2 - Estágio Obrigatório (ECOS) - Orientações para os estudantes das engenharias

 

ATENÇÃO

 

 

O registro de solicitação de estágio no sistema on-line requer que a/o estudante tenha previamente cadastrado seu e-mail @unifesp.br na plataforma

MS Office 365 Educacional.

 

Caso ainda não tenha feito o cadastramento, siga agora as orientações divulgadas neste link.

 

 

 

Estágios Obrigatórios - O que você deve fazer?

PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR O ECOS

Os estudantes de Engenharia Biomédica, Engenharia de Computação e Engenharia de Materiais do campus São José dos Campos possuem UCs de estágio como componentes curriculares obrigatórios para a integralização de seus cursos.

A seguir, é explicado o passo a passo para o cumprimento de ECOS pelos estudantes desses cursos.

        1º) Conheça as regras de validade e duração do Estágio Obrigatório no ICT.

CURSO

UC de ESTÁGIO OBRIG.

CARGA HORÁRIA MÍNIMA

PERÍODO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

PRÉ-REQUISITO

Eng. Biomédica

ECOS-EB

360 h

(12 semanas a 30h/sem.)

Deve estar compreendido, preferencialmente, entre a data de início e a data de término do semestre letivo em que a/o estudante se matricular em ECOS-EB.

 

Obs.: caso seja um TCE de estágio OBRIGATÓRIO e que exceda 1 (um) semestre letivo em duração, a matrícula em ECOS-EB deverá ser realizada no semestre em que estiver previsto o término do estágio.

 

As atividades desenvolvidas devem ser pertinentes à área de Eng. Biomédica.

 

A/O estudante deverá ter completado no mínimo 60% da CH total da matriz da EB

(tirando os créditos da própria ECOS).

Eng. de Computação

ECOS-EC

180 h

(6 semanas a 30h/sem.)

Deve estar compreendido entre a data de início e a data de término do semestre letivo em que a/o estudante se matricular em ECOS-EC.

As atividades desenvolvidas devem ser pertinentes à área de Eng. de Computação.

Eng. de Materiais

ECOS-EM

324 h

(aprox. 11 semanas a 30h/sem.)

Deve estar compreendido entre a data de início e a data de término do semestre letivo em que a/o estudante se matricular em ECOS-EM.

As atividades desenvolvidas devem ser pertinentes à área de Eng. de Materiais.

 

A/O estudante deverá ter completado no mínimo 75% da CH total da matriz da EMat

(tirando TCC, Atividades Compl. e a própria ECOS).

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a DAE ou coordenação de estágio do respectivo curso.

        2º) Matricule-se na UC de ECOS específica da sua engenharia.

Cada uma das engenharias tem sua própria UC de estágio obrigatório. As UCs são denominadas: ECOS-EB, ECOS-EC e ECOS-EM.

        3º) Obtenha o aceite de um/a docente para ser orientador/a do seu estágio.

No estágio obrigatório, a/o estudante deverá propor a um/a docente do seu curso que aceite ser orientador/a do estágio. Este/a docente irá avaliar o relatório final das atividades cumpridas no período, emitindo nota final no documento. Em caso de dúvidas, escrever para coordenação de estágios do curso.

        4º) Realize os procedimentos de validação do plano de atividades de ECOS.

Para fazer o ECOS, a/o estudante deve se enquadrar em um dos três procedimentos a seguir:

 

(1) solicitar e obter aprovação para iniciar atividades de estágio OBRIGATÓRIO no semestre da matrícula na UC de ECOS,

OU

(2) solicitar e obter aprovação para aproveitamento de horas de um estágio NÃO OBRIGATÓRIO já em andamento e com período de vigência adentrando o semestre da matrícula na UC de ECOS,

OU

(3) solicitar e obter aprovação para realização de plano de atividades acadêmicas especiais para ECOS, desempenhadas na própria Unifesp e sob orientação de docente da universidade, no semestre da matrícula na UC de ECOS.

 

Para dar início a um estágio OBRIGATÓRIO, a/o estudante deverá solicitar a aprovação de um termo de compromisso de estágio obrigatório de acordo com o passo a passo descrito a seguir: 

Como fazer:

 

(1) providenciar a documentação completa em PDF, com assinaturas eletrônicas da/o estudante e da parte cedente do estágio.

Os documentos* deverão estar em conformidade com os modelos disponíveis a seguir:

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

 

Atenção: Documentos com assinaturas digitalizadas não têm validade legal. O/a representante da CONCEDENTE e ESTAGIÁRIO(A) deverão utilizar uma assinatura eletrônica com certificação digital para assinar os documentos. Uma opção gratuita é a Assinatura Eletrônica do GOV.BR. Para saber como utilizá-la, clique aqui.

 

 *Caso o TCE seja elaborado por uma agência integradora de estágios, será necessário o acréscimo do Plano de atividades de Estágio Obrigatório conforme modelo acima.

 

(2) acessar o formulário clicando no botão abaixo. 

 

(3) preencher o formulário on-line de requerimento.

 

(4) anexar os arquivos em PDF de cada um dos documentos a serem analisados.

 

(5) clicar no botão ENVIAR.

 

**REQUERIMENTO ON-LINE**

 

IMPORTANTE: Uma vez aprovado o início do estágio, uma cópia do plano de atividades de ECOS deve ser enviada À COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS por meio do espaço da UC de ECOS no sistema Moodle.

A/O estudante poderá solicitar o aproveitamento de horas de um estágio NÃO OBRIGATÓRIO que já tenha sido aprovado anteriormente ao semestre da matrícula na UC de ECOS, e que continue em andamento depois disso.

COMO FAZER

 

- Esta solicitação deve ser enviada por meio do espaço da UC de ECOS no sistema Moodle.

 

- No plano de atividades, os campos de início e de término do ESTÁGIO OBRIGATÓRIO deverão ser preenchidos com datas compreendidas no semestre letivo da UC de ECOS.

 

-Anexar os arquivos em PDF de cada um dos documentos a serem analisados:

    

I. Plano de Atividades (baixe aqui o modelo);

II. Atestado de matrícula e histórico escolar da intranet.

   

   

Observação: essas atividades não são regidas por um termo de compromisso de estágio e não são protegidas pelas garantias que a Lei Nº 11.788/2008 confere a estagiários.

Como fazer:

 

 

(1) acessar o formulário clicando no botão abaixo. 

 

(2) preencher o formulário on-line de requerimento.

 

(3) anexar os arquivos em PDF de cada um dos documentos a serem analisados:

PLANO DE ATIVIDADES ESPECIAIS PARA ECOS

- HISTÓRICO ESCOLAR + ATESTADO DE MATRÍCULA (da intranet).

 

(4) clicar no botão ENVIAR.

 

**REQUERIMENTO ON-LINE**

        5º) Compareça às reuniões de acompanhamento da Comissão de Estágio.

Os docentes responsáveis por uma UC de ECOS podem convocar os estudantes nela matriculados para reuniões com a finalidade de passar orientações relacionadas ao estágio obrigatório.

        6º) Cumpra a carga horária mínima de ECOS correspondente ao seu curso.

Os estágios obrigatórios exigem a realização de atividades que atendam a uma carga horária MÍNIMA, de acordo com o respectivo projeto pedagógico.

Eng. Biomédica

360 horas

Eng. de Computação

180 horas

Eng. de Materiais

324 horas

        7º) Nos prazos estabelecidos, entregue os documentos necessários para a avaliação na UC de ECOS.

ESTÁGIO

1º) A/O estudante matriculada/o em ECOS deverá enviar os seguintes documentos via Moodle:

Rel. de Estágio Obrigatório

Ficha de Avaliação do Estagiário

01 via de cada

ATENÇÃO ao enviar os documentos:

       O Parecer do Supervisor Interno de Estágio (pág. 2 do Rel. de Estágio Obrigatório) deverá estar preenchido e assinado pelo professor orientador de estágio na Unifesp. 

 

       A Ficha de Avaliação do Estagiário deverá estar preenchida, assinada e carimbada pelo supervisor externo de estágio.

2º) Prazo de entrega:

Até o primeiro dia do início do período de exames, de acordo com o calendário acadêmico vigente.

ATENÇÃO: Estudantes que não enviarem os arquivos até esta data serão reprovados na UC Estágio.

ATIVIDADES ACADÊMICAS ESPECIAIS

1º) A/O estudante matriculada/o em ECOS deverá enviar o seguinte documento via Moodle:

Rel. de Atividades Especiais

 

 

01 via

ATENÇÃO ao enviar o documento:

Avaliação de Desempenho da/o Estudante

(pp. 2 e 3 do Relatório de Atividades Especiais)

deverá estar preenchida e assinada pelo docente supervisor das atividades.

    

2º) Prazo de entrega:

Até o primeiro dia do início do período de exames, de acordo com o calendário acadêmico vigente.

ATENÇÃO: Estudantes que não enviarem o arquivo do relatório até esta data serão reprovados na UC Estágio.

Outras informações

Quando ocorrer a interrupção do estágio sem que a respectiva carga horária mínima de ECOS tenha sido completada, a/o estudante deverá refazer todos os procedimentos para a validação do novo estágio (descritos no passo a passo acima).

A/O estudante poderá solicitar a validação de horas de outros Planos de Estágio já encerrados para complementação de carga horária, desde que formalizados em períodos anteriores seguindo os procedimentos apresentados. Apenas serão contabilizados planos de atividades que tiverem sido aprovados para estágio obrigatório.

Esta solicitação deve ser entregue acompanhada de um resumo das atividades executadas de acordo com o Plano de Estágio anterior, juntamente com o Relatório Técnico de Estágio como parte integrante da documentação exigida.

Estudantes do curso de Engenharia de Computação na condição de empregado, empresário ou autônomo poderão solicitar o aproveitamento de sua atividade profissional como estágio curricular obrigatório. Consultar a coordenação de estágio da EComp.

Conforme o Regulamento de Estágio-EM, Atividades Profissionais (APs) podem em algumas circunstâncias ser utilizadas como ECOS-EM. Para isso, a/o estudante deve:

a      Ler atentamente o Regulamento de Estágio (ECOS-EM), verificando se todos os requisitos exigidos estão satisfeitos.

b    Preencher o Formulário de Aproveitamento de Atividades Profissionais ECOS-EM, colhendo as devidas assinaturas.

c      Colher uma Declaração da Chefia Imediata, autorizando a execução do Plano de Atividades, nos moldes descritos no Regulamento de Estágio (ECOS-EM).

d      Reunir os seguintes documentos no formato PDF:

 
1       Formulário de Aproveitamento (acima).
2       Declaração da Chefia Imediata (acima).
3       Atestado de Matrícula.
4       Histórico Escolar.
5     Cópia da Carteira ou Contrato de Trabalho, comprovando a identidade da/o estudante e seu vínculo empregatício, cargo e função.
 

e      Solicitar na plataforma Moodle (SEAD) da UC ECOS-EM a validação das APs. Esta solicitação deve ser feita no início do semestre em que a/o estudante se matricular em ECOS-EM, seguindo as instruções lá contidas e anexando os documentos listados em (d). A Comissão de Estágio deliberará sobre a solicitação.

 

 
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