Luiz Carlos Novaes nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Educação

E-Mail: luiz.novaes@unifesp.br


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De 2020 a 2024
Trabalhos publicados

Resumo

Possui graduação em Ciências Biológicas e em Pedagogia, Mestrado em História e Filosofia da Educação (PUC/SP, 1999), Doutorado em Educação e Ciências Sociais pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade (PUC/SP, 2004) e Pós-doutorado em Educação (USP, 2012). Atualmente é professor no Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP) nos cursos de graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em política educacional, trabalho docente e escola pública, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas em educação, gestão e administração da educação, políticas de avaliação em larga escala, organismos internacionais e Educação, trabalho e escola pública.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

NOVAES, L. C.;NOVAES, LUIZ CARLOS


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Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco


Formação

  • Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade

    A escola perdida: a boa escola e o bom aluno no discurso de pais e professores.

    Orientação: Profa Dra. Maria das Mercês Ferreira Sampaio

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Desde 2004

  • Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade

    O tratamento da questão ambiental em documentos oficiais: análise das propostas curriculares da CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, Secretaria de Estado da Educação/SP) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN

    Currículo

    Orientação: Profa Dra. Nereide Saviani

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    1997 a 1999

  • Graduação em Pedagogia

    Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos

    1987 a 1989

  • Graduação em Ciências Biológicas

    Universidade de Guarulhos

    1983 a 1986

  • Produção


    2022


    • A organização do quadro de funcionários de escola na rede estadual paulista: entre profissionalização e precarização

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Luiz Carlos Novaes; Erick Dantas da Gama

      2022

      Fonte: Relações e codições de trabalho dos profissionais da Educação na rede estadual paulista 1995-2018 , p. 177

    • Prefácio

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Luiz Carlos Novaes

      2022

      Fonte: 100 anos de práxis libertadora , p. 8

    • Educação, Estado e Trabalho

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Joice da Silva Cheles; Luiz Carlos Novaes

      2022

      Fonte: Políticas Públicas de Educação , p. 161


    2021


    • A FORMAÇÃO DOCENTE EM SERVIÇO NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NA AMÉRICA LATINA: um estudo de caso no Brasil

      Artigo publicado

      Autores: Luiz Carlos Novaes

      2021

      Fonte: CADERNOS DE PESQUISA , v. 28 , p. 216

    • O ACESSO DE ESTUDANTES NEGROS NA PÓS-GRADUAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE INCLUSÃO ÉTNICO-RACIAL NA UNIVERSIDADE PÚBLICA

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins; Luiz Carlos Novaes; Erick Dantas da Gama

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte: EDUCERE ET EDUCARE (IMPRESSO) , v. 16 , p. 120

    • O processo de implementação da BNCC na rede estadual paulista e a reeprcussão sobre a formação em serviço

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Luiz Carlos Novaes; SILVA, THIAGO MOREIRA MELO E

      2021

      Fonte: Conhecimentos em ação e a base nacional comum curricular , p. 159


    2020


    • As recomendações de organismos internacionais na política educacional paulista

      Artigo publicado

      Autores: Luiz Carlos Novaes; SILVA, THIAGO MOREIRA MELO E

      Conteúdo completo

      2020

      Fonte: ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES , v. 28 , p. 175


    2019


    • O ensino fundamental na BNCC e a construção dos currículos pelos sitemas de ensino

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Luiz Carlos Novaes; Márcia Aparecida Jacomini

      2019

      Fonte: Conhecimentos em disputa na Base Nacional Comum Curricular , p. 107


    2018


    • Políticas educacionais para a educação básica pós impeachment de Dilma Roussef: rupturas na continuidade

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Márcia Aparecida Jacomini; Luiz Carlos Novaes

      2018

      Fonte: Escrita da pesquisa em Educação na região centro-oeste , p. 111


    2016


    • A formação do pedagogo e a educação nas prisões: reflexões acerca de uma experiência

      Artigo publicado

      Autores: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna; Alexandre Filordi de Carvalho; Luiz Carlos Novaes

      Conteúdo completo

      2016

      Fonte: CADERNOS CEDES (IMPRESSO) , v. 36 , p. 109

    • Livros de ocorrência: Violência e indisciplina em escolas de território vulnerável

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Lemos Vóvio; RIBEIRO, VANDA MENDES; NOVAES, LUIZ CARLOS; BRAVO, MARIA HELENA

      Conteúdo completo

      2016

      Fonte: Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives , v. 24 , p. 126

    • A Produção de Documentos Curriculares para os Anos Finais do Ensino Fundamental no Brasil: Concepções e Justificativas

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Luiz Carlos Novaes

      2016

      Fonte: Observatório de cultura escolar : estudos e pesquisas sobre escola, currículo e cultura escolar, , p. 1


    2015


    • Currículos para os anos finais do Ensino Fundamental: concepções, modos de implantação e usos

      Artigo publicado

      Autores: Antonio Augusto Gomes Batista; Vanda Mendes Ribeiro; Elba de Sá Siqueira Barreto; Luiz Carlos Novaes

      2015

      Fonte: Estudos e Pesquisas Educacionais , v. 1 , p. 15

    • Juízos e práticas professorais na construção do processo de abandono do trabalho docente e o impacto sobre o trabalho pedagógico

      Artigo publicado

      Autores: José Carlos Galvão Lemos; Luiz Carlos Novaes

      2015

      Fonte: Revista Cocar (UEPA) , v. 9 , p. 285

    • Documentos curriculares de ensino fundamental 2: uma análise balizada por temas do debate curricular do país

      Artigo publicado

      Autores: Rosário Silvana genta Lugli; Hivy Damásio Mello; Pâmela Felix Freitas; Luiz Carlos Novaes

      2015

      Fonte: Cadernos Cenpec , v. 5 , p. 166

    • A escola perdida: a boa escola e o bom aluno no discurso de pais e professores

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Luiz Carlos Novaes

      2015

      Fonte:


    2014


    • Os impactos da avaliação externa sobre o trabalho de professores na rede estadual paulista.

      Artigo publicado

      Autores: Luiz Carlos Novaes

      2014

      Fonte: Roteiro , v. 39 , p. 283


    2012


    • A formação em serviço e os novos modelos de formação docente na América Latina: o caso do projeto veredas

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luiz Carlos Novaes

      2012

      Fonte: Anais do XVI ENDIPE - Didática e práticas de ensino: compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade. , p. 5314

    • Os efeitos dos resultados da avaliação externa e dos índices de desempenho escolar sobre a gestão da escola e do trabalho pedagógico na rede estadual paulista

      Trabalhos em eventos

      Autores: Regiane Vaz de Oliveira; Luiz Carlos Novaes

      2012

      Fonte: VI ENDIPE - Didática e práticas de ensino: compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade. , p. 503

    • Por uma política de formação de professores de Filosofia: da desqualificação da docência à formação aligeirada

      Artigo publicado

      Autores: Alexandre Filordi de Carvalho; Luiz Carlos Novaes; Midiã Olinto de Oliveira

      2012

      Fonte: Revista e-Curriculum (PUCSP) , v. 8 , p. 1


    2011


    • Política de formação aligeirada e trabalho docente: um estudo de caso com professores de artes e filosofia da rede estadual paulista

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luiz Carlos Novaes

      2011

      Fonte: Políticas públicas e gestão da Educação: construção histórica, debates contemporâneos e novas perspectivas. , p. 01


    2010


    • A formação aligeirada de professores e a contratação de professores temporários: o trabalho docente entre as demandas de formação e de empregabilidade

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luiz Carlos Novaes; Midiã Olinto de Oliveira

      2010

      Fonte: ANAIS DO XV ENDIPE ? ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais , p. 01

    • O impacto dos resultados do SARESP e do IDESP no trabalho de professores do Ciclo I e dos gestores escolares de escolas públicas da rede estadual paulista

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luiz Carlos Novaes; Regiane Vaz de Oliveira; Rita de Cássia Arruda Galdino

      2010

      Fonte: ANAIS DO XV ENDIPE ? ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais , p. 01

    • O trabalho temporário como processo de aprendizado da docência ou a improvisação como modelo de formação: o professor temporário na rede pública paulista.

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luiz Carlos Novaes; Renata Lingiardi Ferreira

      2010

      Fonte: ANAIS DO XV ENDIPE ? ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais , p. 01

    • O discurso da qualidade e o impacto dos resultados da avaliação externa no cotidiano escolar e no trabalho de professores do Ciclo I de uma escola pública da rede estadual paulista

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luiz Carlos Novaes; Regiane Vaz de Oliveira

      2010

      Fonte: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UNIFESP , p. 296

    • O trabalho idealizado e o trabalho realizado na rotina dos professores eventuais: sentidos e significados da docência diante da precariedade e da improvisação

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luiz Carlos Novaes; Renata Lingiardi Ferreira; Carlos Alexandre das Neves

      2010

      Fonte: Anais do III Congresso de Extensão da UNIFESP , p. 535

    • As condições do trabalho docente: a construção da identidade profissional entre permanências e abandonos

      Trabalhos em eventos

      Autores: José Carlos Galvão Lemos; Luiz Carlos Novaes

      2010

      Fonte: Educación y Trabalho Docente en el nuevo escenario latinoamericano: entre la mercantilización y la democratización del conocimiento , p. 01

    • A formação des(continuada) dos professores temporários , provisoriedade e qualidade de ensino

      Artigo publicado

      Autores: Luiz Carlos Novaes

      2010

      Fonte: Revista Diálogo Educacional (PUCPR) , v. 10 , p. 247


    2009


    • Os impactos da política educacional paulista na prática docente e na organização do trabalho pedagógico nas escolas estaduais paulistas na perspectiva dos professores

      Artigo publicado

      Autores: Luiz Carlos Novaes

      2009

      Fonte: Jornal de Políticas Educacionais , v. 5 , p. 13


    2008


    • Posso eventuar? O trabalho docente entre a provisoriedade e a profissionalidade na rede estadual paulista

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luiz Carlos Novaes

      2008

      Fonte: XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino

    • Os impactos da política educacional paulista na prática docente e na organização do trabalho pedagógico nas escolas estaduais na perspectiva dos professores

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luiz Carlos Novaes; Camila Cristina Leite

      2008

      Fonte: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica da UNIFESP , p. 233

    • A percepção do trabalho e da profissão docente entre os professores da rede estadual paulista segundo estatuto de contratação

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luiz Carlos Novaes

      2008

      Fonte: Anais do III Congresso Internacional Escola e Cultura

    • A expansão do ensino superior público na UNIFESP: a turma inaugural de Pedagogia.

      Artigo publicado

      Autores: Luiz Carlos Novaes; Daniela Auad

      2008

      Fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação , v. 24 , p. 153

    • Professor de vez em quando: eventualidade, provisoriedade e itinerância no trabalho docente na escola pública paulista

      Artigo publicado

      Autores: Luiz Carlos Novaes

      2008

      Fonte: Educação e Fronteiras (UFGD) , v. 2 , p. 13


    2007


    • Política educacional, Psicologia e Educação: a produção de distúrbios de aprendizagem na construção de uma escola de qualidade para todos.

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luiz Carlos Novaes; Maria de Fátima Carvalho

      2007

      Fonte: Por uma escola de qualidade para todos , p. 142


    2005


    • Imagens de escola, imagens de professores: a escola e os professores no discurso de pais e alunos.

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luiz Carlos Novaes

      2005

      Fonte: Modos de ser educador: artes e técnicas - ciências e políticas , p. 62

    Atuações

    Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos

    • 2003 a 2006

    Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

    • Coordenador Pedagógicos - Titular de Cargo

      1993 a 1998

    • Professor titular - Ensino Fundamnetal

      1992 a 1993

    Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

    • 1987 a 1995

    • Diretor de Escola - Titular de Cargo Efeti

      1998 a 2003

    • Supervisor de Ensino - Titular de Cargo Efeti

      2003 a 2006

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Associado II

      Desde 2006

    Platina - Revista de Humanidades

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2009

    Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

    • Colaborador

      Desde 2011

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Tese de doutorado em andamento

    • Aparecida do Carmo Fernandes Cheroti

      Ciclo de uma política educacional: Análise do programa de escola de tempo integral do município de Jundiaí no período de 2011 a 2021

      Educação (33009015083P7)

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    • Fernando Silva de Jesus

      As contribuições do ciclo de políticas: o programa escola total numa perspectiva gramsciana de educação integral

      Educação (33009015083P7)

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    Tese de doutorado concluídas

    • Thiago Moreira Melo e Silva

      Brasil, de ?experiências de catálogo? a um ?laboratório de ação educacional?: a concepção de boas práticas como instrumento de gestão do Banco Mundial para a Educação

      Educação (33009015083P7)

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Joice de Souza Cheles

      Configuração da formação em serviço destinada ao gestor escolar da rede municipal de ensino de São Paulo: um estudo de caso envolvendo a Diretoria Regional de Educação São Miguel (2013-2020)

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Erick Dantas da Gama

      Somos todos educadores? A ideia de ?profissionais da educação? entre os trabalhadores não docentes da rede estadual paulista

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Letícia Moraes Rodrigues

      A formação continuada para docentes no discurso dos organismos internacionais

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Tatiana Ludmila Santos Brandão Muniz

      De reforma em reforma: as recomendações dos internacionais para a organização do ensino médio.

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • David dos Santos Oliveira

      Serviços privados na elaboração de Planos Municipais de Educação

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Valdécio Silvério Bezerra

      A escola pública e o jovem em liberdade assistida: possibilidades e interdições.

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Fernando de Jesus

      Trabalho docente e valorização profissional: a carreira na perspectiva dos profissionais do magistério da rede municipal de Santos (SP)

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Medianeira da Silva Carvalho

      A produção discursiva da revista gestão escolar sobre a gestão da escola: um ?manual? para a equipe de gestão e o alinhamento às orientações de agências internacionais

      Educação

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Thiago Moreira Melo e Silva

      Entre discursos, prescrições e percepções: a (des)valorização do estatuto socioprofissional dos professores da rede estadual paulista de ensino

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • Rita de Cássia Arruda Galdino

      Novas configurações do trabalho docente na rede estadual paulista: o caso do professor mediador escolar e comunitário

      Educação (33009015083P7)

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Johanna Sánchez Londoño

      Repercussões das orientações de organismos internacionais para o trabalho dos diretores de escola: um estudo comparado entre Brasil (São Paulo) e Colômbia (Manizales)

      Educação (33009015083P7)

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Alexandre Weingrill Araújo

      Entre finalidades, aspirações e a experiência: o ensino médio e os seus sujeitos.

      Educação (33009015083P7)

      Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2015

    Gestão

    Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

    • Coordenador Pedagógico

      Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

      Escola Municipal Dr Pedro Aleixo

        Desde 1998

    Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

    • Diretoria de Ensino Região de Guarulhos Sul

      Escola Estadual Padre Conrado Sivila Alsina

        Desde 2003

    • Diretoria de Ensino Região de Guarulhos Sul

      Escola Estadual Dr Jair Miranda

        Desde 2003

    • Cargo administrativo - Supervisor de Ensino

      Diretoria de Ensino - Região de Guarulhos Sul

        Desde 2006

    Universidade Federal de São Paulo

    • Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação

      Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Pesquisa

    Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos

    • A escola como local de formação docente

      O projeto de pesquisa inscreve-se num projeto de maior envergadura, envolvendo as disciplinas "Prática Pedagógica", "Metodologia de Ensino" e "Estágio Supervisionado", em diferentes cursos de licenciatura, entre eles, Pedagogia, Geografia e Letras. Aceitando que a formação docente não obedece a um princípio de linearidade, mas, pelo contrário, existem diferentes lugares e momentos formativos, pretende-se investigar como o ambiente escolar pode se constituir em locus de formação docente, num processo de formação continuada. Assim, a questão central da investigação é identificar a influência dos diferentes elementos da cultura escolar que atuam neste processo de formação continuada, bem como na produção de discursos acerca de questões relacionadas ao cotidiano da escola, como, indisciplina, relação família-escola, expectativas e frustrações docentes, o binômio promoção-retenção, política educacional, entre outros. A pretensão deste projeto de pesquisa é levar os estudantes das licenciaturas a compreender a formação como um processo marcado por continuidades e rupturas, para além da formação inicial, num processo mais amplo de desenvolvimento profissional, em que entrecruzam diferentes elementos do cotidiano escolar.

      Autores: Luiz Carlos Novaes, José Carlos Galvão Lemos, Marco Antônio Blanco Edreira

      2005 a 2006

    • Perfil dos professores e diretores das escolas da rede pública de Guarulhos/SP.

      Projeto desenvolvido com alunos do Curso de Pedagogia, nas disciplinas Prática Pedagógica e Princípios e Métodos da Administração Escolar. O objetivo do projeto é permitir aos alunos conhecer o perfil dos professores e diretores que atuam no município, na rede pública, suas concepções sobre a escola e a natureza do trabalho que realizam, além de colocar o futuro licenciado em Pedagogia em contato com o cotidiano do seu provável ambiente de trabalho.

      Autores: Luiz Carlos Novaes, José Carlos Galvão Lemos

      2003 a 2006

    Universidade Federal de São Paulo

    • Inclusão de crianças público-alvo da Educação Especial(Guarulhos - SP) na Educação Infantil: oficinas de formação de professores para o trabalho com todas as crianças

      Este projeto objetiva atender demandas de professores frente aos processos de inclusão escolar de crianças público-alvo da Educação Especial em escolas de Educação Infantil da rede pública de Guarulhos(SP). Políticas e práticas de inclusão escolar desafiam o educador a posicionar-se frente às diferenças das crianças e reconhecer o seu papel mediador na construção de possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento de todas as crianças e os cursos de Pedagogia a oferecer uma formação teórico-prática que habilite à ação educativa inclusiva. Neste contexto de demandas, compreendendo que os processos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças e adultos têm lugar nas relações sociais e exigem ação reflexiva, destaca a importância da formação que promova o acesso a conhecimentos e dispositivos didáticos e pedagógicos que considerem as especificidades das crianças, as características da Educação Infantil, a função mediadora do professor, a condição de sujeito de direito à educação e a capacidade de participação de todas as crianças.

      Autores: Luiz Carlos Novaes, Maria de Fátima Carvalho, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Vera Lúcia Gomes Jardim, Erica Aparecida Garrutti de Lourenço, Betânia Libâneo Dantas de Araujo, Bianca Monteiro Camargo, Fabiana Gomes de Melo

      Desde 2018

    • Programa de Residência Pedagógica

      Neste projeto ocorre o acompanhamento in loco de alunos do Curso de Pedagogia em atividades em escolas estaduais paulistas. Além do acompanhamento de alunos o projeto atende professores das escolas envolvidas por meio de grupos de discussão sobre práticas pedagógicas, gestão e políticas curriculares..

      Autores: Luiz Carlos Novaes, Maria de Fátima Carvalho, Alexandre Filordi de Carvalho

      Desde 2016

    • Os sistemas próprios de avaliação em larga escala no Brasil e na América Latina: levantamento e análise de modelos vigentes

      No amplo processo de reforma educativa empreendida a partir dos anos 1990 foi se consolidando, no Brasil e em diferentes países da América Latina, sistemas de avaliação em larga escala que impactaram/vêm impactando fortemente os currículos escolares, a produção e aquisição de materiais didáticos, o trabalho e a carreira docente ? com políticas de responsabilização, controle e bonificação ? e a gestão das escolas, além de incentivar e favorecer a proliferação de diferentes modalidades de convênios e parcerias com instituições privadas. No Brasil, como consequência do processo desencadeado em âmbito federal, também estados e municípios começaram a discutir e elaborar sistemas próprios de avaliação. Dessa forma, está pesquisa busca identificar, analisar e discutir os diferentes modelos de avaliação em larga escala produzidos no Brasil, nos diferentes estados e municípios brasileiros, bem como nos países da América Latina, de modo a investigar os impactos de tais modelos de avaliação em larga escala sobre o sistema educacional ao qual se dirige, sob diferentes perspectivas: do trabalho e carreira docente, da gestão, da organização escolar e do currículo, das reformas educacionais e das políticas de quase-mercado, como a incorporação de sistemas privados de ensino na educação pública, por exemplo.

      Autores: Luiz Carlos Novaes, José Carlos Galvão Lemos

      Desde 2015

    • A Formação em Serviço no Contexto da Emergência de Novos Modelos de Formação Docente na América Latina: O caso do Projeto Veredas

      Esta proposta de investigação integra-se ao projeto temático FAPESP Programas especiais de formação de professores, educação a distância e escolarização: pesquisas sobre novos modelos de formação em serviço, desenvolvido na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em parceria com o IPUSP (Instituto de Psicologia da USP) e o EHPS/PUCSP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Tem por objetivo analisar a formação em serviço de professores no Estado de Minas Gerais, no âmbito do Projeto Veredas, levado a cabo entre 2002 e 2005 (1ª fase), tomando como referência o contexto das reformas educacionais que ocorrem na América Latina nesse período e a emergência de novos modelos de formação em serviço voltada à certificação de nível superior. Interessa particularmente examinar o modelo pedagógico que se configurou nesse programa - indicado pelo Banco Mundial como modelo a ser seguido ? com vistas a desenvolver análises comparativas com os demais estudos do Projeto Temático no qual a pesquisa se insere. Compreende-se que a ideia de modelo de formação docente comporta duas dimensões distintas - os modos de pensar e os modos de operar - que dizem respeito, respectivamente, às crenças, concepções e generalizações, e às maneiras de organizar, aos métodos e procedimentos adotados, materiais utilizados, práticas, de cuja análise depende a identificação da lógica da ação voltada à formação de professores. Para a realização desta investigação serão analisados documentos e materiais diversos, relacionados aos diferentes sistemas que compõe o Projeto Veredas, com o intuito de conhecer sua arquitetura e seu modus operandi, bem como entrevistas com egressos e diferentes agentes pedagógicos (coordenadores e tutores, entre outros), com vistas a identificar as implicações de tal projeto na prática pedagógica dos professores. Admite-se que a partir do presente estudo, juntamente com demais inves

      Autores: Luiz Carlos Novaes, Belmira Amélia de Barros Oliveira Bueno

      2011 a 2014

    • Políticas educacionais, trabalho docente e cotidiano escolar: os impactos das políticas educacionais na organização do trabalho na escola e na configuração da cultura escolar

      O projeto investiga como a escola pública reage frente às diferentes políticas educacionais e os impactos na organização do trabalho na escola e na configuração da cultura escolar. Rearticuladas, aligeiradas ou ignoradas, muitas ações decorrentes de tais políticas, que tratam as escolas apenas como unidades depositárias e executoras, pouco se assemelham àquelas imaginadas por seus propositores, já que, muitas vezes, a existência de uma intenção instituinte parece burlar a cultura instituída. Também é interesse do projeto Identificar as influências de políticas educacionais na articulação de discursos acerca da escola pública e seus atores, pois, muitas vezes, os atores da escola pública são acusados de oferecer um serviço de baixa qualidade, quando comparados às escolas e professores do passado. Sob a égide de uma cultura do desempenho, são responsabilizados pelo sucesso e pelo fracasso dos alunos, sem que outras causas sejam consideradas, acentuando e fortalecendo mecanismos de controle sobre o trabalho e a organização da escola. Além dos docentes envolvidos, o projeto reúne estudantes da graduação, com bolsas de extensão é iniciação científica, que realizam pesquisas nas unidades escolares da rede estadual, em diferentes frentes: as condições de trabalho docente conforme estatuto de contratação, as políticas de formação em serviço de docentes e gestores escolares, avaliação de desempenho e produção de indicadores, produção de materiais curriculares e controle do trabalho docente.

      Autores: Luiz Carlos Novaes, José Carlos Galvão Lemos, Midiã Olinto de Oliveira, Regiane Vaz de Oliveira, Rita de Cássia Arruda Galdino, Renata Lingiardi Ferreira, Alexandre Weingrill Araújo, Letícia Moraes Rodrigues, Vagnum Dias da Silva

      Desde 2009

    • Programa de Formação Continuada de Professores da Rede Pública

      O programa ?Formação continuada de professores da rede pública?, articulado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Cotidiano Escolar (GEPPECE), bem como ao Centro de Estudos Avançados sobre a Educação Pública (CEASEP), vem buscando uma interlocução com a rede pública de ensino de Guarulhos, considerada uma das maiores do país, mediante a oferta de um conjunto de atividades como palestras, seminários, encontros, cursos, projetos de extensão, consultoria e assessoria, além das contribuições teóricas produzidas no âmbito do grupo de pesquisa. O programa envolve alunos dos cursos de graduação, pesquisadores da instituição e externos aos seus quadros e profissionais de ensino da educação básica que atuam na rede pública. Atualmente o programa desenvolve seis projetos envolvendo professores admitidos em caráter eventual, professores que dão atendimento especializado a crianças com deficiência mental, professores de Filosofia da rede estadual paulista, professores de matemática, professores de artes, alfabetizadores e, por fim, gestores escolares (diretores e coordenadores) da rede pública. O programa ampliará gradativamente suas ações incorporando projetos de outros pesquisadores interessados na formação continuada de professores da rede pública.

      Autores: Luiz Carlos Novaes, José Carlos Galvão Lemos, Maria de Fátima Carvalho, Alexandre Filordi de Carvalho

      Desde 2009

    • Pedagogia da Alternância: apropriações para ambientes urbanos em áreas metropolitanas.

      Este projeto de pesquisa está destinado à investigação das práticas de gestão pedagógica em escolas de ensino fundamental e médias que atendem a adolescentes e jovens em áreas metropolitanas. O objetivo da pesquisa é o desenvolvimento de uma metodologia experimental de gestão pedagógica inspirada nos dispositivos da pedagogia da alternância e aplicados à organização do Ensino Médio em ambientes urbanos de áreas metropolitanas. Da pesquisa participam diretamente docentes e gestores de escolas públicas localizadas no Município de Guarulhos e da Zona Leste do Município de São Paulo, localizadas em distritos que fazem fronteira com Guarulhos (Itaim Paulista e Ermelino Matarazzo). Encontra-se em fase de adesão das escolas e será apresentada à FAPESP na linha de financiamento Universidade e Escola Pública durante o primeiro semestre de 2008

      Autores: Luiz Carlos Novaes, Maria de Fátima Carvalho, Daniel Revah, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Rosário Silvana genta Lugli, Celia Maria Benedicto Giglio

      2008 a 2009

    • Residência Pedagógica: um diálogo em construção.

      O projeto tem o objetivo de mapear escolas de educação básica no município de Guarulhos e identificar as condições de implantação do programa de Residência Pedagógica da UNIFESP Campus Guarulhos. Ao mesmo tempo produzir um levantamento entre os gestores dos sistemas de ensino, gestores e docentes de escolas públicas, demandas relativas à formação continuada referidas às práticas pedagógicas desenvolvidas nas unidades escolares para a elaboração de um plano de contrapartidas adequadas na elaboração de acordos de cooperação técnica entre a universidade e escolas. O projeto se insere no programa de Consolidação das Licenciaturas do MEC - SESu e conta com recursos financeiros do PRODOCÊNCIA 2007..

      Autores: Luiz Carlos Novaes, Maria de Fátima Carvalho, Daniela Auad, Daniel Revah, Antonio Carlos Pinheiro, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Marcos Cezar Freitas, Rosário Silvana genta Lugli, Celia Maria Benedicto Giglio

      2007 a 2008

    • Eventual ou Professor: Formação e Trabalho de Professores Admitidos como Eventuais na Rede Estadual Paulista, no Município de Guarulhos - SP

      O projeto trata do trabalho docente na rede estadual de ensino de São Paulo, com ênfase para as atividades exercidas pelos professores designados professores eventuais. Ausente nas classes definidas no estatuto do magistério paulista ou no plano de carreira, ocultado e negligenciado pelas políticas educacionais adotadas para a rede estadual, esse profissional exerce grande impacto na cultura escolar ao mesmo tempo em que é impactado por ela. O caráter esporádico e precário do trabalho realizado por docentes designados professores eventuais, sujeitos a um regime de contratação semelhante aos dos professores substitutos, existentes em muitas regiões do país, com denominações e condições de exercício profissional variadas. Trata-se de um tipo de professor ausente nas classes definidas no estatuto do magistério paulista, negligenciado pelas políticas educacionais e admitido para substituir docente que falta ao trabalho, sem, contudo, manter qualquer tipo de vínculo empregatício com o sistema de ensino. A pesquisa tem por objetivo investigar como esse tipo peculiar de contratação interfere na constituição desse sujeito como professor, bem como na maneira de conceber a escola, a profissão e o ensino, fazendo-o relacionar sua condição transitória de professor eventual à natureza do trabalho que desenvolve, conferindo um caráter provisório e precário às próprias ações, o que fica expresso no emprego cada vez mais comum entre tais professores do termo ?eventuar? ao invés de ?lecionar?, empobrecendo e simplificando o próprio trabalho, ao mesmo tempo em que colabora para a manutenção de um insuportável grau de improvisação e precariedade do trabalho pedagógico.

      Autores: Luiz Carlos Novaes, Maria de Fátima Carvalho, Daniela Auad, Alexandre Filordi de Carvalho, Renata Petri

      2007 a 2010

    • A prática docente e a organização do trabalho pedagógico nas escolas da rede estadual de São Paulo: o impacto da política educacional paulista na constituição da cultura escolar.

      O projeto de pesquisa tem por objetivo iniciar a discussão acerca do impacto de ações propostas pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE/SP) no cotidiano das escolas da rede estadual, em especial as de maior complexidade e situadas no município de Guarulhos (SP). Considerando a existência de uma cultura própria, a cultura escolar, defende-se que nem todas as ações desenhadas pela SEE/SP são implementadas tais quais foram elaboradas, sofrendo constantes processos de rearticulação ou aligeiramento ou, ainda, sendo burladas ou ignoradas, em virtude da existência de uma cultura instituinte, caracterizada de forma plural. Tais situações ? de aceitação, aligeiramento ou negação ? interferem na organização da escolar e do trabalho ali desenvolvido. Assim, entre outros, são objetivos desta investigação o mapeamento de propostas institucionais e a avaliação de seus impactos no cotidiano escolar.

      Autores: Luiz Carlos Novaes

      2006 a 2009

    Outras atividades técnico científicas

    Atualização Lattes em 2024-01

    Processado em 2024-04-22