Um pouco de nossa história

Renato Conte

Entreteses teve um prestigiado antecessor: a revista Saúde Paulista, cuja primeira edição foi publicada em janeiro de 2001. No período em que circulou, ela serviu como vitrina e apresentação do Complexo Unifesp/SPDM, formado pela união de uma universidade pública com uma entidade privada.

A criação da Saúde Paulista foi um passo vital para a instituição de um espaço editorial necessário e socialmente relevante. Não era tão simples mostrar o resultado do vigor acadêmico dos 67 anos da Universidade Federal de São Paulo, somado à agilidade administrativa da Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (hoje, Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina). Trabalhando em parceria, ambas as instituições sempre tiveram como critério oferecer o que há de melhor e mais atual em tratamento e assistência à saúde da população.

Fotografia com várias edições da Revista Saúde Paulista

A elaboração do primeiro número da revista Saúde Paulista exigiu três meses de investigação por parte da equipe de repórteres, que coletou informações sobre projetos científicos e atividades assistenciais desenvolvidas nos hospitais afiliados e órgãos – como centros e institutos – pertencentes ao Complexo. Foram seis anos de publicações bimestrais. Sua última edição foi a de número 17, veiculada em dezembro de 2007.