Terça, 26 Setembro 2023 14:21

Realizado primeiro encontro do ciclo de seminários sobre a relação entre Unifesp e SPDM

A partir de deliberação do Consu, serão promovidos cinco seminários sobre a questão nos próximos meses

Ciclo de seminários sobre a relação entre Unifesp e SPDM 5
(Da esq. p/ a dir.): Prof. Eduardo Medeiros, Prof.ª Ana Nemi, Prof. Daniel Carvalho e Prof. João Aléssio

Foi realizado na manhã da quinta-feira (21/9), o primeiro encontro do ciclo de seminários organizado pelo Gabinete da Reitoria com o objetivo de analisar a relação entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). O ciclo visa amadurecer e subsidiar a discussão quanto ao desenvolvimento do ensino, pesquisa, extensão, assistência, inovação e modelos de administração e gestão.

Com o tema O histórico da relação Unifesp-SPDM e o funcionamento do Hospital São Paulo (HSP), o evento foi apresentado pela professora e historiadora Ana Lúcia Lana Nemi, da EFLCH/Unifesp, e pelo professor da EPM/Unifesp e diretor-técnico do hospital, Eduardo Medeiros, com mediação do docente João Aléssio Perfeito, da EPM/Unifesp. O assessor do Gabinete da Reitoria Daniel Campos de Carvalho também compôs a mesa do encontro.

Ciclo de seminários sobre a relação entre Unifesp e SPDM 1
A vice-reitora Lia Bittencourt representou a reitora Raiane Assumpção no evento

A abertura do seminário, destinado a toda comunidade da Unifesp e realizado de forma híbrida no Anfiteatro da Reitoria com transmissão pelo canal Unifesp Ao Vivo no YouTube, foi feita pela vice-reitora no exercício da Reitoria, Lia Bittencourt, que reforçou a importância do encontro para discutir e aprimorar a relação da universidade com a SPDM. “A gente vai ter um período único para ouvir e ser ouvido(a), com informações precisas sobre essa relação”, enfatizou.

A professora Ana Nemi abordou a história da Escola Paulista de Medicina (EPM), desde sua criação em 1933 até a federalização em 1956, decisão que não incluiu o HSP (inaugurado em 1940), que passou a ser gerido pela SPDM e cujo financiamento tornou-se motivo de debates. Já a federalização da Escola Paulista de Enfermagem (EPE), criada em 1939, ocorreu no ano de 1977.

Ciclo de seminários sobre a relação entre Unifesp e SPDM 2 Ciclo de seminários sobre a relação entre Unifesp e SPDM 4
Ana Nemi apresentou o histórico da relação Unifesp-SPDM; já Eduardo Medeiros explicou sobre o funcionamento do HSP

Em relação ao funcionamento do HSP – hospital de ensino da Unifesp com atendimento via SUS e propriedade da SPDM (organização civil sem fins lucrativos) –, o professor Eduardo Medeiros apresentou um panorama geral, que abordou os indicadores de atendimentos, a organização estrutural complexa, a otimização de processos, as pesquisas realizadas e os programas de residências médica e multiprofissional, bem como o financiamento e visão de futuro da instituição.

Após as apresentações, foi aberto um espaço para perguntas da plateia e manifestação das entidades participantes.

Ciclo de seminários sobre a relação entre Unifesp e SPDM 3
João Aléssio foi o mediador do seminário

Próximo seminário

A partir de deliberação do Conselho Universitário (Consu) em junho deste ano, serão promovidos cinco seminários para analisar a relação Unifesp-SPDM, sempre na penúltima quinta-feira de cada mês. O próximo está marcado para o dia 23 de novembro de 2023. Confira mais informações e o cronograma completo aqui.

Ciclo de seminários sobre a relação entre Unifesp e SPDM 6
Encontro realizado no Anfiteatro da Reitoria da Unifesp foi aberto a toda comunidade acadêmica

Ao final de cada seminário, será elaborada uma ata, sintetizando os principais pontos debatidos a serem aprofundados nas atividades promovidas pelas entidades no período entre os seminários. Após todo o processo, será disponibilizado um relatório final, apontando os principais pontos discutidos durante os seminários.

É possível acompanhar o material produzido ao longo do ciclo de seminários, assim como a consulta aos documentos da relação SPDM-Unifesp, por meio deste link.

Fotos: Alex Reipert

Lido 1064 vezes Última modificação em Quarta, 19 Junho 2024 10:35