Segunda, 13 Fevereiro 2023 10:58

Laboratório de Anatomia Microneurocirúrgica possui microscópios de última geração

Membros do Gabinete visitaram as instalações do laboratório e a sala de aula 3D da disciplina de Neurocirurgia

Por Lauren Steffen

Professor Feres Chaddad Neto apresentando o laboratório para a reitora pro tempore, Raiane Assumpção, e para a equipe do Gabinete da Reitoria

Na manhã do dia 9 de fevereiro, a reitora pro tempore da Unifesp, Raiane Assumpção, visitou o Laboratório de Anatomia Microneurocirúrgica, localizado no Campus São Paulo, acompanhada da secretária executiva, Flávia Patrícia Pinto, do chefe de Gabinete, Dan Rodrigues Levy, da assessora de Relações Acadêmicas e Institucionais do Gabinete, Isabel Hartmann de Quadros, e da coordenadora de Relações Internacionais, Suzan Pantaroto de Vasconcellos. Os membros do Gabinete foram recebidos pelo chefe da disciplina de Neurocirurgia e coordenador do Laboratório de Anatomia Microneurocirúrgica da Unifesp, professor Feres Chaddad Neto, pelo professor adjunto da disciplina de Neurocirurgia Ricardo Silva Centeno, pelo professor titular da disciplina de Neurocirurgia Sérgio Cavalheiro e pelo professor adjunto da disciplina de Neurocirurgia Fábio Sparapani.

Durante a visita, a reitora pro tempore conferiu as instalações e a infraestrutura do laboratório, que possui microscópios de última geração, utilizados para a prática de técnicas de microneurocirurgia por alunos(as) e estagiários(as) do mundo inteiro, que são atraídos(as) pela estrutura de alto nível. O professor Feres destacou a importância da construção de parcerias público-privadas para a captação de recursos para o laboratório. “Firmamos uma parceria com a Leica para aquisição dos nossos microscópios e também firmamos recentemente uma parceria com a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo para a realização de pesquisas científicas e a oferta de cursos entre as instituições. Além disso, estamos firmando mais uma com a empresa Meditronik”.

Atualmente, cerca de 25 médicos(as) estrangeiros(as) estão em qualificação no laboratório, oriundos(as) de diversos países, como Itália, México, Israel, Peru, Guiné Equatorial, Inglaterra e Uzbequistão. O laboratório atende residentes, mestrandos(as), doutorandos(as) e fellows de várias partes do Brasil e do mundo. Além disso, oferta cursos de extensão na área de microneurocirurgia. Para o professor Feres, “o laboratório é fundamental para a formação desses(as) novos(as) médicos(as), pois permite que treinem a parte prática e desenvolvam a habilidade manual em uma estrutura que existe em poucos lugares do mundo hoje”. Feres afirmou ainda que existe um projeto para que colégios de São Paulo realizem visitas para conhecer o laboratório, despertando o interesse dos(as) alunos(as) pela ciência e aumentando a visibilidade da universidade.

Foto das equipes do Departamento de Neurocirurgia e Neuroclínica e do Gabinete da Reitoria  na parte externa do Laboratório
Foto das equipes do Departamento de Neurocirurgia e Neuroclínica e do Gabinete da Reitoria na parte externa do Laboratório

Inaugurado em dezembro de 2018, o Laboratório de Anatomia Microneurocirúrgica é o maior laboratório de microneurocirurgia da América Latina e um dos maiores programas de fellow na área de Neurocirurgia e Anatomia Microneurocirúrgica do mundo. Esses programas, destinados a médicos(as) já formados(as) que desejam realizar um estágio para aperfeiçoar sua formação, podem ter a duração de três meses a um ano. Muitos(as) profissionais, inclusive, continuam seus estudos após esse período, ingressando em programas de mestrado e doutorado da Unifesp. As pesquisas realizadas no laboratório são destaque nos maiores periódicos científicos de Neurocirurgia do mundo.

A reitora pro tempore destacou a importância da diversidade de formação em vários níveis que o laboratório possibilita e a projeção da pós-graduação em nível internacional, tornando-se uma referência mundial. “O laboratório demonstra o compromisso da universidade no cumprimento de sua missão, mesmo com todos os desafios. É um ensino com tecnologia de ponta, um modelo para ser replicado e aprofundado, colocando o nome da Unifesp à frente. Trata-se de um capital social de grande importância que foi construído coletivamente”.

Depois da visita ao laboratório, os membros do Gabinete visitaram a estrutura dos leitos da Unidade de Internação de Neurocirurgia e Neuroclínica do Hospital São Paulo, hospital universitário (HSP/HU Unifesp). O professor Feres pontuou a importância do hospital para a formação dos(as) residentes, que precisam treinar sua habilidade cirúrgica a partir de cirurgias de alta complexidade. Raiane Assumpção visitou também a sala de aula 3D da disciplina de Neurocirurgia, que possui telas para a exibição de cirurgias com microscópios que gravam em três dimensões. “Os cursos são ministrados nos mesmos moldes dos laboratórios americanos aqui. Os(As) alunos(as) aprendem como se estivessem dentro da cirurgia, operando em seres humanos”, destaca Feres. A reitora pro tempore afirmou a importância do HSP/HU Unifesp para a realização de cirurgias de alta complexidade e para a formação de novos(as) médicos(as), pontuando que o laboratório e a sala de aula 3D são grandes diferenciais da disciplina de Neurocirurgia da Unifesp.

LabNeuroCir

Fotos: Alex Reipert