Projeto de pesquisa
Territórios de atuação do PET Educação Popular na Baixada Santista: sujeitos em diálogo
Em andamento desde 2024
0
(Número de produções)
Sobre o projeto de pesquisa
O presente projeto de pesquisa intitulado Territórios de atuação do PET Educação Popular na Baixada Santista: sujeitos em diálogo buscará responder a seguinte indagação A práxis da educação popular na Universidade considera os saberes da população envolvida na construção das ações e assegura a intersecção de classe, gênero, gerações, pessoa com deficiência e raça/etnia com vistas a promoção de uma sociedade sustentável?. A nossa hipótese se ancora nos estudos referentes à educação popular (Brandão, 2006) e a teoria do conhecimento de Paulo Freire (1987), os quais enfatizam a importância da participação dos sujeitos no processo educativo, assegurando seus saberes e suas experiências de vida, considerando as ações desenvolvidas pelos discentes do Grupo PET Educação Popular: Criando e Recriando a Realidade Social, da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista afirmamos que a práxis da educação popular integra os saberes da população envolvida na construção das ações, assim como também promove a intersecção de classe, gênero, gerações, pessoa com deficiência e raça/etnia na construção do desenvolvimento sustentável e na promoção dos direitos humanos.