Ressonância Magnética Nuclear 3T

Equipamento de Ressonância Magnética 3T - MCTI/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA (04.11.0043.00) 

Equipamento de Ressonância Magnética de alto campo (3.0 T), multitransmit, da empresa Philips (Philips Achieva 3.0T TX, Eindhoven, Holanda). Instalado na Rua Napoleão de Barros, 800, 2º subsolo. Este equipamento, de última geração e com potencial enorme para a pesquisa, foi adquirido por meio de uma Chamada Pública MCTI/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA (04.11.0043.00) para Equipamentos Multiusuários pela UNIFESP.

O equipamento foi especialmente configurado para realização de estudos do cérebro,  mas também permite a exploração de outras áreas anatômicas. Além das bobinas convencionais para exames neurovasculares, há uma bobina de 32 elementos de cabeça, que produz imagens de alta resolução do córtex e mantém sinal excelente das regiões mais centrais do cérebro. Ainda para estudos do cérebro, estão disponíveis sequências FLAIR 3D, T1 3D TFE, 3D SPAIR (ponderação T2 com alta resolução), DIR (dupla inversão-recuperaçao), SWI (suscetibilidade), entre outras sequências convencionais. Também estarão disponíveis sequências avançadas como difusão, DTI–tractografia (Imagem por Tensor de Difusão), perfusão, permeabilidade, espectroscopia single e multi-voxel.

 

RM1.JPG

 

Projetos de pesquisa com ressonância magnética funcional (fMRI) também poderão utilizar este equipamento, mas a equipe responsável pela parametrização dos estudos funcionais ainda está sendo treinada no uso do equipamento.

Neste tipo de equipamento é necessária a colocação do participante dentro do equipamento de RM. Ele permite a análise computacional de imagens, continuamente geradas, de regiões cerebrais específicas durante, por exemplo, a execução de tarefas cognitivas. Também são possíveis estudos de Resting state fMRI, um método de imagem funcional do cérebro para avaliação de interações regionais que ocorrem quando o participante não está executando nenhuma tarefa explícita. Esta metodologia é útil para explorar a organização funcional do cérebro e possíveis alterações em doenças neurológicas e psiquiátricas.

Além das aplicações em estudos do cérebro acima mencionadas, a plataforma está equipada com bobinas que permitem projetos de pesquisa em outras áreas, a saber: Coluna vertebral, Músculo-esquelético, Corpo (abdome, pelve e próstata), Difusão de corpo inteiro (DWIBS), Total Body Imaging, Mama, Vascular e Coração (imagens em cine e realce tardio).