Coordenadores: Adriana K. Carmona e Aparecida S. Tanaka
Técnicos responsáveis: Ricardo J. S. Torquato e Thaysa Paschoalin
I. Equipamentos Multiusuários (FAPESP/EMU-2010)
- SISTEMA DE MICROSCOPIA DE CAMPO CLARO E FLUORESCÊNCIA - FAPESP 2009/53840-0
- ESPECTROFOTÔMETRO DE FLUORESCÊNCIA F7000 - FAPESP 2009/53840-0
- SISTEMA DE RESSONÂNCIA PLASMONICA DE SUPERFÍCIE (BIACORE T200) - FAPESP 2009/53844-6
1. SISTEMA DE MICROSCOPIA DE CAMPO CLARO E FLUORESCÊNCIA
Localização:
Edifício de Pesquisa II – UNIFESP
Rua Pedro de Toledo 100, 7o andar, São Paulo, SP.
Técnico responsável:
Thaysa Paschoalin
email: tpaschoalin@unifesp.br
telefone: 5576-4450 Ramal 1977
Descrição do sistema:
Fabricante: Carl ZeissMicroImaging
O sistema é composto por um Microscópio Invertido AxioObserver Z1 (Eixo motorizado) que possui um display touchscreen para visualização de todos os comandos do microscópio: campo claro, contraste de fases, DIC (contraste de interferência diferencial) e fluorescência DG4. O microscópio apresenta configuração para ensaios com preparações fixadas e cultura de células e está equipado com aparato de climatização para estudos celulares com controle da temperatura, CO2 e umidade. A platina motorizada (Maerzhaeuser) pode receber o suporte universal (lâminas e placas de petri), e também está disponível o adaptador (com aquecimento) para placa multiwell (24 poços). Com essa configuração é possível realizar ensaios de longa duração com células mantidas em cultura, com controle de temperatura e CO2. Os acessórios do sistema estão relacionados abaixo:
Objetivas:
PlanNeofluar 5x (0.16)
Plan Neofluar 10x (0.3)
LD Plan Neofluar 20X (0.4)
LD PlanNeofluar 40X (0.6)
C- Apochromática 40x (1.2)
PlanNeofluar 63X (1.25)
Filtros de fluorescência:
Jogo 20 (Rodamina)
Jogo 21 HE (fura-2)
Jogo 25 (DAPI/FITC/Texas Red)
Jogo 31 (Cy 3)
Jogo 38
Jogo 40 (AMCA/FITC/TRITC)
Jogo 49 (DAPI)
Jogo 77 (Cy5)
(obs: os filtros podem ser utilizados por uma grande variedade de indicadores, não apenas os mencionados acima. Consultar o site abaixo para detalhes dos espectros dos filtros).
https://www.micro-shop.zeiss.com/us/us_en/spektral.php?f=fi
Sistema de fluorescência de alta velocidade DG-4:
Switcher Lambda DG-4 – sistema de filtros (até 4) de interferência de iluminação para comutação do comprimento de onda rápido (tempo de comutação entre dois filtros ~1.2ms). Faixa externa 330-700nm (lâmpada Xenon XBO175). Mais informações consultar o site abaixo:
http://zeiss.magnet.fsu.edu/tutorials/sutterdg4/index.html
Software:
Axiovision 4.8 com módulos:
- Fisiologia (Physiology)
- Time lapse
- Comander
- Mark find e multichannel para fluorescência
Câmeras:
Alta resolução (13 megapixel/colorida) – AxiocamHRc
Alta velocidade (monocromática)– AxiocamHSm (64quadros/s).
2. ESPECTROFOTÔMETRO DE FLUORESCÊNCIA F7000
Localização:
Edifício de Pesquisa II – UNIFESP
Rua Pedro de Toledo, 669, 7o andar, São Paulo, SP.
Técnico responsável:
Thaysa Paschoalin
email: tpaschoalin@unifesp.br
telefone: 5576-4450 Ramal 1977
Descrição do equipamento:
Fabricante: HITACHI – Ano 2011
O espectrofluorímetro de fluorescência HITACHI F-7000, permite a quantificação de alterações de fluorescência, fosforescência e luminescência em cubeta com agitação e aquecimento ou em placa de ELISA.
Características do equipamento:
- Faixa de comprimento de onda: 200 – 750nm
- Faixa espectral: 1 / 2,5 / 5 / 10 / 20nm
- Exatidão de comprimento de onda: 1nm
- Faixa fotométrica: -9999 a 9999
- Veloc. de varredura: 30, 60, 240, 1200, 2400, 12000, 30000, 60000 nm/min
Acessórios:
- Sistema de controle de temperatura Peltier com suporte de célula. Intervalo de temperatura (-10oC a 105oC). O sistema permite análises bioquímicas e celulares que dependem de controle rígido da variação de temperatura.
- Software para medida de variação iônica (IntracellularCationmeasurement) – permite avaliar as modificações iônicas de pH , Ca2+, entre outros que são críticas para a identificação das respostas celulares à agonistas e a toxicidade de drogas.
- Adaptador para leitura de placas multiwell (96 poços) – permite realizar ensaios de fluorescência em diferentes condições experimentais, favorecendo a rápida detecção dos efeitos de agonistas e drogas em varias concentrações.
3. Sistema de ressonância plasmônica de superfície (Biacore T200)
Localização:
Edifício de Pesquisa II – UNIFESP
Rua Pedro de Toledo,669, 8o andar, São Paulo, SP.
Técnico responsável:
Ricardo J. S. Torquato
email: torquato.bioq@epm.br
telefone: 5576-4444 Ramal 1353
Descrição do Sistema:
Fabricante: GE Healthcare Life Sciences
O Sistema Biacore T200 possibilita o monitoramento de interações intermoleculares em tempo real sem a necessidade de marcação de um dos ligantes. Amostras em solução são injetadas sobre uma superfície contendo um potencial ligante imobilizado, se a amostra interagir com o ligante imobilizado, o índice de refração na interface entre o sensor da superfície e a solução altera proporcionalmente a massa da superfície. O fenômeno ressonância plasmônica de superfície (SPR) é utilizado para detectar estas alterações em tempo real e os dados são apresentados em gráficos denominados de sensorgramas, perfil da resposta do SPR por tempo. O sensorgrama mostra a associação e dissociação do complexo.
Principais aplicações:
O Biacore T200 tem sido utilizado no estudo de interações intermoleculares, incluindo receptores, anticorpos, antígenos, enzimas, fatores de crescimento, glicoproteínas, ácidos nucléicos, drogas, membranas, células e vírus. As informações obtidas por análise em SPR são tanto qualitativas (identificação, verificação de especificidade, mapeamento, mapeamento de epítopo, seletividade, entre outros), como quantitativas (em termodinâmica, estudos cinéticos, determinação de afinidade e de concentração).
Resumidamente, o sistema Biacore T200 permite determinar a especificidade, a cinética e a afinidade de interações moleculares e tem sido amplamente utilizado na caracterização molecular, no desenvolvimento e na procura por novos fármacos sem a necessidade da utilização de marcadores no processo.
II. Plano de gestão
A Unidade Multiusuário de Estudos de Interação Molecular por Fluorescência e Ressonância Plasmônica de Superfície fornece ferramentas para a caracterização e estudo de células e proteínas. A unidade não é um laboratório de prestação de serviços, portanto os pesquisadores e usuários tem total responsabilidade na preparação e observação de suas amostras. O usuário que não possui experiência prévia nos equipamentos será acompanhado pelo técnico responsável e treinado até ser capaz de realizar a operação dos mesmos.
- A Unidade é coordenada pela Profa. Adriana K. Carmona (Departamento de Biofísica, UNIFESP, Campus Vila Clementino) e Profa. Aparecida S. Tanaka (Departamento de Bioquímica, UNIFESP, Campus Vila Clementino).
- Dois técnicos foram treinados para operar os equipamentos e dar o suporte aos usuários para manter o bom funcionamento da unidade. Estes técnicos são: Thaysa Paschoalin, responsável pelo Sistema de Microscopia de Campo Claro e Fluorescência epelo Espectrofotômetro e Ricardo J.S. Torquato, responsável pelo Sistema de Ressonância Plasmônica de Superfície. Cabe aos técnicos responsáveis verificar os agendamentos e orientar/acompanhar os usuários durante os procedimentos.
- Os usuários poderão entrar em contato com os técnicospor meio do site ou e-mail. Após cadastramento, poderá ser agendado o uso dos equipamentos. O usuário deverá mencionar a Unidade de Multiusuário nas publicações.
- No caso de publicações em que forem utilizados o microscópio de fluorescência ou o espectrofotômetro, deverá constar na publicação o seguinte número de processo FAPESP 2009/53840-0. No caso de utilização do Biacore, deverá constar o seguinte número de processo FAPESP 2009/53844-6
- Os usuários da UNIFESP e de outras instituições serão responsáveis em obter os materiais de consumo necessários para realização dos seus experimentos(chip para os experimentos no Biacore; placas de cultura para as análises no microscópio, placas multiwell ou cubetas para uso nofluorímetro).
- O comitê gestor poderá definir futuramente, que os usuários da UNIFESP e de outras instituições sejam cobrados pelo uso dos equipamentos, a fim de garantir o funcionamento da Unidade.
Comitê Gestor:
Profa. Dra. Aparecida Sadae Tanaka - Departamento de Bioquímica - Campus Vila Clementino
Profa. Dra. Adriana Karaoglanovic Carmona – Departamento de Biofísica - Campus Vila Clementino
Prof. Dr. Hélio Kiyoshi Takahashi – Departamento de Bioquímica - Campus Vila Clementino
Prof. Dr. Marcos Leoni Gazarini Dutra - Departamento de Biociências – Campus Baixada Santista
III. Agendamento
O agendamento de uso dos equipamentos da Unidade para Estudos de Interações Moleculares por Fluorescência e Ressonância Plasmônica de Superfície poderá ser realizado por meio de e-mail, contato telefônico ou acesso direto à webpage:
1. Microscópio de Fluorescência e Espectrofotômetro
Responsável: Thaysa Paschoalin
E-mail: tpaschoalin@unifesp.br
Telefone: 5576-4450 Ramal 1977
Acesso ao calendário do Microscópio de Fluorescência: https://www.google.com/calendar/embed?src=20e9u58233e22cm3f8hd603e0k@group.calendar.google.com
Acesso ao calendário do Espectrofotômetro: https://www.google.com/calendar/embed?src=855o67h247dpkm8sereiemfoms%40group.calendar.google.com&ctz=America/Sao_Paulo
2. Biacore
Responsável: Ricardo J. S. Torquato
E-mail: torquato.bioq@epm.br
Telefone: 5576-4444 Ramal 1353