Quinta, 06 Junho 2024 08:19

Unifesp é a terceira melhor universidade federal do Brasil segundo o QS World University Rankings

Ranking classificou 1.500 instituições do mundo todo

Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) está classificada como a 3ª melhor universidade federal do Brasil de acordo com o QS World University Rankings

O QS World University Rankings 2025 é baseado em nove indicadores, como o número de citações, a reputação acadêmica e a sustentabilidade. A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) ficou em terceiro lugar entre as universidades federais e em sétimo lugar entre todas as universidades brasileiras. Os indicadores de maior peso no ranking britânico são reputação acadêmica e reputação entre empregadores(as).

Entre as melhores universidades federais brasileiras, figuram a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), empatada com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em terceiro lugar na classificação. Ao todo, 35 instituições foram avaliadas no Brasil.

No indicador Sustentabilidade, a Unifesp obteve a nota 30.1, conquistando destaque no ranking internacional. Em relação ao indicador Rede Internacional de Pesquisa na América Latina e Caribe, a Unifesp recebeu a nota 93,7. “Essa nota foi obtida por poucas instituições, o que significa que a universidade possui alianças e convênios de cooperação internacional e que está produzindo resultados importantes em pesquisa”, afirma Karen Spadari Ferreira, diretora da Secretaria de Relações Internacionais da Unifesp.

Outro destaque foi a classificação no indicador relacionado à razão entre o número de docentes e o número de estudantes. No mundo, a Unifesp está na 57.ª posição. “A universidade está entre as 60 melhores instituições do mundo neste indicador, o que demonstra nosso compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão”, destaca Juliana Garcia Cespedes, cogestora do Escritório de Dados Estratégicos Institucionais e pró-reitora de Planejamento da Unifesp.

O ranking, publicado em 4 de junho de 2024, está disponível neste link.

Lido 1351 vezes Última modificação em Quarta, 26 Junho 2024 10:09