonte: REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR , v. 7 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
-
Relatos de participação no bullying: tipos e consequências (2020)
Artigo publicado
Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Luciana Dadico; Ricardo Casco
Fonte: REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 14 , p. 49 - Extrato QUALIS: A2
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-
Maus tratos e bullying: relações com a hierarquia escolar e com aspectos da personalidade (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Marian Avila de Lima e Dias; João Luis Cavalcante Carreira; Marcos Natanael Faria Ribeiro; Patricia Ferreira de Andrade; Jociene Santos Peixoto; Francis Armando dos Santos; Ingrid Aparecida Peixoto Borba; Lucas Lellis de Sá Frizo; Gabriel Perrenoud Zotelli
Fonte: Estudos sobre violência escolar entre estudantes , p. 265
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2019
2018
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Hierarquias escolares: desempenho e popularidade (2018)
Artigo publicado
Autores: José Leon Crochík; Marian Avila de Lima e Dias; Cintia Copit Freller; Alex Sandro Correa; Rodrigo Nuno Peiró Correia
Fonte: EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. Epub , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
2017
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Silva, A. A.; Jacomini, M. A. (Orgs.). Pesquisa em políticas educacionais: características e tendências. Feira de Santana: UEFS, 2016. 227 p. (2017)
Artigo publicado
Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Denilson Soares Cordeiro
Fonte: REVISTA DE ESTUDIOS TEÓRICOS Y EPISTEMOLÓGICOS EN POLÍTICA EDUCATIVA ISSN 2409-3696 , v. 2 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3
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FORMAÇÃO DE PESQUISADOR PARA EDUCADORES E SEUS LIMITES (2017)
Artigo publicado
Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Dias, Viviane Borges; Crochíck, José Leon
Fonte: IMAGENS DA EDUCAÇÃO , v. 7 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4
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2016
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Educação inclusiva: algumas pesquisas (2016)
Livro publicado ou organizado
Autores: José Leon Crochík; Branca Maria Meneses; Cintia Copit Freller; Marian Avila de Lima e Dias; Lineu Norio Kohatsu; Ricardo Casco; Rosi Giordano; Luciene Maria Silva; Jaciete Barbosa dos Santos; Dulce Regina Pedrossian
Fonte:
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2015
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Os professores e a educação inclusiva: identificação dos fatores necessários à sua implementação (2015)
Artigo publicado
Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Simone Conceição Rosa; Patricia Ferreira de Andrade
Fonte: Psicologia USP (Impresso) , v. 26 , p. 453
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2014
2013
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Educação inclusiva: escolha e rejeição entre alunos (2013)
Artigo publicado
Autores: José Leon Crochík; Marian Avila de Lima e Dias; Cintia Copit Freller; Ricardo Casco; Marisa Feffermann; Rafael Baioni do Nascimento
Fonte: PSICOLOGIA & SOCIEDADE (ONLINE) , v. 25 , p. 174 - Extrato QUALIS: A2
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Em direção à educação inclusiva: cultura, políticas e práticas das escolas públicas em Diadema (2013)
Capítulo de livro publicado
Autores: Marian Avila de Lima e Dias; Patricia Ferreira de Andrade; Victor da Rocha Piotto; Graziele Duarte; Liz Caroline Alves de Souza
Fonte: Estudos sobre formação e educação inclusiva , p. 151
2012
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Políticas de formação de professores: perfil dos alunos do curso de Ciências - licenciatura da Unifesp (2012)
Artigo publicado
Autores: Márcia Aparecida Jacomini; Marian Ávila de Lima e Dias; Marilena Aparecida de Souza Rosalen
Fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação , v. 28 , p. 435 - Extrato QUALIS: A1
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-
Análise de um formulário de avaliação de inclusão escolar (2012)
Capítulo de livro publicado
Autores: José Leon Crochík; Pedro Fernando da Silva; Lucas Bullara M. da Silva; Raphael C. T. de Almeida; Lenara Spedo; Karen Danielle Magri Ferreira; Marian Avila de Lima e Dias
Fonte: Preconceito e educação inclusiva , p. 169
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2011
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Entre o desejo e as possibilidades: um estudo sobbre os alunos do curso de Licenciatura Plena em Ciências da Unifesp - Campus Diadema (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Marcia Jacomini; Marian Avila de Lima e Dias; Marilena Rosalen
Fonte: XI Congresso Estadual Paulista sobre formação de Educadores/ I Congresso NAcional de Formação de Professores , p. 51
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Análise de um formulário de avaliação de inclusão escolar (2011)
Artigo publicado
Autores: Crochíck, José Leon; Silva, Pedro Fernandes da; Silva, Lucas Bullara M. da; Almeida, Raphael C. T. de; Spedo, Lenara; Ferreira, Karen Danielle Magri; Marian Avila de Lima e Dias
Fonte: Imagens da Educação , v. 1 , p. 71 - Extrato QUALIS: A4
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2010
2009
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Atitudes de professores em relação à educação inclusiva (2009)
Artigo publicado
Autores: José Leon Crochík; Cintia Copit Freller; Marian Avila de Lima e Dias; Ricardo Casco; Rafael Baioni do Nascimento; Marisa Feffermann
Fonte: Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso) , v. 29 , p. 40 - Extrato QUALIS: A2
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-
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2008
2007
2006
-
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Preconceito e atitudes em relação à educação inclusiva (2006)
Artigo publicado
Autores: José Leon Crochík; Marian Avila de Lima e Dias; Roberto Romeiro Hryniewicz; Otávio Nascimento de Barros; Rafael Baioni do Nascimento
Fonte: Psicologia Argumento (PUCPR. Impresso) , v. 24 , p. 55 - Extrato QUALIS: B1
-
-
2005
2004
2002
2001
2000
1999
1998
1997
1994
1993
1991
Atuações
Universidade de São Paulo
-
Monitor
2000 a 2000
-
Pesquisador
pesquisador colaborador
Desde 2005
Universidade Paulista
-
Professor Adjunto II
Professora
1994 a 1999
Universidade Presbiteriana Mackenzie
-
Professor Assistente I
2001 a 2009
Cadernos de Subjetividade
-
Membro de corpo editorial
1993 a 1996
Universidade de São Paulo
-
Professor doutor
2008 a 2009
Universidade Federal de São Paulo
-
Professora Associada
Desde 2010
Revista Olhares
-
Revisor de periódico
Desde 2014
Educação (PUCRS. Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2015
Psicologia USP (Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2014
Cadernos da Pedagogia (Ufscar. Online)
-
Revisor de periódico
Desde 2015
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Revisor de projeto de fomento
2015 a 2015
Revista Olhares
-
Membro de corpo editorial
Desde 2015
Universidad Nacional de Tres de Febrero
-
pesquisador visitante
pesquisador
2017 a 2018
Revista Travessias
-
Revisor de periódico
Desde 2019
ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL
-
Revisor de periódico
Desde 2019
Revista Argentina de Educación Superior (RAES)
-
Revisor de periódico
Desde 2017
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
GORDOFOBIA : UM OLHAR PARA O PRECONCEITO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado em andamento
-
EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: UM ESTUDO SOBRE A ATUAÇÃO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Ingrid Aparecida Peixoto de Borba
Violência escolar, performatividade de gênero, orientação sexual e autoritarismo.
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Tese de doutorado concluídas
-
Para onde conduz a educação escolar em São José dos Campos-SP?
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Para onde conduz a educação escolar em São José dos Campos-SP?
Programa de Pós-Graduação em Educação (33009015083
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
Dissertação de mestrado concluídas
-
O mal-estar dos professores da rede de ensino do Estado de São Paulo
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Imigração e Violência Escolar: o Processo de Inclusão Escolar dos Alunos Identificados Como Bolivianos nas Escolas Públicas de São Paulo
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
BULLYING A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS: UM ESTUDO SOBRE A VIOLÊNCIA
Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
A massificação e a democratização do acesso na Unifesp e na UFABC: avanços e limites
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
REPRESENTAÇÃO DA ESCOLA NO CINEMA: Um estudo sobre o filme Detachment
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Violência escolar, normas de gênero e heteronormatividade
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
A escola como direito e punição: o(a) adolescente em liberdade assistida
Programa de Pós-Graduação em Educação (33009015083
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
-
EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: ENCONTROS E DESENCONTROS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
Programa de Pós-Graduação em Educação (33009015083
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenadora da Câmara de Extensão do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmaceuticas da Unifesp
Campus Diadema
-
coordenadora de ações afirmativas e políticas de inclusão da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
Diretoria
Reitoria
-
Chefe do Departamento de Educação
Campus Guarulhos
Departamento de Educação
-
Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante
Campus Diadema
Pesquisa
Universidade de São Paulo
-
Projeto temático:Teoria Crítica, Formação e Indivíduo
2009 a 2012
-
Preconceito e atitudes em relação à educação inclusiva
Autores: Marian Avila de Lima e Dias, José Leon Crochík, Lineu Norio Kohatsu, Ricardo Casco, Cintia Copit Freller, Marisa Feffermann, odair sass
2005 a 2007
-
Preconceito e discriminação dos 'incluídos' na educação inclusiva
A partir do Index proposto por Ainscow e colaboradores, esta pesquisa visa identificar o grau de inclusão de alunos em situação de inclusão no ensino regular em escolas públicas e particulares com altos e baixos escores obtidos no referido index.
Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Marie Claire Sekkel, José Leon Crochík, Rafael Baioni do Nascimento, Ricardo Casco, Cintia Copit Freller, Marisa Feffermann
2008 a 2010
Universidade Presbiteriana Mackenzie
-
Preconceito no Brasil: análise e mapeamento bibliográfico em periódicos de 2000 a 2007
Pesquisa realizada sob minha orientação por alunos do curso de graduação em Psicologia na disciplina de Projetos Integrados de Pesquisa
Autores: Marian Avila de Lima e Dias, José Leon Crochík, Rafael Baioni do Nascimento, Lineu Norio Kohatsu, Ricardo Casco, Cintia Copit Freller, Marisa Feffermann
2007 a 2007
-
A personalidade autoritária e o Bullying: Descrição do perfil do praticante e do praticante/alvo sob o enfoque da teoria crítica
Pesquisa realizada sob minha orientação pelos alunos de graduação do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Francisco Fialho Duarte, Alyne Cassola Abranches, Carlos Eduardo Damasceno Esposito, Cibele Baston, Marian Avila de Lima e Dias, Silvio Luiz Scortecci Martins Junior, Winnie Nascimento dos Santos, Vivian Camargo da Costa Neves, THAIS FERNANDA RICA FERNANDES
2008 a 2008
-
Sistema de cotas: a (auto)imagem do universitário brasileiro
Pequisa desenvolvida sob minha orientação por um grupo de estudantes de graduação em Psiclogia na disciplina de Projetos Integrados de Pesquisa
Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Francisco Fialho Duarte, Marina Reis Tebar, Maytê Araújo, Valéria A. C. S. Panhoni
2008 a 2008
-
Inclusão ou Exclusão? contrapontos da educação brasileira
xxx
2002 a 2005
Universidade de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
-
Título: PROEXT UNIFESP - Projeto Educação Pública em debate: fundamentos, políticas e práticas
Objetivo geral do Projeto: articular a pesquisa, o ensino e a extensão, com foco nas políticas educacionais e processos educativos em espaços formais e não-formais no estado de São Paulo, e em várias temporalidades, com o objetivo de fortalecer a formação acadêmico-científica e contribuir para o desenvolvimento sustentável, a convivência cidadã e a melhoria da qualidade de vida;
Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Beatriz REgina Pereira Saeta
Desde 2024
-
Educação escolar e formação: inclusão e exclusão
O projeto visa empreender pesquisas empíricas voltadas tanto aos professores, gestores como também aos estudantes a fim de identificar aspectos da instituição escolar capazes de contribuir na formação (Bildung) dos indivíduos como também aqueles que, por meio de práticas discriminatórias e competitivas voltadas à uma mera formação instrumental, fomentam a exclusão. Serão utilizados questionários e roteiros de entrevistas a partir da Teoria Crítica da Sociedade, em especial os textos de Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse.
Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Marcia Jacomini, Maria Angelica Minhoto, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Edna Martins, Daniela Finco, Fernando Rodrigues de Oliveira
Desde 2022
-
Ações de enfrentamento ao bullying e à discriminação na escola pública
Diversas formas de violência entre pares têm afetado a formação e o aprendizado dos estudantes nas escolas e forma significativa no país e mesmo ao redor do mundo. Este projeto tem como objetivo o entendimento e o combate ao bullying e à discriminação ocorridos na escola tendo como hipótese que quanto maior a adesão da escola à proposta de inclusão escolar bem como o estabelecimento de relações com as autoridades de forma a que elas sejam respeitadas, é uma possibilidade, dentre outros fatores, de diminuir aquelas formas de violência. O objetivo geral deste projeto é desenvolver a inclusão escolar em duas escolas públicas no município de Guarulhos, São Paulo, com o consequente questionamento das hierarquias sociais, no que trazem de contribuição à violência escolar entre pares nas escolas, sobretudo, o bullying a discriminação. Com tal aprimoramento da inclusão escolar também se propõe, com medidas dirigidas diretamente ao corpo discente, fortalecer o seu não autoritarismo, isto é, seu caráter democrático, e autonomia, para que desenvolvam a convivência social sem agredir ninguém. Para cumprir esse objetivo serão propostas atividades nas escolas e a verificação de seus efeitos sobre a diminuição ou não do bullying e da discriminação, assim como, sobre tendências autoritárias e heterônomas nos alunos. Teremos avaliações prévias e posteriores ao desenvolvimento das atividades, que visam verificar o grau de inclusão escolar, o bullying e a discriminação existentes, e das tendências dos alunos ao autoritarismo e heteronomia. Como a literatura indica que o sexto ano é de alta incidência do bullying e como o nono ano é o final da formação do aluno no ensino fundamental, propomos analisar uma mesma sala de aula em cada uma das escolas ao longo desses anos, quanto às variáveis explicitadas e compará-los entre si. Este projeto será desenvolvido por meio dos seguintes eixos: 1- Educação Inclusiva; 2-Hierarquias Escolares; 3- Autoritarismo e Autonomia; e 4- Bullying e discriminação. Para o desenvolvimento de cada um deles, serão discutidos, com os educadores escolares (gestores e professores), textos específicos sobre cada uma das temáticas; serão aplicados instrumentos (já desenvolvidos e testados em pesquisas anteriores) aos gestores, aos professores e a uma classe, por escola, que participará do sexto ao nono ano, antes e após as intervenções; serão realizadas discussões com o corpo docente e com o corpo discente acerca de suas respostas aos instrumentos utilizados; e será proposta a criação de um Observatório da Violência Escolar. Como resultados, além das publicações dos resultados, espera-se ampliar o grau de inclusão escolar das escolas envolvidas e a diminuição do bullying e do preconceito, visando dar subsídios para as políticas públicas paulistas.
Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Marcos Natanael Faria Ribeiro, João Luis Cavalcante Carreira, Ingrid Aparecida Peixoto Borba, Francis Armando dos Santos, Herik Rafael de Oliveira, Teófilo Antonio Pimenta, Larissa Guelman, ANDRADE, PATRÍCIA FERREIRA DE
Desde 2023
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Ações de enfrentamento ao bullying e à discriminação na escola pública em São Paulo
O objetivo geral deste projeto é desenvolver a inclusão escolar em escolas públicas do Estado de São Paulo, com o consequente questionamento das hierarquias sociais, no que trazem de contribuição à violência escolar entre pares nas escolas, sobretudo, o bullying e o preconceito (discriminação). Com tal aprimoramento da inclusão escolar também se propõe, com medidas dirigidas diretamente ao corpo discente, fortalecer o seu não autoritarismo, isto é, seu caráter democrático, e autonomia, para que sejam aptos a conviver socialmente sem agredir ninguém. Para cumprir esse objetivo serão propostas atividades a serem desenvolvidas nas escolas e a verificação de seus efeitos sobre a diminuição ou não do bullying e do preconceito, assim como, sobre tendências autoritárias e heterônomas nos alunos. Teremos avaliações prévias e posteriores ao desenvolvimento daquelas atividades do grau de inclusão escolar, do bullying e preconceito existentes, e das tendências dos alunos ao autoritarismo e heteronomia. Como a literatura indica que o sexto ano é de alta incidência do bullying e como o nono ano é o final da formação do aluno no ensino fundamental, propomos analisar os alunos desses anos, quanto às variáveis explicitadas e compará-los entre si.Este projeto será desenvolvido por meio dos seguintes eixos: 1- Educação Inclusiva; 2-Hierarquias Escolares; 3- Autoritarismo e Autonomia; e 4- Bullying e preconceito. Para o desenvolvimento de cada um deles, serão discutidos, com os educadores escolares (gestores e professores), textos específicos sobre cada uma das temáticas; serão aplicados instrumentos desenvolvidos e testados na pesquisa acima referida aos gestores, aos professores e a uma classe, por escola, que participará do sexto ao nono ano, antes e após as intervenções; serão realizadas discussões com o corpo docente e com o corpo discente acerca de suas respostas aos instrumentos utilizados; e será proposta a criação de um Observatório da Violência Escolar. Como resultados, além das publicações dos resultados, espera-se ampliar o grau de inclusão escolar das escolas envolvidas e a diminuição do bullying e do preconceito, visando dar subsídios para as políticas públicas paulistas.
Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Ricardo Casco, Silva, Pedro Fernandes da, Ingrid Aparecida Peixoto Borba, Jociene Santos Peixoto, Francis Armando dos Santos, Luciana Dadico, Herik Rafael de Oliveira, Larissa Guelman, CROCHICK, JOSÉ LEON, ANDRADE, PATRÍCIA FERREIRA DE
Desde 2021
-
Bullying e Preconceito: distinções e relações
Este projeto é subdividido em dois estudos: um deles proporá o aprofundamento da diferenciação conceitual entre bullying e preconceito, o outro investigará empiricamente essa distinção e os relacionará com duas formas de personalidade: sadomasoquista e narcisista.
Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Ricardo Casco, Patricia Ferreira de Andrade, Pedro Fernando da Silva, Alex Sandro Correa, João Luis Cavalcante Carreira, Francis Armando dos Santos, José Leon Crochick, Cintia C. Freller, Luciana Dadico, Herik Rafael de Oliveira, Larissa Guelman
2019 a 2022
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Curso introdutório: Teoria Crítica, Educação e Inclusão
Curso para profissionais da rede pública a partir da leitura de textos de Theodor Adorno sobre educação.
Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Patricia Ferreira de Andrade, Crochíck, José Leon, Lucas Lelis Sá Frizo, João Luis Cavalcante Carreira, Ingrid Aparecida Peixoto Borba, Francis Armando dos Santos, Sandy Lira Ximenes Lima, Herik Rafael de Oliveira, Teófilo Antonio Pimenta, Larissa Guelman
Desde 2020
-
Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade - Nacional e Internacional
A violência tem sua origem, conforme Horkheimer e Adorno (1985) no processo de Esclarecimento, que devido à sua contradição imanente possibilitou as condições materiais para a emancipação da humanidade da miséria e assim a existência de uma sociedade racional, justa, igualitária e não opressiva, ao mesmo tempo que limitou a consciência dos homens acerca dessa possibilidade. Se não é possível avançar socialmente, há a regressão à barbárie, que se expressa em diversas formas de violência; paradoxalmente, a violência é incentivada em indivíduos e grupos que não podendo se formar e fazer parte da cultura se voltam contra ela; o ressentimento é sua base. Adorno (1995a, 2004) indicou o fracasso da formação e da educação, incluindo a escolar, tendo em vista que mesmo indivíduos que poderiam ser considerados como bem formados foram coniventes com práticas de tortura existentes ao longo do Nacional-Socialismo, e, principalmente porque membros de uma cultura altamente desenvolvida desenvolveram uma forma de violência ?requintada?: a mais alta tecnologia a serviço do extermínio de multidões. Nesse sentido, a barbárie se expressa quer em atos grosseiros, primitivos, aparentemente imediatos, quer em medidas sociais aparentemente neutras, mas violentas. A educação escolar, segundo o referido autor, entre outras formas de educação, deveria ter como princípio fundamental evitar que os indivíduos desenvolvessem a insensibilidade própria à sustentação de uma sociedade que para se manter suscita a violência oficial e não-oficial entre esses indivíduos. Dessa forma, há de se supor que a escola reproduza a violência provinda fora de seus muros por meio de mecanismos próprios e mediante os que são desenvolvidos na formação mais ampla pela cultura. Desse modo, ao se estudar a violência existente na escola, em diversas de suas expressões, pode-se pensar quer a diferenciação entre essas formas de expressão, quer formas de poder evitá-las. A violência escolar também se apresenta na discriminação aos alunos considerados em situação de inclusão e no bullying; assim, os que estavam fora da escola podem continuar a ser discriminados, e os que estão dentro também, indicando que a força de segregação não ocorre somente com os que vêm de fora, mas na tentativa de estabelecer hierarquias internas entre os que submetem e os que serão submetidos. O objetivo geral deste projeto é verificar a violência escolar pelo bullying, pelo preconceito e por outras formas de discriminação dos alunos, entre esses, os considerados em situação de inclusão; especificamente será verificado se há relação entre os praticantes e as vítimas dessas formas de violência e: desempenho escolar, autoritarismo e autonomia frente à autoridade. Serão aplicadas a Escala do Fascismo criada por Adorno et. al. (1950) e outras cinco escalas elaboradas e testadas em aplicações anteriores: Autoavaliação da Violência Escolar, Identificação da Violência Escolar, Identificação das Hierarquias Escolares; Autonomia frente à autoridade escolar; Manifestação do preconceito, além de um conjunto de questões que caracterizem motivações e sentimentos em relação à violência escolar em aproximadamente 240 alunos do nono ano do ensino fundamental de oito escolas públicas das seguintes cidades brasileiras: Alfenas, Belém, Boa Vista, Campo Grande, Guarulhos, Niterói, Londrina, Maringá, Salvador; e nas seguintes cidades de outros países: Buenos Aires, Lisboa e Cidade do México.
Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Crochíck, José Leon, Marian Avila de Lima e Dias, Crochíck, José Leon, Ana Cristina da Silva Amado, Rosi Giordano, Luciene Maria Silva, Jaciete Barbosa dos Santos, Branca Maria Meneses, Carlos Veloso da Veiga, Valdelucia Alves da Costa, Dias, Viviane Borges, Maria Therezinha Galluch, Simone Moreira de Moura, Débora Felicio Faria, Cristina Vermelho, Joilson Pereira
2018 a 2021
-
Observatório da Educação: Violência, inclusão e direitos humanos
1. Objetivos Geral Contribuir com a sistematização, a produção e a difusão do conhecimento e na formação de professores e demais profissionais da educação, bem como promover a articulação entre as universidades participantes e escolas da rede de educação básica da região nas temáticas da violência escolar (sobretudo, bullying e preconceito) e dos direitos humanos. Específicos ▪ identificar e diagnosticar, por intermédio dos resultados obtidos pela pesquisa empírica desenvolvida nas escolas, as atitudes de alunos que revelam violência, manifestada por bullying e preconceito no cotidiano; ▪ promover debates nas universidades participantes e nas escolas pesquisadas, com alunos, educadores e funcionários sobre as atitudes de violência nas diversas dimensões sociais, tais como escola, trabalho, família, cultura e comunidade, considerando a educação inclusiva e os direitos humanos;
Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Patricia Ferreira de Andrade, Marcos Natanael Faria Ribeiro, Lucas Lelis Sá Frizo, João Luis Cavalcante Carreira, Gabriel Perrenoud Zotelli, Ingrid Aparecida Peixoto Borba, Jociene Santos Peixoto, Francis Armando dos Santos
Desde 2018
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Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade - Núcleo Unifesp Guarulhos
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Diversidade, Cultura e Educação, do qual sou líder e que tem sua base na Unifesp - Guarulhos, constitui-se em um dos polos em que se desenvolverá a pesquisa Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade. Trata-se de pesquisa contemplada no edital de Apoio à pesquisa e à inovação em ciências humanas, sociais e aplicadas na linha Cidadania, violência e direitos humanos do CNPq (Processo no. 442702/2016-7) coordenada pelo Prof. José Leon Crochík do Instituto de Psicologia da USP. Além do polo de Guarulhos, também serão pesquisadas escolas públicas das seguintes cidades brasileiras: Alfenas, Belém, Boa Vista, Campo Grande, Niterói, Londrina, Maringá, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia; além disso, o grupo é composto por pesquisadores em Buenos Aires (Argentina), Minho (Portugal), Barcelona (Espanha) e Cidade do México (México). O objetivo geral é verificar a violência escolar pelo bullying, pelo preconceito e por outras formas de discriminação dos alunos de 9 o . ano. Serão aplicadas a Escala do Fascismo criada por Adorno et. al. (1950) e outras cinco escalas elaboradas e testadas em pesquisas anteriores: Autoavaliação da Violência Escolar, Identificação da Violência Escolar, Identificação das Hierarquias Escolares; Autonomia frente à autoridade escolar; Manifestação do preconceito, além de entrevistas semiestruturadas com professores que caracterizem motivações e sentimentos em relação à violência escolar. As escalas e entrevistas serão aplicadas em cinco escolas da rede pública de Guarulhos em aproximadamente 15 professores (cinco de Português, cinco de Artes e cinco de Educação Física) e 150 alunos do nono ano do ensino fundamental (aproximadamente 30 alunos por escola). A partir da investigação, serão constituídos Observatórios de Educação nas diversas universidades participantes. Após um ano e meio do início da pesquisa e no final dos três anos da vigência da proposta, serão realizados seminários para os gestores, professores, alunos e funcionários das escolas pesquisadas em cada localidade; esses seminários terão como objetivo apresentar os resultados obtidos, sua análise e proposições de combate à violência escolar.
2017 a 2021
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Vida de Estudante
O Programa Vida de Estudante tem como objetivo principal apresentar e promover junto ao estudante da Unifesp (especialmente os calouros) reflexões sobre as diversas dimensões envolvidas na formação do estudante de graduação para além da sala de aula. Atividades como palestras e exposições fotográficas retratando a vida e o movimento estudantil em outros países, depoimentos de intelectuais sobre suas memórias de estudante, exibição de filmes sobre a vida estudantil, debates com profissionais da educação, da psicologia, da história e do serviço social sobre as transformações decorrentes do ingresso no ensino superior.
Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Patricia Ferreira de Andrade, Marcos Natanael Faria Ribeiro, Lucas Lelis Sá Frizo, Gabriel Perrenoud Zotelli, Ingrid Aparecida Peixoto Borba, Jociene Santos Peixoto, Francis Armando dos Santos, João Luiz Cavalcante Carreira, Sandy Lima Ximenes Lira, Herik Rafael de Oliveira
2016 a 2018
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Grupo de estudos e pesquisas em Diversidade, Cultura e Educação
Grupo de estudos e pesquisas que tem por objetivo investigar temas concernentes à educação a partir da leitura de textos da Teoria Crítica da Sociedade.
Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Mariana Ferreira
Desde 2013
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA: estudo sobre sua fundamentação filosófica e política
É sob a égide do par inclusão/exclusão que o tema da igualdade na educação ganha força nas décadas finais do século passado. A proposta da educação inclusiva com a convicção de que todas as crianças e adolescentes têm o direito a frequentar salas de aula regulares dentro de um mesmo sistema educativo, sintetiza essa concepção. Mas, se na vida em sociedade as situações de miséria bem como a condenação da manifestação explícita de atitudes preconceituosas não tem impedido a sua ocorrência, o mesmo ocorre no campo da educação: a expulsão ou a segregação de crianças e adolescentes em escolas regulares são atitudes terríveis amplamente reprovadas socialmente, porém ainda presentes no cotidiano escolar. Se, por um lado constatamos os desafios e as dificuldades para a inclusão efetiva na educação, e de outra parte consideramos a educação inclusiva como a melhor proposta no cenário contemporâneo para que todos tenham acesso e permanência com qualidade na escola, acreditamos que o estudo de seus fundamentos trará maior consistência para a sua defesa, bem como possibilitará a estruturação de uma crítica aos impasses enfrentados.
Autores: Marian Avila de Lima e Dias, José Leon Crochík, Patricia Ferreira de Andrade, Denilson Soares Cordeiro, Marcos Natanael Faria Ribeiro, Lucas Lelis Sá Frizo, João Luis Cavalcante Carreira, Gabriel Perrenoud Zotelli, Ingrid Aparecida Peixoto Borba, Joaci Pereira Furtado, Horacio Martin Ferber, Carolina Cunha da Silva, Jociene Santos Peixoto, Francis Armando dos Santos, Rafael Acácio de Freitas, Sandy Lira Ximenes Lima
2013 a 2016
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A biologia como foco para a alfabetização científica no ensino básico
Coordenadora do subprojeto II: formação continuada de professores do ensino médio em Diadema, São Paulo: articulando a biologia com as novas tecnologias da informação
Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Patricia Ferreira de Andrade, Sheila Cristina dos Santos, Naiane Cortezini, Marian Avila de Lima e Dias, Ligia Ajaime Azzalis, Marimélia Porcionato, Ronaldo Levenhagen, Marilena Rosalen, Nilana T. M. Barros, Fernando Luiz Affonso Fonseca
2010 a 2012
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Livros e leitores na universidade: construindo a I Feira de Livros UNIFESP Diadema
Autores: Marian Avila de Lima e Dias, Carolina Teixeira Vautier Giongo, Beatriz Traini, Marcela Oliveira Garcia, Liz Caroline Alves de Souza, Caroline Santana Gouveia, Denilson Soares Cordeiro
2010 a 2012
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Educação inclusiva e ensino regular: levantamento dos tipos e graus de inclusão em escolas públicas do município de Diadema
Se, como ressaltam Both e Ainscow (2002), a inclusão educacional é um processo e toda escola pode ser mais ou menos inclusiva, podemos falar em grau de inclusão para as escolas, segundo critérios discutidos na literatura, que envolvem desde espaço adequado, tipo de atividades, apoio especializado, mas não necessariamente individualizado, abertura da escola à diversidade humana, dentre outros. Embora a educação inclusiva tenha sido regulamentada por diversas leis em âmbito nacional e internacional, sabemos que no Brasil existem diferentes experiências de educação inclusiva que, bem ou mal sucedidas, ainda são encaradas como desafios. Assim, o objetivo geral deste projeto é verificar o grau de educação inclusiva de escolas públicas municipais e estaduais do município de Diadema, uma vez que o crescimento das matrículas deste novo tipo de alunado pode ter contornos diferenciados em cada uma das unidades escolares, não revelando necessariamente quão incluídos de fato estão aqueles alunos e quão inclusiva é aquela unidade escolar. Como objetivos específicos, propomos: 1- Comparar as escolas quanto ao seu grau de inclusão total; 2- Comparar as escolas quanto a aspectos específicos da inclusão relativos à três dimensões: 2a- implementação de políticas inclusivas; 2b- cultura escolar voltada à incorporação e valorização das diferenças; 2c- práticas pedagógicas facilitadoras da inclusão no ambiente escolar. Com tal projeto, pretendemos contribuir para um mapeamento mais detalhado da situação da educação inclusiva naquelas escolas de forma a que estas instituições possam se apropriar do processo de inclusão conhecendo seus pontos bem desenvolvidos assim como aqueles que precisam vir a se desenvolver mais satisfatoriamente. A hipótese geral é a de que as escolas públicas do município devam estar em momentos diferentes do processo em direção a uma educação inclusiva uma vez que pertencem à redes diferentes (municipal e estadual), com níveis de ensino diferentes (Fund I e Fund
2010 a 2012
Universidad Nacional de Tres de Febrero
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22