Projeto de pesquisa
Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão em História: metodologias para a análise de fontes escritas, visuais e orais.
Em andamento desde 2024
0
(Número de produções)
Sobre o projeto de pesquisa
Este projeto de extensão versa sobre a análise de fontes em diferentes suportes e linguagens, com o objetivo de desenvolver o olhar crítico sobre os documentos históricos, de modo a identificar sua historicidade, bem como as temáticas e debates pertinentes a sua interpretação. O projeto visa introduzir os participantes no universo das fontes históricas e na reflexão sobre as mesmas, possibilitando o contato com documentos escritos, visuais, sonoros, audiovisuais, orais e cultura material, no âmbito das unidades curriculares Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em História I, II e III, dos cursos de Graduação em História. Os Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão em História compõem três unidades curriculares creditadoras de extensão. Cada unidade curricular possui 109 horas dedicadas a extensão e 71 horas dedicadas a atividades teórico-práticas. Logo, os três laboratórios possuem em seu conjunto 540 horas de carga horária. Os cursistas serão estimulados a construir percursos pedagógicos, em constante interação com os estudantes da UNIFESP e com os professores das unidades curriculares creditadoras de extensão que integram o projeto. Nesses percursos, a intenção é organizar eixos de discussão, a partir dos conteúdos curriculares dos vários níveis de ensino, produzindo material didático a ser disponibilizado para uso dos participantes em sala de aula. Serão também organizadas visitas a instituições e lugares de guarda e memória, de modo a ampliar o contato dos participantes com diferentes tipos de documentos e seus respectivos processos de preservação, guarda, catalogação e difusão. Além disso, pretende-se propiciar uma educação sobre informação histórica, com a proposta de que discentes da graduação em História pensem junto com cursistas sobre como lidar com informações históricas falsas na Contemporaneidade.