Marcello Marcelino nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS - EFLCH - GUA

DEPARTAMENTO DE LETRAS

Programa de Pós-Graduação: Letras


Trabalhos publicados 26 Orientações 7

Resumo

graduação em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Linguística pela Unicamp e pós-doutorado pela New York University. Atualmente é professor adjunto na UNIFESP no departamento de Letras. Atuou como professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no curso de inglês e português pelo departamento de linguística durante 15 anos e coordenou o curso de extensão "Bilinguismo: Revisão de Teorias e Análise de Dados" pela PUC-COGEAE por 6 anos. Atuou como professor convidado na pós-graduação lato sensu em Língua inglesa da Universidade São Judas Tadeu de 1998 a 2008. Atua na área de Linguística do inglês, em aquisição de L2, bilinguismo, sintaxe comparativa português/inglês. É coordenador do Grupo de Pesquisa InFoLinC (Investigações (In)Formais em Linguagem e Cognição e membro do Grupo de Pesquisa Minimalismo e a Teoria da Gramática.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

MARCELINO, M.


Perfis na web


Tags mais usadas


Idiomas

Inglês

Compreende bem , Fala bem , Lê bem , Escreve bem

Francês

Compreende razoavelmente , Fala razoavelmente , Lê razoavelmente , Escreve pouco


Formação

Doutorado em Lingüística — 2001 - 2007

O Parâmetro de Composição e a Aquisição/Aprendizagem de L2

Teoria e Análise Lingüística

Orientador(a): Mary Aizawa Kato, Universidade Estadual de Campinas

Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem — 1997 - 2000

Construções Resultativas em Português e em Inglês: Uma Nova Análise

Orientador(a): Mary Aizawa Kato, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduação em Língua e Literatura Inglesas — 1992 - 1996

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Produção Intelecual


2021


Contribuições das pesquisas em aquisição para o ensino de clíticos do português — Capítulo de livro publicado

Autores: Telma Magalhães; Marcello Marcelino

Fonte: Morfologia, sintaxe e semântica na educação básica, p.93

Como promover a oralidade em aula de L2 na Educação Bilíngue — Capítulo de livro publicado

Autores: Telma Magalhães; Marcello Marcelino; Marcello Marcelino; Janaina Weissheimer

Fonte: Educação Bilingue: Como Fazer?, p.29


2020


A aquisição consecutiva de L2 e a (não) relação do artigo definido em inglês e português — Artigo publicado

Autores: Marcello Marcelino; Stefanie Martin

Fonte: Revista intercâmbio, v.43, p.125

Educação bilíngue e dúvidas comuns das famílias — Capítulo de livro publicado

Autores: Marcello Marcelino; Stefanie Martin; Marcello Marcelino

Fonte: Desafios e Práticas na Educação Bilíngue, p.47

Práticas de Escrita na Escola: Uma Perspectiva Interdisciplinar — Artigo publicado

Autores: Marcello Marcelino; Stefanie Martin; Marcello Marcelino; Marcello Marcelino; Renata Philippov; Orlando Vian Junior

Fonte: SINERGIA (IFSP. ONLINE), v.21, p.168


2019


O desenvolvimento linguístico de crianças bilíngues — Capítulo de livro publicado

Autores: Marcello Marcelino

Fonte: Educação Bilíngue no Brasil, p.57


2018


Considerations on the role of input in L2 acquisition: ELT and bilingual contexts — Artigo publicado

Autores: Marcello Marcelino

Fonte: Revista intercâmbio, v.XXXVII, p.76


2017


Aquisição de segunda língua e bilinguismo — Artigo publicado

Autores: Marcello Marcelino

Fonte: Revista intercâmbio, v.XXXVII, p.38

The Compounding Parameter and L2 Acquisition — Capítulo de livro publicado

Autores: Marcello Marcelino; Marcello Marcelino

Fonte: Multidisciplinary Approaches to Bilingualism in the Hispanic and Lusophone World, p.123


2014


Resultativas em Português Brasileiro — Artigo publicado

Autores: Marcello Marcelino

Fonte: Revista Veredas, v.18/1, p.121

A Construção Resultativa Verdadeira em Português Brasileiro — Artigo publicado

Autores: Marcello Marcelino; Cândido Samuel Fonseca de Oliveira; Marcello Marcelino

Fonte: Confluência (Rio de Janeiro), v.2, p.120


2013


Bilinguismo: Aquisição, Cognição e Complexidade. — Artigo publicado

Autores: Marcello Marcelino; Janaina Weissheimer; Orlando Vian Junior

Fonte: Revista do GELNE (UFC), v.15, p.417

Second Language Acquisition in English Bilingual Contexts: The Generative Perspective. — Artigo publicado

Autores: Marcello Marcelino; Janaina Weissheimer; Orlando Vian Junior; Marcello Marcelino

Fonte: Revista do GELNE (UFC), v.15, p.459


2010


Mini-Course Assessment for Learning in the Writing Classroom — Trabalhos em eventos

Autores: Marcello Marcelino

Fonte: 12th BRAZ-TESOL National Convention: The Art of Teaching Program, p.19

Workshop: Working with English Intonation — Trabalhos em eventos

Autores: Marcello Marcelino; Marcello Marcelino

Fonte: 12th BRAZ-TESOL National Convention: The Art of Teaching Program, p.63


2009


L2 Acquisition: the Language, the Methodology, the Teacher — Trabalhos em eventos

Autores: Marcello Marcelino

Fonte: Teacher Development week

Bilinguismo no Brasil: significado e expectativas Revista Intercâmbio, volume XIX: 1-22 — Artigo publicado

Autores: Marcello Marcelino; Marcello Marcelino

Fonte: Intercâmbio (CD-ROM), v.XIX, p.1


2008


A formação do professor de escolas bilíngues face o crescimento das escolas bilíngues no Brasil: Expectativas e Realidade — Trabalhos em eventos

Autores: Marcello Marcelino

Fonte: Caderno de Resumos do 2o SIAC


2007


English Pronunciation for Brazilians — Trabalhos em eventos

Autores: Marcello Marcelino

Fonte: 46th ACBEU TEFL Seminar

Pronunciation Overview — Trabalhos em eventos

Autores: Marcello Marcelino; Marcello Marcelino

Fonte: VIII YILTS - Yázigi Internexus Language Teaching Seminar, p.25


2006


English Pronunciation for Brazilians - The Sounds of American English — Livro publicado ou organizado

Autores: Sonia Godoy; Cris Gontow; Marcello Marcelino

Fonte:


2001


Grammar: A Research Program — Trabalhos em eventos

Autores: Marcello Marcelino

Fonte: VII Conferência Internacional LAURELS


1999


Phonology and the Brazilian English Teacher — Trabalhos em eventos

Autores: Marcello Marcelino

Fonte: IV Yázigi International Language Teaching Seminar, p.38

Some Characteristics of V.O.T. in Plosives Produced by Speakers of English and Portuguese — Artigo publicado

Autores: Marcello Marcelino; Marcello Marcelino; Paulina Artimonte Rocca

Fonte: Icps International Congress Of Phonetic Sciences

Squibs: 'On the Nature, Use and Acquisition of Language: Kyoto I, (1987) by Noam Chomsky' — Artigo publicado

Autores: Marcello Marcelino; Marcello Marcelino; Paulina Artimonte Rocca; Marcello Marcelino

Fonte: Cláritas Revista do Departamento de Inglês da Puc Sp


1997


Teaching Intonation to Brazilian Learners of English — Artigo publicado

Autores: Marcello Marcelino; Paulina Artimonte Rocca

Fonte: Esca European Speech Communication Association Proceedings

Atuações profissionais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Assistente mestre Professor 2000 - 2012

Assistente Mestre Professor 2006 - 2007

Auxiliar de Ensino Professor 1997 - 2012


Universidade São Judas Tadeu

Professor convidado Assistente Mestre — 1999 - 2009


Universidade Federal de São Paulo

Professor Adjunto — 2012 -


DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online)

Membro de corpo editorial — 2014 -


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Membro de comitê assessor — 2015 -


Ensino

Aqui vão as atividades de ensino

Orientações e supervisões

Dissertação de mestrado em andamento

  • Marina Izar Verniano — 2021 - Em andamento

    A aquisição de verbos existenciais na língua inglesa por crianças brasileiras inseridas em contextos bilíngues

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

  • Vivian Aparecida Barbalho Bastos — 2021 - Em andamento

    A influência da abordagem CLIL como ferramenta no processo de aquisição de língua inglesa na escola pública

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

  • Giovanna Cordeiro Nunes — 2021 - Em andamento

    A aquisição imperfeita: uma análise da produção de erros do present perfect pelo aluno adulto aprendiz de inglês

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

  • Rodnei dos Santos — 2021 - Em andamento

    A noção de Parâmetro à luz da aquisição de segunda língua

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

Dissertação de mestrado concluídas

  • Lisandra Lopes Silva dos Santos — 2019

    Tempos Compostos do Modo Subjuntivo na Aquisição de Espanhol como Segunda Língua por Aprendizes Brasileiros sob a Perspectiva Gerativa

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

  • Felipe Luiz de Azevedo Silva — 2019

    Modals no processo de aquisição do inglês como L2 por aprendizes brasileiros

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

  • Stefanie Martins — 2018

    O Artigo Definido na Aquisição do Inglês como L2

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

Atividades de gestão

Projetos de pesquisa

GRUPO DE PESQUISA DE ESTUDOS SOBRE A FALA — 1995 -

A reflexão sobre a fala, conduzida pelo grupo, pauta-se pela consideração da relação entre produção e percepção da fala, subsidiada por abordagens teóricas baseadas em modelos dinâmicos e procedimentos metodológicos de Fonética Experimental. Na perspectiva adotada por este grupo, a investigação da fala remete ao conhecimento das bases fisiológicas, acústicas e cognitivas, implicadas na produção e percepção da fala. A repercussão do grupo pode ser avaliada pelo número de teses, dissertações, monografias e artigos produzidos pelos seus participantes e divulgados em periódicos nacionais, em capítulos de livro e em anais de congressos nacionais e internacionais. Fazem parte do grupo, pesquisadores da PUCSP, UNICAMP, UFPR e PUCPR e no exterior (UBA). Pesquisadores de centros no exterior também têm contribuído para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa: Johan Sundberg do KTH de Estocolmo, como professor visitante em 2003 e supervisor de bolsa sanduiche em 2006-2007; Joaquim Lllisterri da Universidade Autônoma de Barcelona, como pesquisador visitante, bolsa FAPESP, em 2005 e participante de simpósio para desenvolvimento de projeto sobre Percepção do Acento na PUC-SP em 2007; e Janet Beck, docente do Queen Margareth University College, participante de simpósio para desenvolvimento de adaptação do protocolo VPAS para o Português Brasileiro na PUCSP em 2007.

GRUPO DE PESQUISA DE ESTUDOS SOBRE A FALA — 1995 -

A reflexão sobre a fala, conduzida pelo grupo, pauta-se pela consideração da relação entre produção e percepção da fala, subsidiada por abordagens teóricas baseadas em modelos dinâmicos e procedimentos metodológicos de Fonética Experimental. Na perspectiva adotada por este grupo, a investigação da fala remete ao conhecimento das bases fisiológicas, acústicas e cognitivas, implicadas na produção e percepção da fala. A repercussão do grupo pode ser avaliada pelo número de teses, dissertações, monografias e artigos produzidos pelos seus participantes e divulgados em periódicos nacionais, em capítulos de livro e em anais de congressos nacionais e internacionais. Fazem parte do grupo, pesquisadores da PUCSP, UNICAMP, UFPR e PUCPR e no exterior (UBA). Pesquisadores de centros no exterior também têm contribuído para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa: Johan Sundberg do KTH de Estocolmo, como professor visitante em 2003 e supervisor de bolsa sanduiche em 2006-2007; Joaquim Lllisterri da Universidade Autônoma de Barcelona, como pesquisador visitante, bolsa FAPESP, em 2005 e participante de simpósio para desenvolvimento de projeto sobre Percepção do Acento na PUC-SP em 2007; e Janet Beck, docente do Queen Margareth University College, participante de simpósio para desenvolvimento de adaptação do protocolo VPAS para o Português Brasileiro na PUCSP em 2007.

Integrantes: Marcello Marcelino, Sandra Madureira Fontes, Aglael Juliana Aparecida Gama Rossi, Zuleica Antonia de Camargo, Adelaide Hercília Pescatori Silva, Ana Maria Schiefer, Beatriz de Castro Andrade Mendes

GRUPO DE PESQUISA DE ESTUDOS SOBRE A FALA — 1995 -

A reflexão sobre a fala, conduzida pelo grupo, pauta-se pela consideração da relação entre produção e percepção da fala, subsidiada por abordagens teóricas baseadas em modelos dinâmicos e procedimentos metodológicos de Fonética Experimental. Na perspectiva adotada por este grupo, a investigação da fala remete ao conhecimento das bases fisiológicas, acústicas e cognitivas, implicadas na produção e percepção da fala. A repercussão do grupo pode ser avaliada pelo número de teses, dissertações, monografias e artigos produzidos pelos seus participantes e divulgados em periódicos nacionais, em capítulos de livro e em anais de congressos nacionais e internacionais. Fazem parte do grupo, pesquisadores da PUCSP, UNICAMP, UFPR e PUCPR e no exterior (UBA). Pesquisadores de centros no exterior também têm contribuído para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa: Johan Sundberg do KTH de Estocolmo, como professor visitante em 2003 e supervisor de bolsa sanduiche em 2006-2007; Joaquim Lllisterri da Universidade Autônoma de Barcelona, como pesquisador visitante, bolsa FAPESP, em 2005 e participante de simpósio para desenvolvimento de projeto sobre Percepção do Acento na PUC-SP em 2007; e Janet Beck, docente do Queen Margareth University College, participante de simpósio para desenvolvimento de adaptação do protocolo VPAS para o Português Brasileiro na PUCSP em 2007.

Integrantes: Marcello Marcelino, Sandra Madureira Fontes, Aglael Juliana Aparecida Gama Rossi, Zuleica Antonia de Camargo, Adelaide Hercília Pescatori Silva, Ana Maria Schiefer, Beatriz de Castro Andrade Mendes

Pacotes Lexicais no Cinema Americano: Abordagem Baseada em Linguística de Corpus — 2015 -

O objetivo principal deste trabalho é descrever a linguagem verbal dos gêneros cinematográficos ação-aventura, comédia, drama e horror-suspense-mistério, ao longo de 80 anos de cinema falado, por meio da identificação, classificação discursiva- funcional e análise da variação sistemática de seus pacotes lexicais - ?sequências de palavras que ocorrem mais comumente em um registro? (Biber, 1999: 989) - em termos de frequência e perfil discursivo. Para tanto, o modelo metodológico proposto por Biber et al. (1999), Biber e Conrad (1999), Cortes (2004, 2012), Hyland (2008, 2012) e Berber Sardinha et al. (2014) será seguido. O corpus a ser utilizado é o North American Movie Corpus (NAMC, 2013) - um corpus diacrônico composto por 640 filmes lançados entre as décadas de 1930 e 2000, cujos textos totalizam 5.836.283 ocorrências. A motivação para esta pesquisa surgiu da lacuna referente ao estudo da perspectiva linguística dos diferentes gêneros cinematográficos, haja vista que toda literatura acerca deles baseia-se em teorias relativas à linguagem do cinema (Altman, 2009; Neal, 1980; Schatz, 1981; Stam, 2006; Xavier, 2008; entre outros). Ademais, a literatura linguística sobre o tema (Veirano Pinto 2013; Forchini 2012) mostra as dimensões de variação de gêneros do cinema, mas não trata da questão de como essa influência se reflete nos pacotes lexicais dos diferentes gêneros cinematográficos.

Integrantes: Marcello Marcelino, Sandra Madureira Fontes, Aglael Juliana Aparecida Gama Rossi, Zuleica Antonia de Camargo, Adelaide Hercília Pescatori Silva, Ana Maria Schiefer, Beatriz de Castro Andrade Mendes

Linguística do Inglês: Questões Paramétricas, Aquisição de L2 e a Interlíngua de Falantes Brasileiros de Inglês — 2016 -

Este projeto aborda especificamente a área de Linguística do Inglês e L2, tendo como enfoque principal os estudos em inglês por falantes de Português Brasileiro (PB). Visa também a relação entre as estruturas sintáticas do PB e do inglês com o respaldo da teoria de Princípios e Parâmetros(Chomsky, 1981, 1995, 2001), tanto para a aquisição da linguagem, como para sintaxe comparativa entre L1 e L2. A Teoria de Princípios e Parâmetros tem início na década de 80 (Chomsky, 1981) e propõe que a Faculdade da Linguagem é composta por princípios, que são leis gerais válidas para todas as línguas naturais; e parâmetros que são propriedades específicas que uma dada língua pode ou não exibir e que são, por sua vez, responsáveis pelas diferenças entre as línguas (ou até entre dialetos). Nos últimos tempos, o conceito de Parâmetro tem passado por diversas reformulações e alterações, tendo sido posto, inclusive, em xeque. Este projeto também pretende investigar o atual estatuto do conceito de Parâmetro através de dados aquisicionais em L2. Os estudos em L2 e bilinguismo, na perspectiva da teoria gerativa oferecem dados enriquecedores para a compreensão da natureza da linguagem, possibilitando traçar as semelhanças e diferenças entre os processos aquisicionais da L1 e da L2. As descobertas sobre as semelhanças são relativamente novas e de especial valia, pois trazem à tona informações sobre a aquisição do conhecimento linguístico na ausência de experiência. Os estudos sobre interlíngua permitem traçar hipóteses sobre a natureza da linguagem que se desenvolve em termos de Língua-I e Língua-E. Este projeto visa à investigação da língua inglesa (e L2) a partir de subsídios linguísticos que permitam compreender e aprofundar o conhecimento sobre o desenvolvimento da língua inglesa por alunos brasileiros interessados em seu funcionamento, descrição e estudos aquisicionais de inglês (L2) por brasileiros.

Integrantes: Marcello Marcelino, Marcia Veirano Pinto, Lúcia Wutzl da Silva, Íris Cristine Odízio

Outras atividades técnico científicas

Atuações profissionais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Assistente mestre Professor — 2000 - 2012

Projetos de pesquisa

Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem — 2008 -

Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem — 1995 -

GRUPO DE PESQUISA DE ESTUDOS SOBRE A FALA — 1995 -

A reflexão sobre a fala, conduzida pelo grupo, pauta-se pela consideração da relação entre produção e percepção da fala, subsidiada por abordagens teóricas baseadas em modelos dinâmicos e procedimentos metodológicos de Fonética Experimental. Na perspectiva adotada por este grupo, a investigação da fala remete ao conhecimento das bases fisiológicas, acústicas e cognitivas, implicadas na produção e percepção da fala. A repercussão do grupo pode ser avaliada pelo número de teses, dissertações, monografias e artigos produzidos pelos seus participantes e divulgados em periódicos nacionais, em capítulos de livro e em anais de congressos nacionais e internacionais. Fazem parte do grupo, pesquisadores da PUCSP, UNICAMP, UFPR e PUCPR e no exterior (UBA). Pesquisadores de centros no exterior também têm contribuído para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa: Johan Sundberg do KTH de Estocolmo, como professor visitante em 2003 e supervisor de bolsa sanduiche em 2006-2007; Joaquim Lllisterri da Universidade Autônoma de Barcelona, como pesquisador visitante, bolsa FAPESP, em 2005 e participante de simpósio para desenvolvimento de projeto sobre Percepção do Acento na PUC-SP em 2007; e Janet Beck, docente do Queen Margareth University College, participante de simpósio para desenvolvimento de adaptação do protocolo VPAS para o Português Brasileiro na PUCSP em 2007.

Integrantes: Marcello Marcelino, Stefanie Martin, Lisandra Lopes Silva dos Santos, Felipe Luiz de Azevedo Silva, Marcia Veirano Pinto

Assistente Mestre Professor — 2006 - 2007

Projetos de pesquisa

Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem — 2008 -

Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem — 1995 -

GRUPO DE PESQUISA DE ESTUDOS SOBRE A FALA — 1995 -

A reflexão sobre a fala, conduzida pelo grupo, pauta-se pela consideração da relação entre produção e percepção da fala, subsidiada por abordagens teóricas baseadas em modelos dinâmicos e procedimentos metodológicos de Fonética Experimental. Na perspectiva adotada por este grupo, a investigação da fala remete ao conhecimento das bases fisiológicas, acústicas e cognitivas, implicadas na produção e percepção da fala. A repercussão do grupo pode ser avaliada pelo número de teses, dissertações, monografias e artigos produzidos pelos seus participantes e divulgados em periódicos nacionais, em capítulos de livro e em anais de congressos nacionais e internacionais. Fazem parte do grupo, pesquisadores da PUCSP, UNICAMP, UFPR e PUCPR e no exterior (UBA). Pesquisadores de centros no exterior também têm contribuído para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa: Johan Sundberg do KTH de Estocolmo, como professor visitante em 2003 e supervisor de bolsa sanduiche em 2006-2007; Joaquim Lllisterri da Universidade Autônoma de Barcelona, como pesquisador visitante, bolsa FAPESP, em 2005 e participante de simpósio para desenvolvimento de projeto sobre Percepção do Acento na PUC-SP em 2007; e Janet Beck, docente do Queen Margareth University College, participante de simpósio para desenvolvimento de adaptação do protocolo VPAS para o Português Brasileiro na PUCSP em 2007.

Integrantes: Marcello Marcelino, Sandra Madureira Fontes, Aglael Juliana Aparecida Gama Rossi, Zuleica Antonia de Camargo, Adelaide Hercília Pescatori Silva, Ana Maria Schiefer, Beatriz de Castro Andrade Mendes

Auxiliar de Ensino Professor — 1997 - 2012

Projetos de pesquisa

Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem — 2008 -

Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem — 1995 -

GRUPO DE PESQUISA DE ESTUDOS SOBRE A FALA — 1995 -

A reflexão sobre a fala, conduzida pelo grupo, pauta-se pela consideração da relação entre produção e percepção da fala, subsidiada por abordagens teóricas baseadas em modelos dinâmicos e procedimentos metodológicos de Fonética Experimental. Na perspectiva adotada por este grupo, a investigação da fala remete ao conhecimento das bases fisiológicas, acústicas e cognitivas, implicadas na produção e percepção da fala. A repercussão do grupo pode ser avaliada pelo número de teses, dissertações, monografias e artigos produzidos pelos seus participantes e divulgados em periódicos nacionais, em capítulos de livro e em anais de congressos nacionais e internacionais. Fazem parte do grupo, pesquisadores da PUCSP, UNICAMP, UFPR e PUCPR e no exterior (UBA). Pesquisadores de centros no exterior também têm contribuído para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa: Johan Sundberg do KTH de Estocolmo, como professor visitante em 2003 e supervisor de bolsa sanduiche em 2006-2007; Joaquim Lllisterri da Universidade Autônoma de Barcelona, como pesquisador visitante, bolsa FAPESP, em 2005 e participante de simpósio para desenvolvimento de projeto sobre Percepção do Acento na PUC-SP em 2007; e Janet Beck, docente do Queen Margareth University College, participante de simpósio para desenvolvimento de adaptação do protocolo VPAS para o Português Brasileiro na PUCSP em 2007.

Integrantes: Marcello Marcelino, Sandra Madureira Fontes, Aglael Juliana Aparecida Gama Rossi, Zuleica Antonia de Camargo, Adelaide Hercília Pescatori Silva, Ana Maria Schiefer, Beatriz de Castro Andrade Mendes

Universidade São Judas Tadeu

Professor convidado Assistente Mestre — 1999 - 2009

Universidade Federal de São Paulo

Professor Adjunto — 2012 -

DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online)

Membro de corpo editorial — 2014 -

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Membro de comitê assessor — 2015 -

Atualização Lattes em 2022-03

Processado em 2022-06-16