Novo projeto vai contribuir para a análise das transformações motivadas pela interação universidade e sociedade

O Observatório Institucional do ICT iniciou suas atividades em junho de 2020. Entre as ações previstas estão a coleta, compilação e divulgação de dados históricos e do perfil do campus.

Após pesquisas e trabalhos internos que iniciaram em junho de 2020, o Observatório Institucional do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifesp (campus de São José dos Campos) começa a divulgar suas ações para a comunidade acadêmica e sociedade do Vale do Paraíba. O projeto, que é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, também está em desenvolvimento em outras nove unidades da Unifesp. O Observatório do ICT é um dos mais novos a integrar essa rede.
A proposta é ter um espaço para análise dos impactos científicos, tecnológicos e sociais resultantes da interação entre a universidade e a comunidade local. Coordenado pela professora Luciane Portas Capelo, o projeto no campus de São José dos Campos tem como missão para este primeiro ano de existência a construção da perspectiva histórica do ICT. Com 13 anos de história, o ICT vai ganhar nos próximos meses uma linha do tempo, com destaque para os fatos marcantes da construção e identidade do instituto.
O projeto tem como um dos objetivos estimular a interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Em uma primeira ação de divulgação com os múltiplos públicos-alvo do Observatório, a equipe, composta por docentes, discentes e bolsistas, questionou à comunidade acadêmica qual seria a palavra ou frase que mais representa o ICT-Unifesp. A pesquisa ainda está aberta e pode ser respondida pela página https://forms.gle/PAJgoWHJAE4w75fcA.
O futuro do projeto reserva ainda a construção de um site, que reunirá todos os dados coletados, além de entrevistas em vídeo com pessoas e profissionais que participaram do desenvolvimento do campus. A ideia é mostrar muitos números e informações, sem deixar de lado o fator humano, as curiosidades e fatos históricos. Enquanto esse repositório de conteúdo está em construção, a equipe do Observatório Institucional do ICT  vai utilizar como canal de comunicação com a comunidade acadêmica e sociedade a Fan Page do Facebook do campus (www.facebook.com/ict.unifesp). Curta a página e acompanhe as novidades desse projeto!

Foto_noticia_ICT.JPG