Sexta, 23 Abril 2021 15:22

Unifesp entrega obras nos campi Osasco e Diadema

Novos prédios garantirão melhor infraestrutura para estudantes e centralização das atividades acadêmicas

Por Denis Dana

solenidadeOBRAS portal

Em evento virtual realizado nesta sexta-feira (23/4), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) marcou a entrega parcial de duas importantes obras em seus campi. No Campus Diadema, que abriga o Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF), foram entregues três dos quatro pavimentos que compõem o Edifício Acadêmico. No Campus Osasco, que abriga a Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen), foi feita a entrega do Bloco Norte, com novas áreas de pesquisa, além de oito salas de aula. Juntos, esses campi somam atualmente mais de 4.300 estudantes de graduação.

OSASCO OBRA portal
Bloco norte do campus definitivo da Eppen/Unifesp - Campus Osasco

A cerimônia de entrega foi iniciada com uma breve apresentação das obras pelo pró-reitor de Planejamento, Pedro Fiori Arantes. Ao descrever detalhes das construções, Arantes destacou “as características de arquitetura sustentável contidas nos projetos, que tornam ainda mais conectados cada campus com sua cidade”.

Na apresentação das obras do Campus Osasco, o pró-reitor ressaltou que a conclusão do Bloco Norte, com oito salas de aula, quatro salas de reuniões, além de dois laboratórios de informática, salas de coordenação de cursos, secretarias e banheiros é uma parte de um projeto em andamento de criação de um bairro universitário. Ao apresentar as características da entrega parcial da obra no Campus Diadema, o destaque foi para a centralização das atividades acadêmicas num único endereço, com restaurante universitário, salas de informática, auditórios, sala de docentes, além de espaços de convivência, biblioteca e a Farmácia Escola. “O prédio também contara com um teatro, o que fará com que o espaço seja para todos, conectando a cidade ao campus”, afirmou Arantes.

Diadema OBRA portal
Novo prédio do Campus Diadema proporcionará a centralização das atividades acadêmicas num único endereço

Os detalhes técnicos de cada entrega de obra foram dados por Carlos Cesar Meireles, diretor da Gerência de Engenharia e Infraestrutura Hospitalar (HSP/HU Unifesp), e Tânia Mara Francisco, pró-reitora de Administração, seguido de um simbólico e virtual descerramento de placa.

Presentes no evento, o deputado federal Vicente Paulo da Silva, Vicentinho, e o ex-deputado federal Valmir Prascidelli, destacaram a satisfação por participarem desse momento como resultado de uma tarefa incansável que envolveu um esforço coletivo, inclusive para garantir emendas parlamentares da bancada paulista, que possibilitaram um aporte de R$ 9 milhões para a Unifesp. “Esse é o resultado do investimento em educação, acreditando que ela é, realmente, o passaporte para o futuro, dando acesso a muitos a uma universidade pública, levando conhecimento, ciência e tecnologia, de modo a fazer um Brasil melhor”, ressaltou Prascidelli. O deputado Vicentinho fez coro e disse estar “feliz em saber que os recursos destinados puderam ser aplicados nesse espaço de educação, construção e fortalecimento da cidadania, com a universidade em sintonia com a sociedade.”

Motivação para a sequência do trabalho

ProfaLuciana osasco portal 1 diretor dario diadema portal
Luciana Massaro Onusic, diretora acadêmica do Campus Osasco, e Dario Santos Júnior, diretor acadêmico do Campus Diadema

Em suas falas, Dario Santos Júnior, diretor acadêmico do Campus Diadema, e Luciana Massaro Onusic, diretora acadêmica do Campus Osasco, mostraram emoção nesse avanço e entrega das obras e motivação para a sequência do trabalho, “dessa vez, num breve futuro, em um novo espaço, no nosso espaço”, como ambos destacaram.

O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, também esteve presente no evento virtual e fez questão de expressar a emoção com a qual compartilhava o momento. “É de longa data o meu compromisso com o campus Diadema de uma universidade como a Unifesp e poder ver que, mesmo diante de tantos obstáculos, seguimos com muita fibra para vivenciarmos essa realização, importante para a universidade e também muito importante para a cidade”, ressaltou o prefeito.

Concretização de um sonho

soraya reitora2013 2021 portal vice reitora exercício rabinovici portal
A reitora da Unifesp (gestão 2013-2021), Soraya Smaili, e a vice-reitora no exercício da Reitoria, Andrea Rabinovici

Responsáveis por encerrar a cerimônia, a vice-reitora no exercício da Reitoria, Andrea Rabinovici, e a reitora da Unifesp (gestão 2013-2021), Soraya Smaili, também destacaram a superação de desafios e a garra para que o projeto saísse do papel e virasse realização. “Enfrentamos muitas dificuldades para chegar até esse momento. O esforço envolveu diversas áreas e muita engenharia financeira para tudo acontecer e chegar ao ponto que chegamos, o que nos deixa muito orgulhosos e felizes”, ressaltou Andrea.

Emocionada, Soraya traduziu o momento como a concretização de um sonho. “Temos um sonho e um projeto. Hoje, com o projeto em pleno andamento, podemos dizer que estamos próximos de concretizá-lo. Essas são obras que estão marcadas para cumprir sua função social, que é de ensino, pesquisa e extensão de qualidade voltada para a sociedade. É um momento de muita alegria”, celebrou a reitora, que concluiu: “conseguimos executar, mesmo num cenário de escassez de recurso, mostrando um grande trabalho em conjunto. Com essas entregas, fechamos um ciclo que começou em 2004 e que agora, apesar da pandemia e da queda no orçamento, marcam duas gestões de projetos de consolidação em cada campus da Unifesp”.

campusOsasco portal maquete CampusDiadema portal
Representação futura das obras em maquete eletrônica

A solenidade virtual foi gravada e pode ser acessada neste link.

Lido 6249 vezes Última modificação em Quarta, 16 Março 2022 12:50