Instituto de Ciência e Tecnologia

Proposta pedagógica do campus é pautada pelo desafio imposto pelas transformações do mundo atual, inerentes à 4.ª Revolução Industrial

Entreteses11 p092 sjc

Dois contextos são fundamentais para entender onde se insere a demanda preenchida pelo Campus São José dos Campos, pertencente à Unifesp. Por um lado, há o município em que ele se situa – São José dos Campos, um dos maiores e mais importantes do Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade é a 26ª mais populosa (com 713.943 habitantes) e tem o 19ª maior produto interno bruto (PIB) no país. Por outro, a opção pela instalação do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp) nessa área mostra-se acertada em face da reconhecida vocação do município: em São José dos Campos, estão localizam-se renomados institutos de pesquisa em ciência e tecnologia, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), além de empresas como a Embraer, a General Motors, a Johnson & Johnson e a Petrobras.

A decisão da Unifesp de implantar o Campus São José dos Campos em um terreno de quase dez mil m², estrategicamente integrado ao Parque Tecnológico para contribuir com demandas de ideias e desenvolver conceitos científico-tecnológicos, contou com o apoio do Ministério da Educação e da Prefeitura do município. Em 2011, iniciou-se o bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT), um curso de graduação interdisciplinar, com duração de três anos, que permite aos alunos – após um ou dois anos adicionais – obter um novo diploma de Engenharia ou de bacharel em área específica da ciência e tecnologia. Atualmente, na graduação, o aluno pode escolher entre o bacharelado em Biotecnologia (BB), bacharelado em Ciência da Computação (BCC), bacharelado em Matemática Computacional (BMC), Engenharia Biomédica (EB), Engenharia de Computação (EC) e Engenharia de Materiais (EM). Futuramente, serão criadas a Engenharia de Controle e Automação e a Engenharia de Energia.

A proposta pedagógica do ICT/Unifesp é pautada pelo desafio imposto pelas transformações do mundo atual, caracterizado pela inovação e a alta tecnologia inerentes à 4a Revolução Industrial. Essa mudança de paradigma solicita da educação superior o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas com o pensamento sistêmico, a investigação, a abstração e a solidariedade – esta no sentido de cooperação. Dessa forma, o ensino no Campus São José dos Campos visa garantir condições para que os estudantes alcancem um desempenho profissional coerente com o contexto em que se inserem; melhorem a capacidade de trabalhar em equipe e de utilizar a informação de maneira autônoma; desenvolvam o espírito criativo e as próprias potencialidades no sentido da autorrealização; e, finalmente, elaborem um pensamento complexo em relação ao funcionamento do mundo.

Pós-graduação em números:

8 programas de pós-graduação
12 cursos de pós-graduação
6 cursos de mestrado acadêmico
2 cursos de mestrado profissional
4 cursos de doutorado
159 estudantes de mestrado acadêmico
84 estudantes de mestrado profissional
100 estudantes de doutorado
144 docentes/orientadores credenciados
170 estudantes titulados até 2018

Dados extraídos do Sistemas Integrado de Informações Universitárias (SIIU) em 28/3/2019