O Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica é destinado aos estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação de Universidades Federais. O(a) aluno(a) participante desse Convênio terá vínculo temporário com a IFES receptora, dependendo, para isso, da existência de disponibilidade de vaga e da possibilidade de matrícula na(s) disciplina(s) pretendida(s).
Requisitos para se candidatar ao Programa:
• estar regularmente matriculado em curso de graduação da IFES participante do Convênio Andifes;
• ter concluído pelo menos 20% (vinte por cento) da carga horária de integralização do curso de origem;
• ter no máximo 2 (duas) reprovações acumuladas nos dois períodos que antecedem o pedido de mobilidade.
Link do Convênio Andifes: acesse
Havendo interesse em participar, o(a) aluno(a) deverá verificar com a instituição de destino os prazos e documentos exigidos e seguir o trâmite abaixo:
· peticionar no processo SEI (verificar o procedimento junto à Secretaria Acadêmica do Campus);
· preencher Requerimento para abertura de Processo Acadêmico, selecionar a opção "Outros" e indicar "Mobilidade Acadêmica", justificando o interesse em realizar a mobilidade acadêmica;
· anexar os documentos exigidos pela IFES de destino;
· anexar histórico escolar e as ementas da IFES de destino.
Em seguida, a Secretaria Acadêmica deverá encaminhar o processo SEI para o Setor de Mobilidade da Pró-Reitoria de Graduação da Unifesp.
O Setor de Mobilidade analisará se o(a) estudante se enquadra nos requisitos do Programa Andifes e, caso positivo, enviará para a Coordenação de Curso, a qual será responsável por avaliar o pedido e emitir os documentos solicitados pela instituição de destino em papel timbrado, carimbado e com as devidas anuências.
Caberá à Pró-Reitoria de Graduação formalizar a solicitação de mobilidade acadêmica junto à IFES. Dessa forma, todos os documentos exigidos para análise do pedido, bem como o e-mail deverão ser encaminhados para o Setor de Mobilidade com antecedência mínima de 15 dias úteis ao prazo limite de recebimento da instituição de destino.
Ao término da mobilidade acadêmica, será de responsabilidade do(a) estudante entregar à Coordenação de Curso e à Secretaria Acadêmica a documentação comprobatória, expedida pela instituição receptora, das disciplinas cursadas a fim de solicitar aproveitamento de estudos.
O mais importante de todo o processo é que o(a) aluno(a) que busca o programa de mobilidade não tem ajuda de custo da instituição receptora e nem da Unifesp (seja moradia ou qualquer tipo de bolsa). Caso seja bolsista na Unifesp, esta bolsa não pertence ao(à) aluno e sim à instituição, por isso, perderá o vínculo com o projeto ou bolsa fornecida durante o seu afastamento para cumprir o programa de mobilidade.
Mais informações pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- As mobilidades internacionais deverão ser consultadas junto à Secretaria de Relações Internacionais através do portal eletrônico: https://www.unifesp.br/reitoria/sri/ ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.