Projeto Cursinho Comunitário “Revisão Turbinada” ENEM

Uma das bandeiras levantadas pelos alunos que integram o Caravana da Ciência é a de auxiliar na promoção de ensino de qualidade, muitos deles são oriundos da rede pública de ensino e se sentem convocados à essa missão e os que são oriundos da rede privada mostram-se conscientes da situação de vulnerabilidade das escolas de ensino básico e manifestam grande interesse em contribuir para a reversão do quadro.

A criação de um Curso Pré Vestibular da UNIFESP SJC voltado para o Ensino Médio e vislumbrando a inserção dos jovens no Ensino Superior é um projeto a médio e longo prazo dos integrantes do Caravana da Ciência. Mas, a criação de uma versão possível que já está em andamento é a Revisão Turbinada ENEM que teve início em março de 2016 no Município de Monteiro Lobato.

A “Revisão Turbinada” utiliza a metodologia do Caravana (atividades práticas e de baixo custo) somada à a necessidade dos jovens de revisar os tópicos das Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias que mais têm sido escopo no Exame Nacional do Ensino Médio, pautados em competências e habilidades interdisciplinares.

A atividade de Revisão Turbinada para o ENEM vista atender preferencialmente municípios que não tenham cursos preparatórios para os vestibulares ou que desejem implementar um cursinho com características comunitárias, garantindo a gratuidade aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas.

Secretarias de Educação que desejem saber como funciona a parceria, entrem em contato conosco através do e-mail.