Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Seu projeto acadêmico propõe a integração entre as áreas do conhecimento, potencializadas por uma estrutura completamente reformulada e equipada com novos laboratórios e uma biblioteca com mais de 100 mil títulos

Entreteses11 p068 guarulhos

A Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp) – Campus Guarulhos foi criada em 2007, em decorrência do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Seu projeto acadêmico propõe a integração entre as áreas de conhecimento das Ciências Humanas, buscando formar cidadãos aptos a atuar de forma crítica e propositiva.

A unidade acadêmica oferece cursos de graduação em Ciências Sociais, Filosofia, História, História da Arte, Letras e Pedagogia, organizados em torno de três eixos de disciplinas: obrigatórias, de domínio conexo (formação complementar) e optativas (formação livre). No domínio conexo, as disciplinas de Leitura e Interpretação de Textos e de Filosofia Geral são obrigatórias, enquanto as demais podem ser escolhidas em áreas de graduação diversificadas, estimulando a troca de conhecimento no campo das humanidades. As matrizes curriculares permitem o acesso aos textos originais que fundamentam as tradições de pensamento das respectivas áreas, e ainda à bibliografia crítica produzida em diferentes contextos acadêmicos.

Em nível de pós-graduação são oferecidos sete programas de mestrado acadêmico (Educação e Saúde na Infância e Adolescência, Educação, Filosofia, Ciências Sociais, História, História da Arte e Letras), um de mestrado profissional (Ensino de História) e três de doutorado (Educação, Educação e Saúde na Infância e Adolescência e Filosofia). Associados a esses programas, são desenvolvidos por docentes e estudantes diversos projetos mediante o financiamento das agências de fomento à pesquisa.

A EFLCH/Unifesp conta com 3.070 estudantes matriculados nos cursos de graduação. Em relação ao quadro de servidores, são 246 docentes, todos com titulação mínima de doutorado em regime de dedicação exclusiva, e 96 técnicos administrativos em educação. O campus está localizado no bairro dos Pimentas e dispõe de um amplo edifício acadêmico com salas de aula, laboratórios, biblioteca com mais de 100 mil títulos, restaurante universitário e núcleo de apoio ao estudante, além de duas estruturas que foram completamente reformuladas: o prédio anexo e o Prédio do Arco. O espaço também abriga o Teatro Adamastor Pimentas, que dispõe de recursos técnicos consideráveis e capacidade para acomodar 500 pessoas, onde são realizados eventos institucionais, apresentações artísticas e projetos culturais voltados à comunidade acadêmica e ao público em geral.

Pós-graduação em números:

9 programas de pós-graduação
11 cursos de pós-graduação
7 cursos de mestrado acadêmico
1 curso de mestrado profissional
3 cursos de doutorado
623 estudantes de mestrado acadêmico
40 estudantes de mestrado profissional
181 estudantes de doutorado
209 docentes/orientadores credenciados
685 estudantes titulados até 2018

Dados extraídos do Sistemas Integrado de Informações Universitárias (SIIU) em 28/3/2019