Apresentação
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - ProEC da Unifesp é a instância responsável pela gestão e desenvolvimento de ações e projetos institucionais de extensão e cultura universitária, além da interlocução com instituições parceiras.
As atividades universitárias de extensão e de cultura se constituem por diversos processos acadêmicos de caráter educativo, artístico, cultural, científico, tecnológico, político e de inovação, desenvolvido na relação entre a universidade e sociedade, que se articula de forma indissociável com o ensino e com a pesquisa.
Assim, as atividades extensionistas viabilizam o diálogo entre saberes elaborados e sistematizados na universidade com a comunidade, com o objetivo de produzir conhecimentos derivados desta interação. Estas atividades visam à ampliação do conhecimento acadêmico e transformação social atrelada à formação de estudantes, práxis de docentes e técnicos(as) administrativos(as) em educação - TAEs, assim como de cidadãos(ãs) de comunidades vinculadas direta ou indiretamente às ações de extensão desenvolvidas.
A extensão integra e protagoniza a concepção emancipadora de universidade, uma vez que participa ativamente da construção de uma sociedade mais justa, na medida em que defende e aprofunda os valores da democracia, da cultura da paz e dos direitos humanos, da luta contra a exclusão social e a degradação ambiental, da defesa pela equidade e diversidade cultural, étnico-racial, sexual e de gênero.
A ProEC fomenta suas ações de acordo com a estrutura, concepção e prática extensionista previstas nas diretrizes da Extensão no Ensino Superior, que podem ser resumidamente organizadas como:
I - interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade, frente às questões complexas da contemporaneidade;
II - formação cidadã de estudantes universitários(as), marcada e constituída de modo interprofissional e interdisciplinar, valorizada e integrada à matriz curricular;
III - produção de conhecimentos para mudanças da própria instituição e da sociedade;
IV - indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa, concebida em processo pedagógico convergente, político-educacional, cultural, científico e tecnológico.
Conforme a Política Nacional de Extensão Universitária, as atividades de extensão universitária são constituídas de Programas, Projetos, Prestação de Serviços (PAPS), Cursos e Eventos de Extensão, que podem ser abrangentes ou dirigidas a grupos específicos, mas devem ser abertas às comunidades e sociedade em geral
Além destas modalidades, a ProEC/Unifesp é responsável pela gestão de:
- Cursos Lato Sensu (Especialização) e Aperfeiçoamento;
- Residência multiprofissional em saúde
- Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS;
- Universidade Aberta do Brasil – UAB
- Observatórios Institucionais e Temáticos;
- Empresas Juniores;
Principais documentos que regem a política de extensão e cultura da Unifesp:
PRINCIPAIS DOCUMENTOS QUE FORNECEM DIRETRIZES PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NACIONALMENTE: