Marcello Marcelino
Universidade Federal de São Paulo
ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS - EFLCH - GUA
DEPARTAMENTO DE LETRAS
Programa de Pós-Graduação: Letras
Resumo
graduação em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Linguística pela Unicamp e pós-doutorado pela New York University. Atualmente é professor adjunto na UNIFESP no departamento de Letras. Atuou como professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no curso de inglês e português pelo departamento de linguística durante 15 anos e coordenou o curso de extensão "Bilinguismo: Revisão de Teorias e Análise de Dados" pela PUC-COGEAE por 6 anos. Atuou como professor convidado na pós-graduação lato sensu em Língua inglesa da Universidade São Judas Tadeu de 1998 a 2008. Atua na área de Linguística do inglês, em aquisição de L2, bilinguismo, sintaxe comparativa português/inglês. É coordenador do Grupo de Pesquisa InFoLinC (Investigações (In)Formais em Linguagem e Cognição e membro do Grupo de Pesquisa Minimalismo e a Teoria da Gramática.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
MARCELINO, M.
Perfis na web
Tags mais usadas
Idiomas
Inglês
Compreende bem , Fala bem , Lê bem , Escreve bem
Francês
Compreende razoavelmente , Fala razoavelmente , Lê razoavelmente , Escreve pouco
Formação
Doutorado em Lingüística — 2001 - 2007
O Parâmetro de Composição e a Aquisição/Aprendizagem de L2
Teoria e Análise Lingüística
Orientador(a): Mary Aizawa Kato, Universidade Estadual de Campinas
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem — 1997 - 2000
Construções Resultativas em Português e em Inglês: Uma Nova Análise
Orientador(a): Mary Aizawa Kato, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Graduação em Língua e Literatura Inglesas — 1992 - 1996
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Produção Intelecual
2021
Contribuições das pesquisas em aquisição para o ensino de clíticos do português — Capítulo de livro publicado
Autores: Telma Magalhães; Marcello Marcelino
Fonte: Morfologia, sintaxe e semântica na educação básica, p.93
Como promover a oralidade em aula de L2 na Educação Bilíngue — Capítulo de livro publicado
Autores: Telma Magalhães; Marcello Marcelino; Marcello Marcelino; Janaina Weissheimer
Fonte: Educação Bilingue: Como Fazer?, p.29
2020
A aquisição consecutiva de L2 e a (não) relação do artigo definido em inglês e português — Artigo publicado
Autores: Marcello Marcelino; Stefanie Martin
Fonte: Revista intercâmbio, v.43, p.125
Educação bilíngue e dúvidas comuns das famílias — Capítulo de livro publicado
Autores: Marcello Marcelino; Stefanie Martin; Marcello Marcelino
Fonte: Desafios e Práticas na Educação Bilíngue, p.47
Práticas de Escrita na Escola: Uma Perspectiva Interdisciplinar — Artigo publicado
Autores: Marcello Marcelino; Stefanie Martin; Marcello Marcelino; Marcello Marcelino; Renata Philippov; Orlando Vian Junior
Fonte: SINERGIA (IFSP. ONLINE), v.21, p.168
2019
O desenvolvimento linguístico de crianças bilíngues — Capítulo de livro publicado
Autores: Marcello Marcelino
Fonte: Educação Bilíngue no Brasil, p.57
2018
Considerations on the role of input in L2 acquisition: ELT and bilingual contexts — Artigo publicado
Autores: Marcello Marcelino
Fonte: Revista intercâmbio, v.XXXVII, p.76
2017
Aquisição de segunda língua e bilinguismo — Artigo publicado
Autores: Marcello Marcelino
Fonte: Revista intercâmbio, v.XXXVII, p.38
The Compounding Parameter and L2 Acquisition — Capítulo de livro publicado
Autores: Marcello Marcelino; Marcello Marcelino
Fonte: Multidisciplinary Approaches to Bilingualism in the Hispanic and Lusophone World, p.123
2014
Resultativas em Português Brasileiro — Artigo publicado
Autores: Marcello Marcelino
Fonte: Revista Veredas, v.18/1, p.121
A Construção Resultativa Verdadeira em Português Brasileiro — Artigo publicado
Autores: Marcello Marcelino; Cândido Samuel Fonseca de Oliveira; Marcello Marcelino
Fonte: Confluência (Rio de Janeiro), v.2, p.120
2013
Bilinguismo: Aquisição, Cognição e Complexidade. — Artigo publicado
Autores: Marcello Marcelino; Janaina Weissheimer; Orlando Vian Junior
Fonte: Revista do GELNE (UFC), v.15, p.417
Second Language Acquisition in English Bilingual Contexts: The Generative Perspective. — Artigo publicado
Autores: Marcello Marcelino; Janaina Weissheimer; Orlando Vian Junior; Marcello Marcelino
Fonte: Revista do GELNE (UFC), v.15, p.459
2010
Mini-Course Assessment for Learning in the Writing Classroom — Trabalhos em eventos
Autores: Marcello Marcelino
Fonte: 12th BRAZ-TESOL National Convention: The Art of Teaching Program, p.19
Workshop: Working with English Intonation — Trabalhos em eventos
Autores: Marcello Marcelino; Marcello Marcelino
Fonte: 12th BRAZ-TESOL National Convention: The Art of Teaching Program, p.63
2009
L2 Acquisition: the Language, the Methodology, the Teacher — Trabalhos em eventos
Autores: Marcello Marcelino
Fonte: Teacher Development week
Bilinguismo no Brasil: significado e expectativas Revista Intercâmbio, volume XIX: 1-22 — Artigo publicado
Autores: Marcello Marcelino; Marcello Marcelino
Fonte: Intercâmbio (CD-ROM), v.XIX, p.1
2008
A formação do professor de escolas bilíngues face o crescimento das escolas bilíngues no Brasil: Expectativas e Realidade — Trabalhos em eventos
Autores: Marcello Marcelino
Fonte: Caderno de Resumos do 2o SIAC
2007
English Pronunciation for Brazilians — Trabalhos em eventos
Autores: Marcello Marcelino
Fonte: 46th ACBEU TEFL Seminar
Pronunciation Overview — Trabalhos em eventos
Autores: Marcello Marcelino; Marcello Marcelino
Fonte: VIII YILTS - Yázigi Internexus Language Teaching Seminar, p.25
2006
English Pronunciation for Brazilians - The Sounds of American English — Livro publicado ou organizado
Autores: Sonia Godoy; Cris Gontow; Marcello Marcelino
Fonte:
2001
Grammar: A Research Program — Trabalhos em eventos
Autores: Marcello Marcelino
Fonte: VII Conferência Internacional LAURELS
1999
Phonology and the Brazilian English Teacher — Trabalhos em eventos
Autores: Marcello Marcelino
Fonte: IV Yázigi International Language Teaching Seminar, p.38
Some Characteristics of V.O.T. in Plosives Produced by Speakers of English and Portuguese — Artigo publicado
Autores: Marcello Marcelino; Marcello Marcelino; Paulina Artimonte Rocca
Fonte: Icps International Congress Of Phonetic Sciences
Squibs: 'On the Nature, Use and Acquisition of Language: Kyoto I, (1987) by Noam Chomsky' — Artigo publicado
Autores: Marcello Marcelino; Marcello Marcelino; Paulina Artimonte Rocca; Marcello Marcelino
Fonte: Cláritas Revista do Departamento de Inglês da Puc Sp
1997
Teaching Intonation to Brazilian Learners of English — Artigo publicado
Autores: Marcello Marcelino; Paulina Artimonte Rocca
Fonte: Esca European Speech Communication Association Proceedings
Atuações profissionais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Assistente mestre Professor 2000 - 2012
Assistente Mestre Professor 2006 - 2007
Auxiliar de Ensino Professor 1997 - 2012
Universidade São Judas Tadeu
Professor convidado Assistente Mestre — 1999 - 2009
Universidade Federal de São Paulo
Professor Adjunto — 2012 -
DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online)
Membro de corpo editorial — 2014 -
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Membro de comitê assessor — 2015 -
Ensino
Aqui vão as atividades de ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
Marina Izar Verniano — 2021 - Em andamento
A aquisição de verbos existenciais na língua inglesa por crianças brasileiras inseridas em contextos bilíngues
Letras
Universidade Federal de São Paulo
-
Vivian Aparecida Barbalho Bastos — 2021 - Em andamento
A influência da abordagem CLIL como ferramenta no processo de aquisição de língua inglesa na escola pública
Letras
Universidade Federal de São Paulo
-
Giovanna Cordeiro Nunes — 2021 - Em andamento
A aquisição imperfeita: uma análise da produção de erros do present perfect pelo aluno adulto aprendiz de inglês
Letras
Universidade Federal de São Paulo
-
Rodnei dos Santos — 2021 - Em andamento
A noção de Parâmetro à luz da aquisição de segunda língua
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Dissertação de mestrado concluídas
-
Lisandra Lopes Silva dos Santos — 2019
Tempos Compostos do Modo Subjuntivo na Aquisição de Espanhol como Segunda Língua por Aprendizes Brasileiros sob a Perspectiva Gerativa
Letras
Universidade Federal de São Paulo
-
Felipe Luiz de Azevedo Silva — 2019
Modals no processo de aquisição do inglês como L2 por aprendizes brasileiros
Letras
Universidade Federal de São Paulo
-
Stefanie Martins — 2018
O Artigo Definido na Aquisição do Inglês como L2
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Atividades de gestão
Projetos de pesquisa
GRUPO DE PESQUISA DE ESTUDOS SOBRE A FALA — 1995 -
A reflexão sobre a fala, conduzida pelo grupo, pauta-se pela consideração da relação entre produção e percepção da fala, subsidiada por abordagens teóricas baseadas em modelos dinâmicos e procedimentos metodológicos de Fonética Experimental. Na perspectiva adotada por este grupo, a investigação da fala remete ao conhecimento das bases fisiológicas, acústicas e cognitivas, implicadas na produção e percepção da fala. A repercussão do grupo pode ser avaliada pelo número de teses, dissertações, monografias e artigos produzidos pelos seus participantes e divulgados em periódicos nacionais, em capítulos de livro e em anais de congressos nacionais e internacionais. Fazem parte do grupo, pesquisadores da PUCSP, UNICAMP, UFPR e PUCPR e no exterior (UBA). Pesquisadores de centros no exterior também têm contribuído para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa: Johan Sundberg do KTH de Estocolmo, como professor visitante em 2003 e supervisor de bolsa sanduiche em 2006-2007; Joaquim Lllisterri da Universidade Autônoma de Barcelona, como pesquisador visitante, bolsa FAPESP, em 2005 e participante de simpósio para desenvolvimento de projeto sobre Percepção do Acento na PUC-SP em 2007; e Janet Beck, docente do Queen Margareth University College, participante de simpósio para desenvolvimento de adaptação do protocolo VPAS para o Português Brasileiro na PUCSP em 2007.
GRUPO DE PESQUISA DE ESTUDOS SOBRE A FALA — 1995 -
A reflexão sobre a fala, conduzida pelo grupo, pauta-se pela consideração da relação entre produção e percepção da fala, subsidiada por abordagens teóricas baseadas em modelos dinâmicos e procedimentos metodológicos de Fonética Experimental. Na perspectiva adotada por este grupo, a investigação da fala remete ao conhecimento das bases fisiológicas, acústicas e cognitivas, implicadas na produção e percepção da fala. A repercussão do grupo pode ser avaliada pelo número de teses, dissertações, monografias e artigos produzidos pelos seus participantes e divulgados em periódicos nacionais, em capítulos de livro e em anais de congressos nacionais e internacionais. Fazem parte do grupo, pesquisadores da PUCSP, UNICAMP, UFPR e PUCPR e no exterior (UBA). Pesquisadores de centros no exterior também têm contribuído para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa: Johan Sundberg do KTH de Estocolmo, como professor visitante em 2003 e supervisor de bolsa sanduiche em 2006-2007; Joaquim Lllisterri da Universidade Autônoma de Barcelona, como pesquisador visitante, bolsa FAPESP, em 2005 e participante de simpósio para desenvolvimento de projeto sobre Percepção do Acento na PUC-SP em 2007; e Janet Beck, docente do Queen Margareth University College, participante de simpósio para desenvolvimento de adaptação do protocolo VPAS para o Português Brasileiro na PUCSP em 2007.
Integrantes: Marcello Marcelino, Sandra Madureira Fontes, Aglael Juliana Aparecida Gama Rossi, Zuleica Antonia de Camargo, Adelaide Hercília Pescatori Silva, Ana Maria Schiefer, Beatriz de Castro Andrade Mendes
GRUPO DE PESQUISA DE ESTUDOS SOBRE A FALA — 1995 -
A reflexão sobre a fala, conduzida pelo grupo, pauta-se pela consideração da relação entre produção e percepção da fala, subsidiada por abordagens teóricas baseadas em modelos dinâmicos e procedimentos metodológicos de Fonética Experimental. Na perspectiva adotada por este grupo, a investigação da fala remete ao conhecimento das bases fisiológicas, acústicas e cognitivas, implicadas na produção e percepção da fala. A repercussão do grupo pode ser avaliada pelo número de teses, dissertações, monografias e artigos produzidos pelos seus participantes e divulgados em periódicos nacionais, em capítulos de livro e em anais de congressos nacionais e internacionais. Fazem parte do grupo, pesquisadores da PUCSP, UNICAMP, UFPR e PUCPR e no exterior (UBA). Pesquisadores de centros no exterior também têm contribuído para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa: Johan Sundberg do KTH de Estocolmo, como professor visitante em 2003 e supervisor de bolsa sanduiche em 2006-2007; Joaquim Lllisterri da Universidade Autônoma de Barcelona, como pesquisador visitante, bolsa FAPESP, em 2005 e participante de simpósio para desenvolvimento de projeto sobre Percepção do Acento na PUC-SP em 2007; e Janet Beck, docente do Queen Margareth University College, participante de simpósio para desenvolvimento de adaptação do protocolo VPAS para o Português Brasileiro na PUCSP em 2007.
Integrantes: Marcello Marcelino, Sandra Madureira Fontes, Aglael Juliana Aparecida Gama Rossi, Zuleica Antonia de Camargo, Adelaide Hercília Pescatori Silva, Ana Maria Schiefer, Beatriz de Castro Andrade Mendes
Pacotes Lexicais no Cinema Americano: Abordagem Baseada em Linguística de Corpus — 2015 -
O objetivo principal deste trabalho é descrever a linguagem verbal dos gêneros cinematográficos ação-aventura, comédia, drama e horror-suspense-mistério, ao longo de 80 anos de cinema falado, por meio da identificação, classificação discursiva- funcional e análise da variação sistemática de seus pacotes lexicais - ?sequências de palavras que ocorrem mais comumente em um registro? (Biber, 1999: 989) - em termos de frequência e perfil discursivo. Para tanto, o modelo metodológico proposto por Biber et al. (1999), Biber e Conrad (1999), Cortes (2004, 2012), Hyland (2008, 2012) e Berber Sardinha et al. (2014) será seguido. O corpus a ser utilizado é o North American Movie Corpus (NAMC, 2013) - um corpus diacrônico composto por 640 filmes lançados entre as décadas de 1930 e 2000, cujos textos totalizam 5.836.283 ocorrências. A motivação para esta pesquisa surgiu da lacuna referente ao estudo da perspectiva linguística dos diferentes gêneros cinematográficos, haja vista que toda literatura acerca deles baseia-se em teorias relativas à linguagem do cinema (Altman, 2009; Neal, 1980; Schatz, 1981; Stam, 2006; Xavier, 2008; entre outros). Ademais, a literatura linguística sobre o tema (Veirano Pinto 2013; Forchini 2012) mostra as dimensões de variação de gêneros do cinema, mas não trata da questão de como essa influência se reflete nos pacotes lexicais dos diferentes gêneros cinematográficos.
Integrantes: Marcello Marcelino, Sandra Madureira Fontes, Aglael Juliana Aparecida Gama Rossi, Zuleica Antonia de Camargo, Adelaide Hercília Pescatori Silva, Ana Maria Schiefer, Beatriz de Castro Andrade Mendes
Linguística do Inglês: Questões Paramétricas, Aquisição de L2 e a Interlíngua de Falantes Brasileiros de Inglês — 2016 -
Este projeto aborda especificamente a área de Linguística do Inglês e L2, tendo como enfoque principal os estudos em inglês por falantes de Português Brasileiro (PB). Visa também a relação entre as estruturas sintáticas do PB e do inglês com o respaldo da teoria de Princípios e Parâmetros(Chomsky, 1981, 1995, 2001), tanto para a aquisição da linguagem, como para sintaxe comparativa entre L1 e L2. A Teoria de Princípios e Parâmetros tem início na década de 80 (Chomsky, 1981) e propõe que a Faculdade da Linguagem é composta por princípios, que são leis gerais válidas para todas as línguas naturais; e parâmetros que são propriedades específicas que uma dada língua pode ou não exibir e que são, por sua vez, responsáveis pelas diferenças entre as línguas (ou até entre dialetos). Nos últimos tempos, o conceito de Parâmetro tem passado por diversas reformulações e alterações, tendo sido posto, inclusive, em xeque. Este projeto também pretende investigar o atual estatuto do conceito de Parâmetro através de dados aquisicionais em L2. Os estudos em L2 e bilinguismo, na perspectiva da teoria gerativa oferecem dados enriquecedores para a compreensão da natureza da linguagem, possibilitando traçar as semelhanças e diferenças entre os processos aquisicionais da L1 e da L2. As descobertas sobre as semelhanças são relativamente novas e de especial valia, pois trazem à tona informações sobre a aquisição do conhecimento linguístico na ausência de experiência. Os estudos sobre interlíngua permitem traçar hipóteses sobre a natureza da linguagem que se desenvolve em termos de Língua-I e Língua-E. Este projeto visa à investigação da língua inglesa (e L2) a partir de subsídios linguísticos que permitam compreender e aprofundar o conhecimento sobre o desenvolvimento da língua inglesa por alunos brasileiros interessados em seu funcionamento, descrição e estudos aquisicionais de inglês (L2) por brasileiros.
Integrantes: Marcello Marcelino, Marcia Veirano Pinto, Lúcia Wutzl da Silva, Íris Cristine Odízio
Outras atividades técnico científicas
Atuações profissionais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Assistente mestre Professor — 2000 - 2012
Projetos de pesquisa
Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem — 2008 -
Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem — 1995 -
GRUPO DE PESQUISA DE ESTUDOS SOBRE A FALA — 1995 -
A reflexão sobre a fala, conduzida pelo grupo, pauta-se pela consideração da relação entre produção e percepção da fala, subsidiada por abordagens teóricas baseadas em modelos dinâmicos e procedimentos metodológicos de Fonética Experimental. Na perspectiva adotada por este grupo, a investigação da fala remete ao conhecimento das bases fisiológicas, acústicas e cognitivas, implicadas na produção e percepção da fala. A repercussão do grupo pode ser avaliada pelo número de teses, dissertações, monografias e artigos produzidos pelos seus participantes e divulgados em periódicos nacionais, em capítulos de livro e em anais de congressos nacionais e internacionais. Fazem parte do grupo, pesquisadores da PUCSP, UNICAMP, UFPR e PUCPR e no exterior (UBA). Pesquisadores de centros no exterior também têm contribuído para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa: Johan Sundberg do KTH de Estocolmo, como professor visitante em 2003 e supervisor de bolsa sanduiche em 2006-2007; Joaquim Lllisterri da Universidade Autônoma de Barcelona, como pesquisador visitante, bolsa FAPESP, em 2005 e participante de simpósio para desenvolvimento de projeto sobre Percepção do Acento na PUC-SP em 2007; e Janet Beck, docente do Queen Margareth University College, participante de simpósio para desenvolvimento de adaptação do protocolo VPAS para o Português Brasileiro na PUCSP em 2007.
Integrantes: Marcello Marcelino, Stefanie Martin, Lisandra Lopes Silva dos Santos, Felipe Luiz de Azevedo Silva, Marcia Veirano Pinto
Assistente Mestre Professor — 2006 - 2007
Projetos de pesquisa
Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem — 2008 -
Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem — 1995 -
GRUPO DE PESQUISA DE ESTUDOS SOBRE A FALA — 1995 -
A reflexão sobre a fala, conduzida pelo grupo, pauta-se pela consideração da relação entre produção e percepção da fala, subsidiada por abordagens teóricas baseadas em modelos dinâmicos e procedimentos metodológicos de Fonética Experimental. Na perspectiva adotada por este grupo, a investigação da fala remete ao conhecimento das bases fisiológicas, acústicas e cognitivas, implicadas na produção e percepção da fala. A repercussão do grupo pode ser avaliada pelo número de teses, dissertações, monografias e artigos produzidos pelos seus participantes e divulgados em periódicos nacionais, em capítulos de livro e em anais de congressos nacionais e internacionais. Fazem parte do grupo, pesquisadores da PUCSP, UNICAMP, UFPR e PUCPR e no exterior (UBA). Pesquisadores de centros no exterior também têm contribuído para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa: Johan Sundberg do KTH de Estocolmo, como professor visitante em 2003 e supervisor de bolsa sanduiche em 2006-2007; Joaquim Lllisterri da Universidade Autônoma de Barcelona, como pesquisador visitante, bolsa FAPESP, em 2005 e participante de simpósio para desenvolvimento de projeto sobre Percepção do Acento na PUC-SP em 2007; e Janet Beck, docente do Queen Margareth University College, participante de simpósio para desenvolvimento de adaptação do protocolo VPAS para o Português Brasileiro na PUCSP em 2007.
Integrantes: Marcello Marcelino, Sandra Madureira Fontes, Aglael Juliana Aparecida Gama Rossi, Zuleica Antonia de Camargo, Adelaide Hercília Pescatori Silva, Ana Maria Schiefer, Beatriz de Castro Andrade Mendes
Auxiliar de Ensino Professor — 1997 - 2012
Projetos de pesquisa
Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem — 2008 -
Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem — 1995 -
GRUPO DE PESQUISA DE ESTUDOS SOBRE A FALA — 1995 -
A reflexão sobre a fala, conduzida pelo grupo, pauta-se pela consideração da relação entre produção e percepção da fala, subsidiada por abordagens teóricas baseadas em modelos dinâmicos e procedimentos metodológicos de Fonética Experimental. Na perspectiva adotada por este grupo, a investigação da fala remete ao conhecimento das bases fisiológicas, acústicas e cognitivas, implicadas na produção e percepção da fala. A repercussão do grupo pode ser avaliada pelo número de teses, dissertações, monografias e artigos produzidos pelos seus participantes e divulgados em periódicos nacionais, em capítulos de livro e em anais de congressos nacionais e internacionais. Fazem parte do grupo, pesquisadores da PUCSP, UNICAMP, UFPR e PUCPR e no exterior (UBA). Pesquisadores de centros no exterior também têm contribuído para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa: Johan Sundberg do KTH de Estocolmo, como professor visitante em 2003 e supervisor de bolsa sanduiche em 2006-2007; Joaquim Lllisterri da Universidade Autônoma de Barcelona, como pesquisador visitante, bolsa FAPESP, em 2005 e participante de simpósio para desenvolvimento de projeto sobre Percepção do Acento na PUC-SP em 2007; e Janet Beck, docente do Queen Margareth University College, participante de simpósio para desenvolvimento de adaptação do protocolo VPAS para o Português Brasileiro na PUCSP em 2007.
Integrantes: Marcello Marcelino, Sandra Madureira Fontes, Aglael Juliana Aparecida Gama Rossi, Zuleica Antonia de Camargo, Adelaide Hercília Pescatori Silva, Ana Maria Schiefer, Beatriz de Castro Andrade Mendes
Universidade São Judas Tadeu
Professor convidado Assistente Mestre — 1999 - 2009
Universidade Federal de São Paulo
Professor Adjunto — 2012 -
DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online)
Membro de corpo editorial — 2014 -
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Membro de comitê assessor — 2015 -
Atualização Lattes em 2022-03
Processado em 2022-06-16