O grande volume de conhecimento gerado atualmente, e paradoxalmente, por sua rápida obsolência, torna muito daquilo que é ensinado durante um curso de formação universitária – especialmente conhecimentos de natureza tecnológica- inútil num período curto após a graduação, ou mesmo antes dela. A complexidade dos problemas enfrentados pelas sociedades indica que já não basta ensinar aos alunos teorias e conceitos derivados das ciências exatas e naturais. Os conhecimentos das ciências sociais e humanas são hoje igualmente aceitos como fundamentais para uma formação holística do profissional e cidadão. (RIBEIRO, 2010, p.9)
O Professor 2.0 consiste em apoiar o corpo docente das escolas públicas e integrar o aluno do BCT à comunidade, utilizando as escolas como uma ponte para troca de experiências; a escola é entendida aqui como uma mostra da diversidade social, econômica e cultural da comunidade em que está inserida, subsidiando de maneira eficaz a identificação de problemas que servirão como oportunidade da construção de conhecimento dos icetianos.
Inicialmente realiza-se o “café com ciência” que é uma conversa inicial para definição de expectativas e alinhamentos de ações para apoiar e subsidiar a prática docente inclusive na produção de material didático para incentivar a prática de ciência no ensino básico com a utilização de recursos sustentáveis e de baixo custo e utilizando a educomunicação é um meio eficaz de melhorar a proficiência dos alunos não só em conhecimento científico propriamente dito, mas de oportunizar o ensino contextualizado, dinâmico, o incentivo à pesquisa, a produção textual contribuindo para o letramento1 que é condição essencial para a promoção da cidadania; ou seja, através da alfabetização científica, é possível integrar linguagem e realidade, escrever, reescrever e transformar a leitura de mundo com criticidade e exorcizando práticas tradicionais descontextualizadas
Não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto (FREIRE, 1988:11)
1 O conceito de letramento está associado ao de alfabetização, porém significa uma ação mais efetiva e inclusiva, ligada ao desenvolvimetno de habilidades de uso da leitura e da escrita em práticas sociais.