Marcello Marcelino nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Letras

E-Mail: marcello.marcelino@unifesp.br


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De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Graduação em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Linguística pela Unicamp e pós-doutorado pela New York University. Atualmente é Professor Associado na UNIFESP no departamento de Letras. Atuou como professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no curso de inglês e português pelo departamento de linguística durante 15 anos e coordenou o curso de extensão "Bilinguismo: Revisão de Teorias e Análise de Dados" pela PUC-COGEAE por 6 anos. Atua na área de Linguística do inglês, em aquisição de L2 e bilinguismo e sintaxe comparativa português/inglês na perspectiva da Linguística Gerativa. É coordenador do Grupo de Pesquisa InFoLinC (Investigações (In)Formais em Linguagem e Cognição e membro do Grupo de Pesquisa Minimalismo e a Teoria da Gramática.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

MARCELINO, M.


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Idiomas

Inglês

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Francês

Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve pouco


Formação

  • Doutorado em Lingüística

    O Parâmetro de Composição e a Aquisição/Aprendizagem de L2

    Teoria e Análise Lingüística

    Orientação: Mary Aizawa Kato

    Universidade Estadual de Campinas

      Desde 2007

  • Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem

    Construções Resultativas em Português e em Inglês: Uma Nova Análise

    Orientação: Mary Aizawa Kato

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    1997 a 2000

  • Graduação em Língua e Literatura Inglesas

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    1992 a 1996

  • Produção


    2023


    • Alves, U.K., & Finger, I. (2023). Alfabetização em contextos monolíngue e bilíngue. (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Orlando Vian Junior; Marcello Marcelino

      Conteúdo completo

      Fonte: https://doi.org/10.1590/1678-460X202339463998 , v. 4 , p. 1

    • Input e desenvolvimento linguístico: questões linguístico-educacionais em torno do parâmetro do sujeito nulo em variedades do português (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Roberta Tavares Silva; Telma Moreira Vianna Magalhães; Marcello Marcelino

      Fonte: Ensino de Línguas: Propostas e Relatos de Experiências , p. 89

    • Sobre aquisição de L2: o lugar do gerativismo (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcello Marcelino; Telma Magalhães

      Fonte: 30 anos do Programa de Estudos Linguísticos (PRELIN - PPGLL/UFAL) - Volume II ? Estudos em teoria gerativa , p. 16


    2022


    • Teorias de Aquisição da Linguagem e o Professor de Educação Bilíngue: a importância do planejamento linguístico (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Marcello Marcelino; Marina Verniano

      Fonte: ENTRETEXTOS (UEL) , v. 22 , p. 130 - Extrato QUALIS: A4

    • O que todo professor deveria saber sobre aprendizagem e desenvolvimento linguístico de crianças bilíngues (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcello Marcelino; Janaina Weissheimer

      Fonte: Educação de Professores para o Contexto Bi/Multilíngue: Perspectivas e Práticas , p. 19


    2021


    • Contribuições das pesquisas em aquisição para o ensino de clíticos do português (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Telma Magalhães; Marcello Marcelino

      Fonte: Morfologia, sintaxe e semântica na educação básica , p. 93

    • Como promover a oralidade em aula de L2 na Educação Bilíngue (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcello Marcelino; Janaina Weissheimer

      Fonte: Educação Bilingue: Como Fazer? , p. 29


    2020


    • A aquisição consecutiva de L2 e a (não) relação do artigo definido em inglês e português (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Marcello Marcelino; Stefanie Martin

      Fonte: Revista intercâmbio , v. 43 , p. 125 - Extrato QUALIS: B2

    • Educação bilíngue e dúvidas comuns das famílias (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcello Marcelino

      Fonte: Desafios e Práticas na Educação Bilíngue , p. 47

    • Práticas de Escrita na Escola: Uma Perspectiva Interdisciplinar (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Marcello Marcelino; Renata Philippov; Orlando Vian Junior

      Fonte: SINERGIA (IFSP. ONLINE) , v. 21 , p. 168 - Extrato QUALIS: C


    2019


    • O desenvolvimento linguístico de crianças bilíngues (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcello Marcelino

      Fonte: Educação Bilíngue no Brasil , p. 57


    2018


    • Considerations on the role of input in L2 acquisition: ELT and bilingual contexts (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Marcello Marcelino

      Fonte: Revista intercâmbio , v. XXXVII , p. 76 - Extrato QUALIS: B2


    2017


    • Aquisição de segunda língua e bilinguismo (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Marcello Marcelino

      Fonte: Revista intercâmbio , v. XXXVII , p. 38 - Extrato QUALIS: B2

    • The Compounding Parameter and L2 Acquisition (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcello Marcelino

      Fonte: Multidisciplinary Approaches to Bilingualism in the Hispanic and Lusophone World , p. 123


    2014


    • Resultativas em Português Brasileiro (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Marcello Marcelino

      Fonte: Revista Veredas , v. 18/1 , p. 121 - Extrato QUALIS: C

    • A Construção Resultativa Verdadeira em Português Brasileiro (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Cândido Samuel Fonseca de Oliveira; Marcello Marcelino

      Fonte: Confluência (Rio de Janeiro) , v. 2 , p. 120 - Extrato QUALIS: A3


    2013


    • Bilinguismo: Aquisição, Cognição e Complexidade. (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Marcello Marcelino; Janaina Weissheimer; Orlando Vian Junior

      Fonte: Revista do GELNE (UFC) , v. 15 , p. 417 - Extrato QUALIS: A2

    • Second Language Acquisition in English Bilingual Contexts: The Generative Perspective. (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Marcello Marcelino

      Fonte: Revista do GELNE (UFC) , v. 15 , p. 459 - Extrato QUALIS: A2


    2010


    • Mini-Course Assessment for Learning in the Writing Classroom (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcello Marcelino

      Fonte: 12th BRAZ-TESOL National Convention: The Art of Teaching Program , p. 19

    • Workshop: Working with English Intonation (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcello Marcelino

      Fonte: 12th BRAZ-TESOL National Convention: The Art of Teaching Program , p. 63


    2009


    • L2 Acquisition: the Language, the Methodology, the Teacher (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcello Marcelino

      Fonte: Teacher Development week

    • Bilinguismo no Brasil: significado e expectativas Revista Intercâmbio, volume XIX: 1-22 (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Marcello Marcelino

      Fonte: Intercâmbio (CD-ROM) , v. XIX , p. 1


    2008


    • A formação do professor de escolas bilíngues face o crescimento das escolas bilíngues no Brasil: Expectativas e Realidade (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcello Marcelino

      Fonte: Caderno de Resumos do 2o SIAC


    2007


    • English Pronunciation for Brazilians (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcello Marcelino

      Fonte: 46th ACBEU TEFL Seminar

    • Pronunciation Overview (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcello Marcelino

      Fonte: VIII YILTS - Yázigi Internexus Language Teaching Seminar , p. 25


    2006


    • English Pronunciation for Brazilians - The Sounds of American English (2006)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Sonia Godoy; Cris Gontow; Marcello Marcelino

      Fonte:


    2001


    • Grammar: A Research Program (2001)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcello Marcelino

      Fonte: VII Conferência Internacional LAURELS


    1999


    • Phonology and the Brazilian English Teacher (1999)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcello Marcelino

      Fonte: IV Yázigi International Language Teaching Seminar , p. 38

    • Some Characteristics of V.O.T. in Plosives Produced by Speakers of English and Portuguese (1999)

      Artigo publicado

      Autores: Marcello Marcelino; Paulina Artimonte Rocca

      Fonte: Icps International Congress Of Phonetic Sciences

    • Squibs: On the Nature, Use and Acquisition of Language: Kyoto I, (1987) by Noam Chomsky (1999)

      Artigo publicado

      Autores: Marcello Marcelino

      Fonte: Cláritas Revista do Departamento de Inglês da Puc Sp


    1997


    • Teaching Intonation to Brazilian Learners of English (1997)

      Artigo publicado

      Autores: Marcello Marcelino; Paulina Artimonte Rocca

      Fonte: Esca European Speech Communication Association Proceedings

    Atuações

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • Assistente mestre

      Professor

      2000 a 2012

    • Assistente Mestre

      Professor

      2006 a 2007

    • Auxiliar de Ensino

      Professor

      1997 a 2012

    Universidade São Judas Tadeu

    • Professor convidado

      Assistente Mestre

      1999 a 2009

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Adjunto

      Desde 2012

    DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online)

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2014

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

    • Membro de comitê assessor

      Desde 2015

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Lucas de Amorim Machado

      O Input de Professores de Inglês como L2 e o Impacto na Pronúncia de alunos

      Letras

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Viviane Biasini

      AQUISIÇÃO DE INGLÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA EM CONTEXTO INSTRUCIONAL DE SALA DE AULA: REAVALIANDO PREMISSAS TEÓRICAS

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Liamara Montagner Salamani

      Desenvolvimento da LINGUAGEM no contexto bilíngue de INGLÊS E PORTUGUÊS: a importância dos ESTÍMULOS VISUAIS E AUDITIVOS para a formação de memórias que facilitam a aprendizagem do sistema de escrita

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Giovanna Cordeiro Nunes

      A aquisição imperfeita: uma análise da produção de erros do present perfect pelo aluno adulto aprendiz de inglês

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Rodnei dos Santos

      A noção de Parâmetro à luz da aquisição de segunda língua

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Marina Izar Verniano

      A aquisição de verbos existenciais na língua inglesa por crianças brasileiras inseridas em contextos bilíngues

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2022

    • Vivian Aparecida Barbalho Bastos

      A Aquisição de inglês-L2 sob as perspectivas da Neuroaprendizagem e Preceitos da abordagem CLIL: Uma Proposta de Aula para o Sexto Ano da Escola Pública

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Felipe Luiz de Azevedo Silva

      Modals no processo de aquisição do inglês como L2 por aprendizes brasileiros

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Lisandra Lopes Silva dos Santos

      Tempos Compostos do Modo Subjuntivo na Aquisição de Espanhol como Segunda Língua por Aprendizes Brasileiros sob a Perspectiva Gerativa

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Stefanie Martins

      O Artigo Definido na Aquisição do Inglês como L2

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    Gestão

    Pesquisa

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • GRUPO DE PESQUISA DE ESTUDOS SOBRE A FALA

      A reflexão sobre a fala, conduzida pelo grupo, pauta-se pela consideração da relação entre produção e percepção da fala, subsidiada por abordagens teóricas baseadas em modelos dinâmicos e procedimentos metodológicos de Fonética Experimental. Na perspectiva adotada por este grupo, a investigação da fala remete ao conhecimento das bases fisiológicas, acústicas e cognitivas, implicadas na produção e percepção da fala. A repercussão do grupo pode ser avaliada pelo número de teses, dissertações, monografias e artigos produzidos pelos seus participantes e divulgados em periódicos nacionais, em capítulos de livro e em anais de congressos nacionais e internacionais. Fazem parte do grupo, pesquisadores da PUCSP, UNICAMP, UFPR e PUCPR e no exterior (UBA). Pesquisadores de centros no exterior também têm contribuído para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa: Johan Sundberg do KTH de Estocolmo, como professor visitante em 2003 e supervisor de bolsa sanduiche em 2006-2007; Joaquim Lllisterri da Universidade Autônoma de Barcelona, como pesquisador visitante, bolsa FAPESP, em 2005 e participante de simpósio para desenvolvimento de projeto sobre Percepção do Acento na PUC-SP em 2007; e Janet Beck, docente do Queen Margareth University College, participante de simpósio para desenvolvimento de adaptação do protocolo VPAS para o Português Brasileiro na PUCSP em 2007.

      Desde 1995

    Universidade Federal de São Paulo

    • Pacotes Lexicais no Cinema Americano: Abordagem Baseada em Linguística de Corpus

      O objetivo principal deste trabalho é descrever a linguagem verbal dos gêneros cinematográficos ação-aventura, comédia, drama e horror-suspense-mistério, ao longo de 80 anos de cinema falado, por meio da identificação, classificação discursiva- funcional e análise da variação sistemática de seus pacotes lexicais - ?sequências de palavras que ocorrem mais comumente em um registro? (Biber, 1999: 989) - em termos de frequência e perfil discursivo. Para tanto, o modelo metodológico proposto por Biber et al. (1999), Biber e Conrad (1999), Cortes (2004, 2012), Hyland (2008, 2012) e Berber Sardinha et al. (2014) será seguido. O corpus a ser utilizado é o North American Movie Corpus (NAMC, 2013) - um corpus diacrônico composto por 640 filmes lançados entre as décadas de 1930 e 2000, cujos textos totalizam 5.836.283 ocorrências. A motivação para esta pesquisa surgiu da lacuna referente ao estudo da perspectiva linguística dos diferentes gêneros cinematográficos, haja vista que toda literatura acerca deles baseia-se em teorias relativas à linguagem do cinema (Altman, 2009; Neal, 1980; Schatz, 1981; Stam, 2006; Xavier, 2008; entre outros). Ademais, a literatura linguística sobre o tema (Veirano Pinto 2013; Forchini 2012) mostra as dimensões de variação de gêneros do cinema, mas não trata da questão de como essa influência se reflete nos pacotes lexicais dos diferentes gêneros cinematográficos.

      Autores: Marcello Marcelino, Sandra Madureira Fontes, Aglael Juliana Aparecida Gama Rossi, Zuleica Antonia de Camargo, Adelaide Hercília Pescatori Silva, Ana Maria Schiefer, Beatriz de Castro Andrade Mendes

      Desde 2015

    • Linguística do Inglês: Questões Paramétricas, Aquisição de L2 e a Interlíngua de Falantes Brasileiros de Inglês

      Este projeto aborda especificamente a área de Linguística do Inglês e L2, tendo como enfoque principal os estudos em inglês por falantes de Português Brasileiro (PB). Visa também a relação entre as estruturas sintáticas do PB e do inglês com o respaldo da teoria de Princípios e Parâmetros(Chomsky, 1981, 1995, 2001), tanto para a aquisição da linguagem, como para sintaxe comparativa entre L1 e L2. A Teoria de Princípios e Parâmetros tem início na década de 80 (Chomsky, 1981) e propõe que a Faculdade da Linguagem é composta por princípios, que são leis gerais válidas para todas as línguas naturais; e parâmetros que são propriedades específicas que uma dada língua pode ou não exibir e que são, por sua vez, responsáveis pelas diferenças entre as línguas (ou até entre dialetos). Nos últimos tempos, o conceito de Parâmetro tem passado por diversas reformulações e alterações, tendo sido posto, inclusive, em xeque. Este projeto também pretende investigar o atual estatuto do conceito de Parâmetro através de dados aquisicionais em L2. Os estudos em L2 e bilinguismo, na perspectiva da teoria gerativa oferecem dados enriquecedores para a compreensão da natureza da linguagem, possibilitando traçar as semelhanças e diferenças entre os processos aquisicionais da L1 e da L2. As descobertas sobre as semelhanças são relativamente novas e de especial valia, pois trazem à tona informações sobre a aquisição do conhecimento linguístico na ausência de experiência. Os estudos sobre interlíngua permitem traçar hipóteses sobre a natureza da linguagem que se desenvolve em termos de Língua-I e Língua-E. Este projeto visa à investigação da língua inglesa (e L2) a partir de subsídios linguísticos que permitam compreender e aprofundar o conhecimento sobre o desenvolvimento da língua inglesa por alunos brasileiros interessados em seu funcionamento, descrição e estudos aquisicionais de inglês (L2) por brasileiros.

      Autores: Marcello Marcelino, Marcia Veirano Pinto, Lúcia Wutzl da Silva, Íris Cristine Odízio

      Desde 2016

    Atualização Lattes em 2024-03

    Processado em 2024-07-22