Esta área de concentração está relacionada com fenômenos moleculares e bioquímicos. Seu principal paradigma é que uma função biológica pode ser deduzida da estrutura atômica das biomoleculas assim como das interações entre estas biomoleculas.
Portanto seu objetivo é identificar e caracterizar as moléculas envolvidas em um fenômeno biológico através de técnicas tradicionais da bioquímica ou de técnicas modernas como ferramentas da proteômica e da bioinformática.
O conhecimento obtido sobre a função e estrutura destas moléculas tem inúmeras aplicações, como enzimas recombinantes, diagnósticos clínicos e novas terapias moleculares.
1. Linha de Pesquisa de Química Medicinal e Biologia Estrutural
Esta linha de pesquisa lida com o desenvolvimento de fármacos, com a caracterização bioquímica e estrutural de seus alvos moleculares e suas interações com estes alvos, assim como o desenvolvimento de métodos de análise bioquímica, bioensaios e diagnósticos moleculares.
Integrantes: Antonio de Miranda, Dayane Tada, Martin Wurtele, Aparecida Sadae Tanaka, Tatiana Cunha, Dulce Casarini, Alexandre Keiji Tashima, Vitor Oliveira.