Jorge Luiz Barcellos da Silva
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
E-Mail: jorge.barcellos@unifesp.br
Resumo
Licenciado em Geografia (UFRGS), Mestre em Geografia Humana (USP) e Doutor em Ciências Sociais (PUC-SP). Professor Associado no Departamento de Educação (DE) da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Campus Guarulhos (EFLCH/UNIFESP); Professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE UNIFESP), Linha de Pesquisa: Escola Pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Professores (GEPEPINFOR- UNIFESP). Vice coordenador e pesquisador do Grupo de Estudos e Observatório de Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica (GEODDIP - UNIFESP) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Geografias do Contemporâneo (USP). Os interesses de pesquisa incidem principalmente nos seguintes temas: Geografia, Ensino de Geografia, Formação de Professores de Geografia, Teoria e Método da Ciência Geográfica, Geografia do Brasil, Trajetórias do Ensino de Geografia no Brasil, Geografia da Educação, Professores nas cidades: experiências urbanas, Formação de Professores na/da escola pública
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
SILVA, Jorge Luiz Barcellos da;SILVA,J.L.B.;SILVA,J.L.B. da;SILVA, Jorge Luiz Barcellos da Silva;BARCELLOS DA SILVA, Jorge Luiz;SILVA,JLB;SILVA, JORGE LUIZ BARCELLOS
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Inglês
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve pouco
Francês
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Espanhol
Compreende bem, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Ciências Sociais
Atlas Geográfico do Brasil - Leituras da territorialidade e a construção da brasilidade
Epistemologia da Ciência Geográfica
História da Ciência Geográfica
Orientação: Josildeth Gomes Consorte
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mestrado em Geografia (Geografia Humana)
Notas introdutórias de um itinerário interpretativo sobre a formação do pensamento geográfico brasileiro
Ensino de Geografia
Fundamentos Teóricos Metodológicos
Orientação: Francisco Capuano Scarlato
Universidade de São Paulo
1991 a 1996
Graduação em Geografia
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
1983 a 1988
Produção
2024
-
-
-
Escola pública, formação de professores e práticas pedagógicas [livro eletrônico] : a produção do programa de pós-graduação em educação da Unifesp - Campus Guarulhos em foco (2013-2023) (2024)
Livro publicado ou organizado
Autores: Isabel Melero Bello; Jorge Luiz Barcellos da Silva; Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
Fonte:
2023
-
-
-
O Estado Imperial brasileiro se vê no espelho: aproximações sobre o tema Brasil no Ensino de Geografia nos primórdios do Colégio de Pedro II (2023)
Artigo publicado
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva
Fonte: Revista Terra Livre , v. 1 , p. 658 - Extrato QUALIS: A2
2022
-
Relações entre família e escola a partir de uma perspectiva territorial nos municípios de Guarulhos e São Paulo (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Adalberto Diré Adão; Jorge Luiz Barcellos da Silva
Fonte: Emergências para democracia e diversidade na formação de professores na América Latina , p. 191
-
A capilarização do campo científico como condição fundante para uma nova cultura de ser e de formar professoras de anos iniciais (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Felipe Jose do Nascimento Henrique; Jorge Luiz Barcellos da Silva
Fonte: Formação de professores GT 01 , p. 1021
-
-
O pensamento geográfico na formação de professores: uma experiência no contexto de Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da UNIFESP (2022)
Trabalhos em eventos
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva
Fonte: Anais 15º ENPEG Percursos de formação escolar : espaços, tempos e narrativas em contextos de crise , p. 434
-
2021
-
INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES DO ALTO TIETÊ CABECEIRAS/SP (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: SILVESTRE, MAGALI APARECIDA; Jorge Luiz Barcellos da Silva; AMARO, AMANDA MARTINS; FERNANDES, ANA ALICE IZIDORIO; PIRES, ANA PAULA REIS FELIX; RIBEIRO, MARA LUCIA DA SILVA; SANTOS, PRISCILA BASTOS BRAGA DOS; BEZERRA, VANESSA LIDIANE DOMICIANO; SILVA, ZILDA BORGES DA
Fonte: Anais do(a) Anais do Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil
-
A Conquista do Humano na Geografia e o Papel da Criação1 (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Cecília Cardoso Teixeira de Almeida; Jorge Luiz Barcellos da Silva; Elvio Rodrigues Martins
Fonte: VII Encontro Humanístico Multidisciplinar - EHM e VI Congresso LatinoAmericano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares - CLAEHM , p. 1
-
RELAÇÕES ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA TERRITORIAL NOS MUNICÍPIOS DE GUARULHOS E SÃO PAULO. ESTUDO DE CASO COMPARATIVO (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva; Adalberto Diré Adão
Fonte: XXIX Seminário Internacional de Formação de Professores para América Latina: democracia e diversidade: resumos expandidos , p. 1455
2020
-
A Geografia na escola básica: proposições sobre seus fundamentos e objetivos (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva; Douglas Santos
Fonte: Narrativas, Geografias e Cartografias: para viver, é preciso espaço e tempo , p. 887
-
LEITURAS DA APROPRIAÇÃO TERRITORIAL EUROPEIA NA SEDIMENTAÇÃO DE IDENTIDADES NO BRASIL (2020)
Artigo publicado
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva
Fonte: PROJETO HISTÓRIA. REVISTA DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS DE HISTÓRIA , v. 69 , p. 11 - Extrato QUALIS: A1
-
Inserção Profissional Docente em Territórios de Alta Vulnerabilidade: aproximações analíticas de artigos publicados na última década. (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: Magali Aparecida Silvestre; Jorge Luiz Barcellos da Silva
Fonte: DIDÁTICA(S) ENTRE DIÁLOGOS, INSURGÊNCIAS E POLÍTICAS: tensões e perspectivas na relação com a formação docente , p. 976
-
Educação e formação em tempos e cenários de pandemia (2020)
Artigo publicado
Autores: Itale Luciane Cericato; SILVA, JORGE LUIZ BARCELLOS DA
Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 8 , p. 3 - Extrato QUALIS: A4
2019
-
A necessidade de saber o que é geografia para ensinar geografia (2019)
Trabalhos em eventos
Autores: Cecília Cardoso Teixeira de Almeida; Elvio Rodrigues Martins; Jorge Luiz Barcellos da Silva
Fonte: Anais eletrônico XIII ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA
-
A CIÊNCIA GEOGRÁFICA E O ENSINO DE GEOGRAFIA DOS ANOS 1980 AOS DIAS DE HOJE: uma avaliação (2019)
Artigo publicado
Autores: Cecília Cardoso Teixeira de Almeida; Elvio Rodrigues Martins; Jorge Luiz Barcellos da Silva
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA , v. 9 , p. 05 - Extrato QUALIS: A2
-
CONSTRUINDO, APRENDENDO E CONSOLIDANDO UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS: (2019)
Artigo publicado
Autores: SILVESTRE, MAGALI APARECIDA; Jorge Luiz Barcellos da Silva
Fonte: FORMAÇÃO DOCENTE , v. 10 , p. 89 - Extrato QUALIS: A4
2018
-
Experiências com a formação inicial de professores: em busca do protagonismo no trabalho docente (2018)
Capítulo de livro publicado
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva; Nestor André Kaecher
Fonte: PIBID Unifesp em diálogo: trajetórias e indagações sobre práticas de formação inicial de professores , p. 1
-
Inovação Pedagógica e processos formativos no PIBID (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Magali Aparecida Silvestre; Ana Alice Fernandes Nagahama; Jorge Luiz Barcellos da Silva
Fonte: Anais do evento IV Congresso Nacional de Formação de Professores (IV CNFP) e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (XIV CEPFE) , p. 1
-
DE SÃO PAULO À PORTO ALEGRE: REFLEXIVIVENCIANDO A TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE PIBID E ESTÁGIOS DE LICENCIATURA NA BUSCA DA FORMAÇÃO DE BONS PROFESSORES (2018)
Artigo publicado
Autores: Nestor Andre Kaercher; Jorge Luiz Barcellos da Silva
Fonte: PARA ONDE!? (UFRGS) , v. 10 , p. 140 - Extrato QUALIS: A4
-
-
2017
-
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e a formação de professores que ensinam geografia nos anos iniciais do ensino fundamental (2017)
Capítulo de livro publicado
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva; Jerusa Vilhena de Moraes
Fonte: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E EMPODERAMENTO FREIREANO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS GRUPOS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS , p. 1
-
-
Uma experiência pibidiana entre as rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna: o ensino de Geografia e História nos anos iniciais do ensino fundamental e a formação docente (2017)
Capítulo de livro publicado
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva; João do Prado Ferraz de Carvalho
Fonte: Experiências de formação de professores nos arrabaldes das cidades de Diadema e Guarulhos, estado de São Paulo.Desafios da formação inicial docente no contexto do Pibid , p. 5
-
-
A formação inicial de professores: o PIBID e os estágios na busca da autoria e da manutenção do desejo no trabalho docente (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva; Nestor André Kaecher
Fonte: Anais do XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Belo Horizonte , p. 644
-
O Atlas Imperio do Brazil: uma ação pedagógica na construção de um Estado Nacional e de uma Nação (2017)
Artigo publicado
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva
Fonte: Ateliê geográfico (UFG) , v. 10 , p. 47 - Extrato QUALIS: A3
-
A NECESSIDADE DOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS DA ESCOLA PÚBLICA E DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM EXEMPLO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO (2017)
Artigo publicado
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva
Fonte: BOLETIM DE GEOGRAFIA (ONLINE) , v. 35 , p. 135 - Extrato QUALIS: A2
2015
-
-
-
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: apontamentos sobre editais e formação de professores da Educação Básica (2015)
Capítulo de livro publicado
Autores: João do Prado Ferraz de Carvalho; Jorge Luiz Barcellos da Silva; Magali Aparecida Silvestre; Umberto de Andrade Pinto
Fonte: Aprender a Ser Professor: aportes de pesquisa sobre o PIBID , p. 1
2014
-
-
-
Estudos geográficos da escola publica e dos processos de ensino aprendizagem: o exemplo do bairro dos Pimentas, cidade de Guarulhos na região metropolitana de São Paulo (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva
Fonte: Actas del XIII Coloquio Internacional de Geocrítica: El control del espacio y los espacios de control.
-
Entrevista com JADER JANER MOREIRA LOPES (2014)
Artigo publicado
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva; João do Prado Ferraz de Carvalho; Jader Janer Moreira Lopes
Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 2 , p. 301 - Extrato QUALIS: A4
2013
-
Geografia - Apontamentos sobre conhecimento geográfico, Geografia e Geografia escolar para a formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental (2013)
Capítulo de livro publicado
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva
Fonte: História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental , p. 59
-
-
-
Uma experiência pibidiana na escola municipal Elis Regina, Guarulhos, SP: o ensino de Geografia e História nos anos iniciais do ensino fundamental como metodologia na formação docente (2013)
Trabalhos em eventos
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva; João do Prado Ferraz de Carvalho
Fonte: IIV Encontro Nacional das licenciaturas -ENALIC/ III Seminário Nacional do PIBID
-
-
2012
-
-
Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP: entre qualidade e possibilidade, os desafios para a implantação de propostas inovadoras de estágio TÁGIO. (2012)
Capítulo de livro publicado
Autores: Claudia Panizzolo; Jorge Luiz Barcellos da Silva; Magali Aparecida Silvestre; GOMES, M. O; Vera Lucia Gomes Jardim
Fonte: Políticas de formação inicial e continuada de professores , p. 221
-
-
Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP e o ensino de Geografia na formação inicial de professores para a educação infantil (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva
Fonte: Práctica y Residencia Docente Formación inicial y comienzos en la docenciia en diversos contextos educativos , p. 1
-
Formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: sentidos da escola, do conhecimento e do componete curricular Geografia (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva
Fonte: X Colóquio sobre questões curriculares & VI Colóquio luso-brasileiro de currículo desafios contemporâneos no campo do currículo , p. 209
-
Programa de Residência Pedagógica da Unifesp: avanços e desafios para a implantação de propostas inovadoras de estágio (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Claudia Panizzolo; Jorge Luiz Barcellos da Silva; Magali Aparecida Silvestre; Marineide Oliveira Gomes; Vera Lucia Gomes Jardim
Fonte: Políticas de formação inicial e continuada de professores , p. 218
-
2011
-
-
-
Construindo um grupo de estudos e pesquisas: trajetória e desdobramentos. (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva; Magali Aparecida Silvestre; João do Prado Ferraz de Carvalho; GOMES, M. O; PINTO, Umberto. A
Fonte: Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores - GT8 - ANPED
2010
-
-
Experiências curriculares na formação docente em geografia - uma análise sobre projetos de pesquisa de estágio. (2010)
Trabalhos em eventos
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva; Regina Rizzo Ramires
Fonte: XVI Encontro Nacional de Geógrafos - Crise, Praxis e Autonomia: espaços de resistência e esperanças
-
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
-
-
Subsídios para se pensar alguns dos fundamentos teórico-metodológicos do movimento de renovação da Geografia no Brasil: a Geografia Ativa (2002)
Trabalhos em eventos
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva
Fonte: Caderno de Resumos - Espaço de Diálogo, Grupo de Trabalho, Comunicação Coordenada , p. 296
-
-
-
2000
1998
Atuações
Companhia de Escolas da Comunidade
-
professor auxiliar de ensino
1989 a 1989
Centro Hispanpo Brasileiro de Cultura
-
professor responsável
1991 a 1991
Colégio Santa Cruz
-
1992 a 2001
-
2007 a 2009
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
professor assistente-mestre
1991 a 2009
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor adjunto
Desde 2009
Revista Brasileira de Educação em Geografia
-
Revisor de periódico
Desde 2011
Terra Livre
-
Revisor de periódico
Desde 2008
Boletim de Geografia (Online)
-
Revisor de periódico
Desde 2012
Sociedade Educacional Leonardo da Vinci
-
Professor
1988 a 1989
Educação e Pesquisa
-
Revisor de periódico
2011 a 2021
Ensino
Orientações e supervisões
Supervisão de pós-doutorado em andamento
Tese de doutorado em andamento
-
Da bncc à bnc-formação: dualidades e implicações para a formação de professores de geografia no extremo norte do Brasil
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Escola Pública e Democracia no Brasil: um estudo de interpretação sobre a formação de professores(as) do ensino médio
Educação
UNIFESP
Desde 2021
-
Vanessa Lidiane Domiciano Bezerra
O desafio de ser docente: a inserção profissional de professores de educação básica na Rede Municipal de Guarulhos
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
Os saberes dos profissionais docentes frente aos processos de ensino desenvolvidos no ensino fundamental no município de Guarulhos.
Educação
UNIFESP
Desde 2020
-
Os professores iniciantes de Geografia e a base nacional comum curricular: formação, saber docente e a política do conhecimento oficial
Doutorado em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2019
Dissertação de mestrado em andamento
-
Leandro Duarte Monteiro Bagues
Alfabetização geográfica na escola básica: um panorama através do estado da questão entre 1980 e 2016
Educação
UNIFESP
Desde 2024
-
Fanny Sanciarai Belarmino do Nascimento
A ludicidade na formação do professor e a sua contribuição para a prática docente
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Sinhá Carvalho de Oliveira Silva
Ensino de jovens e adultos (EJA): Escola e formação continuada de professores
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
A categoria da práxis na formação de professores centrada na escola para uma educação crítica emancipadora
Educação
UNIFESP
Desde 2022
-
Perspectivas dos professores do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Cajamar sobre o Projeto Comunidade de Aprendizagem
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Programa São Paulo Integral: Desafios docentes na ampliação e articulação dos territórios educativos para além dos muros da escola
Educação
UNIFESP
Desde 2021
-
Shirley Roberta Antonio Fialho
Práticas de Ensino de Geografia e as relações étnico-raciais
Educação
UNIFESP
Desde 2020
Tese de doutorado concluídas
-
Professores iniciantes de Geografia: a percepção docente acerca da escola pública e das práticas pedagógicas na região metropolitana de São Paulo
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
Dissertação de mestrado concluídas
-
PROGRAMA SÃO PAULO INTEGRAL: perspectivas de docentes sobre a implementação do programa
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Sonia Maria Pereira de Oliveira
Percepções acerca do desenvolvimento profissional do professor dos anos iniciais do ensino fundamental na escola pública municipal da cidade de Santo André - SP
Educação
UNIFESP
Concluído em 2021
-
O uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação nas aulas de Geografia
Educação
UNIFESP
Concluído em 2020
-
Formação de Professores: a construção das territorialidades docentes na escola pública do município de São Paulo
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Percepções de Professores de Educação Física de Escolas Públicas do município de São Paulo ao participarem da Jornada Especial Integral de Formação ( JEIF)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de São Paulo: o que dizem a respeito do ensino de Geografia e do Ciclo de Alfabetização
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
A Geografia do espaço escolar: disponibilidade, organização dos espaços e a formação docente em serviço para a atuação: Estudo de caso nas escolas estaduais do município de Itaquaquecetuba
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
O território do Brasil e os brasileiros dos livros didáticos de Geografia
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Relações entre família e escola a partir de uma perspectiva territorial nos municípios de Guarulhos e São Paulo. Estudo de caso comparativo
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
O ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental : uma perspectiva a partir da análise dos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2013
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
A Geografia na educação básica: investigando a proposta curricular (2007) do Estado de São Paulo.
Programa de estudos pós graduados de Geografia
Pontifícias Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2009
-
Alfabetização geográfica : o ensino de Geografia nas séires iniciais do ensino fundamental
Geografia
Pontifícias Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2009
Gestão
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
vice-coordenação pedagógica do departamento
Faculdade de Ciências Sociais da PUC/SP
Departamento de Geografia
-
Supervisão de Estágio Licenciatura Geografia
Faculdade de Educação
Departamento de Tecnologia da Educação
-
Faculdade de Ciências Sociais da PUC/SP
-
Faculdade de Ciências Sociais da PUC/SP
-
coordenação pedagógica do departamento
Faculdade de Ciências Sociais da PUC/SP
Departamento de Geografia
Universidade Federal de São Paulo
-
Residencia Pedagogica na Escola da Prefeitura de Guarulhos Elis Regina: avaliacao de uma experiência formativa.
Campus Guarulhos
Departamento de Educação
-
Vice Chefe do Departamento de Educação
Departamento de Educação
-
Coordenação do Programa de Residência Pedagógica Ensino Fundamental
Campus Guarulhos
-
Coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/UNIFESP 2012 - Projeto Capes nº 66002.
Pró-Reitoria de Graduação
Pesquisa
Colégio Santa Cruz
-
Projeto Amazônia
O projeto Amazônia desenvolve com estudantes do 1º ano do Ensino Médio, um amplo programa que integra objetivos de duas disciplinas curriculares Meio Ambiente e Ética e Cidadania. Além de uma viagem de uma semana, realizada no mês de julho, o projeto prevê encontros semanais durante todo o primeiro semestre sistematizadores das discussões relacionadas a Amazônia.
2001 a 2001
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
Reordenamento Curricular da rede pública do Estado do Amapá
Convênio firmado entre Secretaria de Educação do Estado do Amapá e PUCSP com o objetivo de reordenação curricular - Atuação como professor especialista de Geografia escola básica - capacitação de professores
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva, Gilda Soares, Suzana Granato, Katia Griecco
2000 a 2000
-
Leituras geográficas do Brasil - os discursos geográficos e a construção da brasilidade
Quando se fala em Geografia do Brasil o ponto de partida é a forma, o tamanho e a localização. A forma antecede e constitui-se no ato de se reconhecer o país. Por uma questão teórico-metodológica (portanto uma construção social) concebe-se o país a partir de linhas de fronteiras formalmente estabelecidas, além de sua extensão e localização no globo. Assim, me pergunto: que significado isso adquire na construção de nossa brasilidade? Somos resultado do quê? Como ficam as relações sociais cotidianas que, ao mesmo tempo que definem (construção da identidade) o significado de brasilidade não se expressam nessas representações da territorialidade? Será que esse procedimento analítico ? a perspectiva da forma, da matematização dos processos e, principalmente, o ocultamento do significado das relações sociais, não têm raízes no identificado olhar europeu que parametrizou nossas construções teórico-metodológicas? E se têm raízes nesse processo, que conseqüências trazem para as atuais compreensões da Geografia do Brasil? Nesses vários séculos que se passaram construíu-se a identidade de um povo, nós mesmos. No processo de construção identitária, a vinculação entre indivíduos e lugares assume um papel vital, o que possibilita apontar para o fato de que as leituras da territorialidade implicam em desvendar a construção da identidade. Essas representações da territorialidade geralmente são expressa em manifestações (literárias, poesias, artes plástica, música, relatos com fins determinados e mapas) tão neutras como pode ser uma mensagem que se quer incontestável, que procura esconder a processualidade que dá sentido e significado aos fenômenos. Seja em nome da Metrópole, seja em nome do Estado brasileiro já constituído, ou ainda, seja em nome de outras determinações, um amplo conjunto de registros foram sendo construídos. Para dar cabo dessa investigação escolhi aqueles que mais expressam (justamente porque mais intencionam esconder), a relação entre fenômeno e processo: a cartografia e textos de época ? sem esquecermos que o presente é também uma época ? e, com eles, procurarei desvendar o que cada leitura da territorialidade revela no movimento que a construção da brasilidade pensou, ou pensa, de si mesmo. Um Brasil de 500 e poucos anos vividos numa constante, necessária, tensão de ter de se transformar radicalmente a cada dia revela um país de muitas Geografias. Entendê-las pode ser um ferramental de análise e compreensão de nossas próprias identidades.
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva, Douglas Santos
1999 a 2007
-
Formação do pensamento geográfico brasileiro e o ensino de Geografia
Identificação das trajetórias da Geografia escolar, destaque para o período 1930 até o movimento de Renovação da Geografia no Brasil
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva
1997 a 2000
-
Formação do Pensamento Geográfico Brasileiro
Identificação das bases teórico - metodológicas do pensamento geográfico brasileiro no século XIX e problematização sobre a institucionalização da ciência geográfica no Brasil, abordando a consolidação da Geografia escolar após 1930 referenciada em manuais didáticos; discursos acadêmicos e aqueles difundidos, nos primeiros anos, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE)
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva
1992 a 1996
-
Projeto Institucional para Formação de Professores da Educação Básica (PIFPEB)
O Projeto Institucional para Formação de Professores da PUC/SP apresenta os fundamentos para elaboração dos projetos pedagógicos específicos dos Cursos de Licenciatura existentes na Universidade, bem como de novos cursos que venha a ser propostos. Apresenta, também as bases para vinculação dos cursos de bacharelado e licenciatura, nos casos pertinentes. A coordenação geral é constituida por um período experimental de dois anos, durante o qual terá acompanhamento do CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA e do CONSELHO UNIVERSITÁRIO e após o qual será por ambos avaliado. Projeto Aprovado pelo CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA DA PUC/SP na sessão de 03/11/2004 pelo CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS em 16/11/2004 e pelo CONSUN nas sessões de 24/11/2004 e 16/02/2005. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva
2006 a 2009
-
FOCO - Projeto patrocinado pela Vice-reitorias Acadêmica e Comunitária e pelo MEC-SECAD PROJETOS INOVADORES DE CURSOS NO PROGRAMA DIVERSIDADE NA UNIVERSIDADE
Formação complementar para vestibulandos
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva, Neide Noffs
2007 a 2009
-
FOCO -Projeto patrocinado pelas Vice-Reitorias Academica e Comunitária e UNESCO-MEC
Destinado a formação complementar para vestibulandos
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva
2006 a 2006
-
FOCO - consórcio da PUCSP (Vice-Reitoria Acadêmica e Comunitária) e Mitra Arquidiocesana de São Paulo-Pastoral Universitária PUCSP
Curso vestibular formação complementar para o vestibulando
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva, Silvana Totora, Edelcio Ottaviani
2005 a 2005
-
Metodologias de ensino de disciplinas da área de ciências humanas e suas tecnologias no ensino médio de Geografia e História
Metodologias de ensino de disciplina da área de ciências humanas e suas tecnologias no ensino médio. O ensino de Geografia.
2005 a 2005
-
Programa de Educação Continuada professores de 1ª a 4ª série - rede pública. Professor orientador e professor Especialista do PEC -Programa de Educação Continuada - Município. Convênio entre a Prefeitura municipal de São Paulo e PUCSP. Elaboração de mater
Formação para docência escolar. Pré escola, 1ª a 4ª série.
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva
2003 a 2004
-
Programa PEC - Formação Universitária 1ª a 4ª série rede pública. Convênio entre Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e PUCSP. Professor Especialista na área de Geografia e Membro do Grupo de Trabalho do Tema 7: Espaço, Tempo e Cultura
Formação para docência escolar: cenário político-educacional atual, conteúdos e didáticas das áreas curriculares. Período março a novembro de 2002.
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva, Helenice C R Fester
2002 a 2002
Universidade Federal de São Paulo
-
Os professores iniciantes nas escolas de educação básica: os desafios da profissão docente na interface com a formação inicial
Este projeto tem como objetivo principal analisar as percepções de professores iniciantes oriundos das licenciaturas sobre a sua formação acadêmica inicial na interface com suas práticas pedagógicas. Para tanto, serão contatados por e-mail egressos dos diversos cursos de licenciatura oferecidos pela Unifesp a fim de formar um banco de dados com informações sobre os professores iniciantes e suas impressões sobre sua formação. Os instrumentos de pesquisa a serem empregados são: questionários e entrevistas. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo. A participação dos indivíduos na pesquisa seguirá todos os protocolos estabelecidos pelo Comitê de Ética da Unifesp e demais instâncias responsáveis. Os principais aportes teóricos têm como base os trabalhos de Apple (1991), Contreras (2012), Nóvoa (2013), Oliveira (2004) e silva Jr. (2015). espera-se, com esta pesquisa, obter subsídios que auxiliem a compreender e a pensar no papel da universidade na formação de professores da educação básica..
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva, Diamantino Alves Pereira, Regina Rizzo Ramires, Beatriz Leonel Scavazza
Desde 2022
-
Ensino de Geografia, formação de professores e experiência urbana: da compreensão de territorialidades da vida cotidianas na/da escola pública à consciência geográfica
Esse projeto tem como objetivo distinguir as diferentes formas de relações sociais presentes na cidade (classe, raça gênero) e reconhecer o processo de identidade/ estranhamento dos indivíduos com a cidade em suas coexistências. A partir de pesquisa bibliográfica e documental problematiza o ensino de Geografia e a formação de professores, considerando suas inserções na cidade e na escola no tocante à necessidade de consciência da dimensão geográfica nessa realidade. A presente pesquisa também mapeia as proposições de práticas cotidianas relacionadas ao ensino de Geografia e a formação de professores historicamente construídas na escola pública, em diferentes escalas geográficas
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva, João do Prado Ferraz de Carvalho, Umberto de Andrade Pinto, Isabel Melero Bello, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Celia Batista Serrão, Itale Luciane Cericato, Barbara de Souza Orlandin, Andressa Baldini da Silva, Fabio Santos Bouças, Renata Nassralla Kassis
Desde 2022
-
Mapeamento e Reconhecimento dos Coletivos Culturais da Cohab José Bonifácio Itaquera
Este projeto está inserido num programa de pesquisa Estudos Urbanos e Interdisciplinaridade que tem como objetivo estimular, oferecer suporte e acompanhar atividades de pesquisa e extensão realizadas no âmbito do Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo. Ao dialogar com temas contidos no espectro temático desse programa, como a produção intelectual e cultural oriunda das periferias urbanas; a educação formal na cidade; as práticas pedagógicas e ações educativas associadas aos processos de urbanização; os conflitos urbanos e movimentos sociais e diferentes sujeitos políticos, propõem-se o papel dos coletivos culturais da Zona Leste, no Conjunto Habitacional José Bonifácio (COHAB 2) - Itaquera, a luz do reconhecimento de suas vinculações e em suas interlocuções com a escola pública, associando-se às relações estabelecidas entre coletivos culturais, escolas públicas e cidades a partir da compreensão da participação popular
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva
2020 a 2020
-
Professores nas cidades: experiências urbanas, escola pública em periferias , fundamentos teóricos e práticas pedagógicas
Esse projeto de pesquisa tem como objetivo geral investigar como os professores iniciantes do ensino fundamental, da Zona Leste de São Paulo e da Região dos Pimentas de Guarulhos retratam a luz da experiência de viver em cidades suas inserções profissionais na escola pública periférica, seus fundamentos epistemológicos , seus saberes docentes, e suas práticas pedagógicas.Para compreendermos a proposta temos de partir do princípio de que vivemos o capitalismo e, portanto, mais que um ser exógeno a ser evidenciado, ele é a nossa própria maneira de viver. Trata-se, por sua vez, do único modo de produção que conseguiu absorver todas as formas de vida criadas pela humanidade sendo que, ao mesmo tempo que as absorve, recria-se sob novos parâmetros. Sua realização, seja em diferentes escalas e diferentes lugares, seja nas inserções na vida urbana, nos currículos, na formação docente, ou ainda nas práticas pedagógicas é, igualmente, a materialização de um amplo conjunto de valores, comportamentos, leituras de mundo. Essa maneira de viver possui, portanto, um currículo que, na diversidade da produção, circulação e construção de ideias do/no mundo, da /na cidade, se ajusta e se confronta com tudo que lhe é externo para que possa realizar o que possui de estrutural a fim de garantir seu processo de acumulação ou reprodução ampliada.À luz desse movimento, entendemos o quanto é importante pensar sobre as maneiras como os professores que vivem e trabalham nas escolas públicas periféricas das grandes cidades têm reconhecido suas interpretações e apropriações da cidade, assim como resistido (ou não) às imposições curriculares e recriado os saberes docentes e práticas pedagógicas construídas na escola.Nesse sentido, o ponto de partida da discussão toma como referência a compreensão de que viver em cidades (no campo ou em alhures) possui um currículo que estabelece normas de convivência e reprime ou absorve suas contradições.Em nosso dia a dia, seja em cidades grandes, médias ou pequenas, podemos constatar aprendizagens de inúmeras situações. Desde aprender a usar o transporte de massas, dirigir um automóvel, uma bicicleta, assistir televisão, ir ao cinema ou museus, comprar algo em uma loja, se vestir, falar, escrever e ler, assim como desenvolver a capacidade de estabelecer relações de solidariedade específicas do mundo urbano etc. que configuram todos os aspectos de nossa vida. A cidade é a materialidade topologicamente identificável das relações capitalistas (SANTOS, 2002), caracterizando nesse processo comportamentos aqui entendidos como de urbanidade (MOREIRA, 2014).Quando a escola faz a opção de ? oferecer aos sujeitos os elementos necessários à sua inserção na vida urbana como o acesso à cultura escrita e [o dimensionamento de como] a vida da cidade é organizada pela escola? ( FILHO,2006,p.113) (grifo nosso) podemos pensar os sentidos das práticas pedagógicas. Está em curso a tentativa de se reconhecer os significados que essas escolhas têm na vida dos professores, da instituição e de seus alunos e, portanto, como de fato pode ocorrer a incorporação de saberes, culturas, valores , leituras/escritas de/sobre mundo que refletem as lutas de diferentes grupos sociais.Com essas ponderações, essa pesquisa busca ouvir, por meio de depoimentos, os professores iniciantes na carreira dos 4°, 5°, 6º e 7º anos de escolas das redes públicas municipais e estaduais , sem deixar de estabelecer vinculações entre o Estado, por meio da dimensão das políticas públicas, o currículo da escola e indagações sobre a relação entre experiências urbanas e autonomia/profissionalidade docente. Essa escuta que toma como referência os percursos formativos dos docentes e ações educativas associadas aos processos de urbanização dialoga com os aportes de Cavalcante, Bordieu, Thompson, Novoa, Zeichener, Harvey, Wacquant, Faria Filho, Goodson, Algebaile
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva, Silvia Lopes Raimundo, Ricardo Barbosa da Silva, Jorge Luiz Barcellos da Silva, Felipe Jose do Nascimento Henrique
2018 a 2022
-
Egressos de cursos de licenciaturas e inserção profissional na docência em territórios de alta vulnerabilidade
O foco da pesquisa é conhecer como egressos dos cursos de Licenciaturas que atuam em classes dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas da rede estadual ou municipal de ensino, vivenciam os primeiros anos de inserção no magistério. O objetivo principal é identificar elementos que caracterizam seu preparo para a iniciação na profissão em regiões de alta vulnerabilidade. A amplitude do universo de pesquisa é demarcada pelo que estamos denominando de Região do Alto Tietê que compreende os municípios de Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Biritiba Mirim, Salesópolis, Santa Isabel, Guarulhos, Arujá e parte da região leste do município de São Paulo. Com o desenvolvimento da pesquisa espera-se alcançar os seguintes objetivos específicos: a) reunir informações da região, descrevendo suas características quanto aos sistemas educacionais, dados sócio econômicos e índices de vulnerabilidade; b) organizar dados das escolas da região e traçar perfil de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental; c) identificar professores que se encontram no início da carreira, aspectos que caracterizam o seu preparo para a iniciação na profissão em regiões de alta vulnerabilidade e relacionar dados sobre inserção profissional e desistência da carreira. Trata-se de pesquisa teórico-empírica, de abordagem qualitativa, cuja produção de dados se dará por meio de survey e entrevistas semiestruturadas. O grupo responsável pela investigação é composto por pesquisadores doutores, mestres, doutorandos, mestrandos e professores da rede municipal e estadual de ensino. Durante o desenvolvimento da pesquisa será organizada plataforma digital pública para criação de repositório de dados (legislação, produções científicas nacionais e internacionais; dados da própria pesquisa) com vistas à criação de um Observatório de Inserção Profissional, Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica. Espera-se com os resultados da pesquisa produzir indicadores indutores de políticas públicas municipais relacionadas ao ingresso na carreira e à formação de professores.
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva, Magali Aparecida Silvestre, Vanessa Lidiane Dominiciano Bezerra, Amanda Amaro, Alcione Zaniboni Corral, Ana Alice Izidorio Fernandes, Sonia Regina Paroni, Ana Paula Reis Felix Pires, Sandra Altino de Queiroz Resende, Sheilla André Carlos da Silva, Zilda Borges da Silva, Alessandra Braga Souza, Marlucia Silva Vieira
Desde 2018
-
Construção coletiva de narrativas do percurso formativo do curso de extensão Conflitos Urbanos e Direito à Cidade
O curso de extensão Conflitos Urbanos e Direito à Cidade, oferecido pelo Instituto das Cidades, Campus Zona Leste, período: agosto a novembro de 2017 permitiu aos participantes a oportunidade de reconhecer e problematizar diferentes tipos de conflitos assim como organizar proposições de estratégias gerais para o enfrentamento dos mesmos em três territórios: Jardim Helian, Jardim Colônia e Pinheirinho 2 na zona leste de São Paulo. O curso possibilitou, ainda, a elaboração da sistematização das experiências e a elaboração da narrativa individual de cada participante sobre o seu percurso formativo, que foi entregue no final do curso. Para criar subsídios e permitir a revisão e redação final das narrativas, previu-se, como estratégia geral, duas oficinas presenciais com os objetivos de: 1. Analisar coletivamente as narrativas individuais entregues no final do curso como condição para verificar as aprendizagens e os conteúdos, as linguagens utilizadas, as condições oferecidas, as dificuldades encontradas; 2. Dialogar sobre os resultados esperados, as estratégias gerais, condições e agenda para o processo de construção coletiva do caderno de narrativas do curso, 3. Oferecer condições para a revisão das narrativas de cada participante e ajustes de formato; 4. Produzir coletivamente um caderno, contendo o percurso formativo do curso de extensão, as narrativas de cada participante e as sugestões para melhoria do curso. Público a ser atendido: participantes do curso de extensão Conflitos Urbanos e Direito a Cidade que entregaram as narrativas finais no prazo estipulado.
2018 a 2018
-
Curso de extensão Conflitos Urbanos e Direito à Cidade
O curso de extensão identificará situações-problema em conflitos urbanos e direito à cidade. A partir de casos concretos, referenciados nas experiências dos participantes, serão mapeados territórios e agentes em conflito, em suas várias dimensões, políticas públicas, ações de resistência e mobilização. O reconhecimento das situações também será explorado por meio de jogos, cartografias críticas, mapas temáticos, diagramas, produção de vídeos e exercícios de dramatização. O objetivo é mobilizar e articular diversos conhecimentos e saberes, para avançar no entendimento sobre a dinâmica e interesses na produção social do espaço, a atuação do Estado e dos múltiplos atores envolvidos, possibilitando a compreensão multidimensional dos conflitos urbanos. Os exercícios, baseados em demandas sociais, contextos reais e aprendizado por problemas, irão ao fim solicitar a proposição de estratégias e ações. O curso apresenta processos e estratégias que poderão ser mobilizadas pelos participantes futuramente em contexto de educação não formal e popular, mobilização, organização e planejamento governamental. É, igualmente, uma introdução aos temas e metodologias do Instituto das Cidades da Unifesp e implantação, e sua proposta político pedagógica.
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva, Cledson Akio Sakura, Zysman Neiman, Pedro Fiori Arantes, Ioshiaqui Shimbo, Gabriela de Brelàz, Joana Silva Barros
2017 a 2017
-
O sentido social e fundamentos teóricos metodológicos do ensino de Geografia na perspectiva de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas de alta vulnerabilidade: aproximações em territórios constituintes da identidade docente
O projeto tem como objetivo investigar a relevância da Geografia escolar a partir do que os professores polivalentes, localizados em escolas da periferia de Guarulhos pensam e praticam no lugar do exercício profissional. Identifica os entendimentos a respeito do conhecimento construído na escola, seus fundamentos e suas metodologias desenvolvidas. Essa agenda de trabalho busca contribuir para a compreensão de processos relacionados a constituição da identidade do professor dos anos iniciais do ensino fundamental, destacando o reconhecimento de suas racionalidades e de seus encaminhamentos metodológicos relacionados ao componente curricular Geografia.
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva, Marcos Antonio de Moraes Xavier, Cledson Akio Sakura, Anderson Rosa, Zysman Neiman, Pedro Fiori Arantes, Ricardo Moretti, Ioshiaqui Shimbo, Gabriela de Brelàz
2016 a 2018
-
Relações entre Escola pública, Famílias e Professores: territórios enredados
Esse estudo propõe estabelecer aproximações entre as áreas Geografia e Educação, desenvolvendo encaminhamentos que buscam efetivar leituras geográficas como ferramenta analítica no contexto da formação de professores. como já o fizeram (e têm feito), em relação a Educação, algumas áreas do conhecimento como a Sociologia, História, Filosofia, Antropologia, Economia, Psicologia entre outras. Aborda os fenômenos educacionais tendo como referência suas localizações, colocando em evidência o que o movimento da empiria pode revelar. Trata-se de um procedimento teórico-metodológico convergente que, ao abordar temáticas como escola pública, famílias, professores, alunos, gestores educacionais e processos de ensino e aprendizagens etc. se consubstancia pela perspectiva espacial, entendendo esse termo como aquele que se inicia pelos aspectos locacionais, distributivos e de coexistência que os fenômenos educacionais portam. A busca das convergências entre a Geografia e Educação é resultado de indagações, ponderações e achados construídos no interior da escola pública. Procuramos identificar como os estudos geográficos dos processos de ensino aprendizagens se constituem em uma opção teórico-metodológica no que se refere a área de formação inicial e permanente de professores. Para esse desafio refletimos sobre a premissa de que os estudos sobre a construção da identidade do professor passa pela necessária identificação e opção de ferramentas que lhes permitam dimensionar seus pertencimentos aos processos que fazem parte . Nesse sentido, suas localizações - adquirem uma importância vital, em função do fato de estarmos falando das espacialidades socialmente construídas. Trata-se de indagarmos sobre as territorialidades no cotidiano das escolas e seus respectivos significados para quem se prepara ou já atua, seja na gestão educacional ou na docência. Com essas preocupações, a proposição de um projeto denominado Relações entre Escola pública, Famílias e Professores : territórios enredados se articula pensando nos aspectos locacionais da instituição, reconhecendo quem são os elementos que as constituem e como estão distribuídos no interior das dinâmicas escolares. As diferentes localizações e distribuições de gestores educacionais, alunos, professores, famílias e outros participantes que vivem e definem o significado de lugar para a escola, são identificadas a partir da dimensão territorial que as relações sociais constroem e, nessa direção, podemos pensar na distinção, indagação e ponderação sobre os significados das diferentes formas de poderes e conflitos que ali se configuram.
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva
2015 a 2017
-
Laboratório Interdisciplinar para Formação de Educadores da UNIFESP (LIFE)
O projeto tem como objeto a criação de laboratórios interdisciplinares de formação docente a serem compartilhados por todas as licenciaturas dos campi Diadema e Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tais laboratórios constituir-se-ão em ambientes voltados à idealização, implementação e avaliação de práticas pedagógicas adequadas para as licenciaturas, a formação continuada de professores e o ensino básico, sempre calcados em investigações das múltiplas dimensões e manifestações da linguagem e de seu desenvolvimento. Nesse contexto, a articulação entre conhecimentos, práticas e tecnologias educacionais nas diferentes licenciaturas será privilegiada. Trata-se, dessa forma, de espaço interdisciplinar para formação de educadores e para a formação continuada de professores onde pesquisa, prática, ensino e aprendizagem são considerados indissociáveis e onde as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são vistas como recurso para a interação, instrumentos do docente-pesquisador e do aluno-pesquisador (em suas primeiras experiências com a pesquisa) e, ao mesmo tempo, como possíveis recursos didáticos. Observa-se, pela descrição acima, que o mencionado ambiente e seus recursos representarão contribuição relevante no fortalecimento do tripé ensino-pesquisa-extensão.. Situação: Em andamento; Natureza: Outra. Integrantes: Terezinha Maria Sprenger - Coordenador / Verilda Speridião Kluth - Integrante / Marcelo Roberto Souto de Melo - Integrante / Clecio dos Santos Bünzen Jr. - Integrante / Flamínio de Oliveira Rangel - Integrante / Lígia A. Azzalis - Integrante / Luciana Aparecida Farias - Integrante / Shirley Possidonio - Integrante / Thaís Cyrino de Mello Forato - Integrante / Edna Martins - Integrante / Jorge Luiz Barcellos da Silva - Integrante / Lucila Maria Pesce de Oliveira - Integrante / Maria de Fátima Carvalho - Integrante / Sueli Salles Fidalgo - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva
2012 a 2015
-
OBEDUC - Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID
A contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID para o desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica constitui foco temático deste projeto que articula experiências e estudos de grupos de pesquisa de três Programas de Pós-Graduação situados nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. Seu propósito reúne indagações sobre a formação centrada na escola vivenciada por professores que participam como coformadores no Programa e sua contribuição para o desenvolvimento profissional desses docentes, em particular para a melhoria e inovação das práticas de ensino. Compõe o Programa Observatório da Educação, Edital CAPES n. 049/2012 e possui como objetivo: a) Identificar aspectos da experiência formativa do PIBID que assinale contribuições para fomentar uma profissionalidade docente superadora da racionalidade técnica e que posicione os professores da Educação Básica como sujeitos produtores de saberes sobre sua profissão; b) Favorecer a pesquisa em rede sobre desenvolvimento profissional docente, consolidando grupos de pesquisa nessa área; c) Organizar dados educacionais regionais no âmbito do eixo Nordeste e Sudeste - Ceará, Minas Gerais e São Paulo - produzidos pelo INEP, como subsídio ao aprofundamento de estudos sobre o perfil das escolas e dos professores que compõe o PIBID
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva, Verilda Speridião Kluth, Thaís Cyrino de Mello Forato, Terezinha Maria Sprenger, Marcelo Roberto Souto de Melo, Clecio dos Santos Bünzen Jr., Flamínio de Oliveira Rangel, Lígia A. Azzalis, Luciana Aparecida Farias, Shirley Possidonio, Edna Martins, Lucila Maria Pesce de Oliveira, Maria de Fátima Carvalho, Sueli Salles Fidalgo
2013 a 2017
-
PIBID/UNIFESP 2012
: O Programa Institucional de Bolsas a Iniciação à Docência PIBID é uma iniciativa do governo federal que visa ao aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Possui como objetivo principal desenvolver ações voltadas à formação inicial de licenciandos e formação continuada de professores em local de exercício da docência, vinculado à política de formação de professores da Educação Básica da CAPES. Nessa direção e tendo como princípio o compromisso que a UNIFESP possui, em seus cursos de licenciatura, de formar professores para a escola pública, o campus Guarulhos, representado por docentes que compõem o curso de Ciências Sociais e Pedagogia, em parceria com o campus Diadema, representado por professores que compõem curso de Ciências, é responsável pelo PIBID/UNIFESP 2012. Projeto composto por sete subprojetos promove a inserção de estudantes no contexto da escola pública, nos municípios de Guarulhos e Diadema, durante sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas, com a orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola pública, denominado supervisor. Este projeto visa a um trabalho integrado entre escola básica e universidade, tanto nas séries iniciais como nos anos finais dessa modalidade de ensino. A ação conjunta entre os docentes supervisores das escolas e os professores da Universidade ocorre no sentido de propor temas para a discussão e trabalho dos alunos envolvidos nas iniciativas previstas nos subprojetos. Nesse sentido, pretende-se que haja uma troca entre os saberes práticos dos professores em sala de aula, que constituem um repertório didático construído ao longo de anos de escolarização e de vivência do lugar de professor, e os conhecimentos teóricos da universidade, que permitem o distanciamento com relação às demandas e urgências da prática.
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva, Magali Aparecida Silvestre, João do Prado Ferraz de Carvalho, Umberto de Andrade Pinto, José Rubens Lima Jardilino, Isabel Maria Sabino de Farias, Giodésia Conceição Gomes de Araújo, Denise de Sousa Gomes Llata, Ana Alice Fernandes Nagahama, Glauber Guimarães Feitosa, Maria Liduína Facundo Severo, Simone Carvalho de Oliveira Pereira da Silva, Vanessa Lidiane Dominiciano Bezerra, adalberto adao dire
2012 a 2018
-
Cartografias dos saberes e das práticas docentes: (des)continuidades (?) das Geografias escolares no Ensino Fundamental de 9 anos.
Esse projeto focaliza as Geografias escolares no ensino fundamental de 9 anos. Investiga de um lado como os professores polivalentes do 5º ano e os professores especialistas do 6º ano da escola pública concebem seus saberes e articulam suas práticas pedagógicas para ensinar Geografia, e, de outro como identificam os sentidos dos diferentes componentes curriculares. Pesquisas como de Libâneo (2010), Callai (2009) e Gatti (2009), por caminhos diferentes, assinalam como tem se desdobrado o ensino de conteúdos específicos nas graduações de Pedagogia. Revelam que os professores em formação, chegam ao final de sua graduação, com diminutas ponderações (e vivências) no que tange identificar a natureza de cada componente curricular. As problematizações das diferentes áreas do conhecimento voltadas para os sentidos do ensino (e aprendizagem) dos componentes curriculares nem sempre ficam evidentes. A formação do professor polivalente tem se apresentado na prática e nos seus resultados com uma frágil identidade profissional. Sobre essa questão, a relação entre a construção da identidade profissional e os sentidos dos conteúdos específicos das disciplinas a serem ensinadas nos anos iniciais destacamos que, em grande parte dos cursos investigados, as matrizes curriculares apresentam uma organização que nos permite indagar: como se constrói e operacionaliza as fundamentações e práticas dos profissionais em formação? Mesmo que tenhamos a clareza de que a existência de uma matriz com outra natureza e articulação não é a garantia de uma vigorosa formação docente, a questão delineadora é a concepção de teoria e prática apartadas, subsidiando a formação do professor dos anos iniciais. Vale assinalar, ainda, que essa perspectiva metafísica, não é exclusiva a formação do professor polivalente, ela se faz presente em grande parte das licenciaturas voltadas a formação do professor especialista. Nelas há enquadramentos durantes os trajetos formativos que revelam os impasses.
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva, Magali Aparecida Silvestre, Henrique Zoqui Martins Parra, Verilda Speridião Kluth, João do Prado Ferraz de Carvalho, André Amaral Gonçalves Bianco, Vanessa Dias Moretti, Ligia Ajaime Azzalis, Thaís Cyrino de Mello Forato, Marilena Aparecida de Souza Rosalen
2010 a 2014
-
Diálogos Pertinentes - proposições para um projeto de formação de professores da Educação Básica
Esse projeto está localizado no âmbito do Programa de melhoria da qualidade das licenciaturas - PRODOCÊNCIA - CAPES, edital 028/2010. O projeto reúne seis cursos de Licenciatura da Unifesp: Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). Em continuidade ao Projeto de Residência Pedagógica aprovado em 2007, a proposta atual pretende agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica PRP - no Curso de Pedagogia e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores na perspectiva da "valorização da formação e a relevância social dos profissionais do magistério . O projeto envolve o desenvolvimento de estudos de aprofundamento relativos à metodologia de formação prática instituída pelo Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Unifesp e a construção de um núcleo de estudos sistemáticos sobre formação inicial de professores para produzirmos, coletivamente, proposições para um projeto institucional de formação de professores para a Educação Básica.
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva
2010 a 2012
-
Formação continuada de professores e o uso do estudo da meio como metodologia no ensino de história e geografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
O projeto insere-se na proposição da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores, prevista no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Trata-se da articulação de cinco subprojetos de cursos propostos por professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), direcionados aos docentes das redes públicas de educação infantil, ensino fundamental e médio. O sub-projeto Formação continuada de professores e o uso do estudo da meio como metodologia no ensino de história e geografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental. tem como objetivos produzir subsídios ao trabalho pedagógico de professores não especialistas em história e geografia que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresenta uma proposta de formação continuada que se organiza a partir da necessidade de desenvolver com o educador formas de trabalhar temas como a história local e do cotidiano e a leitura da paisagem local, e elege o estudo do meio como uma das metodologias adequadas a esses estudos. A formação no sentido da utilização organizada e competente dessa metodologia permite ao educador levar os seus alunos a conhecerem e estudarem o bairro como unidade espaço-temporal, considerando-o como local de pertencimento e de construção de identidade social. Integrando ensino e pesquisa, o estudo do meio potencializa a prática do professor na direção do conhecimento sistemático do espaço, da história, dos alunos e da comunidade atendida pela escola, o que justifica a proposta de um curso de formação, presencial que permita aos professores um melhor domínio desse instrumento de trabalho no seu fazer pedagógico..
Autores: Jorge Luiz Barcellos da Silva, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, GOMES, M. O, João do Prado Ferraz de Carvalho, Magali Aparecida Silvestre, PINTO, Umberto. A, Maria Rita Toledo, Celia Maria Benedicto Giglio, Lucila Pesce, Henrique Zoqui Martins Parra, Alexandre Pianelli Godoy, Verilda Speridião Kluth, Marcia Aparecida Jacomini, Marcia Cristina Romero Lopes, Daniel Revah, Cláudia Barcelos de Moura Abreu, Maria Angelica Pedra Minhoto, Claudia Vóvio
Desde 2010
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22