Marcello Marcelino
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Letras
E-Mail: marcello.marcelino@unifesp.br
Resumo
Graduação em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Linguística pela Unicamp e pós-doutorado pela New York University. Atualmente é Professor Associado na UNIFESP no departamento de Letras. Atuou como professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no curso de inglês e português pelo departamento de linguística durante 15 anos e coordenou o curso de extensão "Bilinguismo: Revisão de Teorias e Análise de Dados" pela PUC-COGEAE por 6 anos. Atua na área de Linguística do inglês, em aquisição de L2 e bilinguismo e sintaxe comparativa português/inglês na perspectiva da Linguística Gerativa. É coordenador do Grupo de Pesquisa InFoLinC (Investigações (In)Formais em Linguagem e Cognição e membro do Grupo de Pesquisa Minimalismo e a Teoria da Gramática.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
MARCELINO, M.
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Inglês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Francês
Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Lingüística
O Parâmetro de Composição e a Aquisição/Aprendizagem de L2
Teoria e Análise Lingüística
Orientação: Mary Aizawa Kato
Universidade Estadual de Campinas
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem
Construções Resultativas em Português e em Inglês: Uma Nova Análise
Orientação: Mary Aizawa Kato
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1997 a 2000
Graduação em Língua e Literatura Inglesas
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1992 a 1996
Produção
2023
-
Alves, U.K., & Finger, I. (2023). Alfabetização em contextos monolíngue e bilíngue. (2023)
Artigo publicado
Autores: Orlando Vian Junior; Marcello Marcelino
Fonte: https://doi.org/10.1590/1678-460X202339463998 , v. 4 , p. 1
-
Input e desenvolvimento linguístico: questões linguístico-educacionais em torno do parâmetro do sujeito nulo em variedades do português (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Claudia Roberta Tavares Silva; Telma Moreira Vianna Magalhães; Marcello Marcelino
Fonte: Ensino de Línguas: Propostas e Relatos de Experiências , p. 89
-
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2014
2013
2010
2009
2008
2007
2006
2001
1999
1997
Atuações
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
Assistente mestre
Professor
2000 a 2012
-
Assistente Mestre
Professor
2006 a 2007
-
Auxiliar de Ensino
Professor
1997 a 2012
Universidade São Judas Tadeu
-
Professor convidado
Assistente Mestre
1999 a 2009
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto
Desde 2012
DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online)
-
Membro de corpo editorial
Desde 2014
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
-
Membro de comitê assessor
Desde 2015
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
O Input de Professores de Inglês como L2 e o Impacto na Pronúncia de alunos
Letras
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
AQUISIÇÃO DE INGLÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA EM CONTEXTO INSTRUCIONAL DE SALA DE AULA: REAVALIANDO PREMISSAS TEÓRICAS
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Desenvolvimento da LINGUAGEM no contexto bilíngue de INGLÊS E PORTUGUÊS: a importância dos ESTÍMULOS VISUAIS E AUDITIVOS para a formação de memórias que facilitam a aprendizagem do sistema de escrita
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Dissertação de mestrado concluídas
-
A aquisição imperfeita: uma análise da produção de erros do present perfect pelo aluno adulto aprendiz de inglês
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
A noção de Parâmetro à luz da aquisição de segunda língua
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
A aquisição de verbos existenciais na língua inglesa por crianças brasileiras inseridas em contextos bilíngues
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Vivian Aparecida Barbalho Bastos
A Aquisição de inglês-L2 sob as perspectivas da Neuroaprendizagem e Preceitos da abordagem CLIL: Uma Proposta de Aula para o Sexto Ano da Escola Pública
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Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Modals no processo de aquisição do inglês como L2 por aprendizes brasileiros
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Lisandra Lopes Silva dos Santos
Tempos Compostos do Modo Subjuntivo na Aquisição de Espanhol como Segunda Língua por Aprendizes Brasileiros sob a Perspectiva Gerativa
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
O Artigo Definido na Aquisição do Inglês como L2
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
Gestão
Pesquisa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
GRUPO DE PESQUISA DE ESTUDOS SOBRE A FALA
A reflexão sobre a fala, conduzida pelo grupo, pauta-se pela consideração da relação entre produção e percepção da fala, subsidiada por abordagens teóricas baseadas em modelos dinâmicos e procedimentos metodológicos de Fonética Experimental. Na perspectiva adotada por este grupo, a investigação da fala remete ao conhecimento das bases fisiológicas, acústicas e cognitivas, implicadas na produção e percepção da fala. A repercussão do grupo pode ser avaliada pelo número de teses, dissertações, monografias e artigos produzidos pelos seus participantes e divulgados em periódicos nacionais, em capítulos de livro e em anais de congressos nacionais e internacionais. Fazem parte do grupo, pesquisadores da PUCSP, UNICAMP, UFPR e PUCPR e no exterior (UBA). Pesquisadores de centros no exterior também têm contribuído para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa: Johan Sundberg do KTH de Estocolmo, como professor visitante em 2003 e supervisor de bolsa sanduiche em 2006-2007; Joaquim Lllisterri da Universidade Autônoma de Barcelona, como pesquisador visitante, bolsa FAPESP, em 2005 e participante de simpósio para desenvolvimento de projeto sobre Percepção do Acento na PUC-SP em 2007; e Janet Beck, docente do Queen Margareth University College, participante de simpósio para desenvolvimento de adaptação do protocolo VPAS para o Português Brasileiro na PUCSP em 2007.
Desde 1995
Universidade Federal de São Paulo
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Pacotes Lexicais no Cinema Americano: Abordagem Baseada em Linguística de Corpus
O objetivo principal deste trabalho é descrever a linguagem verbal dos gêneros cinematográficos ação-aventura, comédia, drama e horror-suspense-mistério, ao longo de 80 anos de cinema falado, por meio da identificação, classificação discursiva- funcional e análise da variação sistemática de seus pacotes lexicais - ?sequências de palavras que ocorrem mais comumente em um registro? (Biber, 1999: 989) - em termos de frequência e perfil discursivo. Para tanto, o modelo metodológico proposto por Biber et al. (1999), Biber e Conrad (1999), Cortes (2004, 2012), Hyland (2008, 2012) e Berber Sardinha et al. (2014) será seguido. O corpus a ser utilizado é o North American Movie Corpus (NAMC, 2013) - um corpus diacrônico composto por 640 filmes lançados entre as décadas de 1930 e 2000, cujos textos totalizam 5.836.283 ocorrências. A motivação para esta pesquisa surgiu da lacuna referente ao estudo da perspectiva linguística dos diferentes gêneros cinematográficos, haja vista que toda literatura acerca deles baseia-se em teorias relativas à linguagem do cinema (Altman, 2009; Neal, 1980; Schatz, 1981; Stam, 2006; Xavier, 2008; entre outros). Ademais, a literatura linguística sobre o tema (Veirano Pinto 2013; Forchini 2012) mostra as dimensões de variação de gêneros do cinema, mas não trata da questão de como essa influência se reflete nos pacotes lexicais dos diferentes gêneros cinematográficos.
Autores: Marcello Marcelino, Sandra Madureira Fontes, Aglael Juliana Aparecida Gama Rossi, Zuleica Antonia de Camargo, Adelaide Hercília Pescatori Silva, Ana Maria Schiefer, Beatriz de Castro Andrade Mendes
Desde 2015
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Linguística do Inglês: Questões Paramétricas, Aquisição de L2 e a Interlíngua de Falantes Brasileiros de Inglês
Este projeto aborda especificamente a área de Linguística do Inglês e L2, tendo como enfoque principal os estudos em inglês por falantes de Português Brasileiro (PB). Visa também a relação entre as estruturas sintáticas do PB e do inglês com o respaldo da teoria de Princípios e Parâmetros(Chomsky, 1981, 1995, 2001), tanto para a aquisição da linguagem, como para sintaxe comparativa entre L1 e L2. A Teoria de Princípios e Parâmetros tem início na década de 80 (Chomsky, 1981) e propõe que a Faculdade da Linguagem é composta por princípios, que são leis gerais válidas para todas as línguas naturais; e parâmetros que são propriedades específicas que uma dada língua pode ou não exibir e que são, por sua vez, responsáveis pelas diferenças entre as línguas (ou até entre dialetos). Nos últimos tempos, o conceito de Parâmetro tem passado por diversas reformulações e alterações, tendo sido posto, inclusive, em xeque. Este projeto também pretende investigar o atual estatuto do conceito de Parâmetro através de dados aquisicionais em L2. Os estudos em L2 e bilinguismo, na perspectiva da teoria gerativa oferecem dados enriquecedores para a compreensão da natureza da linguagem, possibilitando traçar as semelhanças e diferenças entre os processos aquisicionais da L1 e da L2. As descobertas sobre as semelhanças são relativamente novas e de especial valia, pois trazem à tona informações sobre a aquisição do conhecimento linguístico na ausência de experiência. Os estudos sobre interlíngua permitem traçar hipóteses sobre a natureza da linguagem que se desenvolve em termos de Língua-I e Língua-E. Este projeto visa à investigação da língua inglesa (e L2) a partir de subsídios linguísticos que permitam compreender e aprofundar o conhecimento sobre o desenvolvimento da língua inglesa por alunos brasileiros interessados em seu funcionamento, descrição e estudos aquisicionais de inglês (L2) por brasileiros.
Autores: Marcello Marcelino, Marcia Veirano Pinto, Lúcia Wutzl da Silva, Íris Cristine Odízio
Desde 2016
Atualização Lattes em 2024-03
Processado em 2024-07-22